ABRA QUE AQUI TEM QUALIDADE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ABRA QUE AQUI TEM QUALIDADE"

Transcrição

1 PROGRAMA ABRA QUE AQUI TEM QUALIDADE Realização

2 ABRA QUE AQUI TEM QUALIDADE Apresentação O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas SEBRAE e a Associação Brasileira de Reciclagem animal ABRA levam até sua empresa o Programa: ABRA QUE AQUI TEM QUALIDADE. Esse programa de qualidade visa o aprimoramento das Indústrias de Reciclagem Animal, onde os participantes que implementarem o programa receberão um selo de qualidade O selo de qualidade tem a finalidade de aumentar a confiabilidade do seu produto, garantindo aos seus clientes que sua empresa realiza todas as etapas do processamento dentro do padrão de qualidade exigido pela legislação. O Selo de qualidade ABRA se dividirá em dois níveis. O Primeiro Nível, que está sendo lançado agora, avaliará a segurança microbiológica do sistema de fabricação, garantindo que as empresas participantes realizam todas as medidas preventivas para se produzir um produto seguro sob o ponto de vista microbiológico. O Segundo Nível, que será lançado tão logo o primeiro seja implantado, avaliará a segurança físico/química, garantindo-se a ausência de pesticidas, metais pesados e outros contaminantes como vidro, plásticos, etc. O Primeiro Nível do programa tem 4 etapas previstas: 1. Situação atual: faremos um levantamento da situação atual de cada unidade participante do programa. 2. Relatório: com os dados levantados, geraremos relatório para cada unidade inscrita no programa, descrevendo os pontos que devem ser trabalhados para a obtenção do selo de qualidade. 3. Manuais Práticos: confeccionaremos Manuais Práticos voltados para cada atividade exercida pelo setor, buscando o treinamento dos funcionários das fábricas de reciclagem animal, auxiliando as empresas a se enquadrarem na legislação vigente e a produzirem produtos seguros.

3 4. Selo ABRA: as unidades serão novamente visitadas e avaliadas. As que forem aprovadas nas inspeções regulares receberão o selo de qualidade ABRA QUE AQUI TEM QUALIDADE Cada etapa seguirá os seguintes passos: 1. Situação Atual a) Questionário avaliativo - Como você se vê será enviado um questionário desenvolvido pela Câmara Setorial de Pesquisa Inovação e Qualidade (CS-PIQ) para as empresas participantes, para sabermos como as empresas se veem. b) Visita Técnica - Como você é visto o responsável técnico da ABRA estará em cada unidade participante do programa e irá aplicar o mesmo questionário acima descrito, para sabermos como você pode ser visto pelos seus clientes. c) Análise - Levantamento de dados durante essa visita, o responsável técnico da ABRA coletará amostras de farinhas, de gorduras, fará swabs, avaliará suas instalações, verificando a rastreabilidade documental e determinando a segurança microbiológica e documental da unidade. 2. Relatório a) Relatórios individuais Cada unidade visitada receberá relatório individualizado com o resultado da auditoria realizada. Nesse relatório serão descritos os pontos a serem trabalhados e falhas encontradas nas unidades. As unidades deverão montar planos de ação para a solução dos pontos levantados, que serão arquivados e checados na visita subsequente. 3. Manuais Práticos a) Reuniões técnicas Após a primeira rodada de visitas, ocorrerão reuniões técnicas entre as empresas, técnicos do Sebrae e ABRA com o objetivo de se treinar as unidades participantes para a obtenção do selo. A participação das unidades participantes é obrigatória.

4 b) Seminário técnico-legal Após a avaliação ABRA, em conjunto com a CS-PIQ, com o apoio do Sebrae e do MAPA, irá criar, estruturar, e aplicar um programa de treinamento para as empresas participantes e demais agentes envolvidos em todo o processo de fabricação de farinhas e gorduras, desde o abatedouro, passando pelo supermercadista e autoridades fiscalizadoras, com o objetivo de levar conhecimento prático e aplicável aos integrantes do programa de qualidade, que resultarão em aumento da segurança de produção, o que dará o embasamento para a obtenção do selo de qualidade. A presença de pelo menos um representante da unidade participante é obrigatória. c) Livretos Práticos Serão confeccionados e entregues aos participantes livretos práticos, visando treinamento de funcionários, fornecedores de matéria-prima, versando sobre a importância da etapa e cuidados a serem tomados. 4. Selo ABRA a) Avaliação ao término do programa de treinamento, os participantes do programa do selo de qualidade serão visitados novamente para uma nova avaliação microbiológica e documental da unidade. b) Certificação Os participantes que atenderem a legislação brasileira e cumprirem com as metas para a segurança microbiológica estipuladas, receberão o selo de qualidade ABRA QUE AQUI TEM QUALIDADE. c) Divulgação A ABRA fará uma ampla divulgação nos meios de comunicação, tanto para o lançamento do selo, sua importância e padrões mínimos a serem atingidos pelos detentores desse selo como também para as empresas certificadas.

5 Objetivos do Selo ABRA - Garantir que proteínas e gorduras de origem animal sejam seguros para o consumo animal. - O Selo de Qualidade ABRA é um programa de segurança, baseado em Boas Práticas de Fabricação, controle de processo e Monitoria de Pontos Críticos de Controle (HACCP). - Fabricantes de rações animais deverão buscar adquirir produtos fabricados em plantas que participam do Selo ABRA. Prerrogativas do Selo ABRA O teste de proteínas animais para a presença de contaminantes é útil para se verificar o sistema, e não para se certificar cada carga enviada. O teste carga a carga não gera resultados práticos e representa custos elevados. Diretivas do Selo ABRA Participantes do programa deverão atender a legislação brasileira. Linhas de processamento devem ser desenhadas para se minimizar os riscos; Testes de contaminantes devem ser feitos para validação de processo; Programas de monitoria devem ser desenhados para se encontrar as fontes de desafio; Ações corretivas devem ser tomadas quando identificados os desafios; Plantas não devem ser penalizadas em caso de positividades caso tomem as ações corretivas; Análises complementares devem ser realizadas para se comprovar a efetividade das ações corretivas; Sabemos que processos térmicos são efetivos na eliminação bacteriana. É obrigatória a monitoria efetiva desses processos; As plantas devem atuar pesado na limpeza, sanitização e educação para se prevenir a recontaminação; Estocagem e transporte são pontos críticos de recontaminação; Plantas que aderirem ao Selo ABRA produzirão ingredientes seguros; Proteínas de origem animal é um alvo fácil de críticas, mas sua simples eliminação gera um falso e irreal senso de segurança.

6 Princípios do HACCP Conduzir análise de risco Identificar Ponto Críticos de Controle Estabelecer Limites Críticos Estabelecer Requisitos para Monitoração Estabelecer ações corretivas Registrar todos os procedimentos tomados Checar as ações feitas e registros realizados Materiais Contaminantes Englobados nesse primeiro módulo do Selo ABRA Módulo Microbiológico: controle de bactérias, vírus, etc Englobados em um segundo módulo do Selo ABRA Módulo Físico-Químico: controle de vidro, metal, madeira, pesticida, PCB, metal pesado, etc O programa não é prescritivo, não limita as formas de fabricação: Ações não são formatadas É esperado que as plantas considerem todos os riscos É esperado que as plantas saibam lidar todos os riscos Resultados e performances devem ser atingidas Como cada planta faz isso, dependerá da sua própria situação Controle de processo Módulo Microbiológico Temperatura de cozimento deverá ser monitorada de perto, controlada e registrada Pontos críticos de controle deverão ser monitorados e positividades deverão ser combatidas

7 Custos e adesão As empresas participantes do programa arcarão apenas com os custos de transporte, alimentação e hospedagem dos seus próprios funcionários quando esses forem convocados a participar dos seminários e/ou treinamentos técnicos e legislativos, assim como custos com a manutenção do programa no ano seguinte à sua implementação, ou seja, não representará custos aos participantes: a) Inscrição no programa b) Transporte, alimentação e estadia dos técnicos da ABRA e SEBRAE c) Despacho e análise laboratorial das amostras coletadas d) Treinamentos no primeiro ano do programa As empresas interessadas na participação do programa devem ratificar seu interesse com o presente projeto, assinando o termo de adesão abaixo. Ressaltamos que a adesão é por unidade produtora. Contamos com o apoio e a participação de todos os associados ABRA e demais empresas do setor. Saudações,

8 TERMO DE ADESÃO AO PROGRAMA ABRA QUE AQUI TEM QUALIDADE A empresa, de CNPJ nº, através do(s) seu(s) representante(s) legal(is), adere ao programa ABRA QUE AQUI TEM QUALIDADE, proposto pela Associação Brasileira de Reciclagem Animal, declarando que: 1) Tem conhecimento e concorda com os objetivos, resultados esperados, e as ações a serem desenvolvidas pelo projeto; 2) Tem interesse em participar das ações do projeto;. 3) Disponibilizará para a ABRA as informações referentes aos resultados de sua participação nas ações do programa como: Programa BPF, PPHO, PPO das unidades para avaliação. Reconhece, também, que sua atuação individual é de fundamental importância para o conjunto das demais empresas participantes e para o sucesso do programa. Informo que a(s) unidade(s) que participará(ão) desse programa é(são): Local: Data: Responsável: Cargo: Responsável: Cargo:

9 Patrocinadores

Doutoranda: Carolina de Gouveia Mendes

Doutoranda: Carolina de Gouveia Mendes UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO UFERSA DISCIPLINA: INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL Doutoranda: Carolina de Gouveia Mendes 2012.2 INTRODUÇÃO Principais ferramentas - garantia da inocuidade,

Leia mais

HACCP UM EXEMPLO PRÁTICO

HACCP UM EXEMPLO PRÁTICO O HACCP Hazard Analysis and Critical Control Points Análise dos Perigos e Pontos Críticos de Controle - é um sistema de segurança alimentar concebido para prevenir a ocorrência de potenciais problemas

Leia mais

RESOLUÇÃO N 10, DE 22 DE MAIO DE 2003

RESOLUÇÃO N 10, DE 22 DE MAIO DE 2003 RESOLUÇÃO N 10, DE 22 DE MAIO DE 2003 Publicada no DOU de 28/05/2003, seção 1, págs 4 e 5. O DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL, DA SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA, DO MINISTÉRIO

Leia mais

3/5/2010. Prof. Jean Berg / UFERSA 9. Prof. Jean Berg 12 / UFERSA. IPOA/Veterinária. IPOA/Veterinária. IPOA/Veterinária.

3/5/2010. Prof. Jean Berg / UFERSA 9. Prof. Jean Berg 12 / UFERSA. IPOA/Veterinária. IPOA/Veterinária. IPOA/Veterinária. PROJETO PADRÃO DE HIGIENE OPERACIONAL - PPHO Regulamento MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO RESOLUÇÃO Nº 10, DE 22 DE MAIO DE 2003. Prof. Jean Berg / UFERSA Prof. Jean Berg / UFERSA 2

Leia mais

Sistemas de segurança na produção de alimentos

Sistemas de segurança na produção de alimentos 6PIV026 - Inspeção de Leite e Derivados Sistemas de segurança na produção de alimentos Profa. Dra.Vanerli Beloti Universidade Estadual de Londrina lipoa.uel@gmail.com www.uel.br/laboratorios/inspecao CONSUMO

Leia mais

Caderno Orientativo de Consultorias Tecnológicas em Alimentos

Caderno Orientativo de Consultorias Tecnológicas em Alimentos Caderno Orientativo de Consultorias Tecnológicas em Alimentos Caderno Orientativo de Consultorias Tecnológicas em Alimentos SEBRAETec V.01 2015 Sumário Consultoria Tecnológicas em Alimentos... 3 Observações

Leia mais

PPHO. Profª Me. Tatiane da Silva Poló

PPHO. Profª Me. Tatiane da Silva Poló PPHO Profª Me. Tatiane da Silva Poló PPHO Procedimento Padrão de Higiene Operacional SSOP ( Standard Sanitizing Operating Procedures ) Circular nº 369/2003-DCI/DIPOA Elaboração e implantação dos sistemas

Leia mais

PROGRAMA AUTO CONTROLE

PROGRAMA AUTO CONTROLE PROGRAMA AUTO CONTROLE NOVO RIISPOA A inspeção de estabelecimentos lácteos passa a ser periódica, baseada no autocontrole e programas como o APPCC (análise de riscos e pontos críticos de controle) das

Leia mais

IMPORTÂNCIA E APLICAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO NAS FÁBRICAS DE RAÇÕES

IMPORTÂNCIA E APLICAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO NAS FÁBRICAS DE RAÇÕES IMPORTÂNCIA E APLICAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO NAS FÁBRICAS DE RAÇÕES 19.09.16 São procedimentos higiênicos, sanitários e operacionais aplicados em todo o fluxo de produção, desde a obtenção dos

Leia mais

ABRACE Avaliações Brasil da Conformidade e Ensaios

ABRACE Avaliações Brasil da Conformidade e Ensaios Embalagem para Transporte Terrestre de Produtos Perigosos Pág. 1 de 6 1. OBJETIVO Informar, de forma simplificada, as condições e critérios para a concessão, manutenção e cancelamento da Autorização para

Leia mais

IT INSTRUÇÃO DE TRABALHO COMBATE A FRAUDES DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL. Data de Vigência: 01/08/2016. Carla Fernanda Sandri Rafael Dal RI Segatto

IT INSTRUÇÃO DE TRABALHO COMBATE A FRAUDES DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL. Data de Vigência: 01/08/2016. Carla Fernanda Sandri Rafael Dal RI Segatto 0 IT INSTRUÇÃO DE TRABALHO COMBATE A FRAUDES DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL Páginas: 1 a 9 Código: 06 Data de Emissão: 01/07/2016 Data de Vigência: 01/08/2016 Próxima Revisão: Anual Versão n : 02 Elaborado

Leia mais

Implementação de BPF e APPCC Responsabilidade

Implementação de BPF e APPCC Responsabilidade Implementação de BPF e APPCC Responsabilidade 1 PORQUE QUALIDADE? A MAIORIA DOS CLIENTES NÃO SE QUEIXA DA MÁ QUALIDADE Eles mudam de fornecedor Sem qualidade não se sobrevive! 2 As legislações vigentes

Leia mais

CÂMARA TÉCNICA DO PEIXE. Plano de Trabalho

CÂMARA TÉCNICA DO PEIXE. Plano de Trabalho CÂMARA TÉCNICA DO PEIXE Plano de Trabalho Março de 2016 CONTEXTUALIZAÇÃO A Câmara Técnica de Piscicultura (CTP) do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) iniciou suas atividades em agosto de 2014. Durante

Leia mais

SEGURANÇA ALIMENTAR NA AVICULTURA

SEGURANÇA ALIMENTAR NA AVICULTURA INTRODUÇÃO SEGURANÇA ALIMENTAR NA AVICULTURA Nos dias de hoje, é indiscutível a necessidade do controle da presença de microrganismos nas rações de aves, devido principalmente às mudanças recentes nas

Leia mais

10) Implementação de um Sistema de Gestão Alimentar

10) Implementação de um Sistema de Gestão Alimentar Módulo 5 11 2 2 5 5 APPCC 3 3 4 4 10) Implementação de um Sistema de Gestão Alimentar 1. Escopo 2.Responsabilidade da direção 3.Requisitos de documentação 4.Gestão de recursos 5.Realização do produto 6.Medição,

Leia mais

REUNIÃO PSQ ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO 2015 INFORMAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE QUALIFICAÇÃO DE FABRICANTES DE ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO

REUNIÃO PSQ ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO 2015 INFORMAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE QUALIFICAÇÃO DE FABRICANTES DE ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO REUNIÃO PSQ ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO 2015 INFORMAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE QUALIFICAÇÃO DE FABRICANTES DE ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO IBELQ Instituto Beltrame da Qualidade, Pesquisa e Certificação POP 008 - PROCEDIMENTO

Leia mais

PROGRAMA DE COMPLIANCE

PROGRAMA DE COMPLIANCE PROGRAMA DE COMPLIANCE VERSÃO 1.0 SETEMBRO/2016 1. NOME DO PROGRAMA Programa de Compliance criado em 30.09.2015 2. OBJETIVO Mitigar os riscos das operações e os negócios atuais e futuros, sempre em conformidade

Leia mais

Gordura (g/100g) Mínimo de 3,0. Sólidos Não-Gordurosos (g/100g) Mínimo de 8,4. Acidez em ácido lático (g/100ml) 0,14 a 0,18

Gordura (g/100g) Mínimo de 3,0. Sólidos Não-Gordurosos (g/100g) Mínimo de 8,4. Acidez em ácido lático (g/100ml) 0,14 a 0,18 1. INTRODUÇÃO Atualmente se compreende como leite de qualidade os que seguem os parâmetros de composição química eigidos pela Instrução Normativa Nº62 (IN 62) do MAPA e que sejam seguidos procedimentos

Leia mais

BINS Indústria de Artefatos de Borracha Ltda. Questionário de Seleção e Homologação de Fornecedores

BINS Indústria de Artefatos de Borracha Ltda. Questionário de Seleção e Homologação de Fornecedores BINS Indústria de Artefatos de Borracha Ltda. Questionário de Seleção e Homologação de Fornecedores ESCOPO Este questionário de auto-avaliação tem como objetivo proporcionar um conhecimento geral do fornecedor,

Leia mais

APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO LEGISLAÇÃO ORIGEM 27/05/2013 SISTEMA DE ANÁLISE DE PERIGOS E PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE - APPCC

APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO LEGISLAÇÃO ORIGEM 27/05/2013 SISTEMA DE ANÁLISE DE PERIGOS E PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE - APPCC ORIGEM 27/05/2013 INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL 2 APRESENTAÇÃO Economia e mercados Qualidade de alimentos FERRAMENTAS SISTEMA DE ANÁLISE DE S E PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE - APPCC ATENDER A QUESITOS

Leia mais

Conceitos e ferramentas da qualidade. PROFESSORA: Erika Liz

Conceitos e ferramentas da qualidade. PROFESSORA: Erika Liz Conceitos e ferramentas da qualidade PROFESSORA: Erika Liz Introdução e Definições As organizações, ao longo de suas existências, sempre buscaram, ainda que de modo empírico, caminhos para suas sobrevivência

Leia mais

Como elaborar um MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO (1ª PARTE)

Como elaborar um MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO (1ª PARTE) Como elaborar um MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO (1ª PARTE) Introdução Deve retratar a política da empresa; produção de alimento seguro; empresas terceirizadas; Deve retratar a política da empresa

Leia mais

Background. Background profissional: Trabalhos em andamento:

Background. Background profissional: Trabalhos em andamento: Background Background profissional: Trabalhos em andamento: Gerando Competitividade no Agronegócio Sumário Histórico Base técnica e legal Processo de Abate de Bovinos Layout da planta de abate com vistas

Leia mais

Doctor Quality Consultoria e Treinamento

Doctor Quality Consultoria e Treinamento Gerenciamento de Riscos para cadeia do Frio Como todos sabem o gerenciamento de riscos é um item fundamental, quando falamos em Boas Práticas de transporte, principalmente quando falamos de cadeia do frio.

Leia mais

PROGRAMAS DE AUTOCONTROLE (PAC) Ives Tavares Médico Veterinário Auditor Fiscal Federal Agropecuário DAE/DIPOA/SDA/MAPA

PROGRAMAS DE AUTOCONTROLE (PAC) Ives Tavares Médico Veterinário Auditor Fiscal Federal Agropecuário DAE/DIPOA/SDA/MAPA PROGRAMAS DE AUTOCONTROLE (PAC) Ives Tavares Médico Veterinário Auditor Fiscal Federal Agropecuário DAE/DIPOA/SDA/MAPA Conceitos Programas de autocontrole: Programas desenvolvidos, procedimentos descritos,

Leia mais

INVESTIGAÇÃO DE NÃO- CONFORMIDADE E AÇÕES CORRETIVAS. Bárbara Pereira Albini

INVESTIGAÇÃO DE NÃO- CONFORMIDADE E AÇÕES CORRETIVAS. Bárbara Pereira Albini INVESTIGAÇÃO DE NÃO- CONFORMIDADE E AÇÕES CORRETIVAS Bárbara Pereira Albini Mini currículo Farmacêutica Industrial e Bioquímica pela UFPR Especialista em Gestão e tecnologia farmacêutica Engenharia farmacêutica

Leia mais

ABPA e Rede Metrológica/RS, uma parceria importante para a qualificação dos laboratórios do setor. Gustavo Demori Porto Alegre/RS

ABPA e Rede Metrológica/RS, uma parceria importante para a qualificação dos laboratórios do setor. Gustavo Demori Porto Alegre/RS ABPA e Rede Metrológica/RS, uma parceria importante para a qualificação dos laboratórios do setor Gustavo Demori Porto Alegre/RS Sobre a Maior entidade da cadeia de proteína animal do Brasil, criada em

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇÃO. AUDITORIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Auditados. Tipo de Auditoria: Auditoria Interna: Data Realização: Responsável:

LISTA DE VERIFICAÇÃO. AUDITORIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Auditados. Tipo de Auditoria: Auditoria Interna: Data Realização: Responsável: Tipo de Auditoria: Auditoria Interna: Data Realização: LISTA DE VERIFICAÇÃO AUDITORIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Auditados Responsável: Norma de Referência: RDC 16:2013 Auditores: Requisito Descrição

Leia mais

Sistemas da Qualidade

Sistemas da Qualidade Mestrado em Engenharia Alimentar Sistemas da Qualidade ISO 22000 Profª Anabela Raymundo anabraymundo@isa.ulisboa.pt Mestrado em Engenharia Alimentar Mestrado em Engenharia Alimentar Antes de pensar na

Leia mais

Bebida Fermentada de Soja

Bebida Fermentada de Soja AGR OIN DÚSTRIA F A M I L I A R Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Agroindústria de Alimentos Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Bebida Fermentada de Soja Sônia Couri

Leia mais

MANUAL DA QUALIDADE PARA FORNECEDOR

MANUAL DA QUALIDADE PARA FORNECEDOR PÁG.: 1/8 Controle de Revisões Rev. Data Descrição Responsável 00 20/02/2018 Elaboração inicial Kátia Valero 01 02/05/2018 Exclusão do campo Controle de Emissão (Cópia Controlada) Kátia Valero Aprovação

Leia mais

PROJETO DE FIDELIZAÇÃO DE FORNECEDORES FORTALECENDO A CADEIA PRODUTIVA

PROJETO DE FIDELIZAÇÃO DE FORNECEDORES FORTALECENDO A CADEIA PRODUTIVA PROJETO DE FIDELIZAÇÃO DE FORNECEDORES FORTALECENDO A CADEIA PRODUTIVA Agosto - 2017 Quem somos O SINDISTAL (Sindicato da Indústria de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias do Rio de Janeiro)

Leia mais

Boas Práticas de Fabricação de Produtos para a Saúde. Coordenação de Inspeção de Produtos CPROD Alba Pismel

Boas Práticas de Fabricação de Produtos para a Saúde. Coordenação de Inspeção de Produtos CPROD Alba Pismel Boas Práticas de Fabricação de Produtos para a Saúde Coordenação de Inspeção de Produtos CPROD Alba Pismel Coordenação de Inspeção de Produtos Nova estrutura administrativa Principais atribuições Legislação

Leia mais

Resolução CFF nº 406, de : Regula as atividades do farmacêutico na Indústria Cosmética, respeitadas as atividades afins com outras profissões.

Resolução CFF nº 406, de : Regula as atividades do farmacêutico na Indústria Cosmética, respeitadas as atividades afins com outras profissões. CONTINUAÇÃO ASPECTOS DESCRITOS NA: Resolução CFF nº 406, de 15.12.03: Regula as atividades do farmacêutico na Indústria Cosmética, respeitadas as atividades afins com outras profissões. Atividades do Farmacêutico

Leia mais

- PROGRAMA - PPHO- Procedimento Padrão de Higiene. Operacional. 1º Módulo.

- PROGRAMA - PPHO- Procedimento Padrão de Higiene. Operacional. 1º Módulo. - PROGRAMA - PPHO- Procedimento Padrão de Higiene Operacional 1º Módulo Bem-vindos ao curso PROGRAMA - PPHO processo interativo orientações teóricas metodologia elaboração e implantação do programa PPHO

Leia mais

International Featured Standards. IFS Food. Os caminhos e o sucesso da Certificação IFS

International Featured Standards. IFS Food. Os caminhos e o sucesso da Certificação IFS International Featured Standards IFS Food Os caminhos e o sucesso da Certificação IFS A unidade de Chapecó foi construída em 1970: BRF criada a partir da fusão das empresas Sadia e Perdigão (19/05/2009)

Leia mais

Etapa 6 - Elaboração da documentação da qualidade

Etapa 6 - Elaboração da documentação da qualidade Módulo 3 Etapa 6 Elaboração dos documentos do sistema de gestão da qualidade, Etapa 7 Implementação dos requisitos planejados, Etapa 8 Palestras de sensibilização em relação à gestão da qualidade e outros

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES AO FORNECEDOR SINALSUL

ESPECIFICAÇÕES AO FORNECEDOR SINALSUL ESPECIFICAÇÕES AO FORNECEDOR SINALSUL ITS 07.4 Revisão 00 (31/06/2017) Instrução de Trabalho Sinalsul ÚLTIMA ALTERAÇÃO PÁGINA DESENVOLVIDO POR APROVADO POR 31/06/2017 1 / 9 Rafael Marchi Andréia Vargas

Leia mais

23ª EDIÇÃO DO PRÊMIO SINDUSFARMA DE QUALIDADE. Realização & Organização

23ª EDIÇÃO DO PRÊMIO SINDUSFARMA DE QUALIDADE. Realização & Organização 23ª EDIÇÃO DO PRÊMIO SINDUSFARMA DE QUALIDADE Realização & Organização OBJETIVOS DO PRÊMIO Premiar todos os fornecedores que se destacaram nos últimos 12 meses; Reconhecer os esforços realizados pelas

Leia mais

Grupo: Andressa, Carla e Thalita. Sequência lógica de aplicação do sistemas de APPCC

Grupo: Andressa, Carla e Thalita. Sequência lógica de aplicação do sistemas de APPCC Grupo: Andressa, Carla e Thalita Sequência lógica de aplicação do sistemas de APPCC Equipe responsável: A equipe destinada a aplicação de Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle (APPCC) é composta

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA Boas Práticas de Fabricação de Cosméticos, Produtos de Higiene e Saneantes COORDENAÇÃO DE INSUMOS FARMACÊUTICOS, SANEANTES E COSMÉTICOS Gerência de Inspeção e Certificação

Leia mais

Três insumos que não podem faltar na sua construção: madeira, pedras e inovação

Três insumos que não podem faltar na sua construção: madeira, pedras e inovação Três insumos que não podem faltar na sua construção: madeira, pedras e inovação Soluções Sebraetec para a Indústria da Construção Civil, Rochas Ornamentais, Plástico, Madeira e Metalmecânico PARA O SEU

Leia mais

ISO 22000:2005 SISTEMA DE GESTÃO DA SEGURANÇA DE ALIMENTOS FORMAÇÃO DE AUDITOR LÍDER

ISO 22000:2005 SISTEMA DE GESTÃO DA SEGURANÇA DE ALIMENTOS FORMAÇÃO DE AUDITOR LÍDER ISO 22000:2005 SISTEMA DE GESTÃO DA SEGURANÇA DE ALIMENTOS FORMAÇÃO DE AUDITOR LÍDER Este curso é certificado pelo IRCA Conselho Diretivo ref. Certificação - A17061 e atende o requisito de treinamento

Leia mais

BOAS PRÁTICAS NA PRODUÇÃO PRIMÁRIA DE HORTIFRUTÍCOLAS

BOAS PRÁTICAS NA PRODUÇÃO PRIMÁRIA DE HORTIFRUTÍCOLAS BOAS PRÁTICAS NA PRODUÇÃO PRIMÁRIA DE HORTIFRUTÍCOLAS 1. Tema Produção e Qualidade 2. Subtema Gestão da Qualidade 3. Categoria de serviço Acesso a Serviços de Terceiros 4. Tipo de serviço / instrumento

Leia mais

23/04/2014. Legislação Nacional e Internacional

23/04/2014. Legislação Nacional e Internacional Angela Pellegrino Missaglia 9 de abril de 2014 Campinas São Paulo XIII Congresso Brasil Rendering Muitas doenças relacionadas a alimentos que podem ser prevenidas Muitos eventos relacionados à contaminação

Leia mais

Keni E. Zanoni Nubiato

Keni E. Zanoni Nubiato Keni E. Zanoni Nubiato CONCEITO QUALIDADE - do latim qualitas Produto(s) com características e valores que outros não possuem. Que estejam em conformidade com as exigências do(s) cliente(s). QUALIDADE

Leia mais

Chamamento Público Programa Varejo Inteligente. Etapa INOVA+VAREJO - Capacitação dos Empresários

Chamamento Público Programa Varejo Inteligente. Etapa INOVA+VAREJO - Capacitação dos Empresários Chamamento Público Programa Varejo Inteligente Etapa INOVA+VAREJO - Capacitação dos Empresários 1. Apresentação do Programa Artigo 1º - O Inova + Varejo - Capacitação dos Empresários é uma das etapas da

Leia mais

Nº: PGS Pág.: 1 de 11

Nº: PGS Pág.: 1 de 11 Nº: PGS-3209-51-01 Pág.: 1 de 11 Responsável Técnico: Ana Lucia Silva Taveira Gerência de Saúde, Segurança e Fertilizantes. Público-alvo: Empregados próprios e prestadores de serviços das unidades da Vale

Leia mais

PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE NA PASTEURIZAÇÃO DO LEITE EM MICROUSINAS

PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE NA PASTEURIZAÇÃO DO LEITE EM MICROUSINAS PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE NA PASTEURIZAÇÃO DO LEITE EM MICROUSINAS Cláudio Dias Timm 1 Talita Bandeira Roos 2 Helenice de Lima Gonzalez 2 Daniela dos Santos de Oliveira 2 1. INTRODUÇÃO Atualmente, observa-se

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC FACULDADE DE MEDICINA - FAMED NÚCLEO DE TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM SAÚDE NUTEDS/FAMED/UFC

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC FACULDADE DE MEDICINA - FAMED NÚCLEO DE TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM SAÚDE NUTEDS/FAMED/UFC UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC FACULDADE DE MEDICINA - FAMED NÚCLEO DE TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM SAÚDE NUTEDS/FAMED/UFC CHAMADA PÚBLICA PARA CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES PARA EaD EM SAÚDE

Leia mais

Riscos ambientais empresariais. 4.1 Programa de prevenção de acidentes (PPRA)

Riscos ambientais empresariais. 4.1 Programa de prevenção de acidentes (PPRA) Capítulo 4 Riscos ambientais empresariais Segundo o artigo 9.1.5 da Portaria n 25, de 29.12.94, do Secretário de Segurança e Saúde no Trabalho, considera-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos

Leia mais

PRÊMIO FIEC POR DESEMPENHO AMBIENTAL

PRÊMIO FIEC POR DESEMPENHO AMBIENTAL PRÊMIO FIEC POR DESEMPENHO AMBIENTAL Numa sociedade globalizada, com alta competitividade entre empresas e elevado nível de informação, os consumidores têm amplo poder de escolha, razão pela qual já não

Leia mais

1. ÓRGÃO O Instituto de Educação Portal IEP, através da realização da 10 Edição do Fórum IEP de Sustentabilidade.

1. ÓRGÃO O Instituto de Educação Portal IEP, através da realização da 10 Edição do Fórum IEP de Sustentabilidade. 1. ÓRGÃO O Instituto de Educação Portal IEP, através da realização da 10 Edição do. 2. EVENTO 10 edição do a ser realizado nos dias 05 e 06 de Outubro de 2017. 3. PROPÓSITO DO EDITAL SE DELEÇÃO 3.1. O

Leia mais

PAC. Programas de Autocontrole

PAC. Programas de Autocontrole PAC Programas de Autocontrole Necessidade de oferecer POA com sanidade e qualidade Adequação às normas operacionais para execução do SIE Adesão ao SISBI/SUASA Crescente melhora nas adequações e implementação

Leia mais

Farinha, água, fermento e um toque especial: inovação. Soluções Sebraetec para a Indústria de Panificação e Massas Alimentícias

Farinha, água, fermento e um toque especial: inovação. Soluções Sebraetec para a Indústria de Panificação e Massas Alimentícias Farinha, água, fermento e um toque especial: inovação Soluções Sebraetec para a Indústria de Panificação e Massas Alimentícias PARA O SEU NEGÓCIO CRESCER AINDA MAIS: INOVAÇÃO No mercado atual, com consumidores

Leia mais

A crescente exigência do mercado consumidor em adquirir produtos certificados, tem gerado uma demanda do mercado neste sentido.

A crescente exigência do mercado consumidor em adquirir produtos certificados, tem gerado uma demanda do mercado neste sentido. PROGRAMA SETORIAL DA QUALIDADE DE LAJES PRÉ-FABRICADAS DATA DA ATUALIZAÇÃO: JUNHO/2009 GERENTE: Eng. Anderson Augusto de Oliveira Instituições: SINAPROCIM Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de

Leia mais

Aspectos Legais dos Produtos Artesanais no Estado do Pará

Aspectos Legais dos Produtos Artesanais no Estado do Pará GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA ESPECIAL DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INCENTIVO A PRODUÇÃO AGÊNCIA ESTADUAL DE DEFESA AGROPECUÁRIA DO ESTADO DO PARÁ ADEPARÁ DIRETORIA TECNICA AGROPECUARAIA

Leia mais

SERVIÇO DE INSPEÇÃO DO PARANÁ/PRODUTOS DE. Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal - GIPOA

SERVIÇO DE INSPEÇÃO DO PARANÁ/PRODUTOS DE. Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal - GIPOA SERVIÇO DE INSPEÇÃO DO PARANÁ/PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal - GIPOA GIPOA PROGRAMA REGISTRO DE ESTABELECIMENTOS PROGRAMA FISCALIZAÇÃO DA INSPEÇÃO PROGRAMA

Leia mais

PONTOS CRÍTICOS NAS INSPEÇÕES SANITÁRIAS

PONTOS CRÍTICOS NAS INSPEÇÕES SANITÁRIAS PONTOS CRÍTICOS NAS INSPEÇÕES SANITÁRIAS RDC 48/2013 Importante: Os produtos cosméticos não podem ter indicação ou menções terapêuticas. O Fabricante/Importador (detentor do registro/notificação) é responsável

Leia mais

CHECKLIST DA RDC 16/2013

CHECKLIST DA RDC 16/2013 CHECKLIST DA RDC 16/2013 Checklist para a RDC 16 de 2013 Página 2 de 18 Checklist 1. I/F 2.1 Disposições gerais Existe um manual da qualidade na empresa? 2. I/F Existe uma política da qualidade na empresa?

Leia mais

ANVISA BPF, PROCESSO DE FABRICAÇÃO E SISTEMA DE CODIFICAÇÃO

ANVISA BPF, PROCESSO DE FABRICAÇÃO E SISTEMA DE CODIFICAÇÃO ANVISA BPF, PROCESSO DE FABRICAÇÃO E SISTEMA DE CODIFICAÇÃO Artur J. Gradim ANVISA BRASÍLIA 14 DE Agosto de 2006 PORQUE BOAS PRÁTICAS E NÃO SÓ PRÁTICAS BOAS: (Plural feminino do adjetivo bom) Bom: que

Leia mais

CHAMADA SIMPLIFICADA DE INICIATIVAS Nº 1 DE 28 DE AGOSTO DE 2015 Vitrine de Inovações para a Cidadania Financeira

CHAMADA SIMPLIFICADA DE INICIATIVAS Nº 1 DE 28 DE AGOSTO DE 2015 Vitrine de Inovações para a Cidadania Financeira CHAMADA SIMPLIFICADA DE INICIATIVAS Nº 1 DE 28 DE AGOSTO DE 2015 Vitrine de Inovações para a Cidadania Financeira O Departamento de Educação Financeira do Banco Central do Brasil (BCB) convida sociedades

Leia mais

Regulamento da Edição 2017

Regulamento da Edição 2017 Regulamento da Edição 2017 Art. 1 - DA APRESENTAÇÃO E OBJETIVO 1.1. O PRÊMIO ITEHPEC DE INOVAÇÃO é uma iniciativa do Instituto de Tecnologia e Estudos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ITEHPEC)

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA ASSESSORIA DE PESQUISA, EXTENSÃO E DESENVOLVIMENTO EDITAL DE CHAMAMENTO DE GRUPOS DE ESTUDO

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA ASSESSORIA DE PESQUISA, EXTENSÃO E DESENVOLVIMENTO EDITAL DE CHAMAMENTO DE GRUPOS DE ESTUDO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA ASSESSORIA DE PESQUISA, EXTENSÃO E DESENVOLVIMENTO EDITAL DE CHAMAMENTO DE GRUPOS DE ESTUDO O Centro Universitário de João Pessoa UNIPÊ torna

Leia mais

ROTEIRO DE AUTO INSPEÇÃO PARA FABRICANTES DE PRODUTOS PARA SAÚDE (CORRELATOS)

ROTEIRO DE AUTO INSPEÇÃO PARA FABRICANTES DE PRODUTOS PARA SAÚDE (CORRELATOS) PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ SECRETARIA DA SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ROTEIRO DE AUTO INSPEÇÃO PARA FABRICANTES DE PRODUTOS PARA SAÚDE (CORRELATOS) Processo nº / Estabelecimento: Proprietário/Responsável

Leia mais

Serviço de Inspeção Federal em Santa Catarina

Serviço de Inspeção Federal em Santa Catarina I Simpósio Brasileiro de Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal Serviço de Inspeção Federal em Santa Catarina Michel Tavares Quinteiro Milcent Assis Médico Veterinário MSc. Auditor Fiscal Federal

Leia mais

SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL (SIM)

SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL (SIM) SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL (SIM) HISTÓRIA DA INSPEÇÃO INDUSTRIAL E SANITÁRIA NO BRASIL 1808 - Decreto D. João - criação do cargo de Físico-Mor 1809 - Decreto criação do cargo de Provedor-Mor de Saúde

Leia mais

Boas Práticas para Serviços de Alimentação

Boas Práticas para Serviços de Alimentação Boas Práticas para Serviços de Alimentação 1. Tema Produção e Qualidade 2. Subtema Gestão da Qualidade 3. Categoria de serviço Acesso a Serviços de Terceiros 4. Tipo de serviço / instrumento Consultoria

Leia mais

V COBRADAN. A Importância dos Atores BPL no Processo de Registro de Produtos Agrotóxicos Segundo a Legislação Vigente

V COBRADAN. A Importância dos Atores BPL no Processo de Registro de Produtos Agrotóxicos Segundo a Legislação Vigente Elisa Rosa dos Santos Assessoria Técnica - DICLA/CGCRE/INMETRO Divisão de Acreditação de Laboratórios DICLA/Cgcre V COBRADAN A Importância dos Atores BPL no Processo de Registro de Produtos Agrotóxicos

Leia mais

Como elaborar um MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO (6ª PARTE)

Como elaborar um MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO (6ª PARTE) Como elaborar um MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO (6ª PARTE) Passo a passo para a elaboração do manual de BPF - Condições ambientais Controle integrado de pragas Conjunto de ações preventivas e corretivas

Leia mais

Processo de desenvolvimento de fórmulas enterais. Desde o fornecedor de matéria-prima até o produto final

Processo de desenvolvimento de fórmulas enterais. Desde o fornecedor de matéria-prima até o produto final Processo de desenvolvimento de fórmulas enterais Desde o fornecedor de matéria-prima até o produto final Apresentação Noemi Mau Donizeti Cezari Bióloga, 40 anos de atividades de R&D na Indústria de Alimentos,

Leia mais

Módulo 5 Requisito 8 Validação, verificação e melhoria do Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos Etapas para implementação do APPCC e da ISO

Módulo 5 Requisito 8 Validação, verificação e melhoria do Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos Etapas para implementação do APPCC e da ISO Módulo 5 Requisito 8 Validação, verificação e melhoria do Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos Etapas para implementação do APPCC e da ISO 22000 Processo de Certificação 8 Validação, verificação

Leia mais

Política Responsabilidade Socioambiental (PRSA)

Política Responsabilidade Socioambiental (PRSA) Política Responsabilidade (PRSA) 1. Objetivo O objetivo desta política é orientar os profissionais da INTRADER DTVM quanto às diretrizes da Responsabilidade (PRSA), estabelecendo conceitos e métodos, além

Leia mais

Building Installation Performance - BIP. O novo programa de certificação. Building Installation Performance BIP

Building Installation Performance - BIP. O novo programa de certificação. Building Installation Performance BIP O novo programa de certificação Building Installation Performance BIP Uma visão estratégica para o mercado O que é o novo Porque é importante para o setor da construção civil As características e requisitos

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES PARA A XV SEMANA CIENTÍFICA DA FACULDADE SANTO AGOSTINHO SEC 2017

EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES PARA A XV SEMANA CIENTÍFICA DA FACULDADE SANTO AGOSTINHO SEC 2017 ASSOCIAÇÃO TERESINENSE DE ENSINO S/C LTDA ATE FACULDADE SANTO AGOSTINHO FSA DIREÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO - CPGPEX EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES PARA A XV SEMANA

Leia mais

Implantação de Sistema Gestão Integrado SGI integração dos Sistemas de Gestão da Qualidade. Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional

Implantação de Sistema Gestão Integrado SGI integração dos Sistemas de Gestão da Qualidade. Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO - QUALIDADE, MEIO AMBIENTE, SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL Empresa: Cristal Raidalva Rocha OBJETIVO Implantação de Sistema Gestão Integrado SGI integração dos

Leia mais

Certificação de grupo de produtores orgânicos Passo a passo

Certificação de grupo de produtores orgânicos Passo a passo Certificação de grupo de produtores orgânicos Passo a passo Índice Objetivos... 3 Pré-requisitos para certificação de grupos de produtores... 3 O Sistema de Controle Interno (SCI)... 4 Estrutura administrativa...

Leia mais

Análise de Perigos. Árvore de decisão Q1 Q2 Q3 Q4. Ref.: IP 4 Inspecção à Recepção IP 5 Inspecção à Recepção: Verificação de Temperaturas

Análise de Perigos. Árvore de decisão Q1 Q2 Q3 Q4. Ref.: IP 4 Inspecção à Recepção IP 5 Inspecção à Recepção: Verificação de Temperaturas Análise de s ETAPA: Recepção das matérias-primas s considerados: Biológicos: bactérias patogénicas (forma vegetativa ou esporulada), parasitas e vírus Químicos: micotoxinas, aminas e toxinas naturais,

Leia mais

CERTIFICAÇÃO POR COMPETÊNCIA PROFISSIONAL

CERTIFICAÇÃO POR COMPETÊNCIA PROFISSIONAL CERTIFICAÇÃO POR COMPETÊNCIA PROFISSIONAL INTRODUÇÃO Com base na lei 9.394/96 (LDB) visando à aplicação do artigo 41, o qual estabelece a regulamentação do credenciamento institucional e a oferta de programas

Leia mais

INCUBADORAS DE EMPRESAS EDITAL 01/ SEBRAE

INCUBADORAS DE EMPRESAS EDITAL 01/ SEBRAE INCUBADORAS DE EMPRESAS EDITAL 01/ 2014 - SEBRAE Anexo II ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DO PROJETO Modalidade 2 Implantação do CERNE 2 Brasília, 2014 Código da Proposta: (Uso do Sebrae): 1. DADOS DA ENTIDADE

Leia mais

Jornadas da Alimentação

Jornadas da Alimentação Jornadas da Alimentação Qualidade e Segurança na Cadeia de Abastecimento Transformação de Produtos Primários 21 de Junho de 2006 Rui Almeida ralmeida@consulai.com Qualidade e Segurança na Cadeia de Abastecimento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA E ENGENHARIA DE ALIMENTOS BRUNA AMALIA GARCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA E ENGENHARIA DE ALIMENTOS BRUNA AMALIA GARCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA E ENGENHARIA DE ALIMENTOS BRUNA AMALIA GARCIA RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO (I E II) FLORIANÓPOLIS 2012

Leia mais

Qualider Consultoria e Treinamento. Instrutor: José Roberto

Qualider Consultoria e Treinamento. Instrutor: José Roberto Qualider Consultoria e Treinamento Instrutor: José Roberto 5 S Introdução PROGRAMA 5 S Surgiu no Japão final da década de 60 - É a visão sistêmica de todos os agentes envolvidos no processo produtivo,

Leia mais

SEGURANÇA ALIMENTAR Sistema HACCP

SEGURANÇA ALIMENTAR Sistema HACCP SEGURANÇA ALIMENTAR Sistema HACCP Aplicação de um conjunto de acções para a produção de alimentos sãos. Normas gerais e específicas de higiene e medidas de controlo necessárias por forma a garantir a segurança

Leia mais

MODELO AGRODEFESA. Revisão 00. Logomarca da empresa. Programa de Autocontrole PAC 04 Página 1 de 7 PAC 04. Ventilação

MODELO AGRODEFESA. Revisão 00. Logomarca da empresa. Programa de Autocontrole PAC 04 Página 1 de 7 PAC 04. Ventilação PAC 04 Página 1 de 7 PAC 04 Ventilação PAC 04 Página 2 de 7 1. Objetivo----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------03 2.

Leia mais

COMPETIÇÃO TALENTO EMPREENDEDOR UNIVERSITÁRIO REGULAMENTO

COMPETIÇÃO TALENTO EMPREENDEDOR UNIVERSITÁRIO REGULAMENTO COMPETIÇÃO TALENTO EMPREENDEDOR UNIVERSITÁRIO REGULAMENTO 1. OBJETO A Competição Talento Empreendedor Universitário é uma das ações do projeto de educação empreendedora Empreende Roraima (EmpreendeRR)

Leia mais

MISSÃO DE INTERNACIONALIZAÇÃO CICLO COLÔMBIA 2019 PROGRAMA DE INTERNACIONALIZAÇÃO

MISSÃO DE INTERNACIONALIZAÇÃO CICLO COLÔMBIA 2019 PROGRAMA DE INTERNACIONALIZAÇÃO MISSÃO DE INTERNACIONALIZAÇÃO CICLO COLÔMBIA 2019 PROGRAMA DE INTERNACIONALIZAÇÃO 1 MISSÃO DE INTERNACIONALIZAÇÃO CICLO COLÔMBIA 2019 A Apex-Brasil apresenta a Missão de Internacionalização de empresas,

Leia mais

Logo. Meio Ambiente Guabirotuba. Projeto: Programa Zero Lanfill Organização: Electrolux do Brasil S/A Página: 1/1

Logo. Meio Ambiente Guabirotuba. Projeto: Programa Zero Lanfill Organização: Electrolux do Brasil S/A Página: 1/1 Logo Meio Ambiente Guabirotuba Projeto: Programa Zero Lanfill Organização: Electrolux do Brasil S/A Página: 1/1 nº 43 COMPLETAS Coletor: Web Link 1 (Link) Iniciado em: quinta-feira, 14 de março de 2019

Leia mais

Faço saber que a Assembleia Legislativa decretou e eu sanciono a seguinte Lei:

Faço saber que a Assembleia Legislativa decretou e eu sanciono a seguinte Lei: Lei nº 15.566 DE 02/09/2015 Norma Estadual - Pernambuco Publicado no DOE em 03 set 2015 Dispõe sobre as condições sanitárias relativas à fabricação, armazenamento, transporte, distribuição e comercialização

Leia mais

Apresentação. Objetivo

Apresentação. Objetivo Apresentação O Prêmio Sinduscon 2017 - Fornecedores será concedido a empresa fornecedora de materiais ou serviços para o setor da construção civil que obtiver o melhor desempenho na categoria avaliada.

Leia mais

11/03/2011. Médico Veterinário UFERSA (2001) Dr. Ciências Veterinárias UECE (2006) Professor do Departamentos de Ciências Animais da UFERSA.

11/03/2011. Médico Veterinário UFERSA (2001) Dr. Ciências Veterinárias UECE (2006) Professor do Departamentos de Ciências Animais da UFERSA. Médico Veterinário UFERSA (2001) Dr. Ciências Veterinárias UECE (2006) Prof. Jean Berg Alves da Silva Professor do Departamentos de Ciências Animais da UFERSA DCAn Graduação HIGIENE ANIMAL INSPEÇÃO DE

Leia mais

EDUCATION CENTER MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS PLANTAS PROCESSADORAS DE ALIMENTOS

EDUCATION CENTER MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS PLANTAS PROCESSADORAS DE ALIMENTOS EDUCATION CENTER MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS PLANTAS PROCESSADORAS DE ALIMENTOS MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS PARA PLANTAS PROCESSADORAS DE ALIMENTOS NÍVEL: INTERMEDIÁRIO - AVANÇADO DURAÇÃO DO CURSO: 16. HORAS.

Leia mais

RELATÓRIO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA

RELATÓRIO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA 1/ 22 LOCAL: Sala de Reunião Presidência HORÁRIO: 14:00 H Assuntos tratados: 1. Resultados das auditorias internas e das avaliações do atendimento aos requisitos legais e outros subscritos pela organização

Leia mais

N O 01 DE 03 DE MAIO DE 2018

N O 01 DE 03 DE MAIO DE 2018 EDITAL INOVABUSINESS N O 01 DE 03 DE MAIO DE 2018 PROGRAMA INOVABUSINESS SS A Pró-reitora reitora Acadêmica da Universidade Vila Velha, no uso de suas atribuições legais e estatutárias resolve implementar

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO III Aula 6 TÓPICOS ESPECIAIS EM. Dr. Alexandre Silva de Oliveira. Material desenvolvido por Prof. Ms.

ADMINISTRAÇÃO III Aula 6 TÓPICOS ESPECIAIS EM. Dr. Alexandre Silva de Oliveira. Material desenvolvido por Prof. Ms. Dr. Alexandre Silva de Oliveira TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO III Aula 6 Material desenvolvido por Prof. Ms. Alexandre Abicht Os Sistemas de Gestão Conceitua-se Sistemas de Gestão (SGA) como um conjunto

Leia mais

CIRCULAR N 369, DE 02 DE JUNHO DE 2003

CIRCULAR N 369, DE 02 DE JUNHO DE 2003 CIRCULAR N 369, DE 02 DE JUNHO DE 2003 Instruções para elaboração e implantação dos sistemas PPHO e APPCC nos estabelecimentos habilitados à exportação de carnes Conforme as Decisões 2001/471/CE e 2002/477/CE,

Leia mais

Revisão da implementação do novo sistema nacional das GDP nos medicamentos, substâncias ativas e perspetivas futuras

Revisão da implementação do novo sistema nacional das GDP nos medicamentos, substâncias ativas e perspetivas futuras CURSO Boas Práticas de Distribuição de Medicamentos de uso Humano: Revisão da implementação do novo sistema nacional das GDP nos medicamentos, substâncias ativas e perspetivas futuras A sua Formadora:

Leia mais

Professora do DGTA/CCHSA/UFPB, Campus III, Bananeiras-PB (Orientadora). PROBEX E- mail: 2

Professora do DGTA/CCHSA/UFPB, Campus III, Bananeiras-PB (Orientadora). PROBEX E- mail: 2 INFLUÊNCIA DA PÓS-COLHEITA NA ELABORAÇÃO DE PRODUTOS DA FRUTICULTURA EM MICRORREGIÕES DA PARAÍBA, E SUA IMPORTÂNCIA NA RENDA FAMILIAR DOS COOPERADOS DA COAPRODES SOUSA 1, Solange SILVA 2, Ridevaldo Bernardo

Leia mais