Programação do Pocket PC com embedded Visual Basic José Roberto Siqueira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Programação do Pocket PC com embedded Visual Basic José Roberto Siqueira"

Transcrição

1 Programação do Pocket PC com embedded Visual Basic José Roberto Siqueira Novatec Editora

2 Capítulo 1 Introdução Este capítulo apresentará uma visão geral de como o Pocket PC poderá ajudá-lo, no dia-a-dia, em várias atividades distintas, seja pessoal, seja profissional. Você conhecerá o que é necessário para a criação do ambiente de desenvolvimento. Por que usar um Pocket PC? Hoje, milhares de pessoas exercem suas funções em locais não tradicionais; trata-se de executivos e funcionários em constantes deslocamentos entre fábricas, clientes, eventos e, em muitos casos, pessoas que levam consigo o trabalho em um notebook, por exemplo. Um exemplo desse tipo de profissional são os representantes de vendas que passam a maior parte de seu tempo fora da empresa, atendendo clientes, e que necessitam de informações diárias sobre o histórico de pagamentos, crédito de cada cliente, seu volume médio de compra, entre outras informações. Seria catastrófico para qualquer empresa que atua no ramo de vendas autorizar um pedido a um cliente inadimplente ou permitir que o vendedor que trabalha externamente possa negociar débitos pendentes diretamente com o cliente, sem ter maiores informações acerca da dívida. Obviamente, cada projeto de automação segue a regra de negócios da empresa e, nessas situações, o Pocket PC pode facilitar e agilizar esse processo. Nos últimos anos, presenciamos o surgimento de inúmeros aparelhos portáteis, como notebook, laptop, handheld e Pocket PCs, com o intuito de auxiliar essa força de trabalho que chamaremos de móvel. Esses aparelhos não só nos auxiliam para a eliminação do papel nos processos comerciais, como também nos podem ajudar no gerenciamento de compromissos e contatos. O Pocket PC é leve, prático, fácil de usar e proporciona maior rapidez no atendimento ao cliente e maior produtividade, visto que diminui constantes retornos à empresa. 15

3 16 Programação do Pocket PC Conseqüentemente, proporciona grande redução de custos operacionais, aumento no volume de vendas, rapidez no atendimento ao cliente e, principalmente, conhecimento antecipado do volume e valor faturado e tendências de mercado para que o departamento de marketing possa criar promoções, por exemplo. Essa mobilidade permite que informações pessoais e comerciais estejam disponíveis a qualquer hora, em qualquer lugar e em qualquer dispositivo, seja este Pocket PC, Smartphone, Tablet PC etc. Além disso, vários fabricantes de dispositivos móveis trabalharam na redução do tamanho e peso do dispositivo, dando maior ênfase na questão da autonomia da bateria. Desenvolveram equipamentos mais resistentes, já que estes não possuem partes móveis internas, tais como fios, cabos, placas etc., tela suportando maior quantidade de cores e a isso foram incluídos recursos de comunicação como IrDA, Bluetooh, Wi-Fi, os quais abordaremos com mais detalhes nos próximos capítulos. Também surgiram no mercado centenas de acessórios que incluem cartão de memória, câmera fotográfica, GPS, modem, teclado, impressora, scanner etc., que fazem com que tenhamos nas mãos um dispositivo diminuto, porém com capacidade igual ou superior a de um computador desktop. Um recurso interessante é que alguns documentos criados no desktop, com o Microsoft Office, podem ser lidos e modificados pelo Pocket PC e enviados novamente para o desktop de uma maneira fácil, simples e prática, por meio do sincronismo conseguido pelo programa Microsoft ActiveSync. Em resumo, devemos utilizar o Pocket PC porque custa menos que um desktop ou um notebook, tem total integração com o Microsoft Office e o Microsoft Outlook, nos dá mobilidade, uma vez que não estaremos presos fisicamente à empresa, coloca à disposição acessórios que nos dão autonomia e condições de realizar qualquer atividade e há também a conectividade por meio de modem, celular, Wi-Fi etc. Evolução do computador portátil O primeiro computador considerado portátil foi o Osborne 1 (Figura 1.1), lançado em Esse computador tinha um design bem diferente dos dispositivos móveis atuais. Sua tela era capaz de mostrar até 52 caracteres e destacava-se por ser o primeiro computador a possuir um conjunto de softwares que incluía o Basic, o WordStar e o SuperCalc. Em 1982, a Compaq lançou o Compaq Portable, que só era considerado compacto diante do seu principal concorrente, o IBM-PC. Apresentava algumas vantagens em relação ao Osborne 1, pois executava o MS-DOS e era totalmente compatível com

4 Capítulo 1 Introdução 17 programas escritos para IBM-PC. Muitos outros computadores portáteis surgiram logo depois, entre eles se destaca o Radio Shack TRS-80, que foi o primeiro computador com tamanho próximo ao de um notebook. Figura 1.1 Osborne 1, primeiro computador portátil. O gênero dos dispositivos denominados PDA (Personal Digital Assistant) surgiu com o lançamento, em 1984, do Psion Organizer I (Figura 1.2) pela empresa britânica Psion. O Psion I era baseado na tecnologia de 8 bits, possuía um banco de dados com funções de pesquisa e um pacote utilitário com funções matemáticas, além do relógio/calendário. Com o Psion I, era possível programar com a linguagem POPL (Psion Organizer Programming Language). O lançamento do Psion II aconteceu pouco tempo depois; foram produzidas cerca de 500 mil unidades entre meados da década de 1980 e início dos anos 90. A terceira série desses dispositivos, lançada em 1993 foi inovadora, pois possuía a capacidade de se comunicar com um desktop. Com isso era possível transferir, converter e sincronizar (combinar) dados entre os dois ambientes. O sucesso da Psion despertou interesse em outros grandes fabricantes, o que ocasionou um aumento de PDAs no mercado. Figura 1.2 Psion Organizer I, da Psion.

5 18 Programação do Pocket PC Em agosto de 1993, a Apple lançou o Newton Message Pad (Figura 1.3), que trouxe a inovação da tecnologia de reconhecimento de texto escrito à mão. Com isso, o usuário poderia interagir com o dispositivo por meio de uma caneta. A tecnologia de reconhecimento de escrita (handwriting recognition) do Newton Message Pad era sofisticada, pois o dispositivo tentava aprender a escrita manual do usuário e convertê-la em texto. Figura 1.3 Newton Message Pad, da Apple. Porém, a abordagem de reconhecimento automática do Newton Message Pad não se mostrou muito viável na época, até que em 1996, a Palm Computing Inc. criou seu primeiro PDA, o Palm Pilot (Figura 1.4). Esse dispositivo possuía sua própria linguagem de formatos de letra, chamada Graffiti, a qual o usuário poderia aprender rapidamente, o que facilitava o processo de reconhecimento utilizado pelo dispositivo. A Palm Computing tornou-se líder de vendas em 1999, dominando cerca de 70% do mercado de PDAs e o número de desenvolvedores de aplicações para Palm cresceu significativamente. Figura 1.4 Modelo m100, da Palm Computing.

6 Capítulo 1 Introdução 19 Em 1996, a Microsoft lançou seu primeiro sistema operacional para dispositivos móveis, o Windows CE (Windows Compact Edition). Porém, as duas primeiras versões do Windows CE não tiveram muito sucesso, pois os dispositivos existentes na época ainda não eram adequados para suportar a interface gráfica proposta por esse sistema. O Pocket PC 2000, lançado em abril de 2000, passou a suportar um novo layout de interface gráfica (melhorias visuais e acesso às informações), melhor que o utilizado nas versões anteriores do Windows CE. Outras versões do sistema operacional Windows CE surgiram depois, tais como o Pocket PC 2002 (lançado no final de 2001), o Windows CE.NET, oficialmente lançado em janeiro de 2002, e o Windows Mobile 2003, lançado em junho de Já o Windows CE.NET é uma plataforma mais genérica, suportada em uma vasta quantidade de dispositivos (Pocket PC, videogames, automóveis, eletroeletrônicos etc.). O dispositivo Pocket PC tornou-se rapidamente o maior concorrente do Palm quando a Compaq lançou o ipaq. Na figura 1.5, pode-se observar três versões do sistema operacional Windows CE: PPC 2000 ou Pocket PC 2000, PPC 2002 ou Pocket PC 2002 e WMFPP 2003 (Windows Mobile For Pocket PC) ou PPC Figura 1.5 Versões do sistema operacional Windows CE. Conceitos que você precisa conhecer antes de iniciar o projeto A seguir, veremos alguns conceitos amplamente utilizados no desenvolvimento de aplicações para Pocket PC, bem como nas operações diárias de manuseio e operação.

7 20 Programação do Pocket PC Emulador Emulador é um software que permite simular o Pocket PC no computador desktop. Ao se executar esse software, será exibida uma tela do Pocket PC com todas as suas características. A vantagem de se trabalhar com o emulador é que os testes tornam-se muito mais rápidos do que se executados diretamente no Pocket PC e não é necessário ter um Pocket PC para começar a desenvolver. Na figura 1.6 são exibidos dois exemplos de emuladores. Figura 1.6 Exemplos de emuladores para Windows CE.NET e PPC Sincronizar informações entre desktop e Pocket PC Com o gerenciador de sincronização Microsoft ActiveSync para dispositivos móveis com o Windows CE, você pode se certificar de que tem as informações mais recentes sobre os itens disponíveis entre seu desktop e seu dispositivo móvel. O ActiveSync pode atualizar automaticamente itens como Tarefas, Contatos, , Calendário, Arquivo etc. Sempre que você se conectar ao seu desktop, seja por meio do cradle (berço), seja por meio de rede sem fio (Bluetooth ou Wi-Fi), iniciará o processo de sincronização. Quando você sincroniza um item (Tarefas, Contatos, , Calendário, Arquivo etc.), o gerenciador de sincronização o compara à versão existente em seu desktop. As alterações mais recentes serão copiadas do dispositivo móvel para o desktop e do desktop para o dispositivo móvel. Após a sincronização, os itens do dispositivo móvel e do desktop serão idênticos. Em geral, você pode sincronizar qualquer item de seu dispositivo móvel criado pelos programas que suportam o gerenciador de sincronização. Nas figuras 1.7, 1.8 e 1.9, observe algumas etapas desse processo.

8 Capítulo 1 Introdução 21 Figura 1.7 Processo de sincronização: dispositivo está conectado. Figura 1.8 Processo de sincronização: dispositivo procura alterações. Figura 1.9 Final do processo, com a pasta Favoritos sincronizada.

9 22 Programação do Pocket PC Principais ferramentas para desenvolvimento Diferentemente do mundo desktop, onde há várias opções de linguagens de desenvolvimento, para o Pocket PC as principais opções são da própria Microsoft. A seguir, você conhecerá essas opções para desenvolvimento. Microsoft embedded Visual Tools O Microsoft embedded Visual Tools é um conjunto de ferramentas gratuitas para desenvolvimento móvel, que permite desenvolver softwares para as novas gerações de dispositivos de 32 bits baseados no sistema operacional Microsoft Windows CE. Nesse conjunto, estão inclusos as versões completas do Microsoft embedded Visual C++, Microsoft embedded Visual Basic, emuladores, ferramentas remotas e documentação. O Microsoft embedded Visual Basic (evb) é a ferramenta que será utilizada neste livro. A primeira versão do Microsof embedded Visual Tools suporta as plataformas Pocket PC, H/PC Pro e Palm-size PC 1.2. A segunda versão, identificada como Edition, suporta as novas plataformas Pocket PC 2002, Pocket PC 2003, Smartphone e Tablet PC, mas não as plataformas Pocket PC, H/PC Pro e Palm-size PC 1.2. Se a sua necessidade de desenvolvimento estiver centrada nas plataformas antigas: Pocket PC, H/PC Pro e Palm-size PC, você poderá acessar o site da Microsoft e baixar separadamente essas plataformas (chamadas de SDK), que não estão inclusas na segunda versão. No apêndice C, há informações para baixar alguns SDKs. Outro ponto que deve ser levado em consideração no desenvolvimento é à qual processador se destina a aplicação. Isto é importante, porque existem diversos fabricantes de hardware que utilizam diferentes processadores e, no momento da compilação, deverá ser selecionado o processador correto, pois há incompatibilidades entre processadores. Desta forma, se for criado um instalador para um Pocket PC com processador ZZZ, este não servirá para o Pocket PC com processador XXX. Veja a seguir a relação de processadores que cada versão do embedded Visual Tools tem suporte: embedded Visual C++ compila para os processadores ARM720, SA1100, MIPS, MIPS16, MIPSFP, PPC, SH3, SH4, THUMB, x86 e x86 device emulation. embedded Visual Basic compila para os processadores ARM720, SA1100, MIPS39xx, MIPS41xx, MIPS41xx 16-bit mode, SH3 e x86 device emulation.

10 Capítulo 1 Introdução 23 Microsoft Visual Studio.NET.NET é a nova plataforma da Microsoft que possibilita a utilização de diferentes softwares de desenvolvimento em um mesmo projeto. Permite que a aplicação desenvolvida seja executada em sistemas operacionais diversos, e que diferentes softwares comuniquem-se entre si. Esta atuação em conjunto, ou interoperabilidade, só é possível porque o aplicativo desenvolvido será executado sobre a plataforma.net e não mais sobre o sistema operacional. Desta forma,.net é o responsável em executar, fazer o gerenciamento da memória, entre outros recursos..net permite o desenvolvimento para três ambientes: WebForms para a Internet. WinForms para o ambiente Windows. Mobile Pocket PC e SmartPhones. Esta ferramenta não é gratuita. Para mais informações, acesse com.br. AppForge MobileVB O AppForge MobileVB é uma ferramenta paga de desenvolvimento para dispositivos móveis (Windows CE e Palm OS), que trabalha em conjunto com a IDE do Microsoft Visual Studio 6.0. Um dos pontos fortes dessa ferramenta é ser de fácil aprendizado e possuir sintaxe similar à do Microsoft Visual Basic, desta forma há redução na curva de aprendizado. O ponto negativo, além de ser pago, é que o AppForge MobileVB não possui orientação a objetos. Para obter mais informações sobre essa ferramenta, bem como a versão demo, visite o site Outras ferramentas Veja a seguir algumas ferramentas que podem ser utilizadas no desenvolvimento para Pocket PC; algumas são pagas, outras não. Para maiores informações sobre as características e recursos de cada uma delas, bem como adquirir ou realizar o download, acesse o link indicado em cada ferramenta.

11 24 Programação do Pocket PC CodeWarrior ( Sintaxe utilizada no desenvolvimento é similar à da linguagem C++. SuperWabba ( Sintaxe utilizada no desenvolvimento é similar à da linguagem Java. PDA Toolbox ( Esta ferramenta é exclusiva para banco de dados; não é necessário escrever linhas de código, basta apenas arrastar os componentes desejados para seu projeto. J2ME Java Micro Edition ( Como a própria descrição diz, o desenvolvimento está centrado em Java. PocketStudio ( A sintaxe utilizada no desenvolvimento é similar à do Delphi. NS Basic / CE ( A sintaxe utilizada no desenvolvimento é similar à do Visual Basic. Preparando o ambiente de desenvolvimento No decorrer do livro, você saberá quais os recursos em softwares e hardware para preparar o ambiente de trabalho para o desenvolvimento do aplicativo que será criado. Requisitos de hardware Segundo a Microsoft, a configuração mínina para instalação do embedded Visual Tools é a seguinte: Computador com processador Pentium III 500 MHz ou equivalente. Memória RAM 128 MB. HD com 700 MB de espaço para instalação das ferramentas. Monitor VGA ou superior, sendo recomendado Super VGA. Microsoft Mouse ou mouse compatível.

12 Capítulo 1 Introdução 25 Requisitos de software Windows NT Workstation 4.0/Windows 2000/Windows XP Professional. Recomenda-se ter um desses sistemas operacionais para a utilização dos emuladores. O embedded Visual Tools pode ser instalado a partir do Windows 98 Second Edition, porém, nesse sistema operacional, não será possível utilizar os emuladores que acompanham a ferramenta. Adotaremos o emulador do PPC 2000 para o desenvolvimento do projeto, visto que não requer nenhum tipo de configuração para utilizá-lo, ao contrário do PPC 2002, que poderá exigir algumas configurações dependendo do hardware e software em que estará sendo instalado. Para evitar este retrabalho, a opção é o emulador do PPC Trabalhar com o PPC 2000 não será nenhum empecilho para que você migre a solução desenvolvida para as plataformas PPC 2002 e Windows Mobile 2003 ou PPC Nos próximos capítulos, veremos como realizar essa migração. Antes de realizar o download, leia as informações contidas nas páginas dos endereços informados, para verificar se seu desktop atende aos requisitos necessários, se há algum tipo de incompatibilidade com os softwares que você tem instalado ou, ainda, se é necessário realizar algum tipo de atualização de software em seu desktop. Outra informação necessária para a instalação do embedded Visual Tools é que será necessário informar o CD Key, ou chave de instalação. Essa chave está localizada no final da página do site, portanto guarde-a bem caso venha reinstalar o software no futuro. Caso deseje testar o aplicativo no Pocket PC, você deverá ter, além do equipamento, no caso o próprio Pocket PC com PPC 2000 ou superior, o software Microsoft ActiveSync, que permite realizar a sincronização de informações entre o desktop e o Pocket PC. Se possuir um Pocket PC com o Windows Mobile 2003 ou PPC 2003, não será possível executar a aplicação diretamente, pois o embedded Visual Tools trabalha somente até a versão PPC Será necessário fazer o download do embedded Visual Basic Runtime for Pocket PC 2003 no endereço windowsmobile/downloads/evb.aspx. Esse arquivo permitirá que aplicações desenvolvidas com o embedded Visual Basic sejam executadas no Windows Mobile Os softwares a seguir são gratuitos e a instalação é simples e não requer intervenções para configurá-los, bastando clicar o botão Avançar para prosseguir e concluir a instalação. Após realizar esse procedimento, você estará apto a iniciar o desenvolvimento de um projeto de automação de vendas.

13 26 Programação do Pocket PC Deverá ser realizado o download dos seguintes softwares: embedded Visual Tools Edition com aproximadamente 211Mbytes, pode ser obtido em Essa versão permite desenvolver aplicações para PPC 2002 e SmartPhone Pocket PC 2000 SDK com aproximadamente 54MB, pode ser obtido em microsoft.com/smartclient/downloads/default.aspx. Permite desenvolver para PPC SQL Server CE com aproximadamente 49MB windowsmobile/downloads/default.aspx. Nesse link, você encontrará informações sobre a ferramenta, políticas de licença, atualizações etc. Microsoft ActiveSync com aproximadamente 4MB, pode ser obtido em microsoft.com/windowsmobile/downloads/activesync37.mspx. O endereço é a página central para downloads. Caso não tenha localizado algum software nesse endereço, você deverá realizar uma pesquisa utilizando o nome do software e fazer o download no link correto. O ActiveX Data Objects for the Windows CE ADOCE, ou ADOCE (que será mais bem explicado no capítulo 4 Utilizando Banco de Dados), está incluso no SQL Server CE. Caso tenha algum problema, é possível fazer o download dessa ferramenta à parte. Para isso, acesse a página central de download, digite ActiveX Data Objects for the Windows CE e clique o botão Go. Deverá ser apresentado um link como resultado. Clique-o e você será redirecionado à página onde será possível fazer o download. Instalação dos softwares Após o download, instale-os nesta ordem: 1. embedded Visual Tools Edition; 2. Pocket PC 2000 SDK; 3. SQL Server CE; 4. ADOCE (se você fez o download separadamente do SQL Server CE); 5. Microsoft ActiveSync.

14 Capítulo 1 Introdução 27 Principais bancos de dados Veja a seguir as características dos bancos de dados mais utilizados no desenvolvimento de aplicações para o Pocket PC. Microsoft Pocket Access Este banco de dados é nativo em todas as versões do Windows CE; você pode trabalhar com a sincronização para enviar arquivos do Microsoft Access do desktop para o Pocket PC. Após a sincronização e a conversão, a extensão desse arquivo passará a ser.cdb (Compact Database) no Pocket PC. É o banco de dados ideal para aplicações pequenas que não requerem grande volume de dados. Você poderá incluir até 11 mil linhas ou registros em uma tabela. Por ser uma versão reduzida do Microsoft Access, o Microsoft Pocket Access não suporta todos os comandos SQL que normalmente são executados na versão desktop. Para mais informações sobre quais comandos são suportados, pressione F1 e consulte o Help do Microsoft embedded Visual Basic. Microsoft SQL Server CE O Microsoft SQL Server CE, ou SSCE, é mais rápido para acessar os dados que o Microsoft Pocket Access, nativo do Pocket PC. Também é mais rápido na criação de índices e navegação, na performance de joins e em outros comandos de manipulação de dados. Em alguns casos, o desempenho é superior a 90% em relação ao Microsoft Pocket Access, cuja extensão do arquivo é.cdb. A extensão do arquivo do banco de dados do SQL Server CE é.sdf. O SSCE suporta grande quantidade de comandos SQL e armazenamento de imagens e o tamanho do banco de dados é limitado pela quantidade de memória disponível no dispositivo móvel. Pode-se trabalhar com replicação de dados, isto é, o Pocket PC acessa o servidor SQL Server e faz as atualizações diretamente no SQL Server. Este banco de dados é gratuito se utilizado localmente no Pocket PC. Será necessário adquirir uma licença caso seja necessário conectar-se a algum servidor SQL Server. Para obter mais informações, veja sqlserver/default.aspx. O Query Analyser para Windows CE (Figuras 1.10, 1.11 e 1.12), que acompanha o SSCE, permitirá visualizar tabelas, índices, estruturas do banco de dados e executar comandos SQL.

15 28 Programação do Pocket PC Na pasta C:\Arquivos de programas\microsoft SQL Server CE 2.0\Device (se seu sistema operacional for em português), você encontrará as subpastas Arm, Mips, Shx e x86 que representam os tipos de processadores, com exceção do x86, que é para o emulador. Basta copiar o arquivo isqlw20.exe para uma pasta qualquer do Pocket PC, por exemplo, \Windows, e você poderá utilizar essa ferramenta para acessar o SSCE. Lembre-se apenas de copiar o arquivo de acordo com o processador que seu Pocket PC possui. Figura 1.10 Tela do Query Analyzer para conexão com banco de dados. Figura 1.11 Tela do Query Analyzer exibindo a estrutura do banco de dados.

16 Capítulo 1 Introdução 29 Figura 1.12 Tela do Query Analyzer exibindo o resultado de um comando SQL. Oracle Lite O Oracle Lite fornece uma infra-estrutura que permite o desenvolvimento de aplicações para um vasto conjunto de dispositivos móveis. Possui dois componentes básicos: Oracle Lite Development Kit contém a base de dados e um conjunto de serviços, APIs e ferramentas para o desenvolvimento e a operação de aplicações para dispositivos móveis. Oracle Lite Mobile Server fornece a infra-estrutura que assegura a comunicação entre os dispositivos móveis e as aplicações. Oferece suporte à sincronização de dados, conectividade, distribuição do software, segurança e gestão dos sistemas. Essa arquitetura suporta sistemas operacionais nativos dos dispositivos móveis e utiliza-se deles, como Palm OS, Windows CE e (mais recentemente) Symbian, empresa fundada pela Ericsson, Motorola, Nokia, Panasonic e Psion com o propósito de elaborar um sistema operacional aberto e comum para celulares e smartphones. O Oracle Lite é um banco de dados que não requer muito espaço da memória para funcionar com replicação completa e é composto por três componentes que podem ser combinados, dependendo da aplicação a ser desenvolvida: Oracle Lite DBMS compatível com laptops, dispositivos de mão, seja Palm OS, seja Windows CE. Web-To-Go extensão da plataforma Oracle para a Internet, que facilita o desenvolvimento, disponibilização e gerenciamento de aplicações móveis para a Web.

17 30 Programação do Pocket PC iconnect arquitetura flexível que viabiliza a sincronização bidirecional dos dados entre o Oracle9i Lite e a base de dados central. Outros softwares Existem outros softwares que podem ser utilizados no desenvolvimento, dependendo da necessidade. Entre eles destacamos os seguintes: SQL Anywhere Studio ( Visual CE ( JDataStore ( Em cada um desses links, você obterá informações e detalhes dos respectivos produtos, custo e como fazer o download da versão de demonstração. Conectividade A maioria dos equipamentos já sai de fábrica com IrDA, que é o tipo de conectividade-padrão. A seguir, você conhecerá detalhes do IrDA, além de outras tecnologias que surgiram recentemente no mercado. IrDA ou Infravermelho É um tipo de conexão com ou sem fio que utiliza infravermelho até uma distância máxima de 20 centímetros. A grande vantagem de se utilizar esse tipo de conectividade é que é padrão na totalidade dos dispositivos móveis e em alguns hardwares, tais como impressoras e em alguns celulares. Na figura 1.13, pode-se observar um exemplo de conexão IrDA com fio e outra sem fio, entre um notebook e um dispositivo móvel. Figura 1.13 Formas de conectividade via IrDA.

18 Capítulo 1 Introdução 31 Bluetooth É uma conexão feita por meio de radiofreqüência até 10 metros. Permite comunicação sem fio entre dispositivos não necessariamente móveis, mas que sejam equipados com Bluetooth. Pode-se citar como exemplo, a transferência sem fios de um arquivo do Pocket PC para um celular ou desktop. Na figura 1.14, há um exemplo de um notebook com Bluetooth e, a seu redor, vários outros equipamentos com Bluetooth no qual ele pode conectar-se. Figura 1.14 Representação 1 de conectividade via Bluetooth. Na figura 1.15, consta um exemplo de conexão de um Pocket PC com alguns equipamentos com Bluetooth. Figura 1.15 Representação 2 de conectividade via Bluetooth. Veja na figura 1.16 outro exemplo de conexão entre os mais variados tipos de equipamentos em um ambiente corporativo.

19 32 Programação do Pocket PC Internet Máquina de fax PDA ou handheld com Bluetooh ativado Celular com Bluetooth ativado PC conectando-se à Internet sem linha telefônica, ADSL ou cabo Impressora com Bluetooth ativado Transferir arquivos sem qualquer tipo de fio ou cabo Rede Bluetooth estabilizada Figura 1.16 Representação 3 de conectividade via Bluetooth. Tecnologia Wi-Fi (Wireless Fidelity) Esta tecnologia é uma rede local sem fio que utiliza as ondas de rádio. Não é uma conexão direta com a Internet, visto ser necessário um provedor de acesso. O Wi-Fi permite uma conexão de alta velocidade, no espaço de uma centena de metros do aparelho transmissor. Não é mais necessário procurar uma tomada telefônica. O usuário dispõe de uma ligação permanente em qualquer lugar da zona de recepção; esse lugar pode ser o aeroporto, o que está se tornando muito comum em grandes cidades brasileiras, assim como bares e restaurantes que estão investindo nesses pontos de acesso para seus clientes que utilizam equipamentos que suportam esta tecnologia. Para funcionar, o Pocket PC deve estar equipado com wireless. Muitos equipamentos lançados recentemente já incorporaram essa tecnologia. Se seu Pocket PC não a possui, você precisará adquirir esse acessório disponível em Cartão Compact Flash Wi-Fi ou cartão Secure Digital Wi-fi. Nas figuras 1.17, 1.18 e 1.19 estão representadas as mais variadas formas de conectividade e abrangência.

20 Capítulo 1 Introdução 33 Serviço do provedor de rede Internet Hotspots Figura 1.17 Representação 1 de conectividade Wi-Fi. Figura 1.18 Representação 2 de conectividade Wi-Fi. WMAN Rede Wireless metropolitana WLAN Rede Wireless local WPAN Rede Wireless doméstica Figura 1.19 Representação 3 de conectividade Wi-Fi.

21 34 Programação do Pocket PC Veja na figura 1.20 a representação de uma tela do Pocket PC no momento em que é detectada uma rede Wi-Fi. É exibido o nome da rede ou redes se houver mais de uma (imagem da esquerda) e se a rede exigir uma chave para acesso (imagem central), basta digitar a chave e o Pocket PC fará parte da rede (imagem da direita). Figura 1.20 Detecção de uma rede Wi-Fi com um Pocket PC com PPC Armazenamento As duas formas mais comuns de armazenamento são cartão de memória flash e cartão de memória Secure Digital. Você poderá armazenar qualquer tipo de arquivo, como vídeos, músicas, apresentações em PowerPoint, planilhas Excel, documentos em Word etc. Cartão de memória Compact Flash (CF) A capacidade de armazenamento é um item importante, para isso temos como opção o cartão de memória, ou flash memory card. Quanto maior a capacidade do cartão de memória, mais dados poderemos armazenar, ou seja, fotos, imagens, s e seus anexos, jogos, vídeos, músicas, textos, planilhas, apresentações ou qualquer outro tipo de aplicação ou arquivo que aceite ser alocado no cartão de memória. A vantagem de se optar por esta solução é que não estaremos limitados à capacidade de armazenamento da memória RAM do Pocket PC e também liberamos a RAM para outros processos. Cartão de memória Secure Digital (SD) O SD memory card é um dispositivo de memória altamente sofisticado, quase do tamanho de um selo postal, que causou grande revolução por colocar em nossas mãos uma avançada tecnologia de armazenamento digital. Os cartões SD são não-voláteis, ou seja, não requerem energia para guardar ou reter as informações que são armazenadas neles. São dispositivos sólidos, não possuem partes móveis ou que estraguem e oferecem grande capacidade, na casa dos gigabytes.

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos... 2 Antes da instalação Motorola Phone Tools... 3 Instalar Motorola Phone Tools... 4 Instalação e configuração do dispositivo móvel... 5

Leia mais

Java. para Dispositivos Móveis. Thienne M. Johnson. Novatec. Desenvolvendo Aplicações com J2ME

Java. para Dispositivos Móveis. Thienne M. Johnson. Novatec. Desenvolvendo Aplicações com J2ME Java para Dispositivos Móveis Desenvolvendo Aplicações com J2ME Thienne M. Johnson Novatec Capítulo 1 Introdução à computação móvel 1.1 Computação móvel definições Computação móvel está na moda. Operadoras

Leia mais

Guia. PDA e SmartPhones. Windows Mobile, Pocket PC e CE.

Guia. PDA e SmartPhones. Windows Mobile, Pocket PC e CE. Guia PDA e SmartPhones Windows Mobile, Pocket PC e CE. Referência completa para o integrador do sistema Module. Aborda os recursos necessários para a itulização, instalação do software e importação das

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

Programa de Instalação do Lince GPS

Programa de Instalação do Lince GPS Esse programa instala o software Lince GSP em aparelhos portáteis que tenham GPS, como navegadores e celulares. O software Lince GPS é um programa destinado a alertar sobre a aproximação a pontos previamente

Leia mais

INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 4. INTERLIGAÇÃO DO SISTEMA... 5 5. ALGUNS RECURSOS... 6 6. SERVIDOR BAM...

INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 4. INTERLIGAÇÃO DO SISTEMA... 5 5. ALGUNS RECURSOS... 6 6. SERVIDOR BAM... 1 de 30 INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 3.1. ONDE SE DEVE INSTALAR O SERVIDOR BAM?... 4 3.2. ONDE SE DEVE INSTALAR O PROGRAMADOR REMOTO BAM?... 4 3.3. COMO FAZER

Leia mais

mobile PhoneTools Guia do Usuário

mobile PhoneTools Guia do Usuário mobile PhoneTools Guia do Usuário Conteúdo Requisitos...2 Antes da instalação...3 Instalar mobile PhoneTools...4 Instalação e configuração do telefone celular...5 Registro on-line...7 Desinstalar mobile

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

Tecnologia e Informática

Tecnologia e Informática Tecnologia e Informática Centro Para Juventude - 2014 Capitulo 1 O que define um computador? O computador será sempre definido pelo modelo de sua CPU, sendo que cada CPU terá um desempenho diferente. Para

Leia mais

Como instalar uma impressora?

Como instalar uma impressora? Como instalar uma impressora? Antes de utilizar uma impressora para imprimir seus documentos, arquivos, fotos, etc. é necessário instalá-la e configurá-la no computador. Na instalação o computador se prepara

Leia mais

Programa de Atualização de Pontos do Lince GPS

Programa de Atualização de Pontos do Lince GPS Esse programa atualiza os pontos do software Lince GSP em aparelhos portáteis, como navegadores e celulares. A Robotron mantém um serviço de fornecimento de pontos de controle de velocidade aos aparelhos

Leia mais

Atualizaça o do Maker

Atualizaça o do Maker Atualizaça o do Maker Prezados Clientes, Nós da Playlist Software Solutions empresa líder de mercado no desenvolvimento de software para automação de rádios - primamos pela qualidade de nossos produtos,

Leia mais

I N T R O D U Ç Ã O W A P desbloqueio,

I N T R O D U Ç Ã O W A P desbloqueio, INTRODUÇÃO Para que o Guia Médico de seu Plano de Saúde esteja disponível em seu celular, antes de mais nada, sua OPERADORA DE SAÚDE terá de aderir ao projeto. Após a adesão, você será autorizado a instalar

Leia mais

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA EE Odilon Leite Ferraz PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA AULA 1 APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA Apresentação dos Estagiários Apresentação do Programa Acessa

Leia mais

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação Índice 1. Introdução... 3 2. Funcionamento básico dos componentes do NetEye...... 3 3. Requisitos mínimos para a instalação dos componentes do NetEye... 4 4.

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

Solicitação de Manutenção de Veículo. Manual SRM

Solicitação de Manutenção de Veículo. Manual SRM Manual SRM 1 Índice 1. Requerimentos Técnicos para Utilização do Sistema... 4 1.1 Hardware... 4 1.2 Software... 5 1.3 Conexão à Internet... 9 2. Desabilitação do Bloqueio Automático de Pop-ups...10 3.

Leia mais

Introdução a Informática - 1º semestre AULA 02 Prof. André Moraes

Introdução a Informática - 1º semestre AULA 02 Prof. André Moraes Introdução a Informática - 1º semestre AULA 02 Prof. André Moraes 3 MÁQUINAS VIRTUAIS Em nossa aula anterior, fizemos uma breve introdução com uso de máquinas virtuais para emularmos um computador novo

Leia mais

Manual do Usuário Android Neocontrol

Manual do Usuário Android Neocontrol Manual do Usuário Android Neocontrol Sumário 1.Licença e Direitos Autorais...3 2.Sobre o produto...4 3. Instalando, Atualizando e executando o Android Neocontrol em seu aparelho...5 3.1. Instalando o aplicativo...5

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc

Procedimentos para Instalação do Sisloc Procedimentos para Instalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 3. Instalação da base de dados Sisloc... 16 Passo a passo... 16 4. Instalação

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP SISTEMA DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP Apresentação Após o término da instalação você deverá configurar o Backup para que você tenha sempre uma cópia de segurança dos seus dados

Leia mais

GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers

GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers Conteúdo 1. Introdução...1 2. Requisitos obrigatórios...1 3. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers...2 3.1 Antes da

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS.

MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS. PROGRAMA EMBRAPA DE MELHORAMENTO DE GADO DE CORTE MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS. MANUAL DE INSTALAÇÃO: 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS

Leia mais

Microsoft Lync Manual de Instalação e Uso

Microsoft Lync Manual de Instalação e Uso Microsoft Lync Manual de Instalação e Uso Sumário Introdução_... 3 Detalhamento_... 5 Importação_... 8 Funcionalidades na Intranet_... 13 Geração de nova senha... 14 Lembrete de expiração da senha... 15

Leia mais

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário Cadastramento de Computadores Manual do Usuário Setembro 2008 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO 1.1 Conhecendo a solução...03 Segurança pela identificação da máquina...03 2. ADERINDO À SOLUÇÃO e CADASTRANDO COMPUTADORES

Leia mais

BlackBerry Mobile Voice System

BlackBerry Mobile Voice System BlackBerry Mobile Voice System Comunicações móveis unificadas O BlackBerry Mobile Voice System (BlackBerry MVS) leva os recursos do telefone do escritório aos smartphones BlackBerry. Você pode trabalhar

Leia mais

Manual TIM PROTECT BACKUP. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright TIM PROTECT BACKUP 2013. http://timprotect.com.br/

Manual TIM PROTECT BACKUP. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright TIM PROTECT BACKUP 2013. http://timprotect.com.br/ Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright TIM PROTECT BACKUP 2013 http://timprotect.com.br/ 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 TIM PROTECT BACKUP...Erro! Indicador não definido. 3 TIM PROTECT BACKUP Web... 6 3.1

Leia mais

Bem-vindo! O que há de novo no PaperPort 10?

Bem-vindo! O que há de novo no PaperPort 10? Bem-vindo! O ScanSoft PaperPort é um pacote de softwares para gerenciamento de documentos que ajuda o usuário a organizar, acessar, compartilhar e gerenciar documentos em papel e digitais no computador

Leia mais

GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers

GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers Conteúdo 1. Introdução...1 2. Requisitos obrigatórios...1 3. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers...2 3.1 Antes da

Leia mais

Como configurar e-mails nos celulares. Ebook. Como configurar e-mails no seu celular. W3alpha - Desenvolvimento e hospedagem na internet

Como configurar e-mails nos celulares. Ebook. Como configurar e-mails no seu celular. W3alpha - Desenvolvimento e hospedagem na internet Ebook Como configurar e-mails no seu celular Este e-book irá mostrar como configurar e-mails, no seu celular. Sistemas operacionais: Android, Apple, BlackBerry, Nokia e Windows Phone Há muitos modelos

Leia mais

Leia isto primeiro primeir

Leia isto primeiro primeir Leia isto primeiro Comece aqui Este manual vai ajudá-lo a: Carregar e configurar o computador de mão. Instalar o software Palm Desktop e outros softwares. Sincronizar o computador de mão com o de mesa.

Leia mais

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4.

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. 1 Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. Interface do sistema... 4 1.4.1. Janela Principal... 4 1.5.

Leia mais

QUESTÕES SOBRE WINDOWS 7

QUESTÕES SOBRE WINDOWS 7 Informática Windows 7 QUESTÕES SOBRE WINDOWS 7 1) Considerando a figura exibida acima, ao repousar o ponteiro do mouse sobre o ícone doword, aparecerão três miniaturas, representando arquivos desse programa

Leia mais

Considerações sobre o Disaster Recovery

Considerações sobre o Disaster Recovery Considerações sobre o Disaster Recovery I M P O R T A N T E O backup completo para Disaster Recovery não dispensa o uso de outros tipos de trabalhos de backup para garantir a integridadedo sistema. No

Leia mais

Procedimento para instalação do BLACKBERRY Software de Imagem via Celular

Procedimento para instalação do BLACKBERRY Software de Imagem via Celular Procedimento para instalação do BLACKBERRY Software de Imagem via Celular Atenção: este aplicativo é compatível somente com a versão do sistema operacional do BlackBerry 4.6 ou superior. Os modelos de

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO MANUAL DE CONFIGURAÇÃO Índice Conteúdo Página Legendas 3 1.0 Primeiro acesso 5 2.0 Cadastro de login e senha 6 3.0 Configuração do Blocker 7 3.1 Senha de acesso 8 3.2 Grade de Horário 9 3.2.1 Configurando

Leia mais

Guia ineocontrol. iphone e ipod Touch

Guia ineocontrol. iphone e ipod Touch Guia ineocontrol iphone e ipod Touch Referência completa para o integrador do sistema Module. Aborda os recursos necessários para a itulização, instalação do software e importação das interfaces criadas

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos...2 Antes da instalação Motorola Phone Tools...3 Instalar Motorola Phone Tools...4 Instalação e configuração do dispositivo móvel...6 Registro

Leia mais

Marketing Corporativo MANUAL DO USUÁRIO. Manual do Usuário Produto GUIA TEMPO FÁCIL

Marketing Corporativo MANUAL DO USUÁRIO. Manual do Usuário Produto GUIA TEMPO FÁCIL MANUAL DO USUÁRIO Título do Documento: Projeto: Versão: 2.0 Processo: Etapa: Responsável: Manual do Usuário Produto GUIA TEMPO FÁCIL DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS IMPLEMENTAÇÃO/LANÇAMENTO MARKETING,

Leia mais

Na tela dele, clique no sinal de + ao lado do nome do seu computador, para expandi-lo. A seguir, expanda também o item "Sites da web".

Na tela dele, clique no sinal de + ao lado do nome do seu computador, para expandi-lo. A seguir, expanda também o item Sites da web. Servidor WEB Desenvolvedores de sites que querem aprender ou testar ASP, ou mesmo profissionais que precisam desenvolver páginas ASP ou ASP.Net, não precisam necessariamente ter um servidor na web com

Leia mais

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Gerenciamento de Arquivos e Pastas Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Arquivo Todo e qualquer software ou informação gravada em nosso computador será guardada em uma unidade de disco,

Leia mais

UM NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM DE DOMÍNIO

UM NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM DE DOMÍNIO www.origy.com.br UM NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM DE DOMÍNIO CARACTERÍSTICAS: E-MAIL IMAP * Acesso simultâneo e centralizado, via aplicativo, webmail e celular/smartphone * Alta capacidade de armazenamento

Leia mais

Configuração manual.ost Microsoft Office 365

Configuração manual.ost Microsoft Office 365 Configuração manual.ost Microsoft Office 365 Classificação do Documento: Página 1 de 12 ÍNDICE ÍNDICE... 2 CONTROLE DOCUMENTO... 3 OBJETIVO... 4 USUÁRIOS DO DOCUMENTO... 4 INTER-RELACIONAMENTO COM OUTROS

Leia mais

MANUAL CFTV DIGITAL - LINHA LIGHT 16 CANAIS 120 FPS / VID 120-LI CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR 16 Canais - 120 FPS Processador Dual Core 2.0GHZ ou superior; Placa Mãe Intel ou Gigabyte com chipset Intel;

Leia mais

Manual de Atualização Versão 3.6.4.

Manual de Atualização Versão 3.6.4. Manual de Atualização Versão 3.6.4. Sumário 1. AVISO... 1 2. INTRODUÇÃO... 2 3. PREPARAÇÃO PARA ATUALIZAÇÃO... 3 4. ATUALIZANDO GVCOLLEGE E BASE DE DADOS... 7 5. HABILITANDO NOVAS VERSÕES DO SISTEMA....

Leia mais

Gerenciador de dados do SCS

Gerenciador de dados do SCS Gerenciador de dados do SCS Notas da versão Versão 3.00 Escritório corporativo Trimble Navigation Limited Divisão de Engenharia e da Construção 935 Stewart Drive Sunnyvale, California 94085 EUA Fone: +1-408-481-8000

Leia mais

Manual Backup Online. Manual do Usuário. Versão 1.0.1. Copyright Backup Online 2014. https://backuponlinegvt.com.br

Manual Backup Online. Manual do Usuário. Versão 1.0.1. Copyright Backup Online 2014. https://backuponlinegvt.com.br Manual Backup Online Manual do Usuário Versão 1.0.1 Copyright Backup Online 2014 https://backuponlinegvt.com.br 1 Manual Backup Online 1 Índice 1 Índice... 2 2 Backup Online...Erro! Indicador não definido.

Leia mais

Atualização De Mapas GPS Apontador. 1º Acessar site: www.naviextras.com 2º Selecione o Idioma para Português no seu canto direito.

Atualização De Mapas GPS Apontador. 1º Acessar site: www.naviextras.com 2º Selecione o Idioma para Português no seu canto direito. Atualização De Mapas GPS Apontador 1º Acessar site: www.naviextras.com 2º Selecione o Idioma para Português no seu canto direito. 3º Clique na Opção Registrar 4º Selecione o Dispositivo Apontador e o Modelo

Leia mais

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho vi http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Administração de Redes de Computadores Resumo de Serviços em Rede Linux Controlador de Domínio Servidor DNS

Leia mais

Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes.

Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes. Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes. Receba fotos e mensagens deles na TV de sua casa em tempo real e sem custo, não se preocupe mais com a distância! A festa será

Leia mais

Informática Aplicada

Informática Aplicada Informática Aplicada SO Windows Aula 3 Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2014 APRESENTAÇÃO Todo computador precisa de um sistema operacional. O Windows

Leia mais

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright Vivo 2013 http://vivosync.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 Vivo Sync... 5 3 Vivo Sync Web... 6 3.1 Página Inicial... 6 3.1.1 Novo Contato... 7 3.1.2 Editar Contato...

Leia mais

*HUPRQGR±0DQXDOGR8VXiULR

*HUPRQGR±0DQXDOGR8VXiULR 1 of 23 *HUPRQGR±0DQXDOGR8VXiULR O manual do usuário tem como objetivo, detalhar o funcionamento do Sistema de Gerenciamento e Monitoramento On-Line de Obras, de forma clara para seus usuários. Clique

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Prof. Marcelo Sabaris Carballo Pinto Gerenciamento de Dispositivos Gerenciamento de Dispositivos de E/S Introdução Gerenciador de Dispositivos Todos os dispositivos

Leia mais

Outlook 2003. Apresentação

Outlook 2003. Apresentação Outlook 2003 Apresentação O Microsoft Office Outlook 2003 é um programa de comunicação e gerenciador de informações pessoais que fornece um local unificado para o gerenciamento de e-mails, calendários,

Leia mais

MicrovixPOS Requisitos, Instalação e Execução

MicrovixPOS Requisitos, Instalação e Execução MicrovixPOS Requisitos, Instalação e Execução Autor Público Alvo Rodrigo Cristiano dos Santos Suporte Técnico, Consultoria e Desenvolvimento. Histórico Data 13/06/2012 Autor Rodrigo Cristiano Descrição

Leia mais

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO 1 ÍNDICE 1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO... 3 1.1 REQUISITOS BASICOS DE SOFTWARE... 3 1.2 REQUISITOS BASICOS DE HARDWARE... 3 2 EXECUTANDO O INSTALADOR... 3 2.1 PASSO 01... 3 2.2 PASSO

Leia mais

Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas

Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas Faça a migração O Microsoft Outlook 2013 pode parecer diferente do Lotus Notes 8.5, mas você rapidamente descobrirá que o Outlook permite fazer tudo o que

Leia mais

Manual de instalação e configuração da Ferramenta Android SDK

Manual de instalação e configuração da Ferramenta Android SDK Trabalho de Programação para Dispositivos Móveis Turma: 1011 Camila Botelho camilacunhabotelho@gmail.com Manual de instalação e configuração da Ferramenta Android SDK Introdução O Android é uma ferramenta

Leia mais

FileMaker Pro 13. Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 13

FileMaker Pro 13. Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 13 FileMaker Pro 13 Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 13 2007-2013 FileMaker Inc. Todos os direitos reservados. FileMaker Inc. 5201 Patrick Henry Drive Santa Clara,

Leia mais

Segundo Pré-teste. Data de realização. 18 de Novembro de 2007. Local.

Segundo Pré-teste. Data de realização. 18 de Novembro de 2007. Local. Segundo Pré-teste Data de realização. 18 de Novembro de 2007. Local. Duas salas de aula da Pós-graduação do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da EESC/USP. Duração: 4 horas. Dos objetivos. Envolveu

Leia mais

Guia de início rápido do Powersuite

Guia de início rápido do Powersuite 2013 Ajuste e cuide do desempenho de seu computador com um aplicativo poderoso e ágil. Baixando e instalando o Powersuite É fácil baixar e instalar o Powersuite geralmente, demora menos de um minuto. Para

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação... 5 4.1. Instalação no servidor... 5

Leia mais

Operador de Computador. Informática Básica

Operador de Computador. Informática Básica Operador de Computador Informática Básica Instalação de Software e Periféricos Podemos ter diversos tipos de software que nos auxiliam no desenvolvimento das nossas tarefas diárias, seja ela em casa, no

Leia mais

LICENCIAMENTO V14 USANDO REPRISE LICENSE MANAGER

LICENCIAMENTO V14 USANDO REPRISE LICENSE MANAGER LICENCIAMENTO V14 USANDO REPRISE LICENSE MANAGER V14 de BricsCAD vem com um novo sistema de licenciamento, com base na tecnologia de licenciamento de Reprise Software. Este novo sistema oferece um ambiente

Leia mais

10 DICAS PARA TURBINAR SEU PACOTE DE DADOS. 1 - Desative os Dados do Celular. 2 Remova as notificações e atualizações automáticas

10 DICAS PARA TURBINAR SEU PACOTE DE DADOS. 1 - Desative os Dados do Celular. 2 Remova as notificações e atualizações automáticas 10 DICAS PARA TURBINAR SEU PACOTE DE DADOS 1 - Desative os Dados do Celular Sempre que você não estiver usando a conexão, desligue a internet do seu aparelho. Mesmo em espera, os programas do celular ou

Leia mais

Manual Sistema MLBC. Manual do Sistema do Módulo Administrativo

Manual Sistema MLBC. Manual do Sistema do Módulo Administrativo Manual Sistema MLBC Manual do Sistema do Módulo Administrativo Este documento tem por objetivo descrever as principais funcionalidades do sistema administrador desenvolvido pela MLBC Comunicação Digital.

Leia mais

Manual do Usuário Nextel Cloud. Manual do Usuário. Versão 1.0.1. Copyright Nextel 2014. http://nextelcloud.nextel.com.br

Manual do Usuário Nextel Cloud. Manual do Usuário. Versão 1.0.1. Copyright Nextel 2014. http://nextelcloud.nextel.com.br Manual do Usuário Nextel Cloud Manual do Usuário Versão 1.0.1 Copyright Nextel 2014 http://nextelcloud.nextel.com.br 1 Manual do Usuário Nextel Cloud 1 Índice 1 Índice... 2 2 Nextel Cloud... 3 3 Instalação

Leia mais

FileMaker Pro 14. Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 14

FileMaker Pro 14. Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 14 FileMaker Pro 14 Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 14 2007-2015 FileMaker, Inc. Todos os direitos reservados. FileMaker Inc. 5201 Patrick Henry Drive Santa Clara,

Leia mais

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade do Sistema Índice Página 1. Como acessar o sistema 1.1 Requisitos mínimos e compatibilidade 03 2. Como configurar o Sistema 2.1 Painel de Controle 2.2 Informando o nome da Comissária 2.3 Escolhendo a Cor

Leia mais

Procedimentos para Instalação do SISLOC

Procedimentos para Instalação do SISLOC Procedimentos para Instalação do SISLOC Sumário 1. Informações Gerais...3 2. Instalação do SISLOC...3 Passo a passo...3 3. Instalação da Base de Dados SISLOC... 11 Passo a passo... 11 4. Instalação de

Leia mais

GUIA RÁPIDO DE INSTALAÇÃO AIKO 82D HSDPA USB MODEM

GUIA RÁPIDO DE INSTALAÇÃO AIKO 82D HSDPA USB MODEM GUIA RÁPIDO DE INSTALAÇÃO AIKO 82D HSDPA USB MODEM 1 0 0 9 5 7 5 2 5 5 0 COD.: 906.000.201.515 c a p a g u i a 8 2 D s e g u n d a - f e i r a, 1 8 d e f e v e r e i r o d e 2 0 0 8 1 6 : 4 4 : 3 5 Introdução

Leia mais

É o UniNorte facilitando a vida de nossos docentes e discentes.

É o UniNorte facilitando a vida de nossos docentes e discentes. ACESSO REMOTO Através do Acesso Remoto o aluno ou professor poderá utilizar em qualquer computador que tenha acesso a internet todos os programas, recursos de rede e arquivos acadêmicos utilizados nos

Leia mais

Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE

Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE Página 2 Sumário Como começar usar?... 03 Iniciando o uso do OneDrive.... 04 Carregar ou Enviar os

Leia mais

ANEXO 01 GUIA PASSO A PASSO

ANEXO 01 GUIA PASSO A PASSO ANEXO 01 GUIA PASSO A PASSO Conteúdo 1 TELA DE ACESSO... 3 1.1 Enviar e-mail... 4 2 INTEGRANDO CONTAS COM OUTLOOK... 5 3 DREAMSPARK... 6 4 SKYDRIVE... 12 4.1 Organização do ambiente criar pastas... 13

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8

CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8 CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8 1) No sistema operacional Microsoft Windows 8, uma forma rápida de acessar o botão liga/desliga é através do atalho: a) Windows + A. b) ALT + C. c) Windows + I. d) CTRL +

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS NO WINDOWS. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS NO WINDOWS. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS NO WINDOWS Se todos os computadores da sua rede doméstica estiverem executando o Windows 7, crie um grupo doméstico Definitivamente, a forma mais

Leia mais

Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR. Julho/2007. Ministério da saúde

Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR. Julho/2007. Ministério da saúde Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR Julho/2007 Ministério da saúde SUMÁRIO Módulo 1. Instalação... 4 Introdução... 4 Configurações de equipamentos para instalação

Leia mais

Organização do Curso. Instalação e Configuração. Módulo II. Pós Graduação em Projeto e Gerencia de Redes de Computadores

Organização do Curso. Instalação e Configuração. Módulo II. Pós Graduação em Projeto e Gerencia de Redes de Computadores 1 Pós Graduação em Projeto e Gerencia de Redes de Computadores Sistemas Operacionais de Redes I - Linux Prof.: Nelson Monnerat Instalação e Configuração 1 Sistemas Operacionais de Redes I - Linux Módulo

Leia mais

Manual do aplicativo Conexão ao telefone

Manual do aplicativo Conexão ao telefone Manual do aplicativo Conexão ao telefone Copyright 2003 Palm, Inc. Todos os direitos reservados. O logotipo da Palm e HotSync são marcas registradas da Palm, Inc. O logotipo da HotSync e Palm são marcas

Leia mais

Guia Rápido de Instalação Ilustrado

Guia Rápido de Instalação Ilustrado Livre S.O. Guia Rápido de Instalação Ilustrado Introdução Este guia tem como objetivo auxiliar o futuro usuário do Livre S.O. durante o processo de instalação. Todo procedimento é automatizado sendo necessárias

Leia mais

Manual do Usuário Nextel Cloud. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Nextel 2014. http://nextelcloud.nextel.com.br

Manual do Usuário Nextel Cloud. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Nextel 2014. http://nextelcloud.nextel.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright Nextel 2014 http://nextelcloud.nextel.com.br 1 Nextel Cloud... 4 2 Nextel Cloud Web... 5 2.1 Página Inicial... 6 2.1.1 Meu Perfil... 7 2.1.2 Meu Dispositivo...

Leia mais

MANUAL DO PVP SUMÁRIO

MANUAL DO PVP SUMÁRIO Manual PVP - Professores SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 6 2 ACESSANDO O PVP... 8 3 TELA PRINCIPAL... 10 3.1 USUÁRIO... 10 3.2 INICIAL/PARAR... 10 3.3 RELATÓRIO... 10 3.4 INSTITUIÇÕES... 11 3.5 CONFIGURAR... 11

Leia mais

Thunder Pro II Gold Edition Manual de operações v 8.7 Rev:b

Thunder Pro II Gold Edition Manual de operações v 8.7 Rev:b Thunder Pro II Gold Edition Manual de operações v 8.7 Rev:b Este manual foi escrito exclusivamente para o chip Thunder Pro II Gold e será atualizado juntamente com as atualizações do chip, portanto acesse

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Desenvolvendo Websites com PHP

Desenvolvendo Websites com PHP Desenvolvendo Websites com PHP Aprenda a criar Websites dinâmicos e interativos com PHP e bancos de dados Juliano Niederauer 19 Capítulo 1 O que é o PHP? O PHP é uma das linguagens mais utilizadas na Web.

Leia mais

Guia do usuário do PrintMe Mobile 3.0

Guia do usuário do PrintMe Mobile 3.0 Guia do usuário do PrintMe Mobile 3.0 Visão geral do conteúdo Sobre o PrintMe Mobile Requisitos do sistema Impressão Solução de problemas Sobre o PrintMe Mobile O PrintMe Mobile é uma solução empresarial

Leia mais

Manual de padronização para envio de orçamento e pedidos por e-mail para CristalTemper.

Manual de padronização para envio de orçamento e pedidos por e-mail para CristalTemper. Manual de padronização para envio de orçamento e pedidos por e-mail para CristalTemper. Devido a necessidade de resposta mais ágil e uma melhor gestão, o uso do computador para auxiliar nas mais diversas

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 -

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 - GUIA RÁPIDO - 1 - Sumário Introdução...3 Por que utilizar o Construtor de Sites?...3 Vantagens do Construtor de Sites...3 Conceitos básicos...3 Configuração básica do site...5 Definindo o layout/template

Leia mais

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Para Gerar documento em PDF com várias Imagens, temos que seguir dois passos: 1. Inserir Imagens no Word 2. Gerar PDF a partir de documento do Word 1- Inserir

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema.

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema. O que é o projeto O PROINFODATA - programa de coleta de dados do projeto ProInfo/MEC de inclusão digital nas escolas públicas brasileiras tem como objetivo acompanhar o estado de funcionamento dos laboratórios

Leia mais

Amadeus Automatic Update (Mudança de versão)

Amadeus Automatic Update (Mudança de versão) Amadeus Automatic Update (Mudança de versão) 04 de Janeiro de 2006 Perguntas e Respostas mais freqüentes Gerência de Operações Amadeus Brasil 1) Qual é o objetivo desse documento? R: Informar e manter

Leia mais

Windows Phone: Acesse Configurações > Rede celular + SIM > Ativada/Desativada. Android: Deslize a tela para baixo e desmarque a opção de dados.

Windows Phone: Acesse Configurações > Rede celular + SIM > Ativada/Desativada. Android: Deslize a tela para baixo e desmarque a opção de dados. Sempre que você não estiver usando a conexão, desligue a internet do seu aparelho. Mesmo em espera, os programas do celular ou tablet ficarão atualizando com redes sociais, e-mails, entre outros. Com isso

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS COMPUTADORES

CLASSIFICAÇÃO DOS COMPUTADORES 1 CLASSIFICAÇÃO DOS COMPUTADORES Desktop: São os computadores pessoais, os PC s. São chamados de desktop por serem considerados micros de mesa, veja a figura ao lado. Muito cobrado em concurso é ter uma

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais