Programação do Pocket PC com embedded Visual Basic José Roberto Siqueira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Programação do Pocket PC com embedded Visual Basic José Roberto Siqueira"

Transcrição

1 Programação do Pocket PC com embedded Visual Basic José Roberto Siqueira Novatec Editora

2 Capítulo 1 Introdução Este capítulo apresentará uma visão geral de como o Pocket PC poderá ajudá-lo, no dia-a-dia, em várias atividades distintas, seja pessoal, seja profissional. Você conhecerá o que é necessário para a criação do ambiente de desenvolvimento. Por que usar um Pocket PC? Hoje, milhares de pessoas exercem suas funções em locais não tradicionais; trata-se de executivos e funcionários em constantes deslocamentos entre fábricas, clientes, eventos e, em muitos casos, pessoas que levam consigo o trabalho em um notebook, por exemplo. Um exemplo desse tipo de profissional são os representantes de vendas que passam a maior parte de seu tempo fora da empresa, atendendo clientes, e que necessitam de informações diárias sobre o histórico de pagamentos, crédito de cada cliente, seu volume médio de compra, entre outras informações. Seria catastrófico para qualquer empresa que atua no ramo de vendas autorizar um pedido a um cliente inadimplente ou permitir que o vendedor que trabalha externamente possa negociar débitos pendentes diretamente com o cliente, sem ter maiores informações acerca da dívida. Obviamente, cada projeto de automação segue a regra de negócios da empresa e, nessas situações, o Pocket PC pode facilitar e agilizar esse processo. Nos últimos anos, presenciamos o surgimento de inúmeros aparelhos portáteis, como notebook, laptop, handheld e Pocket PCs, com o intuito de auxiliar essa força de trabalho que chamaremos de móvel. Esses aparelhos não só nos auxiliam para a eliminação do papel nos processos comerciais, como também nos podem ajudar no gerenciamento de compromissos e contatos. O Pocket PC é leve, prático, fácil de usar e proporciona maior rapidez no atendimento ao cliente e maior produtividade, visto que diminui constantes retornos à empresa. 15

3 16 Programação do Pocket PC Conseqüentemente, proporciona grande redução de custos operacionais, aumento no volume de vendas, rapidez no atendimento ao cliente e, principalmente, conhecimento antecipado do volume e valor faturado e tendências de mercado para que o departamento de marketing possa criar promoções, por exemplo. Essa mobilidade permite que informações pessoais e comerciais estejam disponíveis a qualquer hora, em qualquer lugar e em qualquer dispositivo, seja este Pocket PC, Smartphone, Tablet PC etc. Além disso, vários fabricantes de dispositivos móveis trabalharam na redução do tamanho e peso do dispositivo, dando maior ênfase na questão da autonomia da bateria. Desenvolveram equipamentos mais resistentes, já que estes não possuem partes móveis internas, tais como fios, cabos, placas etc., tela suportando maior quantidade de cores e a isso foram incluídos recursos de comunicação como IrDA, Bluetooh, Wi-Fi, os quais abordaremos com mais detalhes nos próximos capítulos. Também surgiram no mercado centenas de acessórios que incluem cartão de memória, câmera fotográfica, GPS, modem, teclado, impressora, scanner etc., que fazem com que tenhamos nas mãos um dispositivo diminuto, porém com capacidade igual ou superior a de um computador desktop. Um recurso interessante é que alguns documentos criados no desktop, com o Microsoft Office, podem ser lidos e modificados pelo Pocket PC e enviados novamente para o desktop de uma maneira fácil, simples e prática, por meio do sincronismo conseguido pelo programa Microsoft ActiveSync. Em resumo, devemos utilizar o Pocket PC porque custa menos que um desktop ou um notebook, tem total integração com o Microsoft Office e o Microsoft Outlook, nos dá mobilidade, uma vez que não estaremos presos fisicamente à empresa, coloca à disposição acessórios que nos dão autonomia e condições de realizar qualquer atividade e há também a conectividade por meio de modem, celular, Wi-Fi etc. Evolução do computador portátil O primeiro computador considerado portátil foi o Osborne 1 (Figura 1.1), lançado em Esse computador tinha um design bem diferente dos dispositivos móveis atuais. Sua tela era capaz de mostrar até 52 caracteres e destacava-se por ser o primeiro computador a possuir um conjunto de softwares que incluía o Basic, o WordStar e o SuperCalc. Em 1982, a Compaq lançou o Compaq Portable, que só era considerado compacto diante do seu principal concorrente, o IBM-PC. Apresentava algumas vantagens em relação ao Osborne 1, pois executava o MS-DOS e era totalmente compatível com

4 Capítulo 1 Introdução 17 programas escritos para IBM-PC. Muitos outros computadores portáteis surgiram logo depois, entre eles se destaca o Radio Shack TRS-80, que foi o primeiro computador com tamanho próximo ao de um notebook. Figura 1.1 Osborne 1, primeiro computador portátil. O gênero dos dispositivos denominados PDA (Personal Digital Assistant) surgiu com o lançamento, em 1984, do Psion Organizer I (Figura 1.2) pela empresa britânica Psion. O Psion I era baseado na tecnologia de 8 bits, possuía um banco de dados com funções de pesquisa e um pacote utilitário com funções matemáticas, além do relógio/calendário. Com o Psion I, era possível programar com a linguagem POPL (Psion Organizer Programming Language). O lançamento do Psion II aconteceu pouco tempo depois; foram produzidas cerca de 500 mil unidades entre meados da década de 1980 e início dos anos 90. A terceira série desses dispositivos, lançada em 1993 foi inovadora, pois possuía a capacidade de se comunicar com um desktop. Com isso era possível transferir, converter e sincronizar (combinar) dados entre os dois ambientes. O sucesso da Psion despertou interesse em outros grandes fabricantes, o que ocasionou um aumento de PDAs no mercado. Figura 1.2 Psion Organizer I, da Psion.

5 18 Programação do Pocket PC Em agosto de 1993, a Apple lançou o Newton Message Pad (Figura 1.3), que trouxe a inovação da tecnologia de reconhecimento de texto escrito à mão. Com isso, o usuário poderia interagir com o dispositivo por meio de uma caneta. A tecnologia de reconhecimento de escrita (handwriting recognition) do Newton Message Pad era sofisticada, pois o dispositivo tentava aprender a escrita manual do usuário e convertê-la em texto. Figura 1.3 Newton Message Pad, da Apple. Porém, a abordagem de reconhecimento automática do Newton Message Pad não se mostrou muito viável na época, até que em 1996, a Palm Computing Inc. criou seu primeiro PDA, o Palm Pilot (Figura 1.4). Esse dispositivo possuía sua própria linguagem de formatos de letra, chamada Graffiti, a qual o usuário poderia aprender rapidamente, o que facilitava o processo de reconhecimento utilizado pelo dispositivo. A Palm Computing tornou-se líder de vendas em 1999, dominando cerca de 70% do mercado de PDAs e o número de desenvolvedores de aplicações para Palm cresceu significativamente. Figura 1.4 Modelo m100, da Palm Computing.

6 Capítulo 1 Introdução 19 Em 1996, a Microsoft lançou seu primeiro sistema operacional para dispositivos móveis, o Windows CE (Windows Compact Edition). Porém, as duas primeiras versões do Windows CE não tiveram muito sucesso, pois os dispositivos existentes na época ainda não eram adequados para suportar a interface gráfica proposta por esse sistema. O Pocket PC 2000, lançado em abril de 2000, passou a suportar um novo layout de interface gráfica (melhorias visuais e acesso às informações), melhor que o utilizado nas versões anteriores do Windows CE. Outras versões do sistema operacional Windows CE surgiram depois, tais como o Pocket PC 2002 (lançado no final de 2001), o Windows CE.NET, oficialmente lançado em janeiro de 2002, e o Windows Mobile 2003, lançado em junho de Já o Windows CE.NET é uma plataforma mais genérica, suportada em uma vasta quantidade de dispositivos (Pocket PC, videogames, automóveis, eletroeletrônicos etc.). O dispositivo Pocket PC tornou-se rapidamente o maior concorrente do Palm quando a Compaq lançou o ipaq. Na figura 1.5, pode-se observar três versões do sistema operacional Windows CE: PPC 2000 ou Pocket PC 2000, PPC 2002 ou Pocket PC 2002 e WMFPP 2003 (Windows Mobile For Pocket PC) ou PPC Figura 1.5 Versões do sistema operacional Windows CE. Conceitos que você precisa conhecer antes de iniciar o projeto A seguir, veremos alguns conceitos amplamente utilizados no desenvolvimento de aplicações para Pocket PC, bem como nas operações diárias de manuseio e operação.

7 20 Programação do Pocket PC Emulador Emulador é um software que permite simular o Pocket PC no computador desktop. Ao se executar esse software, será exibida uma tela do Pocket PC com todas as suas características. A vantagem de se trabalhar com o emulador é que os testes tornam-se muito mais rápidos do que se executados diretamente no Pocket PC e não é necessário ter um Pocket PC para começar a desenvolver. Na figura 1.6 são exibidos dois exemplos de emuladores. Figura 1.6 Exemplos de emuladores para Windows CE.NET e PPC Sincronizar informações entre desktop e Pocket PC Com o gerenciador de sincronização Microsoft ActiveSync para dispositivos móveis com o Windows CE, você pode se certificar de que tem as informações mais recentes sobre os itens disponíveis entre seu desktop e seu dispositivo móvel. O ActiveSync pode atualizar automaticamente itens como Tarefas, Contatos, , Calendário, Arquivo etc. Sempre que você se conectar ao seu desktop, seja por meio do cradle (berço), seja por meio de rede sem fio (Bluetooth ou Wi-Fi), iniciará o processo de sincronização. Quando você sincroniza um item (Tarefas, Contatos, , Calendário, Arquivo etc.), o gerenciador de sincronização o compara à versão existente em seu desktop. As alterações mais recentes serão copiadas do dispositivo móvel para o desktop e do desktop para o dispositivo móvel. Após a sincronização, os itens do dispositivo móvel e do desktop serão idênticos. Em geral, você pode sincronizar qualquer item de seu dispositivo móvel criado pelos programas que suportam o gerenciador de sincronização. Nas figuras 1.7, 1.8 e 1.9, observe algumas etapas desse processo.

8 Capítulo 1 Introdução 21 Figura 1.7 Processo de sincronização: dispositivo está conectado. Figura 1.8 Processo de sincronização: dispositivo procura alterações. Figura 1.9 Final do processo, com a pasta Favoritos sincronizada.

9 22 Programação do Pocket PC Principais ferramentas para desenvolvimento Diferentemente do mundo desktop, onde há várias opções de linguagens de desenvolvimento, para o Pocket PC as principais opções são da própria Microsoft. A seguir, você conhecerá essas opções para desenvolvimento. Microsoft embedded Visual Tools O Microsoft embedded Visual Tools é um conjunto de ferramentas gratuitas para desenvolvimento móvel, que permite desenvolver softwares para as novas gerações de dispositivos de 32 bits baseados no sistema operacional Microsoft Windows CE. Nesse conjunto, estão inclusos as versões completas do Microsoft embedded Visual C++, Microsoft embedded Visual Basic, emuladores, ferramentas remotas e documentação. O Microsoft embedded Visual Basic (evb) é a ferramenta que será utilizada neste livro. A primeira versão do Microsof embedded Visual Tools suporta as plataformas Pocket PC, H/PC Pro e Palm-size PC 1.2. A segunda versão, identificada como Edition, suporta as novas plataformas Pocket PC 2002, Pocket PC 2003, Smartphone e Tablet PC, mas não as plataformas Pocket PC, H/PC Pro e Palm-size PC 1.2. Se a sua necessidade de desenvolvimento estiver centrada nas plataformas antigas: Pocket PC, H/PC Pro e Palm-size PC, você poderá acessar o site da Microsoft e baixar separadamente essas plataformas (chamadas de SDK), que não estão inclusas na segunda versão. No apêndice C, há informações para baixar alguns SDKs. Outro ponto que deve ser levado em consideração no desenvolvimento é à qual processador se destina a aplicação. Isto é importante, porque existem diversos fabricantes de hardware que utilizam diferentes processadores e, no momento da compilação, deverá ser selecionado o processador correto, pois há incompatibilidades entre processadores. Desta forma, se for criado um instalador para um Pocket PC com processador ZZZ, este não servirá para o Pocket PC com processador XXX. Veja a seguir a relação de processadores que cada versão do embedded Visual Tools tem suporte: embedded Visual C++ compila para os processadores ARM720, SA1100, MIPS, MIPS16, MIPSFP, PPC, SH3, SH4, THUMB, x86 e x86 device emulation. embedded Visual Basic compila para os processadores ARM720, SA1100, MIPS39xx, MIPS41xx, MIPS41xx 16-bit mode, SH3 e x86 device emulation.

10 Capítulo 1 Introdução 23 Microsoft Visual Studio.NET.NET é a nova plataforma da Microsoft que possibilita a utilização de diferentes softwares de desenvolvimento em um mesmo projeto. Permite que a aplicação desenvolvida seja executada em sistemas operacionais diversos, e que diferentes softwares comuniquem-se entre si. Esta atuação em conjunto, ou interoperabilidade, só é possível porque o aplicativo desenvolvido será executado sobre a plataforma.net e não mais sobre o sistema operacional. Desta forma,.net é o responsável em executar, fazer o gerenciamento da memória, entre outros recursos..net permite o desenvolvimento para três ambientes: WebForms para a Internet. WinForms para o ambiente Windows. Mobile Pocket PC e SmartPhones. Esta ferramenta não é gratuita. Para mais informações, acesse com.br. AppForge MobileVB O AppForge MobileVB é uma ferramenta paga de desenvolvimento para dispositivos móveis (Windows CE e Palm OS), que trabalha em conjunto com a IDE do Microsoft Visual Studio 6.0. Um dos pontos fortes dessa ferramenta é ser de fácil aprendizado e possuir sintaxe similar à do Microsoft Visual Basic, desta forma há redução na curva de aprendizado. O ponto negativo, além de ser pago, é que o AppForge MobileVB não possui orientação a objetos. Para obter mais informações sobre essa ferramenta, bem como a versão demo, visite o site Outras ferramentas Veja a seguir algumas ferramentas que podem ser utilizadas no desenvolvimento para Pocket PC; algumas são pagas, outras não. Para maiores informações sobre as características e recursos de cada uma delas, bem como adquirir ou realizar o download, acesse o link indicado em cada ferramenta.

11 24 Programação do Pocket PC CodeWarrior (http://www.metrowerks.com/mw/default.htm) Sintaxe utilizada no desenvolvimento é similar à da linguagem C++. SuperWabba (http://www.superwabba.com.br) Sintaxe utilizada no desenvolvimento é similar à da linguagem Java. PDA Toolbox (http://www.pdatoolbox.com) Esta ferramenta é exclusiva para banco de dados; não é necessário escrever linhas de código, basta apenas arrastar os componentes desejados para seu projeto. J2ME Java Micro Edition (http://www.sun.com) Como a própria descrição diz, o desenvolvimento está centrado em Java. PocketStudio (http://www.pocket-technologies.com/desktopdefault.aspx) A sintaxe utilizada no desenvolvimento é similar à do Delphi. NS Basic / CE (http://www.nsbasic.com/ce) A sintaxe utilizada no desenvolvimento é similar à do Visual Basic. Preparando o ambiente de desenvolvimento No decorrer do livro, você saberá quais os recursos em softwares e hardware para preparar o ambiente de trabalho para o desenvolvimento do aplicativo que será criado. Requisitos de hardware Segundo a Microsoft, a configuração mínina para instalação do embedded Visual Tools é a seguinte: Computador com processador Pentium III 500 MHz ou equivalente. Memória RAM 128 MB. HD com 700 MB de espaço para instalação das ferramentas. Monitor VGA ou superior, sendo recomendado Super VGA. Microsoft Mouse ou mouse compatível.

12 Capítulo 1 Introdução 25 Requisitos de software Windows NT Workstation 4.0/Windows 2000/Windows XP Professional. Recomenda-se ter um desses sistemas operacionais para a utilização dos emuladores. O embedded Visual Tools pode ser instalado a partir do Windows 98 Second Edition, porém, nesse sistema operacional, não será possível utilizar os emuladores que acompanham a ferramenta. Adotaremos o emulador do PPC 2000 para o desenvolvimento do projeto, visto que não requer nenhum tipo de configuração para utilizá-lo, ao contrário do PPC 2002, que poderá exigir algumas configurações dependendo do hardware e software em que estará sendo instalado. Para evitar este retrabalho, a opção é o emulador do PPC Trabalhar com o PPC 2000 não será nenhum empecilho para que você migre a solução desenvolvida para as plataformas PPC 2002 e Windows Mobile 2003 ou PPC Nos próximos capítulos, veremos como realizar essa migração. Antes de realizar o download, leia as informações contidas nas páginas dos endereços informados, para verificar se seu desktop atende aos requisitos necessários, se há algum tipo de incompatibilidade com os softwares que você tem instalado ou, ainda, se é necessário realizar algum tipo de atualização de software em seu desktop. Outra informação necessária para a instalação do embedded Visual Tools é que será necessário informar o CD Key, ou chave de instalação. Essa chave está localizada no final da página do site, portanto guarde-a bem caso venha reinstalar o software no futuro. Caso deseje testar o aplicativo no Pocket PC, você deverá ter, além do equipamento, no caso o próprio Pocket PC com PPC 2000 ou superior, o software Microsoft ActiveSync, que permite realizar a sincronização de informações entre o desktop e o Pocket PC. Se possuir um Pocket PC com o Windows Mobile 2003 ou PPC 2003, não será possível executar a aplicação diretamente, pois o embedded Visual Tools trabalha somente até a versão PPC Será necessário fazer o download do embedded Visual Basic Runtime for Pocket PC 2003 no endereço windowsmobile/downloads/evb.aspx. Esse arquivo permitirá que aplicações desenvolvidas com o embedded Visual Basic sejam executadas no Windows Mobile Os softwares a seguir são gratuitos e a instalação é simples e não requer intervenções para configurá-los, bastando clicar o botão Avançar para prosseguir e concluir a instalação. Após realizar esse procedimento, você estará apto a iniciar o desenvolvimento de um projeto de automação de vendas.

13 26 Programação do Pocket PC Deverá ser realizado o download dos seguintes softwares: embedded Visual Tools Edition com aproximadamente 211Mbytes, pode ser obtido em Essa versão permite desenvolver aplicações para PPC 2002 e SmartPhone Pocket PC 2000 SDK com aproximadamente 54MB, pode ser obtido em microsoft.com/smartclient/downloads/default.aspx. Permite desenvolver para PPC SQL Server CE com aproximadamente 49MB windowsmobile/downloads/default.aspx. Nesse link, você encontrará informações sobre a ferramenta, políticas de licença, atualizações etc. Microsoft ActiveSync com aproximadamente 4MB, pode ser obtido em microsoft.com/windowsmobile/downloads/activesync37.mspx. O endereço é a página central para downloads. Caso não tenha localizado algum software nesse endereço, você deverá realizar uma pesquisa utilizando o nome do software e fazer o download no link correto. O ActiveX Data Objects for the Windows CE ADOCE, ou ADOCE (que será mais bem explicado no capítulo 4 Utilizando Banco de Dados), está incluso no SQL Server CE. Caso tenha algum problema, é possível fazer o download dessa ferramenta à parte. Para isso, acesse a página central de download, digite ActiveX Data Objects for the Windows CE e clique o botão Go. Deverá ser apresentado um link como resultado. Clique-o e você será redirecionado à página onde será possível fazer o download. Instalação dos softwares Após o download, instale-os nesta ordem: 1. embedded Visual Tools Edition; 2. Pocket PC 2000 SDK; 3. SQL Server CE; 4. ADOCE (se você fez o download separadamente do SQL Server CE); 5. Microsoft ActiveSync.

14 Capítulo 1 Introdução 27 Principais bancos de dados Veja a seguir as características dos bancos de dados mais utilizados no desenvolvimento de aplicações para o Pocket PC. Microsoft Pocket Access Este banco de dados é nativo em todas as versões do Windows CE; você pode trabalhar com a sincronização para enviar arquivos do Microsoft Access do desktop para o Pocket PC. Após a sincronização e a conversão, a extensão desse arquivo passará a ser.cdb (Compact Database) no Pocket PC. É o banco de dados ideal para aplicações pequenas que não requerem grande volume de dados. Você poderá incluir até 11 mil linhas ou registros em uma tabela. Por ser uma versão reduzida do Microsoft Access, o Microsoft Pocket Access não suporta todos os comandos SQL que normalmente são executados na versão desktop. Para mais informações sobre quais comandos são suportados, pressione F1 e consulte o Help do Microsoft embedded Visual Basic. Microsoft SQL Server CE O Microsoft SQL Server CE, ou SSCE, é mais rápido para acessar os dados que o Microsoft Pocket Access, nativo do Pocket PC. Também é mais rápido na criação de índices e navegação, na performance de joins e em outros comandos de manipulação de dados. Em alguns casos, o desempenho é superior a 90% em relação ao Microsoft Pocket Access, cuja extensão do arquivo é.cdb. A extensão do arquivo do banco de dados do SQL Server CE é.sdf. O SSCE suporta grande quantidade de comandos SQL e armazenamento de imagens e o tamanho do banco de dados é limitado pela quantidade de memória disponível no dispositivo móvel. Pode-se trabalhar com replicação de dados, isto é, o Pocket PC acessa o servidor SQL Server e faz as atualizações diretamente no SQL Server. Este banco de dados é gratuito se utilizado localmente no Pocket PC. Será necessário adquirir uma licença caso seja necessário conectar-se a algum servidor SQL Server. Para obter mais informações, veja sqlserver/default.aspx. O Query Analyser para Windows CE (Figuras 1.10, 1.11 e 1.12), que acompanha o SSCE, permitirá visualizar tabelas, índices, estruturas do banco de dados e executar comandos SQL.

15 28 Programação do Pocket PC Na pasta C:\Arquivos de programas\microsoft SQL Server CE 2.0\Device (se seu sistema operacional for em português), você encontrará as subpastas Arm, Mips, Shx e x86 que representam os tipos de processadores, com exceção do x86, que é para o emulador. Basta copiar o arquivo isqlw20.exe para uma pasta qualquer do Pocket PC, por exemplo, \Windows, e você poderá utilizar essa ferramenta para acessar o SSCE. Lembre-se apenas de copiar o arquivo de acordo com o processador que seu Pocket PC possui. Figura 1.10 Tela do Query Analyzer para conexão com banco de dados. Figura 1.11 Tela do Query Analyzer exibindo a estrutura do banco de dados.

16 Capítulo 1 Introdução 29 Figura 1.12 Tela do Query Analyzer exibindo o resultado de um comando SQL. Oracle Lite O Oracle Lite fornece uma infra-estrutura que permite o desenvolvimento de aplicações para um vasto conjunto de dispositivos móveis. Possui dois componentes básicos: Oracle Lite Development Kit contém a base de dados e um conjunto de serviços, APIs e ferramentas para o desenvolvimento e a operação de aplicações para dispositivos móveis. Oracle Lite Mobile Server fornece a infra-estrutura que assegura a comunicação entre os dispositivos móveis e as aplicações. Oferece suporte à sincronização de dados, conectividade, distribuição do software, segurança e gestão dos sistemas. Essa arquitetura suporta sistemas operacionais nativos dos dispositivos móveis e utiliza-se deles, como Palm OS, Windows CE e (mais recentemente) Symbian, empresa fundada pela Ericsson, Motorola, Nokia, Panasonic e Psion com o propósito de elaborar um sistema operacional aberto e comum para celulares e smartphones. O Oracle Lite é um banco de dados que não requer muito espaço da memória para funcionar com replicação completa e é composto por três componentes que podem ser combinados, dependendo da aplicação a ser desenvolvida: Oracle Lite DBMS compatível com laptops, dispositivos de mão, seja Palm OS, seja Windows CE. Web-To-Go extensão da plataforma Oracle para a Internet, que facilita o desenvolvimento, disponibilização e gerenciamento de aplicações móveis para a Web.

17 30 Programação do Pocket PC iconnect arquitetura flexível que viabiliza a sincronização bidirecional dos dados entre o Oracle9i Lite e a base de dados central. Outros softwares Existem outros softwares que podem ser utilizados no desenvolvimento, dependendo da necessidade. Entre eles destacamos os seguintes: SQL Anywhere Studio (http://www.ianywhere.com); Visual CE (http://www.syware.com/prodlib/win_ce/vce/vce.htm); JDataStore (http://community.borland.com/jdatastore/0,1419,9,00.html). Em cada um desses links, você obterá informações e detalhes dos respectivos produtos, custo e como fazer o download da versão de demonstração. Conectividade A maioria dos equipamentos já sai de fábrica com IrDA, que é o tipo de conectividade-padrão. A seguir, você conhecerá detalhes do IrDA, além de outras tecnologias que surgiram recentemente no mercado. IrDA ou Infravermelho É um tipo de conexão com ou sem fio que utiliza infravermelho até uma distância máxima de 20 centímetros. A grande vantagem de se utilizar esse tipo de conectividade é que é padrão na totalidade dos dispositivos móveis e em alguns hardwares, tais como impressoras e em alguns celulares. Na figura 1.13, pode-se observar um exemplo de conexão IrDA com fio e outra sem fio, entre um notebook e um dispositivo móvel. Figura 1.13 Formas de conectividade via IrDA.

18 Capítulo 1 Introdução 31 Bluetooth É uma conexão feita por meio de radiofreqüência até 10 metros. Permite comunicação sem fio entre dispositivos não necessariamente móveis, mas que sejam equipados com Bluetooth. Pode-se citar como exemplo, a transferência sem fios de um arquivo do Pocket PC para um celular ou desktop. Na figura 1.14, há um exemplo de um notebook com Bluetooth e, a seu redor, vários outros equipamentos com Bluetooth no qual ele pode conectar-se. Figura 1.14 Representação 1 de conectividade via Bluetooth. Na figura 1.15, consta um exemplo de conexão de um Pocket PC com alguns equipamentos com Bluetooth. Figura 1.15 Representação 2 de conectividade via Bluetooth. Veja na figura 1.16 outro exemplo de conexão entre os mais variados tipos de equipamentos em um ambiente corporativo.

19 32 Programação do Pocket PC Internet Máquina de fax PDA ou handheld com Bluetooh ativado Celular com Bluetooth ativado PC conectando-se à Internet sem linha telefônica, ADSL ou cabo Impressora com Bluetooth ativado Transferir arquivos sem qualquer tipo de fio ou cabo Rede Bluetooth estabilizada Figura 1.16 Representação 3 de conectividade via Bluetooth. Tecnologia Wi-Fi (Wireless Fidelity) Esta tecnologia é uma rede local sem fio que utiliza as ondas de rádio. Não é uma conexão direta com a Internet, visto ser necessário um provedor de acesso. O Wi-Fi permite uma conexão de alta velocidade, no espaço de uma centena de metros do aparelho transmissor. Não é mais necessário procurar uma tomada telefônica. O usuário dispõe de uma ligação permanente em qualquer lugar da zona de recepção; esse lugar pode ser o aeroporto, o que está se tornando muito comum em grandes cidades brasileiras, assim como bares e restaurantes que estão investindo nesses pontos de acesso para seus clientes que utilizam equipamentos que suportam esta tecnologia. Para funcionar, o Pocket PC deve estar equipado com wireless. Muitos equipamentos lançados recentemente já incorporaram essa tecnologia. Se seu Pocket PC não a possui, você precisará adquirir esse acessório disponível em Cartão Compact Flash Wi-Fi ou cartão Secure Digital Wi-fi. Nas figuras 1.17, 1.18 e 1.19 estão representadas as mais variadas formas de conectividade e abrangência.

20 Capítulo 1 Introdução 33 Serviço do provedor de rede Internet Hotspots Figura 1.17 Representação 1 de conectividade Wi-Fi. Figura 1.18 Representação 2 de conectividade Wi-Fi. WMAN Rede Wireless metropolitana WLAN Rede Wireless local WPAN Rede Wireless doméstica Figura 1.19 Representação 3 de conectividade Wi-Fi.

21 34 Programação do Pocket PC Veja na figura 1.20 a representação de uma tela do Pocket PC no momento em que é detectada uma rede Wi-Fi. É exibido o nome da rede ou redes se houver mais de uma (imagem da esquerda) e se a rede exigir uma chave para acesso (imagem central), basta digitar a chave e o Pocket PC fará parte da rede (imagem da direita). Figura 1.20 Detecção de uma rede Wi-Fi com um Pocket PC com PPC Armazenamento As duas formas mais comuns de armazenamento são cartão de memória flash e cartão de memória Secure Digital. Você poderá armazenar qualquer tipo de arquivo, como vídeos, músicas, apresentações em PowerPoint, planilhas Excel, documentos em Word etc. Cartão de memória Compact Flash (CF) A capacidade de armazenamento é um item importante, para isso temos como opção o cartão de memória, ou flash memory card. Quanto maior a capacidade do cartão de memória, mais dados poderemos armazenar, ou seja, fotos, imagens, s e seus anexos, jogos, vídeos, músicas, textos, planilhas, apresentações ou qualquer outro tipo de aplicação ou arquivo que aceite ser alocado no cartão de memória. A vantagem de se optar por esta solução é que não estaremos limitados à capacidade de armazenamento da memória RAM do Pocket PC e também liberamos a RAM para outros processos. Cartão de memória Secure Digital (SD) O SD memory card é um dispositivo de memória altamente sofisticado, quase do tamanho de um selo postal, que causou grande revolução por colocar em nossas mãos uma avançada tecnologia de armazenamento digital. Os cartões SD são não-voláteis, ou seja, não requerem energia para guardar ou reter as informações que são armazenadas neles. São dispositivos sólidos, não possuem partes móveis ou que estraguem e oferecem grande capacidade, na casa dos gigabytes.

Guia. PDA e SmartPhones. Windows Mobile, Pocket PC e CE.

Guia. PDA e SmartPhones. Windows Mobile, Pocket PC e CE. Guia PDA e SmartPhones Windows Mobile, Pocket PC e CE. Referência completa para o integrador do sistema Module. Aborda os recursos necessários para a itulização, instalação do software e importação das

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos... 2 Antes da instalação Motorola Phone Tools... 3 Instalar Motorola Phone Tools... 4 Instalação e configuração do dispositivo móvel... 5

Leia mais

Aula1. Preparando o ambiente de desenvolvimento

Aula1. Preparando o ambiente de desenvolvimento Programando para Symbian OS S60 Platform SDKs for Symbian OS, for C++ (diego@drsolutions.com.br) 27 Agosto/2007 Aula1 Preparando o ambiente de desenvolvimento Objetivo da aula: Propiciar ao leitor uma

Leia mais

Desenvolvendo para. Windows 8. Aprenda a desenvolver aplicativos para Windows Phone 8 e Windows 8. Ricardo R. Lecheta. Novatec

Desenvolvendo para. Windows 8. Aprenda a desenvolver aplicativos para Windows Phone 8 e Windows 8. Ricardo R. Lecheta. Novatec Desenvolvendo para Windows 8 Aprenda a desenvolver aplicativos para Windows Phone 8 e Windows 8 Ricardo R. Lecheta Novatec Copyright 2013 da Novatec Editora Ltda. Todos os direitos reservados e protegidos

Leia mais

Fundamentos da Computação Móvel

Fundamentos da Computação Móvel Fundamentos da Computação Móvel (Sistemas Computacionais Móveis) Programação de Dispositivos Móveis Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto

Leia mais

Arquiteturas para implantação de aplicações móveis wireless

Arquiteturas para implantação de aplicações móveis wireless Arquiteturas para implantação de aplicações móveis wireless Este tutorial apresenta uma visão geral da arquitetura para implantação de aplicações móveis wireless. Eduardo Tude Engenheiro de Teleco (IME

Leia mais

Java. para Dispositivos Móveis. Thienne M. Johnson. Novatec. Desenvolvendo Aplicações com J2ME

Java. para Dispositivos Móveis. Thienne M. Johnson. Novatec. Desenvolvendo Aplicações com J2ME Java para Dispositivos Móveis Desenvolvendo Aplicações com J2ME Thienne M. Johnson Novatec Capítulo 1 Introdução à computação móvel 1.1 Computação móvel definições Computação móvel está na moda. Operadoras

Leia mais

mobile PhoneTools Guia do Usuário

mobile PhoneTools Guia do Usuário mobile PhoneTools Guia do Usuário Conteúdo Requisitos...2 Antes da instalação...3 Instalar mobile PhoneTools...4 Instalação e configuração do telefone celular...5 Registro on-line...7 Desinstalar mobile

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS COMPUTADORES

CLASSIFICAÇÃO DOS COMPUTADORES 1 CLASSIFICAÇÃO DOS COMPUTADORES Desktop: São os computadores pessoais, os PC s. São chamados de desktop por serem considerados micros de mesa, veja a figura ao lado. Muito cobrado em concurso é ter uma

Leia mais

Comunicação Sem Fio (Somente em Determinados Modelos)

Comunicação Sem Fio (Somente em Determinados Modelos) Comunicação Sem Fio (Somente em Determinados Modelos) Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos.

Leia mais

Introdução a programação de dispositivos móveis. Prof. Me. Hélio Esperidião

Introdução a programação de dispositivos móveis. Prof. Me. Hélio Esperidião Introdução a programação de dispositivos móveis. Prof. Me. Hélio Esperidião Windows Mobile O Windows Mobile é um sistema operacional compacto, desenvolvido para rodar em dispositivos móveis como Pocket

Leia mais

Professor: Roberto Franciscatto. Curso: Engenharia de Alimentos 01/2010 Aula 3 Sistemas Operacionais

Professor: Roberto Franciscatto. Curso: Engenharia de Alimentos 01/2010 Aula 3 Sistemas Operacionais Professor: Roberto Franciscatto Curso: Engenharia de Alimentos 01/2010 Aula 3 Sistemas Operacionais Um conjunto de programas que se situa entre os softwares aplicativos e o hardware: Gerencia os recursos

Leia mais

Comunicação sem fio (somente para determinados modelos)

Comunicação sem fio (somente para determinados modelos) Comunicação sem fio (somente para determinados modelos) Guia do Usuário Copyright 2006 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft e Windows são marcas registradas da Microsoft Corporation nos

Leia mais

Manual do aplicativo Conexão ao telefone

Manual do aplicativo Conexão ao telefone Manual do aplicativo Conexão ao telefone Copyright 2003 Palm, Inc. Todos os direitos reservados. O logotipo da Palm e HotSync são marcas registradas da Palm, Inc. O logotipo da HotSync e Palm são marcas

Leia mais

Professor: Macêdo Firmino Introdução ao Windows 7

Professor: Macêdo Firmino Introdução ao Windows 7 Professor: Macêdo Firmino Introdução ao Windows 7 O hardware não consegue executar qualquer ação sem receber instrução. Essas instruções são chamadas de software ou programas de computador. O software

Leia mais

Laplink PCmover Express A Maneira Mais Fácil de Migrar para um Novo PC Windows. Guia do Usuário

Laplink PCmover Express A Maneira Mais Fácil de Migrar para um Novo PC Windows. Guia do Usuário Laplink PCmover Express A Maneira Mais Fácil de Migrar para um Novo PC Windows Guia do Usuário Serviço de Atendimento ao Cliente/ Suporte Técnico Site: http://www.laplink.com/index.php/por/contact E-mail:

Leia mais

Aula 1 - Introdução e configuração de ambiente de desenvolvimento

Aula 1 - Introdução e configuração de ambiente de desenvolvimento Aula 1 - Introdução e configuração de ambiente de desenvolvimento Olá, seja bem-vindo à primeira aula do curso para desenvolvedor de Android, neste curso você irá aprender a criar aplicativos para dispositivos

Leia mais

Conexão Sem Fio Guia do Usuário

Conexão Sem Fio Guia do Usuário Conexão Sem Fio Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. Bluetooth é marca comercial dos respectivos

Leia mais

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Iniciando o Windows XP...2 Desligar o computador...3 Área de trabalho...3

Leia mais

Atualizando do Windows XP para o Windows 7

Atualizando do Windows XP para o Windows 7 Atualizando do Windows XP para o Windows 7 Atualizar o seu PC do Windows XP para o Windows 7 requer uma instalação personalizada, que não preserva seus programas, arquivos ou configurações. Às vezes, ela

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DE ASSISTÊNCIA ASSISTÊNCIA HELP DESK P L A N O 1

CONDIÇÕES GERAIS DE ASSISTÊNCIA ASSISTÊNCIA HELP DESK P L A N O 1 CONDIÇÕES GERAIS DE ASSISTÊNCIA ASSISTÊNCIA HELP DESK P L A N O 1 1. QUADRO RESUMO DE SERVIÇOS ITEM SERVIÇOS LIMITES DO SERVIÇO 2.1 Suporte Remoto Informática 2.2 Suporte Remoto Celular 2.3 Suporte Remoto

Leia mais

LASERJET ENTERPRISE M4555 SÉRIE MFP. Guia de instalação do software

LASERJET ENTERPRISE M4555 SÉRIE MFP. Guia de instalação do software LASERJET ENTERPRISE M4555 SÉRIE MFP Guia de instalação do software HP LaserJet Enterprise M4555 MFP Series Guia de instalação do software Direitos autorais e licença 2011 Copyright Hewlett-Packard Development

Leia mais

Programa de Instalação do Lince GPS

Programa de Instalação do Lince GPS Esse programa instala o software Lince GSP em aparelhos portáteis que tenham GPS, como navegadores e celulares. O software Lince GPS é um programa destinado a alertar sobre a aproximação a pontos previamente

Leia mais

Introdução à Informática. Aula 04. Sistemas Operacionais Aplicativos e Utilitários Transmissão e meios de transmissão de dados. Prof.

Introdução à Informática. Aula 04. Sistemas Operacionais Aplicativos e Utilitários Transmissão e meios de transmissão de dados. Prof. Aula 04 Sistemas Operacionais Aplicativos e Utilitários Transmissão e meios de transmissão de dados Sistema Operacional Um conjunto de programas que se situa entre os softwares aplicativos e o hardware:

Leia mais

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano Informática Aplicada Aula 2 Windows Vista Professora: Cintia Caetano AMBIENTE WINDOWS O Microsoft Windows é um sistema operacional que possui aparência e apresentação aperfeiçoadas para que o trabalho

Leia mais

UM FRAMEWORK PARA DESENVOLVIMENTO DE

UM FRAMEWORK PARA DESENVOLVIMENTO DE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CENTRO DE INFORMÁTICA UM FRAMEWORK PARA DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS EM WINDOWS MOBILE. PROPOSTA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO Aluno:

Leia mais

HP Mobile Printing para Pocket PC

HP Mobile Printing para Pocket PC HP Mobile Printing para Pocket PC Guia de Iniciação Rápida Português HP Mobile Printing para Pocket PC Visão geral O HP Mobile Printing para Pocket PC traz a experiência de impressão do computador de mesa

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

Informática Aplicada Revisão para a Avaliação

Informática Aplicada Revisão para a Avaliação Informática Aplicada Revisão para a Avaliação 1) Sobre o sistema operacional Windows 7, marque verdadeira ou falsa para cada afirmação: a) Por meio do recurso Windows Update é possível manter o sistema

Leia mais

Túnel do tempo: veja as mudanças do Windows 1 ao 10

Túnel do tempo: veja as mudanças do Windows 1 ao 10 Túnel do tempo: veja as mudanças do Windows 1 ao 10 O Windows chegou recentemente à sua nova versão: a 10. Com a novidade, a Microsoft alcança nove grandes lançamentos e 14 versões do sistema operacional.

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Sistemas de Informação Prof. M.Sc. Diego Fernandes Emiliano Silva diego.femiliano@gmail.com Agenda Infraestrutura de TI Infraestrutura de TI: hardware Infraestrutura de TI: software Administração dos recursos

Leia mais

BlackBerry Link para Mac OS. Versão: 1.1.1. Guia do usuário

BlackBerry Link para Mac OS. Versão: 1.1.1. Guia do usuário BlackBerry Link para Mac OS Versão: 1.1.1 Guia do usuário Publicado: 15/08/2013 SWD-20130815094443327 Conteúdo Noções básicas...5 Sobre BlackBerry Link...5 Conheça BlackBerry Link... 5 Conectando a BlackBerry

Leia mais

BlackBerry Desktop Software. Versão: 7.1. Guia do usuário

BlackBerry Desktop Software. Versão: 7.1. Guia do usuário BlackBerry Desktop Software Versão: 7.1 Guia do usuário Publicado: 2012-06-05 SWD-20120605130141061 Conteúdo Aspectos básicos... 7 Sobre o BlackBerry Desktop Software... 7 Configurar seu smartphone com

Leia mais

Anderson Pereira, Emerson Demetrio, Fernando Mateus, Lucas Bergmann

Anderson Pereira, Emerson Demetrio, Fernando Mateus, Lucas Bergmann Anderson Pereira, Emerson Demetrio, Fernando Mateus, Lucas Bergmann Sistema Operacional E no inicio... Windows CE: - Sistema Operacional criado pela Microsoft para dispositivos sistemas embarcados (Tablet

Leia mais

Aula 02 Software e Operações Básicas. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/

Aula 02 Software e Operações Básicas. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/ Aula 02 Software e Operações Básicas Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/ Revisando Como um computador funciona: Entrada (Dados) Processamento (Análise dos Dados)

Leia mais

Solicitação de Manutenção de Veículo. Manual SRM

Solicitação de Manutenção de Veículo. Manual SRM Manual SRM 1 Índice 1. Requerimentos Técnicos para Utilização do Sistema... 4 1.1 Hardware... 4 1.2 Software... 5 1.3 Conexão à Internet... 9 2. Desabilitação do Bloqueio Automático de Pop-ups...10 3.

Leia mais

Para existência de um sistema de informação, fazem-se necessários três componentes, são eles:

Para existência de um sistema de informação, fazem-se necessários três componentes, são eles: RESUMO Um sistema de informação é composto de três componentes, Hardware, Software e Peopleware. Para quantificar a memória do equipamento é utilizado um sistema de medida, ou seja, o byte, que significa

Leia mais

Softwares de Sistemas e de Aplicação

Softwares de Sistemas e de Aplicação Fundamentos dos Sistemas de Informação Softwares de Sistemas e de Aplicação Profª. Esp. Milena Resende - milenaresende@fimes.edu.br Visão Geral de Software O que é um software? Qual a função do software?

Leia mais

Tecnologia e Informática

Tecnologia e Informática Tecnologia e Informática Centro Para Juventude - 2014 Capitulo 1 O que define um computador? O computador será sempre definido pelo modelo de sua CPU, sendo que cada CPU terá um desempenho diferente. Para

Leia mais

BlackBerry Link para Windows. Versão: 1.1.1. Guia do usuário

BlackBerry Link para Windows. Versão: 1.1.1. Guia do usuário BlackBerry Link para Windows Versão: 1.1.1 Guia do usuário Publicado: 22/07/2013 SWD-20130722143929145 Conteúdo Noções básicas...5 Sobre BlackBerry Link...5 Conheça BlackBerry Link... 5 Conectando a BlackBerry

Leia mais

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright Vivo 2013 http://vivosync.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 Vivo Sync... 5 3 Vivo Sync Web... 6 3.1 Página Inicial... 6 3.1.1 Novo Contato... 7 3.1.2 Editar Contato...

Leia mais

Sistema operacional Windows 7, Windows Live Mail e Adobe Reader. Sistemas operacionais em concursos públicos

Sistema operacional Windows 7, Windows Live Mail e Adobe Reader. Sistemas operacionais em concursos públicos Sistema operacional Windows 7, Windows Live Mail e Adobe Reader Sistemas operacionais em concursos públicos Antes de tudo é importante relembrarmos que o sistema operacional é um tipo de software com a

Leia mais

Manual do Usuário Nextel Cloud. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Nextel 2014. http://nextelcloud.nextel.com.br

Manual do Usuário Nextel Cloud. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Nextel 2014. http://nextelcloud.nextel.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright Nextel 2014 http://nextelcloud.nextel.com.br 1 Nextel Cloud... 4 2 Nextel Cloud Web... 5 2.1 Página Inicial... 6 2.1.1 Meu Perfil... 7 2.1.2 Meu Dispositivo...

Leia mais

Manual do Usuário Microsoft Apps for Symbian

Manual do Usuário Microsoft Apps for Symbian Manual do Usuário Microsoft Apps for Symbian Edição 1.0 2 Sobre os aplicativos da Microsoft Sobre os aplicativos da Microsoft Os aplicativos Microsoft oferecem aplicativos corporativos Microsoft para o

Leia mais

Manual do Usuário Android Neocontrol

Manual do Usuário Android Neocontrol Manual do Usuário Android Neocontrol Sumário 1.Licença e Direitos Autorais...3 2.Sobre o produto...4 3. Instalando, Atualizando e executando o Android Neocontrol em seu aparelho...5 3.1. Instalando o aplicativo...5

Leia mais

Informática Aplicada

Informática Aplicada Informática Aplicada SO Windows Aula 3 Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2014 APRESENTAÇÃO Todo computador precisa de um sistema operacional. O Windows

Leia mais

Programa de Atualização de Pontos do Lince GPS

Programa de Atualização de Pontos do Lince GPS Esse programa atualiza os pontos do software Lince GSP em aparelhos portáteis, como navegadores e celulares. A Robotron mantém um serviço de fornecimento de pontos de controle de velocidade aos aparelhos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Faculdade de Computação Curso de Introdução à Informática Prof: Anilton Joaquim da Silva / Ezequiel Roberto Zorzal

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Faculdade de Computação Curso de Introdução à Informática Prof: Anilton Joaquim da Silva / Ezequiel Roberto Zorzal UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Faculdade de Computação Curso de Introdução à Informática Prof: Anilton Joaquim da Silva / Ezequiel Roberto Zorzal AULA Informática: Aplicações e Benefícios Advocacia

Leia mais

Nokia E5 (E5-00) GSM GPRS EDGE (850/900/1800/1900 MHZ) WCDMA HSDPA 10.2 / HSUPA 2.0 (850/1900/2100) GPS

Nokia E5 (E5-00) GSM GPRS EDGE (850/900/1800/1900 MHZ) WCDMA HSDPA 10.2 / HSUPA 2.0 (850/1900/2100) GPS Última versão de software homologada pela VIVO: 042.010 DESTAQUES DO APARELHO Nome Comercial: Nokia E5 (Número do Modelo: E5-00) Smartphone com sistema operacional: Symbian OS v9.3 e plataforma: S60 v3.2;

Leia mais

Implementação do Office365. O365 Migração de usuários. Preparado por: Edilson Alves da Nóbrega Divisão de Informática Administração Central

Implementação do Office365. O365 Migração de usuários. Preparado por: Edilson Alves da Nóbrega Divisão de Informática Administração Central Implementação do Office365 O365 Migração de usuários Preparado por: Edilson Alves da Nóbrega Divisão de Informática Administração Central Abril de 2015 Controle de Versões Registro Data Autor Versão Histórico

Leia mais

TOPLAB VERSÃO WEB 3.0 Solução completa para o gerenciamento de laboratórios de análises clínicas Interface web

TOPLAB VERSÃO WEB 3.0 Solução completa para o gerenciamento de laboratórios de análises clínicas Interface web Página 01 TOPLAB VERSÃO WEB 3.0 Solução completa para o gerenciamento de laboratórios de análises clínicas Interface web Página 02 Plataforma O TOPLAB foi projetado para funcionar na web, nasceu 'respirando

Leia mais

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO 1 ÍNDICE 1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO... 3 1.1 REQUISITOS BASICOS DE SOFTWARE... 3 1.2 REQUISITOS BASICOS DE HARDWARE... 3 2 EXECUTANDO O INSTALADOR... 3 2.1 PASSO 01... 3 2.2 PASSO

Leia mais

Symantec Backup Exec.cloud

Symantec Backup Exec.cloud Proteção automática, contínua e segura que faz o backup dos dados na nuvem ou usando uma abordagem híbrida, combinando backups na nuvem e no local. Data Sheet: Symantec.cloud Somente 2% das PMEs têm confiança

Leia mais

Guia de Migração de Dados

Guia de Migração de Dados Guia de Migração de Dados PFU LIMITED 2013-2014 Introdução Este manual explica o procedimento para migração de dados armazenados em "" para " Smart". Para os termos e abreviações usados neste manual, consulte

Leia mais

Programação de Computadores

Programação de Computadores Programação de Computadores Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Material Didático do Livro: Introdução à Informática Capron,, H. L. e Johnson, J. A Pearson Education Componentes de um Sistema

Leia mais

Este guia foi escrito para ajudar os administradores de sistema ou qualquer um que usa o Avast Small Office. 1.0 Requisitos do sistema...

Este guia foi escrito para ajudar os administradores de sistema ou qualquer um que usa o Avast Small Office. 1.0 Requisitos do sistema... Este guia foi escrito para ajudar os administradores de sistema ou qualquer um que usa o Avast Small Office. 1.0 Requisitos do sistema... 3 1.1 Console de Administração Small Office... 3 1.2 Gerenciamento

Leia mais

QUESTÕES COMENTADAS PROVAS DE INFORMÁTICA BANCO DO BRASIL

QUESTÕES COMENTADAS PROVAS DE INFORMÁTICA BANCO DO BRASIL QUESTÕES COMENTADAS PROVAS DE INFORMÁTICA BANCO DO BRASIL BANCO DO BRASIL (Aplicação: 07/10/2001) CARGO: ESCRITURÁRIO 1 C 2 C ::::... QUESTÃO 33...:::: Outro modo de realizar a mesma operação com sucesso

Leia mais

HP Mobile Printing para Pocket PC

HP Mobile Printing para Pocket PC HP Mobile Printing para Pocket PC Guia de Iniciação Rápida O HP Mobile Printing para Pocket PC permite imprimir mensagens de e-mail, anexos e arquivos em uma impressora Bluetooth, de infravermelho ou de

Leia mais

BlackBerry Link para Windows. Versão: 1.1. Guia do usuário

BlackBerry Link para Windows. Versão: 1.1. Guia do usuário BlackBerry Link para Windows Versão: 1.1 Guia do usuário Publicado: 18/04/2013 SWD-20130418120704789 Conteúdo Noções básicas... 5 Sobre BlackBerry Link... 5 Conheça BlackBerry Link... 5 Conectando a BlackBerry

Leia mais

Manual do Usuário Microsoft Apps

Manual do Usuário Microsoft Apps Manual do Usuário Microsoft Apps Edição 1 2 Sobre os aplicativos da Microsoft Sobre os aplicativos da Microsoft Os aplicativos da Microsoft oferecem aplicativos para negócios para o seu telefone Nokia

Leia mais

Linguagem de Programação JAVA. Professora Michelle Nery Nomeclaturas

Linguagem de Programação JAVA. Professora Michelle Nery Nomeclaturas Linguagem de Programação JAVA Professora Michelle Nery Nomeclaturas Conteúdo Programático Nomeclaturas JDK JRE JEE JSE JME JVM Toolkits Swing AWT/SWT JDBC EJB JNI JSP Conteúdo Programático Nomenclatures

Leia mais

Manual TIM PROTECT BACKUP. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright TIM PROTECT BACKUP 2013. http://timprotect.com.br/

Manual TIM PROTECT BACKUP. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright TIM PROTECT BACKUP 2013. http://timprotect.com.br/ Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright TIM PROTECT BACKUP 2013 http://timprotect.com.br/ 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 TIM PROTECT BACKUP...Erro! Indicador não definido. 3 TIM PROTECT BACKUP Web... 6 3.1

Leia mais

GUIA DE RECURSOS SMART

GUIA DE RECURSOS SMART GUIA DE RECURSOS SMART Características dos aplicativos da SMART TV 1.Android 4.2 dual-core smart TV 2.Conexão de rede (com fio/sem fio/pppoe/wlan HP) 3. Sync-View (opcional) 4. Multi-screen Interativa

Leia mais

Novell ZENworks Handheld Management

Novell ZENworks Handheld Management Novell ZENworks Handheld Management 6.5 15.06.04 GUIA DE INSTALAÇÃO www.novell.com Notas Legais A Novell, Inc. não faz representações ou garantias quanto ao conteúdo ou à utilização desta documentação

Leia mais

PROJETO DE ACESSIBILIDADE VIRTUAL DO IFRS Manual Rápido do NVDA. Sumário

PROJETO DE ACESSIBILIDADE VIRTUAL DO IFRS Manual Rápido do NVDA. Sumário PROJETO DE ACESSIBILIDADE VIRTUAL DO IFRS Manual Rápido do NVDA Sumário O que são leitores de Tela?... 1 O NVDA - Non Visual Desktop Access... 1 Procedimentos para Download e Instalação do NVDA... 2 Iniciando

Leia mais

Manual de instalação SmartSell. Manual de Instalação SmartSell

Manual de instalação SmartSell. Manual de Instalação SmartSell Manual de Instalação SmartSell Sumário Recursos Necessários... 3 Instalação dos aplicativos de pré-instalação... 3 Download dos aplicativos de pré-instalação.... 3 Instalação dos aplicativos de pré instalação....

Leia mais

Introdução aos Sistemas de Computação (ISC) Curso de Administração de Negócios Eletrônicos Professor :

Introdução aos Sistemas de Computação (ISC) Curso de Administração de Negócios Eletrônicos Professor : Introdução aos Sistemas de Computação (ISC) Curso de Administração de Negócios Eletrônicos Professor : Marco Antônio Chaves Câmara Lista de Exercícios 3 Nome do Aluno : 1. Sobre as unidades de disco rígido

Leia mais

HOME. Guia de Usuário

HOME. Guia de Usuário HOME Guia de Usuário Contenido Introdução a SYNCING.NET... 3 Bem-vindo a SYNCING.NET... 3 Utilizando SYNCING.NET... 3 Como funciona SYNCING.NET?... 3 Requisitos Técnicos... 5 Instalação... 6 Registro...

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos...2 Antes da instalação Motorola Phone Tools...3 Instalar Motorola Phone Tools...4 Instalação e configuração do dispositivo móvel...6 Registro

Leia mais

Professional. Guia do Usuário

Professional. Guia do Usuário Professional Guia do Usuário Conteúdo Introdução a SYNCING.NET... 3 Bem-vindo a SYNCING.NET... 3 Utilizando SYNCING.NET... 3 Como funciona SYNCING.NET?... 3 Requisitos Técnicos... 5 Instalação... 6 Registro...

Leia mais

I N T R O D U Ç Ã O W A P desbloqueio,

I N T R O D U Ç Ã O W A P desbloqueio, INTRODUÇÃO Para que o Guia Médico de seu Plano de Saúde esteja disponível em seu celular, antes de mais nada, sua OPERADORA DE SAÚDE terá de aderir ao projeto. Após a adesão, você será autorizado a instalar

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação... 5 4.1. Instalação no servidor... 5

Leia mais

BlackBerry Internet Service. Versão: 4.5.1. Guia do usuário

BlackBerry Internet Service. Versão: 4.5.1. Guia do usuário BlackBerry Internet Service Versão: 4.5.1 Guia do usuário Publicado: 09/01/2014 SWD-20140109134951622 Conteúdo 1 Primeiros passos... 7 Sobre os planos de serviço de mensagens oferecidos para o BlackBerry

Leia mais

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA EE Odilon Leite Ferraz PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA AULA 1 APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA Apresentação dos Estagiários Apresentação do Programa Acessa

Leia mais

Guia do usuário do PrintMe Mobile 3.0

Guia do usuário do PrintMe Mobile 3.0 Guia do usuário do PrintMe Mobile 3.0 Visão geral do conteúdo Sobre o PrintMe Mobile Requisitos do sistema Impressão Solução de problemas Sobre o PrintMe Mobile O PrintMe Mobile é uma solução empresarial

Leia mais

BlackBerry Link para Windows. Versão: 1.2.3. Guia do usuário

BlackBerry Link para Windows. Versão: 1.2.3. Guia do usuário BlackBerry Link para Windows Versão: 1.2.3 Guia do usuário Publicado: 20/01/2014 SWD-20140120093527474 Conteúdo Recursos relacionados... 5 Noções básicas...6 Sobre BlackBerry Link...6 Conhecendo o BlackBerry

Leia mais

Maior Tranqüilidade - Todos esses benefícios, protegendo seus bens materiais e as pessoas que por ali circulam.

Maior Tranqüilidade - Todos esses benefícios, protegendo seus bens materiais e as pessoas que por ali circulam. 1 - APRESENTAÇÃO Este descritivo tem como objetivo, apresentar o Sistema de Identificação de Visitantes enfocando suas funcionalidades e condições técnicas necessárias de implantação. Vantagens do Sistema

Leia mais

GroupWise. Novell. Início Rápido. www.novell.com

GroupWise. Novell. Início Rápido. www.novell.com Novell GroupWise 7 www.novell.com Início Rápido O Novell GroupWise 7 é um sistema de e-mail corporativo e compatível com várias plataformas que fornece recursos seguros de colaboração, calendário, programação

Leia mais

http://zumo.uol.com.br/2008/05/26/hands-on-positivo-mobo/

http://zumo.uol.com.br/2008/05/26/hands-on-positivo-mobo/ http://zumo.uol.com.br/2008/05/26/hands-on-positivo-mobo/ Hands on: Positivo Mobo 26 MAY Escrito por Mário Nagano em Gadgets, Hardware, Inclusão digital, Preview, Windows (Atualizado em 27/05/08 às 7:30)

Leia mais

O novo serviço Giro oferece a você o máximo da Internet através da tecnologia móvel digital de terceira geração CDMA 2000 1xEV-DO:

O novo serviço Giro oferece a você o máximo da Internet através da tecnologia móvel digital de terceira geração CDMA 2000 1xEV-DO: Manual da fase de teste do Giro Beta Versão: 1.0 Data de publicação: Janeiro/2004 Descrição: Este manual irá ajudá-lo a responder dúvidas que você possa ter sobre a fase de teste do novo serviço Giro.

Leia mais

A mobilidade da HP em suas mãos

A mobilidade da HP em suas mãos Pocket PCs HP ipaq e Smartphones A mobilidade da HP em suas mãos A mobilidade em suas mãos Hoje em dia, os negócios exigem que você fique o tempo todo conectado. Mas não basta ficar conectado, é preciso

Leia mais

Microsoft Lync Manual de Instalação e Uso

Microsoft Lync Manual de Instalação e Uso Microsoft Lync Manual de Instalação e Uso Sumário Introdução_... 3 Detalhamento_... 5 Importação_... 8 Funcionalidades na Intranet_... 13 Geração de nova senha... 14 Lembrete de expiração da senha... 15

Leia mais

Guia de Atualização do Windows XP para Windows 7

Guia de Atualização do Windows XP para Windows 7 Guia de Atualização do Windows XP para Windows 7 Conteúdo Etapa 1: Saiba se o computador está pronto para o Windows 7... 3 Baixar e instalar o Windows 7 Upgrade Advisor... 3 Abra e execute o Windows 7

Leia mais

SENAI São Lourenço do Oeste. Introdução à Informática. Adinan Southier Soares

SENAI São Lourenço do Oeste. Introdução à Informática. Adinan Southier Soares SENAI São Lourenço do Oeste Introdução à Informática Adinan Southier Soares Informações Gerais Objetivos: Introduzir os conceitos básicos da Informática e instruir os alunos com ferramentas computacionais

Leia mais

Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas

Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas Faça a migração O Microsoft Outlook 2013 pode parecer diferente do Lotus Notes 8.5, mas você rapidamente descobrirá que o Outlook permite fazer tudo o que

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Sumário 1. Sobre este documento...3 2. Suporte técnico...3 3. Requisitos de hardware...3 3.1. Estação...3 3.2. Servidor...4 4. Instalação...4 4.1. Instalação do Group Folha no servidor...6

Leia mais

Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari amanda@fcav.unesp.br

Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari amanda@fcav.unesp.br Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari amanda@fcav.unesp.br São representações dos números de uma forma consistente. Apresenta uma grande quantidade de números úteis, dando a cada número

Leia mais

Thin Clients : aumentando o potencial dos sistemas SCADA

Thin Clients : aumentando o potencial dos sistemas SCADA Artigos Técnicos Thin Clients : aumentando o potencial dos sistemas SCADA Tarcísio Romero de Oliveira, Engenheiro de Vendas e Aplicações da Intellution/Aquarius Automação Industrial Ltda. Um diagnóstico

Leia mais

Manual de Instalação Corporate

Manual de Instalação Corporate Manual de Instalação Corporate Sumário 1. Sobre este documento...3 2. Suporte técnico...3 3. Requisitos de hardware...3 3.1. Estação...3 3.2. Servidor...4 4. Instalação...4 4.1. Instalação do Imobiliária21

Leia mais

MANUAL DO NVDA Novembro de 2013

MANUAL DO NVDA Novembro de 2013 MANUAL DO NVDA Novembro de 2013 PROJETO DE ACESSIBILIDADE VIRTUAL Núcleo IFRS Manual do NVDA Sumário O que são leitores de Tela?... 3 O NVDA - Non Visual Desktop Access... 3 Procedimentos para Download

Leia mais

Seu manual do usuário F-SECURE ONLINE BACKUP http://pt.yourpdfguides.com/dref/2859647

Seu manual do usuário F-SECURE ONLINE BACKUP http://pt.yourpdfguides.com/dref/2859647 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para F-SECURE ONLINE BACKUP. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual

Leia mais

QUESTÕES SOBRE WINDOWS 7

QUESTÕES SOBRE WINDOWS 7 Informática Windows 7 QUESTÕES SOBRE WINDOWS 7 1) Considerando a figura exibida acima, ao repousar o ponteiro do mouse sobre o ícone doword, aparecerão três miniaturas, representando arquivos desse programa

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS PARA CELULAR JAVA 2 MICRO EDITION

DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS PARA CELULAR JAVA 2 MICRO EDITION DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS PARA CELULAR JAVA 2 MICRO EDITION Robison Cris Brito Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná Unidade de Pato Branco robison@pb.cefetpr.br RESUMO Engana-se quem acha

Leia mais

SUMÁRIO. Informática Informação X Comunicação Sistemas de Informação Tipos de computadores

SUMÁRIO. Informática Informação X Comunicação Sistemas de Informação Tipos de computadores A ERA DA COMPUTAÇÃO SISTEMAS DE COMPUTADOR Wagner de Oliveira SUMÁRIO Informática Informação X Comunicação Sistemas de Informação Tipos de computadores Computadores de grande porte Computadores de médio

Leia mais

Prof. Arthur Salgado

Prof. Arthur Salgado Prof. Arthur Salgado O que é um sistema operacional? Conjunto de programas de sistemas situados entre os softwares aplicativos e o hardware Estabelece uma interface com o usuário Executa e oferece recursos

Leia mais

Capítulo 2 Introdução à ferramenta Flash

Capítulo 2 Introdução à ferramenta Flash Capítulo 2 Introdução à ferramenta Flash Índice 1. O uso da ferramenta Flash no projeto RIVED.... 1 2. História do Flash... 4 1. O uso da ferramenta Flash no projeto RIVED. É importante, antes de iniciarmos

Leia mais

Manual de Instalação Flex

Manual de Instalação Flex Manual de Instalação Flex Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 4. Instalação... 5 4.1. Instalação no servidor... 5 4.1.1. Instalação do sistema...

Leia mais

Princípios de TI - Computadores. Sistema Operacional. CECOMP Colegiado de Engenharia da Computação. Prof. Fábio Nelson. Slide 1

Princípios de TI - Computadores. Sistema Operacional. CECOMP Colegiado de Engenharia da Computação. Prof. Fábio Nelson. Slide 1 Sistema Operacional Slide 1 Sistema Operacional Um conjunto de programas que se situa entre os softwares aplicativos e o hardware: Gerencia os recursos do computador (CPU, dispositivos periféricos). Estabelece

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. para tv TV101

MANUAL DO USUÁRIO. para tv TV101 MANUAL DO USUÁRIO adaptador android para tv TV101 Índice Exibição do Produto 03 Instruções para Uso 03 Menu Principal 04 Configurações de Wi-Fi 04 Navegando por Arquivo ou Pasta 05 Conexão USB 06 Instalando/

Leia mais