3 Dados e métodos do estudo 3.1. Objetivo da pesquisa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "3 Dados e métodos do estudo 3.1. Objetivo da pesquisa"

Transcrição

1 3 Dados e métodos do estudo 3.1. Objetivo da pesquisa O objetivo principal desta pesquisa é retratar e analisar, a partir de uma amostra de estudantes de administração, os valores dos jovens profissionais representantes da geração Y, além de tentar identificar quais são os fatores que podem influenciar na escolha deste jovem por um determinado trabalho ou organização. Para alcançá-lo, optou-se, pela realização de pesquisa quantitativa, no caso um levantamento ou survey, para que a partir de uma amostra da população de integrantes da geração Y, pudessem ser feitas inferências sobre características, atitudes ou comportamentos desta população (BABBIE,1990 apud CRESWELL, 2007). A coleta de dados deu-se por meio de uma pesquisa de campo, baseada na aplicação de questionário fechado, elaborado com base na metodologia desenvolvida por Schwartz (1992). O questionário foi aplicado junto a estudantes de graduação em Administração de Empresas. A escolha da pesquisa quantitativa se deu pela natureza descritiva do trabalho, que tem como objetivo retratar e analisar determinadas características dos indivíduos que compõem a geração Y. O papel da pesquisadora neste trabalho foi isento de qualquer intervenção, dado que se trata de pesquisa realizada com questionário fechado.

2 Definição de amostra para a pesquisa A amostra para a pesquisa foi constituída por jovens de um curso de graduação de Administração de Empresas de uma Universidade privada do Rio de Janeiro. Os dados foram levantados com a ajuda da professora orientadora da presente pesquisa no Brasil, para inicialmente subsidiar estudo comparativo entre valores de jovens de diferentes países, cujo artigo se intitula: A Cross-Cultural Study of Job Choice: the Role of Personal Values (MILLER et al, 2010). Cabe ressaltar que os dados levantados sobre o Brasil só foram analisados, isoladamente, nesta dissertação. A amostra com oitenta e cinco estudantes apresentou as seguintes características: 1. Todos os pesquisados foram considerados como representantes da geração Y, uma vez que informaram que tinham entre dezenove e vinte e nove anos de idade na época da realização da pesquisa, o que está em linha com a caracterização de Alsop (2008), que identifica como Yrs os indivíduos nascidos entre os anos de 1980 e 2000; 2. Os participantes informaram que estavam entre o quinto e o oitavo período do curso de graduação de Administração de Empresas; 3. Da amostra pesquisada, cinquenta e dois estudantes são do sexo masculino e trinta e três estudantes são do sexo feminino; 4. Na época da realização da pesquisa, oitenta e quatro estudantes da amostra informaram que trabalhavam e apenas um estudante informou que não trabalhava; 5. As respostas em relação a tipo de trabalho que o pesquisado possuía no momento da realização da pesquisa foram informadas conforme a tabela 2:

3 51 Tabela 2 Tipos de trabalhos informados pelos pesquisados: N Tipo de trabalho pesquisados Estágio Área Comercial 1 Estágio Área Controle de Qualidade 1 Estágio Área de Administração 7 Estágio Área de E-commerce 1 Estágio Área de Finanças 28 Estágio Área de Logistica 1 Estágio Área de Marketing 5 Estágio Área de Planejamento 2 Estágio Área de Projetos 1 Estágio Área de Recursos Humanos 1 Estágio Área de Seguros 1 Estágio Área de Suprimentos 2 Estágio Área de TI 3 Estágio Área de Aviação 1 Estágio Área de Contabilidade 3 Estágio Área de Contratos 3 Estágio (sem identificação de área) 18 Trabalho Área de Material Cirúrgico 1 Trabalho Área Comercial 1 Trabalho Área de Recursos Humanos 1 Trabalho Área de Administração 1 Trabalho Área de Assistência Técnica 1 Sem resposta 1 Pode-se observar, na Tabela 2, que setenta e nove estudantes que participaram da pesquisa informaram que estavam trabalhando como estagiários e apenas seis pesquisados trabalhavam na época da realização da pesquisa como funcionários. Pode-se observar, também, que nesta amostra um número maior de pesquisados atuava como estagiário na Área de Finanças.

4 Procedimentos de coleta e registro de dados Dado que o principal objetivo da pesquisa foi identificar e retratar os principais valores dos representantes da geração Y, o questionário utilizado (Apêndice 1) foi estruturado com base na metodologia de tipos motivacionais de valores desenvolvida por Schwartz (1992), uma vez que em diversos estudos esta estrutura de valores tem sido usada para examinar características geracionais (EGRI e RALSTON apud MILLER et al., 2010) e questões que envolvem a escolha do trabalho (MILLER et al., 2010). O roteiro do questionário fechado utilizado na pesquisa é apresentado no Apêndice I. Os dados foram coletados durante o ano de 2009 e a coleta de dados foi realizada na Universidade durante o período de aulas. Somente indivíduos que atenderam aos seguintes critérios foram considerados para a pesquisa: 1. O indivíduo deveria estar cursando Administração de Empresas; 2. O indivíduo deveria estar cursando entre o quinto e o oitavo período. Após a coleta, todos os dados coletados nos questionários foram registrados e tabulados em uma planilha Excel Procedimentos para análise e tratamento dos dados Para a realização da análise dos resultados obtidos optou-se pela realização de análise de freqüência relativa aos valores e atributos de trabalho observados e pela análise de cluster, conforme descrito nos itens seguintes Procedimentos para análise de frequência dos dados Para a realização da análise de freqüência de dados, os seguintes passos foram seguidos: 1. Todos os dados foram organizados em uma planilha Excel, de acordo com as respostas de cada pesquisado; 2. Para análise dos resultados dos valores pessoais da amostra, das cinqüenta e seis questões sobre valores, as perguntas V6 e V7 foram descartadas por se tratarem de questões de Espiritualidade ;

5 53 3. Após a organização dos dados em uma planilha Excel, as questões V21 e V44 foram descartadas, uma vez que um número considerável de pesquisados respondeu contra os meus valores ou -1. Este procedimento foi realizado uma vez que o foco da presente pesquisa era retratar os resultados em relação aos graus de importância dos valores da amostra pesquisada; 4. Todas as demais questões do questionário (Apêndice I) relativas ao levantamento sobre os valores pessoais foram classificadas de acordo com os tipos motivacionais de valores propostos por Schwartz (1992); 5. Após a realização da classificação descrita, as respostas das questões validadas relativas a valores pessoais foram agrupadas de acordo com os 10 tipos motivacionais de valores (Auto-suficiência, Estimulação, Hedonismo, Realização, Poder, Segurança, Conformidade, Tradição, Benevolência e Universalismo); 6. Optou-se por analisar os dez tipos motivacionais de valores em vez de analisar os quatro grupos superiores sugeridos por Schwartz (1992), uma vez que considerou-se que a análise dos dez tipos motivacionais retrataria com maior detalhe os resultados dos valores pessoais da amostra pesquisada; 7. Foram obtidas as médias das respostas por tipo motivacional de valores. Para a obtenção das médias, foi considerado que a escala de 0 a 7 utilizada na pesquisa se aproximara de uma escala contínua de valores; 8. Para a análise de freqüência das questões relativas aos valores pessoais foram definidos intervalos para verificação dos graus de importância atribuídos pelos respondentes para cada tipo motivacional de valores, conforme abaixo: - Intervalos: Não importante: resultado média de 0 até 2; Importante: resultado média maior que 2 até 4; Muito importante: resultado média maior que 4 até 6; Suprema importância: resultado média maior que 6 até 7.

6 54 9. Para a análise das freqüências de grau de importância de cada tipo motivacional de valores os resultados foram calculados em percentuais e posteriormente foram feitos gráficos em uma planilha de Excel para retratar os resultados das freqüências obtidas para cada tipo motivacional de valores; Para a análise de freqüência dos resultados relativos aos atributos do trabalho, primeiro foram verificadas as categorias respondidas e posteriormente foram verificados os quatro atributos mais votados. Para análise das freqüências dos resultados relativos aos atributos do trabalho os resultados foram calculados em percentuais e foi feito um gráfico em uma planilha de Excel para retratar os atributos do trabalho mais citados pelos pesquisados Procedimentos para análise de Cluster Por tratar-se de pesquisa quantitativa, decidiu-se utilizar uma abordagem estatística para o tratamento dos dados. Optou-se pela análise de cluster (K-Means) através da utilização do software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). A análise de cluster é um grupo de técnicas multivariadas cuja finalidade principal é agrupar objetos com base nas características que possuem. Esta análise tem sido referida como a construção de tipologias e taxonomia numérica (classificação empírica) (HAIR et al., 2010). Segundo Hair et al. (2010), a análise de cluster classifica objetos (respondentes, produtos ou outras entidades), em um conjunto de características selecionadas. Os agrupamentos resultantes devem exibir alta homogeneidade dentro do cluster e alta heterogeneidade entre clusters. Assim, a análise de cluster permite a agregação dos objetos a partir de atributos de similaridade entre os mesmos. Com o intuito de alcançar um resultado consistente, se faz necessária a execução de testes preliminares estatísticos como forma de garantir que nenhum pressuposto estatístico esteja sendo negligenciado.

7 55 Após a realização da coleta de dados, foi realizada a tabulação de todas as respostas dos pesquisados em uma planilha Excel. Para a realização da análise de cluster, os seguintes passos foram efetuados: 1) Foi considerado o mesmo tratamento preliminar dos dados realizado na análise de frequência dos valores pessoais, uma vez que também foram desconsideradas para a análise de cluster as questões V6, V7, V21 e V44; 2) A partir da classificação das questões nos 10 grupos, foram obtidas as médias das questões por respondente para encontrar o valor de cada grupo, considerando a escala contínua de valores conforme considerado anteriormente na análise de frequência (de acordo com a metodologia desenvolvida por Schwartz, (1992); 3) Os dados obtidos dos 10 grupos de tipos motivacionais foram importados para o software SPSS onde foram considerados como variáveis para realização das análises estatísticas. Foi feita a análise de normalidade dos dados. Para isso utilizou o recurso de exploração de dados do SPSS; 4) O teste de normalidade se baseou no critério Shapiro-Wilk do SPSS, onde valores de significância inferiores a 0,05 indicam que os dados não podem ser considerados como dados representantes de uma curva normal; 5) Os dados obtidos que não representavam uma curva normal, foram tratados no SPSS utilizando uma transformação logarítmica baseada em Ln (log neperiano) para transformar a curva em normal; 6) As curvas transformadas foram tratadas de duas formas: Se SKEW < 0 então F(x)=Ln(8 - x) Se SKEW > 0 então F(x)=Ln(x +1) ; para evitar valores negativos 7) Em seguida, foi refeito o teste de normalidade no SPSS para verificar se as curvas foram transformadas adequadamente. A variável Hedonismo não passou nos testes mesmo após a transformação e por isso foi descartada da base de dados para realização da análise de cluster; 8) Em seguida, todos os dados foram transformados para valores entre 0 e 10 para permitir uma melhor interpretação dos dados analisados;

8 56 9) Foi feita então uma primeira análise de cluster hierárquico no SPSS para definir a quantidade ideal de clusters para a solução. Nos testes foram listados o coeficiente de aglomeração para cada interação da análise de cluster e o dendograma; 10) Estes dados foram copiados para o software Excel onde foi calculado o crescimento percentual do coeficiente de aglomeração e que possibilitou chegar à conclusão dos números recomendados de clusters para esta amostra de dados. A análise indicou que poderiam ser consideradas as possibilidades de rodar os dados com cinco, quatro e três clusters. Cabe ressaltar que para dois clusters, o crescimento do coeficiente de aglomeração foi considerável, caracterizando que trabalhar com dois clusters estaria aumentando o erro na formação dos agrupamentos dos respondentes; 11) Em seguida, foram realizadas análises de cluster para os dados obtidos na escala de 0 a 10 utilizando o método K-Means. Este método é utilizado quando já se têm hipóteses sobre o número de clusters em seus casos ou variáveis. Em geral, o método K-Means consegue produzir clusters que possuem a maior diferença entre si (HAIR et al., 2010). Foram realizadas as análises para cinco, quatro e três clusters; 12) A análise selecionada foi a de três clusters, uma vez que os grupos obtidos apresentaram maior homogeneidade, e, desta análise de três clusters, foram obtidas as combinações de respondentes contidas em cada cluster; 13) A partir da combinação dos respondentes nos clusters, foi efetuada uma análise ANOVA no software SPSS para verificar se as médias obtidas nos clusters estão afastadas suficientemente entre si, caracterizando que são clusters distintos, considerando um grau de significância (α=0,05). Esta análise calcula F que é a razão entre duas variâncias MSC (variância dos dados observados) e MSE (variância do erro) (BLACK, 2010). A análise gerou um valor de F considerável, o que caracteriza que os clusters estão distantes de forma significativa entre si.

9 57 14) Em seguida foi efetuada a análise POST- HOC TUKEY, para verificar em cada variável estudada, quais os clusters que são distintos suficientemente para que possam ser considerados nas análises seguintes. 15) Os dados padronizados na escala de 0 a 10 foram transformados em Z- Score, seguindo a transformação: Z(x) = (x xm) / s Onde, xm = média s = desvio padrão 16) Depois da transformação em Z-Score, foi novamente rodado a análise de cluster no método K-Means, considerando o número ideal de clusters igual a três; 17) Em seguida, foi feita uma nova análise ANOVA e uma análise POST- HOC TUKEY considerando os resultados da análise de cluster para Z- Score. 18) Após todas as análises realizadas nos itens anteriores, foram gerados os gráficos no software Excel, baseados nas médias finais obtidas no software SPSS de cada cluster para cada uma das nove variáveis analisadas, permitindo analisar graficamente as preferências de cada cluster e a similaridade e diferenças entre os clusters para as respostas de cada variável em relação a média da amostra. 19) Após a verificação dos clusters encontrados na análise de cluster de Z- Score, os respondentes foram classificados em uma planilha de Excel de acordo com os clusters em que estavam inseridos; 20) Após a identificação de cada respondente com o respectivo cluster, foi realizada uma classificação das respostas relativas a atributos do trabalho por respondente; 21) Em seguida, foram calculados os percentuais das freqüências das respostas relativas aos atributos do trabalho dos respondentes por cluster e foram feitos gráficos para retratar os resultados relativos aos atributos do trabalho encontrados em cada cluster.

10 Limitações do método A presente pesquisa quantitativa apresentou como estratégia de investigação o uso de questionário fechado para coleta dos dados, com o objetivo de efetuar generalizações a partir de uma amostra para uma população (BABBIE,1990 apud CRESWELL, 2007, p. 31). A pesquisa quantitativa apresenta limitações quanto à profundidade das respostas fornecidas pelos pesquisados, uma vez que com a pesquisa realizada através de questionário fechado não possibilita um entendimento das razões que levaram aquele determinado indivíduo a responder de uma determinada forma. A pesquisa realizada possui também uma limitação em função da amostra ter sido obtida em um único curso de graduação, em uma única Universidade e em uma única localidade, além do fato de que a amostra obtida foi relativamente pequena para que se possam efetuar generalizações sobre os integrantes da geração Y. Outra limitação refere-se aos dados obtidos na literatura acerca da geração Y, uma vez que podemos verificar que ainda apresentam certa fragilidade, devido em grande parte ao limitado conhecimento acumulado até o presente em estudos relativos ao tema.

3 Metodologia Tipo de Pesquisa

3 Metodologia Tipo de Pesquisa 3 Metodologia 3.1. Tipo de Pesquisa Para a classificação desta pesquisa foi adotada a taxonomia proposta por Vergara (2000). Segundo esta classificação, as pesquisas podem ser classificadas quanto aos

Leia mais

3 Metodologia de pesquisa

3 Metodologia de pesquisa 3 Metodologia de pesquisa Esta pesquisa foi concebida com o intuito de identificar como a interação entre o gerenciamento de projetos e o planejamento estratégico estava ocorrendo nas empresas do grupo

Leia mais

ETAPAS DA PESQUISA CIENTÍFICA (1)

ETAPAS DA PESQUISA CIENTÍFICA (1) ETAPAS DA PESQUISA CIENTÍFICA (1) Prof. Dr. Onofre Miranda (1) ZANELLA, L. C. H. Metodologia da Pesquisa. Florianópolis: SEaD:UFSC, 2006. OBJETIVO(S) GERAL Apresentar as etapas para desenvolvimento de

Leia mais

ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DO AUTOR COM O VALOR RECEBIDO EM INDENIZAÇÃO JUDICIAL

ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DO AUTOR COM O VALOR RECEBIDO EM INDENIZAÇÃO JUDICIAL ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DO AUTOR COM O VALOR RECEBIDO EM INDENIZAÇÃO JUDICIAL INTRODUÇÃO O presente trabalho propõe uma pesquisa de satisfação com pessoas Autoras em processos de indenização já concluídos.

Leia mais

Pesquisa Científica. Atividade da Aula Passada... Pesquisa Científica. Pesquisa Científica...

Pesquisa Científica. Atividade da Aula Passada... Pesquisa Científica. Pesquisa Científica... Atividade da Aula Passada... Qual a relação entre Conhecimento, Ciência e Metodologia? Qual a relação do Conhecimento Empírico com a Ciência? Com base na sua experiência de vida, seu empirismo, existe

Leia mais

Delineamento, Tipos de Pesquisa, Amostragem. Prof. Alejandro Martins

Delineamento, Tipos de Pesquisa, Amostragem. Prof. Alejandro Martins Delineamento, Tipos de Pesquisa, Amostragem Prof. Alejandro Martins DELINEAMENTO DA PESQUISA Conceituação Refere-se ao planejamento da pesquisa em sua dimensão mais ampla O elemento mais importante para

Leia mais

3 Metodologia da Pesquisa

3 Metodologia da Pesquisa 50 3 Metodologia da Pesquisa 3.1 Tipo da Pesquisa O Tipo de pesquisa utilizada foi a pesquisa qualitativa. Segundo Wolcott (2001 apud CRESWELL, 2007) a pesquisa qualitativa é interpretativa, ou seja, o

Leia mais

ÁREA: Ciências Contábeis

ÁREA: Ciências Contábeis ÁREA: Ciências Contábeis ARTIGOS CIENTÍFICOS EM AUDITORIA: um estudo bibliométrico a partir das revistas Contabilidade & Finanças USP, Contabilidade Vista & Revista - UFMG, e Revista de Contabilidade do

Leia mais

Unidade I. Profa. Ana Carolina Bueno

Unidade I. Profa. Ana Carolina Bueno Unidade I ESTATÍSTICA Profa. Ana Carolina Bueno Estatística Interpretar processos em que há variabilidade. Estatísticas indica qualquer coleção de dados quantitativos, ou ainda, ramo da matemática que

Leia mais

METODOLOGIA TIPOS DE PESQUISA

METODOLOGIA TIPOS DE PESQUISA FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM UNIDADE JOÃO PESSOA-PB METODOLOGIA TIPOS DE PESQUISA Profª Séfora Andrade JOÃO PESSOA-PB 2016 PESQUISA Procedimento racional e sistemático que tem por

Leia mais

A Estatística é aplicada como auxílio nas tomadas de decisão diante de incertezas para justificar cientificamente as decisões

A Estatística é aplicada como auxílio nas tomadas de decisão diante de incertezas para justificar cientificamente as decisões A IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA A Estatística é aplicada como auxílio nas tomadas de decisão diante de incertezas para justificar cientificamente as decisões Governo Indústria Ciências Econômicas, sociais,

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA ANEXO PROGRAMAS DOS CURSOS CURTA DURAÇÃO EM ANÁLISE DE DADOS COM SPSS

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA ANEXO PROGRAMAS DOS CURSOS CURTA DURAÇÃO EM ANÁLISE DE DADOS COM SPSS ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA ANEXO PROGRAMAS DOS CURSOS CURTA DURAÇÃO EM ANÁLISE DE DADOS COM SPSS ANÁLISE DE DADOS COM SPSS NÍVEL I - INTRODUTÓRIO OBJETIVOS Dotar os formandos de competências que permitam

Leia mais

GERÊNCIA DE ENSINO E PESQUISA - GEP SETOR DE GESTÃO DA PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLOGICA ESTATÍSTICA ALICADA NO EXCEL. Estatística Descritiva

GERÊNCIA DE ENSINO E PESQUISA - GEP SETOR DE GESTÃO DA PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLOGICA ESTATÍSTICA ALICADA NO EXCEL. Estatística Descritiva GERÊNCIA DE ENSINO E PESQUISA - GEP SETOR DE GESTÃO DA PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLOGICA ESTATÍSTICA ALICADA NO EXCEL Estatística Descritiva A análise descritiva consiste basicamente na organização e descrição

Leia mais

Passo 5 O questionário foi criado com 27 questões sendo 35 lacunas para serem preenchidas, utilizando-se uma linha temporal desde o diagnóstico da

Passo 5 O questionário foi criado com 27 questões sendo 35 lacunas para serem preenchidas, utilizando-se uma linha temporal desde o diagnóstico da 3 Método Este estudo realizou uma pesquisa do tipo descritivo tendo uma abordagem de pesquisa pré-planejada e estruturada. (MALHOTRA, 2006). A pesquisa buscou o conhecimento adquirido pela gestante analfabeta

Leia mais

Unidade I ESTATÍSTICA APLICADA. Prof. Luiz Felix

Unidade I ESTATÍSTICA APLICADA. Prof. Luiz Felix Unidade I ESTATÍSTICA APLICADA Prof. Luiz Felix O termo estatística Provém da palavra Estado e foi utilizado originalmente para denominar levantamentos de dados, cuja finalidade era orientar o Estado em

Leia mais

mercado de cartões de crédito, envolvendo um histórico desde o surgimento do produto, os agentes envolvidos e a forma de operação do produto, a

mercado de cartões de crédito, envolvendo um histórico desde o surgimento do produto, os agentes envolvidos e a forma de operação do produto, a 16 1 Introdução Este trabalho visa apresentar o serviço oferecido pelas administradoras de cartões de crédito relacionado ao produto; propor um produto cartão de crédito calcado na definição, classificação

Leia mais

Unidade I ESTATÍSTICA. Prof. Celso Ribeiro Campos

Unidade I ESTATÍSTICA. Prof. Celso Ribeiro Campos Unidade I ESTATÍSTICA Prof. Celso Ribeiro Campos Visão geral da estatística Estatística: Conjunto de métodos e processos destinados a permitir o entendimento de um universo submetido a certas condições

Leia mais

CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS

CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS ANEXOS INTRODUÇÃO ANEXO 1 TABELA I Fator para estimar o desvio padrão ANEXO 2 TABELA II Valores padronizados para distribuição normal ANEXO 3 TABELA III Distribuição de

Leia mais

Pesquisa Científica. Pesquisa Científica. Classificação das Pesquisas... Pesquisa Científica... Interpretar resultados. Realizar a pesquisa

Pesquisa Científica. Pesquisa Científica. Classificação das Pesquisas... Pesquisa Científica... Interpretar resultados. Realizar a pesquisa Pesquisa Científica Pesquisa Científica! Procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento.! É um

Leia mais

Procedimentos de Pesquisa em Ciências Sociais

Procedimentos de Pesquisa em Ciências Sociais 1 Procedimentos de Pesquisa em Ciências Sociais Ana Maria Doimo Ernesto F. L. Amaral 21 de setembro de 2009 www.ernestoamaral.com/met20092.html Fonte: Banco Mundial. Monitorização e Avaliação: algumas

Leia mais

MATERIAL COMPLEMENTAR: SPSS

MATERIAL COMPLEMENTAR: SPSS MATERIAL COMPLEMENTAR: SPSS O Statistical Package for Social Sciences (SPSS) é um software para criação de modelos estatísticos de análise a partir de uma base de dados. Seu layout é semelhante ao do Microsoft

Leia mais

A pesquisa foi classificada de acordo com a taxionomia utilizada por Vergara (1997), qualificando-a quanto aos fins e aos meios.

A pesquisa foi classificada de acordo com a taxionomia utilizada por Vergara (1997), qualificando-a quanto aos fins e aos meios. 4 Metodologia 4.1 Tipo de pesquisa A pesquisa foi classificada de acordo com a taxionomia utilizada por Vergara (1997), qualificando-a quanto aos fins e aos meios. Quanto aos fins, a pesquisa pode ser

Leia mais

PERFIL DOS AUTORES... XVII PREFÁCIO... XIX INTRODUÇÃO... XXI

PERFIL DOS AUTORES... XVII PREFÁCIO... XIX INTRODUÇÃO... XXI Sumário PERFIL DOS AUTORES... XVII PREFÁCIO... XIX INTRODUÇÃO... XXI CAPÍTULO 1 O processo de pesquisa e os enfoques quantitativo e qualitativo rumo a um modelo integral... 2 Que enfoques foram apresentados

Leia mais

PESQUISA SALARIAL Março de 2012

PESQUISA SALARIAL Março de 2012 PESQUISA SALARIAL 2011 Março de 2012 Introdução Histórico Em Setembro de 2010 a ABRADi, associação nacional que congrega as associações regionais de agências digitais por todo o país, contratou a REMUNERAR

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública: Nível de Satisfação da FEJUNAV

Pesquisa de Opinião Pública: Nível de Satisfação da FEJUNAV Pesquisa de Opinião Pública: Nível de Satisfação da FEJUNAV Naviraí, Junho de 2017 1. Introdução A satisfação dos clientes possui um papel fundamental nos estágios iniciais do relacionamento. Se as experiências

Leia mais

1. Avaliação de impacto de programas sociais: por que, para que e quando fazer? (Cap. 1 do livro) 2. Estatística e Planilhas Eletrônicas 3.

1. Avaliação de impacto de programas sociais: por que, para que e quando fazer? (Cap. 1 do livro) 2. Estatística e Planilhas Eletrônicas 3. 1 1. Avaliação de impacto de programas sociais: por que, para que e quando fazer? (Cap. 1 do livro) 2. Estatística e Planilhas Eletrônicas 3. Modelo de Resultados Potenciais e Aleatorização (Cap. 2 e 3

Leia mais

4 Análise dos resultados 4.1. Perfil do respondente

4 Análise dos resultados 4.1. Perfil do respondente 4 Análise dos resultados 4.. Perfil do respondente Através da análise dos questionários aplicados, verificou-se que o perfil típico do respondente foi: mulher, entre 3 e 40 anos, remunerações de até oito

Leia mais

Juventude: Emprego e Renda - Perspectivas Para a Juventude Em Governador Valadares Aluno(a): Ana Letícia Pastore Trindade Relatório Parcial

Juventude: Emprego e Renda - Perspectivas Para a Juventude Em Governador Valadares Aluno(a): Ana Letícia Pastore Trindade Relatório Parcial Juventude: Emprego e Renda - Perspectivas Para a Juventude Em Governador Valadares Aluno(a): Ana Letícia Pastore Trindade Relatório Parcial Introdução: 1.1.Introdução geral: 1.2.Objetivo: Explorar a quantidade

Leia mais

Metodologia da Pesquisa

Metodologia da Pesquisa Metodologia da Pesquisa Apresentação Nome Área de atuação Tema de interesse para pesquisa O SABER CIENTÍFICO O SER HUMANO TEM UMA NECESSIDADE DE CONSTRUIR SABER POR SI SÓ. O PRINCIPAL OBJETIVO DA PESQUISA

Leia mais

MAE116 Noções de Estatística

MAE116 Noções de Estatística Exercício 01 MAE116 Noções de Estatística base freq. absoluta Antes do treinamento freq. relativa (%) densidade de freq. freq. absoluta Depois do treinamento freq relativa (%) densidade de freq. 0 -- 2

Leia mais

PERFIL PROFISSIONAL DOS ESTUDANTES DO CURSO DE ESTATÍSTICA NOTURNO

PERFIL PROFISSIONAL DOS ESTUDANTES DO CURSO DE ESTATÍSTICA NOTURNO PERFIL PROFISSIONAL DOS ESTUDANTES DO CURSO DE ESTATÍSTICA NOTURNO Andreza Jardelino da Silva 1,Ednário B. de Mendonça 2, Márcia Marciele dos Santos Silva 3, Kleber N. N. O. Barros 4 Departamento de Estatística,

Leia mais

A PESQUISA. Prof. M.Sc Janine Gomes da Silva, Arq.

A PESQUISA. Prof. M.Sc Janine Gomes da Silva, Arq. A PESQUISA Prof. M.Sc Janine Gomes da Silva, Arq. A pesquisa Etapas da pesquisa científica Tipos de trabalhos científicos O projeto de pesquisa A PESQUISA Conceitos e definições Prof. M.Sc Janine Gomes

Leia mais

Competências dos Ortoptistas no Rastreio Visual Infantil

Competências dos Ortoptistas no Rastreio Visual Infantil Competências dos Ortoptistas no Rastreio Visual Infantil Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa IPL Carla Costa Lança carla.costa@estesl.ipl.pt 2010 Introdução As competências profissionais no

Leia mais

Metodologia de Dissertação II. Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ

Metodologia de Dissertação II. Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ Metodologia de Dissertação II Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ Definição Análise de Conteúdo Análise de Conteúdo se define como um "conjunto de técnicas de análise das comunicações e aposta no rigor do método

Leia mais

FORMULÁRIO PADRÃO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS

FORMULÁRIO PADRÃO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS FORMULÁRIO PADRÃO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS Título do Projeto: A utilização de Trading Companies e Comerciais Exportadoras como mecanismo de exportação indireta por empresas de Tubarão-SC e Braço do

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CÁLCULO DAS PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA I

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CÁLCULO DAS PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA I UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CÁLCULO DAS PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA I Departamento de Estatística Tarciana Liberal CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE ESTATÍSTICA O que a Estatística significa para você? Pesquisas

Leia mais

Comportamento Dos Jovens Em Relação à Política NPM

Comportamento Dos Jovens Em Relação à Política NPM Comportamento Dos Jovens Em Relação à Política 1 Metodologia Delineamento da pesquisa: Pesquisa quantitativa descritiva com abordagem transversal de análise. População e Amostra: População: jovens entre

Leia mais

PESQUISA DE MERCADO. Geonir Paulo Schnorr ETAPAS. Graduado em Matemática Especialista em Banco de Dados

PESQUISA DE MERCADO. Geonir Paulo Schnorr ETAPAS. Graduado em Matemática Especialista em Banco de Dados PESQUISA DE MERCADO CONCEITOS ETAPAS Geonir Paulo Schnorr Graduado em Matemática Especialista em Banco de Dados Graduando em Estatística CONCEITOS Pesquisa de Mercado A pesquisa de mercado é a ferramenta

Leia mais

Professora conteudista: Maria Ester Domingues de Oliveira. Revisor: Francisco Roberto Crisóstomo

Professora conteudista: Maria Ester Domingues de Oliveira. Revisor: Francisco Roberto Crisóstomo Estatística Básica Professora conteudista: Maria Ester Domingues de Oliveira Revisor: Francisco Roberto Crisóstomo Sumário Estatística Básica Unidade I 1 CICLO SEMPRE CRESCENTE...2 2 ESTATÍSTICA: CIÊNCIA

Leia mais

GRAU DE SATISFAÇÃO DO ATENDIMENTO AO CLIENTE NO COMÉRCIO DE VESTUÁRIO DE SÃO FRANCISCO DO SUL - SC

GRAU DE SATISFAÇÃO DO ATENDIMENTO AO CLIENTE NO COMÉRCIO DE VESTUÁRIO DE SÃO FRANCISCO DO SUL - SC GRAU DE SATISFAÇÃO DO ATENDIMENTO AO CLIENTE NO COMÉRCIO DE VESTUÁRIO DE SÃO FRANCISCO DO SUL - SC Larissa Vezu Baglione de Oliveira¹ Andreia Luciana da Rosa Scharmach² ¹IFC Campus São Francisco do Sul

Leia mais

Cálculo da probabilidade de se encontrar uma (ou mais) vaga de zona azul desocupada.

Cálculo da probabilidade de se encontrar uma (ou mais) vaga de zona azul desocupada. NT 207 Cálculo da probabilidade de se encontrar uma (ou mais) vaga de zona azul desocupada. Engº Sun Hsien Ming 1. Introdução Este trabalho foi extraído do estudo desenvolvido e encaminhado à GER para

Leia mais

Ensino Médio Noturno: Relato de Pesquisa. Romualdo Portela de Oliveira (FEUSP)

Ensino Médio Noturno: Relato de Pesquisa. Romualdo Portela de Oliveira (FEUSP) Ensino Médio Noturno: Relato de Pesquisa Romualdo Portela de Oliveira (FEUSP) romualdo@usp.br Qualidade: três dimensões Insumo Processo Produto Organização da Amostra Oito Estados (PA, RN, PB, MG, SP,

Leia mais

O que anseiam os jovens trabalhadores? Valores e expectativas da geração Y acerca do trabalho

O que anseiam os jovens trabalhadores? Valores e expectativas da geração Y acerca do trabalho Mila Desouzart de Aquino Viana O que anseiam os jovens trabalhadores? Valores e expectativas da geração Y acerca do trabalho Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada ao Programa de Pósgraduação

Leia mais

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Editora Atlas, 2002....

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Editora Atlas, 2002.... GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Editora Atlas, 2002.... 1 Como encaminhar uma Pesquisa? A pesquisa é um projeto racional e sistemático com objetivo de proporcionar respostas

Leia mais

Pesquisa, metodologia e métodos (O qué que eu faço...?)

Pesquisa, metodologia e métodos (O qué que eu faço...?) Pesquisa, metodologia e métodos (O qué que eu faço...?) O que é Pesquisa? O que é Metodologia? David González david.epidemio@gmail.com O que é Método? E dai? Pesquisa 1. Indagação; inquirição; busca; investigação;

Leia mais

Profa. Dra. Maria da Conceição Lima de Andrade

Profa. Dra. Maria da Conceição Lima de Andrade Profa. Dra. Maria da Conceição Lima de Andrade Conceitos de pesquisa A Pesquisa é: procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis,

Leia mais

Relatório de Pesquisa. Ex-achievers edição 2014

Relatório de Pesquisa. Ex-achievers edição 2014 Relatório de Pesquisa Ex-achievers edição 2014 Destaques O Programa Miniempresa, segundo os Ex-achievers Motiva a iniciar a carreira profissional a estabelecer novos objetivo para a vida Desenvolve Trabalho

Leia mais

18/08/2009 TÁ NA MÉDIA! FILIPE S. MARTINS

18/08/2009 TÁ NA MÉDIA! FILIPE S. MARTINS ESTATÍSTICA BÁSICA AULA 02 TÁ NA MÉDIA! FILIPE S. MARTINS ESTATÍSTICA - ROTEIRO MÉTODO PERIMENTAL FASES DO MÉTODO PLANEJAMENTO E COLETA DE DADOS CRÍTICA E APURAÇÃO DOS DADOS POSIÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS

Leia mais

5 Metodologia do Trabalho

5 Metodologia do Trabalho 5 Metodologia do Trabalho 5.1 Método de Pesquisa Entre as várias formas de se classificar uma pesquisa, dois critérios básicos são propostos por Vergara (2000): quanto aos fins e quanto aos meios. Quanto

Leia mais

ENADE e a proposta curricular do CFC: um estudo em cursos de Ciências Contábeis brasileiros

ENADE e a proposta curricular do CFC: um estudo em cursos de Ciências Contábeis brasileiros ENADE e a proposta curricular do CFC: um estudo em cursos de Ciências Contábeis brasileiros Vanessa Ramos da Silva UFU (vanessaramossilva@hotmail.com) Gilberto José Miranda UFU (gilbertojm@ufu.br) Janser

Leia mais

REF NOÇÕES DE ESTATÍSTICA. Claudio Rocha Telefone:

REF NOÇÕES DE ESTATÍSTICA. Claudio Rocha   Telefone: REF0007 - NOÇÕES DE ESTATÍSTICA Claudio Rocha E-mail: rocha.7@usp.br Telefone: 3602-0348 Objetivos Geral da Disciplina Conhecer, entender e aplicar os conceitos básicos de Estatística Específicos da Disciplina

Leia mais

Escolha dos testes INTRODUÇÃO À BIOESTATÍSTICA QUANTIFICAÇÃO DOS GRUPOS DO ESTUDO PESQUISA INFERÊNCIA ESTATÍSTICA TESTE DE HIPÓTESES E

Escolha dos testes INTRODUÇÃO À BIOESTATÍSTICA QUANTIFICAÇÃO DOS GRUPOS DO ESTUDO PESQUISA INFERÊNCIA ESTATÍSTICA TESTE DE HIPÓTESES E Escolha dos testes INTRODUÇÃO À BIOESTATÍSTICA Determinada a pergunta/ hipótese Recolhidos os dados Análise descritiva = Estatística descritiva QUAIS TESTES ESTATÍSTICOS DEVEM SER REALIZADOS?? PROFESSORA:

Leia mais

4 RESULTADOS. Figura 11 Correlações Fonte: SPSS 17.0 versão Windows

4 RESULTADOS. Figura 11 Correlações Fonte: SPSS 17.0 versão Windows 64 4 RESULTADOS Os resultados da pesquisa de campo foram consolidados e tabulados para utilização do SPSS 17.0 versão Windows, (procedimento Conjoint ). O método estima as utilidades parciais através de

Leia mais

Planejamento da pesquisa científica: incerteza e estatística. Edilson Batista de Oliveira Embrapa Florestas

Planejamento da pesquisa científica: incerteza e estatística. Edilson Batista de Oliveira Embrapa Florestas Planejamento da pesquisa científica: incerteza e estatística Edilson Batista de Oliveira Embrapa Florestas Pesquisa em laboratórios na Embrapa Anos 70 Anos 80 Anos 90 Século 21 Precisão em Laboratórios:

Leia mais

PROJECTO DE INVESTIGAÇÃO DESTINADO À ELABORAÇÃO DE UMA DISSERTAÇÃO ORIGINAL NO ÂMBITO DO CURSO DE MESTRADO EM EPIDEMIOLOGIA (1ª EDIÇÃO)

PROJECTO DE INVESTIGAÇÃO DESTINADO À ELABORAÇÃO DE UMA DISSERTAÇÃO ORIGINAL NO ÂMBITO DO CURSO DE MESTRADO EM EPIDEMIOLOGIA (1ª EDIÇÃO) PROJECTO DE INVESTIGAÇÃO DESTINADO À ELABORAÇÃO DE UMA DISSERTAÇÃO ORIGINAL NO ÂMBITO DO CURSO DE MESTRADO EM EPIDEMIOLOGIA (1ª EDIÇÃO) Prevalência e Factores de Sucesso do Aleitamento Materno no Hospital

Leia mais

Desenvolvimento da Pesquisa

Desenvolvimento da Pesquisa Desenvolvimento da Pesquisa Ricardo de Almeida Falbo Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda Modelo de Processo de Pesquisa Estratégias de Pesquisa

Leia mais

Metodologia da Pesquisa em Sistemas de Informação. Aula 3. Projeto de Pesquisa. Revisão Sistemática. Profa. Fátima L. S. Nunes

Metodologia da Pesquisa em Sistemas de Informação. Aula 3. Projeto de Pesquisa. Revisão Sistemática. Profa. Fátima L. S. Nunes Metodologia da Pesquisa em Sistemas de Informação Aula 3 Projeto de Pesquisa Revisão Sistemática Profa. Fátima L. S. Nunes Metodologia Pesquisa SI- 1 Como elaborar um projeto? Roteiro 1) Escolha do tema

Leia mais

Intervalos de Confiança

Intervalos de Confiança Intervalos de Confiança INTERVALOS DE CONFIANÇA.1 Conceitos básicos.1.1 Parâmetro e estatística Parâmetro é a descrição numérica de uma característica da população. Estatística é a descrição numérica de

Leia mais

Tipos e Métodos de Pesquisa Social. Metodologia de Pesquisa

Tipos e Métodos de Pesquisa Social. Metodologia de Pesquisa Tipos e Métodos de Pesquisa Social Metodologia de Pesquisa Processo de pesquisa Definir objetivos Analisar os Dados Apresentar Resultados Elaborar projeto de pesquisa Coletar os Dados Níveis de pesquisa

Leia mais

Pesquisa em. propaganda. Faccat Profª Me. Taís Vieira

Pesquisa em. propaganda. Faccat Profª Me. Taís Vieira Pesquisa em propaganda Faccat Profª Me. Taís Vieira Tipos de pesquisa - Na escolha da melhor metodologia para uma investigação, tudo depende do que se deseja conhecer: o que e quanto ou como e por quê?

Leia mais

Lista Estimação Pontual Estatística Aplicada à Engenharia de Produção Prof. Michel H. Montoril

Lista Estimação Pontual Estatística Aplicada à Engenharia de Produção Prof. Michel H. Montoril Exercício 1. (Kokoska, 2013) Estudos indicam que residências canadenses desperdiçam, aproximadamente, de 389 a 513 quilowatts-hora de eletricidade por ano. Esse desperdício é causado por aparelhos eletrônicos

Leia mais

1 Introdução aos Métodos Estatísticos para Geografia 1

1 Introdução aos Métodos Estatísticos para Geografia 1 1 Introdução aos Métodos Estatísticos para Geografia 1 1.1 Introdução 1 1.2 O método científico 2 1.3 Abordagens exploratória e confirmatória na geografia 4 1.4 Probabilidade e estatística 4 1.4.1 Probabilidade

Leia mais

Nessa situação, a média dessa distribuição Normal (X ) é igual à média populacional, ou seja:

Nessa situação, a média dessa distribuição Normal (X ) é igual à média populacional, ou seja: Pessoal, trago a vocês a resolução da prova de Estatística do concurso para Auditor Fiscal aplicada pela FCC. Foram 10 questões de estatística! Não identifiquei possibilidade para recursos. Considero a

Leia mais

AULA 1 - CONCEITOS BÁSICOS E APRESENTAÇÃO DE DADOS PARTE 1

AULA 1 - CONCEITOS BÁSICOS E APRESENTAÇÃO DE DADOS PARTE 1 AULA 1 - CONCEITOS BÁSICOS E APRESENTAÇÃO DE DADOS PARTE 1 INFORMAÇÕES Professor: Roberto C. Leoni BLOG: http://aedbest.wordpress.com Apostilas com exercícios e gabaritos Software R http://cran.r-project.org/

Leia mais

Pesquisa de Clima Organizacional

Pesquisa de Clima Organizacional Pesquisa de Clima Organizacional As pessoas representam alto investimento para as organizações. É evidente que o sucesso de um empreendimento não depende somente da competência dos gestores em reconhecer

Leia mais

EXERCÍCIOS SEÇÃO 1 - ESTATÍSTICA 1

EXERCÍCIOS SEÇÃO 1 - ESTATÍSTICA 1 EXERCÍCIOS SEÇÃO 1 - ESTATÍSTICA 1 1. População ou universo é: a) Um conjunto de pessoas; b) Um conjunto de elementos quaisquer c) Um conjunto de pessoas com uma característica comum; d) Um conjunto de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014

Plano de Trabalho Docente 2014 Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC Profª Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Eixo Tecnológico: Gestão e Negócio Habilitação Profissional: Técnico em Administração

Leia mais

AULA 4 OS DESENHOS DE PESQUISA

AULA 4 OS DESENHOS DE PESQUISA AULA 4 OS DESENHOS DE PESQUISA Roteiro da aula 1. Por que planejar a pesquisa? 2. Principais tipos de desenhos de pesquisa - Quantitativos ou qualitativos - Transversais ou longitudinais - Exploratórios,

Leia mais

Disciplina: Processos Organizacionais Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 05 FERRAMENTAS E MÉTODOS PARA A RACIONALIZAÇÃO DOS PROCESSOS

Disciplina: Processos Organizacionais Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 05 FERRAMENTAS E MÉTODOS PARA A RACIONALIZAÇÃO DOS PROCESSOS Disciplina: Processos Organizacionais Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 05 FERRAMENTAS E MÉTODOS PARA A RACIONALIZAÇÃO DOS PROCESSOS 4 Técnicas de Apoio à Melhoria de processo: As Sete Ferramentas

Leia mais

Etapas de uma Pesquisa

Etapas de uma Pesquisa Etapas de uma Pesquisa Planejamento Execução Divulgação Objetivos Justificativa Revisão Bibliográfica Metodologia Cronograma Projeto Coleta de dados Tabulação Analise Conclusão Relatório Relatório Apresentação

Leia mais

TÍTULO: DESENVOLVIMENTO E ACEITABILIDADE DE UMA BEBIDA A BASE DE FRUTA ENRIQUECIDA COM FERRO QUELATO

TÍTULO: DESENVOLVIMENTO E ACEITABILIDADE DE UMA BEBIDA A BASE DE FRUTA ENRIQUECIDA COM FERRO QUELATO TÍTULO: DESENVOLVIMENTO E ACEITABILIDADE DE UMA BEBIDA A BASE DE FRUTA ENRIQUECIDA COM FERRO QUELATO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: NUTRIÇÃO INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE

Leia mais

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TURMA º PERÍODO - 7º MÓDULO AVALIAÇÃO A1 DATA 10/09/2009 ENGENHARIA DE USABILIDADE

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TURMA º PERÍODO - 7º MÓDULO AVALIAÇÃO A1 DATA 10/09/2009 ENGENHARIA DE USABILIDADE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TURMA 2008 4º PERÍODO - 7º MÓDULO AVALIAÇÃO A1 DATA 10/09/2009 ENGENHARIA DE USABILIDADE 2009/2 GABARITO COMENTADO QUESTÃO 1: 1. Considere as afirmações a seguir:

Leia mais

Combinar variáveis Passo 1: Passo 2:

Combinar variáveis Passo 1: Passo 2: Combinar variáveis Um dado, quando coletado de uma forma específica, provê uma informação pontual. Contudo, não raro, este mesmo dado pode servir a depreender outras ideias que não aquelas desejadas originalmente.

Leia mais

Análise do tempo médio gasto para travessia de uma avenida durante três horários de pico de trânsito do dia.

Análise do tempo médio gasto para travessia de uma avenida durante três horários de pico de trânsito do dia. Metodologia de Planejamento e Análise de Experimentos 1 Análise do tempo médio gasto para travessia de uma avenida durante três horários de pico de trânsito do dia. Carlos Roberto Castelano Júnior Universidade

Leia mais

Tipos de Estudos Epidemiológicos

Tipos de Estudos Epidemiológicos Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Ciências Agrárias e Biológicas Epidemiologia e Saúde Pública Tipos de Estudos Epidemiológicos Prof. Macks Wendhell Gonçalves Msc. Quando recorrer às

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS ESTATÍSTICOS NO PLANEJAMENTO E ANÁLISE DE ESTUDOS EXPERIMENTAIS EM ENGENHARIA DE SOFTWARE (FONTE:

A UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS ESTATÍSTICOS NO PLANEJAMENTO E ANÁLISE DE ESTUDOS EXPERIMENTAIS EM ENGENHARIA DE SOFTWARE (FONTE: A UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS ESTATÍSTICOS NO PLANEJAMENTO E ANÁLISE DE ESTUDOS EXPERIMENTAIS EM ENGENHARIA DE SOFTWARE (FONTE: ESELAW 09 MARCOS ANTÔNIO P. & GUILHERME H. TRAVASSOS) 1 Aluna: Luana Peixoto Annibal

Leia mais

Estatística. Professor Jair Vieira Silva Júnior.

Estatística. Professor Jair Vieira Silva Júnior. Estatística Professor Jair Vieira Silva Júnior Ementa da Disciplina Estatística descritiva; Interpretação de gráficos e tabelas; Amostras, representação de dados amostrais e medidas descritivas de uma

Leia mais

Conceito de Estatística

Conceito de Estatística Conceito de Estatística Estatística Técnicas destinadas ao estudo quantitativo de fenômenos coletivos, observáveis. Unidade Estatística um fenômeno individual é uma unidade no conjunto que irá constituir

Leia mais

Índice METODOLOGIA DA PESQUISA... 2 UTILIZANDO OS DADOS DA PESQUISA... 4 COMPONDO A ESTRATIFICAÇÃO PARA CARGOS COM COMPLEXIDADE NÍVEL TÉCNICO...

Índice METODOLOGIA DA PESQUISA... 2 UTILIZANDO OS DADOS DA PESQUISA... 4 COMPONDO A ESTRATIFICAÇÃO PARA CARGOS COM COMPLEXIDADE NÍVEL TÉCNICO... Índice METODOLOGIA DA PESQUISA... 2 UTILIZANDO OS DADOS DA PESQUISA... 4 COMPONDO A ESTRATIFICAÇÃO PARA CARGOS COM COMPLEXIDADE NÍVEL TÉCNICO... 5 METODOLOGIA DA PESQUISA A pesquisa salarial é um instrumento

Leia mais

Prof. Lorí Viali, Dr.

Prof. Lorí Viali, Dr. Prof. Lorí Viali, Dr. viali@mat.ufrgs.br http://www.mat.ufrgs.br/~viali/ Distribuição Conjunta Suponha que se queira analisar o comportamento conjunto das variáveis X = Grau de Instrução e Y = Região

Leia mais

QUAL O IMC DOS ALUNOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO NO IFTM CAMPUS UBERLÂNDIA?

QUAL O IMC DOS ALUNOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO NO IFTM CAMPUS UBERLÂNDIA? QUAL O IMC DOS ALUNOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO NO IFTM CAMPUS UBERLÂNDIA? Bianca Silva Santos 1 ; Henrique Flausino de Souza 2 ; Maria Eduarda Guedes Coutinho 3 ; Maria Julia Rocha Ferreira

Leia mais

ESCALA DE CONCEPÇÕES ACERCA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUA APLICAÇÃO EM PESQUISA

ESCALA DE CONCEPÇÕES ACERCA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUA APLICAÇÃO EM PESQUISA ESCALA DE CONCEPÇÕES ACERCA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUA APLICAÇÃO EM PESQUISA Carla Cristina Marinho Sadao Omote Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, campus de Marília Eixo Temático:

Leia mais

Modificação do teste de Tukey para uso sob heterocedasticidade e desbalanceamento

Modificação do teste de Tukey para uso sob heterocedasticidade e desbalanceamento Modificação do teste de Tukey para uso sob heterocedasticidade e desbalanceamento Paulo César de Resende Andrade 1 Lucas Luciano Barbosa 1 Regiane Teixeira Farias 1 Ana Luisa de Castro Pereira Martins

Leia mais

Trabalhando com Planilhas Eletrônicas

Trabalhando com Planilhas Eletrônicas Trabalhando com Planilhas Eletrônicas 1 TABELAS NO SOFTWARE EXCEL Tabelas de Distribuição de Frequência Simples Para acompanhar as orientações a seguir, abra o arquivo do Excel disponibilizado para esta

Leia mais

ENGENHARIA CIVIL. Universidade Federal de Juiz de Fora. Município: Juiz de Fora

ENGENHARIA CIVIL. Universidade Federal de Juiz de Fora. Município: Juiz de Fora ENGENHARIA CIVIL Universidade Federal de Juiz de Fora Município: Juiz de Fora Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso

Leia mais

ETEC ALBERT EINSTEIN ORIENTAÇÕES DE TCC

ETEC ALBERT EINSTEIN ORIENTAÇÕES DE TCC ETEC ALBERT EINSTEIN ORIENTAÇÕES DE TCC CEETEPS ORIENTAÇÕES DE TCC NORMAS GERAIS Página 1 DESENVOLVIMENTO DO TCC 1. ESTRUTURA DO TRABALHO 1.1 Referencial Teórico 1.2 Metodologia 1.3 Resultados 1.4 Conclusão

Leia mais

Universidade Estadual de Ponta Grossa Município: Ponta Grossa

Universidade Estadual de Ponta Grossa Município: Ponta Grossa LETRAS Universidade Estadual de Ponta Grossa Município: Ponta Grossa Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com os resultados

Leia mais

Indicadores de Políticas Públicas

Indicadores de Políticas Públicas Indicadores de Políticas Públicas Aula Conceito de Indicadores Indicadores de Políticas Públicas: Conceitos Conceito de Indicadores São expressões numéricas que refletem diferentes aspectos da ação e da

Leia mais

Metodologia da Pesquisa em Ciências Agrárias. Prof. Massena.

Metodologia da Pesquisa em Ciências Agrárias. Prof. Massena. Metodologia da Pesquisa em Ciências Agrárias Prof. Massena www.professormassena.wordpress.com TIPOS DE PESQUISA As pesquisas podem ser classificadas segundo diversos critérios, como por exemplo, quanto:

Leia mais

Teste modificado de Tukey: avaliação do poder e eficiência

Teste modificado de Tukey: avaliação do poder e eficiência Teste modificado de Tukey: avaliação do poder e eficiência Paulo César de Resende Andrade 1 Alailson França Antunis 1 Douglas Mendes Cruz 1 Jéssica Rodrigues Andrade 1 Valdeane Figueiredo Martins 1 1 Introdução

Leia mais

Índice. 1. Metodologia e objetivo. 2. Praticantes de skate: penetração nos lares. 3. Perfil da amostra

Índice. 1. Metodologia e objetivo. 2. Praticantes de skate: penetração nos lares. 3. Perfil da amostra 1 Índice 2 1. Metodologia e objetivo 2. Praticantes de skate: penetração nos lares 3. Perfil da amostra Objetivo 3 A pesquisa tem como objetivo medir a penetração e conhecer o perfil de praticantes de

Leia mais

Cursos em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas e Projetos Sociais

Cursos em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas e Projetos Sociais 2º semestre 2012 São Paulo Cursos em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas e Projetos Sociais Cursos em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas e Projetos Sociais 1 Introdução à avaliação:

Leia mais

Integração da Análise SWOT com o Método ELECTRE TRI na Avaliação do Desempenho dos Programas de Pós-Graduação

Integração da Análise SWOT com o Método ELECTRE TRI na Avaliação do Desempenho dos Programas de Pós-Graduação Integração da Análise SWOT com o Método ELECTRE TRI na Avaliação do Desempenho dos Programas de Pós-Graduação Mestranda: Roberta Braga Neves Orientador: Prof. Dr. Helder Gomes Costa Mestrado em Engenharia

Leia mais

Universidade Estadual do Centro Oeste. Município: Guarapuava FARMÁCIA

Universidade Estadual do Centro Oeste. Município: Guarapuava FARMÁCIA Universidade Estadual do Centro Oeste Município: Guarapuava FARMÁCIA Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com os resultados

Leia mais

MARGENS margem superior e esquerda: 3,0 cm; margem inferior e direita: 2,0 cm; margem de parágrafos: 2,0 cm a partir da margem esquerda.

MARGENS margem superior e esquerda: 3,0 cm; margem inferior e direita: 2,0 cm; margem de parágrafos: 2,0 cm a partir da margem esquerda. MODELO DE PROJETO COMISSÃO DE PESQUISA INSTRUÇÕES PARA REDAÇÃO DO TEXTO: FORMATAÇÃO PAPEL Folha branca, formato A4 (21cm x 29,7cm) FONTE Arial o Títulos de capa e folha de rosto: tamanho 14 (negrito e

Leia mais

Universidade Federal de Santa Catarina Município: Florianópolis

Universidade Federal de Santa Catarina Município: Florianópolis LETRAS Universidade Federal de Santa Catarina Município: Florianópolis Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com os

Leia mais

Visão Geral do Trabalho de Pesquisa

Visão Geral do Trabalho de Pesquisa Visão Geral do Trabalho de Pesquisa Ricardo de Almeida Falbo Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda Etapas do Trabalho de Pesquisa Escolha do

Leia mais

Revisão da literatura. Guilhermina Lobato Miranda

Revisão da literatura. Guilhermina Lobato Miranda Revisão da literatura Revisão da literatura Difícil de fazer A maioria dos estudantes de mestrado e doutoramento não sabe como fazer A maioria das revisões da literatura são fracas ou pobres Quando há

Leia mais

PROJETO E ANÁLISES DE EXPERIMENTOS (PAE) EXPERIMENTOS COM DOIS FATORES E O PLANEJAMENTO FATORIAL

PROJETO E ANÁLISES DE EXPERIMENTOS (PAE) EXPERIMENTOS COM DOIS FATORES E O PLANEJAMENTO FATORIAL PROJETO E ANÁLISES DE EXPERIMENTOS (PAE) EXPERIMENTOS COM DOIS FATORES E O PLANEJAMENTO FATORIAL Dr Sivaldo Leite Correia CONCEITOS E DEFINIÇÕES FUNDAMENTAIS Muitos experimentos são realizados visando

Leia mais