CAPITAL SOCIAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CAPITAL SOCIAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL"

Transcrição

1 CAPITAL SOCIAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL Sarita Albagli Maria Lucia Maciel Apresentação por Gislaine Aparecida Gomes da Silva Mestranda Engenharia Produção linha pesquisa IOT Professores: Dr Mauro Rocha Côrtes; Dr Luís Fernando Paulillo

2 Capital Social - Introdução Participaçã o Comunitári a? Ativo? Metáfora? Redes sociais? Abertas ou fechadas? Quais implicações políticas e sociais? Modismo? Individual? Coletivo? Confiança? Construído para facilitar transações e melhorar condições sócio-econômicas

3 Estrutura dos Tópicos Conceito Questões em debate Capital Social e desempenho econômico Capital Social e o papel do Estado Considerações Finais

4 Conceito de capital social: Surge no âmbito da sociologia, Pierre Bourdieu, década de O agregado de recursos reais ou potenciais que estão ligados à participação em uma rede durável de relações mais ou menos institucionalizadas de mútua familiaridade e reconhecimento...que provê para cada um de seus membros o suporte capital de propriedade coletiva.

5 James Coleman: definiu capital social no contexto educacional: o conjunto de recursos que são inerentes às relações familiares e à organização social da comunidade e que são úteis para o desenvolvimento cognitivo ou social de uma criança ou de um jovem.

6 Coleman especifica 03 formas de capital social: Nível de confiança: o capital social é elevado onde as pessoas confiam umas nas outras; Canais de trocas de informações e idéias; Normas e sanções constituem capital social onde elas encorajam os indivíduos a trabalharem pelo bem comum.

7 Putnam: popularizou o conceito de capital social: O autor define capital social como traços da vida social redes, normas e confiança que facilitam a ação conjunta em prol de objetivos comuns

8 Questões em debate Funcionalidade, valor intrínseco ou metáfora Individual e/ou coletivo Homogeneidade e heterogeneidade Confiança e reciprocidade

9 Funcionalidade, valor intrínseco ou metáfora Acepção instrumental de Capital social reciprocidade normas confiança ativo associação cooperação Capital Social não é apenas uma coleção aleatória de redes, valores e confiança mas constitui um Ativo resultante do pertencimento a uma dada comunidade, um investimento em relações sociais com retornos esperados.

10 Funcionalidade, valor intrínseco ou metáfora Outras abordagens: Relações sociais são importantes em si mesmas. ( membros das sociedades corais florentinas participam delas porque gostam de cantar... -Putnam) Conceito sensibilizador metáfora (Arrow, 2000); má analogia com outras formas de capital (Solow, 2000).

11 Individual e/ou coletivo Individual como as relações sociais de um indivíduo, baseadas em confiança e reciprocidade, permitem-lhe o acesso a recursos escassos. Não importa o que se conhece e sim quem se conhece. Enfoque maior nos benefícios individuais.

12 Individual e/ou coletivo Coletivo capital social constitui um ativo coletivo de comunidades e grupos sociais, bem público ou atributo da estrutura social em que se inserem os indivíduos.

13 Individual e coletivo Parte dos estudiosos opinam que o conjunto de recursos embutidos em relações sociais podem beneficiar tanto o coletivo, como os indivíduos no coletivo.

14 Homogeneidade e heterogeneidade Comunidade ou grupo fechado/ homogêneos Grupos heterogêneos Tendem a ser exclusivos Tendem a ser inclusivos, incorporam outros grupos A complementaridade entre redes internas e externas possibilita reduzir o conflito e a exclusão social.

15 Confiança e reciprocidade cooperação confiança Resposta racional dos atores econômicos às oportunidades e restrições presentes em seu ambiente Perspectiva econômica ortodoxa

16 Confiança Instrumento para melhorar a eficiência das relações entre agentes econômicos Ingrediente-chave para reduzir as falhas de mercado (economistas neo-clássicos) Aumenta previsibilidade e diminui risco Resultado de interações repetidas bem sucedidas.

17 Capital Social e desempenho econômico Espaço recente na análise econômica NEI importância do papel das instituições na dinâmica econômica. Corrente evolucionária do pensamento econômico, contribuições de Richard Nelson, Sidney Winter, Freeman e outros.

18 Capital Social e desempenho econômico O aprendizado é visto como processo contínuo e interativo de aquisição de diferentes tipos de conhecimentos e habilidades por parte de agentes individuais e coletivos, propiciando a inovação. O conhecimento é tácito e transmitido em contatos interpessoais constantes.

19 Capacidade de inovar: capacidade de uma sociedade, nas relações entre agentes, movimentos, organizações, instituições de: - empenhar-se nas escolhas que lhe são mais adequadas; - Aplicar os resultados de suas ações como e onde serão mais produtivos economica e socialmente (Freeman e Newby)

20 Capital Social e desempenho econômico Relações de mercado mostram-se incapazes de estimular a interação entre os diferentes agentes; Os comportamentos associados ao capital social confiança, compromisso, redes e valores compartilhados contribuem para os processos de inovação e de aprendizado interativos.

21 Benefícios econômicos do Capital Social: Maior facilidade de compartilhamento de informações e conhecimentos; Conformação de ambientes propícios ao empreendedorismo; Melhor coordenação e coerência de ações, processos de tomada de decisão coletivos; Maior conhecimento mútuo, que aumenta previsibilidade e diminui comportamentos oportunistas.

22 Capital Social e Aglomerações Produtivas Caso : distritos industriais italianos : o desenvolvimento socioeconômico é bastante diversificado e desigual entre as Três Itálias (norte, sul e centronordeste).

23 Capital social e arranjos produtivos locais: não se vinculam de forma automática: esse processo não depende apenas de confiança e interação. Existem fatores importantes como: - Sentimento de pertencimento - Nível de inclusão - Nível educacional - Densidade de relações de aprendizado interativo - Identidade entre interesses individuais e coletivos - Lideranças locais - Relação Estado/Sociedade.

24 Capital Social e o papel do Estado Políticas Públicas: alguns autores consideram ser favoráveis ao estímulo de capital socias; outros consideram que podem representar o movimento inverso; outros sugerem que se trata de um movimento bi-direcional.

25 Capital Social e o papel do Estado Formações sociais são estruturas complexas, que resultam de construção social ao longo de processos históricos de competição, colaboração e conflito.

26 Considerações finais É na dinâmica da relação entre Estado e sociedade civil que o capital social se desenvolve. O potencial político pode servir tanto ao fortalecimento de interesses dominantes, como à intervenção de regiões e grupos sociais marginalizados, construindo cidadania.

A gaiola de ferro revisitada: isomorfismo institucional e racionalidade coletiva nos campos organizacionais Paul J. DiMaggio; Walter W.

A gaiola de ferro revisitada: isomorfismo institucional e racionalidade coletiva nos campos organizacionais Paul J. DiMaggio; Walter W. A gaiola de ferro revisitada: isomorfismo institucional e racionalidade coletiva nos campos organizacionais Paul J. DiMaggio; Walter W. Powell Apresentação por Gislaine Aparecida Gomes da Silva Mestranda

Leia mais

Conhecimento e Inovação Nas Empresas. Renata Lèbre La Rovere Aula 6

Conhecimento e Inovação Nas Empresas. Renata Lèbre La Rovere Aula 6 Conhecimento e Inovação Nas Empresas Renata Lèbre La Rovere Aula 6 Estrutura da Aula Conceitos de Proximidade (Amin e Cohendet) Economia do conhecimento : conceitos e evidências (Cooke et al.) Clusters

Leia mais

CONHECIMENTO E INOVAÇÃO NAS EMPRESAS. Renata Lèbre La Rovere, Professora e Pesquisadora do Grupo Inovação - IE/UFRJ

CONHECIMENTO E INOVAÇÃO NAS EMPRESAS. Renata Lèbre La Rovere, Professora e Pesquisadora do Grupo Inovação - IE/UFRJ CONHECIMENTO E INOVAÇÃO NAS EMPRESAS Renata Lèbre La Rovere, Professora e Pesquisadora do Grupo Inovação - IE/UFRJ Estrutura da Aula Continuando: Mudanças de paradigma e novas teorias (Julien, Tigre) O

Leia mais

38º Encontro Anual da Anpocs

38º Encontro Anual da Anpocs 38º Encontro Anual da Anpocs GT 21: Metamorfoses do rural contemporâneo Da mediação dos dispositivos coletivos ao conceito de capital social no meio rural (GT 21) Autora: Me. Janine Vicente Dias Co-autores:

Leia mais

Aspectos Contextuais e Desempenho Escolar

Aspectos Contextuais e Desempenho Escolar Aspectos Contextuais e Desempenho Escolar Aspectos Contextuais e Desempenho Escolar Subsídios para a reflexão sobre a prática escolar Palestrante: Luiz Vicente Fonseca Ribeiro Equipe de Análises Educacionais

Leia mais

Social Capital and Value Creation: The Role of Intrafirm Networks. Capital Social na criação de Valor: O Papel das Redes Intrafirmas

Social Capital and Value Creation: The Role of Intrafirm Networks. Capital Social na criação de Valor: O Papel das Redes Intrafirmas 1 Social Capital and Value Creation: The Role of Intrafirm Networks Capital Social na criação de Valor: O Papel das Redes Intrafirmas (Tsai & Ghoshal, 1998) Resumo: usando dados coletados junto a múltiplos

Leia mais

4º CONGRESSO NACIONAL DOS ECONOMISTAS Lisboa, 19, 20 e 21 de Outubro de 2011

4º CONGRESSO NACIONAL DOS ECONOMISTAS Lisboa, 19, 20 e 21 de Outubro de 2011 4º CONGRESSO NACIONAL DOS ECONOMISTAS Lisboa, 19, 20 e 21 de Outubro de 2011 Apresentação ao painel sobre Coesão Social, Liderança e Empreendedorismo. Qualificações Capital Social, desenvolvimento económico

Leia mais

Conhecimento e Inovação Nas Empresas. Renata Lèbre La Rovere Aula 7

Conhecimento e Inovação Nas Empresas. Renata Lèbre La Rovere Aula 7 Conhecimento e Inovação Nas Empresas Renata Lèbre La Rovere Aula 7 Estrutura da Aula O Papel dos Clusters (Rocha) Clusters e Distritos Industriais (Markusen) Aglomeração e Diversidade (Desrochers e Hospers)

Leia mais

Dia de Campo APL Maracujá. A cadeia produtiva do maracujá e o desenvolvimento regional

Dia de Campo APL Maracujá. A cadeia produtiva do maracujá e o desenvolvimento regional Dia de Campo APL Maracujá A cadeia produtiva do maracujá e o desenvolvimento regional Conteúdo da apresentação» Desenvolvimento Regional Fluminense» Conceito APL» Casos de Sucesso» Desafios para o APL

Leia mais

TI e Colaboração entre Organizações

TI e Colaboração entre Organizações Seminário GVcev TI e Colaboração entre Organizações Newton Castilho Jr. Ncastilho@fgvsp.br FGV/EAESP Uso Estratégico Alto Grau de transform ação nos negócios Níveis revolucionários Redefinição do escopo

Leia mais

CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA. Professora Renata Lèbre La Rovere. Tutor: Guilherme Santos

CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA. Professora Renata Lèbre La Rovere. Tutor: Guilherme Santos CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA Professora Renata Lèbre La Rovere Tutor: Guilherme Santos A crítica aos ortodoxos Bresser Pereira Questão: qual o papel do método hipotético-dedutivo para a Economia? Contextualizando

Leia mais

Fatores associados ao desempenho escolar. Subsídios para a autoreflexão sobre

Fatores associados ao desempenho escolar. Subsídios para a autoreflexão sobre Fatores associados ao desempenho escolar. Subsídios para a autoreflexão sobre práticas escolares Ponderações sobre Análise de fatores associados A educação é um fenômeno muito complexo e requer diversos

Leia mais

Competitividade. Disciplina: Inovação e Estratégia para a Competitividade Prof. Dr. Julio Siluk Mestrandas: Michele Gonçalves e Vanessa Alves

Competitividade. Disciplina: Inovação e Estratégia para a Competitividade Prof. Dr. Julio Siluk Mestrandas: Michele Gonçalves e Vanessa Alves Competitividade Disciplina: Inovação e Estratégia para a Competitividade Prof. Dr. Julio Siluk Mestrandas: Michele Gonçalves e Vanessa Alves Sumário 1. Introdução 2. Competitividade 3. Arranjos Produtivos

Leia mais

Social Capital in the Creation of Human Capital. Capital Social na criação de Capital Humano. (Coleman, 1988)

Social Capital in the Creation of Human Capital. Capital Social na criação de Capital Humano. (Coleman, 1988) 1 Social Capital in the Creation of Human Capital Capital Social na criação de Capital Humano (Coleman, 1988) Resumo: aborda-se o conceito de capital social, cujo uso é parte de uma estratégia teórica

Leia mais

Confiança, capital social e desenvolvimento

Confiança, capital social e desenvolvimento Maria Lucia Maciel Confiança, capital social e desenvolvimento Maria Lucia Maciel * Em seu artigo Building Trust Locke constata e discute a recente explosão do interesse no tema da confiança e sobretudo

Leia mais

INTRODUÇÃO INTERAGIR PARA COMPETIR: PROMOÇÃO DE BRASIL

INTRODUÇÃO INTERAGIR PARA COMPETIR: PROMOÇÃO DE BRASIL INTERAGIR PARA COMPETIR: PROMOÇÃO DE ARRANJOS PRODUTIVOS E INOVATIVOS NO BRASIL INTRODUÇÃO Nas três últimas décadas do milênio, em particular na última, renasce o reconhecimento da relevância de empresas

Leia mais

Inovação. Alberto Felipe Friderichs Barros

Inovação. Alberto Felipe Friderichs Barros Inovação Alberto Felipe Friderichs Barros O desenvolvimento e a difusão de novas tecnologias são essenciais para o crescimento da produção e aumento da produtividade. A inovação e o conhecimento desempenham

Leia mais

Conhecimento e Inovação Nas Empresas. Renata Lèbre La Rovere, Professora e Pesquisadora do Grupo de Economia da Inovação - IE/UFRJ

Conhecimento e Inovação Nas Empresas. Renata Lèbre La Rovere, Professora e Pesquisadora do Grupo de Economia da Inovação - IE/UFRJ Conhecimento e Inovação Nas Empresas Renata Lèbre La Rovere, Professora e Pesquisadora do Grupo de Economia da Inovação - IE/UFRJ Estrutura da Aula Aglomeração e Diversidade (Desrochers e Hospers, 2007)

Leia mais

XVII Semana do Administrador do Sudoeste da Bahia ISSN: O Administrador da Contemporaneidade: desafios e perspectivas

XVII Semana do Administrador do Sudoeste da Bahia ISSN: O Administrador da Contemporaneidade: desafios e perspectivas A trajetória institucional da política pública voltada aos arranjos produtivos locais do Estado da Bahia Autoria: Tâmara Nunes de Sá 1, Murilo Barreto Santana 2 Ferreira 3 e Andressa de Sousa Santos 1

Leia mais

Rosangela Ramos AVALIAÇÃO DIAGNÓSTISCA E NIVELAMENTO. 07/02/2019 DE 14:00 ÀS 16:00 Horas

Rosangela Ramos AVALIAÇÃO DIAGNÓSTISCA E NIVELAMENTO. 07/02/2019 DE 14:00 ÀS 16:00 Horas Rosangela Ramos AVALIAÇÃO DIAGNÓSTISCA E NIVELAMENTO 07/02/2019 DE 14:00 ÀS 16:00 Horas Nivelamento da aprendizagem O desafio com a universalização consistiu e consiste em pensar formas de garantir o direito

Leia mais

CONHECIMENTO E INOVAÇÃO NAS EMPRESAS. Renata Lèbre La Rovere, Professora e Pesquisadora do Grupo de Economia da Inovação - IE/UFRJ

CONHECIMENTO E INOVAÇÃO NAS EMPRESAS. Renata Lèbre La Rovere, Professora e Pesquisadora do Grupo de Economia da Inovação - IE/UFRJ CONHECIMENTO E INOVAÇÃO NAS EMPRESAS Renata Lèbre La Rovere, Professora e Pesquisadora do Grupo de Economia da Inovação - IE/UFRJ Estrutura da Aula Geografia da inovação (Garcia) Mudanças Regionais (Storper)

Leia mais

Regulação Estatal e Desenvolvimento

Regulação Estatal e Desenvolvimento Federal University of Minas Gerais From the SelectedWorks of Eduardo Meira Zauli 1998 Regulação Estatal e Desenvolvimento Eduardo Meira Zauli, Dr., Federal University of Minas Gerais Available at: http://works.bepress.com/eduardo_zauli/10/

Leia mais

CONHECIMENTO E INOVAÇÃO NAS EMPRESAS

CONHECIMENTO E INOVAÇÃO NAS EMPRESAS CONHECIMENTO E INOVAÇÃO NAS EMPRESAS Renata Lèbre La Rovere, Professora e Pesquisadora do Grupo Inovação - IE/UFRJ Aula 4 Estrutura da Aula Redes e capital social (Chaminade e Roberts) O papel das redes

Leia mais

desenvolver estágios crescentes de inovação, através do aprendizado por interação entre tais empresas e entre elas e o ambiente no qual estão

desenvolver estágios crescentes de inovação, através do aprendizado por interação entre tais empresas e entre elas e o ambiente no qual estão 14,QWURGXomR O sistema de Produção em Massa (ou fordismo) durante anos foi considerado um paradigma, ou seja, um modelo de organização industrial para se atingir o sucesso. Porém, os seus problemas internos,

Leia mais

A evolução e a dinâmica dos Arranjos Produtivos e Inovativos Locais 13 de setembro de 2012

A evolução e a dinâmica dos Arranjos Produtivos e Inovativos Locais 13 de setembro de 2012 IX SEMINÁRIO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL E EMPREENDEDORISMO TECNOLÓGICO - SemiPI Teresina, 12 e 13 de setembro de 2012 A evolução e a dinâmica dos Arranjos Produtivos e Inovativos Locais 13 de setembro

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM PROPRIEDADE INTELECTUAL E INOVAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL

PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM PROPRIEDADE INTELECTUAL E INOVAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM PROPRIEDADE INTELECTUAL E INOVAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL Eduardo Winter Pesquisador em PI/Docente MP e DO em Propriedade Intelectual e Inovação INPI

Leia mais

LABORE Laboratório de Estudos Contemporâneos POLÊM!CA Revista Eletrônica CAPITAL SOCIAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

LABORE Laboratório de Estudos Contemporâneos POLÊM!CA Revista Eletrônica CAPITAL SOCIAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 127 CAPITAL SOCIAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL JOSÉ CÉSAR PONTES MOREIRA Atualmente é economista da Universidade Federal do Ceará-UFC, graduado em Ciências Econômicas/UFC, Mestre em Economia Rural/UFC.

Leia mais

A Economia das Organizações Híbridas

A Economia das Organizações Híbridas A Economia das Organizações Híbridas MENARD, Claude Aluno: Murilo S. de Carvalho Formas Híbridas MERCADO HÍBRIDAS HIERÁRQUICA TRANSAÇÕES regidas pelos contratos. Redes como formas híbridas Ciências sociais

Leia mais

Ciência aberta e inovação cidadã Sarita Albagli

Ciência aberta e inovação cidadã Sarita Albagli FIOCRUZ/ICICT, IE/UFRJ, AGOSTO 2017 Ciência aberta e inovação cidadã Sarita Albagli Programa de Pesquisa sobre Ciência Aberta e Inovação Cidadã Compreender as mudanças nas condições de produção, circulação

Leia mais

CONHECIMENTO E INOVAÇÃO NAS EMPRESAS. Renata Lèbre La Rovere, Professora e Pesquisadora do Grupo Inovação - IE/UFRJ Aula 5

CONHECIMENTO E INOVAÇÃO NAS EMPRESAS. Renata Lèbre La Rovere, Professora e Pesquisadora do Grupo Inovação - IE/UFRJ Aula 5 CONHECIMENTO E INOVAÇÃO NAS EMPRESAS Renata Lèbre La Rovere, Professora e Pesquisadora do Grupo Inovação - IE/UFRJ Aula 5 Estrutura da Aula O papel do Empreendedor Empreendedorismo e Crescimento Econômico

Leia mais

CAPITAL SOCIAL E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NA REGIÃO DO BICO DO PAPAGAIO - TO

CAPITAL SOCIAL E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NA REGIÃO DO BICO DO PAPAGAIO - TO 25 a 28 de novembro de 2014 Câmpus de Palmas CAPITAL SOCIAL E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NA REGIÃO DO BICO DO PAPAGAIO - TO Nome dos autores: Renan de Paula Neves1; Waldecy Rodrigues2. 1 2 Aluno do Curso

Leia mais

CONHECIMENTO E INOVAÇÃO NAS EMPRESAS. Renata Lèbre La Rovere, Professora e Pesquisadora do Grupo de Economia da Inovação - IE/UFRJ

CONHECIMENTO E INOVAÇÃO NAS EMPRESAS. Renata Lèbre La Rovere, Professora e Pesquisadora do Grupo de Economia da Inovação - IE/UFRJ CONHECIMENTO E INOVAÇÃO NAS EMPRESAS Renata Lèbre La Rovere, Professora e Pesquisadora do Grupo de Economia da Inovação - IE/UFRJ Estrutura da Aula Empreendedorismo e Crescimento Econômico (Wennekers e

Leia mais

The Iron Cage Revisited: Institutional Isomorphism and Collective Rationality in Organizational Fields

The Iron Cage Revisited: Institutional Isomorphism and Collective Rationality in Organizational Fields 1 The Iron Cage Revisited: Institutional Isomorphism and Collective Rationality in Organizational Fields Gaiola de ferro revisitada: isomorfismo institucional e racionalidade coletiva nos campos organizacionais

Leia mais

Grupo 1 Análise sob a ótica da Empresa. Quais benefícios contribuem para o desenvolvimento da comunidade que recebe o PVE?

Grupo 1 Análise sob a ótica da Empresa. Quais benefícios contribuem para o desenvolvimento da comunidade que recebe o PVE? Sistematização da atividade realizada pelos participantes do encontro sobre Investimento Social e Voluntariado Empresarial do Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial 13. Abr. 2013 Grupo 1 Análise

Leia mais

Relatório CRI Minas 16/05/13 Inovação e Comportamento Humano Hérica Righi,Raoni Pereira e Flávia Carvalho

Relatório CRI Minas 16/05/13 Inovação e Comportamento Humano Hérica Righi,Raoni Pereira e Flávia Carvalho Relatório CRI Minas 16/05/13 Inovação e Comportamento Humano Hérica Righi,Raoni Pereira e Flávia Carvalho Relatório CRI Minas 16/05/13 Inovação e Comportamento Humano Muitos são os desafios encontrados

Leia mais

Networks of innovators: a synthesis of research issues

Networks of innovators: a synthesis of research issues Networks of innovators: a synthesis of research issues Redes de inovadores: uma síntese e questões de pesquisa FREEMAN, Christopher et al.. Research policy, v. 20, n. 5, p. 499-514, 1991 1. Pesquisa empírica

Leia mais

USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS

USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS Joaldo bezerra de Melo;Josandra Araújo Barreto de Melo Universidade Estadual da Paraíba bezerramelo@hotmail.com INTRODUÇÃO Nos

Leia mais

Agenda da MEI :

Agenda da MEI : Agenda da MEI 2019-2020: Inovar para desenvolver a indústria do futuro Pedro Wongtschowski Presidente do Conselho de Administração do Ultrapar e Líder da MEI 23 de novembro de 2018 Países líderes em inovação

Leia mais

UNESP AS DIFERENTES CONCEPÇÕES DE EXTENSÃO RURAL. Antonio Lázaro Sant Ana (Prof. Unesp Ilha Solteira)

UNESP AS DIFERENTES CONCEPÇÕES DE EXTENSÃO RURAL. Antonio Lázaro Sant Ana (Prof. Unesp Ilha Solteira) UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA Disciplina Comunicação e Extensão Rural Curso de Graduação em Agronomia e Zootecnia AS DIFERENTES CONCEPÇÕES DE EXTENSÃO

Leia mais

Dinâmica interna de Grupos

Dinâmica interna de Grupos Dinâmica interna de Grupos Cap. 6 - A dinâmica interna dos grupos, do livro: BEAL, G., BOHLEN, J., RAUDABAUGH, J. N. Liderança e dinâmica de grupo. Rio de Janeiro: Zahar, 1990. pag 59 a 90 Manifestações

Leia mais

Inovação em Arranjos Produtivos Locais

Inovação em Arranjos Produtivos Locais Inovação em Arranjos Produtivos Locais Rafael Lucchesi Workshop IPEA: Arranjos Produtivos Locais 26 e 27 de agosto de 2003 Brasília. Arranjos Produtivos Locais São aglomerações territoriais de agentes

Leia mais

CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA. Professora Renata Lèbre La Rovere. Tutor: Guilherme Santos

CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA. Professora Renata Lèbre La Rovere. Tutor: Guilherme Santos CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA Professora Renata Lèbre La Rovere Tutor: Guilherme Santos Economia Evolucionária Ciências vêm passando por mudança de paradigma: de visão mecanicista para visão sistêmica Características

Leia mais

Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais no Estado do Rio de Janeiro. A IMPORTÂNCIA DAS MARCAS COLETIVAS NOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS -APLs

Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais no Estado do Rio de Janeiro. A IMPORTÂNCIA DAS MARCAS COLETIVAS NOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS -APLs A IMPORTÂNCIA DAS MARCAS COLETIVAS NOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS -APLs SUMÁRIO 1. Cenário 2. Objetivos 3. Desenvolvimento do trabalho 4. Análise de dados 5. Mapa 6. Marca 7. Marketing 8. Conclusão 1.

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL AULA 9 seções 3.3 e 3.4 Grupos e Equipes 1 Seção 3.3 GRUPOS E EQUIPES 2 Grupos Comportamento das pessoas sozinhas costuma ser diferente do que quando estão em grupos Grupo

Leia mais

Gestão da Inovação. Inovação na cadeia produtiva. Prof. Me. Diego Fernandes Emiliano Silva diegofernandes.weebly.

Gestão da Inovação. Inovação na cadeia produtiva. Prof. Me. Diego Fernandes Emiliano Silva diegofernandes.weebly. Gestão da Inovação Inovação na cadeia produtiva 1 Referências para a aula BREITBACH, Áurea Corrêa de Miranda; CASTILHOS, Clarisse Chiappini; JORNADA, Maria Isabel Herz da. Para uma abordagem multidisciplinar

Leia mais

CONHECIMENTO E INOVAÇÃO NAS EMPRESAS

CONHECIMENTO E INOVAÇÃO NAS EMPRESAS CONHECIMENTO E INOVAÇÃO NAS EMPRESAS Renata Lèbre La Rovere, Professora e Pesquisadora do Grupo Inovação - IE/UFRJ Aula 4 Estrutura da Aula Capacidades Dinâmicas e Ações Individuais(Teece) O papel das

Leia mais

Expectativas Subjectivas e Escolhas Ocupacionais de Estudantes Universitários em Moçambique

Expectativas Subjectivas e Escolhas Ocupacionais de Estudantes Universitários em Moçambique Nota de Política 36401 Março 2018 Mariapia Mendola, Luigi Minale, Ines Raimundo Expectativas Subjectivas e Escolhas Ocupacionais de Estudantes Universitários em Moçambique Em suma A transição da educação

Leia mais

Definição IHC. Disciplina ou campo de estudo interessada no design, implementação e avaliação de sistemas computacionais interativos para uso humano.

Definição IHC. Disciplina ou campo de estudo interessada no design, implementação e avaliação de sistemas computacionais interativos para uso humano. Introdução à IHC Definição IHC Disciplina ou campo de estudo interessada no design, implementação e avaliação de sistemas computacionais interativos para uso humano. Estudo dos fenômenos associados ao

Leia mais

Inovação na Gestão Pública na Trajetória da Democracia Participativa

Inovação na Gestão Pública na Trajetória da Democracia Participativa UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ Centro de Estudos Sociais Aplicados Programa de Pós Graduação em Administração Inovação na Gestão Pública na Trajetória da Democracia Participativa Hermano José Batista de

Leia mais

Teoria da Contabilidade

Teoria da Contabilidade UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP Graduação em Economia Empresarial e Controladoria Teoria da Contabilidade II Profa. Dra.Luciana

Leia mais

BALANÇO DE PRODUÇÃO SOBRE APRENDIZAGEM COOPERATIVA E EDUCAÇÃO SUPERIOR

BALANÇO DE PRODUÇÃO SOBRE APRENDIZAGEM COOPERATIVA E EDUCAÇÃO SUPERIOR GT11 - Política da Educação Superior Pôster 520 BALANÇO DE PRODUÇÃO SOBRE APRENDIZAGEM COOPERATIVA E EDUCAÇÃO SUPERIOR Karina Nonato Mocheuti - UNEMAT Resumo Este ensaio apresenta os passos da construção

Leia mais

CONHECIMENTO E INOVAÇÃO NAS EMPRESAS. Renata Lèbre La Rovere, Professora e Pesquisadora do Grupo de Economia da Inovação - IE/UFRJ

CONHECIMENTO E INOVAÇÃO NAS EMPRESAS. Renata Lèbre La Rovere, Professora e Pesquisadora do Grupo de Economia da Inovação - IE/UFRJ CONHECIMENTO E INOVAÇÃO NAS EMPRESAS Renata Lèbre La Rovere, Professora e Pesquisadora do Grupo de Economia da Inovação - IE/UFRJ Estrutura da Aula O papel das Instituições Aprendizado nas Empresas 2 O

Leia mais

PELOTAS MELHORA QUANDO A GENTE INOVA

PELOTAS MELHORA QUANDO A GENTE INOVA PELOTAS MELHORA QUANDO A GENTE INOVA São Paulo 1372 km Curitiba 965 km Porto Alegre Pelotas PELOTAS 246 km Super Porto do Rio Grande PELOTAS MOVIMENTA A ZONA SUL DO RS Buenos Aires 1388 km Montevideo 650

Leia mais

RELAÇÃO ENTRE AÇÕES INOVADORAS E AS TIPOLOGIAS DE INOVAÇÃO: UM ESTUDO A PARTIR DO SETOR TÊXTIL

RELAÇÃO ENTRE AÇÕES INOVADORAS E AS TIPOLOGIAS DE INOVAÇÃO: UM ESTUDO A PARTIR DO SETOR TÊXTIL RELAÇÃO ENTRE AÇÕES INOVADORAS E AS TIPOLOGIAS DE INOVAÇÃO: UM ESTUDO A PARTIR DO SETOR TÊXTIL FÁTIMA KATTIANA COELHO GOMES kattianabm@hotmail.com AÍRTON FILHO NASCIMENTO DA COSTA airtonflh@gmail.com LAODICÉIA

Leia mais

Análise de Redes Sociais em blogs de Pessoas com Necessidades Especiais (PNE)

Análise de Redes Sociais em blogs de Pessoas com Necessidades Especiais (PNE) Análise de Redes Sociais em blogs de Pessoas com Necessidades Especiais (PNE) [ Prof. Dra. Sandra Portella Montardo (Feevale) Prof. Dra. Liliana Maria Passerino (Cinted- UFRGS) Arnoldo Benkenstein (BIC

Leia mais

Aula 5 O mercado como estrutura social: a construção social e simbólica das relações mercantis. Sociologia Econômica Nadya Araujo Guimarães 01/2015

Aula 5 O mercado como estrutura social: a construção social e simbólica das relações mercantis. Sociologia Econômica Nadya Araujo Guimarães 01/2015 Aula 5 O mercado como estrutura social: a construção social e simbólica das relações mercantis Sociologia Econômica Nadya Araujo Guimarães 01/2015 Roteiro A noção de mercado que a nova sociologia econômica

Leia mais

Ins$tuições e Governança Ambiental Um estudo da Coord. Geral de Petróleo e Gás/IBAMA AUTOR: TOMÁS BREDARIOL ORIENTADOR: ALEXANDRE D`AVIGNON

Ins$tuições e Governança Ambiental Um estudo da Coord. Geral de Petróleo e Gás/IBAMA AUTOR: TOMÁS BREDARIOL ORIENTADOR: ALEXANDRE D`AVIGNON Ins$tuições e Governança Ambiental Um estudo da Coord. Geral de Petróleo e Gás/IBAMA AUTOR: TOMÁS BREDARIOL ORIENTADOR: ALEXANDRE D`AVIGNON Sumário 1. Introdução 1.1. Hipóteses 1.2. Mo@vações e Opções

Leia mais

Etapa 03 Análise da Estrutura (continuação 01)

Etapa 03 Análise da Estrutura (continuação 01) Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Disciplina Análise Organizacional 4º Período Administração 2013/2 Etapa 03 Análise da Estrutura (continuação 01) Agenda: O que é Estrutura Organizacional 1. Relembrando

Leia mais

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

DESENVOLVIMENTO SOCIAL FACULDADE DE MEDICINA USP DEPARTAMENTO DE NEUROCIÊNCIAS E CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO DESENVOLVIMENTO SOCIAL Profa Dra Maria Beatriz Martins Linhares Professora Associada Faculdade de Medicina de Ribeirão

Leia mais

Como fortalecer o networking, e fechar mais negócios, através da Afetividade e Reciprocidade?

Como fortalecer o networking, e fechar mais negócios, através da Afetividade e Reciprocidade? Como fortalecer o networking, e fechar mais negócios, através da Afetividade e Reciprocidade? PALESTRANTE: THAYANE FIDELIS DE AQUINO Thayane Fidelis Palestrante: Thayane Fidelis de Aquino Profissional

Leia mais

Contributo para a discussão sobre a contabilização do conhecimento e do capital humano nas organizações Luís Borges Gouveia, Carlos Pinto

Contributo para a discussão sobre a contabilização do conhecimento e do capital humano nas organizações Luís Borges Gouveia, Carlos Pinto Contributo para a discussão sobre a contabilização do conhecimento e do capital humano nas organizações Luís Borges Gouveia, Carlos Pinto O conhecimento tem sido cada vez mais reconhecido como um tema

Leia mais

Introdução à Microeconomia

Introdução à Microeconomia Introdução à Microeconomia Marcelo Pessoa de Matos Aula 4 BREVE HISTÓRIA DAS IDÉIAS ECONÔMICAS (Pinho&Vasconcellos cap.2) Princípios Teóricos Fundamentais: 1870-1929 Análise marginal desenvolve ferramentas

Leia mais

Realidades: Mundo e Grupos Rotários

Realidades: Mundo e Grupos Rotários Gestão e Mobilização de Pessoas Dia Profissional Rotaract Clubes Distrito 4660 Por Jader Schmidt Gaklik Gestor Estratégico de Negócios e Pessoas 24/02/2019 1 Realidades: Mundo e Grupos Rotários Ritmo das

Leia mais

Nova Geografia Econômica

Nova Geografia Econômica Nova Geografia Econômica Teoria e Implicações para Políticas Regionais ECONOMIA REGIONAL E URBANA Prof. Vladimir Maciel Nova Geografia Econômica Características gerais: Conjunto de teorias que privilegiam

Leia mais

CONHECIMENTO E INOVAÇÃO NAS EMPRESAS. Renata Lèbre La Rovere, Professora e Pesquisadora do Grupo de Economia da Inovação - IE/UFRJ

CONHECIMENTO E INOVAÇÃO NAS EMPRESAS. Renata Lèbre La Rovere, Professora e Pesquisadora do Grupo de Economia da Inovação - IE/UFRJ CONHECIMENTO E INOVAÇÃO NAS EMPRESAS Renata Lèbre La Rovere, Professora e Pesquisadora do Grupo de Economia da Inovação - IE/UFRJ Estrutura da Aula A emergência da geografia econômica evolucionária (Boschma

Leia mais

Tema Segurança Hídrica Painel: Pedro Roberto Jacobi, Procam e FE/USP

Tema Segurança Hídrica Painel: Pedro Roberto Jacobi, Procam e FE/USP Tema Segurança Hídrica Painel: Pedro Roberto Jacobi, Procam e FE/USP IV Conferência sobre Mudanças Globais Abril 4-7 2011 São Paulo Pedro Roberto Jacobi Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental da

Leia mais

PROGRAMA: Educação Profissional e Tecnológica

PROGRAMA: Educação Profissional e Tecnológica PROGRAMA: 2031 - Educação Profissional e Tecnológica INDICADORES Número de matrículas em cursos de educação profissional técnica de nível médio Número de matrículas em cursos de educação profissional tecnológica

Leia mais

1

1 Teoria Geral da Administração Unidade 02 O das Organizações 3.1 Conceito de Sistemas 3.2 Conceito de PARTE 2: ADMINISTRAÇÃO NO SÉCULO XXI A p o s t i l a 03 Capítulo 3 3.2.1 Geral 3.2.1 Tarefa www.humbertoarantes.com.br

Leia mais

PESQUISA E TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO

PESQUISA E TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO PESQUISA E TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO Graziela Fatima Giacomazzo Introdução Este trabalho apresenta uma pesquisa em andamento que busca investigar o contexto da pesquisa nas Ciências Humanas, área de conhecimento

Leia mais

Convergência Regulatória Brasil Estados Unidos. Mauro Laviola Vice-Presidente da AEB

Convergência Regulatória Brasil Estados Unidos. Mauro Laviola Vice-Presidente da AEB Mauro Laviola Vice-Presidente da AEB Definições É uma forma de fazer com que requisitos regulatórios ou padrões privados de diferentes países convirjam e sejam considerados harmonizados, equivalentes ou

Leia mais

CONHECIMENTO E INOVAÇÃO NAS EMPRESAS

CONHECIMENTO E INOVAÇÃO NAS EMPRESAS CONHECIMENTO E INOVAÇÃO NAS EMPRESAS Renata Lèbre La Rovere, Professora e Pesquisadora do Grupo Inovação - IE/UFRJ Aula 4 Estrutura da Aula Conceito de organização aprendiz Inovação nas MPEs Inovação nas

Leia mais

CONHECIMENTO E INOVAÇÃO NAS EMPRESAS. Renata Lèbre La Rovere, Professora e Pesquisadora do Grupo Inovação - IE/UFRJ

CONHECIMENTO E INOVAÇÃO NAS EMPRESAS. Renata Lèbre La Rovere, Professora e Pesquisadora do Grupo Inovação - IE/UFRJ CONHECIMENTO E INOVAÇÃO NAS EMPRESAS Renata Lèbre La Rovere, Professora e Pesquisadora do Grupo Inovação - IE/UFRJ Programa da Disciplina 1. Introdução: Inovação e conhecimento no novo paradigma (1 aula)

Leia mais

BRI 010 Regimes e OIs

BRI 010 Regimes e OIs BRI 010 Regimes e OIs Interdependência, Cooperação e Multilateralismo Janina Onuki IRI/USP janonuki@usp.br 14 de março de 2014 Teoria da Interdependência Robert Keohane e Joseph Nye Jr. Transnational Relations

Leia mais

Educação Física 5º e 7º ano Perfil do Aluno

Educação Física 5º e 7º ano Perfil do Aluno Educação Física 5º e 7º ano Perfil do Aluno Tendo em conta a legislação saída recentemente, nomeadamente o Decreto-lei nº 54/ 2018 (escola inclusiva) e o Decreto-Lei nº 55/ 2018 (Revisão curricular) de

Leia mais

UNESP AS DIFERENTES CONCEPÇÕES DE EXTENSÃO RURAL. Antonio Lázaro Sant Ana (Prof. Unesp Ilha Solteira)

UNESP AS DIFERENTES CONCEPÇÕES DE EXTENSÃO RURAL. Antonio Lázaro Sant Ana (Prof. Unesp Ilha Solteira) UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA Disciplina Comunicação e Extensão Rural Curso de Graduação em Agronomia e Zootecnia AS DIFERENTES CONCEPÇÕES DE EXTENSÃO

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão estratégica. Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe Parte 1. Prof.ª Karen Estefan Dutra

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão estratégica. Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe Parte 1. Prof.ª Karen Estefan Dutra ADMINISTRAÇÃO GERAL Gestão estratégica Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe Parte 1 Prof.ª Karen Estefan Dutra Comportamento Organizacional É um estudo da dinâmica das organizações e como

Leia mais

Apresentação CVSP Abril de 2013

Apresentação CVSP Abril de 2013 Núcleo Petrobras de Sustentabilidade NOVAS FRONTEIRAS DO INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO InterCement Pedro Leopoldo Voluntariado e InvesCmento Social Privado- integração e complementação Apresentação CVSP

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico A Origem do Estratégico Estratégico PUR Luciane Tasca O estratégico é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em

Leia mais

DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CARTA DE BELGRADO - 1975 Defende as bases para um programa mundial de Educação Ambiental que possa tornar possível o desenvolvimento de novos conceitos

Leia mais

XX Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas. Desbravando campos inovadores, desenvolvendo empreendimentos sustentáveis

XX Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas. Desbravando campos inovadores, desenvolvendo empreendimentos sustentáveis XX Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas Desbravando campos inovadores, desenvolvendo empreendimentos sustentáveis Campo Grande/MS, de 20 a 24 de setembro de 2010 A INOVAÇÃO

Leia mais

Coordenação e Governança da Cadeia Produtiva do Café em Ambiente Cooperativo no município de Barra do Choça Bahia

Coordenação e Governança da Cadeia Produtiva do Café em Ambiente Cooperativo no município de Barra do Choça Bahia Coordenação e Governança da Cadeia Produtiva do Café em Ambiente Cooperativo no município de Barra do Choça Bahia José Antonio Gonçalves dos Santos Valdemiro Conceição Júnior Sandra Elizabeth de Souza

Leia mais

INOVAÇÃO. Conceitos básicos relacionados às atividades de pesquisa científica e tecnológica

INOVAÇÃO. Conceitos básicos relacionados às atividades de pesquisa científica e tecnológica INOVAÇÃO Conceitos básicos relacionados às atividades de pesquisa científica e tecnológica Descoberta Invenção Inovação DESCOBERTA: revelação para a sociedade de alguma coisa existente. Exemplo: descobertas

Leia mais

Estratégia de Inovação do Brasil: sugestões para ações

Estratégia de Inovação do Brasil: sugestões para ações Estratégia de Inovação do Brasil: sugestões para ações Soumitra Dutta Professor de Gestão Universidade de Cornell, EUA Índice Global de Inovação 10 de julho de 2018 Lançamento do Índice Global de Inovação

Leia mais

Referencial Teórico. Redes de cooperação produtivas:

Referencial Teórico. Redes de cooperação produtivas: Referencial Teórico Redes de cooperação produtivas: Formas de cooperação a partir de alianças estratégicas: Complexos industriais / organizações virtuais / parques tecnológicos / incubadoras de empresas

Leia mais

Papel das micro e pequenas empresas no Desenvolvimento do Nordeste

Papel das micro e pequenas empresas no Desenvolvimento do Nordeste ESPECIALISTAS EM PEQUENOS NEGÓCIOS Papel das micro e pequenas empresas no Desenvolvimento do Nordeste As micro e pequenas empresas na economia A IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS Fonte: Elaboração

Leia mais

Políticas de Garantia Mútua de Crédito em Perspectiva Comparada: Brasil e Itália. 1º Simpósio da Rede de Altos Estudos em Estado e Instituições

Políticas de Garantia Mútua de Crédito em Perspectiva Comparada: Brasil e Itália. 1º Simpósio da Rede de Altos Estudos em Estado e Instituições Políticas de Garantia Mútua de Crédito em Perspectiva Comparada: Brasil e Itália 1º Simpósio da Rede de Altos Estudos em Estado e Instituições Paulo Soares Sampaio 21 de março de 2016 Sumário Micro e Pequenas

Leia mais

PROJETO ESCOLA DE PAIS E FILHOS

PROJETO ESCOLA DE PAIS E FILHOS PROJETO ESCOLA DE PAIS E FILHOS EMEF-I Prof. Manoel Ignácio de Moraes Professor(es) Apresentador(es): Sônia Maria Romano Rosemary de Almeida Teixeira Oliveira Realização: Foco do Projeto A programação

Leia mais

CURSO: MÚSICA LICENCIATURA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: MÚSICA LICENCIATURA EMENTAS º PERÍODO CURSO: MÚSICA LICENCIATURA EMENTAS - 2016.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: LINGUAGEM E ESTRUTURAÇÃO MUSICAL II Teoria e Percepção Musical II. Desenvolvimento da leitura musical em quatro claves de referência:

Leia mais

CONCRETIZANDO SONHOS COM EXCELÊNCIA

CONCRETIZANDO SONHOS COM EXCELÊNCIA CONCRETIZANDO SONHOS COM EXCELÊNCIA +55 (65) 9 8134-0047 Av. São Sebastião, 3139-2º Andar 78045-000, Quilombo - Cuiabá - MT Edifício Rio Negro CONCRETIZANDO SONHOS COM EXCELÊNCIA Nossa Missão Existimos

Leia mais

Comunicado à imprensa

Comunicado à imprensa Comunicado à imprensa 1- Imprescindível. 2- Civiciti. 3- Pablo Sarrias, CEO da Civiciti. 4- Contexto: processos participativos e democracia eletrônica. 1. Imprescindível Civiciti é uma plataforma de participação

Leia mais

Macroeconomia Aberta. CE-571 MACROECONOMIA III Prof. Dr. Fernando Nogueira da Costa Programa 1º semestre.

Macroeconomia Aberta. CE-571 MACROECONOMIA III Prof. Dr. Fernando Nogueira da Costa Programa 1º semestre. Macroeconomia Aberta CE-571 MACROECONOMIA III Prof. Dr. Fernando Nogueira da Costa Programa 1º semestre http://fernandonogueiracosta.wordpress.com/ PARTE I: Determinantes da taxa de câmbio e do balanço

Leia mais

Software de código aberto: principais questões

Software de código aberto: principais questões Lucas Lima Orientador: Vitor Gomes e Silva 13/04/2011 Trabalhadores não são pagos Administração limitada Restrições legais ao uso são modestas Propriedade intelectual e código aberto Uso próprio Bens e

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO Aula N : 10 Tema:

Leia mais

CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES Criação do nas Organizações: 1) Os modos de conversão do conhecimento e sua vinculação com a criação do conhecimento organizacional; 2) As condições capacitadoras

Leia mais

Programa Juventude Cooperativista JOVEMCOOP

Programa Juventude Cooperativista JOVEMCOOP Programa Juventude Cooperativista JOVEMCOOP O Programa Juventude Cooperativista - JovemCoop Objetivo Geral Promover a sustentabilidade do cooperativismo e das cooperativas brasileiras Sustentabilidade

Leia mais

ORGANIZAÇÃO Funções, Processos, Projetos

ORGANIZAÇÃO Funções, Processos, Projetos ORGANIZAÇÃO Funções, Processos, Projetos Mario Sergio Salerno Escola Politécnica da USP, Depto Eng a de Produção msalerno@usp.br www.pro.poli.usp.br ORGANIZAÇÃO POR FUNÇÕES Agrupamento por disciplina /

Leia mais

GESTÃO ESCOLAR: NOVOS DESAFIOS. Profa. Myrtes Alonso

GESTÃO ESCOLAR: NOVOS DESAFIOS. Profa. Myrtes Alonso GESTÃO ESCOLAR: NOVOS DESAFIOS Profa. Myrtes Alonso PUC/SP e UFSCAR Gestão escolar: novo paradigma tema recorrente mas desafiador e polêmico; bases dos novos paradigmas - na idéia de mudança e busca de

Leia mais

Novas oportunidades da educação superior na globalização

Novas oportunidades da educação superior na globalização Novas oportunidades da educação superior na globalização Claudio Rama 10º Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro (FNESP), São Paulo, Brasil, 25 e 26 de setembro, 2008 Sindicato das Entidades

Leia mais

Fórum Regional LALICS Sobre a Inovação e os Desafios de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe: desafios e oportunidades

Fórum Regional LALICS Sobre a Inovação e os Desafios de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe: desafios e oportunidades Fórum Regional LALICS Sobre a Inovação e os Desafios de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe: desafios e oportunidades 25 de abril de 2017 São Domingo, D. N República Dominicana Declaração de

Leia mais

PLANO DE GOVERNO PRESSUPOSTOS E VALORES BÁSICOS

PLANO DE GOVERNO PRESSUPOSTOS E VALORES BÁSICOS PLANO DE GOVERNO PRESSUPOSTOS E VALORES BÁSICOS O Plano de Ação Governamental do Município de Itinga assume os seguintes pressupostos ou valores básicos: Métodos democráticos e participativos de gestão;

Leia mais