Boas Práticas de Programação Concorrente

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Boas Práticas de Programação Concorrente"

Transcrição

1 Boas Práticas de Programação Concorrente Evitando surpresas inconvenientes Ronny Moura

2 Súmario Principais problemas da programação concorrente e os mecanismos Java para resolvê-los. Race condition(synchronized, Lock e Atomic); Visibilidade (volatile) Exemplos de erros comuns da programação concorrente Exemplo de resolução de erro de concorrência no SIGRH.

3 Race Condition É uma condição especial que pode ocorrer dentro de uma região critica( trecho de código executado por múltiplas threads) onde a sequência da execução das threads pode ocasionar inconsistência nos valores dos recursos alterados dentro da região crítica.

4 Race Condition

5 Race Condition O código no método add() é um exemplo de uma região crítica. Como sabemos, o método não é executado de forma atomica pela JVM, ao invés é dividido em instruções, tais como ler o contador da memória dentro de um registrador, adicionar o valor para o registrador e por último escrever o registrador na memória. Agora imagine duas threads, A e B, executando add() na mesma instância de Counter.

6 Race Condition

7 Race Condition A duas threads adicionaram os valores 3 e 2 para o contador, assim era de se esperar que o valor do contador após a execução das duas threads fosse 5. No entanto, como a execução das thread é intrelaçada, o resultado é diferente.

8 Como prevenir? Para prevenir a race condition deve-se assegurar que a região crítica será executado por uma instrução atômica, ou seja, deve haver uma exclusão mútua na execução das threads dentro da região crítica. Isso implica que uma thread não executará a região crítica até a outra thread deixar a mesma. Uma estratégia eficáz para resolver o problema é o mecanismo de lock, que consiste de uma thread necessitar adquirir o lock para poder entrar na região crítica. Quando uma thread está com o lock, as outras têm que esperar a liberação do lock para que uma delas possa adquiri-lo e executar na região crítica.

9 Synchronized Java prover um mecânismo de lock por meio da palavra-chave synchronized. Existem duas formas de usar o mecânismo: sincronizando o método ou o bloco.

10 Synchronized

11 Synchronized Blocos synchronized são reentrant. Isso significa que se a thread entra em um bloco e adquire o lock para o objeto monitor do bloco( no último caso o this), então essa thread pode entrar em qualquer outro bloco que tenho o mesmo objeto monitor.

12 Synchronized

13 Lock

14 Lock (java.util.concurrent.locks) Java oferece um mecanismo mais sofisticado de lock. A interface Lock permite que o desenvolvedor implemente seu próprio mecânismo de lock mas também oferece algumas implementações.

15 Lock (java.util.concurrent.locks)

16 Lock (java.util.concurrent.locks)

17 Atomic Variable Classes A estratégia de Locking tem algumas desvantagens, a principal é o baixo desempenho, o que é mais evidente em um ambiente com muitas threads, devido ao overhead de troca de contexto e tempo de espera das threads. Uma estratégia mais eficiente em termos de desempenho é a CAS(Compare and Swap), que é uma estrátegia que exige suporte do hardware. Essa estratégia é dita non-blocking.

18 Atomic Variable Classes

19 Atomic Variable Classes As Atomic Variables Classes em Java usam a estratégia CAS. AtomicInteger, AtomicLong, AtomicBoolean e AtomicReference dispõem de métodos que garantem a atomicidade das operações. Sendo assim, essas classes são threadsafe.

20 Atomic Variable Classes

21 Atomic Variable Classes

22 Visibilidade Em um ambiente de multi-threads, muitas vezes uma thread não ver o valor atualizado de uma variável que está sendo compartilhada. Isso acontece porque, geralmente, cada thread mantém uma cópia local da váriavel, em cache, para melhorá o desempenho. Sendo assim, não é garantido que uma thread veja o valor atualizado, após a mudança na variável por uma outra thread.

23 Visibilidade Para resolver esse problema a Java oferece o modificador volatile, que garante a visibilidade correta do valor da variável compartilhada. Usar esse modificador força a JVM a usar a memória principal(não o cache local). Deve-se usar variáveis voláteis quando: Escritas na variável não depende do seu próprio valor A variável não participa do invariante com outras variáveis Não é necessário bloquear (locking) a variável por qualquer outra razão

24 Visibilidade Locking pode garantir ambas visibilidade e atomicidade, já as variáveis voláteis só podem garantir a visibilidade.

25 Visibilidade

26 Deadlock

27 Thread safe Uma classe é thread safe se ela está livre de race condition. Obs: As classes Collections não são thread-safe, no entanto na própria classe Collections existem métodos que transformam coleções non-thread-safe em coleções thread-safe.

28 Thread safe

29 Thread safe

30 Thread safe

31 Exemplos de erros comuns da programação concorrente Retirados do stackoverflow.

32 Exemplos de erros comuns da programação concorrente

33 Exemplos de erros comuns da programação concorrente

34 Exemplos de erros comuns da programação concorrente

35 Exemplos de erros comuns da programação concorrente

36 Exemplos de erros comuns da programação concorrente

37 Exemplos de erros comuns da programação concorrente

38 Exemplos de erros comuns da programação concorrente

39 Exemplos de erros comuns da programação concorrente

40 Exemplos de erros comuns da programação concorrente

41 Exemplos de erros comuns da programação concorrente

42 Exemplo de resolução de erro de concorrência no SIGRH

43 Exemplo de resolução de erro de concorrência no SIGRH

44 Exemplo de resolução de erro de concorrência no SIGRH

45 Exemplo de resolução de erro de concorrência no SIGRH

46 Referências GOETZ, Java Concurrency In Practice, Addison-Wesley Professional, Chapter 15. Atomic Variables and Non-blocking Synchronization.

Aula 6: Comunicação entre processos. Instituto Federal da Bahia INF009 - Sistemas Operacionais Profª Flávia Maristela

Aula 6: Comunicação entre processos. Instituto Federal da Bahia INF009 - Sistemas Operacionais Profª Flávia Maristela Aula 6: Comunicação entre processos Instituto Federal da Bahia INF009 - Sistemas Operacionais Profª Flávia Maristela (-- motivação --) Processos em execução no sistema operacional podem ser: Independentes:

Leia mais

Sistemas Distribuídos Aula 7

Sistemas Distribuídos Aula 7 Sistemas Distribuídos Aula 7 Aula passada Atomicidade Test-and-set Locks revisitado Semáforos Dois problemas Aula de hoje Limitação dos semáforos Monitores Variáveis de condição Semântica do signal Sincronização

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais

Fundamentos de Sistemas Operacionais Fundamentos de Sistemas Operacionais Aula 6: Monitores, Troca de Mensagens e Deadlock Diego Passos Última Aulas Mecanismos de Exclusão Mútua Operações atômicas. Protocolos de controle de acesso. Spin-locks.

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS. Aula 11 - Threads e Concorrência

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS. Aula 11 - Threads e Concorrência Aula 11 - Threads e Concorrência Conteúdo Programático desta aula Apresentar os Conceitos de Threads, Concorrência e Sincronização. Verificar a aplicabilidade destes conceitos no mercado, bem como sua

Leia mais

INE5645 Programação Paralela e Distribuída - Prova 1 22/10/2012 Aluno: Parte 1 Controle de Concorrência Conceitos Básicos (2,5)

INE5645 Programação Paralela e Distribuída - Prova 1 22/10/2012 Aluno: Parte 1 Controle de Concorrência Conceitos Básicos (2,5) INE5645 Programação Paralela e Distribuída - Prova 1 22/10/2012 Aluno: Parte 1 Controle de Concorrência Conceitos Básicos (2,5) 1.1 (Verdade/Falso) Itens próprios de processos são: Espaço de endereçamento,

Leia mais

Processamento de Transações. Banco de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri

Processamento de Transações. Banco de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri Processamento de Transações Banco de Dados Introdução Ambiente multiusuário vários usuários utilizam o mesmo sistema ao mesmo tempo múltiplos programas (transações) compartilham a mesma CPU Forma de execução

Leia mais

Sistemas Operacionais. Comunicação entre processos

Sistemas Operacionais. Comunicação entre processos Sistemas Operacionais Comunicação entre processos Comunicação entre Processos Os SO s hoje são multi-tarefa Alguns processos precisam cooperar para cumprir seus objetivos Sugestões de implementação? Exemplos

Leia mais

Paradigmas de Computação Paralela (UCE Computação Paralela Distribuída)

Paradigmas de Computação Paralela (UCE Computação Paralela Distribuída) Paradigmas de Computação Paralela (UCE Computação Paralela Distribuída) Modelos de consistência de memória João Luís Ferreira Sobral jls@... 29 Março 2011 Resumo Revisão: modelos de threads Qual a necessidade

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS. Aula 12 - Threads e Concorrência em Java

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS. Aula 12 - Threads e Concorrência em Java Aula 12 - Threads e Concorrência em Java Conteúdo Programático desta aula Aplicar os conceitos e threads, processos concorrentes e sincronização em pequenos programas. Aplicar e verificar os conceitos

Leia mais

Thread. Thread. Sistemas Operacionais. Leonard B. Moreira. UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ fevereiro, / 41

Thread. Thread. Sistemas Operacionais. Leonard B. Moreira. UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ   fevereiro, / 41 Thread Sistemas Operacionais Leonard B. Moreira UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ e-mail: leonardbarreto@gmail.com.br fevereiro, 2013 1 / 41 Sumário 1 Introdução 2 Ambientes Monothread 3 Ambientes Multithread

Leia mais

Figura 01 Programa e Processo

Figura 01 Programa e Processo 02 PROCESSOS 2.1 Introdução Para poder controlar a execução dos diversos programas e o uso concorrente do processador e dos demais recursos um programa deve sempre estar sempre associado a um processo.

Leia mais

Introdução Aplicações Concorrentes Especificação de Concorrência em Programas Problemas de Compartilhamento de Recursos Exclusão Mútua Sincronização

Introdução Aplicações Concorrentes Especificação de Concorrência em Programas Problemas de Compartilhamento de Recursos Exclusão Mútua Sincronização Sincronização e Comunicação entre Processos Introdução Aplicações Concorrentes Especificação de Concorrência em Programas Problemas de Compartilhamento de Recursos Exclusão Mútua Sincronização Condicional

Leia mais

Programação Concorrente

Programação Concorrente INE 5410 Programação Concorrente Professor: Lau Cheuk Lung (turma A) INE UFSC lau.lung@inf.ufsc.br Conteúdo Programático 1. 2. Programação Concorrente 3. Sincronização 1. Condição de corrida, região critica

Leia mais

Sincronização e Comunicação entre Processos. Adão de Melo Neto

Sincronização e Comunicação entre Processos. Adão de Melo Neto Sincronização e Comunicação entre Processos Adão de Melo Neto 1 MOTIVAÇÃO 2 INTRODUÇÃO Em um sistema multiprogramado (concorrente) os processos alternam sua execução (ou seja, são executados alternadamente

Leia mais

Algoritmos Computacionais

Algoritmos Computacionais UNIDADE 1 Processador e instruções Memórias Dispositivos de Entrada e Saída Software ARQUITETURA BÁSICA UCP Unidade central de processamento MEM Memória E/S Dispositivos de entrada e saída UCP UNIDADE

Leia mais

Processos e Threads e em sistemas distribuídos. Prof. Me. Hélio Esperidião

Processos e Threads e em sistemas distribuídos. Prof. Me. Hélio Esperidião Processos e Threads e em sistemas distribuídos. Prof. Me. Hélio Esperidião Processos Sistemas operacionais modernos criam vários processadores virtuais, cada um para executar um programa. Para monitorar

Leia mais

Threads. O que é uma Thread? Paralelismo

Threads. O que é uma Thread? Paralelismo Threads em Java 1 O que é uma Thread? Paralelismo Threads Multi- threading é o mecanismo de concorrência suportado explicitamente pela linguagem Java. Os mecanismos de gerenciamento e sincronização de

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais

Fundamentos de Sistemas Operacionais Fundamentos de Sistemas Operacionais Aula 6 Gerenciamento de Memória Prof. Galvez Considerações Gerais Multiprogramação implica em manter-se vários processos em memória Memória necessita ser alocada de

Leia mais

ENADE 2011 SISTEMAS OPERACIONAIS

ENADE 2011 SISTEMAS OPERACIONAIS ENADE 2011 SISTEMAS OPERACIONAIS SOs: conteúdos comuns Gerência de processos/processador Comunicação Concorrência e Sinc. de Processos Gerenciamento de Memória Alocação de Recursos e Deadlocks Sistemas

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais

Fundamentos de Sistemas Operacionais Fundamentos de Sistemas Operacionais Aula 4: Programação Concorrente Diego Passos Últimas Aulas Processos Compostos por: Código (programa). Estado (memória, registradores). Em um sistema com multiprogramação:

Leia mais

Contato. professorluisleite.wordpress.com

Contato. professorluisleite.wordpress.com BD II Controle de Concorrência Professor: Luis Felipe Leite Contato luisleite@recife.ifpe.edu.br professorluisleite.wordpress.com Ciclo de três aulas Processamento de transações. Controle de Concorrência.

Leia mais

Programação Concorrente. 2º Semestre 2010

Programação Concorrente. 2º Semestre 2010 Programação Concorrente 2º Semestre 2 Tópicos de Hoje Assunto: Deadlocks Livro Texto Capítulo 4; Conceitos Iniciais; Tipos de Recursos; Condições necessárias para ocorrência de deadlock; Um sistemas livre

Leia mais

OpenMP: Variáveis de Ambiente

OpenMP: Variáveis de Ambiente Treinamento OpenMP C/C++ 1 TREINAMENTO OpenMP C/C++ Módulo 1 Computação de Alto Desempenho Módulo 2 OpenMP: Construtores Paralelos Módulo 3 OpenMP: Diretivas de sincronização Módulo 4 OpenMP: Funções de

Leia mais

Gerenciamento de Transações em Banco de Dados

Gerenciamento de Transações em Banco de Dados Gerenciamento de Transações em Banco de Dados Daniela Barreiro Claro MAT A60 Aula 13 Introdução à Transação 2 Transação É uma coleção de operações que formam uma única unidade lógica As transações acessam

Leia mais

Banco de Dados Relacional

Banco de Dados Relacional Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco Curso de Tecnologia em Sistemas de Informação Banco de Dados Relacional Renata Lúcia Mendonça Ernesto do Rêgo rlrego@yahoo.com 1 Plano de Ensino Objetivo

Leia mais

LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO. Resenha Livro Sistemas Operacionais 4ª edição Capítulo quatro: Gerencia do processador

LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO. Resenha Livro Sistemas Operacionais 4ª edição Capítulo quatro: Gerencia do processador LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO Resenha Livro Sistemas Operacionais 4ª edição Capítulo quatro: Gerencia do processador SANTO AMARO 2012 JEANDERVAL SANTOS DO CARMO RESENHA Resenha do quarto capítulo: Gerencia

Leia mais

SSC510 Arquitetura de Computadores 1ª AULA

SSC510 Arquitetura de Computadores 1ª AULA SSC510 Arquitetura de Computadores 1ª AULA REVISÃO DE ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Arquitetura X Organização Arquitetura - Atributos de um Sistema Computacional como visto pelo programador, isto é a estrutura

Leia mais

Sincronização e Comunicação entre Processos

Sincronização e Comunicação entre Processos Sincronização e Comunicação entre Processos Monitores/Semáforos Semáforos Mecanismos de sincronização nãoestruturados; Exige do desenvolvedor bastante cuidado, pois qualquer engano pode levar a problemas.

Leia mais

Computadores e Programação (DCC/UFRJ)

Computadores e Programação (DCC/UFRJ) Computadores e Programação (DCC/UFRJ) Aula 3: 1 2 3 Abstrações do Sistema Operacional Memória virtual Abstração que dá a cada processo a ilusão de que ele possui uso exclusivo da memória principal Todo

Leia mais

Programação concorrente (processos e threads)

Programação concorrente (processos e threads) Programação concorrente (processos e threads) Programação concorrente Por que precisamos dela? Para utilizar o processador completamente Paralelismo entre CPU e dispositivos de I/O Para modelar o paralelismo

Leia mais

Sistemas Operacionais. Sincronização: Semáforos Problema dos Leitores/Escritores

Sistemas Operacionais. Sincronização: Semáforos Problema dos Leitores/Escritores Sistemas Operacionais Sincronização: Semáforos Problema dos Leitores/Escritores Autoria Autores Eduardo André Mallmann 0905/96-9 João Paulo Reginatto 1530/96-0 Local Instituto de Informática UFRGS disciplina:

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Sistemas Distribuídos Transações atômicas Conteúdo O modelo transacional Armazenamento estável Primitivas transacionais Propriedades das transações Transações aninhadas Implementação Área de trabalho privada

Leia mais

Linguagens de Programação

Linguagens de Programação Linguagens de Programação Fabio Mascarenhas - 2015.2 http://www.dcc.ufrj.br/~fabiom/lp Introdução Quais das expressões abaixo têm o mesmo significado? (vector-ref a 42) Introdução Quais das expressões

Leia mais

Controle de Transação

Controle de Transação Curso: Ciência da Computação Disciplina: Banco de Dados Campus Lages Controle de Transação Prof. Edjandir C. Costa edjandir.costa@ifsc.edu.br Agenda Conceitos de transação e sistema Propriedades desejáveis

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto Sistemas Operacionais Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Fundamentos Paradigma do produtor-consumidor Sincronização de Processos Produtor while (count == BUFFER_SIZE) ; //no-op //adiciona

Leia mais

Linguagem de Programação II

Linguagem de Programação II Linguagem de Programação II Carlos Eduardo Ba6sta Centro de Informá6ca - UFPB bidu@ci.ufpb.br Mo6vação Adaptar a estrutura lógica de um problema (Ex.: Servidores Web). Lidar com disposi6vos independentes

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Programação Concorrente Impasses Edson Moreno edson.moreno@pucrs.br http://www.inf.pucrs.br/~emoreno Sumário Princípios de Deadlock Técnicas de solução do problema Prevenir a ocorrência

Leia mais

18/10/2010. Unidade de Controle Controle. UC Microprogramada

18/10/2010. Unidade de Controle Controle. UC Microprogramada Arquitetura de Computadores Unidade de Controle Controle Microprogramado Prof. Marcos Ribeiro Quinet de Andrade Universidade Federal Fluminense - UFF Pólo Universitário de Rio das Ostras - PURO UC Microprogramada

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Processos - Parte 1 Prof. Dr. Fábio Rodrigues de la Rocha (Processos - Parte 1) 1 / 46 Um aspecto importante no estudo sobre sistemas operacionais é o gerenciamento de processos.

Leia mais

Exercícios de Sistemas Operacionais 3 B (1) Gerência de Dispositivos de Entrada e Saída

Exercícios de Sistemas Operacionais 3 B (1) Gerência de Dispositivos de Entrada e Saída Nome: Exercícios de Sistemas Operacionais 3 B (1) Gerência de Dispositivos de Entrada e Saída 1. A gerência de dispositivos de entrada e saída é uma das principais e mais complexas funções de um sistema

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Entrada e Saída Norton Trevisan Roman Marcelo Morandini Jó Ueyama Apostila baseada nos trabalhos de Kalinka Castelo Branco, Antônio Carlos Sementille, Luciana A. F. Martimiano e nas

Leia mais

Programação de Sistemas em Tempo Real

Programação de Sistemas em Tempo Real BCC722 Programação de Sistemas em Tempo Real Processos Prof. Charles Garrocho O conceito de processo Um S.O. executa uma variedade de programas Sistemas de tempo compartilhado: programas Processo: um programa

Leia mais

Componentes do Sistema Operacional (Parte 1)

Componentes do Sistema Operacional (Parte 1) Componentes do Sistema Operacional (Parte 1) Sistemas Operacionais Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal de São Paulo IFSP Campus Campos do Jordão garrocho.ifspcjo.edu.br/oso charles.garrocho@ifsp.edu.br

Leia mais

Modelo de Programação Paralela

Modelo de Programação Paralela Modelo de Programação Paralela As arquiteturas paralelas e distribuídas possuem muitos detalhes Como especificar uma solução paralela pensando em todos esses detalhes? O que queremos? Eecutar a solução

Leia mais

SIMULAÇÃO DE MÁQUINA DE REGISTRADORES COM MÁQUINA DE TURING MULTIFITA

SIMULAÇÃO DE MÁQUINA DE REGISTRADORES COM MÁQUINA DE TURING MULTIFITA SIMULAÇÃO DE MÁQUINA DE REGISTRADORES COM MÁQUINA DE TURING MULTIFITA Neste trabalho você deverá construir e testar, com a ferramenta JFLAP, uma MT multifita que simula o funcionamento de um computador

Leia mais

Sistemas Operacionais. Interrupção e Exceção

Sistemas Operacionais. Interrupção e Exceção Sistemas Operacionais Interrupção e Exceção Interrupção e Exceção Durante a execução de um programa podem ocorrer alguns eventos inesperados, ocasionando um desvio forçado no seu fluxo de execução. Estes

Leia mais

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul UEMS Curso de Ciência da Computação Disciplina de Algoritmos Paralelos e Distribuídos

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul UEMS Curso de Ciência da Computação Disciplina de Algoritmos Paralelos e Distribuídos Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul UEMS Curso de Ciência da Computação Disciplina de Algoritmos Paralelos e Distribuídos Pensando em Paralelo Pensar em paralelo é uma tarefa que exige disciplina

Leia mais

Capítulo 2 Processos e Threads

Capítulo 2 Processos e Threads Capítulo 2 Processos e Threads 2.1 Processos 2.2 Threads 2.3 Comunicação interprocesso 2.4 Problemas clássicos de IPC 2.5 Escalonamento 1 Processos O Modelo de Processo Multiprogramação de quatro programas

Leia mais

SOP - TADS Threads. Revisão Ultima aula. Programa em execução Cada processo têm sua própria CPU

SOP - TADS Threads. Revisão Ultima aula. Programa em execução Cada processo têm sua própria CPU SOP - TADS Threads Prof. Ricardo José Pfitscher dcc2rjp@joinville.udesc.br Material cedido por: Prof. Rafael Rodrigues Obelheiro Prof. Maurício Aronne Pillon Revisão Ultima aula Processos [1/3] Conceito:

Leia mais

Comunicação entre processos

Comunicação entre processos Universidade Federal do Acre Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Bacharelado em Sistemas de Informação Comunicação entre processos Macilon Araújo Costa Neto macilon@ufac.br Capítulo 2 do livro do

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Introdução 2 a edição Revisão: Fev/2003 Sistemas Operacionais Programação concorrente Capítulo 3 Programa executado por apenas um processo é dito de programa seqüêncial Existe apenas um fluxo de controle

Leia mais

Capítulo 2. Multiprogramação. Conteúdo. Objetivo. Recordando. Recordando. DCA-108 Sistemas Operacionais

Capítulo 2. Multiprogramação. Conteúdo. Objetivo. Recordando. Recordando. DCA-108 Sistemas Operacionais DCA-108 Sistemas Operacionais Capítulo 2 Luiz Affonso Guedes www.dca.ufrn.br/~affonso affonso@dca.ufrn.br Multiprogramação Luiz Affonso Guedes 1 Luiz Affonso Guedes 2 Conteúdo Caracterização de um SO Moderno

Leia mais

Sincronização e comunicação entre processos

Sincronização e comunicação entre processos Sistemas Operacionais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Sincronização e comunicação entre processos Em um sistema multiprogramável com

Leia mais

Acessos não uniforme à memória em sistemas distribuídos Orientador: Prof. Dr. Norian Marranghello

Acessos não uniforme à memória em sistemas distribuídos Orientador: Prof. Dr. Norian Marranghello Acessos não uniforme à memória em sistemas distribuídos Orientador: Prof. Dr. Norian arranghello Alunos: Hugo Brandão Uchoa Renato oreno Peixoto de ello 1. Introdução Existem 3 paradigmas importantes que

Leia mais

É um sinal elétrico periódico que é utilizado para cadenciar todas as operações realizadas pelo processador.

É um sinal elétrico periódico que é utilizado para cadenciar todas as operações realizadas pelo processador. Universidade Estácio de Sá Curso de Informática Disciplina de Organização de Computadores II Prof. Gabriel P. Silva - 1 o Sem. / 2005 2 ª Lista de Exercícios 1) O que é o relógio de um sistema digital?

Leia mais

Capítulo 6 Nível do Sistema Operacional

Capítulo 6 Nível do Sistema Operacional Capítulo 6 Nível do Sistema Operacional - Sistema Operacional: Programa que, do ponto de vista do programador, adiciona uma grande quantidade de instruções e funcionalidades bem além das disponibilizadas

Leia mais

Banco de Dados I. Aula 18 - Prof. Bruno Moreno 22/11/2011

Banco de Dados I. Aula 18 - Prof. Bruno Moreno 22/11/2011 Banco de Dados I Aula 18 - Prof. Bruno Moreno 22/11/2011 Plano de Aula Introdução SPT Sistemas monousuários e multiusuários Sistemas multiprogramados Transação - Definição Concorrência de Transações Log

Leia mais

Sistemas Operativos. Objetivo. Entrega do Questionário. Exercício 1. Exercício 2. Exercício 3. Exercício 4. Grupo 1 Introdução

Sistemas Operativos. Objetivo. Entrega do Questionário. Exercício 1. Exercício 2. Exercício 3. Exercício 4. Grupo 1 Introdução Sistemas Operativos Objetivo O objetivo deste questionário é levá-lo a rever os conceitos básicos dos sistemas operativos, bem como os algoritmos de scheduling e mecanismos de sincronização estudados.

Leia mais

Prof. Silvana Rossetto 9 de julho de DCC/IM/UFRJ

Prof. Silvana Rossetto 9 de julho de DCC/IM/UFRJ Computação Concorrente (MAB117) Gabarito Segunda Prova Prof. Silvana Rossetto 9 de julho de 2015 1 DCC/IM/UFRJ Questão 1 (2,5 pts) O código Java abaixo implementa uma solução para o problema do barbeiro

Leia mais

Sistemas Operacionais Aula 3

Sistemas Operacionais Aula 3 Sistemas Operacionais Aula 3 Anderson L. S. Moreira anderson.moreira@recife.ifpe.edu.br http://dase.ifpe.edu.br/~alsm Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Informação Recife - PE O que fazer

Leia mais

Algoritmos de escalonamento

Algoritmos de escalonamento Algoritmos de escalonamento Escalonamento de Processos Sistemas Interativos Algoritmos para Sistemas Interativos: First-Come-First-Served (FIFO) Round-Robin; Prioridade; Múltiplas Filas; Utilizam escalonamento

Leia mais

Programação Paralela e Distribuída

Programação Paralela e Distribuída INE 5645 Programação Paralela e Distribuída Professor: Lau Cheuk Lung (turma A) INE UFSC lau.lung@inf.ufsc.br Conteúdo Programático 1. Introdução 2. Programação Paralela 3. Controle de Concorrência 4.

Leia mais

PROCESSADORES Unidade de Controle Unidade Aritmética e Lógica efetua memória de alta velocidade registradores Program Counter Instruction Register

PROCESSADORES Unidade de Controle Unidade Aritmética e Lógica efetua memória de alta velocidade registradores Program Counter Instruction Register PROCESSADORES Um computador digital consiste em um sistema interconectado de processadores, memória e dispositivos de entrada e saída. A CPU é o cérebro do computador. Sua função é executar programas armazenados

Leia mais

Faculdade de Computação 3 a Prova de Arquitetura e Organização de Computadores 2 Parte I Prof. Cláudio C. Rodrigues

Faculdade de Computação 3 a Prova de Arquitetura e Organização de Computadores 2 Parte I Prof. Cláudio C. Rodrigues Faculdade de Computação 3 a Prova de Parte I Prof. Cláudio C. Rodrigues Nome: Matrícula: Valor: 15 Nome: Matrícula: Valor: 15 Nome: Matrícula: Valor: 15 Nome: Matrícula: Valor: 15 Problemas: P1. Qual o

Leia mais

Processos. Prof. Gustavo Leitão

Processos. Prof. Gustavo Leitão Processos Prof. Gustavo Leitão Campus Natal Central Disciplina Programação para Ambiente de Redes Baseada na Aula do Prof. Ricardo Valentim 5/3/2010 Objetivo da Aula 5/3/2010 PLANO DE AULA Processos Processos:

Leia mais

Linguagens de Programação Classificação

Linguagens de Programação Classificação Classificação Classificação A proximidade que a linguagem de programação tem com a humana determina sua classe (o nível): Linguagem de máquina (primeira geração) Linguagem assembly - de montagem (segunda

Leia mais

Introdução a Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto

Introdução a Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto Introdução a Sistemas Operacionais Adão de Melo Neto 41 Definição de SO Sistema Operacional É um conjunto de rotinas (programa) executado pelo processador que controla o funcionamento do computador como

Leia mais

SSC510 Arquitetura de Computadores. 8ª aula

SSC510 Arquitetura de Computadores. 8ª aula SSC510 Arquitetura de Computadores 8ª aula ARQUITETURAS MIMD COM MEMÓRIA COMPARTILHADA COERÊNCIA DE CACHE PROFA. SARITA MAZZINI BRUSCHI Memórias Cache Políticas de Atualização As memórias caches possuem

Leia mais

ENDEREÇAMENTO DE INSTRUÇÕES. Adão de Melo Neto

ENDEREÇAMENTO DE INSTRUÇÕES. Adão de Melo Neto ENDEREÇAMENTO DE INSTRUÇÕES Adão de Melo Neto 1 TIPOS DE OPERAÇÕES 2 TIPOS DE OPERAÇÕES TIPOS DE INSTRUÇÕES/OPERAÇÕES (RELEMBRANDO) 3 INTRODUÇÃO TIPOS DE INSTRUÇÕES/OPERAÇÕES (RELEMBRANDO) 4 INTRODUÇÃO

Leia mais

Conceito Básicos de Programação com Objetos Distribuídos. Programação com Objetos Distribuídos (C. Geyer) Conceitos de POD 1

Conceito Básicos de Programação com Objetos Distribuídos. Programação com Objetos Distribuídos (C. Geyer) Conceitos de POD 1 Conceito Básicos de Programação com Objetos Distribuídos Programação com Objetos Distribuídos (C. Geyer) Conceitos de POD 1 Autoria Autor C. Geyer Local Instituto de Informática UFRGS disciplina : Programação

Leia mais

Intel Thread Checker

Intel Thread Checker Intel Thread Checker Agenda O que é o Intel Thread Checker? Detectando condições de corrida O Thread Checker como uma ferramenta para desenvolvimento de threads Outros erros de threads Checando thread-safety

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Java Básico Carga horária: 24 horas TreinaWeb Tecnologia LTDA CNPJ: 06.156.637/0001-58 Av. Paulista, 1765 - Conj 71 e 72 São Paulo - SP CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1 - Um pouco sobre o

Leia mais

Estrutura dos Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto

Estrutura dos Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto Estrutura dos Sistemas Operacionais Adão de Melo Neto 1 Sistema Operacional -São partes do SO -São ferramentas de apoio ao usuário -São formas de acessar as rotinas do kernel O Sistema Operacional é formado

Leia mais

Métodos de implementação de linguagens. Kellen Pinagé

Métodos de implementação de linguagens. Kellen Pinagé Métodos de implementação de linguagens Kellen Pinagé Sumário Métodos de implementação de linguagens Compilação Interpretação pura Híbrido Métodos de implementação de linguagens Principais componentes de

Leia mais

Notas da Aula 14 - Fundamentos de Sistemas Operacionais

Notas da Aula 14 - Fundamentos de Sistemas Operacionais Notas da Aula 14 - Fundamentos de Sistemas Operacionais 1. Dispositivos de E/S Uma operação de entrada e saída é aquela que envolve a leitura ou escrita de dados a partir de dispositivos que estão fora

Leia mais

Modificadores de acesso e atributos de classe

Modificadores de acesso e atributos de classe Modificadores de acesso e atributos de classe Material baseado na apostila FJ-11: Java e Orientação a Objetos do curso Caelum, Ensino e Inovação, disponível para download em http://www.caelum.com.br/apostilas/

Leia mais

Lock. Administração de Banco de Dados

Lock. Administração de Banco de Dados Lock Administração de Banco de Dados 1 Tópicos o Lock o Tipos de Lock o Recursos que podem ser bloqueados o Dica de Lock sobre uma Tabela o Dica de Lock em uma Sessão o Compatibilidade entre Locks 2 Lock

Leia mais

INE 5645 Programação Paralela e Distribuída

INE 5645 Programação Paralela e Distribuída INE 5645 Programação Paralela e Distribuída Prof. João Bosco M. Sobral INE - UFSC bosco@inf.ufsc.br Urian K. Bardemaker PPGCC - INE - UFSC uriank@gmail.com Unidade 2 Programação Concorrente Processos Threads

Leia mais

Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto

Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto Sistemas Operacionais Adão de Melo Neto 1 Computador Digital (Hardware) 2 Computador Digital Constituído por um conjunto de componentes interligados (hardware): processadores, memórias, registradores,

Leia mais

Banco de Dados. Introdução. Profa. Flávia Cristina Bernardini

Banco de Dados. Introdução. Profa. Flávia Cristina Bernardini Banco de Dados Introdução Profa. Flávia Cristina Bernardini * Slides Baseados no material elaborado pelos professores Eduardo R. Hruschka, Cristina D. A. Ciferri e Elaine Parros Machado Motivação Operações

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Prof. Fabio Augusto Oliveira Processos O processador é projetado apenas para executar instruções, não sendo capaz de distinguir qual programa se encontra em execução. A gerência de

Leia mais

Vamos estudar o que se entende por «programação», que é uma linguagem de programação e ver algumas terminologias própria de programação e como

Vamos estudar o que se entende por «programação», que é uma linguagem de programação e ver algumas terminologias própria de programação e como Vamos estudar o que se entende por «programação», que é uma linguagem de programação e ver algumas terminologias própria de programação e como utilizá-la. 1 Por si só, uma equipe não é muito inteligente.

Leia mais

Estrutura dos Sistemas Operacionais. Sérgio Portari Júnior

Estrutura dos Sistemas Operacionais. Sérgio Portari Júnior Estrutura dos Sistemas Operacionais Sérgio Portari Júnior - 2016 1 Sistema Operacional - Formas de acessar o KERNEL do SISTEMA OPERACIONAL (SO) - A linguagem de comandos faz parte do SO O Sistema Operacional

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais

Fundamentos de Sistemas Operacionais Fundamentos de Sistemas Operacionais Aula 5 Gerenciamento de Processos Prof. Belarmino Execução de Processos Já vimos que o processador executa os processos entregando uma fatia de tempo (time slice) para

Leia mais

Capítulo 10: Interface de Sistemas de Arquivos. Operating System Concepts 8 th Edition

Capítulo 10: Interface de Sistemas de Arquivos. Operating System Concepts 8 th Edition Capítulo 10: Interface de Sistemas de Arquivos Silberschatz, Galvin and Gagne 2009 Objetivos Explicar a função de sistemas de arquivos Descrever a interface para sistemas de arquivos Discutir questões

Leia mais

Questões de Múltipla escolha

Questões de Múltipla escolha ATPS Sistemas Operacionais Professor Matheus de Lara Calache Valor total do trabalho: 10 Cada resposta vale 0,34. Questões de Múltipla escolha 1) Processos podem ser organizados em filas como Fila de Prontos

Leia mais

Requisitos Mínimos. 1GB de espaço em disco 2GB de memória (recomendável 4GB) Versão mais recente do Java Acesso a Internet

Requisitos Mínimos. 1GB de espaço em disco 2GB de memória (recomendável 4GB) Versão mais recente do Java Acesso a Internet MANUAL DO USUÁRIO Requisitos Mínimos 1GB de espaço em disco 2GB de memória (recomendável 4GB) Versão mais recente do Java Acesso a Internet 2 Sumário Introdução: 1.0 Instalação 2.0 Login 3.0 Criação de

Leia mais

Estudo de extensões da linguagem Java que suportam memórias transacionais em software

Estudo de extensões da linguagem Java que suportam memórias transacionais em software UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA Estudo de extensões da linguagem Java que suportam memórias transacionais em software por Marcos Gonçalves Echevarria

Leia mais

Contato. professorluisleite.wordpress.com

Contato. professorluisleite.wordpress.com BD II Recuperação de Falhas Professor: Luis Felipe Leite Contato luisleite@recife.ifpe.edu.br professorluisleite.wordpress.com Ciclo de três aulas Processamento de transações. Controle de Concorrência.

Leia mais

Scheduler Baseado em Timestamp

Scheduler Baseado em Timestamp Scheduler Baseado em Timestamp Técnica na qual toda transação Tx possui uma marca timestamp (TS(Tx)) Princípio de funcionamento (TS-Básico) no acesso a um item de dado D por operações conflitantes, a ordem

Leia mais

CP Introdução à Informática Prof. Msc. Carlos de Salles

CP Introdução à Informática Prof. Msc. Carlos de Salles CP 1015.1 Prof. Msc. Carlos de Salles PROGRAMA 1. CONCEITO DE SISTEMAS 1.1 Sistemas e sua classificação 1.2 Informações e Dados 1.3 O Processamento de Dados 1.4 O Computador e sua História 2. ESTRUTURA

Leia mais

Linguagem de Descrição de algoritmos

Linguagem de Descrição de algoritmos FTC Faculdade de Tecnologia e Ciências Engenharia Civil 1º Semestre Linguagem de Descrição de algoritmos Rafael Barbosa Neiva rafael@prodados.inf.br Definição - Algoritmo Diariamente, executamos uma série

Leia mais

Gerência de Dispositivos. Adão de Melo Neto

Gerência de Dispositivos. Adão de Melo Neto Gerência de Dispositivos Adão de Melo Neto 1 Gerência de Dispositivos Introdução Acesso ao Subsistema de E/S Subsistema de E/S Device Drivers Controladores Dispositivos de E/S Discos Magnéticos Desempenho,

Leia mais

Barramento. Prof. Leonardo Barreto Campos 1

Barramento. Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Barramento Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Sumário Introdução; Componentes do Computador; Funções dos Computadores; Estrutura de Interconexão; Interconexão de Barramentos Elementos de projeto de barramento;

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais 04 Processos Introdução Um sistema de computação quase sempre tem mais atividades a executar que o número de processadores disponíveis. Diferentes tarefas têm necessidades distintas

Leia mais

Introdução à Lógica de Programação. Adaptação de Luis Otavio Alvares

Introdução à Lógica de Programação. Adaptação de Luis Otavio Alvares 1 Introdução à Lógica de Programação Adaptação de Luis Otavio Alvares 2 Elaboração de um programa Problema Análise Programa Algoritmo 3 Processo de geração de um programa Análise do problema: Ler atentamente

Leia mais

Gerência de memória III

Gerência de memória III Gerência de memória III Eduardo Ferreira dos Santos Ciência da Computação Centro Universitário de Brasília UniCEUB Maio, 2016 1 / 45 Sumário 1 Memória Virtual Segmentação Paginação 2 Alocação de páginas

Leia mais

Aula 06 - Máquina Multinível e Von Neumann

Aula 06 - Máquina Multinível e Von Neumann Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Instalação e Organização de Computadores Aula 06 - Máquina Multinível e Von Neumann Prof. Diego Pereira

Leia mais

SO: Escalonamento. Sistemas Operacionais Flavio Figueiredo (http://flaviovdf.github.io)

SO: Escalonamento. Sistemas Operacionais Flavio Figueiredo (http://flaviovdf.github.io) SO: Escalonamento Sistemas Operacionais 2017-1 Flavio Figueiredo (http://flaviovdf.github.io) 1 Aonde Estamos Processos Chapt 3 Threads Chapt 4 Vamos pular o Chapt 5 brevemente Sincronização e comunicação

Leia mais