Teresa Cristina M. Dias & José Carlos Fogo. 6 de Fevereiro de 2014

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Teresa Cristina M. Dias & José Carlos Fogo. 6 de Fevereiro de 2014"

Transcrição

1 Introdução ao L A TEX Teresa Cristina M. Dias & José Carlos Fogo DEs - UFSCar 6 de Fevereiro de 2014 Revisado: Janeiro de 2014

2 Sumário 1 Introdução Histórico do LATEX Editores LATEX O compilador MikTEX 2 Editando um documento TEX Estrutura de um Documento TEX Estrutura do Texto Formatação do texto Outras formatações Uso de cores Prática 3 Criando ambientes Ambientes Diferenciados Listas Ambiente Verbatim 4 Ambiente Matemático Delimitadores Subescritos e sobrescritos Somas e produtos Freações Controlando o tamanho dos símbolos e equações Equações longas Vetores e Matrizes Menu do TEXnicCenter Alguns Símbolos Matemáticos Alfabetos Matemáticos 5 Tabelas Criando Tabelas no LATEX Ambiente tabular Comando multicolumn Ambiente table Tabelas Longas Tabelas usando o Excel Tabela rotacionada 6 Figuras Figuras e gráficos Figuras lado-a-lado: o ambiente minipage 7 Bibliografias do TEX

3 Introdução Histórico do LATEX Histórico O L A TEX é um sistema para processamento de textos que gera vários tipos de documentos: científicos; cartas; livros; artigos, slides, pôsteres, etc. Por volta de 1977, o matemático Donald E. Knuth, da Universidade de Stanford, criou o processador de textos TEX, cujo nome corresponde às primeiras letras da palavra grega texnologia;

4 Introdução Histórico do LATEX Histórico O L A TEX é um sistema para processamento de textos que gera vários tipos de documentos: científicos; cartas; livros; artigos, slides, pôsteres, etc. Por volta de 1977, o matemático Donald E. Knuth, da Universidade de Stanford, criou o processador de textos TEX, cujo nome corresponde às primeiras letras da palavra grega texnologia;

5 Introdução Histórico do LATEX Histórico O TEX é um processador de macros (plain TEX) com poderosa capacidade de programação; É multiplataforma: único disponível para TODOS os sistemas operacionais e o único capaz de gerar o mesmo documento em qualquer sistema sem perder a formatação; O L A TEX: Originalmente escrito por Leslie Lamport, o L A TEX é uma linguagem de macros que foi criada pela dificuldade em se usar o TEX;

6 Introdução Histórico do LATEX Histórico O TEX é um processador de macros (plain TEX) com poderosa capacidade de programação; É multiplataforma: único disponível para TODOS os sistemas operacionais e o único capaz de gerar o mesmo documento em qualquer sistema sem perder a formatação; O L A TEX: Originalmente escrito por Leslie Lamport, o L A TEX é uma linguagem de macros que foi criada pela dificuldade em se usar o TEX;

7 Introdução Histórico do LATEX Histórico O TEX é um processador de macros (plain TEX) com poderosa capacidade de programação; É multiplataforma: único disponível para TODOS os sistemas operacionais e o único capaz de gerar o mesmo documento em qualquer sistema sem perder a formatação; O L A TEX: Originalmente escrito por Leslie Lamport, o L A TEX é uma linguagem de macros que foi criada pela dificuldade em se usar o TEX;

8 Introdução Histórico do LATEX O L A TEX Um documento em L A TEX é formado por comandos, que definem tipo de letra, formatação do texto, símbolos especiais, etc.; Não é um programa do tipo O que você vê é o que você obtém (do inglês WYSIWYG: What You See Is What You Get), mas um programa que você usa para criar o seu documento; O texto em L A TEX pode ser digitado em qualquer editor de texto que gere documentos no formato ASCII. A extensão do documento deve ser.tex; Existem diversos editores L A TEX disponíveis para o sistema Windows, por exemplo TEXnicCenter e TEXStudio.

9 Introdução Histórico do LATEX O L A TEX Um documento em L A TEX é formado por comandos, que definem tipo de letra, formatação do texto, símbolos especiais, etc.; Não é um programa do tipo O que você vê é o que você obtém (do inglês WYSIWYG: What You See Is What You Get), mas um programa que você usa para criar o seu documento; O texto em L A TEX pode ser digitado em qualquer editor de texto que gere documentos no formato ASCII. A extensão do documento deve ser.tex; Existem diversos editores L A TEX disponíveis para o sistema Windows, por exemplo TEXnicCenter e TEXStudio.

10 Introdução Histórico do LATEX O L A TEX Um documento em L A TEX é formado por comandos, que definem tipo de letra, formatação do texto, símbolos especiais, etc.; Não é um programa do tipo O que você vê é o que você obtém (do inglês WYSIWYG: What You See Is What You Get), mas um programa que você usa para criar o seu documento; O texto em L A TEX pode ser digitado em qualquer editor de texto que gere documentos no formato ASCII. A extensão do documento deve ser.tex; Existem diversos editores L A TEX disponíveis para o sistema Windows, por exemplo TEXnicCenter e TEXStudio.

11 Introdução Histórico do LATEX O L A TEX Um documento em L A TEX é formado por comandos, que definem tipo de letra, formatação do texto, símbolos especiais, etc.; Não é um programa do tipo O que você vê é o que você obtém (do inglês WYSIWYG: What You See Is What You Get), mas um programa que você usa para criar o seu documento; O texto em L A TEX pode ser digitado em qualquer editor de texto que gere documentos no formato ASCII. A extensão do documento deve ser.tex; Existem diversos editores L A TEX disponíveis para o sistema Windows, por exemplo TEXnicCenter e TEXStudio.

12 Introdução Histórico do LATEX O L A TEX No L A TEX, um arquivo deve conter o texto (propriamente dito) intercalodo por comandos que descrevem a sua formatação. O arquivo pode ser processado em três formatos: dvi: Device Independent; ps: Post Script; pdf: Portable Document Format.

13 Introdução Histórico do LATEX O L A TEX No L A TEX, um arquivo deve conter o texto (propriamente dito) intercalodo por comandos que descrevem a sua formatação. O arquivo pode ser processado em três formatos: dvi: Device Independent; ps: Post Script; pdf: Portable Document Format.

14 Introdução Histórico do LATEX O L A TEX Vantagens ao usar L A TEX: fórmulas matemáticas com numeração automática (se quiser) sequencial de seções ou capítulos; bibliografias, citações e referências cruzadas; geração de sumários, listas de tabelas, listas de figuras, etc.; criação de índices remissivos; criação de glossários a partir de entradas no texto do livro; notas de rodapé; gerenciamento fácil (por padrão) de diferentes estilos de página para capa, folha de rosto, índices, parte pré-textual, parte textual, páginas iniciais de capítulo, apêndice, etc.

15 Introdução Histórico do LATEX O L A TEX Desvantagens ao usar o L A TEX: necessita treinamento; a conversão para formatos populares de documentos gerados em L A TEX, ou não existe ou é de baixa qualidade, resultando em perda de parte do texto ou de formatação; quanto mais complexo o documento, mais complexos se tornam os comandos empregados, parecendo que os comandos de formatação ocupam quase tanto espaço quanto o texto em si (especialmente no caso de textos com muitas fórmulas matemáticas e referências). O aumento da complexidade dificulta ou impede a conversão para outros formatos, inclusive HTML;

16 Introdução Editores LATEX Editores L A TEX TEXnicCenter e TEXStudio são ambientes de desenvolvimento integrado (Integrated Development Environment - IDE) para L A TEX no Microsoft Windows; Os editores TEXnicCenter e TEXStudio reconhecem as estruturas do L A TEX, que aparecem coloridas para facilitar a edição do documento. São gratuítos e podem ser baixados dos sites e respectivamente.

17 Introdução Editores LATEX Editores L A TEX TEXnicCenter e TEXStudio são ambientes de desenvolvimento integrado (Integrated Development Environment - IDE) para L A TEX no Microsoft Windows; Os editores TEXnicCenter e TEXStudio reconhecem as estruturas do L A TEX, que aparecem coloridas para facilitar a edição do documento. São gratuítos e podem ser baixados dos sites e respectivamente.

18 Introdução Editores LATEX Editores L A TEX TEXnicCenter e TEXStudio são ambientes de desenvolvimento integrado (Integrated Development Environment - IDE) para L A TEX no Microsoft Windows; Os editores TEXnicCenter e TEXStudio reconhecem as estruturas do L A TEX, que aparecem coloridas para facilitar a edição do documento. São gratuítos e podem ser baixados dos sites e respectivamente.

19 Introdução O compilador MikTEX MiKTEX MiKTEXé um programa para Windows que interpreta e compila documentos em TEX; É uma coleção de pacotes diferentes, implementados por usuários do mundo todo; É open source e pode ser redistribuído livremente desde que sejam observadas determinadas condições (ver site); Homepage:

20 Introdução O compilador MikTEX MiKTEX MiKTEXé um programa para Windows que interpreta e compila documentos em TEX; É uma coleção de pacotes diferentes, implementados por usuários do mundo todo; É open source e pode ser redistribuído livremente desde que sejam observadas determinadas condições (ver site); Homepage:

21 Introdução O compilador MikTEX MiKTEX MiKTEXé um programa para Windows que interpreta e compila documentos em TEX; É uma coleção de pacotes diferentes, implementados por usuários do mundo todo; É open source e pode ser redistribuído livremente desde que sejam observadas determinadas condições (ver site); Homepage:

22 Introdução O compilador MikTEX MiKTEX MiKTEXé um programa para Windows que interpreta e compila documentos em TEX; É uma coleção de pacotes diferentes, implementados por usuários do mundo todo; É open source e pode ser redistribuído livremente desde que sejam observadas determinadas condições (ver site); Homepage:

23 Editando um documento TEX Estrutura de um Documento TEX Estrutura de um Documento TEX Figura: Processo de edição de um documento L A TEX.

24 Editando um documento TEX Estrutura de um Documento TEX Arquivo Fonte Um documento no TEX é dividido em preâmbulo e corpo: o preâmbulo contém parâmetros gerais de organização e formatação; o corpo contém o texto, seus ambientes e estruturas; O corpo do documento é delimitado pelas marcas: \begin{document}: tudo que vem antes deste comando é chamado de preâmbulo e \end{document}: tudo que vem depois deste comando não é considerado.

25 Editando um documento TEX Estrutura de um Documento TEX Arquivo Fonte Um documento no TEX é dividido em preâmbulo e corpo: o preâmbulo contém parâmetros gerais de organização e formatação; o corpo contém o texto, seus ambientes e estruturas; O corpo do documento é delimitado pelas marcas: \begin{document}: tudo que vem antes deste comando é chamado de preâmbulo e \end{document}: tudo que vem depois deste comando não é considerado.

26 Editando um documento TEX Estrutura de um Documento TEX Exemplo \documentclass{article} \usepackage[brazil]{babel} \usepackage[latin1]{inputenc} \usepackage[t1]{fontenc} \usepackage{verbatim,graphics,longtable,geometry}... \begin{document}... Aqui deve ser digitado o texto... \end{document}

27 Editando um documento TEX Estrutura de um Documento TEX Usando o TEXnicCenter

28 Editando um documento TEX Estrutura do Texto As classes de documentos A primeira especificação em um documento TEXé a sua classe. A classe do documento é definida na primeira linha do preâmbulo pelo comando: \documentclass[opt]{classe} As principais classes são: book : - usado para a edição de livros, segue a estrutura de capítulos; - padrão: inicia os capítulo pelo lado direito da folha, utilizando frente e verso. report : - cria textos extensos (TCC, dissertações e teses), seguindo a estrutura de seções; - padrão: começa as seções no lado esquerdo da folha, utiliza só a frente e inicia a numeração das seções por 0.

29 Editando um documento TEX Estrutura do Texto As classes de documentos A primeira especificação em um documento TEXé a sua classe. A classe do documento é definida na primeira linha do preâmbulo pelo comando: \documentclass[opt]{classe} As principais classes são: book : - usado para a edição de livros, segue a estrutura de capítulos; - padrão: inicia os capítulo pelo lado direito da folha, utilizando frente e verso. report : - cria textos extensos (TCC, dissertações e teses), seguindo a estrutura de seções; - padrão: começa as seções no lado esquerdo da folha, utiliza só a frente e inicia a numeração das seções por 0.

30 Editando um documento TEX Estrutura do Texto As classes de documentos A primeira especificação em um documento TEXé a sua classe. A classe do documento é definida na primeira linha do preâmbulo pelo comando: \documentclass[opt]{classe} As principais classes são: book : - usado para a edição de livros, segue a estrutura de capítulos; - padrão: inicia os capítulo pelo lado direito da folha, utilizando frente e verso. report : - cria textos extensos (TCC, dissertações e teses), seguindo a estrutura de seções; - padrão: começa as seções no lado esquerdo da folha, utiliza só a frente e inicia a numeração das seções por 0.

31 Editando um documento TEX Estrutura do Texto As classes de documentos article : - cria textos pequenos (artigos, relatórios, resumos), seguindo a estrutura de seções; - padrão: inicia a numeração das seções por 1 e usa só a frente da folha. slides : - cria slides para apresentações de palestras, seminários, etc (beamer). sciposter : - para a edição de pôsteres e banners. Existem, ainda, outras classes de documentos, tais como: paper, letter e a0poster. Classes novas podem ser criadas, de acordo com o padrão desejado.

32 Editando um documento TEX Estrutura do Texto As classes de documentos article : - cria textos pequenos (artigos, relatórios, resumos), seguindo a estrutura de seções; - padrão: inicia a numeração das seções por 1 e usa só a frente da folha. slides : - cria slides para apresentações de palestras, seminários, etc (beamer). sciposter : - para a edição de pôsteres e banners. Existem, ainda, outras classes de documentos, tais como: paper, letter e a0poster. Classes novas podem ser criadas, de acordo com o padrão desejado.

33 Editando um documento TEX Estrutura do Texto As classes de documentos article : - cria textos pequenos (artigos, relatórios, resumos), seguindo a estrutura de seções; - padrão: inicia a numeração das seções por 1 e usa só a frente da folha. slides : - cria slides para apresentações de palestras, seminários, etc (beamer). sciposter : - para a edição de pôsteres e banners. Existem, ainda, outras classes de documentos, tais como: paper, letter e a0poster. Classes novas podem ser criadas, de acordo com o padrão desejado.

34 Editando um documento TEX Estrutura do Texto As classes de documentos article : - cria textos pequenos (artigos, relatórios, resumos), seguindo a estrutura de seções; - padrão: inicia a numeração das seções por 1 e usa só a frente da folha. slides : - cria slides para apresentações de palestras, seminários, etc (beamer). sciposter : - para a edição de pôsteres e banners. Existem, ainda, outras classes de documentos, tais como: paper, letter e a0poster. Classes novas podem ser criadas, de acordo com o padrão desejado.

35 Editando um documento TEX Estrutura do Texto As classes de documentos Algumas opções de formatação do texto são definidas pelo item [opt] na especificação do documentclass. As opções mais comuns em [opt] são: tamanho da fonte, formato do papel e da página: tamanho da fonte: 10pt (default), 11pt e 12pt (1pt = 1/3 mm); formato do papel: letterpaper (default), a4paper, a5paper, legalpaper, etc...; formato da página: uma ou duas colunas (onecolumn ou twocolumn); impressão: um ou dois lados da folha (oneside ou twoside); orientação: portrait (padrão) ou landscape.

36 Editando um documento TEX Estrutura do Texto As classes de documentos Algumas opções de formatação do texto são definidas pelo item [opt] na especificação do documentclass. As opções mais comuns em [opt] são: tamanho da fonte, formato do papel e da página: tamanho da fonte: 10pt (default), 11pt e 12pt (1pt = 1/3 mm); formato do papel: letterpaper (default), a4paper, a5paper, legalpaper, etc...; formato da página: uma ou duas colunas (onecolumn ou twocolumn); impressão: um ou dois lados da folha (oneside ou twoside); orientação: portrait (padrão) ou landscape.

37 Editando um documento TEX Estrutura do Texto As classes de documentos Algumas opções de formatação do texto são definidas pelo item [opt] na especificação do documentclass. As opções mais comuns em [opt] são: tamanho da fonte, formato do papel e da página: tamanho da fonte: 10pt (default), 11pt e 12pt (1pt = 1/3 mm); formato do papel: letterpaper (default), a4paper, a5paper, legalpaper, etc...; formato da página: uma ou duas colunas (onecolumn ou twocolumn); impressão: um ou dois lados da folha (oneside ou twoside); orientação: portrait (padrão) ou landscape.

38 Editando um documento TEX Estrutura do Texto As classes de documentos Algumas opções de formatação do texto são definidas pelo item [opt] na especificação do documentclass. As opções mais comuns em [opt] são: tamanho da fonte, formato do papel e da página: tamanho da fonte: 10pt (default), 11pt e 12pt (1pt = 1/3 mm); formato do papel: letterpaper (default), a4paper, a5paper, legalpaper, etc...; formato da página: uma ou duas colunas (onecolumn ou twocolumn); impressão: um ou dois lados da folha (oneside ou twoside); orientação: portrait (padrão) ou landscape.

39 Editando um documento TEX Estrutura do Texto As classes de documentos Algumas opções de formatação do texto são definidas pelo item [opt] na especificação do documentclass. As opções mais comuns em [opt] são: tamanho da fonte, formato do papel e da página: tamanho da fonte: 10pt (default), 11pt e 12pt (1pt = 1/3 mm); formato do papel: letterpaper (default), a4paper, a5paper, legalpaper, etc...; formato da página: uma ou duas colunas (onecolumn ou twocolumn); impressão: um ou dois lados da folha (oneside ou twoside); orientação: portrait (padrão) ou landscape.

40 Editando um documento TEX Estrutura do Texto As classes de documentos Algumas opções de formatação do texto são definidas pelo item [opt] na especificação do documentclass. As opções mais comuns em [opt] são: tamanho da fonte, formato do papel e da página: tamanho da fonte: 10pt (default), 11pt e 12pt (1pt = 1/3 mm); formato do papel: letterpaper (default), a4paper, a5paper, legalpaper, etc...; formato da página: uma ou duas colunas (onecolumn ou twocolumn); impressão: um ou dois lados da folha (oneside ou twoside); orientação: portrait (padrão) ou landscape.

41 Editando um documento TEX Estrutura do Texto As classes de documentos Desta forma, o comando \documentclass[12pt, a4paper, twoside]{article} define o seguinte tipo de documento: classe: article; tamanho da fonte: 12pt; tipo de papel: a4paper; impressão: frente e verso; As demais opções são definidas pelo valor default.

42 Editando um documento TEX Estrutura do Texto As classes de documentos Desta forma, o comando \documentclass[12pt, a4paper, twoside]{article} define o seguinte tipo de documento: classe: article; tamanho da fonte: 12pt; tipo de papel: a4paper; impressão: frente e verso; As demais opções são definidas pelo valor default.

43 Editando um documento TEX Formatação do texto Considerações iniciais comandos começam com \ ; palavras são separadas por espaço(s); mais de um espaço no meio do texto é interpretado como um espaço único; parágrafos são separados por linha(s); comentário: % - o texto após este símbolo é considerado como comentário pelo TEX. os comandos TEX são case sensitive (diferenciam maiúsculas de minúsculas).

44 Editando um documento TEX Formatação do texto Formatação da fonte texto sublinhado (pacote ulem): sublinhado, riscado, muito///////// riscado, etc; opções: pequeno, fino, grande, maior, etc; fontes de letra: itálico, negrito, Sans serif, letra de forma, máquina de escrever; Exemplo No TEXnicCenter voc^e pode mudar a fonte, o tamanho e a cor da fonte quando quiser!

45 Editando um documento TEX Formatação do texto Inserção de pacotes O comando para inserir pacotes é \usepackage{pacote}. Exemplos: gráfico: \usepackage{graphicx}; ĺıngua portuguesa: \usepackage[brazil]{babel}; acentuação direta: \usepackage[latin1]{inputenc}; hifenização: \usepackage[t1]{fontenc}; tabelas longas: \usepackage{longtable}; margens: \usepackage{geometry}.

46 Editando um documento TEX Formatação do texto Outros pacotes úteis ae multicol calc picinpar enumerate rotating fancybox setspace fancyhdr wrapfig lscape xcolor Uma lista dos principais pacotes, com as respectivas descrições, pode ser acessada pelo link:

47 Editando um documento TEX Formatação do texto Formatação de página:

48 Editando um documento TEX Formatação do texto Outra formatação: \geometry{a4paper,headsep=1.0cm,footskip=1cm, lmargin=2cm,rmargin=2cm,tmargin=2cm, bmargin=2.5cm}

49 Editando um documento TEX Outras formatações Divisão do texto em colunas Para dividir o texto em colunas, primeiro insira o comando \usepackage{multicol} no preâmbulo. No início do período do texto, insira \begin{multicols}{xx} (aqui xx = 2). Termine o texto com o comando \end{multicols}. A divisão do texto é automática, sendo permitido até 10 colunas.

50 Editando um documento TEX Outras formatações Quebra de linhas e páginas O texto em TEXé digitado normalmente, porém, para iniciar um parágrafo no meio do texto: pule uma linha; mudar de página: use \newpage; quebrar a linha: \linebreak (redistribui o texto na linha), \\ ou \newline; mudar a linha sem iniciar um parágrafo: \\*; forçar um parágrafo no início de capítulos, seções, ou subseções: \usepackage{indentfirst}; abrir aspas use o acento agudo e para fechá-las use o grave (duas vezes!).

51 Editando um documento TEX Outras formatações Alinhamento do texto para centralizar o texto: \begin{center}... \end{center}; para alinhar à esquerda o texto: \begin{flushleft}... \end{flushleft}; para alinhar à direita o texto: \begin{flushright}... \end{flushright};

52 Editando um documento TEX Outras formatações Capítulos, seções, subseções, etc \chapter{nome do capítulo} ou \chapter*{nome do capítulo}; \section{nome da seç~ao} ou \section*{nome da seç~ao}; \subsection{nome da subseç~ao}, \subsubsection{nome da subsubseç~ao}, etc. O uso do * faz com que o termo de identificação (capítulo, seção, etc...) não sejam impressos.

53 Editando um documento TEX Outras formatações Símbolos Não Matemáticos Comando Resultado \dag \ddag \S \P \textregistered R \copyright c \& & \# # \$ $ \% % \_ \{ \} { }

54 Editando um documento TEX Uso de cores Uso de cores Para escrever em cores é necessário carregar os pacotes: \usepackage{graphicx, xcolor} Existem diversas formas para se utilizar cores no meio do texto: \textcolor{cor}{texto} ou {\color{cor}texto}. i ) escrevendo em azul e outro comando para o azul; ii ) escrevendo em vermelho e outro comando para o vermelho; iii ) escrevendo em verde e outro comando para o verde; iv ) escrevendo em lilás e outro comando para o lilás; v ) escrevendo em amarelo e outro comando para o amarelo; vi ) escrevendo em laranja e outro comando para o laranja.

55 Editando um documento TEX Uso de cores Uso de cores Para escrever em cores é necessário carregar os pacotes: \usepackage{graphicx, xcolor} Existem diversas formas para se utilizar cores no meio do texto: \textcolor{cor}{texto} ou {\color{cor}texto}. i ) escrevendo em azul e outro comando para o azul; ii ) escrevendo em vermelho e outro comando para o vermelho; iii ) escrevendo em verde e outro comando para o verde; iv ) escrevendo em lilás e outro comando para o lilás; v ) escrevendo em amarelo e outro comando para o amarelo; vi ) escrevendo em laranja e outro comando para o laranja.

56 Editando um documento TEX Uso de cores Uso de cores Também podemos compor as cores com a saturação da paleta rgb. {\color[rgb]{x,y,z}texto}, em que x, y e z são valores entre 0 e 1 com as saturações de vermelho, verde azul. i ) {\color[rgb]{1,0,0}vermelho} = vermelho; ii ) {\color[rgb]{0,1,0}verde} = verde; iii ) {\color[rgb]{0,0,1}azul} = azul; iv ) {\color[rgb]{0,0.3906,0.2148}verde do Palmeiras } = verde do Palmeiras ; v ) {\color[rgb]{0.6,0.2,0.4}que cor seria esta?} = que cor seria esta?.

57 Editando um documento TEX Uso de cores Uso de cores Também podemos compor as cores com a saturação da paleta rgb. {\color[rgb]{x,y,z}texto}, em que x, y e z são valores entre 0 e 1 com as saturações de vermelho, verde azul. i ) {\color[rgb]{1,0,0}vermelho} = vermelho; ii ) {\color[rgb]{0,1,0}verde} = verde; iii ) {\color[rgb]{0,0,1}azul} = azul; iv ) {\color[rgb]{0,0.3906,0.2148}verde do Palmeiras } = verde do Palmeiras ; v ) {\color[rgb]{0.6,0.2,0.4}que cor seria esta?} = que cor seria esta?.

58 Editando um documento TEX Uso de cores Uso de cores Também podemos compor as cores com a saturação da paleta rgb. {\color[rgb]{x,y,z}texto}, em que x, y e z são valores entre 0 e 1 com as saturações de vermelho, verde azul. i ) {\color[rgb]{1,0,0}vermelho} = vermelho; ii ) {\color[rgb]{0,1,0}verde} = verde; iii ) {\color[rgb]{0,0,1}azul} = azul; iv ) {\color[rgb]{0,0.3906,0.2148}verde do Palmeiras } = verde do Palmeiras ; v ) {\color[rgb]{0.6,0.2,0.4}que cor seria esta?} = que cor seria esta?.

59 Editando um documento TEX Uso de cores Uso de cores Outra paleta é a cmyk, com as saturações de cyan, magenta, yellow e black {\color[cmyk]{x,y,z,w}texto}, i ) {\color[cmyk]{0,1,1,0}vermelho} = vermelho; ii ) {\color[cmyk]{1,0,1,0}verde} = verde; iii ) {\color[cmyk]{1,1,0,0}azul} = azul;

60 Editando um documento TEX Uso de cores Uso de cores Outra paleta é a cmyk, com as saturações de cyan, magenta, yellow e black {\color[cmyk]{x,y,z,w}texto}, i ) {\color[cmyk]{0,1,1,0}vermelho} = vermelho; ii ) {\color[cmyk]{1,0,1,0}verde} = verde; iii ) {\color[cmyk]{1,1,0,0}azul} = azul;

61 Editando um documento TEX Prática Praticando um pouco... Exemplo 1: Avaliar o preâmbulo; concluir a formatação do texto. Exemplo 2A: Observar pacotes e detalhes do preâmbulo; verificar diferenças na formatação da fonte: tamanho, negrito, itálico, etc...; dividir o texto em duas colunas; explorar caracteres especiais e cores; introduzir o ambiente matemático.

62 Criando ambientes Ambientes Diferenciados Criando ambientes Um ambiente no TEX é uma parcela diferenciada do texto para um fim específico; Ambientes podem ser criados de acordo com a conveniência, como por exemplo; definições; teoremas; lembretes, etc.

63 Criando ambientes Ambientes Diferenciados Criando ambientes Um ambiente no TEX é uma parcela diferenciada do texto para um fim específico; Ambientes podem ser criados de acordo com a conveniência, como por exemplo; definições; teoremas; lembretes, etc.

64 Criando ambientes Ambientes Diferenciados A sequência abaixo: \begin{defi}[\bf Exemplo de Definiç~ao] Este é um exemplo de ambiente criado para definiç~oes. \end{defi} Gera: Definição (Exemplo de Definição) Este é um exemplo de ambiente criado para definições.

65 Criando ambientes Ambientes Diferenciados Agora, um ambiente para um teorema: \begin{teo}[teorema de Pitágoras] O quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos. \end{teo} Teorema (Teorema de Pitágoras) O quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.

66 Criando ambientes Ambientes Diferenciados Criação de ambientes Para criar estes ambientes, insira o comando \newtheorem no preâmbulo: \newtheorem{lei}{lei}; \newtheorem{defi}{definiç~ao}; \newtheorem{teo}{teorema}[chapter]: acompanha a numeração do capítulo; Formato do comando: \newtheorem{nome de refer^encia}{tipo de Ambiente}[contador]

67 Criando ambientes Ambientes Diferenciados Criação de ambientes Para criar estes ambientes, insira o comando \newtheorem no preâmbulo: \newtheorem{lei}{lei}; \newtheorem{defi}{definiç~ao}; \newtheorem{teo}{teorema}[chapter]: acompanha a numeração do capítulo; Formato do comando: \newtheorem{nome de refer^encia}{tipo de Ambiente}[contador]

68 Criando ambientes Ambientes Diferenciados Criação de ambientes Para criar estes ambientes, insira o comando \newtheorem no preâmbulo: \newtheorem{lei}{lei}; \newtheorem{defi}{definiç~ao}; \newtheorem{teo}{teorema}[chapter]: acompanha a numeração do capítulo; Formato do comando: \newtheorem{nome de refer^encia}{tipo de Ambiente}[contador]

69 Criando ambientes Listas Listas Lista marcada com pontos: \begin{itemize} \item texto 1 \item texto 2 \end{itemize} \end{itemize} Lista marcada com pontos: texto 1 texto 2

70 Criando ambientes Listas Listas Lista enumerada: \begin{enumerate} \item texto 1 \item texto 2 \end{enumerate} Lista enumerada: 1 texto 1 2 texto 2

71 Criando ambientes Listas Listas Lista personalizada: \begin{description} \item[{\az A)}] texto 1 \item[{\it i })] texto 2 \end{description} Lista personalizada: A) texto 1 i ) texto 2

72 Criando ambientes Ambiente Verbatim Ambiente verbatim No ambiente verbatim escrevemos um texto que será exibido no documento exatamente como foi digitado (com espaços e quebra de linhas), sem ser processado. Carregue o pacote verbatim e utilize os comandos: \verb# texto #, onde # pode ser qualquer caracter exceto letras, * ou espaços; \begin{verbatim}... texto... \end{verbatim};

73 Criando ambientes Ambiente Verbatim Ambiente verbatim No ambiente verbatim escrevemos um texto que será exibido no documento exatamente como foi digitado (com espaços e quebra de linhas), sem ser processado. Carregue o pacote verbatim e utilize os comandos: \verb# texto #, onde # pode ser qualquer caracter exceto letras, * ou espaços; \begin{verbatim}... texto... \end{verbatim};

74 Criando ambientes Ambiente Verbatim Ambiente verbatim No ambiente verbatim escrevemos um texto que será exibido no documento exatamente como foi digitado (com espaços e quebra de linhas), sem ser processado. Carregue o pacote verbatim e utilize os comandos: \verb# texto #, onde # pode ser qualquer caracter exceto letras, * ou espaços; \begin{verbatim}... texto... \end{verbatim};

75 Criando ambientes Ambiente Verbatim Ambiente verbatim No ambiente verbatim escrevemos um texto que será exibido no documento exatamente como foi digitado (com espaços e quebra de linhas), sem ser processado. Carregue o pacote verbatim e utilize os comandos: \verb# texto #, onde # pode ser qualquer caracter exceto letras, * ou espaços; \begin{verbatim}... texto... \end{verbatim};

76 Criando ambientes Ambiente Verbatim Exemplo 1 Utilização: Resultado: :-) \verb@ Utilização: \verb# este é um texto ilustrativo... # Resultado: este é um texto ilustrativo... Utilização: Comando para inserir pacotes: \verb$\usepackage{pacote}$. Resultado: Comando para inserir pacotes: \usepackage{pacote}.

77 Criando ambientes Ambiente Verbatim Exemplo 2 \begin{verbatim*} Leitura de um conjunto de dados no SAS: data exemplo; infile "C:\...\dados.txt"; input dados; run; \end{verbatim*} Leitura de um conjunto de dados no SAS: data exemplo; infile "C:\...\dados.txt"; input dados; run;

78 Criando ambientes Ambiente Verbatim Exemplo 3 \begin{verbatim*} # criando vetores > x1<- 1:100 > x2 <- c(1,2,3,4,5) > length(x2) # tamanho do vetor x [1] 5 \end{verbatim*} # criando vetores > x1<- 1:100 > x2 <- c(1,2,3,4,5) > length(x2) # tamanho do vetor x [1] 5

79 Ambiente Matemático Ambiente matemático expressões no meio do linha; texto dentro de fórmulas; equações com ou sem numeraçao; vetores ou matrizes; letras gregas e outros tipos de letras: θ, R ou A.

80 Ambiente Matemático Ambiente matemático expressões no meio do linha; texto dentro de fórmulas; equações com ou sem numeraçao; vetores ou matrizes; letras gregas e outros tipos de letras: θ, R ou A.

81 Ambiente Matemático Ambiente matemático expressões no meio do linha; texto dentro de fórmulas; equações com ou sem numeraçao; vetores ou matrizes; letras gregas e outros tipos de letras: θ, R ou A.

82 Ambiente Matemático Ambiente matemático expressões no meio do linha; texto dentro de fórmulas; equações com ou sem numeraçao; vetores ou matrizes; letras gregas e outros tipos de letras: θ, R ou A.

83 Ambiente Matemático Ambiente matemático expressões no meio do linha; texto dentro de fórmulas; equações com ou sem numeraçao; vetores ou matrizes; letras gregas e outros tipos de letras: θ, R ou A.

84 Ambiente Matemático Pacotes matemáticos Para explorar ambientes matemáticos, é interessante inserir os pacotes amssymb, amsmath e amsfonts da American Mathematical Society: \usepackage{amsmath} fornece comandos tais como: align, flalign, gather, multline e split environments. \usepackage{amssymb} \usepackage{amsfonts} os dois últimos fornecem mais símbolos matemáticos.

85 Ambiente Matemático Equações As fórmulas inseridas numa linha, no meio do texto, são digitadas entre $, ou seja, $ fórmula $. Por exemplo:... a equaç~ao do segundo grau $2x^2-6X + 4 = 0$ tem raízes $x_1 = 2$ e $x_2 = 2$. Resulta em:... a equação do segundo grau 2x 2 6X + 4 = 0 tem raízes x 1 = 2 e x 2 = 2.

86 Ambiente Matemático Equações As fórmulas inseridas numa linha, no meio do texto, são digitadas entre $, ou seja, $ fórmula $. Por exemplo:... a equaç~ao do segundo grau $2x^2-6X + 4 = 0$ tem raízes $x_1 = 2$ e $x_2 = 2$. Resulta em:... a equação do segundo grau 2x 2 6X + 4 = 0 tem raízes x 1 = 2 e x 2 = 2.

87 Ambiente Matemático Equações As fórmulas inseridas numa linha, no meio do texto, são digitadas entre $, ou seja, $ fórmula $. Por exemplo:... a equaç~ao do segundo grau $2x^2-6X + 4 = 0$ tem raízes $x_1 = 2$ e $x_2 = 2$. Resulta em:... a equação do segundo grau 2x 2 6X + 4 = 0 tem raízes x 1 = 2 e x 2 = 2.

88 Ambiente Matemático Equações Para fórmulas destacadas e centralizadas numa, ou mais, linhas, temos 6 possibilidades: i) não numeradas: 1-) $$ fórmula $$, 2-) \[ fórmula \] e 3-) \begin{math} fórmula \end{math}. ii) numeradas: 1-) \begin{equation} fórmula \end{equation}, 2-) \begin{align} fórmula \end{align} e 3-) \begin{eqnarray} fórmula \end{eqnarray}.

89 Ambiente Matemático Equações Para fórmulas destacadas e centralizadas numa, ou mais, linhas, temos 6 possibilidades: i) não numeradas: 1-) $$ fórmula $$, 2-) \[ fórmula \] e 3-) \begin{math} fórmula \end{math}. ii) numeradas: 1-) \begin{equation} fórmula \end{equation}, 2-) \begin{align} fórmula \end{align} e 3-) \begin{eqnarray} fórmula \end{eqnarray}.

90 Ambiente Matemático Fórmulas não numeradas 1 o caso: entre $$ $$ $$ s^2 = \frac{\sum^n_{i=1} (x_i - \bar{x})^2}{n-1} $$ 2 o caso: entre \[ \] n s 2 i=1 = (x i x) 2 n 1 \[ s^2 = \frac{\sum^n_{i=1} (x_i - \bar{x})^2}{n-1} \] n s 2 i=1 = (x i x) 2 n 1

91 Ambiente Matemático Fórmulas não numeradas 1 o caso: entre $$ $$ $$ s^2 = \frac{\sum^n_{i=1} (x_i - \bar{x})^2}{n-1} $$ 2 o caso: entre \[ \] n s 2 i=1 = (x i x) 2 n 1 \[ s^2 = \frac{\sum^n_{i=1} (x_i - \bar{x})^2}{n-1} \] n s 2 i=1 = (x i x) 2 n 1

92 Ambiente Matemático Fórmulas não numeradas 3 o caso: ambiente math \begin{math} s^2 = \frac{\sum^n_{i=1} (x_i - \bar{x})^2}{n-1} \end{math} s 2 = n i=1 (x i x) 2 n 1 * observe que, neste caso, a expressão além de não numerada, também não é centralizada e, além disso, a fração do lado direito ficou menor do que as anteriores.

93 Ambiente Matemático Fórmulas numeradas 1 o caso: ambiente equation \begin{equation} s^2 = \frac{\sum^n_{i=1} (x_i - \bar{x})^2}{n-1} \label{eq1} \end{equation} n s 2 i=1 = (x i x) 2 n 1 (1)

94 Ambiente Matemático Fórmulas numeradas 2 o caso: ambiente align \begin{align} s^2 &= \frac{\sum^n_{i=1}(x_i-\bar{x})^2}{n-1}\nonumber \\ &= \frac{1}{(n-1)}\sum^n_{i=1} x_i^2 - n\bar{x}^2 \label{eq2} \end{align} n s 2 i=1 = (x i x) 2 n 1 1 n = xi 2 n x 2 (2) (n 1) i=1

95 Ambiente Matemático Fórmulas numeradas 3 o caso: ambiente eqnarray \begin{eqnarray} s^2 &=& \frac{\sum^n_{i=1}(x_i-\bar{x})^2}{n-1}\nonumber \\ &=& \frac{1}{(n-1)}\sum^n_{i=1} x_i^2 - n\bar{x}^2 \label{eq3} \end{eqnarray} s 2 = = n i=1 (x i x) 2 1 (n 1) n 1 n i=1 x 2 i n x 2 (3)

96 Ambiente Matemático Fórmulas numeradas Uma fórmula pode apresentar variações, sendo que, há o interesse que essas variações sejam numeradas. Para estes casos usamos o ambiente subequations \begin{subequations} \begin{align} a_n = a_{n-1} + r \\ a_n = a_1 +(n-1)r \end{align} \end{subequations} a n = a n 1 + r a n = a 1 + (n 1)r (4a) (4b)

97 Ambiente Matemático Fórmulas numeradas Ambiente subequations com eqnarray \begin{subequations} \begin{eqnarray} a_n &=& a_{n-1} + r \\ a_n &=& a_1 +(n-1)r \end{eqnarray} \end{subequations} a n = a n 1 + r (5a) a n = a 1 + (n 1)r (5b)

98 Ambiente Matemático Fórmulas numeradas O ambiente cases \begin{equation} P(X \leq x) = \begin{cases} 0 & \text{if } x < 0 \\ 1-p & \text{if } 0 \leq x < 1 \\ 1 & \text{if } x \geq 1 \\ \end{cases} \end{equation} 0 if x < 0 P(X x) = 1 p if 0 x < 1 1 if x 1 (6)

99 Ambiente Matemático Citação: O comando \ref{ } Para fazer citações de equações, as mesmas devem estar numeradas e marcadas com o comando \label{marca}. Por exemplo: A vari^ancia de uma amostra aleatória é calculada por (\ref{eq1}), assim como por (\ref{eq2}) e (\ref{eq3}). A variância de uma amostra aleatória é calculada por (1), assim como por (2) e (3). Obs: Podemos citar qualquer estrutura numerada, desde que a mesma esteja devidamente marcada com o comando \label{ }.

100 Ambiente Matemático Mais exemplos de citações: Na seç~ao (\ref{sec_edit}) é apresentada a estrutura de um documento \TeX. Na seção (2) é apresentada a estrutura de um documento TEX. Na subseç~ao (\ref{form_text}) s~ao apresentados comandos para a formataç~ao do texto. Na subseção (3) são apresentados comandos para a formatação do texto. O processo de ediç~ao de um documento \LaTeX{} \ é apresentado pela Figura (\ref{fig1}). O processo de edição de um documento L A TEX é apresentado pela Figura (1).

101 Ambiente Matemático Delimitadores Parênteses, colchetes e chaves Os delimitadores são, em ordem de prioridade, parênteses, colchetes e chaves, ou seja, Parênteses: (... ); Colchetes: [... ]; Chaves: {... }. Para distinguir o seu uso em comandos TEX, as chaves devem vir precedidas de \: $\exp[ ( x-a )^2 /b ]$ $\exp\{ ( x-a )^2 /b \}$ exp[(x a) 2 /b] exp{(x a) 2 /b}

102 Ambiente Matemático Delimitadores Parênteses, colchetes e chaves Os delimitadores são, em ordem de prioridade, parênteses, colchetes e chaves, ou seja, Parênteses: (... ); Colchetes: [... ]; Chaves: {... }. Para distinguir o seu uso em comandos TEX, as chaves devem vir precedidas de \: $\exp[ ( x-a )^2 /b ]$ $\exp\{ ( x-a )^2 /b \}$ exp[(x a) 2 /b] exp{(x a) 2 /b}

103 Ambiente Matemático Delimitadores Parênteses, colchetes e chaves Estes delimitadores podem ser de tamanho fixos ou autoajustáveis. Os de tamanho fixo podem variar comforme precedidos dos prefixos: \big, \Big, \bigg ou \Bigg a) Parênteses: \Bigg( \bigg( \Big( \big( ( ) \big) \Big) \bigg) \Bigg) ( ( ( ( ( ) ) ) ) )

104 Ambiente Matemático Delimitadores Parênteses, colchetes e chaves Estes delimitadores podem ser de tamanho fixos ou autoajustáveis. Os de tamanho fixo podem variar comforme precedidos dos prefixos: \big, \Big, \bigg ou \Bigg a) Parênteses: \Bigg( \bigg( \Big( \big( ( ) \big) \Big) \bigg) \Bigg) ( ( ( ( ( ) ) ) ) )

105 Ambiente Matemático Delimitadores Parênteses, colchetes e chaves b) Colchetes: \Bigg[ \bigg[ \Big[ \big[ [ ] \big] \Big] \bigg] \Bigg] [ [ [ [ [ ] ] ] ] ] c) Chaves: \Bigg\{\bigg\{\Big\{\big\{ \{ \} \big\}\big\}\bigg\}\bigg\} { { { { { } } } } }

106 Ambiente Matemático Delimitadores Parênteses, colchetes e chaves Os autoajustáveis, precedidos pelos comandos \left e \right, são ajustados ao tamanho da fórmula. $$ \exp [ \frac{(x-a)^2}{b} ] $$ exp[ (x a)2 ] b $$ \exp \left[ \frac{(x-a)^2}{b} \right] $$ [ ] (x a) 2 exp b

107 Ambiente Matemático Delimitadores Parênteses, colchetes e chaves Os autoajustáveis, precedidos pelos comandos \left e \right, são ajustados ao tamanho da fórmula. $$ \exp [ \frac{(x-a)^2}{b} ] $$ exp[ (x a)2 ] b $$ \exp \left[ \frac{(x-a)^2}{b} \right] $$ [ ] (x a) 2 exp b

108 Ambiente Matemático Delimitadores Parênteses, colchetes e chaves Observações: Para cada \left deve haver um \right, não necessariamente com o mesmo delimitador; \left[... \right]; \left\{... \) Pode ocorrer estruturas em que os delimitadores não são fechados. Nestes casos, utilizamos \letf. ou \right.

109 Ambiente Matemático Delimitadores Parênteses, colchetes e chaves Observações: Para cada \left deve haver um \right, não necessariamente com o mesmo delimitador; \left[... \right]; \left\{... \) Pode ocorrer estruturas em que os delimitadores não são fechados. Nestes casos, utilizamos \letf. ou \right.

110 Ambiente Matemático Delimitadores Exemplos: delimitadores \[ \exp \left[ \frac{k}{\sum^n_{i=1}x_i^2} \right) \] [ ) k exp n i=1 x i 2 \begin{align*} f(y,\beta) =& \exp\left\{a(y)b(\beta) + \ln[s(y)]\right. \\ & \left. + \ln[t(\beta)] \right\} \end{align*} f (y, β) = exp {a(y)b(β) + ln[s(y)] + ln[t(β)]}

111 Ambiente Matemático Delimitadores Exemplos: delimitadores \[ \exp \left[ \frac{k}{\sum^n_{i=1}x_i^2} \right) \] [ ) k exp n i=1 x i 2 \begin{align*} f(y,\beta) =& \exp\left\{a(y)b(\beta) + \ln[s(y)]\right. \\ & \left. + \ln[t(\beta)] \right\} \end{align*} f (y, β) = exp {a(y)b(β) + ln[s(y)] + ln[t(β)]}

112 Ambiente Matemático Subescritos e sobrescritos Subescritos e sobrescritos subescritos (índices) e sobrescritos (expoentes) são escritos com os comandos _ e ^, respectivamente; de acordo com o ambiente matemático criado, os subescritos e sobrescritos ficam diferenciados na linha;...seja uma {\it aa} $X_1, X_2,...X_n$,...seja uma aa X 1, X 2,...X n, \[ y^2 + z_{inf}\bigg[\mbox{e}^{b_0+b_1x_1}\bigg] \] y 2 + z inf ( e b 0 +b 1 X 1 )

113 Ambiente Matemático Subescritos e sobrescritos Subescritos e sobrescritos subescritos (índices) e sobrescritos (expoentes) são escritos com os comandos _ e ^, respectivamente; de acordo com o ambiente matemático criado, os subescritos e sobrescritos ficam diferenciados na linha;...seja uma {\it aa} $X_1, X_2,...X_n$,...seja uma aa X 1, X 2,...X n, \[ y^2 + z_{inf}\bigg[\mbox{e}^{b_0+b_1x_1}\bigg] \] y 2 + z inf ( e b 0 +b 1 X 1 )

114 Ambiente Matemático Subescritos e sobrescritos Subescritos e sobrescritos subescritos (índices) e sobrescritos (expoentes) são escritos com os comandos _ e ^, respectivamente; de acordo com o ambiente matemático criado, os subescritos e sobrescritos ficam diferenciados na linha;...seja uma {\it aa} $X_1, X_2,...X_n$,...seja uma aa X 1, X 2,...X n, \[ y^2 + z_{inf}\bigg[\mbox{e}^{b_0+b_1x_1}\bigg] \] y 2 + z inf ( e b 0 +b 1 X 1 )

115 Ambiente Matemático Somas e produtos Somas, produtos, integrais... Para estas operações, os comandos _ e ^ são usados para definirmos os limites inferior e superior: somas: \sum_{i=1}^n x_i produtos: \prod_{i=1}^n x_i n x i ; i=1 n x i ; i=1 integrais: \int_0^{\infty} f(x)dx uniões: \bigcup_{i=1}^k A_i etc... f (x)dx; k A i ; i=1 0

116 Ambiente Matemático Somas e produtos Somas, produtos, integrais... Para estas operações, os comandos _ e ^ são usados para definirmos os limites inferior e superior: somas: \sum_{i=1}^n x_i produtos: \prod_{i=1}^n x_i n x i ; i=1 n x i ; i=1 integrais: \int_0^{\infty} f(x)dx uniões: \bigcup_{i=1}^k A_i etc... f (x)dx; k A i ; i=1 0

117 Ambiente Matemático Somas e produtos Somas, produtos, integrais... Para estas operações, os comandos _ e ^ são usados para definirmos os limites inferior e superior: somas: \sum_{i=1}^n x_i produtos: \prod_{i=1}^n x_i n x i ; i=1 n x i ; i=1 integrais: \int_0^{\infty} f(x)dx uniões: \bigcup_{i=1}^k A_i etc... f (x)dx; k A i ; i=1 0

118 Ambiente Matemático Somas e produtos Somas, produtos, integrais... Para estas operações, os comandos _ e ^ são usados para definirmos os limites inferior e superior: somas: \sum_{i=1}^n x_i produtos: \prod_{i=1}^n x_i n x i ; i=1 n x i ; i=1 integrais: \int_0^{\infty} f(x)dx uniões: \bigcup_{i=1}^k A_i etc... f (x)dx; k A i ; i=1 0

119 Ambiente Matemático Somas e produtos Somas, produtos, integrais... Para estas operações, os comandos _ e ^ são usados para definirmos os limites inferior e superior: somas: \sum_{i=1}^n x_i produtos: \prod_{i=1}^n x_i n x i ; i=1 n x i ; i=1 integrais: \int_0^{\infty} f(x)dx uniões: \bigcup_{i=1}^k A_i etc... f (x)dx; k A i ; i=1 0

120 Ambiente Matemático Somas e produtos Somas e produtos duplos somas: \sum_{i=1}^n\sum_{j=1}^m (x_{ij} - \bar{x}_i)^2 n m (x ij x i ) 2 ; i=1 j=1 produtos: \prod_{i=1}^n\prod_{j=1}^m x{ij} \cdot y_{ji} n m (x ij y ji ); i=1 j=1

121 Ambiente Matemático Somas e produtos Somas e produtos duplos somas: \sum_{i=1}^n\sum_{j=1}^m (x_{ij} - \bar{x}_i)^2 n m (x ij x i ) 2 ; i=1 j=1 produtos: \prod_{i=1}^n\prod_{j=1}^m x{ij} \cdot y_{ji} n m (x ij y ji ); i=1 j=1

122 Ambiente Matemático Somas e produtos Integrais Múltiplas \begin{equation} \int_a^b, \iint_a^b, \iiint_a^b, \iiiint_a^b, \idotsint_a^b \mbox{ e } \oint \label{integ} \end{equation} b a, b, a b, a b, a b a e (7) As formas em (7) mostram construções de integrais múltiplas.

123 Ambiente Matemático Somas e produtos Exemplos O pacote amsmath fornece as opções \substack e \subarray para índices em fórmulas: $$\sum_{\substack{0 < x <n \\ 0 < y < m}} p(x,y) = 1 $$ 0<x<n 0<y<m p(x, y) = 1 \[ \sum_{\begin{subarray}{1} x \in \mathbb{r} \\ 1 < y < k \end{subarray}} p(x,y) = 1 \] x R 1<y<k p(x, y) = 1

124 Ambiente Matemático Somas e produtos Lembrete Lembrete No ambiente matemático, espaços e linhas não são considerados. 1) Se quiser inserir espaços, utilize os comandos: \, \: \; \quad \qquad 2) Para um espaço negativo utilize: \! $(x-y)(x+y)$ (x y)(x + y) $(x\;-\;y)\quad(x\;+\;y)$ (x y) (x + y) $\int_0^{\infty} \int_0^{\infty} f(x)dx$ $\int_0^{\infty}\!\!\!\int_0^{\infty} f(x)dx$ f (x)dx f (x)dx

125 Ambiente Matemático Somas e produtos Exemplos $ \lim_{n \rightarrow \infty} a_n $ lim n a n $ \displaystyle \max_{0 \leq x \le 1} f(x) $ max 0 x 1 f (x)

126 Ambiente Matemático Freações Frações Para escrever frações, utilize: \frac{numerador}{denominador}; O comando \dfrac{numerador}{denominador} não diminui o tamanho dos símbolos na fração. Exemplo: \[ \displaystyle \frac{1}{\sqrt{2 \pi \sigma^2}} \exp\left\{-\frac{1}{2}(\frac{x-\mu}{\sigma})^2 \right\} \] { 1 exp 1 2πσ 2 2 ( ) } 2 x µ σ

127 Ambiente Matemático Freações Frações Para escrever frações, utilize: \frac{numerador}{denominador}; O comando \dfrac{numerador}{denominador} não diminui o tamanho dos símbolos na fração. Exemplo: \[ \displaystyle \frac{1}{\sqrt{2 \pi \sigma^2}} \exp\left\{-\frac{1}{2}(\frac{x-\mu}{\sigma})^2 \right\} \] { 1 exp 1 2πσ 2 2 ( ) } 2 x µ σ

128 Ambiente Matemático Controlando o tamanho dos símbolos e equações Controlando o tamanho dos símbolos e equações Você pode escolher o tamanho da fonte das fórmulas, utilizando os comandos: \textstyle{\sqrt{2 \pi \sigma^2}} 2πσ 2 \scriptstyle{\sqrt{2 \pi \sigma^2}} 2πσ 2 \displaystyle{\sqrt{2 \pi \sigma^2}} 2πσ 2 \scriptscriptstyle{\sqrt{2 \pi \sigma^2}} 2πσ 2

129 Ambiente Matemático Controlando o tamanho dos símbolos e equações Controlando o tamanho dos símbolos e equações $cv=\textstyle \frac{\sigma}{\mu}$ cv = σ µ \[cv=\frac{\scriptstyle \sigma}{\scriptstyle \mu} ] cv = σ µ \[ cv=\frac{\sigma}{\scriptstyle \mu}\] cv = σ µ \[ X \stackrel{ \scriptscriptstyle d}{\longmapsto} F(x)\] cv = σ µ

130 Ambiente Matemático Controlando o tamanho dos símbolos e equações Controlando o tamanho dos símbolos e equações $cv=\textstyle \frac{\sigma}{\mu}$ cv = σ µ \[cv=\frac{\scriptstyle \sigma}{\scriptstyle \mu} ] cv = σ µ \[ cv=\frac{\sigma}{\scriptstyle \mu}\] cv = σ µ \[ X \stackrel{ \scriptscriptstyle d}{\longmapsto} F(x)\] cv = σ µ

131 Ambiente Matemático Controlando o tamanho dos símbolos e equações Controlando o tamanho dos símbolos e equações $cv=\textstyle \frac{\sigma}{\mu}$ cv = σ µ \[cv=\frac{\scriptstyle \sigma}{\scriptstyle \mu} ] cv = σ µ \[ cv=\frac{\sigma}{\scriptstyle \mu}\] cv = σ µ \[ X \stackrel{ \scriptscriptstyle d}{\longmapsto} F(x)\] cv = σ µ

132 Ambiente Matemático Controlando o tamanho dos símbolos e equações Controlando o tamanho dos símbolos e equações $cv=\textstyle \frac{\sigma}{\mu}$ cv = σ µ \[cv=\frac{\scriptstyle \sigma}{\scriptstyle \mu} ] cv = σ µ \[ cv=\frac{\sigma}{\scriptstyle \mu}\] cv = σ µ \[ X \stackrel{ \scriptscriptstyle d}{\longmapsto} F(x)\] cv = σ µ

133 Ambiente Matemático Equações longas Equações longas Podemos escrever equações longas, ou seja, que ocupam mais de uma linha: π(β 0, β 1, σ 2 x, y) exp{ β2 0 2a0 2 } exp{ β2 1 2a1 2 } (σ 2 ) (b+1) exp{ d σ 2 }(σ 2 ) n/2 exp{ 1 2σ 2 n (y i β 0 β 1 x i ) 2 }. Na expressão acima utilizamos o comando \boldsymbol{x} para escrever em negrito o argumento; este comando só pode ser usado no ambiente matemático; i=1 no ambiente texto utilize \mbox{\boldmath $x$},

134 Ambiente Matemático Equações longas Equações longas Os espaços nas equações entre os sinais da desigualdade são grandes e podem ser reduzidos utilizando o comando: {\setlength\arraycolsep{2pt} \begin{eqnarray} fórmula \end{eqnarray}} π(β 0, β 1, σ 2 x, y) exp{ β2 0 2a0 2 } exp{ β2 1 2a1 2 } (σ 2 ) (b+1) exp{ d σ 2 }(σ 2 ) n/2 exp{ 1 2σ 2 n (y i β 0 β 1 x i ) 2 }. (8) i=1

135 Ambiente Matemático Equações longas Equações longas {\setlength\arraycolsep{2pt} \begin{eqnarray} \pi(\beta_0, \beta_1, \sigma^2 \mid \boldsymbol{x}, \boldsymbol{y}) & \propto & \exp \{ - \frac{\beta_0^2}{2 a_0^2} \} \exp\{ -\frac{\beta_1^2}{2 a_1^2} \} \nonumber \\ & \times & (\sigma_2)^{-(b+1)} \exp\{ -\frac{d}{\sigma_2} \} (\sigma_2)^{-n/2} \nonumber \\ & \times & \exp\{ -\frac{1}{2 \sigma^2} \sum_{i=1}^{n} (y_i - \beta_0 - \beta_1 x_i)^2 \}. \end{eqnarray}}

136 Ambiente Matemático Vetores e Matrizes Vetores e Matrizes Matrizes e vetores são construídos no TEXnicCenter usando o ambiente matemático array; O ambiente \begin{array}{especificaç~ao das colunas}... \end{array} gera uma matriz. A especificação das colunas é feita pelo número de colunas e alinhamento: r (alinhamento à direita), l (alinhamento à esquerda) e c (centrada). Repita o alinhamento quantas vezes for o número de colunas. As colunas são separadas por & e as linhas por \\. Depois de definir o formato, se quiser separar as colunas com barra, basta inserir uma barra antes e/ou após o alinhamento desejado. Para uma matriz com 2 colunas centralizada e uma alinhada à esquerda, utilize:\begin{array}{ccl}.

137 Ambiente Matemático Vetores e Matrizes Vetores e Matrizes Matrizes e vetores são construídos no TEXnicCenter usando o ambiente matemático array; O ambiente \begin{array}{especificaç~ao das colunas}... \end{array} gera uma matriz. A especificação das colunas é feita pelo número de colunas e alinhamento: r (alinhamento à direita), l (alinhamento à esquerda) e c (centrada). Repita o alinhamento quantas vezes for o número de colunas. As colunas são separadas por & e as linhas por \\. Depois de definir o formato, se quiser separar as colunas com barra, basta inserir uma barra antes e/ou após o alinhamento desejado. Para uma matriz com 2 colunas centralizada e uma alinhada à esquerda, utilize:\begin{array}{ccl}.

Introdução ao TEXnicCenter

Introdução ao TEXnicCenter Introdução ao TEXnicCenter Teresa Cristina M. Dias José Carlos Fogo UFSCar - DEs Abril de 2013 Teresa Cristina M. Dias & José Carlos Fogo (UFSCar - DES)Minicurso LATEX Revisado: Abril/2013 1 / 105 Sumário

Leia mais

Minicurso L A TEX PET-ECO. Curitiba, PR - Março 2011. Universidade Teconlógica Federal do Paraná

Minicurso L A TEX PET-ECO. Curitiba, PR - Março 2011. Universidade Teconlógica Federal do Paraná Minicurso L A TEX PET-ECO Universidade Teconlógica Federal do Paraná Curitiba, PR - Março 2011 Parte I Aula 4 Sumário I 1 Aula 4 Modo Matemático Estruturas matemáticas Equações Apresentações (BEAMER) Modo

Leia mais

Comandos Básicos de Formatação

Comandos Básicos de Formatação Conteúdo Comandos Básicos de Formatação UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Curso de Redação em Ciência e Tecnologia Prof. Rômulo Nunes de Oliveira Primeiro documento em LaTeX (revisão) Caracteres de Controle

Leia mais

Oficina de Pesquisa Científica na Pós-Graduação- PPGIGC

Oficina de Pesquisa Científica na Pós-Graduação- PPGIGC Oficina de Pesquisa Científica na Pós-Graduação- PPGIGC Oficina de Pesquisa Científica na Pós-Graduação- PPGIGC Ferramentas para elaboração de artigos científicos Prof. Dr. Pedro Henrique Triguis Schimit

Leia mais

L A TEX Aula de Exercícios básicos

L A TEX Aula de Exercícios básicos L A TEX Aula de não tão 26 de Novembro de 2013 UFES Sumário Parte 1 - L A TEXa ferramenta editorial que tudo faz não tão Histórica e Filosofia (do TEXe L A TEX). Instalação e os primeiros passos (de vagar

Leia mais

Minicurso de Introdução ao Latex

Minicurso de Introdução ao Latex beamer Minicurso de Introdução ao Latex Osmar Aléssio 1, Airton Monte S. Borin Junior 2, Joaquim Barbosa Júnior 3, Neilon José de Oliveira 4, Victor Fernandode Matos 5 1 UFTM, ICENE, Departamento de Matemática,

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE INGRESSO E VITALICIAMENTO DOS NOVOS MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE INGRESSO E VITALICIAMENTO DOS NOVOS MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ GESTÃO2010/2012 ESCOLASUPERIORDOMINISTÉRIOPÚBLICO(Art.1ºdaLei11.592/89) Credenciada pelo Parecer 559/2008, de 10/12/08, do CEC (Art. 10, IV da Lei Federal n.º 9.394, de 26/12/1996 - LDB) NORMAS PARA ELABORAÇÃO

Leia mais

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário CADERNO DE INFORMÁTICA FACITA Faculdade de Itápolis Aplicativos Editores de Texto WORD 2007/2010 Sumário Editor de texto... 3 Iniciando Microsoft Word... 4 Fichários:... 4 Atalhos... 5 Área de Trabalho:

Leia mais

Roteiro 7: Ferramentas de trabalho Editores de texto

Roteiro 7: Ferramentas de trabalho Editores de texto Roteiro 7: Ferramentas de trabalho Editores de texto Objetivos Detalhar conceitos sobre ferramentas de edição de texto; Explorar recursos do libreoffice writer; Explorar recursos do Microsoft Word; Explorar

Leia mais

Minicurso de Introdução ao. Ministrantes: Daiane Campara Soares, Débora Dalmolin, Fernanda Somavilla, Rian Lopes de Lima

Minicurso de Introdução ao. Ministrantes: Daiane Campara Soares, Débora Dalmolin, Fernanda Somavilla, Rian Lopes de Lima Minicurso de Introdução ao LATEX Ministrantes: Daiane Campara Soares, Débora Dalmolin, Fernanda Somavilla, Rian Lopes de Lima 1 Sumário 1 Introdução 3 1.1 História.............................. 3 1.2 Como

Leia mais

Seminários I - Introdução ao LATEX

Seminários I - Introdução ao LATEX Seminários I - Introdução ao L A TEX Salvador, Agosto - 2013 Agenda 1 Introdução 2 Requisitos 3 Instalação O que é LATEX? Pacote criado para preparação de textos impressos de alta qualidade Pode ser utilizado

Leia mais

NORMAS PARA EDITORAÇÃO E ENVIO DE TRABALHOS TÉCNICOS AO EVENTOS BRASIL 2014

NORMAS PARA EDITORAÇÃO E ENVIO DE TRABALHOS TÉCNICOS AO EVENTOS BRASIL 2014 NORMAS PARA EDITORAÇÃO E ENVIO DE TRABALHOS TÉCNICOS AO EVENTOS BRASIL 2014 07 a 08 de dezembro de 2014 São Paulo - SP DATAS E CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES Os trabalhos técnicos deverão ser enviados eletronicamente,

Leia mais

Comandos básicos do L A T E X. Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Educação do Planalto Norte - CEPLAN

Comandos básicos do L A T E X. Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Educação do Planalto Norte - CEPLAN Comandos básicos do L A T E X Luís Felipe Bilecki felipe436@gmail.com Vivian Cremer Kalempa vivian.kalempa@udesc.br Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Educação do Planalto Norte - CEPLAN

Leia mais

Os trabalhos acadêmicos devem ser divididos em: elementos pré-textuais, textuais e

Os trabalhos acadêmicos devem ser divididos em: elementos pré-textuais, textuais e NORMAS PARA A REDAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA O projeto gráfico é de responsabilidade do autor

Leia mais

Tutorial L A TEX. Escola de Verão 2014. Francimário Alves de Lima Inara Françoyse de Souza Pereira

Tutorial L A TEX. Escola de Verão 2014. Francimário Alves de Lima Inara Françoyse de Souza Pereira Tutorial L A TEX Escola de Verão 2014 Francimário Alves de Lima Inara Françoyse de Souza Pereira Centro de Ciências Exatas e da Terra - CCET Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Departamento

Leia mais

Checklist da Estrutura de Monografia, Tese ou Dissertação na MDT UFSM 2010

Checklist da Estrutura de Monografia, Tese ou Dissertação na MDT UFSM 2010 1 Checklist da Estrutura de Monografia, Tese ou Dissertação na MDT UFSM 2010 Pré-textuais Textuais Pós-textuais Estrutura Elemento OK Capa (obrigatório) Anexo A (2.1.1) Lombada (obrigatório) Anexo H Folha

Leia mais

Instruções para Submissão de Trabalhos ao EPETUSP 2013

Instruções para Submissão de Trabalhos ao EPETUSP 2013 Instruções para Submissão de Trabalhos ao EPETUSP 2013 O trabalho deverá ser submetido em formato PDF e não serão feitas correções após o envio. Portanto, solicitamos o máximo cuidado e atenção na elaboração

Leia mais

Título do trabalho: subtítulo do trabalho

Título do trabalho: subtítulo do trabalho Título do trabalho: subtítulo do trabalho Resumo Este documento apresenta um modelo de formatação a ser utilizado em artigos e tem como objetivo esclarecer aos autores o formato a ser utilizado. Este documento

Leia mais

Minicurso de Introdução ao L A TEX

Minicurso de Introdução ao L A TEX Minicurso de Introdução ao L A TEX Juliana Guimarães e Pedro Azevedo 13 de novembro de 2014 Juliana Guimarães e Pedro Azevedo 13 de novembro de 2014 1 / 34 Introdução O que é o Latex? TeX e LaTeX são processadores

Leia mais

Aula 04 Word. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/

Aula 04 Word. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/ Aula 04 Word Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/ Agenda da Aula Editor de Texto - Word Microsoft Office Conjunto de aplicativos para escritório que contém programas

Leia mais

Treinamento em BrOffice.org Calc

Treinamento em BrOffice.org Calc Treinamento em BrOffice.org Calc 1 Índice I. INTRODUÇÃO...3 II. NÚMEROS, TEXTOS, FÓRMULAS E DATAS...4 III. MENUS BÁSICOS...5 1. Arquivo...5 2. Editar...5 3. Formatar...5 IV. FÓRMULAS...8 V. REFERÊNCIAS

Leia mais

Quanto ao texto do corpo do projeto:

Quanto ao texto do corpo do projeto: MODELO DE PROJETO DE PESQUISA EM INICIAÇÃO CIENTÍFICA Quanto ao texto do corpo do projeto: Projeto deve ser redigido com no máximo 20 (vinte) páginas digitadas em papel tamanho A4 (210mm x 297mm), margem

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

CONVENÇÃO DE CÓDIGO JAVA

CONVENÇÃO DE CÓDIGO JAVA CONVENÇÃO DE CÓDIGO JAVA Eligiane Ceron - Abril de 2012 Versão 1.0 Conteúdo Considerações iniciais... 2 Introdução... 2 Extensão de arquivos... 2 Arquivos de código Java... 2 Comentários iniciais... 2

Leia mais

Tutorial Word 2007. Estilos. 1. Estruturação do Documento. 1.1 Mapa do documento. Tutorial Word 2007

Tutorial Word 2007. Estilos. 1. Estruturação do Documento. 1.1 Mapa do documento. Tutorial Word 2007 Tutorial Word 2007 Este tutorial pretende introduzir algumas das ferramentas automáticas do Word para a geração de sumários, índices de figuras ou tabelas, referencias e citações automáticas ao longo do

Leia mais

Tutorial do Iniciante. Excel Básico 2010

Tutorial do Iniciante. Excel Básico 2010 Tutorial do Iniciante Excel Básico 2010 O QUE HÁ DE NOVO O Microsoft Excel 2010 é um programa de edição de planilhas eletrônicas muito usado no mercado de trabalho para realizar diversas funções como;

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Sistema Integrado de Bibliotecas SIBI/PUCPR FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS WORD 2007

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Sistema Integrado de Bibliotecas SIBI/PUCPR FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS WORD 2007 Pontifícia Universidade Católica do Paraná Sistema Integrado de Bibliotecas SIBI/PUCPR FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS WORD 2007 CONFIGURAR O FORMATO DA PÁGINA E AS MARGENS Escolher na barra de menu

Leia mais

4 RECURSOS AUTOMATIZADOS DO EXCEL

4 RECURSOS AUTOMATIZADOS DO EXCEL 4 RECURSOS AUTOMATIZADOS DO EXCEL 4.1 Auto Preenchimento O Excel possui um recurso de grande ajuda para quem necessita digitar uma seqüência de células cujo conteúdo é seqüencial. Esse recurso, chamado

Leia mais

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007 WORD 2007 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa

Leia mais

Associação Educacional Dom Bosco Curso de Engenharia 1º ano

Associação Educacional Dom Bosco Curso de Engenharia 1º ano Formatação condicional utilizando o valor da célula O que é? Algumas vezes é preciso destacar os valores, ou seja, como colocar em vermelho ou entre parênteses, os negativos, e de outra cor os positivos,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS GUIA DO MODELO DE MONOGRAFIA - EFLCH/UNIFESP: PARA MS OFFICE VERSÃO 2 GUARULHOS 2014 2 1 INTRODUÇÃO 1.1 REQUISITOS 1.2 CONVENÇÕES

Leia mais

Tutorial para Professores com as alterações do Ambiente Moodle 2.7

Tutorial para Professores com as alterações do Ambiente Moodle 2.7 Tutorial para Professores com as alterações do Ambiente Moodle 2.7 Prezados Professores, a atualização do ambiente Moodle da versão 2.5 para a versão 2.7 gerou algumas mudanças na interface visual do Moodle.

Leia mais

Montar planilhas de uma forma organizada e clara.

Montar planilhas de uma forma organizada e clara. 1 Treinamento do Office 2007 EXCEL Objetivos Após concluir este curso você poderá: Montar planilhas de uma forma organizada e clara. Layout da planilha Inserir gráficos Realizar operações matemáticas 2

Leia mais

Tutorial de Beamer: apresentações em L A TEX

Tutorial de Beamer: apresentações em L A TEX Tutorial de Beamer: apresentações em L A TEX Carlos A. P. Campani 24 de abril de 2006 1 Introdução Beamer é uma classe L A TEX para produzir apresentações. Outras classes L A TEX com o mesmo propósito

Leia mais

REGULAMENTO DA III MOSTRA CIENTÍFICA DA FACULDADE ESTÁCIO VILA VELHA ANEXO I

REGULAMENTO DA III MOSTRA CIENTÍFICA DA FACULDADE ESTÁCIO VILA VELHA ANEXO I Diretrizes para Autores das áreas de GESTÃO E FINANÇAS / LICENCIATURAS/ ENGENHARIAS: Os trabalhos deverão seguir a seguinte extensão: - artigos: entre 10 (dez) e 25 (vinte e cinco) páginas, incluindo as

Leia mais

- TCC A/B - ORIENTAÇÕES PARA ESTRUTURAÇÃO E FORMATAÇÃO (Versão 1.3 Agosto de 2008)

- TCC A/B - ORIENTAÇÕES PARA ESTRUTURAÇÃO E FORMATAÇÃO (Versão 1.3 Agosto de 2008) Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre Curso de Sistemas de Informação Trabalho de Conclusão de Curso Prof. Dr. Luís Fernando Garcia - TCC A/B - ORIENTAÇÕES PARA ESTRUTURAÇÃO E FORMATAÇÃO (Versão 1.3 Agosto

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo Pós-Graduação em Gestão de Negócios CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD EMENTA

Leia mais

MODELO DE INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA CONGRESSOS BRASILEIROS

MODELO DE INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA CONGRESSOS BRASILEIROS MODELO DE INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA CONGRESSOS BRASILEIROS TÍTULO DO TRABALHO Primeiro Autor e-mail Instituição de Ensino Endereço CEP Cidade Estado Segundo Autor e-mail

Leia mais

Introdução ao L A T E X

Introdução ao L A T E X Introdução ao L A T E X Larissa de Carvalho Alves Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE 9 a Semana da Estatística - UFF e-mail: larissa.alves@ibge.gov.br Outubro 2017 Sobre o L A T E X L A T

Leia mais

Tutorial para Professores com as alterações do Ambiente Moodle 2.7

Tutorial para Professores com as alterações do Ambiente Moodle 2.7 Tutorial para Professores com as alterações do Ambiente Moodle 2.7 Prezados Professores, a atualização do ambiente Moodle da versão 2.5 para a versão 2.7 gerou algumas mudanças na interface visual do Moodle.

Leia mais

1 2 3 W O R K S H O P 4 5 6 W O R K S H O P 7 W O R K S H O P 8 9 10 Instruções gerais para a realização das Propostas de Actividades Para conhecer em pormenor o INTERFACE DO FRONTPAGE clique aqui 11 CONSTRUÇÃO

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Minicurso L A TEX PET-ECO. Curitiba, PR - Março Universidade Teconlógica Federal do Paraná

Minicurso L A TEX PET-ECO. Curitiba, PR - Março Universidade Teconlógica Federal do Paraná Minicurso L A TEX PET-ECO Universidade Teconlógica Federal do Paraná Curitiba, PR - Março 2011 Parte I Aula 2 Sumário I 1 Aula 2 Arquivo de entrada Estrutura Básica Estrutura do arquivo Comandos Globais

Leia mais

Apresentação de Trabalhos Acadêmicos ABNT

Apresentação de Trabalhos Acadêmicos ABNT Apresentação de Trabalhos Acadêmicos ABNT Editoração do Trabalho Acadêmico 1 Formato 1.1. Os trabalhos devem ser digitados em papel A-4 (210 X297 mm) apenas no anverso (frente) da folha. 2 Tipo e tamanho

Leia mais

Minicurso de L A TEX

Minicurso de L A TEX Minicurso de L A TEX Grupo de Educação Tutorial da Engenharia Computacional Semana de Minicursos do GET-EngComp 11 de julho, 2012 GET da Engenharia Computacional Minicurso de LATEX 1/37 L A TEX é um sistema

Leia mais

Introdução aos cálculos de datas

Introdução aos cálculos de datas Page 1 of 7 Windows SharePoint Services Introdução aos cálculos de datas Aplica-se a: Microsoft Office SharePoint Server 2007 Ocultar tudo Você pode usar fórmulas e funções em listas ou bibliotecas para

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS PROJETO TELECENTROS COMUNITÁRIOS Writer É um aplicativo do pacote BrOffice.org

Leia mais

NBR 14724/2011 ABNT NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 19/10/2011. Objetivo

NBR 14724/2011 ABNT NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 19/10/2011. Objetivo Objetivo ABNT Normas para elaboração de trabalhos científicos Esta Norma especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos, visando sua apresentação à instituição Estrutura Parte

Leia mais

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS OFICINA BLOG DAS ESCOLAS Créditos: Márcio Corrente Gonçalves Mônica Norris Ribeiro Março 2010 1 ACESSANDO O BLOG Blog das Escolas MANUAL DO ADMINISTRADOR Para acessar o blog da sua escola, acesse o endereço

Leia mais

LIBREOFFICE: APRESENTAÇÃO COM O IMPRESS. Professor: Francisco Dantas Nobre Neto E-mail: dantas.nobre@ifpb.edu.br

LIBREOFFICE: APRESENTAÇÃO COM O IMPRESS. Professor: Francisco Dantas Nobre Neto E-mail: dantas.nobre@ifpb.edu.br LIBREOFFICE: APRESENTAÇÃO COM O IMPRESS Professor: Francisco Dantas Nobre Neto E-mail: dantas.nobre@ifpb.edu.br LibreOffice? Suíte de escritório (Office):? Conjunto de programas que permite criar textos,

Leia mais

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS PARA O PERIÓDICO ELETRÔNICO FaSCi-Tech DA FATEC-SÃO CAETANO DO SUL

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS PARA O PERIÓDICO ELETRÔNICO FaSCi-Tech DA FATEC-SÃO CAETANO DO SUL NORMAS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS PARA O PERIÓDICO ELETRÔNICO FaSCi-Tech DA FATEC-SÃO CAETANO DO SUL 1. O artigo deverá ser enviado sem a identificação do(s) autor(es). Esta identificação deverá ser feita

Leia mais

PLANILHA PARA GERENCIAR NOTAS DAS TURMAS

PLANILHA PARA GERENCIAR NOTAS DAS TURMAS PLANILHA PARA GERENCIAR NOTAS DAS TURMAS INTRODUÇÃO Faça download de um dos arquivos de acordo com o software de planilha eletrônica disponível em sua máquina: Excel 97-03 https://dl.dropboxusercontent.com/u/5308498/rem_planilhaexemplo.xls

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA (ABNT - NBR 15287- válida a partir de 30.01.2006) 1 COMPONENTES DE UM PROJETO DE PESQUISA (itens em negrito são obrigatórios) ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS Capa

Leia mais

Sumário. Tutorial: Baú de Ideias 1

Sumário. Tutorial: Baú de Ideias 1 1 Sumário BAÚ DE IDEIAS... 2 Criar atividades... 4 Inserindo Imagem... 6 Inserindo Vídeo... 10 Inserindo Animações e Atividades interativas... 12 Gerenciador de fórmulas e equações matemáticas... 17 Salvando

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 -

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 - GUIA RÁPIDO - 1 - Sumário Introdução...3 Por que utilizar o Construtor de Sites?...3 Vantagens do Construtor de Sites...3 Conceitos básicos...3 Configuração básica do site...5 Definindo o layout/template

Leia mais

Guia de Orientação para Apresentação de Projeto de Pesquisa para Alunos da FCC de acordo com as Normas da ABNT

Guia de Orientação para Apresentação de Projeto de Pesquisa para Alunos da FCC de acordo com as Normas da ABNT FACULDADE CRISTÃ DE CURITIBA Guia de Orientação para Apresentação de Projeto de Pesquisa para Alunos da FCC de acordo com as Normas da ABNT Elaborado pela bibliotecária Teresinha Teterycz - CRB 9 / 1171

Leia mais

Editor de Textos Word 2003 (extensão doc) Word 2007/2010 (extensão docx)

Editor de Textos Word 2003 (extensão doc) Word 2007/2010 (extensão docx) Editor de Textos Word 2003 (extensão doc) Word 2007/2010 (extensão docx) Inserção Caso o usuário deseje inserir palavras num texto previamente produzido, basta clicar com o mouse no ponto desejado e, simplesmente,

Leia mais

REGRAS GERAIS PARA APRESENTAÇÃO/FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS. Prof. Dr. Luiz Carlos dos Santos

REGRAS GERAIS PARA APRESENTAÇÃO/FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS. Prof. Dr. Luiz Carlos dos Santos REGRAS GERAIS PARA APRESENTAÇÃO/FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Todo trabalho acadêmico deve ser elaborado segundo parâmetros determinados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT. Assim,

Leia mais

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Tutorial Plone 4 Manutenção de Sites Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Sumário Introdução 1 Como fazer a autenticação do usuário 1.1 Através do

Leia mais

Curso LibreOffice - Apostila de Exercícios

Curso LibreOffice - Apostila de Exercícios Exercício 1 1. Crie um novo documento e digite: Testando 2. Salve-o em algum local de fácil acesso e que seja de sua preferência com o nome Doc1. 3. Acrescente o texto Salvar Como ao final do texto escrito

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

Table of Contents. PowerPoint XP

Table of Contents. PowerPoint XP Table of Contents Finalizando a apresentação...1 Usando anotações...1 Desfazer e repetir...1 Localizar e substituir...2 Substituir...2 Efeitos de transição...3 Esquema de animação...6 Controlando os tempos

Leia mais

MICROSOFT WORD 2007. George Gomes Cabral

MICROSOFT WORD 2007. George Gomes Cabral MICROSOFT WORD 2007 George Gomes Cabral AMBIENTE DE TRABALHO 1. Barra de título 2. Aba (agrupa as antigas barras de menus e barra de ferramentas) 3. Botão do Office 4. Botão salvar 5. Botão de acesso à

Leia mais

FACULDADE LEÃO SAMPAIO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM IX SEMANA DE ENFERMAGEM. Edital 001/2014

FACULDADE LEÃO SAMPAIO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM IX SEMANA DE ENFERMAGEM. Edital 001/2014 FACULDADE LEÃO SAMPAIO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM IX SEMANA DE ENFERMAGEM Edital 001/2014 Dispõe sobre normas para inscrição de trabalhos científicos na IX Semana de Enfermagem da Faculdade Leão

Leia mais

Guia de qualidade de cores

Guia de qualidade de cores Página 1 de 5 Guia de qualidade de cores O Guia de qualidade de cores ajuda você a entender como as operações disponíveis na impressora podem ser usadas para ajustar e personalizar a saída colorida. Menu

Leia mais

V CONGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UFF/VOLTA REDONDA. Chamada de Trabalhos para as Sessões Temáticas

V CONGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UFF/VOLTA REDONDA. Chamada de Trabalhos para as Sessões Temáticas UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PÓLO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA ESCOLA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE VOLTA REDONDA V CONGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UFF/VOLTA REDONDA Chamada de Trabalhos para as

Leia mais

SEMINÁRIO . ORGANIZAÇÃO DO SEMINÁRIO.

SEMINÁRIO . ORGANIZAÇÃO DO SEMINÁRIO. SEMINÁRIO Seminário é um grupo de pessoas que se reúnem com o propósito de estudar um tema sob a direção de um professor ou autoridade na matéria. O nome desta técnica vem da palavra semente, indicando

Leia mais

Esta aplicação permite desempenhar tarefas relacionadas com o cálculo, análise e apresentação gráfica de dados, de uma forma rápida e eficaz.

Esta aplicação permite desempenhar tarefas relacionadas com o cálculo, análise e apresentação gráfica de dados, de uma forma rápida e eficaz. Apresentação do programa A folha de cálculo Excel é um componente do pacote Office. Esta aplicação permite desempenhar tarefas relacionadas com o cálculo, análise e apresentação gráfica de dados, de uma

Leia mais

L A TEX. Um curso de L A TEX em forma de apresentação 1. Prof. Diego Cirilo. Fev. 2013. IFRN - Campus Pau dos Ferros

L A TEX. Um curso de L A TEX em forma de apresentação 1. Prof. Diego Cirilo. Fev. 2013. IFRN - Campus Pau dos Ferros L A TEX Um curso de L A TEX em forma de apresentação 1 Prof. Diego Cirilo IFRN - Campus Pau dos Ferros Fev. 2013 1 Tradução e adaptação do original de Rainer Rupprecht Prof. Diego Cirilo (IFRN - Campus

Leia mais

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO HTML COMPONENTES: ROBSON EDMILSON

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO HTML COMPONENTES: ROBSON EDMILSON COMPONENTES: ROBSON EDMILSON O HTML (Hiper Text Mark-up Language) é uma linguagem de programação hipertexto. O HTML tem códigos para criar páginas na web. Estes códigos que definem o tipo de letra, qual

Leia mais

1º No módulo de Gestão Contábil é possível acessar o relatório através do menu Relatórios Razão.

1º No módulo de Gestão Contábil é possível acessar o relatório através do menu Relatórios Razão. Impairment Produto : TOTVS Gestão Contábil 12.1.1 Processo : Relatórios Subprocesso : Razão Data publicação da : 12/11/2014 O relatório razão tem a finalidade de demonstrar a movimentação analítica das

Leia mais

UNESP Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Farmacêuticas

UNESP Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Farmacêuticas CURSO DE EXCEL - 1 - ÍNDICE PLANILHAS, COLUNAS, LINHAS E CÉLULAS....3 PLANILHAS...3 COLUNAS...3 LINHAS...4 PREENCHIMENTO AUTOMÁTICO...5 REFERÊNCIAS RELATIVAS...6 REFERÊNCIAS ABSOLUTAS...7 FORMATAÇÃO DE

Leia mais

Informática Básica. Microsoft Word XP, 2003 e 2007

Informática Básica. Microsoft Word XP, 2003 e 2007 Informática Básica Microsoft Word XP, 2003 e 2007 Introdução O editor de textos Microsoft Word oferece um conjunto de recursos bastante completo, cobrindo todas as etapas de preparação, formatação e impressão

Leia mais

Instruções para a atividade

Instruções para a atividade 1/13 Instruções para a atividade 1. Orientações gerais. Leia atentamente: a. Esta é uma atividade contínua, baseada nos recursos do MS Excel. Foi idealizada para que a ferramenta em questão possa ter seus

Leia mais

Apostila de PowerPoint 2013

Apostila de PowerPoint 2013 Iniciando o Power Point 2013...01 Nova apresentação baseada no modelo...01 Escolhendo o esquema de cores do fundo do slide manualmente...02 Modificando o layout do slide... 03 Inserindo textos no slide...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC CENTRO DE XXXX - XXX. Joana Carla Felicio

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC CENTRO DE XXXX - XXX. Joana Carla Felicio Modelo de Trabalho acadêmico baseado na NBR 14724, 2005. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC CENTRO DE XXXX - XXX Joana Carla Felicio Nome do (s) autor (s). Se tiver mais de um autor, inserir

Leia mais

Algoritmos com VisuAlg

Algoritmos com VisuAlg Algoritmos com VisuAlg Prof Gerson Volney Lagemann Depto Eng de Produção e Sistemas UDESC - CCT Algoritmos com VisuAlg Introdução A linguagem VisuAlg é simples, seu objetivo é disponibilizar um ambiente

Leia mais

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMO E ARTIGO COMPLETO

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMO E ARTIGO COMPLETO NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMO E ARTIGO COMPLETO RESUMOS - Os resumos deverão ter no máximo 500 palavras. - A estrutura do resumo deverá conter, obrigatoriamente: problematização da pesquisa; objetivos;

Leia mais

Normas para participação com apresentação de pôsteres e/ou Trabalhos completos (Comunicações Orais)

Normas para participação com apresentação de pôsteres e/ou Trabalhos completos (Comunicações Orais) Normas para participação com apresentação de pôsteres e/ou Trabalhos completos (Comunicações Orais) *Os participantes do Congresso Internacional de Saúde poderão participar na modalidade OUVINTE, APRESENTAÇÃO

Leia mais

FKB Biblioteca Padre Lambert Prins Tutorial de formatação MS-Word Agary Veiga Graf CRB/8-3809

FKB Biblioteca Padre Lambert Prins Tutorial de formatação MS-Word Agary Veiga Graf CRB/8-3809 1 INTRODUÇÃO Tutorial é um programa ou texto, contendo ou não imagens, que ensina passo a passo, didaticamente, como um aplicativo funciona. Regra geral a maioria dos educandos já conhece o Microsoft Office

Leia mais

Instituto Adus. Tutorial de acesso e publicação na Plataforma Wiki do Instituto ADUS

Instituto Adus. Tutorial de acesso e publicação na Plataforma Wiki do Instituto ADUS Instituto Adus Tutorial de acesso e publicação na Última atualização: 9 de agosto de 05 Conteúdo Sobre o Projeto Wiki Adus... 3 Login e Acesso... 4 Editando conteúdo... 6 Dicas Avançadas... REFÊNCIAS DE

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INFORMÁTICA INSTRUMENTAL

PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INFORMÁTICA INSTRUMENTAL PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INFORMÁTICA INSTRUMENTAL Introdução Aula 03: Pacote Microsoft Office 2007 O Pacote Microsoft Office é um conjunto de aplicativos composto, principalmente, pelos

Leia mais

Planilhas Eletrônicas

Planilhas Eletrônicas Planilhas Eletrônicas APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice AULA 1... 3 Apresentação do BrOffice Calc... 3 Tela Inicial... 4 Teclas e Atalhos de movimentação... 6

Leia mais

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo Pós-Graduação em Gestão de Negócios CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD EMENTA

Leia mais

Introdução ao BrOffice.org Writer 2.0

Introdução ao BrOffice.org Writer 2.0 Introdução ao BrOffice.org Writer 2.0 Matheus Santana Lima 18 de Julho de 2006 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. INSERIR TEXTO 3. SALVAR UM DOCUMENTO 4. FECHAR UM DOCUMENTO 5. INICIAR UM NOVO DOCUMENTO 6. ABRIR

Leia mais

MODELO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

MODELO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA MODELO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS Elaborado por Prof. Dr. Rodrigo Sampaio Fernandes Um projeto de pesquisa consiste em um documento no qual

Leia mais

Microsoft Word INTRODUÇÃO

Microsoft Word INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Word é uma ferramenta utilizada para o processamento e editoração eletrônica de textos. O processamento de textos consiste na possibilidade de executar e criar efeitos sobre um texto qualquer,

Leia mais

2. ENTRADA DE DADOS 2.1. TEXTOS

2. ENTRADA DE DADOS 2.1. TEXTOS 2. ENTRADA DE DADOS Os dados digitados em uma célula são divididos em duas categorias principais: constantes ou fórmulas. Um valor constante é um dado digitado diretamente na célula e que não é alterado.

Leia mais

OBRIGATÓRIO= + OPCIONAL= *

OBRIGATÓRIO= + OPCIONAL= * Lombada* UFRGS FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS BIBLIOTECA GLÁDIS W. DO AMARAL ORIENTAÇÃO SOBRE A ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO Elementos póstextuais INDICES * PARTE INTERNA ANEXOS * APENDICES * GLOSSARIO

Leia mais

TUTORIAL III: ADICIONANDO AJUDA. Adicionando Ajuda

TUTORIAL III: ADICIONANDO AJUDA. Adicionando Ajuda Adicionando Ajuda Para construir arquivos de ajuda do Windows, é necessário saber quais são os componentes de um arquivo de ajuda. Você tem três arquivos básicos que são parte de cada arquivo de ajuda:

Leia mais

Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos

Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos Maria Bernardete Martins Alves Marili I. Lopes Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos Módulo 3 Apresentação

Leia mais

4 ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

4 ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO 4 ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Este capítulo visa a orientar a elaboração de artigos científicos para os cursos de graduação e de pós-graduação da FSG. Conforme a NBR 6022 (2003, p. 2),

Leia mais

Introdução ao L A TEX e ao pacote de normas para trabalhos acadêmicos da UTFPR

Introdução ao L A TEX e ao pacote de normas para trabalhos acadêmicos da UTFPR Introdução ao L A TEX e ao pacote de normas para trabalhos acadêmicos da UTFPR Kaya Sumire Abe kaya.sumire@gmail.com petcoce-ct@utfpr.edu.br Programa de Educação Tutorial Computando Culturas em Equidade

Leia mais

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice CAPA Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE Índice 1. Página da área administrativa... 1.1 Botões e campo iniciais... 2. Explicar como funcionam as seções... 2.1. Seções dinâmicos... 2.1.1 Como

Leia mais

Apresentação Gráfica e Formatação de Texto.

Apresentação Gráfica e Formatação de Texto. Apresentação Gráfica e Formatação de Texto. Gessé Marques Jr. Fac. Filosofia História e Letras Com o objetivo de estabelecer um padrão gráfico a ser utilizado por todos, exporemos as regras de formatação

Leia mais

APÊNDICES. Curso de Word Avançado Adicione um apêndice ao seu documento

APÊNDICES. Curso de Word Avançado Adicione um apêndice ao seu documento Curso de Word Avançado Adicione um apêndice ao seu documento Você precisa adicionar um apêndice ao seu livro, trabalho, relatório, manual ou outro documento? O apêndice é um conjunto de informações úteis

Leia mais

1 Inicie um novo. Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007. projeto

1 Inicie um novo. Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007. projeto Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007 1 Inicie um novo Antes de começar um novo, uma organização deve determinar se ele se enquadra em suas metas estratégicas. Os executivos

Leia mais