Preferência pelos consumidores do município Jaboticabal (SP), quanto à coloração e aparência de raízes de cenoura.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Preferência pelos consumidores do município Jaboticabal (SP), quanto à coloração e aparência de raízes de cenoura."

Transcrição

1 Preferência pelos consumidores do município Jaboticabal (SP), quanto à coloração e aparência de raízes de cenoura. Cristina Duda de Oliveira 1 ; Caciana Cavalcanti Costa 1 ; Francisco Joaci de Freitas Luz 1 ; Leila Trevizan Braz 2 ; David Ariovaldo Banzatto 3. 1 UNESP-FCAV, Pós-graduandos (Produção Vegetal); 2 Profa. Dra. Departamento de Produção Vegetal; 3 Prof. Dr. do Departamento Ciências Exatas, Via de acesso Professor Paulo Donato Castellane, s/n, , Jaboticabal-SP, crisduda@zipmail.com.br RESUMO Em maio de 22, no município de Jaboticabal-SP, foi realizado o presente trabalho com o objetivo avaliar o mercado consumidor de Jaboticabal quanto às suas preferência em relação a coloração e aparência de raízes de cenoura. Foram entrevistados 12 consumidores quanto às suas preferências. A entrevista constou de um questionário sendo as perguntas respondidas após a análise visual de lotes de raízes de cenoura classificadas quanto a coloração externa, coloração do coração e aparência. Raízes de cenoura com coloração externa (laranja-escura e laranja), coloração do coração (laranja-escura, laranjaclara e laranja), sem defeitos e com menos de 1% de ombro verde foram as mais preferidas pelo consumidor de Jaboticabal, independente do seu grau de escolaridade. Palavras-chaves: Daucus carota L.; perfil do consumidor, estudo de mercado ABSTRACT Preference of consumers of Jaboticabal city, SP, to colour and appearance of carrot roots. The present work was held in the city of Jaboticabal - SP, in May 22, in order to evaluate the preference of local consumers in relation to color and appearance of carrot roots. One hundred and two consumers were interviewed about their preference in a fresh market place in the city. The appointment consisted of the application of a questionnaire, with questions answered right after a visual analysis of a portion of roots classified according their external and internal color and whole appearance. Roots with orange and dark-orange external color; light-orange, orange and dark-orange of internal color, without defect and with less than 1% green shoulder, were preferred by Jaboticabal consumers, independently of their education level. Keywords: Daucus carota L., consumer profile, market survey.

2 Com a estabilidade da moeda, o consumidor brasileiro alterou o modo de obtenção dos seus alimentos. Apesar de ainda haver indícios de que o consumidor tem como critério básico de compra o menor preço, há ainda evidências de que os mesmos já se preocupam com a qualidade. A tendência é de que este critério se torne cada vez mais um parâmetro decisivo para as compras, especialmente à medida que melhora o nível de renda e o grau de instrução do consumidor (Baratella, 21). A cenoura está entre as hortaliças mais consumidas no Brasil, apresentando-se como uma rica fonte de minerais, por conter em sua composição cálcio, potássio, fósforo, magnésio, ferro, sódio e cloro, além de vitaminas A, B1, B2 e C. A preferência no mercado brasileiro, quanto à coloração, é por raízes de cor laranja pronunciada, com pequena diferenciação entre as cores do xilema e floema, e, sem defeitos de formação como rachaduras, bifurcações e ombro verde ou roxo (Lana & Vieira, 2). O presente trabalho teve por objetivo avaliar o mercado consumidor de Jaboticabal quanto à preferência em relação a coloração do floema e do xilema e aparência de raízes de cenoura. MATERIAL E MÉTODOS Em abril de 22, no município de Jaboticabal-SP, foram entrevistados 12 consumidores quanto à preferência em relação a coloração externa da raiz, coloração do xilema (coração) e aparência das raízes, quanto à defeitos externos. Os entrevistados foram escolhidos aleatoriamente, após comprarem hortaliças no Varejão Farturão, situado na Rua Dr. Lock, 125, bairro Aparecida. A entrevista foi fundamentada no questionário apresentado na Figura 1, sendo as perguntas respondidas após a análise visual de lotes de raízes de cenoura classificadas quanto a coloração externa da raiz, coloração do xilema (coração) e, aparência, que encontravam-se expostas em uma bancada em frente ao estabelecimento, com distribuição aleatória para cada parâmetro. As cenouras utilizadas foram provenientes de São José do Rio Pardo-SP, resultantes de um trabalho experimental de dissertação (Duda, 23). A coloração externa da raiz, nos dez genótipos de cenoura estudados, foi classificada em três tonalidades da cor laranja: laranja-escura, laranja e laranja-clara (Figura 2). Para a visualização da coloração do xilema, as raízes de cenoura foram cortadas horizontalmente, na altura do diâmetro do terço médio superior, sendo a coloração classificada em: laranja-escura, laranja, laranja-clara e amarela (Figura 3). Quanto à aparência, as raízes de cenoura foram classificadas, conforme proposto pela CEAGESP (1999), ou seja, com defeitos graves (deformadas, rachadas, com radículas, lenhosas e com ombro verde ou roxo superior a 1% da área), leves (ombro verde e roxo inferior a 1% da área e, com radículas) e sem defeitos.

3 As respostas aos questionários para cada característica avaliada foram analisadas e agrupadas em percentagens, levando-se em consideração também o grau de escolaridade do entrevistado. RESULTADOS E DISCUSSÃO Dos entrevistados, 63% eram do sexo feminino e 37% do sexo masculino. Quanto à idade 5% tinham idade inferior a 15 anos; 29, 19 e 37,25% tinham de 15 a anos, 31 a 45 anos e 46 a anos, respectivamente e, 1% tinham idade superior a anos. Conforme a (Figura 4 ), quanto a coloração externa da raiz, em média, 61%, 33% e 6% dos consumidores entrevistados, preferiram raízes com floema de coloração laranjaescura; laranja e laranja-clara, respectivamente. Para a coloração do xilema, em média, %, 2%, 17% e 2% dos entrevistados, preferiram raízes com xilema na coloração laranja-escura, laranja, laranja-clara e amarela, respetivamente. Para 1% dos entrevistados, a coloração do xilema é indiferente, na escolha das raízes a serem compradas (Figura 4). Quanto à aparência das raízes, em relação a presença de defeitos externos (Figura 5), as mais escolhidas pelos entrevistados, foram as raízes sem defeitos (%), no entanto, entre aquelas que apresentavam-se com defeitos, a presença de ombro verde menor que 1% tiveram uma aceitação de 28% dos entrevistados. Já as lenhosas, rachadas ou com radículas não foram aceitas pelos consumidores. Entre as características que tiveram maior preferência dos entrevistados: coloração externa da raiz (laranja-escura e laranja) e xilema (laranja-escura, laranja-clara e laranja) e as aparências (sem defeitos e com ombro verde menor que 1%), observa-se pelo o grau de escolaridade dos consumidores (Figura 5) que a maioria dos que escolheram uma destas características possuíam o primeiro grau incompleto, o segundo grau completo ou o superior completo, demostrando que independentemente do grau de escolaridade, a preferência dos consumidores são semelhantes. De acordo com os resultados obtidos ficou evidente que o consumidor de Jaboticabal, independentemente do seu grau de escolaridade, acompanha a tendência de mercado, por preferirem cenouras de qualidade. LITERATURA CITADA

4 BARATELLA, M.V. O padrão de consumo de frutas no município de Ribeirão Preto-SP f. Monografia (Graduação em agronomia) Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal, 21. CEAGESP. Classificação de cenoura: programa de adesão voluntária, São Paulo: Programa Horti & Fruti, p. (Folder). DUDA, C. Adaptabilidade e estabilidade fenotípica de genótipos de cenoura f. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal, 23. LANA, M. M.; VIEIRA, J. V. Fisiologia e manuseio pós-colheita de cenoura. Brasília: EMBRAPA/CNPH, 2. 15p. Circular técnica 21. AGRADECIMENTOS Ao Varejão Farturão, por permitir a realização da entrevista e aos consumidores que colaboraram respondendo ao questionário, tornando possível a elaboração deste trabalho. Pesquisa da preferência de cenoura pelo consumidor de Jaboticabal Sexo: ( ) Masculino ( ) Feminino Idade Escolaridade: 1-( ) analfabeto 2-( ) 1 o grau incompleto 3-( ) 1 o grau completo 4-( ) 2 o grau incompleto 5-( ) 2 o grau completo 6-( ) superior completo 7-( ) superior completo a) Quanto à coloração externa de raízes (floema) de cenoura, qual dessas o Sr. (a) compraria? 1-( ) laranja 2-( ) laranja-clara 3-( ) laranja-escura 4-( ) Indiferente b) Quanto à coloração do coração das raízes (xilema) de cenoura, qual dessas o Sr. (a) compraria? 1-( ) amarela 2-( ) laranja 3-( ) laranja-claro 4-( ) laranja-escura 5-( ) Indiferente c) Quanto a aparência visual de raízes de cenoura, qual dessas o Sr. (a) compraria? 1-( ) deformada 2-( ) ombro roxo > 1% da área 3-( ) ombro verde < 1% da área 4-( ) sem defeitos 5-( ) ombro roxo < 1% da área 6-( ) ombro verde > 1% da área 7-( ) com radículas 8-( ) rachadas 9-( ) lenhosas 1-( ) Indiferente Obrigada! Figura 1. Questionário da preferência quanto à coloração externa da raiz, coloração do xilema e aparência de raízes de cenoura, aplicado ao consumidor de Jaboticabal-SP. FCAV- UNESP, 24. Figura 2. Coloração externa em raízes de cenoura. FCAV-UNESP, 24.

5 LARANJA- LARANJA LARANJA- ESCURA CLARA LARANJA- LARANJA LARANJA- AMARELA ESCURA CLARA Figura 3. Coloração do xilema das raízes de cenoura. FCAV-UNESP, 24. Percentagem Laranja-escura Laranja Laranja-clara Laranja-escura Laranja Laranja-clara Amarela Indiferente Sem defeitos Ombro roxo <1% Ombro verde <1% Floema Xilema Aparência Ombro roxo >1% Ombro verde >1% Deformada Deformada Figura 4. Coloração externa da raiz (floema), coloração do coração (xilema) e aparência de raiz de cenoura, preferidas pelo consumidor de Jaboticabal-SP. FCAV-UNESP, 24. Figura 5. Grau de escolaridade do consumidor de Jaboticabal-SP, dentro de cada coloração externa de raiz (floema), coloração do coração (xilema) e aparência de cenoura preferida. FCAV-UNESP, 24.

6 Percentagem Percentagem Percentagem Laranja-escura Laranja Laranja-clara Floema Laranja-escura Laranja Laranja-clara Amarela Indiferente Xilema Sem defeitos Ombro verde <1% Ombro roxo <1% Aparência Ombro roxo >1% Ombro verde >1% Deformada Analfabet o 1º Inc omplet o 1º Complet o 2º Inc omplet o 2º Complet o Superior Incomplet o Superior Complet o

Comprimento, Diâmetro, Formato e Textura de Raiz de Cenoura Preferido Pelo Consumidor do Município de Jaboticabal (SP).

Comprimento, Diâmetro, Formato e Textura de Raiz de Cenoura Preferido Pelo Consumidor do Município de Jaboticabal (SP). Comprimento, Diâmetro, Formato e Textura de Raiz de Cenoura Preferido Pelo Consumidor do Município de Jaboticabal (SP). Cristina Duda de Oliveira 1 ; Caciana Cavalcanti Costa 1 ; Leila Trevizan Braz 2

Leia mais

Adaptabilidade e Estabilidade Fenotípica de Genótipos de Cenoura em Diferentes Épocas e Espaçamentos.

Adaptabilidade e Estabilidade Fenotípica de Genótipos de Cenoura em Diferentes Épocas e Espaçamentos. Adaptabilidade e Estabilidade Fenotípica de Genótipos de Cenoura em Diferentes Épocas e Espaçamentos. Cristina Duda de Oliveira 1 ; Leila Trevizan Braz 2 ; David Ariovaldo Banzatto 3 1 UNESP-FCAV, doutoranda

Leia mais

Análise de crescimento em cenoura, cv. Brasília, cultivada na primavera, em Jaboticabal-SP.

Análise de crescimento em cenoura, cv. Brasília, cultivada na primavera, em Jaboticabal-SP. Análise de crescimento em cenoura, cv. Brasília, cultivada na primavera, em Jaboticabal-SP. Talita Fazzari França 1 ; Fabiana Camargo dos Reis 2 ; Arthur Bernardes Cecílio Filho 3 1 Aluna do curso de Agronomia,

Leia mais

PRODUÇÃO DE DIFERENTES CULTIVARES DE CENOURA. Apresentação: Pôster

PRODUÇÃO DE DIFERENTES CULTIVARES DE CENOURA. Apresentação: Pôster PRODUÇÃO DE DIFERENTES CULTIVARES DE CENOURA Apresentação: Pôster Antonio Gideilson Correia da Silva 1 ; Joabe Freitas Crispim 2 ; José Elinaldo Alves Bento 3 ; Jacquelinne Alves de Medeiros Araújo 4 ;

Leia mais

ANÁLISE DO PERFIL DOS CONSUMIDORES DA FEIRA-LIVRE DO MUNICÍPIO DE LAGOA SECA-PB

ANÁLISE DO PERFIL DOS CONSUMIDORES DA FEIRA-LIVRE DO MUNICÍPIO DE LAGOA SECA-PB ANÁLISE DO PERFIL DOS CONSUMIDORES DA FEIRA-LIVRE DO MUNICÍPIO DE LAGOA SECA-PB Larissa Cavalcante Almeida 1, Vanda Maria de Aquino Figueiredo 1, Fernanda Carla Ferreira de Pontes 1,Anderson Rodrigo Luciano

Leia mais

PERFIL DO CONSUMIDOR DE CARNE DE FRANGO NO MUNICÍPIO DE GRANJA-CE

PERFIL DO CONSUMIDOR DE CARNE DE FRANGO NO MUNICÍPIO DE GRANJA-CE PERFIL DO CONSUMIDOR DE CARNE DE FRANGO NO MUNICÍPIO DE GRANJA-CE Paula Giovanna Gomes da SILVA*¹, Felipe Barroso de SOUSA², Mateus Alves GONÇALVES 3, José Rodrigo Rodrigues de OLIVEIRA 4, Luiz Carlos

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DO MERCADO CONSUMIDOR DE PRODUTOS ORGÂNICOS EM RIO PARANAÍBA-MG

CARACTERIZAÇÃO DO MERCADO CONSUMIDOR DE PRODUTOS ORGÂNICOS EM RIO PARANAÍBA-MG Vol. 03 N. 06 (2017) 0841-0845 doi: 10.18540/jcecvl3iss6pp0841-0845 OPEN ACCESS CARACTERIZAÇÃO DO MERCADO CONSUMIDOR DE PRODUTOS ORGÂNICOS EM RIO PARANAÍBA-MG CHARACTERIZATION OF THE CONSUMER MARKET FOR

Leia mais

Rendimento das cultivares de cenoura Alvorada e Nantes Forto cultivadas sob diferentes espaçamentos

Rendimento das cultivares de cenoura Alvorada e Nantes Forto cultivadas sob diferentes espaçamentos Rendimento das cultivares de cenoura Alvorada e Nantes Forto cultivadas sob diferentes espaçamentos João Bosco C. da Silva; Jairo Vidal Vieira; Cristina Maria M. Machado; Graziella B. de Lima. Embrapa

Leia mais

Variação Estacional de Preços e Quantidades Comercializadas de Cenoura nos CEASAs de Minas Gerais

Variação Estacional de Preços e Quantidades Comercializadas de Cenoura nos CEASAs de Minas Gerais Variação Estacional de Preços e Quantidades Comercializadas de Cenoura nos CEASAs de Minas Gerais Pablo Forlan Vargas ; Leila Trevizan Braz ; Juliano Tadeu Vilela de Resende ; André May ;Elaine Maria dos

Leia mais

Proteção de Cultivares de Cenoura

Proteção de Cultivares de Cenoura I. OBJETIVO ANEXO I INSTRUÇÕES PARA EXECUÇÃO DOS ENSAIOS DE DISTINGUIBILIDADE, HOMOGENEIDADE E ESTABILIDADE DE CULTIVARES DE CENOURA (Daucus carota L.) Estas instruções para execução dos ensaios de distingüibilidade,

Leia mais

ANÁLISE DO PERFIL DE CONSUMIDORES DE CARNE DE AVES NO MUNICÍPIO DE ITAREMA-CEARÁ

ANÁLISE DO PERFIL DE CONSUMIDORES DE CARNE DE AVES NO MUNICÍPIO DE ITAREMA-CEARÁ ANÁLISE DO PERFIL DE CONSUMIDORES DE CARNE DE AVES NO MUNICÍPIO DE ITAREMA-CEARÁ Kamila Ketle Santos VASCONCELOS * 1, Toivi Masih NETO * 2 *autor para correspondência: ketle.11@hotmail.com 1 Universidade

Leia mais

Produção de cultivares de almeirão, em hidroponia, em função das concentrações de ferro na solução nutritiva.

Produção de cultivares de almeirão, em hidroponia, em função das concentrações de ferro na solução nutritiva. Produção de cultivares de almeirão, em hidroponia, em função das concentrações de ferro na solução nutritiva. Mariana Marotti Corradi 1 ; Rodrigo Luiz Cavarianni; André May; Arthur Bernardes Cecílio Filho.

Leia mais

Teores de nutrientes na folha da alface em sistema consorciado com cenoura em faixa sob diferentes densidades populacionais das culturas componentes

Teores de nutrientes na folha da alface em sistema consorciado com cenoura em faixa sob diferentes densidades populacionais das culturas componentes Teores de nutrientes na folha da alface em sistema consorciado com cenoura em faixa sob diferentes densidades populacionais das culturas componentes Francisco Bezerra Neto¹; Aurélio Paes Barros Júnior;

Leia mais

Adaptabilidade e estabilidade fenotípica de genótipos de cenoura

Adaptabilidade e estabilidade fenotípica de genótipos de cenoura OLIVEIRA, C.D.; BRAZ, L.T.; BANZATTO, D.A. Adaptabilidade e estabilidade fenotípica de genótipos de cenoura. Horticultura Brasileira, Brasília, v.23, n.3, p.743-748, jul-set 2005. Adaptabilidade e estabilidade

Leia mais

Crescimento e produtividade de cenoura em função de doses de nitrogênio e épocas de plantio.

Crescimento e produtividade de cenoura em função de doses de nitrogênio e épocas de plantio. 1 Crescimento e produtividade de cenoura em função de doses de nitrogênio e épocas de plantio. Leilson Costa Grangeiro (1) ; Daniela Marques de Oliveira (2) ; Valdivia de Fátima Lima de Sousa (3) ; Antônia

Leia mais

Desempenho do pepino holandês Dina, em diferentes densidades de plantio e sistemas de condução, em ambiente protegido.

Desempenho do pepino holandês Dina, em diferentes densidades de plantio e sistemas de condução, em ambiente protegido. Desempenho do pepino holandês Dina, em diferentes densidades de plantio e sistemas de condução, em ambiente protegido. Luis A. Cirino Ruocco 1, Leila Trevizan Braz 1 ; Adriana A. Nascimento Rizzo 1 1 UNESP-FCAV,

Leia mais

RESUMO DE DADOS. Lucas Santana da Cunha Universidade Estadual de Londrina. 24 de abril de 2017

RESUMO DE DADOS. Lucas Santana da Cunha  Universidade Estadual de Londrina. 24 de abril de 2017 RESUMO DE DADOS Lucas Santana da Cunha lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 24 de abril de 2017 e gráficos Apresentação de dados A apresentação de dados estatísticos

Leia mais

TIPOS DE VARIÁVEIS E RESUMO DE DADOS

TIPOS DE VARIÁVEIS E RESUMO DE DADOS TIPOS DE VARIÁVEIS E RESUMO DE DADOS Lucas Santana da Cunha lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 24 de abril de 2017 É o que está sendo medido em uma população,

Leia mais

Análise de fatores para os descritores de caracterização das raízes em cenoura.

Análise de fatores para os descritores de caracterização das raízes em cenoura. CARVALHO ADF; SILVA GO; PINHEIRO JB;VIEIRA JV; BISCAIA D. Análise de fatores para os descritores de caracterização das raízes em cenoura. 2010. Horticultura Brasileira 28: S2659-S2664. Agnaldo Donizete

Leia mais

Produção de mini alface em ambiente protegido.

Produção de mini alface em ambiente protegido. Produção de mini alface em ambiente protegido. Renata Castoldi; Hamilton César de Oliveira Charlo; Aline Uemura Faria; Priscila de Lima Conti; Leila Trevizan Braz UNESP-FCAV- Departamento de Produção Vegetal,

Leia mais

Escolha de Alimentos Orgânicos: Sabor ou Crença? Um Experimento

Escolha de Alimentos Orgânicos: Sabor ou Crença? Um Experimento Júlia Roiter Berensztejn Escolha de Alimentos Orgânicos: Sabor ou Crença? Um Experimento Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada ao Programa de Pósgraduação em Administração de Empresas da PUC-

Leia mais

Perfil do consumidor de produtos de origem animal em Rio Verde, GO. Universitário s/n, Rio Verde, GO,

Perfil do consumidor de produtos de origem animal em Rio Verde, GO. Universitário s/n, Rio Verde, GO, PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Perfil do consumidor de produtos de origem animal em Rio Verde, GO Luana Martins Schaly 1 Maria Cristina de Oliveira 1 Paulo Alexandre Perdomo Salviano

Leia mais

ANÁLISE DO CONSUMO DE CARNE BOVINA NO MUNICÍPIO DE SENA MADUREIRA

ANÁLISE DO CONSUMO DE CARNE BOVINA NO MUNICÍPIO DE SENA MADUREIRA ANÁLISE DO CONSUMO DE CARNE BOVINA NO MUNICÍPIO DE SENA MADUREIRA Rafaella Costa de ALMEIDA* 1, Naje Clécio Nunes da SILVA 1, Hudson Franklin Pessoa VERAS 1 *autor para correspondência: rafazootecnia00@gmail.com

Leia mais

TESTE DE COMPARAÇÃO PAREADA PARA ANÁLISE SENSORIAL DO SUCO DE UVA

TESTE DE COMPARAÇÃO PAREADA PARA ANÁLISE SENSORIAL DO SUCO DE UVA GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ UNIVERSIDADE DO ESTADO PARÁ CAMPUS XV REDENÇÃO TESTE DE COMPARAÇÃO PAREADA PARA ANÁLISE SENSORIAL DO SUCO DE UVA Ana Maria Pereira dos Santos 1; Delson Pinto Rodrigues Filho 2;

Leia mais

Viabilidade econômica do consórcio rúcula e beterraba em função da sazonalidade de preços.

Viabilidade econômica do consórcio rúcula e beterraba em função da sazonalidade de preços. Viabilidade econômica do consórcio rúcula e beterraba em função da sazonalidade de preços. Diego Resende de Queirós Pôrto 1 ; Bráulio Luciano Alves Rezende 1 ; Arthur Bernardes Cecílio Filho 2 ; Gilson

Leia mais

Acúmulo e exportação de nutrientes em cenoura

Acúmulo e exportação de nutrientes em cenoura Acúmulo e exportação de nutrientes em cenoura Rafael Araújo de Oliveira 1 ; Saulo de Tarcio Pereira Marrocos 1 ; Rafaella Rayane Macedo de Lucena 1 ; Jorge Amado da Silva Ramos 2 ; Leilson Costa Grangeiro

Leia mais

Categoria Trabalho Acadêmico\Resumo Expandido ANÁLISE DO USO DE ADUBO ORGÂNICO NO CULTIVO DE GIRASSOL

Categoria Trabalho Acadêmico\Resumo Expandido ANÁLISE DO USO DE ADUBO ORGÂNICO NO CULTIVO DE GIRASSOL Categoria Trabalho Acadêmico\Resumo Expandido Titulo do Trabalho ANÁLISE DO USO DE ADUBO ORGÂNICO NO CULTIVO DE GIRASSOL Nome do Autor (a) Principal Andréia Vanessa Stocco Ortolan Nome (s) do Coautor (a)

Leia mais

Palavras-chave: Cor da polpa. Textura. Aroma. Sabor. Psidium guajava L.

Palavras-chave: Cor da polpa. Textura. Aroma. Sabor. Psidium guajava L. QUALIDADE SENSORIAL DOS FRUTOS DE CULTIVARES DE GOIABA VERMELHA EM AQUIDAUANA-MS. Laís de Lima Luqui 1 ; Edson Talarico Rodrigues 2 ; Daniel Makoto Kusano 1 ; Ricardo Fernando da Rui 1 ; Kleyton Rezende

Leia mais

Viabilidade produtiva de cenoura em cultivo solteiro e consorciado com rúcula e alface em Mossoró-RN.

Viabilidade produtiva de cenoura em cultivo solteiro e consorciado com rúcula e alface em Mossoró-RN. Viabilidade produtiva de cenoura em cultivo solteiro e consorciado com rúcula e alface em Mossoró-RN. Eliane Queiroga de Oliveira 1 ; Francisco Bezerra Neto 2 ; Maria Zuleide de Negreiros 2 ; Leilson Costa

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO 2017

MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO 2017 MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO 2017 Central de aulas Marcos A. Gianonni (Microondas) Via de Acesso Prof. Paulo Donato Castellane s/n Jaboticabal SP - (16) 3209-7468 - cursinhoativojaboticabal@gmail.com

Leia mais

Análise Sensorial de Genótipos de Cenoura Cultivados, em Sistema Orgânico e Convencional, no Período de Verão no Distrito Federal.

Análise Sensorial de Genótipos de Cenoura Cultivados, em Sistema Orgânico e Convencional, no Período de Verão no Distrito Federal. Análise Sensorial de Genótipos de Cenoura Cultivados, em Sistema Orgânico e Convencional, no Período de Verão no Distrito Federal. Assis Marinho Carvalho 1 ; Ana Maria Resende Junqueira 2 ; Jairo Vidal

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DO CONSUMIDOR DE CARNE DE FRANGO DO MUNICÍPIO DE HIDROLÂNDIA - CE

CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DO CONSUMIDOR DE CARNE DE FRANGO DO MUNICÍPIO DE HIDROLÂNDIA - CE CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DO CONSUMIDOR DE CARNE DE FRANGO DO MUNICÍPIO DE HIDROLÂNDIA - CE Francisca Méssia Pereira MARTINS* 1, Ana Milena Cesar LIMA 2, Pedro Tayson Bezerra de SOUSA 3, Antonio Lucas Mesquita

Leia mais

CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS VISUAIS E FÍSICAS DE Dalcus carota L. COMPARADAS EM DIFERENTES TIPOS DE ADUBAÇÃO

CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS VISUAIS E FÍSICAS DE Dalcus carota L. COMPARADAS EM DIFERENTES TIPOS DE ADUBAÇÃO CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS VISUAIS E FÍSICAS DE Dalcus carota L. COMPARADAS EM DIFERENTES TIPOS DE ADUBAÇÃO WAGNER BASTOS DOS SANTOS OLIVEIRA 1, JOSÉ HENRIQUE SOLER GUILHEN 1, POLIANA SALVE GUIZARDI

Leia mais

TAMANHO DE AMOSTRA PARA AVALIAÇÃO DE CARACTERES DE RAIZ EM UMA POPULAÇÃO DE CENOURA SOB CULTIVO AGROECOLÓGICO

TAMANHO DE AMOSTRA PARA AVALIAÇÃO DE CARACTERES DE RAIZ EM UMA POPULAÇÃO DE CENOURA SOB CULTIVO AGROECOLÓGICO SILVA GO; Tamanho VIEIRA de JV; amostra VILELA para MS. avaliação 2008. Tamanho de caracteres de amostra de para raiz em avaliação uma população de caracteres de cenoura de raiz sob em uma cultivo população

Leia mais

Pesquisa Qualidade de vida 2013 Fase: 3/3

Pesquisa Qualidade de vida 2013 Fase: 3/3 Pesquisa Qualidade de vida 2013 Fase: 3/3 A pesquisa de qualidade de vida na cidade de Ribeirão Preto, organizada pela ACIRP e pela Fundace teve início em 2009. Inspirada em projetos já desenvolvidos em

Leia mais

Atributos de satisfação como determinantes da lealdade de clientes de academias no Brasil

Atributos de satisfação como determinantes da lealdade de clientes de academias no Brasil Atributos de satisfação como determinantes da lealdade de clientes de academias no Brasil Dissertação elaborada com vista à obtenção do grau de Mestre em Gestão do Desporto Orientador: Professor Doutor

Leia mais

A Dieta da Cenoura Para Emagrecer Como Funciona e Dicas Seg, 17 de Outubro de :23 - Última atualização Seg, 17 de Outubro de :30

A Dieta da Cenoura Para Emagrecer Como Funciona e Dicas Seg, 17 de Outubro de :23 - Última atualização Seg, 17 de Outubro de :30 A cenoura é um alimento que possui 41 calorias a cada porção de 100 g e é fonte de nutrientes como potássio, fibras, carboidratos, proteínas, vitamina B1, vitamina A, vitamina B3,vitamina B6, vitamina

Leia mais

PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS CONSUMIDORES DE CARNE BOVINA EM CASTANHAL-PA¹

PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS CONSUMIDORES DE CARNE BOVINA EM CASTANHAL-PA¹ PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS CONSUMIDORES DE CARNE BOVINA EM CASTANHAL-PA¹ Everton Sousa e SOUSA* 1, Kethleem Hayalla Oliveira AGUIAR 1, Marcos Benedito Castro dos REIS 1, Marcelo Chaves MORAIS 1, Sabrina

Leia mais

ANEXO I ESPECIFICAÇÕES DOS GÊNEROS ALIMENTÍCIOS

ANEXO I ESPECIFICAÇÕES DOS GÊNEROS ALIMENTÍCIOS 12 meses 1 2 ABÓBORA: livre de sinais de ferimentos, mofo ou podridão, em unidade de tamanho médio com aproximadamente 1,5 kg. Acondicionada em sacos de rede com peso entre 18 20 quilos. ABÓBORA ORGÂNICA:

Leia mais

Avaliação da qualidade pós-colheita de cultivares de cenoura colhidas em duas épocas, no Submédio do Vale do São Francisco.

Avaliação da qualidade pós-colheita de cultivares de cenoura colhidas em duas épocas, no Submédio do Vale do São Francisco. AMARIZ A; LIMA MAC de; RESENDE GM de; TRINDADE DCG da; RIBEIRO TP; SANTOS ACN dos. 2010. Avaliação Avaliação da qualidade pós-colheita de cultivares de cenoura colhidas em duas épocas, da qualidade pós-colheita

Leia mais

Keywords: Brassica oleracea var. capitata, fertilizer, soil.

Keywords: Brassica oleracea var. capitata, fertilizer, soil. Doses de fósforo na produção de repolho cultivado em Latossolo com alto teor de fósforo Gilson Silverio da Silva 1 ; Arthur Bernardes Cecílio Filho 1 ; Ivan Soares de Araujo 1 ; Sérgio Mendonça Mendes

Leia mais

DESEMPENHO DE CULTIVARES DE MINI ALFACE CRESPA QUANTO À COBERTURA DO SOLO E ESPAÇAMENTO, EM TRÊS ÉPOCAS DE SEMEADURA

DESEMPENHO DE CULTIVARES DE MINI ALFACE CRESPA QUANTO À COBERTURA DO SOLO E ESPAÇAMENTO, EM TRÊS ÉPOCAS DE SEMEADURA CASTOLDI Desempenho R; ANDRÉ de cultivares EA; CHARLO de mini HCO; alface BRAZ crespa LT. quanto Desempenho à cobertura de cultivares do solo e de espaçamento, mini alface crespa em três quanto épocas

Leia mais

EXPECTATIVAS E PREFERÊNCIAS DO CONSUMIDOR EM RELAÇÃO AO CAFÉ TORRADO E MOÍDO Parte 1: TESTE DO PRODUTO EM 10 CIDADES BRASILEIRAS (1)

EXPECTATIVAS E PREFERÊNCIAS DO CONSUMIDOR EM RELAÇÃO AO CAFÉ TORRADO E MOÍDO Parte 1: TESTE DO PRODUTO EM 10 CIDADES BRASILEIRAS (1) Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil EXPECTATIVAS E PREFERÊNCIAS DO CONSUMIDOR EM RELAÇÃO AO CAFÉ TORRADO E MOÍDO Parte 1: TESTE DO PRODUTO EM 10 CIDADES BRASILEIRAS (1) FARIA, ElieteVaz de; MORI,

Leia mais

Vegetal, Via de Acesso Prof. Paulo Donato Castellane s/n, , Jaboticabal-SP. RESUMO

Vegetal, Via de Acesso Prof. Paulo Donato Castellane s/n, , Jaboticabal-SP.   RESUMO Produtividade de cultivares de almeirão em hidroponia. Roberto Luciano Coelho (1) ; Arthur Bernardes Cecílio Filho (1). (1) FCAV-UNESP - Depto. Produção Vegetal, Via de Acesso Prof. Paulo Donato Castellane

Leia mais

Aquisição e destinos de mamão Hawaii remanescentes em feiras livres do Território da Borborema PB

Aquisição e destinos de mamão Hawaii remanescentes em feiras livres do Território da Borborema PB Aquisição e destinos de mamão Hawaii remanescentes em feiras livres do Território da Borborema PB Francisco de Assys Romero da Mota Sousa 1, Silvanda de Melo Silva 2, Renato Pereira Lima 1, Expedito Cavalcante

Leia mais

Mercado de orgânicos no estado da Paraíba: caracterização da produção e grau de consumo da população

Mercado de orgânicos no estado da Paraíba: caracterização da produção e grau de consumo da população Mercado de orgânicos no estado da Paraíba: caracterização da produção e grau de consumo da população Organic market of Paraíba state: characterization of production and level of public consumption CAVALCANTI,

Leia mais

FICHA DA CENOURA. Opções de escolha na solicitação de compra. Kuroda, Nantes e Brasília. Extra, Extra A, Extra AA

FICHA DA CENOURA. Opções de escolha na solicitação de compra. Kuroda, Nantes e Brasília. Extra, Extra A, Extra AA FICHA DA CENOURA Produto Nome científico Cenoura Daucus carota A cenoura, espécie Daucus carota L., é da família Apiaceae. À família da cenoura pertencem a salsinha, aipo, coentro, erva-doce e nabo. É

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DE BANANA NANICA (Musa cavendishi) PARA A PRODUÇÃO DE BANANAS PASSAS

CLASSIFICAÇÃO DE BANANA NANICA (Musa cavendishi) PARA A PRODUÇÃO DE BANANAS PASSAS CLASSIFICAÇÃO DE BANANA NANICA (Musa cavendishi) PARA A PRODUÇÃO DE BANANAS PASSAS Cristiane dos Santos Rocha, Faculdade de Tecnologia de São José do Rio Preto, cristianecosta00@hotmail.com Dara Mirela

Leia mais

TIPOS DE VARIÁVEIS E RESUMO DE DADOS

TIPOS DE VARIÁVEIS E RESUMO DE DADOS TIPOS DE VARIÁVEIS E RESUMO DE DADOS Prof. Dr. Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ 26 de março de 2018 Londrina 1 / 32 Definição Tipos de variáveis Definição

Leia mais

Efeito do estresse hídrico e térmico na germinação e crescimento de plântulas de cenoura

Efeito do estresse hídrico e térmico na germinação e crescimento de plântulas de cenoura Efeito do estresse hídrico e térmico na germinação e crescimento de plântulas de cenoura Marcelo Cleón de C. Silva, André Fernando A. Medeiros, Stefânia C. Magalhães, Rafael Gomes Viana UFV, Depto. de

Leia mais

PERFIL DO FEIRANTE DAS FEIRAS MUNICIPAIS DO MUNICIPIO DE PALMAS - TO

PERFIL DO FEIRANTE DAS FEIRAS MUNICIPAIS DO MUNICIPIO DE PALMAS - TO PERFIL DO FEIRANTE DAS FEIRAS MUNICIPAIS DO MUNICIPIO DE PALMAS - TO Nome dos autores: Samita Cristina Coelho; Daniela Barbosa de Macedo; Grécia da Conceição Reis; Paulo de Tarso da Silva; Clauber Rosanova.

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIRURGIA VETERINÁRIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS DA UNESP CÂMPUS DE JABOTICABAL SP

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIRURGIA VETERINÁRIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS DA UNESP CÂMPUS DE JABOTICABAL SP EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIRURGIA VETERINÁRIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS DA UNESP CÂMPUS DE JABOTICABAL SP O Conselho do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia Veterinária

Leia mais

ACEITABILIDADE DE OVOS COM BASE NA DEGUSTAÇÃO E PIGMENTAÇÃO DA GEMA

ACEITABILIDADE DE OVOS COM BASE NA DEGUSTAÇÃO E PIGMENTAÇÃO DA GEMA ACEITABILIDADE DE OVOS COM BASE NA DEGUSTAÇÃO E PIGMENTAÇÃO DA GEMA Ouros, C.C*¹; Pantolfi, N.¹; Vivas, D.N.¹; Baptista, P.S.¹; Domingues, R.M.²; Laurentiz, A.C.³ ¹ Discente do curso de Zootecnia Unesp

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2018 MANUAL DO CANDIDATO

PROCESSO SELETIVO 2018 MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO 2018 MANUAL DO CANDIDATO Central de aulas Marcos A. Gianonni (Microondas) Via de Acesso Prof. Paulo Donato Castellane s/n Jaboticabal SP - (16) 3209-7468 www.cursinhoativojaboticabal.com.br

Leia mais

ACÚMULO DE MACRONUTRIENTES PELA CULTIVAR DE PIMENTÃO EPPO CULTIVADA EM SUBSTRATO

ACÚMULO DE MACRONUTRIENTES PELA CULTIVAR DE PIMENTÃO EPPO CULTIVADA EM SUBSTRATO BRAZ LT; CHARLO HCO; Acúmulo OLIVEIRA de SF; macronutrientes CASTOLDI R; pela VARGAS cultivar PF; de pimentão KÄMP AN. Eppo 2008. cultivada Acúmulo em de substrato macronutrientes pela cultivar de pimentão

Leia mais

Pesquisa de Qualidade de Vida Instituto de Pesquisas de Jaboticabal (IPEJA)

Pesquisa de Qualidade de Vida Instituto de Pesquisas de Jaboticabal (IPEJA) Pesquisa de Qualidade de Vida Instituto de Pesquisas de Jaboticabal (IPEJA) - 2016 1. INTRODUÇÃO A Pesquisa de Qualidade de Vida realizada no município de Jaboticabal pela equipe do IPEJA foi inspirada

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DO CONSUMO DE LEITE EM ESCOLA DE ENSINO MÉDIO

CARACTERIZAÇÃO DO CONSUMO DE LEITE EM ESCOLA DE ENSINO MÉDIO CARACTERIZAÇÃO DO CONSUMO DE LEITE EM ESCOLA DE ENSINO MÉDIO Irene Alexandre REIS* 1, Marconis Lima de BESSA 1, Ingridy Machado NOLETO 1, Diego Freitas BRITO 1, Juliana Arruda Gomes MOURA 1, Angélica PEDRICO

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIRURGIA VETERINÁRIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS DA UNESP CAMPUS DE JABOTICABAL SP

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIRURGIA VETERINÁRIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS DA UNESP CAMPUS DE JABOTICABAL SP EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIRURGIA VETERINÁRIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS DA UNESP CAMPUS DE JABOTICABAL SP O Conselho do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia Veterinária

Leia mais

Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento

Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento 130 ISSN 1677-2229 Agosto, 2015 Ganhos Genéticos para uma População de Cenoura após Seis Ciclos de Seleção Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Hortaliças

Leia mais

Avaliação da resistência de genótipos de batata à vaquinha, Diabrotica speciosa (Germar), e da preferência para alimentação.

Avaliação da resistência de genótipos de batata à vaquinha, Diabrotica speciosa (Germar), e da preferência para alimentação. Avaliação da resistência de genótipos de batata à vaquinha, Diabrotica speciosa (Germar), e da preferência para alimentação. Fernando Mesquita Lara 1 ; Arlindo Leal Boiça Júnior 1 ; Thadeu Silva Faria

Leia mais

O CONSUMIDOR DE MODA

O CONSUMIDOR DE MODA O CONSUMIDOR DE MODA Getúlio Cantão A moda capixaba está em evidência. As grifes de roupas locais estão ganhando cada vez mais espaço no mercado nacional e internacional, como também, o Vitória Moda Show,

Leia mais

AVALIAÇÃO SENSORIAL DE DOCE DE LEITE PASTOSO ADICIONADO DE FARINHA DE LINHAÇA

AVALIAÇÃO SENSORIAL DE DOCE DE LEITE PASTOSO ADICIONADO DE FARINHA DE LINHAÇA AVALIAÇÃO SENSORIAL DE DOCE DE LEITE PASTOSO ADICIONADO DE FARINHA DE LINHAÇA Leidiana Elias XAVIER 1 ; Yaroslávia Ferreira PAIVA 1 ; Moisés Sesion de Medeiros NETO 1 ; Anderson Florentino de LIMA 1 ;

Leia mais

BRS Planalto: cultivar de cenoura de polinização aberta para cultivo de verão

BRS Planalto: cultivar de cenoura de polinização aberta para cultivo de verão Nova cultivar / New cultivar Vieira JV; Silva GO; Charchar JM; Fonseca MEN; Silva JBC; Nascimento WM; Boiteux LS; Pinheiro JB; Reis A; Resende FV; Carvalho ADF. 2012. BRS Planalto: cultivar de cenoura

Leia mais

Análise do crescimento de plantas de cebola (Allium cepa L.) em função de doses de nitrogênio em semeadura direta.

Análise do crescimento de plantas de cebola (Allium cepa L.) em função de doses de nitrogênio em semeadura direta. Análise do crescimento de plantas de cebola (Allium cepa L.) em função de doses de nitrogênio em semeadura direta. May, A. 1 ; Cecílio Filho, A.B.; Vargas, P.F.; Porto, D.R.; Barbosa, J.C. 1 UNESP - Faculdade

Leia mais

2 Características Gerais do Empregado Formal

2 Características Gerais do Empregado Formal Núcleo de Conjuntura e Estudos Econômicos Coordenador: Prof. Dr. Elton Eustáquio Casagrande Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESP FCL/UNESP/Araraquara Características Conjunturais do Comércio

Leia mais

GANHOS REAIS COM A SELEÇÃO PARA CARACTERES DE IMPORTÂNCIA AGRONÔMICA EM CENOURA

GANHOS REAIS COM A SELEÇÃO PARA CARACTERES DE IMPORTÂNCIA AGRONÔMICA EM CENOURA VIEIRA JV; SILVA GO. Ganhos 2008. Ganhos reais com reais a seleção com a para seleção caracteres para caracteres de importância de importância agronômica agronômica em cenouraem cenoura. Horticultura Brasileira

Leia mais

AVALIAÇÃO SENSORIAL DE PAMONHA DE SAL USANDO MILHO CONVENCIONAL E TRANSGÊNICO RESUMO

AVALIAÇÃO SENSORIAL DE PAMONHA DE SAL USANDO MILHO CONVENCIONAL E TRANSGÊNICO RESUMO AVALIAÇÃO SENSORIAL DE PAMONHA DE SAL USANDO MILHO CONVENCIONAL E TRANSGÊNICO Rodrigo Moreira Albano da Silva(1); Ariana Vieira(2); Antônio Junior(3) ; Eduarda de Oliveira(4); Guilherme Vinicius Teixeira(5);

Leia mais

Sistema de Classificação, Embalagem e Comercialização de Hortaliças. Prof. Dr. Paulo César Tavares de Melo

Sistema de Classificação, Embalagem e Comercialização de Hortaliças. Prof. Dr. Paulo César Tavares de Melo (2ª parte da aula) Sistema de Classificação, Embalagem e Comercialização de Hortaliças Prof. Dr. Paulo César Tavares de Melo ESALQ/USP Dept o de Produção Vegetal Classificação de hortaliças Classificação:

Leia mais

MARTINS LS; CARVALHO CD; FEITOSA JM; CARVALHO JC; MELO DM; GUSMÃO SAL; BRAZ LT Horticultura Brasileira 31: S0231 S0237.

MARTINS LS; CARVALHO CD; FEITOSA JM; CARVALHO JC; MELO DM; GUSMÃO SAL; BRAZ LT Horticultura Brasileira 31: S0231 S0237. Mercado do tomate e perfil do consumidor em Parauapebas-PA Leticia S. Martins 1 ; Carlos D Carvalho 1 ; Janyelle M Feitosa 1 ; Jailson C Carvalho 1 ; Danilo M Melo 1 ; Sérgio A L Gusmão 2 ; Leila T Braz

Leia mais

Desempenho de mini tomate em casa de vegetação, conduzido em diferentes espaçamentos e poda.

Desempenho de mini tomate em casa de vegetação, conduzido em diferentes espaçamentos e poda. Desempenho de mini tomate em casa de vegetação, conduzido em diferentes espaçamentos e poda. Hamilton César de Oliveira Charlo 1 ; Renata Castoldi 1 ; Priscila de Lima Conti 1 ; Aline Uemura Faria 1 ;

Leia mais

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG C L I P P I N G 1/9/2010 Produção Ascom Diáriod@Santana FM 31/08/10 Itaúna Epamig desenvolve bebida láctea inédita no mercado Novo produto, com

Leia mais

Seção Temática: Construção do Conhecimento Agroecológico

Seção Temática: Construção do Conhecimento Agroecológico Nível de conhecimento da população acerca dos produtos orgânicos no bairro da Cidade Operária, São Luis-MA. SILVA, Bruna Caroline Everton Cutrim¹; COELHO, Caroline Rabelo²; CAVALCANTE, Millene Ribeiro

Leia mais

Boletim de Pesquisa 147 e Desenvolvimento

Boletim de Pesquisa 147 e Desenvolvimento Boletim de Pesquisa 147 e Desenvolvimento ISSN 1677-2229 Setembro 2017 Dissimilaridade fenotípica entre populações de cenoura Foto: Agnaldo Donizete Ferreira de Carvalho ISSN 1677-2229 Setembro, 2017

Leia mais

Vinícius Garcia de Freitas Pacheco. O letramento funcional e linguagem das embalagens de óleos lubrificantes. Dissertação de Mestrado

Vinícius Garcia de Freitas Pacheco. O letramento funcional e linguagem das embalagens de óleos lubrificantes. Dissertação de Mestrado Vinícius Garcia de Freitas Pacheco O letramento funcional e linguagem das embalagens de óleos lubrificantes Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada ao Programa de Pósgraduação em Administração

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DOS CONSUMIDORES DE CARNE DE FRANGO E OVOS POR FREQUENTADORES DE ACADEMIA

CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DOS CONSUMIDORES DE CARNE DE FRANGO E OVOS POR FREQUENTADORES DE ACADEMIA CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DOS CONSUMIDORES DE CARNE DE FRANGO E OVOS POR FREQUENTADORES DE ACADEMIA Lucíola Faria BARROS* 1, Marcos Vinícius Martins MORAIS 1, Lucca Gabriel Batista PEREIRA 1, Tailson José

Leia mais

AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE ABÓBORA E MORANGA CRISTALIZADAS PELO PROCESSO DE AÇUCARAMENTO LENTO.

AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE ABÓBORA E MORANGA CRISTALIZADAS PELO PROCESSO DE AÇUCARAMENTO LENTO. AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE ABÓBORA E MORANGA CRISTALIZADAS PELO PROCESSO DE AÇUCARAMENTO LENTO. Nicodemos Braz Junior 1, Gilma Auxiliadora Santos Gonçalves 2, Elisvanir Ronaldo Simões 3, Matheus

Leia mais

Pigmentação dos Ovos vs Preferências do consumidor

Pigmentação dos Ovos vs Preferências do consumidor Pigmentação dos Ovos vs Preferências do consumidor III Encontro de capacitação e inovação Ovos RS Bento Gonçalves RS Abril 2018 alexandre.sechinato@dsm.com Agenda Introdução O que é cor Conceito de espaço

Leia mais

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR 1

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR 1 1 SEBASTIÃO RODRIGO DE NASCIMENTO¹, ELIDIANE DOS SANTOS CIRILO¹, FÁBIO JOSÉ TARGINO MOREIRA DA SILVA JÚNIOR¹, SILMARA MARIA DE ANDRADE DA SILVA¹, MAURINA DE LIMA PORTO² ¹ Graduando(a) do Curso de Medicina

Leia mais

Acúmulo de Proteína Bruta, Fibra Bruta e Extrato Etéreo em Couve.

Acúmulo de Proteína Bruta, Fibra Bruta e Extrato Etéreo em Couve. Acúmulo de Proteína Bruta, Fibra Bruta e Extrato Etéreo em Couve. Cristina Duda de Oliveira 1 ; Priscila Lima Conti 2 ; Hamilton César de Oliveira Charlo 2 ; Leila Trevizan Braz 3 ; Paulo Espíndola Trani

Leia mais

Pesquisa Mobilidade Urbana 2017

Pesquisa Mobilidade Urbana 2017 Pesquisa Mobilidade Urbana 2017 INFORMAÇÕES METODOLÓGICAS OBJETIVO DA PESQUISA: CONHECER OS HÁBITOS DOS CONSUMIDORES DE BH SOBRE MOBILIDADE URBANA, LOCAIS PREFERIDOS PARA COMPRAS E MEIOS DE TRANSPORTE

Leia mais

PERFIL DOS PRODUTORES DE UMA FEIRA DE ALIMENTOS ORGÂNICOS EM MANAUS - AM

PERFIL DOS PRODUTORES DE UMA FEIRA DE ALIMENTOS ORGÂNICOS EM MANAUS - AM PERFIL DOS PRODUTORES DE UMA FEIRA DE ALIMENTOS ORGÂNICOS EM MANAUS - AM ERAZO,Rafael de Lima ¹; PEREIRA,Henrique dos Santos ² 1 Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, ra-fa-erazo@hotmail.com;

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE AGRONOMIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE AGRONOMIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE AGRONOMIA BIORREGULADORES NO TRATAMENTO DE SEMENTES DE SORGO E MILHO Uberlândia 2015 RENAN DE SOUZA MARTINS BIORREGULADORES NO

Leia mais

Termos para indexação: maracujazeiro, polpa, minerais, físico-química

Termos para indexação: maracujazeiro, polpa, minerais, físico-química TEORES DE MINERAIS E RENDIMENTO DE POLPA DE HÍBRIDOS COMERCIAIS DE Passiflora edulis f. flavicarpa Deg - OURO VERMELHO, GIGANTE AMARELO E SOL DO CERRADO DA SAFRA OUTUBRO/2007. Daiva Domenech Tupinambá

Leia mais

INCIDÊNCIA DE CARNE PSE (Pale, Soft, Exudative) E DFD (Dark, Firm, Dry) EM FRANGOS DE CORTE

INCIDÊNCIA DE CARNE PSE (Pale, Soft, Exudative) E DFD (Dark, Firm, Dry) EM FRANGOS DE CORTE INCIDÊNCIA DE CARNE PSE (Pale, Soft, Exudative) E DFD (Dark, Firm, Dry) EM FRANGOS DE CORTE KAREN MARTINS GONÇALVES 1 ; EDUARDO AMARAL DE TOLEDO 2 RESUMO Objetivo: Avaliar a incidência de carnes classificadas

Leia mais

Relatório da Pesquisa de Intenções de Compras Escolares

Relatório da Pesquisa de Intenções de Compras Escolares Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina Relatório da Pesquisa de Intenções de Compras Escolares Um panorama dos hábitos de compras de volta às aulas. Setor de Projetos, Pesquisa e Estatística

Leia mais

Luís Miguel Pereira Freitas. Mudança Conceptual no Tema Terra no Espaço com base na Interdisciplinaridade em Ciências Físicas e Naturais no 3º Ciclo

Luís Miguel Pereira Freitas. Mudança Conceptual no Tema Terra no Espaço com base na Interdisciplinaridade em Ciências Físicas e Naturais no 3º Ciclo Universidade do Minho Instituto de Educação e Psicologia Luís Miguel Pereira Freitas Mudança Conceptual no Tema Terra no Espaço com base na Interdisciplinaridade em Ciências Físicas e Naturais no 3º Ciclo

Leia mais

Estimativas de Parâmetros Genéticos Para um Conjunto de Caracteres de Raiz e Folhagem em Populações de Cenoura Derivadas da Cultivar Brasília.

Estimativas de Parâmetros Genéticos Para um Conjunto de Caracteres de Raiz e Folhagem em Populações de Cenoura Derivadas da Cultivar Brasília. Estimativas de Parâmetros Genéticos Para um Conjunto de Caracteres de Raiz e Folhagem em Populações de Cenoura Derivadas da Cultivar Brasília. José Carlos da Silva Alves 1 ; José Ricardo Peixoto 2 ; Jairo

Leia mais

Pimentão. Fonte de vitaminas

Pimentão. Fonte de vitaminas Pimentão Fonte de vitaminas o pimentão é uma das hortaliças mais ricas em vitamina C e quando maduro é excelente fonte de vitamina A. Também é fonte de cálcio, fósforo e ferro. Possui poucas calorias.

Leia mais

DOENÇAS DA CENOURA. Carlos Alberto Lopes Ailton Reis

DOENÇAS DA CENOURA. Carlos Alberto Lopes Ailton Reis DOENÇAS DA CENOURA Carlos Alberto Lopes Ailton Reis DOENÇAS DA CENOURA Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Hortaliças Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento DOENÇAS DA CENOURA

Leia mais

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE CÃES E GATOS SOBRE INFLUENCIA DO PERFIL SOCIOECONÔMICO DE SEUS TUTORES NO MUNICÍPIO DE PARAUAPEBAS-PA

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE CÃES E GATOS SOBRE INFLUENCIA DO PERFIL SOCIOECONÔMICO DE SEUS TUTORES NO MUNICÍPIO DE PARAUAPEBAS-PA AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE CÃES E GATOS SOBRE INFLUENCIA DO PERFIL SOCIOECONÔMICO DE SEUS TUTORES NO MUNICÍPIO DE PARAUAPEBAS-PA Amanda Tavares MAGNO* 1, Andressa Martins MARINHO 2, Fernando Barbosa TAVARES

Leia mais

Composição dos Alimentos mais consumidos pelos VEGANOS.

Composição dos Alimentos mais consumidos pelos VEGANOS. Composição dos Alimentos mais consumidos pelos VEGANOS. Onde está um ponto considerar uma vírgula, ex.: Niacina 12.066 significa 12,066 mg arredondando fica 12 mg. http://www.unifesp.br/dis/servicos/nutri/nutri.php?id=2024

Leia mais

Participação dos empregados por faixa etária e sexo em Mato Verde - MG em 2012

Participação dos empregados por faixa etária e sexo em Mato Verde - MG em 2012 Participação dos empregados por faixa etária e sexo em Mato Verde - MG em 2012 17.45% 7.33% 4.84% 14.66% Masculino 8.06% 18 A 24 Feminino 8.21% 25 A 29 16.13% 30 A 39 9.24% 40 A 49 7.48% 5.57% 50 A 64

Leia mais

Diário Oficial Estado de São Paulo

Diário Oficial Estado de São Paulo Diário Oficial Estado de São Paulo Poder Executivo Seção I Geraldo Alckmin - Governador Palácio dos Bandeirantes Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - CEP 05650-900 - Fone: 2193-8000 Volume 126 - Número 202 -

Leia mais

AÇÕES DE HIGIENE NO ÂMBITO DA FEIRA LIVRE DO MUNICÍPIO DE AREIA, PARAÍBA

AÇÕES DE HIGIENE NO ÂMBITO DA FEIRA LIVRE DO MUNICÍPIO DE AREIA, PARAÍBA AÇÕES DE HIGIENE NO ÂMBITO DA FEIRA LIVRE DO MUNICÍPIO DE AREIA, PARAÍBA Alanne Lucena de Brito 1, Silvanda de Melo Silva 2, Francisco de Assys Romero da Mota Souza 3, Matheus Elysio Ayres de Andrade 3,

Leia mais

Objetivos. Apresentar o mercado de pesquisa quantitativa e qualitativa no Brasil para jovens de Ensino Médio;

Objetivos. Apresentar o mercado de pesquisa quantitativa e qualitativa no Brasil para jovens de Ensino Médio; 28 de julho de 2016 Objetivos Principal Coletar dados quantitativos sobre jovens de 14 a 24 anos em comunidades pacificadas através da capacitação profissional de jovens de Ensino Médio. Específicos Apresentar

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DA COR INSTRUMENTAL DE FARINHAS DE MANDIOCA COMERCIALIZADAS EM JANAÚBA, MG

CARACTERIZAÇÃO DA COR INSTRUMENTAL DE FARINHAS DE MANDIOCA COMERCIALIZADAS EM JANAÚBA, MG CARACTERIZAÇÃO DA COR INSTRUMENTAL DE FARINHAS DE MANDIOCA COMERCIALIZADAS EM JANAÚBA, MG Autores: JENILSON FERREIRA DA SILVA, MARISTELLA MARTINELI, ARIANE CASTRICINI Introdução A mandioca (Manihot esculenta

Leia mais

Desempenho de Cultivares de Alface Americana Para Mesorregião da Mata do Estado de Pernambuco.

Desempenho de Cultivares de Alface Americana Para Mesorregião da Mata do Estado de Pernambuco. Desempenho de Cultivares de Alface Americana Para Mesorregião da Mata do Estado de Pernambuco. Humberto P. Lyra Filho 1 ; Maria Cristina L. da Silva 2 ; Elizabeth A. de A. Maranhão 1 ; Silvio Luiz Tavares

Leia mais

Como evitar o entortamento de cenouras

Como evitar o entortamento de cenouras Como evitar o entortamento de cenouras A cenoura (Daucus carota L.) é uma hortaliça de grande importância para a horticultura brasileira, sendo produzida em todas as regiões do país. Sua parte comercial

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DO MERCADO CONSUMIDOR DA MANDIOCA NO MUNICÍPIO DE VILA BOA GO

CARACTERIZAÇÃO DO MERCADO CONSUMIDOR DA MANDIOCA NO MUNICÍPIO DE VILA BOA GO CARACTERIZAÇÃO DO MERCADO CONSUMIDOR DA MANDIOCA NO MUNICÍPIO DE VILA BOA GO Márcia Aparecida de SOUZA 1, Jozeneida Lúcia Pimenta de AGUIAR 2, Tito Carlos Rocha de SOUSA 3, Ernandes Barboza BELCHIOR 4,

Leia mais

TÍTULO: DESENVOLVIMENTO E ACEITABILIDADE DE UMA BEBIDA A BASE DE FRUTA ENRIQUECIDA COM FERRO QUELATO

TÍTULO: DESENVOLVIMENTO E ACEITABILIDADE DE UMA BEBIDA A BASE DE FRUTA ENRIQUECIDA COM FERRO QUELATO TÍTULO: DESENVOLVIMENTO E ACEITABILIDADE DE UMA BEBIDA A BASE DE FRUTA ENRIQUECIDA COM FERRO QUELATO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: NUTRIÇÃO INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE

Leia mais