Medidas e Avaliação em Educação Física

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Medidas e Avaliação em Educação Física"

Transcrição

1 Medidas e Avaliação em Educação Física Unidade I Fundamentos em Avaliação Prof. Esp. Jorge Duarte

2 Fundamentos em Avaliação A) Introdução à Avaliação Moderna Teste e Termos Relacionados; Objetivos das Medidas e Avaliações; Princípios das Medidas e Avaliações; B) Seleção e Administração de Instrumentos de Avaliação Técnicas e Instrumentos de Avaliação; Critérios Para a Seleção de Testes; Precisão das Medidas;

3 A) Introdução à Avaliação Moderna Os conhecimentos e as habilidades em avaliação são considerados essenciais para a preparação profissional de estudantes que aspiram às carreiras de educação física, técnico esportivo, especialista em medicina.

4 Propósito O fato de medidas e avaliação em Educação Física ser encarado como sendo um processo para se atribuir notas ou conceitos certamente é uma atribuição importante, porémnãoéoúnicoenemomaisimportante propósito das medidas e avaliação.

5 Objetivos da Disciplina Mostrar o papel no processo de aprendizagem; Empregar técnicas e instrumentos com precisão; Avaliar os dados de forma correta; Aumentar o embasamento teórico e prático, visando um trabalho mais credível e calcado em bases científicas;

6 1) Teste e Termos Relacionados Teste É um instrumento, procedimento ou técnica usada para se obter uma informação. Um teste é um instrumento ou procedimento que traz à tona uma resposta observável a fim de fornecer informação sobre um atributo específico de uma ou mais pessoas.

7 1) Teste e Termos Relacionados Medida É o processo utilizado para coletar as informações obtidas pelo teste, atribuindo um valor numérico aos resultados. É o processo de se determinar sistematicamente um valor numérico para um atributo de interesse.

8 1) Teste e Termos Relacionados Avaliação Determina a importância ou o valor da informação. Classifica os testandos, reflete o progresso, indica se objetivos estão ou não sendo atingidos, indica se o sistema de ensino está sendo satisfatório, e outros. A avaliação faz comparação com algum padrão.

9 Medida x Avaliação Enquanto podemos medir a espessura de dobras cutâneas de forma confiável, usamos essas medidas para avaliar a composição corporal. Utilizamos avaliação para expressar nosso entendimento de que o atributo estudado é indefinível demais para ser medido objetivamente.

10 Para que Avaliar??? Há muitas razões para se avaliar. A maioria dos comportamentos humanos intencionais que vinculam escolhas consistem em um processo de quatro passos: a) Estabelecer critérios; b) Realizar uma avaliação; c) Fazer interpretações com dados da avaliação; d) Escolher possíveis formas de ação;

11 Objetivos das Medidas e Avaliação Determinar o Progresso do Indivíduo

12 Objetivos das Medidas e Avaliação Classificar os Indivíduos

13 Objetivos das Medidas e Avaliação Selecionar Indivíduos

14 Objetivos das Medidas e Avaliação Diagnosticar É necessário para assegurar, continuamente, os pontos fortes e fracos dos indivíduos, para guiá-los através de um programa de Educação Física indicado para atender suas necessidades. Motivar Os indivíduos podem ser motivados a melhorar sua performance.

15 Objetivos das Medidas e Avaliação Manter Padrões Não é somente o que está sendo ensinado que precisa ser avaliado, mas também, a maneira como está sendo feito, ou seja, se o que está sendo proposto poderia ser melhor exposto aos indivíduos.

16 Objetivos das Medidas e Avaliação Diretriz para Pesquisa A pesquisa depende de informação precisa e adequada, obtida através de procedimentos de medidas cuidadosamente planejados. Outro importante objetivo da avaliação é prover os instrumentos para que se possa levar os conhecimentos adquiridos na realização de determinado trabalho a outras pessoas da área.

17 Objetivos das Medidas e Avaliação Experiência Indivíduo/Profissional Tanto os indivíduos quanto os profissionais devem tirar proveito do processo de avaliação.

18 3) Princípios das Medidas e Avaliações Um programa deve ser compatível com sua própria filosofia. É impossível se desenvolver com sucesso algo que não se acredita. (Kirkendall et.al., 1980)

19 3) Princípios das Medidas e Avaliações Para se avaliar, efetivamente, todas as medidas devem ser conduzidas com objetivos do programa em mente: Em todos os aspectos da avaliação deve-se Em todos os aspectos da avaliação deve-se ter em mente as metas. Antes de administrar os testes, é preciso determinar os objetivos do programa.

20 3) Princípios das Medidas e Avaliações Deve-se lembrar sempre a relação existente entre teste, medida e avaliação: Avaliação inclui testes e medidas. Entretanto, avaliar é muito mais amplo do que simplesmente testar e medir.

21 3) Princípios das Medidas e Avaliações Devem ser conduzidos e supervisionados por pessoas treinadas: Não é qualquer pessoa que pode administrar efetivamente um programa de medida e avaliação.

22 3) Princípios das Medidas e Avaliações Os resultados devem ser interpretados em termos do indivíduo como um todo: social, mental, física e psicologicamente: As razões de resultados fracos em teste As razões de resultados fracos em teste físico podem ser várias!!!

23 3) Princípios das Medidas e Avaliações Tudo que existe pode ser medido: Qualquer assunto incluso em um programa de Educação Física deve ser medido. Nenhumtesteoumedidaéperfeito: Deve-se usar sempre o melhor teste possível, mas ter sempre em mente que podem existir erros.

24 3) Princípios das Medidas e Avaliações Não há teste que substitua o julgamento profissional: Este talvez seja o mais importante princípio da avaliação. Se não houvesse lugar para o julgamento em medidas e avaliação, então o profissional poderia ser substituído por uma máquina ou por um técnico. Por outro lado, julgamentos feitos sem dados substâncias são sempre inaceitáveis.

25 3) Princípios das Medidas e Avaliações Deve sempre existir o reteste para se observar o desempenho: Caso não sejam medidas as habilidades inicias e finais de um indivíduo em um programa de Educação Física, os métodos e materiais empregados permanecerão desconhecidos, sem que possam ser avaliados.

26 3) Princípios das Medidas e Avaliações Usar os testes que mais se aproximem da situação da atividade: Os testes devem refletir as situações da atividade.

27 3) Princípios das Medidas e Avaliações Usar os testes mais válidos, fidedignos e objetivos: Os testes devem medir, consistentemente, o que se pretende que eles meçam e devem ter o mesmo resultado, independentemente da pessoa que os está aplicando. Não há teste perfeito, porém devem ser usados os melhores testes disponíveis e deve-se pesquisar, continuamente, para melhorar os instrumentos e medidas.

28 4) Diretrizes para Práticas Éticas em Avaliação Comotudoqueossereshumanosfazem,a avaliação pode ser feita de uma maneira boa ou ruim. Quando é bem feita, tanto informa o examinador como beneficia o examinado.

29 4) Diretrizes para Práticas Éticas em Avaliação Considerações éticas: Não causar danos físicos; Não causar danos psicológicos; Utilize as avaliações apenas com objetivos para ao quais elas foram desenvolvidas; Mantenha a confidencialidade dos dados da avaliação; Avaliaçãonãoterminaemsimesma; Nenhum teste é perfeito; Não confunda os resultados do teste com o valor pessoal.

30 B)Seleção e Administração de Instrumentos de Avaliação Omelhortestedo mundo não pode dar a você uma boa informação se ele for precariamente administrado. E, de forma inversa, uma administração precisa e eficiente de um instrumento de avaliação precário não lhe dará dados de qualidade.

31 5)Fontes de Instrumento de Avaliação Livros de avaliação; Periódicos, dissertações e teses; Textos especializados de referência em estudos de esportes e exercícios; Colegas profissionais; Uso de banco de dados de referências eletrônicas.

32 Sites Para Pesquisa Scielo- Sibi - USP- Bireme - Periódicos Capes - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas

33 Sites Para Pesquisa American College of Sports Medicine- Jornal do Esporte- Biblioteca da PUC/PR-Curitiba, Pr - Sistema de Bibliotecas da UFMGhttp:// UNICAMP -Sistema de Bibliotecas-Campinas, SP. Sociedade Brasileira de Hipertensão Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte

34 6) Critérios para a Seleção de Testes Esta é uma das mais importantes fases do programa de medidas e avaliação. Cada instrumento deve ser avaliado em termos de pretensão de uso. Aplicabilidade Administrativa; Qualidades Psicométricas

35 6.1) Aplicabilidade Administrativa O usuário do teste deve prestar muita atenção: (a) Ao que o criador do teste especificou com respeito à população para a qual o teste foi desenvolvido; (b) Ao objetivo estabelecido do teste; (c) Aos procedimentos recomendados de administração.

36 Procedimentos Recomendados de Administração População da avaliação; Objetivo da avaliação; Tamanho do grupo de administração; Treinamento do administrador; Tempo de administração; Ambiente de administração; Custos administrativos.

37 6.1) Aplicabilidade Administrativa A aplicabilidade administrativa é avaliada comparando-se a semelhança entre as características do instrumento de avaliação e sua intenção ao utilizálo. Quanto maiores as semelhanças, melhor a aplicabilidade administrativa.

38 6.2) Qualidades Psicométricas Validade, fidedignidade, objetividade e liberdade de tendências em avaliação são qualidades psicométricas. Um bom instrumento de avaliação sempre Um bom instrumento de avaliação sempre possui um grau significativo de todas as quatro qualidades psicométricas. Em última instância, todas as quatro qualidades psicométricas são relevantes.

39 6.2) Qualidades Psicométricas

40 7) Administração de Avaliações De forma geral não há nenhum conjunto de orientações administrativas que podem ser aplicadas para todos os instrumentos de avaliação e para todas as situações de teste. A seguir irão algumas dicas para as seguintes fases: Preparação para a Administração; PeríododeColetadeDados; Período Pós-Coleta de Dados.

41 7.1) Preparação para a Administração Torne-se muito familiarizado ao instrumento de avaliação; Planejeoesquemafísicoparaolocaldoteste; Faça planos para organizar os examinados para o teste; Planeje os assistentes; Planeje a anotação dos resultados e o armazenamento dos registros (se possível utilize computadores); Reúna e inspecione todo o equipamento; Faça planos para novos testes;

42 7.2) Período de Coleta de Dados Informe os examinados sobre as razões para a avaliação; Comporte-se de forma consistente com os usos pretendidos dos resultados; Inspecione os pontos para a exatidão na administração e na marcação dos resultados.

43 7.3) Período Pós-Coleta de Dados Desmonte a área do teste; Cheque os resultados armazenados; Tabule os resultados e realize as análises estatísticas; Informe os resultados para os examinados; Arquive todas as informações pertinentes.

44 8) Precisão das Medidas Depende muito da exatidão dos instrumentos. Quanto mais refinado ele for, melhor será o resultado da medida. Existem dois tipos de erros mais comuns: Erro de Medida; Erro Sistemático.

45 8.1) Erro de Medida Erro de Equipamento quando o equipamento não é aferido previamente; Erro do Medidor quando o medidor erra ao fazer uma determinada leitura de um instrumento; Erro administrativo quando existe algo errado na administração do teste.

46 8.2) Erro Sistemático Como erro sistemático pode-se citar as diferenças biológicas. Por exemplo, se a medida da estatura de um indivíduo for realizada nas primeiras horas da manhã, terse-á uma medida, se for realizada à tarde haverá uma diferença na medição do mesmo indivíduo, devido à influência da força da gravidade sobre seu corpo.

47 Muito obrigado pela atenção!!!

Medidas e Avaliação. Prof. Dr. Carlos Cezar I. S. Ovalle

Medidas e Avaliação. Prof. Dr. Carlos Cezar I. S. Ovalle Medidas e Avaliação Prof. Dr. Carlos Cezar I. S. Ovalle Medidas e Avaliação MEDIDA: É uma determinação de grandeza e se constitui no primeiro instrumento para se obter informação sobre algum dado pesquisado.

Leia mais

Medidas e Avaliação da Atividade Motora

Medidas e Avaliação da Atividade Motora Escola de Educação Física e Esporte da USP Tema da aula: Conceitos Básicos Medidas e Avaliação da Atividade Motora Objetivos da aula: Conceituar: medida, teste, avaliação Compreender as etapas do processo

Leia mais

Estudo de Validade feito por Spectrum Assessments Avaliação de Índice Comportamental

Estudo de Validade feito por Spectrum Assessments Avaliação de Índice Comportamental Estudo de Validade feito por Spectrum Assessments Avaliação de Índice Comportamental Insight.lideracoaching.com.br 1 Introdução A Avaliação O Índice Comportamental Spectrum Assessments foi desenvolvido

Leia mais

Estudo de Validade feito por Spectrum Assessments Avaliação Fatores de Motivação

Estudo de Validade feito por Spectrum Assessments Avaliação Fatores de Motivação Estudo de Validade feito por Spectrum Assessments Avaliação Fatores de Motivação Insight.lideracoaching.com.br 1 Introdução A Avaliação A Avaliação dos Fatores de Motivação da Spectrum Assessments Internacional

Leia mais

CHECK-LIST ISO 14001:

CHECK-LIST ISO 14001: Data da Auditoria: Nome da empresa Auditada: Auditores: Auditados: Como usar este documento: Não é obrigatório o uso de um check-list para o Sistema de Gestão. O Check-list é um guia que pode ser usado

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DE RIBEIRÃO PRETO EEFERP - USP. Prof. Dr. Dalmo Roberto Lopes Machado

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DE RIBEIRÃO PRETO EEFERP - USP. Prof. Dr. Dalmo Roberto Lopes Machado UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DE RIBEIRÃO PRETO EEFERP - USP Prof. Dr. Dalmo Roberto Lopes Machado População avaliada Para quem o instrumento (testes) foi desenvolvido?

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOTERAPIA TRAUMATO- ORTOPÉDICA METODOLOGIA DA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOTERAPIA TRAUMATO- ORTOPÉDICA METODOLOGIA DA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOTERAPIA TRAUMATO- ORTOPÉDICA METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA Profa. Dra. Paula Silva de Carvalho Chagas Faculdade de Fisioterapia UFJF Doutora em Ciências da Reabilitação

Leia mais

IPPF - International Professional Practices Framework

IPPF - International Professional Practices Framework IPPF - International Professional Practices Framework 1 IPPF - International Professional Practices Framework Estrutura (Framework) As ORIENTAÇÕES MANDATÓRIAS consistem em Princípios Fundamentais, Definição

Leia mais

Módulo Contexto da organização 5. Liderança 6. Planejamento do sistema de gestão da qualidade 7. Suporte

Módulo Contexto da organização 5. Liderança 6. Planejamento do sistema de gestão da qualidade 7. Suporte Módulo 3 4. Contexto da organização 5. Liderança 6. Planejamento do sistema de gestão da qualidade 7. Suporte Sistemas de gestão da qualidade Requisitos 4 Contexto da organização 4.1 Entendendo a organização

Leia mais

ÉTICA E INFORMÁTICA NA SAÚDE: USUÁRIOS, PADRÕES E RESULTADOS

ÉTICA E INFORMÁTICA NA SAÚDE: USUÁRIOS, PADRÕES E RESULTADOS ÉTICA E INFORMÁTICA NA SAÚDE: USUÁRIOS, PADRÕES E RESULTADOS Franciê Assis M. Faria Nicoli Maria Pereira Tópicos de Pesquisa em Informática QUESTÕES ÉTICAS EM INFORMÁTICA NA SAÚDE A tendência atual é para

Leia mais

Título Código Rev. MÉTODOS DE ENSAIO E VALIDAÇÃO DE MÉTODOS MQ-CQMA

Título Código Rev. MÉTODOS DE ENSAIO E VALIDAÇÃO DE MÉTODOS MQ-CQMA 5.4.1. Generalidades Os laboratórios do Centro de Química e Meio Ambiente (CQMA) estabelecem e mantêm procedimentos documentados para os métodos de ensaios que realizam. Nesses procedimentos estão incluídos

Leia mais

Formação Técnica em Administração. Modulo de Padronização e Qualidade

Formação Técnica em Administração. Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade Competências a serem trabalhadas ENTENDER OS REQUISITOS DA NORMA ISO 9001:2008 E OS SEUS PROCEDIMENTOS OBRIGATÓRIOS SISTEMA DE GESTÃO

Leia mais

FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE ISO 19011:2012 PROF. NELSON CANABARRO

FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE ISO 19011:2012 PROF. NELSON CANABARRO FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE ISO 19011:2012 PROF. NELSON CANABARRO PRINCÍPIOS ISO 9001:2015 1. Foco no cliente 2. Liderança 3. Engajamento das pessoas 4. Abordagem de processo 5. Melhoria

Leia mais

PLANEJAMENTO ESCOLAR. Dra. Regina Magna Bonifácio de Araújo Disciplina DEEDU 517 ICHS - UFOP

PLANEJAMENTO ESCOLAR. Dra. Regina Magna Bonifácio de Araújo Disciplina DEEDU 517 ICHS - UFOP PLANEJAMENTO ESCOLAR Dra. Regina Magna Bonifácio de Araújo Disciplina DEEDU 517 ICHS - UFOP Planejamento e Plano Planejar é uma necessidade constante em todas as áreas da atividade humana. Planejar é analisar

Leia mais

AUDITORIA INTERNA. A Auditoria Interna é exercida nas pessoas jurídicas de direito público, interno ou externo, e de direito privado.

AUDITORIA INTERNA. A Auditoria Interna é exercida nas pessoas jurídicas de direito público, interno ou externo, e de direito privado. A Auditoria Interna é exercida nas pessoas jurídicas de direito público, interno ou externo, e de direito privado. A Auditoria Interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações,

Leia mais

OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL

OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL Requisitos gerais, política para SSO, identificação de perigos, análise de riscos, determinação de controles. CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE

Leia mais

Medir o Rendimento: O padrão ISO para rendimento de toners para impressoras

Medir o Rendimento: O padrão ISO para rendimento de toners para impressoras RENDIMENTOS DOS SUPRIMENTOS Medir o Rendimento: O padrão ISO para rendimento de toners para impressoras Impressões Monocromáticas: Os clientes desejam estar bem informados quando tomam decisões sobre a

Leia mais

I ENCONTRO NACIONAL DOS CONSELHOS DE MEDICINA Belém, 7 de março de 2013

I ENCONTRO NACIONAL DOS CONSELHOS DE MEDICINA Belém, 7 de março de 2013 I ENCONTRO NACIONAL DOS CONSELHOS DE MEDICINA 2013 Belém, 7 de março de 2013 DISCUSSÃO NA CT DO CFM 1. A população brasileira está bem assistida em Emergência? 2. O médico brasileiro está bem formado

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade

Sistema de Gestão da Qualidade LV -001 0 Página 1 de 20 RESUMO DA AUDITORIA Data da auditoria: / / Auditor(es): Pessoas contatadas: Pontos positivos detectados: Pontos que precisam de melhoria: Não Conformidades Encontradas: Assinatura

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA O sucesso de uma empresa e um bom clima organizacional estão intimamente ligados. Quando os funcionários sentem felicidade nas tarefas e

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA CURSO DE GESTÃO PÚBLICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA CURSO DE GESTÃO PÚBLICA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA CURSO DE GESTÃO PÚBLICA Professor: Ernesto Friedrich de Lima Amaral Disciplina: Avaliação

Leia mais

O Código de Ética e Conduta Profissional da ACM(Association for Computing Machinery) Código de Ética da ACM. Código de Ética da ACM

O Código de Ética e Conduta Profissional da ACM(Association for Computing Machinery) Código de Ética da ACM. Código de Ética da ACM Códigos de Ética em Computação O Código de Ética e Conduta Profissional da ACM(Association for Computing Machinery) SCC 207 Computadores e Sociedade I Não há diretrizes específicas para todos os casos

Leia mais

Ementa Projeção H.T.P.

Ementa Projeção H.T.P. TÉCNICAS PROJETIVAS Ementa Projeção H.T.P. I - EMENTA Será estudado neste semestre: Conceito de projeção e de apercepção. Técnicas de investigação da personalidade. Uso adequado e ético dos testes projetivos

Leia mais

Feedback 360 TMA Flexível e on-line. Maximize o Feedback 360 Graus TMA. Obrigado por usar o Feedback 360 Graus TMA. Manual do Feedback 360 graus TMA

Feedback 360 TMA Flexível e on-line. Maximize o Feedback 360 Graus TMA. Obrigado por usar o Feedback 360 Graus TMA. Manual do Feedback 360 graus TMA Manual do Feedback 360 graus TMA Maximize o Feedback 360 Graus TMA Obrigado por usar o Feedback 360 Graus TMA O Feedback de 360 graus é uma ferramenta poderosa, mas deve ser usada corretamente Leia este

Leia mais

Capítulo 6 Seleção de funcionários

Capítulo 6 Seleção de funcionários Capítulo 6 Seleção de funcionários slide 1 Objetivos de aprendizagem 1. Definir os conceitos básicos de testes, incluindo legitimidade e confiabilidade. 2. Discutir, pelo menos, quatro tipos básicos de

Leia mais

Projeto de Interface Homem- Máquina

Projeto de Interface Homem- Máquina Projeto de Interface Homem- Máquina PCS 013 Profa. Lúcia V. L. Filgueiras Profa. Selma S. S. Melnikoff Projeto de Interface- Homem- Máquina Em geral, esta atividade é realizada na fase de análise ou de

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Pontifícia Universidade Católica do Paraná Escola Politécnica Curso de Engenharia de Computação Campus Curitiba CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO

Leia mais

Revisão da ISO 14001:2015. Fernanda Spinassi

Revisão da ISO 14001:2015. Fernanda Spinassi Revisão da ISO 14001:2015 Fernanda Spinassi Requisito 4 Contexto da Organização Está mais claramente definida a obrigação de monitorar e analisar criticamente as questões externas e internas da organização

Leia mais

DISPOSITIVOS DA AVALIAÇÃO

DISPOSITIVOS DA AVALIAÇÃO SOBRE AVALIAÇÃO No processo de ensino aprendizagem a avaliação não é parte em separado do processo de aprender e ensinar. Se o professor deseja rever a sua prática, mas não altera a sua forma de avaliar

Leia mais

27/03/2017. Objetivos da aula: EFB Medidas e Avaliação da Atividade Motora

27/03/2017. Objetivos da aula: EFB Medidas e Avaliação da Atividade Motora Objetivos da aula: EFB0303 - Medidas e Avaliação da Atividade Motora Maria Urbana Rondon urbana@usp.br Conhecer os critérios de seleção de testes Orientações e cuidados para a aplicação de testes e realização

Leia mais

Avaliação de Desempenho

Avaliação de Desempenho 1 Avaliação de Desempenho Cabe ao Franqueado Operador avaliar o desempenho dos profissionais e diagnosticar as causas do mau desempenho, identificando a diferença entre o desempenho real e o desempenho

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES R E S O L U Ç Ã O N. 54/2008 CONSUN APROVA O REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO FINAL (OU TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC), DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO DO CCET CÂMPUS CURITIBA, PARA INGRESSANTES

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL AULA 13 AUDITORIA DE SISTEMAS

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL AULA 13 AUDITORIA DE SISTEMAS SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL AULA 13 AUDITORIA DE SISTEMAS Conceitos sobre auditorias Requisito da norma ISO 14.001: Auditoria interna: A organização deve assegurar que as auditorias internas do sistema

Leia mais

BIBLIOTECA PAULO LACERDA DE AZEVEDO R E G I M E N T O

BIBLIOTECA PAULO LACERDA DE AZEVEDO R E G I M E N T O BIBLIOTECA PAULO LACERDA DE AZEVEDO R E G I M E N T O I N T E R N O Porto Alegre, 2008 TITULO I DA NATUREZA E SEUS FINS Art. 1 A Biblioteca Paulo Lacerda de Azevedo, criada em 1962, registrada sob o nº.

Leia mais

O ENSINO DE LABORATÓRIO DE FÍSICA NA UEFS: CONSIDERAÇÕES TEÓRICO-PEDAGÓGICAS

O ENSINO DE LABORATÓRIO DE FÍSICA NA UEFS: CONSIDERAÇÕES TEÓRICO-PEDAGÓGICAS 123 O ENSINO DE LABORATÓRIO DE FÍSICA NA UEFS: CONSIDERAÇÕES TEÓRICO-PEDAGÓGICAS Milton Souza Ribeiro* Dagoberto da Silva Freitas** Durval Eusíquio de Miranda*** RESUMO Este trabalho se ocupa do estudo

Leia mais

Aprendizado de Máquina

Aprendizado de Máquina Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias CCENS UFES Departamento de Computação Aprendizado de Máquina Inteligência Artificial Site: http://jeiks.net E-mail: jacsonrcsilva@gmail.com

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 72006 Quer numa empresa do setor privado ou do setor público, o grupo é entendido como um conjunto de pessoas que: I- Se ajudam e se influenciam reciprocamente. II- Estão inumes a problemas e

Leia mais

PLANEJAMENTO ESCOLAR. Importância e significado do planejamento escolar Tipos de planos Requisitos para o planejamento.

PLANEJAMENTO ESCOLAR. Importância e significado do planejamento escolar Tipos de planos Requisitos para o planejamento. PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar Tipos de planos Requisitos para o planejamento. O significado e a importância do planejamento escolar: O trabalho docente é uma atividade

Leia mais

TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR EDITAL Nº 102/2014 DG

TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR EDITAL Nº 102/2014 DG EDITAL Nº 102/2014 DG O Diretor Geral das Faculdades Integradas do Brasil torna público que estão abertas as inscrições para o teste seletivo de contratação de professor para as disciplinas de Esportes

Leia mais

Josiane Costa. Porto Alegre, 2017

Josiane Costa. Porto Alegre, 2017 Josiane Costa Bibliotecária Fabico UFRGS Especialista em Gestão de Bibliotecas Universitárias UFRGS Mestre em Comunicação e Informação UFRGS Porto Alegre, 2017 Conhecendo o Portal de Periódicos da Capes

Leia mais

CURSO DE BACHAREL EM CIÊNCIAS MILITARES

CURSO DE BACHAREL EM CIÊNCIAS MILITARES CURSO DE BACHAREL EM CIÊNCIAS MILITARES Autores Autores: Prof. Carlos José Giudice dos Santos e Profa. Cristina Resende Lemos Almeida Curso de Formação de Oficiais da PMMG 2 ano Avaliação OBJETIVOS Ao

Leia mais

Avaliação de Desempenho (AD)

Avaliação de Desempenho (AD) 1 Avaliação de Desempenho (AD) Conceitos Identificação e mensuração das ações que os colaboradores de uma organização realizaram durante determinado período, tendo como finalidade diagnosticar e analisar

Leia mais

7. Competência e avaliação de auditores 7.1 Generalidades

7. Competência e avaliação de auditores 7.1 Generalidades Módulo 4 NBR ISO 19011:2018 7 Competência e avaliação de auditores 7.1 Generalidades 7.2 Determinando competência do auditor 7.3 Estabelecendo critérios de avaliação de auditor 7.4 Selecionando o método

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos ISO 9001:2008 GESTÃO DE QUALIDADE O que é ISO? ISO = palavra grega que significa Igualdade O Comitê - ISO A Organização Internacional de Normalização (ISO) tem sede em Genebra na Suíça, com o propósito

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE

ENGENHARIA DE SOFTWARE ENGENHARIA DE SOFTWARE Qualidade de Software Qualidade do produto e do processo Padrões de software Revisões Medições e métricas de software Kele Teixeira Belloze kelebelloze@gmail.com CONCEITO DE QUALIDADE

Leia mais

NAGEH Pessoas. Eixo: Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal 28/09/2015. Compromisso com a Qualidade Hospitalar

NAGEH Pessoas. Eixo: Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal 28/09/2015. Compromisso com a Qualidade Hospitalar Eixo: Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal 28/09/2015 Agenda: 28/09/2015 8:30 as 9:00 h Recepção dos participantes 9:00 as 11:00 h Eixo: Capacitação e Desenvolvimento 11:00 as 11:30 h Análise de Indicadores

Leia mais

O Projeto de TCC. Como elaborar??? Claudia Brandelero Rizzi. (com contribuições do Clodis e Adriana)

O Projeto de TCC. Como elaborar??? Claudia Brandelero Rizzi. (com contribuições do Clodis e Adriana) O Projeto de TCC Como elaborar??? Claudia Brandelero Rizzi (com contribuições do Clodis e Adriana) O Projeto de Pesquisa Título Apesar de ser o primeiro item a ser lido em um projeto, o título também pode

Leia mais

REVISÃO DE LITERATURA

REVISÃO DE LITERATURA Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Economia, Administração e Sociologia LES 669 - LES0669 Iniciação Científica em Economia Aplicada REVISÃO DE LITERATURA

Leia mais

Para Mezzaroba e Monteiro: Marlyse F. de C. Magalhães 1 1 PESQUISA

Para Mezzaroba e Monteiro: Marlyse F. de C. Magalhães 1 1 PESQUISA 4 1 PESQUISA Marlyse F. de C. Magalhães 1 Para uma melhor compreensão, iniciar-se-á no conceito da pesquisa e após explanar o conceito de acordo com os autores, explicará a finalidade de uma pesquisa.

Leia mais

Parte 5 SHAN - Curso PPR 2018

Parte 5 SHAN - Curso PPR 2018 Parte 5 PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA (PPR) O QUE É??? É um conjunto de medidas práticas e administrativas, que devem ser adotadas por toda a empresa onde for necessário o uso de respirador. É obrigatório

Leia mais

Normas ISO:

Normas ISO: Universidade Católica de Pelotas Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina de Qualidade de Software Normas ISO: 12207 15504 Prof. Luthiano Venecian 1 ISO 12207 Conceito Processos Fundamentais

Leia mais

Gestão de Pessoas Revisão: 02 Página 1 de 6

Gestão de Pessoas Revisão: 02 Página 1 de 6 PROCEDIMENTO PR 6.01 Gestão de Pessoas Revisão: 02 Página 1 de 6 CÓPIA CONTROLADA 1. HISTÓRICO DE REVISÕES DATA REVISÃO RESUMO DE ALTERAÇÕES 20/08/2013 00 Emissão inicial 29/07/2014 01 03/12/2015 02 Adequações

Leia mais

AUDITORIAS AUDITORIAS

AUDITORIAS AUDITORIAS OBJETIVO DA AUDITORIA PROCEDIMENTOS VERIFICAR, ATESTAR SE AS ATIVIDADES E OS RESULTADOS A ELA RELACIONADOS, DE UM SISTEMA DE GESTÃO FORMAL, ESTÃO IMPLEMENTADOS EFICAZMENTE. DEFINIÇÕES: AUDITORIA: UM EXAME,

Leia mais

GERENCIAMENTO DE DADOS Exercícios

GERENCIAMENTO DE DADOS Exercícios GERENCIAMENTO DE DADOS Exercícios EXERCÍCIO 1 Marque a opção correta: 1. O conceito de administração de recursos de dados envolve o gerenciamento dos: a. Recursos de dados de uma organização e do seu pessoal.

Leia mais

Múltiplas dimensões da Avaliação da Educação Superior: alguns dos seus aspectos quantitativos

Múltiplas dimensões da Avaliação da Educação Superior: alguns dos seus aspectos quantitativos Múltiplas dimensões da Avaliação da Educação Superior: alguns dos seus aspectos quantitativos Prof. Regilson Borges Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) Apresentação... Avaliação como medida Psicometria

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Novembro de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Finalizar o conteúdo da Disciplina Governança de

Leia mais

Medindo a performance da polícia: A perspectiva da sociedade

Medindo a performance da polícia: A perspectiva da sociedade Medindo a performance da polícia: A perspectiva da sociedade Anton Maslov Public Safety Canada 7 de novembro de 2017 Seminário Internacional de Segurança Pública e Gestão da Atividade Policial Os resultados

Leia mais

Spring Score Report Interpretation Guide For Parents

Spring Score Report Interpretation Guide For Parents Spring 2017 Score Report Interpretation Guide For Parents Índice 1.0 Informações Gerais para Pais e Educadores... 1 1.1 Histórico... 1 1.2 Avaliação PARCC... 1 1.3 Confidencialidade dos Relatórios de

Leia mais

Aprendizagem de Máquina. Prof. Júlio Cesar Nievola PPGIA - PUCPR

Aprendizagem de Máquina. Prof. Júlio Cesar Nievola PPGIA - PUCPR Aprendizagem de Máquina Prof. Júlio Cesar Nievola PPGIA - PUCPR Introdução Justificativa Recente progresso em algoritmos e teoria Disponibilidade crescente de dados online Poder computacional disponível

Leia mais

PESQUISA QUANTITATIVA

PESQUISA QUANTITATIVA PESQUISA QUANTITATIVA Teoria e Análise das Organizações Comportamento Organizacional Tópicos Contemporâneos em Administração 1 Prof. Dr. Onofre R. de Miranda 1 OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Apresentar conceitos

Leia mais

1 Apresentação e público alvo Duração e carga horária Temas dos cursos Metodologia de Ensino Materiais para estudo...

1 Apresentação e público alvo Duração e carga horária Temas dos cursos Metodologia de Ensino Materiais para estudo... Orientações gerais Este documento apresenta informações importantes sobre o Programa de Educação Permanente Online. Leia atentamente antes de iniciar sua participação nos cursos. Sumário 1 Apresentação

Leia mais

Aprendizagem de Máquina

Aprendizagem de Máquina Aprendizagem de Máquina Árvores de Decisão Poda e extensões Prof. Paulo Martins Engel UFRGS 2 Questões sobre Árvores de Decisão Questões práticas do aprendizado de AD incluem: Determinar até quando se

Leia mais

Promover o desenvolvimento de métodos e técnicas para uma comunicação clara, objetiva e segura. Objetivo

Promover o desenvolvimento de métodos e técnicas para uma comunicação clara, objetiva e segura. Objetivo Promover o desenvolvimento de métodos e técnicas para uma comunicação clara, objetiva e segura. Objetivo + prática & feedback! Nosso Treinamento Forma Apresentador Conteúdo Por que se preparar? Como se

Leia mais

Aula 04. Medições e Métricas de Software. Professor: José Alexandre Macedo versão: 1.0

Aula 04. Medições e Métricas de Software. Professor: José Alexandre Macedo versão: 1.0 Aula 04 Medições e Métricas de Software Professor: José Alexandre Macedo versão: 1.0 Medição de Software Derivar valor numérico para algum atributo do produto (ou processo) de software Medição de Software

Leia mais

PADRÃO DE GESTÃO. Aplica-se aos colaboradores do IHEF Medicina Laboratorial contemplados no SGQ.

PADRÃO DE GESTÃO. Aplica-se aos colaboradores do IHEF Medicina Laboratorial contemplados no SGQ. Versão: 2016.00 Pag.: 1 de 8 1. OBJETIVO Este Padrão de Gestão normatiza a gestão da Fase Analítica que estejam contemplados no SGQ, conforme as definições expressas pela Norma de Acreditação PALC, na

Leia mais

CURSO DE SPSS AULA 1. UFBA/FACED José Albertino Lordello Sheila Regina Pereira

CURSO DE SPSS AULA 1. UFBA/FACED José Albertino Lordello Sheila Regina Pereira CURSO DE SPSS AULA 1 UFBA/FACED José Albertino Lordello Sheila Regina Pereira Introdução O Statistical Package for Social Science for Windows (SPSS) - O SPSS e um software estatístico que permite a utilização

Leia mais

Curso e- Learning. Formação de Auditores Internos do Meio Ambiente NBR ISO 14001, com base na NBR ISO 19011

Curso e- Learning. Formação de Auditores Internos do Meio Ambiente NBR ISO 14001, com base na NBR ISO 19011 Curso e- Learning Formação de Auditores Internos do Meio Ambiente NBR ISO 14001, com base na NBR ISO 19011 Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste

Leia mais

Avaliação continuada do Programa de Formação Interdisciplinar da Unicamp Ana Maria Carneiro NEPP e GEOPI/DPCT

Avaliação continuada do Programa de Formação Interdisciplinar da Unicamp Ana Maria Carneiro NEPP e GEOPI/DPCT Avaliação continuada do Programa de Formação Interdisciplinar da Unicamp Ana Maria Carneiro NEPP e GEOPI/DPCT III Seminário da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação Brasília, 2 de junho de 2011

Leia mais

Os conceitos de erro e incerteza. uma medida que permita verificar quão bom é o valor da medição. Para isso dois novos

Os conceitos de erro e incerteza. uma medida que permita verificar quão bom é o valor da medição. Para isso dois novos Os conceitos de erro e incerteza Por mais que o sujeito que faz as medidas em um laboratório seja competente e caprichoso, os dados experimentais nunca terão precisão e exatidão absoluta; porém, alguns

Leia mais

ANEXO A - EXEMPLO DE AVALIAÇÃO AMBIENTAL INICIAL ANEXOS

ANEXO A - EXEMPLO DE AVALIAÇÃO AMBIENTAL INICIAL ANEXOS ANEXOS 191 HABITAÇÃO E MEIO AMBIENTE - Abordagem integrada em empreendimentos de interesse social 192 ANEXO A Exemplo de Avaliação Ambiental Inicial A gestão ambiental de qualquer empreendimento habitacional

Leia mais

Prof. Ms. Ronaldo Martins da Costa

Prof. Ms. Ronaldo Martins da Costa Prof. Ms. Ronaldo Martins da Costa O tempo é o mais valiosos bem disponível a um engenheiro de software. Se houver suficiente tempo disponível, um problema pode ser adequadamente analisado, uma solução

Leia mais

Gestão em Enfermagem. Profª Patricia Bopsin

Gestão em Enfermagem. Profª Patricia Bopsin Gestão em Enfermagem Profª Patricia Bopsin O que é gerenciamento? Antes de respondermos à pergunta por que medir, é necessário lembrar o conceito de gerenciamento. Gerenciamento é o processo de estabelecer

Leia mais

Gestão Negócios OBJETIVO NESTA AULA. Gestão eficaz - Aula 18

Gestão Negócios OBJETIVO NESTA AULA. Gestão eficaz - Aula 18 eficaz - Aula 18 Utilizar os diferentes conhecimentos adquiridos até aqui em de para planejar e implantar um modelo de gestão eficaz. OBJETIVO NESTA AULA Conhecimento científico A universidade que queremos

Leia mais

CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 18 A 20 DE SETEMBRO 2014 CAMPINA GRANDE - PB

CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 18 A 20 DE SETEMBRO 2014 CAMPINA GRANDE - PB CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 18 A 20 DE SETEMBRO 2014 CAMPINA GRANDE - PB OS NÚMEROS RACIONAIS NA REPESENTAÇÃO FRACIONÁRIA: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO 6º ANO Ivania Dias Nascimento, UFPB ivaniadiasgt@hotmail.co

Leia mais

Padrão: Versionamento

Padrão: Versionamento Padrão: Versionamento Nomes: Flávia Rainone N.USP: 3286141 Stefan Neusatz Guilhen N.USP: 3286332 Intenção Prover um mecanismo simples para gerenciamento de versões de objetos, de modo a esconder dos clientes

Leia mais

Módulo 7 Estrutura da norma ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos Requisitos 8.1, 8.2 e 8.3

Módulo 7 Estrutura da norma ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos Requisitos 8.1, 8.2 e 8.3 Módulo 7 Estrutura da norma ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos Requisitos 8.1, 8.2 e 8.3 Estrutura da norma Sistema de Gestão da Qualidade 4 C L I E N R E Q U I S 5 Responsabilidade

Leia mais

Incerteza em Medições. Introdução. ECV-5240 Instrumentação de Ensaios

Incerteza em Medições. Introdução. ECV-5240 Instrumentação de Ensaios Incerteza em Medições Fonte: BIPM International Bureau of Weights and Measures OIML International Organization of Legal Metrology ISO International Organization for Standardization IEC International Electrotechnical

Leia mais

Nível II (6º ao 9º ano) Sistema de Recuperação 3º período e Anual Matemática

Nível II (6º ao 9º ano) Sistema de Recuperação 3º período e Anual Matemática Nível II (6º ao 9º ano) Sistema de Recuperação 3º período e Anual Matemática Orientações aos alunos e pais A prova de dezembro abordará o conteúdo desenvolvido nos três períodos do ano letivo. Ela será

Leia mais

processo contínuo, dinâmico;

processo contínuo, dinâmico; Avaliação de Desempenho/Performance é a avaliação do desempenho atual ou passado do funcionário em relação a padrões de desempenho. O Processo envolve: a) Estabelecer padrões de desempenho; b) Avaliar

Leia mais

Engenharia de Software II

Engenharia de Software II Engenharia de Software II [Qualidade] Adriano J. Holanda 7/8/2017 Qualidade Definição: Do latim qualitas, qualidade é um atributo ou propriedade. Em negócios, engenharia e manufatura, qualidade tem o significado

Leia mais

7 Congresso de Pós-Graduação MODELAGEM DE BASE DE CONHECIMENTO PARA TAREFA DE CLASSIFICAÇÃO EM MINERAÇÃO DE DADOS

7 Congresso de Pós-Graduação MODELAGEM DE BASE DE CONHECIMENTO PARA TAREFA DE CLASSIFICAÇÃO EM MINERAÇÃO DE DADOS 7 Congresso de Pós-Graduação MODELAGEM DE BASE DE CONHECIMENTO PARA TAREFA DE CLASSIFICAÇÃO EM MINERAÇÃO DE DADOS Autor(es) LIDIA MARTINS DA SILVA Orientador(es) ANA ESTELA ANTUNES DA SILVA 1. Introdução

Leia mais

QUALIDADE DE SOFTWARE DEFINIÇÕES / RESUMO. Apostilas de NORMAS, disponíveis no site do professor. Prof. Celso Candido ADS / REDES / ENGENHARIA

QUALIDADE DE SOFTWARE DEFINIÇÕES / RESUMO. Apostilas de NORMAS, disponíveis no site do professor. Prof. Celso Candido ADS / REDES / ENGENHARIA DEFINIÇÕES / RESUMO Apostilas de NORMAS, disponíveis no site do professor. 1 NORMAS VISÃO GERAL Qualidade é estar em conformidade com os requisitos dos clientes; Qualidade é antecipar e satisfazer os desejos

Leia mais

OFICINA DE PESQUISA. Simone Côrte Real Barbieri

OFICINA DE PESQUISA. Simone Côrte Real Barbieri OFICINA DE PESQUISA Simone Côrte Real Barbieri scrbarbi@ucs.br MÉTODOS +TÉCNICAS PESQUISA REALIDADE EMPÍRICA TEORIA = PONTO DE PARTIDA CONCEITUAR E CATALOGAR DADOS VALIDADE DA BASE EMPÍRICA OBSERVAÇÃO

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Procedimentos Específicos. Sistemas Contábeis e Controles Internos Parte 2. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Procedimentos Específicos. Sistemas Contábeis e Controles Internos Parte 2. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Procedimentos Específicos Prof. Cláudio Alves Controles Internos Representam o planejamento organizacional de todos os métodos e procedimentos adotados dentro de uma empresa, a fim

Leia mais

AULA 02 PLANEJAMENTO ESTATÍSTICO

AULA 02 PLANEJAMENTO ESTATÍSTICO AULA 02 PLANEJAMENTO ESTATÍSTICO DOCENTE : Cátia Cândida de Almeida DISCIPLINA: Estatística aplicada à Educação CURSO DE PEDAGOGIA UNESP MARÍLIA 2017 1 Índice 1) Introdução: Pesquisa científica 2) Planejamento

Leia mais

NBR ISO de 2001 (ISO de 1999) Índice

NBR ISO de 2001 (ISO de 1999) Índice Módulo 3 Visão geral da ISO 10015: índice, introdução, objetivos, referências, definições, ciclo do treinamento, aquisição de produtos, envolvimento do pessoal, definição das necessidades de treinamento

Leia mais

11/04/2017. Aula 9. Gestão de Recursos Humanos. Agenda. Seminário 7. Gestão de RH

11/04/2017. Aula 9. Gestão de Recursos Humanos. Agenda. Seminário 7. Gestão de RH Aula 9 Gestão de Recursos Humanos Agenda Seminário 7 Gestão de RH 2 1 Gestão de RH Gestão de Recursos Humanos O conjunto de políticas, práticas e programas que tem por objetivo atrair, selecionar, socializar,

Leia mais

Apresentações Orais - Dicas para melhorar -

Apresentações Orais - Dicas para melhorar - Apresentações Orais - Dicas para melhorar - Prof. Armando Albertazzi Gonçalves Júnior Outubro de 2015 O Discurso do Rei (George VI) 2 Tópicos da Apresentação Comunicação verbal e não verbal Recursos audiovisuais

Leia mais

Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD

Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD SUMÁRIO 1. Intodução 2. Gestão orientada a resultados 3. Acompanhamento e análise de resultados 4. Conclusão 2 3 Introdução

Leia mais

Estabelecimento de Metas

Estabelecimento de Metas Estabelecimento de Metas Prof. Ms. Jaqueline F. de O. Neiva Laboratório de Comportamento Motor (EEFE USP) Grupo de Estudos e Pesquisa em Capacidades e Habilidades Motoras (EACH USP) Estabelecimento de

Leia mais

PRINCIPAIS MÉTRICAS PARA AUMENTAR A EFICIÊNCIA DO ADVOGADO

PRINCIPAIS MÉTRICAS PARA AUMENTAR A EFICIÊNCIA DO ADVOGADO PRINCIPAIS MÉTRICAS PARA AUMENTAR A EFICIÊNCIA DO ADVOGADO Historicamente, advogados não têm a tendência de rastrear seus gastos jurídicos ou utilizar métricas para medir seu desempenho e realizar seu

Leia mais

Aprendizagem de máquina

Aprendizagem de máquina Aprendizagem de máquina Aprendizado de Conceitos Busca guiada por exemplos Aprendizado supervisionado: classificação Aprender uma classe a partir de exemplos é encontrar uma descrição que é compartilhada

Leia mais

Situação problema Disciplina de Metrologia Elétrica

Situação problema Disciplina de Metrologia Elétrica Situação problema Disciplina de Metrologia Elétrica Situação problema de metrologia elétrica: Projetar e construir um sistema de medição de qualquer grandeza física. Conhecer os sistemas de medição de

Leia mais

PLANO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL SUPERVISIONADO

PLANO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL SUPERVISIONADO PLANO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL SUPERVISIONADO Habilitação: Técnico em Química Área Profissional: Controle e Processos Industriais Carga horária total: 1.720 h/a - 5. Objetivos do Estágio: 1.433 horas mais

Leia mais

Aprendizado de Máquina

Aprendizado de Máquina Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias CCA UFES Departamento de Computação Aprendizado de Máquina Inteligência Artificial Site: http://jeiks.net E-mail: jacsonrcsilva@gmail.com

Leia mais

ESTUDOS CORRELACIONAIS E ESTUDOS CAUSAL-COMPARATIVOS. Ana Henriques Carla Neves Idália Pesquita Mestrado em Educação Didáctica da Matemática

ESTUDOS CORRELACIONAIS E ESTUDOS CAUSAL-COMPARATIVOS. Ana Henriques Carla Neves Idália Pesquita Mestrado em Educação Didáctica da Matemática 1 ESTUDOS CORRELACIONAIS E ESTUDOS CAUSAL-COMPARATIVOS Ana Henriques Carla Neves Idália Pesquita Mestrado em Educação Didáctica da Matemática 1. Introdução A compreensão do comportamento humano tanto a

Leia mais

Introdução a Engenharia de Software. Professor Joerllys Sérgio

Introdução a Engenharia de Software. Professor Joerllys Sérgio Introdução a Engenharia de Software Professor Joerllys Sérgio Objetos Introduzir Engenharia de Software e mostrar sua importância. Apresentar respostas para questões chave em engenharia de software. Introduzir

Leia mais