IMPORT EXPRESS ONLINE MANUAL DO UTILIZADOR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "IMPORT EXPRESS ONLINE MANUAL DO UTILIZADOR"

Transcrição

1 IMPORT EXPRESS ONLINE MANUAL DO UTILIZADOR importexpressonline.dhl.com PREPARE E FAÇA A GESTÃO DOS SEUS ENVIOS DE UMA FORMA RÁPIDA E PRECISA COM DETALHES DE CONTA SEGUROS E VISIBILIDADE DO ENVIO COM O IMPORT EXPRESS ONLINE. O Import Express Online foi criado para coordenar de forma eficiente as comunicações entre os Importadores e Expedidores independentemente da sua localização, directamente a partir da Internet. Proporciona aos Importadores o controlo total das suas importações, permitindo aos Expedidores preparar e fazer a gestão dos seus envios. Benefícios: Prepare online os seus envios de importação através de alguns cliques, incluindo instruções por para o Expedidor, guias, facturas e organização das recolhas. Mantenha o seu número de conta Import Express completamente confidencial enquanto as instruções de envio são enviadas para os seus fornecedores e as suas informações de conta são mantidas em segurança. Optimize as comunicações e visibilidade, enquanto todos os números de guias e dados de envio relacionados são facilmente acedidos por todas as partes envolvidas. Verifique o estado de entrega dos envios a qualquer momento durante o processo de importação. Reduza a documentação necessária graças ao processo totalmente automatizado. Prepare e faça a gestão online dos envios 24 horas por dia, 7 dias por semana.

2 ACEDER E REGISTAR Com o Import Express Online, não é necessário instalar qualquer software e a utilização desta ferramenta de envio é completamente grátis. O Import Express Online da DHL apenas necessita que o Importador possua uma conta Import Express; o Expedidor não precisa de uma conta para registar e utilizar a aplicação. Site Web Global da DHL (escolha o seu país) Aceda ao Import Express Online da DHL através da hiperligação directa em OU importexpressonline.dhl.com através do site Web da DHL do seu país em Se já está registado, insira o seu endereço de e a palavra-passe. Conselho Marque a caixa sob os campos de início de sessão para que o sistema memorize a sua ID de por si. COMEÇAR Iniciar Sessão Se é um Importador e é a primeira vez que utiliza esta ferramenta, precisa de se registar para aceder. Clique em Registar Agora sob o botão Login. Assegure-se de que tem os seus números de conta Import Express disponíveis. Conselho Registo Como Importador, poderá incluir vários números de conta Import Express durante o seu registo, ou pode adicioná-los mais tarde ao editar o seu perfil de utilizador. Se é um Expedidor, vai poder registar e manter um perfil de utilizador no Import Express Online, mas o sistema não irá exigir que insira um número de conta DHL.

3 IMPORTADORES INSTRUÇÕES SOBRE A PREPARAÇÃO DO ENVIO: DETALHES DE ENDEREÇO Detalhes de Endereço Os Importadores podem simultaneamente preparar e enviar instruções para os seus Expedidores Ou completar envios em nome dos seus Expedidores. Os Importadores podem autorizar Expedidores com uma instrução de envio única, que possibilita aos Expedidores enviar uma vez para o Destinatário, utilizando a conta de Importador do Import Express; ou os Importadores podem criar uma autorização permanente* que permite aos Expedidores enviar em qualquer altura para o Destinatário, utilizando a conta de Importador do Import Express. Introduza e guarde informações de endereço do Expedidor e Destinatário e forneça detalhes de envio importantes para criar instruções de envio, rever a informação inserida e acompanhar envios. Localizar o Expedidor ou Destinatário Passo 1A: Para preparar rapidamente instruções de envio, aplique a informação recentemente utilizada do Expedidor e Destinatário seleccionando os respectivos Expedidor e Destinatário dos menus pendentes Ship From/Ship To e clique em Next para continuar. OU Se o seu Expedidor ou Destinatário não tiver sido utilizado recentemente ou necessitar de inserir nova informação de endereço, clique nas hiperligações Open Address Book ou Create New Shipper sob o campo Ship From. Criar Documentos Fáceis de Utilizar Passo 1B: Para criar documentos fáceis de utilizar, seleccione o idioma do Expedidor do menu pendente correspondente e autorize o Expedidor a actualizar a informação de endereço das recolhas. Se este for um novo endereço, clique na caixa para a guardar na Lista de Endereços. Nota Se a caixa que autoriza o Expedidor a alterar a informação de recolha não estiver assinalada, os campos relacionados não serão editáveis para o Expedidor. *Disponível no primeiro trimestre de 2011

4 INSTRUÇÕES SOBRE A PREPARAÇÃO DO ENVIO: DETALHES DE ENVIO Detalhes de Envio Passo 2A: O ecrã Shipment Details permite aos Importadores: Inserir uma mensagem para o Expedidor, tal como itens a encomendar, números de encomenda e instruções. Opcionalmente, anexar um ficheiro, que poderá ser a ordem de compra ou qualquer documento relacionado. Escolher cobrar transporte e taxas de alfândega para contas separadas, se necessário. Utilizar o menu pendente para escolher a respectiva conta Import Express a ser cobrada. Indicar se gostaria de receber notificações por sobre o envio e com que frequência ou escolher receber um de acompanhamento caso o Expedidor não aceite as instruções de envio durante um determinado período de tempo. Detalhes de Envio (preparar envios em nome dos Expedidores) Passo 2B: Para além da informação mencionada no passo 2A, se o Importador está a preparar um envio pelo Expedidor, pode: Seleccionar o tipo de encomenda, inserir itens e peso como também uma descrição dos conteúdos, se está sujeita ou não a taxas ( não-documento para sujeito a taxas e documento para isento de taxas) e decidir se cria uma factura comercial online. Escolher um produto das opções mostradas; a aplicação irá apenas mostrar produtos que estão disponíveis de acordo com a data de envio inserida pelo Importador. Se o produto seleccionado não estiver disponível no momento de envio, indique a sua preferência pelo método mais rápido ou mais económico. Nota A data de entrega estimada é baseada no facto da entrega ser processada imediatamente. A data de entrega pode variar dependendo de quando o envio é processado.

5 INSTRUÇÕES SOBRE A PREPARAÇÃO DO ENVIO: INSTRUÇÕES SOBRE REVISÃO E REENCAMINHAMENTO Rever Detalhes de Envio Passo 3A: O Import Express Online dá aos Importadores a oportunidade de rever toda a informação inserida antes de ser enviada para o Expedidor. Escolha se autoriza o Expedidor a processar uma instrução única ou crie uma autorização permanente* para que o Expedidor utilize o seu número de conta Import Express para envios regulares. Verifique a caixa para permitir ao Expedidor visualizar os valores. Conselho GERIR AUTORIZAÇÕES Para fazer alterações, clique nos botões Back ou Cancel na parte inferior da página. Clique no botão Forward Instructions para enviar as instruções do envio por para o Expedidor designado. *Disponível no primeiro trimestre de 2011

6 GERIR AUTORIZAÇÕES Passo 3B: Crie autorizações permanentes* para os seus Expedidores e mantenha um registo das mesmas através da função Manage Authorizations. Insira os detalhes do Expedidor (De) e Destinatário (Para) ao seleccionar a partir dos respectivos menus pendentes para os últimos contactos utilizados, utilize a hiperligação Open Address Book para procurar outro Expedidor já guardado na sua Lista de Endereços ou clique na hiperligação Create new shipper/receiver para inserir detalhes de um novo Expedidor/Destinatário. Clique no número de conta a ser cobrada. Verifique detalhes de endereço e reveja detalhes de conta para opções em qual a conta a ser cobrada pelo transporte, impostos e taxas. Clique no botão Grant Standing Authorization na parte inferior da página. É fornecida uma hiperligação para que o Expedidor possa aceder directamente ao Import Express Online. Conselho O Expedidor receberá um a informar que lhe foi concedida uma autorização permanente* por um Importador. O fornecerá o endereço de do Importador, uma hiperligação directa para o Expedidor aceder à aplicação, assim como a palavra-passe a ser utilizada. HISTÓRICO E ACOMPANHAMENTO DE ENVIO Ver o Histórico e Acompanhar Envios Passo 4: Para ver e acompanhar os seus envios, clique no separador History/Track. Clique no cabeçalho de uma coluna para organizar por opções, tais como número de identificação, última actualização, nome do expedidor, país, ID do , número de guias e estado. OU Acompanhe um envio completo ao clicar na hiperligação Track na coluna Status. *Disponível no primeiro trimestre de 2011 Também pode actualizar/autorizar, cancelar ou preparar novas instruções de envio, se necessário.

7 OUTRAS HIPERLIGAÇÕES DE IMPORTADORES E ECRÃS O Meu Perfil O ecrã My Profile contém a informação que inseriu durante o registo. Está disponível para rever ou actualizar em qualquer altura. Perguntas sobre como utilizar um ecrã específico podem ser respondidas ao clicar na hiperligação Help na barra de navegação ou numa das hiperligações Help perto dos campos de formulário. O ecrã Address Book é uma óptima maneira de guardar toda a informação sobre Expedidores e Destinatários. Para criar novas entradas de Expedidores e Destinatários, clique no botão correspondente e preencha a informação obrigatória. Lista de Endereços Para Importar/Exportar listas de endereços, utilize os respectivos botões na parte inferior do ecrã. Seleccione que lista de endereços quer importar/exportar (dos Expedidores ou dos Destinatários). Indique se o ficheiro a ser importado/exportado tem cabeçalhos, anexe ficheiros e clique em Iniciar Importação/ Exportação. Faça corresponder os nomes dos campos do Import Express Online com os do ficheiro CSV a ser importado/exportado. Clique no botão Importar/Exportar. Receberá um de notificação.

8 EXPEDIDORES Introduza e guarde informações de endereço do Expedidor e Destinatário e forneça detalhes de envio importantes para criar instruções de envio, rever a informação inserida e acompanhar envios. Os Expedidores podem aceder ao Import Express Online. Através de notificações de proactivas enviadas pelos Importadores ou Ao aceder a importexpressonline.dhl.com utilizando o login/password após estar registado na aplicação. URL-Link da Página de Destino Passo 1: Os Expedidores irão aceder ao Import Express Online numa das seguintes formas: FPO Clicando no link fornecido através de uma notificação de proactiva enviada pelos Importadores. OU Acedendo à aplicação através da hiperligação directa em importexpressonline.dhl.com Nota Ao iniciar a sessão no Import Express Online usando o link e password temporária, fornecida no de notificação proactiva, o Expedidor necessitará de definir uma password nova, que será válida para todos os envios futuros. Link da Página de Destino Expedidores já registados serão mostrados numa página de destino divida em duas secções: Preparar Novos Envios (pedir envio): para que os Expedidores preparem um pedido de envio a um detentor de uma conta DHL; os cargos de envio serão cobrados ao detentor da conta DHL depois do mesmo autorizar o pedido. Gerir Envios: mostra instruções de envios de Importadores.

9 REQUISITOS DE ENVIO: RESUMO DE ENVIO Resumo de Envio Passo 2: Quando o link enviado por é utilizado para aceder ao programa, o Expedidor verá um resumo das instruções de envio do Importador. Clique no botão Aceitar para aceitar o pedido de envio do Importador tal como está escrito. OU Se gostaria de aceitar o pedido de envio, mas a informação do endereço da recolha mudou e necessita de ser actualizado, clique no botão Modificar morada de recolha e aceitar. OU Recuse o envio por alguma razão ao escrever uma mensagem no campo Justificação recusa. Clique em Recusar. Nota O botão Modificar morada recolha só estará disponível para o Expedidor desde que o Importador tenha indicado que o Expedidor tem autorização para actualizar informação. REQUISITOS DE ENVIO: OPÇÕES DE ENVIO Detalhes de Envio Passo 3A: Uma vez aceite o pedido, insira informação adicional, tal como: tipo de encomenda, número de itens, peso total, descrição de conteúdos e, se taxado, o valor declarado. Se o Importador preparou os detalhes de envio em nome do Expedidor, o Expedidor apenas precisa de verificar e actualizar, se necessário. Passo 3B: Utilize o menu pendente para Recolha para indicar a acção pedida. Podem ser escritas instruções adicionais no campo Instruções especiais. As horas de recolha podem ser definidas com antecedência, dependendo do país. Conselhos O Import Express Online ajuda o Expedidor a decidir se o envio é considerado um não documento ou documento. Clique na hiperligação Ajudar-me a decidir localizada do lado direito do campo Shipment status. Os expedidores norte-americanos com envios taxados terão de inserir um ITN válido ou uma isenção FTR a partir do menu pendente.

10 Informação Alfandegária Passo 4: Seleccione Commercial Invoice ou Proforma Invoice do menu pendente Invoice type, dependendo do tipo de bens que estão a ser enviados. Indique o tipo de exportação no menu pendente. Insira informação de mercadoria ao preencher os campos do formulário, e clique em Adicionar. Repita este processo até toda a informação estar inserida. Conselhos Informações adicionais não exigidas no ecrã da factura incluem inserir um número de factura, os termos da troca, Outros Observações e Outras Despesas. Podem ser inseridas listas múltipla de informação de mercadoria. Escreva simplesmente na descrição do envio, indique o país de origem, a quantidade, a unidade de medida e o preço unitário. Clique em Adicionar para adicionar cada lista. Uma vez completa a informação da factura, pode adicionar esta factura aos seus modelos de facturas ao clicar na caixa na parte inferior e escrevendo um nome de ficheiro para o novo modelo de factura. Opções de Serviço Passo 5: O ecrã Opções Serviço mostrará todos os serviços e produtos disponíveis de acordo com a origem, destino e detalhes de envio inseridos. Também irá mostrar a última hora de recolha possível para o país do Expedidor. Se um Importador escolher autorizar um Expedidor a ver o valor das taxas, esse será mostrado perto de cada produto. Seleccione o produto DHL que vai ao encontro das suas necessidades de envio. Se o Importador já seleccionou este produto, verifique a sua disponibilidade e continue para o ecrã Confirmar Envio.

11 REQUISITOS DE ENVIO: CONFIRMAÇÃO DE ENVIO Confirmar Envio Passo 6: No ecrã Confirmar Envio, altere dados já inseridos ao clicar no botão Voltar. Uma vez verificados os detalhes, aceite os Termos e Condições. Clique no botão Confirmar Envio para continuar. Conselho As instruções de envio podem ser canceladas ao clicar, em qualquer altura, no botão Cancel. REQUISITOS DE ENVIO: IMPRIMIR DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA Imprimir Documentação Necessária Passo 7: Seleccione a opção de impressão e o número de cópias a imprimir. Clique no botão Antever impressão para rever os documentos a ser impressos (resumo de envio, guia, factura) e depois clique em Imprimir.

12 PEDIDOS AUTORIZAÇÃO DE ENVIOS Os Expedidores estão preparados para preparar e enviar um pedido de envio para um Importador. O Importador terá de autorizar o pedido para que o Expedidor o efectue. Os cargos de envio são cobrados na conta do Importador. Instruções de Envio Passo 1A - Expedidor: O Expedidor inicia a sessão no Import Express Online. Selecciona um Importador da Lista de Endereços. Insira detalhes de envio e seleccione um Importador da lista pendente (se não houver um contacto anterior Importador-Expedidor, o Expedidor terá de inserir o endereço electrónico do Importador). Seleccione um produto. Peça aprovação. É enviado um para notificar o Importador. Detalhes do Expedidor/Destinatário Passo 1B - Importador: O Importador recebe uma notificação de e inicia sessão no Import Export Online. Vê o pedido de envio. Actualiza a mensagem e a informação de cobrança para o Expedidor, se necessário. Aprova ou recusa o pedido de envio. É enviado um para notificar o Expedidor. Passo 1C - Expedidor: O Expedidor recebe uma notificação de e inicia sessão no Import Express Online. Vê o pedido de envio para a mensagem de actualização do Importador. Imprime a documentação necessária do envio e marca uma recolha.

13 Marcar Recolha Se não tiver uma recolha marcada regularmente num dado dia, pode facilmente pedir uma utilizando o separador Schedule pickup. Envios múltiplos podem ser recolhidos de uma só vez. Pedir/Rever Autorizações Mantenha um registo de todas as autorizações permanentes* concedidas por si aos Importadores. Autorização Permanente* Peça uma Autorização Permanente* a um Importador para que possa fazer envios regularmente. Insira a identificação de do Importador. Seleccione o Destinatário. E siga o mesmo processo para envios invertidos únicos. *Disponível no primeiro trimestre de 2011

14 OUTROS LINKS E ECRÃS DE EXPEDIDORES O Meu Perfil O ecrã Meu Perfil contém a informação inserida pelo Importador. Está disponível para o Expedidor rever ou actualizar em qualquer altura. Para o fazer, insira a informação nova ou alterada e clique no botão Submeter. Perguntas sobre como utilizar um ecrã específico podem ser respondidas ao clicar no link Ajuda na barra de navegação. Conselho Pode ser encontrada ajuda adicional nos formulários de envio ao clicar nas diversas hiperligações localizadas do lado direito de alguns campos do formulário. Modelos de Factura Comerciais/Pro Forma Uma vez completa a informação da factura, pode adicionar esta factura aos seus modelos de facturas ao clicar na caixa na parte inferior e escrevendo um nome de ficheiro para o novo modelo de factura. Lista de Endereços A Lista de Endereços armazena a informação de todos os seus destinatários, permitindo-lhe preparar envios sem ter que inserir repetidamente a informação do contacto. Utilize o campo Pesquisar para pesquisar por nome ou visualizar os seus contactos utilizando diversas opções de organização disponíveis na lista pendente Dentro da coluna.

15 DHL Express 12/10

IMPORT EXPRESS ONLINE GUIA DO USUÁRIO

IMPORT EXPRESS ONLINE GUIA DO USUÁRIO Envíos Envio en línea OnlineAdministración Gestão de de de Envios envíos Soluções Soluciones de de de integração integración IMPORT EXPRESS ONLINE GUIA DO USUÁRIO importexpressonline.dhl.com Prepare e

Leia mais

BEMVINDO AO ONLINE SHIPPING MANUAL

BEMVINDO AO ONLINE SHIPPING MANUAL Online Shipping BEMVINDO AO ONLINE SHIPPING MANUAL EM VIAGEM OU NO ESCRITÓRIO, O ONLINE SHIPPING LEVA-O LÁ. É ideal para empresas com um pequeno volume de envios, secretariados, receções, viajantes frequentes

Leia mais

DHL IMPORT EXPRESS ONLINE

DHL IMPORT EXPRESS ONLINE DHL IMPORT EXPRESS ONLINE GuIa DE usuário RaPIDaMENTE VOCÊ PODE PREPaR E CONTROLaR SuaS REMESSaS COM TODOS OS DETaLHES E VISIBILIDaDE DO ENVIO COM a FERRaMENTa DHL IMPORT EXPRESS. DHL IMPORT EXPRESS é

Leia mais

DHL IntraShip. Bem-vindo ao programa de automatização de envios da DHL Express DHL IntraShip

DHL IntraShip. Bem-vindo ao programa de automatização de envios da DHL Express DHL IntraShip DHL IntraShip Bem-vindo ao programa de automatização de envios da DHL Express DHL IntraShip 3 4 O IntraShip permite elaborar cartas de porte para os seus envios, fazer pedidos de recolha, fazer o seguimento

Leia mais

BEMVINDO AO DHL EMAILSHIP MANUAL

BEMVINDO AO DHL EMAILSHIP MANUAL Online Shipping BEMVINDO AO DHL EMAILSHIP MANUAL O DHL EMAILSHIP É RÁPIDO E FÁCIL. O DHL emailship é uma ferramenta eletrónica simples e fácil de utilizar da DHL Express. Os formulários PDF reutilizáveis

Leia mais

ROUPA DE TRABALHO VOLVO, ENCOMENDAR NO PORTAL WEB

ROUPA DE TRABALHO VOLVO, ENCOMENDAR NO PORTAL WEB ROUPA DE TRABALHO VOLVO, ENCOMENDAR NO PORTAL WEB COMO ENCOMENDAR Antes de começar a encomendar... página 2 6 Criar uma encomenda... página 7 22 2015-02-18 ANTES DE COMEÇAR A ENCOMENDAR Esta aplicação

Leia mais

BEM VINDOS AO DHL WEB SHIPPING GUIA DE USO

BEM VINDOS AO DHL WEB SHIPPING GUIA DE USO Envio de Remessas Online BEM VINDOS AO DHL WEB SHIPPING GUIA DE USO webshipping.dhl.com ACESSE O DHL WEB SHIPPING DE QUALQUER LUGAR DO MUNDO. Ideal para qualquer empresa com acesso à internet, o DHL Web

Leia mais

Usar o PO Convert para criar uma factura a partir de uma Nota de Encomenda

Usar o PO Convert para criar uma factura a partir de uma Nota de Encomenda 1 / 7 Como Usar o PO Convert para criar uma factura a partir de uma Nota de Encomenda 1. Inicie sessão na sua conta OB10 2. Seleccione a lista Aceites - Na página inicial da sua Conta OB10, clique na lista

Leia mais

DHL PROVIEW MANUAL O DHL PROVIEW DÁ-LHE TOTAL CONTROLO SOBRE OS SEUS ENVIOS.

DHL PROVIEW MANUAL O DHL PROVIEW DÁ-LHE TOTAL CONTROLO SOBRE OS SEUS ENVIOS. Online Shipping DHL PROVIEW MANUAL O DHL PROVIEW DÁ-LHE TOTAL CONTROLO SOBRE OS SEUS ENVIOS. O DHL ProView é uma ferramenta on-line de seguimento de envios lhe permite gerir todos os seus envios e notificações.

Leia mais

Manual de Utilizador Aplicação Cliente Web Versão 1.0.00

Manual de Utilizador Aplicação Cliente Web Versão 1.0.00 Manual de Utilizador Aplicação Cliente Web Versão 1.0.00 Edição 1 Agosto 2011 Elaborado por: GSI Revisto e Aprovado por: COM/ MKT Este manual é propriedade exclusiva da empresa pelo que é proibida a sua

Leia mais

BearingNet - Inventário

BearingNet - Inventário Contenuto Introdução... 2 Tabela O Seu Inventário... 3 Adicionar inventário... 4 Editar ou Eliminar Inventário... 5 Tabela de Manutenção de Inventário... 7 O seu inventário/ Lista de pedido de stock...

Leia mais

Manual Gestix Guia do Utilizador. Gestix.com

Manual Gestix Guia do Utilizador. Gestix.com Manual Gestix Guia do Utilizador Gestix.com Copyright Este documento é Copyright 2008 Westix TI Lda. Todos os direitos reservados. Todas as marcas registadas referidas neste Manual são propriedade dos

Leia mais

BEM-VINDO AO dhl PROVIEW

BEM-VINDO AO dhl PROVIEW BEM-VINDO AO dhl PROVIEW Guia de Usuário O DHL PROVIEW COLOCA VOCÊ NO CONTROLE DE SEUS ENVIOS. PROVIEW O DHL ProView é uma ferramenta de rastreamento on-line que permite o gerenciamento dos envios, a programação

Leia mais

MANUAL ARTSOFT Mobile Pre Sales

MANUAL ARTSOFT Mobile Pre Sales MANUAL ARTSOFT Mobile Pre Sales INDÍCE O que é?... 3 Como se configura?... 3 ARTSOFT... 3 ANDROID... 3 Login... 4 Home... 5 Funcionalidades... 6 Sincronização... 6 Contas... 7 Consultas... 7 Resumos...

Leia mais

BEM-VINDO AO dhl PROVIEW GUIA RÁPIDO DE USO

BEM-VINDO AO dhl PROVIEW GUIA RÁPIDO DE USO BEM-VINDO AO dhl PROVIEW GUIA RÁPIDO DE USO O DHL PROVIEW COLOCA VOCÊ NO CONTROLE DE SEUS ENVIOS. PROVIEW O DHL ProView é uma ferramenta de rastreamento on-line que permite a visibilidade dos envios e

Leia mais

BALCÃO DIGITAL. Manual de Utilização

BALCÃO DIGITAL. Manual de Utilização BALCÃO DIGITAL Manual de Utilização BALCÃO DIGITAL 2 ÍNDICE COMO ADERIR ADESÃO À CARTEIRA DE SERVIÇOS DO BALCÃO DIGITAL ACTIVAÇÃO DA CARTEIRA DE SERVIÇOS DO BALCÃO DIGITAL Contratos Comunicar Leitura Adesão

Leia mais

PONTO DE CONTATO ELETRÓNICO COM OS TRIBUNAIS ARBITRAIS

PONTO DE CONTATO ELETRÓNICO COM OS TRIBUNAIS ARBITRAIS PONTO DE CONTATO ELETRÓNICO COM OS TRIBUNAIS ARBITRAIS MANUAL DE UTILIZADOR INFARMED - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. Parque de Saúde de Lisboa - Avenida do Brasil, 53 1749-004

Leia mais

RIQASNet. Instruções de utilização. Introdução. Registo para o RIQASNet

RIQASNet. Instruções de utilização. Introdução. Registo para o RIQASNet RIQASNet Instruções de utilização Introdução O RIQASNet é um sistema de entrada de dados utilizando a internet que permite aos utilizadores enviarem os resultados e alterações de método para o RIQAS, e

Leia mais

EAmb V.1 ESPOSENDE AMBIENTE. GestProcessos Online. Manual do Utilizador

EAmb V.1 ESPOSENDE AMBIENTE. GestProcessos Online. Manual do Utilizador EAmb V.1 ESPOSENDE AMBIENTE GestProcessos Online Manual do Utilizador GestProcessos Online GABINETE DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EAmb Esposende Ambiente, EEM Rua da Ribeira 4740-245 - Esposende

Leia mais

APOIO AO BENEFICIÁRIO - FEDER - - MAIS CENTRO - GUIA DE SUBMISSÃO ELECTRÓNICA DOS PEDIDOS DE PAGAMENTO

APOIO AO BENEFICIÁRIO - FEDER - - MAIS CENTRO - GUIA DE SUBMISSÃO ELECTRÓNICA DOS PEDIDOS DE PAGAMENTO APOIO AO BENEFICIÁRIO - FEDER - - MAIS CENTRO - GUIA DE SUBMISSÃO ELECTRÓNICA DOS PEDIDOS DE PAGAMENTO GUIA DE PREENCHIMENTO: - SUBMISSÃO ELECTRÓNICA DOS PEDIDOS DE PAGAMENTO - SUBMISSÃO DE CHECK-LIST

Leia mais

WEBSITE DEFIR PRO WWW.DEFIR.NET

WEBSITE DEFIR PRO WWW.DEFIR.NET MANUAL DO UTILIZADOR WEBSITE DEFIR PRO WWW.DEFIR.NET 1. 2. PÁGINA INICIAL... 3 CARACTERÍSTICAS... 3 2.1. 2.2. APRESENTAÇÃO E ESPECIFICAÇÕES... 3 TUTORIAIS... 4 3. DOWNLOADS... 5 3.1. 3.2. ENCOMENDAS (NOVOS

Leia mais

A BDAP Passo a Passo. www.bdap.min-financas.pt

A BDAP Passo a Passo. www.bdap.min-financas.pt A BDAP Passo a Passo www.bdap.min-financas.pt Versão 1 BDAP passo a passo A BDAP Base de Dados dos Recursos Humanos da Administração Pública - é um repositório de informação sobre os Recursos Humanos da

Leia mais

SERVIÇ OS DO PEDIDO ONLINE DA PROPRIEDADE INTELECTUAL

SERVIÇ OS DO PEDIDO ONLINE DA PROPRIEDADE INTELECTUAL SERVIÇ OS DO PEDIDO ONLINE DA PROPRIEDADE INTELECTUAL Manual de Utilização Direcção dos Serviços de Economia do Governo da RAEM Novembro de 2014 SERVIÇ OS DO PEDIDO ONLINE DA PROPRIEDADE INTELECTUAL Manual

Leia mais

Guia rápido do utilizador

Guia rápido do utilizador Guia rápido do utilizador Índice Relatório de roubo 3 Criar um novo relatório de roubo 4 Fornecer detalhes do relatório de roubo Secção 1. Especificar o computador 5 Fornecer detalhes do relatório de roubo

Leia mais

Manual SRCT - v.ps.2 UTILIZADORES. Apoio à gestão das Declarações de Vendas dos Produtos de Saúde. Contacto: taxa.04@infarmed.

Manual SRCT - v.ps.2 UTILIZADORES. Apoio à gestão das Declarações de Vendas dos Produtos de Saúde. Contacto: taxa.04@infarmed. Manual SRCT - v.ps.2 UTILIZADORES Apoio à gestão das Declarações de Vendas dos Produtos de Saúde Contacto: taxa.04@infarmed.pt 2008/Setembro NOTAS EXPLICATIVAS 1. As Declaração de Vendas a que se referem

Leia mais

Ferramentas de Comunicação da Internet no Ensino/Aprendizagem

Ferramentas de Comunicação da Internet no Ensino/Aprendizagem Centro de Formação da Batalha Centro de Competência Entre Mar e Serra Ferramentas de Comunicação da Internet no Ensino/Aprendizagem Batalha Novembro de 2001 1 - Como começar com o Outlook Express Com uma

Leia mais

Manual de Serviços WEB

Manual de Serviços WEB Manual de Serviços WEB Guias www.expresso24.pt Env_R1.1 Pag. 1 de 6 I Guias inserção de nova guia A opção de Guias permite fazer a gestão de guias do dia: Gravação Consulta Eliminação Logo que entra na

Leia mais

MANUAL DE SUBMISSÃO DE PEDIDOS PARA EMISSÃO DE CERTIFICADOS DE UM MEDICAMENTO MODELO OMS E DECLARAÇÕES DE MEDICAMENTOS

MANUAL DE SUBMISSÃO DE PEDIDOS PARA EMISSÃO DE CERTIFICADOS DE UM MEDICAMENTO MODELO OMS E DECLARAÇÕES DE MEDICAMENTOS MANUAL DE SUBMISSÃO DE PEDIDOS PARA EMISSÃO DE CERTIFICADOS DE UM MEDICAMENTO MODELO OMS E DECLARAÇÕES DE MEDICAMENTOS GLOSSÁRIO... 2 INTRODUÇÃO... 3 Objectivo... 3 DEFINIÇÕES... 3 Certificado de um medicamento

Leia mais

Ajuda do site www.maxone.biz ( Março 2006)

Ajuda do site www.maxone.biz ( Março 2006) Ajuda do site www.maxone.biz ( Março 2006) Este documento tem como objectivo ajudar os nossos clientes a trabalhar com o nosso site. Se necessitar de alguma ajuda extra não hesite em contactar-nos. Apesar

Leia mais

Comunicação de Dados de Autenticação e Credenciais de Acesso para Resposta ao Inquérito

Comunicação de Dados de Autenticação e Credenciais de Acesso para Resposta ao Inquérito Mais informação Acesso ao Sistema de Transferência Electrónica de dados de Inquéritos (STEDI). Onde se acede ao sistema de entrega de Inquéritos? Deverá aceder ao sistema através do site do GEP www.gep.mtss.gov.pt

Leia mais

GUIA DE USUÁRIO - GU-

GUIA DE USUÁRIO - GU- 1/22 Revisão 00 de 20//12 1. OBJETIVO Orientar o usuário para a pesquisa e visualização detalhada de todas as ordens de compra emitidas, emitir confirmações de aceite, submeter solicitação de alteração,

Leia mais

Guia de Utilização. Acesso Universal

Guia de Utilização. Acesso Universal Guia de Utilização Índice PREÂMBULO...3 ACESSO À PLATAFORMA...3 ÁREA DE TRABALHO...4 APRESENTAR PROPOSTAS...9 RECEPÇÃO DE ADJUDICAÇÃO...18 PARAMETRIZAÇÃO DA EMPRESA...19 Acesso universal Proibida a reprodução.

Leia mais

Introdução à aplicação Web

Introdução à aplicação Web Introdução à aplicação Web A aplicação Web SanDisk +Cloud é uma interface com base na Web para aceder ao seu conteúdo e gerir a sua conta. Com a aplicação Web poderá reproduzir música, ver filmes, ver

Leia mais

Guia de Depósito Teses

Guia de Depósito Teses Guia de Depósito Teses Descreva o documento que está a depositar Página 1 Se seleccionar todas as opções nesta página, visualizará um formulário diferente, modificado com o intuito de capturar informações

Leia mais

Aleph 18.01 Manual de utilização do módulo de circulação e empréstimos

Aleph 18.01 Manual de utilização do módulo de circulação e empréstimos Aleph 18.01 Manual de utilização do módulo de circulação e empréstimos Elaborado por: Amélia Janeiro e Ana Cosmelli SDUL 2008 Índice Apresentação... 3 1. Gestão de leitores... 5 1.1 Pesquisa de leitores...

Leia mais

DHL EXPRESS PORTUGAL Faturação Eletrónica

DHL EXPRESS PORTUGAL Faturação Eletrónica DHL EXPRESS PORTUGAL Faturação Eletrónica Faturação Eletrónica DHL O que é a Faturação Eletrónica? O serviço de faturação eletrónica da DHL é um método alternativo ao correio e ao fax de receber as suas

Leia mais

Instruções de utilização do portal Web da Visteon

Instruções de utilização do portal Web da Visteon FORD MOTOR COMPANY LIMITED Issued by European Warranty Operations Ford Customer Service Division Instruções de utilização do portal Web da Visteon 1. Entrar Na janela de endereço no seu browser da internet,

Leia mais

Guia do Signatário SAP DocuSign

Guia do Signatário SAP DocuSign Guia do Signatário SAP DocuSign Índice 1. Guia do Signatário SAP DocuSign... 2 2. Receber uma notificação por e-mail... 2 3. Assinar o documento... 3 4. Outras opções... 4 4.1 Terminar mais tarde... 4

Leia mais

PROPOSTA ELETRÔNICA DA INVESTORS TRUST PARA CONSULTORES

PROPOSTA ELETRÔNICA DA INVESTORS TRUST PARA CONSULTORES PROPOSTA ELETRÔNICA DA INVESTORS TRUST PARA CONSULTORES GUIA DO USUÁRIO www.investors-trust.com f Acessando a Plataforma de Proposta Eletrônica para Consultores Para acessar a plataforma de Proposta Eletrônica

Leia mais

Manual utilização. Dezembro 2011. Instituto Politécnico de Viseu

Manual utilização. Dezembro 2011. Instituto Politécnico de Viseu Manual utilização Dezembro 2011 Instituto Politécnico de Viseu 1 Índice Zona pública... 3 Envio da ideia de negócio... 3 Inscrição nas Oficinas E... 4 Zona privada... 5 Administração... 5 Gestão de utilizadores...

Leia mais

GUIA DE UTILIZADOR «Mais Fácil, Mais Rápida, Mais Completa»

GUIA DE UTILIZADOR «Mais Fácil, Mais Rápida, Mais Completa» GUIA DE UTILIZADOR «Mais Fácil, Mais Rápida, Mais Completa» Antalis Portugal «Just Click Antalis» Líder europeu em distribuição de papel, soluções de embalagem e suportes de Comunicação Visual para profissionais.

Leia mais

ÍNDICE. Acesso para agências...3. Organização por pastas...4. Download das facturas a partir do site...5. Pesquisa de facturas...8

ÍNDICE. Acesso para agências...3. Organização por pastas...4. Download das facturas a partir do site...5. Pesquisa de facturas...8 2 ÍNDICE Acesso para agências...3 Organização por pastas...4 Download das facturas a partir do site...5 Pesquisa de facturas...8 Configurar notificações por email...11 3 Bem-vindo ao manual de uso do novo

Leia mais

VM Card. Referência das Definições Web das Funções Avançadas. Manuais do Utilizador

VM Card. Referência das Definições Web das Funções Avançadas. Manuais do Utilizador VM Card Manuais do Utilizador Referência das Definições Web das Funções Avançadas 1 Introdução 2 Ecrãs 3 Definição de Arranque 4 Informações de Função Avançada 5 Instalar 6 Desinstalar 7 Ferramentas do

Leia mais

Google Sites. A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1

Google Sites. A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1 Google Sites A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1 1. Google Sites A Google veio anunciar que, para melhorar as funcionalidades centrais do Grupos Google, como listas de discussão

Leia mais

Vodafone Conferencing Como criar uma reunião

Vodafone Conferencing Como criar uma reunião Vodafone User Guide Vodafone Conferencing Como criar uma reunião Um guia passo-a-passo sobre como configurar uma reunião através do serviço Vodafone Conferencing. Visão geral Pode utilizar a Vodafone Conferencing

Leia mais

Registo de Produtores de Pilhas e Acumuladores

Registo de Produtores de Pilhas e Acumuladores MANUAL DE PROCEDIMENTOS Registo de Produtores de Pilhas e Acumuladores Ecopilhas Sociedade Gestora de Resíduos de Pilhas e Acumuladores, Lda. JUNHO 2011 Índice 1. Início do Registo de Produtor de Pilhas

Leia mais

Registo como Agente. De seguida, terá de editar a sua informação de agente, carregando em Profile e, de seguida, em Edit.

Registo como Agente. De seguida, terá de editar a sua informação de agente, carregando em Profile e, de seguida, em Edit. Manual de Agentes Indíce Registo como Agente... 3 Condições e Preços... 4 Criação de utilizadores... 7 Listagem de Clientes... 8 Criar cartão de Agente AirMenu... 9 Formulários... 10 Importação de Menus

Leia mais

Plano E-commerce Guia de início rápido. Plano E-commerce. Guia de início rápido

Plano E-commerce Guia de início rápido. Plano E-commerce. Guia de início rápido Plano E-commerce 1 ÍNDICE 1 GUIA DE INÍCIO RÁPIDO... 3 2 WEB SITE DE ADMINISTRAÇÃO... 3 3 ASSISTENTE DE CONFIGURAÇÃO... 4 4 CRIAR CATEGORIAS... 7 5 CRIAR PRODUTOS... 9 6 VERIFICAR OPÇÕES IMPORTANTES DO

Leia mais

Aleph 18.01 Manual de utilização do módulo de aquisições

Aleph 18.01 Manual de utilização do módulo de aquisições Aleph 18.01 Manual de utilização do módulo de aquisições Elaborado por: Ana Cosmelli e Amélia Janeiro SDUL 2008 Índice 1. Gestão de encomendas... 4 1.1 Criar uma nova encomenda... 4 1.1.1 Associar uma

Leia mais

Instituto Politécnico de Tomar. Manual da Área de Secretariados

Instituto Politécnico de Tomar. Manual da Área de Secretariados Instituto Politécnico de Tomar Manual da Área de Secretariados Última actualização: 13 de Outubro de 2004 Índice Como aceder a Área de Secretariados...2 O que posso efectuar na Área de Secretariado (Acções)...4

Leia mais

National Endowment for Democracy (Fundo Nacional para a Democracia) Apoiando a liberdade em todo o mundo

National Endowment for Democracy (Fundo Nacional para a Democracia) Apoiando a liberdade em todo o mundo National Endowment for Democracy (Fundo Nacional para a Democracia) Apoiando a liberdade em todo o mundo Instruções para Usar a Inscrição Online O NED tem um processo de apresentação de proposta online

Leia mais

Manual do Fénix. Portal Secretaria da Escola Portal Conselho Científico Portal Direcção de Curso. Candidatura Online para o 2.

Manual do Fénix. Portal Secretaria da Escola Portal Conselho Científico Portal Direcção de Curso. Candidatura Online para o 2. Manual do Fénix Portal Secretaria da Escola Portal Conselho Científico Portal Direcção de Curso Candidatura Online para o 2. º Ciclo SI (Versão 1.0) Maio 2011 Este manual tem como objectivo auxiliar na

Leia mais

American Express @ Work Guia de Primeiros Passos

American Express @ Work Guia de Primeiros Passos American Express @ Work Guia de Primeiros Passos Utilize o American Express @ Work para gerenciar a Conta do Associado e da sua Empresa, realizar manutenções nas Contas, acessar Relatórios de forma rápida,

Leia mais

Manual de Utilizador Entidades 2015-08.V01 DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Manual de Utilizador Entidades 2015-08.V01 DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DIREÇÃO DE SERVIÇOS DE QUALIFICAÇÃO Centro Nacional de Qualificação de Formadores Manual de Utilizador Entidades 2015-08.V01 Índice Índice... 2 1. Introdução... 4

Leia mais

5 - Se o documento estiver completo, com os campos totalmente inseridos e com o aspecto que pretende, poderá guardá-lo.

5 - Se o documento estiver completo, com os campos totalmente inseridos e com o aspecto que pretende, poderá guardá-lo. Impressão em série de cartas de formulário e mailings em grande número Intercalação de correio Base de Dados em Excel Comece por planear o aspecto da sua página final - é uma carta, uma página de etiquetas

Leia mais

ÍNDICE 1 Introdução... 2 Acesso do utilizador público... 3 Processo de apresentação e resolução de reclamação... 4 Acesso ao sistema...

ÍNDICE 1 Introdução... 2 Acesso do utilizador público... 3 Processo de apresentação e resolução de reclamação... 4 Acesso ao sistema... ÍNDICE 1 Introdução... 2 2 Acesso do utilizador público... 3 3 Processo de apresentação e resolução de reclamação... 4 4 Acesso ao sistema... 5 4.1 Como aceder ao website das BNTs... 5 4.2 Como criar uma

Leia mais

GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS ENTIDADE GESTORA ERP PORTUGAL

GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS ENTIDADE GESTORA ERP PORTUGAL GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS ENTIDADE GESTORA ERP PORTUGAL Versão: 1.0 Data: 05-06-2009 Índice Acesso e estados dos Formulários... 3 Escolha do Formulário e submissão... 4 Bases para a navegação

Leia mais

NOVO Panda Antivirus 2007 Manual resumido sobre a instalação, registo e serviços Importante! Leia a secção de registo on-line deste manual atentamente. As informações contidas nesta secção são essenciais

Leia mais

ZS Rest. Manual Avançado. Ementas : Email e SMS. v2011

ZS Rest. Manual Avançado. Ementas : Email e SMS. v2011 Manual Avançado Ementas : Email e SMS v2011 1. Índice 2. INTRODUÇÃO... 2 3. INICIAR O ZSRest FrontOffice... 3 1 4. CONFIGURAÇÃO INICIAL... 4 b) Configurar E-Mail... 4 c) Configurar SMS... 5 i. Configurar

Leia mais

Manual de Administração Intranet BNI

Manual de Administração Intranet BNI Manual de Administração Intranet BNI Fevereiro - 2010 Índice 1. Apresentação... 3 2. Conceitos... 5 3. Funcionamento base da intranet... 7 3.1. Autenticação...8 3.2. Entrada na intranet...8 3.3. O ecrã

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR PROFESSOR(A)

MANUAL DO UTILIZADOR PROFESSOR(A) PROFESSOR(A) INTRODUÇÃO Caro(a) professor(a), Obrigado por descarregar este manual do utilizador do Ephorus. Em caso de dúvidas, por favor contacte o utilizador principal do Ephorus no seu estabelecimento

Leia mais

Declaração de utilização prevista. Exclusão de responsabilidade

Declaração de utilização prevista. Exclusão de responsabilidade Como posso permitir que um paciente partilhe dados comigo? Como posso ligar um convite de paciente a um registo de paciente na minha conta web? Como é que os dados partilhados de um paciente são transferidos

Leia mais

Migrar para o Access 2010

Migrar para o Access 2010 Neste Guia Microsoft O aspecto do Microsoft Access 2010 é muito diferente do Access 2003, pelo que este guia foi criado para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem. Continue a ler para conhecer as

Leia mais

Plataforma de Benefícios Públicos Acesso externo

Plataforma de Benefícios Públicos Acesso externo Índice 1. Acesso à Plataforma... 2 2. Consulta dos Programas de Beneficios Públicos em Curso... 3 3. Entrar na Plataforma... 4 4. Consultar/Entregar Documentos... 5 5. Consultar... 7 6. Entregar Comprovativos

Leia mais

BlackBerry Internet Service. Versão: 4.5.1. Manual do Utilizador

BlackBerry Internet Service. Versão: 4.5.1. Manual do Utilizador BlackBerry Internet Service Versão: 4.5.1 Manual do Utilizador Publicado: 2014-01-09 SWD-20140109134740230 Conteúdos 1 Como começar... 7 Acerca dos planos de serviço de mensagens para o BlackBerry Internet

Leia mais

Guia Utilizador do Serviço WebEDI da

Guia Utilizador do Serviço WebEDI da Guia Utilizador do Serviço WebEDI da Índice Activar conta WebEDI... 1 Aceder ao serviço WebEDI... 2 Recuperar dados de acesso... 3 WebEDI... 4 Editar dados do utilizador... 5 Consultar dados da Empresa...

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

A Acta Reumatológica Portuguesa disponibiliza em www.actareumatologica.pt uma plataforma online de submissão e revisão dos artigos submetidos.

A Acta Reumatológica Portuguesa disponibiliza em www.actareumatologica.pt uma plataforma online de submissão e revisão dos artigos submetidos. A Acta Reumatológica Portuguesa disponibiliza em www.actareumatologica.pt uma plataforma online de submissão e revisão dos artigos submetidos. Quer através do acesso directo à plataforma, quer seguindo

Leia mais

ZS Rest. Manual Avançado. Gestão de Stocks Local. v2011

ZS Rest. Manual Avançado. Gestão de Stocks Local. v2011 Manual Avançado Gestão de Stocks Local v2011 1 1. Índice 2. Introdução... 3 3. Iniciar o ZSRest FrontOffice... 4 4. Produto... 5 b) Activar gestão de stocks... 5 i. Opção: Faz gestão de stocks... 5 ii.

Leia mais

Importante! Leia atentamente a secção de Activação dos serviços deste guia. As informações contidas nesta secção são essenciais para manter o seu PC protegido. MEGA DETECTION Manual de instalação rápida

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR SISTEMA DE ACONSELHAMENTO AGRÍCOLA PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO PEDIDO DE INFORMAÇÃO

MANUAL DO UTILIZADOR SISTEMA DE ACONSELHAMENTO AGRÍCOLA PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO PEDIDO DE INFORMAÇÃO MANUAL DO UTILIZADOR SISTEMA DE ACONSELHAMENTO AGRÍCOLA PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO PEDIDO DE INFORMAÇÃO Índice 1. INTRODUÇÃO... 5 1.1. Considerações Gerais... 5 1.2. Portal do IFAP... 6 1.3. Acesso à aplicação...11

Leia mais

GE PowerShop. Manual de Treino

GE PowerShop. Manual de Treino Manual de Treino Agenda Inserir uma encomenda Colocar uma encomenda com base em consultas da GE Como carregar uma encomenda (base excel) Como encomendar M-Pact Como seguir as suas encomendas Como alterar

Leia mais

SRCT Sistema de Gestão de Receitas e Cobrança de Taxas

SRCT Sistema de Gestão de Receitas e Cobrança de Taxas 01-01-2006 SRCT Sistema de Gestão de Receitas e Cobrança de Taxas Rev 1.0 1 INDICE 1 Indice... 2 2 Introdução... 3 2.1 Acesso ao sistema... 3 3 Login... 4 3.1 Primeiro Login... 4 4 Gestão de Declarações...

Leia mais

Manual Utilizador - Gestão de Processos de Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais - Front-Office

Manual Utilizador - Gestão de Processos de Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais - Front-Office Manual Utilizador - Gestão de Processos de Acidentes de Trabalho e - Front-Office V1.0 Página 1 Índice Índice... 2 1. Introdução... 3 2. Instruções Gerais... 4 2.1 Acesso... 5 2.1.1 Regras para Aceder

Leia mais

Solicitar o seu nome de usuário e senha pela sua ADO

Solicitar o seu nome de usuário e senha pela sua ADO Solicitar o seu nome de usuário e senha pela sua ADO Envie um email para sua ADO (sua organização de custódia) pelo endereço de email que você registrou no seu último formulário de localização 1 Faça o

Leia mais

Novo Order Manager para o Software NobelProcera

Novo Order Manager para o Software NobelProcera Novo Order Manager para o Software NobelProcera Guia Rápido Versão 1 O novo Order Manager facilita mais os processos e procedimentos envolvidos nas encomendas através do sistema NobelProcera. Isto inclui

Leia mais

COFANET. Guia do Usuário Para Seguro de Crédito. https://cofanet.coface.com/portalviewweb/

COFANET. Guia do Usuário Para Seguro de Crédito. https://cofanet.coface.com/portalviewweb/ COFANET Guia do Usuário Para Seguro de Crédito https://cofanet.coface.com/portalviewweb/ 1 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 4 1.2 Produtos e características do Cofanet... 4 2. ACESSO AO COFANET... 4 2.1 Entrada

Leia mais

Guião para as ferramentas etwinning

Guião para as ferramentas etwinning Guião para as ferramentas etwinning Registo em etwinning Primeiro passo: Dados de quem regista Segundo passo: Preferências de geminação Terceiro passo: Dados da escola Quarto passo: Perfil da escola Ferramenta

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÃO DAS PARTICIPAÇÕES DO ESTADO

SISTEMA DE INFORMAÇÃO DAS PARTICIPAÇÕES DO ESTADO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DAS PARTICIPAÇÕES DO ESTADO SIPART (versão Setembro/2004) Manual de Utilização ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO...3 2. ACEDER À APLICAÇÃO...4 3. CRIAR NOVO UTILIZADOR...5 4. CARACTERIZAÇÃO GERAL

Leia mais

Manual de Utilizador Utentes 2015-01.V01 DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Manual de Utilizador Utentes 2015-01.V01 DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DIREÇÃO DE SERVIÇOS DE QUALIFICAÇÃO Centro Nacional de Qualificação de Formadores Manual de Utilizador Utentes 2015-01.V01 Índice Índice... 2 1. Introdução... 4 1.1.

Leia mais

Conselho Geral da Ordem Dos Advogados Departamento Informático. Índice:

Conselho Geral da Ordem Dos Advogados Departamento Informático. Índice: Nota Introdutória: Este documento irá guiá-lo(a) através dos procedimentos necessários para obtenção correcta do seu Certificado Digital. Por favor consulte o índice de modo a encontrar, de uma forma mais

Leia mais

Manual de Navegação. Para conhecer melhor a estrutura do novo site. www.millenniubim.co.mz V02

Manual de Navegação. Para conhecer melhor a estrutura do novo site. www.millenniubim.co.mz V02 Manual de Navegação Para conhecer melhor a estrutura do novo site www.millenniubim.co.mz V02 Índice 1 Nova Estrutura do Site 03 1.1 Informacional 03 1.2 Transaccional 2 Área Informacional 04 2.1 Homepage

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Manual de Utilização Google Grupos Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução... 3 Página

Leia mais

Canon Self-Service. Guia de Introdução. Um manual que o ajuda a registar-se e a começar a utilizar o portal online Self-Service da Canon

Canon Self-Service. Guia de Introdução. Um manual que o ajuda a registar-se e a começar a utilizar o portal online Self-Service da Canon Canon Self-Service Guia de Introdução Um manual que o ajuda a registar-se e a começar a utilizar o portal online Self-Service da Canon Introdução Este manual é dirigido à pessoa responsável pela gestão

Leia mais

Candidatuta on-line Instruções operacionais de preenchimento

Candidatuta on-line Instruções operacionais de preenchimento Candidatura on-line 2014 NOTA PRÉVIA As candidaturas ao Programa de Financiamento a projectos pelo INR, I.P. implicam 2 momentos distintos e complementares: Efetuar a candidatura on-line, através da plataforma

Leia mais

Instruções de acesso à Base Hermes

Instruções de acesso à Base Hermes Instruções de acesso à Base Hermes Inscreva nas caixinhas respectivas as credenciais de acesso à Base Hermes que lhe foram enviadas por email aquando da activação da sua subscrição e clique em Entrar.

Leia mais

Manual de Configuração

Manual de Configuração Manual de Configuração Índice Criar conta de Administrador... 3 Criar Negócio... 5 Back office... 7 Criar Locais... 11 Criar Menu... 13 Itens complexos... 18 One Click... 19 Painel de Pedidos... 20 QR

Leia mais

Guia de Acesso/Apresentação de Pedidos de Apoio Sistema de Informação RURAL

Guia de Acesso/Apresentação de Pedidos de Apoio Sistema de Informação RURAL Guia de Acesso/Apresentação de Pedidos de Apoio Sistema de Informação RURAL Índice 1. Introdução...3 2. Home Page...3 3. Pedido de Senha...4 3.1 Proponente...5 3.2 Técnico Qualificado...5 3.3 Proponente/Técnico

Leia mais

Manual de Iniciaça o. Índice

Manual de Iniciaça o. Índice Manual de Iniciaça o Índice Passo 1- Definir... 2 Definir grupos de tarefas... 2 Definir funções... 6 Definir utilizadores... 11 Definir o Workflow... 14 Definir tarefas... 18 Passo 2 - Planear... 21 Planear

Leia mais

TRABALHADORES INDEPENDENTES SEGURANÇA SOCIAL DIRETA

TRABALHADORES INDEPENDENTES SEGURANÇA SOCIAL DIRETA TRABALHADORES INDEPENDENTES SEGURANÇA SOCIAL DIRETA PASSO-A-PASSO PARA SOLICITAR PEDIDO DE ALTERAÇÃO DE ESCALÃO ATRAVÉS DA SEGURANÇA SOCIAL DIRETA Aceda à Segurança Social Direta, em https:///consultas/ssdirecta/

Leia mais

Tutorial: criação de uma Ficha de Voluntário online

Tutorial: criação de uma Ficha de Voluntário online Tutorial: criação de uma Ficha de Voluntário online A pedido da Coordenação Nacional, o grupo de Coordenação Distrital de Coimbra elaborou este pequeno tutorial que ensina como criar um formulário online

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Microsoft Word Folha

Leia mais

Segurança e recuperação Manual do utilizador

Segurança e recuperação Manual do utilizador Segurança e recuperação Manual do utilizador Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca comercial registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. As informações contidas

Leia mais

Referências Importantes para o Portal Self- Service de Consumidor

Referências Importantes para o Portal Self- Service de Consumidor Referências Importantes para o Portal Self- Service de Consumidor Conteúdo CAPÍTULO 1: REGISTAR-SE E LIGAR-SE PARA O PORTAL SELF-SERVICE 2 CAPÍTULO 2: INFORMAÇÕES GERAIS 4 CAPÍTULO 3: REGISTO DO PRODUTO

Leia mais

Sua campanha em Google AdWords com o vale desconto

Sua campanha em Google AdWords com o vale desconto Sua campanha em Google AdWords com o vale desconto Sua campanha em Google AdWords com o vale desconto Índice Crie a sua conta do Google AdWords 3 Versões do seu programa 3 Dados de acesso 3 Active a sua

Leia mais

GUÍA PARA UTILIZAR A WEBNODE EDU

GUÍA PARA UTILIZAR A WEBNODE EDU GUÍA PARA UTILIZAR A WEBNODE EDU Imagina que queres criar o teu próprio site. Normalmente, terías que descarregar e instalar software para começar a programar. Com a Webnode não é preciso instalar nada.

Leia mais

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual do usuário (informação,

Leia mais

Memeo Instant Backup Guia Rápido de Introdução

Memeo Instant Backup Guia Rápido de Introdução Introdução O Memeo Instant Backup é uma solução de cópias de segurança simples para um mundo digital complexo. O Memeo Instant Backup protege os seus dados, realizando automática e continuamente uma cópia

Leia mais

Licenciamento por volume da Adobe

Licenciamento por volume da Adobe Licenciamento por volume da Adobe Admin Console para clientes do VIP Guia do usuário do Value Incentive Plan (VIP) Versão 2.5 November 21, 2013 Sumário O que é o Admin Console para clientes do VIP?...

Leia mais

Área de Administração

Área de Administração Área de Administração versão 1.1 Partir de 2012/01/14 aplica-se para a versão phpcontact 1.2.x www.phpcontact.net Geral A área de administração é utilizado para uma fácil configuração do software elaboraçao

Leia mais