REGULAMENTO COPA DE ANDAMENTO DA RAÇA MANGALARGA. Versão 2014 CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REGULAMENTO COPA DE ANDAMENTO DA RAÇA MANGALARGA. Versão 2014 CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS"

Transcrição

1 Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga Avenida Francisco Matarazzo, 455 Pavilhão 04 Dr. Fausto Simões São Paulo / SP CEP Tel Fax: REGULAMENTO COPA DE ANDAMENTO DA RAÇA MANGALARGA Versão 2014 CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Artigo 1º - A Copa de Andamento da Raça Mangalarga será realizada anualmente, em etapas devidamente oficializadas pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (A.B.C.C.R.M.) e terá como objetivos principais: - Evidenciar e valorizar a principal característica da Raça Mangalarga, o andamento. - Promover a participação e a integração entre Criadores e Proprietários de Cavalos da Raça Mangalarga. - Incentivar crianças e jovens a utilizarem o Cavalo Mangalarga. CAPÍTULO II DAS ETAPAS CLASSIFICATÓRIAS E SEUS PARTICIPANTES Artigo 2º - A Copa será realizada com um mínimo de 6 (seis) etapas abertas e tantas regionais quantas forem organizadas. As etapas abertas, assim como a etapa final terão os locais e datas a serem definidos pela Diretoria da A.B.C.C.R.M., podendo ser realizadas tanto em recintos de Exposição como em fazendas, haras ou outros locais que tenham as condições exigidas pelo evento. Artigo 3º - As etapas abertas deverão ser realizadas com um mínimo de 40 (quarenta) e as etapas regionais com um mínimo de 20 (vinte) animais inscritos, presentes para julgamento e obrigatoriamente constando no catálogo oficial.

2 1º - As Etapas Oficiais serão classificadas para efeito do Ranking Anual de acordo com a seguinte tabela: Multiplicador Nível I Etapas Regionais x 1,50 Nível II Etapas de Fomento Nível II a De 40 a 70 animais x 2,00 Nível II b De 71 a 89 animais x 2,25 Nível II c De 90 a 110 animais x 2,50 Nível II d Acima de 111 animais x 2,75 Nível III Etapa Final x 3,50 2º - Para efeito do Ranking Anual será considerado o multiplicador de fomento para os expositores que se deslocarem para participar de etapas num raio igual ou superior à 500 kilometros da sede do seu haras, conforme comprovação da distância pelo GTA Guia de Transito Animal. Exclusivamente para os expositores locais / regionais a ABCCRMangalarga nomeará 1 (uma) etapa por Estado que terá o multiplicador de fomento sem a necessidade de comprovação da distancia. 3º - A oficialização deverá ser solicitada através de ofício à Diretoria (formulário próprio), encaminhado com pelo menos 30 (trinta) dias de antecedência, no qual deverão constar as seguintes informações: a) Data da realização do evento; b) Número de baias disponíveis; c) Endereço e telefone da entidade organizadora e nomes de seus representantes. 4º - Poderão participar das etapas regionais somente criadores cuja propriedade esteja localizada num raio de 100 (cem) km da cidade onde a copa esteja sendo realizada. 5º - Os criadores que estão localizados a mais (+) de 100 (cem) Km da cidade onde a copa estiver sendo realizada poderão participar com até 02 (dois) animais, sendo um macho e outra fêmea obrigatoriamente. Artigo 4º - Poderão participar das etapas da Copa, todos os animais registrados no Serviço de Registro Genealógico (S.R.G.) da Raça Mangalarga. No entanto, só serão computados para o Ranking Oficial os pontos obtidos pelos animais que estiverem em nome do participante, com exceção dos animais da categoria incentivo, onde poderão participar animais sem registro, desde que estejam inscritos na etapa em questão e tenham mais de 36 meses.

3 1º - As inscrições das Etapas Oficiais (abertas e ou regionais) deverão ser efetuadas diretamente na A.B.C.C.R.M. com antecedência mínima de 03 (três) dias úteis do início do julgamento das mesmas e os catálogos oficiais com as divisões das categorias serão montados pelo Departamento de Exposições e Provas da A.B.C.C.R.M.. 2º - Os animais inscritos deverão estar obrigatoriamente em nome de seu Expositor no S.R.G. da Raça Mangalarga, devendo o mesmo apresentar cópias dos registros dos animais no ato das inscrições. Em caso de animais adquiridos em leilões ou em pagamentos parcelados, o Criador interessado poderá obter autorização da A.B.C.C.R.M. para expô-los em seu nome. Para tanto, o Criador deverá encaminhar tal solicitação à A.B.C.C.R.M., juntamente com a documentação comprobatória da aquisição do animal e a devida autorização por parte do vendedor. 3º - Os animais poderão ser inscritos nos Campeonatos Geral, Pelagem ou em ambos, porém os animais inscritos nos 2 (dois) campeonatos (Geral e Pelagem) deverão obrigatoriamente participar dos 2 (dois) campeonatos inscritos, independentemente da ordem de julgamento, caso contrário o animal ficará automaticamente impedido de participar do 2º campeonato. 4º - Os animais com mais de 60 meses deverão estar obrigatoriamente com o Certificado de Registro Definitivo emitido pelo Serviço de Registro Genealógico (S.R.G.), exceto para os animais CASTRADOS. CAPÍTULO III DAS CATEGORIAS PARA JULGAMENTO Artigo 5º - As etapas da Copa de Andamento terão as seguintes categorias para julgamento e premiação dos animais: 1ª Categoria - Égua Jovem: fêmeas com 36 a 48 meses. 2ª Categoria - Égua: fêmeas com mais de 48 a 60 meses. 3ª Categoria - Égua Sênior: fêmeas com mais de 60 a 96 meses. 4ª Categoria - Égua Master: fêmeas com mais de 96 meses. 5ª Categoria - Cavalo Jovem: machos com mais de 36 a 48 meses. 6ª Categoria - Cavalo: machos com mais de 48 a 60 meses. 7ª Categoria - Cavalo Sênior: machos com mais de 60 a 96 meses.

4 8ª Categoria - Cavalo Master: machos com mais de 96 meses. 9ª Categoria - Cavalo Castrado: machos com mais de 36 meses. 10ª Categoria Égua de Pelagem: Éguas de pelagem diferente da Alazã com mais de 36 meses. 11ª Categoria Cavalo de Pelagem: Cavalos de pelagem diferente da Alazã com mais de 36 meses. 12ª Categoria Cavalo Castrado de Pelagem: machos de pelagem diferente da Alazã com mais de 36 meses. 1º - A data base para o cálculo da idade dos animais e seu estabelecimento em cada campeonato será sempre a data do primeiro dia do julgamento da Raça Mangalarga na respectiva Etapa (aberta e ou regional). 2º - Em caso de mudança da data de Julgamento após o término das inscrições, prevalecerá à primeira data estabelecida. 3º - Entende-se como animal com mais de n meses aquele que apresentar idade a partir de n meses e 1 (um) dia. 4º - Sempre que se verificar a existência de um número superior a 10 (dez) animais presentes ao julgamento numa mesma categoria, esta será automaticamente subdividida e, obedecendo-se à ordem crescente de idade serão criadas tantas subdivisões quantas se fizerem necessárias a fim de que cada uma delas não ultrapasse 10 (dez) animais. No caso de categorias com número ímpar de participantes, a subcategoria de maior idade ficará com 1 (um) animal a mais. Caso esta divisão não seja possível, a subcategoria de maior idade ficará com 1 (um) animal a menos. 5º - Quando houver um número de animais para o campeonato melhor égua e ou cavalo de pelagem inscritos igual ou inferior a 10 (dez), as categorias acima mencionadas serão julgadas juntas e classificadas separadas. Artigo 6º - Ao final de cada etapa, é facultada a realização de provas de andamento com as seguintes categorias de cavaleiros: Mini-Mirim: participantes com idade entre 5 (cinco) até 8 (oito) anos de idade. Mirim: participantes com mais de 9 (nove) até 13 (treze) anos de idade.

5 Juvenil: participantes com mais de 14 (catorze) até 17 (dezessete) anos de idade. Patrão: participantes com mais de 18 (dezoito) anos de idade e que sejam criadores e/ou proprietários de animais, sendo vedada a participação de treinadores, apresentadores, etc... 1º - O julgamento das categorias mini-mirim e mirim deverá ser realizado dentro do tempo, máximo de 30 minutos. Para as demais categorias o tempo máximo de 1 (uma) hora. 2º - As categorias de que trata esse artigo serão constituídas por participantes de ambos os sexos, e os animais poderão ter qualquer idade a partir dos 36 (trinta e seis) meses independente do sexo. CAPÍTULO IV DA PREMIAÇÃO Artigo 7º - Nas Etapas Oficiais, serão conferidas as seguintes premiações, de acordo com a classificação do julgamento estipulada pelo(s) Jurado(s): 1º - Categoria ou subdivisão: 1º Prêmio até 5ª menção honrosa 2º - Campeonatos: Campeã, 1ª Reservada Campeã e 2ª Reservada Campeã Égua Jovem Campeã, 1ª Reservada Campeã e 2ª Reservada Campeã Égua Campeã, 1ª Reservada Campeã e 2ª Reservada Campeã Égua Sênior Campeã, 1ª Reservada Campeã e 2ª Reservada Campeã Égua Master Jovem Sênior Master Castrado com mais de 36 meses

6 Campeã, 1ª Reservada Campeã e 2ª Reservada Campeã Égua de Pelagem de Pelagem Castrado de Pelagem 3º - Não havendo subdivisão na categoria, os animais classificados em 1º, 2º e 3º lugares serão considerados, automática e respectivamente, Campeão 1º Reservado Campeão e 2º Reservado Campeão, desde que os jurados considerem os animais à altura dos títulos. 4º - Caso ocorra que o 1º prêmio de uma categoria, por qualquer motivo não possa voltar para disputar o Campeonato, o 2º prêmio dessa categoria disputará o(s) título(s) de Campeã(ão) e Reservado de Campeã(o) respectivamente. 5º - O(s) Jurado(s) poderá (ão) dispensar um ou mais prêmios desde que não encontre(m) animais a altura da premiação. 6º - Campeonatos Ponto Corrido: 1) Campeonato Ponto Corrido Expositor: O expositor deverá escolher no ato da inscrição de cada etapa oficial (regional, aberta e ou final caso seja classificado) até 2 animais inscritos para concorrer ao Campeonato Pontos Corridos Expositor. O expositor poderá escolher outros animais nas etapas subsequentes. A tabela de ponto será a mesma prevista para a pontuação das categorias, campeonatos e grandes campeonatos do regulamento de exposições e que segue transcrita abaixo: TITULOS PONTOS Grandes Campeões (ãs) de Andamento 30 1º Reservados (as) Grande Campeões (ãs) de Andamento 25 2º Reservados (as) Grande Campeões (ãs) de Andamento 20 Campeão (ã) de Andamento 18 1º Reservado (a) Campeão (ã) de Andamento 15 2º Reservado (a) Campeão (ã) de Andamento 12 1º Prêmio 10 2º Prêmio 9 3º Prêmio 8 4º Prêmio 7 5º prêmio 6 Menção Honrosa 5

7 2) Campeonato Ponto Corrido Animal: Todos os animais (machos e fêmeas) inscritos em quaisquer etapas oficiais (regional, aberta e ou final caso seja classificado) estarão automaticamente inscritos para concorrer ao Campeonato Pontos Corridos Animal. A tabela de ponto será a mesma prevista para a pontuação das categorias, campeonatos e grande campeonatos do regulamento de exposições e que segue transcrita no item 1 acima. CAPÍTULO V DOS JURADOS Artigo 8º - O julgamento das etapas da Copa será realizado por um Jurado Técnico ou Comissão composta por três Jurados pertencentes ao Quadro Oficial da A.B.C.C.R.M. e devidamente homologados pelo Colégio de Jurados para aquele certame. 1º - Os Jurados deverão desclassificar os animais: 1 - Que apresentarem má índole e/ou não apresentarem temperamento de cavalo de sela; 2 - Portadores de defeitos desclassificantes, previstos no regulamento geral do S.R.G.; 3 - Que causarem atrasos no Julgamento pela excessiva demora por parte dos apresentadores em conduzi-los à Pista; 4 - Que apresentarem claudicações; 5 - Portadores de Hemiplegia Laringeana (chiadores); 6 - Com dissociação excessiva e constante nos andamentos (tríplice apoio), trote puro e andadura. 7 Que apresentem qualquer tipo de sangramento no costado e ou na boca; 8 Que apresentem qualquer artifício que mascare os defeitos e ou dificulte a interpretação do julgamento, tal como a CAUDA MORTA, etc.; 9 Que caracterize sofrimento ao animal. 2º - Quando o julgamento for realizado por Comissão de Jurados, poderão ser convidados até dois criadores para fazer parte dessa Comissão, desde que apresentem grande experiência na utilização do cavalo Mangalarga, que seus nomes tenham sido previamente aprovados pelo Conselho Deliberativo Técnico da A.B.C.C.R.M. e homologados pelo Colégio de Jurados para aquela etapa.

8 CAPÍTULO VI DO JULGAMENTO Artigo 9º - O julgamento das categorias deverá ser realizado dentro do tempo máximo de 40 (quarenta) minutos para as categorias Jovens e 60 (sessenta) minutos para as demais categorias. Artigo 10º - Na Copa de Andamento os conjuntos (cavalo / cavaleiro) deverão ser avaliados respeitando a seguinte metodologia: A) Item visto do chão; Elegância; Sincronização; Regularidade / Resistência; Cobertura de rastro; Amplitude de passada / Progressão; Ausência de movimentos parasitas. As notas de 0 (zero) a 10 (dez) serão multiplicadas por 0,40 (zero, quarenta). B) Item impressão ao montar: Índole / Temperamento; Disposição de andar; Ausência de movimentos parasitas; Facilidade de condução; Comodidade. As notas de 0 (zero) a 10 (dez) serão multiplicadas por 0,60 (zero, sessenta). A velocidade (Toada) dos animais montados não poderá ultrapassar 10 Km por hora, sendo os jurados responsáveis pelo controle da velocidade. Os jurados deverão classificar os animais somente após a somatória dos pontos obtidos nos itens A e B. 1º - No caso do animal ficar impossibilitado de comparecer ao julgamento, o Expositor deverá solicitar autorização dos Jurados e apresentar os atestados veterinários, caso seja solicitado pelos Jurados. No caso do animal estar inscritos em 2 (dois) campeonatos (geral e pelagem) o mesmo ficará impedido de participar dos campeonatos subsequente conforme Artigo 4º e Parágrafo 4º deste Regulamento. A retirada não autorizada de animais do julgamento acarretará a desclassificação do Expositor e cancelamento de todos os prêmios de seus animais nessa Etapa (aberta e ou regional).

9 2º - A qualquer tempo da prova o Jurado deverá desclassificar e retirar da mesma o animal que, a seu critério, não apresentar condições físicas para continuar na prova ou que estiver sendo penalizado por seu cavaleiro ou mesmo prejudicando o desempenho dos animais concorrentes, ou ainda os que não apresentarem o Andamento característico da Raça. 3º - Será obrigatório o uso de embocadura: 1) Para as categorias jovens não será permitido o uso de bridão trançado, correntes e ou artifícios de condução que seja lesivo e ou que traga qualquer tipo de sofrimento ao animal. 2) Para as demais categorias fica proibido qualquer tipo de artifício de condução. 3) Será facultativo o uso de chicote e/ou espora de toque (sem roseta contundente), devendo ser penalizado o conjunto que esteja usando em condições abusivas esses instrumentos. 4º - Será facultativo o uso de chicote e/ou espora de toque (sem roseta contundente), devendo ser penalizado o conjunto que esteja usando em condições abusivas esses instrumentos. 5º - É proibido, a partir das categorias com mais de 48 meses de idade, o uso de arreamento de artifício tais como: martingale, gamarra, rédea golg, rédea alemã e suas similares. 6º - Os animais classificados como Grande Campeã Égua, Grande Campeão Cavalo e Campeão Castrado na etapa final dos anos anteriores não ficam impedidos de participar das próximas etapas regionais, abertas e ou das próximas etapas finais. 7º - Nas etapas (abertas e ou regionais) e também na Etapa Final da Copa de Andamento da Raça Mangalarga, haverá categorias específicas por Pelagem e, para efeito de Ranking deverá ser considerada a colocação do animal na classificação geral. Artigo 11º - No caso de comissão de Jurados, o julgamento será realizado sem comunicação entre os mesmos e o resultado final de cada categoria será definido através da soma das três classificações, obtendo as melhores classificações os animais que obtiverem as menores somas. 1º Em caso de empate, a nota do jurado técnico da referida comissão com maior tempo de atividade no Quadro de Jurados da Raça Mangalarga definirá o desempate, persistindo o empate prevalecerá a nota do jurado técnico de maior idade. 2º - Para fins de aplicação dos critérios de desempate constantes do 1º acima, deverá constar do respectivo catálogo de todas as

10 etapas, sejam elas abertas ou regionais, a data de admissão de cada um dos jurados ao Quadro de Jurados da ABCCRM, bem como as suas respectivas datas de nascimento. 3º - Cada Jurado deverá classificar todos os animais da categoria, do 1º até o 10º lugar, se for o caso. 4º - O resultado do julgamento de cada categoria e ou subdivisão será divulgado publicamente após a classificação das mesmas e seguido, preferencialmente, de comentários do(s) Jurado(s). 5º - O comentário do julgamento dos animais será somente para os 5 primeiros colocados, pela ordem de classificação e iniciando os comentários pelo 5º prêmio e assim sucessivamente. Artigo 12º - Os jurados deverão obrigatoriamente montar os animais. 1º - No julgamento os Jurados devem montar os animais, e deverão fazê-lo dentro do tempo limite de cada categoria, sendo vetado aos mesmos galoparem os animais. CAPÍTULO VII DOS TRAJES E ARREAMENTO Artigo 13º - Os apresentadores dos animais na Copa de Andamento deverão usar, preferencialmente, calças jeans, chapéu ou boné, botas ou botinas com ou sem perneiras. Único É obrigatório pelos apresentadores dos animais a utilização dos uniformes fornecidos pela organização, inclusive chapéu ou boné com a logomarca da ABCCRMangalarga e ou dos patrocinadores sob pena de desclassificação ou retirada do apresentador e respectivo animal da pista de julgamento. Artigo 14º - É obrigatório o uso de sela tipo Mangalarga (Australiana) e suas variações na apresentação dos animais. Único É proibido, a partir das categorias com mais de 48 meses de idade, o uso de qualquer arreamento de artifício tais como: martingale, gamarra, rédea golg, rédea alemã e suas similares.

11 CAPÍTULO VIII DA ETAPA FINAL Artigo 15º - Estarão classificados para a Etapa Final todos os animais que participarem de pelo menos 01 (uma) Etapa Aberta ou 02 (duas) Etapas Regionais. 1º - Os animais que completarem 36 meses entre a última etapa classificatória e a Etapa Final, poderão estrear na Etapa Final. Artigo 16º - Na Etapa Final, será conferida a seguinte premiação: Campeã, 1ª Reservada Campeã e 2ª Reservada Campeã Égua Jovem Campeã, 1ª Reservada Campeã e 2ª Reservada Campeã Égua Campeã, 1ª Reservada Campeã e 2ª Reservada Campeã Égua Sênior Campeã, 1ª Reservada Campeã e 2ª Reservada Campeã Égua Master Jovem Sênior Master Castrado com mais de 36 meses. Campeã, 1ª Reservada Campeã e 2ª Reservada Campeã Égua de Pelagem com mais de 36 meses. de Pelagem com mais de 36 meses. Castrado de Pelagem com mais de 36 meses. Grande Campeã, 1ª Reservada e 2ª Reservada Grande Campeã Égua Grande Campeão, 1º Reservado e 2º Reservado Grande Campeão Cavalo

12 1º - Não havendo subdivisão na categoria, os animais classificados em 1º, 2º e 3º lugares serão considerados, automática e respectivamente, Campeão 1º Reservado Campeão e 2º Reservado Campeão. 2º - A classificação final do Campeonato será definida da seguinte forma: a) Caso não haja subdivisão da categoria, os três primeiros colocados serão automática e respectivamente, Campeão, 1º Reservado Campeão e 2º Reservado Campeão (se for o caso), desde que os jurados considerem os animais à altura dos títulos. b) Caso um campeonato seja subdividido em duas ou mais categorias, concorrerão aos prêmios de Campeão (ã) os animais classificados como 1º prêmio nas respectivas categorias. Ao prêmio de 1º Reservado (a) Campeão (ã), concorre também o 2º prêmio na categoria da qual saiu o (a) Campeão (ã). Concorrem ao título de 2º Reservado (a) Campeão (ã), se for o caso, os animais classificados nas suas categorias como 1º prêmio ou 2º prêmio, conforme a situação e, caso o (a) Campeão (ã) e o 1º Reservado (a) pertençam à mesma categoria, o 3º prêmio desta categoria também concorrerá ao título de 2º Reservado (a) Campeão (ã). c) É obrigatória a participação de todos os animais classificados como 1º prêmio na disputa dos Campeonatos de Andamento, e dos 2º e 3º lugares das categorias dos campeões na disputa dos 1º e 2º reservados. d) Caso ocorra que o 1º prêmio ou o Campeã(o) de uma categoria e ou campeonato, por qualquer motivo não possa voltar para disputar o Campeonato ou o Grande Campeonato, o 2º prêmio ou o 1º Reservado de Campeã(ao) dessa categoria também disputará o(s) título(s) de Campeã(o), Reservado de Campeã(o) ou Grande Campeã(ão), Reservado de Grande Campeã(ao) respectivamente. e) A comissão com três Jurados: julgarão em separado e sem comunicação entre os mesmos, inclusive os campeonatos e grandes campeonatos. 3º - Aos prêmios de Grande Campeão (ã) concorrem 5 (cinco) Campeões, conforme esquema abaixo: a) - Grande Campeã Égua: a1) Campeã Égua Jovem a2) Campeã Égua a3) Campeã Égua Sênior a4) Campeã Égua Master

13 a5) Campeã Égua de Pelagem b) - Grande Campeão Cavalo: b1) Campeão Cavalo Jovem b2) Campeão Cavalo b3) Campeão Cavalo Sênior b4) Campeão Cavalo Master b5) Campeão Cavalo Pelagem 4º - Ao título de 1º Reservado (a) Grande Campeão (ã), concorrem também o (a) 1º Reservado (a) Campeão (ã) da categoria do Grande Campeão (ã). 5º - Na hipótese do Grande Campeão (ã) e do 1º Reservado (a) Grande Campeão (ã) saírem do mesmo campeonato, o (a) 2º Reservado (a) Campeão (ã) deste mesmo campeonato concorre também ao título de 2º Reservado (a) Grande Campeão (ã). 6º - Os cavalos castrados não disputam o Grande Campeonato Cavalo. Artigo 17º Os animais classificados para a Etapa Final, disputarão na categoria de acordo com a idade que apresentarem por ocasião desta final. CAPÍTULO IX DAS PENALIDADES AO EXPOSITOR INFRATOR Artigo 18º - Todos os envolvidos, direto ou indiretamente, com os Eventos Oficiais da A.B.C.C.R.M. que infligirem qualquer norma estabelecida no presente regulamento, bem como no Regulamento Geral de Exposições e Provas da Raça Mangalarga, Anexo I e Anexo II e no Regulamento Oficial das Normas de Conduta para Expositores, Árbitros, Cavaleiros e Apresentadores da Raça Mangalarga estarão sujeitos as penalidades cabíveis e já descritas nos mesmos. CAPÍTULO X DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 19º - Os animais participantes das Copas de Andamento ficarão sujeitos ao exame antidoping, conforme regulamento próprio, aprovado pelo C.D.T. e inspeção dos animais no paddock. 1º - Comprovado o doping, o Expositor infrator estará sujeito às penas previstas no capítulo XII do Regulamento Geral de Exposições e Provas bem como no Regulamento Oficial das Normas de Conduta para Expositores, Árbitros, Cavaleiros e Apresentadores da Raça

14 Mangalarga ANEXO II e as do Regulamento Específico, inclusive com a devolução da premiação recebida em dinheiro e ou troféus. 2º - Os animais participantes das Copas de Andamento ficarão sujeitos à inspeção no paddock será realizada por um profissional, Médico Veterinário, contratado especificamente para este fim. A inspeção deverá verificar a existência ou não de defeitos anatômicos (agnatismo e prognatismo), análise da mesa dentária para aferição da idade dos animais e exame do aparelho reprodutor dos machos para verificação de monorquidismo (ausência de um testículo) e criptorquidismo (ausência dos testículos) e outros defeitos desclassificatórios conforme Regulamento do Serviço de Registro Genealógico da Raça Mangalarga. No caso de extirpação cirúrgica de um dos testículos o expositor deverá apresentar, no ato da inscrição o atestado comprobatório, emitido por um Médico Veterinário. Constatado os defeitos acima mencionados que são considerados desclassificatórios os animais serão impedidos de entrar em julgamento. Artigo 20º - Será permitido apenas o uso de ferraduras convencionais nos animais, sendo vetado qualquer artifício corretivo. 1º - Não será permitida a recolocação e ou troca de ferraduras durante o julgamento das fases de julgamento; 2º - Seguem abaixo, classificados e discriminados os tipos mais importantes de ferraduras e/ou ferrageamentos que alteram o desempenho dos animais em pista, portanto, proibidos: 1- Terapêuticas: utilizadas no tratamento e na manutenção de afecções, reduzindo consequentemente as claudicações: a- Ferradura oval (Egg bar shoes). b- Ferradura em coração (Hearth bar shoes). c- Ferradura de barra reta (Straight bar shoes). d- Ferradura talonada. e- Ferradura Tennessee navicular shoes. f- Ferradura invertida. g- Meia ferradura. h- Etc Materiais: a- Palmilhas abertas. b- Palmilhas fechadas. c- Palmilhas talonadas. d- Talonetes. e- Rampões. f- Preenchimento com silicone. g- Etc...

15 3- Ferrageamentos: técnicas que alteram a biomecânica: a- Ferraduras de diferentes materiais, influenciando no peso das ferraduras, ex. Alumínio nas mãos e ferro nos pés. b- Ferraduras de barras de diferentes espessuras, influenciando no peso das ferraduras, ex. Ferradura de barra leve (5/8 X ¼) nas mãos e barra pesada (7/8 X 3/8) nos pés. c- Ferraduras com diferentes desgastes, influenciando no peso das ferraduras, ex. Ferraduras gastas nas mãos e novas nos pés. d- Ferraduras com trailers ou vírgulas, influenciando na estabilidade do jarrete. e- Ferraduras atrasadas. f- Ferraduras adiantadas. g- Etc... 3º - Para as etapas da copa (regionais, abertas e ou final) com mais de 60 animais inscritos será obrigatória á verificação do ferrageamento no paddock por um profissional capacitado e contratado para este fim e que seja homologado pela ABCCRMangalarga. Artigo 21º - Os Expositores, além deste Regulamento, sujeitam-se às normas do Regulamento dos Parques de Exposições ou Feiras, principalmente quanto às exigências da Defesa Sanitária Animal, trato e limpeza de baias e de animais, ficando responsáveis por eles, desde a entrada até a saída dos mesmos, por quaisquer danos que porventura ocasionarem. Artigo 22º - A A.B.C.C.R.M. não se responsabiliza pelos danos causados por mortes, roubos, trocas, etc., de animais e utensílios dos Expositores, que ficam por conta e risco dos próprios Expositores. Artigo 23º - A A.B.C.C.R.M. não se responsabiliza por acidentes que possam ocorrer com os apresentadores durante a Exposição, em qualquer categoria. Artigo 24º - O apresentador que tiver qualquer atitude desrespeitosa ou ofensiva perante o Jurado ou Representante Oficial, poderá ser penalizado com a desclassificação dos animais por ele apresentados. Artigo 25 - O apresentador que por motivo de atraso atrapalhar o bom andamento do julgamento, poderá ter o seu animal desclassificado, a critério do jurado. Artigo 26º - Os casos omissos serão resolvidos pelo representante da Associação para a etapa ou, se for o caso, pela Diretoria da A.B.C.C.R.M..

16 Artigo 27º - Este Regulamento entrará em vigor a partir de 10 de junho de ANEXO I Os animais que não participarem das etapas regulamentadas pelo Regulamento acima descrito não terão direito as premiações oferecidas pela A.B.C.C.R.M. e pelos patrocinadores para a Etapa Final da Copa de Andamento da Raça Mangalarga.

Regulamento Prova de Maneabilidade da Raça Mangalarga Versão 2014

Regulamento Prova de Maneabilidade da Raça Mangalarga Versão 2014 Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga Avenida Francisco Matarazzo, 455 Pavilhão 04 Dr. Fausto Simões São Paulo / SP CEP 05001 300 Tel. 11 3673 9400 Fax: 11 3862 1864 www.cavalomangalarga.com.br

Leia mais

REGULAMENTO COPA DE ANDAMENTO DA RAÇA MANGALARGA Versão 2012 CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

REGULAMENTO COPA DE ANDAMENTO DA RAÇA MANGALARGA Versão 2012 CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga Avenida Francisco Matarazzo, 455 Pavilhão 04 Dr. Fausto Simões São Paulo / SP CEP 05001 300 Tel. 11 3673 9400 Fax: 11 3862 1864 www.cavalomangalarga.com.br

Leia mais

REGULAMENTO ESPORTIVO. Copa KART BRASIL e KART NIGHT 2015. I Do CAMPEONATO

REGULAMENTO ESPORTIVO. Copa KART BRASIL e KART NIGHT 2015. I Do CAMPEONATO REGULAMENTO ESPORTIVO Copa KART BRASIL e KART NIGHT 2015 I Do CAMPEONATO Art. 1º A Copa KART BRASIL 2015 e a KART NIGHT 2015 serão realizadas no Kartódromo Internacional Nova Odessa. 1º A Copa KART BRASIL

Leia mais

CAPITULO X. Regulamento de Exposição TÍTULO I. Da natureza e dos fins

CAPITULO X. Regulamento de Exposição TÍTULO I. Da natureza e dos fins CAPITULO X Regulamento de Exposição TÍTULO I Da natureza e dos fins Art. 167º - As exposições Nacional e Regional do Cavalo Brasileiro de Hipismo serão promovidas pela Associação Brasileira de Criadores

Leia mais

REGULAMENTO DE REMO 2007 2008

REGULAMENTO DE REMO 2007 2008 REGULAMENTO DE REMO 2007 2008 REGATAS OFICIAIS E CAMPEONATOS ESTADUAIS CAPÍTULO I DOS REMADORES E SUAS CATEGORIAS: Artigo 1º O(a)(s) remador(a)(es)(as) que vierem a participar de regatas da serão divididos

Leia mais

CAMPEONATO ESTADUAL INFANTIL A SENIOR DE NATAÇÃO - 2012

CAMPEONATO ESTADUAL INFANTIL A SENIOR DE NATAÇÃO - 2012 FEDERAÇÃO AQUÁTICA NORTERIOGRANDENSE www.fanrn.com.br - aquaticarn@gmail.com Fone: 84-32018008 CAMPEONATO ESTADUAL INFANTIL A SENIOR DE NATAÇÃO - 2012 REGULAMENTO Art. 1º - O Campeonato Estadual Infantil

Leia mais

RANKING PARANAENSE DE CRIADORES DE OVINOS 2015. CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art 1º - O Ranking paranaense de criadores de ovinos tem como objetivo:

RANKING PARANAENSE DE CRIADORES DE OVINOS 2015. CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art 1º - O Ranking paranaense de criadores de ovinos tem como objetivo: RANKING PARANAENSE DE CRIADORES DE OVINOS 2015 CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art 1º - O Ranking paranaense de criadores de ovinos tem como objetivo: I promover as raças registradas pela ARCO, bem como os Criadores

Leia mais

1 FESTIVAL DE MÚSICA DO COLÉGIO MÓDULO REGULAMENTO

1 FESTIVAL DE MÚSICA DO COLÉGIO MÓDULO REGULAMENTO 1 FESTIVAL DE MÚSICA DO COLÉGIO MÓDULO REGULAMENTO 01. DA REALIZAÇÃO: O Colégio Módulo promoverá o 1 Festival de Música, direcionado ao público interno da Instituição, familiares e amigos. 02. DO OBJETIVO:

Leia mais

REGULAMENTO DE EXPOSIÇÕES PARA O RANKING NACIONAL E EXPOSIÇÕES OFICIAIS DAS RAÇAS DORPER E WHITE DORPER

REGULAMENTO DE EXPOSIÇÕES PARA O RANKING NACIONAL E EXPOSIÇÕES OFICIAIS DAS RAÇAS DORPER E WHITE DORPER REGULAMENTO DE EXPOSIÇÕES PARA O RANKING NACIONAL E EXPOSIÇÕES OFICIAIS DAS RAÇAS DORPER E WHITE DORPER CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS, ESTRUTURAÇÃO E COMPETIÇÕES Art. 1º O Regulamento de Exposições para o Ranking

Leia mais

REGULAMENTO DA III COPA CENTRO OLÍMPICO DE JUDÔ

REGULAMENTO DA III COPA CENTRO OLÍMPICO DE JUDÔ REGULAMENTO DA III COPA DE JUDÔ Data: 23 de junho de 2007 Horário: 8h30 Desfile de Abertura Local: Ginásio Mané Garrincha Endereço: Rua Pedro de Toledo, 1651 Ibirapuera São Paulo SP 1. INSCRIÇÕES As inscrições

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DO RANKING NACIONAL DA ABCT

REGULAMENTO GERAL DO RANKING NACIONAL DA ABCT REGULAMENTO GERAL DO RANKING NACIONAL DA ABCT RANKING NACIONAL CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS, ESTRUTURAÇÃO E COMPETIÇÕES Art. 1º - O Regulamento Geral das Exposições e Competições Oficiais da ABCT tem como

Leia mais

3 FESTIVAL DE MÚSICA DO MÓDULO REGULAMENTO

3 FESTIVAL DE MÚSICA DO MÓDULO REGULAMENTO 3 FESTIVAL DE MÚSICA DO MÓDULO REGULAMENTO 01. DA REALIZAÇÃO: O Grupo Módulo promoverá o 3 Festival de Música, direcionado ao público interno da Instituição, familiares e amigos. 02 DO OBJETIVO: O 3º Festival

Leia mais

XXII JORNADA ACADÊMICA DE MEDICINA Edital Para Envio de Trabalhos Científicos

XXII JORNADA ACADÊMICA DE MEDICINA Edital Para Envio de Trabalhos Científicos XXII JORNADA ACADÊMICA DE MEDICINA Edital Para Envio de Trabalhos Científicos 1) DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1. O prazo para inscrição de trabalhos científicos terá início em 30 de Março de 2015 às 00:00 e prazo

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DO I TORNEIO DE FUTEBOL SOCIETY FACULDADE ESFA

REGULAMENTO GERAL DO I TORNEIO DE FUTEBOL SOCIETY FACULDADE ESFA REGULAMENTO GERAL DO I TORNEIO DE FUTEBOL SOCIETY FACULDADE ESFA Art. 1º O Torneio de Futebol Society tem por finalidade: A congregação dos graduandos, o fortalecimento dos laços de amizade e a camaradagem

Leia mais

Art. 3º Os participantes da gincana deve se inscrever em uma única categoria: a de concorrentes.

Art. 3º Os participantes da gincana deve se inscrever em uma única categoria: a de concorrentes. DO EVENTO Art. 1º O Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará, visando um evento solidário, cultural e festivo para comemorar o dia do contabilista, realizará a 1ª GINCANA ADESÃO SOLIDÁRIA,

Leia mais

SECRETARIA GERAL DAS RELAÇÕES EXTERIORES INSTITUTO RIO BRANCO LXIV CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE DIPLOMATAS

SECRETARIA GERAL DAS RELAÇÕES EXTERIORES INSTITUTO RIO BRANCO LXIV CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE DIPLOMATAS SECRETARIA GERAL DAS RELAÇÕES EXTERIORES INSTITUTO RIO BRANCO EDITAL DE 25 DE MARÇO DE 2014 LXIV CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE DIPLOMATAS O DIRETOR-GERAL DO INSTITUTO RIO BRANCO, no uso de suas atribuições,

Leia mais

CLUBE COMERCIAL DE LORENA

CLUBE COMERCIAL DE LORENA TORNEIO DE BILHAR 2015 I - Dos Objetivos: REGULAMENTO Art. 1 - O evento tem por finalidade promover o intercambio social e esportivo entre os associados do Clube Comercial de Lorena e de toda a região,

Leia mais

REGULAMENTO DE FUTSAL

REGULAMENTO DE FUTSAL REGULAMENTO DE FUTSAL Capítulo I DAS FINALIDADES Art. 1º O campeonato de futsal masculino, é promovido como uma das modalidades dos VI JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA, promovido e organizado pela AMB Associação

Leia mais

Caminhos do Marchador REGULAMENTO

Caminhos do Marchador REGULAMENTO Caminhos do Marchador REGULAMENTO 01 Disposições gerais O Caminhos do Marchador é uma modalidade integrante do Ranking de Esportes e credenciado com exclusividade pela Associação Brasileira dos Criadores

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COLÉGIO DE JURADOS DA ABCCCAMPOLINA

REGIMENTO INTERNO DO COLÉGIO DE JURADOS DA ABCCCAMPOLINA REGIMENTO INTERNO DO COLÉGIO DE JURADOS DA ABCCCAMPOLINA Art.1º - O presente regimento tem o objetivo de disciplinar a atuação dos jurados, sua supervisão e coordenação atendendo à normatização do Ministério

Leia mais

2ª COPA BRAGANTINA DE SPRINT DUATHLON (5KM CORRIDA 20KM CICLISMO 2,5KM CORRIDA) E CORRIDA DE 5K

2ª COPA BRAGANTINA DE SPRINT DUATHLON (5KM CORRIDA 20KM CICLISMO 2,5KM CORRIDA) E CORRIDA DE 5K 2ª COPA BRAGANTINA DE SPRINT DUATHLON (5KM CORRIDA 20KM CICLISMO 2,5KM CORRIDA) E CORRIDA DE 5K 1. PROGRAMAÇÃO. 1. Entrega dos kits na Academia Axios (Endereço: R. Teixeira, 691, Taboão, Bragança Paulista,

Leia mais

REGULAMENTO DO FUTSAL MASCULINO E FEMININO

REGULAMENTO DO FUTSAL MASCULINO E FEMININO REGULAMENTO DO FUTSAL MASCULINO E FEMININO I - DOS LOCAIS DOS JOGOS Art. 1º - Os jogos serão realizados nos seguintes locais: Quadras 01,02 e 03 - térreo do Prédio 80 Quadras 01,02 e 03-4º andar do Prédio

Leia mais

REGULAMENTO. 1 Procedimentos para inscrição

REGULAMENTO. 1 Procedimentos para inscrição *Última atualização em 29/05/15 às 13h49 REGULAMENTO 1 Procedimentos para inscrição 1.1. As inscrições para o 20 Surf Colegial A Tribuna, deverão ser realizadas individualmente e no período único de inscrições

Leia mais

Trabalhos Científicos do V Congresso Médico Acadêmico (COMA) da Faculdade de Medicina da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) REGULAMENTO 2010

Trabalhos Científicos do V Congresso Médico Acadêmico (COMA) da Faculdade de Medicina da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) REGULAMENTO 2010 Trabalhos Científicos do V Congresso Médico Acadêmico (COMA) da Faculdade de Medicina da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) REGULAMENTO 2010 1. Disposições gerais 1.1. Todos os alunos da área da Saúde

Leia mais

REGULAMENTO GERAL PARA O ANO DE 2015

REGULAMENTO GERAL PARA O ANO DE 2015 1. TRANSFERÊNCIAS DE ATLETAS REGULAMENTO GERAL PARA O ANO DE 2015 1.1. A transferência de atletas entre a FPBOL e demais Federações do país deverá ser por meio de formulário de solicitação de Transferência,

Leia mais

REGULAMENTO BASQUETE 2009

REGULAMENTO BASQUETE 2009 REGULAMENTO BASQUETE 2009 Organização: Fórum das Associações dos Servidores das Agências Reguladoras Patrocínio: DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO BASQUETE - 2009 Art.01 - Este regulamento é o conjunto

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DO CIRCUITO BOI VERDE DE JULGAMENTOS DE CARCAÇAS DA RAÇA NELORE Campeonato 2015

REGULAMENTO GERAL DO CIRCUITO BOI VERDE DE JULGAMENTOS DE CARCAÇAS DA RAÇA NELORE Campeonato 2015 REGULAMENTO GERAL DO CIRCUITO BOI VERDE DE JULGAMENTOS DE CARCAÇAS DA RAÇA NELORE Campeonato 2015 CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art. 1 º - O Circuito de Julgamentos de Carcaças da Raça Nelore da ACNB Associação

Leia mais

Regulamenta e estabelece normas sobre os Cursos de Extensão Universitária da Universidade de São Paulo e dá outras providências.

Regulamenta e estabelece normas sobre os Cursos de Extensão Universitária da Universidade de São Paulo e dá outras providências. RESOLUÇÃO CoCEx nº 6667, de 19 de dezembro de 2013. (D.O.E. 21.12.13) (Protocolado 11.5.2443.1.5). Regulamenta e estabelece normas sobre os Cursos de Extensão Universitária da Universidade de São Paulo

Leia mais

Regulamento da Prova de Certificação ABS-BR

Regulamento da Prova de Certificação ABS-BR ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SOMMELIERS-BRASIL Regulamento da Prova de Certificação ABS-BR A Prova de Certificação de Sommeliers ABS-Brasil visa certificar o Sommelier Candidato dentro dos mais rígidos padrões

Leia mais

RESOLUÇÃO CRC SP Nº 1177/2014 DE 04.08.2014 ALTERA O REGULAMENTO PARA PREMIAÇÃO DO PROFESSOR NOTÁVEL DO ESTADO DE SÃO PAULO

RESOLUÇÃO CRC SP Nº 1177/2014 DE 04.08.2014 ALTERA O REGULAMENTO PARA PREMIAÇÃO DO PROFESSOR NOTÁVEL DO ESTADO DE SÃO PAULO ALTERA O REGULAMENTO PARA PREMIAÇÃO DO PROFESSOR NOTÁVEL DO ESTADO DE SÃO PAULO O Plenário do CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DE SÃO PAULO, no uso de suas atribuições legais e regimentais;

Leia mais

CAMPEONATOS BRASILEIROS CAIXA DE ATLETISMO DE JUVENIS INTERSELEÇÕES LV Masculino e XLIII Feminino

CAMPEONATOS BRASILEIROS CAIXA DE ATLETISMO DE JUVENIS INTERSELEÇÕES LV Masculino e XLIII Feminino CAMPEONATOS BRASILEIROS CAIXA DE ATLETISMO DE JUVENIS INTERSELEÇÕES LV Masculino e XLIII Feminino Art. 1º - Os CAMPEONATOS BRASILEIROS DE ATLETISMO DE JUVENIS têm por propósito básico a integração nacional,

Leia mais

Regulamento do Concurso Árvore de Natal. Natal Encantado - Jundiaí 2015

Regulamento do Concurso Árvore de Natal. Natal Encantado - Jundiaí 2015 Regulamento do Concurso Árvore de Natal Natal Encantado - Jundiaí 2015 1. Objetivo O Concurso de Árvores de Natal realizado pela CDL Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí, com co-realização da Secretaria

Leia mais

Regulamento da Prova Funcional do Mangalarga Marchador

Regulamento da Prova Funcional do Mangalarga Marchador Regulamento da Prova Funcional do Mangalarga Marchador Art. 1º - A Prova Funcional do Mangalarga Marchador é uma prova técnica e ao cronômetro, reconhecida oficialmente pela ABCCMM, sendo composta por

Leia mais

IV ETAPA DO CAMPEONATO REGIONAL DE SALTO REGIONAL OESTE PAULISTA. CENTRO HÍPICO HARAS JAHÚ Vargem Grande Paulista/SP 03/09/2011 - Sábado

IV ETAPA DO CAMPEONATO REGIONAL DE SALTO REGIONAL OESTE PAULISTA. CENTRO HÍPICO HARAS JAHÚ Vargem Grande Paulista/SP 03/09/2011 - Sábado IV ETAPA DO CAMPEONATO REGIONAL DE SALTO REGIONAL OESTE PAULISTA CENTRO HÍPICO HARAS JAHÚ Vargem Grande Paulista/SP 03/09/2011 - Sábado PROGRAMA O Campeonato Regional de Salto da Regional Oeste Paulista

Leia mais

Concurso das Melhores Matérias Jornalísticas sobre Panificação e. Confeitaria. Prêmio SINDIPAN / AIPAN SÃO PAULO DE JORNALISMO 2012.

Concurso das Melhores Matérias Jornalísticas sobre Panificação e. Confeitaria. Prêmio SINDIPAN / AIPAN SÃO PAULO DE JORNALISMO 2012. Concurso das Melhores Matérias Jornalísticas sobre Panificação e Confeitaria Prêmio SINDIPAN / AIPAN SÃO PAULO DE JORNALISMO 2012 Regulamento 2012 CAPÍTULO I Do Concurso Art. 1º - O Sindicato das Indústrias

Leia mais

REGULAMENTO DO 19º PRÊMIO PARANÁ DE ECONOMIA

REGULAMENTO DO 19º PRÊMIO PARANÁ DE ECONOMIA 1 REGULAMENTO DO 19º PRÊMIO PARANÁ DE ECONOMIA I - DO OBJETIVO Artigo 1º - O Prêmio Paraná de Economia é instituído pelo Conselho Regional de Economia 6ª Região Paraná (CORECON-PR), em duas categorias:

Leia mais

EDITAL TEMA LIVRE XII JANP

EDITAL TEMA LIVRE XII JANP EDITAL TEMA LIVRE XII JANP A Comissão Organizadora da XII Jornada Acadêmica de Anatomia Aplicada faz saber que estarão abertas, no período de 19 de junho de 2015 a 03 de julho de 2015, as inscrições para

Leia mais

ASSOCIAÇÃO REGIONAL DE DESPORTOS PARA DEFICIENTES INTELECTUAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO REGULAMENTO ESPECÍFICO DA TAÇA SÃO PAULO DE FUTSAL-2015

ASSOCIAÇÃO REGIONAL DE DESPORTOS PARA DEFICIENTES INTELECTUAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO REGULAMENTO ESPECÍFICO DA TAÇA SÃO PAULO DE FUTSAL-2015 REGULAMENTO ESPECÍFICO DA TAÇA SÃO PAULO DE FUTSAL-2015 DA DENOMINAÇÃO E PARTICIPAÇÃO Art. 1º - A Taça São Paulo de Futsal - 2015 será disputado por equipes com atletas com deficiência intelectual. Art.

Leia mais

21º FESCAPO FESTIVAL DA CANÇÃO DE PORTO DOS GAÚCHOS REGULAMENTO

21º FESCAPO FESTIVAL DA CANÇÃO DE PORTO DOS GAÚCHOS REGULAMENTO 21º FESCAPO FESTIVAL DA CANÇÃO DE PORTO DOS GAÚCHOS REGULAMENTO CAPITULO I DAS NORMAS GERAIS Art.1º. O 21º Festival da Canção de Porto dos Gaúchos/MT (Fescapo) tem por objetivo difundir e desenvolver a

Leia mais

Universidade Federal de Juiz de Fora. Faculdade de Engenharia EDITAL

Universidade Federal de Juiz de Fora. Faculdade de Engenharia EDITAL Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Engenharia EDITAL 2º Semestre 2012 1. Disposições gerais 1.1 Tema do concurso A tarefa proposta é a construção e o teste de carga de uma ponte treliçada,

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEFS Nº 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 06

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEFS Nº 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 06 Universidade Estadual de Feira de Santana Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [Polo 06] EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEFS Nº 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO

Leia mais

Poderão ser aceitos no programa os candidatos que obtiverem nota superior ou igual a 8 (oito), seguindo a distribuição indicada acima.

Poderão ser aceitos no programa os candidatos que obtiverem nota superior ou igual a 8 (oito), seguindo a distribuição indicada acima. INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº

Leia mais

CIRCUITO NACIONAL CORREIOS DE BEACH TENNIS REGULAMENTO GERAL PARA 2014 1. DO CAMPEONATO

CIRCUITO NACIONAL CORREIOS DE BEACH TENNIS REGULAMENTO GERAL PARA 2014 1. DO CAMPEONATO CIRCUITO NACIONAL CORREIOS DE BEACH TENNIS REGULAMENTO GERAL PARA 2014 1. DO CAMPEONATO O Campeonato será realizado nos meses de Junho, Agosto,Outubro e a Etapa Master final do ano(local e data a confirmar),

Leia mais

COLÉGIO POSITIVO COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO. Edital nº 01/2014

COLÉGIO POSITIVO COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO. Edital nº 01/2014 COLÉGIO POSITIVO COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO Edital nº 01/2014 A COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO, doravante referida como CPS, torna públicas as normas a seguir, que regem o processo seletivo para ingresso

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PÔSTER XVI CONGRESSO ACADÊMICO DE MEDICINA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS DAS CONDIÇÕES GERAIS

EDITAL DE SELEÇÃO DE PÔSTER XVI CONGRESSO ACADÊMICO DE MEDICINA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS DAS CONDIÇÕES GERAIS EDITAL DE SELEÇÃO DE PÔSTER XVI CONGRESSO ACADÊMICO DE MEDICINA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS DAS CONDIÇÕES GERAIS Art. 1º. Incentivar e promover o intercâmbio científico e cultural

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFRJ

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 01/2014 PROCESSO

Leia mais

Projeto Festival Clube da Viola. Resumo do Projeto

Projeto Festival Clube da Viola. Resumo do Projeto Projeto Festival Clube da Viola Resumo do Projeto A música brasileira é um dos elementos culturais que contribuem para a criação e o fortalecimento de uma idéia de pertencimento nacional, promovendo uma

Leia mais

Regulamento. Circuito Paulista de Fun Trekking www.circuitopaulista.com.br Versão março de 2009

Regulamento. Circuito Paulista de Fun Trekking www.circuitopaulista.com.br Versão março de 2009 Regulamento Circuito Paulista de www.circuitopaulista.com.br Versão março de 2009 1. Definição a. Este regulamento aplica-se exclusivamente à etapa do Circuito Paulista de a ser realizada no mês de março

Leia mais

ESTATUTO DOS CANALHAS DO POKER CANALHAS SERIES OF POKER

ESTATUTO DOS CANALHAS DO POKER CANALHAS SERIES OF POKER ESTATUTO DOS CANALHAS DO POKER CANALHAS SERIES OF POKER ESTATUTO DOS CANALHAS DO POKER 1. DOS OBJETIVOS 2. DA ESTRUTURA E MODALIDADE 3. DO EVENTO CANALHAS SERIES OF POKER 4. DO LOCAL E CALENDÁRIO 5. DA

Leia mais

3º FESTIVAL DE MÚSICA DO SERVIDOR PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA REGULAMENTO

3º FESTIVAL DE MÚSICA DO SERVIDOR PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA REGULAMENTO 3º FESTIVAL DE MÚSICA DO SERVIDOR PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA REGULAMENTO A Secretaria da Administração do Estado da Bahia torna público o Regulamento do 3º Festival de Música do Servidor Público do Estado

Leia mais

Regulamento Corrida e Caminhada pela Vida Doe Órgãos Hospital Universitário do Oeste do Paraná - HUOP 20/09/2015

Regulamento Corrida e Caminhada pela Vida Doe Órgãos Hospital Universitário do Oeste do Paraná - HUOP 20/09/2015 1 Regulamento Corrida e Caminhada pela Vida Doe Órgãos Hospital Universitário do Oeste do Paraná - HUOP 20/09/2015 O presente regulamento contém as disposições gerais para a 1ª Corrida pela Vida Doe Órgãos

Leia mais

Chamada de Projetos nº 04/2008

Chamada de Projetos nº 04/2008 Ministério do Turismo Chamada de Projetos nº 04/2008 O Ministério do Turismo, por intermédio da Comissão Avaliadora de Eventos, torna pública a realização de processo seletivo de projetos para apoio à

Leia mais

REGULAMENTO DA 10ª MARATONA ESAMC SOROCABA

REGULAMENTO DA 10ª MARATONA ESAMC SOROCABA REGULAMENTO DA 10ª MARATONA ESAMC SOROCABA O presente Instrumento Regulamenta a 10ª MARATONA ESAMC SOROCABA, a ser realizada nos dias 29 e 30 de outubro de 2015 na unidade Centro da FACULDADE ESAMC Sorocaba.

Leia mais

Concurso Melhores Matérias Jornalísticas sobre Panificação e Confeitaria. Prêmio SAMPAPÃO DE JORNALISMO 2015. Regulamento 2015. CAPÍTULO I Do Concurso

Concurso Melhores Matérias Jornalísticas sobre Panificação e Confeitaria. Prêmio SAMPAPÃO DE JORNALISMO 2015. Regulamento 2015. CAPÍTULO I Do Concurso Concurso Melhores Matérias Jornalísticas sobre Panificação e Confeitaria Prêmio SAMPAPÃO DE JORNALISMO 2015 Regulamento 2015 CAPÍTULO I Do Concurso Art. 1º - O Sindicato das Indústrias de Panificação e

Leia mais

REGULAMENTO. 1) Indústria 2) Comércio 3) Serviços 4) Agronegócio DO OBJETIVO

REGULAMENTO. 1) Indústria 2) Comércio 3) Serviços 4) Agronegócio DO OBJETIVO REGULAMENTO DO OBJETIVO Art. 1º. O PRÊMIO JOVEM TALENTO EMPREENDEDOR é uma iniciativa da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego,

Leia mais

REGULAMENTO Promoção Seguro Luiza Prestamista

REGULAMENTO Promoção Seguro Luiza Prestamista REGULAMENTO Promoção Seguro Luiza Prestamista Dados da Promotora: Cardif do Brasil Vida e Previdência S.A. CNPJ: 03.546.261/0001-08 Rua Campos Bicudo, 98 4º andar, São Paulo, CEP: 04536-010. 1. Cessão:

Leia mais

2º Concurso Literário do Servidor Público do Estado da Bahia REGULAMENTO

2º Concurso Literário do Servidor Público do Estado da Bahia REGULAMENTO 2º Concurso Literário do Servidor Público do Estado da Bahia REGULAMENTO A Secretaria da Administração do Estado da Bahia torna público o Regulamento do 2º Concurso Literário do Servidor Público do Estado

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS CONSELHO REGIONAL DE NUTRICIONISTAS - 3ª Região (SP, MS)

CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS CONSELHO REGIONAL DE NUTRICIONISTAS - 3ª Região (SP, MS) CARTA CONVITE Nº: 008/2013. São Paulo, 04 de junho de 2.013. Processo n.º 042-05/2013 Tipo: MENOR PREÇO Firma: A/C: E-mail: Convidamos a referida empresa a apresentar proposta para atendimento do objeto

Leia mais

SOCIEDADE HÍPICA CATARINENSE A SHC CONVIDA PARA COPA FLORIANÓPOLIS DE ESCOLA 2015

SOCIEDADE HÍPICA CATARINENSE A SHC CONVIDA PARA COPA FLORIANÓPOLIS DE ESCOLA 2015 A SHC CONVIDA PARA COPA FLORIANÓPOLIS DE ESCOLA 2015 COPA FLORIANÓPOLIS DE ESCOLA Pg 1/8 SHC - SOCIEDADE HÍPICA CATARINENSE FLORIANÓPOLIS/SC COPA FLORIANÓPOLIS DE ESCOLA Pg 2/8 P R O G R A M A A Sociedade

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PELOTAS SECRETARIA DE PROJETOS ESPECIAIS CARNAVAL 2009 2º CONCURSO ESTADUAL DE FANTASIAS DO CARNAVAL DE PELOTAS REGULAMENTO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PELOTAS SECRETARIA DE PROJETOS ESPECIAIS CARNAVAL 2009 2º CONCURSO ESTADUAL DE FANTASIAS DO CARNAVAL DE PELOTAS REGULAMENTO 2º CONCURSO ESTADUAL DE FANTASIAS DO CARNAVAL DE PELOTAS REGULAMENTO Objetivando conquistar a admiração e o encanto, ao mesmo tempo em que pretende difundir o turismo de Pelotas, com a mostra do que a

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL N o 06 / 2012-PROPESP A UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM), por intermédio da Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação,

Leia mais

Modalidade Franqueado

Modalidade Franqueado PRÊMIO o cumprimento ABF DESTAQUE de todos os critérios FRANCHISING deste Categoria regulamento, selecionando Sustentabilidade os melhores trabalhos. Modalidade Franqueado REGULAMENTO Objetivos O Prêmio

Leia mais

COMISSAO PERMANENTE DE PROCESSO SELETIVO DE DISCENTE CPPSD. EDITAL VESTIBULINHO Nº 004 de 01 de novembro de 2013

COMISSAO PERMANENTE DE PROCESSO SELETIVO DE DISCENTE CPPSD. EDITAL VESTIBULINHO Nº 004 de 01 de novembro de 2013 COMISSAO PERMANENTE DE PROCESSO SELETIVO DE DISCENTE CPPSD EDITAL VESTIBULINHO Nº 004 de 01 de novembro de 2013 A COMISSAO PERMANENTE DE PROCESSO SELETIVO DISCENTE CPPSD, no uso das atribuições que lhe

Leia mais

I ETAPA DO CAMPEONATO REGIONAL DE SALTO REGIONAL OESTE PAULISTA HARAS SETTI 11/04/2015

I ETAPA DO CAMPEONATO REGIONAL DE SALTO REGIONAL OESTE PAULISTA HARAS SETTI 11/04/2015 I ETAPA DO CAMPEONATO REGIONAL DE SALTO REGIONAL OESTE PAULISTA HARAS SETTI 11/04/2015 PROGRAMA O Campeonato de salto da Regional Oeste ABHIR 2015 será realizado em 06 etapas com 01 descarte. 1. GENERALIDADE

Leia mais

REGULAMENTO E TERMO DE RESPONSABILIDADE 2ª CORRIDA E CAMINHADA DAS ÁGUAS 2ª CORRIDA E CAMINHADA DAS ÁGUAS

REGULAMENTO E TERMO DE RESPONSABILIDADE 2ª CORRIDA E CAMINHADA DAS ÁGUAS 2ª CORRIDA E CAMINHADA DAS ÁGUAS A 2ª CORRIDA DAS ÁGUAS será realizada no dia 9 de Novembro 2014. Na cidade de ÁGUAS DE LINDOIA (SP), tem como objetivo integrar seus colaboradores e a comunidade da região, através da prática esportiva

Leia mais

R E G U L A M E N T O

R E G U L A M E N T O R E G U L A M E N T O I CONCURSO MUNICIPAL DE JINGLE CAPÍTULO I - DO OBJETO Art. 1º A Associação Comercial e Industrial de Bagé-ACIBa, a Administração Pública Municipal e as Entidades parceiras, através

Leia mais

REGULAMENTO ARTE MOVIE FESTIVAL DE CURTAS

REGULAMENTO ARTE MOVIE FESTIVAL DE CURTAS REGULAMENTO ARTE MOVIE FESTIVAL DE CURTAS A empresa Gaia Cultura & Arte, CNPJ: 10.709.140/0001-97, sediada na Rua Giordano Bruno, 160 na cidade de Porto Alegre, torna público, para o conhecimento dos interessados,

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PROCESSO SELETIVO RESIDENCIA MEDICA 2015

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PROCESSO SELETIVO RESIDENCIA MEDICA 2015 EDITAL DE CONVOCAÇÃO PROCESSO SELETIVO RESIDENCIA MEDICA 2015 O Presidente da Comissão de Residência Médica COREME do Hospital Metropolitano torna público, conforme dispõe a legislação vigente, que estarão

Leia mais

REGULAMENTO COPA DE MARCHA DA RAÇA MANGALARGA. Versão CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

REGULAMENTO COPA DE MARCHA DA RAÇA MANGALARGA. Versão CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga Avenida Francisco Matarazzo, 455 Pavilhão 04 Dr. Fausto Simões São Paulo / SP CEP 05001 300 Tel. 11 3673 9400 Fax: 11 3862 1864 www.cavalomangalarga.com.br

Leia mais

MINISTÉRIO DAS CIDADES SECRETARIA EXECUTIVA DEPARTAMENTO NACIONAL DE TRÂNSITO COORDENAÇÃO GERAL DE QUALIFICAÇÃO DO FATOR HUMANO NO TRÂNSITO

MINISTÉRIO DAS CIDADES SECRETARIA EXECUTIVA DEPARTAMENTO NACIONAL DE TRÂNSITO COORDENAÇÃO GERAL DE QUALIFICAÇÃO DO FATOR HUMANO NO TRÂNSITO MINISTÉRIO DAS CIDADES SECRETARIA EXECUTIVA DEPARTAMENTO NACIONAL DE TRÂNSITO COORDENAÇÃO GERAL DE QUALIFICAÇÃO DO FATOR HUMANO NO TRÂNSITO EDITAL DE CONCURSO VII PRÊMIO DENATRAN DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

Leia mais

PREFEITURA DE PORTEIRINHA DIRETORIA MUNICIPAL DE CULTURA REGULAMENTO FESTIVAL DE MÚSICA EDIÇÃO 2013

PREFEITURA DE PORTEIRINHA DIRETORIA MUNICIPAL DE CULTURA REGULAMENTO FESTIVAL DE MÚSICA EDIÇÃO 2013 A PREFEITURA DE PORTEIRINHA POR MEIO DA DIRETORIA DE CULTURA faz saber, para conhecimento dos artistas da música do município de Porteirinha, que estão abertas as inscrições para o FESTIVAL DE MÚSICA EDIÇÃO

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA R E G U L A M E N T O 2º FESTIVAL DE MPB DE ITAPEMIRIM-ES A Prefeitura Municipal de Itapemirim - ES, através da Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de

Leia mais

Termos e Condições Adesão ao PROGRAMA SOMMA

Termos e Condições Adesão ao PROGRAMA SOMMA Termos e Condições Adesão ao PROGRAMA SOMMA 1. PROGRAMA SOMMA é um programa de acumulação de pontos, através do qual registra-se o consumo efetuado por cartão de crédito, cartão pré-pago ou cartão de fidelidade

Leia mais

(anexar comprovante original de depósito bancário).

(anexar comprovante original de depósito bancário). 1 1ª TORNEIO DE INVERNO DE JIU-JITSU DE PETRÓPOLIS 2008 Categorias: Pré-Mirim, Mirim, Infantil, infanto-juvenil, juvenil e Adulto. Faixas: Branca, Amarela, Laranja, Verde, Azul, Roxa, Marrom e Preta. Convidamos

Leia mais

REGULAMENTO DE ATLETISMO

REGULAMENTO DE ATLETISMO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - A Competição de Atletismo, modalidade individual dos JOGOS ESCOLARES TV SERGIPE- 2014, será realizada de acordo com as Normas das OLIMPÌADAS ESCOLARES

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRPE Nº 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 58

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRPE Nº 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 58 Universidade Federal Rural de Pernambuco Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 58 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRPE Nº 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE

Leia mais

3º TORNEIO DE FUTSAL CDL CANOAS

3º TORNEIO DE FUTSAL CDL CANOAS 3º TORNEIO DE FUTSAL CDL CANOAS REGULAMENTO GERAL Capítulo 1 Comissão disciplinar e organizadora: O Evento será coordenado pela CDL e pela CDL Jovem Canoas, com as seguintes atribuições: a) Tomar as providências

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Norma para realização dos Cursos de Extensão Universitária (Especialização, Aperfeiçoamento, Atualização e Difusão) no âmbito da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - EEUSP (Aprovada na 348ª

Leia mais

RESOLUÇÃO COTEA nº 03, de 25 de fevereiro de 2010

RESOLUÇÃO COTEA nº 03, de 25 de fevereiro de 2010 RESOLUÇÃO COTEA nº 03, de 25 de fevereiro de 2010 Normas de Utilização do Laboratório de Interpretação e Dança e do Laboratório de Musicalidade do Curso de Teatro. O Colegiado do Curso de Teatro do Departamento

Leia mais

REGULAMENTO DE TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DE TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DE TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Título I DA CONSTITUIÇÃO, FINALIDADE E OBJETIVO Art. 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso constitui-se em disciplina constante das últimas séries do

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2/2015

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2/2015 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2/2015 A Diretoria Executiva do curso preparatório Galt Vestibulares, no uso de suas atribuições, torna pública e estabelece as normas e as condições de habilitação às vagas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Edital CEAD 004/2011 - Abertura de processo seletivo para Curso de Pós-graduação Lato Sensu - modalidade a Distância em Teorias e Práticas na Educação no âmbito da Universidade Aberta do Brasil UAB, para

Leia mais

COPA DAS FEDERAÇÕES REGULAMENTO GERAL PARA 2014

COPA DAS FEDERAÇÕES REGULAMENTO GERAL PARA 2014 COPA DAS FEDERAÇÕES REGULAMENTO GERAL PARA 2014 1. DO CAMPEONATO Anualmente a CBT - Confederação Brasileira de Tênis promoverá a Copa das Federações, para definir o Estado Campeão Brasileiro. A Copa das

Leia mais

Grupo Educacional IPEC-FAPPES. CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006. Manual do Candidato. Vestibular FAPPES 2014

Grupo Educacional IPEC-FAPPES. CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006. Manual do Candidato. Vestibular FAPPES 2014 Grupo Educacional IPEC-FAPPES CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006 Manual do Candidato Vestibular FAPPES 2014 r www.fappes.edu.b 1. Disposições Gerais 1.1. O Processo Seletivo consiste na

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES DELIBERAÇÃO Nº 044/2005 CONSELHO DEPARTAMENTAL EM 25 DE NOVEMBRO DE

Leia mais

Promoção: Interagir pode te ajudar a manter a forma REGULAMENTO DO CONCURSO. 1. Do Objeto e Prazo da Promoção

Promoção: Interagir pode te ajudar a manter a forma REGULAMENTO DO CONCURSO. 1. Do Objeto e Prazo da Promoção Promoção: Interagir pode te ajudar a manter a forma REGULAMENTO DO CONCURSO 1. Do Objeto e Prazo da Promoção 1.1. O Concurso Cultural denominado Interagir pode te ajudar a manter a forma será promovido,

Leia mais

Normas de regulamentação para a certificação de. atualização profissional de títulos de especialista e certificados de área de atuação.

Normas de regulamentação para a certificação de. atualização profissional de títulos de especialista e certificados de área de atuação. Normas de regulamentação para a certificação de atualização profissional de título de especialista e certificado de área de atuação Em decorrência do convênio celebrado entre a Associação Médica Brasileira

Leia mais

PROGRAMA DE CRÉDITO EDUCATIVO - INVESTCREDE REGULAMENTO

PROGRAMA DE CRÉDITO EDUCATIVO - INVESTCREDE REGULAMENTO PROGRAMA DE CRÉDITO EDUCATIVO - INVESTCREDE 1. DAS INFORMAÇÕES GERAIS REGULAMENTO 1.1 - O presente regulamento objetiva a concessão de Crédito Educativo para estudantes devidamente Matriculados nos cursos

Leia mais

REGULAMENTO TORNEIO POR EQUIPES CURITIBA TENNIS CLASSIC 2013

REGULAMENTO TORNEIO POR EQUIPES CURITIBA TENNIS CLASSIC 2013 REGULAMENTO TORNEIO POR EQUIPES CURITIBA TENNIS CLASSIC 2013 1. DO CONCEITO O Curitiba TennisClassic é um série de eventos competitivos disputada entre as melhores equipes nas categorias por idade, de

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFT N O 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFT

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFT N O 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFT Universidade Federal do Tocantins Campus Universitário de Araguaína Curso de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física UFT EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFT N O 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO

Leia mais

EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO DE APERFEIÇOAMENTO MÉDICO 2014

EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO DE APERFEIÇOAMENTO MÉDICO 2014 EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO DE APERFEIÇOAMENTO MÉDICO 2014 A Clínica Ultrimagem em convênio com a Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora torna público que estarão abertas as inscrições para seleção

Leia mais

EDITAL DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSIQUIATRIA INSTITUTO BAIRRAL DE PSIQUIATRIA

EDITAL DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSIQUIATRIA INSTITUTO BAIRRAL DE PSIQUIATRIA EDITAL DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSIQUIATRIA INSTITUTO BAIRRAL DE PSIQUIATRIA O Instituto Bairral de Psiquiatria e a sua Comissão de Residência Médica (COREME) realizarão Processo de Seleção Pública

Leia mais

Programa Olho Vivo no Dinheiro Público 3º Concurso de Desenho e Redação da Controladoria-Geral da União (CGU) para o ensino fundamental e médio

Programa Olho Vivo no Dinheiro Público 3º Concurso de Desenho e Redação da Controladoria-Geral da União (CGU) para o ensino fundamental e médio Programa Olho Vivo no Dinheiro Público 3º Concurso de Desenho e Redação da Controladoria-Geral da União (CGU) para o ensino fundamental e médio TEMA Todos pela ética e cidadania: como posso contribuir

Leia mais

Programa Olho Vivo no Dinheiro Público 5º Concurso de Desenho e Redação da Controladoria-Geral da União CGU para o ensino fundamental e médio

Programa Olho Vivo no Dinheiro Público 5º Concurso de Desenho e Redação da Controladoria-Geral da União CGU para o ensino fundamental e médio Programa Olho Vivo no Dinheiro Público 5º Concurso de Desenho e Redação da Controladoria-Geral da União CGU para o ensino fundamental e médio TEMA: A sociedade no acompanhamento da gestão pública: Todos

Leia mais

REGULAMENTO CURITIBA TENNIS CLASSIC 2013

REGULAMENTO CURITIBA TENNIS CLASSIC 2013 REGULAMENTO CURITIBA TENNIS CLASSIC 2013 1. DO CONCEITO O Curitiba Tennis Classic é uma competição aberta composta de uma série de eventos competitivos disputado por equipes de tenistas amadores. O evento

Leia mais

I FESTIVAL HIP HOP/ STREET DANCE CAMPOS DOS GOYTACAZES

I FESTIVAL HIP HOP/ STREET DANCE CAMPOS DOS GOYTACAZES I FESTIVAL HIP HOP/ STREET DANCE CAMPOS DOS GOYTACAZES A dança tem se mostrado uma referência Nacional e Internacional na cidade de Campos dos Goytacazes. O I festival aberto de Hip Hop /Street dance,

Leia mais

REGULAMENTO DA GINCANA UNIJUÍ MINHA ESCOLA É DEZ Edição 2011

REGULAMENTO DA GINCANA UNIJUÍ MINHA ESCOLA É DEZ Edição 2011 REGULAMENTO DA GINCANA UNIJUÍ MINHA ESCOLA É DEZ Edição 2011 Capítulo I Das Disposições Preliminares Art. 1º. O presente documento regulamenta a Gincana UNIJUÍ MINHA ESCOLA É DEZ, promovida e organizada

Leia mais

REGULAMENTO DA VOLTA DA FATEA 2015

REGULAMENTO DA VOLTA DA FATEA 2015 REGULAMENTO DA VOLTA DA FATEA 2015 1 A prova 1.1 A prova será realizada no dia 6 de Dezembro de 2015 na cidade de Lorena, com caminhada de 2 km e corridas de 5 km. 1.2 A prova terá percurso de aproximadamente

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 034/2015

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 034/2015 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 034/2015 Dispõe sobre as normas e fixa o calendário e o número de vagas para a realização do Processo Seletivo de Inverno 2015 para o curso de Medicina da Universidade de Taubaté.

Leia mais