10ª Série de Problemas Termodinâmica e Estrutura da Matéria MEBM, MEFT e LMAC

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "10ª Série de Problemas Termodinâmica e Estrutura da Matéria MEBM, MEFT e LMAC"

Transcrição

1 10ª Série de Problemas Termodinâmica e Estrutura da Matéria MEBM, MEFT e LMAC 1. Uma antena de rádio emite com uma potência de 10 4 W, na frequência de 9,2 x 10 5 Hz. Quantos fotões são emitidos por segundo? 2. Quando o Sol incide perpendicularmente à superfície terrestre, a potência incidente junto a esta é de cerca de 10 3 Wm -2. Sendo 550 nm o comprimento de onda médio da radiação: 2.a) Calcule quantos fotões atingem a superfície terrestre por m 2 e por segundo. 2.b) Qual o momento linear de cada fotão? Qual o momento linear transferido por cada fotão reflectido ao chocar com a superfície terrestre? E se o fotão for absorvido? 2.c) Calcule o momento linear transferido para a superfície terrestre por m 2 e por unidade de tempo e a pressão devida ao embate dos fotões. 3. O tubo de um anúncio luminoso contém néon. O gás no interior do tubo pode emitir comprimentos de onda que são característicos deste elemento. Assim, de acordo com a diferença de potencial aplicada, o tubo emite luz amarela (585,25 nm), vermelha (640,23 nm) ou verde ( nm). 3.a) Se o número de fotões emitidos em cada comprimento de onda for o mesmo, para qual das cores o consumo de energia é menor? Calcule a frequência da radiação e a energia de cada fotão em ev para esse caso. 3.b) O néon também emite raios X com um comprimento de onda de 1,46 um, que correspondem a transições de electrões para as as camadas mais próximas do núcleo. Qual a energia destes fotões em ev? 4. Quando uma radiação com a frequência de 7 x10 14 Hz incide numa superfície metálica é emitido um feixe de electrões que podem atingir velocidades até cerca de 6 x 10 5 m/s. Se quisermos construir uma célula fotoeléctrica com esse metal, qual a frequência mínima da radiação com que deve ser iluminada?

2 5. A célula fotoeléctrica é construída com césio. Sabe-se que a função de trabalho, isto é, a energia mínima necessária para arrancar um electrão é 1,8 ev. A área da célula é 1 cm 2. 5.a) Qual é o valor mínimo da frequência da radiação com que se deve iluminar o Césio para que haja corrente eléctrica no circuito? 5.b) Suponha que dispõe de uma lâmpada incandescente cujo máximo da energia emitida corresponde à frequência de extracção de um electrão. Qual é a temperatura do filamento? 5.c) O filamento tem uma área total de 5 mm 2 e emite isotropicamente como um corpo negro. Calcule a potência emitida pela lâmpada que incide na célula em função da distância à lâmpada. 5.d) Admita que apenas 3% da radiação total que atinge o detector é que contribui para a extracção dos electrões, sendo a restante energia perdida ou transformada em energia cinética dos electrões extraídos. Se a corrente mínima que deve alimentar o circuito for Imin = 10 μa, qual a distância máxima a que a lâmpada se pode encontrar do detector? 6. Os neutrões resultantes da cisão do urânio nos reactores nucleares têm energias muito elevadas. Para aumentar as suas probabilidades de interagir com os átomos de urânio e provocar uma reacção em cadeia, têm de ser termalizados, isto é, perder energia por colisões sucessivas com os átomos de um moderador (água ou água pesada). Calcule o comprimento de onda de um neutrão após atravessar um moderador à temperatura de 300 K. Compare com a ordem de grandeza das distâncias interatómicas. 7. A que energia mínima deverá estar a funcionar um microscópio electrónico para distinguir detalhes com 0,002 nm? Compare com a melhor resolução que é possível obter com um microscópio óptico, que é de 200 nm. (De facto, o feixe tem de ser focado, o que faz que a resolução seja inferior à aqui calculada.)

3 8. O átomo de oxigénio tem uma massa atómica de 16 u. Se o átomo tiver uma energia cinética de 1 ev, qual o seu comprimento de onda de Broglie? 9. Numa experiência de efeito de Compton, os raios X incidentes têm uma energia de 100 kev. 9.a) Qual a frequência dos fotões? 9.b) Um electrão adquiriu uma energia cinética de 4 kev ao chocar com um fotão, que é desviado da sua trajectória inicial. Qual a frequência do fotão desviado? 9.c) Calcule, nas condições da alínea anterior, o ângulo de desvio do fotão. 10. Os raios X podem ser produzidos numa ampola constituída por dois eléctrodos, entre os quais é estabelecida uma elevada diferença de potencial. No cátodo, um filamento de tungsténio aquecido produz um feixe de electrões, que vai ser acelerado pelo campo eléctrico existente entre os eléctrodos. Os electrões com uma energia cinética superior a J vão embater no ânodo de molibdénio produzindo raios X. 10.a) Qual o comprimento de onda associado aos electrões junto do ânodo com uma energia cinética igual a J? 10.b) Os electrões provocam a excitação dos átomos de molibdénio. Determine o comprimento de onda das radiações Kα 1 e Kα 2 do molibdénio, sabendo que estas resultam, respectivamente, das transições entre os níveis LII K e LIII K. As energias desses níveis são: E K = kev, E LII = kev e E LIII = kev. 10.c) Considere agora que a radiação Kα 1 é difundida por um bloco de carbono. Cada fotão é difundido por um electrão livre em repouso (efeito Compton). Determine o comprimento de onda da radiação difundida numa direcção que faz com a de incidência um ângulo θ, sabendo que os electrões adquirem uma energia de 3.5 kev. Nota: Se não respondeu à alínea anterior utilize λ (Kα 1 ) = 0.7 Å

4 11. Suponha que a velocidade de um electrão e de uma bala com 30 g de massa eram medidos com a mesma precisão experimental, Δv =10-3 m/s. Qual a incerteza mínima na posição do electrão? E na posição da bala? 12. Uma fonte de luz é utilizada para determinar a posição dum electrão num átomo com a precisão de ½ Ǻ (0,05 nm). Qual é a incerteza mínima na medida da velocidade do electrão? 13. No átomo de hidrogénio, o raio do protão mede 0,8 x m e a distância média do electrão ao centro do protão é 5,3x10-11 m. Se o protão for representado por uma laranja com 6 cm de raio, a que distância está o electrão? 14. Considere o movimento (clássico!) de um electrão em torno de um protão. (Recorde o problema de Kepler, desempenhando neste caso a atracção eléctrica entre as partículas o papel da interacção gravítica). 14.a) Escreva a energia do electrão em função do módulo do momento angular no caso particular de uma órbita circular de raio r. 14.b) Suponha agora (hipótese introduzida por Bohr) que só as órbitas que correspondem a valores do momento angulares quantificados, isto é, da forma = n, com n = 1, 2, 3... ( = h/2π) são estacionárias. Qual a energia desses estados estacionários (níveis de energia)? 14.c) Qual o comprimento de onda do electrão nesses estados estacionários? 15. Em 1885 Johann Balmer obteve empiricamente uma fórmula que permitia obter os valores para os comprimentos de onda das 4 riscas do espectro visível do hidrogénio, e que era onde n=3,4,5...; R H = 1,097 x 10 7 m -1 - constante de Rydberg. Bohr obteve para os níveis de energia do átomo ; n = 1, 2, 3, a) Partindo do modelo atómico de Bohr, obtenha a fórmula de Balmer para o átomo de hidrogénio. Determine o valor de R H previsto por Bohr. 15.b) Em 1896 verificou-se que as riscas do espectro de uma estrela obedeciam à fórmula empírica com base nas fórmulas de Balmer e de Bohr diga qual o elemento encontrado na estrela. Justifique a resposta.

5 16. De acordo com o modelo de Bohr, o átomo é constituído por uma partícula de carga negativa, descrevendo trajectórias circulares em torno de uma de carga positiva. 16.a) Calcule a energia e o raio do átomo de hidrogénio no seu estado fundamental (em ev). 16.b) Um muão μ negativo (μ ) tem uma carga igual à de um electrão (e ) mas uma massa 207 vezes superior. Qual seria a energia do nível fundamental e o raio de um «átomo de hidrogénio» constituído por um protão e um muão μ? 17. Considere um átomo de hidrogénio no 2º estado excitado (n = 3). 17.a) Escolha a opção correcta: A energia do electrão é a.i) um terço da energia do nível fundamental (E 3 = E 1 /3); 17.a.ii) um oitavo da energia do nível fundamental (E 3 = E 1 /2 3 ); 17.a.iii) um nono da energia do nível fundamental (E 3 = E 1 /3 2 ). 17.b) Se um átomo de hidrogénio decair do nível n=3 para o nível fundamental, qual será a energia (em ev) dos fotões que podem ser emitidos? (Recorde que E 1 = -13,6 ev). Faça um esquema das transições possíveis e indique em que zona de frequência se encontra a radiação emitida. 18. Considere o modelo de Bohr para o átomo de hidrogénio. 18.a) Qual é a velocidade do electrão no estado fundamental? Compare com a velocidade da luz (calcule v/c). 18.b) Qual é a corrente eléctrica que corresponde ao movimento do electrão em torno do núcleo? Qual o momento magnético orbital do electrão? (Recorde que o momento magnético é μ = IA, em que / é a intensidade de corrente e A a área do circuito.) 18.c) Recorde que um circuito eléctrico é equivalente a um dipolo e que a energia deste num campo magnético exterior B é U =- μβ cos θ. Qual a energia necessária (em ev) para inverter o dipolo equivalente, uma vez que este esteja alinhado com um campo de 10 T? (Isto é, a energia necessária para inverter o sentido do movimento do electrão!) 18.d) Qual a frequência do fotão emitido por um electrão, ao voltar a alinhar o momento magnético com um campo de intensidade 10 T? 19. A analogia clássica para o spin do electrão consiste em supor que este roda em torno de si próprio, gerando um momento magnético μ s =-eħ/mm s, sendo m s =+1/2 ou -1/2 conforme o spin está, respectivamente, alinhado ou desalinhado com o campo magnético exterior. Sabendo que a energia de um electrão com spin s z =m s ħ num campo magnético B é U=-μ s B, calcule:

6 19.a) A diferença de energia entre o estado em que o spin está alinhado e aquele em que está desalinhado com um campo magnético exterior de 1 T. 19.b) A frequência do fotão emitido quando um electrão passa do estado em que m s =-1/2 para o estado em que m s =+1/2, na presença de um campo magnético de 1 T. 20. Na Mecânica Quântica, a energia total de um oscilador harmónico encontra-se quantizada, sendo dada por E n =(n+1/2)hω, onde. O sistema massa-mola representado na figura é um oscilador harmónico. O corpo tem massa m=0.5 kg e a constante elástica da mola de massa desprezável é k=10 N/m. 20.a) Num certo instante o corpo passou na posição de equilíbrio, x=0, com uma velocidade igual a v= m/s. Estime a incerteza mínima na posição do corpo caso se determine que a incerteza na sua velocidade é Δv=10-9 m/s. 20.b) A partir dos valores de posição e velocidade referidos, e sabendo que o sistema se encontra num estado próprio de energia, determine o número quântico n desse estado. 20.c) O corpo pode absorver um fotão com qualquer energia? Justifique indicando quais as energias permitidas. Deste problema, que conclusões pode tirar sobre a necessidade de aplicar a Mecânica Quântica a sistemas macroscópicos? Justifique 21. Os níveis de energia de um oscilador quântico são E n = (n + 1/2) hν (com n = 0, 1, 2,...). Na molécula de hidrogénio, os dois átomos estão "unidos" por um potencial de oscilador harmónico U(x) = 1/2 kx 2 cuja constante é k = 580 N/m. 21.a) Calcule a partir de k e da massa "reduzida" de molécula (lembre-se que é esta massa que determina o movimento relativo!) a frequência ν das vibrações de molécula. Se não fizer esta alínea use ν = 0.2 x s -1 nas restantes. 21.b) Calcule a energia do estado de mais baixa energia da molécula. 21.c) Que energia mínima é necessário fornecer à molécula para a fazer vibrar? Se pretendesse produzir essas vibrações por aquecimento, que temperatura mínima lhe garante a existência de vibrações de molécula? Como varia o calor específico de hidrogénio a essa temperatura? 21.d) Se a molécula se encontrasse no estado de energia correspondente a n = 2, que frequências se poderiam observar na radiação emitida pela molécula? Que comprimentos de onda lhes corresponderiam?

7 21.e) Explique, face a a) e d), como se pode determinar k, a "constante da mola", experimentalmente, supondo que se conhece a massa reduzida da molécula. 22. Um laser de Rubi emite num comprimento de onda λ=694.3 nm. Considere um modelo para o laser em que os fotões são emitidos devido a transições de electrões numa caixa de paredes infinitas entre os níveis n=3 e n=2. 22.a) Qual a diferença de energia entre os níveis referidos? 22.b) Calcule a largura da caixa que é compatível com o laser de rubi. 22.c) Qual é a energia e o momento linear de um dos electrões que se encontre no estado fundamental? 23. Considere 4 protões (spin 1/2) confinados numa "caixa" a uma dimensão (poço de potencial de paredes infinitas), com 10 fm de largura (1 fm = m). Desprezando a interacção dos protões entre si, os níveis de energia são dados por em que a é a largura da "caixa" e m a massa de cada partícula. 23.a) Calcule a energia do nível máximo ocupado pelos protões quando T 0K. Faça um esquema representando a distribuição dos 4 protões pelos níveis ocupados. 23.b) Calcule o comprimento de onda e o momento linear correspondente a cada um dos níveis ocupados nessas condições. 23.c) Se cada um dos protões receber energia para "saltar" para o nível de energia imediatamente acima, indique num esquema que transições podem ocorrer para os protões voltarem ao estado de energia mínima. Calcule a maior e a menor frequência dos fotões emitidos nessas transições. 23.d) Repita a alínea a) considerando que, em vez de protões, se tratava de deutrões. O deutrões são núcleos de Deutério, constituídos por um protão e um neutrão ligados, tendo spin 1 (m deutrão 2m protão ). 24. O electrão de um átomo de hidrogénio está no nível n = 2. De acordo com os resultados da equação de Schrõdinger: 24.a) Quais são os valores possíveis para o número quântico do momento angular orbital do electrão,l? E para o módulo do momento angular orbital? (Dê o resultado em função de ħ.)

8 24.b) Que valores pode tomar para cada um desses estados a projecção do momento angular orbital, segundo um eixo à sua escolha (eixo dos Z)? (Dê o resultado em função de ħ.) 24.c) Pode medir experimentalmente ou calcular as outras componentes do momento angular no mesmo instante? 24.d) Quantos electrões poderiam ser «alojados» nos diferentes estados do nível n = 2, se contarmos com os dois valores possíveis para o spin, ± ħ/2? (É só contar! Lembre-se do princípio de exclusão de Pauli.) a) Na coluna VIIIA da tabela periódica dos elementos encontra, por exemplo, o hélio (1s 2 ), o néon (1s 2 2s 2 2p 6 ) e o árgon ([igual ao néon] 3s 2 3p 6 ). Quantos electrões têm cada um destes elementos na orbital «mais exterior» («última camada» de electrões)? Que há de comum entre eles? 25.b) Na coluna IA encontra o hidrogénio (1s 1 ), o lítio (1s 2 2s 1 ) e o sódio ([igual ao néon] 3s 1 ).Que há de comum entre estes elementos? 26. A estrutura electrónica do hidrogénio é 1s 1 e a do oxigénio é 1s 2 2s 2 2p 4. Com base nisto, explique porque é que o oxigénio «se dá tão bem» com dois átomos de hidrogénio, formando um composto muito estável (adivinhe qual!).

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física IV 2019/1 Lista de Exercícios do Capítulo 5 Origens da Teoria Quântica

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física IV 2019/1 Lista de Exercícios do Capítulo 5 Origens da Teoria Quântica Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física IV 2019/1 Lista de Exercícios do Capítulo 5 Origens da Teoria Quântica 1) Calcule a energia de um quantum de luz de comprimento de onda

Leia mais

Teoria da ligação química

Teoria da ligação química FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E FARMÁCIA Caderno de problemas para as aulas teórico-práticas e tutoriais Teoria da ligação química 2009/2010 Radiação Electromagnética. Teoria

Leia mais

SUGESTÕES DE EXERCÍCIOS PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO

SUGESTÕES DE EXERCÍCIOS PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO FÍSICA IV PROF. DR. DURVAL RODRIGUES JUNIOR SUGESTÕES DE EXERCÍCIOS PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO Como na Biblioteca do Campus I e do Campus II temos bom número de cópias do Halliday e poucas do Serway, os

Leia mais

Aula anterior. Equação de Schrödinger a 3 dimensões. d x 2m - E -U. 2m - E -U x, y, z. x y z x py pz cin cin. E E ( x, y,z ) - 2m 2m x y z

Aula anterior. Equação de Schrödinger a 3 dimensões. d x 2m - E -U. 2m - E -U x, y, z. x y z x py pz cin cin. E E ( x, y,z ) - 2m 2m x y z 6/Maio/2013 Aula 21 Efeito de túnel quântico: decaimento alfa. Aplicações: nanotecnologias; microscópio por efeito de túnel. Equação de Schrödinger a 3 dimensões. Átomo de hidrogénio Modelo de Bohr 8/Maio/2013

Leia mais

Ficha formativa 10ªano-Química-unidade1 Nome: Nº Turma:

Ficha formativa 10ªano-Química-unidade1 Nome: Nº Turma: ESCOLA SECUNDÁRIA DE LOUSADA Física Química A 11º Ano Ficha formativa 10ªano-Química-unidade1 Nome: Nº Turma: 1 Os astrónomos identificaram uma nova estrela, cuja luz demora 200 anos, 300 dias e 6 horas

Leia mais

8.2. Na extremidade de uma corda suficientemente longa é imposta uma perturbação com frequência f = 5 Hz que provoca uma onda de amplitude

8.2. Na extremidade de uma corda suficientemente longa é imposta uma perturbação com frequência f = 5 Hz que provoca uma onda de amplitude Constantes Velocidade do som no ar: v som = 344 m /s Velocidade da luz no vácuo c = 3 10 8 m/s 8.1. Considere uma corda de comprimento L e densidade linear µ = m/l, onde m é a massa da corda. Partindo

Leia mais

1. Qual das seguintes grandezas NÃO é vectorial? A Aceleração B Força C Temperatura D Velocidade

1. Qual das seguintes grandezas NÃO é vectorial? A Aceleração B Força C Temperatura D Velocidade República de Moçambique Física Ministério da Educação Exame Extraordinário 12ª Classe / 2013 Conselho Nacional de Exames, Certificação e Equivalências 120 Minutos Esta prova contém 40 perguntas com 4 alternativas

Leia mais

8ª Série de Problemas Mecânica e Ondas (Relatividade) MEBM, MEFT e LMAC

8ª Série de Problemas Mecânica e Ondas (Relatividade) MEBM, MEFT e LMAC 8ª Série de Problemas Mecânica e Ondas (Relatividade) MEBM, MEFT e LMAC 1. A vida média de uma partícula é 100 ns no seu referencial próprio. 1.a) Qual a duração da partícula no laboratório, sabendo que

Leia mais

4 e 6/Maio/2016 Aulas 17 e 18

4 e 6/Maio/2016 Aulas 17 e 18 9/Abril/016 Aula 16 Princípio de Incerteza de Heisenberg. Probabilidade de encontrar uma partícula numa certa região. Posição média de uma partícula. Partícula numa caixa de potencial: funções de onda

Leia mais

Lista de Exercícios - Física Quântica - UNIDADE 1

Lista de Exercícios - Física Quântica - UNIDADE 1 Lista de Exercícios - Física Quântica - UNIDADE 1 Problemas e questões baseados no D. Halliday, R. Resnick e J. Walker, Fundamentos de Física, 6ª ed. - Capítulos 39, 40 e 41. Questões 1. Como pode a energia

Leia mais

6/Maio/2013 Aula 21. Átomo de hidrogénio Modelo de Bohr Modelo quântico. Números quânticos. 29/Abr/2013 Aula 20

6/Maio/2013 Aula 21. Átomo de hidrogénio Modelo de Bohr Modelo quântico. Números quânticos. 29/Abr/2013 Aula 20 29/Abr/2013 Aula 20 Equação de Schrödinger. Aplicações: 1º partícula numa caixa de potencial 2º partícula num poço de potencial finito 3º oscilador harmónico simples 4º barreira de potencial, probabilidade

Leia mais

QUÍMICA I. Teoria atômica Capítulo 6. Aula 2

QUÍMICA I. Teoria atômica Capítulo 6. Aula 2 QUÍMICA I Teoria atômica Capítulo 6 Aula 2 Natureza ondulatória da luz A teoria atômica moderna surgiu a partir de estudos sobre a interação da radiação com a matéria. A radiação eletromagnética se movimenta

Leia mais

10ª Série de Problemas Mecânica e Ondas (Relatividade) MEBM, MEFT, LEGM, LMAC

10ª Série de Problemas Mecânica e Ondas (Relatividade) MEBM, MEFT, LEGM, LMAC 10ª Série de Problemas Mecânica e Ondas (Relatividade) MEBM, MEFT, LEGM, LMAC 1. A vida média de uma partícula é 100 ns no seu referencial próprio. 1.a) Qual a duração da partícula no laboratório, sabendo

Leia mais

Escola Secundária de Lagoa. Ficha de Trabalho 4. Física e Química A

Escola Secundária de Lagoa. Ficha de Trabalho 4. Física e Química A Escola Secundária de Lagoa Física e Química A 10º Ano Turmas A e B Paula Melo Silva e Emília Correia Ficha de Trabalho 4 Unidade Zero Materiais: diversidade e constituição Unidade Um Das estrelas ao átomo

Leia mais

18/Maio/2016 Aula 21. Introdução à Física Nuclear. Estrutura e propriedades do núcleo. 20/Maio/2016 Aula 22

18/Maio/2016 Aula 21. Introdução à Física Nuclear. Estrutura e propriedades do núcleo. 20/Maio/2016 Aula 22 18/Maio/2016 Aula 21 Introdução à Física Nuclear Estrutura e propriedades do núcleo 20/Maio/2016 Aula 22 Radioactividade: Poder de penetração. Regras de conservação. Actividade radioactiva. Tempo de meia

Leia mais

2. Propriedades Corpusculares das Ondas

2. Propriedades Corpusculares das Ondas 2. Propriedades Corpusculares das Ondas Sumário Revisão sobre ondas eletromagnéticas Radiação térmica Hipótese dos quanta de Planck Efeito Fotoelétrico Geração de raios-x Absorção de raios-x Ondas eletromagnéticas

Leia mais

11ª Série de Problemas Mecânica e Ondas (Relatividade) MEBM, MEFT, LEGM, LMAC

11ª Série de Problemas Mecânica e Ondas (Relatividade) MEBM, MEFT, LEGM, LMAC 11ª Série de Problemas Mecânica e Ondas (Relatividade) MEBM, MEFT, LEGM, LMAC 1. A vida média de uma partícula é 100 ns no seu referencial próprio. 1.a) Qual a duração da partícula no laboratório, sabendo

Leia mais

01. (ITA ) A tabela abaixo mostra os níveis de energia de um átomo do elemento X que se encontra no estado gasoso.

01. (ITA ) A tabela abaixo mostra os níveis de energia de um átomo do elemento X que se encontra no estado gasoso. 01. (ITA - 1999) A tabela abaixo mostra os níveis de energia de um átomo do elemento X que se encontra no estado gasoso. E 0 0 E 1 7,0 ev E 2 13,0 ev E 3 17,4 ev Ionização 21,4 ev Dentro das possibilidades

Leia mais

Mecânica Quântica:

Mecânica Quântica: Mecânica Quântica: 206-207 a Série. Considere o modelo de Bohr para o átomo de hidrogénio. (vide le Bellac, ex..5.2).. Mostre que o raio de Bohr, o menor raio que verica a condição 2πr = nλ, é dado por

Leia mais

24/Abr/2014 Aula /Abr/2014 Aula 15

24/Abr/2014 Aula /Abr/2014 Aula 15 /Abr/014 Aula 15 Ondas de matéria; comprimento de onda de de Broglie. Quantização do momento angular no modelo de Bohr. Difracção e interferência. Função de onda; representação matemática do pacote de

Leia mais

Por uma escola livre do SIDA

Por uma escola livre do SIDA Abuso Sexual nas escolas Não dá para aceitar Por uma escola livre do SIDA República de Moçambique Ministério da Educação Conselho Nacional de Exames, Certificação e Equivalências ESG / 2014 Exame de Física

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 3 PROPRIEDADES CORPUSCULARES DA RADIAÇÃO Edição de novembro de 2011 CAPÍTULO 3 PROPRIEDADES CORPUSCULARES DA RADIAÇÃO ÍNDICE 3.1- Efeito

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E DE GESTÃO FÍSICA III. Exercícios teórico-práticos FILIPE SANTOS MOREIRA

INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E DE GESTÃO FÍSICA III. Exercícios teórico-práticos FILIPE SANTOS MOREIRA INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E DE GESTÃO FÍSICA III Eercícios teórico-práticos FILIPE SANTOS MOREIRA Física 3 (EQ) Eercícios TP Índice Índice i Derivadas e integrais

Leia mais

Estrutura da Matéria Lista 3

Estrutura da Matéria Lista 3 Estrutura da Matéria - 2018.2 Lista 3 1. Em 1820, o filósofo Auguste Comte declarou ser possível ao ser humano saber sobre tudo, menos do que são feitas as estrelas. Ele estava correto? Como os astrofísicos

Leia mais

Escola Secundária de Alcácer do Sal Química 12º ano teste 1 15/10/2003

Escola Secundária de Alcácer do Sal Química 12º ano teste 1 15/10/2003 Escola Secundária de Alcácer do Sal Química 12º ano teste 1 15/10/2003 I Escreva na sua folha de respostas a letra correspondente à alternativa correcta que seleccionar para cada item. A indicação de mais

Leia mais

Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco Física e Química A, 10º ano. Ano lectivo 2008/2009

Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco Física e Química A, 10º ano. Ano lectivo 2008/2009 Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco Física e Química A, 10º ano Ano lectivo 2008/2009 Correcção do Teste de Avaliação Sumativa Nome: Nº de Aluno: Turma: Classificação: Professor: 1ªParte (Versão

Leia mais

18/Maio/2016 Aula 21. Introdução à Física Nuclear. Estrutura e propriedades do núcleo. 13Maio/2016 Aula 20

18/Maio/2016 Aula 21. Introdução à Física Nuclear. Estrutura e propriedades do núcleo. 13Maio/2016 Aula 20 13Maio/2016 Aula 20 Átomo de hidrogénio Modelo de Bohr Modelo quântico. Números quânticos. 18/Maio/2016 Aula 21 Introdução à Física Nuclear Estrutura e propriedades do núcleo 1 Aula anterior Átomos modelo

Leia mais

A Antiga Mecânica Quântica

A Antiga Mecânica Quântica A Antiga Mecânica Quântica Química Quântica Prof a. Dr a. Carla Dalmolin Dualidade Partícula Onda O Princípio da Incerteza Quantização da Energia E = hν Aplicações bem sucedidas: Radiação do Corpo Negro

Leia mais

Contextualização. O aparecimento da Física Atómica teve o contributo de diversas descobertas. Contam-se: 1) Os espectros de absorção e de emissão.

Contextualização. O aparecimento da Física Atómica teve o contributo de diversas descobertas. Contam-se: 1) Os espectros de absorção e de emissão. Contextualização histórica No século XIX existiam as seguintes áreas da Física bem definidas: Mecânica Clássica Electromagnetismo Termodinâmica Física Estatística (tentava compreender a termodinâmica à

Leia mais

Radiação electromagnetica

Radiação electromagnetica Radiação electromagnetica A radiação eletromagnética é uma forma de energia absorvida e emitida por partículas com carga elétrica quando aceleradas por forças. Ao nível subatómico, a radiação eletromagnética

Leia mais

Fundamentos de Química 1ª parte

Fundamentos de Química 1ª parte Fundamentos de Química 1ª parte Tabela Periódica dos Elementos Metais Metalóides Não-Metais Modelo do Átomo de Bohr (1913) 1. Os e apenas podem ter valores específicos (quantizados) de energia. Fotão 2.

Leia mais

Estrutura dos átomos

Estrutura dos átomos Estrutura dos átomos O número quântico principal n define o nível energético de base. Os outros números quânticos especificam o tipo de orbitais mas a relação com a energia pode ser complicada. Exemplos:

Leia mais

Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco Física e Química A, 10º ano Ano lectivo 2007 / 2008

Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco Física e Química A, 10º ano Ano lectivo 2007 / 2008 Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco Física e Química A, 0º ano Ano lectivo 2007 / 2008 Teste de Avaliação Sumativo Nome: N.º aluno: Turma: Classificação : Professor: GRUPO I. Texto I Uma explosão

Leia mais

Exame Unificado das Pós-graduações em Física EUF

Exame Unificado das Pós-graduações em Física EUF Exame Unificado das Pós-graduações em Física EUF º Semestre/01 Parte 1 4/04/01 Instruções: NÃO ESCREVA O SEU NOME NA PROVA. Ela deverá ser identificada apenas através do código (EUFxxx). Esta prova constitui

Leia mais

Fundamentos de Física Capítulo 39 Mais Ondas de Matéria Questões Múltipla escolha cap. 39 Fundamentos de Física Halliday Resnick Walker 1) Qual das

Fundamentos de Física Capítulo 39 Mais Ondas de Matéria Questões Múltipla escolha cap. 39 Fundamentos de Física Halliday Resnick Walker 1) Qual das Fundamentos de Física Capítulo 39 Mais Ondas de Matéria Questões Múltipla escolha cap. 39 Fundamentos de Física Halliday Resnick Walker 1) Qual das frases abaixo descreve corretamente a menor energia possível

Leia mais

QUESTÕES DE FÍSICA MODERNA

QUESTÕES DE FÍSICA MODERNA QUESTÕES DE FÍSICA MODERNA 1) Em diodos emissores de luz, conhecidos como LEDs, a emissão de luz ocorre quando elétrons passam de um nível de maior energia para um outro de menor energia. Dois tipos comuns

Leia mais

ELÉTRONS EM ÁTOMOS. Depois do modelo de Rutherford: Como é o comportamento dos elétrons nos átomos? Rutherford: estrutura planetária, com o

ELÉTRONS EM ÁTOMOS. Depois do modelo de Rutherford: Como é o comportamento dos elétrons nos átomos? Rutherford: estrutura planetária, com o ELÉTRONS EM ÁTOMOS Depois do modelo de Rutherford: Como é o comportamento dos elétrons nos átomos? Rutherford: estrutura planetária, com o núcleo correspondendo ao sol no nosso sistema solar e os elétrons

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI FICHA FORMATIVA 1ºTESTE

ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI FICHA FORMATIVA 1ºTESTE Ano Letivo 206/207 ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI FICHA FORMATIVA ºTESTE Física e Química A 0ºAno Subdomínio.: Massa e tamanho dos átomos.. A tabela contém informações sobre cinco espécies químicas diferentes.

Leia mais

Por uma escola livre do SIDA

Por uma escola livre do SIDA Abuso Sexual nas escolas Não dá para aceitar Por uma escola livre do SIDA República de Moçambique Ministério da Educação Conselho Nacional de Exames, Certificação e Equivalências ESG / 2013 Exame de Física

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 4 MODELOS ATÔMICOS Primeira Edição junho de 2005 CAPÍTULO 4 MODELOS ATÔMICOS ÍNDICE 4.1- Modelo de Thomson 4.2- Modelo de Rutherford 4.2.1-

Leia mais

EFEITO FOTOELÉCTRICO

EFEITO FOTOELÉCTRICO EFEITO FOTOELÉCTRICO 1. Resumo Neste trabalho pretende se efectuar a verificação experimental do efeito fotoeléctrico e, partindo daí, determinar o valor de uma das constantes fundamentais da natureza,

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 3 MODELOS ATÔMICOS E A VELHA TEORIA QUÂNTICA Edição de junho de 2014 CAPÍTULO 3 MODELOS ATÔMICOS E A VELHA TEORIA QUÂNTICA ÍNDICE 3.1-

Leia mais

PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA PROVA 315/9 Págs. PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA 12. Ano de Escolaridade Cursos Gerais (Programa implementado em 2005/06) Duração da prova: 90 minutos 2ª Fase / 2008 PROVA ESCRITA DE FÍSICA Ao iniciar

Leia mais

FÍSICA IV PROF. PIERRE VILAR DANTAS AULA 10-28/10/2017 TURMA: A HORÁRIO: 7M PIERREDANTASBLOG.WORDPRESS.COM

FÍSICA IV PROF. PIERRE VILAR DANTAS AULA 10-28/10/2017 TURMA: A HORÁRIO: 7M PIERREDANTASBLOG.WORDPRESS.COM FÍSICA IV PROF. PIERRE VILAR DANTAS AULA 10-28/10/2017 TURMA: 0053- A HORÁRIO: 7M PIERREDANTASBLOG.WORDPRESS.COM 1 Introdução à Física Moderna 2 Objetivos do Aprendizado Explicar a absorção e emissão da

Leia mais

QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 6 Estrutura eletrônica dos átomos David P. White

QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 6 Estrutura eletrônica dos átomos David P. White QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 6 Estrutura eletrônica dos átomos David P. White Natureza ondulatória da luz Todas as ondas têm um comprimento de onda característico, λ, e uma amplitude, A.

Leia mais

Física IV Escola Politécnica GABARITO DA P2 13 de outubro de 2016

Física IV Escola Politécnica GABARITO DA P2 13 de outubro de 2016 Física IV - 4323204 Escola Politécnica - 2016 GABARITO DA P2 13 de outubro de 2016 Questão 1 Uma partícula 1 com massa de repouso m 0 e energia total igual a duas vezes sua energia de repouso colide com

Leia mais

8/Maio/2015 Aula 19. Aplicações: - nanotecnologias; - microscópio por efeito de túnel. Equação de Schrödinger a 3 dimensões. 6/Maio/2015 Aula 18

8/Maio/2015 Aula 19. Aplicações: - nanotecnologias; - microscópio por efeito de túnel. Equação de Schrödinger a 3 dimensões. 6/Maio/2015 Aula 18 6/Maio/2015 Aula 18 Conclusão da aula anterior 3º oscilador harmónico simples 4º barreira de potencial, probabilidade de transmissão. Efeito de túnel quântico: decaimento alfa. 8/Maio/2015 Aula 19 Aplicações:

Leia mais

Física D Extensivo V. 8

Física D Extensivo V. 8 Física D Extensivo V. 8 Exercícios 0) C f R X > f WZ 0) B 03) E 04) E raios X > luz Raios X são radiações eletromagnéticas com um comprimento de onda muito curto, aproximadamente de 0,06 até 0 Å. Formam-se

Leia mais

Processo Seletivo PPGFSC/UFSC segundo semestre de Nome do Candidato:

Processo Seletivo PPGFSC/UFSC segundo semestre de Nome do Candidato: SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA CAMPUS UNIVERSITÁRIO REITOR JOÃO DAVID FERREIRA LIMA - TRINDADE

Leia mais

13/Maio/2016 Aula 20. Átomo de hidrogénio Modelo de Bohr Modelo quântico. Números quânticos. 11/Maio/2016 Aula 19

13/Maio/2016 Aula 20. Átomo de hidrogénio Modelo de Bohr Modelo quântico. Números quânticos. 11/Maio/2016 Aula 19 11/Maio/2016 Aula 19 Aplicações: - nanotecnologias; - microscópio por efeito de túnel. Equação de Schrödinger a 3 dimensões. 13/Maio/2016 Aula 20 Átomo de hidrogénio Modelo de Bohr Modelo quântico. Números

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva O Efeito Compton Einstein, em 1919, concluiu que um fóton de energia E se desloca em uma única direção (diferentemente de uma onda esférica) e é portador de um momento

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 2.º teste sumativo de FQA 28. NOVEMBRO. 2014 Versão 1 10.º Ano Turma A Professor: Maria do Anjo Albuquerque Duração da prova: 90 minutos. Este teste é constituído por 10

Leia mais

Física 4. Guia de Estudos P2

Física 4. Guia de Estudos P2 Física 4 Guia de Estudos P2 1. Efeito Doppler relativístico O efeito Doppler relativístico é a aparente mudança de frequência da onda eletromagnética quando há movimento relativo entre fonte e observador.

Leia mais

Exame de Conhecimento de Física

Exame de Conhecimento de Física Exame de Conhecimento de Física Duração: 2h + 30m de tolerância (Este Exame é composto por 6 páginas.) I) Um corpo com 2,0 kg de massa desloca-se em linha recta, segundo a vertical, tendo partido da posição

Leia mais

11/Maio/2018 Aula 16. Átomo de hidrogénio Modelo de Bohr Modelo quântico. Números quânticos. 9/Maio/2018 Aula 15

11/Maio/2018 Aula 16. Átomo de hidrogénio Modelo de Bohr Modelo quântico. Números quânticos. 9/Maio/2018 Aula 15 9/Maio/2018 Aula 15 Aplicações: - nanotecnologias; - microscópio por efeito de túnel. Equação de Schrödinger a 3 dimensões. 11/Maio/2018 Aula 16 Átomo de hidrogénio Modelo de Bohr Modelo quântico. Números

Leia mais

Fichas de electromagnetismo

Fichas de electromagnetismo Capítulo 3 Fichas de electromagnetismo básico Electrostática - Noções básicas 1. Enuncie as principais diferenças e semelhanças entre a lei da a atracção gravitacional e a lei da interacção eléctrica.

Leia mais

Introdução à Física Quântica

Introdução à Física Quântica 17/Abr/2015 Aula 14 Introdução à Física Quântica Radiação do corpo negro; níveis discretos de energia. Efeito foto-eléctrico: - descrições clássica e quântica - experimental. Efeito de Compton. 1 Introdução

Leia mais

Espetroscopia Molecular (QT)

Espetroscopia Molecular (QT) Espetroscopia Molecular (QT) Exercícios 1. Considere duas ondas com λ=700 nm e 450 nm, respetivamente. Calcule: a) as frequências de cada uma em s -1. b) os seus números de onda. c) os seus períodos associados

Leia mais

Tubos de Crookes e a descoberta do elétron

Tubos de Crookes e a descoberta do elétron Tubos de Crookes e a descoberta do elétron (A) Efeito de um obstáculo no caminho dos raios catódicos. Raios Catódicos High voltage source of high voltage shadow Resultados independem do gás usado para

Leia mais

Difracção de electrões

Difracção de electrões Difracção de electrões Objectivos: i) Verificar que electrões com energias da ordem de -0 kev são difractados por um filme de grafite, exibindo o seu carácter ondulatório; ii) verificar a relação de de

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI FICHA FORMATIVA 1ºTESTE

ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI FICHA FORMATIVA 1ºTESTE Ano Letivo 2016/2017 ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI FICHA FORMATIVA 1ºTESTE Física e Química A 10ºAno Subdomínio 1.1: Massa e tamanho dos átomos. 1. A tabela contém informações sobre cinco espécies químicas

Leia mais

Ficha 1 Massa e tamanho dos átomos Domínio 1: Elementos químicos e sua organização

Ficha 1 Massa e tamanho dos átomos Domínio 1: Elementos químicos e sua organização Ficha 1 Massa e tamanho dos átomos Domínio 1: Elementos químicos e sua organização Consulte a Tabela Periódica, tabelas de constantes e formulários sempre que necessário e salvo indicação em contrário.

Leia mais

Ficha 1 Massa e tamanho dos átomos Domínio 1: Elementos químicos e sua organização

Ficha 1 Massa e tamanho dos átomos Domínio 1: Elementos químicos e sua organização Ficha 1 Massa e tamanho dos átomos Domínio 1: Elementos químicos e sua organização Consulte a Tabela Periódica, tabelas de constantes e formulários sempre que necessário e salvo indicação em contrário.

Leia mais

Aula-11. (quase) Tudo sobre os átomos

Aula-11. (quase) Tudo sobre os átomos Aula-11 (quase) Tudo sobre os átomos Algumas propriedades: Átomos são estáveis (quase sempre) Os átomos se combinam (como o fazem é descrito pela mecânica quântica) Os átomos podem ser agrupados em famílias

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 2 RADIAÇÃO TÉRMICA E CORPO NEGRO Edição de janeiro de 2009 CAPÍTULO 2 RADIAÇÃO TÉRMICA E CORPO NEGRO ÍNDICE 2.1- Radiação Térmica 2.2-

Leia mais

Física IV Escola Politécnica GABARITO DA SUB 06 de dezembro de 2018

Física IV Escola Politécnica GABARITO DA SUB 06 de dezembro de 2018 Física IV - 4323204 Escola Politécnica - 2018 GABARITO DA SUB 06 de dezembro de 2018 Questão 1 Considere uma estrela situada à uma distância D medida por um observador em repouso na Terra. Um astronauta

Leia mais

Problemas de Termodinâmica e Estrutura da Matéria

Problemas de Termodinâmica e Estrutura da Matéria Problemas de Termodinâmica e Estrutura da Matéria 5 a série 5.1) O filamento de tungsténio de uma lâmpada incandescente está à temperatura de 800 C. Determine o comprimento de onda da radiação emitida

Leia mais

Revisão das observações experimentais, modelo de Bohr e Princípios da Mecânica Quântica by Pearson Education. Capítulo 06

Revisão das observações experimentais, modelo de Bohr e Princípios da Mecânica Quântica by Pearson Education. Capítulo 06 Revisão das observações experimentais, modelo de Bohr e Princípios da Mecânica Quântica Natureza ondulatória da luz A teoria atômica moderna surgiu a partir de estudos sobre a interação da radiação com

Leia mais

Estrutura eletrônica da matéria - resumo

Estrutura eletrônica da matéria - resumo Estrutura eletrônica da matéria - resumo A NATUREZA ONDULATÓRIA DA LUZ COMO A RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA SE MOVE À VELOCIDADE DA LUZ, O COMPRIMENTO DE ONDA E A FREQUÊNCIA ESTÃO RELACIONADOS: νλ=c ONDE ν(ni)

Leia mais

Aula 15 Mais sobre Ondas de Matéria

Aula 15 Mais sobre Ondas de Matéria Aula 15 Mais sobre Ondas de Matéria Física 4 Ref. Halliday Volume4 Sumário...relembrando... Relembrando... Elétrons e Ondas de Matéria Em 1924, Louis de Broglie propôs um novo raciocínio: Se um feixe luminoso

Leia mais

Física dos Átomos e Moléculas a) O problema do átomo de hidrogénio O Docente Regente: Prof. Doutor Rogério Uthui

Física dos Átomos e Moléculas a) O problema do átomo de hidrogénio O Docente Regente: Prof. Doutor Rogério Uthui FÍSICA MODERNA Aula 6a: Física dos Átomos e Moléculas a) O problema do átomo de hidrogénio O Docente Regente: Prof. Doutor Rogério Uthui Tema 5: Física dos átomos e moléculas 5.1. Átomo de hidrogénio;

Leia mais

UNIDADE I. Isótopos: São átomos do mesmo elemento que diferem no nº de neutrões.

UNIDADE I. Isótopos: São átomos do mesmo elemento que diferem no nº de neutrões. UNIDADE I Isótopos: São átomos do mesmo elemento que diferem no nº de neutrões. Espectro Eletromagnético: é o conjunto das radiações eletromagnéticas. Constituição do Espetro Eletromagnético: Ondas de

Leia mais

2008 3ª. Fase Prova para alunos do 3º. ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

2008 3ª. Fase Prova para alunos do 3º. ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 2008 3ª. Fase Prova para alunos do 3º. ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 01) Essa prova destina-se exclusivamente a alunos do 3º. ano do Ensino Médio e contém oito (8) questões. 02) Os alunos

Leia mais

Física IV - FAP2204 Escola Politécnica GABARITO DA P3 8 de dezembro de 2009

Física IV - FAP2204 Escola Politécnica GABARITO DA P3 8 de dezembro de 2009 P3 Física IV - FAP2204 Escola Politécnica - 2009 GABARITO DA P3 8 de dezembro de 2009 Questão 1 Numaexperiência deespalhamentocompton, umelétrondemassam 0 emrepousoespalha um fóton de comprimento de onda

Leia mais

O átomo de Rutherford

O átomo de Rutherford O átomo de Rutherford ~10-14 m Núcleo de carga +Ze rodeado por Z elétrons (modelo planetário). Z é chamado número atômico (H: Z = 1, He: Z = 2, etc.). O número atômico determina as propriedades físicas

Leia mais

MODELOS ATÔMICOS BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA. Professor Hugo Barbosa Suffredini Site:

MODELOS ATÔMICOS BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA. Professor Hugo Barbosa Suffredini Site: BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA Crédito: Sprace MODELOS ATÔMICOS Professor Hugo Barbosa Suffredini hugo.suffredini@ufabc.edu.br Site: www.suffredini.com.br Ondas (uma breve revisão...) Uma onda é uma perturbação

Leia mais

8ª Série de Problemas Mecânica e Ondas MEBM, MEFT, LEGM, LMAC

8ª Série de Problemas Mecânica e Ondas MEBM, MEFT, LEGM, LMAC 8ª Série de Problemas Mecânica e Ondas MEBM, MEFT, LEGM, LMAC 1. Uma mola de constante k = 100 Nm -1 está ligada a uma massa m = 0.6 kg. A massa m pode deslizar sem atrito sobre uma mesa horizontal. Comprime-se

Leia mais

Estrutura atômica. Modelo quântico do átomo

Estrutura atômica. Modelo quântico do átomo Estrutura atômica Modelo quântico do átomo Um bom modelo deve ser capaz de explicar propriedades atômicas, propriedades periódicas, ligação química Mecânica quântica - mecânica ondulatória Elétrons como

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 3 PROPRIEDADES CORPUSCULARES DA RADIAÇÃO Primeira Edição junho de 2005 CAPÍTULO 3 PROPRIEDADES CORPUSCULARES DA RADIAÇÃO ÍNDICE 3.1- Efeito

Leia mais

Por uma escola livre do SIDA

Por uma escola livre do SIDA Abuso Sexual nas escolas Não dá para aceitar or uma escola livre do SIDA República de Moçambique Ministério da Educação Conselho Nacional de Exames, Certificação e Equivalência ESG / 04 Exame de Física

Leia mais

Laboratório de Física Moderna Espectroscopia do H. Marcelo Gameiro Munhoz

Laboratório de Física Moderna Espectroscopia do H. Marcelo Gameiro Munhoz Laboratório de Física Moderna Espectroscopia do H Marcelo Gameiro Munhoz munhoz@if.usp.br 1 Contextualização Para iniciar nosso experimento, vamos compreender o contexto que o cerca Qual o tipo de fenômeno

Leia mais

Origens históricas dos raios-x. Tubos de Crookes

Origens históricas dos raios-x. Tubos de Crookes Origens históricas dos raios-x Tubos de Crookes http://www.answers.com/topic/crookes-tube Origens históricas dos raios-x Tubo de Raios-X http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/energianuclear/imagens/energia-nuclear99.jpg

Leia mais

SEL FUNDAMENTOS FÍSICOS DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE IMAGENS MÉDICAS. Prof. Homero Schiabel (Sub-área de Imagens Médicas)

SEL FUNDAMENTOS FÍSICOS DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE IMAGENS MÉDICAS. Prof. Homero Schiabel (Sub-área de Imagens Médicas) SEL 5705 - FUNDAMENTOS FÍSICOS DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE IMAGENS MÉDICAS Prof. Homero Schiabel (Sub-área de Imagens Médicas) 5. INTERAÇÃO DOS RAIOS X COM A MATÉRIA 5.1. Atenuação e Absorção ATENUAÇÃO:

Leia mais

2. Introdução à física quântica

2. Introdução à física quântica 2. Introdução à física quântica Planck e a quantização da energia Lei de Stefan-Boltzmann P = eσ AT 4 4 4 ( T ) P = eσ A T. Figura 3.1: Radiância espectral de um corpo negro em função do comprimento de

Leia mais

R, como mostra a figura.

R, como mostra a figura. 1. Um pequeno bloco é impulsionado com uma velocidade horizontal v a partir do topo de um hemisfério esférico de raio R, como mostra a figura. Se o bloco deslizar sem atrito sobre o hemisfério, mostre

Leia mais

Disciplina: Física IV Física Moderna

Disciplina: Física IV Física Moderna Disciplina: Física IV Física Moderna Instrutor: Prof. Carlos Eduardo Souza - Cadu Sala: A2-15 (IF, andar 1P) Email: carloseduardosouza@id.uff.br Site do curso: http://cursos.if.uff.br/fisicaiv_xxi_0216/

Leia mais

Universidade Federal do Paraná Departamento de Física Laboratório de Física Moderna

Universidade Federal do Paraná Departamento de Física Laboratório de Física Moderna Universidade Federal do Paraná Departamento de Física Laboratório de Física Moderna Bloco 0: AS LINHAS DE BALMER Introdução A teoria quântica prevê uma estrutura de níveis de energia quantizados para os

Leia mais

Problemas de Física Estatística e Termodinâmica

Problemas de Física Estatística e Termodinâmica 1 Problemas de Física Estatística e Termodinâmica Todas as grandezas físicas se supõem expressas no Sistema Internacional de Unidades. 1. Uma variável aleatória y pode tomar valores no conjunto {1,2,3,4,5}

Leia mais

Estrutura dos Materiais. e Engenharia dos Materiais Prof. Douglas Gouvêa

Estrutura dos Materiais. e Engenharia dos Materiais Prof. Douglas Gouvêa Ligações Químicas e Estrutura dos Materiais PMT 5783 - Fundamentos de Ciência e Engenharia dos Materiais Prof. Douglas Gouvêa Objetivos Descrever a estrutura atômica e suas conseqüências no tipo de ligação

Leia mais

Universidade Federal do Tocantins

Universidade Federal do Tocantins Universidade Federal do Tocantins Modelos atômicos e configurações eletrônicas dos átomos enicolau@uft.edu.br Blog: profedenilsonniculau.wordpress.com Prof. Dr. Edenilson dos Santos Niculau 2 Sumário ESTRUTURA

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 4 PROPRIEDADES ONDULATÓRIAS DA MATÉRIA Edição de junho de 2014 CAPÍTULO 4 PROPRIEDADES ONDULATÓRIAS DA MATÉRIA ÍNDICE 4.1- Postulados de

Leia mais

ESTRUTURA ELETRÔNICA DOS ÁTOMOS

ESTRUTURA ELETRÔNICA DOS ÁTOMOS ESTRUTURA ELETRÔNICA DOS ÁTOMOS 2 Natureza ondulatória da luz 3 Natureza ondulatória da luz 4 Natureza ondulatória da luz 5 Natureza ondulatória da luz 6 Energia quantizada e fótons Planck quantum h é

Leia mais

5. Modelo atômico de Bohr

5. Modelo atômico de Bohr 5. Modelo atômico de Bohr Sumário Espectros atômicos Modelo de Bohr para o átomo de hidrogênio Níveis de energia e raias espectrais Experiência de Franck-Hertz O princípio da correspondência Correção do

Leia mais

Revisão de Conceitos e Fundamentos de Física das Radiações (B)

Revisão de Conceitos e Fundamentos de Física das Radiações (B) Revisão de Conceitos e Fundamentos de Física das Radiações (B) Augusto Oliveira adoliv@ctn.ist.utl.pt PSR WP4 ARIAS 2014 Resumo 1. A radiação 2. Energia 3. O jogo do lego da natureza 4. O átomo 5. Níveis

Leia mais