Philippe Pinel

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Philippe Pinel 1745-1826. http://www.medarus.org/medecins/medecinstextes/pinelp.html"

Transcrição

1 Philippe Pinel

2 Considerado o pai da psiquiatria. Os escritos de Pinel refletem um pensamento inspirado nas concepções de humanismo e liberalismo, de forte influência Iluminista.

3 É o nascimento de uma nova epistemologia, uma nova visão do homem que, diante de conflitos, expressa seu sofrimento humano através da mente e da alma.

4 Pinel estabeleceu os fundamentos da clínica, ao diferenciar a metodologia entre duas atividades médicas: 1. Observar sistematicamente os fenômenos patológicos, 2. Tentar explicá-los.

5 Pinel recebeu as luzes iluministas dos escritores Condillac e De Cabanis, com os quais manteve vínculos de amizade. Influíram sobre ele especialmente Descartes e os enciclopedistas do século XVIII.

6 As idéias de Descartes e dos enciclopedistas contribuíram para o nascimento da psiquiatria por "naturalizar" o espírito do homem, tornando seu pensamento mais racional.

7 Pinel e o "tratamento moral Em 1793, Pinel passou a diretor do Hospício de Bicêtre. Em 1795 Pinel foi nomeado médico chefe do Hospital Salpêtrière, um asilo feminino onde as doentes eram tratadas do mesmo modo que em Bicêtre.

8 Pinel aplicou os mesmos métodos e obteve os mesmos bons resultados, como livrar as doentes das correntes que as prendiam, muitas acorrentadas por 30 a 40 anos.

9 Inspirado por suas idéias, mas também em seu encontro com Jean- Baptiste Pussin [ ],Pinel criou sua teoria do tratamento moral. Pussin partilhou com Pinel seu saberfazer, lhe ensinando seus princípios empíricos fundados sobre a observação e a experiência. Pinel fez referências elogiosas àquele a quem teve a sabedoria de escutar.

10 - Pinel desenvolveu sua tese do tratamento moral (ou psicológico), baseado no princípio de que o doente possui um fundo de razão pelo qual se pode comunicar com ele e influenciar. - O doente adquire então o status de sujeito.

11 - Propôs que a causa das enfermidades mentais eram alterações patológicas no cérebro, decorrentes de fatores hereditários, lesões fisiológicas ou excesso de pressões sociais e psicológicas. - Proibiu práticas de tratamentos como a sangria, os vômitos induzidos e os purgantes e adotou o diálogo e atividades ocupacionais.

12 Sob sua direção, o Hospital da Salpêtrière tornou-se um dos mais conhecidos estabelecimentos neuropsiquiátricos do mundo.

13 Costuma-se falar de Pinel como um homem dotado de generosidade incomum à sua época. Homem bondoso, cheio de atos caridosos para com os sofredores.

14 O libertador dos alienados, aquele que lhes quebrou as correntes e lhes deu dignidade, que os retirou das celas às quais estavam confinados há anos, deixando a sociedade e a classe médica estarrecidas frente a seus atos.

15 Em 1791 Pinel escreveu Nosographie philosophique Pussin, com seu saber e seu saber-fazer não-médico, revelou um método de tratamento pela palavra como instrumento de tratamento. É considerado o primeiro enfermeiro em psiquiatria.

16 Não foi Pinel quem libertou os loucos de suas correntes, como seu filho Scipion e Esquirol escreveram. Pussin, que teve uma influência considerável sobre Pinel.

17 - Pussin utilizava-se da palavra para consolar, controlar as forças psíquicas, influenciar e orientar o doente. - Pinel, no seu Traité médicophilosophique sur l`aliénation mental ou manie de 1801, fez referência a um manuscrito de observações de Pussin sobre os doentes, com as razões pelas quais os libertou das correntes. - Também nessa obra considera a "mania" ou a "psicose maníaca", a doença mental típica e a mais freqüente.

18 O manuscrito foi encontrado e publicado num artigo de Weiner [1980]. O que sabemos de Pussin foi relatado por Pinel em sua obra sobre o tratamento moral.

19 Com a morte de Pussin em 1811, Pinel nomeou Esquirol para o seu lugar, como médico-vigilante. Pussin não serviu de modelo para os futuros guardas de loucos ou enfermeiros.

20 - Essa decisão, que parece difícil de compreender hoje em dia, seria devido a atitude de Esquirol. - Pussin era homem de personalidade forte, tinha tendência a não respeitar a hierarquia institucional estabelecida e tomava iniciativas que nem sempre eram apreciada por Pinel.

21 A medicina sempre pertenceu aos médicos que, diante da necessidade de serem auxiliados, exigiam que seus auxiliares se ocupassem do funcionamento cotidiano da instituição, mas de nenhuma maneira tivessem acesso aos conhecimentos e as práticas médicas.

22 Pinel considerava a alienação mental como uma doença orgânica. Um distúrbio das funções intelectuais, das funções superiores do sistema nervoso. Por isso as situou na classe de neuroses, isto é, afecções do sistema nervoso sem inflamação nem lesão estrutural.

23 O cérebro era a sede da mente e a alienação mental fazia parte das neuroses cerebrais, que eram de dois tipos: 1. abolição da função afecções comatosas. 2. perturbação da função vesânias ou doenças mentais.

24 As vesânias eram as doenças mentais, a loucura propriamente dita. Outras doenças mentais que não faziam do sujeito um alienado: - hipocondria. - sonambulismo loucura limitada ao período do sono. - hidrofobia raiva.

25 Pinel procurou elaborar uma nosologia das grandes classes em quatro tipos, a partir de sua hipótese da loucura como distúrbio funcional do SNC, de causas morais e tratamento moral. 1. A "mania" ou "delírio geral", onde se incluem os quadros esquizofrênicos, maníacos e hipomaníacos.

26 A mania propriamente dita na época, mania era sinônimo de loucura, daí o termo manicômio ou asilo, e o título da primeira edição: Tratado sobre a alienação mental ou mania.

27 O delírio era generalizado e concernia a todos os objetos, ficando lesadas várias funções de entendimento. (percepção, memória, julgamento, afetividade, imaginação etc.) e era acompanhado de excitação.

28 Pinel distinguiu uma sub-variedade: a mania sem delírio ou mania racional, na qual as funções do entendimento permaneciam intactas, ocorrendo alterações da afetividade e excitação.

29 2. A "melancolia" ou "delírio exclusivo", que compreende, sobretudo, as depressões ciclotímicas e as formas depressivas da esquizofrenia.

30 Na melancolia o delírio se limitava a um objeto ou a uma série particular de objetos, permanecendo intactas as faculdades mentais fora desse núcleo delirante. O comportamento era coerente e compreensível, se levadas em conta as idéias delirantes. O estado afetivo e o tema do delírio, podiam ser tristes ou alegres e exaltados.

31 3. A "demência" ou destruição do pensamento, onde se incluem os paralíticos gerais (neuro-sífilis), e os esquizofrênicos crônicos. Demência ou abolição do pensamento Pinel entendia pensamento no sentido de juízo, como Condillac. A demência era uma incoerência na manifestação das faculdades mentais.

32 4. A "idiotia" ou ausência de todas as faculdades mentais. Idiotismo como a obliteração das faculdades intelectuais e afetivas. A supressão da atividade mental, ficando o sujeito reduzido a uma existência vegetativa.

33 A monomania idéia fixa, numa mente sã, aliás, foi o principal diagnóstico psiquiátrico do início do séc. XIX. A mania abarcava todos os estados de agitação: maníacos, epiléticos, confusionais, esquizofrênicos, histéricos.

34 Para isso servia-se dos sintomas mais salientes, o que resultou nas loucuras sintomáticas e as loucuras idiopáticas, que seus discípulos deram continuidade.

35 Pinel (1809) classifica as doenças mentais em: I. Formas de alienação Mental : 1. a) Mania (delírio geral, com ou sem furor); b. Mania raciocinante (aparentemente sem delírio); 2. Melancolia (delírio parcial; 3. Demência; 4. Idiotia;

36 II. Alternância entre mania e melancolia. Pinel teve muitos discípulos sendo Esquirol o mais importante.

37 Jean Étienne Dominique Esquirol [ ], foi discípulo de Pinel. Formou-se em medicina e foi trabalhar com Pinel em 1801 no Hospital Salpetrière.

38 Escreveu Les Passions considérées comme cause, symptôme et moyen de la maladie mentale, em 1805, e Des maladies mentales considérées sous le rapport médical hygiénique et médicolégal, em 1840, a sua principal obra.

39 Esquirol se destacou como brilhante reformador e fundador da Escola francesa de psiquiatria. Foi assistente de Pinel na Salpétrière, onde ministrou cursos sobre o tratamento da insanidade.

40 Definia a loucura como uma afecção cerebral comumente crônica, sem febre, caracterizada por distúrbios da sensibilidade, da inteligência e da vontade.

41 O trabalho de Esquirol foi o aprofundamento clínico, pois ele era um excelente observador e suas descrições clínicas são muito mais completas do que as de Pinel. Ele levou adiante a análise e a distinção entre as síndromes psicopatológicas.

42 Esquirol foi o mais fiel e mais ortodoxo de seus discípulos e sua obra é, toda ela, a aplicação, a ilustração e o aprofundamento das idéias de Pinel.

43 Teve discípulos importantes, como Moreau de Tours, Baillarger, Bayle, Falret e Georget e outros que constituem a Escola Francesa de Psiquiatria, marco da ciência no século XIX.

44 A partir de 1820, Esquirol substituiu Pinel como chefe do Hospital. Fundou a primeira clínica particular para doentes mentais da França dirigida por um médico.

45 Contribuiu para a criação de categorias ainda mais precisas para a recémcriada psiquiatria. Esquirol dividiu sua nosografia em quatro grupos: demência, idiotia, mania e monomanias, dando assim maior coerência ao corpo teórico proposto por Pinel.

46 Os organicistas como Griesinger e Jean- Paul Falret se interessavam pela cura da doença e começavam a fazer a classificação das doenças mentais diferenciadas. Falret lutava pelo reconhecimento da especialidade psiquiátrica.

47 O nascimento da Psiquiatria A lei de 1838, proposta por Esquirol, instaurou os asilos para tomar conta dos doentes mentais até a aplicação da setorização dos anos de 1970.

48 A partir do início do século XIX, duas explicações da doença mental começaram a se desenhar: - uma que associa a doença mental aos doentes do sistema nervoso (organicismo), - outra inspirada pelos psiquistas alemães (psiquismo), que concebiam a loucura como erro de percepção.

49 Esquirol classificou os Gêneros de Loucura: 1. Lipemania (lype=tristeza, delírio parcial com tristeza e depressão); 2. Monomania (delírio parcial com alegria); 3. Mania (delírio geral com excitação); 4. Demência (enfraquecimento dos órgãos do pensamento); 2. Idiotia.

50 Antoine Laurent Jessé Bayle [ ]. Estabeleceu uma correlação específica entre as alterações da aracnoides, uma paralisia geral incompleta, e o transtorno das faculdades intelectuais com evolução para a morte em estado de demência caquéxica.

51 A visão organicista da doença mental surgiu desde que Bayle, junto com Fournier, classificou em 1799, a primeira doença mental: a paralisia geral progressiva. Bayle deduziu que todas as doenças mentais tinham causa orgânica.

52 Bayle, em 21 de novembro de 1822, defendeu sua tese, Recherches sur les maladies mentale, na qual descreveu um estado de demência com paralisia incompleta, assinalando um tempo essencial na história da psiquiatria. A partir de 1830, não se ocupou mais de psiquiatria, a não ser por ocasião de polêmicas sobre a paralisia geral.

53 Os trabalhos de Bayle foram negligenciados por quase 40 anos, até serem finalmente levados a sério. Marcou o nascimento de uma psiquiatria de orientação científica, inspirada no desenvolvimento da patologia cerebral, que teve na Alemanha, nas figuras de Kaulbaum e de Kraepelin, seus principais expoentes.

54 Karl Kahlbaum Seus trabalhos demonstraram a correlação entre o quadro clínico e os achados anátomopatológicos da paralisia cerebral.

55 Os psiquiatras clássicos trocaram a disfunção pela lesão e adotaram a postulação anatomista de Griesinger, de que as doenças mentais são, antes de tudo, afecções cerebrais.

56 Além disso, seus trabalham também caminharam para a construção de nova nosologia, priorizando o critério evolutivo, a história natural das doenças, que teve seu apogeu com Kraepelin.

57 O seu Compêndio de Psiquiatria, de 1913, após oito edições, transformou-se num tratado de quatro volumes e 2500 páginas. Tal como a medicina, a psiquiatria sonhava ter um dia sua base assentada no método anátomo-clínico.

58 Com Bayle e a teoria da degenerescência, o elemento moral ganhou os contornos do controle da sexualidade e da procriação, que como todos os elementos naturais da humanidade, precisavam adaptar-se à cultura e às normas, para o controle de seu aspecto excessivo, perigoso para a razão. Bercherie, 1989, p

59 Bayle, através da caracterização das lesões cerebrais na paralisia geral, construiu a primeira enfermidade médica fundada na anatomia-patológica. Como Morel (1857) sobre a degenerescência, definida como desvio de um tipo primitivo perfeito, transmissível hereditariamente.

60 E como Magnan (1870), que sintetizou as duas correntes redefinindo a idéia de degenerescência à luz do evolucionismo. Roudinesco, E. Théroigne de Méricourt - Uma mulher melancólica durante a Revolução. Rio de Janeiro, Rocco

61 A partir de então, os médicos começaram a dissecar os cérebros dos pacientes que faleciam nos asilos, a fim de detectar o elemento demonstrável e não provocado da doença mental. No entanto, não encontravam nenhuma demonstração da etiologia na realidade física do corpo, As duas patologias mentais de freqüência considerável eram a demência precoce e a loucura maníaco-depressiva.

62 Ambas as patologias exibiam uma sintomatologia exuberante sem que se pudesse, por mais que se examinassem o cérebro dos pacientes, encontrar algo conclusivo.

63 Foi Freud que em 1893 diferenciou as paralisias orgânicas das histéricas, demonstrando que a histeria não era articulada ao campo anátomopatológico.

64 Ernest-Charles Lasègue [ ] Propôs estudar a história do paciente para encontrar a causa das doenças mentais. O papel das atitudes parentais e das interações familiares era primordial..

65 Com Jean-Pierre Falret, introduziu conceito de «folie à deux» para descrever o surgimento de sintomas psicóticos nos membros da família vivendo sob o mesmo teto. Descreveu a anorexia mental e o delírio de perseguição. Em 1864, publicou Des maladies mentales et des asiles d aliénés.

66 Falret se dedicou ao estudo e tratamento dos doentes mentais e ao futuro dos homens, mulheres e crianças doentes mentalmente. Interessou-se por todas as pessoas que apresentavam algum tipo sofrimentos psíquicos, deficientes mentais, que sofriam de problemas de comportamento. As perspectivas de integração social dos doentes recuperados eram e ainda hoje é praticamente nula.

67 Jules Baillarger apresentou em 1854, na Academia Imperial de Medicina um trabalho onde descrevia uma nova variedade de loucura, chamada loucura de dupla forma, cuja característica principal era a presença de episódios maníacos e depressivos. Seu colega Falret o acusou de plagio, pois já havia publicado anteriormente uma descrição minuciosa do mesmo problema ao qual chamou de loucura circular.

68 A descoberta de Falret marca uma data fundamental na história da nosologia dos problemas mentais. Contrariamente a opinião geralmente aceita que a alienação mental era uma entidade única com manifestações sintomáticas diversas, Falret afirma que existia em psiquiatria como na medicina, doenças mentais distintas.

69 Sua etiologia era ainda desconhecida, mas já se poderia isolar as manifestações sintomáticas e a evolução, como ele havia feito com a loucura circular, que era segundo ele, junto com a paralisia geral, a única verdadeira doença mental até então identificada.

70 Esses princípios foram adotados por Kraepelin e os principais conceitos nosológicos, propostos em 1900, são até hoje admitidos. Kraepelin atribuía a maior parte das manifestações psicóticas à duas doenças: a Demência Precoce, mais tarde chamada de Esquizofrenia, e a Psicose Maníaco- Depressiva, opostas principalmente pela presença ou ausência de uma evolução para um estado de deteriorização mental.

71 A partir de 1966, J. Angst e C. Perris demonstraram a especificidade de sua hereditariedade e a nomearam de transtorno bipolar. Os estudos recentes estenderam os limites do transtorno para além de sua descrição clássica. O que se chama de aspecto bipolar incluído agora, sobre a base de argumentos clínicos, biológicos, genéticos e terapêuticos, as manifestações puramente maníacas e hipomaníacas e mesmo algumas puramente depressivas.

72 Cento e cinqüenta anos após seu nascimento, a loucura circular de Falret tornou-se um dos principais focos de pesquisa em psiquiatria.

73 A loucura circular de Falret foi incorporada na segunda como uma de suas múltiplas formas sintomáticas.

74 Bénédict Augustin Morel ( ), foi o primeiro a usar o nome Demência Precoce. Publicou o Tratado das degenerescências, onde propõe que as doenças mentais resultam de um processo de transformação do tecido nervoso, que se daria em quatro etapas:

75 1. Predisposição 2. Desequilíbrio 3. Estigmas 4. Síndromes episódicas. Elaborou uma teoria dos fatores hereditários em psiquiatria e construiu uma nosologia geral das doenças mentais sobre uma base etiológica.

76 as doenças mentais são, na maioria dos casos, uma expressão privilegiada da degeneração. indivíduos nervosos podem se tornar cretinos.

77 Morel é o pai da teoria da degenerescência, da demência precoce e do delírio emotivo, três conceitos que permitiram aos alienistas franceses se oporem aos alienistas alemães. Tentando explicar por uma etiopatogenia única a degenerescência hereditária, a unicidade da alienação mental, apesar de suas múltiplas faces sintomáticas de gravidade crescente.

78 Contribuições de Morel: Alienações Hereditárias: a) Loucura Lúcida (raisonnante); b) loucura moral; c) Loucura Instintiva; d) etc..

79 2. Alienações por Intoxicação: Alcoolismo; Narcotismo; Ergotismo; Pelagra; Impaludismo;

80 3) Alienações por Doenças Nervosas (nevroses): Loucura Histérica; Loucura Epiléptica; Loucura Hipocondríaca;

81 4) Alienações Idiopáticas: Demência consecutiva; Paralisia Geral; 5) Loucuras Simpáticas; 6) Demência (estado terminal, terminatif);

82 Fundou suas raízes não nas teorias psiquiátricas da época, mas no pensamento de Santo Agostinho e de Rousseau, nas correntes cristãs e sociais democráticas da Revolução francesa. Influenciou pensadores como Magnan, Krafft-Ebing, Galton, Lombroso e Zola.

83 Étienne Jean Georgete ( ). Foi aluno de Pinel de Esquirol na Salpetrière. Adepto da doutrina de Gall, ele procurava encontrar uma relação as doenças mentais e a fisiologia do cérebro. É um dos primeiros a distinguir a psiquiatria da neuropsiquiatria, e precisa a classificação das doenças mentais estabelecidas por Pinel. Ele e Esquirol lutaram contra os internamentos abusivos.

84 Franz Joseph Gall ( ), renomado neuroanatomista e fisiologista, pioneiro no estudo da localização das funções mentais no cérebro.

85

86 Jean-Martin Charcot [ ] estudou a hipnose e a histeria. Considerava que estes dois fenômenos eram devidos a uma debilidade orgânica do sistema nervoso. Sua concepção era combatida pela escola de Nancy que defendia a natureza sugestiva e não orgânica de tais fenômenos.

87 Diretor do Hospital de la Salpetriere, o mais importante centro de investigações sobre o cérebro de sua época. Mestre de Pierre Janet, um dos grandes nomes da psicologia experimental e de Sigmund Freud. Ambos estudaram com ele os fenômenos do hipnotismo.

88 Auguste Lèbeault ( ), médico francês que se interessou pelo estudo da hipnose e da sugestão verbal: a sugestão, dizia ele, é a chave da hipnose. O mundo inteiro se voltou para Nancy. As práticas inovadoras desse médico abriram as portas do Inconsciente.

89 Théodule Ribot [ ] Filósofo françês, consagrou-se por suas pesquisas em psicologia experimental. Separou a psicologia da psiquiatria. É considerado o fundador da psicologia francesa.

90 Em 1882, ele se encontrou com Bernheim, que ficou impressionado com seus resultados. Foi o início da Escola de Nancy, que pôs fim às teorias do magnetismo animal de Mesmer, da hipnose como prioridade natural. Mas o mundo científico francês continuou cético à essa teoria que caiu no esquecimento.

91 Hippolyte Bernheim ( ), escreveu sua obra Da Sugestão e suas Aplicações à Terapêutica em Uma introdução ao estudo do transe hipnótico. Foio fundador da Escola de Nancy, escola de sugestão, em oposição à Escola de la Salpêtrière de Charcot.

92 Charcot considerava a hipnose um estado patológico próprio aos histéricos. Em 1884, Bernheim definiu a sugestão como influência provocada por uma idéia sugerida e aceita pelo cérebro. Em 1886, como uma idéia concebida pelo operador, entendido pelo hipnotizado e aceito pelo seu cérebro.

93 Junto com seus colegas de Nancy demonstram que os fenômenos hipnóticos e os processos habituais da vigília e o sonho são regidos pelas mesmas leis psicológicas.

94 Bernheim estudou o uso da hipnose na esfera da psicologia. Para ele, a utilização da sugestão hipnótica capacitava os profissionais da saúde de uma poderosa ferramenta terapêutica. Através do transe hipnótico se facilitaria a resolução de transtornos nervosos, medos, traumas, fobias; assim como, liberação de capacidades de criatividade, resolução de problemas, sendo altamente eficaz sua utilidade em cirurgia, paliativa da dor, rendimento esportivos e outros.

95 Em 1903, considerou que não se pode distinguir a hipnose da sugestibilidade, e declarou: a sugestão nasceu do antigo hipnotismo como a química nasceu da alquimia. Ele abandonou progressivamente a hipnose, sustentando que seus efeitos podem também ser obtidos no estado de vigília através da sugestão, segundo um método que designou sob o nome de psicoterapia. Em 1907, no Docteur Liébeault et la doctrine de la suggestion», propõe o conceito de ideodinamismo, segundo o qual toda idéia sugerida tende a se fazer ato.

96 img/janet.jpg Pierre-Marie-Félix Janet [ ] Médico, neurologista e psicólogo francês, criou o termo Psicastenia. Fez importantes contribuições para o estudo das desordens mentais e emocionais, a ansiedade e a fobia. É o mais importante psicólogo francês.

97 Janet se dedicou ao estudo do sonambulismo e da sugestão mental, junto com Gilbert, cujos artigos foram publicados entre 1886 e Sua tese sobre o automatismo psicológico, de 1889, relata fatos essenciais da psicologia mórbida e apresenta um método para renovar a psicologia normal através dos estudos dos fenômenos patologicamente dissociados.

98 Segundo Janet, a psicastenia se deve sempre à combinação de uma dificuldade psíquica, mais ou menos pronunciada com uma debilidade biológica, mais ou menos notória O objeto central dos seus trabalhos é a histeria, conforme sua importante monografia de três partes, de 1893: Définitions récentes de l'hystérie, État mental des hystériques, les stigmates mentaux, e «Etat mental des hystériques, les accidents mentaux».

99 Janet contribui em ligar as neuroses à psicoterapia: a psicoterapia é um remédio eficaz nas neuroses e uma medida estéril no tratamento das lesões orgânicas. Para ele, a psicoterapia é essencialmente uma educação do espírito.

100 Os trabalhos preliminares de Freud sobre a histeria estariam inspirados na obra de Janet, particularmente, no conceito de dissociação da consciência. Freud coincide com Janet em dois pontos essenciais: 1º. Muitos fenômenos histéricos se acompanham de um campo de consciência estreito e dissociado, que Freud e Breuer chamam de estado hipnóide, por sua analogia com a hipnose.

101 2º. O mecanismo patogênico da histeria consiste na dissociação de grupos de representações. Esta dissociação se deveria, segundo Janet, à hipotensão psicológica, de gênese mais fisiológica que psicológica e, segundo Freud, aos traumas psíquicos ou à recalque de elementos psíquicos conflitivos.

102 Gaëtan Georges Gatian de Clérambault [ ] Psiquiatra, etnógrafo e fotógrafo francês. Considerado o mais genial dos clássicos. Descreveu importantes entidades clínicas, como a erotomania e o automatismo mental.

103 A erotomania é o delírio de ser amado, que difere do delírio de ciúme, pois este é o delírio de não ser amado. Querer ser amada, demandar amor, querer provas e, principalmente, alas de amor é uma característica feminina, uma maneira estritamente feminina de se colocar na relação com seu gozo.

104 O automatismo mental, segundo Clérambault, é um grupo de fenômenos elementares e estruturais que apontam a entrada na psicose: a) conteúdo essencialmente neutro, ao menos, em seu início, b) b) caráter não sensorial, c) função primária no decurso da psicose.

105 Eugen Bleuler [ ] Médico e psiquiatra suiço, discípulo de Kraepelin, é o autor de uma obra sobre a demencia precoce, em 1911, dando o nome de esquizofrenia, onde insiste sobre os aspectos afetivos e relacionais dessa doença.

106 Freud, em uma carta a Fliess, afirma: "a neurose nutricional paralela à melancolia é a anorexia. A famosa anorexia nervosa [...] é uma melancolia em que a sexualidade não se desenvolveu. [...] Perda do apetite em termos sexuais, perda de libido". (Freud, /1950: 247).

HISTÓRIA HISTÓRIA DIAGNÓSTICO E CLASSIFICAÇÃO DOS TRANSTORNOS MENTAIS. Paradigma da alienação mental. Paradigma das doenças mentais

HISTÓRIA HISTÓRIA DIAGNÓSTICO E CLASSIFICAÇÃO DOS TRANSTORNOS MENTAIS. Paradigma da alienação mental. Paradigma das doenças mentais DIAGNÓSTICO E CLASSIFICAÇÃO DOS TRANSTORNOS MENTAIS Prof. José Reinaldo do Amaral Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Psicologia PSICOPATOLOGIA GERAL 2013 / 2 HISTÓRIA Paradigma da

Leia mais

PHILIPPE PINEL. Sydenham Locke e Condillac Ideólogos confiança na observação e desconfiança da teoria Pinel Bichat Augusto Comte

PHILIPPE PINEL. Sydenham Locke e Condillac Ideólogos confiança na observação e desconfiança da teoria Pinel Bichat Augusto Comte PHILIPPE PINEL Philippe Pinel fundou a tradição da clínica como orientação consciente e sistemática. Pinel fez parte do grupo dos Ideólogos, que sintetizou os pensamentos inovadores e radicais do século

Leia mais

A Escola Alemã de Psiquiatria

A Escola Alemã de Psiquiatria A Escola Alemã de Psiquiatria A escola alemã se ocupou mais da etiologia, patogenia e características do quadro clínico, curso e prognóstico, conforme Kraepelin. A escola francesa deu ênfase aos critérios

Leia mais

A Síndrome do Automatismo Mental. Clérambault 1 Francisco Paes Barreto

A Síndrome do Automatismo Mental. Clérambault 1 Francisco Paes Barreto Opção Lacaniana online nova série Ano 3 Número 9 novembro 2012 ISSN 2177-2673 S ou a Síndrome do Automatismo Mental, de Clérambault 1 Francisco Paes Barreto O último psiquiatra clássico Gaëtan Gatian de

Leia mais

PSIQUIATRIA E SAUDE MENTAL CONTEXTO HISTÓRICO. PROF: Karin Scheffel

PSIQUIATRIA E SAUDE MENTAL CONTEXTO HISTÓRICO. PROF: Karin Scheffel PSIQUIATRIA E SAUDE MENTAL CONTEXTO HISTÓRICO PROF: Karin Scheffel PSIQUIATRIA E SAUDE MENTAL CONTEXTO HISTÓRICO O que é loucura? O que é Psiquiatria? O que é Saúde Mental? Loucura Alienação Doença Mental

Leia mais

DEPRESSÃO - Segundo a Classificação Internacional das Doenças (CID) 10ª revisão

DEPRESSÃO - Segundo a Classificação Internacional das Doenças (CID) 10ª revisão DEPRESSÃO - Segundo a Classificação Internacional das Doenças (CID) 10ª revisão - F32 Episódios depressivos Nos episódios típicos de cada um dos três graus de depressão: leve, moderado ou grave, o paciente

Leia mais

A Sociologia de Weber

A Sociologia de Weber Material de apoio para Monitoria 1. (UFU 2011) A questão do método nas ciências humanas (também denominadas ciências históricas, ciências sociais, ciências do espírito, ciências da cultura) foi objeto

Leia mais

INVESTIGANDO PSICANALITICAMENTE AS PSICOSES

INVESTIGANDO PSICANALITICAMENTE AS PSICOSES Questões a serem respondidas: Epistemológica uma ou várias teorias psicanalíticas sobre o fenômeno psicótico? Técnica uma ou várias técnicas psicanalíticas para o tratamento das doenças mentais? Clínica

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS John Dewey (1859-1952) FERRARI, Márcio. John Dewey: o pensador que pôs a prática em foco. Nova Escola, São Paulo, jul. 2008. Edição especial grandes pensadores. Disponível

Leia mais

Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior INTRODUÇÃO O que é pesquisa? Pesquisar significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas. INTRODUÇÃO Minayo (1993, p. 23), vendo por

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

Concurso Público Psicologia Clínica Caderno de Questões Prova Discursiva 2015

Concurso Público Psicologia Clínica Caderno de Questões Prova Discursiva 2015 Caderno de Questões Prova Discursiva 2015 01 Homem de 38 anos de idade chegou ao atendimento por pressão de amigos, pois está convencido de que em seu caso não se trata de doença. Lúcido, fala espontaneamente

Leia mais

Aspectos Neuropsiquiátricos em Geriatria. Dr. José Eduardo Martinelli Faculdade de Medicina de Jundiaí

Aspectos Neuropsiquiátricos em Geriatria. Dr. José Eduardo Martinelli Faculdade de Medicina de Jundiaí Aspectos Neuropsiquiátricos em Geriatria Dr. José Eduardo Martinelli Faculdade de Medicina de Jundiaí Psiquiatria: Especialidade médica que se dedica ao estudo, diagnóstico, tratamento e à prevenção de

Leia mais

A loucura circular de Falret e as origens do conceito de psicose maníaco-depressiva

A loucura circular de Falret e as origens do conceito de psicose maníaco-depressiva Rev. Latinoam. Psicop. Fund. V, 4, 125-129 CLÁSSICOS DA A loucura circular de Falret e as origens do conceito de psicose maníaco-depressiva Mário Eduardo Costa Pereira A concepção de que os estados maníacos

Leia mais

Psicopatologia. Geral e Especial. 02-01-2007 Psicopatologia Geral e Especial Carlos Mota Cardoso

Psicopatologia. Geral e Especial. 02-01-2007 Psicopatologia Geral e Especial Carlos Mota Cardoso Psicopatologia Geral e Especial 1 Ano Lectivo 2006 / 2007 2 Sumário Introdução à Psicopatologia Geral Limites da Psicopatologia Geral Etimologia O Homem Total Multidisciplinaridade Conceito de Normalidade

Leia mais

Introdução. instituição. 1 Dados publicados no livro Lugar de Palavra (2003) e registro posterior no banco de dados da

Introdução. instituição. 1 Dados publicados no livro Lugar de Palavra (2003) e registro posterior no banco de dados da Introdução O interesse em abordar a complexidade da questão do pai para o sujeito surgiu em minha experiência no Núcleo de Atenção à Violência (NAV), instituição que oferece atendimento psicanalítico a

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA ANEXO II DA RESOLUÇÃO CEPEC Nº 952 EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA NÚCLEO COMUM Análise do comportamento O método experimental na análise das relações comportamentais complexas:

Leia mais

A origem dos filósofos e suas filosofias

A origem dos filósofos e suas filosofias A Grécia e o nascimento da filosofia A origem dos filósofos e suas filosofias Você certamente já ouviu falar de algo chamado Filosofia. Talvez conheça alguém com fama de filósofo, ou quem sabe a expressão

Leia mais

Transtorno Bipolar UHN. Bipolar Disorder - Portuguese. Informação para pacientes e seus familiares

Transtorno Bipolar UHN. Bipolar Disorder - Portuguese. Informação para pacientes e seus familiares Transtorno Bipolar Bipolar Disorder - Portuguese UHN Informação para pacientes e seus familiares Leia esta brochura para saber: o que é o transtorno bipolar quais são as suas causas os sinais ou sintomas

Leia mais

As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1

As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1 As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1 Resumo: Os atos anti-sociais são para Winnicott, quando ocorrida a perda da confiabilidade no ambiente,

Leia mais

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade?

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Texto divulgado na forma de um caderno, editorado, para a comunidade, profissionais de saúde e mídia SBMFC - 2006 Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Não? Então, convidamos você a conhecer

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Ementário/abordagem temática/bibliografia básica (3) e complementar (5) Morfofisiologia e Comportamento Humano Ementa: Estudo anátomo funcional

Leia mais

Cefaleia crónica diária

Cefaleia crónica diária Cefaleia crónica diária Cefaleia crónica diária O que é a cefaleia crónica diária? Comecei a ter dores de cabeça que apareciam a meio da tarde. Conseguia continuar a trabalhar mas tinha dificuldade em

Leia mais

LINGUAGEM, LÍNGUA, LINGÜÍSTICA MARGARIDA PETTER

LINGUAGEM, LÍNGUA, LINGÜÍSTICA MARGARIDA PETTER LINGUAGEM, LÍNGUA, LINGÜÍSTICA MARGARIDA PETTER Duas explicações da Origem do mundo palavra (a linguagem verbal) associada ao poder mágico de criar. Atributo reservado a Deus. Através dela ele criou as

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO E S C O L A D E A R T E S, C I Ê N C I A S E H U M A N I D A D E

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO E S C O L A D E A R T E S, C I Ê N C I A S E H U M A N I D A D E UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO E S C O L A D E A R T E S, C I Ê N C I A S E H U M A N I D A D E Trabalho proposto pela disciplina de Orientado por Professor Dr. Fernando Coelho Mário Januário Filho 5365372

Leia mais

Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934.

Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934. Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934. Lev Vygotsky, viveu na mesma época que Piaget (ambos nasceram em 1896 entanto Vygotsky

Leia mais

Profa. Ma. Adriana Rosa

Profa. Ma. Adriana Rosa Unidade I ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Profa. Ma. Adriana Rosa Ementa A teoria construtivista: principais contribuições, possibilidades de trabalho pedagógico. Conceito de alfabetização: história e evolução.

Leia mais

Idealismo - corrente sociológica de Max Weber, se distingui do Positivismo em razão de alguns aspectos:

Idealismo - corrente sociológica de Max Weber, se distingui do Positivismo em razão de alguns aspectos: A CONTRIBUIÇÃO DE MAX WEBER (1864 1920) Max Weber foi o grande sistematizador da sociologia na Alemanha por volta do século XIX, um pouco mais tarde do que a França, que foi impulsionada pelo positivismo.

Leia mais

VI Seminário de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar 20 a 24 de setembro de 2010

VI Seminário de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar 20 a 24 de setembro de 2010 Fundamentos metodológicos da teoria piagetiana: uma psicologia em função de uma epistemologia Rafael dos Reis Ferreira Universidade Estadual Paulista (UNESP)/Programa de Pós-Graduação em Filosofia FAPESP

Leia mais

AS TEORIAS MOTIVACIONAIS DE MASLOW E HERZBERG

AS TEORIAS MOTIVACIONAIS DE MASLOW E HERZBERG AS TEORIAS MOTIVACIONAIS DE MASLOW E HERZBERG 1. Introdução 2. Maslow e a Hierarquia das necessidades 3. Teoria dos dois Fatores de Herzberg 1. Introdução Sabemos que considerar as atitudes e valores dos

Leia mais

GABARITO COMENTADO. A resposta correta é a opção 4, conforme consta na tabela das Necessidades Humanas Básicas, à página 65 da apostila.

GABARITO COMENTADO. A resposta correta é a opção 4, conforme consta na tabela das Necessidades Humanas Básicas, à página 65 da apostila. ADMINISTRAÇÃO SEMESTRE ESPECIAL MP2 (reposição) 18/11/2008 TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO 2008/2 GABARITO COMENTADO A. Sobre as conclusões e contribuições da experiência de Hawthorne, pode-se afirmar que:

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO Atualizado em 11/01/2016 MOTIVAÇÃO Estar motivado é visto como uma condição necessária para que um trabalhador entregue um desempenho superior. Naturalmente, como a motivação

Leia mais

Homeopatia. Copyrights - Movimento Nacional de Valorização e Divulgação da Homeopatia mnvdh@terra.com.br 2

Homeopatia. Copyrights - Movimento Nacional de Valorização e Divulgação da Homeopatia mnvdh@terra.com.br 2 Homeopatia A Homeopatia é um sistema terapêutico baseado no princípio dos semelhantes (princípio parecido com o das vacinas) que cuida e trata de vários tipos de organismos (homem, animais e plantas) usando

Leia mais

PSICANÁLISE: UM SOBREVÔO SOBRE A HISTÓRIA DE SIGMUND FREUD E DE SUAS IDÉIAS

PSICANÁLISE: UM SOBREVÔO SOBRE A HISTÓRIA DE SIGMUND FREUD E DE SUAS IDÉIAS 1 PSICANÁLISE: UM SOBREVÔO SOBRE A HISTÓRIA DE SIGMUND FREUD E DE SUAS IDÉIAS Sandra Mara Volpi 1856: Nasce Sigmund Freud, onde hoje localiza-se a Tchecoslováquia, em uma família de origem judaica em que

Leia mais

ROTEIRO DIRIGIDO DE LEITURA RECOMENDADA ROTEIRO DIRIGIDO

ROTEIRO DIRIGIDO DE LEITURA RECOMENDADA ROTEIRO DIRIGIDO FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Autarquia Estadual - Lei n.º 8899, de 27/09/94 (Reconhecida pelo Decreto Federal n.º 74.179, de 14/06/74) Curso: MEDICINA Ano Letivo: 2014 ROTEIRO DIRIGIDO

Leia mais

A Saúde mental é componente chave de uma vida saudável.

A Saúde mental é componente chave de uma vida saudável. Transtornos mentais: Desafiando os Preconceitos Durante séculos as pessoas com sofrimento mental foram afastadas do resto da sociedade, algumas vezes encarcerados, em condições precárias, sem direito a

Leia mais

Transição para a parentalidade após um diagnóstico de anomalia congénita no bebé: Resultados do estudo

Transição para a parentalidade após um diagnóstico de anomalia congénita no bebé: Resultados do estudo 2013 Transição para a parentalidade após um diagnóstico de anomalia congénita no bebé: Resultados do estudo Ana Fonseca, Bárbara Nazaré e Maria Cristina Canavarro Pontos de interesse especiais: Porque

Leia mais

Resumo. Leonel Fonseca Ivo. 17 de novembro de 2009

Resumo. Leonel Fonseca Ivo. 17 de novembro de 2009 Resumo Leonel Fonseca Ivo 17 de novembro de 2009 1 Teoria de Sistemas A Teoria de Sistemas (TS) é um ramo específico da Teoria Geral de Sistemas (TGS), cujo objetivo é produzir teorias e formulações conceituais

Leia mais

O Determinismo na Educação hoje Lino de Macedo

O Determinismo na Educação hoje Lino de Macedo O Determinismo na Educação hoje Lino de Macedo 2010 Parece, a muitos de nós, que apenas, ou principalmente, o construtivismo seja a ideia dominante na Educação Básica, hoje. Penso, ao contrário, que, sempre

Leia mais

Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é:

Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é: Atividade extra Fascículo 3 Sociologia Unidade 5 Questão 1 Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é: a. Isolamento virtual b. Isolamento físico c.

Leia mais

Filosofia da natureza, Teoria social e Ambiente Ideia de criação na natureza, Percepção de crise do capitalismo e a Ideologia de sociedade de risco.

Filosofia da natureza, Teoria social e Ambiente Ideia de criação na natureza, Percepção de crise do capitalismo e a Ideologia de sociedade de risco. VI Encontro Nacional da Anppas 18 a 21 de setembro de 2012 Belém - PA Brasil Filosofia da natureza, Teoria social e Ambiente Ideia de criação na natureza, Percepção de crise do capitalismo e a Ideologia

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE Universidade Estadual De Maringá gasparin01@brturbo.com.br INTRODUÇÃO Ao pensarmos em nosso trabalho profissional, muitas vezes,

Leia mais

Doença de Alzheimer: uma visão epidemiológica quanto ao processo de saúde-doença.

Doença de Alzheimer: uma visão epidemiológica quanto ao processo de saúde-doença. Doença de Alzheimer: uma visão epidemiológica quanto ao processo de saúde-doença. Bruno Araújo da Silva Dantas¹ bruno_asd90@hotmail.com Luciane Alves Lopes² lucianesevla.l@gmail.com ¹ ²Acadêmico(a) do

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO. Sumário I) OBJETIVO 02. 1) Público alvo 02. 2) Metodologia 02. 3) Monografia / Trabalho final 02

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO. Sumário I) OBJETIVO 02. 1) Público alvo 02. 2) Metodologia 02. 3) Monografia / Trabalho final 02 Sumário Pág. I) OBJETIVO 02 II) ESTRUTURA DO CURSO 1) Público alvo 02 2) Metodologia 02 3) Monografia / Trabalho final 02 4) Avaliação da aprendizagem 03 5) Dias e horários de aula 03 6) Distribuição de

Leia mais

dóxa e epistéme. sensível e inteligível. fé e razaão.

dóxa e epistéme. sensível e inteligível. fé e razaão. dóxa e epistéme. sensível e inteligível. fé e razaão. Senso comum... aranha caranguejeira ou aranha-marrom? Epistemologia Moderna e Contemporânea EPISTEMOLOGIA investiga o conhecimento. limites. possibilidades.

Leia mais

Índice. 1. Definição de Deficiência Motora...3

Índice. 1. Definição de Deficiência Motora...3 GRUPO 5.2 MÓDULO 10 Índice 1. Definição de Deficiência Motora...3 1.1. O Que é uma Deficiência Motora?... 3 1.2. F82 - Transtorno Específico do Desenvolvimento Motor... 4 2 1. DEFINIÇÃO DE DEFICIÊNCIA

Leia mais

A psicologia tem uma dimensão prática que se integra em vários contextos e instituições sociais: escolas, hospitais, empresas, tribunais, associações

A psicologia tem uma dimensão prática que se integra em vários contextos e instituições sociais: escolas, hospitais, empresas, tribunais, associações PSICOLOGIA APLICADA A psicologia tem uma dimensão prática que se integra em vários contextos e instituições sociais: escolas, hospitais, empresas, tribunais, associações Os níveis de intervenção vão desde

Leia mais

Epilepsia e distúrbio de aprendizagem: tem relação?

Epilepsia e distúrbio de aprendizagem: tem relação? Epilepsia e distúrbio de aprendizagem: tem relação? Apresentação: Daniele Istile (2º ano) Maria Gabriela Cavalheiro (4ºano) Orientação: Doutoranda Thaís dos Santos Gonçalves Local: Anfiteatro da Biblioteca

Leia mais

OTRABALHO NOTURNO E A SAÚDE DO TRABALHADOR: ESTUDO EXPLORATÓRIO EM TAUBATÉ E SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

OTRABALHO NOTURNO E A SAÚDE DO TRABALHADOR: ESTUDO EXPLORATÓRIO EM TAUBATÉ E SÃO JOSÉ DOS CAMPOS OTRABALHO NOTURNO E A SAÚDE DO TRABALHADOR: ESTUDO EXPLORATÓRIO EM TAUBATÉ E SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Tatiane Paula de Oliveira 1, Adriana Leonidas de Oliveira (orientadora) 2 1 Universidade de Taubaté/ Departamento

Leia mais

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund*

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1 Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1. Suporte para lideranças Discuta que ajuda os líderes podem necessitar para efetuar o seu papel efetivamente. Os seguintes podem fornecer lhe algumas idéias:

Leia mais

AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS PLANOS DE ENSINO 1

AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS PLANOS DE ENSINO 1 AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS PLANOS DE ENSINO 1 A avaliação da escola é um processo pelo qual os especialistas (diretor, coordenador pedagógico) e os professores

Leia mais

Claudio C. Conti www.ccconti.com. Transtorno Bipolar e Esquizofrenia

Claudio C. Conti www.ccconti.com. Transtorno Bipolar e Esquizofrenia Claudio C. Conti www.ccconti.com Transtorno Bipolar e Esquizofrenia Transtorno bipolar - definição CID-10: F31 Transtorno afetivo bipolar Transtorno caracterizado por dois ou mais episódios nos quais o

Leia mais

GT Psicologia da Educação Trabalho encomendado. A pesquisa e o tema da subjetividade em educação

GT Psicologia da Educação Trabalho encomendado. A pesquisa e o tema da subjetividade em educação GT Psicologia da Educação Trabalho encomendado A pesquisa e o tema da subjetividade em educação Fernando Luis González Rey 1 A subjetividade representa um macroconceito orientado à compreensão da psique

Leia mais

PEDAGOGIA APLICADA À EVANGELIZAÇÃO

PEDAGOGIA APLICADA À EVANGELIZAÇÃO PEDAGOGIA APLICADA À EVANGELIZAÇÃO TEORIA DE PIAGET Revista Pedagógica Espírita IDE - Editora Grupo Pedagogia Aplicada à Evangelização Coordenação: Walter Oliveira Alves - www.rpespirita.com.br - www.ideeditora.com.br

Leia mais

OUTUBRO. um mes PARA RELEMBRAR A IMPORTANCIA DA. prevencao. COMPARTILHE ESSA IDEIA.

OUTUBRO. um mes PARA RELEMBRAR A IMPORTANCIA DA. prevencao. COMPARTILHE ESSA IDEIA. OUTUBRO ROSA ^ um mes PARA RELEMBRAR A IMPORTANCIA DA ~ prevencao. COMPARTILHE ESSA IDEIA. ~ ^ O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete

Leia mais

Processo de Pesquisa Científica

Processo de Pesquisa Científica Processo de Pesquisa Científica Planejamento Execução Divulgação Projeto de Pesquisa Relatório de Pesquisa Exposição Oral Plano de Pesquisa Pontos de referência Conhecimento Científico É a tentativa de

Leia mais

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL INTRODUÇÃO O conceito de ação social está presente em diversas fontes, porém, no que se refere aos materiais desta disciplina o mesmo será esclarecido com base nas idéias

Leia mais

PSICOLOGIA APLICADA. A. Filipa Faria Cátia Silva Barbara Fernandes Ricardo Rocha

PSICOLOGIA APLICADA. A. Filipa Faria Cátia Silva Barbara Fernandes Ricardo Rocha PSICOLOGIA APLICADA A. Filipa Faria Cátia Silva Barbara Fernandes Ricardo Rocha Psicologia aplicada É impossível pensar em psicologia, sem pensar em intervenção, pois esta tem uma dimensão prática que

Leia mais

ABUSO DO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS, UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA. Senhor Presidente,

ABUSO DO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS, UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA. Senhor Presidente, Discurso proferido pelo deputado GERALDO RESENDE (PMDB/MS), em sessão no dia 04/05/2011. ABUSO DO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS, UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados,

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA. Antonio Joaquim Severino 1. Um projeto de bem elaborado desempenha várias funções:

PROJETO DE PESQUISA. Antonio Joaquim Severino 1. Um projeto de bem elaborado desempenha várias funções: PROJETO DE PESQUISA Antonio Joaquim Severino 1 Um projeto de bem elaborado desempenha várias funções: 1. Define e planeja para o próprio orientando o caminho a ser seguido no desenvolvimento do trabalho

Leia mais

Abuso e dependência ao álcool e outras drogas e sua relação com o suicídio

Abuso e dependência ao álcool e outras drogas e sua relação com o suicídio Abuso e dependência ao álcool e outras drogas e sua relação com o suicídio Messiano Ladislau Nogueira de Sousa Médico Psiquiatra com aperfeiçoamento em terapia psicanalítica Abril, 2014 Sumário Conceitos

Leia mais

Considerações acerca da transferência em Lacan

Considerações acerca da transferência em Lacan Considerações acerca da transferência em Lacan Introdução Este trabalho é o resultado um projeto de iniciação científica iniciado em agosto de 2013, no Serviço de Psicologia Aplicada do Instituto de Psicologia

Leia mais

O homem da mão mirrada

O homem da mão mirrada FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo IV Aprendendo com as Curas O homem da mão mirrada Roteiro 4 Objetivo Explicar a cura do

Leia mais

Equipe: Ronaldo Laranjeira Helena Sakiyama Maria de Fátima Rato Padin Sandro Mitsuhiro Clarice Sandi Madruga

Equipe: Ronaldo Laranjeira Helena Sakiyama Maria de Fátima Rato Padin Sandro Mitsuhiro Clarice Sandi Madruga Equipe: Ronaldo Laranjeira Helena Sakiyama Maria de Fátima Rato Padin Sandro Mitsuhiro Clarice Sandi Madruga 1. Por que este estudo é relevante? Segundo o relatório sobre a Carga Global das Doenças (Global

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS COORDENAÇÃO DO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS COORDENAÇÃO DO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS COORDENAÇÃO DO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA OFICINA DE PRODUÇÃO ACADÊMICA Material de apoio à construção do TCC Prezados,

Leia mais

PARA A CIÊNCIA PARA A TECNOLOGIA PARA A SOCIEDADE

PARA A CIÊNCIA PARA A TECNOLOGIA PARA A SOCIEDADE PARA A CIÊNCIA PARA A TECNOLOGIA PARA A SOCIEDADE Essas são atividades de grande influência no desenvolvimento humano. Procura entender os fenômenos e criar teorias adequadas que possam explicar os acontecimentos.

Leia mais

De volta para vida: a inserção social e qualidade de vida de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial

De volta para vida: a inserção social e qualidade de vida de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial De volta para vida: a inserção social e qualidade de vida de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial Eliane Maria Monteiro da Fonte DCS / PPGS UFPE Recife PE - Brasil Pesquisa realizada pelo NUCEM,

Leia mais

Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas. Carmen Lúcia de A. santos

Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas. Carmen Lúcia de A. santos Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas Carmen Lúcia de A. santos 2011 Nosologia e Psicopatologia "Psico-pato-logia" "psychê" = "psíquico", "alma" "pathos" = "sofrimento, "patológico" "logos" "lógica",

Leia mais

CONHECIMENTO DA LEI NATURAL. Livro dos Espíritos Livro Terceiro As Leis Morais Cap. 1 A Lei Divina ou Natural

CONHECIMENTO DA LEI NATURAL. Livro dos Espíritos Livro Terceiro As Leis Morais Cap. 1 A Lei Divina ou Natural CONHECIMENTO DA LEI NATURAL Livro dos Espíritos Livro Terceiro As Leis Morais Cap. 1 A Lei Divina ou Natural O que é a Lei Natural? Conceito de Lei Natural A Lei Natural informa a doutrina espírita é a

Leia mais

Extração de Requisitos

Extração de Requisitos Extração de Requisitos Extração de requisitos é o processo de transformação das idéias que estão na mente dos usuários (a entrada) em um documento formal (saída). Pode se entender também como o processo

Leia mais

A Epistemologia de Humberto Maturana

A Epistemologia de Humberto Maturana ESPECIALIZAÇAO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO Fundamentos Históricos e Filosóficos das Ciências A Epistemologia de Humberto Maturana Prof. Nelson Luiz Reyes Marques Humberto Maturana Biólogo. Chileno,

Leia mais

Uma globalização consciente

Uma globalização consciente Uma globalização consciente O apelo a uma globalização mais ética tornou se uma necessidade. Actores da globalização como as escolas, devem inspirar por estes valores às responsabilidades que lhes são

Leia mais

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho Câncer de Próstata Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho O que é próstata? A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem

Leia mais

ACIDENTE E INCIDENTE INVESTIGAÇÃO

ACIDENTE E INCIDENTE INVESTIGAÇÃO ACIDENTE E INCIDENTE INVESTIGAÇÃO OBJETIVOS Para definir as razões para a investigação de acidentes e incidentes. Para explicar o processo de forma eficaz a investigação de acidentes e incidentes. Para

Leia mais

ESTRUTURALISMO 1. DEFINIÇÃO

ESTRUTURALISMO 1. DEFINIÇÃO ESTRUTURALISMO 1. DEFINIÇÃO Considera-se como fundador da psicologia moderna Wilhelm Wundt, por ter criado, em 1879, o primeiro laboratório de psicologia na universidade de Leipzig, Alemanha. A psicologia

Leia mais

FAZEMOS MONOGRAFIA PARA TODO BRASIL, QUALQUER TEMA! ENTRE EM CONTATO CONOSCO!

FAZEMOS MONOGRAFIA PARA TODO BRASIL, QUALQUER TEMA! ENTRE EM CONTATO CONOSCO! FAZEMOS MONOGRAFIA PARA TODO BRASIL, QUALQUER TEMA! ENTRE EM CONTATO CONOSCO! DEFINIÇÃO A pesquisa experimental é composta por um conjunto de atividades e técnicas metódicas realizados para recolher as

Leia mais

Unidade III Produção, trabalho e as instituições I. Aula 5.2 Conteúdo:

Unidade III Produção, trabalho e as instituições I. Aula 5.2 Conteúdo: Unidade III Produção, trabalho e as instituições I. Aula 5.2 Conteúdo: A família patriarcal no Brasil e seus desdobramentos. 2 Habilidade: Reconhecer que a ideologia patriarcal influenciou a configuração

Leia mais

Apêndice IV ao Anexo A do Edital de Credenciamento nº 05/2015, do COM8DN DEFINIÇÃO DA TERMINOLOGIA UTILIZADA NO PROJETO BÁSICO

Apêndice IV ao Anexo A do Edital de Credenciamento nº 05/2015, do COM8DN DEFINIÇÃO DA TERMINOLOGIA UTILIZADA NO PROJETO BÁSICO Apêndice IV ao Anexo A do Edital de Credenciamento nº 05/2015, do COM8DN DEFINIÇÃO DA TERMINOLOGIA UTILIZADA NO PROJETO BÁSICO - Abordagem multiprofissional e interdisciplinar - assistência prestada por

Leia mais

Diagrama de transição de Estados (DTE)

Diagrama de transição de Estados (DTE) Diagrama de transição de Estados (DTE) O DTE é uma ferramenta de modelação poderosa para descrever o comportamento do sistema dependente do tempo. A necessidade de uma ferramenta deste tipo surgiu das

Leia mais

Ana Paula de Souza João Paulo Gonzaga Kelly Cristina Miquelino Jugeick Educação Matemática

Ana Paula de Souza João Paulo Gonzaga Kelly Cristina Miquelino Jugeick Educação Matemática Ana Paula de Souza João Paulo Gonzaga Kelly Cristina Miquelino Jugeick Educação Matemática Relações/interações que envolvem a triade aluno - professor saber matemático Eixo fundamental : transformação

Leia mais

A FUNÇÃO DO DOGMA NA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA (1963) THOMAS KUHN (1922-1996)

A FUNÇÃO DO DOGMA NA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA (1963) THOMAS KUHN (1922-1996) A FUNÇÃO DO DOGMA NA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA (1963) THOMAS KUHN (1922-1996) Embora a atividade científica possa ter um espírito aberto (...) o cientista individual muito frequentemente não o tem. Quer

Leia mais

O que são Direitos Humanos?

O que são Direitos Humanos? O que são Direitos Humanos? Por Carlos ley Noção e Significados A expressão direitos humanos é uma forma abreviada de mencionar os direitos fundamentais da pessoa humana. Sem esses direitos a pessoa não

Leia mais

A NEUROPSICOLOGIA E O MEDO DA DOR

A NEUROPSICOLOGIA E O MEDO DA DOR FACULDADE DA SERRA GAÚCHA PÓS-GRADUAÇÃO PSICOTERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL PSICOTERAPIAS COGNITIVAS E NEUROCIÊNCIAS PROF. MS. DANIELLE IRIGOYEN DA COSTA A NEUROPSICOLOGIA E O MEDO DA DOR CASSIANA MARTINS

Leia mais

6. Considerações Finais

6. Considerações Finais 6. Considerações Finais O estudo desenvolvido não permite nenhuma afirmação conclusiva sobre o significado da família para o enfrentamento da doença, a partir da fala das pessoas que têm HIV, pois nenhum

Leia mais

Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida

Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida 1 O que é o Protocolo em Rampa O protocolo em rampa é um protocolo para testes de esforço que não possui estágios. Nele o incremento da carga se dá de maneira

Leia mais

Adolescência Márcio Peter de Souza Leite (Apresentação feita no Simpósio sobre Adolescência- Rave, EBP, abril de 1999, na Faculdade de Educação da

Adolescência Márcio Peter de Souza Leite (Apresentação feita no Simpósio sobre Adolescência- Rave, EBP, abril de 1999, na Faculdade de Educação da Adolescência 1999 Adolescência Márcio Peter de Souza Leite (Apresentação feita no Simpósio sobre Adolescência- Rave, EBP, abril de 1999, na Faculdade de Educação da USP) O que é um adolescente? O adolescente

Leia mais

Unidade IV GESTÃO ESTRATÉGICA DE. Professora Ani Torres

Unidade IV GESTÃO ESTRATÉGICA DE. Professora Ani Torres Unidade IV GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS Professora Ani Torres Visão estratégica Visão estratégica está relacionada com alcançar os objetivos empresariais. Considera: Tipos psicológicos, Motivação:

Leia mais

Motivação. Robert B. Dilts

Motivação. Robert B. Dilts Motivação Robert B. Dilts A motivação é geralmente definida como a "força, estímulo ou influência" que move uma pessoa ou organismo para agir ou reagir. De acordo com o dicionário Webster, motivação é

Leia mais

Sumário. 1 O início do enigma: o diagnóstico e suas angústias... 13. 2 Transtorno bipolar: a doença da instabilidade... 16

Sumário. 1 O início do enigma: o diagnóstico e suas angústias... 13. 2 Transtorno bipolar: a doença da instabilidade... 16 Sumário Prefácio... 9 1 O início do enigma: o diagnóstico e suas angústias... 13 2 Transtorno bipolar: a doença da instabilidade... 16 As faces do transtorno bipolar... 20 Depressão... 22 Sintomas da depressão...

Leia mais

A evolução da espécie humana até aos dias de hoje

A evolução da espécie humana até aos dias de hoje 25-11-2010 A evolução da espécie humana até aos dias de hoje Trabalho elaborado por: Patrícia da Conceição O aparecimento da espécie humana não aconteceu de um momento para o outro. Desde as mais antigas

Leia mais

Aula 1 Uma visão geral das comorbidades e a necessidade da equipe multidisciplinar

Aula 1 Uma visão geral das comorbidades e a necessidade da equipe multidisciplinar Aula 1 Uma visão geral das comorbidades e a necessidade da equipe multidisciplinar Nesta aula, apresentaremos o panorama geral das comorbidades envolvidas na dependência química que serão estudadas ao

Leia mais

I OS GRANDES SISTEMAS METAFÍSICOS

I OS GRANDES SISTEMAS METAFÍSICOS I OS GRANDES SISTEMAS METAFÍSICOS A principal preocupação de Descartes, diante de uma tradição escolástica em que as espécies eram concebidas como entidades semimateriais, semi-espirituais, é separar com

Leia mais

Criatividade e Inovação Organizacional: A liderança de equipas na resolução de problemas complexos

Criatividade e Inovação Organizacional: A liderança de equipas na resolução de problemas complexos Criatividade e Inovação Organizacional: A liderança de equipas na resolução de problemas complexos Dizer que o grande segredo do sucesso das empresas, especialmente em tempos conturbados, é a sua adaptabilidade

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

LEV VIGOTSKY 1. VIDA E OBRA

LEV VIGOTSKY 1. VIDA E OBRA LEV VIGOTSKY 1. VIDA E OBRA Casou-se em 1924. Pesquisou profundamente sobre o comportamento e desenvolvimento humanos. Dizia que o conhecimento é decorrente da interação da história social e pessoal. Escreveu

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO MASCULINA E SUAS ARTICULAÇÕES COM O RECALCAMENTO. o processo de constituição do psiquismo. A discussão será feita à luz das idéias

IDENTIFICAÇÃO MASCULINA E SUAS ARTICULAÇÕES COM O RECALCAMENTO. o processo de constituição do psiquismo. A discussão será feita à luz das idéias IDENTIFICAÇÃO MASCULINA E SUAS ARTICULAÇÕES COM O RECALCAMENTO Cristiana de Amorim Mazzini 1 O presente trabalho discorrerá sobre a identificação masculina ocorrida durante o processo de constituição do

Leia mais