ASPECTOS CULTURAIS DO OFF-ROAD. PALAVRA-CHAVE: Modalidades, Desafio, Comunidades Isoladas, Off-Road Excursionista, Turismo Alternativo.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ASPECTOS CULTURAIS DO OFF-ROAD. PALAVRA-CHAVE: Modalidades, Desafio, Comunidades Isoladas, Off-Road Excursionista, Turismo Alternativo."

Transcrição

1 ASPECTOS CULTURAIS DO OFF-ROAD Autora: Édina de Araújo Ribeiro* RESUMO A atividade off-road está crescendo aos poucos, principalmente a modalidade de passeio. Esta prática mostra diferentes trajetos onde proporcionam contatos com comunidades isoladas e os seus costumes. PALAVRA-CHAVE: Modalidades, Desafio, Comunidades Isoladas, Off-Road Excursionista, Turismo Alternativo. INTRODUÇÃO O off-road além das suas modalidades de competições também proporciona aspectos culturais, lazer e aventura. É uma atividade que busca adrenalina, desafios em busca do desconhecido. O desconhecido seria as comunidades isoladas e as belas paisagens naturais que existem escondidas nos diferentes trajetos deste nosso país chamado Brasil. Estes trajetos podem ser nos Estados de São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Tocantins e Pará. E muitas vezes pode-se envolver todos este estados no percurso aproximadamente km. Esta modalidade pode ser conhecida como Off-Road Excursionista porque se enquadra como uma atividade esportiva e como turismo alternativo, oferecendo boas ferramentas em busca de recursos culturais. E nesta busca podem surgir acontecimentos inesperados e o visitante deverá ter uma boa influencia, onde acabará adquirindo conhecimentos de antropologias ao lidar com a população daquela região isolada. Mas ainda são poucas as pessoas que procuram o off-road como passeio para tentar conhecer as comunidades isoladas e ter contato com sua cultura local. A maioria procura não ter este tipo de contato com a população, preferem ter contato só com a natureza e a poeira das terras.

2 OFF-ROAD Com o surgimento do off-road como uma atividade esportiva acabou atraindo vários adeptos que gostam de aventura e adrenalina. O crescimento dos adeptos a esta atividade foi se desenvolvendo em várias modalidades, que vão de competições em locais específicos até a expedições turísticas de pontos inacessíveis e longe. O off-road está caracterizado por um sistema de tração nas quatro rodas, conhecido como 4x4 além de diversos equipamentos que equipam estes veículos. Este esporte pode ser praticado em percursos naturais ou construídos, como estradas vicinais, rodovias, pastagens e trilhas. Foto extraído e disponível em: http: // As modalidades do Off-Road são: Passeio, que proporciona contato com a natureza, uma nova opção de lazer, expedições e viagens à procura de emoção e, muitas vezes, cultura, pois acabam entrando em contato com diferentes comunidades. Competições: a velocidade e a dificuldade do trajeto e de seus obstáculos varia de acordo com a radicalidade e o conhecimento técnico do praticante de off-road, que dispõe das seguintes modalidades esportiva: Raid ou Rally de Velocidade o veículo deve percorrer o trajeto aproximando-se ao máximo da velocidade e do tempo médios pré-determinados para cada trecho e ainda conta com o auxílio do navegador; Rally Cross Country - é caracterizado pela dificuldade dos obstáculos do percurso que deve ser transposto no menor tempo possível; Indoor corrida contra o cronômetro praticado numa pista artificial, lamacento e cheia de obstáculos; Rally de Turismo é como Cross

3 Coutry menos radical, ou seja, o que vale é a velocidade, mas num caminho bem menos acidentado. (1). E cada uma desta modalidade apresenta seus desafios, emoção e surpresa para quem o pratica e a oportunidade de ser um explorador de novas culturas e de diversão espalhadas por cada trajeto determinado e estranho para passar. E ainda envolve muita adrenalina, e as pessoas não ligam em correr riscos. O que vale é aproveitar cada trecho. OS ASPECTOS CULTURAIS DO OFF- ROAD Uma das modalidades que esta aumentando aos poucos é o Off-Road de passeio, como já foi dito, é uma opção de lazer, viagens em busca de novos conhecimentos de culturas, ou seja, costumes e valores por meio de contato com comunidades que estão praticamente isoladas. A pratica desta modalidade mostra a oportunidade de avaliar as diferentes realidades proporcionadas pelos trajetos escolhidos que envolvem vilarejos distantes e o contato com os autóctones, onde poderá também ser redefinida idéias sobre o lado cultural.nestes trajetos escolhidos podem encontrar-se vilarejos, comunidades de índios semi-aculturado e pequenos e grandes agricultores isolados. Isso também se aplica ao contato com a natureza, porque o lugar que esta visitando e tenha belas paisagens naturais escondidas também podem ser apreciadas. Afinal o meio natural, ou seja, uma árvore, flor, montanha e outros, possam ter uma história. Lidar com a comunidade isoladas dos grandes centros urbanos, em situações de imprevistos é uma verdadeira aula de antropologia. É ai que se trava conhecimento com os costumes locais de acordo com o ritmo da localidade. No sentido atual pode ser considerado Off-Road Excursionista porque se enquadra como modalidade esportiva e também como turismo alternativo, com boa base de recursos culturais. Por exemplo, Off-Road pelo caminho da fé, é uma opção de praticar esta modalidade de passeio. Por mais, que este caminho foi idealizado por

4 Almiro Gringo, que está baseada no Caminho de Santiago de Compostela, é muito comum fazer este trajeto por meio de caminhadas para chegar até a Basílica de Nossa Senhora Aparecida. Mas também pode-se fazer este caminho por um veiculo de tração 4x4 para conhecer os possíveis desafios e também ter contato com o povo no decorrer do trajeto. São mais de 300 km serpenteando por entre montanhas mineiras e paulistas, caminhando, pedalando ou a veiculo por estradas de terra.(2) Foto de Vanessa Costa: disponível em Não importa o trajeto que é escolhido, seja ele em Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Tocantins ou até mesmo percorrer todos estes estados no percurso de aproximadamente 7.000km, sempre haverá contato com as populações isoladas no meio do caminho percorrido através dos costumes e manifestações folclóricas locais. Por mais que seja um período de pouco tempo. Mas vale a Pena ter contato com este conhecimento, assim poderemos analisar todos os dados levantados através de uma conversa com nativo ou uma visita na localidade referente aos seus aspectos culturais oferecidos por esta comunidade isolada visitada. Estes aspectos culturais oferecidos pelos autóctones sejam eles naturais ou valores e costumes possam atrair um aquecimento na economia daquela região, por meio de emprego e renda. Eles ganhariam pelas assistências oferecidas aos jipeiros ou as pessoas que passam pelo trajeto que envolve a viagem ou a competição.

5 Por isso o Off-Road Excursionista é uma boa opção para quem quer experiências, aventuras e conhecimento em busca de novos atrativos culturais escondidos neste Brasil imenso.

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS O off-road excursionista não quer dizer que só envolve os aspectos culturais. Na maioria das vezes tem pessoas que procuram lugares despovoados e que não haja contato com nenhum povo e com seus costumes. Mas são poucos interessados que procuram praticar esta modalidade que tenha contato com a comunidade visitada e com seus costumes. O off-road passeio deve ser mais incentivado e divulgado, principalmente que as pessoas tenham mais contato com estas comunidades isoladas. Além de conhecer seus costumes é o meio de analisar as condições de vida que eles vivem, talvez assim poderemos mapear a região e tentar ajudar-los sem interferir muito em sua cultura. É uma atividade em expansão que vale a pena ser investido em cada canto deste país, chamado Brasil, que tem muitos atrativos culturais e naturais a ser descobertos e valorizados pelo nosso povo. Qualquer evento esportivo como futebol, vôlei, basquete, esportes radicais e de aventura, ginástica entre outros, sejam eles regionais, nacionais e internacionais podemos dizer que há um pouco de contato com a comunidade local e sua cultura. Por exemplo, a Copa do Mundo, A formula 1, as Olimpíadas são eventos esportivos que envolvem um pouco da cultura local. E no off-road não é diferente. O deveria ser feito? Um planejamento adequado junto com esta população isoladas que eles tenha uma preparação ao receber estes visitantes. Se não houver esta preparação pode ocorrer um conflito com os forasteiros, turistas ou visitantes e os autóctones se sentirem ameaçado com tantas pessoas diferentes. E que os visitantes também tenha a preocupação de tratar estas pessoas que não estão acostumados a receber tantos estranhos. Essa modalidade que tende a ser uma tendência do futuro que atrairá muito mais adeptos do que tem hoje. Assim aumentaria mais pessoas interessadas e travar contatos com os atrativos culturais das comunidades isoladas e tentar conserva-las, porque a nossa cultura é muito importante seja em qualquer setor do turismo ou da sociedade como todo.

7 REFERÊNCIAS PIRES, Mário Jorge. Lazer e Turismo Cultural: Off-Road e Atrativos Culturais. 2º.edição Editora Manole: Baueri-SP, 2002, p.65 à 71 OFF-ROAD. Disponível em: http//: dia 10/06/2004, às 23h 50 min. MARCONDES, Samuel. Off-Road Pelo Caminho da Fé. Disponível em http//: dia 10/06/2004, às 23h 30 min. RALLY SERTÃO Disponível em: dia 11/06/2004, às 00 h 20 min..

SAIA DA ESTRADA SÃO PAULO ATIBAIA

SAIA DA ESTRADA SÃO PAULO ATIBAIA SAIA DA ESTRADA PEGANDO CARONA NO ROTEIRO PERCORRIDO PELO PROJETO 5 CONTINENTS DRIVE, QUE TAL VIAJAR NO CONFORTO DO SEU CARRO E ENFIAR AS RODAS NA LAMA EM DESTINOS OFF-ROAD? Já pensou em se aventurar por

Leia mais

Socorro / SP. Turismo de Aventura. Atividades de Aventura

Socorro / SP. Turismo de Aventura. Atividades de Aventura / SP Turismo de Aventura Rafting no Peixe O Rafting no Peixe é conhecido como o mais desafiador e técnico de São Paulo, com grande desnível e muitas ondas, refluxos e pedras em seu trajeto. Venha participar

Leia mais

Santa Helena CONHEÇA A TERRA DAS ÁGUAS. Categoria Cidades Publicado em 30/04/2019. Balneário Terra das Águas - Foto: Prefeitura de Santa Helena

Santa Helena CONHEÇA A TERRA DAS ÁGUAS. Categoria Cidades Publicado em 30/04/2019. Balneário Terra das Águas - Foto: Prefeitura de Santa Helena Santa Helena Categoria Cidades Publicado em 30/04/2019 Balneário Terra das Águas - CONHEÇA A TERRA DAS ÁGUAS O turista que visita Santa Helena irá se encantar com a fauna, flora, além da riqueza cultural

Leia mais

Programa. 9h30 / 14h receção dos participantes + briefing inicial. 9h45 / 14h15 início da atividade. 12h30 / 17h fim da atividade

Programa. 9h30 / 14h receção dos participantes + briefing inicial. 9h45 / 14h15 início da atividade. 12h30 / 17h fim da atividade O trekking permite-nos percorrer alguns dos trilhos de montanha e descobrir certas regiões, bem como os seus ambientes naturais e paisagísticos e ainda os fatores biológicos e humanos. Pretendemos mostrar

Leia mais

Candói - Alagado TERRA DA FESTA NACIONAL DO CHARQUE. Categoria Cidades Publicado em 21/03/2019. Salto Curucaca - Foto: Prefeitura de Candói

Candói - Alagado TERRA DA FESTA NACIONAL DO CHARQUE. Categoria Cidades Publicado em 21/03/2019. Salto Curucaca - Foto: Prefeitura de Candói Candói - Alagado Categoria Cidades Publicado em 21/03/2019 Salto Curucaca - TERRA DA FESTA NACIONAL DO CHARQUE Candói está situada na região central do Paraná. Cercada de usinas e lagos artificiais criados

Leia mais

Litoral do Paraná PRAIAS, ILHAS E MUITAS HISTÓRIAS PRA CONTAR O QUE FAZER. Categoria O Paraná Publicado em 11/02/2019

Litoral do Paraná PRAIAS, ILHAS E MUITAS HISTÓRIAS PRA CONTAR O QUE FAZER. Categoria O Paraná Publicado em 11/02/2019 Litoral do Paraná Categoria O Paraná Publicado em 11/02/2019 PRAIAS, ILHAS E MUITAS HISTÓRIAS PRA CONTAR São 125 praias e balneários com areias brancas, águas mornas e limpas. Destinos na temperatura certa

Leia mais

E-BOOK DE TREINAMENTO BONITO-SERRA DA BODOQUENA/PANTANAL

E-BOOK DE TREINAMENTO BONITO-SERRA DA BODOQUENA/PANTANAL E-BOOK DE TREINAMENTO BONITO-SERRA DA BODOQUENA/PANTANAL Este é um e-book para que agentes de viagens e operadores conheçam melhor o Mato Grosso do Sul e seus principais destinos turísticos: a região de

Leia mais

Adrenalina é uma revista

Adrenalina é uma revista Adrenalina é uma revista esportiva que mostra diferentes esportes radicais. Conversa com os esportistas, fala dos equipamentos e da emoção de quem pratica essas modalidades. O programa é produzido pela

Leia mais

BEM-VINDO(A) À 2ª EDIÇÃO TRAIL RUN SERRA DA BODOQUENA!

BEM-VINDO(A) À 2ª EDIÇÃO TRAIL RUN SERRA DA BODOQUENA! BEM-VINDO A terra de Manoel de Barros recebe você com toda sutileza que a simplicidade é capaz. A Trilha dos Caminheiros da Fé, da Vila da Amizade e da Nascente em cima da serra dá a você boas vindas em

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 118797 A prática esportiva tem importância significativa para os seus praticantes, pois, numa prática bem orientada, podem-se aprender valores fundamentais à vida, como união, respeito, amizade

Leia mais

Jaguariaíva AOS AMANTES DE AVENTURA E ECOTURISMO. Categoria Cidades Publicado em 22/03/2019. Foto: Prefeitura de Jaguariaíva

Jaguariaíva AOS AMANTES DE AVENTURA E ECOTURISMO. Categoria Cidades Publicado em 22/03/2019. Foto: Prefeitura de Jaguariaíva Jaguariaíva Categoria Cidades Publicado em 22/03/2019 AOS AMANTES DE AVENTURA E ECOTURISMO Um lugar cheio de belezas naturais e com várias opções para quem gosta de aventura e ecoturismo. A cidade é dona

Leia mais

do latim adventura AVENTURA Turismo de Aventura

do latim adventura AVENTURA Turismo de Aventura AVENTURA do latim adventura experiências físicas e sensoriais recreativas envolvem desafio, riscos avaliados, controláveis e assumidos proporcionar sensações diversas como liberdade, prazer, superação

Leia mais

Faxinal TERRA DE BELAS CACHOEIRAS E MUITA AVENTURA. Categoria Cidades Publicado em 19/03/2019. Cachoeira São Pedro - Foto: Prefeitura de Faxinal

Faxinal TERRA DE BELAS CACHOEIRAS E MUITA AVENTURA. Categoria Cidades Publicado em 19/03/2019. Cachoeira São Pedro - Foto: Prefeitura de Faxinal Faxinal Categoria Cidades Publicado em 19/03/2019 Cachoeira São Pedro - Foto: Prefeitura de Faxinal TERRA DE BELAS CACHOEIRAS E MUITA AVENTURA Capital do Tomate de Estufa, Faxinal tem economia baseada

Leia mais

Programa. Sobre este Passeio Todo Terreno Turístico

Programa. Sobre este Passeio Todo Terreno Turístico Detalhes do Passeio: Programa Local de concentração/partida: Quinta da Canastra Besteiras, Ferreira do Zêzere Coordenadas: N 39 43.594 W08 16.893 (WGS 84) Data: 24 e 25 de Novembro de 2012 Duração: 2 dias

Leia mais

Página Web 1 de 5 Busca SURFE JET SKI RAFTING / CANOAGEM WINDSURF WAKEBOARD SKATE BIKE CORRIDA DE AVENTURA TREKKING OFF-ROAD [Índice geral de CORRIDA DE AVENTURA] ARWC - (08/11/2009) Luisa Paiva PARAQUEDISMO

Leia mais

Adrenalina e ótimos resultados!

Adrenalina e ótimos resultados! Adrenalina e ótimos resultados! A Rede Anhanguera realiza há 11 anos o Rally Eco Goiás, um projeto que nasceu na terra goiana para se tornar um dos maiores eventos do gênero no Brasil. O projeto conta

Leia mais

TURISMO RURAL. Helga Andrade Instituto Federal do Sul de Minas Gerais. Turismóloga (UFMG) Barista (certificada ACBB)

TURISMO RURAL. Helga Andrade Instituto Federal do Sul de Minas Gerais. Turismóloga (UFMG) Barista (certificada ACBB) TURISMO RURAL Helga Andrade Instituto Federal do Sul de Minas Gerais Turismóloga (UFMG) Barista (certificada ACBB) Plano de Curso Conceitos Caracterização do Turismo Rural Agroturismo Turismo Rural na

Leia mais

Passeio de Quadriciclo à Cachoeira Cristal

Passeio de Quadriciclo à Cachoeira Cristal Passeio de Quadriciclo à Cachoeira Cristal Brotas/SP Emoção off road na cidade da aventura. Definição O quadriciclo é o deslocamento em um pequeno veículo motorizado de quatro rodas adaptado para terreno

Leia mais

Jacaré. Brotas/SP. Você sobre quatro rodas nas mais belas paisagens!

Jacaré. Brotas/SP. Você sobre quatro rodas nas mais belas paisagens! Quadri Cânion Canion Jacaré Brotas/SP Você sobre quatro rodas nas mais belas paisagens! Definição O quadriciclo é o deslocamento em um pequeno veículo motorizado de quatro rodas adaptado para terreno off

Leia mais

INFORMATIVO AABB COLÍDER-MT

INFORMATIVO AABB COLÍDER-MT Boletim Informativo da AABB de Colíder MT Edição nº 20 Novembro/2015 Publicação 03/11/2015 FUTSAL AABB COLÍDER CONQUISTA TÍTULO INÉDITO NA JERAB 2015. CONFIRA O DESEMPENHO DA DELEGAÇÃO DE COLÍDER NOS JOGOS.

Leia mais

ESTUDOS DE TRAÇADO. Classificação das rodovias. Quanto à posição geográfica

ESTUDOS DE TRAÇADO. Classificação das rodovias. Quanto à posição geográfica ESTUDOS DE TRAÇADO Classificação das rodovias Quanto à posição geográfica As estradas federais no Brasil recebem o prefixo BR, acrescido de três algarismos, sendo que o primeiro algarismo tem o seguinte

Leia mais

OS MUITOS MOTIVOS PARA CONHECER ARAPOTI

OS MUITOS MOTIVOS PARA CONHECER ARAPOTI Arapoti Categoria Cidades Publicado en 27/05/2019 OS MUITOS MOTIVOS PARA CONHECER ARAPOTI Localizado entre os Campos Gerais e o Norte Pioneiro, Arapoti é cheia de atrativos. O município de 30 mil habitantes,

Leia mais

Relatório de Eventos e Cessões de Estrutura

Relatório de Eventos e Cessões de Estrutura Relatório de Eventos e Cessões de Estrutura Eventos - Esportes 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 Copa Futel de Futsal Maculino 1ª Divisão 2600 800 360 390 480 960 480 Copa Futel de Futsal Maculino 2ª

Leia mais

TRAIL RUN, a modalidade que mais cresce no Brasil

TRAIL RUN, a modalidade que mais cresce no Brasil ladeiras trail run TRAIL RUN, a modalidade que mais cresce no Brasil Corrida e caminhada já são os esportes mais praticados no Brasil, à frente até do futebol! E a corrida de montanha é a modalidade que

Leia mais

Programa. Detalhes do Passeio:

Programa. Detalhes do Passeio: Detalhes do Passeio: Programa Local de concentração/partida: Barragem de Castelo do Bode Data: 16 e 17 de Março de 2013 Duração: 2 dias Nº de participantes: Mínimo de 10 a um máximo de 40 Grau de dificuldade:

Leia mais

Quadri Canion. Jacaré. Brotas/SP. As mais belas paisagens sobre quatro rodas!

Quadri Canion. Jacaré. Brotas/SP. As mais belas paisagens sobre quatro rodas! Quadri Canion Jacaré Brotas/SP As mais belas paisagens sobre quatro rodas! Definição O quadriciclo é o deslocamento em um pequeno veículo motorizado de quatro rodas adaptado para terreno off road, permitindo

Leia mais

Jacaré. Brotas/SP. As mais belas paisagens da furna Jacaré. Imperdível!

Jacaré. Brotas/SP. As mais belas paisagens da furna Jacaré. Imperdível! Trilha Cânion Canion Jacaré Brotas/SP As mais belas paisagens da furna Jacaré. Imperdível! Definição O trekking é a caminhada por trilhas cercadas de atrativos naturais. O trekking Cânion Jacaré é um percurso

Leia mais

O Sr. MARCUS VICENTE (PTB-ES) pronuncia o. seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores

O Sr. MARCUS VICENTE (PTB-ES) pronuncia o. seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores 13/12/2005 O Sr. MARCUS VICENTE (PTB-ES) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, ao se aproximar o final do ano e o verão, gostaria de trazer a este plenário uma

Leia mais

Trekking Juquiá. Desafio de orientação na Mata Atlântica. OPERADORA. Sítio Canoar Juquitiba/SP

Trekking Juquiá. Desafio de orientação na Mata Atlântica. OPERADORA. Sítio Canoar Juquitiba/SP Trekking Juquiá OPERADORA Sítio Canoar Juquitiba/SP Desafio de orientação na Mata Atlântica. Definição O trekking consiste na caminhada por trilhas e caminhos cercados de atrativos naturais. Utilizamos

Leia mais

Maripá VENHA CONHECER A CIDADE DAS ORQUÍDEAS. Categoria Cidades Publicado em 16/04/2019. Foto: Prefeitura de Maripá

Maripá VENHA CONHECER A CIDADE DAS ORQUÍDEAS. Categoria Cidades Publicado em 16/04/2019. Foto: Prefeitura de Maripá Maripá Categoria Cidades Publicado em 16/04/2019 VENHA CONHECER A CIDADE DAS ORQUÍDEAS É impossível não se encantar com as cores e sabores de Maripá. Internacionalmente conhecida como a Cidade das Orquídeas,

Leia mais

Sengés O PARAÍSO ESPERA POR VOCÊ! Categoria Cidades Publicado em 23/04/2019. Cachoeira do Corisco - Foto: Fran Camargo / Prefeitura de Sengés

Sengés O PARAÍSO ESPERA POR VOCÊ! Categoria Cidades Publicado em 23/04/2019. Cachoeira do Corisco - Foto: Fran Camargo / Prefeitura de Sengés Sengés Categoria Cidades Publicado em 23/04/2019 Cachoeira do Corisco - Foto: Fran Camargo / Prefeitura de Sengés O PARAÍSO ESPERA POR VOCÊ! Uma das mais deslumbrantes belezas naturais do Paraná está em

Leia mais

Pode integrar roteiros de ecoturismo

Pode integrar roteiros de ecoturismo SÃO LUIZ GONZAGA IDENTIFICAÇÃO LOCALIZAÇÃO CARACTERIZAÇÃO POSSIBILIDADE TURÍSTICA Paisagem do Sítio São Luiz Gonzaga Espaço público?? Arqueológico São federal destinado ao Lourenço Mártir turismo, onde

Leia mais

TREINÃO - CORRIDA REGULAMENTO GERAL

TREINÃO - CORRIDA REGULAMENTO GERAL REGULAMENTO GERAL 1. DA ORGANIZAÇÃO E FINALIDADE Artigo 1: A CONTRA RELOGIO JUNGLE MAN é o 10º evento treino de 2017, e será composto de CORRIDA, CAMINHADA e MOUNTAINBIKE, a ser escolhido pelo praticante

Leia mais

ANO OLÍMPICO PARA O TURISMO

ANO OLÍMPICO PARA O TURISMO ANO OLÍMPICO PARA O TURISMO DIMENSÃO DO EVENTO 42 esportes 205 países 25 mil profissionais de mídia 70 mil voluntários OPORTUNIDADE PARA O PAÍS Embora concentrados no Rio de Janeiro, a Olimpíada é uma oportunidade

Leia mais

TRAIL RUN, a modalidade que mais cresce no Brasil

TRAIL RUN, a modalidade que mais cresce no Brasil ladeiras trail run TRAIL RUN, a modalidade que mais cresce no Brasil Corrida e caminhada já são os esportes mais praticados no Brasil, à frente até do futebol! E a corrida de montanha é a modalidade que

Leia mais

Além das visitas do primeiro do roteiro Ouro Preto [1 dia], sugerimos conhecer também:

Além das visitas do primeiro do roteiro Ouro Preto [1 dia], sugerimos conhecer também: Além das visitas do primeiro do roteiro Ouro Preto [1 dia], sugerimos conhecer também: Próximo à Praça Tiradentes, ao lado do Museu da Inconfidência, estão a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e o Museu

Leia mais

1º Desafio ASCICAM XCO & XCM

1º Desafio ASCICAM XCO & XCM 1º Desafio ASCICAM XCO & XCM Apresentação Pela 1ª vez a cidade de Cambuí sediará uma prova de ciclismo envolvendo 4 modalidades do seguimento, promovendo um dos esportes que mais cresce no país, desbravando

Leia mais

19/02/ h06- Atualizado em 19/02/ h06. Conheça um pouco sobre Corrida de Orientação, esporte 'novo' na Paraíba

19/02/ h06- Atualizado em 19/02/ h06. Conheça um pouco sobre Corrida de Orientação, esporte 'novo' na Paraíba 19/02/2012 19h06- Atualizado em 19/02/2012 19h06 Conheça um pouco sobre Corrida de Orientação, esporte 'novo' na Paraíba Esporte é praticado em contato direto com a natureza e seus principais equipamentos

Leia mais

O Perfil e o impacto econômico do Visitante da Cidade de Niterói durante a Copa do Mundo 2014

O Perfil e o impacto econômico do Visitante da Cidade de Niterói durante a Copa do Mundo 2014 O Perfil e o impacto econômico do Visitante da Cidade de Niterói durante a Copa do Mundo 2014 Faculdade de Turismo e Hotelaria Coordenadores da Pesquisa: Prof. Dr. Osiris Marques Prof. Dr. João Evangelista

Leia mais

Bandeirantes FÉ, NATUREZA E TRADIÇÕES. Categoria Cidades Publicado em 13/03/2019. Parque do Povo - Foto: Prefeitura de Bandeirantes

Bandeirantes FÉ, NATUREZA E TRADIÇÕES. Categoria Cidades Publicado em 13/03/2019. Parque do Povo - Foto: Prefeitura de Bandeirantes Bandeirantes Categoria Cidades Publicado em 13/03/2019 Parque do Povo - FÉ, NATUREZA E TRADIÇÕES Localizada no Norte Pioneiro do Paraná, Bandeirantes se distingue por sua terra fértil e por pessoas dispostas

Leia mais

Guarapuava CAPITAL PARANAENSE DA CEVADA E DO MALTE. Categoria Cidades Publicado em 10/02/2019. Foto: Marcio Sequeira / Prefeitura de Guarapuava

Guarapuava CAPITAL PARANAENSE DA CEVADA E DO MALTE. Categoria Cidades Publicado em 10/02/2019. Foto: Marcio Sequeira / Prefeitura de Guarapuava Guarapuava Categoria Cidades Publicado em 10/02/2019 Foto: Marcio Sequeira / Prefeitura de Guarapuava CAPITAL PARANAENSE DA CEVADA E DO MALTE Com 200 anos de história e mais de 180 mil habitantes, a cidade

Leia mais

Movimento retilíneo uniformemente

Movimento retilíneo uniformemente 15 fev Movimento retilíneo uniformemente variado 01. Resumo 02. Exercícios de Aula 03. Exercícios de Casa 04. Questão Contexto RESUMO A aceleração (média) é a razão entre a variação de velocidade e o intervalo

Leia mais

Francisco Beltrão FRANCISCO BELTRÃO O QUE FAZER. Categoria Cidades Publicado em 10/02/2019. Foto: Prefeitura de Francisco Beltrão

Francisco Beltrão FRANCISCO BELTRÃO O QUE FAZER. Categoria Cidades Publicado em 10/02/2019. Foto: Prefeitura de Francisco Beltrão Francisco Beltrão Categoria Cidades Publicado em 10/02/2019 FRANCISCO BELTRÃO O charmoso município foi criado em 1951. Fundado por descendentes de italianos e alemães, além de migrantes gaúchos e catarinenses.

Leia mais

2 O gráfico posição x tempo abaixo, refere se a uma partícula que se desloca em movimento uniforme.

2 O gráfico posição x tempo abaixo, refere se a uma partícula que se desloca em movimento uniforme. Aula ao vivo 10/03/2014 Introdução à Cinemática 1 Durante uma viagem entre duas cidades, um passageiro decide calcular a velocidade escalar média do ônibus. Primeiramente, verifica que os marcos indicativos

Leia mais

Primeiro de Maio TERRA DE TRABALHO E LAZER. Categoria Cidades Publicado em 22/02/2019. Foto: Stephano Casanova / Prefeitura de Primeiro de Maio

Primeiro de Maio TERRA DE TRABALHO E LAZER. Categoria Cidades Publicado em 22/02/2019. Foto: Stephano Casanova / Prefeitura de Primeiro de Maio Primeiro de Maio Categoria Cidades Publicado em 22/02/2019 Foto: Stephano Casanova / Prefeitura de Primeiro de Maio TERRA DE TRABALHO E LAZER Primeiro de Maio é rodeada pelas águas da represa da hidrelétrica

Leia mais

DE 19 a 30 De JULHO 2017

DE 19 a 30 De JULHO 2017 DE 19 a 30 De JULHO 2017 O EVENTO: EXPEDIÇÃO: PATAGÔNIA DATA: De 19 a 30 de Julho de 2017 DURAÇÃO DO EVENTO: 12 dias. LOCAL: Porto Alegre/RS - Brasil / San Martin de Los Andes ROTEIRO: Ida Porto Alegre/

Leia mais

TEENS E ADULTOS. (Aulas fitness divertidas onde a diversão e o bem estar vem em primeiro lugar) Tirolokos

TEENS E ADULTOS. (Aulas fitness divertidas onde a diversão e o bem estar vem em primeiro lugar) Tirolokos TEENS E ADULTOS Check-in em ritmo de folia com equipe de Lazer (Recepção animada com os recreadores) Baile de Carnaval com Show de Ritmos Brasileiros (Apresentação de Carnaval com Cia de dança) Túnel do

Leia mais

Agudo Ecoturismo & Aventuras. Como chegar na Cascata Raddatz, Linha Nova, Agudo-RS

Agudo Ecoturismo & Aventuras. Como chegar na Cascata Raddatz, Linha Nova, Agudo-RS Agudo Ecoturismo & Aventuras Como chegar na Cascata Raddatz, Linha Nova, Agudo-RS A Cascata Raddatz está localizada na Linha Nova, no município de Agudo - RS. Distante 12 km da sede do Município, é um

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ/PR SECRETARIA DE ESPORTES E LAZER

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ/PR SECRETARIA DE ESPORTES E LAZER PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ/PR SECRETARIA DE ESPORTES E LAZER BOLETIM OFICIAL N : 03 ATLETISMO 07/11/2012 ESTÁDIO WILLIE DAVIDS 16:00 REUNIÃO TÉCNICA M F 08/11/2012 ESTÁDIO WILLIE DAVIDS 08:00 INÍCIO

Leia mais

destaque 2008: atingidos vivem sequelas da tragédia Presos leem para diminuir tempo na prisão Futebol feminino é desvalorizado no país

destaque 2008: atingidos vivem sequelas da tragédia Presos leem para diminuir tempo na prisão Futebol feminino é desvalorizado no país Página 3 Jornal laboratório do curso de Jornalismo da FURB - Universidade Regional de Blumenau Ano 2 - n o 4 - Novembro de 2017 destaque 2008: atingidos vivem sequelas da tragédia Presos leem para diminuir

Leia mais

GINCANA DE FÍSICA TAREFA 1 TEMPO MÁXIMO PARA REALIZAÇÃO: 10 MINUTOS

GINCANA DE FÍSICA TAREFA 1 TEMPO MÁXIMO PARA REALIZAÇÃO: 10 MINUTOS TAREFA 1 10 MINUTOS Medir com uma trena um dos lados de uma das quadras de esporte linearmente. Usar a fita adesiva branca para marcar o início e fim da reta que está medindo. Colocar o resultado do valor

Leia mais

Nós somos o primeiro portal de notícias de Nova Friburgo, com conteúdo 100% esportivo.

Nós somos o primeiro portal de notícias de Nova Friburgo, com conteúdo 100% esportivo. SOBRE Notícia, conforme os dicionários é definida como: 1. Informação; conhecimento. 2. Resumo informativo de um fato ou assunto, em jornal. 3. Nova; novidade; boato. Mas o que realmente é notícia? É tudo

Leia mais

O lazer ajuda na realização do indivíduo e por isso sua concretização é um exercício de cidadania. Grande parte da população mundial está excluída do

O lazer ajuda na realização do indivíduo e por isso sua concretização é um exercício de cidadania. Grande parte da população mundial está excluída do Turismo O O entretenimento é extremamente necessário ao ser humano em nossa sociedade moderna.é muito bom dispormos de tempo para atividades distintas daquelas que realizamos sistematicamente. A diversão,

Leia mais

TUTORIAL GESTÃO PASSAPORTE E CARIMBOS

TUTORIAL GESTÃO PASSAPORTE E CARIMBOS INFORMATIVO O PROJETO De Santuário a Santuário. Essa é a proposta do Caminho Religioso da Estrada Real, o CRER, que leva o peregrino, romeiro, caminhante e/ou turista do Santuário Nossa Senhora da Piedade,

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes Departamento de Biblioteconomia e Documentação

Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes Departamento de Biblioteconomia e Documentação Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes Departamento de Biblioteconomia e Documentação Nome: Fernanda Carradore Franco N. USP: 7584356 CBD0247 Introdução à Museologia Docente: Martin Grossman

Leia mais

ACESSIBILIDADE EM ATRATIVOS TURÍSTICOS: Um estudo sobre o Parque Estadual de Vila Velha- PR. Área: TURISMO

ACESSIBILIDADE EM ATRATIVOS TURÍSTICOS: Um estudo sobre o Parque Estadual de Vila Velha- PR. Área: TURISMO ACESSIBILIDADE EM ATRATIVOS TURÍSTICOS: Um estudo sobre o Parque Estadual de Vila Velha- PR Área: TURISMO SOUZA, Janaína Terezinha de MARTINS, Larissa Mongruel Resumo O presente artigo analisa a infraestrutura

Leia mais

PESQUISA HELLO OPINION OS JOGOS NO BRASIL: Percepção & engajamento

PESQUISA HELLO OPINION OS JOGOS NO BRASIL: Percepção & engajamento PESQUISA HELLO OPINION OS JOGOS NO BRASIL: Percepção & engajamento Pela 1ª vez na história o maior evento esportivo do mundo acontece na AMÉRICA DO SUL A 150 dias dos jogos, qual a percepção do BRASILEIRO

Leia mais

Cianorte ONDE MODA E NATUREZA SE ENCONTRAM. Categoria Cidades Publicado em 15/03/2019. Foto: Anderson Theodoro / Prefeitura de Cianorte

Cianorte ONDE MODA E NATUREZA SE ENCONTRAM. Categoria Cidades Publicado em 15/03/2019. Foto: Anderson Theodoro / Prefeitura de Cianorte Cianorte Categoria Cidades Publicado em 15/03/2019 ONDE MODA E NATUREZA SE ENCONTRAM Situada na região noroeste do estado, a 510 km de Curitiba e a 70 km de Maringá, Cianorte encanta o visitante. Dona

Leia mais

Conheça a Franquia Desbravadores Airsoft

Conheça a Franquia Desbravadores Airsoft Conheça a Franquia Desbravadores Airsoft A Estratégias Franquia Popularizar a prática do esporte airsoft em todo território nacional, em diversos ambientes, garantindo a excelência, no atendimento e na

Leia mais

Programa. Local de concentração/partida: Comporta Alcácer do Sal Coordenada (WGS 84): N W

Programa. Local de concentração/partida: Comporta Alcácer do Sal Coordenada (WGS 84): N W Programa Detalhes do Passeio: Local de concentração/partida: Comporta Alcácer do Sal Coordenada (WGS 84): N38 24.570 W008 45.062 Data: 22 e 23 de Fevereiro de 2014 Duração: 2 dias Nº de participantes:

Leia mais

NOVEMBRO 2015 BOURBON CATARATAS

NOVEMBRO 2015 BOURBON CATARATAS NOVEMBRO 2015 BOURBON CATARATAS ADULTOS/TEENS Grupo de caminhada (Atividade física praticada na trilha ecológica com acompanhamento de instrutora fitness) Aula de Mat Pilates (Aula fitness com exercícios

Leia mais

PROGRAMAÇÃO MODALIDADES COLETIVAS BASQUETE MASCULINO

PROGRAMAÇÃO MODALIDADES COLETIVAS BASQUETE MASCULINO BOLETIM OFICIAL Nº 003 05 DE DEZEMBRO DE 2015 SABADO PROGRAMAÇÃO MODALIDADES COLETIVAS BASQUETE MASCULINO 4A 5A TABELA GRUPO ÚNICO SÃO PAULO MATO GROSSO DO SUL PIAUÍ RIO DE JANEIRO PARANÁ FASE - ÚNICA

Leia mais

Quatro Barras UM ENCONTRO PERFEITO ENTRE AS RIQUEZAS DO HOMEM E DA NATUREZA. Categoria Cidades Publicado em 27/03/2019

Quatro Barras UM ENCONTRO PERFEITO ENTRE AS RIQUEZAS DO HOMEM E DA NATUREZA. Categoria Cidades Publicado em 27/03/2019 Quatro Barras Categoria Cidades Publicado em 27/03/2019 UM ENCONTRO PERFEITO ENTRE AS RIQUEZAS DO HOMEM E DA NATUREZA Desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente andam de mãos dadas em Quatro

Leia mais

Bem-estar e qualidade de vida nos mínimos

Bem-estar e qualidade de vida nos mínimos Bem-estar e qualidade de vida nos mínimos São os detalhes e o cuidado com o seu bem-estar que tornam tão especial o Jeito Jardins de Viver. Esse cuidado está presente em cada parte do seu Jardins. Nas

Leia mais

A Fórmula 1. Fonte:

A Fórmula 1. Fonte: A Fórmula 1 A mais popular modalidade de automobilismo do mundo. É a categoria mais avançada do esporte a motor e é regulamentada pela Federação Internacional de Automobilismo. Este ano iniciou-se em 26

Leia mais

Vem correr em espaço natural...!

Vem correr em espaço natural...! Vem correr em espaço natural...! cma@cmarrabida.org O Clube de Montanhismo da Arrábida pretende criar e desenvolver em 2012 uma secção de TRAIL RUNNING. Por isso convidamos todos os interessados nesta

Leia mais

ANÁLISE SWOT: CAMINHADAS NA NATUREZA, LITORAL DO PARANÁ

ANÁLISE SWOT: CAMINHADAS NA NATUREZA, LITORAL DO PARANÁ ANÁLISE SWOT: CAMINHADAS NA NATUREZA, LITORAL DO PARANÁ RESUMO O presente estudo faz uma análise da modalidade de Caminhadas na Natureza, a partir de um estudo de plano de marketing baseado na análise

Leia mais

Itaipulândia ITAIPULÂNDIA: DE BEM COM A NATUREZA. Categoria Cidades Publicado em 07/03/2019. Foto: Leonardo Frederico Sguarezi / Acervo EPR

Itaipulândia ITAIPULÂNDIA: DE BEM COM A NATUREZA. Categoria Cidades Publicado em 07/03/2019. Foto: Leonardo Frederico Sguarezi / Acervo EPR Itaipulândia Categoria Cidades Publicado em 07/03/2019 Foto: Leonardo Frederico Sguarezi / Acervo EPR ITAIPULÂNDIA: DE BEM COM A NATUREZA Jovem, responsável e promissora. Assim é Itaipulândia, cidade de

Leia mais

TURISMO EQUESTRE NO BRASIL: UMA ATIVIDADE QUE EXIGE PROFISSIONALISMO TURÍSTICO, E PRINCIPALMENTE: RESPONSABILIDADE PELA VIDA.

TURISMO EQUESTRE NO BRASIL: UMA ATIVIDADE QUE EXIGE PROFISSIONALISMO TURÍSTICO, E PRINCIPALMENTE: RESPONSABILIDADE PELA VIDA. TURISMO EQUESTRE NO BRASIL: UMA ATIVIDADE QUE EXIGE PROFISSIONALISMO TURÍSTICO, E PRINCIPALMENTE: RESPONSABILIDADE PELA VIDA. Viajar para lugares distantes, conhecer novas terras, diferentes povos e culturas

Leia mais

Diversão & Aventura. A diversão é parte daquilo que somos e do que proporcionamos. Nossa prática é divertida por natureza. Para todas as idades.

Diversão & Aventura. A diversão é parte daquilo que somos e do que proporcionamos. Nossa prática é divertida por natureza. Para todas as idades. Pipa Aventura O Pipa Aventura é uma empresa especializada em turismo de aventura com o objetivo de criar experiências na natureza para jovens de espírito de todas as idades. Nosso desafio é tornar o desejo

Leia mais

Escola Básica Vale de Milhaços Teste de avaliação de Físico Química Versão

Escola Básica Vale de Milhaços Teste de avaliação de Físico Química Versão Escola Básica Vale de Milhaços Teste de avaliação de Físico Química Versão Nome Classificação: Enc. de Educação: 9ºano Nº: P Professor: Turma D Outubro 2018/2019 1. A Maria e a Raquel são duas vizinhos

Leia mais

Escola Básica Vale de Milhaços Teste de avaliação de Físico Química Versão

Escola Básica Vale de Milhaços Teste de avaliação de Físico Química Versão Escola Básica Vale de Milhaços Teste de avaliação de Físico Química Versão Nome Classificação: Enc. de Educação: 9ºano Nº: P Professor: Turma E Outubro 2018/2019 1. Um condutor de um carro deslocava-se

Leia mais

Escola Básica Vale de Milhaços Teste de avaliação de Físico Química Versão

Escola Básica Vale de Milhaços Teste de avaliação de Físico Química Versão Escola Básica Vale de Milhaços Teste de avaliação de Físico Química Versão Nome Classificação: Enc. de Educação: 9ºano Nº: P Professor: Turma D Outubro 2018/2019 1. A figura representa a velocidade de

Leia mais

Escola Básica Vale de Milhaços Teste de avaliação de Físico Química Versão

Escola Básica Vale de Milhaços Teste de avaliação de Físico Química Versão Escola Básica Vale de Milhaços Teste de avaliação de Físico Química Versão Nome Classificação: Enc. de Educação: 9ºano Nº: P Professor: Turma E Outubro 2018/2019 1. Observa a figura que representa uma

Leia mais

Desafio. Maratona do Rio 2019

Desafio. Maratona do Rio 2019 Desafio Maratona do Rio 2019 1ª. IDENTIFIÃO DO PROJETO Titulo Atleta de Elite - Alto Rendimento Modalidade Área de Atuação Visibilidade Atletismo Rua Pista Cross Country Treino e Competição 2ª. PROPOPONETE

Leia mais

Enfim, férias! Saiba como planejar esse período de recesso escolar e aproveitar ao máximo com diversão e aprendizado.

Enfim, férias! Saiba como planejar esse período de recesso escolar e aproveitar ao máximo com diversão e aprendizado. Enfim, férias! Saiba como planejar esse período de recesso escolar e aproveitar ao máximo com diversão e aprendizado. As férias de julho estão batendo na porta dos estudantes. O que para muitos é um momento

Leia mais

REGULAMENTO DO RANKING DOS PILOTOS MINEIROS 2010

REGULAMENTO DO RANKING DOS PILOTOS MINEIROS 2010 REGULAMENTO DO RANKING DOS PILOTOS MINEIROS 2010 A FEDERAÇÃO MINEIRA DE AUTOMOBILISMO, através do CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO MINEIRO, estabelece as normas gerais para o processo de apuração do Ranking

Leia mais

TRAIL RUN, a modalidade que mais cresce no Brasil

TRAIL RUN, a modalidade que mais cresce no Brasil ladeiras trail run TRAIL RUN, a modalidade que mais cresce no Brasil Corrida e caminhada já são os esportes mais praticados no Brasil, à frente até do futebol! E a corrida de montanha é a modalidade que

Leia mais

O turismo de massa e sua relação com o território

O turismo de massa e sua relação com o território O turismo de massa e sua relação com o território Prof. Dr. Marcos Aurélio Tarlombani da Silveira Disciplina: Geografia do Turismo Departamento de Geografia - UFPR Referências : Deprest, Florence (1997),

Leia mais

6 de Abril - Dia Mundial Da Atividade Física

6 de Abril - Dia Mundial Da Atividade Física O QUE É A ATIVIDADE FÍSICA? Qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requer gasto de energia. Uma prática fundamental para melhorar a saúde física e mental das pessoas e que

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE COMODORO MT CONCURSO PÚBLICO N 001/2008 EDITAL Nº 001/2008 ANEXO II TESTE DE APTIDÃO FISICA

PREFEITURA MUNICIPAL DE COMODORO MT CONCURSO PÚBLICO N 001/2008 EDITAL Nº 001/2008 ANEXO II TESTE DE APTIDÃO FISICA ANEXO II Edital n. 001/2008 REGRAS PARA TESTE DE APTIDÃO FÍSICA Farão este teste os candidatos previamente classificados conforme o número de vagas oferecidas, que são: 1. Gari, 2. Servente de Obras, 3.

Leia mais

Dia 1 Início. Pernoite em La Casona Hotel Boutique. Dia 2 - City tour de meio dia pela cidade e o Vale da Lua

Dia 1 Início. Pernoite em La Casona Hotel Boutique. Dia 2 - City tour de meio dia pela cidade e o Vale da Lua Dia 1 Início Na chegada em La Paz, seremos recepcionados no aeroporto e transportados para o hotel, onde poderemos descansar depois de uma longa viagem. Dia 2 - City tour de meio dia pela cidade e o Vale

Leia mais

Manual Básico. Off-road. O Zequinha. Este manual deve estar sempre no porta luvas do Jeep e deve ser lido por todo Zequinha.

Manual Básico. Off-road. O Zequinha. Este manual deve estar sempre no porta luvas do Jeep e deve ser lido por todo Zequinha. Manual Básico Off-road O Zequinha Este manual deve estar sempre no porta luvas do Jeep e deve ser lido por todo Zequinha. Índice: 1- O que é um Zequinha? 2- Por que Zequinha? 3- Histórico 4- Como deve

Leia mais

Voo do. Superman. Brotas/SP OPERADORA. Diversão em 1,9 km de extensão a 150 metros de altura

Voo do. Superman. Brotas/SP OPERADORA. Diversão em 1,9 km de extensão a 150 metros de altura Voo do Superman Brotas/SP OPERADORA Diversão em 1,9 km de extensão a 150 metros de altura Definição Tirolesa é o deslocamento em uma linha aérea delimitada por um cabo de aço; e trekking, a caminhada por

Leia mais

Cem milhões de brasileiros não fazem nenhuma atividade física

Cem milhões de brasileiros não fazem nenhuma atividade física Cem milhões de brasileiros não fazem nenhuma atividade física oglobo.globo.com /sociedade/saude/cem-milhoes-de-brasileiros-nao-fazem-nenhuma-atividade-fisica- 21348722 Paula Ferreira por Paula Ferreira

Leia mais

CADA UM TEM O SEU JEITO DE SE DIVERTIR... Na AERT você encontra todos!

CADA UM TEM O SEU JEITO DE SE DIVERTIR... Na AERT você encontra todos! CADA UM TEM O SEU JEITO DE SE DIVERTIR... Na AERT você encontra todos! ESTAMOS NA SERRA Localizado no Bairro de Fátima a 5 minutinhos de Jardim Camburi UMA ÁREA COM 180.000 M² Cada espaço é referência

Leia mais

a) 180 b) c) d) e) 2.160

a) 180 b) c) d) e) 2.160 Estado do Rio de Janeiro Prefeitura Municipal de Macaé Secretaria Municipal de Educação Pré-Vestibular Social A UNIVERSIDADE MAIS PERTO DE VOCÊ. Disciplina: FÍSICA Professor: RONY 01. (Cesgranrio-RJ) Um

Leia mais

Ilha de Superagui ILHA DE SUPERAGUI. Categoria Cidades Publicado en 10/02/2019. Foto: Acervo RTVE

Ilha de Superagui ILHA DE SUPERAGUI. Categoria Cidades Publicado en 10/02/2019. Foto: Acervo RTVE Ilha de Superagui Categoria Cidades Publicado en 10/02/2019 ILHA DE SUPERAGUI A ilha é o santuário de dezenas de espécies de animais e plantas. Está localizada ao norte da Baía de Paranaguá. O território

Leia mais

2º DESAFIO DA SERRA. Venha vencer este desafio! REGULAMENTO

2º DESAFIO DA SERRA. Venha vencer este desafio! REGULAMENTO 2º DESAFIO DA SERRA Com o objetivo de proporcionar às pessoas que gostam de pedalar a oportunidade de participar de um evento que ofereça estas grandes emoções, estamos organizando o 2º Desafio da Serra

Leia mais

PREFÊRENCIA E ADESÃO À PRÁTICA DE MODALIDADES ESPORTIVAS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

PREFÊRENCIA E ADESÃO À PRÁTICA DE MODALIDADES ESPORTIVAS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL 5ª Jornada Científica e Tecnológica e 2º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 06 a 09 de novembro de 2013, Inconfidentes/MG PREFÊRENCIA E ADESÃO À PRÁTICA DE MODALIDADES ESPORTIVAS DE ESTUDANTES DO

Leia mais

Visitar Santo Antonio de Leverger é mais do que uma viagem é pura satisfação!

Visitar Santo Antonio de Leverger é mais do que uma viagem é pura satisfação! ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTONIO DE LEVERGER SECRETARIA MUNICPAL DE CULTURA E TURISMO - (SECTUR) BEM-VINDO A SANTO ANTONIO DE LEVERGER - MT Claudete Ferreira de Castro Santos

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO CIÊNCIAS - FÍSICA TRABALHO DE RECUPERAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL ANO: 9º TURMAS: A B C D E ETAPA: 2ª ANO: 2017 PROFESSOR: FELIPPE CANUTO ALUNO(A): Nº: QUESTÃO 1 Uma tartaruga caminha, em linha reta, a 40 metros/hora,

Leia mais

.:: AtibaiaNews.com.br ::.

.:: AtibaiaNews.com.br ::. Page 1 of 6 ATIBAIANEWS.COM.BR Busca de Notícias MAIS ESPORTE 07:34 - Atletas locais se destacam na segunda etapa do Circuito Atibaia de Skate 11:47 - Aconteceu em Atibaia a Segunda Etapa do Circuito ATB

Leia mais

Sistema de Cronometragem Tipos de Provas. Prova Regularidade

Sistema de Cronometragem Tipos de Provas. Prova Regularidade Sistema de Cronometragem Tipos de Provas A TOTEM desenvolve equipamentos e programas de cronometragem e abaixo listamos os principais modelos de provas para os quais temos pacotes de de solução completa.

Leia mais

A melhor franquia de esportes de ação do Brasil. Conheça a Franquia Desbravadores Airsoft

A melhor franquia de esportes de ação do Brasil. Conheça a Franquia Desbravadores Airsoft A melhor franquia de esportes de ação do Brasil Conheça a Franquia Desbravadores Airsoft A Estratégias Franquia Popularizar a prática do esporte airsoft em todo território nacional, em diversos ambientes,

Leia mais

1ª CORRIDA RÚSTICA DO GETSÊMANI REGULAMENTO ESPECÍFICO

1ª CORRIDA RÚSTICA DO GETSÊMANI REGULAMENTO ESPECÍFICO 1ª CORRIDA RÚSTICA DO GETSÊMANI REGULAMENTO ESPECÍFICO INSCRIÇÕES: 24 de Outubro a 15 de Dezembro de 2017, ou até o limite de 400 inscrições. PERÍODO DA CORRIDA: Dia 17 de Dezembro 2017. LARGADA: As 08:30

Leia mais

Racebook. 19º BTTtrigo

Racebook. 19º BTTtrigo Racebook 9º BTTtrigo 9º BTTtrigo, é uma competição XCM de bicicletas de montanha composta por uma prova em linha, dividida em 3 percursos que partilham entre si, trilhos nas planícies alentejanas. Um Percurso

Leia mais

PROJETO UCAM BAJA: EDITAL DE INGRESSO À EQUIPE

PROJETO UCAM BAJA: EDITAL DE INGRESSO À EQUIPE PROJETO UCAM BAJA: EDITAL DE INGRESSO À EQUIPE Campos dos Goytacazes, RJ Setembro de 2014. SUMÁRIO 1HISTÓRICO... 3 2 O PROJETO BAJA SAE... 4 3 A COMPETIÇÃO BAJA SAE... 5 4 PROJETO BAJA NA UCAM... 6 5 COMO

Leia mais

EM EVENTOS, TRANQUILIDADE É COMO PÚBLICO: QUANTO MAIS, MELHOR VOCÊ SEMPRE

EM EVENTOS, TRANQUILIDADE É COMO PÚBLICO: QUANTO MAIS, MELHOR VOCÊ SEMPRE EM EVENTOS, TRANQUILIDADE É COMO PÚBLICO: QUANTO MAIS, MELHOR M A N U A L M E U E V E N T O S E G U R O B E M. - EMPRESAS - EVENTOS - EMPRESAS EVENTOS - GRANDES EVENTOS o produto Neste Manual você encontra

Leia mais