Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: R ápi do no de se nho

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: R ápi do no de se nho"

Transcrição

1 1 План урока Transformações em Polígonos - Ampliação Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: R ápi do no de se nho Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Discussão com a Classe At ividade de Matemática Encerrament o 8 мин 1 2 мин 1 0 мин 3 мин 1 0 мин 2 мин Obj et ivos M at emát icos: E xpe ri me nt ar trabalhar com uma malha quadriculada. P rat t i c ar a ampliação de figuras geométricas de acordo com um certo fator da escala. Aprende r sobre escalas e proporção. De se nvo l ver uma familiaridade com diferentes figuras geométricas. Abe rt ura 8 мин

2 2 Desenhe a malha na lousa. Di ga: Esta é uma malha quadriculada. É semelhante a uma rede de pesca que é composta de linhas horizontais e verticais. A distância entre cada duas linhas adjacentes é igual. Nesta malha podemos desenhar pontos, linhas e todas as figuras geométricas que desejamos, colocando-as numa posição específica no plano. Desenhe 2 pontos adjacentes, cada um em um ponto de intersecção, da malha. P e rgunt e : Qual é a distância entre os pontos? As respostas podem variar. Não conseguimos saber a distância

3 3 entre os pontos, podemos apenas dizer que a distância é 1 unidade (não sabemos o quanto cada unidade de comprimento mede, por exemplo, em cm). Desenhe um segmento de reta que conecta os pontos. Di ga: Agora sabemos que o comprimento do segmento de reta é 1 unidade. Acrescente mais 2 pontos na malha e faça um quadrado. P e rgunt e : Qual figura nós obtemos? Como você sabe? A figura é um quadrado, porque todas os lados são iguais e todos os ângulos são retos e iguais. Di ga: Considere que podemos criar uma figura geométrica em uma posição específica. Primeiro, desenhamos os vértices e depois os conectamos com segmentos de reta. Não temos que desenhar os vértices nos pontos de intersecção, mas ajuda quando falamos de distâncias, comprimento e assim por diante. Crie uma cópia do quadrado que é ampliada por um fator de escala 2.

4 4 P e rgunt e : Existe uma conexão entre os quadrados? O quadrado à esquerda é 2 vezes o da direita. Cada lado do quadrado da direita tem 1 unidade de comprimento, e cada lado do quadrado da esquerda tem 2 unidades de comprimento. P ro f e sso r aprese nt a o jo go de M at e mát i c a: R ápi do no de se nho - Ampl i ar f o rmas 12 мин Usando o Modo de Apresentação no projetor, apresente o episódio da Matific Rá pido no de s e nho - A m plia r f o rm a s para a classe. Este episódio pratica a aplicação da escala por um dado fator em uma figura geométrica. Em cada pergunta, uma figura é desenhada em uma malha (por exemplo, um triângulo ou um retângulo). A tarefa é criar uma cópia em escala dessa figura (por exemplo, maior por um fator 2) clicando em vértices na malha.

5 5 Di ga: Nós temos uma malha. Em cada pergunta, uma figura é desenhada em uma grade, e nos é pedido para criar uma cópia da figura que é ampliada por um determinado fator de escala. Quando clicamos na malha, um ponto está sendo feito. Quando fazemos outro ponto, um segmento de reta entre os pontos é feito Clique na malha e faça um ponto. Em seguida, clique na malha em um lugar diferente e faça um segmento de reta. Di ga: Quando clicamos na malha novamente, criamos um triângulo. Quando clicamos novamente criamos um quadrilátero, e assim por diante. Podemos apagar um ponto existente clicando nele. Clique novamente e faça um triângulo. Depois clique novamente e faça um quadrilátero. Depois clique em um dos pontos para excluí-lo. Clique no botão de reiniciar. Di ga: Leia as instruções na parte inferior da tela. Os alunos podem ler as instruções. Di ga: Precisamos criar uma cópia da figura que é ampliada por um

6 6 fator de escala de 1 para 2. P e rgunt e : Qual é a figura na malha? Como vocês sabem? A figura é um retângulo, um quadrilátero com 4 ângulos retos. Di ga: Para criar uma cópia do retângulo, que é ampliada por um fator de escala de 1 para 2, precisamos multiplicar cada lado por 2. P e rgunt e : Qual é a medida do comprimento do retângulo? 4 unidades. P e rgunt e : Qual é a medida da largura do retângulo? 2 unidades. Di ga: Para criar uma cópia do retângulo, que é ampliada por um fator de escala de 1 para 2, precisamos criar um retângulo com comprimento medindo 8 unidades e largura medindo 4 unidades. Crie um retângulo com um comprimento medindo 8 unidades e largura medindo 4 unidades.

7 7 Clique em e apresente a próxima questão.

8 8 Di ga: Leia as instruções na parte inferior da tela. Os alunos podem ler as instruções. P e rgunt e : Qual é a figura dada? Como vocês sabem? Um triângulo, uma figura com 3 lados, 3 vértices e 3 ângulos. P e rgunt e : Como criaríamos uma cópia do triângulo que é ampliada por um fator de escala de 1 para 3? Desenhe um triângulo onde cada um de seus lados é multiplicado por 3. P e rgunt e : Qual é o comprimento de cada lado? O lado inferior tem 4 unidades de comprimento. Nós não sabemos os comprimentos dos outros lados. Di ga: Quando não sabemos os comprimentos dos lados, temos de olhar para os outros comprimentos da forma. Por exemplo, no

9 9 nosso caso, podemos ver que a distância entre o vértice superior e o lado inferior é de 3 unidades comprimento. Além disso, a distância horizontal entre o vértice inferior direito e o vértice superior é 1 unidade, e a distância vertical entre o vértice superior e o vértice inferior esquerdo é de 3 unidades. Essas informações nos ajudarão a criar a cópia ampliada. Primeiro desenhamos o lado inferior. P e rgunt e : Qual é o comprimento do lado inferior, na cópia ampliada? Se o comprimento do lado inferior da figura dada tem 4 unidades, o lado inferior do triângulo ampliado seria 3 vezes 4, que são 12 unidades. Marque 2 vértices para que a distância entre eles seja de 12 unidades na parte inferior da malha, a fim de reservar um lugar para o resto do triângulo. P e rgunt e : Qual é a distância entre o vértice superior e o lado inferior, do triângulo ampliado? Se a distância entre o vértice superior e o lado inferior, no triângulo dado, tem 3 unidades, a distância entre o vértice superior e o lado inferior no triângulo ampliado seria 3 vezes 3, ou seja, 9 unidades. Mostre em qual linha horizontal o vértice superior estaria. P e rgunt e : Qual deve ser a distância horizontal entre o vértice superior e o vértice inferior direito do triângulo ampliado? Se a distância horizontal entre o vértice superior e o vértice inferior direito do triângulo dado tem 1 unidade, a distância entre o vértice superior ao vértice inferior direito do triângulo ampliado deve ser 3 vezes 1, que são 3 unidades. Marque o vértice superior.

10 10 Di ga: Note que todos os comprimentos nesses triângulos mantém a mesma proporção. Cada segmento correspondente no triângulo pequeno é 3 vezes maior no triângulo grande. Por exemplo, no triângulo pequeno a distância horizontal entre o vértice superior e o vértice inferior esquerdo é de 3 unidades e a distância correspondente no triângulo grande é 3 vezes maior ou 9 comprimentos de unidade. Al uno s prat i c am o jo go de mat e mát i c a: R ápi do no de se nho - Ampl i ar f o rmas 10 мин Deixe os alunos jogarem Rá pido no de s e nho - A m plia r f o rm a s em seus dispositivos pessoais. Circule, respondendo às questões quando necessário.

11 11 Di sc ussão c o m a Cl asse 3 мин Explique quaisquer desafios que os alunos enfrentaram trabalhando individualmente. Peça à turma por respostas sobre como lidaram com questões comuns que seus colegas de turma apresentaram. At i vi dade de M at e mát i c a: M al ha - Ampl i aç ão - E xe rc í c i o 10 мин Entregue a cada aluno uma malha quadriculada (Ver versão para impressão abaixo). Instrua os alunos a desenhar um quadrado, no canto inferior direito da malha, onde os ladoss medem 1 unidade de comprimento. Enquanto os alunos estiverem trabalhando, desenhe uma malha na lousa para que você possa ilustrar as respostas. Em seguida instrua os alunos a criarem uma cópia da figura, que é ampliada por um fator de escala de 1 para 2, coloque-a perto do primeiro quadrado. Em seguida, instrua os alunos a criarem uma cópia da primeira figura, que é ampliada por um fator de escala de 1 para 4, coloque-a perto do segundo quadrado.

12 12 Depois que os alunos terminarem, compartilhe as respostas e peça aos alunos que repitam o mesmo processo usando triângulos. Primeiro demonstre na lousa como e onde colocar o primeiro triângulo. Em seguida, instrua os alunos a criarem uma cópia do triângulo, que é ampliada por um fator de escala de 1 para 2, coloque-o perto do primeiro triângulo.

13 13 Em seguida, instrua os alunos a criarem uma cópia do primeiro triângulo, que é ampliado por um fator de escala de 1 para 4, coloque-o perto do segundo triângulo. P e rgunt e : Quantas vezes quadrado pequeno é representado na cópia ampliada com fator 2? O quadrado pequeno é refletido 4 vezes em sua cópia ampliada com fator 2. Para os alunos que estão enfrentando dificuldades em ver a resposta, é possível cortar o pequeno quadrado e ver quantas vezes ele aparece nos quadrados maiores. P e rgunt e : Quantas vezes é o quadrado pequeno é refletido na cópia ampliada com fator 4? O quadrado pequeno é refletido 16 vezes em sua cópia ampliada com fator 4. P e rgunt e : Quantas vezes o triângulo pequeno é representado na cópia ampliada com fator 2?

14 14 O pequeno triângulo aparece 4 vezes na sua cópia ampliada com fator 2. Para os alunos que estão enfrentando dificuldades em ver a resposta, é possível cortar o pequeno triângulo e ver quantas vezes ele entra nos triângulos maiores. P e rgunt e : Quantas vezes o triângulo pequeno está presente na cópia ampliada com fator 4? O triângulo pequeno aparece 16 vezes na cópia ampliada com fator 4. P e rgunt e : Quantas vezes o triângulo pequeno está presente na cópia ampliada com fator 2? O triângulo pequeno aparece 4 vezes na cópia ampliada com fator 2. P e rgunt e : Quantas vezes o quadrado médio está presente no quadrado grande? O quadrado médio aparece 4 vezes, no quadrado grande. P e rgunt e : Quantas vezes o triângulo médio aparece no triângulo grande? O triângulo médio é evidente 4 vezes no triângulo grande. P e rgunt e : Existe algum padrão ao ampliar uma figura por um fator de escala de 1 para 2? De 1 para 4? Ao ampliar uma figura por um fator de escala de 1 para 2 a figura pequena entra na figura grande 4 vezes (o que significa que a área da figura grande é 4 vezes maior que a área da figura pequena). Ao ampliar uma figura por um fator de escala de 1 para 4, a figura pequena entra na figura grande 16 vezes (o que significa que a área da figura grande é 16 vezes maior que a área da figura pequena).

15 15 Ve rs ã o pa ra I m pre s s ã o : M a lha

16 16 E nc e rrame nt o 2 мин P e rgunt e : Como podemos fazer uma cópia de uma figura em escala? Nosso objetivo seria desenhar os vértices. Depois de desenhar os vértices, a figura é bem definida. Assim, tomamos cada segmento na figura original e ampliamos pelo fator da escala desejado. P e rgunt e : O que devemos fazer se não conhecemos os comprimentos dos lados? Temos que procurar outros comprimentos da figura. P e rgunt e : Como devemos fazer uma cópia em escala de um círculo? Devemos tomar o raio ou o diâmetro do círculo e aumentá-lo pelo fator de escala desejado. P e rgunt e : Podemos reduzir uma figura por um determinado fator de escala? Podemos reduzir uma figura por uma certa escala, assim como a ampliar. Por exemplo, se quisermos reduzir uma figura por uma escala meio, tomamos cada segmento na figura original e o reduzimos pela metade.

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: R ápi do no de se nho

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: R ápi do no de se nho 1 План урока Transformações em Polígonos - Cópia e Translação Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: R ápi do no de se nho Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Discussão com a Classe

Leia mais

E xpe ri me nt ar trabalhar com uma malha quadriculada. P rat i c ar a reflexão de uma figura geométrica em relação a um eixo de simetria.

E xpe ri me nt ar trabalhar com uma malha quadriculada. P rat i c ar a reflexão de uma figura geométrica em relação a um eixo de simetria. 1 Lesson Plan Transformações em Polígonos - Reflexão Age group: 6º ano, 5 º ano Online resources: R ápi do no de se nho Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam At ividade de Matemática Encerrament

Leia mais

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: R ápi do no de se nho

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: R ápi do no de se nho 1 План урока Transformações em Polígonos - Rotação Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: R ápi do no de se nho Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Discussão com a Classe Encerrament

Leia mais

De se nvo l ver estratégias na comparação de polígonos com diferentes características

De se nvo l ver estratégias na comparação de polígonos com diferentes características 1 План урока Cálculo d a Área d e Triângulos Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: F o rmas na grade Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam At ividade de Matemática Encerrament

Leia mais

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: F o rmas na grade

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: F o rmas na grade 1 План урока Cálculo d a Área d e Paralelogramos Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: F o rmas na grade Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Discussão com a classe Encerrament

Leia mais

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: Co nt as e f raç õ e s

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: Co nt as e f raç õ e s 1 План урока Modelagem d e Frações - Metad es e Quartos Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: Co nt as e f raç õ e s Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam At ividade de

Leia mais

Aprende r quais quadriláteros têm mais de uma classificação

Aprende r quais quadriláteros têm mais de uma classificação 1 План урока Id entificand o Quad riláteros Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: N ada de bi sbi l ho t ar Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Discussão com a classe Encerrament

Leia mais

E xpe ri me nt ar alinhar polígonos com as linhas de grade para determinar sua área. P rat i c ar encontrar a área de triângulos e quadriláteros

E xpe ri me nt ar alinhar polígonos com as linhas de grade para determinar sua área. P rat i c ar encontrar a área de triângulos e quadriláteros 1 План урока Cálculo d e Áreas d e Polígonos Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: F o rmas na grade Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Exercícios de Matemática Encerrament

Leia mais

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano 1 План урока Frações Unitárias Como Parte d o Todo Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: Di vi da de q ual q ue r f o rma Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Encerrament

Leia mais

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano 1 План урока Introdução aos Polígonos - Vértices E Lad os Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: Co pi ar, c o l ar e de sc o bri r Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Discussão

Leia mais

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: T ransf e ri do r

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: T ransf e ri do r 1 План урока Med ição d e Ângulos Suplemento d o Ângulo Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: T ransf e ri do r Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Discussão com a Classe Encerrament

Leia mais

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: Veri f i c ando o t e mpo

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: Veri f i c ando o t e mpo 1 План урока Gráfico d e Linhas com Frações (Centímetros) Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: Veri f i c ando o t e mpo Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam At ividade de Matemática

Leia mais

Онлайн ресурсы: Uma f at i a de t o rt a

Онлайн ресурсы: Uma f at i a de t o rt a 1 План урока Divisão com Quociente - Números Mistos Возрастная группа: 3 º ano, 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: Uma f at i a de t o rt a Abert ura Professor apresent a Alunos praticam o jogo de

Leia mais

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano 1 План урока Composição e Decomposição d e Figuras Geométricas Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: Co pi ar, c o l ar e de sc o bri r Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Discussão

Leia mais

E xpe ri me nt ar um modelo visual do cálculo de volume de um prisma retangular.

E xpe ri me nt ar um modelo visual do cálculo de volume de um prisma retangular. 1 План урока Volume com Arestas Fracionárias Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: Aume nt e o vo l ume Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam At ividade Matemática Encerrament o

Leia mais

E xpe ri me nt ar um modelo visual para porcentagens. P rat i c ar usar porcentagens para descrever partes do todo

E xpe ri me nt ar um modelo visual para porcentagens. P rat i c ar usar porcentagens para descrever partes do todo 1 План урока Representação d e Porcentagem Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: P ássaro s, venham para c asa Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam At ividade de matemática Encerrament

Leia mais

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: P ara o s pássaro s

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: P ara o s pássaro s 1 План урока Id entificação d e Frações Como uma Forma d e Quantificar Partes d e Um Conjunto Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: P ara o s pássaro s Abert ura Professor apresent

Leia mais

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: T ransf e ri do r

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: T ransf e ri do r 1 План урока Med ição d e Ângulos Agud o, Reto, Obtuso Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: T ransf e ri do r Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Discussão com a Classe Encerramento

Leia mais

Aprende r quais quadriláteros têm mais de uma classificação

Aprende r quais quadriláteros têm mais de uma classificação 1 План урока Classificand o Quad riláteros Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: P o l i go l f e Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam At ividade de matemática Encerrament o 8 1

Leia mais

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano 1 План урока Divisão Estimad a com Decimais Duas Posições Decimais Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: Uma e st i mat i va de um c ampo de be i se bo l Abert ura Professor apresent a Alunos

Leia mais

Возрастная группа: 1º ano, 3 º ano, 2º ano

Возрастная группа: 1º ano, 3 º ano, 2º ano 1 План урока Med ição d e Comprimentos Usand o Uma Régua - Centímetros Возрастная группа: 1º ano, 3 º ano, 2º ano Онлайн ресурсы: Casas de bo ne c a,, I me di at ame nt e Abert ura Professor apresent a

Leia mais

E xpe ri me nt ar um modelo visual do cálculo de volume de um prisma retangular.

E xpe ri me nt ar um modelo visual do cálculo de volume de um prisma retangular. 1 План урока Volume Com Números Inteiros Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: Aume nt e o vo l ume Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam At ividade Matemática Encerrament o 8 мин

Leia mais

Aprende r que a área não determina o perímetro

Aprende r que a área não determina o perímetro 1 План урока Apresentand o o Perímetro Возрастная группа: 3 º ano, 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: De vo l t a ao q uadrado Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Ext ensão At ividade

Leia mais

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: I nt e i ro s e part e s

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: I nt e i ro s e part e s 1 План урока Inteiros e Partes Construção d e Frações (Representação Fracionária) Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: I nt e i ro s e part e s Aberura Professor apresent a Alunos

Leia mais

Aprende r que diferentes arranjos podem ter razões equivalentes

Aprende r que diferentes arranjos podem ter razões equivalentes 1 План урока Fazend o Razões Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: Co nt as e f raç õ e s Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Discussão com a classe Encerrament o 4 1 2 1 2 1 5

Leia mais

Para cada dupla de alunos entregue as 9 formas geométricas a seguir. Peça aos alunos que as separem em três categorias.

Para cada dupla de alunos entregue as 9 formas geométricas a seguir. Peça aos alunos que as separem em três categorias. 1 План урока Classificand o triângulos Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: P o l i go l f e Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam At ividade de matemática Encerrament o 8 1 0 1

Leia mais

P rat t i c ar representar frações como parte do todo. Aprende r sobre o significado de numerador e denominador.

P rat t i c ar representar frações como parte do todo. Aprende r sobre o significado de numerador e denominador. 1 План урока Frações Como Parte d o Todo Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: Di vi da de q ual q ue r f o rma Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Encerrament o 7 мин

Leia mais

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano 1 План урока Classificação, Composição, e Decomposição d e Polígonos Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: Co pi ar, c o l ar e de sc o bri r Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam

Leia mais

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: P o l i go l f e

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: P o l i go l f e 1 План урока Polígonos - Vértices, Lad os, e ngulos Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: P o l i go l f e Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Encerrament o 1 5 мин 5 мин 20 мин

Leia mais

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: F o rmas na grade

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: F o rmas na grade 1 План урока Cálculo d a Área d e Triângulos Retângulos Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: F o rmas na grade Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam At ividade de Matemática

Leia mais

E xpe ri me nt ar manipular triângulos em um plano cartesiano. Aprende r a identificar diferentes tipos de triângulo

E xpe ri me nt ar manipular triângulos em um plano cartesiano. Aprende r a identificar diferentes tipos de triângulo 1 План урока Triângulos no Plano Cartesiano Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: O vért i c e ause nt e Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Discussão com a classe Encerrament

Leia mais

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: O vért i c e ause nt e

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: O vért i c e ause nt e 1 План урока Quad riláteros No Plano Cartesiano Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: O vért i c e ause nt e Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Ext ensão At ividade Encerrament

Leia mais

Возрастная группа: 3 º ano, 2º ano

Возрастная группа: 3 º ano, 2º ano 1 План урока Ad ição d e Números d e 3 Dígitos Usand o o Algoritmo Возрастная группа: 3 º ano, 2º ano Онлайн ресурсы: Al go rí t i mo de adi ç ão Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Discussão

Leia mais

Aprende r a técnica correta para escrever 5 e 6.

Aprende r a técnica correta para escrever 5 e 6. 1 План урока Escrevend o os Dígitos 5 e 6 Возрастная группа: 1º ano, E duc aç ão i nf ant i l Онлайн ресурсы: E sc revendo Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Discussão com a Classe Encerrament

Leia mais

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: Uma f at i a de t o rt a

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: Uma f at i a de t o rt a 1 План урока Divisão com Quociente Menor que 1 Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: Uma f at i a de t o rt a Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam At ividades de Matemática

Leia mais

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: T ri ângul o mági c o

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: T ri ângul o mági c o 1 План урока Enigmas Numéricos - Ad ição e Divis ão Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: T ri ângul o mági c o Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam At ividade de Matemática Encerrament

Leia mais

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: I nt e i ro s e part e s

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: I nt e i ro s e part e s 1 План урока Inteiros e Partes - Escrevend o Números Mistos Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: I nt e i ro s e part e s Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Discussão com a Classe

Leia mais

Aprende r a técnica correta para escrever 3 e 4.

Aprende r a técnica correta para escrever 3 e 4. 1 План урока Escrevend o os Dígitos 3 e 4 Возрастная группа: 1º ano, E duc aç ão i nf ant i l Онлайн ресурсы: E sc revendo Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Discussão com a Classe Encerrament

Leia mais

Возрастная группа: 3 º ano, 2º ano Онлайн ресурсы: A c urt o prazo

Возрастная группа: 3 º ano, 2º ano Онлайн ресурсы: A c urt o prazo 1 План урока Med ição e Comparação d e Comprimentos Usand o a Régua - Centímetros Возрастная группа: 3 º ano, 2º ano Онлайн ресурсы: A c urt o prazo Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Discussão

Leia mais

E xpe ri me nt ar orientação espacial e resolução de problemas.

E xpe ri me nt ar orientação espacial e resolução de problemas. 1 План урока Esquerd a-direita, Acima-Abaixo Возрастная группа: 1º ano, E duc aç ão i nf ant i l Онлайн ресурсы: Arrumando o s bri nq ue do s Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Discussão com

Leia mais

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano 1 План урока Representação d e Frações Unit árias Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: P ássaro s, venham para c asa Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam At ividade de

Leia mais

E xpe ri me nt ar um exemplo do mundo real de perímetro e área

E xpe ri me nt ar um exemplo do mundo real de perímetro e área 1 План урока Área e Perímetro Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: Ce rc ado Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Ext ensão Exercício de Matemática Encerrament o 6 1 2

Leia mais

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: P e ndure as f raç õ e s

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: P e ndure as f raç õ e s 1 План урока Representação d e Números Inteiros como Frações Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: P e ndure as f raç õ e s Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam At ividade

Leia mais

E xpe r i me nt ar alinhar polígonos em uma malha quadriculada para determinar áreas. P rat t i c ar encontrar áreas de triângulo e quadriláteros

E xpe r i me nt ar alinhar polígonos em uma malha quadriculada para determinar áreas. P rat t i c ar encontrar áreas de triângulo e quadriláteros 1 План урока Cálculo d a Área d e Trapézios Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: F o rmas na grade Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Discussão com a classe Encerrament

Leia mais

Возрастная группа: 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: T ri ângul o mági c o

Возрастная группа: 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: T ri ângul o mági c o 1 План урока Enigmas Numéricos d e Ad ição até 10 - Básico Возрастная группа: 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: T ri ângul o mági c o Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam At ividade de Matemática

Leia mais

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: Uma c art a i nt e i ra

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: Uma c art a i nt e i ra 1 План урока Estimand o Produtos: Fração por Número Inteiro Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: Uma c art a i nt e i ra Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Exercícios de Matemática

Leia mais

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano 1 План урока Eixos (ou linhas) d e Simetria Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: Li nhas si mé t ri c as Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Ext ensão: Exercícios de

Leia mais

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano 1 План урока Divisão Estimad a com Decimais - Uma Posição Decimal Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: Uma e st i mat i va de um c ampo de be i se bo l Abert ura Professor apresent a Alunos

Leia mais

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: Ague nt e f i rme

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: Ague nt e f i rme 1 План урока Plotagem e Leitura d e Números Negativos no Plano Cartesiano Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: Ague nt e f i rme Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam At

Leia mais

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: Ce rc ado

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: Ce rc ado 1 План урока Metros e Centímetros no Perímetro e Área Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: Ce rc ado Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Discussão com a Classe Encerrament

Leia mais

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: E l e ve ao q uadrado!

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: E l e ve ao q uadrado! 1 План урока Lad rilhand o um Retângulo para Determinar a Área Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: E l e ve ao q uadrado! Abert ura Profesor apresent a Alunos prat icam Discussão com a classe

Leia mais

Para cada dupla de alunos entregue as 9 formas geométricas a seguir. Peça aos alunos que as separem em três categorias.

Para cada dupla de alunos entregue as 9 formas geométricas a seguir. Peça aos alunos que as separem em três categorias. 1 План урока Id entificand o triângulos Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: N ada de bi sbi l ho t ar Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Ext ensão At ividade Encerrament o 8

Leia mais

E xpe ri me nt ar resolução de problemas no contexto da adição.

E xpe ri me nt ar resolução de problemas no contexto da adição. 1 План урока Quebra-Cabeças d e Ad ição Avançad os Возрастная группа: 1º ano, E duc aç ão i nf ant i l, 2º ano Онлайн ресурсы: Uma c i dade i nt e i ra,, À vi st a! I! Abert ura Professor apresent a Alunos

Leia mais

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano 1 План урока Estimativa na Multiplicação com Decimais - Uma Casa Decimal Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: Uma e st i mat i va de um c ampo de be i se bo l Abert ura Professor apresent

Leia mais

E xpe ri me nt ar um modelo visual para determinar volume. Aprende r a usar unidades cúbicas para encontrar o volume

E xpe ri me nt ar um modelo visual para determinar volume. Aprende r a usar unidades cúbicas para encontrar o volume 1 План урока Volume d e um Prisma Retangular Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: Ohando at ravés de um pri sma Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Exercícios de Matemática Encerrament

Leia mais

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: F o rmas na grade

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: F o rmas na grade 1 План урока Cálculo d e Áreas d e Figuras Irregulares Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: F o rmas na grade Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam At ividade de matemática

Leia mais

P rat i c ar a identificação de porções fracionárias. Aprende r a multiplicação de uma fração unitária por um número inteiro

P rat i c ar a identificação de porções fracionárias. Aprende r a multiplicação de uma fração unitária por um número inteiro 1 План урока Id entificação d e Frações Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: Co be rt uras de pi zza Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam At ividade de Matemática Encerrament

Leia mais

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: Ol ha o q ue i jo

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: Ol ha o q ue i jo 1 План урока Ad icionand o Frações com Denominad or Comum Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: Ol ha o q ue i jo Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Discussão com a Classe Planilha

Leia mais

Возрастная группа: 2º ano

Возрастная группа: 2º ano 1 План урока Esquerd a-direita, Acima-Abaixo, Linha-Co l una Возрастная группа: 2º ano Онлайн ресурсы: Arrumando o s bri nq ue do s Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Discussão com a Classe

Leia mais

P rat t i c ar identificar sólidos geométricos no dia a dia

P rat t i c ar identificar sólidos geométricos no dia a dia 1 План урока Id entificand o Sólid os Geométricos Возрастная группа: 3 º ano, 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: De sc ubra,, E spi ão das f o rmas Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam

Leia mais

E xpe ri me nt ar uma aplicação da Propriedade Distributiva

E xpe ri me nt ar uma aplicação da Propriedade Distributiva 1 План урока Multiplicação: Algoritmo Pad rão e Expand id o Возрастная группа: 3 º ano, 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: Al go rí t i mo s de mul t i pl i c aç ão Abert ura Professor apresent a

Leia mais

Возрастная группа: 1º ano, 2º ano Онлайн ресурсы: Co l ar de c o nt as

Возрастная группа: 1º ano, 2º ano Онлайн ресурсы: Co l ar de c o nt as 1 План урока Relacionand o Quantid ad es a um Número Dad o Возрастная группа: 1º ano, 2º ano Онлайн ресурсы: Co l ar de c o nt as Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Discussão com a Classe

Leia mais

Aprende r o significado da propriedade distributiva

Aprende r o significado da propriedade distributiva 1 План урока Distributiva - Básico Возрастная группа: 3 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: P ro pri e dade di st ri but i va Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Discussão com a Classe 8 мин 1 2

Leia mais

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais: 6.N.M 07 Онлайн ресурсы: Co be rt uras de pi zza

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais: 6.N.M 07 Онлайн ресурсы: Co be rt uras de pi zza 1 План урока Id entificar as frações até quartas partes Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais: 6.N.M 07 Онлайн ресурсы: Co be rt uras de pi zza Abert ura

Leia mais

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: Co rt e a t o rt a

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: Co rt e a t o rt a 1 План урока Multiplicação d e Frações Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: Co rt e a t o rt a Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Discussão com a classe Planilhas de

Leia mais

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: Ol ha o q ue i jo

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: Ol ha o q ue i jo 1 План урока Representação d e Números Mistos Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: Ol ha o q ue i jo Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Ext ensão At ividade Encerrament o 6 1

Leia mais

Aprende r a técnica correta para escrever 1 e 2.

Aprende r a técnica correta para escrever 1 e 2. 1 План урока Escrevend o os Dígitos 1 e 2 Возрастная группа: 1º ano, E duc aç ão i nf ant i l Онлайн ресурсы: E sc revendo Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Discussão com a Classe Encerrament

Leia mais

Возрастная группа: 3 º ano, 2º ano Онлайн ресурсы: N as c art as

Возрастная группа: 3 º ano, 2º ano Онлайн ресурсы: N as c art as 1 План урока Decomposição d e Números d e Um Dígito Возрастная группа: 3 º ano, 2º ano Онлайн ресурсы: N as c art as Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Discussão com a Classe Encerrament o

Leia mais

Возрастная группа: 3 º ano, 4 º ano

Возрастная группа: 3 º ano, 4 º ano 1 План урока Multiplicação: Algoritmo Pad rão Возрастная группа: 3 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: Al go rí t i mo s de mul t i pl i c aç ão Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Planilha de Exercícios

Leia mais

E xpe ri me nt ar a orientação passo a passo na divisão longa

E xpe ri me nt ar a orientação passo a passo na divisão longa 1 План урока Algoritmo Longo d a Divisão Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: Di vi da rápi do Abert ura Professor apresent a Os alunos prat icam Discussão com a Classe At ividade de Matemática

Leia mais

Возрастная группа: 3 º ano, 4 º ano

Возрастная группа: 3 º ano, 4 º ano 1 План урока Divisão Usand o a Propried ad e Distributiva Возрастная группа: 3 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: F ábri c a de reci c l age m Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Discussão com

Leia mais

E xpe ri me nt ar resolução de problemas usando frações. Aprende r a aplicar a linguagem das frações para resolver problemas.

E xpe ri me nt ar resolução de problemas usando frações. Aprende r a aplicar a linguagem das frações para resolver problemas. 1 План урока Modelagem d e Quartos Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: Sai ba q ual é a me t ade di sso Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Discussão com a classe Exercício

Leia mais

De se nvo l ver diferentes representações que satisfazem as mesmas condições

De se nvo l ver diferentes representações que satisfazem as mesmas condições 1 План урока Mais Modelagem d e Frações Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: Co nt as e f raç õ e s Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Discussão com a Classe Encerrament

Leia mais

E xpe ri me nt ar um modelo visual para determinar o volume. P rat i c ar preencher um prisma retangular com unidades cúbicas

E xpe ri me nt ar um modelo visual para determinar o volume. P rat i c ar preencher um prisma retangular com unidades cúbicas 1 План урока Introdução ao Volume Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: Ohando at ravés de um pri sma Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Discussão com a Classe Encerrament o 6

Leia mais

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: I nt e i ro s e part e s

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: I nt e i ro s e part e s 1 План урока Divisão d e Frações por Números Inteiros Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: I nt e i ro s e part e s Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Discussão com a Classe

Leia mais

P rat i c ar dar significado ao numerador e denominador. Aprende r a representar frações como partes de um conjunto

P rat i c ar dar significado ao numerador e denominador. Aprende r a representar frações como partes de um conjunto 1 План урока Representação d e Frações Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: P ássaro s, venham para c asa Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Discussão com a Classe Encerrament

Leia mais

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: F o ra de pro po rç ão

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: F o ra de pro po rç ão 1 План урока Resolução d e Problemas d e Proporção Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: F o ra de pro po rç ão Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Exercícios de Matemática Encerrament

Leia mais

10, 20, 30, 40, 50, 60, Copyright Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: Al i me nt e o s l e õ e s

10, 20, 30, 40, 50, 60, Copyright Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: Al i me nt e o s l e õ e s 1 План урока Multiplicação por Dez Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: Al i me nt e o s l e õ e s Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Exercícios de Matemática Discussão com a

Leia mais

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano 1 План урока Conversão d e Frações para Decimais - 2 casas d ecimais Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: De f raç ão para de c i mal Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam At ividade

Leia mais

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano 1 План урока Comparação d e Frações Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: N a me sma l i nha,, Que m t e m mai s q ue i jo s? Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam At ividade

Leia mais

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano 1 План урока Matriz d e Multiplicação Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: Vi st a o ani mal de e st i maç ão Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Discussão com a classe Planilha

Leia mais

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: I nt e i ro s e part e s

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: I nt e i ro s e part e s 1 План урока Multiplicação d e Fração por Inteiro Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: I nt e i ro s e part e s Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Discussão com a Classe Planilhas

Leia mais

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: I nt e i ro s e part e s

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: I nt e i ro s e part e s 1 План урока Multiplicação d e Frações por um Número Inteiro Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: I nt e i ro s e part e s Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Discussão com a

Leia mais

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano 1 План урока Estimativa d e Quocientes (Divid end o d e 2 Dígitos) Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: E m al gum l ugar da l i nha Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam At ividade

Leia mais

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: A part e do mo nst ro

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: A part e do mo nst ro 1 План урока Frações como Parte d e Uma Quantid ad e Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: A part e do mo nst ro Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam At ividade de Matemática

Leia mais

E xpe ri me nt ar distribuir objetos igualmente em duas ou três partes

E xpe ri me nt ar distribuir objetos igualmente em duas ou três partes 1 План урока Divisão em Partes Iguais Возрастная группа: 3 º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: A part e do mo nst ro Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Discussão com a classe Exercícios

Leia mais

Возрастная группа: 6º ano Онлайн ресурсы: M ant e nha di st ânc i a

Возрастная группа: 6º ano Онлайн ресурсы: M ant e nha di st ânc i a 1 План урока Plotar Pontos nos Quatro Quad rantes Возрастная группа: 6º ano Онлайн ресурсы: M ant e nha di st ânc i a Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam At ividade de Matemática Encerrament

Leia mais

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: I nt e i ro s e part e s

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: I nt e i ro s e part e s 1 План урока Inteiros e Partes Ad ição d e Números Mistos Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: I nt e i ro s e part e s Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Discussão com a Classe

Leia mais

Возрастная группа: 3 º ano, 4 º ano

Возрастная группа: 3 º ano, 4 º ano 1 План урока Divisão d e Números Inteiros até 100 Возрастная группа: 3 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: F ábri c a de reci c l age m Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Discussão com a Classe

Leia mais

Возрастная группа: 3 º ano, 4 º ano, 2º ano Онлайн ресурсы: Abai xe

Возрастная группа: 3 º ano, 4 º ano, 2º ano Онлайн ресурсы: Abai xe 1 План урока Subtração d e Números d e 2- d ígitos Por Agrupamento e Desagrupamento Возрастная группа: 3 º ano, 4 º ano, 2º ano Онлайн ресурсы: Abai xe Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Discussão

Leia mais

De se nvo l ver técnicas para a adição de frações.

De se nvo l ver técnicas para a adição de frações. 1 План урока Ad ição d e Frações Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: So be bal ão Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Discussão com a Classe 1 0 мин 1 5 мин 1 2 мин

Leia mais

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: Co be rt uras de pi zza

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: Co be rt uras de pi zza 1 План урока Representação d e Frações até Um Quarto Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: Co be rt uras de pi zza Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam At ividade de Matemática

Leia mais

De senvo l ver estratégias para resolver problemas com adição.

De senvo l ver estratégias para resolver problemas com adição. 1 План урока Resolução d e Problemas Usand o a Ad ição Возрастная группа: 1º ano, E duc aç ão i nf ant i l, 2º ano Онлайн ресурсы: Uma c i dade i nt e i ra,, À vi st a! I! Abert ura Professor apresent

Leia mais

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: De spe je uma part e

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: De spe je uma part e 1 План урока Divisão d e Inteiros como Frações Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: De spe je uma part e Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Discussão com a Classe Planilha de

Leia mais

Возрастная группа: 3 º ano, 4 º ano

Возрастная группа: 3 º ano, 4 º ano 1 План урока Distributiva: Números d e 1 Dígito por Números d e 2 Dígitos Возрастная группа: 3 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: P ro pri e dade di st ri but i va Aberura Professor apresent a Alunos prat

Leia mais

Онлайн ресурсы: Cant e i ro s de f l o res

Онлайн ресурсы: Cant e i ro s de f l o res 1 План урока Ad ição até 10 Возрастная группа: 1º ano, E duc aç ão i nf ant i l Онлайн ресурсы: Cant e i ro s de f l o res Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Discussão com a Classe Planilha

Leia mais

Aprende r que inequações admitem infinitas soluções. De se nvo l ver estratégias para resolver inequações

Aprende r que inequações admitem infinitas soluções. De se nvo l ver estratégias para resolver inequações 1 План урока Inequações: Introdução Возрастная группа: 6º ano Онлайн ресурсы: Um rai o de so l uç õ e s Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Discussão com a classe Encerrament o 8 1 2 1 0 1

Leia mais

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: Ague nt e f i rme

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: Ague nt e f i rme 1 План урока Uso d o Gráfico Para Conversão d e Unid ad es Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: Ague nt e f i rme Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Discussão com a

Leia mais

Возрастная группа: 6º ano Онлайн ресурсы: Um rai o de so l uç õ e s

Возрастная группа: 6º ano Онлайн ресурсы: Um rai o de so l uç õ e s 1 План урока Inequações: Intervalo d e Soluções Возрастная группа: 6º ano Онлайн ресурсы: Um rai o de so l uç õ e s Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Discussão com a classe Encerrament o

Leia mais