Sala de Leitura Parceira Escola Estadual João XXIII

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sala de Leitura Parceira Escola Estadual João XXIII"

Transcrição

1 Sala de Leitura Parceira Escola Estadual João XXIII Professor(es) Apresentador(es): Arlete Ajudarte Realização:

2 Foco do Projeto A Sala de Leitura do Programa Ensino Integral deve ter, como principal foco, a inserção dos alunos em um novo cenário de leitura, transformando a escola em espaço privilegiado de formação de leitores e de efetivos usuários da informação, em todos os seus formatos e meios. Para tanto, o incentivo ao protagonismo é um dos pontos fundamentais. Para que isso aconteça é necessário instigar o jovem a ler não somente pela obrigação de ler, mas com a percepção de que a leitura muda a vida da pessoa, pois estimula a criatividade, facilita a escrita, favorece a concentração e atenção, amplia o conhecimento geral (vocabulário, repertório literário e cultural, senso crítico) e, principalmente, emociona e causa impacto.

3 Contexto de Aplicação A escola João XXIII localiza-se em bairro de região central da cidade de Americana, de condição socioeconômica boa; a comunidade é participativa e se mostra interessada na vida dos educandos e presente nos eventos. Começou no Programa Ensino Integral em 2013, com 9 salas de aula, atendendo alunos de ensino médio; atualmente, conta com 13 salas, sendo 5 primeiros, 5 segundos e 3 terceiros anos. A Sala de Leitura Parceira foi pensada, inicialmente, como projeto Aula na Sala ; depois repensado como parceria com as disciplinas diversificadas para ser desenvolvido com os alunos do Ensino Médio, beneficiando todas as séries. Ocorreu durante o 1º semestre de 2016.

4 Justificativa A escola contemporânea busca, cada vez mais, adequar-se às necessidades educacionais da época atual, e seus professores precisam se desenvolver continuamente, visando adquirir características do professor do século XXI. Para se tornar este professor não é mais possível trabalhar sozinho, mas trocar experiências com os colegas, compartilhando, aprendendo e apropriando-se das didáticas de cada área. A Sala de Leitura Parceira busca, portanto, trabalhar de forma colaborativa e cooperativa, planejando e participando de projetos em parceria com outros professores, para incentivar a leitura, por meio de aulas na SL que levem ao empréstimo de livros e aumente a frequência neste espaço.

5 Objetivo O objetivo principal é a visitação participativa dos professores e seus alunos à Sala de Leitura, para utilização em atividades pedagógicas, visando: Estimular a formação de jovens leitores protagonistas, favorecendo o desenvolvimento de competências; Ampliar as práticas pedagógicas do professor da Sala de Leitura em parceria com demais professores; Transformar a Sala de Leitura em espaço prazeroso de leitura e aprendizado alternativos e convívio, com foco na leitura; Conquistar leitores sensibilizados para a importância do livro e da leitura na educação. Para tanto, buscou-se formar parceria com as disciplinas diversificadas Orientação de Estudos (1º ano), Preparação Acadêmica (2º e 3º anos) e Disciplina Eletiva, incentivando o aluno à leitura e descoberta do conhecimento.

6 Desenvolvimento/ Metodologia Orientação de Estudos 1º Ensino Médio Aula na Sala de Leitura em lousa digital com a professora da SL, abordando a importância da leitura e as inúmeras possibilidades de produção escrita, a partir da boa leitura; encontro com livros literários da Sala de Leitura. Dinâmica O leitor escritor criada pela professora da SL; formação de grupos de leitura (5 alunos por grupo); escolha de obra para a leitura (todos os alunos do grupo devem ler a mesma obra); resenha da obra para seminário aos demais da classe. Preparação Acadêmica 2º Ensino Médio Aula na Sala de Leitura em lousa digital com a professora da SL, abordando autor e sua biografia, a obra e sua relação com a História e conexão com os tempos atuais. Leitura do livro A revolução dos bichos de George Orwell para o 1º sem. e Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley para o 2º sem. Uma vez por semana, os alunos vão com o professor de PA para a SL com o objetivo de ler capítulos da obra e fazer comentários, possibilitando entendimento e debate e desenvolvendo o senso crítico.

7 Desenvolvimento/ Metodologia Preparação Acadêmica 3º Ensino Médio: Aula na Sala de Leitura em lousa digital com a professora da SL, abordando obras literárias vestibulares, especificamente os três contos solicitados em 2016: Amor, (Laços de família de Clarice Lispector); Negrinha (Negrinha de Monteiro Lobato); A hora e a vez de Augusto Matraga (Sagarana de Guimarães Rosa). Após as aulas, cada aluno emprestou da SL uma das três obras apresentadas, fez a leitura e em aula programada entre as professoras, apresentaram seus resumos e comentários aos demais, promovendo o entendimento. Disciplina Eletiva Conhecer, Ler e Escrever Aula na Sala de Leitura em lousa digital com a professora da SL, visando trabalhar alguns escritores atuais brasileiros, apresentando entrevistas e documentários sobre eles (CONHECER); pesquisar as obras, selecionando textos do autor para trabalhar interpretação e compreensão (LER) e, finalmente, produzir textos baseados nos conhecimentos adquiridos sobre os autores estudados, para elaboração de um livro com produções textuais dos alunos (ESCREVER).

8 Desenvolvimento/ Metodologia Agora vamos treinar! Veja a imagem. Defina a sensação causada em você, em uma única palavra.

9 Desenvolvimento/ Metodologia Imensidão Ainda com a mesma sensação, utilize a palavra e escreva uma frase! Sozinho na imensidão Tente criar um período com duas orações! Estou sozinho nesta imensidão, sentindo saudade de mim Agora vamos além, procure uma rima para sua palavra e escreva uma estrofe! Estou sozinho nesta imensidão Sentindo saudade de mim Ao longe, vejo a solidão Que se aproxima, querendo-me assim! Pronto, você já está sensibilizando...inspirando...já está escrevendo.

10 Recursos Utilizados Lousa digital com apresentação em PPT do conteúdo da aula; Apresentação de vídeos: bibliográficos e documentários sobre autores, a importância da leitura e apresentações literárias (diversos gêneros poéticos); Empréstimo de livros literários exigidos em vestibular, com dicas de filmes, assim como livros de literatura infanto-juvenil; Dinâmica de leitura e escrita.

11 Registros ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS E PREPARAÇÃO ACADÊMICA

12 Registros CONHECER, LER E ESCREVER Disciplina Eletiva

13 Resultados Como resultado positivo da disciplina eletiva e parceria com Orientação de Estudos e Preparação Acadêmica tivemos o aumento no número de empréstimos de livros para leitura. MOVIMENTO DE LEITURA MENSAL 1º semestre Total alunos2016 FEVEREIRO 89 MARÇO 351 ABRIL 357 MAIO 351 JUNHO 166

14 Resultados Em relação à eletiva CONHECER, LER E ESCREVER, além do aumento no número de empréstimos de livros para leitura (conforme gráfico anterior), também tivemos como produto final, o livro com as produções escritas dos nossos alunos.

15 Conclusões A parceria possibilitou atingir resultados que só são possíveis, quando a escola se coloca como espaço de desenvolvimento pessoal, intelectual, afetivo e social dos envolvidos no processo de ensinoaprendizagem, estimulando a se tornarem protagonistas de suas ações em prol de si mesmos e de todos. Como professora de Língua Portuguesa, atualmente como professora da Sala de Leitura, sinto-me realizada e plenamente feliz de ter compartilhado conhecimentos, porque a Educação é uma via de mão dupla, é o dar e receber, é o ensinar e aprender, é o lançar e colher!

16

Título: Viajando pelo Universo da Leitura Justificativa:

Título: Viajando pelo Universo da Leitura Justificativa: Título: Viajando pelo Universo da Leitura Justificativa: Sabendo que o aluno tem pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar, apresentando na escola dificuldades de aprendizagem, decorrentes dessa

Leia mais

Documento curricular. 2º Trimestre

Documento curricular. 2º Trimestre Documento curricular 9º ano 2º Trimestre - 2017 Língua Portuguesa Caros pais, Relacionamos no quadro abaixo os conteúdos que serão trabalhados com os alunos neste 2º trimestre. Entenda-se por conteúdos

Leia mais

Da Educação Infantil ao Simulados Pré-vestibular, o Sistema de Ensino Poliedro oferece coleções de livros didáticos elaborados por autores

Da Educação Infantil ao Simulados Pré-vestibular, o Sistema de Ensino Poliedro oferece coleções de livros didáticos elaborados por autores Da Educação Infantil ao Pré-vestibular, o Sistema de Ensino Poliedro oferece coleções de livros didáticos elaborados por autores especialistas e com experiência em sala de aula, o que possibilita o desenvolvimento

Leia mais

Fábulas Desenvolvendo o gosto pela leitura E.E. Prof.ª Lurdes Penna Carmelo Sala 7 1ª Sessão

Fábulas Desenvolvendo o gosto pela leitura E.E. Prof.ª Lurdes Penna Carmelo Sala 7 1ª Sessão Fábulas Desenvolvendo o gosto pela leitura E.E. Prof.ª Lurdes Penna Carmelo Sala 7 1ª Sessão Professor(es) Apresentador(es): Daiane Cristina da Silva Rosana Aparecida Rodrigues da Silva Realização: Foco

Leia mais

Transformers E.E. João XXIII Sala 2 / Sessão 1

Transformers E.E. João XXIII Sala 2 / Sessão 1 Transformers E.E. João XXIII Sala 2 / Sessão 1 Professor(es) Apresentador(es): Jose Luís Cintra Alonso Selma da Silva Souza Redígolo Realização: Foco Projeto elaborado na disciplina eletiva Transformers,

Leia mais

PROJETO JOVEM ALLAMANIANO 2019 TEMA: 70 ANOS DE COMPROMISSO COM A FÉ E A EDUCAÇÃO!

PROJETO JOVEM ALLAMANIANO 2019 TEMA: 70 ANOS DE COMPROMISSO COM A FÉ E A EDUCAÇÃO! PROJETO JOVEM ALLAMANIANO 2019 TEMA: 70 ANOS DE COMPROMISSO COM A FÉ E A EDUCAÇÃO! - Subtema: Releitura dos principais temas da Campanha da Fraternidade 2019 nos gêneros poético e histórias em quadrinhos.

Leia mais

Laboratório de Legobótica E.E. de E.I. Prof.ª Ernesta Xavier Rabelo Orsi Sala 2 Sessão 2

Laboratório de Legobótica E.E. de E.I. Prof.ª Ernesta Xavier Rabelo Orsi Sala 2 Sessão 2 Laboratório de Legobótica E.E. de E.I. Prof.ª Ernesta Xavier Rabelo Orsi Sala 2 Sessão 2 Prof.ª Sandra Mara Finco Realização: Foco Projeto da disciplina eletiva Dirigido para o desenvolvimento e melhoria

Leia mais

PROJETO: SOU LETRANDO.

PROJETO: SOU LETRANDO. PROJETO: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr Mário Vieira Marques (CIEP) São Luiz Gonzaga, 2016 1.TEMA Projeto de Leitura: Sou Letrando. 2.PROBLEMA

Leia mais

DIREITO HUMANOS NO MAX

DIREITO HUMANOS NO MAX DIREITO HUMANOS NO MAX Sala 11 Temas Diversos EF II Integral EE CARLOS MAXIMILIANO Professores Apresentadores: Alexsandro Pereira Alan Peitl Realização: Justificativa Desenvolver o melhor aproveitamento

Leia mais

Escrita criativa: com a palavra, a autoria

Escrita criativa: com a palavra, a autoria Escrita criativa: com a palavra, a autoria Sobre o projeto A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países da América Latina

Leia mais

PROF. ESP. JAYRON VIANA ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS DO BIBLIOTECÁRIO ESCOLAR 13/02/2019

PROF. ESP. JAYRON VIANA ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS DO BIBLIOTECÁRIO ESCOLAR 13/02/2019 PROF. ESP. JAYRON VIANA ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS DO BIBLIOTECÁRIO ESCOLAR 13/02/2019 BIBLIOTECA E BIBLIOTECÁRIO ESCOLAR 1 BIBLIOTECA ESCOLAR: DEFINIÇÃO, MISSÃO E FINALIDADE 2 PERFIL E COMPETÊNCIAS DO

Leia mais

Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem. (Mário Quintana).

Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem. (Mário Quintana). Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história. (Bill Gates). Os verdadeiros analfabetos

Leia mais

Criando a matemática com o Stop Motion

Criando a matemática com o Stop Motion Criando a matemática com o Stop Motion E. E. Oswaldo Aranha Sala 3 / Sessão 1 Professor(es) Apresentador(es): Professora Conceição Rebucci Manno e Professora Sheila Jane Sulzbeck. Realização: Foco As Disciplinas

Leia mais

SARAU CURUMIM DESENVOLVIMENTO DA FLUÊNCIA LEITORA. E.E. Profª Maria Jannuzzi Mascari

SARAU CURUMIM DESENVOLVIMENTO DA FLUÊNCIA LEITORA. E.E. Profª Maria Jannuzzi Mascari SARAU CURUMIM DESENVOLVIMENTO DA FLUÊNCIA LEITORA E.E. Profª Maria Jannuzzi Mascari Professor(es) Apresentador(es): Ewelyn Lawrence da Silva Fernanda Ambrosio Machado Realização: Foco do Projeto Nosso

Leia mais

E. E. PROFA LURDES PENNA CARMELO

E. E. PROFA LURDES PENNA CARMELO MESA LITERÁRIA Sala 9 Temas Diversificados EF II e EM E. E. PROFA LURDES PENNA CARMELO Professores Apresentadores: Ivani Pedrozo França Umeki Antônio de Marmo Ferracini Mariana Marques de Maria Realização:

Leia mais

FOTONOVELA EMEFI PROFESSOR MANOEL IGNÁCIO DE MORAES

FOTONOVELA EMEFI PROFESSOR MANOEL IGNÁCIO DE MORAES FOTONOVELA EMEFI PROFESSOR MANOEL IGNÁCIO DE MORAES sala 5 1ª sessão Professor Apresentador: Danival Mascarini de Souza Realização: Foco O Projeto Fotonovela foi elaborado visando à melhoria do processo

Leia mais

CONTANDO HISTÓRIA NO SÉCULO XXI: INCENTIVAR A LEITURA ALIADA À INFORMÁTICA EM BUSCA DE RESULTADO

CONTANDO HISTÓRIA NO SÉCULO XXI: INCENTIVAR A LEITURA ALIADA À INFORMÁTICA EM BUSCA DE RESULTADO 1 PROJETO DE LEITURA CONTANDO HISTÓRIA NO SÉCULO XXI: INCENTIVAR A LEITURA ALIADA À INFORMÁTICA EM BUSCA DE RESULTADO 2 ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ EDSON DOMINGOS DOS SANTOS CONTANDO HISTÓRIA NO SÉCULO

Leia mais

Programa Sala de Leitura

Programa Sala de Leitura Programa Sala de Leitura Sala de Leitura um espaço vivo de formação de leitores, de integração curricular -extensão da sala de aula Educação integral dos estudantes: ser, conhecer, conviver e fazer Parceria

Leia mais

SOCIEDADE E INDIVÍDUO EM DISCUSSÃO

SOCIEDADE E INDIVÍDUO EM DISCUSSÃO 1 SOCIEDADE E INDIVÍDUO EM DISCUSSÃO Acadêmica: Raquel Luchese Orientadora: SilandraBadch Rosa Universidade Luterana do Brasil- ULBRA raquelluchese@hotmail.com RESUMO O presente trabalho refere-se ao Estágio

Leia mais

"Jardim um mundo para os animais pequenos." E.E. Profº Nidelse martins de almeida

Jardim um mundo para os animais pequenos. E.E. Profº Nidelse martins de almeida "Jardim um mundo para os animais pequenos." E.E. Profº Nidelse martins de almeida Professor(es) Apresentador(es): Viviane Cristina Dalfre Realização: Foco do Projeto A leitura para aprender mais, ou seja,

Leia mais

Um bom lugar para ler

Um bom lugar para ler Um bom lugar para ler E.E. Olímpio Catão sala 1- sessão 2 um livro Professor(es) Apresentador(es): Iva Tavares da Rocha Realização: Projeto Um bom lugar para ler um livro Prof. Iva Foco O Projeto Um bom

Leia mais

APRENDENDO A LER NO MUNDO ENCANTADO DE OZ. Projeto PIBID Curso: Pedagogia Fundação Educacional de Fernandópolis

APRENDENDO A LER NO MUNDO ENCANTADO DE OZ. Projeto PIBID Curso: Pedagogia Fundação Educacional de Fernandópolis APRENDENDO A LER NO MUNDO ENCANTADO DE OZ Projeto PIBID Curso: Pedagogia Fundação Educacional de Fernandópolis APRENDENDO A LER NO MUNDO ENCANTADO DE OZ Público Alvo: Alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental

Leia mais

Oscar Bopeva no vestibular 2016

Oscar Bopeva no vestibular 2016 Oscar Bopeva no vestibular 2016 Escola Estadual Jardim Bopeva Professor(es) Apresentador(es): Gerson Cordeiro Andréa Santos da Silva Realização: Foco do Projeto Prática motivadora da aprendizagem na Escola

Leia mais

Cartografia Tátil na sala de aula E. E. João XXIII

Cartografia Tátil na sala de aula E. E. João XXIII Cartografia Tátil na sala de aula E. E. João XXIII Sala 14 Sessão 1 Profª Elizandra Maria Aleixo Realização: Foco As atividades realizadas em sala de aula na disciplina de Geografia são desenvolvidas de

Leia mais

Dreamshaper na Sala de Aula

Dreamshaper na Sala de Aula Dreamshaper na Sala de Aula E.E. Ryoiti Yassuda Sala 8 Sessão 1 Professor Apresentador: Rogério Silvério Realização: Foco O Projeto Dreamshaper em Sala de Aula Projetos elaborados multisseriados e interdisciplinarmente,

Leia mais

Projetos de Leitura 2018

Projetos de Leitura 2018 Projetos de Leitura 2018 01 Sumário Um ano de aprendizados e encantamentos Projeto: Concurso eu escrevo minha história Projeto: Maratona do Livro Infantil Projeto: Concurso Jovem Repórter Projeto: Prêmio

Leia mais

LER NÃO É PECADO... Escola: COC Atibaia Cidade: Atibaia (SP) Categoria: Linguagens e Matemática Professor Responsável: José Fernando Teles da Rocha

LER NÃO É PECADO... Escola: COC Atibaia Cidade: Atibaia (SP) Categoria: Linguagens e Matemática Professor Responsável: José Fernando Teles da Rocha LER NÃO É PECADO... Escola: COC Atibaia Cidade: Atibaia (SP) Categoria: Linguagens e Matemática Professor Responsável: José Fernando Teles da Rocha O projeto LER NÃO É PECADO... partiu da tentativa de

Leia mais

LEITURA EM SALA DE AULA: ESTRATÉGIAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR

LEITURA EM SALA DE AULA: ESTRATÉGIAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR LEITURA EM SALA DE AULA: ESTRATÉGIAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR Girlene de Paiva Costa; Carlos Alberto Alves de Oliveira; Jaira Maria Silva; Daniel Oliveira Silva; Profª Ma. Maria Gorete Paulo Torres Universidade

Leia mais

HISTÓRIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos História

HISTÓRIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos História UNIVERSOS HISTÓRIA Por que escolher a coleção Universos História 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

Leitura Compartilhada da reflexão coletiva às práticas de linguagem

Leitura Compartilhada da reflexão coletiva às práticas de linguagem Leitura Compartilhada da reflexão coletiva às práticas de linguagem UME PROF. ANTÔNIO DEMÓSTENES DE SOUZA BRITTO Professor(es) Apresentador(es): CARLA BERRETTINI MANSUR Realização: Foco do Projeto Este

Leia mais

CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA

CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA Isabel Lima da Silva Oliveira ¹ Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal da Paraíba. UFPB Campus IV, limaisabel16@gmail.com

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Literatura Brasileira e infantil. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 2º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Literatura Brasileira e infantil. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 2º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Literatura Brasileira e infantil Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 2º 1 - Ementa (sumário, resumo) Literatura infantil: conceito e história.

Leia mais

PROJETO CAFÉ LITERÁRIO: DESPERTANDO O GOSTO PELA LEITURA

PROJETO CAFÉ LITERÁRIO: DESPERTANDO O GOSTO PELA LEITURA PROJETO CAFÉ LITERÁRIO: DESPERTANDO O GOSTO PELA LEITURA Aline Nascimento 1. Introdução O projeto Café Literário tem por finalidade estimular a leitura e a escrita no Ensino Fundamental, apresentando aos

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL)

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): Silvana Mara Silvestrin Brustolin EMEF NOVA SARDENHA Turma: 2 Ano NOME DO LIVRO: O MENINO QUE DESCOBRIU AS PALAVRAS AUTORES: Cineas Santos e Gabriel Archanjo

Leia mais

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ PROJETO CAFÉ LITERÁRIO: DESPERTANDO O GOSTO PELA LEITURA

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ PROJETO CAFÉ LITERÁRIO: DESPERTANDO O GOSTO PELA LEITURA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ PROJETO CAFÉ LITERÁRIO: DESPERTANDO O GOSTO PELA LEITURA Aline Nascimento 1. Introdução O projeto Café Literário tem por finalidade estimular a leitura e a escrita

Leia mais

A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS. Acadêmica de Pedagogia Andreza de Freitas Mendes. Professora Silandra Badch Rosa

A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS. Acadêmica de Pedagogia Andreza de Freitas Mendes. Professora Silandra Badch Rosa RESUMO A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS Acadêmica de Pedagogia Andreza de Freitas Mendes Professora Silandra Badch Rosa ULBRA Cachoeira do Sul andrezafreitasmendes@hotmail.com Este trabalho

Leia mais

APRENDENDO COM OS CONTOS DE MISTÉRIO. E. E. DR. JOSÉ AMÉRICO DE ALMEIDA

APRENDENDO COM OS CONTOS DE MISTÉRIO. E. E. DR. JOSÉ AMÉRICO DE ALMEIDA APRENDENDO COM OS CONTOS DE MISTÉRIO. E. E. DR. JOSÉ AMÉRICO DE ALMEIDA Professor(es) Apresentador(es): Mariana Lima Bastos de Freitas Sandra Regina Braga Granzotti Realização: Foco do Projeto Este projeto

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA COORDENAÇÃO DE CURSO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA COORDENAÇÃO DE CURSO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA COORDENAÇÃO DE CURSO ESTÁGIO SUPERVISIONADO O DOCUMENTÁRIO COMO REGISTRO HISTÓRICO Autoria: Profa. Esp. Diessyka Fernanda Monteiro GOIÂNIA, GO 2016 FACULDADE ASSEMBLEIANA

Leia mais

Resumo do projeto. Objetivo: Justificativa:

Resumo do projeto. Objetivo: Justificativa: Biblioteca Ativa Unidade: Etec de São Simão Plano Plurianual de Gestão 201-2022 Resumo do projeto O Projeto Biblioteca Ativa tem o intuito de ativar a sala de leitura, bem como despertar os alunos à prática

Leia mais

Multiplicando valores E.E.Oswaldo Aranha

Multiplicando valores E.E.Oswaldo Aranha Multiplicando valores E.E.Oswaldo Aranha Professor(es) Apresentador(es): Conceição Rebucci Manno Sheila Jane Sulzbeck Realização: Foco do Projeto A eletiva Multiplicando valores propõe aos alunos a oportunidade

Leia mais

Conheça nossos cursos que incentivam práticas para inovar na educação.

Conheça nossos cursos que incentivam práticas para inovar na educação. Conheça nossos cursos que incentivam práticas para inovar na educação. VAMOS TRANSFORMAR A EDUCAÇÃO? Se você, assim como nós, está em busca de transformações que melhorem a qualidade da educação oferecida

Leia mais

Barulho Empreendedor Escola Estadual João XXIII Sala 8 - Sessão 2

Barulho Empreendedor Escola Estadual João XXIII Sala 8 - Sessão 2 Barulho Empreendedor Escola Estadual João XXIII Sala 8 - Sessão 2 Professor(es) Apresentador(es): Kátia Valéria C.T.Peressinotto Marilda Suzani Gonçalves Realização: Foco Desenvolver competências e habilidades

Leia mais

Relatório Mensal de Setembro

Relatório Mensal de Setembro Relatório Mensal de Setembro Instituição: Casa Betânia de Guaratinguetá Serviço: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos/ Proteção Social Básica Edital/Termo de Colaboração: 003/2017 Período

Leia mais

A Prática Profissional terá carga horária mínima de 400 horas distribuídas como informado

A Prática Profissional terá carga horária mínima de 400 horas distribuídas como informado INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR UNIDADE ACADÊMICA DE LICENCIATURAS E FORMAÇÃO GERAL CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA CAMPUS JOÃO PESSOA Prática

Leia mais

PROJETO LENDO E APRENDENDO: LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL NO ENSINO FUNDAMENTAL 1

PROJETO LENDO E APRENDENDO: LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL NO ENSINO FUNDAMENTAL 1 PROJETO LENDO E APRENDENDO: LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL NO ENSINO FUNDAMENTAL 1 Bruna das Chagas Rabelo 2 ; Danilli Tricya Ferreira de Lima 3 ; Anacleto Santos 4 Graduanda em Pedagogia; Graduanda em

Leia mais

O programa Escola de Tempo Integral de São Paulo. Angélica de Almeida Merli Abril/2018

O programa Escola de Tempo Integral de São Paulo. Angélica de Almeida Merli Abril/2018 O programa Escola de Tempo Integral de São Paulo Angélica de Almeida Merli Abril/2018 1 Objetivo Apresentar o programa de escola de tempo integral de São Paulo. 2 - Dezembro de 2005 Histórico - Rede Estadual

Leia mais

Voltar. Público: 5º ao 8º ano. Público: 3º ao 5º ano

Voltar. Público: 5º ao 8º ano. Público: 3º ao 5º ano Cientista Mirim No curso Cientista Mirim, os alunos têm a oportunidade de conhecer o método científico, participando ativamente de todas as fases envolvidas nesse processo. O curso é composto por dois

Leia mais

Biblioteca Escolar: estratégias para torná-la mais atraente

Biblioteca Escolar: estratégias para torná-la mais atraente Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Biblioteca Escolar: estratégias para torná-la mais atraente Maria do Carmo Sá Barreto Ferreira (UEFS) - carmo@uefs.br Isabel Cristina Nascimento Santana (UEFS) - icns@uefs.br

Leia mais

E.M.E.F. NOVA ESPERANÇA

E.M.E.F. NOVA ESPERANÇA A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DO USO DAS TIC NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE GRÁFICOS DE FUNÇÕES DO 1º GRAU ÁDISSON ALVES PEREIRA JOSIRENE MARIA REUTERS FISCHER DE CAMARGO E.M.E.F. NOVA ESPERANÇA

Leia mais

ADAPTAÇÕES CURRICULARES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

ADAPTAÇÕES CURRICULARES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA ADAPTAÇÕES CURRICULARES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Rosana Maria do N. Nogueira Pedagoga Psicopedagoga Psicomotricista Especialista em Educação Especial e Inclusiva Coordenadora Pedagógica APAE S.C.S. 12/09/2017

Leia mais

Sem medo da indisciplina: a construção participativa da disciplina na sala de aula

Sem medo da indisciplina: a construção participativa da disciplina na sala de aula Sem medo da indisciplina: a construção participativa da disciplina na sala de aula Sobre o projeto A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica,

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR NOME: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA III CURSO: TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INTEGRADO AO

PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR NOME: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA III CURSO: TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INTEGRADO AO PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR NOME: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA III CURSO: TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO SÉRIE: 3º ANO CARGA HORÁRIA: 3 A/S - 120 H/A

Leia mais

Plano de Trabalho com Projetos Professor

Plano de Trabalho com Projetos Professor PREFEITURA DE JARAGUÁ DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL Plano de Trabalho com Projetos Professor 1. Identificação Escola Municipal de Ensino Fundamental Anna Töwe

Leia mais

A MAGIA DAS LETRAS E.E. PROFº TEOTÔNIO ALVES PEREIRA Sala 01 / Sessão 1

A MAGIA DAS LETRAS E.E. PROFº TEOTÔNIO ALVES PEREIRA Sala 01 / Sessão 1 A MAGIA DAS LETRAS E.E. PROFº TEOTÔNIO ALVES PEREIRA Sala 01 / Sessão 1 Professor(es) Apresentador(es): Marcos Vinicius de Andrade Steidle Márika Utiike Realização: Foco O DESAFIO DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR:

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA UNIVERSOS. 6 Aborda os conhecimentos linguísticos de. 3 Propicia ao aluno oportunidades para

LÍNGUA PORTUGUESA UNIVERSOS. 6 Aborda os conhecimentos linguísticos de. 3 Propicia ao aluno oportunidades para UNIVERSOS Por que escolher a coleção Universos Língua portuguesa 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

literatura Um universo a ser descoberto

literatura Um universo a ser descoberto literatura Um universo a ser descoberto o Poder de transformar A literatura amplia o repertório cultural e emocional, promovendo o desenvolvimento integral do aluno Ahistória começa com o diálogo entre

Leia mais

tecnologias educacionais

tecnologias educacionais O guia completo das tecnologias educacionais Conheça as soluções mais utilizadas em sala de aula! profissional da educação que interage diariamente com os alunos das novas gerações tem uma preocupação

Leia mais

O GÊNERO RESENHA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS E REFLEXIVOS.

O GÊNERO RESENHA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS E REFLEXIVOS. O GÊNERO RESENHA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS E REFLEXIVOS. Diná Mendes de Souza Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Letras/PROFLETRAS; Professora da Rede Básica de Ensino

Leia mais

JOGOS UTILIZADOS COMO FORMA LÚDICA PARA APRENDER HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO

JOGOS UTILIZADOS COMO FORMA LÚDICA PARA APRENDER HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO Patrocínio, MG, outubro de 2016 ENCONTRO DE PESQUISA & EXTENSÃO, 3., 2016, Patrocínio. Anais... Patrocínio: IFTM, 2016. JOGOS UTILIZADOS COMO FORMA LÚDICA PARA APRENDER HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO Pedro Augusto

Leia mais

EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICA ENQUANTO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICA ENQUANTO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICA ENQUANTO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Letícia Lima de Almeida 1 Magda Neves da Silva 2 Siomara Cristina Broch 3 Resumo: O propósito deste trabalho

Leia mais

NA GAVETA DA MEMÓRIA...

NA GAVETA DA MEMÓRIA... NA GAVETA DA MEMÓRIA... Adâni Corrêa Daniela Bortolon Uma vida sem memória, não é uma vida. Luis Buñel. 1) Leituras escolhidas e justificativa da escolha: # Gaveta dos guardados, Iberê Camargo; # Obras

Leia mais

Uma Viagem Divertida e Curiosa. E.E. Dr. Antonio Ablas Filho. Professor(es) Apresentador(es):

Uma Viagem Divertida e Curiosa. E.E. Dr. Antonio Ablas Filho. Professor(es) Apresentador(es): Uma Viagem Divertida e Curiosa E.E. Dr. Antonio Ablas Filho Professor(es) Apresentador(es): Maria Paula Martins de Souza Regiana Aparecida de Morais Lopes Realização: Foco do Projeto A construção e a utilização

Leia mais

PARCERIA NO OFÍCIO DE EDUCAR

PARCERIA NO OFÍCIO DE EDUCAR 1 PARCERIA NO OFÍCIO DE EDUCAR Ana Rosa de Andrade Parente Artais Pinheiro de Andrade Cunha Alemilda Silva Aragão Cristiane Coelho Ferreira Gomes Francisca Elizabete de Andrade Lima Maria Cordeiro Oliveira

Leia mais

OFICINA DE FANFICTION: TRANSFORMANDO HISTÓRIAS EM APRENDIZADO

OFICINA DE FANFICTION: TRANSFORMANDO HISTÓRIAS EM APRENDIZADO OFICINA DE FANFICTION: TRANSFORMANDO HISTÓRIAS EM APRENDIZADO INTRODUÇÃO 167 A aprendizagem de uma segunda língua no ambiente escolar pode parecer, inicialmente, um grande desafio aos olhos do aprendiz

Leia mais

Educação integral no Ensino Médio. Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21

Educação integral no Ensino Médio. Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21 Educação integral no Ensino Médio Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21 Educação integral no Ensino Médio Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21 O mundo passa por

Leia mais

GRIM: A gente pode dizer que as crianças aprendem com a mídia, e o que elas aprendem?

GRIM: A gente pode dizer que as crianças aprendem com a mídia, e o que elas aprendem? Entrevista com Roxane Rojo Multiletramentos, multilinguagens, novas aprendizagens. GRIM: O que é o multiletramento? Rojo: Há uma preocupação de que a juventude que está na escola pública está muito ligada

Leia mais

A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS E.M. Cléia Carmelo da Silva

A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS E.M. Cléia Carmelo da Silva A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS E.M. Cléia Carmelo da Silva Professor(es) Apresentador(es): Sandra Mara De Jesus Miquelini Fernandes Realização: Foco do Projeto Utilização dos contos de fada e de brincadeiras

Leia mais

o que é? Resgatar um conteúdo trabalhado em sala de aula, por meio de novas aplicações ou exercícios

o que é? Resgatar um conteúdo trabalhado em sala de aula, por meio de novas aplicações ou exercícios lição de casa F1 o que é? É um recurso didático que o professor propõe aos alunos para potencializar a relação dele com o objeto de conhecimento. A lição pode ter vários objetivos: Resgatar um conteúdo

Leia mais

A REESCRITA DE CONTOS COMO GATILHO PARA A ALFABETIZAÇÃO INICIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Escola Estadual Conselheiro Antônio Prado

A REESCRITA DE CONTOS COMO GATILHO PARA A ALFABETIZAÇÃO INICIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Escola Estadual Conselheiro Antônio Prado A REESCRITA DE CONTOS COMO GATILHO PARA A ALFABETIZAÇÃO INICIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Escola Estadual Conselheiro Antônio Prado Professor(es) Apresentador(es): Maria Gildacy Araújo Lôbo Gomes Realização:

Leia mais

Alquimia PEI Carlos Maximiliano Pereira dos Santos

Alquimia PEI Carlos Maximiliano Pereira dos Santos Alquimia PEI Carlos Maximiliano Pereira dos Santos Professor(es) Apresentador(es): Maria Alice Luque Bueno Luciane Alves Ferreira Realização: Foco do Projeto A eletiva de Alquimia tem como proposta oferecer

Leia mais

O USO DE AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA O ESTUDO DA MATEMÁTICA: O Portal Educacional e o Projeto Aprendendo por Tabelas

O USO DE AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA O ESTUDO DA MATEMÁTICA: O Portal Educacional e o Projeto Aprendendo por Tabelas O USO DE AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA O ESTUDO DA MATEMÁTICA: O Portal Educacional e o Projeto Aprendendo por Tabelas Eunice Medeiros Gonçalves (autora) Colégio Visão Professora nice-mg@hotmail.com

Leia mais

PRÁTICAS DE ORALIDADE NA SALA DE AULA

PRÁTICAS DE ORALIDADE NA SALA DE AULA PRÁTICAS DE ORALIDADE NA SALA DE AULA Carliene Alves Gomes Universidade Estadual da Paraíba Carliene.leninha@hotmail.com Gessimara Carneiro Ferreira Universidade Estadual da Paraíba gessimaracarneiro@hotmail.com

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÃO AO PROFESSOR

GUIA DE ORIENTAÇÃO AO PROFESSOR TELEVISANDO GUIA DE ORIENTAÇÃO AO PROFESSOR O PROJETO O Televisando é um projeto de Comunicação e Educação que coloca a força da televisão a serviço da comunidade escolar. Seu objetivo é promover reflexão

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Praticante Sonia Local: Núcleo de Arte Nise da Silveira Data: 5 de dezembro de 2013 Horário: 15:05 Duração da entrevista:

Leia mais

Uso de Metáforas em Poesia e Canção

Uso de Metáforas em Poesia e Canção Uso de Metáforas em Poesia e Canção Ângela Gonçalves Trevisol Tamara dos Santos A partir de observações em sala de aula para a disciplina de Seminário para o ensino de literatura brasileira percebemos

Leia mais

Em busca de resultados: Sala de leitura e equipe de linguagens EE SUD Menucci Piracicaba - SP

Em busca de resultados: Sala de leitura e equipe de linguagens EE SUD Menucci Piracicaba - SP Em busca de resultados: Sala de leitura e equipe de linguagens EE SUD Menucci Piracicaba - SP Professor(es) Apresentador(es): Célia Ap. Domingues Walkiria Bontorim de Lima Realização: Foco do Projeto Incentivo

Leia mais

BIBLIOTECA PÚBLICA INFANTIL DE SERGIPE - UMA EXPERIÊNCIA COM PROJETOS DE INCENTIVO A LEITURA A PARTIR DA PRIMEIRA INFÂNCIA

BIBLIOTECA PÚBLICA INFANTIL DE SERGIPE - UMA EXPERIÊNCIA COM PROJETOS DE INCENTIVO A LEITURA A PARTIR DA PRIMEIRA INFÂNCIA Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) BIBLIOTECA PÚBLICA INFANTIL DE SERGIPE - UMA EXPERIÊNCIA COM PROJETOS DE INCENTIVO A LEITURA A PARTIR DA PRIMEIRA INFÂNCIA Claudia TERESINHA STOCKER (BIAFA-SECULT) - stocker@infonet.com.br

Leia mais

E.E Zumbi dos Palmares. Jaraguari MS/2012. Professora Gerenciadora: Luzia Bento Soares. Turma: Alunos do Ensino Fundamental e Médio.

E.E Zumbi dos Palmares. Jaraguari MS/2012. Professora Gerenciadora: Luzia Bento Soares. Turma: Alunos do Ensino Fundamental e Médio. E.E Zumbi dos Palmares. Jaraguari MS/2012. Professora Gerenciadora: Luzia Bento Soares. Turma: Alunos do Ensino Fundamental e Médio. Conteúdos: O legado Cultural Grego e Romano. História da África e dos

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Fundamentos teórico-metodológicos

Leia mais

Trabalho de gramática e texto. Resenha em vídeo ou infográfico

Trabalho de gramática e texto. Resenha em vídeo ou infográfico Trabalho de gramática e texto Resenha em vídeo ou infográfico Esclarecimentos sobre a proposta de trabalho. O trabalho foi pensado não só para gerar uma nota avaliativa, mas para que o aluno aprofunde

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Alfabetização. Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 5º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Alfabetização. Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 5º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Alfabetização Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 5º 1 - Ementa (sumário, resumo) História da Escrita. Função

Leia mais

CRONOGRAMA DE ESTUDOS PARA IDIOMAS

CRONOGRAMA DE ESTUDOS PARA IDIOMAS worksheet CRONOGRAMA DE ESTUDOS PARA IDIOMAS 2 FORMAS DE USAR ESTE CRONOGRAMA: 1. Imprima as folhas, preencha-o à mão e deixe em um lugar que você possa sempre consultá-lo (bolsa, pasta, agenda, colado

Leia mais

GUIA DIDÁTICO OFICINA DE DIDATIZAÇÃO DE GÊNEROS. Profa. MSc. Nora Almeida

GUIA DIDÁTICO OFICINA DE DIDATIZAÇÃO DE GÊNEROS. Profa. MSc. Nora Almeida GUIA DIDÁTICO OFICINA DE DIDATIZAÇÃO DE GÊNEROS Profa. MSc. Nora Almeida Belém- PA 2019 APRESENTAÇÃO Caro(a) aluno(a), A disciplina Oficina de Didatização de Gêneros é uma disciplina de 68 horas cujo objetivo

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER MARTA ROQUE BRANCO A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER MARTA ROQUE BRANCO A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER MARTA ROQUE BRANCO A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA IVINHEMA - MS AGOSTO DE 2011 ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER MARTA ROQUE BRANCO

Leia mais

De Olho na Perspectiva

De Olho na Perspectiva De Olho na Perspectiva E.E. Profª Olga Benatti Professor(es) Apresentador(es): Joseneide Alves de Barros Silva Maria do Socorro Rodrigues Realização: Foco do Projeto Este plano de ação da disciplina de

Leia mais

PROJETO ESCOLA DE PAIS E FILHOS

PROJETO ESCOLA DE PAIS E FILHOS PROJETO ESCOLA DE PAIS E FILHOS EMEF-I Prof. Manoel Ignácio de Moraes Professor(es) Apresentador(es): Sônia Maria Romano Rosemary de Almeida Teixeira Oliveira Realização: Foco do Projeto A programação

Leia mais

GEOGRAFIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Geografia

GEOGRAFIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Geografia UNIVERSOS GEOGRAFIA Por que escolher a coleção Universos Geografia 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

Resenha em vídeo. Trabalho de gramática e texto

Resenha em vídeo. Trabalho de gramática e texto Resenha em vídeo Trabalho de gramática e texto Esclarecimentos sobre a proposta de trabalho. O trabalho foi pensado não só para gerar uma nota avaliativa, mas para que o aluno aprimore habilidades trabalhadas

Leia mais

O contexto: as incertezas

O contexto: as incertezas O contexto: as incertezas As pessoas estão em busca de esperança e de uma orientação segura. Diferentes vozes dirigem-se aos problemas da vida das mais diversas maneiras. Precisamos de recursos que nos

Leia mais

Chama-se revisão de texto o conjunto de procedimentos por meio dos quais um texto é trabalhado até o ponto

Chama-se revisão de texto o conjunto de procedimentos por meio dos quais um texto é trabalhado até o ponto Chama-se revisão de texto o conjunto de procedimentos por meio dos quais um texto é trabalhado até o ponto em que se decide que está, para o momento, suficientemente bem escrito. PCNs, 1997:80 Constitui-se

Leia mais

Estado do Rio de Janeiro

Estado do Rio de Janeiro Estado do Rio de Janeiro PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia E. M. Regina Célia Monteiro Pereira Rua Aluisio Silva nº 418 Morro do Carmo CEP 23903-010

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 1º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 1º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 1º 1 - Ementa (sumário, resumo) A comunicação humana. Técnicas de leitura e interpretação

Leia mais

SEGREDANDO HISTÓRIAS

SEGREDANDO HISTÓRIAS SEGREDANDO HISTÓRIAS LISBÔA, T.W.¹, GIL, J. DA S.², MATTIE, M.³, BAIERLE, M. I. 4, SCHUSTER, T. 5 ¹Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL) Venâncio Aires 2 Instituto

Leia mais

III ENCONTRO FORMAÇÃO PNAIC Ceale* Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita Sara Mourão Monteiro Faculdade de Educação (FaE) UFMG

III ENCONTRO FORMAÇÃO PNAIC Ceale* Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita Sara Mourão Monteiro Faculdade de Educação (FaE) UFMG III ENCONTRO FORMAÇÃO PNAIC Ceale* Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita Sara Mourão Monteiro Faculdade de Educação (FaE) UFMG Quanto ao encontro como um todo: COMENTÁRIOS ajudou a compreender o tema

Leia mais

ZOO POÉTICO CEI DULCE DE FARIA MARTINS MIGLIORINI. Professor(es) Apresentador(es): GESLIANE PRATAVIEIRA. Realização:

ZOO POÉTICO CEI DULCE DE FARIA MARTINS MIGLIORINI. Professor(es) Apresentador(es): GESLIANE PRATAVIEIRA. Realização: ZOO POÉTICO CEI DULCE DE FARIA MARTINS MIGLIORINI Professor(es) Apresentador(es): GESLIANE PRATAVIEIRA Realização: Foco do Projeto Proporcionar o contato sistemático dos alunos com o gênero poema, auxiliando

Leia mais

CONSIDERAÇÕES INICIAIS:

CONSIDERAÇÕES INICIAIS: CONSIDERAÇÕES INICIAIS: Está apresentação não tem a intenção de mostrar-se como uma teoria válida para qualquer contesto da Língua Portuguesa. Ela se destina apenas a atender uma solicitação de colegas

Leia mais

TÉCNICAS ENSINO UTILIZADAS PARA TRABALHAR COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS MÓVEIS

TÉCNICAS ENSINO UTILIZADAS PARA TRABALHAR COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS MÓVEIS TÉCNICAS ENSINO UTILIZADAS PARA TRABALHAR COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS MÓVEIS Autor (1) Maria Domária Batista da Silva Co-autor (1) Amélia Maria Rodrigues Oliveira; Co-autor (2) Joelson Alves Soares; Coautor

Leia mais

Moderna Plus: Literatura

Moderna Plus: Literatura Material do Professor Livro-texto: Literatura (volume único) de Maria Luiza Abaurre e Marcela Pontara. Caixa Literatura (4 itens) 1 volume capa dura com as 3 partes; 1 volume com os 3 Cadernos do Estudante;

Leia mais

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PARTE I: ABERTURA Cada volume conta com oito unidades.

Leia mais