Administração de. Conhecimento. Conhecimento

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Administração de. Conhecimento. Conhecimento"

Transcrição

1 Administração de Conhecimento Conhecimento Davenport e Prusak (1998) explicam que o conhecimento é decorrente da informação, que, por sua vez, deriva de um conjunto de dados. Dados: são séries de fatos ou eventos isolados; são registros sem significado inerente, que se transformam em informação ao adquirirem significado. Informações: são dados que, percebidos pelo indivíduo, têm relevância, propósito e causam impacto em seu julgamento ou comportamento. Conhecimento: é o conjunto de informações reconhecidas e integradas pela pessoa dentro de um esquema preexistente. O conhecimento pode ser comparado a um sistema vivo, que cresce e se modifica a medida que interagem com o meio ambiente. (Davenport e Prusak, 1998, p.6) Conhecer é transformar o objeto e transformar-se a si mesmo. O processo educacional que nada transforma está negando a si mesmo. O conhecimento não nasce com o indivíduo nem é dado pelo meio social. O sujeito constrói o seu conhecimento na interação com o meio tanto físico, como social. Becker (2001, 71) Segundo Berger e Luckmann (1966), só há aprendizagem quando o homem, em suas interações com o mundo, supera desafios e transforma a realidade.

2 O conhecimento genuíno só pode existir na cabeça das pessoas, contudo para os propósitos da gestão do conhecimento, é conveniente admitir que o conhecimento nas empresas está presente também nas comunidades de prática, nos processos, rotinas, programas, aplicativos e sistemas computadorizados, em jargões corporativos, nos valores da empresa, em sistemas de comunicação, nos documentos, nos relatórios, nas diretivas, normas e procedimentos, nos sistemas e redes de colaboração, nos livros, nos vídeos etc. Gestão do Conhecimento - definições processo pelo qual uma organização consciente e sistematicamente coleta, organiza, compartilha e analisa seu acervo de conhecimento para atingir seus objetivos. (Falcão e Bresciani Filho, 1999, 162) a geração, representação, estoque, transferência, transformação, aplicação, incorporação e proteção do conhecimento (Schultze e Leidner, 2002, 218)

3 Objetivos da Gestão do Conhecimento Promover a criação, o acesso, a transferência e o uso efetivo do conhecimento em benefício dos negócios Aumentar a autonomia dos empregados Atrair e reter os melhores colaboradores Facilitar a obtenção da informação e a criação de novos conhecimentos Facilitar e incentivar a aprendizagem Localizar e utilizar o potencial intelectual dos funcionários Utilizar a inteligência dispersa na empresa Tomar decisões de melhor qualidade Acabar com ilhas de conhecimento na empresa

4 Tipos de Conhecimento Saulo Porfírio Figueiredo A maior parte do conhecimento útil à empresa e do que ela efetivamente sabe não lhe pertence literalmente o que determina a urgência e a importância da GC.

5 Conhecimento Tácito É algo pessoal; Formado dentro de um contexto social e individual; Não é propriedade de uma organização ou de uma coletividade Conhecimento Implícito / Tácito O conhecimento tácito está associado à capacidade de agir das pessoas, às suas habilidades, expertises, experiências, competências, raciocínio, modelos mentais, conclusões, geração de idéias, opiniões, emoções, valores, intuição, criatividade, crenças etc. Conhecimento Implícito / Tácito Uma das virtudes do conhecimento tácito é que ele é automático, exigindo pouco tempo ou reflexão (como um digitador experiente, por exemplo). Mas, como toda virtude tem um conjunto de defeitos e, neste caso, são três: pode estar errado é difícil modificá-lo é difícil comunicá-lo

6 Conhecimento Implícito / Tácito Inimigos do Conhecimento agem em prejuízo e bloqueio da aprendizagem, inovação, criatividade e transferência de conhecimentos. Inimigos facilmente visíveis podem ser físicos ou não, internos ou externos à organização. Ex.: esquecimento, falta de investimento e recursos, hierarquias rígidas, distribuição indevida do poder, alta rotatividade, falta de infra-estrutura de comunicação e tecnológica, falta de treinamento. Inimigos dificilmente visíveis falta de interesse, falta de motivação, falta de humildade, modelos mentais deficientes, falta de consciência da realidade, falta de comprometimento e envolvimento, baixa auto-estima, orgulho etc. Inimigos invisíveis maneira de pensar, interpretações falhas da realidade e sutis deficiências cognitivas. Conhecimento Implícito / Tácito Inimigos do Conhecimento Exemplo Como o piloto do helicóptero faz para saber a direção do vento se a sacola da biruta encontra-se murcha e caída? Como poderá pousar a aeronave nessas condições? Biruta é um aparelho que indica a direção do vento, empregado na orientação de pilotos para manobras de aeronaves, e que tem a forma de uma sacola cônica, instalada perpendicularmente à extremidade de um mastro. Conhecimento Implícito / Tácito Maiores desafios: Mapear o conhecimento tácito relevante Identificar o conhecimento tácito essencial, escasso e com risco de evasão Identificar as melhores maneiras para transferi-lo Examinar e eliminar seus inimigos Apoiar iniciativas de transferência pela personalização (pessoa a pessoa) e pela codificação Definir quais conhecimentos tácitos devem ser convertidos em explícitos Promover sua retenção, atração e proteção.

7 Conhecimento Explícito É o conhecimento resultante do conhecimento tácito. Pode ser a materialização ou a representação do conhecimento de alguém para que seja transferido, transmitido, comunicado, visualizado, armazenado, preservado, compreendido e assimilado por outros. O conhecimento explícito age como um guia que leva as pessoas à produção de conhecimentos novos, tácitos e explícitos. Conhecimento Explícito Uma partitura musical representaria parte do conhecimento da música e muito pouco do conhecimento do músico. Para se transferir parte do conhecimento tácito desse músico, seria aconselhável técnicas de aproximação (personalização) para, assim, estimular o aprender fazendo e obter a transferência do conhecimento e a aprendizagem pela prática.

8 Conhecimento Explícito Cuidados na explicitação do conhecimento A eficácia de um programa de ensino à distância por computador, além de processos multi-interativos, dependerá fundamentalmente dessa competência de explicitar e embalar adequadamente o conhecimento, para que seja eficientemente transferido a outras pessoas. É o caso de um software de contabilidade. Conhecimento Explícito Tente detalhar o conhecimento ou a habilidade relacionada a uma rotina de um trabalhador qualquer. Você pode não perceber imediatamente, mas, certamente, verá que o trabalho rotineiro pode envolver e depender de uma infinidade de cálculos, ações, decisões, raciocínio matemático, intuição, prática ou habilidade motora, envolvendo técnica, direção, velocidade, movimento, força, freqüência, efeito, tempo, intervalo, agilidade, motora, ritmo, intervenção, decisões complexas etc. Conhecimento Explícito Embora estes esforços exijam raciocínio, em maior ou menor grau, tais habilidades encontram-se internalizadas e enraizadas na mente do trabalhador. Por conta da prática, muitos conhecimentos são aplicados de maneira automática e imperceptível. Essas habilidades que fazem parte do conhecimento tácito do trabalhador podem ser difíceis de se expressar em palavras, externalizar e tornar explícitas a outros através da codificação.

9 Conhecimento x Aprendizagem É um processo de mudança provocado por estímulos diversos e mediado por emoções que podem ou não produzir mudança no comportamento da pessoa. As crenças e as percepções dos indivíduos influenciam seu processo de apreensão da realidade e por meio das respostas emitidas pelos indivíduos pode-se observar e mensurar as mudanças comportamentais. Aprendizagem APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL O processo de aprendizagem pode ocorrer em três níveis: No nível do indivíduo. No nível do grupo constitui-se num processo social partilhado pelas pessoas do grupo. No nível da organização é quando torna-se institucionalizado (na estrutura, regras, procedimentos e elementos simbólicos) o processo de aprendizagem individual de compreensão e interpretação partilhados pelo grupo.

10 DEFINIÇÃO DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL Organizações que aprendem são organizações capazes de criar, adquirir e transferir conhecimentos e modificar seus comportamentos para refletir esses novos conhecimentos e novas experiências (GARVIN, 1993) Integração do Conhecimento Tácito e Explícito Socialização 4 processos de conversão Externalização Combinação Internalização Socialização (tácito-tácito) é o compartilhamento do conhecimento tácito, por meio da experiência, observação, imitação ou prática. Externalização ou Articulação (tácito-explícito) é a conversão do conhecimento tácito em explícito e sua comunicação ao grupo através de metáforas, analogias, símbolos, slogans ou modelos. Combinação (explícito-explícito) padronização do conhecimento, é juntá-lo em um manual ou guia de trabalho sistematização de conjuntos diferentes de conhecimentos explícitos. Internalização (explícito-tácito) incorporação do conhecimento explícito no conhecimento tácito, por meio da aplicação do conhecimento formal nas atividades de trabalho.

11 Espiral do Conhecimento Extraído de NONAKA, I. & TAKEUCHI, H., (1997, p. 80). Etapas do Processo de Gestão do Conhecimento Práticas de Gestão do Conhecimento Treinamento Registro das melhores práticas Mapeamento de conhecimentos Portais de conhecimento Universidades corporativas E-learning Workshops Fóruns Intranet Reuniões

12 Bibliografia FIGUEIREDO, Saulo Porfírio. Gestão do conhecimento: estratégias competitivas para a criação e mobilização do conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Qualitymark, CARBONE, Pedro Paulo, et. Al. Gestão por competências e gestão do conhecimento. Rio e Janeiro: FGV, 2006

Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional

Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional Segundo Nonaka e Takeuchi, alimenta a inovação, e o conhecimento é criado dentro da organização sob a forma de P & S e sistemas Processo dinâmico, produzindo

Leia mais

Aula 5 Processos Organizacionais e Gestão o do Conhecimento. Grinaldo Lopes de Oliveira. Bacharelado em Sistemas de Informaçã

Aula 5 Processos Organizacionais e Gestão o do Conhecimento. Grinaldo Lopes de Oliveira. Bacharelado em Sistemas de Informaçã Aula 5 Processos Organizacionais e Gestão o do Conhecimento Grinaldo Lopes de Oliveira Bacharelado em Sistemas de Informaçã ção Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Agenda

Leia mais

Gestão do Conhecimento

Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento Processo de criar continuamente novos conhecimentos, disseminando-os amplamente através da organização e incorporando-os velozmente em novos produtos/serviços, tecnologias e sistemas.

Leia mais

Disciplina Gestão da Informação e do Conhecimento (ACA603)

Disciplina Gestão da Informação e do Conhecimento (ACA603) Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Faculdade de Administração e Ciências Contábeis Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação Disciplina Gestão da

Leia mais

GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO ASI I

GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO ASI I GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO ASI I Contexto A atual sociedade, onde as organizações estão inseridas, pode ser considerada uma sociedade do conhecimento, na qual os gerentes devem abandonar tudo

Leia mais

Gestão do Conhecimento

Gestão do Conhecimento Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina - FACAPE Ambiente de Negócio e Marketing Profa. Cynara Carvalho cynaracarvalho@yahoo.com.br Sociedade da Informação e do Conhecimento A sociedade

Leia mais

GESTÃO DO CONHECIMENTO

GESTÃO DO CONHECIMENTO GESTÃO DO CONHECIMENTO Nos dias de hoje, com a velocidade das mudanças cada vez maior, o conhecimento torna-se a principal vantagem competitiva da organização. Saber como organizar o conhecimento é crítico

Leia mais

Agenda da Apresentação

Agenda da Apresentação Feira do Empreendedor Palestra Gerencial A Importância da Gestão do Conhecimento para sua Empresa Paulo Eduardo de Carvalho Costa Trainee da Unidade de Tecnologia da Informação Agenda da Apresentação Objetivo

Leia mais

FORMAÇÃO DO TRABALHADOR E O DESENVOLVIMENTO DO SEU CONHECIMENTO. Resumo

FORMAÇÃO DO TRABALHADOR E O DESENVOLVIMENTO DO SEU CONHECIMENTO. Resumo FORMAÇÃO DO TRABALHADOR E O DESENVOLVIMENTO DO SEU CONHECIMENTO Carolina Vivian da Cunha-UNISC GE: Memórias, Trajetórias e Experiência na Educação. Resumo A formação dos trabalhadores é um assunto a ser

Leia mais

Resumo Aula-tema 01: Definindo o conhecimento e aprendizagem organizacional.

Resumo Aula-tema 01: Definindo o conhecimento e aprendizagem organizacional. Resumo Aula-tema 01: Definindo o conhecimento e aprendizagem organizacional. Vivemos uma época de overdose de informação graças, em grande parte, à Internet. Diariamente temos que domar uma avalanche de

Leia mais

Gestáo do Conhecimento

Gestáo do Conhecimento Gestáo do Conhecimento Respostas dos exercícios de fixação Aula 2: Exercícios de fixação Sociedade do Conhecimento 1. Em sua opinião quais são as principais características da sociedade do conhecimento?

Leia mais

ÍNDICE LISTA DE FIGURAS LISTA DE QUADROS LISTA DE TABELAS LISTA DE GRÁFICOS

ÍNDICE LISTA DE FIGURAS LISTA DE QUADROS LISTA DE TABELAS LISTA DE GRÁFICOS ÍNDICE LISTA DE FIGURAS LISTA DE QUADROS LISTA DE TABELAS LISTA DE GRÁFICOS VIII X XI XII CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO 1 1.1- CONDIÇÕES GERAIS 3 1.2- MOTIVAÇÕES 9 1.3- ESTRUTURA DA TESE 14 1.4- PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES

Leia mais

GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO ASI I

GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO ASI I GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO ASI I A nova ordem mundial E em que os gestores precisam pensar, hoje em dia, para atingir o sucesso pessoal e organizacional?! Contexto A atual sociedade, onde as

Leia mais

A sociedade do conhecimento

A sociedade do conhecimento A sociedade do conhecimento A sociedade do conhecimento: 1)As transformações que estão levando a humanidade para a Sociedade do Conhecimento; 2)Os fatores decisivos que estão provocando essas transformações;

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Temas Educacionais Pedagógicos GESTÃO DA APRENDIZAGEM Prof. Stephanie Gurgel um processo corporativo, focado na estratégia empresarial e que envolve a gestão das competências,

Leia mais

CRIAÇÃO E DIALÉTICA DO

CRIAÇÃO E DIALÉTICA DO GESTÃO DO CONHECIMENTO CRIAÇÃO E DIALÉTICA DO CONHECIMENTO CRIAÇÃO E DIALÉTICA DO CONHECIMENTO O que é dialética? CRIAÇÃO E DIALÉTICA DO CONHECIMENTO A dialética é, propriamente falando, a arte de discutir

Leia mais

Sistema de Administração do Conhecimento

Sistema de Administração do Conhecimento 1 Objetivos do Capítulo Administração do Conhecimento 1. Explicar como os sistemas de administração do conhecimento podem ajudar na iniciativa de construir uma empresa geradora de conhecimento. 2. Conhecer

Leia mais

Assunto 2: Administração do Conhecimento

Assunto 2: Administração do Conhecimento Assunto 2: Administração do Conhecimento Objetivos do Capítulo Administração do Conhecimento 1. Explicar como os sistemas de administração do conhecimento podem ajudar na iniciativa de construir uma empresa

Leia mais

Conceitos e Importância da Gestão do Conhecimento

Conceitos e Importância da Gestão do Conhecimento Conceitos e Importância da Gestão do Conhecimento Roteiro 1. Introdução e Conceitos 2. Fundamentos da Gestão de Conhecimento 3. Gerenciando Conhecimento 4. Inteligência Coletiva Prof. Roberto Pinto 1 Gestão

Leia mais

Aprendizagem Organizacional e Conhecimento Empresarial

Aprendizagem Organizacional e Conhecimento Empresarial Aprendizagem Organizacional e Conhecimento Empresarial Sergio Luis da Silva ( / UFSCar) preserv the best and reinvent the rest Novo lema da HP, criação de sua CEO Carly Fiorina, que quer resgatar o espírito

Leia mais

GESTÃO DO CONHECIMENTO MÓDULO 7

GESTÃO DO CONHECIMENTO MÓDULO 7 GESTÃO DO CONHECIMENTO MÓDULO 7 Índice 1. O conhecimento...3 2. Tipos de conhecimento...4 3. Atividades...5 4. Exercício para reflexão:...5 2 1. O CONHECIMENTO A palavra conhecimento deriva do latim cognoscere,

Leia mais

C X 0 C x 0,5 D x 0,5 =

C X 0 C x 0,5 D x 0,5 = Classificação: Valores *UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR* Dep. de Gestão e Economia Exame de 1.ª Chamada de Gestão da Informação e do Conhecimento Ano lectivo 2005-2006 Licenciatura em: Data: 2006-02-08

Leia mais

ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS DE CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL: UMA ABORDAGEM TEÓRICA NO CONTEXTO DAS ORGANIZAÇÕES

ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS DE CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL: UMA ABORDAGEM TEÓRICA NO CONTEXTO DAS ORGANIZAÇÕES ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS DE CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL: UMA ABORDAGEM TEÓRICA NO CONTEXTO DAS ORGANIZAÇÕES Max Naytan Rinaldi dos Santos Faculdade de Administração CEA Centro de Economia e Administração

Leia mais

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E GESTÃO DO CONHECIMENTO EMPREENDEDORISMO. Prof. Dr. Daniel Caetano

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E GESTÃO DO CONHECIMENTO EMPREENDEDORISMO. Prof. Dr. Daniel Caetano INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO GESTÃO DO CONHECIMENTO Prof. Dr. Daniel Caetano 2017-2 Objetivos Recordar as dimensões do conhecimento Compreender a importância de gerenciar o conhecimento Conhecer

Leia mais

CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES Criação do nas Organizações: 1) Os modos de conversão do conhecimento e sua vinculação com a criação do conhecimento organizacional; 2) As condições capacitadoras

Leia mais

GESTÃO DO CAPITAL INTELECTUAL

GESTÃO DO CAPITAL INTELECTUAL GESTÃO DO CAPITAL INTELECTUAL CAPITAL INTELECTUAL Valor agregado aos produtos da organização por meio de informação e conhecimento. Composto: Habilidades e conhecimentos das pessoas Tecnologia Processos

Leia mais

Unidade I APRENDIZADO ORGANIZACIONAL. Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro

Unidade I APRENDIZADO ORGANIZACIONAL. Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro Unidade I APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro Itens de Estudo 1. O que significa aprender? 2. O tempo da aprendizagem 3. O Conhecimento formal 4. Aprender individual Questão

Leia mais

Administração. Gestão do Conhecimento. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Gestão do Conhecimento. Professor Rafael Ravazolo. Administração Gestão do Conhecimento Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX GESTÃO DO CONHECIMENTO As empresas perceberam, ao longo dos últimos anos, a importância

Leia mais

P-52 Gestão do Conhecimento como fator de

P-52 Gestão do Conhecimento como fator de P-52 Gestão do Conhecimento como fator de Sustentabilidade e Inovação Organizacional Carlos Legal carloslegal@legalas.com.br (11) 2978-5219 e 9209-3462 ...é o processo organizacional focado em resultados

Leia mais

TÍTULO: GESTÃO DO CONHECIMENTO: ESTUDO APLICADO DA ESPIRAL DO CONHECIMENTO

TÍTULO: GESTÃO DO CONHECIMENTO: ESTUDO APLICADO DA ESPIRAL DO CONHECIMENTO TÍTULO: GESTÃO DO CONHECIMENTO: ESTUDO APLICADO DA ESPIRAL DO CONHECIMENTO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO DE

Leia mais

Boa Tarde! 28 ABR 2009 Rogério Campos Meira

Boa Tarde! 28 ABR 2009 Rogério Campos Meira Boa Tarde! Sistemas de Trabalho Excelência... Gestão do Conhecimento Aprendizado Organizacional Gestão do Conhecimento Produtos / Serviços Mercado / Cliente Gestão Gestão do Conhecimento Conhecimento tácito

Leia mais

GESTÃO DO CONHECIMENTO NA BUSCA DO APRIMORAMENTO INTELECTUAL. Mariane Delatin Rodrigues

GESTÃO DO CONHECIMENTO NA BUSCA DO APRIMORAMENTO INTELECTUAL. Mariane Delatin Rodrigues GESTÃO DO CONHECIMENTO NA BUSCA DO APRIMORAMENTO INTELECTUAL Mariane Delatin Rodrigues ma_mi00@hotmail.com Esta apresentação foi sistematizada da seguinte forma: Mudanças Mundiais Formação do Conhecimento

Leia mais

BRIGHT FUTURES PROGRAMA BILÍNGUE

BRIGHT FUTURES PROGRAMA BILÍNGUE BRIGHT FUTURES PROGRAMA BILÍNGUE 1 O que é o BRIGHT FUTURES? O Bright Futures é um programa bilíngue que garante a aquisição da competência linguística em inglês no Ensino Infantil e Fundamental 1. Desta

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA DIRETORIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, PESQUISA E EXTENSÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA DIRETORIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, PESQUISA E EXTENSÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA DIRETORIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, PESQUISA E EXTENSÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO MEIO DE OBTENÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA

Leia mais

F U N D A M E N T O S D A G E S T Ã O D E T A L E N T O S

F U N D A M E N T O S D A G E S T Ã O D E T A L E N T O S F U N D A M E N T O S D A G E S T Ã O D E T A L E N T O S A gestão de talentos é um componente fundamental para o RH. Com o foco cada vez maior em pessoas, todos os profissionais de RH precisam entender

Leia mais

Vítor Emílio do Nascimento Figueiredo Basto Mestrado em Gestão de Informação Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Vítor Emílio do Nascimento Figueiredo Basto Mestrado em Gestão de Informação Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Gestão do Conhecimento como Vantagem Competitiva das Organizações Vítor Emílio do Nascimento Figueiredo Basto Mestrado em Gestão de Informação Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Orientadores:

Leia mais

Learning Organization Learning Organization ou Organizações que aprendem...

Learning Organization Learning Organization ou Organizações que aprendem... TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE RH LEARNING ORGANIZATION ( ORGANIZAÇÕES QUE APRENDEM) Learning Organization ou Organizações que aprendem...... São organizações que têm capacidade de aprender, renovar

Leia mais

GESTÃO DO CONHECIMENTO

GESTÃO DO CONHECIMENTO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GESTÃO DO CONHECIMENTO Prof. Antonio Carlos de Francisco GC/PPGEP/GEPPG/UTFPR 1 UM SISTEMA DE GC Natureza

Leia mais

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E GESTÃO DO CONHECIMENTO EMPREENDEDORISMO. Prof. Dr. Daniel Caetano

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E GESTÃO DO CONHECIMENTO EMPREENDEDORISMO. Prof. Dr. Daniel Caetano INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO GESTÃO DO CONHECIMENTO Prof. Dr. Daniel Caetano 2016-2 Objetivos Recordar as dimensões do conhecimento Compreender a importância de gerenciar o conhecimento Conhecer

Leia mais

CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL

CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL PLANO DE AULA Contexto e Mudanças no Ambiente de Trabalho Conceito de Clima Organizacional Conceito de Cultura Organizacional Clima e Cultura Organizacional Indicadores de

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito

Leia mais

Comunidades de Prática ou Comunidades de Aprendizagem? Adelina Silva Janeiro/2008 Universidade Aberta

Comunidades de Prática ou Comunidades de Aprendizagem? Adelina Silva Janeiro/2008 Universidade Aberta Comunidades de Prática ou Comunidades de Aprendizagem? Adelina Silva Janeiro/2008 Universidade Aberta 2 O que mudou? Organização Humana Organização Empresarial Computadores Aprendizagem Comunidade em rede

Leia mais

1 Descrição do problema

1 Descrição do problema 1 Descrição do problema Este estudo analisa o processo de transferência de conhecimento dos trabalhadores maduros para os mais novos, em duas empresas estatais. Este capítulo apresenta o contexto que deu

Leia mais

Tema: O Desenvolvimento de Competências e o EAD

Tema: O Desenvolvimento de Competências e o EAD Tema: O Desenvolvimento de Competências e o EAD Maria Raimunda Mendes da Veiga Pedagoga. Especialista em Gestão de Pessoas veiga@enfam.jus.br Secretária Executiva da Enfam 7 de maio de 2015 1 Objetivo:

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação - O Sistemas como auxiliares na captura de Informações. Prof Angela Paula Zão Bastos

Administração de Sistemas de Informação - O Sistemas como auxiliares na captura de Informações. Prof Angela Paula Zão Bastos Administração de Sistemas de Informação - O Sistemas como auxiliares na captura de Informações Prof Angela Paula Zão Bastos O QUE É CONHECIMENTO? Dado não é informação. Informação não é conhecimento.

Leia mais

GESTÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL - PRÁTICAS DE DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO EM EMPRESAS GANHADORAS DO PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE - PNQ

GESTÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL - PRÁTICAS DE DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO EM EMPRESAS GANHADORAS DO PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE - PNQ GESTÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL - PRÁTICAS DE DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO EM EMPRESAS GANHADORAS DO PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE - PNQ Debora Cristina Sardelli de Lima (UNIMEP) dbclima@unimep.br

Leia mais

Gestão do Conhecimento Formas de Conhecimento

Gestão do Conhecimento Formas de Conhecimento Gestão do Formas de Prof. Luiz A. Nascimento Como adquirir o conhecimento? Direto Através da vivência e contato com o objeto, situação, ambiente, etc. Indireto Através da externalização do conhecimento

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Prof. Saravalli OBJETIVOS 08/03/2016

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Prof. Saravalli OBJETIVOS 08/03/2016 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Saravalli ademir_saravalli@yahoo.com.br O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o

Leia mais

Disciplina Gestão da Informação e do Conhecimento (ACA603)

Disciplina Gestão da Informação e do Conhecimento (ACA603) Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Faculdade de Administração e Ciências Contábeis Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação Disciplina Gestão da

Leia mais

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL Prof.ª ANICLEIDE P. DA SILVA 2007 Frente aos desafios organizacionais é fundamental que os profissionais compreendam a necessidade de gerar novas conexões de ações, ampliando

Leia mais

Respostas - Administração Geral Simulado STN

Respostas - Administração Geral Simulado STN DISCURSIVA Respostas - Administração Geral Simulado STN VP Concursos - Consultoria e Coaching www.vpconcursos.com.br SIMULADO STN 2.ª FASE - RESPOSTAS QUESTÕES DISCURSIVAS Questão 1 (mínimo: 15 linhas

Leia mais

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E OS TIPOS DE CONHECIMENTO EMPREENDEDORISMO. Prof. Dr. Daniel Caetano

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E OS TIPOS DE CONHECIMENTO EMPREENDEDORISMO. Prof. Dr. Daniel Caetano INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO OS TIPOS DE CONHECIMENTO Prof. Dr. Daniel Caetano 2016-2 Objetivos Compreender o conceito de conhecimento Conhecer os diferentes tipos de conhecimento Formação dos

Leia mais

Mario Lucio Caixeta Fevereiro/Abril 2014

Mario Lucio Caixeta Fevereiro/Abril 2014 Programa de Especialização em GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO Disciplina: Gestão do Conhecimento Turma 2013/2014 Mario Lucio Caixeta caimar@terra.com.br Fevereiro/Abril 2014 PLANO DO CURSO DATA AULA /

Leia mais

Análise do Mercado Consumidor e do Comportamento do Comprador

Análise do Mercado Consumidor e do Comportamento do Comprador Análise do Mercado Consumidor e do Comportamento do Comprador GESTÃO 2 INCT Nanofarma Profa. Dra. Vania Passarini Takakashi Kotler & Keller (2006) Para que o marketing seja bem-sucedido, as empresas devem

Leia mais

Modelo de Gestão do Conhecimento integrado a Estratégia Empresarial. Raquel Balceiro

Modelo de Gestão do Conhecimento integrado a Estratégia Empresarial. Raquel Balceiro Modelo de Gestão do Conhecimento integrado a Estratégia Empresarial Raquel Balceiro Raquel Balceiro Doutora em Engenharia de Produção; Especialista em Gestão do Conhecimento pela COPPE/UFRJ; Atua em Gestão

Leia mais

Módulo 9: Estratégias de Gestão do Conhecimento. Módulo 09: Estratégia de GC Versão: outubro de 2014 Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista

Módulo 9: Estratégias de Gestão do Conhecimento. Módulo 09: Estratégia de GC Versão: outubro de 2014 Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista Módulo 9: Estratégias de Gestão do Conhecimento 1 Módulo 9. Estratégia de GC 1. Apresentar exemplos dos principais objetivos de GC e como iniciativas específicas de GC podem ser implementadas para alcançá-los.

Leia mais

A Cultura empresarial como diferencial competitivo. Odino Marcondes

A Cultura empresarial como diferencial competitivo. Odino Marcondes A Cultura empresarial como diferencial competitivo Odino Marcondes Definição: Cultura é como nós fazemos as coisas por aqui As coisas como Cerveja Antarctica Brahma Ambev Normas, crenças idiossincráticas

Leia mais

Pílulas de Gestão do Conhecimento Por Anna Nogueira

Pílulas de Gestão do Conhecimento Por Anna Nogueira Pílulas de Gestão do Conhecimento Por Anna Nogueira Anna Nogueira? Formação multidisciplinar Bióloga (São Camilo) Especializada em cultura da marca e marketing de serviços (ESPM) Criatividade e Inovação

Leia mais

Motivação Página 1. Motivação

Motivação Página 1. Motivação Motivação Página 1 Objetivo: Entender o processo de motivação; descrever as teorias da motivação mais antigas e explicar como as teorias contemporâneas sobre motivação se completam mutuamente. Referências:

Leia mais

GESTÃO DO CONHECIMENTO NO HSP Hospital Universitário rio da UNIFESP. Cláudia H. Carlos da Silva. Setembro/2010. Hospital São Paulo

GESTÃO DO CONHECIMENTO NO HSP Hospital Universitário rio da UNIFESP. Cláudia H. Carlos da Silva. Setembro/2010. Hospital São Paulo GESTÃO DO CONHECIMENTO NO HSP Hospital Universitário rio da UNIFESP Cláudia H. Carlos da Silva Setembro/2010 Hospital São Paulo "As empresas se constroem através de pessoas e nunca serão maiores que as

Leia mais

Grupo 1 Análise sob a ótica da Empresa. Quais benefícios contribuem para o desenvolvimento da comunidade que recebe o PVE?

Grupo 1 Análise sob a ótica da Empresa. Quais benefícios contribuem para o desenvolvimento da comunidade que recebe o PVE? Sistematização da atividade realizada pelos participantes do encontro sobre Investimento Social e Voluntariado Empresarial do Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial 13. Abr. 2013 Grupo 1 Análise

Leia mais

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E OS TIPOS DE CONHECIMENTO EMPREENDEDORISMO. Prof. Dr. Daniel Caetano

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E OS TIPOS DE CONHECIMENTO EMPREENDEDORISMO. Prof. Dr. Daniel Caetano INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO OS TIPOS DE CONHECIMENTO Prof. Dr. Daniel Caetano 2017-2 Objetivos Compreender o conceito de conhecimento Conhecer os diferentes tipos de conhecimento ANTES DE MAIS

Leia mais

ESTRATÉGIA DE INFORMAÇÃO Similaridades, diferenças e usos da Tecnologia da Informação (TI) e dos Sistemas de Informação (SI)

ESTRATÉGIA DE INFORMAÇÃO Similaridades, diferenças e usos da Tecnologia da Informação (TI) e dos Sistemas de Informação (SI) ESTRATÉGIA DE INFORMAÇÃO Similaridades, diferenças e usos da Tecnologia da Informação (TI) e dos Sistemas de Informação (SI) Aula baseada em dois artigos: Comportamento e Estratégias de Organizações em

Leia mais

É com a mente que pensamos: pensar é ter uma mente que funciona e o pensamento exprime, precisamente, o funcionamento total da mente.

É com a mente que pensamos: pensar é ter uma mente que funciona e o pensamento exprime, precisamente, o funcionamento total da mente. A mente, sistema de construção do mundo A mente recolhe informações do ambiente e com elas cria representações. A representação não copia a informação interpreta-a. A informação em si não possui qualquer

Leia mais

Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017

Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 ÁREAS COMPONENTES OBJETIVOS ATIVIDADES/ESTRATÉGIAS ÁREA DA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIA Construção da identidade e da auto estima

Leia mais

C-60 - COMO DESENVOLVER EQUIPES AUTÔNOMAS ATRAVÉS DA LIDERANÇA MEDIADORA MARCELO CLEMENTE

C-60 - COMO DESENVOLVER EQUIPES AUTÔNOMAS ATRAVÉS DA LIDERANÇA MEDIADORA MARCELO CLEMENTE 32º CONGRESSO BRASILEIRO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO C-60 - COMO DESENVOLVER EQUIPES AUTÔNOMAS ATRAVÉS DA LIDERANÇA MEDIADORA MARCELO CLEMENTE Marcelo Clemente Mestre em Educação e Saúde UNIFESP.

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL CLIMA ESCOLAR. Professora: Mª da Conceição C. Branco Leite

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL CLIMA ESCOLAR. Professora: Mª da Conceição C. Branco Leite FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL CLIMA ESCOLAR Professora: Mª da Conceição C. Branco Leite 06.02.2018 É na escola que se aprende a conviver e, um dos lugares onde

Leia mais

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus de Guaratinguetá Curso de Especialização em Gestão da Produção

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus de Guaratinguetá Curso de Especialização em Gestão da Produção Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus de Guaratinguetá Curso de Especialização em Gestão da Produção Disciplina Gestão do Conhecimento www.feg.unesp.br/gc-posgrad Prof. Valério

Leia mais

Gestão do Conhecimento em pequenas empresas: um estudo de caso de implantação de sistema KBS em uma empresa produtora de software

Gestão do Conhecimento em pequenas empresas: um estudo de caso de implantação de sistema KBS em uma empresa produtora de software Gestão do Conhecimento em pequenas empresas: um estudo de caso de implantação de sistema KBS em uma empresa produtora de software Cesar Eduardo Abud Limas (UTFPR) cesar@interalfa.com.br Luciano Scandelari

Leia mais

Da Administração à Promoção do Conhecimento

Da Administração à Promoção do Conhecimento Da Administração à Promoção do Conhecimento Desafios para a criação do conhecimento nas empresas A criação do conhecimento nas empresas não é algo fácil de ser atingido, é difícil de prever e controlar

Leia mais

TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL - NPG0001 PE Contextualização

TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL - NPG0001 PE Contextualização TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL - NPG0001 PE Contextualização A Teoria do Desenvolvimento Organizacional (D.O.) tem como objetivo estudar as possibilidades de implantação de programas de mudanças

Leia mais

2 Gestão de Conhecimento (Knowledge Management)

2 Gestão de Conhecimento (Knowledge Management) 2 Gestão de Conhecimento (Knowledge Management) A área de gestão do conhecimento é bastante vasta, e vem ganhando bastante força nos últimos anos principalmente devido à velocidade com que a informação

Leia mais

1/5 *UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR* (A classificação desta prova será publicada neste site)

1/5 *UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR* (A classificação desta prova será publicada neste site) Classificação: Valores *UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR* Dep. de Gestão e Economia Frequência de Gestão da Informação e do Conhecimento Ano lectivo 2005-2006 Licenciatura em: Data: 2005-12-12 Gestão Docente:

Leia mais

Informação, dados e conhecimento

Informação, dados e conhecimento Informação, dados e conhecimento Por que utilizar Sistemas de Informação? Informação como Insumo Básico para as Naturezas informacionais Bibliografia Básica BATISTA, Emerson de Oliveira. Sistemas de Informação.

Leia mais

Sistemas de Informação (SI) Sistemas que abrangem toda a empresa II

Sistemas de Informação (SI) Sistemas que abrangem toda a empresa II Sistemas de Informação (SI) Sistemas que abrangem toda a empresa II Prof.ª Dr.ª Symone Gomes Soares Alcalá Universidade Federal de Goiás (UFG) Regional Goiânia (RG) Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)

Leia mais

Capítulo 7 Treinamento e Desenvolvimento de Funcionários

Capítulo 7 Treinamento e Desenvolvimento de Funcionários Capítulo 7 Treinamento e Desenvolvimento de Funcionários slide 1 Objetivos de aprendizagem 1. Resumir o propósito e o processo de orientação dos funcionários. 2. Listar e explicar, brevemente, cada uma

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 TURMA: 2º ano PERÍODO: 23/02 a 22/05 DISCIPLINA/PROFESSOR/A OBJETIVO CONTEÚDOS Currículo Ana Paula Froes Língua Portuguesa: Língua Portuguesa: Realizar leituras acompanhando

Leia mais

OS CAMINHOS DA METACOGNIÇÃO

OS CAMINHOS DA METACOGNIÇÃO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 OS CAMINHOS DA METACOGNIÇÃO Marina Nunes e Claudia Davis: busca por um melhor entendimento do processo de ensinoaprendizagem. Fundação Carlos

Leia mais

SUA BIBLIOTECA APOIA A GESTÃO DO CONHECIMENTO DA ORGANIZAÇÃO?

SUA BIBLIOTECA APOIA A GESTÃO DO CONHECIMENTO DA ORGANIZAÇÃO? Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) SUA BIBLIOTECA APOIA A GESTÃO DO CONHECIMENTO DA ORGANIZAÇÃO? Gil Eduardo Amorim Vieira (Inmetro) - gevieira@inmetro.gov.br Resumo: Este trabalho relata a intenção de um

Leia mais

A GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FERRAMENTA DE GERÊNCIA E TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTOS NAS ORGANIZAÇÕES

A GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FERRAMENTA DE GERÊNCIA E TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTOS NAS ORGANIZAÇÕES A GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FERRAMENTA DE GERÊNCIA E TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTOS NAS ORGANIZAÇÕES Paulo Roberto Lopes Alves alvescp2@gmail.com UFF Luiz Peres Zotes lpzotes@gmail.com UFF Resumo:Este

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 72102 Modernamente, a Gestão de Pessoas substitui a antiga Administração de Recursos Humanos. Na atualidade, o mundo exterior impacta profundamente a organização. Inovar e mudar, com foco no futuro,

Leia mais

Conteúdo programático

Conteúdo programático Parte I - Processo Decisório Unidade 3 - Quem decide? Conteúdo programático 3.1-Níveis hierárquicos de decisão. 3.2-Centralização versus descentralização 3.3-Questão do empowerment Empowerment Revolução

Leia mais

Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização. Ana Paula Penido

Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização. Ana Paula Penido Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização Ana Paula Penido Planejamento Pensar antes de agir. Planejamento é fundamentalmente um processo de decisão: escolher entre alternativas

Leia mais

MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA. Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo

MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA. Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo (gravewild@yahoo.com.br) APRESENTAÇÃO Fabiano Silva Cruz Graduado em composição e arranjo

Leia mais

Eduardo Lapa. Inteligência Empresarial Transformando Informação e Conhecimento em Valor

Eduardo Lapa. Inteligência Empresarial Transformando Informação e Conhecimento em Valor Eduardo Lapa Inteligência Empresarial Transformando Informação e Conhecimento em Valor Storyboard O que é Inteligência empresarial Porque inteligência empresarial Como as empresas se beneficiam com isso

Leia mais

Interface Usuário Máquina. Aula 05

Interface Usuário Máquina. Aula 05 Interface Usuário Máquina Aula 05 Interface Usar um sistema interativo significa interagir com sua interface para alcançar objetivos em determinado contexto de uso. Interação e Interface A interação e

Leia mais

O que é Tecnologia da Informação?

O que é Tecnologia da Informação? O que é Tecnologia da Informação? Tecnologia da Informação ou TI é o conjunto de recursos tecnológicos destinados ao armazenamento, ao processamento e à transmissão de informações. É constituída por: hardware

Leia mais

Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra Delegacia da Bahia CECEPE. Curso de Extensão de Cerimonial, Etiqueta, Protocolo e Eventos

Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra Delegacia da Bahia CECEPE. Curso de Extensão de Cerimonial, Etiqueta, Protocolo e Eventos CECEPE Curso de Extensão de Cerimonial, Etiqueta, Protocolo e Eventos Disciplina: Gestão do Conhecimento Professor: Dr.Sergio Loncan Módulo 4: Implantação da Gestão do Conhecimento 1.INTRODUÇÃO A Implantação

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com DADOS E INFORMAÇÃO CLIENTE ABASTECENDO EM UM POSTO DE GASOLINA DADOS (Quando? Quanto? Como

Leia mais

desenvolva e utilize seu pleno potencial de modo coerente e convergente com os objetivos estratégicos da organização. Dentro da área de gestão de

desenvolva e utilize seu pleno potencial de modo coerente e convergente com os objetivos estratégicos da organização. Dentro da área de gestão de Gestão de Pessoas Hoje a sociedade busca desenvolver trabalhos para aprimorar o conhecimento das pessoas em um ambiente de trabalho. A capacitação e o preparo que uma organização deve ter para com os seus

Leia mais

Comunidade de Prática SBGC O que aprendemos em cinco anos?

Comunidade de Prática SBGC O que aprendemos em cinco anos? IV Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento da Rialide-BR 25 e 26/08/2017 Comunidade de Prática SBGC O que aprendemos em cinco anos? André Saito andre.saito@sbgc.org.br Propósito Promover a

Leia mais

Ricardo Carvalho de Almeida

Ricardo Carvalho de Almeida Ricardo Carvalho de Almeida Currículo resumido Mestre em Comunicação pela USCS Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Linha de Pesquisa - Processos comunicacionais: inovação e comunidades; integra

Leia mais

Um ponto de integralidade em modelos de gestão: do conhecimento às competências

Um ponto de integralidade em modelos de gestão: do conhecimento às competências Um ponto de integralidade em modelos de gestão: do conhecimento às competências A point of integrality in management models: of the knowledge to the competences CARBONE, P P. et al. GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

Leia mais

10/8/2011. Administração de Recursos Humanos TREINAMENTO: DESENVOLVIMENTO: Concluindo: T&D é o processo educacional aplicado de

10/8/2011. Administração de Recursos Humanos TREINAMENTO: DESENVOLVIMENTO: Concluindo: T&D é o processo educacional aplicado de TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL Administração de Recursos Humanos É o processo de desenvolver qualidades nos RHs para habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para o alcance dos

Leia mais

RAD Desenvolvimento de Sistemas de Informação

RAD Desenvolvimento de Sistemas de Informação RAD1604 - Desenvolvimento de Sistemas de Informação Prof. Ildeberto A. Rodello rodello@fearp.usp.br Profa. Silvia Dallavalle de Pádua dallavalle.silvia@gmail.com 1 Bibliografia p LAUDON, K. C; LAUDON,

Leia mais

TEMA GESTÃO DO CONHECIMENTO: EVOLUÇÃO E PERSPECTIVAS NAS ORGANIZAÇÕES

TEMA GESTÃO DO CONHECIMENTO: EVOLUÇÃO E PERSPECTIVAS NAS ORGANIZAÇÕES TEMA GESTÃO DO CONHECIMENTO: EVOLUÇÃO E PERSPECTIVAS NAS ORGANIZAÇÕES TRÊS GERAÇÕES DE GESTÃO DO CONHECIMENTO 1ª GERAÇÃO Na primeira metade dos anos 90, o foco era em ferramentas de TI: Bancos de Dados;

Leia mais

Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti As competências nas Problematizações das unidades d de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento atua no desenvolvimento

Leia mais

A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA FERROVIA Cristiane Budziak

A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA FERROVIA Cristiane Budziak A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA FERROVIA Cristiane Budziak AGENDA 1. Introdução 2. Problema 3. Objetivos 4. Fundamentação Teórica 5. Metodologia e Plano de Trabalho 6. Resultados 7. Considerações finais 1.

Leia mais

SEGUNDO ENCONTRO PAULISTA DE ESCOLAS DE GOVERNO MUNICIPAIS

SEGUNDO ENCONTRO PAULISTA DE ESCOLAS DE GOVERNO MUNICIPAIS SEGUNDO ENCONTRO PAULISTA DE ESCOLAS DE GOVERNO MUNICIPAIS Rede Paulista de Escolas de Governo Um projeto em construção Ideia básica de rede Espaço de troca e construção coletiva Rede Paulista de Escolas

Leia mais

Modelo Curricular High/Scope

Modelo Curricular High/Scope Modelo Curricular High/Scope Origem e Evolução Década de 60: David Weikart inicia Perry Preschool Project Combate ao Insucesso Escolar Intervenção precoce Escolha do modelo curricular Investigação Década

Leia mais