UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA EDITAL PARA SELEÇÃO DE MONITORES PARA A DISCIPLINA INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO (CCMP5002) 2017/ DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1. As regras gerais para este edital estão previstas no Regulamento do Programa de Monitoria da UFRPE, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) por meio da Resolução n 262/ A concessão da monitoria está condicionada ao atendimento dos critérios estabelecidos neste Edital Pelas atividades da monitoria remunerada, o estudante receberá uma bolsa, em valor previamente fixado pela UFRPE e proporcional ao número de dias letivos em trabalho, que será depositada em conta corrente do aluno, podendo ser interrompida por solicitação do Professor-Orientador ou do Estudante-Monitor. A abertura da conta corrente deverá ser providenciada pelo aluno, caso não a possua Pelas atividades da monitoria voluntária, o estudante não receberá qualquer remuneração pelos dias letivos de trabalho A atividade de monitoria não gera qualquer vínculo de natureza empregatícia, previdenciária ou estatutária com a UFRPE; 1.6. Os monitores exercerão suas atividades em regime de 12 (doze) horas semanais O monitor deverá seguir os horários de atividades previstos no plano de trabalho com cronograma, disponível no Anexo C O período de monitoria iniciará no ato de assinatura do termo de compromisso. 2. DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA INVESTIDURA DO ALUNO 2.1. Considerando os termos dispostos no art. 11º da Resolução nº 262/2001-CEPE, poderão se candidatar a presente seleção, alunos que atendam às seguintes exigências: Ter cursado a disciplina de Introdução a Programação (CCMP5002) e obtido média igual ou superior a sete (7,0) na mesma Não possuir reprovação por nota na disciplina objeto do exame; Possuir um coeficiente de rendimento superior a cinco (5,0) Apresentar disponibilidade para a carga horária de 12 (doze) horas semanais, compatível com as necessidades, conforme plano de trabalho com cronograma, disponível no Anexo C Não possuir outra bolsa, de qualquer que seja o tipo, seja na UFRPE ou fora dela Não possuir história de desligamento do Programa de Monitoria da UFRPE Estar regularmente matriculado no período letivo Ser aluno do Bacharelado em Sistemas de Informação da UFRPE/UAST.

2 3. DAS ATRIBUIÇÕES DOS MONITORES 3.1. Auxiliar o professor em tarefas passíveis de serem executadas por estudantes que já tenham sido aprovados em Introdução à Programação (CCMP5002) Auxiliar os alunos, orientando-os em trabalhos de laboratório, de biblioteca, de campo, e outras compatíveis com o seu nível de conhecimento e experiência na disciplina Constituir um elo entre professor e alunos, visando o melhor ajustamento entre a execução dos programas e o desenvolvimento natural da aprendizagem Desempenhar atividades que obedecerão a um plano de trabalho com cronograma, elaborado pelo professor orientador Elaborar um relatório de atividades, ao final de cada semestre letivo, enviando-o ao professor orientador. 4. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS SOBRE A INSCRIÇÃO 4.1. As inscrições estarão abertas no período e local informados no item A inscrição deverá ser efetuada pessoalmente ou por intermédio de mandatário (procurador), por meio de instrumento público ou particular com firma reconhecida, com poderes específicos para representar o outorgante no requerimento de inscrição No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: Ficha de inscrição, disponível no Anexo B, devidamente preenchido; Cópia do CPF; Cópia do RG; Cópia do Histórico Escolar atualizado A inscrição do aluno implicará no conhecimento e na tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento. O aluno inscrito por procuração assume total responsabilidade pelas informações prestadas pelo seu procurador, arcando com as consequências de eventuais erros do seu representante no preenchimento do requerimento de inscrição e na anexação dos documentos exigidos É vedada a inscrição condicionada à posterior complementação documental, fora do prazo de inscrição. 5. DA SELEÇÃO 5.1. De acordo com o disposto no art. 9º da Resolução nº 262/2001-CEPE, a seleção de monitores será feita mediante as quatro avaliações a seguir: Prova escrita (PE) específica da disciplina; Prova didático-prática (PDP) específica da disciplina; Média semestral obtida na disciplina objeto da seleção (MD); Coeficiente de rendimento (CR) do candidato constante em seu histórico escolar atualizado O cálculo da média final dos candidatos será ponderada, sendo atribuído: Peso 2,0 (dois) à prova escrita específica da disciplina (PE); Peso 2,0 (dois) à prova didático-prática específica da disciplina (PDP); Peso 2,0 (dois) à média semestral na disciplina da monitoria (MD); Peso 4,0 (quatro) à média geral alcançada pelo candidato em seu histórico escolar (CR coeficiente de rendimento) Fórmula da média final:

3 6. DAS VAGAS 6.1. As vagas estão dispostas conforme o QUADRO DE VAGAS a seguir: Modalidade da monitoria Bolsista Voluntária Área Sistemas de Informação Sistemas de Informação Turno das atividades Diurno Diurno Vagas 1 vaga 2 vagas 7. DAS PROVAS ESPECÍFICAS 7.1. O processo seletivo é constituído por duas provas específicas (PE e PDP), conforme mencionado no item A prova escrita terá duração de 4 (quatro) horas e será composta por 10 (dez) questões abertas. O conteúdo da prova escrita está disponível no Anexo A. Poderá ser respondida tanto no papel quanto em um computador do laboratório especificado no item A prova didático-prática terá duração de 30 (trinta) minutos por candidato. Será realizada em sessão fechada. Não será permitida arguição por parte da banca durante a referida prova A ordem dos candidatos e o tema da apresentação para a prova didático-prática serão definidos por sorteio. O tema da apresentação será sorteado a partir dos itens que compõem o conteúdo programático, disponível no Anexo A Se o número de candidatos for elevado, necessitando assim utilizar mais de um turno para a realização da prova didático-prática, o tema deverá ser único para cada turno de provas, considerando sempre os conteúdos do Anexo A. Nesse caso, o cronograma poderá ser revisado Os sorteios ocorrerão com uma antecedência mínima de 24 (vinte e quatro) horas antes de cada turno da realização da prova didático-prática em sessão aberta Os recursos didáticos que serão disponibilizados para a prova didático-prática serão: computador, projetor, quadro branco, marcador e apagador Será eliminado do processo seletivo o candidato que não comparecer à prova escrita, sorteio e realização da prova didático-prática. 8. DO LOCAL DE PROVAS 8.1. As provas serão realizadas no Sala 11 do Bloco 01, na Unidade Acadêmica de Serra Talhada. 9. DO CRONOGRAMA 9.1. A seleção ocorrerá de acordo com o cronograma a seguir: Data Horário Atividade Local 02/06 até 08/06/ :30h às 21:30h Inscrições Apoio Didático I 09/06/ h Resultado das Inscrições Homologadas Apoio Didático I 12/06/ h 18h Prova Escrita Sala 11 do Bloco 01 12/06/ :15h Sorteio do tema para a Prova Didático-Prática Sala 11 do Bloco 01 13/06/ h 18h Prova Didático-Prática Sala 11 do Bloco 01 14/06/ h Resultado Final Apoio Didático I 10. DA BANCA EXAMINADORA A Banca Examinadora será constituída por 03(três) membros titulares, com atuação na área da disciplina da monitoria, sendo:

4 O professor orientador da monitoria; Dois professores do Bacharelado em Sistemas de Informação Os membros da Banca Examinadora avaliarão de forma independente cada prova específica (PE e PDP), cuja nota final será obtida pela média aritmética das notas atribuídas por cada membro. 11. DO RESULTADO A posição dos candidatos far-se-á pela ordem decrescente da média final obtida, conforme item Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem média final igual ou superior a 7,0 (sete) Os alunos aprovados serão classificados pela média final, preenchendo deste modo as vagas existentes Em caso de empate, serão utilizados como critérios de desempate o total de créditos cursados pelo candidato e o coeficiente de rendimento, nesta ordem, prevalecendo aquele de maior valor. 12. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS Ao final do semestre letivo, os monitores (bolsistas ou voluntários) deverão encaminhar para o Setor de Monitoria, um relatório das atividades desenvolvidas durante a monitoria, que os darão o direito a receberem um certificado de participação no programa A bolsa de monitoria do presente edital terá vigência até abril de 2018, não podendo ser renovada As ocorrências não previstas neste Edital e na Resolução nº 262/2011-CEPE serão resolvidas pela Comissão de Ensino (COENS) da Unidade Acadêmica de Serra Talhada. Serra Talhada, 01 de junho de Prof. Ygor Amaral Barbosa Leite de Sena Professor Orientador da Monitoria

5 ANEXO A CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. Tipos estruturados 1.1. Lista 1.2. Fila 1.3. Dicionário 1.4. Tupla 1.5. Manipulação de dados com essas estruturas 2. Funções e recursividade 2.1. Modularização 2.2. Parâmetros 2.3. Formulação recursiva de um problema 3. Manipulação de arquivos 3.1. Operações com arquivo de texto 3.2. Operações com arquivo binário 4. Algoritmos lentos de ordenação 4.1. Bubble sort 4.2. Selection sort 4.3. Insertion sort 5. Algoritmos rápidos de ordenação 5.1. Shellsort 5.2. Mergesort 5.3. Quicksort 6. Pesquisa de dados 6.1. Pesquisa sequencial 6.2. Pesquisa binária 6.3. Vantagens e desvantagens de cada abordagem OBS: Linguagens de programação aceitas no processo seletivo: Python e C. Atualmente a disciplina utiliza Python. BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA 1. MENEZES, Nilo Ney Coutinho. Introdução à Programação com Python. São Paulo, SP. Novatec, p. 2. SCHILDT, Herbert. C completo e total. 3. ed. São Paulo: Pearson Makron Books, xx, 827p. 3. CORMEN, Thomas H. Algoritmos: teoria e prática. Rio de Janeiro: Campus, xvii, 916p. 4. MIZRAHI, Victorine Viviane. Treinamento em linguagem C. São Paulo, SP: Pearson Prentice Hall, xxii,405 p.

6 ANEXO B FICHA DE INSCRIÇÃO

7 ANEXO C PLANO DE TRABALHO E CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DOS MONITORES HORÁRIO DE TRABALHO DO MONITOR Horário Segunda Terça Quarta Quinta Sexta 14h às 17h X X X X ATIVIDADES PLANEJADAS Dias da Semana Atividades Segunda Terça Quarta Quinta Auxílio em aula prática X Auxílio e estudo com os alunos da turma X Preparação de material para atividades práticas X X

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA PROGRAMA DE MONITORIA

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA PROGRAMA DE MONITORIA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL PARA A SELEÇÃO DE MONITOR PARA A DISCIPLINA DE MORFOLOGIA DE FANERÓGAMAS A Comissão de Ensino (COENS)

Leia mais

FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST EDITAL Nº 006/2017/CEST

FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST EDITAL Nº 006/2017/CEST FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST EDITAL Nº 006/2017/CEST O Diretor Geral da Faculdade Santa Terezinha - CEST, mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE, de São Luís - MA, no uso

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA PARA OCUPAÇÃO DE VAGAS DE MONITORIA EM 2017 NA UAG-UFRPE

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA PARA OCUPAÇÃO DE VAGAS DE MONITORIA EM 2017 NA UAG-UFRPE UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS Av. Bom Pastor, s/n Boa Vista CEP 55292-270 Garanhuns, PE Telefones: (087) 3764-5500 3764-5517 Edital CGCG - 01/2017 Garanhuns, 02

Leia mais

EDITAL N 10 DE 06 DE ABRIL DE 2015 VAGAS REMANESCENTES

EDITAL N 10 DE 06 DE ABRIL DE 2015 VAGAS REMANESCENTES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLÓGIA DO MARANHÃO CAMPUS CAXIAS DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO

Leia mais

2.1 Estar cursando, no mínimo, o 3º período do curso e não ser aluno do último ano do

2.1 Estar cursando, no mínimo, o 3º período do curso e não ser aluno do último ano do Edital 003/2017/ ETS/CCS/UFPB - Seleção de Estagiários de Cursos de Graduação para a Escola Técnica de Saúde da UFPB A Direção da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba (ETS-UFPB) torna

Leia mais

NORMATIZAÇÃO CGA N o 04/2015

NORMATIZAÇÃO CGA N o 04/2015 NORMATIZAÇÃO CGA N o 04/2015 1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES NORMATIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE MONITORIA 1.1 - O presente documento reúne as normas estabelecidas para o Programa de Monitoria desenvolvido no Instituto

Leia mais

SELEÇÃO INTERNA DE MONITORIAS NÍVEL TÉCNICO

SELEÇÃO INTERNA DE MONITORIAS NÍVEL TÉCNICO CAMPUS TERESINA ZONA SUL COORDENAÇÃO DE PESQUISA E INOVAÇÃO EDITAL N.º 0/207 SELEÇÃO INTERNA DE MONITORIAS NÍVEL TÉCNICO O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus Teresina

Leia mais

Edital 003/2016/DG-ETS/CCS/UFPB - Seleção de Estagiários de Cursos de Graduação para a Escola Técnica de Saúde da UFPB

Edital 003/2016/DG-ETS/CCS/UFPB - Seleção de Estagiários de Cursos de Graduação para a Escola Técnica de Saúde da UFPB Edital 003/2016/DG-ETS/CCS/UFPB - Seleção de Estagiários de Cursos de Graduação para a Escola Técnica de Saúde da UFPB A Direção da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba (ETS-UFPB)

Leia mais

EDITAL/VICE-REITORIA/DIRGRAD/N.017/2017

EDITAL/VICE-REITORIA/DIRGRAD/N.017/2017 EDITAL/VICE-REITORIA/DIRGRAD/N.017/2017 Processo Seletivo para monitoria voluntária na disciplina de Avaliação Psicológica III, do Curso de Psicologia da Unoesc, Unidade de Pinhalzinho. O Vice-reitor de

Leia mais

VAGA REMANESCENTE DO PROGRAMA DE MONITORIA REMUNERADA DA UTFPR EDITAL 05/2016-DIRGRAD

VAGA REMANESCENTE DO PROGRAMA DE MONITORIA REMUNERADA DA UTFPR EDITAL 05/2016-DIRGRAD Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Guarapuava Diretoria de Graduação e Educação Profissional VAGA REMANESCENTE DO PROGRAMA DE MONITORIA REMUNERADA DA UTFPR EDITAL

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA DO IFCE EDITAL 05/2017

PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA DO IFCE EDITAL 05/2017 PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA DO IFCE EDITAL 05/27 O Diretor Geral do Campus de Ubajara do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais,

Leia mais

Edital FUNIARP / MONITORIA nº 024/2016

Edital FUNIARP / MONITORIA nº 024/2016 Edital FUNIARP / MONITORIA nº 024/2016 Dispõe sobre a abertura das inscrições para o Programa de Monitoria do Curso de Engenharia Civil da UNIARP. A REITORIA DA UNIVERSIDADE DO ALTO VALE DO RIO DO PEIXE,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CAMPUS MINISTRO REIS VELLOSO. EDITAL Nº 05/2016, de 11/05/2016 CURSO DE GRADUAÇÃO EM ECONOMIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CAMPUS MINISTRO REIS VELLOSO. EDITAL Nº 05/2016, de 11/05/2016 CURSO DE GRADUAÇÃO EM ECONOMIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CAMPUS MINISTRO REIS VELLOSO EDITAL Nº 05/2016, de 11/05/2016 CURSO DE GRADUAÇÃO EM ECONOMIA Por delegação de competência do Magnífico Reitor da Universidade

Leia mais

EDITAL DE MONITORIA nº 31/2014

EDITAL DE MONITORIA nº 31/2014 EDITAL DE MONITORIA nº 31/2014 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus Senhor do Bonfim torna pública a abertura das inscrições para seleção de bolsas do Programa Institucional

Leia mais

EDITAL INTERNO 01/ COMISSÃO DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O PROGRAMA PET ELÉTRICA

EDITAL INTERNO 01/ COMISSÃO DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O PROGRAMA PET ELÉTRICA EDITAL INTERNO 01/2017 - COMISSÃO DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O PROGRAMA PET ELÉTRICA A COMISSÃO DE SELEÇÃO do processo seletivo para o Programa de Ensino Tutorial (PET) do Curso de Graduação em Engenharia

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ EDITAL N 07 DE 10 DE JULHO DE 2017 SELEÇÃO PARA PROGRAMA INSTITUCIONAL

Leia mais

2.2 São obrigações do monitor: a) executar integralmente o programa proposto pelo orientador; b) ler bibliografia específica do módulo;

2.2 São obrigações do monitor: a) executar integralmente o programa proposto pelo orientador; b) ler bibliografia específica do módulo; EDITAL Nº001 /2016 - COORD. DE MEDICINA/UFRR Boa Vista, 16 de Maio de 2016 Dispõe sobre Processo de Seleção para vagas de monitores do curso de Medicina da UFRR. A Coordenação do Curso de Bacharelado em

Leia mais

EDITAL DIREC-GP 02/2016

EDITAL DIREC-GP 02/2016 1 Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias Comissão de Cultura PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ EDITAL DIREC-GP 02/2016

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI EDITAL 002/2011-1º SEMESTRE ABERTURA DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO PROGRAMA DE MONITORIA REMUNERADA DO CURSO DO BACHARELADO EM HUMANIDADES - INSTITUTO DE HUMANIDADES - UNIVERSIDADE FEDERAL. A Coordenação

Leia mais

EDITAL Nº 08/16- CMRV, de 29/07/2016 CAMPUS MINISTRO REIS VELLOSO

EDITAL Nº 08/16- CMRV, de 29/07/2016 CAMPUS MINISTRO REIS VELLOSO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CAMPUS MINISTRO REIS VELLOSO Av. São Sebastião, nº 2819. Bairro São Benedito. CEP 64.202-020 Parnaíba-PI Fone: (86) 3323-5408 E-mail: cmatematica@ufpi.edu.br

Leia mais

SELEÇÃO SIMPLIFICADA BOLSAS DE EXTENSÃO IFCE/CID

SELEÇÃO SIMPLIFICADA BOLSAS DE EXTENSÃO IFCE/CID SELEÇÃO SIMPLIFICADA BOLSAS DE EXTENSÃO IFCE/CID A Diretora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Limoeiro do Norte, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MESTRADO PROFISSIONAL EM EDITAL Nº. 01, DE 21 DE JUNHO DE 2016 PROCESSO SELETIVO O PROFIAP da Universidade Federal de Sergipe comunica que estarão abertas inscrições para a seleção de estudantes para atuar

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE NÚCLEO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO PROCESSO SELETIVO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE NÚCLEO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº. 07, DE 11 DE fevereiro de 2015 PROCESSO SELETIVO O da Universidade Federal de Sergipe comunica que estarão abertas inscrições para a seleção de estudantes para atuar como bolsistas e/ou voluntários

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES

EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES O da UNISINOS, em conformidade com a Resolução do CONSUN nº 019/95, torna público que, de 12/06/2017 a 07/07/2017 estarão abertas as inscrições para o processo seletivo de

Leia mais

EDITAL FADEX nº 010/2017, DE 17 DE JULHO DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA BOLSAS DE ESTÁGIO E PROJETO DE PESQUISA

EDITAL FADEX nº 010/2017, DE 17 DE JULHO DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA BOLSAS DE ESTÁGIO E PROJETO DE PESQUISA EDITAL FADEX nº 010/2017, DE 17 DE JULHO DE 2017. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA BOLSAS DE ESTÁGIO E PROJETO DE PESQUISA A Coordenação do Projeto Institucional e de Extensão "Jornadas de Estudos em

Leia mais

EDITAL Nº 003/ PROEX

EDITAL Nº 003/ PROEX EDITAL Nº 003/2015 - PROEX 1. DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS DIVULGA O PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM IDIOMA ESTRANGEIRO NA MODALIDADE CURSO DE ITALIANO NÍVEL INTERMEDIÁRIO 1.1 A Universidade

Leia mais

EDITAL Nº. 01, DE 20 DE OUTUBRO DE 2015 PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA PARA LIFE/SÃO CRISTÓVÃO

EDITAL Nº. 01, DE 20 DE OUTUBRO DE 2015 PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA PARA LIFE/SÃO CRISTÓVÃO EDITAL Nº. 01, DE 20 DE OUTUBRO DE 2015 PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA PARA LIFE/SÃO CRISTÓVÃO O PROGRAMA DE APOIO A LABORATÓRIOS INTERDISCIPLINARES DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES LIFE/São Cristóvão/PROGRAD

Leia mais

EDITAL nº 009/2013, de 24 de abril de 2013

EDITAL nº 009/2013, de 24 de abril de 2013 EDITAL nº 009/2013, de 24 de abril de 2013 A Diretora Geral do IFMA - Campus Santa Inês, por meio da Diretoria de Desenvolvimento de Ensino, no uso de suas atribuições legais, com base no que dispõe as

Leia mais

EDITAL Nº 01/2017 DPE/CELLE PROCESSO SELETIVO À COMUNIDADE INTERNA E EXTERNA

EDITAL Nº 01/2017 DPE/CELLE PROCESSO SELETIVO À COMUNIDADE INTERNA E EXTERNA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO. CAMPUS RECIFE DIREÇÃO DE PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO CENTRO DE LIBRAS E LÍNGUAS ESTRANGEIRAS EDITAL Nº 01/2017

Leia mais

b) possuir carga horária disponível para a realização das atividades do Programa; c) ser professor da disciplina no período vigente das monitorias.

b) possuir carga horária disponível para a realização das atividades do Programa; c) ser professor da disciplina no período vigente das monitorias. EDITAL Nº 03/2016 - CONSEPE A Direção da Faculdade Herrero torna públicos os procedimentos e normas para inscrição e seleção de Monitores 2016/2. Este Edital está em conformidade com a RESOLUÇÃO Nº 11/2010

Leia mais

EDITAL Nº 09, DE 28 DE MAIO DE 2013

EDITAL Nº 09, DE 28 DE MAIO DE 2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CAMPUS UNIVERSITÁRIO MINISTRO REIS VELLOSO CURSO DE FISIOTERAPIA EDITAL Nº 09, DE 28 DE MAIO DE 2013 Por delegação de competência do Magnífico Reitor

Leia mais

LABORATÓRIO RÁDIO EDITAL N. º 008/2013. (alunos a partir do 2º período de jornalismo)

LABORATÓRIO RÁDIO EDITAL N. º 008/2013. (alunos a partir do 2º período de jornalismo) CONCURSO DE MONITORIA LABORATÓRIO RÁDIO EDITAL N. º 008/2013 (alunos a partir do 2º período de jornalismo) I. DAS VAGAS, BOLSA DE MONITORIA, REGIME JURÍDICO E CARGA HORÁRIA. 1- Número de vagas: 02(duas)

Leia mais

INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO E MARKETING INSTITUTO BRASILEIRO DE SAÚDE. EDITALn 07/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO E MARKETING INSTITUTO BRASILEIRO DE SAÚDE. EDITALn 07/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO E MARKETING INSTITUTO BRASILEIRO DE SAÚDE EDITALn 07/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA O Instituto Brasileiro de Gestão e Marketing IBGM e Saúde

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA PRÓ-REITORIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 001/2017 SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE TUTORIA ESPECIAL

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA PRÓ-REITORIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 001/2017 SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE TUTORIA ESPECIAL UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA PRÓ-REITORIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 001/2017 SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE TUTORIA ESPECIAL A Universidade Estadual da Paraíba, por meio da Pró-Reitoria Estudantil, no uso de

Leia mais

EDITAL AEPP/CSTR Nº 02/2017 Seleção de Monitor Especial: apoio de Aluno com Necessidade Educacional Especial

EDITAL AEPP/CSTR Nº 02/2017 Seleção de Monitor Especial: apoio de Aluno com Necessidade Educacional Especial EDITAL AEPP/CSTR Nº 02/2017 Seleção de Monitor Especial: apoio de Aluno com Necessidade Educacional Especial O Centro de Saúde e Tecnologia Rural da Universidade Federal de Campina Grande (CSTR/UFCG),

Leia mais

DIREITO EDITAL PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA E BOLSISTA

DIREITO EDITAL PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA E BOLSISTA DIREITO EDITAL PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA E BOLSISTA A Coordenação do Curso de Direito da Faculdade da Cidade do Salvador no uso de suas atribuições e de acordo com o que dispõe o Regulamento 005/05,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRO-REITORIA DE POS GRADUAÇÃO E PESQUISA COORDENAÇÃO DE PESQUISA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRO-REITORIA DE POS GRADUAÇÃO E PESQUISA COORDENAÇÃO DE PESQUISA EDITAL Nº 1, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2015 PROCESSO SELETIVO A Coordenação de Pesquisa (COPES), setor vinculado a Pro-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (POSGRAP) da Universidade Federal de Sergipe, comunica

Leia mais

EDITAL DIRGRAD Nº 16/2016 (RETIFICAÇÃO DE DATAS PUBLICADA NO DIA 27/06/2016)

EDITAL DIRGRAD Nº 16/2016 (RETIFICAÇÃO DE DATAS PUBLICADA NO DIA 27/06/2016) EDITAL DIRGRAD Nº 16/2016 (RETIFICAÇÃO DE DATAS PUBLICADA NO DIA 27/06/2016) PROGRAMA DE DUPLA DIPLOMAÇÃO EM ENGENHARIA ELETRÔNICA - UTFPR CÂMPUS CAMPO MOURÃO E INSTITUTO POLITÉCNICO DO BRAGANÇA - PORTUGAL

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO DA OUVIDORIA GERAL DA UNIVASF.

PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO DA OUVIDORIA GERAL DA UNIVASF. PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO DA DA UNIVASF. EDITAL Nº 01, DE 30 DE MAIO DE 2016. A Ouvidoria Geral da Universidade Federal do Vale do São Francisco, tendo em vista o disposto na Lei nº 11.788/2008,

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 02/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFRJ

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 02/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 02/2016 PROCESSO

Leia mais

EDITAL N 02 DE 13 DE ABRIL DE PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGA DO PROGRAMA BOLSA MONITORIA IFCE/Campus Crateús.

EDITAL N 02 DE 13 DE ABRIL DE PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGA DO PROGRAMA BOLSA MONITORIA IFCE/Campus Crateús. EDITAL N 02 DE 13 DE ABRIL DE 2015 PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGA DO PROGRAMA BOLSA MONITORIA IFCE/Campus Crateús. A Diretora do Campus Crateús, do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Instituto de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UNIFESSPA

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Instituto de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UNIFESSPA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Instituto de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UNIFESSPA EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UNIFESSPA NO 01/2016 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE ESTUDOS GEOGRÁFICOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE ESTUDOS GEOGRÁFICOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE ESTUDOS GEOGRÁFICOS NORMAS COMPLEMENTARES PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE MONITORES DA UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE ESTUDOS

Leia mais

Faculdade Pitágoras de Imperatriz

Faculdade Pitágoras de Imperatriz EDITAL Nº 003/2015 DIRETORIA GERAL Faculdade Pitágoras de Imperatriz A Diretora Geral da Faculdade Pitágoras de Imperatriz MA, torna público, para conhecimento dos interessados, que no período de 13 a

Leia mais

EDITAL Nº 01 DE 21 DE FEVEREIRO DE 2017 PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIOS DO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - NIT

EDITAL Nº 01 DE 21 DE FEVEREIRO DE 2017 PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIOS DO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - NIT EDITAL Nº 01 DE 21 DE FEVEREIRO DE 2017 PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIOS DO O Núcleo de Inovação Tecnológica torna público que estará oferecendo 01 (uma) vaga de estágio remunerado para estudantes cursando

Leia mais

EDITAL Nº 04/ CAMPUS PARNAÍBA, DE 30 DE MAIO DE 2013 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO

EDITAL Nº 04/ CAMPUS PARNAÍBA, DE 30 DE MAIO DE 2013 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÂO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CAMPUS PARNAÍBA Av. S. Sebastião, nº. 2.819. Bairro São Benedito. Parnaíba, Piauí, Brasil, CEP 64202-020 Telefone: (86) 3323 5271 Internet: www.ufpi.br

Leia mais

FACULDADE DO PANTANAL

FACULDADE DO PANTANAL Cursos de Graduação: Pedagogia, Administração, Ciências Contábeis, Psicologia, Farmácia, Sistemas de Informação. E D I T A L PROCESSO SELETIVO DE MONITORES 2015.1 Os Coordenadores dos Cursos de Pedagogia,

Leia mais

Edital nº 01/ Das Vagas Nº DE VAGAS COM BOLSA. VOLUNTÁ RIA Microbiologia 01 - Introdução a Oceanografia e Limnologia

Edital nº 01/ Das Vagas Nº DE VAGAS COM BOLSA. VOLUNTÁ RIA Microbiologia 01 - Introdução a Oceanografia e Limnologia Edital nº 01/2011 A Diretoria de Ensino Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, com base no que dispõe a Resolução nº46/2008, de 15/04/2008, do Conselho Diretor do

Leia mais

PROJETO CONSULTÓRIO ITINERANTE DE ODONTOLOGIA

PROJETO CONSULTÓRIO ITINERANTE DE ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EDITAL Nº 001/2014 O Diretor da Faculdade de Odontologia da UFPA e a coordenação do Projeto consultório itinerante de odontologia torna público que estão abertas as inscrições

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE MUSEU DE ARQUEOLOGIA DE XINGÓ EDITAL Nº. 01, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2016

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE MUSEU DE ARQUEOLOGIA DE XINGÓ EDITAL Nº. 01, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2016 EDITAL Nº. 01, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2016 PROCESSO SELETIVO O Museu de Arqueologia de Xingó da Universidade Federal de Sergipe comunica que estarão abertas inscrições para a seleção de estudantes para atuar

Leia mais

EDITAL N 021/2016/IFTO/CAMPUS PALMAS, DE 14 DE JUNHO DE 2016.

EDITAL N 021/2016/IFTO/CAMPUS PALMAS, DE 14 DE JUNHO DE 2016. EDITAL N 02/206/IFTO/, DE 4 DE JUNHO DE 206. PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE MONITORES PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO, PROEJA E TÉCNICO SUBSEQUENTE VAGAS OCISOSAS O DIRETOR GERAL DO INSTITUTO FEDERAL

Leia mais

EDITAL Nº 07-DE, de 01 de Agosto de 2016.

EDITAL Nº 07-DE, de 01 de Agosto de 2016. EDITAL Nº 07-DE, de 01 de Agosto de 2016. EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA INTERNA E EXTERNA PARA OS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES DO IFRS CAMPUS VIAMÃO O do Instituto

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO O Reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no uso de

Leia mais

EDITAL Nº 03/2017 Apoio ao Desenvolvimento de Soluções Tecnológicas para as atividades de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

EDITAL Nº 03/2017 Apoio ao Desenvolvimento de Soluções Tecnológicas para as atividades de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO IFPB PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS PARA AS ATIVIDADES DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL Nº 03/2017 Apoio ao

Leia mais

Centro Universitário Central Paulista

Centro Universitário Central Paulista Centro Universitário Central Paulista EDITAL DE ABERTURA PROCESSO SELETIVO PARA MONITORIA DOS CURSOS EDITAL Nº 02/2016 2º semestre O Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) faz saber, a todos os interessados,

Leia mais

EDITAL Nº 18/2016 PROCESSO SELETIVO DESTINADO À COMUNIDADE INTERNA COMPLEMENTAÇÃO DE VAGAS REMANESCENTES

EDITAL Nº 18/2016 PROCESSO SELETIVO DESTINADO À COMUNIDADE INTERNA COMPLEMENTAÇÃO DE VAGAS REMANESCENTES SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO DIREÇÃO GERAL DO CAMPUS CABO DE SANTO AGOSTINHO COORDENAÇÃO DO CENTRO DE LIBRAS E LÍNGUAS

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA EDITAL Nº. 01, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2015

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA EDITAL Nº. 01, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2015 EDITAL Nº. 01, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2015 PROCESSO SELETIVO O Departamento de Geologia da Universidade Federal de Sergipe comunica que estarão abertas inscrições para a seleção de estudantes para atuar

Leia mais

DOS OBJETIVOS DO PROGRAMA

DOS OBJETIVOS DO PROGRAMA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS JOÃO PESSOA DIREÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO COORDENAÇÃO DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 07, DE 24 DE MAIO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA EDITAL DE SELEÇÃO PARA MONITORIAS PERÍODO 2016-2 A Comissão de Monitoria do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal de Sergipe, através do

Leia mais

EDITAL Nº 16 de 09 DE FEVEREIRO DE 2017

EDITAL Nº 16 de 09 DE FEVEREIRO DE 2017 EDITAL Nº 16 de 09 DE FEVEREIRO DE 2017 Processo seletivo para o Programa de Monitoria no Período 2017/01 dos Cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica. A Diretoria e a Coordenação Acadêmica, através

Leia mais

EDITAL N o 003/2016/DComp

EDITAL N o 003/2016/DComp EDITAL N o 003/2016/DComp PROCESSO SELETIVO PROGRAMA DE MONITORIA O Departamento de Computação (DComp), do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, do campus São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe,

Leia mais

Edital para Seleção Pública de Monitor Voluntário

Edital para Seleção Pública de Monitor Voluntário Edital para Seleção Pública de Monitor Voluntário Apresentação e Caráter do Edital A Subcomissão de Monitoria e Secretaria, bem como a Comissão Organizadora, da IV Semana de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS EDITAL Nº. 11, DE 13 DE MARÇO DE 2017 PROCESSO SELETIVO O Departamento de Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Sergipe comunica que estarão abertas inscrições para a seleção de

Leia mais

EDITAL Nº. 01, DE 22 DE JUNHO DE 2016 PROCESSO SELETIVO

EDITAL Nº. 01, DE 22 DE JUNHO DE 2016 PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº. 01, DE 22 DE JUNHO DE 2016 PROCESSO SELETIVO O Departamento de Recrutamento e Seleção (DRS) da Universidade Federal de Sergipe comunica que estarão abertas inscrições para a seleção de estudantes

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 06 UEFS

PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 06 UEFS Universidade Estadual de Feira de Santana Departamento de Física Área de Ensino de Física Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física Polo 06 SBF/CAPES EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEFS

Leia mais

ANATOMIA HUMANA EDITAL N. º 011/2015. I. DAS VAGAS, REMUNERAÇÃO, REGIME JURÍDICO E CARGA HORÁRIA.

ANATOMIA HUMANA EDITAL N. º 011/2015. I. DAS VAGAS, REMUNERAÇÃO, REGIME JURÍDICO E CARGA HORÁRIA. CONCURSO DE MONITORIA ANATOMIA HUMANA EDITAL N. º 011/2015. I. DAS VAGAS, REMUNERAÇÃO, REGIME JURÍDICO E CARGA HORÁRIA. 1- Número de vagas: 01 vaga 2- O aluno no exercício da função de monitor receberá

Leia mais

EDITAL Nº 40, DE 09 DE AGOSTO DE 2013.

EDITAL Nº 40, DE 09 DE AGOSTO DE 2013. EDITAL Nº 40, DE 09 DE AGOSTO DE 2013. ABRE PROCESSO PARA INGRESSO DIPLOMADO NOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA E NOS CURSOS TÉCNICOS NA MODALIDADE SUBSEQUENTE DO CÂMPUS RESTINGA DO IFRS O do Instituto

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA. CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA. CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria Art. 1º - Entende-se por Monitoria, uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PROJETO VENCER SAÚDE / DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PROJETO VENCER SAÚDE / DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA EDITAL Nº. 01, DE 26 DE AGOSTO DE 2014 PROCESSO SELETIVO O Projeto Vencer Saúde/UFS veiculado ao Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe comunica que estarão abertas inscrições

Leia mais

Aprova a criação da função de Monitor e suas respectivas normas

Aprova a criação da função de Monitor e suas respectivas normas RESOLUÇÃO Nº 522/85 Aprova a criação da função de Monitor e suas respectivas normas Faço saber que o Conselho Universitário, nos termos do disposto na alínea a do art 51 do Estatuto, aprovou e eu promulgo

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS NORMAS COMPLEMENTARES PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE MONITORES DA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO,

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Edital 23/2016 PROGRAD/UEPB SELEÇÃO DE CANDIDATOS A BOLSA PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORAL (PET) CAMPUS I CAMPINA GRANDE A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Estadual da Paraíba, torna

Leia mais

EDITAL 06/2017 ELEÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DE MOBILIDADE ACADÊMICA NACIONAL SANTANDER UNIVERSIDADES/ ANDIFES

EDITAL 06/2017 ELEÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DE MOBILIDADE ACADÊMICA NACIONAL SANTANDER UNIVERSIDADES/ ANDIFES EDITAL 06/2017 ELEÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DE MOBILIDADE ACADÊMICA NACIONAL SANTANDER UNIVERSIDADES/ ANDIFES 2017.2 A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) comunica aos alunos interessados em participar do

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI SELEÇÃO DE MONITOR VOLUNTÁRIO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE - FCBS UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI CAMPUS JK. O Departamento de Educação

Leia mais

EDITAL Nº 09/ PROEX

EDITAL Nº 09/ PROEX EDITAL Nº 09/2014 - PROEX 1. DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS DIVULGA O PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM IDIOMA ESTRANGEIRO NA MODALIDADE DE CURSOS DE INGLÊS NÍVEL BÁSICO PARA OS CAMPI DA UNIVASF

Leia mais

EDITAL Nº 01/2017 TÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

EDITAL Nº 01/2017 TÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES EDITAL Nº 01/2017 MATRÍCULA NAS CATEGORIAS DE TRANSFERÊNCIA INTERNA E TRANSFERÊNCIA EXTERNA PARA AS VAGAS RESIDUAIS DO ENSINO SUPERIOR DO IFBA CÂMPUS IRECÊ O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA HERBÁRIO SMDB

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA HERBÁRIO SMDB MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA HERBÁRIO SMDB EDITAL Nº. 01/2014 Edital de Seleção de Bolsistas de Extensão para

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Ponta Grossa Diretoria de Graduação e Educação Profissional

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Ponta Grossa Diretoria de Graduação e Educação Profissional Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Ponta Grossa Diretoria de Graduação e Educação Profissional PROGRAMA DE MONITORIA E MONITORIA VOLUNTÁRIA DA UTFPR EDITAL 018/2014

Leia mais

EDITAL Nº 01, DE 07 DE MARÇO DE 2016

EDITAL Nº 01, DE 07 DE MARÇO DE 2016 EDITAL Nº 01, DE 07 DE MARÇO DE 2016 A DIRETORIA DE GESTÂO DE PESSOAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ, no uso de suas atribuições, considerando a Lei 11.788/2008, publicada

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ UESPI

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ UESPI EDITAL Nº 026 /2014 A Universidade Estadual do Piauí, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários - PREX, MEMO DGP/Nº 050/2014, torna pública a abertura das inscrições para

Leia mais

Serviço Público Federal Ministério da Educação Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul EDITAL Nº. 2, DE 24 DE ABRIL DE 2017

Serviço Público Federal Ministério da Educação Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul EDITAL Nº. 2, DE 24 DE ABRIL DE 2017 EDITAL Nº. 2, DE 24 DE ABRIL DE 2017 PROCESSO SELETIVO PARA MONITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO CATEGORIA BOLSISTA/VOLUNTÁRIO O DIRETOR DO INSTITUTO DE QUÍMICA da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,

Leia mais

REDAÇÃO MODELO EDITAL N. º 066/2011. ( Somente alunos a partir do 3º ao 7º períodos do Curso de Jornalismo)

REDAÇÃO MODELO EDITAL N. º 066/2011. ( Somente alunos a partir do 3º ao 7º períodos do Curso de Jornalismo) CONCURSO DE MONITORIA REDAÇÃO MODELO EDITAL N. º 066/2011 ( Somente alunos a partir do 3º ao 7º períodos do Curso de Jornalismo) I. DAS VAGAS, BOLSA DE MONITORIA, REGIME JURÍDICO E CARGA HORÁRIA. 1- Número

Leia mais

EDITAL. EDITAL DIR N o 29/2015

EDITAL. EDITAL DIR N o 29/2015 EDITAL DIR N o 29/2015 INSCRIÇÃO DE VOLUNTÁRIOS PARA ATUAÇÃO JUNTO AO ESCRITÓRIO DE PRÁTICAS CONTÁBEIS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS FACULADADES INTEGRADAS MACHADO DE ASSIS/FEMA. O Diretor Geral das

Leia mais

EDITAL 01/2016 ABERTURA DE SELEÇÃO INTERNA PARA MONITOR-BOLSISTA DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (GTI) I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

EDITAL 01/2016 ABERTURA DE SELEÇÃO INTERNA PARA MONITOR-BOLSISTA DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (GTI) I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES EDITAL 01/2016 ABERTURA DE SELEÇÃO INTERNA PARA MONITOR-BOLSISTA DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (GTI) I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES A FAI Faculdades de Itapiranga/SC, no uso de suas atribuições

Leia mais

Edital para Seleção de Monitores de Laboratórios Nº 01/2016

Edital para Seleção de Monitores de Laboratórios Nº 01/2016 Edital para Seleção de Monitores de Laboratórios Nº 01/2016 O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CAMPUS RIO VERDE, com sede Rod. Sul Goiana Km 01, Zona Rural, Rio Verde - GO, por

Leia mais

EDITAL N.º 83/2016-CRCA/UNIFESSPA, DE 10 DE OUTUBRO DE 2016 EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIO/BOLSISTA

EDITAL N.º 83/2016-CRCA/UNIFESSPA, DE 10 DE OUTUBRO DE 2016 EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIO/BOLSISTA EDITAL N.º 83/2016-CRCA/UNIFESSPA, DE 10 DE OUTUBRO DE 2016 EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIO/BOLSISTA 1. CONVOCAÇÃO 1.1 O Centro de Registro e Controle Acadêmico- CRCA da Universidade Federal do Sul e

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO EDITAL Nº 02/2013

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO EDITAL Nº 02/2013 PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO EDITAL Nº 02/2013 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA 1 A Fundação Universidade Federal

Leia mais

EDITAL Nº 15/2017 PROCESSO SELETIVO DESTINADO À COMUNIDADE INTERNA E EXTERNA PARA COMPLEMENTAÇÃO DE VAGAS REMANESCENTES

EDITAL Nº 15/2017 PROCESSO SELETIVO DESTINADO À COMUNIDADE INTERNA E EXTERNA PARA COMPLEMENTAÇÃO DE VAGAS REMANESCENTES SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO DIREÇÃO GERAL DO CAMPUS CABO DE SANTO AGOSTINHO CENTRO DE LIBRAS E LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS VI POETA PINTO DO MONTEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E EXATAS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS VI POETA PINTO DO MONTEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E EXATAS O Coordenador do Curso de Ciências Contábeis Campus VI da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, no uso de suas atribuições e de acordo com a RESOLUÇÃO/UEPB/CONSUNI/50/2005, de 21 de dezembro de 2005,

Leia mais

EDITAL Nº 03/ CENMEC/UNIVASF SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO PARA ATUAÇÃO NOS LABORATÓRIOS DO CENMEC COLEGIADO DE ENGENHARIA MECÂNICA

EDITAL Nº 03/ CENMEC/UNIVASF SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO PARA ATUAÇÃO NOS LABORATÓRIOS DO CENMEC COLEGIADO DE ENGENHARIA MECÂNICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF COLEGIADO DE ENGENAHRIA MECÂNICA - CENMEC Avenida Antônio Carlos Magalhães, 510, bairro Country Clube, Juazeiro/BA CEP 48902-300 Telefone/Fax (74)

Leia mais

EDITAL 03/ DTA BOLSA DE APOIO ACADÊMICO E EXTENSÃO III - MONITORIA -

EDITAL 03/ DTA BOLSA DE APOIO ACADÊMICO E EXTENSÃO III - MONITORIA - EDITAL 03/2017 - DTA BOLSA DE APOIO ACADÊMICO E EXTENSÃO III - MONITORIA - Artigo 1º - Estarão abertas, no período de 03/02/2017 a 15/02/2017, as inscrições do processo seletivo para o preenchimento de

Leia mais

SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DO CURSO DE ENGENHARIA QUIMICA PET/EQ 2016

SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DO CURSO DE ENGENHARIA QUIMICA PET/EQ 2016 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DO CURSO DE ENGENHARIA QUIMICA PET/EQ 2016 Edital nº 01/2016 Inscrições Prova escrita: Prova de conhecimento sobre o Programa de Educação Tutorial

Leia mais

SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PESCA PET PESCA EDITAL Nº 008/2017

SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PESCA PET PESCA EDITAL Nº 008/2017 SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PESCA PET PESCA EDITAL Nº 008/2017 A Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profª Maria do Socorro de Lima

Leia mais

EDITAL Nº 001/ CÂMPUS SENADOR CANEDO/ IFG, DE 17 DE ABRIL DE 2017.

EDITAL Nº 001/ CÂMPUS SENADOR CANEDO/ IFG, DE 17 DE ABRIL DE 2017. EDITAL Nº 001/ CÂMPUS SENADOR CANEDO/ IFG, DE 17 DE ABRIL DE 2017. PROCESSO SIMPLIFICADO PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS A Pró-Reitoria de Extensão e o Câmpus Senador Canedo do Instituto Federal de Educação,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EDITAL N 02, DE 18 DE JANEIRO DE 2017.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EDITAL N 02, DE 18 DE JANEIRO DE 2017. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EDITAL N 02, DE 18 DE JANEIRO DE 2017. EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA A COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO

Leia mais

EDITAL Nº 01, DE 09 DE MAIO DE 2012

EDITAL Nº 01, DE 09 DE MAIO DE 2012 COORDENAÇÕES DO CST EM SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES E BACHARELADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA EDITAL Nº, DE 09 DE MAIO DE 22 APRESENTAÇÃO O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

Leia mais

CURSOS CONCEDENTE VAGAS. Ciências da Computação DEAD/UERN 02 Comunicação Social Habilitação em Jornalismo DEAD/UERN 02

CURSOS CONCEDENTE VAGAS. Ciências da Computação DEAD/UERN 02 Comunicação Social Habilitação em Jornalismo DEAD/UERN 02 Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis - PRORHAE

Leia mais

EDITAL INTERNO Nº 07/2013

EDITAL INTERNO Nº 07/2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO EDITAL INTERNO Nº 07/2013 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA OS PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO TUTORIAL/CONEXÕES DE SABERES

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL Nº 07/2016 CONCURSO PARA MONITORIA DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL Nº 07/2016 CONCURSO PARA MONITORIA DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL Nº 07/2016 CONCURSO PARA MONITORIA DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA O Diretor do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Regional de Blumenau, no uso de suas atribuições

Leia mais