com construção de "Features"

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "com construção de "Features""

Transcrição

1 FURAÇÃO e fresagem 2,5D com construção de "Features" de furação e fresagem 2,5D. Rápido, seguro e TOTALMENTE automatizado Construção de "Feature" Perfuração e fresagem 2,5D Leitura de dados, reconhecimento da geometria (designadas "Features"), trajectórias de ferramenta calculadas automaticamente O software CAD/CAM Tebis automatiza a maquinação 2,5D na produção de ferramentas e moldes, no fabrico de máquinas e outros segmentos industriais. A base da elevada automatização é baseada na parametrização das features. Através da interligação com os modelos NC Tebis Automill são conseguidas vantagens ao longo de todo o processo, desde a construção, passando pela programação NC, até à produção. O benefício da solução Tebis é evidente logo na fase de construção, pois assume "Features" de muitos outros sistemas CAD ou avalia geometrias CAD importadas. A solução Tebis reconhece com precisão toda a geometria a maquinar, reduzindo assim a componente de desenho. Na programação NC, as informações flúem automaticamente das peças a maquinar para os programas NC. As sequências de maquinação são testadas e guardadas em templates NC e, por conseguinte disponibilizadas a todos os utilizadores. Com apenas alguns cliques com o rato são produzidos programas NC optimizados e verificados em termos de colisão da ferramenta; mesmo para geometrias complexas. A máquina CNC também é mais rentabilizada.todos os trabalhos que eram feitos à mão no controlador, passam a ser feitos no Tebis, devido à facilidade e rapidez com que são executados. Este processo permite eliminar os erros humanos, pois não existe transferência manual de dados de um desenho para o controlador da máquina. Apesar da elevada automatização, o operador poderá intervir em todas as fases, a fim de optimizar o seu processo.

2 2 Tebis CAD Construção de "Features" Assim funciona a maquinação 2,5D Tebis com "Features", NC-Sets, NC-Jobs e montagem de ferramentas 1 INFORMAÇÃO CAD Desenhos Informação 2D Informação 3D Sólidos INTERFACES 2 3 Modelo CAD Modelo Tebis Identificado 4 Processos de trabalho atraves de features 1 A maquinação 2,5D com Tebis funciona com quaisquer dados de entrada. Quer se trate de desenhos, curvas 2D, superfícies 3D ou sólidos, o resultado é sempre rapidamente alcançado. Quanto mais informações o modelo CAD tiver (por ex., "Features"), mais simples será a programação 2,5D. 2 Caso os dados não estejam disponíveis em formato CAD Tebis, estes serão lidos através de um dos inúmeros interfaces padrão e directos do Tebis. Para além da geometria dos componentes, podem ser transferidas também furações, tolerâncias e roscas de muitos outros sistemas CAD. Estes objectos são designados "Features" no Tebis. 3 Com a construção de "Features" é possível analisar qualquer geometria e reconhecer elementos para a maquinação 2,5D como, por ex., furações ou caixas. O Tebis aplica um objecto de produção ("Feature") e documenta com ele a tarefa de produção necessária. Assim que todos os objectos de maquinação "Features" estiverem identificados, está preparado o conjunto de dados para a programação NC automática e este pode definir-se a si próprio quando existir para cada "Feature" uma sequência de maquinação (NC-Set) (consultar o ponto 6). 4 A biblioteca de "Features" Tebis auxilia na standardização nos processos de fabrico e conduz assim a uma maquinação NC mais eficiente com sucessões de ferramentas, estratégias e parâmetros idênticos dentro do possível. 5 No decurso da programação NC é determinado em que direcção e em que sequência são produzidas "Features" individuais. Neste âmbito, os modelos NC (NC-Sets e NC-Jobs) simplificam todas as maquinações que são efectuadas mais do que uma vez. É possível definir templates para maquinar modelos semelhantes (consultar os pontos 6 e 7) Todas as maquinações que não são definidas através de templates podem ser também definidas manualmente em qualquer altura.

3 Tebis CAM furação e fresagem 2,5D 3 5 MAQUINA NC Modelo maquinado com Tebis 9 PÓS- PROCESSADOR Conhecimento de produção em templates Ferramentas Corte Suporte 6 Montagem NC-Sets: Standardização da sequência de maquinações 7 Lista NC: Gravar Plano de trabalho 8 6 A biblioteca de NC-Set Tebis contém regras paramétricas para determinadas maquinações como, por exemplo, furos cegos roscados, furos a varar ou ranhuras de chaveta. As posições e orientações em que estas maquinações têm que ser realizadas são automaticamente lidas pelo Tebis com as "Features", tal como as dimensões. Caso não estejam disponíveis quaisquer "Features", o utilizador poderá introduzir manualmente estes valores. 7 Nas listas de NC-Jobs são guardadas todas as maquinações NC de um componente. Estas podem ser estruturadas em pastas, de forma a poderem ser combinadas fixações, tipos de maquinação, ferramentas, etc. Dado que as listas NC-Job também podem ser transferidas de um componente para outro, estes também são adequados para determinadas classes de componentes, por ex., "Ferramenta de desenho para punção" ou "Estruturas de molde", etc. Após a atribuição de um desses templates a uma peça, o utilizador só necessitará de introduzir os elementos de geometria, de forma global ou selectiva. É claro que os NC-Jobs individuais poderão ser alterados, ampliados ou comprimidos. Em seguida, o Tebis calcula as respectivas trajectórias da ferramenta para todos os NC-Jobs, de forma totalmente automática ou com diálogo interactivo com o utilizador. 8 A biblioteca de ferramentas Tebis gere materiais a cortar e valores de corte, bem como suportes, e extensões. Todos os componentes contêm contornos e informações sobre as uniões, para que possam ser montadas ferramentas completas iguais às existentes na maquina. Os templates NC, bem como todas as maquinações NC recorrem a estas ferramentas. 9 Os pós-processadores Tebis são o elo flexível entre a programação NC e as máquinas. Estes geram as trajectórias da ferramenta NC para qualquer tipo de controlador de máquina. As tarefas de produção podem assim ser facilmente alteradas de uma máquina para outra.

4 4 "Features" são objectos de produção inteligentes Com o módulo CAD para construção de "Features" podem ser construídas geometrias padronizadas. Estas geometrias designadas "Features" descrevem processos de produção de forma exacta em termos geométricos e tecnológicos. Com funções simples é possível colocar e adaptar "Features" à geometria. No caso de geometrias de componentes importados, o Tebis reconhece automaticamente zonas que podem ser descritas através de "Features". A maior vantagem proporcionada por "Features" Tebis é o transporte automático de todos os valores e informações para a máquina NC. Através de "Features" é possível acelerar o processo de construção. A construção de "Features" com Tebis acelera e simplifica o trabalho CAD. É possível importar de muitos outros sistemas CAD informações em forma de "Features" (ver Caixas). Desta forma, está claramente documentado no modelo CAD o que deverá ser produzido. A geometria designada "Features" contêm todos os parâmetros geométricos e tecnológicos do processo de fabrico, por ex.: furo cego roscado M10, 25 mm de profundidade ou uma caixa 25 x 8H7, 5 mm de profundidade. Estas informações já não têm que ser detalhadas em desenhos para efeitos de produção. Reconhecimento de geometria e aplicação de "Features" O software Tebis reconhece com rapidez e segurança nos dados lidos as geometrias relevantes e aplica "Features" nesses casos. Isto funciona também com dados de desenho 2D. A aplicação directa de "Features" através de dados de coordenadas e orientação é igualmente possível, para uma construção simplificada de furações e caixas. Com o auxílio da biblioteca de "Features" são definidos processos standard de fabrico. Isto assegura, por exemplo, a mesma profundidade de um furo roscado ou o formato idêntico mas com chanfre. Desta forma, é possível utilizar em seguida ferramentas de furação e fresagem padrão para programação NC e maquinação NC. Segurança de processo através de "Features" Uma vantagem particular em "Features" Tebis é que todos os valores e informações podem ser automaticamente transportados para a máquina NC. Graças à tecnologia de "Feature", as funções NC Tebis importam todas as informações de geometria (posições, orientações, diâmetros, profundidades, etc.) com um simples clique com o rato. Desta forma, são excluídos os erros devido à transferência manual de valores. Através de "Features" é possível descrever as mais variadas tarefas de produção como, por exemplo, roscas, mandrilar, furações com níveis ou caixas. Na biblioteca de "Features" é possível definir e gerir de forma estruturada todas as geometrias de furação com base nas informações de produção relevantes.

5 5 Interfaces universais Com o Tebis dispõe da ligação perfeita a todos os universos de "Features". "Features" com os seguintes formatos podem ser lidas, editas e processadas com o Tebis, sem qualquer problema. "Features" de fabricantes da indústria automóvel. BMW-Info-Drill (Catia V5) "Features" DC-Power (Catia V5) "Features" de construção de modelos DC (Catia V5) DC-Info-Drill (Catia V5) "Features" VW (Catia V5) Opel-Drill (Unigraphics) Furação MB (Catia V4) Este punção de uma ferramenta de desenho foi importado de um outro sistema CAD. Todas as Features de furação foram também importados. O software Tebis reconheceu "Features" de fresagem com base na geometria. "Features" de fabricantes CAD Catia V5 Unigraphics Tabelas de furação VAMOS (Catia V4) Plug-Ins para "Features" Tebis noutros sistemas MoldWare MWF para Catia V5 MoldWare MTF para Catia V4 NET/FeatureScanner para ProE O Scanner de "Features" reconheceu neste caso um grupo de furações de refrigeração e sugere então os elementos adequados existentes na biblioteca. O lado da injecção de um molde para plásticos com mais de 170 Features, desde uma simples rosca até orifícios de refrigeração de vários níveis com união roscada. As "Features" permitem uma programação NC totalmente automática.

6 6 Maquinação NC totalmente automática, baseada no conhecimento Com o módulo CAM para furação e fresagem são maquinados todos os tipos de furos simples, por etapas, pré-formada (por medida) e de rosca, bem como faces planas, caixas e contornos. O software aumenta a produtividade e a segurança de processo através de uma ampla variedade de possibilidades de automatização. Em especial a interligação à tecnologia de "Features" assegura que, a partir de dados CAD possam ser rapidamente gerados programas NC. Programação NC versátil e flexível As inúmeras funções individuais da solução Tebis proporcionam uma elevada flexibilidade para todos os tipos de furação e fresagem. Com as funções de furação poderá programar todos os tipos de furos e roscas. Com as funções de fresagem são criados programas NC individuais para caixas, faces planas, bem como para contornos verticais e respectiva maquinação de material residual. A admissão integrada da peça em bruto reconhece de forma segura todas as áreas de material residual. Além disso, assegura que os movimentos rápidos da ferramenta ocorram apenas em situações de posicionamento. Criar programas NC de forma automatizada A Tebis proporciona várias possibilidades de automatização de maquinação recorrente na programação NC: Com NC-Sets é definida a maquinação de elementos standard, para os quais são necessárias várias etapas de trabalho em sequência, por ex. roscas, furação com níveis ou caixas com diferentes ferramentas de desbaste e acabamento. Com planos de trabalho é possível criar os mesmos processos de maquinação, que serão maquinadas sempre da mesma forma como por ex., Fixações de ferramenta de cunhos e cortantes, maquinação de guias, faces de apoio e de contacto, ranhuras, bem como furação. Reunindo os conhecimentos de produção Devido à elevada padronização, a tecnologia NC-Set proporciona particulares vantagens em termos da programação NC 2,5D. O sistema recorre a sequências de maquinação pré-definidas e testadas (NC-Sets), que são definidas pelos especialistas em maquinação. A Tebis administra assim os seus conhecimentos de produção. Sequências de maquinação fiáveis e testadas são armazenadas a nível central, ficando disponíveis a todos os colaboradores e protegidas contra acesso indesejado por parte de terceiros. Sequências de maquinação automatizadas de NC-Sets Os NC-Sets combinam funções individuais com sequências de maquinação como, desbaste e acabamento, ou furação e abertura de roscas, incluindo todas as ferramentas necessárias e os parâmetros ideais de maquinação. Se o modelo CAD contiver "Features", a programação NC poderá ser efectuada de forma totalmente automática, pois cada "Feature" encontra o NC-Set destinado à sua produção. A complexidade da programação NC é assim muito reduzida, enquanto a segurança é proporcionalmente aumentada. A programação NC de caixas com actualização do stock dinamico permite a máxima intervenção no material e retracções curtas.

7 7 Neste modelo NC-Job estão guardadas todas as etapas de trabalho para a produção de um suporte da chapa. Após o modelo ser carregado, são atribuídos os elementos de maquinação e calculados os programas NC. Os NC-Sets economizam tempo e oferecem segurança A programação NC baseada em "Features" permite-lhe economizar tempo, pois as sequências de maquinação apenas têm que ser definidas uma vez, podendo em seguida ser reutilizadas sem qualquer necessidade de intervenção adicional. A maquinação standard utiliza sempre as mesmas ferramentas, estratégias e parâmetros permitindo assim, um trabalho por corte de apara mais rápido e mais seguro. A obtenção automatica de dados através das Features para os programas NC, permite que não ocorram erros derivados de leitura ou digitação de dados incorrectas, assegurando que não sejam esquecidas quaisquer tarefas de produção. Automatização da maquinação com NC-Jobs A utilização do NC-Job simplifica substancialmente a maquinação. É atribuído um template à geometria, são definidos os elementos de maquinação e controlo, bem como os parâmetros específicos do modelo e é logo iniciado o cálculo de todos os percursos de maquinação. Os percursos de maquinação adicionais para o presente modelo podem ser simplesmente adicionados, tal como é possível eliminar percursos de maquinação. O resultado pode ser novamente utilizado. Desta forma, o conhecimento da fabricação cresce e é assegurada a utilização de processos e estratégias já testados. Maquinação NC estruturado com plano de trabalho NC-Job O conjunto de maquinações de uma geometria é armazenada no plano de trabalhos NC (NC-Job) Desta forma, todas as etapas de maquinação e sequências são documentadas e podem ser complementadas ou alteradas em qualquer altura. Dado que é possível transferir planos de trabalho de um modelo para outro através de uma simples cópia. Os planos de trabalho NC Jobs possuem todos os processos de maquinação que são realizados no modelo. Desbaste de uma caixa por niveis com opção de entrada Z em rampa (verde) e trajectórias arredondadas para aumentar o nivel de performance no corte. Criação de um NC-Set com as três etapas de trabalho furação a varar, rebaixar e escarear para a montagem rebaixada de um parafuso de cabeça cilíndrica DIN 912.

8 8 Gestão de ferramentas à medida das necessidades práticas A gestão de ferramentas Tebis diferencia os vários componentes como cortantes, suportes, extensões, bem como montagem de ferramentas completas, com contornos iguais à realidade. Isto proporciona ao utilizador uma série de vantagens como, por ex., cálculo realista de colisão ou uma lista de ferramentas com todos os componentes e comprimentos para a pré-regulação de ferramentas. Os dados do fabricante das ferramentas podem ser transferidos através de interfaces. Através da montagem das ferramentas completas representadas no software Tebis é possível definir de antemão a ferramenta correcta. Com apenas alguns cliques com o rato é efectuado o ajuste entre ferramentas utilizadas no modelo CAM e as ferramentas existentes na máquina. Os trabalhos que não podem ser maquinados devido a falta da ferramenta correcta são coisa do passado. Flexibilidade e eficiência na fabricação A estrutura clara e simples do software Tebis torna-o fácil de utilizar, podendo ser aplicado quer a nível do CAM, quer a nível da fabricação. Assim, a programação NC 2,5D deixa de ser feita no controlador, ficando a máquina livre. As trajectórias da ferramenta podem ser transferidas, através de um pós-processador, para uma máquina com um outro controlo. Consoante o pós-processador, é possível utilizar ciclos do controlo NC ou somente produzir movimentos lineares e circulares. Isto permite utilizar as máquinas também para maquinações 2,5D exigentes, em que o respectivo controlo não foi concebido para tal. O controlo de colisão com ferramenta completa - como opção, também é possível controlar as colisões da máquina completa e meios de fixação - proporcionando ao utilizador da máquina uma maior segurança. A programação 2,5D Tebis também é adequada para maquinação complexa de furação profunda no fabrico de moldes. A gestão de ferramentas Tebis representa fielmente as ferramentas de furação e fresagem. Tebis Portugal, Lda., Edifício Embra Park, Escr. L 1, Estrada de Leiria n.º 206, P Marinha Grande, Tel. +351/ , Fax +351/ ,

Perfeitamente integrados para um processo contínuo. cad integration

Perfeitamente integrados para um processo contínuo. cad integration Perfeitamente integrados para um processo contínuo cad integration hypermill no Autodesk Inventor A integração do hypermill no CAD Autodesk Inventor é uma solução confiável que permite você implementar

Leia mais

CAD/CAM Integrado para a Indústria da Madeira

CAD/CAM Integrado para a Indústria da Madeira TopSolid 'Wood CAD/CAM Integrado para a Indústria da Madeira Solução CAD/CAM/ERP totalmente integrada TopSolid Wood A solução CAD/CAM totalmente integrada para a Indústria da Madeira O TopSolid Wood é

Leia mais

15 Computador, projeto e manufatura

15 Computador, projeto e manufatura A U A UL LA Computador, projeto e manufatura Um problema Depois de pronto o desenho de uma peça ou objeto, de que maneira ele é utilizado na fabricação? Parte da resposta está na Aula 2, que aborda as

Leia mais

Para programação automatizada e fabricação eficiente. estratégias cam

Para programação automatizada e fabricação eficiente. estratégias cam Para programação automatizada e fabricação eficiente estratégias cam O hypermill reduz os tempos de programação e usinagem Um software CAM completo: Uma gama ampla de estratégias de usinagem e de funcionalidades

Leia mais

CAD/CAM para corte e puncionamento

CAD/CAM para corte e puncionamento CAD/CAM para corte e puncionamento O software referência em aproveitamento e programação para corte 2D e puncionamento A gama de software para corte 2D e puncionamento Principais vantagens e benefícios

Leia mais

PROCESSOS A CNC. Objetivo da disciplina Cronograma O projeto Critérios de avaliação Contrato didático A máquina O Comando eletrônico

PROCESSOS A CNC. Objetivo da disciplina Cronograma O projeto Critérios de avaliação Contrato didático A máquina O Comando eletrônico PROCESSOS A CNC Objetivo da disciplina Cronograma O projeto Critérios de avaliação Contrato didático A máquina O Comando eletrônico 1 CFP SENAI VW OBJETIVO da disciplina PROCESSOS A CNC Exercício básico

Leia mais

Optimize o seu processo CAD/CAM com software Tebis.

Optimize o seu processo CAD/CAM com software Tebis. Optimize o seu processo CAD/CAM com software Tebis. MODELOS PROTOTIPOS MOLDES CUNHOS E CORTANTES PRODUÇÃO DE MODELOS PRODUÇÃO EM SERIE AERONAUTICA 2 ÍNDICE Tebis processo em cadeia 4 Página 10 Tebis filosofia

Leia mais

João Manuel R. S. Tavares / JOF

João Manuel R. S. Tavares / JOF Introdução ao Controlo Numérico Computorizado II Referencial, Trajectórias João Manuel R. S. Tavares / JOF Introdução As ferramentas de uma máquina CNC podem realizar certos movimentos conforme o tipo

Leia mais

Mandrilamento. determinado pela operação a ser realizada. A figura a seguir mostra um exemplo de barra de mandrilar, também chamada de mandril.

Mandrilamento. determinado pela operação a ser realizada. A figura a seguir mostra um exemplo de barra de mandrilar, também chamada de mandril. A UU L AL A Mandrilamento Nesta aula, você vai tomar contato com o processo de mandrilamento. Conhecerá os tipos de mandrilamento, as ferramentas de mandrilar e as características e funções das mandriladoras.

Leia mais

Sua indústria. Seu show. Seu Futuro

Sua indústria. Seu show. Seu Futuro Sua indústria. Seu show. Seu Futuro Usinagem 5-Eixos para Moldes Sandro, Vero Software Vero Software está no topo do relatório de fornecedores de CAM da CIMData 2014 Com maior Market Share, crescimento

Leia mais

EVOLUTION 7403 7405. Usinagem CNC completa em formato compacto. oferece uma usinagem completa nos 4 cantos da peça de trabalho e na superfície.

EVOLUTION 7403 7405. Usinagem CNC completa em formato compacto. oferece uma usinagem completa nos 4 cantos da peça de trabalho e na superfície. Coladeiras de bordas Centros de usinagem CNC Serras para painéis verticais Seccionadoras Manipulação de material Usinagem CNC completa em formato compacto EVOLUTION 7403 7405 É única. A EVOLUTION 7405

Leia mais

CALDsoft7 - Software de planificação em caldeiraria

CALDsoft7 - Software de planificação em caldeiraria CALDsoft7 - Software de planificação em caldeiraria Calculando uma peça com o CALDsoft7 É muito simples calcular uma peça com o CALDsoft7, basta seguir os passos apresentados abaixo: - Escolher a peça

Leia mais

Use a ferramenta Project Geometry geometria dos rasgos interiores. O sketch criado deve conter todos os contornos do modelo 3D.

Use a ferramenta Project Geometry geometria dos rasgos interiores. O sketch criado deve conter todos os contornos do modelo 3D. Pretende-se aqui exempl ificar a maquinagem de contornos 2D em PowerMILL A modelação 3D do componente é executada em Autodesk Inventor e depois exportada em formato DXF para o PowerMILL Vamos usar esta

Leia mais

TopSolid Design para Projecto de Moldes e TopSolid' Electrode 489 - Outros Programas Informáticos Nâo Classificados. Duração 88 h

TopSolid Design para Projecto de Moldes e TopSolid' Electrode 489 - Outros Programas Informáticos Nâo Classificados. Duração 88 h PROGRAMA DE FORMAÇÃO Curso Área de Formação Local Instalações da CadSolid - Leiria Duração h Formador Gonçalo Lemos Data 2/07/201 Destinatários Pré-Requisitos TopSolid Design para Projecto de Moldes e

Leia mais

Furação e Alargamento

Furação e Alargamento UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina FEJ Faculdade de Engenharia de Joinville Furação e Alargamento DEPS Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Visão sistêmica de um processo de usinagem

Leia mais

Empilhador de armazenagem tridireccional ETX 513/515. Capacidade de carga de 1250/1500 kg.

Empilhador de armazenagem tridireccional ETX 513/515. Capacidade de carga de 1250/1500 kg. Empilhador de armazenagem tridireccional ETX 513/515. Capacidade de carga de 1250/1500 kg. ETX 513 com garfos telescópicos (opcional) Capacidade de carga 1250 kg Elevação máxima 10 000 mm ETX 515 com garfos

Leia mais

Mesa de centro com tabuleiro integrado

Mesa de centro com tabuleiro integrado Mesa de centro com tabuleiro integrado Vamos para a mesa Mesa de centro com tabuleiro integrado Esta mesa de centro é genial: ela dispõe de um tabuleiro para que possa mimar as suas vistas com todo o tipo

Leia mais

Sistema de fixação Renishaw Soluções para fixação em metrologia

Sistema de fixação Renishaw Soluções para fixação em metrologia H-1000-0116-02-A Sistema de fixação Renishaw Soluções para fixação em metrologia Fixações para CMM Fixações para inspeção visual Fixações para Equator Fixações especiais Fixações CMM Renishaw Fixações

Leia mais

Maquinas avançadas e ferramentas para a produção de escadas e escadotes

Maquinas avançadas e ferramentas para a produção de escadas e escadotes Maquinas avançadas e ferramentas para a produção de escadas e escadotes Fornecemos soluções para: Dobragem / Furação / Puncionamento / Rebitagem / Montagem Escada telescópica Escadote de alumínio Escadote

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CAD/CAM. Profº Emerson Oliveira Matéria: CAD/CAM emerson.oliveira@ifsc.edu.br Câmpus Joinville

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CAD/CAM. Profº Emerson Oliveira Matéria: CAD/CAM emerson.oliveira@ifsc.edu.br Câmpus Joinville INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CAD/CAM Profº Emerson Oliveira Matéria: CAD/CAM emerson.oliveira@ifsc.edu.br Câmpus Joinville Etapas CAD/CAM Quando o sistema tem comunicação direta. CAD/CAM Quando

Leia mais

EBS ETAP Central Battery Systems

EBS ETAP Central Battery Systems EBS ETAP Central Battery Systems A gama de EBS da ETAP faculta sistemas de bateria centrais para instalações de iluminação de emergência e os seus diversos produtos podem ser utilizados em grandes e pequenos

Leia mais

Manual de utilização do programa

Manual de utilização do programa PCIToGCode Manual de utilização do programa PCIToGCode O PCITOGCODE é um aplicativo desenvolvido para converter imagem de uma placa de circuito impresso em um arquivo de códigos G. Com o arquivo de códigos

Leia mais

A versão básica disponibiliza a informação criada no Microsoft Navision em unidades de informação

A versão básica disponibiliza a informação criada no Microsoft Navision em unidades de informação O Business Analytics for Microsoft Business Solutions Navision ajuda-o a ter maior controlo do seu negócio, tomar rapidamente melhores decisões e equipar os seus funcionários para que estes possam contribuir

Leia mais

Sistema modular universal de transporte de encabidados

Sistema modular universal de transporte de encabidados SSI Translog Single SSI Translog Single Sistema modular universal de transporte de encabidados Flexibilidade e transporte fora do chão O sistema 'SSI Translog Single' da SSI Schaefer proporciona novas

Leia mais

AUDITORIAS TECNOLÓGICAS

AUDITORIAS TECNOLÓGICAS AUDITORIAS TECNOLÓGICAS ÀS EMPRESAS ETF PROCESSO MUITO DISCUTIDO E MUITO ALTERADO EPERIÊNCIAS DE REALIZAÇÃO DE AUDITORIAS TECNOLÓGICAS NO PASSADO SOB O TEMA DA TECNOLOGIA ERA SOLICITADA E TRATADA MUITA

Leia mais

Manual de Access 2007

Manual de Access 2007 Manual de Access 2007 Índice Introdução... 4 Melhor que um conjunto de listas... 5 Amizades com relações... 6 A Estrutura de uma Base de Dados... 8 Ambiente do Microsoft Access 2007... 9 Separadores do

Leia mais

Usinagem de Produção. Edgecam é o único sistema CAM que você precisa.

Usinagem de Produção. Edgecam é o único sistema CAM que você precisa. Usinagem de Produção Edgecam é o único sistema CAM que você precisa. Manufatura auxiliada por computador Apesar dos avanços da tecnologia de manufatura, a programação manual de uma moderna máquina de usinagem

Leia mais

CONTROLE NUMÉRICO E AUTOMATIZAÇÃO INDUSTRIAL INTRODUÇÃO: NOÇÕES BÁSICAS DE CNC

CONTROLE NUMÉRICO E AUTOMATIZAÇÃO INDUSTRIAL INTRODUÇÃO: NOÇÕES BÁSICAS DE CNC CONTROLE NUMÉRICO E AUTOMATIZAÇÃO INDUSTRIAL INTRODUÇÃO: NOÇÕES BÁSICAS DE CNC Operador de máquinas convencionais Materiais recebidos pelo operador da Máquina Convencional Exemplo de Máquina Convencional

Leia mais

Digitalização no laboratório da barra de sobredentadura de implantes NobelProcera Implant Bars Overdenture

Digitalização no laboratório da barra de sobredentadura de implantes NobelProcera Implant Bars Overdenture Digitalização no laboratório da barra de sobredentadura de implantes NobelProcera Implant Bars Overdenture Guia Rápido versão 2 Desfrute da melhor eficiência proporcionada pela NobelProcera com a digitalização

Leia mais

Cimatron Ferramentarias Usinagem

Cimatron Ferramentarias Usinagem Metalcam Há mais de 20 anos era fundada a empresa original do Grupo CMC de empresas de novas tecnologias. A vocação inovadora sempre esteve presente por meio de pesquisa e ambiente de desenvolvimento de

Leia mais

Dicas. Simplificando o Método Top Down Design. Construindo uma Montagem com a Ferramenta Skeleton

Dicas. Simplificando o Método Top Down Design. Construindo uma Montagem com a Ferramenta Skeleton Dicas Simplificando o Método Top Down Design Construindo uma Montagem com a Ferramenta Skeleton O Creo Elements/Pro, anteriormente chamado de Pro/ENGINEER, possui capacidade de criar uma estruturação parametrizada

Leia mais

Apresentação de Solução

Apresentação de Solução Apresentação de Solução Solução: Gestão de Altas Hospitalares Unidade de negócio da C3im: a) Consultoria e desenvolvimento de de Projectos b) Unidade de Desenvolvimento Área da Saúde Rua dos Arneiros,

Leia mais

NOVO MODELO DE PRODUÇÃO

NOVO MODELO DE PRODUÇÃO NOVO MODELO DE PRODUÇÃO UM AVANÇO NO CORTE DE COURO A tecnologia avançada é a chave para superar os desafios da indústria presentes em todos os níveis da cadeia de produção. A VersalisFurniture, VersalisAuto

Leia mais

Equipamento para medição e ajuste de ferramentas DMG MICROSET - Gerenciamento de Ferramentas

Equipamento para medição e ajuste de ferramentas DMG MICROSET - Gerenciamento de Ferramentas www.gildemeister.com DMG tecnologia e inovação Equipamento para medição e ajuste de ferramentas DMG MICROSET Gerenciamento de Ferramentas 02 I 03 DMG MICROSET 04 I 08 Equipamento de Ajuste Vertical 09

Leia mais

Novo Order Manager para o Software NobelProcera

Novo Order Manager para o Software NobelProcera Novo Order Manager para o Software NobelProcera Guia Rápido Versão 1 O novo Order Manager facilita mais os processos e procedimentos envolvidos nas encomendas através do sistema NobelProcera. Isto inclui

Leia mais

Atlas Copco. Compressores de ar para fins médicos GA 5-22 MED / GA 5-15 VSD MED (5-22 kw / 7,5-30 hp)

Atlas Copco. Compressores de ar para fins médicos GA 5-22 MED / GA 5-15 VSD MED (5-22 kw / 7,5-30 hp) Atlas Copco Compressores de ar para fins médicos (5-22 kw / 7,5-30 hp) Ar para fins médicos: pureza e precisão em ambientes de cuidados de saúde críticos A área crítica da assistência a doentes requer

Leia mais

PHC ControlDoc CS. A gestão documental da empresa ou organização

PHC ControlDoc CS. A gestão documental da empresa ou organização PHC ControlDoc CS A gestão documental da empresa ou organização O arquivo digital de todo o tipo de ficheiros (imagens, word, excel, pdf, etc.) e a possibilidade de os relacionar com os dados existentes

Leia mais

Flexibilidade sem compromisso: O eficiente módulo de construção com perfis de alumínio Rexroth. Everything to Build Anything

Flexibilidade sem compromisso: O eficiente módulo de construção com perfis de alumínio Rexroth. Everything to Build Anything Flexibilidade sem compromisso: O eficiente módulo de construção com perfis de alumínio Rexroth Everything to Build Anything 2 Uma ideia simples realizada consequentemente Há mais de 30 anos, a Bosch lançou

Leia mais

Rev.1 18.01.2013. Estantes cantoneira

Rev.1 18.01.2013. Estantes cantoneira 18.01.2013 Estantes cantoneira O sistema de estantes em cantoneira foi concebido para satisfazer as necessidades de armazenagem nas indústrias, oficinas, armazéns, etc, tendo em vista uma solução económica.

Leia mais

Formação. Cursos Personalizados

Formação. Cursos Personalizados Formação Formação Técnica O Desenvolvimento das competências ao longo das carreiras profissionais, é obrigatoriamente um investimento das empresas e dos seus colaboradores, contribuindo para uma rentabilidade

Leia mais

Aplicações. Clinching. Montagem. Inserção. Rebitagem. Estampagem. Cunhagem. Fixação. Prensagem. Dobra. TOX -Sistemas de Produção

Aplicações. Clinching. Montagem. Inserção. Rebitagem. Estampagem. Cunhagem. Fixação. Prensagem. Dobra. TOX -Sistemas de Produção Aplicações Clinching Montagem Inserção TOX PRESSOTECHNIK Soluções práticas em primeira mão Rebitagem Estampagem Cunhagem Fixação Prensagem Dobra TOX -Sistemas de Produção Atuadores modulares TOX -Cilindro

Leia mais

www.catari.net uma marca diferente.

www.catari.net uma marca diferente. www.catari.net uma marca diferente. cofragem modular perfeita! Com uma vasta gama de dimensões, permite solucionar todas as suas necessidades de cofragem vertical, em qualquer tipo de construção. O combro

Leia mais

Índice 1 INTRODUÇÃO...2 2 PESQUISA DE ENTIDADES...8 3 CRIAÇÃO DE ENTIDADES...12 4 DEPENDÊNCIAS...17 5 BANCOS, SEGURADORAS E CONSERVATÓRIAS...

Índice 1 INTRODUÇÃO...2 2 PESQUISA DE ENTIDADES...8 3 CRIAÇÃO DE ENTIDADES...12 4 DEPENDÊNCIAS...17 5 BANCOS, SEGURADORAS E CONSERVATÓRIAS... Índice 1 INTRODUÇÃO...2 1.1 JANELA ÚNICA DE ENTIDADES...3 1.2 PERMISSÕES POR UTILIZADOR...4 1.3 RESTRIÇÕES À VISUALIZAÇÃO/MANIPULAÇÃO...6 2 PESQUISA DE ENTIDADES...8 2.1 CRITÉRIOS DE PESQUISA...8 2.2 LISTA

Leia mais

Instruções de montagem

Instruções de montagem Instruções de montagem Indicações importantes relativas às instruções de montagem VOSS O desempenho e a segurança mais elevados possíveis no funcionamento dos produtos VOSS só serão obtidos se forem cumpridas

Leia mais

Introdução ao SolidWorks (I): Funcionalidades Básicas. João Manuel R. S. Tavares Joaquim Oliveira Fonseca

Introdução ao SolidWorks (I): Funcionalidades Básicas. João Manuel R. S. Tavares Joaquim Oliveira Fonseca Introdução ao SolidWorks (I): Funcionalidades Básicas João Manuel R. S. Tavares Joaquim Oliveira Fonseca Bibliografia n SolidWorks 2014 Teacher Guide SolidWorks n SolidWorks 2014 Student Workbook SolidWorks

Leia mais

Sistema inteligente de gestão de chaves e objectos de valor

Sistema inteligente de gestão de chaves e objectos de valor Sistema inteligente de gestão de chaves e objectos Onde estão as cópias de segurança das chaves? Quem foi a última pessoa a utilizar o carro? Quando foi a última vez que o técnico esteve na cave? RFid

Leia mais

PHC Workflow CS. O controlo e a automatização de processos internos

PHC Workflow CS. O controlo e a automatização de processos internos PHC Workflow CS O controlo e a automatização de processos internos A solução que permite que um conjunto de acções a executar siga uma ordem pré-definida, de acordo com as normas da empresa, aumentando

Leia mais

Aprenda as melhores práticas para construir um completo sistema de teste automatizado

Aprenda as melhores práticas para construir um completo sistema de teste automatizado Aprenda as melhores práticas para construir um completo sistema de teste automatizado Renan Azevedo Engenheiro de Produto de Teste e Medição -Américas Aprenda as melhores práticas para construir um completo

Leia mais

R e g r a s b á s i c a s, d i c a s e t r u q u e s

R e g r a s b á s i c a s, d i c a s e t r u q u e s A espessura da parede Na impressão em 3D, a espessura da parede refere-se à distância entre uma superfície do modelo e a superfície oposta. A espessura da parede pode ser uma superfície sólida forte, ou

Leia mais

Optimização de compras graças ao controlo de produção em tempo real;

Optimização de compras graças ao controlo de produção em tempo real; PARE 1 - Introdução à Automatização e Informática Industrial 1-1 1. AUOMAIZAÇÃO INDUSRIA: MOIVAÇÃO Nos últimos anos os esquemas de produção têm mudado drasticamente. Isto deve-se, por um lado à crescente

Leia mais

VirtualLine. VirtualPro Programmierunterstützung. Suporte de programação mit com VPro Guide

VirtualLine. VirtualPro Programmierunterstützung. Suporte de programação mit com VPro Guide VirtualLine VirtualPro Programmierunterstützung Suporte de programação mit com VPro Guide VirtualLine VirtualPro, o suporte de programação da INDEX O suporte de programação para um trabalho prático O VirtualPro

Leia mais

Nova máquina de blocos de concreto de alto desempenho fornecida à Arábia Saudita

Nova máquina de blocos de concreto de alto desempenho fornecida à Arábia Saudita Quadra, 74130 Contamine sur Arve, França Nova máquina de blocos de concreto de alto desempenho fornecida à Arábia Saudita A empresa Khaleeg sediada em Dammam, fundada em 1992, oferece produtos de concreto

Leia mais

PLM Software. A tecnologia de automação de programação NC mais recente para aumentar a eficiência de manufatura de peças. Respostas para a indústria.

PLM Software. A tecnologia de automação de programação NC mais recente para aumentar a eficiência de manufatura de peças. Respostas para a indústria. Siemens PLM Software A tecnologia de automação de programação NC mais recente para aumentar a eficiência de manufatura de peças www.siemens.com/nx W h i t e p a p e r A eficiência de usinagem e a produtividade

Leia mais

Universidade Federal de Santa Catarina CAPÍTULO 6 GRÁFICOS NO EXCEL.

Universidade Federal de Santa Catarina CAPÍTULO 6 GRÁFICOS NO EXCEL. CAPÍTULO 6 GRÁFICOS NO EXCEL. Um gráfico no Excel é uma representação gráfica dos números de sua planilha - números transformados em imagens. O Excel examina um grupo de células que tenham sido selecionadas.

Leia mais

O GPS IKE 1000 oferece velocidade, segurança e verificação. Com este equipamento a carga de trabalho e tempo dispendidos são minimizados devido a:

O GPS IKE 1000 oferece velocidade, segurança e verificação. Com este equipamento a carga de trabalho e tempo dispendidos são minimizados devido a: Os equipamentos IKE 1000 são equipamentos GPS de elevada precisão, robustos, adequados para recolher diferentes tipos de informação no campo, tais como dados geoespaciais com informação alfanumérica associada,

Leia mais

Metalo. Modular. Sistema de Andaimes em Alumínio. Instruções Técnicas

Metalo. Modular. Sistema de Andaimes em Alumínio. Instruções Técnicas Metalo Modular Sistema de Andaimes em Alumínio Instruções Técnicas Modular_AF4.indd 1 Modular Índice Favor observar: Nestas instruções técnicas, encontram-se todas as informações e indicações importantes

Leia mais

TSA/TDA DIFUSOR PARA LUMINÁRIA TROFFER

TSA/TDA DIFUSOR PARA LUMINÁRIA TROFFER TSA/TDA DIFUSOR PARA LUMINÁRIA TROFFER TSA/TODA DIFUSORES PARA LUMINÁRIAS O conjunto de difusão de ar completamente embutido, contribui para um visual leve e sem distorções. Sua flexibilidade própria,

Leia mais

EXCELLUM. Sistema de controlo de iluminação e gestão de energia endereçável DALI. Excellum Network

EXCELLUM. Sistema de controlo de iluminação e gestão de energia endereçável DALI. Excellum Network EXCELLUM Excellum Network DALI Sistema de controlo de iluminação e gestão de energia endereçável O EXCELLUM COMBINA POUPANÇA COM CONFORTO NA ILUMINAÇÃO O Excellum é um sistema de controlo de iluminação

Leia mais

FORMAÇÃO AVANÇADA DE METROLOGISTAS 3D

FORMAÇÃO AVANÇADA DE METROLOGISTAS 3D FORMAÇÃO AVANÇADA DE METROLOGISTAS 3D MÓDULO 2 METROLOGISTA 3D NÍVEL B André Roberto de Sousa Seja como for, a grandiosa Revolução Humana de uma única pessoa irá um dia impulsionar a mudança total do destino

Leia mais

ANÁLISE DO PRODUTO NX CMM INSPECTION PROGRAMMING

ANÁLISE DO PRODUTO NX CMM INSPECTION PROGRAMMING Análise do Produto Dr. Charles Clarke ANÁLISE DO PRODUTO NX CMM INSPECTION PROGRAMMING Tendências e requisitos do setor...3 Uma nova abordagem de programação de inspeção de CMM...4 O aplicativo na prática...5

Leia mais

Simplos. Estantes para cargas ligeiras

Simplos. Estantes para cargas ligeiras Simplos Estantes para cargas ligeiras Estantes Simplos Estantes Simplos O sistema de armazenagem Simplos proporciona a melhor solução às mais diversas necessidades de armazenagem de cargas médias e ligeiras,

Leia mais

Todos os dados de medição. Sempre disponíveis. Em qualquer dispositivo.

Todos os dados de medição. Sempre disponíveis. Em qualquer dispositivo. Análise e relatórios Camara este 14.09.2014 até 16.09.2014 Apresentação gráfica 14/09/2014 15/09/2014 16/09/2014 Data logger 1 ( C) Data logger 2 ( C) Data logger 3 ( C) Apresentação em tabela Alarmes

Leia mais

Tesouras demolidoras CC. Ferramentas de Demolição Silenciosas

Tesouras demolidoras CC. Ferramentas de Demolição Silenciosas Tesouras demolidoras CC Ferramentas de Demolição Silenciosas Essencial para demolição e reciclagem: Ferramentas de Demolição Silenciosas da Atlas Copco Os desenvolvimentos em termos de maquinaria e equipamentos

Leia mais

Toleranciamento Geométrico João Manuel R. S. Tavares

Toleranciamento Geométrico João Manuel R. S. Tavares CFAC Concepção e Fabrico Assistidos por Computador Toleranciamento Geométrico João Manuel R. S. Tavares Bibliografia Simões Morais, José Almacinha, Texto de Apoio à Disciplina de Desenho de Construção

Leia mais

Estrutura Dupla Plana

Estrutura Dupla Plana Estrutura Dupla Plana Plurigas Solar, Energias LDA. @2013 Instruções de Leia atentamente as instruções de segurança. As nossas estruturas foram concebidas especificamente para a suportar a montagem de

Leia mais

Nesta aula, você vai estudar exatamente isso. E para acabar com o suspense, vamos a ela.

Nesta aula, você vai estudar exatamente isso. E para acabar com o suspense, vamos a ela. Mete broca! Nesta aula, vamos estudar uma operação muito antiga. Os arqueólogos garantem que ela era usada há mais de 4000 anos no antigo Egito, para recortar blocos de pedra. Ela é tão comum que você

Leia mais

Guia de implantação de máquinas Nesting BIESSE

Guia de implantação de máquinas Nesting BIESSE Guia de implantação de máquinas Nesting BIESSE Neste guia, vamos simular todos passos de uma implantação do plug-in de uma máquina Nesting da BIESSE. Como exemplo configuraremos o plug-in de uma Rover

Leia mais

PHC ControlDoc CS. ππ Empresas e organizações que desejem acabar com a circulação de papel BENEFÍCIOS SOLUCÃO DESTINATÁRIOS

PHC ControlDoc CS. ππ Empresas e organizações que desejem acabar com a circulação de papel BENEFÍCIOS SOLUCÃO DESTINATÁRIOS Com o PHC ControlDoc pode arquivar digitalmente todo o tipo de ficheiros (Imagens, Word, Excel, PDF, etc.) e relacioná-los com os dados existentes nas restantes aplicações. PHC ControlDoc CS Reduza os

Leia mais

PRESSEINFORMATION COMUNICADO DE IMPRENSA

PRESSEINFORMATION COMUNICADO DE IMPRENSA PRESSEINFORMATION COMUNICADO DE EcoCWave da Dürr Ecoclean: Qualidade superior, eficiência de custos e confiabilidade de processo na lavagem à base de água Filderstadt/Germany, junho 2014 com sua EcoCWave,

Leia mais

PHC ControlDoc CS BENEFÍCIOS. _Fim do papel a circular na empresa. _Rapidez na pesquisa de documentos. _Segurança detalhada no acesso aos documentos

PHC ControlDoc CS BENEFÍCIOS. _Fim do papel a circular na empresa. _Rapidez na pesquisa de documentos. _Segurança detalhada no acesso aos documentos Com o PHC ControlDoc pode arquivar digitalmente todo o tipo de ficheiros (Imagens, Word, Excel, PDF, etc.) e relacioná-los com os dados existentes nas restantes aplicações. PHC ControlDoc CS Reduza os

Leia mais

MICROSOFT POWERPOINT

MICROSOFT POWERPOINT MICROSOFT POWERPOINT CRIAÇÃO DE APRESENTAÇÕES. O QUE É O POWERPOINT? O Microsoft PowerPoint é uma aplicação que permite a criação de slides de ecrã, com cores, imagens, e objectos de outras aplicações,

Leia mais

Certificação do software de facturação passa a ser obrigatória a partir de 1 de Janeiro de 2011.

Certificação do software de facturação passa a ser obrigatória a partir de 1 de Janeiro de 2011. NOTÍCIAS Certificação do software de facturação passa a ser obrigatória a partir de 1 de Janeiro de 2011. De acordo com a Portaria n.º 363/2010, de 23 de Junho, todas as empresas com um volume de negócios

Leia mais

A certificação de Qualidade para a Reparação Automóvel.

A certificação de Qualidade para a Reparação Automóvel. A certificação de Qualidade para a Reparação Automóvel. Projecto A Oficina+ ANECRA é uma iniciativa criada em 1996, no âmbito da Padronização de Oficinas ANECRA. Este projecto visa reconhecer a qualidade

Leia mais

Casa Agrícola do Exemplo Relatório de Auditoria de Gestão - 2004

Casa Agrícola do Exemplo Relatório de Auditoria de Gestão - 2004 Casa Agrícola do Exemplo Relatório de Auditoria de Gestão - 2004 Índice 1. Introdução 3 2. Qualidade dos Dados 4 3. Análise das Sugestões feitas na Auditoria de 2003 6 4. Processos e Fluxos de Informação

Leia mais

Aplicações de Programação CNC/ISO com Microcomputador

Aplicações de Programação CNC/ISO com Microcomputador Aplicações de Programação João Manuel R. S. Tavares Joaquim Oliveira Fonseca Introdução No contexto da programação CNC seria benéfica a possibilidade de trabalhar com programas que, dentro do possível,

Leia mais

Carregamento de dados para o preçário

Carregamento de dados para o preçário Carregamento de dados para o preçário O carregamento de dados para o preçário tem como objectivo a elaboração de uma tabela de preços ou preçário que servirá de guia para a facturação. Assim, a Boommed

Leia mais

CÉLULAS DE PRODUÇÃO FLEXÍVEL Integração e Gestão da Produção

CÉLULAS DE PRODUÇÃO FLEXÍVEL Integração e Gestão da Produção CÉLULAS DE PRODUÇÃO FLEXÍVEL Integração e Gestão da Produção Na actual economia global, onde a concorrência surge de qualquer zona do mundo, as empresas confrontam-se com a necessidade de produzir em prazos

Leia mais

SISTEMA LISROLL. www.lismarca.pt CATÁLOGO TÉCNICO

SISTEMA LISROLL. www.lismarca.pt CATÁLOGO TÉCNICO SISTEMA LISROLL www.lismarca.pt CATÁLOGO TÉCNICO 2 MAIS DO QUE UM ESTORE AJUSTÁVEL, UMA PERSIANA AJUSTÁVEL... Índice Características Especificações técnicas Ficha técnica Motores Certificados pág. 4 pág.

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE PROJECTOS MID-RANGE PARA ESTRUTURAS DE MÓDULOS FOTOVOLTAICOS

PLANIFICAÇÃO DE PROJECTOS MID-RANGE PARA ESTRUTURAS DE MÓDULOS FOTOVOLTAICOS Fabricados em alumínio e aço inoxidável Declaração de desempenho e marcação CE Para pequenas instalações Aplicação para configurar automaticamente as estruturas Stock permanente, prazo de entrega reduzido

Leia mais

Motic Images Plus Versão 2.0 ML Guia de Consulta Rápida. Português

Motic Images Plus Versão 2.0 ML Guia de Consulta Rápida. Português Motic Images Plus Versão 2.0 ML Guia de Consulta Rápida Português Índice Instalação do Software... 1 Instalação do Controlador e Actualização do Controlador... 4 Motic Images Plus 2.0 ML...11 Calibração

Leia mais

PHC ControlDoc BENEFÍCIOS. _Fim do papel a circular na empresa. _Rapidez de encontrar um documento

PHC ControlDoc BENEFÍCIOS. _Fim do papel a circular na empresa. _Rapidez de encontrar um documento Com o ControlDoc pode arquivar digitalmente todo o tipo de ficheiros (Imagens, Word, Excel, PDF, etc.) e relacioná-los com os dados existentes nas restantes aplicações. PHC ControlDoc Reduza os custos

Leia mais

Impressora multifunções digital a cores. Copiador Impressora Fax Scanner P&B. P&B Cor

Impressora multifunções digital a cores. Copiador Impressora Fax Scanner P&B. P&B Cor Impressora multifunções digital a cores Copiador Impressora Fax Scanner MP C4502 MP C5502 P&B 45 Cor 55 ppm ppm P&B Cor Tenha hoje a solução documental de amanhã Os MP C4502AD/MP C4502SPDF/MP C5502AD/MP

Leia mais

Perspectiva isométrica de modelos com elementos diversos

Perspectiva isométrica de modelos com elementos diversos Perspectiva isométrica de modelos com elementos diversos Introdução Algumas peças apresentam partes arredondadas, elementos arredondados ou furos, como mostram os exemplos abaixo: parte arredondada furo

Leia mais

Tecnologias CAx na Manufatura. Valter Vander de Oliveira Disciplina: Sistemas Industriais

Tecnologias CAx na Manufatura. Valter Vander de Oliveira Disciplina: Sistemas Industriais Tecnologias CAx na Manufatura Valter Vander de Oliveira Disciplina: Sistemas Industriais Tecnologias CAx Conteúdo: Conceito de tecnologia CAx Evolução das tecnologias CAx Sistemas CAD/CAE/CAPP/CAM/CAI

Leia mais

Tamanho Grande Corte Fio EDM com controlo LP2WH AQ750L AQ900L AQ1200L AQ1500L

Tamanho Grande Corte Fio EDM com controlo LP2WH AQ750L AQ900L AQ1200L AQ1500L Tamanho Grande Corte Fio EDM com controlo LP2WH AQ750L AQ900L AQ1200L AQ1500L The O mundo da serie Grande em Corte fio EDM Linear Em resposta ao aumento de pedidos para fabrico de grandes peças suportadas

Leia mais

Tarefa Orientada 16 Vistas

Tarefa Orientada 16 Vistas Tarefa Orientada 16 Vistas Objectivos: Vistas só de leitura Vistas de manipulação de dados Uma vista consiste numa instrução de SELECT que é armazenada como um objecto na base de dados. Deste modo, um

Leia mais

Atlas Copco. Arrefecedores finais, separadores de água e sistemas de purga COMPLETO, FÁCIL DE INSTALAR E MUITO ECONÓMICO

Atlas Copco. Arrefecedores finais, separadores de água e sistemas de purga COMPLETO, FÁCIL DE INSTALAR E MUITO ECONÓMICO Atlas Copco Arrefecedores finais, separadores de água e sistemas de purga COMPLETO, FÁCIL DE INSTALAR E MUITO ECONÓMICO Uma gama de arrefecedores finais efectivos e de separadores de água em conformidade

Leia mais

Kit de Montagem de Mastro

Kit de Montagem de Mastro Parabéns pela aquisição do seu novo kit de montagem de mastro! Kit de Montagem de Mastro Manual de Instalação Este kit de montagem de mastro foi concebido para postes com 48 milímetros de diâmetro externo

Leia mais

Apresentamos a AutoDome Easy A solução ideal para aplicações de média dimensão

Apresentamos a AutoDome Easy A solução ideal para aplicações de média dimensão Apresentamos a AutoDome Easy A solução ideal para aplicações de média dimensão A câmara PTZ concebida para uma aplicação perfeita Quando uma minidome fixa não é suficiente, e uma câmara PTZ tradicional

Leia mais

A VISTA BACKSTAGE PRINCIPAIS OPÇÕES NO ECRÃ DE ACESSO

A VISTA BACKSTAGE PRINCIPAIS OPÇÕES NO ECRÃ DE ACESSO DOMINE A 110% ACCESS 2010 A VISTA BACKSTAGE Assim que é activado o Access, é visualizado o ecrã principal de acesso na nova vista Backstage. Após aceder ao Access 2010, no canto superior esquerdo do Friso,

Leia mais

Estantes Simplos para cargas ligeiras

Estantes Simplos para cargas ligeiras Estantes Simplos para cargas ligeiras Estantes Simplos Estantes Simplos O sistema de armazenagem Simplos proporciona a melhor solução às mais diversas necessidades de armazenagem de cargas médias e ligeiras,

Leia mais

CNC CORTE TÉRMICO PARA. Version 1.0 10/07/2013. ISAC S.r.l. VIA MAESTRI DEL LAVORO, 30 56021 CASCINA (PI) ITALY WWW.ISACSRL.IT

CNC CORTE TÉRMICO PARA. Version 1.0 10/07/2013. ISAC S.r.l. VIA MAESTRI DEL LAVORO, 30 56021 CASCINA (PI) ITALY WWW.ISACSRL.IT CNC PARA CORTE TÉRMICO Version 1.0 10/07/2013 ISAC S.r.l. CAPITALE SOCIALE 100.000,00 C.F. e P.I. 01252870504 VIA MAESTRI DEL LAVORO, 30 56021 CASCINA (PI) ITALY WWW.ISACSRL.IT TEL 050 711131 FAX 050 711472

Leia mais

Novos quadros Plexo 3, todo o espaço que precisa

Novos quadros Plexo 3, todo o espaço que precisa Novos quadros Plexo 3, todo o espaço que precisa IP 65 QUADROS MODULARES ESTANQUES Todo o espaço que precisa, sem restrições de cablagem 2 Uma ampla gama de quadros 11 dimensões 2 a 8 módulos 12 módulos

Leia mais

PHC ControlDoc CS. A gestão documental da empresa ou organização

PHC ControlDoc CS. A gestão documental da empresa ou organização PHC ControlDoc CS A gestão documental da empresa ou organização O arquivo digital de todo o tipo de ficheiros (imagens, word, excel, pdf, etc.) e a possibilidade de os relacionar com os dados existentes

Leia mais

PHC dpessoal. ππ Gestão de Funcionários. ππ Registo de faltas e horas

PHC dpessoal. ππ Gestão de Funcionários. ππ Registo de faltas e horas PHC dpessoal DESCRITIVO Com o PHC dpessoal o funcionário tem acesso a visualizar e a introduzir diversos dados relacionados com as suas faltas, férias, despesas ou outros assuntos relativos ao Departamento

Leia mais

Inovação em CAD para CAM. integração ao cad

Inovação em CAD para CAM. integração ao cad Inovação em CAD para CAM integração ao cad Um novo padrão entre os sistemas CAD Somente um desenvolvedor de CAM pode criar CAD para CAM: Com isso em mente, a OPEN MIND Technologies AG desenvolveu seu próprio

Leia mais

Formação para o terceiro trimestre

Formação para o terceiro trimestre Formação para o terceiro trimestre Desenho Assistido por Computador Cloud computing Blocos e atributos Numa era em que a informação tem de estar disponivel ao virar da esquina, a Autodesk desenvolveu um

Leia mais

PLANEJAMENTO DO PROCESSO ASSISTIDO POR COMPUTADOR - CAPP

PLANEJAMENTO DO PROCESSO ASSISTIDO POR COMPUTADOR - CAPP PLANEJAMENTO DO PROCESSO ASSISTIDO POR COMPUTADOR - CAPP Prof. João Carlos Espíndola Ferreira, Ph.D. www.grima.ufsc.br/jcarlos/ jcarlos@emc.ufsc.br Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de

Leia mais

PHC Clínica CS. A gestão operacional total da clínica ou consultório

PHC Clínica CS. A gestão operacional total da clínica ou consultório PHC Clínica CS A gestão operacional total da clínica ou consultório A informação confidencial sobre cada paciente, o seu historial e, se integrado com o módulo PHC Gestão CS, a gestão financeira e a facturação

Leia mais

Como escolher sua broca

Como escolher sua broca pdrilling Content w Como escolher sua broca Como escolher sua broca 1 Defina o diâmetro da broca e profundidade do furo Procure as faixas de diâmetro e profundidade do furo para as brocas relacionadas

Leia mais