14h30 16:30: Introdução ao Direito da Sociedade de Informação: Os Novos Desafios da Era Digital (Dr. Manuel Lopes Rocha)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "14h30 16:30: Introdução ao Direito da Sociedade de Informação: Os Novos Desafios da Era Digital (Dr. Manuel Lopes Rocha)"

Transcrição

1

2 PROGRAMA 26 de outubro Introdução Geral 09h30 10h00: Sessão de Abertura e Introdução (Dr. João Caboz Santana) 10h00 11h30: Os Serviços Postais na Era Digital (Dra. Maria da Graça Carvalho) 11h30 11h45: Intervalo 11h45 13h00: Estratégia Europeia Para Um Mercado Único Digital Comércio Eletrónico e Conteúdos Digitais; Redes Digitais Avançadas; Desafios Over-the-Top; Economia Digital (Dr. Octávio Castelo Paulo) 13h00 14h30: Almoço (Livre) 14h30 16:30: Introdução ao Direito da Sociedade de Informação: Os Novos Desafios da Era Digital (Dr. Manuel Lopes Rocha) 27 de outubro Comunicações Eletrónicas 09h30 11h00: Desafios da Era Digital Para os Operadores de Comunicações Eletrónicas Uma Perspetiva Jurídico- - Regulatória (Dra. Daniela Antão) 11h00 11h30: Intervalo 11h30 13h00: A Regulação das Comunicações Eletrónicas: Desafios. Testemunhos (Dra. Filipa Santos Carvalho e Dr. Octávio Castelo Paulo) 13h00 14h30: Almoço (Livre) 14h30 16h00: Regulação das Comunicações Eletrónicas: Natureza, Fundamentos e Dimensões da Regulação; Princípios e Instrumentos Regulatórios; Modelos de Regulador (Dra. Margarida Couto)

3 PROGRAMA 28 outubro Conteúdos das Comunicações 09h30 11h00: O Direito da Comunicação Social e o Digital: Panorâmica Geral. A ERC Entidade Reguladora (Dra. Neuza Lopes) 11h00 11h30: Intervalo 11h30 13h00: Liberdade de Expressão; Liberdade de Informação; Limites Penais (Dr. Rui Pereira) 13h00 14h30: Almoço (Livre) 14h30 16h00: Direitos de Autor e Direitos Conexos na Era Digital; Sociedades de Gestão Coletiva; Pirataria de Conteúdos (Dr. Lucas Serra e Dra. Gisela Telles Ribeiro) 29 de outubro Privacidade das Comunicações; Direito das Tecnologias da Informação 09h30 11h00: Aspetos Contratuais das TI (Dra. Carina Branco) 11h00 11h30: Intervalo 11h30 13h00: A Privacidade e as Comunicações: Algumas Noções Gerais. Quadro Legal Europeu e Português. O Tratamento de Dados de Tráfego e de Localização. O Acórdão Digital Rights Ireland. A Segurança nas Comunicações: a Segurança dos Dados; as Obrigações de Notificação. As Gravações de Chamadas. O Regime das Cookies (Dr. Luís Neto Galvão) 13h00 14h30: Almoço (Livre) 14h30 16h00: Introdução ao Direito das TI Acórdão Google e o Direito ao Esquecimento. Acórdão Delfi e a Responsabilidade Online. Aspetos Jurídicos do Cloud Computing, da Internet das Coisas e do Big Data (Dr. Luís Neto Galvão) 16h00 17h30: O Consumidor, a Publicidade e as TIC (Dra. Ana Catarina Fonseca e Dra. Gisela Serafim)

4 PROGRAMA 30 outubro Comércio Eletrónico; Criminalidade Informática 09h30 11h00: Comércio Eletrónico (Dr. Miguel Pupo Correia) 11h00 11h30: Intervalo 11h30 13h00: e-government. A Contratação Pública Eletrónica (Dr. Alexandre Lourenço Roque e Dr. Trindade Mimoso) 13h00 14h30: Almoço (Livre) 14h30 16h00: Nomes de Domínio da Internet (Dra. Luísa Gueifão e Dra. Marta Moreira Dias) 16h00 16h30: Intervalo 16h30 18h00: Criminalidade e Pirataria Informáticas / Cibersegurança (Dr. Pedro Verdelho e Dra. Sofia Vasconcelos Casimiro) 18h00 18h30: Conclusões e Sessão de Encerramento (Dr. João Caboz Santana)

5 Alexandre Lourenço Roque Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa e Pós-Graduado em Direito dos Contratos Públicos pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, é Advogado e Sócio da SRS Advogados. Com vasta experiência em Direito Regulatório e Sancionatório das Autoridades de Regulação e Supervisão e da Contratação Pública, é frequentemente orador em conferências e seminários na área do Direito Público, em matérias de contencioso, urbanismo e contratação pública. Ana Catarina Fonseca Licenciada em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade Lusíada de Lisboa, e Pós-graduada em Legística e Ciência da Legislação, pelo Instituto Ciências Jurídico Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Com larga experiência jurídica, em especial na área do Direito do Consumo, na qual participa em cursos, seminários, congressos e conferências, é atualmente Diretora de Serviços de Direito do Consumo da Direção-Geral do Consumidor. Artur Trindade Mimoso Licenciado em Direito e Pós-Graduado em Contratação Pública, Direito do Medicamento, Responsabilidade Civil Extracontratual do Estado, Logística, Direito da Sociedade de Informação, Direito e Prática de Contratação Pública, é Vogal Executivo do Conselho de Administração na Empresa Pública do Estado Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. Formador em diversas entidades públicas na área da contratação pública e contratação eletrónica, foi Professor Convidado na Escola Superior Politécnica do Exército. Carina Branco Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa da Universidade Católica Portuguesa e Advogada desde 1997, começou por exercer advocacia na sociedade de Advogados Albuquerque & Associados RL, tendo em 2002 integrado a tecnológica Novabase, onde se mantém até hoje como Diretora Jurídica e onde exerce essencialmente em Comercial Internacional (público e privado).

6 Daniela Antão Licenciada em Direito, Advogada, Pós-Graduada em Direito da Concorrência da UE pelo King s College London e com um MBA pela Universidade Nova de Lisboa. É Secretária-Geral da APRITEL Associação dos Operadores de Comunicações Eletrónicas. Foi membro da Comissão Executiva, Diretora Jurídica, Regulação e Affiliated Relations da Cabovisão e, anteriormente, esteve ligada à área de Regulação, como advogada da PLMJ e Associados e como Diretora de Regulação Sonaecom. Filipa Santos Carvalho Licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa é Advogada e detentora de um MBA em Gestão pela referida Universidade. É Diretora Jurídica e de Regulação da NOS, empresa que resultou da fusão, em 2013, da Optimus e da ZON. Gisela Serafim Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, é Pós-Graduada em Gestão de Recursos Humanos, pela School of Business and Administration da Universidade de Duquesne, Pittsburgh (EUA); em Legística e Ciência da Legislação, pelo Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa; e em Direito da União Europeia, pelo Instituto de Direito Económico e Financeiro e Fiscal da mesma Universidade. É atualmente Chefe da Divisão de Publicidade da Direção-Geral do Consumidor (Ministério da Economia) e Formadora em diversas ações de formação na área da Publicidade e Direito do Consumidor. Gisela Telles Ribeiro Licenciada em direito; Pós-Graduada em Direito da Comunicação e em Direito da Sociedade da Informação; Advogada; é Diretora Jurídica e Assessora das Relações Internacionais na GDA Cooperativa de Gestão dos Direitos dos Artistas, Intérpretes ou Executantes.

7 João Caboz Santana Licenciado em Direito; Pós-Graduado em Ciências Jurídico-Empresariais e em Gestão para Executivos; foi durante cerca de 20 anos Docente na Faculdade de Direito da Universidade Lusíada de Lisboa (tendo lecionado diversas disciplinas, com destaque para a Introdução ao Estudo do Direito; Direito Comercial e Direito Internacional Privado). É Diretor Internacional dos CTT - Correios de Portugal e Presidente da Direção da Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa (AICEP). Luís Neto Galvão Sócio da SRS Advogados, com prática nas áreas de Direito das Telecomunicações, Direito das Tecnologias da Informação, Privacidade, Proteção de Dados Pessoais e Direito dos Media. Luisa Gueifão Licenciada em Direito, Pós-Graduada em Gestão de Recursos Humanos e em Gestão para Executivos, é Presidente do Conselho Diretivo da Associação DNS.PT, entidade responsável pelo registo de domínios sob o cctld (country code Top Level Domain.pt). Lucas Serra Licenciado em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa, é Advogado, especialista em Direitos de Autor e Direitos Conexos, área da qual é autor de várias obras e códigos legislativos. Frequentemente formador de ações visando a problemática dos Direitos de Autor junto de inúmeras entidades, foi ainda professor no IADE e no MBA Europeu em Audiovisual e Multimédia promovido pelo Centro de Investigação para Tecnologias Interativas da Universidade Nova de Lisboa.

8 Manuel Lopes Rocha Licenciado em Direito; Advogado Especialista em Propriedade Intelectual; Mestre em Direito Comunitário; Docente convidado na Universidade Católica (Instituto de Estudos Europeus e Faculdade de Direito) e na Universidade Católica (Instituto de Estudos Europeus) e Universidade Nova (FCSH/CITI), é Membro da Comissão de Mediação e Arbitragem; Árbitro no Tribunal Arbitral junto da Câmara Económica da República Checa e Presidente da Assembleia-Geral da Associação Portuguesa de Comércio Eletrónico e da Publicidade Interativa. Margarida Couto Sócia da Vieira de Almeida & Associados, da área de Telecom & Media (onde tem estado envolvida nas principais transações do sector das comunicações eletrónicas, media e privacidade, acompanhando as matérias de regulação do mesmo, e tem desenvolvido uma vasta atividade em projetos infraestruturais e acompanhado procedimentos de contratação pública em sectores regulados e não regulados), é a sócia responsável pelo Programa de Pro Bono e Responsabilidade Social Empresarial (RSE), presidindo ao Comité Pro Bono da referida Sociedade de Advogados. Maria da Graça Carvalho Licenciada em Direito, inscrita na Ordem dos Advogados portuguesa, foi durante inúmeros anos Docente da Faculdade de Direito da Universidade Lusíada de Lisboa (tendo lecionado diversas disciplinas, com destaque para o Direito das Obrigações; Direito Comercial e História do Direito). É Secretária-Geral dos CTT - Correios de Portugal, S.A. Sociedade Aberta. Marta Moreira Dias Licenciada em Direito, é desde Janeiro de 2011 Vogal do Conselho Diretivo do Chapter Nacional da Internet Society, ISOC Portugal, e desde Junho de 2013 presta assessoria legal, de comunicação e relações internacionais ao DNS.PT, entidade responsável pelo registo de domínios sob o cctld (country code Top Level Domain).pt.

9 Miguel José de Almeida Pupo Correia Licenciado e Mestre em Ciências Jurídico-Empresariais; Advogado; Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Direito da Universidade Lusíada de Lisboa, com regência das disciplinas de Direito Comercial e Direito da Informática. Tem também colaborado em cursos de pós-graduação e mestrado em várias instituições de ensino superior e tem diversas obras individuais e em colaboração publicadas, principalmente nos domínios do Direito Comercial e Direito da Sociedade de Informação, Direito dos Transportes e Direito do Trabalho. Neuza Lopes Jurista na Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Mestre em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde também se licenciou. Concluiu ainda a pós-graduação em Direito da Comunicação, lecionada pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Assistente Convidada da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Coautora da obra Comentário à Lei de Imprensa e ao Estatuto do Jornalista, Coimbra Editora, Coimbra, Octávio Castelo Paulo Licenciado em Direito, foi durante vários anos Docente na Faculdade de Direito da Universidade Lusíada de Lisboa, tendo lecionado diversas disciplinas, com destaque para o Direito Comercial e para o Direito das Sociedades. Encontra-se inscrito na Ordem dos Advogados portuguesa; na Law Society inglesa e na Ordem dos Advogados de Angola e é o sócio da SRS Advogados responsável pelo Departamento de M&A, Societário e Comercial, departamento que inclui ainda as práticas TMT (Telecommunications, Media and Technology) e de Propriedade Intelectual. Pedro Verdelho Magistrado do Ministério Público, foi durante vários anos Docente do Centro de Estudos Judiciários (na área penal, de que foi coordenador) e é representante de Portugal na União Europeia e no Conselho da Europa, em assuntos relacionados com a cibercriminalidade, bem como representante de Portugal no Comité da Convenção do Cibercrime do Conselho da Europa (membro do seu bureau permanente) e, ainda, Perito da União Europeia e do Conselho da Europa nas áreas da corrupção e da cibercriminalidade. É Coordenador do Gabinete Cibercrime da Procuradoria-Geral da República.

10 Rui Pereira Licenciado em Direito e Mestre em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito de Lisboa, é Professor Convidado no Instituto de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e no Instituto Superior de Ciências Policiais e de Segurança Interna. Autor de artigos e monografias sobre temas de Direito e Segurança, foi Diretor-Geral do Serviço de Informações de Segurança; Membro do Conselho Superior do Ministério Público; Juiz e Assessor do Tribunal Constitucional. Foi ainda Secretário de Estado da Administração Interna no XIV Governo Constitucional de Portugal e Ministro da Administração Interna nos XVII e XVIII Governos Constitucionais de Portugal, sendo atualmente Presidente e membro fundador do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT). Sofia de Vasconcelos Casimiro Doutorada nas áreas de Direito de Autor e Direito das Comunicações; Mestre em Direito, na menção de ciências jurídicas, é Professora da Academia Militar e colabora em várias pós-graduações nas referidas áreas de especialização. Autora de monografias e artigos vários, é Vice-presidente da Competitive Intelligence and Information Warfare Association (CIIWA); Membro da Direção da Associação Portuguesa de Direito Intelectual (APDI) e Árbitra do Centro de Arbitragem da APDI. É ainda advogada consultora do Departamento de TMT, Privacidade e Cibersegurança do escritório Vieira de Almeida & Associados.

14h30 16:30: Serviços Postais: Serviço Postal Universal. Liberalização. Privatização. Concessão (Dra. Maria da Graça Carvalho)

14h30 16:30: Serviços Postais: Serviço Postal Universal. Liberalização. Privatização. Concessão (Dra. Maria da Graça Carvalho) PROGRAMA 20 de outubro 09h30 09h50: Sessão de Abertura e Introdução (Dr. João Caboz Santana) 09h50 11h00: Informática, Estado, Administração Pública e Cooperação Internacional (Prof. Doutor Miguel Mira

Leia mais

18 de outubro Comunicações Eletrónicas Segurança na Sociedade de Informação Cloud Computing

18 de outubro Comunicações Eletrónicas Segurança na Sociedade de Informação Cloud Computing PROGRAMA 17 de outubro Introdução Geral 09h30 10h00: Sessão deabertura e Introdução (Dr. João Caboz Santana) 10h00 11h30: Comércio Eletrónico (Prof. Dr. Miguel Pupo Correia) 11h30 11h45: Intervalo 11h45

Leia mais

18 de outubro Comunicações Eletrónicas Segurança na Sociedade de Informação Cloud Computing

18 de outubro Comunicações Eletrónicas Segurança na Sociedade de Informação Cloud Computing PROGRAMA 17 de outubro Introdução Geral 09h30 10h00: Sessão de Abertura e Introdução (Dr. João Caboz Santana) 10h00 11h30: Comércio Eletrónico (Prof. Dr. Miguel Pupo Correia) 11h30 11h45: Intervalo 11h45

Leia mais

PROPIEDADE INTELECTUAL NA INTERNET

PROPIEDADE INTELECTUAL NA INTERNET PROPIEDADE INTELECTUAL NA INTERNET Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa 2 de dezembro (09h-14h) Carlos Guervós Maíllo (Moderador) Subdirector General de Propiedad Intelectual (Secretaría de Estado de Cultura)

Leia mais

Proteção de Dados Pessoais

Proteção de Dados Pessoais Proteção de Dados Pessoais COORDENAÇÃO: Leonor Chastre, Magda Cocco e Tiago Félix da Costa 13, 14, 20, 21, 27, 28 de março e 3 e 4 de abril de 2014 (quintas e sextas-feiras, das 18:30h às 21:30h) Proteção

Leia mais

Proteção de Dados Pessoais Teoria e prática

Proteção de Dados Pessoais Teoria e prática Proteção de Dados Pessoais COORDENAÇÃO: Leonor Chastre, Magda Cocco e Tiago Félix da Costa 6, 7, 13, 14, 20, 21, 27, 28 de março de 2014 (quintas e sextas-feiras, das 18:30h às 21:30h) Proteção de Dados

Leia mais

Anexo da Proposta ao Ponto 1 da ordem de trabalhos da Assembleia Geral Anual, a realizar a 4 de Abril de 2014

Anexo da Proposta ao Ponto 1 da ordem de trabalhos da Assembleia Geral Anual, a realizar a 4 de Abril de 2014 Anexo da Proposta ao Ponto 1 da ordem de trabalhos da Assembleia Geral Anual, a realizar a 4 de Abril de 2014 P 1 de 6 António Agostinho Cardoso da Conceição Guedes Nome: António Agostinho Cardoso da Conceição

Leia mais

Conclusão da Parte Escolar do Mestrado em Ciências Jurídico-Políticas na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, em 1995.

Conclusão da Parte Escolar do Mestrado em Ciências Jurídico-Políticas na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, em 1995. LINO TORGAL Data e local de nascimento: 1970, Lisboa Cédula Profissional: 12177L Correio eletrónico: lt@servulo.com HABILITAÇÕES LITERÁRIAS Leadership in Law Firms, Harvard Law School, em 2013. Admitido

Leia mais

IX CURSO DE VERÃO SOBRE DIREITO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

IX CURSO DE VERÃO SOBRE DIREITO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO FACULDADE DE DIREITO DE LISBOA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DIREITO INTELECTUAL IX CURSO DE VERÃO SOBRE DIREITO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Direito de Autor e Direito da Sociedade da Informação 12 a 16 de Julho

Leia mais

PROGRAMA. 1 julho (3ª feira) 30 junho (2ª feira)

PROGRAMA. 1 julho (3ª feira) 30 junho (2ª feira) PROGRAMA 30 junho (2ª feira) 9h00 9h30 12h15 12h30 15h00 18h00 20h00 Sessão de Abertura João Caboz Santana (Presidente da Direção da AICEP) Membro do Governo da República de Angola (a confirmar) Contributo

Leia mais

CURRICULUM VITÆ JOÃO CARLOS ALBUQUERQUE AMARAL E ALMEIDA. Nasceu em Mangualde, distrito de Viseu, a 3 de Setembro de 1964.

CURRICULUM VITÆ JOÃO CARLOS ALBUQUERQUE AMARAL E ALMEIDA. Nasceu em Mangualde, distrito de Viseu, a 3 de Setembro de 1964. CURRICULUM VITÆ JOÃO CARLOS ALBUQUERQUE AMARAL E ALMEIDA DADOS PESSOAIS: Nasceu em Mangualde, distrito de Viseu, a 3 de Setembro de 1964. Estado civil: solteiro. Trabalha em Lisboa, com escritório na Rua

Leia mais

Dados Pessoais. Contactos profissionais: joaomiranda@fd.ul.pt jmiranda@falm.pt

Dados Pessoais. Contactos profissionais: joaomiranda@fd.ul.pt jmiranda@falm.pt I Dados Pessoais JOÃO PEDRO OLIVEIRA DE MIRANDA Nascido a 28 de Agosto de 1972 Natural de Lisboa Contactos profissionais: joaomiranda@fd.ul.pt jmiranda@falm.pt 1 II Dados Curriculares 1. Ocupações actuais

Leia mais

SEMINÁRIO. Observatório da Nutrição e Alimentação em Portugal 1ª Edição. Fundação Calouste Gulbenkian 15:30. 21 de março de 2013

SEMINÁRIO. Observatório da Nutrição e Alimentação em Portugal 1ª Edição. Fundação Calouste Gulbenkian 15:30. 21 de março de 2013 SEMINÁRIO Observatório da Nutrição e Alimentação em Portugal 1ª Edição Fundação Calouste Gulbenkian 15:30 Programa do seminário 15:30 - Receção aos participantes 16:00 - Sessão de Abertura Dr. Helena Ávila

Leia mais

DADOS PESSOAIS. Nome: Rui Pedro Costa Melo Medeiros. Data e local de nascimento: 1963, Lisboa. Nacionalidade: Portuguesa

DADOS PESSOAIS. Nome: Rui Pedro Costa Melo Medeiros. Data e local de nascimento: 1963, Lisboa. Nacionalidade: Portuguesa DADOS PESSOAIS Nome: Rui Pedro Costa Melo Medeiros Data e local de nascimento: 1963, Lisboa Nacionalidade: Portuguesa Correio eletrónico: rm@servulo.com 2 HABILITAÇÕES LITERÁRIAS Licenciatura em Direito

Leia mais

CURRICULUM VITAE MANUEL JORGE MAYER DE ALMEIDA RIBEIRO. Iniciou o curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 1973/1974.

CURRICULUM VITAE MANUEL JORGE MAYER DE ALMEIDA RIBEIRO. Iniciou o curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 1973/1974. 1 CURRICULUM VITAE MANUEL JORGE MAYER DE ALMEIDA RIBEIRO ESTUDOS E GRAUS ACADÉMICOS Iniciou o curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 1973/1974. Concluiu a licenciatura em

Leia mais

CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL. NOME - Diogo Nuno de Gouveia Torres Feio FORMAÇÃO ACADÉMICA

CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL. NOME - Diogo Nuno de Gouveia Torres Feio FORMAÇÃO ACADÉMICA CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL NOME - Diogo Nuno de Gouveia Torres Feio FORMAÇÃO ACADÉMICA 1998 - Mestrado em Ciências Jurídico-Políticas, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, com

Leia mais

NOVO REGIME JURÍDICO DO ARRENDAMENTO URBANO 30 e 31 Outubro de 2012

NOVO REGIME JURÍDICO DO ARRENDAMENTO URBANO 30 e 31 Outubro de 2012 ALUGA-SE NOVO REGIME JURÍDICO DO ARRENDAMENTO URBANO 30 e 31 Outubro de 2012 HORÁRIO: 09h30 13h30 / 14h30-18h30 LOCAL: Instalações da Serra Lopes, Cortes Martins & Associados Sociedade de Advogados, R.L.

Leia mais

Sandra Maria Fevereiro Marnoto Licenciada em Gestão (1994) e Mestre em Finanças (2001) pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e é

Sandra Maria Fevereiro Marnoto Licenciada em Gestão (1994) e Mestre em Finanças (2001) pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e é Célio Alberto Alves Sousa Licenciado em Relações Internacionais, Ramo Ciências Económicas e Políticas, pela Universidade do Minho (1994), pós graduado em Gestão Empresarial (1998) e doutorado em Management

Leia mais

2.1. Objectivo Geral: Ministrar uma formação especializada sobre matérias de segurança, numa óptica multidisciplinar, mas integrada.

2.1. Objectivo Geral: Ministrar uma formação especializada sobre matérias de segurança, numa óptica multidisciplinar, mas integrada. PROGRAMA DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO E SEGURANÇA 1. Apresentação A Fundação Direito e Justiça e o Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais, em parceria, com a Faculdade de Direito da

Leia mais

CURRICULUM VITAE C A R L O S M A R I A D A S I L V A F E I J Ó. Professor Titular/Catedratico de Direito, Universidade Agostinho Neto

CURRICULUM VITAE C A R L O S M A R I A D A S I L V A F E I J Ó. Professor Titular/Catedratico de Direito, Universidade Agostinho Neto Data de Nascimento: 2 Janeiro 1963 Email:cf@carlosfeijo.com ACTIVIDADE PROFISSIONAL (actual) Professor Titular/Catedratico de Direito, Universidade Agostinho Neto Sócio do escritório de advogados CFA Firma

Leia mais

Daniel Bessa. Foi ministro da Economia, Indústria, Comércio e Turismo(1995-1996).

Daniel Bessa. Foi ministro da Economia, Indústria, Comércio e Turismo(1995-1996). Daniel Bessa Licenciado em Economia pela FEP (1970). Doutorado em Economia pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa (1986). Docente da Universidade do Porto: da FEP (1970-1999),

Leia mais

C U R R I C U L U M V I T A E

C U R R I C U L U M V I T A E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome GONÇALVES, RUI MANUEL DA SILVA Morada (1) TRAVESSA DA SANTA QUITÉRIA, 32 3º 1250-212 LISBOA Morada (2) RUA FERNANDO NAMORA, 147 3º DTº, 4425-651 MAIA

Leia mais

CURRICULUM VITAE DE JAIME RUI DRUMMOND LEITÃO DO VALLE

CURRICULUM VITAE DE JAIME RUI DRUMMOND LEITÃO DO VALLE CURRICULUM VITAE DE JAIME RUI DRUMMOND LEITÃO DO VALLE Curriculum Vitae de Jaime Rui Drummond Leitão do Valle DADOS PESSOAIS Data de nascimento: 10 de Julho de 1968 Naturalidade: Lisboa Nacionalidade:

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa no ano lectivo de 1984/85.

CURRICULUM VITAE. Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa no ano lectivo de 1984/85. CURRICULUM VITAE Nome Completo: Luís Miguel Nogueira Freire Cortes Martins Nome Profissional: Luís Miguel Cortes Martins Data de Nascimento: 2 de Agosto de 1962 Local: Santarém Nacionalidade: Portuguesa

Leia mais

III Curso de Pós-Graduação em Direito dos Seguros 2015/2016. Organização. Coordenação

III Curso de Pós-Graduação em Direito dos Seguros 2015/2016. Organização. Coordenação III Curso de Pós-Graduação em Direito dos Seguros 2015/2016 Organização Secção Portuguesa da AIDA Associação Internacional de Direito dos Seguros Coordenação Direção da Secção Portuguesa da AIDA Módulo

Leia mais

Manuel Luís Macaísta Malheiros

Manuel Luís Macaísta Malheiros Curriculum Vitae Manuel Luís Macaísta Malheiros Dados Pessoais Data de Nascimento: 27 de Agosto de 1940 Estado Civil: Casado Nacionalidade: Portuguesa Situação actual Inscrito como advogado na lista de

Leia mais

RESUMO DE DADOS CURRICULARES

RESUMO DE DADOS CURRICULARES DADOS PESSOAIS Nome: Luis M. Martins Estado Civil: Casado Nacionalidade: Portuguesa Data de Nascimento: 19/03/1973 FORMAÇÃO ACADÉMICA 2004-2005 PÓS-GRADUAÇÃO Sociedades Comerciais Instituto Superior de

Leia mais

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA 2015 CONSTITUIÇÃO DO JÚRI Joaquim Sérvulo Rodrigues Membro da Direcção da COTEC Portugal, Presidente do Júri; Carlos Brazão Director Sénior de Vendas

Leia mais

CURRICULUM VITAE DADOS PESSOAIS HABILITAÇÕES LITERÁRIAS

CURRICULUM VITAE DADOS PESSOAIS HABILITAÇÕES LITERÁRIAS CURRICULUM VITAE DADOS PESSOAIS NOME: Vasco Costa Brandão de Moura Ramos HABILITAÇÕES LITERÁRIAS Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, concluída em 1998, com a classificação

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Dados Pessoais

CURRICULUM VITAE. Dados Pessoais CURRICULUM VITAE Dados Pessoais Nome: Nuno Ricardo Pereira Branco Data de Nascimento: 21-09-1979 Bilhete de Identidade n.º: 225276909 Estado Civil: Casado Contactos: Residência: Avenida dos Estados Unidos

Leia mais

IDC CLOUD LEADERSHIP FORUM

IDC CLOUD LEADERSHIP FORUM IDC CLOUD LEADERSHIP FORUM 12 de Março 2013 Reitoria da Universidade Nova de Lisboa RESUMO DO EVENTO PATROCINADORES O EVENTO FOI ORGANIZADO PELA E PATROCINADO PELAS SEGUINTES EMPRESAS: PLATINUM KEYNOTE

Leia mais

M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE

M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome BRUTO DA COSTA, MARIA HELENA Morada Escritório Nº 6, 5º, Avenida Rovisco Pais, 1000-268 Lisboa, Portugal Telefone Escritório: 21 847 79 49; Correio

Leia mais

XV CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DOS VALORES MOBILIÁRIOS (ANO LECTIVO 2010/2011)

XV CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DOS VALORES MOBILIÁRIOS (ANO LECTIVO 2010/2011) XV CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DOS VALORES MOBILIÁRIOS (ANO LECTIVO 2010/2011) Out. 26 Interesse social, dever de lealdade e responsabilidade dos sócios por deliberações abusivas Prof. Doutor Manuel

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Nome: Maria de Fátima da Silva Ribeiro. Morada: Rua do Crasto, 652, Hab. 3.2, 4150-243 Porto. Telefone: 226104452

CURRICULUM VITAE. Nome: Maria de Fátima da Silva Ribeiro. Morada: Rua do Crasto, 652, Hab. 3.2, 4150-243 Porto. Telefone: 226104452 CURRICULUM VITAE Nome: Maria de Fátima da Silva Ribeiro Morada: Rua do Crasto, 652, Hab. 3.2, 4150-243 Porto Telefone: 226104452 Data e local de nascimento: 23 de Setembro de 1965 Porto Estado Civil: Casada

Leia mais

FÁTIMA GOMES. CONTACTOS Tel. +351 217 214 170 Fax +351 217 214 177 Palma de Cima, 1649-023 Lisboa Portugal fag@fd.lisboa.ucp.pt www.fd.lisboa.ucp.

FÁTIMA GOMES. CONTACTOS Tel. +351 217 214 170 Fax +351 217 214 177 Palma de Cima, 1649-023 Lisboa Portugal fag@fd.lisboa.ucp.pt www.fd.lisboa.ucp. FÁTIMA GOMES FUNÇÃO Professora Auxiliar da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa Coordenadora-adjunta adjunta do Mestrado de Direito Empresarial da Escola de Lisboa

Leia mais

Cadeiras Ministradas como Docente da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

Cadeiras Ministradas como Docente da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra Contactos Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra Pátio da Universidade 3004-545 Coimbra Telefone: +351 239859801/02 Fax: +351 239823353 E-mail: rcosta@fd.uc.pt Abreu Advogados Porto Rua S. João

Leia mais

Pós-graduação em Fiscalidade, promovida pela Faculdade de Direito de Lisboa, com 2001.

Pós-graduação em Fiscalidade, promovida pela Faculdade de Direito de Lisboa, com 2001. RICARDO GUIMARÃES Data e local de nascimento: 1975, Lisboa Cédula Profissional: 17142L E-mail: rg@servulo.com HABILITAÇÕES LITERÁRIAS Pós-graduação em Direito Administrativo, subordinada ao tema O novo

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM PROTEÇÃO CIVIL

PÓS-GRADUAÇÃO EM PROTEÇÃO CIVIL PÓS-GRADUAÇÃO EM PROTEÇÃO CIVIL DOCENTES MESTRE ISABEL ONETO Licenciada em Direito, mestre e doutoranda em Direito, em Ciências Jurídico-Criminais. Governadora Civil do Distrito do Porto entre 2005 e 2009

Leia mais

CURRICULUM VITAE MARIA LUISA PERDIGÃO ABRANTES. Rua Comandante Dangereux nº 60. Tel.: (244) 222391434/ (1-202) 288-8604. Fax: (+244) 222393381

CURRICULUM VITAE MARIA LUISA PERDIGÃO ABRANTES. Rua Comandante Dangereux nº 60. Tel.: (244) 222391434/ (1-202) 288-8604. Fax: (+244) 222393381 CURRICULUM VITAE Data de Nascimento: MARIA LUISA PERDIGÃO ABRANTES Rua Comandante Dangereux nº 60 Tel.: (244) 222391434/ (1-202) 288-8604 Fax: (+244) 222393381 23 de Julho de 1951 Luanda, República de

Leia mais

M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE

M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome ANJOS, MARIA DO ROSÁRIO PEREIRA CARDOSO EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL De 1991 a 2011 Exercício de Advocacia. Advogada Conselho Distrital da Ordem

Leia mais

VI CONGRESSO DO CENTRO DE ARBITRAGEM DA CÂMARA DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA PORTUGUESA (CENTRO DE ARBITRAGEM COMERCIAL)

VI CONGRESSO DO CENTRO DE ARBITRAGEM DA CÂMARA DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA PORTUGUESA (CENTRO DE ARBITRAGEM COMERCIAL) 1 VI CONGRESSO DO CENTRO DE ARBITRAGEM DA CÂMARA DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA PORTUGUESA (CENTRO DE ARBITRAGEM COMERCIAL) 2 e 3 de julho de 2012 2 de julho de 2012, parte da manhã Sessão Sub-40 09:00-09:15

Leia mais

AFCEA & IDC SECURITY FORUM 2014 Segurança da Informação e Gestão do Risco na 3ª Plataforma

AFCEA & IDC SECURITY FORUM 2014 Segurança da Informação e Gestão do Risco na 3ª Plataforma AFCEA & IDC SECURITY FORUM 2014 Segurança da Informação e Gestão do Risco na 3ª Plataforma 22 de Maio IESM Instituto de Estudos Superiores Militares GOLD+ SILVER PARCEIRO TECNOLÓGICO MEDIA PARTNER AGENDA

Leia mais

Patrocínio Judiciário e Representação do Estado em Juízo

Patrocínio Judiciário e Representação do Estado em Juízo Patrocínio Judiciário e Representação do Estado em Juízo Instituto de Ciências Jurídico-Política em colaboração com o Centro de Arbitragem Administrativa Coordenação científica: Prof.ª Doutora Alexandra

Leia mais

História. Realização da Primeira Feira Industrial. Criação da Primeira Escola de Ensino Técnico Profissional. Publicação do Jornal da Associação

História. Realização da Primeira Feira Industrial. Criação da Primeira Escola de Ensino Técnico Profissional. Publicação do Jornal da Associação História 1849 1852 1852 1854 1856 Fundação 3 de Maio, por Decreto Régio da Rainha D. Maria II Criação da Primeira Escola de Ensino Técnico Profissional Publicação do Jornal da Associação Apoio na Criação

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Nome usado profissionalmente: Rui Moreira Chaves CARREIRA ACADÉMICA

CURRICULUM VITAE. Nome usado profissionalmente: Rui Moreira Chaves CARREIRA ACADÉMICA CURRICULUM VITAE Nome usado profissionalmente: Rui Moreira Chaves Domicílio profissional: Rua 14 de Outubro, 629, 4º. Esqº. Tras., 4430-051 Vila Nova de Gaia; Tel.: 223708985; Fax: 223708988. E Mail: rchaves@net.sapo.pt

Leia mais

Currículos. 1. Membros do Conselho de Administração. 1.1. Administradores Executivos. 1.1.1. Presidente CA Luís Filipe Ottolini Coimbra

Currículos. 1. Membros do Conselho de Administração. 1.1. Administradores Executivos. 1.1.1. Presidente CA Luís Filipe Ottolini Coimbra Currículos 1. Membros do Conselho de Administração 1.1. Administradores Executivos 1.1.1. Presidente CA Luís Filipe Ottolini Coimbra Ano de Nascimento: 1944 - Licenciatura em Engenharia Aeronáutica e Mecânica

Leia mais

joaofurtadosousa-48992a@adv.oa.pt 1 Junho de 2007 até à actualidade BPLD&A, Borges da Ponte, Linhares Dias & Associados, Sociedade de Advogados, R.L.

joaofurtadosousa-48992a@adv.oa.pt 1 Junho de 2007 até à actualidade BPLD&A, Borges da Ponte, Linhares Dias & Associados, Sociedade de Advogados, R.L. M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome FURTADO SOUSA, JOÃO MIGUEL Morada Telefone Fax Correio electrónico Profissional: jfs@bpldadvogados.com / joaofurtadosousa-48992a@adv.oa.pt Nacionalidade

Leia mais

RESUMO DO EVENTO SEGURANÇA E GESTÃO DE RISCO 8 MARÇO 2012 INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES MILITARES LISBOA

RESUMO DO EVENTO SEGURANÇA E GESTÃO DE RISCO 8 MARÇO 2012 INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES MILITARES LISBOA RESUMO DO EVENTO 8 MARÇO 2012 INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES MILITARES LISBOA ORGANIZAÇÃO PATROCINADORES GOLD + GOLD SILVER MEDIA PARTNER PARCEIRO TECNOLÓGICO AGENDA 08:30 Recepção e Registo dos participantes

Leia mais

M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E

M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Morada Ana Teresa Bernardo Guia RUA CENTRO REPUBLICANO, 70 2º ESQ 2300 359 TOMAR, PORTUGAL Telefone 966 166 243 Correio

Leia mais

NATURALIDADE: Cubal Angola DATA DE NASCIMENTO: 27.02.1961. ESTADO CIVIL: Casado

NATURALIDADE: Cubal Angola DATA DE NASCIMENTO: 27.02.1961. ESTADO CIVIL: Casado NOME: José António van der Kellen NATURALIDADE: Cubal Angola DATA DE NASCIMENTO: 27.02.1961 ESTADO CIVIL: Casado MORADA PROFISSIONAL: Direcção Regional de Lisboa, Vale do Tejo e Alentejo Av. António Augusto

Leia mais

Inscrição. Encontra se aberta a participação a interessados exteriores às instituições que integram a organização da Conferência.

Inscrição. Encontra se aberta a participação a interessados exteriores às instituições que integram a organização da Conferência. Inscrição Encontra se aberta a participação a interessados exteriores às instituições que integram a organização da Conferência. As inscrições são limitadas ao número de 30. Preço da inscrição 25 000$00

Leia mais

Novas Obrigações de Report, de Compensação e da Gestão de Risco relativamente a Transações com Derivados EUROPEAN MARKET INFRASTRUCTURE REGULATION

Novas Obrigações de Report, de Compensação e da Gestão de Risco relativamente a Transações com Derivados EUROPEAN MARKET INFRASTRUCTURE REGULATION CURSO 1ª EDIÇÃO Novas Obrigações de Report, de Compensação e da Gestão de Risco relativamente a Transações com Derivados Form ventos FORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS EMIR INFRASTRUCTURE REGULATION Conduzido

Leia mais

Licenciatura em Ciências da Comunicação, Vertente Jornalismo, pela Universidade Autónoma de Lisboa, completada com média final de 13 valores

Licenciatura em Ciências da Comunicação, Vertente Jornalismo, pela Universidade Autónoma de Lisboa, completada com média final de 13 valores Informação Pessoal Nome Nuno Miguel Fernandes Aires Data de Nascimento 24 de Julho de 1971 Morada Avenida 5 Outubro, 25 6º andar 8000 Faro Nacionalidade Portuguesa Telemóvel 915 333 112 E-mail naires@msn.com

Leia mais

P A U L O G R A Ç A A d v o g a d o CURRICULUM VITAE. 1. NOME: Paulo Alexandre Pinto Correia Rodrigues da Graça.

P A U L O G R A Ç A A d v o g a d o CURRICULUM VITAE. 1. NOME: Paulo Alexandre Pinto Correia Rodrigues da Graça. CURRICULUM VITAE I. IDENTIFICAÇÃO PESSOAL 1. NOME: Paulo Alexandre Pinto Correia Rodrigues da Graça. 2. ESTADO CIVIL: Divorciado. 3. FILIAÇÃO: João Pinto da Graça e Maria Manuela Pinto Correia Rodrigues

Leia mais

TEMÁRIO PROVISÓRIO Módulo I Propriedade Industrial 16/01/2010 23/01/2010

TEMÁRIO PROVISÓRIO Módulo I Propriedade Industrial 16/01/2010 23/01/2010 I CURSO PÓS-GRADUADO DE DIREITO INTELECTUAL Coordenador: Prof. Doutor José de Oliveira Ascensão TEMÁRIO PROVISÓRIO Módulo I Propriedade Industrial (sábados, Janeiro Março) 16/01/2010 1. OS GENÉRICOS E

Leia mais

III Curso de Pós-Graduação em Direito dos Seguros 2015-2016

III Curso de Pós-Graduação em Direito dos Seguros 2015-2016 III Curso de Pós-Graduação em Direito dos Seguros 2015-2016 Módulo I - Seguro: direito, economia e não discriminação (10 horas) 30/11/2015 Sessão inaugural: 1.O seguro e law and economics Professor Doutor

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência

CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência Coordenadores gerais: Professor Doutor Eduardo Paz Ferreira e Professora Doutora Maria

Leia mais

Alexandre Ulisses. Habilitações Académicas:

Alexandre Ulisses. Habilitações Académicas: Alexandre Ulisses Pós-Graduação em Ciências da Educação, da Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação do Porto; Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Faculdade de Engenharia da

Leia mais

DEMOCRACIA E GESTÃO AUTÁRQUICA

DEMOCRACIA E GESTÃO AUTÁRQUICA DEMOCRACIA E GESTÃO AUTÁRQUICA DURAÇÃO / COMPONENTE / DIPLOMA CURSO DE FORMAÇÃO AVANÇADA I Edição 2014 30 Horas lectivas / Teórica / Curso de Formação Avançada COORDENAÇÃO Coordenação Científica Prof.

Leia mais

TERRAS COELHO ADVOGADOS é uma sociedade de

TERRAS COELHO ADVOGADOS é uma sociedade de TERRAS COELHO ADVOGADOS é uma sociedade de advogados devidamente registrada da Ordem dos Advogados do Brasil sob o nº 15.196, e atual nos mais variados ramos do direito, com atuação preventiva e contenciosa

Leia mais

Governança e Sustentabilidade. Pós-graduação FECAP Coordenadoria Marcelo de Aguiar Coimbra

Governança e Sustentabilidade. Pós-graduação FECAP Coordenadoria Marcelo de Aguiar Coimbra Governança e Sustentabilidade Pós-graduação FECAP Coordenadoria Marcelo de Aguiar Coimbra A Pós-Graduação em Governança e Sustentabilidade FECAP foi concebida para fornecer as competências necessárias

Leia mais

Direito do Petróleo e Gás

Direito do Petróleo e Gás Workshop Direito do Petróleo e Gás Contexto As atividades de Exploração e Produção de petróleo são relevantes para o desenvolvimento de qualquer economia. No cenário brasileiro atual, essas atividades

Leia mais

RELATÓRIO DO EVENTO SEGURANÇA E GESTÃO DE RISCO 8 MARÇO 2012 INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES MILITARES LISBOA

RELATÓRIO DO EVENTO SEGURANÇA E GESTÃO DE RISCO 8 MARÇO 2012 INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES MILITARES LISBOA RELATÓRIO DO EVENTO 8 MARÇO 2012 INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES MILITARES LISBOA ORGANIZAÇÃO PATROCINADORES GOLD + GOLD SILVER MEDIA PARTNER PARCEIRO TECNOLÓGICO AGENDA 08:30 Recepção e Registo dos participantes

Leia mais

European Curriculum Vitae

European Curriculum Vitae European Curriculum Vitae Informação Pessoal Apelido(s) - Nome(s) Morada(s) Telefone(s) Paula Alexandra Gonçalves de Oliveira Guimarães Rua de Santa Justa nº 109 5º (Fundação Montepio) 213223170 Fax(es)

Leia mais

LISTA DE ESPECIALISTAS DA OMPI DADOS BIOGRÁFICOS. ana.montenegro@cbsg.com.br FORMAÇÃO ACADÊMICA E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

LISTA DE ESPECIALISTAS DA OMPI DADOS BIOGRÁFICOS. ana.montenegro@cbsg.com.br FORMAÇÃO ACADÊMICA E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL LISTA DE ESPECIALISTAS DA OMPI DADOS BIOGRÁFICOS Ana Amélia Araripe MONTENEGRO Castro, Barros, Sobral, Gomes Advogados Av. Rio Branco, nº 110, 14 and 15th floors Centro Rio de Janeiro RJ Brasil Tel: +55

Leia mais

António Luís Guerra Nunes Mexia

António Luís Guerra Nunes Mexia António Luís Guerra Nunes Mexia É licenciado em Economia pela Universidade de Genebra, na Suíça (1980), onde exerceu o cargo de docente convidado no Departamento de Economia. Foi, igualmente, docente no

Leia mais

CURRICULUM VITAE JOÃO MARTINS CLARO

CURRICULUM VITAE JOÃO MARTINS CLARO CURRICULUM VITAE JOÃO MARTINS CLARO I - QUALIFICAÇÕES ACADÉMICAS 1. Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 1976, com a classificação final de 15 valores. 2. Pós-graduado

Leia mais

PROGRAMA Módulo I Propriedade Industrial 29/01/2011 05/01/2011

PROGRAMA Módulo I Propriedade Industrial 29/01/2011 05/01/2011 II CURSO PÓS-GRADUADO DE DIREITO INTELECTUAL 2011 PROGRAMA Módulo I Propriedade Industrial (sábados de manhã, de 29 de Janeiro a 26 de Março) Coordenadores: Prof. Doutor José de Oliveira Ascensão Prof.

Leia mais

I Simpósio de Direitos Fundamentais

I Simpósio de Direitos Fundamentais FRENTE I Simpósio de Direitos Fundamentais DIA 28 DE OUTUBRO/2014 MANHÃ E NOITE PROGRAMAÇÃO DO EVENTO MANHÃ 08h00 CREDENCIAMENTO 08h30 ABERTURA (Composição da mesa) 09h00 às 09h40 PRIMEIRA EXPOSIÇÃO O

Leia mais

De Janeiro de 2010 até ao presente. Datas De Maio de 2009 até Dezembro de 2009. Datas De Março de 2000 até Janeiro de 2009

De Janeiro de 2010 até ao presente. Datas De Maio de 2009 até Dezembro de 2009. Datas De Março de 2000 até Janeiro de 2009 Curriculum Vitae Experiência profissional Datas De Janeiro de 2010 até ao presente Advogada Patrocínio judiciário em situações de contencioso e assessoria jurídica em matéria de Direito Administrativo,

Leia mais

10:00 O CIO e o Enterprise Business Assurance na gestão de grandes empresas Rui Paiva, Administrador da SSI Angola

10:00 O CIO e o Enterprise Business Assurance na gestão de grandes empresas Rui Paiva, Administrador da SSI Angola RESUMO DO EVENTO AGENDA AGENDA 09:00 Abertura e boas-vindas 09:10 Tech Market Trends em Angola e no Mundo Gabriel Coimbra, Director Geral da IDC 09:35 Visão da Economia em Angola Carlos Rosado de Carvalho,

Leia mais

DIFERENCIAIS. da LCF ADVOGADOS

DIFERENCIAIS. da LCF ADVOGADOS UMA NOVA PROPOSTA NA ÁREA JURÍDICA Sócios Fundadores da LCF ADVOGADOS A LCF ADVOGADOS tem uma proposta de advocacia diferenciada mediante a prestação de consultoria e assessoria jurídica empresarial especializada

Leia mais

NOSSOS PRINCÍPIOS. Wadih Damous. Stamato, Santa Cruz e Saboya. Melaragno Costa & Pádua. Gabriel e Medina. Ribeiro de Gusmão

NOSSOS PRINCÍPIOS. Wadih Damous. Stamato, Santa Cruz e Saboya. Melaragno Costa & Pádua. Gabriel e Medina. Ribeiro de Gusmão Wadih Damous Stamato, Santa Cruz e Saboya Melaragno Costa & Pádua Gabriel e Medina Ribeiro de Gusmão Somam suas forças e experiências para prestar um serviço jurídico ainda melhor e mais amplo. NOSSOS

Leia mais

CURRÍCULOS DOS MEMBROS PROPOSTOS PARA O CONSELHO FISCAL

CURRÍCULOS DOS MEMBROS PROPOSTOS PARA O CONSELHO FISCAL CURRÍCULOS DOS MEMBROS PROPOSTOS PARA O CONSELHO FISCAL Daniel Bessa Daniel Bessa Fernandes Coelho é desde junho de 2009 diretor geral da COTEC Portugal, Associação Empresarial para a Inovação. Desde junho

Leia mais

Licenciatura em Direito, Universitat Pompeu Fabra, 1999 Pós-graduação em Direito do Comércio Internacional, ESADE, Barcelona, 2000

Licenciatura em Direito, Universitat Pompeu Fabra, 1999 Pós-graduação em Direito do Comércio Internacional, ESADE, Barcelona, 2000 Ingrid Pi i Amorós Sócia desde 2011. Escritório de Madrid ingrid.pi@uria.com / +34915860728 Principais áreas de atividade Propriedade Industrial Farmacêutico e Alimentar Línguas Inglês Francês Apresentação

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Maria Luísa Perdigão Abrantes

CURRICULUM VITAE. Maria Luísa Perdigão Abrantes CURRICULUM VITAE Maria Luísa Perdigão Abrantes CURRICULUM VITAE MARIA LUISA PERDIGÃO ABRANTES 6210 Homespun Lane, Falls Church, VA. 22044, USA Tel:(1-571) 434 7861 Fax: (1-202) 962 0381 E-mail: milinvest@starpower.net

Leia mais

Módulo Europeu sobre Direitos Fundamentais

Módulo Europeu sobre Direitos Fundamentais Módulo Europeu sobre Direitos Fundamentais Coordenadores: Professores Doutores Fausto de Quadros, Luís Pereira Coutinho e Lourenço Vilhena de Freitas Duração: Início no dia 17 de Maio Dias de leccionação:

Leia mais

HABILITAÇÕES LITERÁRIAS

HABILITAÇÕES LITERÁRIAS CURRICULUM VITAE DADOS PESSOAIS Maria Margarida da Silva Andrade Mendes Calixto Kolmer Data de Nascimento 19/08/1963 Cartão do Cidadão nº 6251624 Contribuinte Fiscal nº 112 503 390 Cédula Profissional

Leia mais

CURRICULUM VITAE DE PEDRO ALEXANDRE FERREIRA MENDES MARINHO FALCÃO

CURRICULUM VITAE DE PEDRO ALEXANDRE FERREIRA MENDES MARINHO FALCÃO CURRICULUM VITAE DE PEDRO ALEXANDRE FERREIRA MENDES MARINHO FALCÃO 1. IDENTIFICAÇÃO 2. FORMAÇÃO 3. ACTIVIDADE PROFISSIONAL 4. TRABALHOS PUBLICADOS 5. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL 1. IDENTIFICAÇÃO 1. Nome:

Leia mais

75 ANOS DE TRADIÇÃO JURÍDICA.

75 ANOS DE TRADIÇÃO JURÍDICA. ANOS 75 ANOS DE TRADIÇÃO JURÍDICA. Fundado em 1937, URBANO VITALINO ADVOGADOS é um escritório com larga experiência e tradição jurídica, que prima pela excelência na prestação de seus serviços e atua em

Leia mais

Rute_Caseiro@hotmail.com. Rute.caseiro-20737l@adv.oa.pt. Datas 15 de Maio de 1999 a Janeiro de 2005 Nome e endereço do empregador

Rute_Caseiro@hotmail.com. Rute.caseiro-20737l@adv.oa.pt. Datas 15 de Maio de 1999 a Janeiro de 2005 Nome e endereço do empregador CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Morada Correio electrónico ÁGUAS, RUTE SUSANA MARQUES CASEIRO Nº6 3.º FRT, RUA VASCO SANTANA-URBANIZAÇÃO DA RIBEIRADA, 2675-662 ODIVELAS - PORTUGAL Telefone 21

Leia mais

CURRICULUM VITAE. (Versão Resumida) ANTÓNIO RAPOSO SUBTIL. www.rsa-consultores.com

CURRICULUM VITAE. (Versão Resumida) ANTÓNIO RAPOSO SUBTIL. www.rsa-consultores.com CURRICULUM VITAE ANTÓNIO RAPOSO SUBTIL (Versão Resumida) A. Raposo Subtil FORMAÇÃO ACADÉMICA Doutoramento (parte escolar) na Universidade Autónoma de Lisboa Mestrado (parte escolar) em Ciências Jurídico/Económicas

Leia mais

Fernando Correia. Principais atividades e funções atuais

Fernando Correia. Principais atividades e funções atuais 1 Fernando Correia Fernando António Pinheiro Correia nasceu em Coimbra em 1942. Jornalista. Docente universitário, com o grau de Professor Associado Convidado. Investigador em Sociologia, História e Socioeconomia

Leia mais

Organização: Promoção: Apoio:

Organização: Promoção: Apoio: Viseu, 24 de Janeiro de 2013 15h00 às 18h00 Museu do Quartzo Monte de Santa Luzia - Abraveses 3515 Viseu PROGRAMA DA CONFERÊNCIA 14h30 Receção dos Convidados e Participantes 15h00 Sessão de Abertura presidida

Leia mais

CORPO DOCENTE DA LICENCIATURA EM TURISMO ÁLVARO OLIVEIRA LEITE

CORPO DOCENTE DA LICENCIATURA EM TURISMO ÁLVARO OLIVEIRA LEITE CORPO DOCENTE DA LICENCIATURA EM TURISMO ÁLVARO OLIVEIRA LEITE Desempenha funções no departamento de Marketing do Aeroporto do Porto, como Marketing Aviation Manager. Áreas de trabalho: desenvolvimento

Leia mais

Centro de Simulação Biomédica. Serviço de Anestesiologia. Bloco Operatório Central. Hospitais da Universidade de Coimbra CHUC, EPE.

Centro de Simulação Biomédica. Serviço de Anestesiologia. Bloco Operatório Central. Hospitais da Universidade de Coimbra CHUC, EPE. Centro de Simulação Biomédica Serviço de Anestesiologia Bloco Operatório Central Hospitais da Universidade de Coimbra CHUC, EPE. Curso Plano de Formação Avançada: Business Intelligence e o Novo Cliente

Leia mais

DADOS PESSOAIS NOTA CURRICULAR

DADOS PESSOAIS NOTA CURRICULAR DADOS PESSOAIS Nome : SOFIA DE SEQUEIRA GALVÃO Data de nascimento : 06.ABR.1963 Naturalidade : Lisboa Nacionalidade : Portuguesa Estado Civil : Divorciada 1 Advocacia NOTA CURRICULAR Sócia da Sérvulo Correia

Leia mais

CURRICULUM VITAE NOME DATA DE NASCIMENTO HABILITAÇÕES LITERÁRIAS CONHECIMENTO DE LÍNGUAS EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL - JOSÉ MIGUEL SARDINHA - 15/09/59

CURRICULUM VITAE NOME DATA DE NASCIMENTO HABILITAÇÕES LITERÁRIAS CONHECIMENTO DE LÍNGUAS EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL - JOSÉ MIGUEL SARDINHA - 15/09/59 CURRICULUM VITAE NOME - JOSÉ MIGUEL SARDINHA DATA DE NASCIMENTO - 15/09/59 HABILITAÇÕES LITERÁRIAS - LICENCIADO EM DIREITO PELA FACULDADE DE DIREITO DE LISBOA (1984). 13 valores.grau de Mestre em Direito

Leia mais

Curriculum Vitae. Miguel Chaves Ribeiro Assis Raimundo

Curriculum Vitae. Miguel Chaves Ribeiro Assis Raimundo Curriculum Vitae Miguel Chaves Ribeiro Assis Raimundo Identificação: Lisboa, Março de 2012 Nome: Miguel Chaves Ribeiro Assis Raimundo Data de Nascimento: 14 de Dezembro de 1980 Nacionalidade: Portuguesa

Leia mais

I Curso Pós-Graduado de Atualização

I Curso Pós-Graduado de Atualização I Curso Pós-Graduado de Atualização sobre DIREITO DA MEDICINA & JUSTIÇA PENAL Coordenadores: JOÃO LOBO ANTUNES (Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da MARIA FERNANDA PALMA (Professora Catedrática

Leia mais

Vogal do Conselho da Caixa Geral de Depósitos, S.A., desde 1 de Outubro de 2004.

Vogal do Conselho da Caixa Geral de Depósitos, S.A., desde 1 de Outubro de 2004. Norberto Emílio Sequeira da Rosa Currículo Data de Nascimento: 3 de Abril de 1955 Cargos que Exerce: Vogal do Conselho da Caixa Geral de Depósitos, S.A., desde 1 de Outubro de 2004. Membro não executivo

Leia mais

NOTA CURRICULAR. Fundadora e membro da Direcção do ICA Instituto de Conciliação e Arbitragem (1990/2005).

NOTA CURRICULAR. Fundadora e membro da Direcção do ICA Instituto de Conciliação e Arbitragem (1990/2005). NOTA CURRICULAR Iva Carla Vieira Angolana Advogada Foi Directora Técnica de uma IPSS, com escopo Assistencial de Menores, entre 1977 e1984. No âmbito da Formação Profissional, exerceu o cargo de membro

Leia mais

RESOLUÇÃO N.º 172/CONSUN-CaEn/07

RESOLUÇÃO N.º 172/CONSUN-CaEn/07 RESOLUÇÃO N.º 172/CONSUNCaEn/07 Aprova a alteração da matriz curricular (novo currículo) do Curso de Direito Cejurps, no âmbito da UNIVALI. O Presidente do Conselho Universitário CONSUN, da Universidade

Leia mais

Ricardo Marques Candeias

Ricardo Marques Candeias CURRICULUM VITAE Ricardo Marques Candeias 1. IDENTIFICAÇÃO Nome: Ricardo Jorge Marques Candeias. Profissão: Advogado / Jurisconsulto; Docente do Instituto Politécnico de Coimbra Instituto Superior de Contabilidade

Leia mais