PROC (Função PROC) Descrição. Forma vetorial. Ocultar tudo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROC (Função PROC) Descrição. Forma vetorial. Ocultar tudo"

Transcrição

1 Página 1 de 7 PROC (Função PROC) Ocultar tudo Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função (função: um fórmula pré-desenvolvida que assume um valor ou vários valores, executa uma operação e retorna um valor ou vários valores. Use as funções para simplificar e reduzir fórmulas em uma planilha, especialmente aquelas que executam cálculos longos e complexos.) PROC no Microsoft Excel. Descrição A função PROC retorna um valor de um intervalo (intervalo: duas ou mais células em uma planilha. As células de um intervalo podem ser adjacentes ou não adjacentes.) de uma linha ou uma coluna ou de uma matriz (matriz: usada para criar fórmulas únicas que produzem vários resultados ou que operam em um grupo de argumentos organizados em linhas e colunas. Um intervalo de matrizes compartilha uma fórmula comum; uma constante de matriz é um grupo de constantes usado como um argumento.). A função PROC tem duas formas de sintaxe: a forma vetorial e a forma matricial. Se quiser Consulte então Uso Examina um valor em um vetor, move-o para a posição correspondente em um segundo vetor e retorna este valor. Examina o valor especificado na primeira linha ou coluna de uma matriz e retorna um valor da mesma posição na última linha ou coluna da matriz. Forma vetorial Forma matricial Use a forma vetorial quando você tiver uma lista grande de valores para procurar ou quando os valores sofrem alterações ao longo do tempo. Use a forma matricial quando você tiver uma pequena lista de valores que permanecem constantes ao longo do tempo. OBSERVAÇÕES Você também pode usar a função PROC como alternativa para a função SE para testes elaborados ou que excedem o limite para o aninhamento de funções. Consulte os exemplos na forma matricial. Para que a função PROC funcione corretamente, os dados que estão sendo pesquisados devem ser classificados em ordem crescente. Se isso não for possível, considere o uso da função PROCV, PROCH ou CORRESP. Forma vetorial Um vetor é um intervalo de apenas uma linha ou uma coluna. A forma vetorial de PROC procura em um intervalo de uma linha ou uma coluna (chamado de vetor) por um valor e retorna um valor da mesma posição em um segundo intervalo de uma linha ou uma coluna. Use essa forma da função PROC quando quiser especificar o intervalo que contém os valores que você deseja corresponder. A outra forma de PROC procura automaticamente a primeira coluna ou linha.

2 Página de 7 SINTAXE PROC(valor_procurado, vetor_proc, [vetor_result]) A sintaxe da forma vetorial da função PROC tem os seguintes argumentos (argumento: um valor que fornece informações a uma ação, um evento, um método, uma função ou um procedimento.): valor_procurado Obrigatório. Um valor que PROC procura no primeiro vetor. valor_procurado pode ser um número, um texto, um valor lógico ou um nome ou uma referência associado a um valor. vetor_proc Obrigatório. Um intervalo que contém apenas uma linha ou uma coluna. Os valores em vetor_proc podem ser um texto, números ou valores lógicos. IMPORTANTE Os valores em vetor_proc devem ser colocados em ordem crescente:..., -, -1, 0, 1,,..., A-Z, FALSO, VERDADEIRO; caso contrário, PROC poderá não retornar o valor correto. Textos em maiúsculas e minúsculas são equivalentes. vetor_result Opcional. Um intervalo que contém apenas uma linha ou coluna. O argumento vetor_result deve ter o mesmo tamanho de valor_procurado. COMENTÁRIOS Se a função PROC não conseguir localizar valor_procurado, a função corresponderá o maior valor em valor_procurado que seja menor do que ou igual a valor_procurado. Se valor_procurado for menor do que o menor valor em vetor_proc, PROC retornará o valor de erro #N/D. EXEMPLO Talvez seja mais fácil entender o exemplo se você copiá-lo em uma planilha em branco. Como copiar um exemplo? 1. Selecione o exemplo neste artigo. IMPORTANTE Não selecione os cabeçalhos da linha ou da coluna. Selecionando um exemplo na Ajuda. Pressione CTRL+C.

3 Página de 7. No Excel, crie uma pasta de trabalho ou planilha em branco. 4. Na planilha, selecione a célula A1 e pressione CTRL+V. IMPORTANTE Para que o exemplo funcione corretamente, cole-o na célula A1 da planilha. 5. Para alternar entre exibir os resultados e exibir as fórmulas que retornam os resultados, pressione CTRL+` (acento grave) ou, na guia Fórmulas, no grupo Auditoria de Fórmulas, clique no botão Mostrar Fórmulas. Depois que você copiar o exemplo para uma planilha em branco, adapte-o de modo que atenda às suas necessidades. A B C 1 Frequência Cor ,14 vermelho 4,19 laranja 5,17 amarelo 5,77 verde 6,9 azul Fórmula Descrição Resultado 8 =PROC(4,19; A:A6; B:B6) Procura 4,19 na coluna A e retorna o valor da coluna B que está na mesma linha. laranja 9 =PROC(5,00; A:A6; B:B6) =PROC(7,66; A:A6; B:B6) Procura 5,00 na coluna A, coincide com o próximo menor valor (4,19) e retorna o valor da coluna B que está na mesma linha. Procura 7,65 na coluna A, coincide com o próximo menor valor (6,9) e retorna o valor da coluna B que está na mesma linha. laranja azul 10 =PROC(0; A:A6; B:B6) Procura 0 na coluna A e retorna um erro porque 0 é menor que o menor valor de vetor_proc A:A7. #N/D 11 INÍCIO DA PÁGINA Forma matricial A forma matricial de PROC procura na primeira linha ou coluna de uma matriz (matriz: usada para criar fórmulas únicas que produzem vários resultados ou que operam em um grupo de argumentos organizados em linhas e colunas. Um intervalo de matrizes compartilha uma fórmula comum; uma constante de matriz é um grupo de constantes usado como um argumento.) pelo valor especificado e retorna um valor da mesma posição, na última linha ou coluna da matriz. Use essa forma de PROC quando os valores que você deseja corresponder estiverem na primeira linha ou coluna da matriz. Use a outra forma de PROC quando quiser

4 Página 4 de 7 especificar o local da coluna ou linha. DICA Em geral, convém usar a função PROCH ou PROCV no lugar da forma matricial da função PROC. Essa forma de PROC é fornecida por questões de compatibilidade com outros programas de planilha. SINTAXE PROC(valor_procurado,matriz) A sintaxe da forma matricial de PROC tem estes argumentos (argumento: um valor que fornece informações a uma ação, um evento, um método, uma função ou um procedimento.): valor_procurado Obrigatório. Um valor que PROC pesquisa em uma matriz. O argumento valor_procurado pode ser um número, um texto, um valor lógico ou um nome ou uma referência associado a um valor. Se PROC não conseguir localizar o valor de valor_procurado, ela usará o maior valor na matriz que for menor do que ou igual a valor_procurado. Se o valor de valor_procurado for menor do que o menor valor na primeira linha ou coluna (dependendo das dimensões da matriz), PROC retornará o valor de erro #N/D. matriz Obrigatório. Um intervalo de células que contém texto, números ou valores lógicos que se deseja comparar com valor_procurado. A forma matricial de PROC é muito semelhante às funções PROCH e PROCV. A diferença está no fato de que PROCH pesquisa o valor de valor_procurado na primeira linha, PROCV pesquisa a primeira coluna e PROC pesquisa de acordo com as dimensões da matriz. Se a matriz abranger uma área cuja largura é maior do que a altura (mais colunas do que linhas), PROC procurará o valor de valor_procurado na primeira linha. Se uma matriz for quadrada ou tiver a altura maior do que a largura (mais linhas do que colunas), PROC pesquisará na primeira coluna. Com as funções PROCH e PROCV, você pode indexar para baixo ou na transversal, mas PROC sempre seleciona o último valor na linha ou coluna. IMPORTANTE Os valores em matriz devem ser colocados em ordem crescente:..., -, -1, 0, 1,,..., A- Z, FALSO, VERDADEIRO; caso contrário, PROC poderá não retornar o valor correto. Textos em maiúsculas e minúsculas são equivalentes. EXEMPLOS Exemplo 1 Talvez seja mais fácil entender o exemplo se você copiá-lo em uma planilha em branco.

5 Página 5 de 7 Como copiar um exemplo? 1. Selecione o exemplo neste artigo. IMPORTANTE Não selecione os cabeçalhos da linha ou da coluna. Selecionando um exemplo na Ajuda. Pressione CTRL+C.. No Excel, crie uma pasta de trabalho ou planilha em branco. 4. Na planilha, selecione a célula A1 e pressione CTRL+V. IMPORTANTE Para que o exemplo funcione corretamente, cole-o na célula A1 da planilha. 5. Para alternar entre exibir os resultados e exibir as fórmulas que retornam os resultados, pressione CTRL+` (acento grave) ou, na guia Fórmulas, no grupo Auditoria de Fórmulas, clique no botão Mostrar Fórmulas. Depois que você copiar o exemplo para uma planilha em branco, adapte-o de modo que atenda às suas necessidades. A B C 1 Fórmula Descrição Resultado =PROC("C"; {"a". "b". "c". "d";1... 4}) =PROC("furo"; {"a". 1;"b". ;"c". }) Procura por "furo" na primeira linha da matriz, localiza o maior valor que for menor do que ou igual a ele ("c") e retorna o valor na última linha da mesma coluna. Procura por "furo" na primeira linha da matriz, localiza o maior valor que for menor do que ou igual a ele ("b") e retorna o valor na última coluna da mesma linha. Exemplo O exemplo a seguir utiliza uma matriz de números para atribuir uma letra à pontuação de teste. Talvez seja mais fácil entender o exemplo se você copiá-lo em uma planilha em branco. Como copiar um exemplo?

6 Página 6 de 7 1. Selecione o exemplo neste artigo. IMPORTANTE Não selecione os cabeçalhos da linha ou da coluna. Selecionando um exemplo na Ajuda. Pressione CTRL+C.. No Excel, crie uma pasta de trabalho ou planilha em branco. 4. Na planilha, selecione a célula A1 e pressione CTRL+V. IMPORTANTE Para que o exemplo funcione corretamente, cole-o na célula A1 da planilha. 5. Para alternar entre exibir os resultados e exibir as fórmulas que retornam os resultados, pressione CTRL+` (acento grave) ou, na guia Fórmulas, no grupo Auditoria de Fórmulas, clique no botão Mostrar Fórmulas. Depois que você copiar o exemplo para uma planilha em branco, adapte-o de modo que atenda às suas necessidades. A B C Resultado Fórmula Descrição Resultado =PROC(A, {0, 60, 70, 80, 90}, {"F", "D", "C", "B", "A"}) Procura o valor em A (45) na primeira linha da que ou igual a ele (0) e retorna o valor na última linha da matriz que está na mesma coluna. F 6 =PROC(A, {0, 60, 70, 80, 90}, {"F", "D", "C", "B", "A"}) Procura o valor em A (90) na primeira linha da que ou igual a ele (90) e retorna o valor na última linha da matriz que está na mesma coluna. A 7 =PROC(A4, {0, 60, 70, 80, 90}, {"F", "D", "C", "B", "A"}) Procura o valor em A4 (78) na primeira linha da que ou igual a ele (70) e retorna o valor na última linha da matriz que está na mesma C

7 Página 7 de 7 coluna. 8 =PROC(A, {0, 60, 6, 67, 70, 7, 77, 80, 8, 87, 90, 9, 97}, {"F", "D- ", "D", "D+", "C-", "C", "C+", "B-", "B", "B+", "A-", "A", "A+"}) Procura o valor em A (45) na primeira linha da que ou igual a ele (0) e retorna o valor na última linha da matriz que está na mesma coluna. F =PROC(A, {0, 60, 6, 67, 70, 7, 77, 80, 8, 87, 90, 9, 97}, {"F", "D- ", "D", "D+", "C-", "C", "C+", "B-", "B", "B+", "A-", "A", "A+"}) Procura o valor em A (90) na primeira linha da que ou igual a ele (90) e retorna o valor na última linha que está na mesma coluna. A- 9 =PROC(A4, {0, 60, 6, 67, 70, 7, 77, 80, 8, 87, 90, 9, 97}, {"F", "D- ", "D", "D+", "C-", "C", "C+", "B-", "B", "B+", "A-", "A", "A+"}) Procura o valor em A4 (78) na primeira linha da que ou igual a ele (77) e retorna o valor na última linha da matriz que está na mesma coluna. C INÍCIO DA PÁGINA Consulte também Funções de pesquisa e referência (referência)

Retorna o valor de uma célula ou matriz de células especificada. Retorna a referência para células especificadas

Retorna o valor de uma célula ou matriz de células especificada. Retorna a referência para células especificadas Página 1 de 7 ÍNDICE (Função ÍNDICE) Ocultar tudo Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função ÍNDICE (função: um fórmula pré-desenvolvida que assume um valor ou vários valores, executa

Leia mais

PROCV(valor_procurado, matriz_tabela, núm_índice_coluna, [procurar_intervalo])

PROCV(valor_procurado, matriz_tabela, núm_índice_coluna, [procurar_intervalo]) Página 1 de 8 PROCV (Função PROCV) Ocultar tudo Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função (função: um fórmula pré-desenvolvida que assume um valor ou vários valores, executa uma operação

Leia mais

Retorna a média (média aritmética) de todas as células que satisfazem vários critérios.

Retorna a média (média aritmética) de todas as células que satisfazem vários critérios. Página 1 de 5 MÉDIASE (Função MÉDIASES) Ocultar tudo Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função (função: um fórmula pré-desenvolvida que assume um valor ou vários valores, executa uma

Leia mais

Retorna o maior número em um campo (coluna) de registros em uma lista ou banco de dados que coincida com as condições especificadas.

Retorna o maior número em um campo (coluna) de registros em uma lista ou banco de dados que coincida com as condições especificadas. ms-help://ms.excel.1.106/excel/content/hp10321.htm Página 1 de 8 BDMÁX (Função BDMÁX) Ocultar tudo Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função BDMÁX (função: um fórmula pré-desenvolvida

Leia mais

SE (Função SE) Descrição. Sintaxe. Ocultar tudo

SE (Função SE) Descrição. Sintaxe. Ocultar tudo Página de 6 SE (Função SE) Ocultar tudo Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função SE (função: um fórmula pré-desenvolvida que assume um valor ou vários valores, executa uma operação e

Leia mais

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO I Excel. Núm1; núm2;... são de 1 a 255 argumentos numéricos cuja média você deseja obter.

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO I Excel. Núm1; núm2;... são de 1 a 255 argumentos numéricos cuja média você deseja obter. MÉDIA Mostrar tudo Retorna a média aritmética dos argumentos. Sintaxe MÉDIA(núm;núm;...) Núm; núm;... são de a 55 argumentos numéricos cuja média você deseja obter. Comentários Os argumentos podem ser

Leia mais

SOMASES(intervalo_soma, intervalo_critérios1, critérios1, [intervalo_critérios2, critérios2], )

SOMASES(intervalo_soma, intervalo_critérios1, critérios1, [intervalo_critérios2, critérios2], ) Página de SOMASES (Função SOMASES) Ocultar tudo Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função (função: um fórmula pré-desenvolvida que assume um valor ou vários valores, executa uma operação

Leia mais

Funções Avançadas. Microsoft Excel Funções ÍNDICE e CORRESP

Funções Avançadas. Microsoft Excel Funções ÍNDICE e CORRESP Microsoft Excel 2010 Funções ÍNDICE e CORRESP Função ÍNDICE (forma matricial) Retorna o valor de uma célula, em uma tabela ou matriz de células (intervalo), selecionado pelos índices de número de linha

Leia mais

Referência =SOMA(C20:C30) =SOMA(VendasDoPrimeiroTrimestre) Constante =PRODUTO(A5,8.3) =PRODUTO (Preço,ImpostoSobreVendasDeWA)

Referência =SOMA(C20:C30) =SOMA(VendasDoPrimeiroTrimestre) Constante =PRODUTO(A5,8.3) =PRODUTO (Preço,ImpostoSobreVendasDeWA) Página 1 de 9 Excel > Fórmulas > Trabalhando com nomes e referências de células Definir e usar nomes em fórmulas Mostrar tudo Usando nomes, você pode facilitar muito o entendimento e a manutenção das fórmulas.

Leia mais

OBJETIVOS Utilizar as funções de pesquisa PROCV, PROCH, CORRESP e ÍNDICE. Executar auditoria em fórmulas

OBJETIVOS Utilizar as funções de pesquisa PROCV, PROCH, CORRESP e ÍNDICE. Executar auditoria em fórmulas OBJETIVOS Utilizar as funções de pesquisa PROCV, PROCH, CORRESP e ÍNDICE. Executar auditoria em fórmulas Senac São Paulo 45 46 Senac São Paulo Funções de PESQUISA As funções de pesquisa do Excel são poderosas

Leia mais

Este símbolo chama sua atenção para uma nota ou aviso muito. Este símbolo indica um atalho para um procedimento recém aprendido.

Este símbolo chama sua atenção para uma nota ou aviso muito. Este símbolo indica um atalho para um procedimento recém aprendido. Símbolos: Este símbolo destaca uma informação adicional. Este símbolo chama sua atenção para uma nota ou aviso muito importante. Este símbolo indica um atalho para um procedimento recém aprendido. Guia

Leia mais

Corrigir um valor de erro

Corrigir um valor de erro Corrigir um valor de erro Se uma fórmula não conseguir avaliar adequadamente um resultado, o Microsoft Office Excel mostrará um valor de erro. Cada tipo de erro tem causas e soluções diferentes. Corrigir

Leia mais

Curso Capacitação da Ufms 2012

Curso Capacitação da Ufms 2012 Anexos Excel básico 2007 Anexo1 Subtotais Pode-se destacar duas formas de fazer subtotais, sem uso de tabelas dinâmicas. A Primeira, você vai fazer dois passos, classificar e depois o subtotal. Tomando

Leia mais

1 Criando tabelas de produtos com funções de procura

1 Criando tabelas de produtos com funções de procura 1 Criando tabelas de produtos com funções de procura Em determinado período estipulado por seu departamento, é necessário analisar o relatório de vendas e determinar quais produtos foram um sucesso de

Leia mais

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO I Excel. Núm1, núm2,... são argumentos de 1 a 255 cuja soma ou valor total você deseja obter.

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO I Excel. Núm1, núm2,... são argumentos de 1 a 255 cuja soma ou valor total você deseja obter. SOMA Retorna a soma de todos os números na lista de argumentos. Sintaxe SOMA(núm;núm;...) Núm, núm,... são argumentos de a 55 cuja soma ou valor total você deseja obter. Comentários Os números, valores

Leia mais

Adicionar, alterar, localizar ou limpar formatos condicionais

Adicionar, alterar, localizar ou limpar formatos condicionais Página 1 de 24 Excel > Formatação condicional Adicionar, alterar, localizar ou limpar formatos condicionais Mostrar tudo Use um formato condicional para ajudar a explorar visualmente e a analisar os dados,

Leia mais

Curso Capacitação da Ufms 2012

Curso Capacitação da Ufms 2012 Anexos Excel básico 2007 Anexo1 Subtotais Pode-se destacar duas formas de fazer subtotais, sem uso de tabelas dinâmicas. A Primeira, você vai fazer dois passos, classificar e depois o subtotal. Tomando

Leia mais

b) Mesclar e Centralizar c) Mesclar e Ajustar texto d) Quebrar texto Automaticamente e) Alinhamento de texto Justificado

b) Mesclar e Centralizar c) Mesclar e Ajustar texto d) Quebrar texto Automaticamente e) Alinhamento de texto Justificado Curso preparatório para o Concurso da Polícia Civil de Santa Catarina RESOLUÇÃO DE QUESTÕES Informática b) Mesclar e Centralizar c) Mesclar e Ajustar texto d) Quebrar texto Automaticamente e) Alinhamento

Leia mais

Curso Avançado de Excel

Curso Avançado de Excel Multidisciplinar Curso Avançado de Excel para Gestão no Agronegócio João Gabriel D. F. Branco CAPÍTULO 3 3. Funções avançadas, condicionais, de procura e referência 3.1 Funções avançadas 3.1.1 Arredondar

Leia mais

PROCV(valor_procurado; matriz_tabela; núm_índice_coluna; [procurar_intervalo])

PROCV(valor_procurado; matriz_tabela; núm_índice_coluna; [procurar_intervalo]) Você já precisou utilizar informações oriundas de mais de uma tabela em seu projeto? Apresentamos para você a função PROCV, que permite o cruzamento de dados dentro do Microsoft Excel, proporcionando a

Leia mais

OBJETIVOS Selecionar dados aplicando AutoFiltro. Classificar dados por uma ou mais chaves. Aplicar o Filtro Avançado.

OBJETIVOS Selecionar dados aplicando AutoFiltro. Classificar dados por uma ou mais chaves. Aplicar o Filtro Avançado. OBJETIVOS Selecionar dados aplicando AutoFiltro. Classificar dados por uma ou mais chaves. Aplicar o Filtro Avançado. Senac São Paulo 107 108 Senac São Paulo Filtrando e classificando no Excel Neste capítulo

Leia mais

Excel avançado Professor: Enir da Silva Fonseca. Introdução

Excel avançado Professor: Enir da Silva Fonseca. Introdução Introdução O Microsoft Excel é um programa para construção de planilhas eletrônicas Tabelas simples e complexas, em que as informações são digitadas em pequenos retângulos chamadas de células, as células

Leia mais

Criar ou excluir um relatório de tabela dinâmica ou de gráfico

Criar ou excluir um relatório de tabela dinâmica ou de gráfico Página 1 de 11 Excel > Analisando dados > Relatórios da Tabela Dinâmica > Fundamentos da Tabela Dinâmica Criar ou excluir um relatório de tabela dinâmica ou de gráfico dinâmico Mostrar tudo Para analisar

Leia mais

1. Exemplo de uso do PROCV em planilha de Controle de Funcionários

1. Exemplo de uso do PROCV em planilha de Controle de Funcionários Este conteúdo faz parte da série: Excel Fórmulas Avançadas Ver 10 posts dessa série Sempre que vejo gestores usando planilhas de Excel, fica claro pra mim a necessidade de uso do PROCV. Para quem não sabe

Leia mais

Problemas de compatibilidade de relatórios de Tabela Dinâmica. Problemas que causam perda significativa de funcionalidade

Problemas de compatibilidade de relatórios de Tabela Dinâmica. Problemas que causam perda significativa de funcionalidade Página 1 de 6 Problemas de compatibilidade de relatórios de Tabela Dinâmica O Verificador de Compatibilidade encontrou um ou mais problemas de compatibilidade relacionados a relatórios de Tabela Dinâmica.

Leia mais

Curso de Formação O uso pedagógico do Excel

Curso de Formação O uso pedagógico do Excel Ficha 2 Curso de Formação O uso pedagógico do Excel Operações Básicas o Introdução e edição de dados; o Inserir uma folha de cálculo; Conteúdos o Inserir colunas e linhas; o Efetuar cálculos simples, utilizando

Leia mais

Curso Apresentações em EXCEL

Curso Apresentações em EXCEL Curso Apresentações em EXCEL Professora Marcia Santos Agenda 1. Introdução 2. Formatação Personalizada 3. Funções de Procura e Referência 4. Fórmulas Matriciais 5. Células Macro 6. Ferramenta Câmera 7.

Leia mais

Dividir nomes usando o Assistente para Conversão de Texto em

Dividir nomes usando o Assistente para Conversão de Texto em Página 1 de 7 Excel > Fórmulas > Criando fórmulas Dividir nomes usando o Assistente para Conversão de Texto em Colunas Mostrar tudo Use o Assistente para Conversão de Texto em Colunas para separar conteúdo

Leia mais

Introdução ao Excel 2007

Introdução ao Excel 2007 Status Habilitado Conteúdo Introdução ao Excel 2007 Iniciar Todos os Programas e Microsoft Excel. Quando você cria uma planilha nova, a tela do computador é dividida em linhas e colunas, formando uma grade.

Leia mais

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Fórmulas com funções

Leia mais

Unidade 8: Edição. 8.0 Introdução. 8.1 Copiar. Noções básicas

Unidade 8: Edição. 8.0 Introdução. 8.1 Copiar. Noções básicas Unidade 8: Edição 8.0 Introdução Grande parte da edição no Excel é semelhante à edição em outros aplicativos do Microsoft Office. Portanto, se você sabe como copiar e colar texto no Word, você saberá como

Leia mais

QI Escolas e Faculdades

QI Escolas e Faculdades QI Escolas e Faculdades Automação de Escritório I 2011/1 Miguel Neumann miguel@rwx.com.br Software para elaborar planilhas eletrônicas, produzido pela Microsoft O Excel faz parte do "Office", um conjunto

Leia mais

EXCEL 2010 FUNÇÕES PARTE II. Professor: João Victor Rocha Araújo

EXCEL 2010 FUNÇÕES PARTE II. Professor: João Victor Rocha Araújo EXCEL 2010 FUNÇÕES PARTE II Professor: João Victor Rocha Araújo Funções Financeiras NPER Retorna o número de períodos para um investimento com base em pagamentos constantes e periódicos, e uma taxa de

Leia mais

Prof. Flávio Henrique de Lima Araújo 21

Prof. Flávio Henrique de Lima Araújo 21 Copiando a formatação de uma planilha para outra No exemplo abaixo estamos querendo elaborar duas planilhas que são muito semelhantes e queremos aproveitar a formação completa de uma na outra. Quando queremos

Leia mais

Planilhas Avançadas ANDRE APARECIDO DA SILVA

Planilhas Avançadas ANDRE APARECIDO DA SILVA Planilhas Avançadas ANDRE APARECIDO DA SILVA PROCV Localiza um valor na primeira coluna à esquerda de uma tabela e retorna um valor na mesma linha de uma coluna especificada na tabela. Use PROCV em vez

Leia mais

Visão geral de fórmulas no Excel 2016 para Windows

Visão geral de fórmulas no Excel 2016 para Windows Visão geral de fórmulas no Excel 2016 para Windows Aplicável a: Excel 2016 IMPORTANTE : Os resultados calculados de fórmulas e algumas funções de planilha do Excel podem diferir ligeiramente entre um PC

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 03

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 03 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 03 Formatando Seus Dados Quando você trabalha numa planilha a ser usada numa apresentação ou relatório, é importante que as informações sejam claras e fáceis de entender.

Leia mais

RESUMO. Exercício Resolvido Iniciando o Documento

RESUMO. Exercício Resolvido Iniciando o Documento RESUMO O principal interesse de uma folha de cálculo é permitir automatizar cálculos, ou seja, utilizar células para efetuar operações em função dos valores de outras células. A folha de cálculo calcula

Leia mais

Microsoft Excel. Funções para Banco de Dados PARTE 9 SUMÁRIO

Microsoft Excel. Funções para Banco de Dados PARTE 9 SUMÁRIO Microsoft Excel Funções para Banco de Dados PARTE 9 SUMÁRIO 1-) Funções para Banco de Dados... 2 2-)O Uso de Filtro para Gerenciar uma Lista... 6 Exemplo 1 Listar apenas um determinado Vendedor.... 7 Limpando

Leia mais

Aula Número 03. Sumário

Aula Número 03. Sumário Aula Número 03 Sumário Formatando Dados Automaticamente... 33 Fim da Aula número 03... 40 Aníbal Vieira Goiânia - 2011 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 03 Formatando Seus Dados Quando você trabalha numa planilha

Leia mais

Tecnologia da Informação Prof. MsC. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 2

Tecnologia da Informação Prof. MsC. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 2 Tecnologia da Informação Prof. MsC. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 2 1 MS-Excel Melhorando a aparência da sua planilha Alinhando dados digitados Quando você digita textos muitos longos, eles

Leia mais

LibreOffice Calc: aula 2

LibreOffice Calc: aula 2 Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação GMA038 Introdução à Ciência da Computação Prof. Renato Pimentel Objetivos Explorar e fixar: LibreOffice Calc: aula 2 Seleção de células, linhas

Leia mais

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Conceitos básicos de

Leia mais

Introdução à Computação Engenharia Civil

Introdução à Computação Engenharia Civil Conceitos Básicos Excel Introdução à Computação Engenharia Civil Uma referência básica Material didático disponibilizado na página da disciplina. Elaborado pelo prof. Edmar André Bellorini Excel O Microsoft

Leia mais

Figura 1 - Planilha Relatório de Notas 1

Figura 1 - Planilha Relatório de Notas 1 Microsoft Excel Aula 2 Objetivo Explorar e fixar: Seleção de células, linhas e colunas Inclusão de colunas Inclusão de linhas Uso das funções SE, MÁXIMO, MÉDIA, MÍNIMO, ContSe, SOMA Ordenação de dados

Leia mais

Dados dinâmicos em um relatório de Tabela Dinâmica ou de Gráfico

Dados dinâmicos em um relatório de Tabela Dinâmica ou de Gráfico Página 1 de 8 Excel > Analisando dados > Relatórios da Tabela Dinâmica > Design e layout Dados dinâmicos em um relatório de Tabela Dinâmica ou de Gráfico Dinâmico Mostrar tudo No Microsoft Excel 2010,

Leia mais

Introdução à Informática Engenharia Agrícola

Introdução à Informática Engenharia Agrícola Conceitos Básicos Excel Introdução à Informática Engenharia Agrícola Uma referência básica Material didático disponibilizado na página da disciplina. Elaborado pelo prof. Edmar André Bellorini Tutorial

Leia mais

Escola Secundária Ferreira Dias Agualva - Sintra CURSOS PROFISSIONAIS. Atividade 23

Escola Secundária Ferreira Dias Agualva - Sintra CURSOS PROFISSIONAIS. Atividade 23 Atividade 23 Nesta ficha deve executar um conjunto de instruções sobre uma folha de cálculo no computador do laboratório e submete-la para o email tic.profissionais@gmail.com. 1. A primeira tarefa a efetuar

Leia mais

Usar minigráficos para mostrar tendências de dados

Usar minigráficos para mostrar tendências de dados Página 1 de 5 Excel > Planilhas > Exibindo dados Novidade no Microsoft Excel 2010, um minigráfico é um pequeno gráfico em uma célula de planilha que fornece uma representação visual de dados. Use minigráficos

Leia mais

Como exibir a guia Desenvolvedor no Excel

Como exibir a guia Desenvolvedor no Excel Este conteúdo faz parte da série: Excel Gráficos Ver 9 posts dessa série As caixas de combinação oferecem ótimas possibilidades para uma melhor visualização de dados no Excel, permitindo uma interação

Leia mais

2 Pesquisa de valores em uma lista de dados

2 Pesquisa de valores em uma lista de dados 2 Pesquisa de valores em uma lista de dados Vinicius A. de Souza va.vinicius@gmail.com São José dos Campos, 2011. 1 Sumário Tópicos em Microsoft Excel 2007 Introdução...3 Funções PROCV e PROCH...3 PROCV...3

Leia mais

Consolidar dados de várias planilhas em uma única planilha

Consolidar dados de várias planilhas em uma única planilha Página 1 de 5 Excel > Filtrando e classificando > Consolidando dados Consolidar dados de várias planilhas em uma única planilha Mostrar tudo Para resumir e informar os dados de planilhas separadas, você

Leia mais

EXCEL. Professor: Leandro Crescencio Colégio Politécnico 1

EXCEL. Professor: Leandro Crescencio    Colégio Politécnico 1 EXCEL Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 Excel Faixas Nomear um intervalo de células Utilizar nome de faixas em fórmulas

Leia mais

Aula 04 - Trabalhando com listas de dados II. Aula 04 - Trabalhando com listas de dados II. Sumário. Filtro avançado

Aula 04 - Trabalhando com listas de dados II. Aula 04 - Trabalhando com listas de dados II. Sumário. Filtro avançado Sumário Filtro avançado Removendo o Filtro Avançado Usando caracteres curinga Critérios Múltiplos (Parte 1) Parte 2 Parte 3 Campos Numéricos e Data/Hora Campos Numéricos e Data/Hora (cont.) Filtro avançado

Leia mais

Professor: Macêdo Firmino Informática para Administração Introdução ao Excel

Professor: Macêdo Firmino Informática para Administração Introdução ao Excel Professor: Macêdo Firmino Informática para Administração Introdução ao Excel Excel é um programa de planilhas do sistema Microsoft Office. Você pode usar o Excel para criar e formatar pastas de trabalho

Leia mais

Controle de Versões Versão Data Autor Notas da Revisão 1 20/02/2018 Silvio Fagundes. Versão inicial adequada ao Plano de Trabalho Docente proposto.

Controle de Versões Versão Data Autor Notas da Revisão 1 20/02/2018 Silvio Fagundes. Versão inicial adequada ao Plano de Trabalho Docente proposto. Controle de Versões Versão Data Autor Notas da Revisão 1 20/02/2018 Silvio Fagundes Versão inicial adequada ao Plano de Trabalho Docente proposto. Sumário 1 Conceitos Básicos... 2 1.1 Pasta de Trabalho

Leia mais

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Página 1 de 8 Excel > Macros Executar uma macro Mostrar tudo Há várias maneiras de executar uma macro no Microsoft Excel. Macro é uma ação ou um conjunto de ações que você pode usar para automatizar tarefas.

Leia mais

Atalhos de teclado do Excel 2010

Atalhos de teclado do Excel 2010 Excel2010EssencialAtalhosDedoRevisado.docx 1 Atalhos de teclado do Excel 2010 Movimentação pela planilha s de navegação (,,, ) Ctrl + s de navegação (,,, ). s de navegação (,,, ) (ScrollLock) Home Home

Leia mais

Curso Capacitação da Ufms. Anexos Excel 2007

Curso Capacitação da Ufms. Anexos Excel 2007 Anexos Excel 2007 Anexo1 Subtotais Pode-se destacar duas formas de fazer subtotais, sem uso de tabelas dinâmicas. A Primeira, você vai fazer dois passos, classificar e depois o subtotal. Tomando a tabela

Leia mais

MICROSOFT EXCEL INTERMEDIÁRIO

MICROSOFT EXCEL INTERMEDIÁRIO MICROSOFT EXCEL INTERMEDIÁRIO Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Conceitos e operações em pasta de trabalho; Uso de referências mistas e

Leia mais

Excel Total. Subtítulo

Excel Total. Subtítulo Excel Total Subtítulo Sobre a APTECH A Aptech é uma instituição global, modelo em capacitação profissional, que dispõe de diversos cursos com objetivo de preparar seus alunos para carreiras em Tecnologia

Leia mais

TRABALHANDO COM FUNÇÕES

TRABALHANDO COM FUNÇÕES TRABALHANDO COM FUNÇÕES Um dos principais recursos do Excel é o seu poder de executar cálculos. Alguns cálculos podem exigir fórmulas muito complexas e parte destes cálculos podem utilizar determinadas

Leia mais

Mini-Curso Básico e Avançado de Excel. All sections to appear here

Mini-Curso Básico e Avançado de Excel. All sections to appear here Mini-Curso Básico e Avançado de Excel All sections to appear here Universidade Federal do Ceará UFC Departamento da Computação TI2EA Aula 2 Mini-Curso Básico e Avançado de Excel TI2EA - Utilização da Tecnologia

Leia mais

EXCEL NA WEB #10 FUNÇÕES QUE PODEM FAZER DE VOCÊ UM PERITO EM EXCEL

EXCEL NA WEB #10 FUNÇÕES QUE PODEM FAZER DE VOCÊ UM PERITO EM EXCEL #10 FUNÇÕES QUE PODEM FAZER DE VOCÊ UM PERITO EM EXCEL VOCÊ IRÁ APRENDER NESTE E-BOOK 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 SOMA MÉDIA ARRUMAR SUBSTITUIR CONT.VALORES FUNÇÃO SE CONT.SE CORRESP MÍNIMO E MÁXIMO PROCV EXCEL

Leia mais

Excel Avançado Vinicius dos Reis Santos 23/08/2017

Excel Avançado Vinicius dos Reis Santos 23/08/2017 Excel Avançado Vinicius dos Reis Santos 23/08/2017 SUMÁRIO Introdução... 4 Rótulos para Cálculos... 5 Removendo Duplicatas... 6 Função de Filtro... 8 Funções Classificação... 9 Função PRI.MAIÚSCULA/ MAIÚSCULA/

Leia mais

ANEXO EXCEL 2007 AVAÇADO

ANEXO EXCEL 2007 AVAÇADO ANEXO EXCEL 2007 AVAÇADO Funções Lógicas: Fórmula SE 1 Agora vamos conhecer uma das funções mais utilizadas todas as funções para um iniciante em Excel. É a função SE, que Retorna um valor se uma condição

Leia mais

Excel Total. Subtítulo

Excel Total. Subtítulo Excel Total Subtítulo Sobre a APTECH A Aptech é uma instituição global, modelo em capacitação profissional, que dispõe de diversos cursos com objetivo de preparar seus alunos para carreiras em Tecnologia

Leia mais

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em:

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: Excel 2013 Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/aulas 1 O programa O Excel 2013 é um software (programa) capaz de elaborar planilhas de cálculos com fórmulas complexas,

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

Usar segmentações de dados para filtrar dados de Tabela Dinâmica

Usar segmentações de dados para filtrar dados de Tabela Dinâmica Página 1 de 8 Excel > Analisando dados > Relatórios da Tabela Dinâmica > Usando a Tabela Dinâmica e o Assistente de Tabela Dinâmica Usar segmentações de dados para filtrar dados de Tabela Dinâmica Mostrar

Leia mais

Curso/Disciplina: Informática para Concursos Aula: Excel - 20 Professor(a): Marcelo Nascimento Monitor(a): Sarah Padilha Gonçalves. Aula nº.

Curso/Disciplina: Informática para Concursos Aula: Excel - 20 Professor(a): Marcelo Nascimento Monitor(a): Sarah Padilha Gonçalves. Aula nº. Página1 Curso/Disciplina: Informática para Concursos Aula: Excel - 20 Professor(a): Marcelo Nascimento Monitor(a): Sarah Padilha Gonçalves Aula nº. 20 EXCEL MANIPULAÇÃO DE CELULAS ENTRE PLANILHAS Você

Leia mais

Unidade 2: Navegação e Edição Básica

Unidade 2: Navegação e Edição Básica Unidade 2: Navegação e Edição Básica 2.0 Introdução Na Unidade 1: O Painel de Controle do Excel foram descritos os vários componentes da interface do Excel. Esta segunda unidade mostra os usos mais básicos

Leia mais

Mas afinal, existe alguma regra para decorar os atalhos para Excel? Quais são os principais atalhos? A seguir, maiores detalhes sobre o assunto:

Mas afinal, existe alguma regra para decorar os atalhos para Excel? Quais são os principais atalhos? A seguir, maiores detalhes sobre o assunto: Atalhos são basicamente comandos emitidos pelo teclado do computador no qual resultam em determinada ação. No geral, os atalhos são pouco utilizados pelos usuários, devido à complexidade em decorar determinados

Leia mais

FUNÇÃO PROCV. PROCV ( Valor a converter ; Tabela PROCV ; Coluna do resultado ; Tipo de comparação )

FUNÇÃO PROCV. PROCV ( Valor a converter ; Tabela PROCV ; Coluna do resultado ; Tipo de comparação ) FUNÇÃO PROCV A função PROCV constitui um recurso muito prático para converter valores. Por exemplo, ela pode ser usada para converter notas, dadas segundo uma escala de 0 a 10, em notas tipo conceito de

Leia mais

Gráficos Excel Dados da planilha. Gráfico criado a partir de dados de planilha

Gráficos Excel Dados da planilha. Gráfico criado a partir de dados de planilha Gráficos Excel 2007 Para criar um gráfico básico no Excel, o qual você possa modificar e formatar posteriormente comece inserindo os dados do gráfico em uma planilha. Em seguida, basta selecionar esses

Leia mais

Calc. Interface, Formatação e Cálculos

Calc. Interface, Formatação e Cálculos Calc Interface, Formatação e Cálculos INTERFACE Tal como no Writer, a Interface do Calc composta pela organização dos menus e atalhos que compõem o programa, que dão acesso às suas funcionalidades. É interessante

Leia mais

Excel Intermediário. Prof. Wagner Machado do Amaral. Aula 03 Importação de Dados, Classificação e Formatação Condicional.

Excel Intermediário. Prof. Wagner Machado do Amaral. Aula 03 Importação de Dados, Classificação e Formatação Condicional. Excel Intermediário Prof. Wagner Machado do Amaral Aula 03 Importação de Dados, Classificação e Formatação Condicional. Conteúdo Importação de Dados Classificação Formatação Condicional Importação de Dados

Leia mais

Unidade 21: Resumindo Dados

Unidade 21: Resumindo Dados Unidade 21: Resumindo Dados 21.0 Introdução Grandes (ou mesmo não tão grandes) tabelas de dados e textos no Excel podem parecer assustadoras. Mas o Excel tem a habilidade de fazer descrições simples dessas

Leia mais

Criar um gráfico do início ao fim

Criar um gráfico do início ao fim Página 1 de 18 Excel > Gráficos > Criando gráficos Criar um gráfico do início ao fim Mostrar tudo O Microsoft Excel não fornece mais o assistente de gráfico. Como alternativa, crie um gráfico básico clicando

Leia mais

Informática. LibreOffice Calc. Professor Rodrigo Schaeffer.

Informática. LibreOffice Calc. Professor Rodrigo Schaeffer. Informática LibreOffice Calc Professor Rodrigo Schaeffer www.acasadoconcurseiro.com.br Informática LibreOffice Calc Prof. Rodrigo Schaeffer LIBREOFFICE CALC 5 O LibreOffice é uma suíte de produtividade

Leia mais

1. Crie a planilha abaixo e defina as fórmulas de acordo com o que é pedido na sequência.

1. Crie a planilha abaixo e defina as fórmulas de acordo com o que é pedido na sequência. Página1 1. Crie a planilha abaixo e defina as fórmulas de acordo com o que é pedido na sequência. 1.1. Aumente a largura das colunas a seu critério quando necessário; 1.2. Formate os números com o símbolo

Leia mais

EXCEL MÓDULO 3 Fernando Andrade

EXCEL MÓDULO 3 Fernando Andrade EXCEL MÓDULO 3 Fernando Andrade fernando@pessoasetecnologia.com.br www.pessoasetecnologia.com.br Índice Tabela Dinâmica... 3 Atualizando sua tabela dinâmica... 7 Alterando a fórmula que agrupa os campos

Leia mais

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em:

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: Excel 2013 Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/aulas 1 O programa O Excel 2013 é um software (programa) capaz de elaborar planilhas de cálculos com fórmulas complexas,

Leia mais

TEXTO (Função TEXTO) Descrição. Sintaxe. Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função TEXTO no Microsoft Excel.

TEXTO (Função TEXTO) Descrição. Sintaxe. Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função TEXTO no Microsoft Excel. Página 1 de 8 TEXTO (Função TEXTO) Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função TEXTO no Microsoft Excel. Descrição A função TEXTO converte um valor numérico em texto e permite especificar

Leia mais

OBS2: Para o Trainee e Profissional não é necessário a realização do teste de nivelamento!

OBS2: Para o Trainee e Profissional não é necessário a realização do teste de nivelamento! Este Teste tem o intuito de identificar em que nível você está. Utilize o Excel quando for solicitado para realizar as atividades. Este teste compreenderá cinco níveis, são eles, Trainee, Profissional,

Leia mais

Introdução ao Excel. Prof. Alexei Bueno

Introdução ao Excel. Prof. Alexei Bueno Introdução ao Excel Prof. Alexei Bueno Definição Software para desenvolvimento de planilhas eletrônicas Exemplos de uso prático: Folha de pagamento Cálculos para engenheiros Estatísticas Controles financeiros/administrativo

Leia mais

O usuário pode restringir dados a um determinado tipo, como números inteiros, números decimais ou texto, e definir limites para as entradas válidas.

O usuário pode restringir dados a um determinado tipo, como números inteiros, números decimais ou texto, e definir limites para as entradas válidas. , %&!', A Validação de Dados permite que você determine condições para restringir os dados a serem digitados numa ou mais células. Dessa forma, tornando sempre válidas as informações numa planilha. O usuário

Leia mais

Para abrir um documento deve utilizar uma das abordagens seguintes.

Para abrir um documento deve utilizar uma das abordagens seguintes. RESUMO O software Excel apresenta as melhores condições para se elaborar as ferramentas estratégicas de importância inigualável para o Planejamento das Estruturas, que proporcionam inclusive extrema versatilidade

Leia mais

Fundamentos Exercícios

Fundamentos Exercícios Fundamentos Exercícios Unidade: Noções básicas do SAP Business One Tópico: Cadastro e documentos Ao concluir este exercício, você estará apto a: Visualizar o cadastro de parceiros de negócios Criar um

Leia mais

Microsoft Excel: # 1

Microsoft Excel: # 1 Microsoft Excel O que é? É um poderoso programa de folha de cálculo Para que serve? Serve para facilitar a gestão de vastos conjuntos de informação que envolvam principalmente o cálculo de dependências

Leia mais

BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos. Por: André Aparecido da Silva

BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos. Por: André Aparecido da Silva BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos Por: André Aparecido da Silva anndrepr@yahoo.com.br 1 O broffice Calc. O BrOffice Calc é uma planilha eletrônica, sendo portanto uma ferramenta para fazer cálculos,

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa

Técnico Judiciário Área Administrativa Técnico Judiciário Área Administrativa Informática Prof. Rodrigo Schaeffer Informática Professor Rodrigo Schaeffer www.acasadoconcurseiro.com.br Edital INFORMÁTICA: Aplicativos para edição de textos,

Leia mais

Para resolver as questões abaixo considere o Sistema Operacional Microsoft Windows Vista

Para resolver as questões abaixo considere o Sistema Operacional Microsoft Windows Vista Nome: Gabarito Para resolver as questões abaixo considere o Sistema Operacional Microsoft Windows Vista 1) O Centro das configurações do Windows, onde pode ser acessado cada um dos dispositivos componentes

Leia mais

Editor de Textos Word 2003 (extensão doc) Word 2007/2010 (extensão docx)

Editor de Textos Word 2003 (extensão doc) Word 2007/2010 (extensão docx) Editor de Textos Word 2003 (extensão doc) Word 2007/2010 (extensão docx) Inserção Caso o usuário deseje inserir palavras num texto previamente produzido, basta clicar com o mouse no ponto desejado e, simplesmente,

Leia mais

Noções básicas do SAP Business One Tópico: Cadastro e documentos

Noções básicas do SAP Business One Tópico: Cadastro e documentos Fundamentos Soluções Unidade: Noções básicas do SAP Business One Tópico: Cadastro e documentos Ao concluir este exercício, você estará apto a: Visualizar o cadastro de parceiros de negócios Criar um esboço

Leia mais

CURSO EXCEL NÍVEL I 16/09/ FÓRMULAS E REFERÊNCIAS 4. FÓRMULAS E REFERÊNCIAS 4. FÓRMULAS E REFERÊNCIAS 4. FÓRMULAS E REFERÊNCIAS

CURSO EXCEL NÍVEL I 16/09/ FÓRMULAS E REFERÊNCIAS 4. FÓRMULAS E REFERÊNCIAS 4. FÓRMULAS E REFERÊNCIAS 4. FÓRMULAS E REFERÊNCIAS CURSO EXCEL NÍVEL I As fórmulas são operações relacionando-se valores ou diferentes células. Sempre que o usuário quiser inserir uma fórmula ou função, deve se lembrar que a mesma deve ser precedida pelo

Leia mais

EXCEL FUNÇÕES DO EXCEL:

EXCEL FUNÇÕES DO EXCEL: Página1 Curso/Disciplina: Informática para Concursos Aula: Excel - 22 Professor(a): Marcelo Nascimento Monitor(a): Sarah Padilha Gonçalves Aula nº. 22 EXCEL FUNÇÕES DO EXCEL: Funções mais conhecidas 1)

Leia mais

Neste método o cálculo é efetuado de maneira exponencial, ou seja, juros são computados sobre os juros anteriormente calculados.

Neste método o cálculo é efetuado de maneira exponencial, ou seja, juros são computados sobre os juros anteriormente calculados. Microsoft Excel Aula 4 Objetivos Trabalhar no Excel com cálculos de juros simples e compostos Trabalhar com as funções financeiras VF e PGTO do Excel Trabalhar com a ferramenta Atingir Meta Apresentar

Leia mais