TINTAS. tinta é uma composição pigmentada líquida, pastosa ou sólida para aplicação em camada fina sobre uma superfície apropriada.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TINTAS. tinta é uma composição pigmentada líquida, pastosa ou sólida para aplicação em camada fina sobre uma superfície apropriada."

Transcrição

1 TINTAS tinta é uma composição pigmentada líquida, pastosa ou sólida para aplicação em camada fina sobre uma superfície apropriada.

2 DEFINIÇÃO TINTA Qualquer material de revestimento, de consistência líquida ou pastosa, pronto a cobrir, proteger e colorir uma superfície. Segundooseuusopodemser: Brilhantes ou foscos; Transparentes ou não; Coloridas ou incolores; Bem como apresentar resistência a determinados tipos de agentes agressivos.

3 FINALIDADE DA PINTURA A proteção da base: No caso de corrosão metálica, esse tipo de tinta e usado para proteger as estruturas da corrosão de agentes químicos ou atmosféricos, prolongado a durabilidade do material e minimizando os prejuízos ecusto.essetipodetintaechamadadeanticorrosiva e usada em estruturas metálicas como maquinários, portões. Proteção do interior de Edificações: Esse tipo de tinta tende a proteger a estrutura de determinas condições térmicas, ela e usa como um isolandofazendocomqueofrioouocalornãoatinja a região oposta da aplicação. E bastante utilizado na impermeabilização de lajes, galpões, depósitos, granjas, etc.

4 FINALIDADE DA PINTURA Estética: Usada somente para as decorações, sendo ela interior ou exterior, esse tipo de tinta tem certa fragilidade comparadas a outras, então por isso só deve ser utilizadas em ambientes que não passem por muitas intempéries. Hoje em dia encontram-se variedades de cores e utilizada na decoração de ambientes para dar um conforto visual, ou ate mesmo para rudimenta-lo definindo estilos do lugar. Higiene: Utilizadas em lugares que precisam estar a todo o momento limpo, esse tipo de tinta tem sua estrutura mais fixa fazendo com que não haja a fixação de sujeiras e com isso bactérias, e utilizada em hospitais, frigoríficos e etc.

5 PROCESSO DE FABRICAÇÃO Formulação e quantidade a ser produzida Componentes da Tinta Acerto da cor conforme padrão Tinta é liberada se estiver dentro dos padrões especificados (viscosidade, teor de sólidos, massa esp.,cobertura e ph) Colocação do material para ser distribuído no mercado

6

7 COMPOSIÇÃO BÁSICA DA TINTA A tinta é composta, basicamente, das seguintes substâncias: Pigmentos (pó colorido); Veículo ou aglutinador (facilita a aplicação); Solvente ou redutor; Aditivo.

8 RESINA(VEÍCULOS OU AGLUTINADORES) São responsáveis pela formação da película protetora na qual se converte a tinta depois de seca. Tipos: PVAeAcrílicas Poliacrílicos puros Copolímeros acrilo-estireno Vinil acrílico

9 PIGMENTO Os pigmentos são partículas (pó) sólidas e insolúveis, que podem ser divididos em dois grandes grupos: ativos e inertes. Os pigmentos ativos conferem cor e poder de cobertura à tinta, enquanto os inertes(ou cargas) se encarregam de proporcionar lixabilidade, dureza, consistência e outras características. Substâncias sólidas, insolúveis, orgânicas ou inorgânicas, e que dão ao filme seco as propriedades de cor, cobertura, resistência aos agentes químicos e à corrosão. (NBR 12554/1992)

10 PIGMENTOS MAIS COMUNS

11 SOLVENTES Os solventes são utilizados em diversas fases de fabricação das tintas, ou seja, para facilitar o empastamento dos pigmentos, regular à viscosidade dapastademoagem,facilitarafluidezdosveículose das tintas prontas na fase de enlatamento. Na obra empregam-se solventes para melhorar a aplicabilidade da tinta, alastramento, etc. Entre os solventes mais comuns estão a água, aguarrás, álcoois, acetonas, xilol e outros. São adicionados à tinta para torná-la mais fluida. Algumas tintas são classificadas de acordo com o solvente; As tintas de látex, por exemplo, são diluídas com água e são chamadas tintas à base de água. Tintas a base de solvente requerem solventes orgânicos, como subprodutos de petróleo.

12

13 ADITIVOS Os aditivos são, geralmente, produtos químicos sofisticados, com alto grau de eficiência, capazes de modificar, significativamente, as propriedades da tinta. Os aditivos mais comuns são os secantes, molhados, antiespumantes, plastificantes, dispersantes, engrossantes, bactericidas, e outros.

14

15 PROCESSO DE SECAGEM

16 PROCESSO DE SECAGEM

17 PRINCIPAIS TIPOS DE TINTAS

18 VERNIZ Composição não pigmentada líquida, pastosa ou sólida que, quando aplicada em camada fina sobre uma superfície apropriada, finaliza em uma película sólida, contínua, transparente ou translúcida e mais ou menos dura. Verniz tem maior utilização em superfícies de madeira.

19 TINTA DE FUNDO(PRIMER OU SELADOR) Substância líquida, constituída por resinas, solventes (ou água), pigmentos e aditivos, aplicado inicialmente(primeira demão) sobre um substrato. Funçãodeprepararabaseparareceberamassa eouatintadeacabamento Diminuir e uniformizar a absorção Isolar quimicamente a tinta do substrato Melhorar a aderência Diminuir o consumo da tinta de acabamento Proteger quimicamente contra corrosão dos metais

20

21 ESMALTE SINTÉTICO Tinta à base de solventes para superfícies internas e externas de madeiras e metais. Proporciona ótimo acabamento e resistência a intempéries. Boa distribuição e ótima resistência também ao mofo. Aplicada em superfícies externas e internas de madeira, metais, alumínio e alvenaria. Seu acabamento dá a sensação de uma película formada sobre a superfície, por isso, não é muito adequada para uso direto sobre a parede, pois dependendo da aplicação podem surgir bolhas ou descascamento.

22

23 LÁTEX PVA(ACETATO DE POLIVINILA) Apresentam a mesma propriedade que as tintas acrílicas, mas o solvente é água, e com isso gera economia, segurança e não polui alem de facilitar a aplicação. E recomendada para paredes novas, ela apresente uma boa resistência a alcalinidade e a umidade, esse tipo de tinta deixa as paredes respirar, ou seja, deixam o oxigênio sair. Eles podem ser encontrados com Látex acrílico para uso interno e externo, Látex PVA somente para uso interno e Látex PVA para exteriores que e o PVA plastificado por copolímeros.

24 LÁTEX

25 ACRÍLICA Tinta à base de água, com consistência de massa, é de fácil aplicação e secagem rápida. É indicada para exteriores e acabamentos de alta qualidade. Possui excelente lavabilidade e cobertura. Proporciona acabamentos com efeitos especiais ou desenhos em alto e baixo relevo. É indicada para reboco, fibrocimento, gesso, superfícies com massa corrida e repintura de superfícies pintadas com látex. Também pode ser usada em madeiras e metais previamente preparados. Com este tipo de tinta pode-se produzir texturas que são obtidas através de instrumentos específicos como rolos, vassouras, espátulas e outros, para cada tipo de acabamento especificado pelo profissional especializado, que são a ranhura, o vassourado, etc. Maiscaraqueolátex

26 ACRÍLICA

27 ACRÍLICA PVA Essa tinta é levemente superior, pois possui uma baixa permeabilidade quando aplicada, sua solubilidade em água é inferior, sua resistência aos álcalis é superior, sua durabilidade perante aos raios UV e bem positivo, porem, seu preço e alto.

28 ACRÍLICA PVA

29 A BASE DE POLIURETANO Possui uma boa resistência a maresia, a água, a corrosão e a abrasão, quando com bi-componetes grande resistência e elevada durabilidade. Esse tipodetintaeusadoparaaproteçãodoconcreto e em embarcações como tinta de fundo.

30 A BASE DE POLIURETANO

31 A BASEDEEPÓXI Essa tinta tem alta resistência a abrasão e agentes químicos, e suscetível a UV, e aplicada em ambientes quimicamente agressivos como o revestimento de um banheiro e balcões.

32

33 SUPERELEVÁVEIS As tintas superlaváveis têm acabamento acetinado e oferecem grande resistência à limpeza, ideal para ambientes com intenso tráfego de pessoas ou locais onde há crianças. Podem ser usadas tanto em ambientes internos como externos.

34 SUPERELEVÁVEIS

35

36 INODORAS Sãoprodutosque,emsuamaioria,perdemoodor em até três horas após sua aplicação. Estão disponíveis em acabamento fosco e acetinado e podem ser utilizados na pintura de ambientes internos e externos.

37 TEMPODECURADASTINTAS

38 ACABAMENTO

39 CAL(CAIAÇÃO) Aplicação de demão de Cal

40 TÊMPERA É uma caiação melhorada pela adição de cola (cola de carpinteiro), que dará maior aderência àparede Aplica-se uma ou duas demãos de cal para cobrir o fundo;

41 MASSA CORRIDA A massa corrida é usada geralmente em paredes internas e tem a finalidade de remover as imperfeições na parede deixando ela bem lisinha e toda uniforme para depois fazer aplicação da tinta. Uma parede com massa corrida tem um aspecto visual muito mais bonito de um acabamento perfeito.

42 VANTAGENS/ DESVANTAGENS Vantagens da massa corrida Deixa a parede lisa e com excelente acabamento estético Corrige imperfeições do reboco e nivela a parede Com melhor acabamento a tinta fica mais uniforme e consequentemente com aparência muito mais bonita No caso da massa acrílica, ela protege a parede ajudando a evitar infiltrações Desvantagens da massa corrida Ocustofinaldapinturaficabemmaiscaro,poisháo gasto como o material e também com a mão de obra para preparar a parede O tempo de execução é bem maior, pois é necessário aplicaramassaelixar,pelomenosduasdemãos

43

44 TEXTURA Textura é mais indicada para ambientes externos comomurosoumesmonaparedenapartedefora de uma casa. Ela é uma massa como a massa corrida e que é aplicada na parede com rolo especial que faz um desenho e algumas ranhuras na parede. A vantagem do uso da textura é que ela pode dar uma aparência melhor na parede e também garantir uma melhor proteção contra chuva ou umidade, por exemplo.

45 VANTAGENS/DESVANTAGENS Vantagens da textura Pode criar vários tipos de desenhos, dependendo da habilidade do aplicador; Protege a parede contra umidade e infiltrações, esta é uma das principais razões pelo uso da textura; Dá um acabamento melhor na parede; Desvantagens da textura Embora seja possível fazer retoque, na maioria dos casos fica ruim, então a aplicação deve ser feita de uma única vez; Embora seja fácil a aplicação, é necessário alguma habilidade para não deixar partes diferentes na aplicação. Isto tem haver com a densidade da massa e a forma com que o aplicador usa o rolo;

46

47

48 GRAFIATO Grafiato é um tipo de textura que tem na sua composição algumas pedrinhas quando aplicado na parede irá arranhado a parede provocando um aspecto de ranhura, o que pode ser feito na horizontal, na vertical ou de outra forma como quiser o aplicador.

49 VANTAGENS/DESVANTAGENS Vantagens do grafiato Éusadoparacriarumacamadadeproteçãoàparede contra umidade e infiltração. Dá um acabamento diferenciado na superfície Pode ser aplicado de diversas formas, ou melhor, riscado de diversas formas, sendo os mais comuns: vertical, horizontal ou espiral Desvantagens do grafiato Não dá retoque, então se precisar quebrar a parede para manutenção, não conseguirá aplicar outro grafiado e fazer a emenda. Demanda mais tempo para acabamento da parede. Não é o tipo de acabamento que tem um bom rendimento em termos de produção.

50

51 MÉTODOS DE EXECUÇÃO DA PINTURA

52 FERRAMENTAS

53 FERRAMENTAS Pincéis e trinchas: utilizados na aplicação de esmaltes, impregnantes, vernizes, tintas látex e complementos para pintar cantos, recortes e pequenas áreas Rolos de lã de carneiro e lã sintética: utilizados para aplicação de tintas látex Rolos de lã sintética de cerdas baixas: possuem pêlos mais curtos para aplicação de produto epóxi e tintas látex Rolos de espuma de poliéster: rolos desenvolvidos para a aplicação de esmaltes, vernizes e complementos Rolos de espuma rígida: utilizados na aplicação de acabamentos texturizados;

54 FERRAMENTAS Desempenadeiras de aço: utilizadas para aplicação de massas niveladoras ou texturas Desempenadeira de plástico rígido: utilizada para aplicação de texturas Lixas: utilizadas para uniformizar a superfície e criar aderência para a tinta Espátulas de aço: utilizadas para aplicação de massas niveladoras, texturas ou na remoção de tinta seca; Escovas de aço: utilizadas para eliminar partes soltas ou mal aderidas à superfície a ser pintada Pistola ou revolver de pintura: utilizados para aplicação de esmaltes e vernizes

55 SUPERFÍCIE A superfície deve estar firme, limpa, seca, sem poeira, gordura, sabão ou mofo. Partes soltas ou mal aderidas devem ser eliminadas, raspando-se ou escovando-se a superfície. Profundas imperfeições da parede devem ser corrigidas com reboco. As imperfeições rasas da superfície devem ser corrigidas com Massa Acrílica(reboco externo) ou com Massa Corrida(reboco interno). Manchas de gordura ou graxa devem ser eliminadas com água e detergente.

56 IMERSÃO Vantagens: Cobertura de tinta em locais de difícil acesso (Cantoneiras, Curvas etc..) Melhor acabamento nestas áreas Desvantagens: Escorrimento Desperdícios Volatilização (do solvente e da tinta)

57 PINCEL Vantagens: Custo ( Não Necessita Equipamentos Especiais ) Compressor / Pistola / Filtro de Ar. Desvantagens: Riscos das Cerdas ( Imperfeições na Pintura ) Desperdício de Tinta Acabamento não Uniforme

58 ROLO Vantagens : Custo ( Não Necessita Equipamentos Especiais ) Compressor / Pistola / Filtro de Ar. Pinturas em Parede com Latex( Mais Adequada ) Desvantagens: Desperdício de Tinta Espirros de tinta na aplicação Não cobertura de cantos

59 PISTOLA Vantagens : Alinhamento na Aplicação (Ordenação das Partículas de Tinta) Uniformidade na Aplicação Menor Desperdício de Tinta Tempo Reduzido na Aplicação Desvantagens : Custo ( Necessidade de Compressor de Ar,( Filtro, Pistola, Local Adequado, Etc ) Névoa na Aplicação (Poluição) Manutenção dos Equipamentos

60 ELETROTÁSTICA Vantagem: Uniformidade na Aplicação Melhor Aproveitamento da Tinta (Reutilização) Melhor Acabamento das Peças Maior resistência da Pintura Pintor ( Sem Necessidade de Qualificação) Desvantagem : Custo : Necessidade de Compressor de Ar, Filtro de Ar, Cabina de Pintura (para retenção do pó) e Estufa (para a cura da tinta) Manutenção ( Pessoa qualificada, Assistência Técnica Autorizada).

61 ELETROTÁSTICA Na pintura por pulverização eletroestática, as partículas atomizadas de tinta líquida ou em pó são carregadas eletricamente, que as faz repelirem-se entre si, fazendo com que, à saída da pistola, estejam uniformemente distribuída. O objeto a pintar está carregado negativamente ou ligado a terra, fazendo com que a tinta seja atraída para a superfície deixando nesta uma espessura muito uniforme, com a taxa de transferência de tinta mais elevada. Com este método consegue-se pintar até zonas de difícil acesso.

62 RENDIMENTO

63 COMO CALCULAR A QUANTIDADE DE TINTA POR METRO QUADRADO?

64 RENDIMENTO Látex PVA (produto à base de resina de acetato de polivinila. Sobre reboco rende 10 a 12m² por litro e sobre massacorrida12a15m²porlitro,pordemão). Massa corrida (também à base de resina PVA, utilizada para nivelar e corrigir imperfeições da superfície interna de reboco,rendede2a3m²porlitro). Liquido selador (à base de resina de PVA, indicado para selar paredes internas de reboco absorvente, uniformizando aabsorção.rende10a13m²porlitro). Esmalte sintético(à base de resina alquídica, indicado para pinturadesuperfíciesdemadeiraeferro.rende10à12m² por litro, por demão). Verniz (à base de resinas alquídicas, aditivos e solventes, indicado para pintura de superfícies internas e externas de madeira.rende8a12m²porlitro,pordemão). Látex acrílico (à base de resina acrílica, indicado para pinturas de reboco, blocos de concreto, amianto, massa acrílica, massa corrida e repinturas. Rende 12 a 15m²/litro/demão).

65 PRINCIPAIS DEFEITOS DA PINTURA E SUAS SOLUÇÕES

66

67 DESCASCAMENTO Équandoatintacomeçaasesoltardasuperfície, em geral ocorre por falta de aderência em superfícies que receberam pintura sobre partes soltas, reboco não curado, superfícies com brilho ou com infiltração de umidade.

68 DESCASCAMENTO Causa 1: A aderência da tinta sobre a superfície pulverulenta não é boa, ocasionando o descascamento. Solução 1: Raspar ou escovar a superfície até a remoção total das partes soltas ou mal aderidas; Aplicar uma ou duas demãos de Fundo Preparador de Paredes, Repintar. Causa 2: A superfície, como madeira ou metal, apresenta um acabamento liso ou com brilho, prejudicando assim a aderência. Solução 2: Raspar, lixar até remoção completa do brilho e das partes soltas. Certificar-se de que a superfície está porosa; Remover o pó; Repintar Causa 3: A superfície apresentou infiltração de umidade, originando o descascamento Solução 3: Contratar profissional especializado para encontrar a origem da umidade e proceder com a solução. Repintar, utilizando técnicas de repintura com problemas indicada pelo fabricante.

69 EFLORESCÊNCIA É caracterizada pelo aparecimento de manchas esbranquiçadas na superfície pintada. Obs: Dependendo da cor, a mancha pode apresentar outra coloração.

70 EFLORESCÊNCIA Causa : Acontece quando a tinta foi aplicada sobre reboco úmido ou devido à infiltração. Isso ocorre devido à migração de umidade do interior para o exterior, carregando consigo sais solúveis. Enquanto a umidade ou os sais solúveis não tiverem sido totalmente eliminados, a situação persistirá. Solução : Eliminar eventuais infiltrações; Aguardar a secagem da superfície; Raspar a superfície afetada; Aplicar uma demão

71 MANCHAS DE PINGO DE CHUVAS São manchas que aparecem na superfície recém pintada, devido a pingos de chuva ou água em pontos isolados. Também podem ocorrer em superfícies recém pintadas expostas a baixa temperatura. É mais comum ocorrer em cores intensas e acabamento fosco.

72 BOLHAS São pontos na pintura que se levantam em formato de bolhas. Podem ser muito pequenos (micro) ou maiores. Normalmente, aparecem em pontos isolados e tem sua causa bem evidente.

73 BOLHAS Causa 1: Podem ocorrer quando for aplicada massa corrida PVA em exteriores, pois o produto é indicado apenas para superfícies internas. Solução 1: Remover, por meio de raspagem, toda a massa corrida PVA. Aplicar Fundo Preparador de Paredes. Aplicar Massa Acrílica. Causa 2: Ocorre quando o pó não foi eliminado após lixamento da massa PVA ou quando a tinta não foi devidamente diluída. Solução 2: Lixar e raspar as partes soltas; Eliminar o pó; Diluir a tinta na proporção indicada na embalagem e repintar. Causa 3: A parede apresentou infiltração de umidade que ocorrem principalmente em rodapés, parede de divisa, muros encostados em barrancos, lajes, etc.. Solução 3: Contatar profissional especializado para encontrar a origem da umidade e proceder com a solução. Repintar, utilizando técnicas de repintura recomendada pelo fabricante.

74 MOFO, BOLOR E FUNGOS São manchas que aparecem na superfícies, devido à proliferação de micro organismos que se desenvolvem em condições ambientais e superficiais favoráveis. São diferentes das algas, pois não necessitam de luz para sobreviver.

75 MOFO, BOLOR E FUNGOS Causa : Mofo, bolor e fungos constituem-se num grupo de seres vivos vegetais, que se proliferam em condições favoráveis, principalmente em climas quentes e úmidos, mal ventilados ou mal iluminados, produzindo o escurecimento da película da tinta e decompondo-a. Solução : Lavar a superfície com uma solução de água sanitária na proporção de 1:1, molhando constantemente a superfície com a solução durante um período de 6 horas. Enxaguar a superfície com água em abundância. Deixar secar. Repintura.

76 ENRUGAMENTO Normalmente, ocorre após a aplicação de esmalte ou verniz de base alquídica. Certos pontos da pintura ficam com aspecto enrugado. Em alguns casos, a secagem desses pontos é retardada e existe uma perda de brilho.

77 ENRUGAMENTO Causa: Ocorre quando são aplicadas demãos de tinta espessa, aplicação sobre a superfície ou em ambientes com temperatura excessivamente quente ou diluição deesmalteouvernizdebasealquídicacomthinnerou solvente não recomendado pelo fabricante. Outra razão pode ser não respeitar o intervalo entre as demãos. Solução : Remover toda a tinta com auxílio de removedor ; Limpar bem a superfície com pano embebido em aguarrás, certificar-se da total remoção do removedor da superfície. Aplicar o sistema de pintura seguindo todas as recomendações do fabricante, inclusive utilizando o solvente recomendado e respeitando o intervalo entre demãos.

78 BAIXA COBERTURA É quando se aplica várias demãos de tinta e a pintura anterior ou fundo ainda pode ser visto, dando um aspecto manchado.

79 BAIXA COBERTURA Causa 1: Excesso de diluição. Uma das causas mais comuns é a diluição excessiva, ou seja, quando se adiciona uma quantidade de diluente bem maior que a recomendada pelo fabricante. Solução 1: Não diluir em excesso; Sempre respeitar as informações e aplicar o produto de acordo com as instruções contidas nas embalagens. Causa 2: Devido ao Tipo de Superfície: Superfícies muito absorventes (reboco novo, massa corrida, gesso). Solução 2: Se o produto já foi aplicado, serão necessárias mais demãos, se ainda não foi aplicado, aplicar previamente o fundo para a superfície, conforme indicado na embalagem

80 DIFERENÇA DE TONALIDADE É quando uma mesma cor apresenta tonalidades diferentes durante a aplicação do produto na superfície

81 DIFERENÇA DE TONALIDADE Causa: Devido à absorção : Parede com absorção diferente pode causar diferença de tonalidade e manchas. Solução: Aplicação de nova demão geral até uniformizar a absorção e tonalidade.

82 BAIXA LAVABILIDADE É quando durante o processo de limpeza da superfície, a tinta se desgasta com muito facilidade

83 BAIXA LAVABILIDADE Causa1:Devidoàdiluição: Se a diluição utilizada no produto for além da especificada na embalagem, a película formada pela tinta se torna frágil. Solução 1: Diluir conforme indicado na embalagem Causa 2: Número insuficiente de demãos ou curto intervalo entre demãos : Se o número de demãosnãoforsuficienteouseointervaloentreelas for muito curto, a película torna-se fraca, saindo com facilidade na limpeza. Solução 2: Aplicação de uma demão geral, respeitando o intervalo e diluição indicados na embalagem.

84 ESCORRIMENTO

85 ESCORRIMENTO Causa: Escorrimento da tinta logo após ser aplicada: Diluição excessiva e utilização de solventes não especificados, aplicação de uma camada muito espessa ou sob condições de frio ou umidade. Solução: Se a tinta estiver úmida, passe o rolo novamente sobre o local, a fim de uniformizar a superfície. Se já estiver seca, lixe a superfície e aplique uma nova demão de tinta, respeitando a diluiçãoeretirandooexcessodetintadorolo.

86 RESUMO

87 RESUMO

88 NORMAS NBR 11702: tintas para construção civil: tintas para edificações não industriais classificação. ABNT, Errata: NBR 13245: tintas para construção civil Execução de pinturas em edificações não industriais Preparação de superfície. ABNT, NBR 16211: tintas para construção civil: verniz brilhante à base de solvente para uso interior -requisitos de desempenho de tintas para edificações não industriais. ABNT, NBR 15494: tintas para construção civil -Tinta brilhante à base de solvente com secagem oxidativa-requisitos de desempenho de tintas para edificações não industriais. ABNT, NBR 14940: tintas para construção civil -Método para avaliação de desempenho de tintas para edificações não industriais - Determinação da resistência à abrasão úmida. ABNT, NBR 14942: tintas para construção civil -Método para avaliação de desempenho de tintas para edificações não industriais- Determinação do poder de cobertura de tinta seca. ABNT, NBR 14943: tintas para construção civil -Método para avaliação de desempenho de tintas para edificações não industriais- Determinação do poder de cobertura de tinta úmida. ABNT, NBR 15078: tintas para construção civil -Método para avaliação de desempenho de tintas para edificações não industriais - Determinação da resistência à abrasão úmida sem pasta abrasiva. ABNT, 2004, versão corrigida 2015.

89 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR : Edifícios habitacionais de até cinco pavimentos - Desempenho - Parte 1: Requisitos gerais, ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR : Edifícios habitacionais de até cinco pavimentos - Desempenho - Parte 4: Requisitos para os sistemas de vedações verticais internas e externas,2013. ABRAFITI Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas Programa Setorial de Qualidade de Tintas Imobiliárias, ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR 13245: Tintas para construção civil Execução de pinturas em edificações não industriais Preparação de superfície, Manual Treinamento Tintas Coral Problemas e Soluções

Tintas. Tintas. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Su - PUC/RS

Tintas. Tintas. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Su - PUC/RS Sistema de Pintura Ciência dos Materiais - ECivil Tintas Prof. Jairo José de Oliveira Andrade Conjunto da tinta de acabamento + massas + fundos Emprego de materiais específicos Película aderente Baixa

Leia mais

SAC 0800-VEDACIT 0800-833-2248 DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) 2902-5522 DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45

SAC 0800-VEDACIT 0800-833-2248 DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) 2902-5522 DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45 Produto CIMENTOL é uma tinta impermeável de grande durabilidade, que mantém a boa aparência por mais tempo. Apresenta ótima aderência sobre alvenaria, concreto e fibrocimento. Características Aparência:

Leia mais

Treinamento IMPERGEL PU

Treinamento IMPERGEL PU Treinamento IMPERGEL PU Posicionamento do Produto (Versões) Os Produtos do sistema IMPERGEL O que é tinta??? O que é um substrato??? Sistemas de pintura Tratamento de superfície ou substrato Principais

Leia mais

A escolha do processo de pintura depende dos fatores:

A escolha do processo de pintura depende dos fatores: Processos de pintura Um problema A técnica de pintar é uma questão importante porque não basta simplesmente passar tinta na superfície dos materiais. Uma série de requisitos deve ser considerado para que

Leia mais

REPERSIL XN PRODUTO: www.rejuntabras.com.br

REPERSIL XN PRODUTO: www.rejuntabras.com.br INDICAÇÕES: Eficiente na restauração e preservação de monumentos históricos. Pode ser usado como primer para tinta imobiliária em paredes, fachadas e telhas. COMO UTILIZAR MELHOR O SEU PRODUTO: Ao hidrofugar

Leia mais

LIMPEZA E PINTURA DE ELEMENTOS DE ALVENARIA E CONCRETO

LIMPEZA E PINTURA DE ELEMENTOS DE ALVENARIA E CONCRETO 1 / 5 LIMPEZA E PINTURA DE ELEMENTOS DE ALVENARIA E CONCRETO 1. - DEFINIÇÃO É a operação destinada à pintura das partes de concreto e alvenaria que constituem diversos dispositivos de proteção e segurança

Leia mais

RECOMENDAÇÕES DE UTILIZAÇÃO

RECOMENDAÇÕES DE UTILIZAÇÃO RECOMENDAÇÕES DE UTILIZAÇÃO ARMAZENAMENTO Os rolos de películas vinilo Teckwrap devem ser guardados em posição vertical nas suas embalagens de origem até à sua utilização efetiva. Se o rolo for colocado

Leia mais

DESCRIÇÃO TÉCNICA SERVIÇOS A SEREM EXECUTADOS

DESCRIÇÃO TÉCNICA SERVIÇOS A SEREM EXECUTADOS DESCRIÇÃO TÉCNICA MEMORIAL DESCRITIVO REFERENTE AOS SERVIÇOS DE MELHORIAS NA INFRAESTRUTURA DO GINASIO MUNICIPAL 3 DE JUNHO DO MUNICIPIO DE CHAPADA RS. O presente memorial tem por objetivo estabelecer

Leia mais

ANEXO I - E TRT PLANILHA DE CUSTOS UNITÁRIOS DE MATERIAIS DE PINTURA

ANEXO I - E TRT PLANILHA DE CUSTOS UNITÁRIOS DE MATERIAIS DE PINTURA PREÇO CÓDIGO MATERIAL UND UNITÁRIO R$ MÉDIA ANUAL PREÇO ANUAL TOTAL 1 Água raz, galão galão c/ 5 litros. Galão R$ 34,32 15 R$ 514,80 2 Arame Galvanizado nº 8 (1.25mm) Kg R$ 10,90 15 R$ 163,50 3 Fita adesiva,

Leia mais

Além de fazer uma ótima escolha, você ainda está ajudando a natureza e garantindo a preservação do meio ambiente.

Além de fazer uma ótima escolha, você ainda está ajudando a natureza e garantindo a preservação do meio ambiente. Obrigado por adquirir um produto Meu Móvel de Madeira. Agora, você tem em suas mãos um produto de alta qualidade, produzido com matérias-primas derivadas de floresta plantada. Além de fazer uma ótima escolha,

Leia mais

ANEXO 02 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS OBRA: SUBST PISO RESIDEN 01 CONDOM SOBRAL LOCALIZAÇÃO: CONDOMINIO SOBRAL

ANEXO 02 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS OBRA: SUBST PISO RESIDEN 01 CONDOM SOBRAL LOCALIZAÇÃO: CONDOMINIO SOBRAL OBRA: SUBST PISO RESIDEN 01 CONDOM SOBRAL LOCALIZAÇÃO: CONDOMINIO SOBRAL ANEXO 02 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS O reboco será demolido com ferramentas adequadas, tendo todo o cuidado para não causar nenhum dano

Leia mais

O fundo preparador ou selador veda e nivela a superfície; se necessário, pode-se corrigir imperfeições com a massa corrida.

O fundo preparador ou selador veda e nivela a superfície; se necessário, pode-se corrigir imperfeições com a massa corrida. Página 1 de 5 TINTAS E VERNIZES LATEX ACRÍLICO E PVA Criadas para proteger e embelezar as paredes de alvenaria, estruturas metálicas e madeiras, as tintas são aperfeiçoadas para garantir maior desempenho

Leia mais

BOLETIM DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS Revisão 006 Julho/2011

BOLETIM DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS Revisão 006 Julho/2011 1 - PRODUTO: Acrílico Standard mais rendimento Natrielli. 2 - DESCRIÇÃO: É uma tinta acrílica de alto rendimento apresenta um excelente acabamento em superfícies externas e internas de alvenaria, reboco,

Leia mais

Coleções. manual de montagem. Kit com 3 Nichos. ou... tempo 20 minutos. montagem 2 pessoas. ferramenta martelo de borracha. ferramenta chave philips

Coleções. manual de montagem. Kit com 3 Nichos. ou... tempo 20 minutos. montagem 2 pessoas. ferramenta martelo de borracha. ferramenta chave philips manual de montagem montagem 2 pessoas Coleções ferramenta martelo de borracha Kit com 3 Nichos ferramenta chave philips tempo 30 minutos ou... ferramenta parafusadeira tempo 20 minutos DICAS DE CONSERVAÇÃO

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE PINTURA

PROCEDIMENTOS DE PINTURA 1 PROCEDIMENTOS DE PINTURA 2 PROCEDIMENTOS DE PINTURA 01.00 SISTEMA DE PINTURA PARA ACABAMENTO FINAL EM LATEX PVA 01.01 - PREPARAÇÃO DA SUPERFÍCIE 1. GESSO (PLACA/PASTA) - Aplicar fundo preparador de parede

Leia mais

PLANO DE CURSO RESUMIDO III. PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO DOS EGRESSOS DO CURSO

PLANO DE CURSO RESUMIDO III. PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO DOS EGRESSOS DO CURSO PLANO DE CURSO RESUMIDO CURSO Pintor de Obras Imobiliárias CBO 7166-10 CÓD.SGE 015.502 MODALIDADE Qualificação Profissional Área Tecnológica Construção Civil CARGA HORÁRIA 220 horas ITINERÁRIO Regional

Leia mais

TINTAS. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho

TINTAS. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho TINTAS Conceito Composição química variada, na maioria das vezes orgânica, que apresenta consistência líquida ou pastosa, que aplicada sobre uma superfície, forma um revestimento sólido e contínuo, com

Leia mais

Produto: KIT MAZAPOXI M298 II (4x1)

Produto: KIT MAZAPOXI M298 II (4x1) BOLETIM TÉCNICO Produto: KIT MAZAPOXI M298 II (4x1) DESCRIÇÃO DO PRODUTO: Tinta de acabamento epóxi poliamida, bi componente, de baixa espessura, este produto atende a norma Petrobras N 1198 Tipo II. RECOMENDAÇÕES

Leia mais

E-book Curso de Airless

E-book Curso de Airless E-book Curso de Airless www.azevedotintas.com (19) 3802-1723 Desenvolvido por Izabel Bordotti Pintura Airless Assim a pintura Airless é um método de pintura, em que a tinta é pulverizada através de um

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO FR413-00 (REV. 00)

BOLETIM TÉCNICO FR413-00 (REV. 00) BOLETIM TÉCNICO FR413-00 (REV. 00) Esmalte Imobiliário Premium Fluence Acetinado É um produto de excelente qualidade e brilho. Possui elevada resistência ao intemperismo, fácil aplicação e limpeza, ótimo

Leia mais

Dicas Qualyvinil PROCESSOS DE PINTURA

Dicas Qualyvinil PROCESSOS DE PINTURA Processos de pintura Existem diferentes processos de pintura, mas o segredo para o sucesso e durabilidade do acabamento final, depende invariavelmente da habilidade do profissional e da preparação da superfície.

Leia mais

RECOMENDAÇÕES DE USO: Indústria média e pesada: Estaleiros navais e de metal mecânica.

RECOMENDAÇÕES DE USO: Indústria média e pesada: Estaleiros navais e de metal mecânica. LACKPOXI SHOP PRIMER DESCRIÇÃO DO PRODUTO: Shop primer epóxi poliamina óxido de ferro bicomponente. Secagem rápida, excelente aderência, fácil aplicação e excelente rendimento. Certificado pelo DNV e Lloyd

Leia mais

CORES Além das cores de catálogo pode-se obter outros tons misturando as cores entre sí.

CORES Além das cores de catálogo pode-se obter outros tons misturando as cores entre sí. TINTA ACRÍLICA PREMIUM MACTRA é uma tinta acrílica fosca com excelente desempenho. Sua FÓRMULA EVOLUTION oferece ótima cobertura, secagem rápida, fácil aplicação e baixo odor, proporcionando uma pintura

Leia mais

PAPÉIS PARA IMPRESSÃO GRÁFICA

PAPÉIS PARA IMPRESSÃO GRÁFICA PAPÉIS PARA IMPRESSÃO GRÁFICA Processo de fabricação, características e principais tipos. PAPEL/História O processo de fabricação de papel, que conhecemos hoje, é baseado em um processo chinês, desenvolvido

Leia mais

GUIA PRÁTICO. www.yalen.com.br DE PINTURA PROCEDIMENTOS TÉCNICOS SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

GUIA PRÁTICO. www.yalen.com.br DE PINTURA PROCEDIMENTOS TÉCNICOS SOLUÇÃO DE PROBLEMAS www.yalen.com.br GUIA PRÁTICO PROCEDIMENTOS TÉCNICOS SOLUÇÃO DE PROBLEMAS UMA SELEÇÃO DE INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS, PARA QUALQUER PROFISSIONAL DA PINTURA. Caro Amigo (a), Este guia foi desenvolvido para

Leia mais

Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior. Reboco Delgado Armado sobre Poliestireno Expandido - ETICS

Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior. Reboco Delgado Armado sobre Poliestireno Expandido - ETICS Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior Reboco Delgado Armado sobre Poliestireno Expandido - ETICS Sistema TEPROTERM 2 / 19 1. INTRODUÇÃO I Cerca de 1/3 do consumo mundial de energia destina-se a habitações

Leia mais

Av Dr. Cardoso de Mello, 1340 - cjto. 131 - Vila Olímpia Cep: 04548-004 - São Paulo - SP Fone/Fax: 11 3054-1480

Av Dr. Cardoso de Mello, 1340 - cjto. 131 - Vila Olímpia Cep: 04548-004 - São Paulo - SP Fone/Fax: 11 3054-1480 www.abrafati.com.br Av Dr. Cardoso de Mello, 1340 - cjto. 131 - Vila Olímpia Cep: 04548-004 - São Paulo - SP Fone/Fax: 11 3054-1480 Rua Júlio Diniz, 56 - cjto 41 - Vila Olímpia Cep: 04547-090 - São Paulo

Leia mais

PINTURAS EXECUÇÃO. Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turma C01 Disc. Construção Civil II

PINTURAS EXECUÇÃO. Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turma C01 Disc. Construção Civil II PINTURAS EXECUÇÃO Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turma C01 Disc. Construção Civil II PINTURA EQUIPAMENTOS USUAIS PARA APLICAÇÃO DA PINTURA Ferramentas para PREPARO

Leia mais

Guia Técnico de Pintura

Guia Técnico de Pintura Guia Técnico de Pintura IV - Varandas e Terraços As infiltrações de água são uma das maiores causas da degradação de algumas pinturas, e mesmo da estrutura de varandas e terraços. Para evitar este tipo

Leia mais

Dermatite de Contato. Tipos de Dermatite de Contato: Causada por Irritantes

Dermatite de Contato. Tipos de Dermatite de Contato: Causada por Irritantes Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Dermatite de Contato O QUE É? A Dermatite de Contato é uma doença bastante comum, afetando a pele

Leia mais

Departamento de Compras MEMORIAL DESCRITIVO ITEM UNID. DESCRIÇÃO QUANT. VALOR UNIT. 1 LATA 18L

Departamento de Compras MEMORIAL DESCRITIVO ITEM UNID. DESCRIÇÃO QUANT. VALOR UNIT. 1 LATA 18L Departamento de Compras MEMORIAL DESCRITIVO LOTE 1 ITEM UNID. DESCRIÇÃO QUANT. VALOR UNIT. 1 LATA 2 LATA 3 LATA 4 LATA 5 LATA 6 LATA 7 PÇ 50ml 8 LATA VALOR TOTAL TINTA ACRÍLICO FOSCO PREMIUM- Resina à

Leia mais

Departamento de Compras MEMORIAL DESCRITIVO ITEM UNID. DESCRIÇÃO QUANT. VALOR UNIT. 1 LATA 18L

Departamento de Compras MEMORIAL DESCRITIVO ITEM UNID. DESCRIÇÃO QUANT. VALOR UNIT. 1 LATA 18L Departamento de Compras MEMORIAL DESCRITIVO LOTE 1 ITEM UNID. DESCRIÇÃO QUANT. VALOR UNIT. 1 LATA 2 LATA 3 LATA 4 LATA 5 LATA 6 LATA 7 PÇ 50ml 8 LATA VALOR TOTAL TINTA ACRÍLICO FOSCO STANDART- Resina à

Leia mais

CARIOCA SHOPPING - EXPANSÃO

CARIOCA SHOPPING - EXPANSÃO CARIOCA SHOPPING - EXPANSÃO ÍNDICE: Introdução...03 2. Impermeabilização A pisos e paredes em contato com o solo... 04 3. Impermeabilização B reservatórios... 06 4. Impermeabilização C pisos frios... 08

Leia mais

COMO REALIZAR UMA EXCELENTE PINTURA PREDIAL!

COMO REALIZAR UMA EXCELENTE PINTURA PREDIAL! COMO REALIZAR UMA EXCELENTE PINTURA PREDIAL! Na execução de uma PINTURA, devemos levar em consideração os vários fatores que envolvem as etapas deste processo e suas particularidades. Por exemplo, temos

Leia mais

Sistema de colagem elástica para painéis em fachadas

Sistema de colagem elástica para painéis em fachadas Ficha de Produto Edição de Agosto de 2007 Nº de identificação: 5.43 Versão nº 4 SikaTack -Panel Sistema de colagem elástica para painéis em fachadas Descrição do sistema SikaTack -Panel é um sistema de

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO - LINHA GRAFF

BOLETIM TÉCNICO - LINHA GRAFF A Linha de produtos da Textura & Cia foi desenvolvida para economizar, eliminando etapas do tipo massa fina, massa corrida / acrílica e pintura. Além de tornar prático e econômico o acabamento; os produtos

Leia mais

AMETISTA REVESTIMENTOS

AMETISTA REVESTIMENTOS AMETISTA REVESTIMENTOS Ficha técnica MASSA CORRIDA É composta de emulsão acrílica, carga minerais inertes e aditivos solúveis em água, desenvolvida para a execução de quaisquer correções em ambientes internos.

Leia mais

AMETISTA PROCEDIMENTOS PRELIMINARES QUE ANTECEDE AS TEXTURAS

AMETISTA PROCEDIMENTOS PRELIMINARES QUE ANTECEDE AS TEXTURAS Manual AMETISTA PROCEDIMENTOS PRELIMINARES QUE ANTECEDE AS TEXTURAS l-avaliçao das superfiçies Verificar se as areas estao secas, isentas de umidade oleo ou graxas,buracos etc... ll-preparaçao de superficies

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO 1. Generalidades

MEMORIAL DESCRITIVO 1. Generalidades MEMORIAL DESCRITIVO Memorial descritivo de serviço de pintura geral do prédio da Câmara Municipal de Fortaleza de Minas MG. Compõem este memorial as especificações técnicas acerca dos serviços a serem

Leia mais

MINI KIT MARTELINHO DE OURO

MINI KIT MARTELINHO DE OURO *Imagens meramente ilustrativas MINI KIT MARTELINHO DE OURO Manual de Instruções Prezado Cliente Este Manual tem como objetivo orientá-lo na instalação, operação e informações gerais de seu Mini Kit Martelinho

Leia mais

DELFLEET PRIMERS ISENTO DE CROMATO PRETO F387 VERMELHO F394 AMARELO F395 CINZA F396

DELFLEET PRIMERS ISENTO DE CROMATO PRETO F387 VERMELHO F394 AMARELO F395 CINZA F396 DELFLEET PRIMERS ISENTO DE CROMATO PRETO F387 VERMELHO F394 AMARELO F395 CINZA F396 PRIMERS DELFLEET ISENTO DE CROMATOS Preto F387 Amarelo F395 Vermelho F394 Diluente Delfleet F372 Cinza F396 DESCRIÇÃO

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES - SISTEMA DE ACABAMENTO SKANIA

MANUAL DE INSTRUÇÕES - SISTEMA DE ACABAMENTO SKANIA MANUAL DE INSTRUÇÕES - SISTEMA DE ACABAMENTO SKANIA O produto O Sistema de Acabamento Skania é composto por produtos específicos para cada etapa necessária à melhor conservação do piso de madeira: SELADORA

Leia mais

Aplicações Xadrez Pigmento em Pó

Aplicações Xadrez Pigmento em Pó Dê asas à sua imaginação nas diversas aplicações do Pó Xadrez. Aplicações Xadrez Pigmento em Pó O PÓ XADREZ é um pigmento concentrado que proporciona efeitos decorativos em diversas aplicações. Mais econômico,

Leia mais

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA ASSESSORIA DE OBRAS E MANUTENÇÃO Processo: Sistema de Custo para Obras e Serviços de Engenharia SC- SERVIÇOS COMPLEMENTARES Ano referência:

Leia mais

Problemas Comuns. Eflorescência

Problemas Comuns. Eflorescência Problemas Comuns Como em qualquer outra área na construção civil, geralmente ocorrem problemas, seja na preparação da superfície ou no acabamento. Os problemas mais freqüentes são: Eflorescência São manchas

Leia mais

Viu só esses desenhos geométricos nas paredes? Eles são feitos simplesmente com fita crepe!

Viu só esses desenhos geométricos nas paredes? Eles são feitos simplesmente com fita crepe! TEXTURA & CORES Viu só esses desenhos geométricos nas paredes? Eles são feitos simplesmente com fita crepe! Como fazer? 1 Forre todo piso com jornal para não sujar com os respingos. 2 Coloque fita crepe

Leia mais

Guia Prático de Instalação Completo Forros Minerais OWA. Revisão: 2

Guia Prático de Instalação Completo Forros Minerais OWA. Revisão: 2 Guia Prático de Instalação Completo Forros Minerais OWA Revisão: 2 Guia Prático de Instalação Forros Minerais OWA Cuidados Iniciais Cuidados iniciais: SEMPRE manter as mãos limpas para manusear os forros

Leia mais

Metal Colors. Disponível em: Frascos de 60ml (Ref. 03660) Disponível em:

Metal Colors. Disponível em: Frascos de 60ml (Ref. 03660) Disponível em: Metal Colors A tinta Metal Colors é ideal para ser aplicada em: madeira, cerâmica, gesso, papel, papelão, isopor, resina, cortiça, couro, vidro e plásticos jateados, alumínio, latão e zinco, sempre com

Leia mais

FLUIDOS DESENGRAXANTES VEGETAIS, ECOLÓGICOS E BIODEGRADÁVEIS - GREENSAVE LIFE 20E/20 e 40E/40

FLUIDOS DESENGRAXANTES VEGETAIS, ECOLÓGICOS E BIODEGRADÁVEIS - GREENSAVE LIFE 20E/20 e 40E/40 FLUIDOS DESENGRAXANTES VEGETAIS, ECOLÓGICOS E BIODEGRADÁVEIS - GREENSAVE LIFE 20E/20 e 40E/40 DESENGRAXANTES - HOMY MAXCLEAN / HOMY 500 ANTI-ADERENTE PARA MÁQUINAS COMPACTADORAS - HOMY ECOPOL G DESPLACANTE

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA PINTURA

PROCEDIMENTOS PARA PINTURA PROCEDIMENTOS PARA PINTURA Prof. Marco Pádua Geralmente não é dada a devida importância a qualidade dos serviços de pintura. Sendo a última etapa da construção, as vezes, motivados pela economia procuram-se

Leia mais

Cerâmicas e porcelanatos

Cerâmicas e porcelanatos Aprenda a limpar cerâmica, porcelanato, laminado, vidro, madeira... De forma geral, pano umedecido e detergente neutro, aplicados depois de varrer a superfície, bastam à limpeza do chão. No caso de alérgicos,

Leia mais

VtintaI = / / (Litros) VtintaF = / / (Litros)

VtintaI = / / (Litros) VtintaF = / / (Litros) ANEXO A TINTAS PLANILHA N o 2.18. Observador: Alternativas para redução dos desperdícios de materiais nos canteiros de obra MEDIÇÃO DE ESTOQUE (VtintaI E VtintaF): TINTA LÁ TEX ACRÍLICA OU LÁ TEX PVA A.

Leia mais

tecfix ONE quartzolit

tecfix ONE quartzolit Pág. 1 de 8 Adesivo para ancoragem à base de resina epóxi-acrilato 1. Descrição: Produto bicomponente disposto numa bisnaga com câmaras independentes, projetada para realizar a mistura adequada dos constituintes

Leia mais

DIVISÃO DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO DVSMT PROTEÇÃO DOS MEMBROS SUPERIORES

DIVISÃO DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO DVSMT PROTEÇÃO DOS MEMBROS SUPERIORES PROTEÇÃO DOS MEMBROS SUPERIORES LUVA DE PROTEÇÃO DE ALGODÃO PIGMENTADA CONTRA ABRASIVOS LUV1 Proteção das mãos do usuário contra agentes perfurocortantes. Material: Par de luvas com punho, tricotada 4

Leia mais

FISPQ LIMPA PORCELANATO. FICHA DE SEGURANÇA de produtos químicos

FISPQ LIMPA PORCELANATO. FICHA DE SEGURANÇA de produtos químicos LIMPA PORCELANATO CARACTERÍSTICA DO PRODUTO: É um limpador alcalino especialmente formulado para limpeza leve e pesada em pisos tratados com acabamentos acrílicos, pisos não tratados como porcelanato.

Leia mais

Econômico Fórmula concentrada que permite economia no gasto do produto quando diluído.

Econômico Fórmula concentrada que permite economia no gasto do produto quando diluído. Drax Desengraxante / Desengordurante Eficiente Formulação especial que garante a eficácia do produto na remoção de sujidades pesadas no piso, como graxas e óleos de equipamentos. Versátil Pode ser utilizado

Leia mais

Manual Técnico de Pintura

Manual Técnico de Pintura Manual Técnico de Pintura Prezado Cliente Hidracor, Pensando na melhor forma de atendê-lo e tirar suas dúvidas, a Tintas Hidracor desenvolveu este Manual Técnico de Pintura. Prático e de rápida consulta,

Leia mais

Produto Rendimento Espessura Textura Catalisador Aplicações Características. K-4060 Catalise 5 X 1 em volume

Produto Rendimento Espessura Textura Catalisador Aplicações Características. K-4060 Catalise 5 X 1 em volume SISTEMA PU - 4000 - Tintas Industriais Esmalte E-4000 6,5 m2/litro sem diluição. 50 a 60 µm K-4060 Catalise 5 X 1 Excelente acabamento para pintura de caixa eletrônico, ônibus, baús, orelhões, painéis

Leia mais

Boletim Técnico. Cores Azul. Textura Lisa e brilhante.

Boletim Técnico. Cores Azul. Textura Lisa e brilhante. Página 1 de 5 Boletim Técnico Produto Esmalte PU Piscinas Descrição Esmalte PU Piscinas é um esmalte poliuretano bicomponente impermeável ideal para pintura de piscinas de concreto e fibra, deixando-as

Leia mais

3M DISCO DE CORTE APLICAÇÃO. Orientação técnica :

3M DISCO DE CORTE APLICAÇÃO. Orientação técnica : 3M DISCO DE DESBASTE Orientação técnica: A-PLUS: AÇO CARBONO I-PLUS: AÇO INOX Desbaste, semi-acabamento, nivelamento de superfície, remoção de excesso de material e rebarbação. Remoção de cordão de solda,

Leia mais

ADEGAS KitchenAid. KZB15ARANA e KZB16ARANA

ADEGAS KitchenAid. KZB15ARANA e KZB16ARANA ADEGAS KitchenAid COMPROMISSO DE PRODUZIR AS MELHORES ADEGAS Versatilidade Organização Integração total com os outros eletrodomésticos CLAIMS CONHECENDO O PRODUTO Praticidade Combina a conveniência de

Leia mais

OFICIAL LIMPA E BRILHA

OFICIAL LIMPA E BRILHA OFICIAL LIMPA E BRILHA LIMPADOR UNIVERSAL Classificação: Detergente Propriedades É um produto para limpeza total, utilizado na manutenção de superfície em geral. Sua principal característica é manter a

Leia mais

Norma Técnica SABESP NTS 159

Norma Técnica SABESP NTS 159 Norma Técnica SABESP NTS 159 Esquema de pintura para equipamentos e materiais em aço-carbono ou ferro fundido pintados e em contato direto com esgoto Especificação São Paulo Rev. 1 - Outubro - 2001 NTS

Leia mais

Unhas de Acrílico - Porcelana

Unhas de Acrílico - Porcelana Pantera Nails Uma reconstrução das unhas, feita á regra de arte, coretamente e profissionalmente, mostrará uma unha artificial harmoniosa em relação á mão da cliente e garantirá a resistencia massíma no

Leia mais

Perfis para varandas e terraços Cerfix Protec

Perfis para varandas e terraços Cerfix Protec PROFILPAS S.P.A. VIA EINSTEIN, 38 35010 CADONEGHE (PADOVA) ITALY TEL. +39 (0)49 8878411 +39 (0)49 8878412 FAX. +39 (0)49-706692 EMAIL: INFO@PROFILPAS.COM Perfis para varandas e terraços Cerfix Protec Aplicación

Leia mais

Nome do produto: MC Injekt 2300 Top (B) Data da última revisão: 22/07/2011. - Nome da empresa: MC-Bauchemie Brasil Indústria e Comércio Ltda

Nome do produto: MC Injekt 2300 Top (B) Data da última revisão: 22/07/2011. - Nome da empresa: MC-Bauchemie Brasil Indústria e Comércio Ltda Página 1 de 5 1. Identificação do produto e da empresa - Nome do produto: MC Injekt 2300 TOP (Parte B) - Nome da empresa: MC-Bauchemie Brasil Indústria e Comércio Ltda - Endereço: Rua Henry Martin, 235

Leia mais

Tecnologia da Construção Civil - I Fundações. Roberto dos Santos Monteiro

Tecnologia da Construção Civil - I Fundações. Roberto dos Santos Monteiro Tecnologia da Construção Civil - I Fundações Após a execução da sondagem, iremos definir qual o tipo de fundação mais adequada a ser utilizado no nosso empreendimento. As Fundações são elementos estruturais

Leia mais

SISTEMAS DE PISO EPOXI

SISTEMAS DE PISO EPOXI SISTEMAS DE PISO EPOXI PRODUTO DESCRIÇÃO VEC-601 TUBOFLOOR TEE-556 AUTONIVELANTE Selador epóxi de dois componentes de baixa viscosidade. Revestimento epóxi com adição de sílica para regularização de pisos.

Leia mais

1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA

1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA [M03 11052010] 1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA É muito importante que você leia atentamente todas as instruções contidas neste manual antes de utilizar o produto, pois elas garantirão sua segurança.

Leia mais

MANUAL PRÁTICO DE APLICAÇÃO

MANUAL PRÁTICO DE APLICAÇÃO MANUAL PRÁTICO DE APLICAÇÃO Esperamos que este Manual Prático de Aplicação possa oferecer a você que é usuário das tintas da KING S PAINT, informações importantes para realizar uma pintura de melhor qualidade

Leia mais

PINTURAS. Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turma C01 Disc. Construção Civil II

PINTURAS. Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turma C01 Disc. Construção Civil II PINTURAS Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turma C01 Disc. Construção Civil II PINTURA s.f. Ato ou efeito de pintar. Camada de recobrimento de uma superfície, com funções

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Fabricante: SUN CHEMICAL CORPORATION Distribuidor no Brasil: COSMOTEC Especialidades Químicas Ltda Rua: João Alfredo, 900 Cid. Ind. Satélite Cumbica.

Leia mais

PENETROL CUPIM. Para madeiramento de casas e construções (portas, janelas, lambris, prateleiras, móveis etc.) e na indústria moveleira.

PENETROL CUPIM. Para madeiramento de casas e construções (portas, janelas, lambris, prateleiras, móveis etc.) e na indústria moveleira. Produto tem poderosa ação inseticida que protege a madeira seca contra o ataque de cupins. Incolor, permite qualquer tratamento na madeira (verniz, cera ou tinta) 24 horas depois da aplicação. Características

Leia mais

Kit Microdermoabrasão TimeWise

Kit Microdermoabrasão TimeWise Kit Microdermoabrasão TimeWise 1 TimeWise Proporciona resultados imediatos no combate às linhas finas de expressão, limpando os poros e deixando a pele mais lisa e suave, em apenas dois passos. Passo 1:

Leia mais

TUTORIAL LIMPEZA DE ESPELHO DE TELESCÓPIO NEWTONIANO: PROCEDIMENTOS, MATERIAIS E ETAPAS. Por: James Solon

TUTORIAL LIMPEZA DE ESPELHO DE TELESCÓPIO NEWTONIANO: PROCEDIMENTOS, MATERIAIS E ETAPAS. Por: James Solon TUTORIAL LIMPEZA DE ESPELHO DE TELESCÓPIO NEWTONIANO: PROCEDIMENTOS, MATERIAIS E ETAPAS. Por: James Solon Com o passar do tempo e principalmente do uso, os espelhos dos telescópios de modelo Newtoniano

Leia mais

TINTAS E VERNIZES MCC1001 AULA 7

TINTAS E VERNIZES MCC1001 AULA 7 TINTAS E VERNIZES MCC1001 AULA 7 Disciplina: Materiais de Construção I Professora: Dr. a Carmeane Effting 1 o semestre 2014 Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Engenharia Civil DEFINIÇÃO: TINTAS

Leia mais

Faculdade Sudoeste Paulista Curso de Engenharia Civil Técnicas da Construção Civil

Faculdade Sudoeste Paulista Curso de Engenharia Civil Técnicas da Construção Civil AULA 15 - PINTURA A pintura é um serviço de obra tão importante como qualquer outro, e é um grave erro não lhe dar uma atenção condizente, ela deve ser projetada e executada segundo técnica adequada, não

Leia mais

PROCESSO CALCOGRÁFICO

PROCESSO CALCOGRÁFICO PROCESSO CALCOGRÁFICO ALUMÍNIO ZINCO COBRE ÁGUA-FORTE O processo baseia-se na protecção da chapa - que pode ser de alumínio, cobre, latão ou zinco - com um verniz de proteçção, seguido do desenho que se

Leia mais

Tratamento, Pintura, Proteção e Aços utilizados.

Tratamento, Pintura, Proteção e Aços utilizados. Tratamento, Pintura, Proteção e Aços utilizados. 1 I TRATAMENTO SUPERFICIAL DO AÇO: PROCESSO UTILIZADO: Spray pressurizado aquecido e envolvente de alta pressão. FUNÇÕES: Remover todas as impurezas da

Leia mais

GUIA DO PINTOR REPINTURA AUTOMOTIVA

GUIA DO PINTOR REPINTURA AUTOMOTIVA GUIA DO PINTOR REPINTURA AUTOMOTIVA ÍNDICE Apresentação Iquine - Um Ideal Concretizado Procedimentos Técnicos Segurança e Cuidados - Processo de Pintura - Repintura de Superfícies Metálicas - Repintura

Leia mais

GERÊNCIA DE INSPEÇÃO PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL NORMAS DE CONSTRUÇÃO CARNE E DERIVADOS

GERÊNCIA DE INSPEÇÃO PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL NORMAS DE CONSTRUÇÃO CARNE E DERIVADOS GERÊNCIA DE INSPEÇÃO PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL NORMAS DE CONSTRUÇÃO CARNE E DERIVADOS NORMAS DE ORIENTAÇÃO PARA OS ESTABELECIMENTOS DE CARNE E DERIVADOS 1. O estabelecimento de produtos de origem animal

Leia mais

COMO INSTALAR : MATERIAIS: IMPORTANTE. O contra piso deve estar:

COMO INSTALAR : MATERIAIS: IMPORTANTE. O contra piso deve estar: COMO INSTALAR : Importante para uma perfeita instalação, obter o resultado especificado pela Revitech Pisos e esperado pelo cliente, a utilização das ferramentas corretas. Ferramentas como a desempenadeira,

Leia mais

Manual Técnico de Pintura

Manual Técnico de Pintura Manual Técnico de Pintura Manual Técnico Hidracor 1 Prezado Cliente Hidracor, Pensando na melhor forma em atendê-lo, tirar suas dúvidas, a Tintas Hidracor desenvolveu este Manual Técnico de Pintura.Prático

Leia mais

Composição Básica Emulsão Latex Modificada, pigmentos orgânicos e inorgânicos, cargas minerais, aditivo, antibacteria e água.

Composição Básica Emulsão Latex Modificada, pigmentos orgânicos e inorgânicos, cargas minerais, aditivo, antibacteria e água. Boletim Técnico Produto Casacor Acrílico Fosco Branco Descrição Casa limpa, mais saúde e família protegida. Tudo isso em uma tinta: CASA COR Acrílico Super Premium da Tintas Renner. A sua fórmula especial

Leia mais

VERNIZ DELTRON HS VERNIZ ALTO SÓLIDOS D894 CATALISADOR ALTO SÓLIDOS D884

VERNIZ DELTRON HS VERNIZ ALTO SÓLIDOS D894 CATALISADOR ALTO SÓLIDOS D884 VERNIZ DELTRON HS VERNIZ ALTO SÓLIDOS D894 CATALISADOR ALTO SÓLIDOS D884 PRODUTOS Verniz alto sólidos Deltron D894 Catalisador para verniz alto sólidos D884 Catalisadores Deltron MS D803,D841,D861 Diluentes

Leia mais

QUALIDADE NO SERVIÇO DE PINTURA COM TINTAS LÁTEX EM REVESTIMENTOS INTERNOS DE ARGAMASSA: ANÁLISE DE CASOS

QUALIDADE NO SERVIÇO DE PINTURA COM TINTAS LÁTEX EM REVESTIMENTOS INTERNOS DE ARGAMASSA: ANÁLISE DE CASOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL William Yutaka Mizushima QUALIDADE NO SERVIÇO DE PINTURA COM TINTAS LÁTEX EM REVESTIMENTOS INTERNOS DE ARGAMASSA:

Leia mais

KIT Nº 14 KIT Nº 2 0.905

KIT Nº 14 KIT Nº 2 0.905 KIT Nº 1 KIT Nº 2 01 Bandeja Grande Ref.0.2823 01 Rolo de Espuma Pop 23 cm Ref.0.13 com cabo Ref. 0.2072 01 Rolo de Espuma Pop 09 cm com cabo Ref. 0.1109. 01 Rolo de Espuma Pop 05 cm c/ cabo Ref. 0.1105

Leia mais

PLACOSTIL - Acabamentos

PLACOSTIL - Acabamentos 01 142 PLACOSTIL - Acabamentos Índice da Atividade Massas e Fitas 144 Tratamento ou Execução de Juntas 144 Fitas de Acabamento 144 Massas 145 Tipos de Juntas 146 145 Orientações Gerais 146 Juntas Níveis

Leia mais

PINTURA EM DRYWALL O QUE É PRECISO SABER

PINTURA EM DRYWALL O QUE É PRECISO SABER PINTURA EM DRYWALL O QUE É PRECISO SABER 2 a EDIÇÃO Av. Dr. Cardoso de Mello, 1340 - cjto 131 Vila Olímpia - CEP 04548 004 - São Paulo, SP Fone: 55 (11) 3054-1480 www.abrafati.com.br Rua Julio Diniz, 56

Leia mais

Como escolher a tinta adequada a determinado serviço? A resposta a essa questão requer, primeiro, conhecimentos das características

Como escolher a tinta adequada a determinado serviço? A resposta a essa questão requer, primeiro, conhecimentos das características Tintas Um problema Como escolher a tinta adequada a determinado serviço? A resposta a essa questão requer, primeiro, conhecimentos das características e tipos de tintas. Introdução Na aula anterior, vimos

Leia mais

MODELO DE DIZERES DE BULA. IMOXY imiquimode

MODELO DE DIZERES DE BULA. IMOXY imiquimode MODELO DE DIZERES DE BULA IMOXY imiquimode FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Creme dermatológico embalagem contendo 6 ou 12 sachês com 250 mg. USO ADULTO USO TÓPICO COMPOSIÇÃO Cada g do creme dermatológico

Leia mais

LINHA BRICOLAGE BRICOLAGE LINHA

LINHA BRICOLAGE BRICOLAGE LINHA CONSTRUÇÃO Bricocem Cimento Rápido Bricocem Argamassa Cinza Bricocem Argamassa Rápida Bricocem Argamassa Refractária Bricocem Pasta Niveladora Bricocem Cimento Cola Flexível Bricocem Junta Impermeável

Leia mais

FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO

FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO FISPQ Nº: 009/2016 Páginas: 01/09 Revisão: 0 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: MASSA CORRIDA PVA MISTER CRYL Código

Leia mais

7. A importância do aterramento na Qualidade da Energia.

7. A importância do aterramento na Qualidade da Energia. 7. A importância do aterramento na Qualidade da Energia. Em primeiro lugar é preciso esclarecer o que significa e para que serve o aterramento do sistema elétrico. Ao contrário do que é usual considerar,

Leia mais

PRODUTOS PARA CONSTRUÇÃO PINTURA E ACABAMENTO

PRODUTOS PARA CONSTRUÇÃO PINTURA E ACABAMENTO PRODUTOS PARA CONSTRUÇÃO PINTURA E ACABAMENTO PINTURA E ACABAMENTO 03.895-4 ALGODÃO POLIMENTO HIDRÓFILO 33.833-8 APLICADOR TEXTURA E CHAPISCO MAX 53.193-6 APLICADOR TINTA MAGNUM 53.113-8 BALDE PLÁSTICO

Leia mais

SUPER PRESS GRILL INSTRUÇÕES. Ari Jr. DATA. Diogo APROV. Nayana. Super Press Grill. Folheto de Instrução - User Manual 940-09-05. Liberação do Arquivo

SUPER PRESS GRILL INSTRUÇÕES. Ari Jr. DATA. Diogo APROV. Nayana. Super Press Grill. Folheto de Instrução - User Manual 940-09-05. Liberação do Arquivo N MODIFICAÇÃO POR 0 Liberação do Arquivo Ari Jr 10-12-2012 1 Inclusão da informação sobe uso doméstico (certificação) Ari Jr 14-02-2013 PODERÁ SER UTILIZADO POR TERCEIROS DA BRITÂNIA ELETRODOMÉSTICOS LTDA.

Leia mais

Manual de Operação 1

Manual de Operação 1 1 Índice Ambiente operacional...03 Instalação...03 Precauções na instalação...04 Utilizando o controle da Cortina de Ar...05 Dados técnicos...06 Manutenção...06 Termo de garantia...07 2 As cortinas de

Leia mais

líder mundial em polimentos.

líder mundial em polimentos. líder mundial em polimentos. 2 0 1 3 Menzerna FG400 FAST GLOSS Menzerna Fast Gloss FG400 é o mais recente polish da fábrica Menzerna na Alemanha. Menzerna Fast Gloss FG400 é um polish de corte de alta

Leia mais

Sofá Cama. manual de montagem. Flora. ou... 2 pessoas. montagem. ferramenta martelo de borracha. ferramenta martelo. chave philips.

Sofá Cama. manual de montagem. Flora. ou... 2 pessoas. montagem. ferramenta martelo de borracha. ferramenta martelo. chave philips. manual de montagem montagem 2 pessoas ferramenta martelo de borracha ferramenta martelo Sofá Cama lora ferramenta chave philips tempo 1:30 horas ou... ferramenta parafusadeira tempo 1 hora ICS E CONSERVÇÃO

Leia mais

Índice. Sistemas de Reparação

Índice. Sistemas de Reparação Mercedes-Benz Sistemas de Reparação de Pintura Aprovados Índice Sistemas de Reparação Esclarecimentos sobre os Sistemas de Reparos Visão Geral dos Sistemas de Reparos Sistemas de Reparos Garantidos para

Leia mais