MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LETRAS/INGLÊS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LETRAS/INGLÊS"

Transcrição

1 MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LETRAS/INGLÊS 2014

2 MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LETRASINGLÊS Curso Letras: Inglês 1. APRESENTAÇÃO O presente Manual de Estágio Supervisionado foi elaborado para o Curso de Licenciatura em Letras Inglês, do Centro de Ensino Superior Fabra, com o objetivo de orientar alunos e professores sobre a sistemática de realização de estágio curricular. Nele serão apresentadas, de forma resumida, as normas e diretrizes que devem orientar a realização dos estágios curriculares dos alunos. Além desses aspectos normativos e regulamentadores, aqui estão estabelecidas as competências e atribuições dos estagiários, da coordenação e da supervisão de estágio, bem como a operacionalização e a sistemática de estágio implantada pelo Centro de Ensino Superior Fabra. O Estágio Curricular Supervisionado constitui disciplina obrigatória para o Curso de Licenciatura em Letras, abrangendo 400 (quatrocentas) horas para a licenciatura Língua Inglesa. 2. OBJETIVOS O estágio supervisionado tem o objetivo geral de integrar atividades curriculares obrigatórias de tratamento da práxis, visando ao aprimoramento da aprendizagem, profissionalização e crescimento intelectual do acadêmico, por meio dos seguintes objetivos específicos: a) Instrumentalizar o acadêmico para que se qualifique à inserção no mundo do trabalho. b) Possibilitar ao professor em formação a reflexão sobre o cotidiano escolar, a análise dos pressupostos teóricos estudados e sua prática, a fim de que possa assumir posicionamento crítico aliado à competência técnica e compromisso político do seu papel na sociedade. c) Propiciar vivências para a aquisição de habilidades na operacionalização de saberes teórico-metodológicos, na elaboração, organização e avaliação de projetos pedagógicos alternativos.

3 O estágio curricular supervisionado é um momento de formação profissional do formando, seja pelo exercício direto in loco, seja pela presença participativa em ambientes próprios de atividades daquela área profissional, sob a responsabilidade de um profissional já habilitado (Parecer CNE/CP 09/01) 3. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL O Estágio Supervisionado do Curso de Letras obedece às determinações legais. Está fundamentado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) Art. 65, Art. 82, Parecer CNE/CP 9/2001 e respectiva Resolução, Art.61 da LDB e outras recomendações do CNE, bem como à Resolução CNE/CP nº 2/fev/2002. O Centro de Ensino Superior Fabra acatou a recomendação do Conselho Nacional de Educação,que considera importante buscar a qualidade do aluno estagiário, ampliando para 400 horas a carga horária do Estágio Supervisionado para a habilitação Língua Inglesa, acrescidas de 300 horas de estágio supervisionado de língua portuguesa para dupla habilitação. O Estágio Supervisionado deve acontecer dentro de uma relação constante entre Estagiário e seu supervisor, um profissional experiente que dê ao graduando a certeza e a segurança no exercício de suas funções futuras, junto a aprendizes do Ensino Fundamental e Médio, dentro das habilitações de sua graduação.as assinaturas e carimbos dos professores, coordenadores, supervisores e diretores de escola e/ou responsáveis por outras Instituições extra escolares são obrigatórias 4. ETAPAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I- Estagio Supervisionado I em Língua Inglesa: Observação e Regência no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano; (75 horas) Observação e Regência no Ensino Médio (75 horas); II- Estagio Supervisionado II em Literaturas da Língua Inglesa: Observação e regência no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, reflexões teórico- metodológicas acerca do estágio

4 supervisionado e do ensino de literatura nos últimos anos do Ensino Fundamental (75 horas); Observação e regência no Ensino Médio, reflexões teóricometodológicas acerca do estágio supervisionado e do ensino de literatura nos últimos anos do Ensino Médio (75 horas); III- Estagio Supervisionado III em Gramática da Língua Inglesa: Observação e Regência no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano (50 horas), gramática. Observação e Regência no Ensino Médio (50 horas), gramática. Estagio I- Este estágio tem como finalidade que o aluno conheça a estrutura escolar, tanto física como Pedagógica, o relacionamento professor aluno, família escola entre outras questões relativas sendo especificado no anexo. Estágio II, III - A regência supervisionada é uma possibilidade que se apresenta para o estudante operacionalizar propostas de ensino que construiu a partir da relação que estabeleceu com a escola, apresentando-se como espaço para o exercício dos saberes apreendidos, aprendidos e construídos durante a sua formação como professor, por meio das disciplinas de conteúdos de Letras/Inglês e de disciplinas relacionadas à pesquisa, de disciplinas pedagógicas, de disciplinas de teorias e metodologias do ensino. Destacando que em foco os estágios I,II e III estabelece a regência in loco cada um compõe a especificidade destacada no anexo. 4.1 Atividades referentes ao Estágio: Caracterização dos alunos e do ambiente escolar onde será realizado o estágio. Os dados serão coletados por meio de instrumentos de pesquisa, como: Observação participativa, entrevistas, questionários, e outros; Elaboração do diagnóstico da escola/instituição; Atuação na regência, Apresentação de relatório final das atividades desenvolvidas durante as etapas dos estágios. Para transformar a atividade do estágio numa oportunidade de crescimento profissional, siga algumas orientações importantes:

5 1. Conheça os objetivos da escola colaboradora. 2. Saiba a importância de seu trabalho em todo o processo educativo. 3. Não faça comparações com outras escolas. 4. Observe e anote fatos e dados significativos. 5. Conheça os seus superiores imediatos e colegas. 6. Cultive um bom relacionamento. 7. Não destoe do ambiente de trabalho: observe hábitos e roupas consideradas normais pela escola. 8. Seja assíduo, pontual e organizado. 9. Não se omita: tire dúvidas e observe problemas que atrapalham seu desempenho. 10. Tenha respeito, seja participativo, receptivo e bem humorado (a). 5 AVALIAÇÃO E CARGA HORÁRIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CARGA HORÁRIA O estágio possui uma carga horária de 400h (quatrocentas horas), sendo distribuídas em 150 horas na 1ª e 2ª etapa e 100 horas na 3ª etapa. O aluno deve observar todas as turmas, do contexto escolar e elaborar sua sequência didática. Aqueles que já exercem atividade docente regular, com comprovação estabelecida, em alguma das três etapas de estágio, poderão elaborar um relato de docência. 5. AVALIAÇÃO A avaliação das atividades realizadas pelo estagiário no campo de estágio. será registrada em documento próprio emitido pelo NEACC, (ANEXO 2), onde o professor regente da instituição de ensino irá avaliar e assinar o documento que será entregue juntamente com os demais anexos do relatório de estágio. O relatório será entregue ao NEACC, que fará a avaliação do documento. 5.1 RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Relatórios são documentos em que se expõem os resultados de um trabalho, nos quais os dados são apresentados de forma organizada, de modo que se possa lê-los em diferentes níveis.

6 Ao final de cada período letivo o estagiário deverá apresentar um relatório parcial sobre as atividades realizadas naquela etapa, devidamente documentado e organizado de acordo com as orientações do NEACC e em prazo pré estabelecido. Os relatórios de estágios I, II e III deverão ser entregues em seu período correspondente, (não podendo o aluno avançar etapas), em encadernação simples A conclusão do estágio com a entrega e aprovação do relatório final, será condição necessária e indispensável para o avanço do aluno para o período seguinte e consequentemente, para a colação de grau. 5.2 ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO Ao iniciar a redação do relatório, o estagiário deve sentir-se gratificado por ter conseguido chegar ao término de um processo de mais uma etapa vencida. A preocupação do aluno relator será a de poder deixar registrado todo o caminho percorrido, especificando os elementos que possam ser importantes para analise posterior do estudo realizado. É imprescindível a comunicação fiel, assim como uma redação precisa, clara e correta. Ao estruturar o relatório, o estagiário deve dar espaço adequado para as seguintes partes: a) Elementos pré-textuais: capa, folha de rosto, sumário; b) Elementos textuais: introdução, desenvolvimento e considerações finais; c) Elementos pós-textuais: referencias bibliográficas e anexos INTRODUÇÃO Nesta parte, como introdutória ao corpo geral do relatório, o estagiário deve informar sobre os objetivos do estágio supervisionado, sua duração e as áreas de trabalho onde foi realizado. Caso tenha utilizado alguma fundamentação teórica no trabalho, isto deve ser indicado neste ponto do relatório. Lembrar-se das leituras que realizou e das discussões feitas nas aulas durante o curso e aproveitar para citá-las. Citar também, como e porque escolheu a escola e o professor com quem realizou o estágio, as dificuldades e facilidades encontradas.

7 5.2.2 DESENVOLVIMENTO É a parte fundamental do trabalho e enfoca, de forma detalhada, todas as atividades desenvolvidas durante o estagio. O estagiário pode descrever as atividades de forma cronológica (como um diário) ou optar por agrupá-las por tópicos, segundo locais ou áreas de atuação ou, ainda, de acordo com sua criatividade. Devem incluir se possível, tabelas, quadros ou figuras, recursos que permitem uma imediata visão de conjunto do que esta sendo relatado. Nesta parte, os fatos também devem ser analisados e interpretados na perspectiva de avaliar a contribuição dos mesmos para a formação do profissional do estagiário. CONSIDERAÇÕES FINAIS As considerações finais devem ser breves, claras e provavelmente não conterá respostas para todas as indagações que surgirem no decorrer do estagio. Como fechamento do trabalho, a conclusão é expressa em termos de síntese dos elementos analisados. A conclusão, entretanto, não consiste apenas em uma tentativa de síntese do trabalho desenvolvido. Nela são apresentados, além das limitações e dificuldades encontradas durante o processo de estágio, os principais resultados obtidos, dando-se destaque especial ao que eles representam em relação: 1- As contribuições para a re-significação da teoria ou para o desenvolvimento da área de conhecimento. 2- Ao desenvolvimento da prática profissional, apontando-se alguns indicativos de ação; 3- À necessidade de desenvolvimento de outros estudos sobre a problemática investigada; Nesta fase, é importante que o estagiário avalie qual a importância do estagio em questão para sua formação, buscando um esforço de síntese. Devem ser apresentadas, ainda, propostas e recomendações a fim de melhorar o estágio em seus vários aspectos.

8 Atenção: O relatório deve respeitar as Normas para elaboração de trabalhos acadêmicos da Fabra. Todos os anexos deverão ser devidamente assinados pelo responsável da instituição que recebeu o estagiário com o carimbo da escola e do profissional. Todos os anexos são itens obrigatórios. Os anexos são: Carta apresentada à instituição em duas vias, uma da escola outra para a Fabra; Ficha de frequência e atividades desenvolvidas devidamente preenchida, assinada e carimbada ; Projeto ou sequência didática (plano de aula) feito pelo aluno. Ficha de acompanhamento do (a) estagiário (a) devidamente preenchido e assinado pelo professor regente;

9 ESTRUTURA DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO I - 5º PERÍODO Estágio Supervisionado I em Língua Inglesa: 150 horas Observação e Regência no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano; (75 horas) Observação e Regência no Ensino Médio (75 horas); 1.IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO : 1.1. Nome da Instituição: 1.2.Endereço: 1.3.Mantenedora: Municipal ( ) Estadual ( ) Particular ( ) Outros ( ) 1.4.Horário de funcionamento: 1.5.Números de funcionários: Professores; Diretores; Coordenadores; Orientadores educacionais; Supervisores educacionais; Serviços gerais; Secretário; Outros profissionais; Equipe técnica-pedagógica; Alunos; Turnos 1.6.Organograma da instituição (anexar no relatório) 1.7.Recursos financeiros (de onde vem a verba da escola) 1.8.Contratação de pessoal (como é feita a contratação, por meio de concurso ou contrato temporário?) 1.9.Manutenção do prédio (como é mantida a organização e limpeza das dependências da escola, período, contratação terceirizada de eletricista, ajudante geral, etc. ) Descrever se há associação de pais, grêmio estudantil, conselho de escola ou outro.

10 2. FILOSOFIA, MISSÃO E/OU FUNÇÃO DA INSTITUIÇÃO. 3. DESCREVA COMO OCORREU A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E O QUE ELE REPRESENTA PARA A ESCOLA. 4. DESCREVA A FORMA DE AVALIAÇÃO DA INSTITUIÇÃO REFERENTE À APRENDIZAGEM DOS ALUNOS) E À INSTITUCIONAL (PROFESSORES): 5. DESCREVA A SUA VISÃO DA ESCOLA, ENQUANTO ESTEVE APRECIANDO SUA ROTINA QUANTO AO FUNCIONAMANTO ADMINISTRATIVO E PEDAGÓGICO. 6. O COTIDIANO E A SALA DE AULA 6.1. Como estabelece o planejamento e o domínio de conteúdo do regente de sala? 6.2. Métodos avaliativos-processos de ensino-aprendizagem (demais aspectos relevantes da sala de aula); 6.3. Como estabelece as relações? (descrever sobre interação e integração dos trabalhos com professores, com os demais funcionários, alunos e pais) Descrever sobre algumas vivências no desenvolver das aulas (conteúdos significativo, Plano de aula, projetos). 7. ENTREVISTA COM OS ATORES DO COTIDIANO ESCOLAR 7.1-Conversa inicial com a diretora e pedagoga - Qual é a função social da escola? Como acontece a política educacional deste Município? Como se dá organização e funcionamento do ensino? De que forma acontece a gestão e avaliação da educação básica nesta instituição? Como é trabalhada a formação de professores desta instituição? Como se decorre a transição do PPP? Qual a gestão adotada neste âmbito escolar? Como acontecem os planejamentos? Como é acolhida familiar? Parceria Público/Privado/Projetos Desenvolvidos/Articulação com a Comunidade. 7.2-Conversa com professor/a Como você vê a gestão dessa instituição e como o conselho de escola tem trabalhado? Como você acha que deveria ser trabalhado a formação de professores?

11 7.3-Conversa com os alunos/as Como é a escola dos seus sonhos? Quais os problemas que dificultam a realização desses sonhos? Que experiências interessantes já aconteceram por aqui? 7.4- Cotidiano escolar Como se percebe a receptividade dos pais e crianças ao chegar à escola? Qual a percepção que notamos no recreio? Como procede o envolvimento e diálogo entre professores e alunos neste momento? Como são estabelecidas as relações? Nota-se violência (verbal ou física) ou identifica-se uma cultura de paz?

12 ESTRUTURA DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO II - 6º PERÍODO Estágio Supervisionado II Literatura da Língua Inglesa 150 horas Observação e regência no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, reflexões teórico- metodológicas acerca do estágio supervisionado e do ensino de literatura nos últimos anos do Ensino Fundamental (75 horas); Observação e regência no Ensino Médio, reflexões teóricometodológicas acerca do estágio supervisionado e do ensino de literatura nos últimos anos do Ensino Médio (75 horas); Observação e regência no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, reflexões teórico- metodológicas acerca do estágio supervisionado e do ensino de literatura nos últimos anos do Ensino Fundamental (75 horas); Observação e regência no Ensino Médio, reflexões teórico- metodológicas acerca do estágio supervisionado e do ensino de literatura nos últimos anos do Ensino Médio (75 horas); 1.IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO : 1.1. Nome da Instituição: 1.2.Endereço: 1.3.Mantenedora: Municipal ( ) Estadual ( ) Particular ( ) Outros ( ) 1.4.Horário de funcionamento: 1.5.Números de funcionários: Professores; Diretores; Coordenadores; Orientadores educacionais; Supervisores educacionais; Serviços gerais; Secretário; Outros profissionais; Equipe técnica-pedagógica;

13 Alunos; Turnos 1.6.Organograma da instituição (anexar no relatório) 1.7.Recursos financeiros (de onde vem a verba da escola) 1.8.Contratação de pessoal (como é feita a contratação, por meio de concurso ou contrato temporário?) 1.9.Manutenção do prédio (como é mantida a organização e limpeza das dependências da escola, período, contratação terceirizada de eletricista, ajudante geral, etc.? ) Descrever se há associação de pais, grêmio estudantil, conselho de escola ou outro. 2. FILOSOFIA, MISSÃO E/OU FUNÇÃO DA INSTITUIÇÃO. 3. DESCREVA COMO OCORREU A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E O QUE ELE REPRESENTA PARA A ESCOLA. 4. DESCREVA A FORMA DE AVALIAÇÃO DA INSTITUIÇÃO REFERENTE À APRENDIZAGEM DOS ALUNOS) E À INSTITUCIONAL (PROFESSORES): 5. DESCREVA A SUA VISÃO DA ESCOLA, ENQUANTO ESTEVE APRECIANDO SUA ROTINA QUANTO AO FUNCIONAMANTO ADMINISTRATIVO E PEDAGÓGICO. 6. APRESENTE OS FUNDAMENTOS TEÓRICOS APRENDIDOS NAS AULAS QUE ESTÃO RELACIONADOS COM A ATIVIDADE DESENVOLVIDA NA INSTITUIÇÃO. 7. ENTREVISTA COM OS ATORES DO COTIDIANO ESCOLAR 7.1-Conversa inicial com a diretora e pedagoga - Qual é a função social da escola? Como acontece a política educacional deste Município? Como se dá organização e funcionamento do ensino? De que forma acontece a gestão e avaliação da educação básica nesta instituição? Como é trabalhada a formação de professores desta instituição? Como se decorre a transição do PPP? Qual a gestão adotada neste âmbito escolar? Como acontecem os

14 planejamentos? Como é acolhida familiar? Parceria Público/Privado/Projetos Desenvolvidos/Articulação com a Comunidade. 7.2-Conversa com professor/a Como você vê a gestão dessa instituição e como o conselho de escola tem trabalhado? Como você acha que deveria ser trabalhado a formação de professores? 7.3-Conversa com os alunos/as Como é a escola dos seus sonhos? Quais os problemas que dificultam a realização desses sonhos? Que experiências interessantes já aconteceram por aqui? 7.4- Cotidiano escolar Como se percebe a receptividade dos pais e crianças ao chegar à escola? Qual a percepção que notamos no recreio? Como procede o envolvimento e diálogo entre professores e alunos neste momento? Como são estabelecidas as relações? Nota-se violência (verbal ou física) ou identifica-se uma cultura de paz?

15 ESTRUTURA DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO - 7º PERÍODO Estágio Supervisionado III: Gramática da Língua Inglesa: 100 horas Observação e Regência no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano (50 horas), gramática. Observação e Regência no Ensino Médio (50 horas), gramática. 1.IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO : 1.1. Nome da Instituição: 1.2.Endereço: 1.3.Mantenedora: Municipal ( ) Estadual ( ) Particular ( ) Outros ( ) 1.4.Horário de funcionamento: 1.5.Números de funcionários: Professores; Diretores; Coordenadores; Orientadores educacionais; Supervisores educacionais; Serviços gerais; Secretário; Outros profissionais; Equipe técnica-pedagógica; Alunos; Turnos 1.6.Organograma da instituição (anexar no relatório) 1.7.Recursos financeiros (de onde vem a verba da escola) 1.8.Contratação de pessoal (como é feita a contratação, por meio de concurso ou contrato temporário?) 1.9.Manutenção do prédio (como é mantida a organização e limpeza das dependências da escola, período, contratação terceirizada de eletricista, ajudante geral, etc.? ) Descrever se há associação de pais, grêmio estudantil, conselho de escola ou outro.

16 2. FILOSOFIA, MISSÃO E/OU FUNÇÃO DA INSTITUIÇÃO. 3. DESCREVA COMO OCORREU A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E O QUE ELE REPRESENTA PARA A ESCOLA. 4. DESCREVA A FORMA DE AVALIAÇÃO DA INSTITUIÇÃO REFERENTE À APRENDIZAGEM DOS ALUNOS) E À INSTITUCIONAL (PROFESSORES): 5. DESCREVA A SUA VISÃO DA ESCOLA, ENQUANTO ESTEVE APRECIANDO SUA ROTINA QUANTO AO FUNCIONAMANTO ADMINISTRATIVO E PEDAGÓGICO. 6. APRESENTE OS FUNDAMENTOS TEÓRICOS APRENDIDOS NAS AULAS QUE ESTÃO RELACIONADOS COM A ATIVIDADE DESENVOLVIDA NA INSTITUIÇÃO. 7. ENTREVISTA COM OS ATORES DO COTIDIANO ESCOLAR 7.1-Conversa inicial com a diretora e pedagoga - Qual é a função social da escola? Como acontece a política educacional deste Município? Como se dá organização e funcionamento do ensino? De que forma acontece a gestão e avaliação da educação básica nesta instituição? Como é trabalhada a formação de professores desta instituição? Como se decorre a transição do PPP? Qual a gestão adotada neste âmbito escolar? Como acontecem os planejamentos? Como é acolhida familiar? Parceria Público/Privado/Projetos Desenvolvidos/Articulação com a Comunidade. 7.2-Conversa com professor/a Como você vê a gestão dessa instituição e como o conselho de escola tem trabalhado? Como você acha que deveria ser trabalhado a formação de professores? 7.3-Conversa com os alunos/as Como é a escola dos seus sonhos? Quais os problemas que dificultam a realização desses sonhos? Que experiências interessantes já aconteceram por aqui? 7.4- Cotidiano escolar Como se percebe a receptividade dos pais e crianças ao chegar à escola? Qual a percepção que notamos no recreio? Como procede

17 o envolvimento e diálogo entre professores e alunos neste momento? Como são estabelecidas as relações? Nota-se violência (verbal ou física) ou identifica-se uma cultura de paz? O relatório final deverá conter todos os três relatórios e os anexos correspondentes. Encadernado em capa dura conforme normalização a seguir: NORMAS QUANTO A FORMATAÇÃO GRÁFICA DO TRABALHO 1.1 FORMATO O relatório deve ser digitado em papel branco ou pardo (reciclado), formato A4 (210x297mm). Não há limite de páginas, mas deve ser bem descritivo em todos os itens que se pede. Para margens, deixam-se 3 cm na margem superior e esquerda e 2 cm na margem inferior e direita. A paginação deverá ser contada a partir da folha de rosto, mas a numeração só aparece a partir da folha de texto (introdução). Feita em algarismos arábicos, localizados do lado direito superior da página. Os parágrafos podem ser iniciados rente à margem esquerda, sem recuo, em todo o texto, sendo separados entre si por um espaçamento maior (recurso existente em editores de texto). Na digitação do texto, usa-se, preferencialmente, a fonte Arial 12, variações tipográficas são permitidas para: - Titulações das seções, fonte maior que a do texto, por exemplo, Arial 14; - Citações diretas com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação e legendas das tabelas e ilustrações, fonte menor que a do texto, por exemplo, Arial 10. O espaçamento deverá ser para texto normal 1,5; resumos, notas de rodapé e referência bibliográficas, espaço simples; transcrições longas (citações com mais de três linhas), espaço simples e recuo de 4 cm a partir da margem esquerda; Entre parágrafos espaço simples.

18 Os títulos de cada capítulo devem iniciar-se em folha distinta, uma vez que se referem às principais divisões de um texto. Todos os títulos e subdivisões são grafados em fonte tamanho 14 e se diferenciam com base no formato da letra. A numeração progressiva dos capítulos e subdivisões nas várias seções do texto, deve-se usar com a finalidade de evidenciar a sistematização do conteúdo do trabalho, hierarquizando-o, exemplo: 1; 1.1; 1.2; 2 etc.

19 MODELO DE CAPA PARA O RELATÓRIO FINAL: deverá ser em capa dura na cor preta, letras na cor prata. CENTRO DE ENSINO SUPERIOR FABRA NOME DO ALUNO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO LETRAS/INGLÊS SERRA/ES 2014 LOMBADA: deverá conter o nome do aluno, curso e ano. Nome do aluno - ano Relatório de Estágio Supervisionado Letras/Inglês

20 NOME DO ALUNO (arial 12) RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO (arial 14 negrito) Curso Letras/Inglês (arial 12 negrito) SERRA/ES (arial 12) 2014

21 NOME DO ALUNO (arial 12 negrito) RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO (Arial 14 negrito) Curso Letras/Inglês (arial 12 negrito) Relatório de estágio supervisionado I,II e III apresentado ao CENTRO DE ENSINO SUPERIOR FABRA, como requisito obrigatório para obtenção do grau em Licenciatura Plena em Letras/Inglês. (arial 10) Professor (a) Orientador (a): SERRA/ES (arial 12) 2014

22 FOLHA DE APROVAÇÃO (arial 14 negrito) Nome do Aluno (arial 12 negrito) Aprovado em de 2014 (arial 12) Professor (a) Orientador (a) Coordenador (a) do Curso de Letras Coordenador (a) do Núcleo de Estágio

23 ANEXOS

24 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR FABRA MANTENEDORA DA ESCOLA de Ensino Superior Fabra Cred. Pela Portaria Ministerial nº 2787 de 12/12/2001 D.O.U. 17/12/ CNPJ / Rua Pouso Alegre, nº 49 Barcelona, Serra/ES CEP: tel.: (27) CARTA DE APRESENTAÇÃO/ACEITAÇÃO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Senhor (a) Diretor (a), Serra, de de 2014 Temos satisfação de lhe apresentar aluno (a) regularmente matriculado (a) nesta Instituição de Ensino, no º período do Curso de Licenciatura em Letras/Inglês e de solicitar-lhe AUTORIZAÇÃO para que o (a) mesmo (a) cumpra 50 horas de Estágio Supervisionado em cada seguimento abaixo: Estágio Supervisionado I (observação e regência). ( ) Ensino Fundamental/Séries Finais (6 º ao 9 º ano) ( ) Ensino Médio Estágio Supervisionado II (observação e regência). ( ) Ensino Fundamental/Séries Finais (6 º ao 9 º ano), (Reflexões teóricometodológicas e do ensino de literatura). ( ) Ensino Médio (Reflexões teórico-metodológicas e do ensino de literatura). Estágio Supervisionado III (observação e regência). ( ) Ensino Fundamental/Séries Finais (6 º ao 9 º ano), (Gramática). ( ) Ensino Médio (Gramática). Antecipamos nossos agradecimentos pela receptividade e apoio dispensados ao (à) estagiário (a) e nos colocamos à disposição, para quaisquer esclarecimentos. Atenciosamente, Núcleo de Estágio e Atividades Acadêmicas e Culturais NEACC FABRA Dados da Instituição de Ensino onde se realizará o estágio Nome da Escola: Endereço: Telefone: AUTORIZAMOS o (a) aluno (a) supracitado (a) a realizar as horas de Estágio Supervisionado solicitadas, de acordo com as normas específicas e a legislação vigente., de de 2014 Assinatura do Diretor Carimbo da Escola

25 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR FABRA MANTENEDORA DA ESCOLA de Ensino Superior Fabra Cred. Pela Portaria Ministerial nº 2787 de 12/12/2001 D.O.U. 17/12/ CNPJ / Rua Pouso Alegre, nº 49 Barcelona, Serra/ES CEP: tel.: (27) FICHA DE ACOMPANHAMENTO (Preenchida pelo (a) professor (a) regente da Instituição do Estágio) Local do estágio: Professor (a) regente: Estagiário (a): Duração do estágio: / /2014 a / /2014 Horário das h às horas. Carga horária total: horas. Atribua a cada item relacionado abaixo, um conceito pelo desempenho funcional do estagiário. (R-Regular) (B-Bom) (S-Satisfatório). Demonstra conhecimento na realização das tarefas desenvolvidas no estágio. Apresenta soluções sem prévia orientação, dentro dos padrões adequados à situações de trabalho. Demonstra interesse e segurança na execução do trabalho. Demonstra facilidade de comunicação e convívio social. Apresenta controle emocional em situações inesperadas ou difíceis e coerência de atitudes nas manifestações afetivas e comportamentais. Procura, junto a outras pessoas, contribuir para o alcance de um objetivo comum.. Qualidade do trabalho, pontualidade e assiduidade. Assinatura do Docente Carimbo da Instituição Local e data:

26 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR FABRA MANTENEDORA DA ESCOLA de Ensino Superior Fabra Cred. Pela Portaria Ministerial nº 2787 de 12/12/2001 D.O.U. 17/12/ CNPJ / Rua Pouso Alegre, nº 49 Barcelona, Serra/ES CEP: tel.: (27) PLANO DE AULA Aluno: Curso: Regente de sala: Disciplina: Série/ano: Tema: Objetivos: Geral: Específicos: Conteúdo: Recursos Didáticos: Metodologia: Referências:

27 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR FABRA MANTENEDORA DA ESCOLA de Ensino Superior Fabra Cred. Pela Portaria Ministerial nº 2787 de 12/12/2001 D.O.U. 17/12/ CNPJ / Rua Pouso Alegre, nº 49 Barcelona, Serra/ES CEP: tel.: (27) FICHA DE FREQUÊCIA E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Escola: Endereço: Estagiário: Curso: Data Entrada Horário Saída Atividades Desenvolvidas Assinatura do Pedagogo (a) ou Diretor (a)

28 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR FABRA MANTENEDORA DA ESCOLA de Ensino Superior Fabra Cred. Pela Portaria Ministerial nº 2787 de 12/12/2001 D.O.U. 17/12/ CNPJ / Rua Pouso Alegre, nº 49 Barcelona, Serra/ES CEP: tel.: (27) CRONOGRAMA DE ATIVIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO DATA DESENVOLVIMENTO CARGA HORÁRIA

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LETRAS/INGLÊS

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LETRAS/INGLÊS MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LETRAS/INGLÊS 2014 MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LETRAS Curso Letras: Habilitação Língua Portuguesa e Literaturas

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO DO CURSO DE PEDAGOGIA

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO DO CURSO DE PEDAGOGIA MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO DO CURSO DE PEDAGOGIA Estágio I 5º período: Educação Infantil / Séries Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) Estágio II 6º período: EJA / Ensino Médio

Leia mais

UNIVERSIDADE CAMILO CASTELO BRANCO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO PEDAGOGIA. 1. Licenciatura Plena

UNIVERSIDADE CAMILO CASTELO BRANCO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO PEDAGOGIA. 1. Licenciatura Plena UNIVERSIDADE CAMILO CASTELO BRANCO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO PEDAGOGIA 1. Licenciatura Plena Prática de Gestão Escolar da Educação Básica Prática de Coordenação e Orientação Educacional da Educação

Leia mais

Escola Superior de Ciências Sociais ESCS

Escola Superior de Ciências Sociais ESCS Escola Superior de Ciências Sociais ESCS Manual do Estágio Supervisionado Curso de Graduação - Licenciatura em História MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Conforme legislação em

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS TELÊMACO BORBA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA Telêmaco Borba,

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EDUCAÇÃO INFANTIL CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ANO LETIVO :

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EDUCAÇÃO INFANTIL CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ANO LETIVO : ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EDUCAÇÃO INFANTIL Aluno: CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ANO LETIVO : RA: Semestre: Turma: Endereço Completo: _ R. Cep: Telefone: E-MAIL Avaliação do Professor Orientador de Estágio:

Leia mais

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO 1) UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE ITABERAÍ CURSO DE PEDAGOGIA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO REGULAMENTO Itaberaí/2012 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE ITABERAÍ CURSO DE

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA CREDENCIAMENTO: Decreto Publicado em 05/08/2004 RECREDENCIAMENTO: Decreto Publicado em 15/12/2006

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA CREDENCIAMENTO: Decreto Publicado em 05/08/2004 RECREDENCIAMENTO: Decreto Publicado em 15/12/2006 REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA UNIFOR-MG (Ato de Aprovação: Resolução do Reitor Nº 47/2010 de 30/04/2010) Art. 1º O Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO O Curso Técnico em Segurança do Trabalho estabelece em seu Plano Pedagógico de Curso a realização do Estágio Curricular

Leia mais

Fundação Presidente Antônio Carlos - FUPAC Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés

Fundação Presidente Antônio Carlos - FUPAC Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés REGULAMENTO DO ESTAGIO SUPERVISIONADO Regulamenta o Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia no âmbito da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés. CAPÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES Art.

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Educação Artística (Artes Cênicas Artes Plásticas Música)

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Educação Artística (Artes Cênicas Artes Plásticas Música) MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Educação Artística (Artes Cênicas Artes Plásticas Música) FACULDADE PAULISTA DE ARTES FPA Av. Brigadeiro Luís Antonio, 1224 Bela Vista CEP: 01318-001 São

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE ANGLO-AMERICANO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Art. 1º Este Regulamento disciplina as atividades do Estágio Curricular Supervisionado,

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ADMINISTRAÇÃO

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ADMINISTRAÇÃO MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ADMINISTRAÇÃO 1 SUMÁRIO Lista de Anexos... 3 1. APRESENTAÇÃO... 4 2. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL... 5 3. DEFINIÇÕES... 5 4. OBJETIVOS... 6 5. PLANEJAMENTO E COMPETÊNCIAS...

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO GUARUJÁ 2013 REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Artigo 1º - O Estágio

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2º Semestre de 2012

SERVIÇO SOCIAL MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2º Semestre de 2012 SERVIÇO SOCIAL MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2º Semestre de 2012 COORDENAÇÃO GERAL Diretor Geral Prof. Adalberto Miranda Distassi Coordenadoria Geral de Estágios Prof. Ricardo Constante Martins Coordenador

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO Licenciaturas em: - Geografia - História - Informática - Letras

MANUAL DE ESTÁGIO Licenciaturas em: - Geografia - História - Informática - Letras MANUAL DE ESTÁGIO Licenciaturas em: - Geografia - História - Informática - Letras Rio de Janeiro Julho/2013 1. Apresentação O presente Manual foi reorganizado pelos membros do Colegiado dos Cursos de Licenciatura

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO O Curso Técnico em Meio Ambiente estabeleceu em seu Plano de Curso a realização do Estágio Curricular Obrigatório. De acordo

Leia mais

Faculdade de Ribeirão Preto. Núcleo de Prática Acadêmica (NPA)

Faculdade de Ribeirão Preto. Núcleo de Prática Acadêmica (NPA) Faculdade de Ribeirão Preto Núcleo de Prática Acadêmica (NPA) Manual de orientações para o cumprimento do Estágio Curricular e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC PEDAGOGIA 2011 ORIENTAÇÕES

Leia mais

Faculdade de Alta Floresta - FAF REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE ALTA FLORESTA - FAF

Faculdade de Alta Floresta - FAF REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE ALTA FLORESTA - FAF REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE ALTA FLORESTA - FAF Alta Floresta/2011 Sumário DA FINALIDADE E DA COORDENAÇÃO 03 DOS OBJETIVOS 04 DO CURRÍCULO E DA CARGA HORÁRIA

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM SAÚDE MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PÓS-GRADUAÇÃO

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM SAÚDE MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PÓS-GRADUAÇÃO FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM SAÚDE MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PÓS-GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO GERAL Diretor Geral Prof. Adalberto Miranda Distassi Coordenador Geral de Estágio: Prof. Ricardo Constante Martins

Leia mais

EXPLICAÇÕES SOBRE A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

EXPLICAÇÕES SOBRE A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO EXPLICAÇÕES SOBRE A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO Elementos Textuais: INTRODUÇÃO: Introduzir significa apresentar. Descrever o trabalho baseando-se nas seguintes colocações: o quê fez, por que

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO JUSTIFICATIVA:

ESTÁGIO SUPERVISIONADO JUSTIFICATIVA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO JUSTIFICATIVA: O estágio curricular do Curso de Licenciatura em Educação Física do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio pressupõe atividades pedagógicas efetivadas em um ambiente

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 111 DE 18 DE JULHO DE 2011.

RESOLUÇÃO Nº. 111 DE 18 DE JULHO DE 2011. RESOLUÇÃO Nº. 111 DE 18 DE JULHO DE 2011. O PRESIDENTE DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o

Leia mais

RESOLUÇÃO N 003/2010

RESOLUÇÃO N 003/2010 RESOLUÇÃO N 003/2010 Institui regulamento para o cumprimento das atividades de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Pedagogia da FCH/ FUMEC. O PRESIDENTE DO COLEGIADO DE CURSOS NO USO DE SUAS

Leia mais

MODELO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

MODELO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA MODELO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS Elaborado por Prof. Dr. Rodrigo Sampaio Fernandes Um projeto de pesquisa consiste em um documento no qual

Leia mais

SEGURANÇA DO TRABALHO

SEGURANÇA DO TRABALHO MANUAL DE ESTÁGIO SEGURANÇA DO TRABALHO Aluno (a): Curso: Nº: Turma: Telefones: Residencial Celular E-mail: 1. APRESENTAÇÃO O Estágio Profissional supervisionado constitui um dos requisitos mínimos obrigatórios

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP Regulamento do Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Faculdade de

Leia mais

Orientações de Estágio. Pedagogia 4 Semestre

Orientações de Estágio. Pedagogia 4 Semestre Orientações de Estágio Pedagogia 4 Semestre 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 1. ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA... 3 1.1 - Responsabilidades da Monitoria do Estágio Supervisionado:... 4 1.2 - Responsabilidades

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Educação Artística (Artes Cênicas Artes Plásticas Música)

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Educação Artística (Artes Cênicas Artes Plásticas Música) MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Educação Artística (Artes Cênicas Artes Plásticas Música) FACULDADE PAULISTA DE ARTES FPA Av. Brigadeiro Luís Antonio, 1224 Bela Vista CEP: 01318-001 São

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE 19/2007

RESOLUÇÃO CONSEPE 19/2007 RESOLUÇÃO CONSEPE 19/2007 ALTERA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO, DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, MODALIDADE LICENCIATURA DO CÂMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Vice-Reitor

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR FABRA GUIA DE APRESENTAÇÃO DA MATÉRIA ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR FABRA GUIA DE APRESENTAÇÃO DA MATÉRIA ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR FABRA GUIA DE APRESENTAÇÃO DA MATÉRIA ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Serra 2013 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 OBJETIVOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO.... 4 ACOMPANHAMENTO

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO. Matriz 23

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO. Matriz 23 MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA Matriz 23 Junho de 2013 1 MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE LICENCIATURA

Leia mais

CURSO DE LETRAS. Estágio Supervisionado

CURSO DE LETRAS. Estágio Supervisionado 2011 CURSO DE LETRAS Estágio Supervisionado CURSO DE LETRAS ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DOM BOSCO MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO LICENCIATURA EM LETRAS

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS, BACHARELADO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NÃO OBRIGATÓRIO Das disposições gerais O presente documento

Leia mais

NORMAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA OS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS DA PUCRS

NORMAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA OS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS DA PUCRS NORMAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA OS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS DA PUCRS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS: Habilitações: Língua Portuguesa e respectivas Literaturas Língua Espanhola e respectivas

Leia mais

FACULDADE DE MÚSICA CARLOS GOMES

FACULDADE DE MÚSICA CARLOS GOMES FACULDADE DE MÚSICA CARLOS GOMES MANTIDA PELA ARTE E MÚSICA LTDA. REGULAMENTO DE ESTÁGIO APRESENTAÇÃO O Núcleo de Coordenação de Estágios tem por objetivo propiciar orientações praticas sobre o estágio

Leia mais

III-Compreender e vivenciar o funcionamento e a dinâmica da sala de aula.

III-Compreender e vivenciar o funcionamento e a dinâmica da sala de aula. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA TÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Artigo 1º -O Estágio Supervisionado de que trata este regulamento refere-se à formação de licenciados em Pedagogia

Leia mais

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. FORMATAÇÃO E MODELO PARA RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO (Estágio I e II)

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. FORMATAÇÃO E MODELO PARA RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO (Estágio I e II) ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS FORMATAÇÃO E MODELO PARA RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO (Estágio I e II) PROFESSOR: EDUARDO OLIVEIRA TELES 2011 FORMATAÇÃO GERAL DO TEXTO Margens:

Leia mais

REGULAMENTO GERAL ESTÁGIO SUPERVISIONADO LICENCIATURA

REGULAMENTO GERAL ESTÁGIO SUPERVISIONADO LICENCIATURA REGULAMENTO GERAL ESTÁGIO SUPERVISIONADO LICENCIATURA APRESENTAÇÃO 1. CARGA HORÁRIA DE ESTÁGIO 2. A COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS 2.1. SUPERVISÃO GERAL DE ESTÁGIOS 2.2. COORDENADORES DE CURSO 2.3. PROFESSORES

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1 REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - Este regulamento normatiza as atividades relacionadas ao Estágio Curricular do Curso de Administração

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ 2008 CAPÍTULO I DA CONCEPÇÃO E FINALIDADE Art. 1º. Respeitada a legislação vigente, as normas específicas aplicáveis a cada curso e, em

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO. CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA e CURSO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO. CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA e CURSO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA e CURSO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES Os Cursos Técnicos da área de Informática (Informática e Redes de Computadores) estabelecem

Leia mais

CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DA ESTRUTURA

CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DA ESTRUTURA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE LETRAS REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA E LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (INGLESA, ESPANHOLA E ALEMÃ) CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO SUPERIOR DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM GESTÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, SEQUENCIAL REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS CAMPO GRANDENSES INSTRUÇÃO NORMATIVA 002/2010 17 05 2010

FACULDADES INTEGRADAS CAMPO GRANDENSES INSTRUÇÃO NORMATIVA 002/2010 17 05 2010 O Diretor das Faculdades Integradas Campo Grandenses, no uso de suas atribuições regimentais e por decisão dos Conselhos Superior, de Ensino, Pesquisa, Pós Graduação e Extensão e de Coordenadores, em reunião

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CAPÍTULO I DEFINIÇÕES GERAIS E OBJETIVOS Art. 1º - As presentes normas têm por objetivo organizar e disciplinar o Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão. Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional)

COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão. Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional) COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional) Universidade Federal de Roraima UFRR Brasil Especialista em Alfabetização (Prática Reflexiva

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIOS 2012 SUMÁRIO

MANUAL DE ESTÁGIOS 2012 SUMÁRIO MANUAL DE ESTÁGIOS 2012 SUMÁRIO 1 - INTRODUÇÃO 2 - PROFESSORES ORIENTADORES DE ESTÁGIO 3 - RELATÓRIO DE ESTÁGIO 3.1 - APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO 4 - ROTEIRO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO 4.1 - ESTAGIÁRIO 4.2

Leia mais

Credenciada pela Portaria Ministerial nº 1734 de 06/08/2001, D.O.U. de 07/08/2001

Credenciada pela Portaria Ministerial nº 1734 de 06/08/2001, D.O.U. de 07/08/2001 ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA: EDUCAÇÃO FÍSICA (Portaria de Reconhecimento nº 428 de 28 de julho de 2014) E PEDAGOGIA (Portaria de Reconhecimento nº 286 de 21 de dezembro de 2012) ORIENTAÇÕES

Leia mais

F A C I C FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE CRUZEIRO

F A C I C FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE CRUZEIRO (deve ser emitido em papel timbrado da Escola) ATESTADO DE DOCÊNCIA* Atesto, para os devidos fins, que, R.G. exerceu horas de docência na ( ) Educação Infantil ( ) Ensino Fundamental Séries Iniciais, nessa

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES. Coordenação de Estágio e Trabalho de Conclusão.

MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES. Coordenação de Estágio e Trabalho de Conclusão. MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES Porto Alegre/RS 2014 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. O ESTÁGIO... 3 3. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL DO ESTÁGIO... 3 4. OBJETIVOS DO ESTÁGIO... 3

Leia mais

NORMAS GERAIS DE ESTÁGIO DE PSICOPEDAGOGIA

NORMAS GERAIS DE ESTÁGIO DE PSICOPEDAGOGIA NORMAS GERAIS DE ESTÁGIO DE PSICOPEDAGOGIA I - APRESENTAÇÃO Este manual destina-se a orientação dos procedimentos a serem adotados durante o estágio supervisionado. Procuramos ser objetivos e práticos

Leia mais

NORMAS GERAIS DE ESTÁGIO PARA O CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO: GESTÃO, SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

NORMAS GERAIS DE ESTÁGIO PARA O CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO: GESTÃO, SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NORMAS GERAIS DE ESTÁGIO PARA O CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO: GESTÃO, SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL APRESENTAÇÃO Este manual destina-se a orientação dos procedimentos a serem adotados durante o estágio

Leia mais

Pedagogia LICENCIATURA

Pedagogia LICENCIATURA CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Portaria de Reconhecimento nº. 286 de 21 de dezembro de 2012 ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO III GESTÃO ESCOLAR Pedagogia LICENCIATURA CURSO DE LICENCIATURA

Leia mais

Manual para Elaboração do Relatório Final de Estágio

Manual para Elaboração do Relatório Final de Estágio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul Manual para Elaboração do Relatório Final de Estágio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Leia mais

ANEXO I DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS TABELA A ATRIBUIÇÕES DO CARGO PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS

ANEXO I DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS TABELA A ATRIBUIÇÕES DO CARGO PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS ANEXO I DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS TABELA A ATRIBUIÇÕES DO CARGO PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS CARGO: PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS - Ministrar aulas de

Leia mais

Resolução nº. 01/09. Título I Estágio Supervisionado. Capítulo I. Caracterização do Estágio:

Resolução nº. 01/09. Título I Estágio Supervisionado. Capítulo I. Caracterização do Estágio: 1 Resolução nº. 01/09 Aprovar o Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Pedagogia - considerando o art.70, VII do Regimento desta Instituição; - considerando necessidade de normatizar

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Cursos de Licenciatura FACCAMP QUÍMICA

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Cursos de Licenciatura FACCAMP QUÍMICA MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Cursos de Licenciatura FACCAMP QUÍMICA Campo Limpo Paulista ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO O Estágio Curricular Supervisionado, a ser desenvolvido em escola particular

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PRÉ-PROJETOS DE MONOGRAFIA DO CURSO DE DIREITO/FAJ

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PRÉ-PROJETOS DE MONOGRAFIA DO CURSO DE DIREITO/FAJ Faculdade de Jussara FAJ Curso de Direito Coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PRÉ-PROJETOS DE MONOGRAFIA DO CURSO DE DIREITO/FAJ Jussara 2013 APRESENTAÇÃO Este manual

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA - UNIFOR

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA - UNIFOR FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA - UNIFOR REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING (Ato de Aprovação: Resolução

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO ESU DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO ESU DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO ESU DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas ao Estágio

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING CAPÍTULO I

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING CAPÍTULO I REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING Dispõe sobre o Acompanhamento e Orientação do Estágio do Curso Superior de Tecnologia em Marketing da Faculdade de Castanhal.

Leia mais

No Estágio Curricular Supervisionado em História II a carga horária será de: Teoria- 40h/aula e Prática - 60h: Estágio de regência na escola.

No Estágio Curricular Supervisionado em História II a carga horária será de: Teoria- 40h/aula e Prática - 60h: Estágio de regência na escola. UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA CURSO DE HISTÓRIA/LICENCIATURA MANUAL DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM HISTÓRIA Apresentação O Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

PEDAGOGIA 5º PERÍODO UNITINS/FAEL

PEDAGOGIA 5º PERÍODO UNITINS/FAEL PEDAGOGIA 5º PERÍODO UNITINS/FAEL ORIENTAÇÕES PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV REGÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Coordenação de Curso: Willany Palhares Leal Professores Fabíola Peixoto de Araújo José Carlos

Leia mais

FAMEC REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

FAMEC REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FAMEC REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 1 REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO (Lei Nº 11.788 / 2008) Regulamenta as atividades do Estágio Curricular da FAMEC e estabelece normas

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR DO ISEI RESOLUÇÃO Nº 01/ 2007, DE 29 DE JUNHO DE 2007

CONSELHO SUPERIOR DO ISEI RESOLUÇÃO Nº 01/ 2007, DE 29 DE JUNHO DE 2007 CONSELHO SUPERIOR DO ISEI RESOLUÇÃO Nº 01/ 2007, DE 29 DE JUNHO DE 2007 Aprova o regulamento dos Estágios Supervisionados dos cursos de Graduação - Licenciaturas do ISEI. O Presidente do Conselho Superior

Leia mais

Regulamento dos Estágios Supervisionados do Curso de Pedagogia CAPÍTULO I DA REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Regulamento dos Estágios Supervisionados do Curso de Pedagogia CAPÍTULO I DA REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Regulamento dos Estágios Supervisionados do Curso de Pedagogia CAPÍTULO I DA REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1º Os Estágios Supervisionados na Gestão e Docência da Educação Infantil e na

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA

PROGRAMA DE MONITORIA PROGRAMA DE MONITORIA 17/12/2006 PROJETO DE MONITORIA FACIS A FACIS, com atuação na área da Saúde, vem desde sua criação procurando iniciativas de promoção do desenvolvimento e aprimoramento dos alunos

Leia mais

Regulamento dos Estágios Supervisionados do Curso de Educação Física CAPÍTULO I DA REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CAPÍTULO II DA NATUREZA

Regulamento dos Estágios Supervisionados do Curso de Educação Física CAPÍTULO I DA REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CAPÍTULO II DA NATUREZA Regulamento dos Estágios Supervisionados do Curso de Educação Física CAPÍTULO I DA REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1º Os Estágios Supervisionados de formação no Curso de Educação Física/FAED/UFGD

Leia mais

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CADERNO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENSINO MÉDIO

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CADERNO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENSINO MÉDIO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CADERNO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENSINO MÉDIO RIBEIRÃO PRETO 2013 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Aluno: RA: Ano/semestre: Período letivo: 2 SUMÁRIO ORIENTAÇÕES

Leia mais

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE QUÍMICA BACHARELADO COM ATRIBUIÇÕES TECNOLÓGICAS (OPCIONAL)

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE QUÍMICA BACHARELADO COM ATRIBUIÇÕES TECNOLÓGICAS (OPCIONAL) APÊNDICE IV - NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO O Relatório de Estágio deverá ser confeccionado conforme descrição deste modelo e entregue impresso e em três vias à Comissão de

Leia mais

MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO

MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COORDENAÇÃO DE INTERAÇÃO SERVIÇO ESCOLA-EMPRESA MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO COLINAS

Leia mais

Manual de Estágio Supervisionado de

Manual de Estágio Supervisionado de Manual de Estágio Supervisionado de Licenciatura Educação Artística - Artes Visuais Gestão de Carreiras FAAP Faculdade de Artes Plásticas Ano de 2015 1 Índice I ESTÁGIO SUPERVISIONADO: Conceito, Objetivo,

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA 1. APRESENTAÇÃO De acordo com a nova LDB, no Artigo 82, fica estabelecido que: Os sistemas de ensino estabelecerão as normas para a realização dos estágios dos alunos regularmente matriculados no ensino

Leia mais

INSTITUTO SINGULARIDADES CURSO PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR POR ANO E SEMESTRE DE CURSO

INSTITUTO SINGULARIDADES CURSO PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR POR ANO E SEMESTRE DE CURSO INSTITUTO SINGULARIDADES CURSO PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR POR ANO E SEMESTRE DE CURSO 1º N1 1. Espaços e Práticas Culturais 40h N1 2. Oficina de Artes Visuais 80h N1 3. Prática de Leitura e escrita 80h

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO ESCOLAR INTEGRADORA LATO SENSU MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO ESCOLAR INTEGRADORA LATO SENSU MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO ESCOLAR INTEGRADORA LATO SENSU MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO por PROFª Ms. Maria Rosa Silva Lourinha Rio de Janeiro, MARÇO / 2013. 1 ÍNDICE Apresentação 1.

Leia mais

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 4 Regulamento de Estágio do Curso de Serviço Social DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O Estágio Supervisionado, previsto no Currículo do Curso de Serviço Social será desenvolvido de acordo com as normas

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME)

NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME) NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME) Palmas 2010 1. Apresentação O Núcleo de Apoio Didático e Metodológico NADIME é o órgão da Faculdade Católica do Tocantins responsável pela efetivação da

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO DO ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES CAPÍTULO I

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO DO ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES CAPÍTULO I REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO DO ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES Dispõe sobre o Acompanhamento e Orientação do Estágio do Curso Superior de

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Art.1º. O Estágio Supervisionado é componente curricular obrigatório do Curso de Graduação em Administração da FASIP que visa a proporcionar

Leia mais

CARTA DE APRESENTAÇÃO

CARTA DE APRESENTAÇÃO Doc. 1 CARTA DE APRESENTAÇÃO Do Professor de Estágio para Docência da UCB Ao(À) Sr(a). Diretor(a) do(a) Assunto: Apresentação de Estagiário Senhor(a) Diretor(a): Apresentamos a V.Sa. o(a) universitário(a),

Leia mais

Estágio Supervisionado Educação Básica - Matemática

Estágio Supervisionado Educação Básica - Matemática Estágio Supervisionado Educação Básica - Matemática Não se pretende que o estágio se configure como algo com finalidade em si mesmo, mas sim que se realize de modo articulado com o restante do curso. Para

Leia mais

CARGO: PROFESSOR Síntese de Deveres: Exemplo de Atribuições: Condições de Trabalho: Requisitos para preenchimento do cargo: b.1) -

CARGO: PROFESSOR Síntese de Deveres: Exemplo de Atribuições: Condições de Trabalho: Requisitos para preenchimento do cargo: b.1) - CARGO: PROFESSOR Síntese de Deveres: Participar do processo de planejamento e elaboração da proposta pedagógica da escola; orientar a aprendizagem dos alunos; organizar as atividades inerentes ao processo

Leia mais

Central. Estágios. Manual de Elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado FAECO. 18/Novembro/2013 ATENÇÃO

Central. Estágios. Manual de Elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado FAECO. 18/Novembro/2013 ATENÇÃO 2013 1 Central de Estágios FAECO Manual de Elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado Autor: Prof. Me. Luiz Carlos Barbosa de Lima Colaboradores: Prof. Me. Antonio Maia Navarro ATENÇÃO Data Final

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 190/00-CEE/MT.

RESOLUÇÃO Nº 190/00-CEE/MT. RESOLUÇÃO Nº 190/00-CEE/MT. Fixa normas complementares, para o Sistema Estadual de Ensino, à lmplementação das Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores da Educação Infantil e dos anos iniciais

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA COE COMISSÃO DE ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIOS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA COE COMISSÃO DE ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIOS À Comunidade Acadêmica do Curso de Farmácia da UFPR. A Comissão Orientadora de Estágios (COE) do curso de Farmácia elaborou este documento com o objetivo de esclarecer as dúvidas referentes aos estágios

Leia mais

Licenciatura em Educação Física

Licenciatura em Educação Física Licenciatura em Educação Física Estágio Curricular O Estágio Curricular talvez seja um dos primeiros grandes desafios do acadêmico que optou pelo Curso de licenciatura em Educação Física. As situações

Leia mais

UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇOS, ENSINO E PESQUISA LTDA.

UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇOS, ENSINO E PESQUISA LTDA. UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇOS, ENSINO E PESQUISA LTDA. REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO São Paulo 2010 CAPÍTULO I DO CONCEITO, FINALIDADE E OBJETIVOS Art. 1º - O Estágio

Leia mais

Manual de Estágio Supervisionado de

Manual de Estágio Supervisionado de Manual de Estágio Supervisionado de Licenciatura em Educação Artística Estrutura Curricular 2009 2 Gestão de Carreiras FAAP Faculdade de Artes Plásticas Ano de 2014 1 Índice I ESTÁGIO SUPERVISIONADO: Conceito,

Leia mais

Pedagogia LICENCIATURA

Pedagogia LICENCIATURA CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Portaria de Reconhecimento nº. 286 de 21 de dezembro de 2012 ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EDUCAÇÃO INFANTIL Pedagogia LICENCIATURA CURSO

Leia mais

4 ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

4 ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO 4 ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Este capítulo visa a orientar a elaboração de artigos científicos para os cursos de graduação e de pós-graduação da FSG. Conforme a NBR 6022 (2003, p. 2),

Leia mais

1 ROTEIRO PARA PROJETO DE PESQUISA

1 ROTEIRO PARA PROJETO DE PESQUISA Roteiro para projeto de pesquisa Gildenir Carolino Santos, 2005. 1 ROTEIRO PARA PROJETO DE PESQUISA Antes de passar para a construção ou montagem de um projeto de pesquisa, é importante saber que esse

Leia mais

CADERNO DE ORIENTAÇÃO AO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

CADERNO DE ORIENTAÇÃO AO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CADERNO DE ORIENTAÇÃO AO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Supervisores: Profa Cátia A. Farias (Eng. Ambiental) Profa. Ediléa de Vasconcelos(Operacional) Coordenadora: Profa. Vivian Telles Paim Teresópolis 2012 1

Leia mais

Estágio Supervisionado III

Estágio Supervisionado III Estágio Supervisionado III Prof. Jorge Fernandes de Lima Neto INSTRUÇÕES A) Minha visão do estágio supervisionado antes de iniciá-lo: Preencher esse formulário descrevendo sua visão de estágio. faça duas

Leia mais

FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DOM BOSCO CURSO DE PEDAGOGIA ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS - NORMAS -

FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DOM BOSCO CURSO DE PEDAGOGIA ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS - NORMAS - Direção da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco / AEDB Prof. Ms. Antonio Carlos Simon Esteves Coordenação do Curso de Pedagogia Profa. Ms. Sueli Sardinha Guedes 2 MISSÃO DA FFCLDB/AEDB Promover

Leia mais

Manual de Atividades Complementares

Manual de Atividades Complementares CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Manual de Atividades Complementares Belo Horizonte 1 Prezado(a) aluno(a): Este é o Manual de Atividades Complementar

Leia mais