Comentários 2ª fase XXIII Exame de Ordem Prova Prático-Profissional Prova Tipo - Direito do Trabalho. Peça Prático-Profissional

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Comentários 2ª fase XXIII Exame de Ordem Prova Prático-Profissional Prova Tipo - Direito do Trabalho. Peça Prático-Profissional"

Transcrição

1 Comentários 2ª fase XXIII Exame de Ordem Prova Prático-Profissional Prova Tipo - Direito do Trabalho Peça Prático-Profissional Excelentíssimo Senhor Juiz da 50ª Vara do Trabalho de João Pessoa PB Autos do processo nº 1234 Loteria Alfa Ldta, já devidamente qualificada, nos autos do processo em epígrafe, por seu advogado que a presente subscreve e com instrumento de procuração em anexo, vem, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no art. 847 da Consolidação das Leis do Trabalho CLT, propor a sua CONTESTAÇÃO a todos os termos da reclamação trabalhista movida por Hamilton, impugnando desde já todos os fatos e fundamentos nela contido, pelos fatos e direito a seguir apresentados. 1. DOS FATOS O reclamante foi admitido pela reclamada no dia 13/01/2010 e foi dispensado sem justa causa no dia 25 de março de Laborava de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h, com uma hora de intervalo intrajornada. Eis um breve relato dos fatos. 2. DA PRELIMINARES INÉPCIA DA INICIAL INDEFERIMENTO DA PETIÇÃO INICIAL O reclamante afirma que laborou por três meses substituindo o gerente da reclamante enquanto esteve afastado recebendo benefício de auxílio doença e que neste período não recebeu nenhum acréscimo salarial. No rol dos pedidos o reclamante não apresenta nenhuma pretensão relacionada à referida causa de pedir, ou seja, deixa a sua inicial inepta nos termos do art. 330, 1º, I, do CPC. Desta maneira, em razão da ausência de pedido quanto ao acréscimo salarial referente ao período da substituição descrito na causa de pedir, requer o indeferimento da petição inicial nos termos do art. 330, I, do Código de Processo Civil CPC. DE PRESCRIÇÃO O reclamante propôs a presente reclamação trabalhista no dia 30 de abril de 2017 e pleiteia a condenação da reclamada ao pagamento de rubricas sem a necessária delimitação do período.

2 Considerando que o reclamante foi admitido em 13 de janeiro de 2010, que a ação foi proposta da data acima e observando o regramento contido no art. 7º, XXIX da Constituição Federal CF e art. 11 da CLT, requer o acolhimento desta preliminar de prescrição quinquenal para declarar como sendo prescritas todas as pretensões anteriores a 30 de abril de DO MÉRITO Adentra-se no mérito apenas em observância ao primado da eventualidade que rege o processo, pois a reclamada não acredita que a preliminar pugnando o indeferimento da inicial seja ultrapassado. DO ADICIONAL DE PERICULOSIDADE O reclamante afirma em sua inicial que permanecia uma vez por semana e por 10 minutos em área de risco (subestação de energia), razão pela qual pugna pela condenação da reclamada ao pagamento de adicional de periculosidade. Improcede a alegação do reclamante quanto à pretensão ao adicional de periculosidade, pois tal adicional não é devido quando a exposição ao risco é eventual como apresentado. Portanto, a pretensão do reclamante contraria o contido no art. 193 da CLT que exige a implicação de risco acentuado em virtude de exposição permanente do trabalhador a energia elétrica, além de estar em sentido oposto ao disposto na OJ 324da SDI- 1 do Tribunal Superior do Trabalho - TST. DAS PRETENSAS VANTAGENS PREVISTAS EM NORMA COLETIVA DOS BANCÁRIOS Na inicial o reclamante requer a aplicação das vantagens previstas nas normas coletivas dos bancários. Sem razão o reclamante. Nos termos da Súmula 374 do TST há vedação expressa no particular, pois o empregado integrante de categoria profissional diferenciada não tem o direito de haver de seu empregador vantagens previstas em instrumento coletivo no qual a empresa não foi representada por órgão de classe de sua categoria. Portanto, como a reclamada não teve a sua representatividade no instrumento coletivo cuja aplicação é pretendida pelo reclamante, requer a total improcedência do pedido do reclamante. REINTEGRAÇÃO NO EMPREGO O reclamante registrou a sua candidatura como presidente do sindicato das lotéricas no curso do aviso prévio por ele recebido da reclamada e pretende a sua reintegração no emprego por entender que supostamente tem direito à estabilidade no emprego. Indevido pedido do reclamante haja visa que o não há estabilidade para o dirigente ou representante sindical que registra sua candidatura no curso do aviso prévio. Tal fundamento se extrai do contido na Súmula 369, V do Colendo Tribunal Superior do Trabalho TST. Improcedente deve ser o pedido.

3 HORAS EXTRAS Requer na inicial a condenação da reclamada às horas extras, contudo a jornada do reclamante não ultrapassava a jornada legal prevista no art. 7, XIII da CF, ou seja, não ultrapassava 44h por semana. Ainda que esse não fosse o entendimento a ser adotado e que o reclamante se enquadrasse numa categoria diferenciada, melhor sorte não ampararia sua pretensão uma vez que sequer ultrapassa a jornada mínima de 36h por semana. Desse modo, improcede o pedido de horas extras e eventuais reflexos. VALE TRANSPORTE DO PERÍODO DO HOME OFFICE E SOBREAVISO No período em que o reclamante laborou na modalidade home office não lhe foi pago o valor do vale transporte, entretanto na presente demanda consta no rol dos pedidos essa pretensão. Sem razão o reclamante, pois referido vale somente é devido quando imprescindível à utilização pelo empregado do transporte público coletivo para se deslocar da residência ao labor e vice versa, o que não é o caso dos autos em razão do empregado estar vinculado à modalidade home office. Desta feita, requer a improcedência do pedido com supedâneo no art. 1º, da Lei nº 7.418/85. Improcede também a alegação de horas de sobreaviso, primeiro pelo fato de jamais permanecer à disposição do empregador ou aguardando suas ordens após a jornada de trabalho e também em razão de não haver distinção entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador e o executado no domicílio do empregado, isto é, sopesando o contido no art. 6º da CLT reafirma-se a total improcedência da pretensão autoral, especialmente por não haver cerceamento da liberdade do trabalhador após o término da jornada diária de trabalho onde jamais lhe foi exigido qualquer atividade ou horas de sobreaviso em favor do empregador. TICKET PREVISTO EM NORMA COLETIVA CELEBRADA COM OUTRA EMPRESA O reclamante requer a condenação da reclamada ao pagamento do ticket previsto em acordo coletivo de trabalho celebrado com empresa totalmente estranha à reclamada, ou seja, está pretendendo a aplicação de cláusulas de acordo de caráter normativo não aderido pela reclamada. Como a reclamada não aderiu ao contido no acordo coletivo de trabalho, impossível a sua aplicação no âmbito dos seus quadros. Inteligência do art. 611, 1º da CLT. Somada a não aplicação de acordo celebrado com outra empresa e cujo qual a reclamada não participou, ainda aplica-se o contido na Súmula 374 do TST. Por todo o exposto, requer a total improcedência da pretensão autoral.

4 DO VALE-CULTURA Requer o reclamante a integração do vale-cultura ao seu salário. Apesar de ser uma utilidade não é considerado como salário. Logo, impossível a sua integração e repercussão em outras verbas. Portanto, não merece consideração a pretensão do demandante haja vista não ter natureza salarial ou haver integração do vale-cultura ao salário por expressa previsão contida no art. 458, 2º, VIII da CLT. Indeferido deve ser o pedido. 4. IMPUGNAÇÃO AOS DOCUMENTOS A reclamada impugna todos os documentos acostados à inicial por não socorrerem a pretensão do reclamante e em especial impugna o acordo coletivo assinado pela Lotérica Beta Ltda e a norma coletiva dos bancários de 2010 a 2017, sendo o primeiro por não vincular a reclamada nos termos do art. 611, 1º da CLT e a norma coletiva por não ser o reclamante bancário e por referida norma não ser aplicada ao presente caso nos termos da Súmula 374 do TST. 5. DOS PEDIDOS Por todo o exposto, requer a reclamada o acolhimento da preliminar de indeferimento da petição inicial e se ultrapassada, o que se admite apenas por eventualidade, então, que seja acolhida a preliminar de prescrição quinquenal apresentada, bem como que todos os pedidos do reclamante sejam julgados totalmente improcedentes nos termos da fundamentação supra. Protesta provar o alegado com todos os meios de prova em direito admitidos, especialmente o documental, o pericial, o testemunhal e o depoimento pessoal do reclamante. O patrono subscritor da presente peça declara a autenticidade dos documentos que a instruem nos termos da lei. Prof. Stevão Gandh Nestes termos, pede deferimento. Local e data. Advogado OAB Advogado militante. Especialista em Direito Público. Palestrante e Parecerista na área de direito do trabalho, especialmente em cursos de prevenção de passivos trabalhista. Professor de Direito do Centro Universitário do Distrito Federal UDF na disciplina Direito Processual do Trabalho. Professor de Direito da Faculdade Projeção FAPRO na disciplina Direito Processual do Trabalho e Direito do Trabalho. Professor de Cursos Preparatórios para Concurso Público.

5 Questões Escritas Discursivas Questão 1 a) O aluno deveria responder que a empresa não poderia anotar as condutas faltosas da trabalhadora Rosa, tendo em vista que caracterizariam informações desabonadoras, o que é vedado pelo art. 29, 4º da CLT e art. 8º da Portaria n. 41/2007 do Ministério do Trabalho. b) O aluno deveria responder que o prazo para anotação da CTPS é aquele previsto no art. 29, caput da CLT, ou seja, 48 horas. Questão 2 a) O aluno deveria responder que a tese a ser sustentada é de que as dispensas são inválidas. Primeiro, porque a greve é um direito fundamental dos trabalhadores, nos termos do art. 9º, caput, da CF e art. 1º da Lei n /89. Segundo, porque o art. 7º, p. único da Lei n /89 veda a rescisão do contrato de trabalho durante a greve. Por fim, o próprio entendimento do STF é no sentido de que a simples adesão à greve não constitui falta grave (S. 316 do STF). b) O aluno deveria responder que a tese a ser adotada pela sociedade empresária seria no sentido de que a greve é hipótese de suspensão do contrato de trabalho, nos termos do art. 7º, caput da Lei n /89, de modo que, no período de greve, não há falar em contagem de tempo de serviço tampouco em pagamento de salário. Ademais, as obrigações relativas ao período de greve deverão ser regidas por acordo, convenção, laudo arbitral ou decisão da Justiça do Trabalho, nos termos do art. 7, caput da Lei n /89. Prof. Leandro Alencar Direito do Trabalho Graduado em Direito, especialista em Direito e Processo do Trabalho pelo Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP, com atualização em Direito e Processo do Trabalho em cursos livres; Professor do curso Prática Trabalhista, Pesquisador em diversos temas do Direito do Trabalho, inclusive trabalho infantil, discriminação no ambiente de trabalho e precarização da relação empregatícia.

6 Questão 3 João Henrique foi contratado como caseiro (...) Resposta: a) Considerando que existem inúmeros beneficiários do crédito trabalhista do empregado falecido e que não há certeza quanto aos legitimados para o recebimento dos valores, nos termos do art. 335, IV do Código Civil, a medida judicial cabível para melhor amparar a obrigação do empregador é propor ação de consignação em pagamento na Justiça do Trabalho (art. 114, I da Constituição Federal) nos termos do art. 539 e seguintes do Código de Processo Civil aplicado subsidiariamente nos temos do art. 769 da Consolidação das Leis do Trabalho. Importante ainda asseverar que no polo passivo da demanda serão incluídos todos os possíveis beneficiários dos créditos do falecido. b) A natureza jurídica da relação estabelecida entre João Henrique e Maria Fernanda é típica relação de emprego doméstico, pois se enquadra perfeitamente no conceito contido no art. 1º, da Lei Complementar nº 150/2015, ou seja, é pessoa física que presta serviços de forma contínua, subordinada, onerosa e pessoal e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família, no âmbito residencial destas, por mais de 2 (dois) dias por semana. Questão 4 Em uma relação que se encontra a fase de execução (...) Resposta: a) O início do prazo para a parte apresentar os embargos do devedor é de 5 (cinco) dias somente se inicia com a garantia integral da execução, o que não é caso apresentado. Desse modo, a executada não poderia ter apresentado os embargos e como consequência o exequente poderá pugnar preliminarmente na sua impugnação aos embargos do devedor pelo seu não conhecimento haja vista não ter havido o preenchimento do contido no art. 884 da Consolidação das Leis do Trabalho CLT combinado com a previsão aplicada subsidiariamente ao processo do trabalho (art. 769 da CLT) contida no art. 918, II e III do CPC. b) A medida judicial para insurgir contra a decisão proferida pelo juiz da Vara do Trabalho na fase de execução é o recurso de agravo de petição, tudo nos termos do art. 897, a, da CLT. Prof. Stêvão Gandh Advogado militante. Especialista em Direito Público. Palestrante e Parecerista na área de direito do trabalho, especialmente em cursos de prevenção de passivos trabalhista. Professor de Direito do Centro Universitário do Distrito Federal UDF na disciplina Direito Processual do Trabalho. Professor de Direito da Faculdade Projeção FAPRO na disciplina Direito Processual do Trabalho e Direito do Trabalho. Professor de Cursos Preparatórios para Concurso Público.

7 Projeto Exame de Ordem A carteira é minha

MÉRITO DO CONTRATO DE TRABALHO

MÉRITO DO CONTRATO DE TRABALHO PEÇA TREINO JOÃO CIDADÃO distribuiu, em 07/03/2014, Reclamação Trabalhista em face de seu empregador EMPRESA VIGILÂNCIA TOTAL LTDA e do tomador de serviços, BANCO FATURANDO S/A. Alegou, em síntese, que

Leia mais

2ª FASE OAB VII Exame Unificado Peça Prática. Professora Priscilla Fernandes Pereira

2ª FASE OAB VII Exame Unificado Peça Prática. Professora Priscilla Fernandes Pereira 2ª FASE OAB VII Exame Unificado Peça Prática Professora Priscilla Fernandes Pereira Caso Prático Pedro Monteiro foi contratado, em 08/05/2004, pela empresa Metalúrgica Máquinas LTDA, para exercer a função

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA 85ª VARA DO TRABALHO DO RIO DE JANEIRO RJ

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA 85ª VARA DO TRABALHO DO RIO DE JANEIRO RJ EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA 85ª VARA DO TRABALHO DO RIO DE JANEIRO RJ Reclamante: Anderson Silva Reclamados: Comércio Atacadista de Alimentos Ltda Autos nº 0055.2010.5.01.0085 COMÉRCIO ATACADISTA

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DA 35ª. VARA DO TRABALHO DO PORTO ALEGRE RS

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DA 35ª. VARA DO TRABALHO DO PORTO ALEGRE RS EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DA 35ª. VARA DO TRABALHO DO PORTO ALEGRE RS RT n 0001524-15.2011.5.04.0035 PARQUE DOS BRINQUEDOS LTDA (completo, sem abreviaturas e em caixa alta), pessoa jurídica de direito

Leia mais

Comentários OAB 2ª fase Peça prático-profissional - Direito do Trabalho

Comentários OAB 2ª fase Peça prático-profissional - Direito do Trabalho Comentários OAB 2ª fase Peça prático-profissional - Direito do Trabalho Peça prático-profissional EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA 50ª VARA DO TRABALHO DE JOÃO PESSOA PB Autos do processo nº 98765

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DA 20ª. VARA DO TRABALHO DO RIO DE JANEIRO RJ

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DA 20ª. VARA DO TRABALHO DO RIO DE JANEIRO RJ EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DA 20ª. VARA DO TRABALHO DO RIO DE JANEIRO RJ RT n 0001948-10.2011.5.03.0020 PEDRO DE OLIVEIRA (completo, sem abreviaturas e em caixa alta), pessoa física, brasileiro, estado

Leia mais

O reclamante iniciou a prestação de serviços em favor da primeira reclamada em 02/01/2012. No entanto, mesmo trabalhando sob

O reclamante iniciou a prestação de serviços em favor da primeira reclamada em 02/01/2012. No entanto, mesmo trabalhando sob Excelentíssimo Juiz do Trabalho da Vara de Jose da Silva, nacionalidade, residente na, estado civil, CTPS no., RG, CPF, filho de, vem, respeitosamente, por meio de seu advogado, com procuração em anexo

Leia mais

Peça 1 EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA... VARA DO TRABALHO DE...

Peça 1 EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA... VARA DO TRABALHO DE... Peça 1 José distribuiu, em 11 de agosto de 2010, ação em face da Empresa "B", alegando, em síntese, que trabalhou desde novembro de 2001 até o dia 4 de fevereiro de 2010, ocasião em que sofreu dispensa

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE SÃO JOÃO DE PADUA

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE SÃO JOÃO DE PADUA EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE SÃO JOÃO DE PADUA Recorrente: Rildo Jaime Recorrido: Soluções Empresariais Ltda. e Metalúrgica Cristina Ltda. Processo n. 644-44.2001.5.03.0015

Leia mais

PRÁTICA TRABALHISTA 29/08/2018. Curso de Estágio Profissional Unip

PRÁTICA TRABALHISTA 29/08/2018. Curso de Estágio Profissional Unip PRÁTICA TRABALHISTA Curso de Estágio Profissional Unip - A trabalhou na empresa B (metalúrgica) em São Paulo Capital no período de 12/01/2016 a 25/04/2017, quando foi demitido sem justa causa. Desenvolvia

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE PARANAGUÁ PR

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE PARANAGUÁ PR EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE PARANAGUÁ PR JOÃO DA SILVA, brasileiro, casado, auxiliar de produção, portador da Cédula de Identidade RG nº, inscrito no CPF sob nº, portador da

Leia mais

a) A defesa contra o processo - dilatória - peremptória b) A defesa de mérito - direta - indireta As conhecidas como preliminares:

a) A defesa contra o processo - dilatória - peremptória b) A defesa de mérito - direta - indireta As conhecidas como preliminares: A DEFESA DO RECLAMADO 1 a) A defesa contra o processo - dilatória - peremptória b) A defesa de mérito - direta - indireta 2 a) A defesa contra o processo As conhecidas como preliminares: Dilatórias- apenas

Leia mais

EXAME DE ORDEM XXVII DIREITO DO TRABALHO Prática trabalhista

EXAME DE ORDEM XXVII DIREITO DO TRABALHO Prática trabalhista EXAME DE ORDEM XXVII DIREITO DO TRABALHO Prática trabalhista Petição inicial Como identificar a peça? Quais petições iniciais podem ser cobradas? Petição inicial padrão Consignação em pagamento Inquérito

Leia mais

Primeiro exercício de Recurso Ordinário

Primeiro exercício de Recurso Ordinário Primeiro exercício de Recurso Ordinário Em audiência de instrução realizada nos autos da reclamação trabalhista promovida por Genivalda da Silva em face da empresa Construíndo Construções Ltda, o Juiz

Leia mais

PETIÇÃO INICIAL. ENDEREÇAMENTO QUALIFICAÇÃO PRELIMINAR MÉRITO PEDIDOS REQUERIMENTOS FINAIS Valor da causa!!!!!

PETIÇÃO INICIAL. ENDEREÇAMENTO QUALIFICAÇÃO PRELIMINAR MÉRITO PEDIDOS REQUERIMENTOS FINAIS Valor da causa!!!!! PETIÇÃO INICIAL ENDEREÇAMENTO QUALIFICAÇÃO PRELIMINAR MÉRITO PEDIDOS REQUERIMENTOS FINAIS Valor da causa!!!!! ENDEREÇAMENTO EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE... art. 651 do CPC QUALIFICAÇÃO

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO CONTESTAÇÃO

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO CONTESTAÇÃO FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO CONTESTAÇÃO ESTUDO PROVA OAB FGV QUESTIONAMENTOS E REFLEXÕES PARA A PROVA

Leia mais

NÚCLEO PREPARATÓRIO PARA EXAME DE ORDEM

NÚCLEO PREPARATÓRIO PARA EXAME DE ORDEM Aldair procurou assistência de profissional da advocacia, relatando que fora contratado, em 1º/10/2010, para trabalhar como frentista no Posto Régis e Irmãos, em Camboriú SC, e imotivadamente demitido,

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO CONTESTAÇÃO

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO CONTESTAÇÃO FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO CONTESTAÇÃO ESTUDO PROVA OAB FGV QUESTIONAMENTOS E REFLEXÕES PARA A PROVA

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE CAMBORIÚ SC

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE CAMBORIÚ SC EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE CAMBORIÚ SC ALDAIR, nacionalidade, estado civil, frentista, portador da Cédula de Identidade RG nº, inscrito no CPF nº, portador da CTPS nº, inscrito

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XXIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XXIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA - PEÇA PROFISSIONAL (C007065) Em 30 de abril de 2017, Hamilton ajuizou reclamação trabalhista em face da sociedade empresária Loteria Alfa Ltda., distribuída para a 50ª Vara de João

Leia mais

RESPOSTA DO RÉU CONTESTAÇÃO

RESPOSTA DO RÉU CONTESTAÇÃO RESPOSTA DO RÉU CONTESTAÇÃO ESQUELETO MEMORIZE: ENDEREÇAMENTO QUALIFICAÇÃO PRELIMINAR PREJUDICIAL MÉRITO REQUERIMENTOS FINAIS - art. 847 da CLT fala em defesa - apresentada em audiência reclamado tem 20

Leia mais

SUMÁRIO PARTE 1 PARTE 2 DICAS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA BOA PROVA...17 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO...23

SUMÁRIO PARTE 1 PARTE 2 DICAS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA BOA PROVA...17 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO...23 SUMÁRIO PARTE 1 DICAS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA BOA PROVA...17 PARTE 2 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO...23 2.1. Gratuidade de justiça...23 2.2. Honorários advocatícios...24 2.3. Homologação

Leia mais

Espelho Trabalho Peça

Espelho Trabalho Peça Espelho Trabalho Peça 1) Estrutura inicial O candidato deve elaborar uma contestação, indicando o fundamento legal (artigo 847 da CLT ou artigo 300 do CPC), com encaminhamento ao Excelentíssimo Senhor

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE SÃO JOÃO DE PADUA

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE SÃO JOÃO DE PADUA EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE SÃO JOÃO DE PADUA Recorrente: Rildo Jaime Recorrido: Soluções Empresariais Ltda. e Metalúrgica Cristina Ltda. Processo n. 644-44.2001.5.03.0015

Leia mais

PARTE 1 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO

PARTE 1 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO Sumário PARTE 1 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO 1.1. Gratuidade de Justiça... 17 1.2. Honorários Advocatícios... 18 1.3. Homologação de Verbas Rescisórias e Multa do art. 477, 8o, da

Leia mais

Hermes OAB - 2ª fase - Prática Trabalhista PEÇA

Hermes OAB - 2ª fase - Prática Trabalhista PEÇA Hermes Cramacon @hermescramacon OAB - 2ª fase - Prática Trabalhista PEÇA Geraldo Santos ajuizou reclamação trabalhista, pelo rito ordinário, em face do Banco da Praça S/A (RT nº 1234/2011), em 13.07.2011,

Leia mais

2ª FASE OAB VII Exame Unificado Peça Prática. Professora Priscilla Fernandes Pereira

2ª FASE OAB VII Exame Unificado Peça Prática. Professora Priscilla Fernandes Pereira 2ª FASE OAB VII Exame Unificado Peça Prática Professora Priscilla Fernandes Pereira Caso Prático Lucia Santos, assistida por advogado particular, ajuizou reclamação trabalhista pelo rito ordinário, em

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XXIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XXIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA - PEÇA PROFISSIONAL Em 30 de abril de 2017, Hamilton ajuizou reclamação trabalhista em face da sociedade empresária Loteria Alfa Ltda., distribuída para a 50ª Vara de João Pessoa, sob

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DO TRABALHO DA... VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DO TRABALHO DA... VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO Hermes Cramacon @hermescramacon OAB - 2ª fase - Prática Trabalhista PEÇA 01 Mauro, residente e domiciliado na cidade de Barueri, foi contratado na função de auxiliar de serviços gerais pela empresa ABC

Leia mais

PROCEDIMENTO COMUM - O procedimento comum no direito processual do trabalho subdivide-se se em sumário, sumaríssimo e ordinário. A) PROCEDIMENTO SUMÁR

PROCEDIMENTO COMUM - O procedimento comum no direito processual do trabalho subdivide-se se em sumário, sumaríssimo e ordinário. A) PROCEDIMENTO SUMÁR AULA DE PROCESSO DO TRABALHO Prof. Maria Cláudia Felten PROCEDIMENTO COMUM - O procedimento comum no direito processual do trabalho subdivide-se se em sumário, sumaríssimo e ordinário. A) PROCEDIMENTO

Leia mais

QUESTÃO: Na qualidade de advogado contratado pelo banco, maneje a peça processual adequada a defesa de seus interesses.

QUESTÃO: Na qualidade de advogado contratado pelo banco, maneje a peça processual adequada a defesa de seus interesses. Peça Profissional Em reunião com o Sr. Alexandre Cantagalo, representante do Banco Finanças S.A., foi apresentada a notificação e a contrafé da reclamação trabalhista atuada sob o número 1234567-89.2017.5.02.0002,

Leia mais

M S ADVOGADOS. Av. Visconde de Jequi nhonha, 2466 Sala 101 Boa Viagem - Recife/PE, CEP

M S ADVOGADOS. Av. Visconde de Jequi nhonha, 2466 Sala 101 Boa Viagem - Recife/PE, CEP 1 de 7 18/07/2014 11:03 M S ADVOGADOS Av. Visconde de Jequi nhonha, 2466 Sala 101 Boa Viagem - Recife/PE, CEP 51030-020. Fones/Fax: (81) 3204.4039 (81) 9431.9566 (81) 9543.4554 (81) 9267.4370 EXCELENTÍSSIMO(A)

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO RECURSO ORDINÁRIO

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO RECURSO ORDINÁRIO FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO RECURSO ORDINÁRIO ESTUDO PROVA OAB FGV QUESTIONAMENTOS E REFLEXÕES PARA

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO DR. JUIZ DO TRABALHO DA VARA DE

EXCELENTÍSSIMO DR. JUIZ DO TRABALHO DA VARA DE EXCELENTÍSSIMO DR. JUIZ DO TRABALHO DA VARA DE José, brasileiro, estado civil, portador do RG, CPF, CTPS, residente e domiciliado na, vem, respeitosamente, por meio de seu advogado, conforme procuração

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO PI

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO PI FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO PI ESTUDO PROVA OAB FGV QUESTIONAMENTOS E REFLEXÕES PARA A PROVA Professor:

Leia mais

Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região - 1º Grau Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região - 1º Grau

Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região - 1º Grau Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região - 1º Grau Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região - 1º Grau Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região - 1º Grau O documento a seguir foi juntado ao autos do processo de número 0001517-27.2014.5.06.0141 em 14/10/2014

Leia mais

PARTE 1 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO

PARTE 1 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO Sumário PARTE 1 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO 1.1. Gratuidade da Justiça... 19 1.1.1. Beneficiários da gratuidade da justiça... 19 1.1.2. Abrangência do benefício da gratuidade da

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO SP

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO SP Obs: os espaços deste exercício tem a função de facilitar a visualização do aluno. Não é aconselhável pular linhas na prova. EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO SP KID PAPÃO,

Leia mais

OAB 2ª fase 2º LABORATÓRIO DE PEÇAS PRÁTICA TRABALHISTA Professora Renata Orsi

OAB 2ª fase 2º LABORATÓRIO DE PEÇAS PRÁTICA TRABALHISTA Professora Renata Orsi 2º LABORATÓRIO DE PEÇAS PRÁTICA TRABALHISTA Professora Renata Orsi Twitter: @ProfRenataOrsi Peça Prático-Profissional Fernando Lopes foi contratado pela empresa Distribuidora FAST de Alimentos LTDA., para

Leia mais

MÉRITO DO CONTRATO DE TRABALHO

MÉRITO DO CONTRATO DE TRABALHO EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE CURITIBA PR CACILDA BARRANCOS, brasileira, casada, profissão..., residente e domiciliada na Rua do Aeroporto, nº 250, Afonso Pena, São José dos

Leia mais

PARTE 1 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO

PARTE 1 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO Sumário PARTE 1 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO 1.1. Gratuidade da Justiça... 19 1.1.1. Beneficiários da Gratuidade da Justiça... 19 1.1.2. Abrangência do Benefício da Gratuidade da

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução Trabalhista Execução Provisória e Definitiva Prof ª. Eliane Conde Execução Provisória cabível quando a decisão está pendente de recurso, pode ser utilizada quando

Leia mais

A Reclamante iniciou suas atividades em 10/12/2000, tendo a sua CTPS anotada três meses depois. Desde o primeiro dia de serviço já estavam presentes

A Reclamante iniciou suas atividades em 10/12/2000, tendo a sua CTPS anotada três meses depois. Desde o primeiro dia de serviço já estavam presentes EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE CURITIBA PR CACILDA BARRANCOS, brasileira, casada, desempregada, RG 2357965/PR, inscrita no CPF sob o n.º 568.457-963-29, portadora da CTPS 54621,

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) FEDERAL DA 3ª VARA EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) FEDERAL DA 3ª VARA EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) FEDERAL DA 3ª VARA EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Processo nº 000000-00.2016.403.6103. Autor(a): MONIQUE SANTANA DA RESTAURAÇÃO Réu: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO

Leia mais

CHECK LIST DAS PEÇAS PROCESSUAIS TRABALHISTAS

CHECK LIST DAS PEÇAS PROCESSUAIS TRABALHISTAS CHECK LIST DAS PEÇAS PROCESSUAIS TRABALHISTAS I - RECLAMAÇÃO TRABALHISTA a) Endereçamento: Juiz do Trabalho da Vara do Trabalho b) Qualificação do reclamante - 12 itens: 1.Nome, 2.nacionalidade, 3.estado

Leia mais

XXV EXAME DA ORDEM GABARITO SIMULADO 2ª FASE DIREITO TRABALHO

XXV EXAME DA ORDEM GABARITO SIMULADO 2ª FASE DIREITO TRABALHO Peça Profissional Um dos clientes de seu escritório recebeu notificação judicial relativa à reclamação trabalhista proposta pelo Sr. Celso Mendes de Mello, ex-empregado, em 11/04/2018, em trâmite na 1ª

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL Justiça do Trabalho - 2ª Região 71ª Vara do Trabalho de São Paulo Capital Proc. n.º

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL Justiça do Trabalho - 2ª Região 71ª Vara do Trabalho de São Paulo Capital Proc. n.º Termo de Audiência Aos vinte e nove dias do mês de novembro de 2013, às 11h, na sala de audiências desta Vara, na presença e por ordem do MM. Juiz do Trabalho, Dr. JORGE EDUARDO ASSAD, foram apregoados

Leia mais

SENTENÇA. 4ª Vara do Trabalho de Campinas Autos nº I - Relatório

SENTENÇA. 4ª Vara do Trabalho de Campinas Autos nº I - Relatório 4ª Vara do Trabalho de Campinas Autos nº 790-2006-0 SENTENÇA I - Relatório ARMELINO DONIZETE QUAGLIATO, devidamente qualificado a fls. 02, ajuizou ação trabalhista em face de GUARANI FUTEBOL CLUBE, também

Leia mais

AÇÃO TRABALHISTA - RITO ORDINÁRIO RTOrd

AÇÃO TRABALHISTA - RITO ORDINÁRIO RTOrd PAGINA_CAPA_PROCESSO_PJE_1000305-49.2016.5.02.0252 Poder Judiciário Justiça do Trabalho Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região AÇÃO TRABALHISTA - RITO ORDINÁRIO RTOrd 1000305-49.2016.5.02.0252 PARA

Leia mais

SIMULADO PEÇA PROFISSIONAL. 2ª FASE DIREITO DO TRABALHO Coordenação Pedagógica OAB

SIMULADO PEÇA PROFISSIONAL. 2ª FASE DIREITO DO TRABALHO Coordenação Pedagógica OAB SIMULADO 2ª FASE 2011.1 DIREITO DO TRABALHO PEÇA PROFISSIONAL A iniciou a prestação de serviços na empresa B aos 10.08.2005, eleito aos 02. 05.2010 como 7º suplente para administração do sindicato e consequente

Leia mais

P PODER JUDICIÁRIO FEDERAL Justiça do Trabalho - 2ª Região 2ª VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO CAPITAL 1. P Processo nº

P PODER JUDICIÁRIO FEDERAL Justiça do Trabalho - 2ª Região 2ª VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO CAPITAL 1. P Processo nº 1 TERMO DE AUDIÊNCIA Processo nº 0002679342013502002 Aos dois dias do mês de maio do ano de dois mil e dezesseis, às 17h15, na sala de audiências desta 2ª Vara do Trabalho de São Paulo, por ordem do MM.Juiz,

Leia mais

EXMO DR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE

EXMO DR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE EXMO DR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE Processo número: Concreto Duro, já qualificada, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, por meio de seu advogado, com endereço profissional na, com fundamento

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO FLEXIBILIZAÇÃO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO... 35

Sumário INTRODUÇÃO FLEXIBILIZAÇÃO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO... 35 INTRODUÇÃO... 21 FLEXIBILIZAÇÃO... 25 1.1. Definição... 25 1.2. Flexibilização da norma... 27 1.3. Flexibilizar a interpretação e A aplicação da norma... 32 1.4. Flexibilização legal imposta pela via legislativa...

Leia mais

A DEFESA DO RECLAMADO

A DEFESA DO RECLAMADO A DEFESA DO RECLAMADO 1 a) A defesa contra o processo - dilatória - peremptória b) A defesa de mérito - direta - indireta 2 a) A defesa contra o processo As conhecidas como preliminares: Dilatórias- apenas

Leia mais

José, já qualificado vem, respeitosamente, por meio de seu advogado interpor com fundamento nos arts. 893, II e art. 895, I da CLT Recurso Ordinário

José, já qualificado vem, respeitosamente, por meio de seu advogado interpor com fundamento nos arts. 893, II e art. 895, I da CLT Recurso Ordinário EXCELENTÍSSIMO DR. JUIZ DO TRABALHO DA VARA DO TRABALHO DE Processo número José, já qualificado, vem, respeitosamente, por meio de seu advogado, interpor, com fundamento nos arts. 893, II e art. 895, I

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DO TRABALHO DA...ª VARA DO TRABALHO DE...

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DO TRABALHO DA...ª VARA DO TRABALHO DE... EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DO TRABALHO DA...ª VARA DO TRABALHO DE... RECLAMAÇÃO TRABALHISTA AUTOS DE PROCESSO nº...... (razão social completa), pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF...,

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA 8ª VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO SP.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA 8ª VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO SP. EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA 8ª VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO SP. Processo nº 0000971-28.2013.5.02.0008 RITA DE CASSIA DA SILVA, qualificada nos autos da Reclamação Trabalhista proposta em face

Leia mais

Capítulo 7 Da Responsabilidade por Dano Processual 7.1 Multa sobre testemunha que Mentir Inconstitucionalidade do Art.

Capítulo 7 Da Responsabilidade por Dano Processual 7.1 Multa sobre testemunha que Mentir Inconstitucionalidade do Art. Sumário Capítulo 1 Procedimentos 1.1. Rito Ordinário 1.2. Rito Sumaríssimo 1.3. Rito Sumário (ou Rito de Alçada ) 1.3.1. Impugnação ao Valor da Causa Capítulo 2 Ajuizamento da Reclamação Trabalhista 2.1.

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA 8ª VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO SP.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA 8ª VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO SP. EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA 8ª VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO SP. Processo nº 0000971-28.2013.5.02.0008 RITA DE CÁSSIA DA SILVA, qualificada nos autos da Reclamação Trabalhista proposta em face

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE CURITIBA PR

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE CURITIBA PR Obs: os espaços deste exercício tem a função de facilitar a visualização do aluno. Não é aconselhável pular linhas na prova. EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE CURITIBA PR CACILDA

Leia mais

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES PEÇAS DE TRABALHO. Petição Inicial:

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES PEÇAS DE TRABALHO. Petição Inicial: OBSERVAÇÕES IMPORTANTES PEÇAS DE TRABALHO Cláudia Mara de Almeida Rabelo Viegas 1 Petição Inicial: Endereçamento: Vara do local da prestação de serviços Qualificação do autor: Nome, naturalidade, estado

Leia mais

Parte 1 AUDIÊNCIA TRABALHISTA

Parte 1 AUDIÊNCIA TRABALHISTA SUMÁRIO Parte 1 AUDIÊNCIA TRABALHISTA Capítulo 1 Procedimentos... 3 1.1. Rito Ordinário... 3 1.2. Rito Sumaríssimo... 6 1.3. Rito Sumário (ou Rito de Alçada )... 9 1.3.1. Impugnação ao Valor da Causa...

Leia mais

AULA 9 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Resposta do Réu DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO

AULA 9 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Resposta do Réu DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO AULA 9 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Resposta do Réu DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO RESPOSTAS DO RÉU CONTESTAÇÃO; EXCEÇÃO (Incompetência relativa, suspeição

Leia mais

Luiz ajuizou, contra a empresa A, ação reclamatória, distribuída à 1.ª Vara do Trabalho de

Luiz ajuizou, contra a empresa A, ação reclamatória, distribuída à 1.ª Vara do Trabalho de DIREITO DO TRABALHO PEÇA PROFISSIONAL Luiz ajuizou, contra a empresa A, ação reclamatória, distribuída à 1.ª Vara do Trabalho de Formosa GO, pertencente à 18.ª Região. No processo, o reclamante declarou

Leia mais

CONTESTAÇÃO 16/03/2018. Unip - CEP - DIREITO MATERIAL LEI /17. Publicação 14/07/2017 Início de vigência: 11 de novembro de 2017

CONTESTAÇÃO 16/03/2018. Unip - CEP - DIREITO MATERIAL LEI /17. Publicação 14/07/2017 Início de vigência: 11 de novembro de 2017 CONTESTAÇÃO Unip - CEP A promoveu reclamação trabalhista em face de B em 10/01/17, pleiteando equiparação salarial com o paradigma C. A Alegou ter sido o paradigma admitido em 25/07/2000, promovido a ajudante

Leia mais

PRÁTICA EM DIREITO ADMINISTRATIVO

PRÁTICA EM DIREITO ADMINISTRATIVO PRÁTICA EM DIREITO ADMINISTRATIVO 9º PERÍODO CURSO DE DIREITO UDC PROFESSOR: Me. Luis Miguel Barudi de Matos E-MAIL: miguelbarudi@gmail.com CONTESTAÇÃO ESTRUTURA BÁSICA REQUISITOS: Arts. 335 a 342 CPC

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO DA 6ª REGIÃO. Vara Única do Trabalho de Vitória de Santo Antão-PE

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO DA 6ª REGIÃO. Vara Única do Trabalho de Vitória de Santo Antão-PE PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 6ª REGIÃO Vara Única do Trabalho de Vitória de Santo Antão RTOrd 0001139-85.2014.5.06.0201 AUTOR: JANICLEIDE MARIA DA SILVA LACERDA

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XX EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XX EXAME DE ORDEM UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA - PEÇA PROFISSIONAL Renato trabalhou como motorista para o Restaurante Amargo Ltda., tendo sempre recebido salário fixo no valor de R$ 1.600,00 mensais. Diariamente dirigia o veículo

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO E DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO DO TRABALHO E DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO DO TRABALHO E DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PEÇA PROFISSIONAL Antônio pactuou um contrato de empreitada com Armando, engenheiro civil, com o objetivo de promover uma reforma em sua casa residencial.

Leia mais

Danielle de Mello Basso

Danielle de Mello Basso Mestranda em Direito da Sociedade da Informação. Advogada Especialista em Direito do Trabalho. Conferencista pela OAB/SP e AASP. Professora substituta da FMU e Universidade São Judas. Professora convidada

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL PEÇA PROFISSIONAL Trata-se de reclamação trabalhista sob o rito ordinário visto que a empresa foi fechada e seus representantes se encontram em local incerto e não sabido, à medida que o art. 825-B, II,

Leia mais

GABARITO E ESPELHO XXVII EXAME DA ORDEM DIREITO PENAL - PROVA PRÁTICO PROFISSIONAL

GABARITO E ESPELHO XXVII EXAME DA ORDEM DIREITO PENAL - PROVA PRÁTICO PROFISSIONAL DIREITO PENAL - PROVA PRÁTICO PROFISSIONAL PEÇA PRÁTICO-PROFISSIONAL Redação de uma contestação trabalhista endereçada a 3ª Vara do Trabalho de São Paulo, com indicação do número do processo e qualificação

Leia mais

MÓDULO COMPLEMENTAR DE PEÇAS PRÁTICA DE TRABALHO XIII EXAME UNIFICADO

MÓDULO COMPLEMENTAR DE PEÇAS PRÁTICA DE TRABALHO XIII EXAME UNIFICADO MÓDULO COMPLEMENTAR DE PEÇAS PRÁTICA DE TRABALHO XIII EXAME UNIFICADO Professora Ana Paula Pavelski Peça A Tomi Lee Gando, brasileiro, casado, técnico eletricista, portador de CTPS n. 01010, série 010,

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO TRABALHO DA MM... ª VARA DO TRABALHO DE...

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO TRABALHO DA MM... ª VARA DO TRABALHO DE... EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO TRABALHO DA MM.... ª VARA DO TRABALHO DE...... (nome completo),... (nacionalidade),... (estado civil),... (profissão), nascido em... (dia, mês, ano), portador

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Ônus da Prova na Prática Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito Empresarial e Direito

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio individual e Dissídio coletivo Revelia e seus efeitos Prof ª. Eliane Conde Revelia e seus efeitos Art. 844 da CLT - O não-comparecimento do reclamante à audiência

Leia mais

Anderson Nogueira Oliveira Doutorando em Direito pela PUC-SP Mestre em Direito - Professor Universitário - Advogado CONTESTAÇÃO

Anderson Nogueira Oliveira Doutorando em Direito pela PUC-SP Mestre em Direito - Professor Universitário - Advogado CONTESTAÇÃO 1. Previsão Legal CONTESTAÇÃO CPC -Art. 335. O réu poderá oferecer contestação, por petição, no prazo de 15 (quinze) dias, cujo termo inicial será a data: I - da audiência de conciliação ou de mediação,

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 10ª REGIÃO

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 10ª REGIÃO PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 10ª REGIÃO ATA DE AUDIÊNCIA PROCESSO: 0001877 77.2014.5.10.0002 RECLAMANTE: Elizeu Josué de Paula RECLAMADA: Contax Mobitel S/A Aos vinte

Leia mais

Art Extingue-se o processo, sem resolução de mérito: I - quando o juiz indeferir a petição inicial; II - quando ficar parado durante mais de 1

Art Extingue-se o processo, sem resolução de mérito: I - quando o juiz indeferir a petição inicial; II - quando ficar parado durante mais de 1 CONTESTAÇÃO PRELIMINARES - requerer extinção sem resolução do mérito (ver se é ação toda ou se apenas alguns pedidos...), nos termos do art.267 do CPC. É a denominada defesa processual. Art. 267. Extingue-se

Leia mais

AÇÃO TRABALHISTA - RITO ORDINÁRIO RTOrd

AÇÃO TRABALHISTA - RITO ORDINÁRIO RTOrd PAGINA_CAPA_PROCESSO_PJE_0011409-13.2015.5.15.0128 Poder Judiciário Justiça do Trabalho Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região AÇÃO TRABALHISTA - RITO ORDINÁRIO RTOrd 0011409-13.2015.5.15.0128 PARA

Leia mais

ADVOCACIA ORNELLAS Dra. Rita de Cássia da Silva - OAB/SP

ADVOCACIA ORNELLAS Dra. Rita de Cássia da Silva - OAB/SP EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO. Autos nº 0000584-82.2014.5.02.0006 Acórdão Recurso Ordinário nº 20160230106 2ª Turma SIRLENE

Leia mais

Ponto 1. Ponto 2. Ponto 3

Ponto 1. Ponto 2. Ponto 3 DIREITO DO TRABALHO PEÇA PROFISSIONAL Ponto 1 João Pedro, antigo sócio da empresa BC Ltda., desligou-se da sociedade no ano de 1998, tendo sido o ato devidamente formalizado perante a Junta Comercial,

Leia mais

Prática Jurídica Penal 1º Semestre de 2012

Prática Jurídica Penal 1º Semestre de 2012 PROBLEMA: Em 5/9/2011, Felisberto Farias foi condenado, pelo Juízo da 1.ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de São Paulo, a pena de dois anos de reclusão e multa pela prática do crime previsto

Leia mais

ARYANNA LINHARES RENATO SARAIVA TRABALHO PRÁTICA. revista e atualizada. edição 2ª FASE

ARYANNA LINHARES RENATO SARAIVA TRABALHO PRÁTICA. revista e atualizada. edição 2ª FASE ARYANNA LINHARES RENATO SARAIVA TRABALHO PRÁTICA 9 edição revista e atualizada 2ª FASE 2017 PARTE 1 Principais Temas Discutidos na Justiça do Trabalho Antes de adentrarmos no conteúdo prático da presente

Leia mais

Comentários 2ª fase XXIV Exame de Ordem Prova Prático-Profissional Prova Tipo - Direito do Trabalho. Peça Prático-Profissional

Comentários 2ª fase XXIV Exame de Ordem Prova Prático-Profissional Prova Tipo - Direito do Trabalho. Peça Prático-Profissional Comentários 2ª fase XXIV Exame de Ordem Prova Prático-Profissional Prova Tipo - Direito do Trabalho Peça Prático-Profissional Foi prolatada sentença nos autos da ação 9.876, movida por Maria das Graças

Leia mais

EXAME OAB (2ª FASE - TRABALHISTA) REALIZADO DIA 14/11/2010 QUESTÃO 1 - PEÇA TRABALHISTA (análise e resposta: Arimatéa Fonseca) Kelly Amaral,

EXAME OAB (2ª FASE - TRABALHISTA) REALIZADO DIA 14/11/2010 QUESTÃO 1 - PEÇA TRABALHISTA (análise e resposta: Arimatéa Fonseca) Kelly Amaral, EXAME OAB.2010.2 (2ª FASE - TRABALHISTA) REALIZADO DIA 14/11/2010 QUESTÃO 1 - PEÇA TRABALHISTA (análise e resposta: Arimatéa Fonseca) Kelly Amaral, assistida p/ advogado particular não vinculado ao seu

Leia mais

ATIVIDADE 01 CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM NÚCLEO DE PRÁTICA DE CIÊNCIA JURÍDICA. Acadêmico (a) RA. Araçatuba, de de 2017

ATIVIDADE 01 CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM NÚCLEO DE PRÁTICA DE CIÊNCIA JURÍDICA. Acadêmico (a) RA. Araçatuba, de de 2017 ATIVIDADE 01 CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM NÚCLEO DE PRÁTICA DE CIÊNCIA JURÍDICA À Secretaria do NPCJ Encaminhe-se à orientação para análise e atribuição de hora(s)/atividade. Araçatuba,

Leia mais

Sumário 1. Parte I DIREITO DO TRABALHO. Henrique Correia

Sumário 1. Parte I DIREITO DO TRABALHO. Henrique Correia Sumário 1 Parte I DIREITO DO TRABALHO Henrique Correia Capítulo I REGULAMENTO DE EMPRESA, PRINCÍPIOS E PROGRAMA DE INCENTIVO À DEMISSÃO VOLUNTÁRIA 17 1. Regulamento de empresa... 17 1.1. Complementação

Leia mais

AGRADECIMENTOS INTRODUÇÃO... 19

AGRADECIMENTOS INTRODUÇÃO... 19 Sumário AGRADECIMENTOS... 17 INTRODUÇÃO... 19 Capítulo 1 DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO... 23 1. Conceito... 23 2. Autonomia do direito processual do trabalho... 23 3. Fontes do direito processual do trabalho...

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XX EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XX EXAME DE ORDEM UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA - PEÇA PROFISSIONAL - C007044 Suzana trabalhou na residência da família Moraes de 15/06/2015 a 15/09/2015, data na qual teve baixa em sua CTPS. A família do ex-empregador vive em Natal/RN.

Leia mais

SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO...15

SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO...15 SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO...15 Nota do autor...17 Capítulo I INTRODUÇÃO AO DIREITO DO TRABALHO...19 1. Conceito e denominação do Direito do Trabalho...19 2. Princípios do direito individual

Leia mais

XXVI EXAME DA ORDEM GABARITO SIMULADO 2ª FASE DIREITO TRABALHO

XXVI EXAME DA ORDEM GABARITO SIMULADO 2ª FASE DIREITO TRABALHO Peça Profissional Orlando Gomes foi admitido como frentista pelo Posto Gasolina Ltda., em 01º de dezembro de 2017, para trabalhar das 06 às 14:30 horas, de segunda a sexta-feira, com salário mensal de

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO DA UNIÃO JUSTIÇA DO TRABALHO DA 4ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO DA UNIÃO JUSTIÇA DO TRABALHO DA 4ª REGIÃO 20ª Vara do Trabalho de Porto Alegre Processos nºs: 0000141-69.2013.5.04.0020 e 0000214-41.2013.5.04.0020 Autor: Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados no Estado do Rio Grande do Sul - SINDPPD/RS

Leia mais

Sentença publicada em secretaria aos vinte e dois dias do mês de março de 2013, sexta-feira, às 17 horas. VISTOS, ETC.

Sentença publicada em secretaria aos vinte e dois dias do mês de março de 2013, sexta-feira, às 17 horas. VISTOS, ETC. Fl. 1 Processo n. 839/11 Rito: Ordinário Origem: Reclamante: Bruna Martins Pereira Reclamado: Consórcio Público da Associação dos Municípios do Litoral Norte Sentença publicada em secretaria aos vinte

Leia mais

1.1. Qual é a previsão legal, prazo e forma para apresentação da resposta do réu (defesa) no processo do trabalho?

1.1. Qual é a previsão legal, prazo e forma para apresentação da resposta do réu (defesa) no processo do trabalho? Complexo de Ensino Damásio de Jesus Profa. Ana Karina Bloch Buso VI Exame Unificado da OAB 2ª Fase Direito do Trabalho Perguntas da 1ª semana: 1. Contestação. 2. Embargos de Declaração. 3. Prescrição.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARIACICA ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARIACICA ESTADO DO ESPÍRITO SANTO ESPELHO DE CORREÇÃO PROVA DISCURSIVA PROCURADOR MUNICIPAL DE CARIACICA 01) PEÇA JUDICIAL Nota 0,00 a 10,00 pontos. O enunciado exigia do candidato apresentação de uma contestação à ação proposta. O candidato

Leia mais

Categorias econômicas e profissionais Cipa e ss. Citação Citação (para pagamento) Citação (por edital)...

Categorias econômicas e profissionais Cipa e ss. Citação Citação (para pagamento) Citação (por edital)... ÍNDICE SISTEMÁTICO Tema Artigo(s) Abono... 457 2 o Ação de cumprimento... 872 único Acidente do trabalho... 30 e 643 2 o Adicional noturno... 73 Adoção... 392-a Agravo de instrumento... 897, b Agravo de

Leia mais

SIMULADO DIREITO DO TRABALHO VII EXAME DE ORDEM UNIFICADO PEÇA PROFISSIONAL

SIMULADO DIREITO DO TRABALHO VII EXAME DE ORDEM UNIFICADO PEÇA PROFISSIONAL SIMULADO DIREITO DO TRABALHO VII EXAME DE ORDEM UNIFICADO PEÇA PROFISSIONAL Cláudia Nogueira foi contratada, na data de 09 de outubro de 2007, pela empresa Grande Irmãos LTDA. para trabalhar na filial

Leia mais

PETIÇÃO INICIAL RECLAMATÓRIA TRABALHISTA PRÁTICA E MODELO. Art A petição inicial indicará: I o juízo a que é dirigida;

PETIÇÃO INICIAL RECLAMATÓRIA TRABALHISTA PRÁTICA E MODELO. Art A petição inicial indicará: I o juízo a que é dirigida; 1 PETIÇÃO INICIAL RECLAMATÓRIA TRABALHISTA PRÁTICA E MODELO 1. Aspectos Legais Artigos Importantes: Forma da Reclamação (art. 840 CLT e 282 CPC) Algumas modificações foram feitas pelo novo CPC em relação

Leia mais

DICAS IMPORTANTES PARA A RE

DICAS IMPORTANTES PARA A RE DICAS IMPORTANTES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA: 1. LEIA ATENTAMENTE OS ENUNCIADO!! 2. NA PEÇA, quando for desenvolver as teses: lembre-se de que elas precisam contemplar a informação do enunciado, que você

Leia mais