ALUNO: TURMA: Questões sobre Origem da Vida e Teorias Evolucionistas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ALUNO: TURMA: Questões sobre Origem da Vida e Teorias Evolucionistas"

Transcrição

1 E.E. PROFESSOR CHICO DIAS PROF. THIAGO MOURA BIOLOGIA ALUNO: TURMA: Questões sobre Origem da Vida e Teorias Evolucionistas 01) Os princípios a seguir relacionados referem-se à teoria da evolução das espécies. I. Adaptação ao meio. II. Seleção natural. III. Mutação. IV. Lei do uso e desuso. V. Herança dos caracteres adquiridos. Lamarck, em sua teoria, considerou: a) I, II e III. b) II, III e IV. c) I, IV e V. d) II, IV e V. e) II, III e V. 02) Em relação à evolução biológica, observe as afirmativas abaixo: I. A girafa evoluiu de ancestrais de pescoço curto, o qual se desenvolveu gradativamente pelo esforço do animal para alcançar as folhas das árvores mais altas. II. Os ancestrais da girafa apresentavam pescoço de comprimentos variáveis. Após várias gerações, o grupo mostrou um aumento no número de indivíduos com pescoço mais comprido, devido à seleção natural. III. Os indivíduos mais adaptados deixam um número maior de descendentes em relação aos não adaptados. IV. As características que se desenvolvem pelo uso são transmitidas de geração a geração. Assinale: a) se I, II e III estiverem de acordo com Lamarck e IV com Darwin. b) se I e III estiverem de acordo com Lamarck e II e IV com Darwin. c) se I e IV estiverem de acordo com Lamarck e II e III com Darwin. d) se I, II, III e IV estiverem de acordo com Lamarck. e) se I, II, I II e IV estiverem de acordo com Darwin. 03) Em um ambiente qualquer, os indivíduos com características que tendem a aumentar sua capacidade de sobrevivência têm maior probabilidade de atingir a época de reprodução. Assim, em cada geração, podemos esperar um pequeno aumento na proporção de indivíduos de maior viabilidade, isto é, que possui maior número de características favoráveis à sobrevivência dos mais aptos. Esse texto se relaciona: a) lei do uso e desuso. b) herança dos caracteres adquiridos. c) hipótese do aumento da população em progressão geométrica. d) hipótese do aumento de alimento em progressão aritmética. e) seleção natural. 04) Em relação à evolução biológica, considere os fatores abaixo: I - Seleção natural. II - Adaptação ao meio. III - Lei do uso e desuso. IV - Herança dos caracteres adquiridos. V - Recombinação gênica e mutação. Quais desses fatores Darwin considerou quando elaborou a teoria da evolução das espécies? a) Apenas I e II. b) Apenas I e V. c) Apenas II e III.

2 d) Apenas III e IV. e) Apenas IV e V. 05) O que acontece quando uma comunidade se torna estável, atingindo o estágio clímax? a) Aumenta o número de mutações que podem ocorrer nas espécies. b) Diminui a transmissão dos caracteres adquiridos entre as espécies. c) Aumentam os efeitos causados pela seleção natural nas espécies. d) Diminuem as modificações evolutivas nas diferentes espécies. e) Aumenta a variabilidade genética das espécies. 06) "Tuberculose contra-ataca com bactéria indestrutível". Depois de ter sido quase erradicada nos países ricos e controlada no terceiro Mundo, a doença volta a se espalhar, sob forma mais ameaçadora - uma variedade resistente a drogas. ("Folha de São Paulo" 23/05/93). Essa variedade de bactéria resistente é fruto da: a) ação mutagênica de certos antibióticos. b) ação direta de certos antibióticos sobre o DNA bacteriano. c) contínua exposição das bactérias a determinados antibióticos que induzem a resistência. d) seleção natural de bactérias acostumadas ao antibiótico. e) seleção de linhagens de bactérias mutantes, resistentes aos antibióticos. 07) A borboleta 'Kallima sp.', quando pousada, parece uma folha seca. Igualmente o bicho-pau se parece com um graveto. Qual das explicações a seguir é correta para explicar o fato? a) O animal adota a forma para melhor se defender. b) É resultado do seu hábito alimentar. c) É totalmente natural a modificação na estrutura do corpo. d) Animais e vegetais tiveram a mesma origem. e) É o resultado da seleção natural. 08) Um agricultor utilizou um mesmo inseticida durante longo tempo em sua lavoura para eliminar uma praga. Após todo esse tempo, ele verificou que a população da praga tornou-se resistente ao inseticida. O fenômeno evolutivo que ocorreu na população da praga foi: a) Mutação. b) Aberração cromossômica numérica. c) Isolamento reprodutivo. d) Seleção natural. e) Formação de nova espécie. 09) Assinale a alternativa INCORRETA: a) Segundo Lamarck, os organismos teriam evoluído pela transmissão de modificações adquiridas pelo uso ou desuso de certos órgãos. b) Para Darwin, a evolução resultaria da sobrevivência dos organismos mais aptos na competição por espaço e alimento. c) A grande diversidade de estruturas e comportamento dos indivíduos de uma população pode ser explicada pelas mutações. d) Duas populações só constituem efetivamente duas espécies distintas quando perdem a capacidade potencial de trocar genes entre si. e) A seleção natural garante o equilíbrio genético da população através dos processos de adaptação. 10) O esquema a seguir mostra dois tipos de indivíduos (A e B) de uma mesma espécie, reproduzindo-se ao longo de quatro gerações.

3 A análise dessa sequência permite afirmar que os indivíduos do tipo B: a) desenvolveram resistência às variações ambientais. b) possuíam variações favoráveis em relação ao ambiente onde estavam. c) transmitiram características adquiridas no meio ambiente para seus descendentes. d) não sofreram ação da seleção natural pois eram mais aptos. e) criaram mutações vantajosas para esse ambiente em particular. 11) Considere a seguinte afirmativa: "Entende-se por [...] a maior sobrevivência dos indivíduos mais bem adaptados a um determinado ambiente que estão em competição com outros menos adaptados". Para completála corretamente, a lacuna deve ser preenchida por: a) mutação. b) migração. c) variabilidade. d) seleção natural. e) oscilação genética. 12) Um naturalista soltou 200 casais de pássaros da mesma espécie numa ilha afastada do continente, onde predominavam árvores com frutos de casca muito dura. Destes, 50% eram da variedade X que possuíam bicos longos e fortes, e 50% eram da variedade Y com bicos curtos e fracos. Após alguns anos, pesquisadores capturaram 400 pássaros, ao acaso, e observaram 286 indivíduos da variedade X e 114 da variedade Y, o que levou a formulação de duas hipóteses: Hipótese I - Indivíduos da variedade Y desenvolveram, gradualmente bicos maiores e mais fortes, até se tornarem semelhantes e igualmente adaptados àqueles da variedade X. Hipótese II - O tipo de alimento funcionou como fator determinante na escolha dos pássaros mais adaptados àquele ambiente, fazendo com que a variedade X obtivesse maior sucesso em relação à sobrevivência. Com base no exposto indique as teorias ou leis utilizadas para a formulação das Hipóteses I e II, respectivamente: a) a Teoria do transformismo e a Lei do uso e desuso de Lamarck. b) a Lei do uso e desuso de Lamarck e a Teoria da seleção natural de Darwin. c) a Teoria da seleção natural de Darwin e a Teoria do transformismo. d) ambas utilizaram a Lei do uso e desuso de Lamarck. e) ambas utilizaram a Teoria da seleção natural de Darwin. 13) Números iguais de duas variedades de plantas da mesma espécie (I e II) foram introduzidos em determinado ambiente. Depois de diversas gerações, verificou-se que a variedade I tornara-se mais abundante. Com base nesses dados, é correto afirmar que: a) I não foi submetida à ação da seleção natural e, por isso, pôde aumentar em número. b) I sofreu mutações vantajosas, induzidas pelo ambiente, tornando-se mais resistente. c) I apresentou maior capacidade de adaptação ao meio, o que aumentou suas chances de sobreviver e de deixar descendentes. d) II possuía maior números de alelos recessivos que, frequentemente, levam à letalidade. e) II, através de um processo de convergência adaptativa, transformou-se progressivamente em I.

4 14) Em relação à evolução biológica, considere os fatores abaixo. I - Seleção natural. II - Adaptação ao meio. III - Lei do uso e desuso. IV - Herança dos caracteres adquiridos. V - Recombinação gênica e mutação. Quais desses fatores Darwin considerou quando elaborou a teoria de evolução das espécies? a) Apenas I e II. b) Apenas I e V. c) Apenas II e III. d) Apenas III e IV. e) Apenas IV e V. 15) Darwin não conseguiu responder satisfatoriamente às críticas sobre sua teoria evolucionista, pois não soube explicar as causas das diferenças observadas entre os indivíduos, por desconhecer a ocorrência da: a) seleção natural. b) mutação. c) lei do uso e desuso. d) transmissão das características adquiridas. e) adaptação ao meio. 16) O gráfico abaixo refere-se à porcentagem da forma escura ou melânica da mariposa Biston betularia, durante várias décadas, numa área de grande desenvolvimento industrial. Até aproximadamente 1930, a área era dominada pela forma clara da mariposa e, a partir desse período, sua população começou a declinar. A partir da análise do gráfico e das informações contidas no trecho anterior, assinale a alternativa INCORRETA: a) A expansão de indústrias favoreceu o aumento populacional da forma melânica. b) Com o desenvolvimento industrial, a seleção natural passou a desfavorecer a forma clara. c) O gene que determina a forma melânica passou, por volta de 1930, a apresentar vantagem seletiva sobre o gene que determina a coloração clara. d) O declínio da população de mariposas claras, por volta de 1930, deveu-se ao fato de a poluição tê-las tornado alvo mais fácil dos predadores do que as mariposas melânicas. e) A expansão da população de mariposas melânicas não tem relação com a mudança ambiental, sendo devida à dominância do gene que determina a forma melânica sobre o gene que determina a forma clara. 17) A moderna teoria da evolução, também conhecida como Neodarwinismo ou Teoria Sintética da Evolução, admite que: a) Lamarck estava correto quando ao desenvolvimento ou atrofia pelo uso ou desuso, acrescentando, no entanto, que essas características adquiridas serão transmitidas aos descendentes. b) Lamarck estava totalmente errado nas duas leis que fundamentam a sua teoria. c) a seleção artificial promovida pelo homem está sendo a maior causa da evolução. d) mutações provocadas por mudanças ambientais causam variabilidade e, sobre essa variabilidade, o meio atua, selecionando os mais aptos favoravelmente e eliminando os menos aptos. e) mutações e recombinações genéticas causam variabilidade nos indivíduos, tornando uns mais aptos e outros menos aptos. Estes serão favorecidos ou eliminados pelo meio ambiente num processo de seleção natural.

5 18) Alterações climáticas, como as provocadas pelo "El Niño", mudam as condições de vida, antecipando floradas, estimulando a reprodução de diferentes espécies etc. Segundo a Teoria Sintética, o conceito que explica a interferência dessas alterações no processo evolutivo é: a) mutação. b) uso e desuso. c) seleção natural. d) caráter adquirido. Discursivas: 19) Foram introduzidas em dois frascos, que contêm um mesmo meio de cultura, quantidades idênticas de um tipo de bactéria. Após algum tempo de incubação, adicionou-se, a apenas um dos frascos, um antibiótico estável, de uso frequente na clínica e cuja concentração não se modificou durante todo o experimento. O gráfico abaixo representa a variação do número de bactérias vivas no meio de cultura, em função do tempo de crescimento bacteriano em cada frasco. A observação do gráfico permite concluir que, no frasco em que se adicionou o antibiótico, ocorreu uma grande diminuição no número de bactérias. Utilizando a teoria da seleção natural, explique o fato de essa população ter voltado a crescer, após a diminuição observada. 20) Mariposas da espécie Biston betularia de cor escura (melânicas) eram raras em Manchester, Inglaterra, por volta de Predominavam os espécimes de cor clara, que se camuflavam sobre os liquens das cascas das árvores. Em 1950, porém, verificou-se que quase 90% das mariposas eram melânicas nas áreas que se tornaram industriais, onde fuligem negra produzida pelas fábricas recobriu o tronco das árvores. a) Explique esse aumento das mariposas melânicas entre 1895 e 1950 com base na seleção natural. b) Por que é possível afirmar que a coloração dessas mariposas é um caráter determinado geneticamente?

21/11/2013 BIOLOGIA EVOLUÇÃO

21/11/2013 BIOLOGIA EVOLUÇÃO BIOLOGIA EVOLUÇÃO O que é a evolução? Evolução é o processo através no qual ocorrem as mudanças ou transformações nos seres vivos ao longo do tempo, dando origem a espécies novas. 1 Evidências da evolução

Leia mais

ANEXO AULA 04 EVOLUCÃO II. O urso polar é branco porque mora na neve, ou vive na neve porque é branco?

ANEXO AULA 04 EVOLUCÃO II. O urso polar é branco porque mora na neve, ou vive na neve porque é branco? ANEXO AULA 04 EVOLUCÃO II O urso polar é branco porque mora na neve, ou vive na neve porque é branco? Charles Darwin Chevalier de Lamarck Figura 1 Lei do uso e desuso Figura 2 - Lei da Transmissão de Caracteres

Leia mais

Evolução: As Teorias de Lamarck e Darwin

Evolução: As Teorias de Lamarck e Darwin Evolução: As Teorias de Lamarck e Darwin Evolução Ancestral comum Primeiras ideias: filósofos da Grécia Clássica Tales de Mileto (Séc. VI a.c.): água como princípio organizador dos seres vivos Xenófanes

Leia mais

Teorias evolucionistas

Teorias evolucionistas Teorias evolucionistas A vida em evolução Se o problema da origem da vida não tem resposta definitiva, há muitos estudos tentando resolver outra questão levantada pela biogênese: se todo ser vivo se origina

Leia mais

Lista de Recuperação Não rasure os testes, não use branquinho à tinta.

Lista de Recuperação Não rasure os testes, não use branquinho à tinta. Data: /10/14 Bim.: 3º Nome: 9 ANO Nº Disciplina: Biologia Professora: Ângela Valor da Prova / Atividade: 2,0 Nota: Objetivo / Instruções: Lista de Recuperação Não rasure os testes, não use branquinho à

Leia mais

As Teorias Evolutivas. Princípios da Teoria de Lamarck. Fundamentos da Evolução Biológica. Ideias Evolucionistas - Lamarckismo

As Teorias Evolutivas. Princípios da Teoria de Lamarck. Fundamentos da Evolução Biológica. Ideias Evolucionistas - Lamarckismo Fundamentos da Evolução Biológica As Teorias Evolutivas Várias teorias evolutivas surgiram, mas destacam-se se as teorias de Lamarck e de Darwin. O EVOLUCIONISMO, OU TEORIA DA EVOLUÇÃO, É A EXPLICAÇÃO

Leia mais

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 59 EVOLUÇÃO: TEORIAS EVOLUTIVAS

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 59 EVOLUÇÃO: TEORIAS EVOLUTIVAS BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 59 EVOLUÇÃO: TEORIAS EVOLUTIVAS Como pode cair no enem (UFMG) De tanto comer vegetais, o intestino dos herbívoros aos poucos foi ficando longo. Essa farse está de acordo com

Leia mais

Aula 2: Ciências Ambientais EVOLUÇÃO

Aula 2: Ciências Ambientais EVOLUÇÃO Aula 2: Ciências Ambientais EVOLUÇÃO Profa. Eleonora Erbesdobler EVOLUÇÃO Processo através no qual ocorrem as mudanças ou transformações nos seres vivos ao longo do tempo, dando origem a espécies novas.

Leia mais

Evolução Biológica - I. Prof. Pablo Paim Biologia

Evolução Biológica - I. Prof. Pablo Paim Biologia Evolução Biológica - I Prof. Pablo Paim Biologia Organismos se adaptam ao ambiente?! O homem veio do macaco?! Organismos mais evoluídos!? Ser evolucionista é ser ateu?! O processo de evolução biológica

Leia mais

Teorias da evolução. A teoria da evolução de Lamarck. A teoria da evolução de Darwin

Teorias da evolução. A teoria da evolução de Lamarck. A teoria da evolução de Darwin Teorias da evolução Várias teorias evolutivas surgiram, destacando-se, entre elas, as teorias de Lamarck e de Darwin. Atualmente, foi formulada a Teoria sintética da evolução, também denominada Neodarwinismo,

Leia mais

Professor (a): Emmanuella Rodrigues Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE BIOLOGIA II

Professor (a): Emmanuella Rodrigues Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE BIOLOGIA II Ensino Médio Unidade Parque Atheneu Professor (a): Emmanuella Rodrigues Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2014. LISTA DE BIOLOGIA II 1) (UFGO) Há alterações estruturais decorrentes da adaptação de uma espécie,

Leia mais

LGN GENÉTICA. Aula 9 - Evolução. Antonio Augusto Franco Garcia Filipe Inácio Matias Marianella F. Quezada Macchiavello

LGN GENÉTICA. Aula 9 - Evolução. Antonio Augusto Franco Garcia Filipe Inácio Matias Marianella F. Quezada Macchiavello LGN 215 - GENÉTICA Aula 9 - Evolução Antonio Augusto Franco Garcia Filipe Inácio Matias Marianella F. Quezada Macchiavello Departamento de Genética Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade

Leia mais

A evolução é o processo de transformações hereditárias e adaptações que vem ocorrendo nos seres vivos desde que surgiram no planeta Terra.

A evolução é o processo de transformações hereditárias e adaptações que vem ocorrendo nos seres vivos desde que surgiram no planeta Terra. Fixismo (Criacionismo) - Até o século XVIII - Todos os seres vivos foram criados por um ser supremo Deus. - Uma vez criadas as espécies eram imutáveis (fixas). ADAPTAÇÃO O termo adaptação refere-se ao

Leia mais

2ª Série do Ensino Médio. 01. Em relação à evolução biológica de coelhos de uma determinada região:

2ª Série do Ensino Médio. 01. Em relação à evolução biológica de coelhos de uma determinada região: 2ª Série do Ensino Médio 01. Em relação à evolução biológica de coelhos de uma determinada região: I _ O coelho evoluiu de ancestrais de orelhas curtas que se desenvolveram gradativamente pelo esforço

Leia mais

EVOLUÇÃO. Prof. Gilmar Marques

EVOLUÇÃO. Prof. Gilmar Marques EVOLUÇÃO 1 As teorias evolucionistas Nosso planeta apresenta uma imensa variedade de espécies, vivendo nos mais diferentes habitats. A Teoria da evolução tenta explicar como isso torno-se possível. 2 Fixismo

Leia mais

Neodarwinismo ou Teoria sintética de evolução

Neodarwinismo ou Teoria sintética de evolução Neodarwinismo ou Teoria sintética de evolução O desenvolvimento dos conhecimentos de genética e as novas descobertas sobre hereditariedade, permitiram fazer uma nova interpretação da teoria da evolução

Leia mais

Ecologia de Populações e Comunidades

Ecologia de Populações e Comunidades Ecologia de Populações e Comunidades Profa. Isabel Belloni Schmidt Dept. Ecologia UnB isabels@unb.br Evolução Nada em biologia faz sentido a não ser à luz da evolução Theodosius Dobzhansky Jean Baptiste

Leia mais

Adaptação Conceito ligado a ambiente Exemplo clássico: Biston betularia Mariposas de Manchester

Adaptação Conceito ligado a ambiente Exemplo clássico: Biston betularia Mariposas de Manchester Teorias Evolutivas Adaptação Conceito ligado a ambiente Exemplo clássico: Biston betularia Mariposas de Manchester Uma adaptação é uma característica que é comum em uma população porque fornece alguma

Leia mais

seleção natural. A seleção natural atua sobre a variabilidade selecionando os mais aptos.

seleção natural. A seleção natural atua sobre a variabilidade selecionando os mais aptos. Mutação gênica, recombinação gênica e seleção natural. Variabilidade genética A seleção natural atua sobre a variabilidade selecionando os mais aptos. Nas diversas populações de uma mesma espécie, os indivíduos

Leia mais

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros EVOLUÇÃO Muitos acreditam que o homem é o ser vivo mais evoluído do planeta, de que ele veio do macaco e que a evolução sempre tem sentido de progresso. Evolução

Leia mais

Adaptação Conceito ligado a ambiente Exemplo clássico: Biston betularia Mariposas de Manchester

Adaptação Conceito ligado a ambiente Exemplo clássico: Biston betularia Mariposas de Manchester Teorias Evolutivas Adaptação Conceito ligado a ambiente Exemplo clássico: Biston betularia Mariposas de Manchester Uma adaptação é uma característica que é comum em uma população porque fornece alguma

Leia mais

2. (UFPI) Evolução é um processo biológico apresentado por um (uma): a) célula. b) tecido. c) órgão. d) organismo. e) população.

2. (UFPI) Evolução é um processo biológico apresentado por um (uma): a) célula. b) tecido. c) órgão. d) organismo. e) população. Lista de Exercícios Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professor: Mário Neto Série: 3 Ano Disciplina: Biologia 1. (Fatec-SP) Analise o texto abaixo: Em todo animal que não tenha ainda se desenvolvido

Leia mais

Evolução. Prof. Fernando Belan - Biologia Mais

Evolução. Prof. Fernando Belan - Biologia Mais Evolução Prof. Fernando Belan - Biologia Mais O pensamento evolucionista Desde o surgimento da revolução cientfca (XVII) as ideias cientfcas entraram em confitos com as religiosas. Nicolau Copérnico derrubou

Leia mais

FUVEST 1998 SEGUNDA FASE PROVA DE BIOLOGIA

FUVEST 1998 SEGUNDA FASE PROVA DE BIOLOGIA Q.01 FUVEST 1998 SEGUNDA FASE PROVA DE BIOLOGIA O esquema representa o ciclo de vida da samambaia. A letra A representa a célula haplóide que faz a transição da fase esporofítica para a fase gametofítica;

Leia mais

EVOLUÇÃO. Evidências e Teorias. Professora Priscila F Binatto Biologia 3ª Série Ensino Médio

EVOLUÇÃO. Evidências e Teorias. Professora Priscila F Binatto Biologia 3ª Série Ensino Médio EVOLUÇÃO Evidências e Teorias Professora Priscila F Binatto Biologia 3ª Série Ensino Médio Evolução Homer Simpson Vídeos e animações\the Simpsons - Homer Evolution.flv Na natureza tudo se transforma...

Leia mais

EVOLUÇÃO: IDÉIAS E EVIDÊNCIAS. Professor Fláudio

EVOLUÇÃO: IDÉIAS E EVIDÊNCIAS. Professor Fláudio EVOLUÇÃO: IDÉIAS E EVIDÊNCIAS Professor Fláudio EVIDÊNCIAS DE EVOLUÇÃO EVOLUÇÃO conjunto de processos que levam a modificações nos seres vivos ao longo do tempo, podendo dar origem a novas espécies Entender

Leia mais

IDÉIAS EVOLUCIONISTAS DE DARWIN

IDÉIAS EVOLUCIONISTAS DE DARWIN IDÉIAS EVOLUCIONISTAS DE DARWIN A história entre Darwin (1809-1882) e a biologia começou quando o mesmo foi convidado a embarcar numa expedição de estudo promovida pela Inglaterra. Então, com 22 anos de

Leia mais

Evolução. Biologia. Tema: Evolução. Diogo N. Maciel Facebook: Professor Diogo Nery

Evolução. Biologia. Tema: Evolução. Diogo N. Maciel Facebook: Professor Diogo Nery Biologia Evolução Tema: Evolução Diogo N. Maciel Facebook: Professor Diogo Nery Introdução Evolução é o processo de transformações hereditárias e adaptações que vem ocorrendo nos seres vivos desde que

Leia mais

EVOLUÇÃO. Prof. André Maia. O que sabemos sobre a evolução?

EVOLUÇÃO. Prof. André Maia. O que sabemos sobre a evolução? EVOLUÇÃO Prof. André Maia O que sabemos sobre a evolução? As espécies mudam com o decorrer do tempo. Hoje existem aproximadamente dois milhões de espécies de organismos vivos sobre a Terra, incluindo bactérias,

Leia mais

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES III DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFESSOR(A: DATA: / / ENTREGA: / /

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES III DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFESSOR(A: DATA: / / ENTREGA: / / COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES III DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFESSOR(A: DATA: / / ALUNO(A): ENTREGA: / / SÉRIE: 3º ANO 1. A revolução industrial trouxe a poluição e a fuligem,

Leia mais

O texto sintetiza as principais ideias relacionadas ao a) fixismo. b) darwinismo. c) mendelismo. d) criacionismo. e) lamarckismo. LISTA DE EXERCÍCIO

O texto sintetiza as principais ideias relacionadas ao a) fixismo. b) darwinismo. c) mendelismo. d) criacionismo. e) lamarckismo. LISTA DE EXERCÍCIO LISTA DE EXERCÍCIO Questão 1 Lamarck foi um evolucionista que formulou uma famosa teoria a respeito de como as espécies mudam ao longo do tempo. Para explicar as mudanças, ele propôs duas leis. Qual é

Leia mais

5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades de Ciências Nome:

5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades de Ciências Nome: 5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades de Ciências Nome: Você sabe o que é teoria criacionista? E teoria evolucionista? As respostas para a maioria das nossas perguntas estão nos livros. Há uma

Leia mais

Defende que todas as espécies vivas foram criadas por ato divino.

Defende que todas as espécies vivas foram criadas por ato divino. TEORIAS EVOLUTIVAS CRIACIONISMO Predominante até a metade do séc. XIX. Defende que todas as espécies vivas foram criadas por ato divino. O FIXISMO é uma variante mais radical que propõe a criação dos seres

Leia mais

Evolução de Plantas Cultivadas MGV 3717

Evolução de Plantas Cultivadas MGV 3717 Evolução de Plantas Cultivadas MGV 3717 Teoria Sintética da Evolução ou Neodarwinismo Combina as causas da variabilidade com a seleção natural. Base: Fatores Evolutivos Processos que criam variabilidade:

Leia mais

Seleção Natural e Evolução. As ideias de Darwin e Lamarck sobre o surgimento de novas espécies.

Seleção Natural e Evolução. As ideias de Darwin e Lamarck sobre o surgimento de novas espécies. Seleção Natural e Evolução As ideias de Darwin e Lamarck sobre o surgimento de novas espécies. Anote em seu caderno! O que significa, para você...... evolução?... seleção natural?... seleção artificial?

Leia mais

Panspermia cósmica. hipercognicion.blogspot.com

Panspermia cósmica. hipercognicion.blogspot.com Origem da Vida Panspermia cósmica hipercognicion.blogspot.com Conseguiriam sobreviver? Como se formaram? Abiogênese (Geração espontânea) http://slideplayer.com.br/slide/387759/ slideplayer.com.br Antonie

Leia mais

Everton Amorim 14/11/2013. Biologia

Everton Amorim 14/11/2013. Biologia Biologia Tema: Everton Amorim 1) Introdução é o processo de transformações hereditárias e adaptações que vem ocorrendo nos seres vivos desde que surgiram no planeta Terra. o =Fato o Ciência que estuda

Leia mais

Defende que todas as espécies vivas foram criadas por ato divino.

Defende que todas as espécies vivas foram criadas por ato divino. TEORIAS EVOLUTIVAS CRIACIONISMO Predominante até a metade do séc. XIX. Defende que todas as espécies vivas foram criadas por ato divino. O FIXISMO é uma variante mais radical que propõe a criação dos seres

Leia mais

Bio. Bio. Monitor: Sarah Schollmeier

Bio. Bio. Monitor: Sarah Schollmeier Bio. Professor: Nelson Paes Monitor: Sarah Schollmeier Evolução 06 nov EXERCÍCIOS 1. O Neodarwinismo é a teoria evolutiva atualmente aceita por toda a comunidade científica. O início do século XX é inaugurado

Leia mais

Evolução Biológica Conceitos e pensamentos

Evolução Biológica Conceitos e pensamentos Profº Marcelo Morcegão Evolução Biológica Conceitos e pensamentos Fixismo Doutrina Filosófica que defende que desde o seu aparecimento as espécies são imutáveis e não sofrem transformações. Aristóteles

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências da Natureza Disciplina: Ciências Ano: 7º Ensino Fundamental Professor: Bernardo Dias Ciências Atividades para Estudos Autônomos Data: 7 / 8 / 2018 Aluno(a): Nº:

Leia mais

Biologia Evolutiva. A Biologia Evolutiva é o estudo da história da vida e dos processos que levam à sua diversidade.

Biologia Evolutiva. A Biologia Evolutiva é o estudo da história da vida e dos processos que levam à sua diversidade. 2017 Biologia Evolutiva A Biologia Evolutiva é o estudo da história da vida e dos processos que levam à sua diversidade. Biologia Evolutiva Análises e metodologias reducionistas e composicionistas (propriedades

Leia mais

Evolução Molecular. "Nothing in Biology Makes Sense Except in the Light of Evolution. Theodosius Dobzhansky

Evolução Molecular. Nothing in Biology Makes Sense Except in the Light of Evolution. Theodosius Dobzhansky "Nothing in Biology Makes Sense Except in the Light of Evolution Theodosius Dobzhansky Evolução Evolução Evolução Genótipo + Ambiente = Fenótipo Parental F1 F2 Evolução Evolução = mudança (características

Leia mais

Neodarwinismo Teoria Sintética da Evolução

Neodarwinismo Teoria Sintética da Evolução Neodarwinismo Teoria Sintética da Evolução Aula nº45, 46 e 48 26 e 28 Jan e 2 Fev09 Prof. Ana Reis Principais críticas apontadas à Teoria de Darwin: não explicar o surgimento de variações naturais nos

Leia mais

BIOLOGIA PROF. NANNI

BIOLOGIA PROF. NANNI BIOLOGIA PROF. NANNI 22-02-13. 01) A análise laboratorial de uma amostra de água revelou a presença de dois patógenos (A e B) com as seguintes características: Patógeno A ë organismo filtrável, parasita

Leia mais

PIBID Ciências Biológicas Escola Estadual Padre Balduino Rambo Oficina 11 - Título: Seleção Natural

PIBID Ciências Biológicas Escola Estadual Padre Balduino Rambo Oficina 11 - Título: Seleção Natural PIBID Ciências Biológicas Escola Estadual Padre Balduino Rambo Oficina 11 - Título: Seleção Natural 1. Introdução à oficina: Individualmente os alunos receberão os textos Seleção Natural e Seleção Natural

Leia mais

EVOLUÇÃO. Teoria de Evolução formulada por Darwin. Teoria Sintética de Evolução (Neodarwinismo)

EVOLUÇÃO. Teoria de Evolução formulada por Darwin. Teoria Sintética de Evolução (Neodarwinismo) EVOLUÇÃO Teoria de Evolução formulada por Darwin Teoria Sintética de Evolução (Neodarwinismo) CHARLES ROBERT DARWIN (1809-1882) documenta e comprova a evolução torna esta idéia aceitável pelos cientistas

Leia mais

1. (Unicamp 2014) A foto abaixo mostra o sapo de chifre em meio a folhas no chão da Mata Atlântica.

1. (Unicamp 2014) A foto abaixo mostra o sapo de chifre em meio a folhas no chão da Mata Atlântica. 1. (Unicamp 2014) A foto abaixo mostra o sapo de chifre em meio a folhas no chão da Mata Atlântica. a) Que nome se dá a esse tipo de adaptação ao substrato de repouso? Cite uma vantagem dessa adaptação.

Leia mais

Fixismo: admite que as espécies, desde o seu aparecimento, são imutáveis, ou seja, não sofrem modificações. Tem os seguintes ramos:

Fixismo: admite que as espécies, desde o seu aparecimento, são imutáveis, ou seja, não sofrem modificações. Tem os seguintes ramos: Fixismo: admite que as espécies, desde o seu aparecimento, são imutáveis, ou seja, não sofrem modificações. Tem os seguintes ramos: Criacionismo: defendia que todos os seres vivos tinham sido obra divina

Leia mais

BIODIVERSIDADE E V O L U Ç Ã O. Qual a origem de tamanha variedade de seres vivos?

BIODIVERSIDADE E V O L U Ç Ã O. Qual a origem de tamanha variedade de seres vivos? EVOLUÇÃO BIODIVERSIDADE Qual a origem de tamanha variedade de seres vivos? FIXISMO Teorias A Fixismo 9 As espécies surgiram independentemente umas das outras (tal como se conhecem hoje) e mantiveram-se

Leia mais

Um abraço fraterno. Prof. Luiz Eduardo Stancioli de Melo PROGRAMA DA PROVA DE RECUPERAÇÃO:

Um abraço fraterno. Prof. Luiz Eduardo Stancioli de Melo PROGRAMA DA PROVA DE RECUPERAÇÃO: Disciplina: Biologia Segmento: Fundamental II Ano/Série: 9º Turma: FA/FX Assunto: Roteiro de Estudos Para Recuperação da I Etapa /2019 Aluno (a): Nº: Nota: Professor (a): Valor: 5,0 Pontos Querido (a)

Leia mais

Disponível em: < (Adaptado). Acesso em: 09 set

Disponível em: <   (Adaptado). Acesso em: 09 set 1 2 1. (G1 - cftmg 2016) Há 60 anos, Alexander Fleming observou que sua cultura de Staphylococcus aureus temível bacilo que causa infecção generalizada estava contaminada pelo fungo Penicillium notatum.

Leia mais

Teorias Evolucionistas. Lamarck Darwin Neodarwinismo

Teorias Evolucionistas. Lamarck Darwin Neodarwinismo Teorias Evolucionistas Lamarck Darwin Neodarwinismo Origem da Vida pode ser explicada pela Teoria Fixista defende que as espécies são imutáveis Teoria Evolucionista defende que os primeiros seres eram

Leia mais

Hipótese Fixista, Fixismo ou Criacionismo:

Hipótese Fixista, Fixismo ou Criacionismo: TEORIAS EVOLUTIVAS gustavosimas@gmail.com FIXISMO (CRIACIONISMO) X EVOLUCIONISMO Hipótese Fixista, Fixismo ou Criacionismo: Criadas por Ato Divino. O número de espécies é fixo e foi determinado por Deus

Leia mais

O conceito de evolução biológica

O conceito de evolução biológica O conceito de evolução biológica Todos os seres vivos do planeta descendem de organismos muito simples, que surgiram há mais de 3 bilhões de anos. A enorme diversidade de seres atuais é resultado de um

Leia mais

Biologia. Rubens Oda e Alexandre Bandeira (Hélio Fresta) Evolução

Biologia. Rubens Oda e Alexandre Bandeira (Hélio Fresta) Evolução Evolução Evolução 1. Ao longo da evolução, as variações e adaptações nos dentes dos mamíferos são numerosas e surpreendentes. A conformação dos dentes sugere o cardápio possível das espécies, sendo correto

Leia mais

ENSINO MÉDIO TRABALHO DE RECUPERAÇÃO- BIOLOGIA

ENSINO MÉDIO TRABALHO DE RECUPERAÇÃO- BIOLOGIA ENSINO MÉDIO Valor da prova/atividade: 2,0 Nota: Data: / /2017 Professora: Barbara Disciplina: Biologia Nome: n o : Série: 3ª TRABALHO DE RECUPERAÇÃO- BIOLOGIA 4º Bimestre ATENÇÃO: A atividade deverá ser

Leia mais

Abril Educação Origem da vida e Evolução das espécies Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Origem da vida e Evolução das espécies Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Origem da vida e Evolução das espécies Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 A primeira forma de vida na Terra foi um ser unicelular, que surgiu há 3,6 bilhões de anos

Leia mais

GENÉTICA DE POPULAÇÕES

GENÉTICA DE POPULAÇÕES GENÉTICA DE POPULAÇÕES Conceito geral de populações Freqüências alélicas e genotípicas Equilíbrio de Hardy-Weinberg Estrutura genética de populações Fatores que afetam o equilíbrio de H-W: mutação, seleção,

Leia mais

LGN215 - Genética Geral Aula 9: Evolução

LGN215 - Genética Geral Aula 9: Evolução LGN215 - Genética Geral Aula 9: Evolução Antonio Augusto Franco Garcia Maria Marta Pastina Piracicaba - SP Evolução Teoria da Evolução formulada por Darwin Teoria Sintética da Evolução (Neodarwinismo)

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências da Natureza Disciplina: Ciências Ano: 7º - Ensino Fundamental Professor: Bernardo Dias

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências da Natureza Disciplina: Ciências Ano: 7º - Ensino Fundamental Professor: Bernardo Dias Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências da Natureza Disciplina: Ciências Ano: 7º - Ensino Fundamental Professor: Bernardo Dias Ciências Atividades para Estudos Autônomos Data: 3 / 4 / 2017 Aluno(a): N

Leia mais

Sistema de Recuperação RECUPERAÇÃO PERIÓDICA 1º e 2º períodos

Sistema de Recuperação RECUPERAÇÃO PERIÓDICA 1º e 2º períodos Nível II (7º ano) CIÊNCIAS Sistema de Recuperação RECUPERAÇÃO PERIÓDICA º e 2º períodos - 202 Orientações de Estudos Para os estudos de recuperação espera-se que algumas tarefas sejam cumpridas. Antes

Leia mais

Biologia O estudo da vida. Capítulo 1

Biologia O estudo da vida. Capítulo 1 Biologia O estudo da vida Capítulo 1 O mundo em que vivemos Por que estudar? Biologia: Ramo da ciência que estuda os seres vivos Seres vivos: formados por uma ou mais células; contém informação genética;

Leia mais

Aula 25 Teorias da evolução

Aula 25 Teorias da evolução Aula 25 Teorias da evolução A grande variabilidade dos seres vivos e o grande número de espécies atuais, segundo a teoria evolucionista, originaram-se de espécies preexistentes mais simples, que evoluíram,

Leia mais

PPGECB / IB / UFMT Prova de Seleção para o Curso de Mestrado Turma 2014

PPGECB / IB / UFMT Prova de Seleção para o Curso de Mestrado Turma 2014 PPGECB / IB / UFMT Prova de Seleção para o Curso de Mestrado Turma 2014 Questão 1 A figura abaixo mostra uma árvore filogenética que reflete as relações de parentesco entre alguns animais da ordem Perissodactyla,

Leia mais

PLANO DE TRABALHO TÍTULO: EVOLUÇÃO (TEORIAS E CONCEITOS)

PLANO DE TRABALHO TÍTULO: EVOLUÇÃO (TEORIAS E CONCEITOS) FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FUNDAÇÃO CECIERJ / CONSÓRCIO CEDERJ PROFESSOR/CURSISTA: LUCIANE OLIVEIRA SILVEIRA COLÉGIO: TUTOR (A): SÉRIE: 1ª ENSINO MÉDIO 3º BIMESTRE /ANO:

Leia mais

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 61 ESPECIAÇÃO

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 61 ESPECIAÇÃO BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 61 ESPECIAÇÃO Fixação 1) Os fatos biológicos a seguir se referem ao processo de formação de novas espécies (especiação): I) Para que ocorra a especiação é necessário que grupos

Leia mais

Exercícios de Teorias Evolutivas

Exercícios de Teorias Evolutivas Exercícios de Teorias Evolutivas 1. (UFMG) Desenvolvida, há 150 anos, por Charles Darwin e Alfred Wallace, a ideia da seleção natural pode ser sustentada por observações científicas atuais. Assinale a

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Recuperação do 3 Bimestre disciplina :Biologia Conteúdo: Evolução Biológica II: teoria sintética ou moderna da evolução, mutação, isolamento geográfico, isolamento

Leia mais

Considerando a origem e evolução da nossa espécie, nesse calendário, o homem teria surgido no mês de: a) Março. b) Junho. c) Agosto. d) Dezembro.

Considerando a origem e evolução da nossa espécie, nesse calendário, o homem teria surgido no mês de: a) Março. b) Junho. c) Agosto. d) Dezembro. Evolução 1. (UFERSA) Responda esta questão com base no calendário abaixo, que representa a história da Terra, desde o seu surgimento até os dias de hoje, descrita numa escala hipotética de 12 meses. Considerando

Leia mais

CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Listas 5 Evolução 7º anos 2º período - 2012

CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Listas 5 Evolução 7º anos 2º período - 2012 CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Listas 5 Evolução 7º anos 2º período - 2012 1) Escreva em cada afirmativa abaixo se é da teoria segundo o Criacionismo ou segundo Lamarck ou Darwin: a) A espécie

Leia mais

Evolução Def. usual Biologicamente frequências gênicas populações

Evolução Def. usual Biologicamente frequências gênicas populações Evolução A palavra evolução vem do Latim evolvere que significa Desenvolver ou Estender. A Def. usual: progresso, desenvolvimento, melhora. Biologicamente: evolução é a mudança nas propriedades (frequências

Leia mais

Bio. Semana 5. Rubens Oda (Julio Junior)

Bio. Semana 5. Rubens Oda (Julio Junior) Semana 5 Rubens Oda (Julio Junior) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 07/03 Ciclos

Leia mais

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 26 DINÂMICA DE POPULAÇÕES

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 26 DINÂMICA DE POPULAÇÕES BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 26 DINÂMICA DE POPULAÇÕES capacidade de sustentação número de indivíduos crescimento em condições ideais curva de crescimento resistência ambiental tempo Como pode cair

Leia mais

Seleção natural. Bio Diogo Meyer. Departamento de Genética e Biologia Evolutiva Universidade de São Paulo

Seleção natural. Bio Diogo Meyer. Departamento de Genética e Biologia Evolutiva Universidade de São Paulo Seleção natural Bio 0208-2017 Diogo Meyer Departamento de Genética e Biologia Evolutiva Universidade de São Paulo Leitura básica: Ridley 5.6, 5.7, 5.10,5.12 Seleção Natural Lembremos o quão complexas e

Leia mais

Bio. Semana 3. Rubens Oda Alexandre Bandeira (Rebeca Khouri)

Bio. Semana 3. Rubens Oda Alexandre Bandeira (Rebeca Khouri) Semana 3 Rubens Oda Alexandre Bandeira (Rebeca Khouri) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. DISCIPLINA: Biologia TOOOP SÉRIE: 9º. ALUNO(a):

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. DISCIPLINA: Biologia TOOOP SÉRIE: 9º. ALUNO(a): GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: FreD DISCIPLINA: Biologia TOOOP SÉRIE: 9º ALUNO(a): Lista de Exercícios P1 4º Bimestre Prova dia 21/10 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia

Leia mais

BIOLOGIA. Origem e Evolução da Vida. Evolução Biológica. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Origem e Evolução da Vida. Evolução Biológica. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Origem e Evolução da Vida https://www.qconcursos.com Prof. Daniele Duó O conhecimento evolutivo busca explicar como a enorme diversidade da vida surgiu na Terra e como mudou ao longo do tempo.

Leia mais

Bio. Monitor: Sarah Elis

Bio. Monitor: Sarah Elis Bio. Professor: Nelson Paes Monitor: Sarah Elis Genética de populações 03 out RESUMO População é o conjunto de indivíduos da mesma espécie. As espécies, entretanto, sofrem influência do meio, o que faz

Leia mais

Descreve a história da vida na Terra Investiga os processos responsáveis por essa história

Descreve a história da vida na Terra Investiga os processos responsáveis por essa história Aula 1 Evolução Biologia Evolutiva x Evolução Biológica O termo Evolução biológica refere-se ao processo de modificação e surgimento das espécies na Terra Biologia Evolutiva refere-se à disciplina que

Leia mais

Bio. Bio. Monitor: Sarah Elis

Bio. Bio. Monitor: Sarah Elis Professor: Rubens Oda Monitor: Sarah Elis Exercícios sobre a primeira lei de Mendel e probabilidades 06 set EXERCÍCIOS DE AULA 1. Em uma certa espécie de mamíferos, há um caráter mendeliano com co-dominância

Leia mais

ORIGEM DAS ESPÉCIES Principais teorias DISCIPLINA: BIOLOGIA UNIDADE: EVOLUÇÃO PROFESSORA: CRISTINA DE SOUZA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

ORIGEM DAS ESPÉCIES Principais teorias DISCIPLINA: BIOLOGIA UNIDADE: EVOLUÇÃO PROFESSORA: CRISTINA DE SOUZA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO ORIGEM DAS ESPÉCIES Principais teorias DISCIPLINA: BIOLOGIA UNIDADE: EVOLUÇÃO PROFESSORA: CRISTINA DE SOUZA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO PRINCIPAIS TEORIAS DA ORIGEM DAS ESPÉCIES ABIOGÊNESE OU GERAÇÃO ESPONTÂNEA:

Leia mais

ANIMALIA PLANTAE FUNGI. MONERA Cianobactérias Bactérias

ANIMALIA PLANTAE FUNGI. MONERA Cianobactérias Bactérias ANIMALIA PLANTAE FUNGI Insetos Plantas com flores Estrelas do mar Algas verde Cogumelos Vertebrados Vermes cilíndricos Moluscos Vermes achatados Musgos Algas marrom Bolor Levedura Organismos Multicelulares

Leia mais

Esta avaliação é composta de 12 questões, das quais você deverá escolher apenas 10 para responder.

Esta avaliação é composta de 12 questões, das quais você deverá escolher apenas 10 para responder. 1º EM Biologia B Marli Av. Trimestral 28/10/15 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova

Leia mais

Organismos em seus ambientes. Prof. Dr. Francisco Soares Santos Filho UESPI

Organismos em seus ambientes. Prof. Dr. Francisco Soares Santos Filho UESPI Organismos em seus ambientes Prof. Dr. Francisco Soares Santos Filho UESPI Em biologia, nada tem sentido, exceto à luz da evolução (Theodosius Dobzhansky) O significado da Adaptação É muito comum dizermos

Leia mais

Seleção Natural. A grande originalidade de Darwin foi a proposta de seleção natural -> essencialmente ligada à demografia de populações.

Seleção Natural. A grande originalidade de Darwin foi a proposta de seleção natural -> essencialmente ligada à demografia de populações. Seleção Natural Não é um processo aleatório. A grande originalidade de Darwin foi a proposta de seleção natural -> essencialmente ligada à demografia de populações. Seleção natural => mecanismo chave no

Leia mais

Tamanho populacional 31/08/2010. Evolução Estocasticidade (Acaso) e Determinismo (Seleção natural) Relação entre o Censo (N) e tamanho efetivo (Ne)

Tamanho populacional 31/08/2010. Evolução Estocasticidade (Acaso) e Determinismo (Seleção natural) Relação entre o Censo (N) e tamanho efetivo (Ne) Evolução Estocasticidade (Acaso) e Determinismo (Seleção natural) Equilíbrio de Hardy-Weinberg (EHW) Os fatores evolutivos e a dinâmica populacional (p + q) 2 = p 2 + 2pq + q 2 Professor Fabrício R. Santos

Leia mais

a) Baseando-se nos resultados acima, qual é a sequência mais provável desses 4 genes no cromossomo, a partir do gene A? b) Justifique sua resposta.

a) Baseando-se nos resultados acima, qual é a sequência mais provável desses 4 genes no cromossomo, a partir do gene A? b) Justifique sua resposta. CAP. 08: HERANÇA QUANTITATIVA OU POLIGENICA CAP. 09: MAPAS DE LIGAÇÃO GÊNICA - LINKAGE CAP. 10: O MATERIAL GENÉTICO E A GENÉTICA DO FUNCIONAMENTO DOS GENES 1. Considere dois genes e seus respectivos alelos:

Leia mais

3 Algoritmos Genéticos

3 Algoritmos Genéticos Técnicas de Inteligência Computacional 33 3 Algoritmos Genéticos Este capítulo resume os principais conceitos sobre o algoritmo evolucionário empregado nesta dissertação. É apresentada uma breve explicação

Leia mais

Ciências Roteiro de Recuperação Final 7 o Ano

Ciências Roteiro de Recuperação Final 7 o Ano Ciências Roteiro de Recuperação Final 7 o Ano Os alunos devem ler os capítulos 1, 4, 22 e 23 do livro texto e responder as questões apresentadas a seguir. Todas as questões do questionário já foram corrigidas

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE CIÊNCIAS Aluno(a): Nº Ano: 7 Turma: Data: 08/05/2017 Nota: Professor(a): Sirlene Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Forças evolutivas. Definição de Evolução. Desvios de Hardy-Weinberg. Desvios de Hardy-Weinberg

Forças evolutivas. Definição de Evolução. Desvios de Hardy-Weinberg. Desvios de Hardy-Weinberg Definição de Evolução Forças evolutivas A definição operacional de evolução em nível de deme é mudança na freqüência alélica ou genotípica em gerações. Fatores ou processos que podem alterar a freqüência

Leia mais

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Biologia Aplicada Aula 7

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Biologia Aplicada Aula 7 Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Biologia Aplicada Aula 7 Professor Antônio Ruas 1. Créditos: 60 2. Carga horária semanal: 4 3. Semestre: 1 4.

Leia mais

a) Qual é o mecanismo de herança dessa doença? Justifique.

a) Qual é o mecanismo de herança dessa doença? Justifique. É sabido que indivíduos homozigotos recessivos para alelos mutados do gene codificador da enzima hexosaminidase desenvolvem uma doença conhecida como Tay-Sachs, e morrem antes do quarto ano de vida. Nos

Leia mais

Seleção natural. Bio Diogo Meyer. Departamento de Genética e Biologia Evolutiva Universidade de São Paulo

Seleção natural. Bio Diogo Meyer. Departamento de Genética e Biologia Evolutiva Universidade de São Paulo Seleção natural Bio 0208-2016 Diogo Meyer Departamento de Genética e Biologia Evolutiva Universidade de São Paulo Leitura básica: Ridley 5.6, 5.7, 5.10,5.12 Lembremos o quão complexas e ajustadas são as

Leia mais

PRINCÍPIOS DE ECOLOGIA EVOLUTIVA

PRINCÍPIOS DE ECOLOGIA EVOLUTIVA PRINCÍPIOS DE ECOLOGIA EVOLUTIVA RELEMBRANDO... O que é Ecologia? Biosfera Ecossistema Comunidade População Organismo PENSAMENTO EVOLUTIVO E ECOLÓGICO Em biologia, nada tem sentido, exceto à luz a evolução

Leia mais

Biologia. Rubens Oda e Alexandre Bandeira (Helio Fresta) Evolução

Biologia. Rubens Oda e Alexandre Bandeira (Helio Fresta) Evolução Evolução Evolução 1. A ema (Rhea americana), o avestruz (Struthio camelus) e o emu (Dromaius novaehollandiae) são aves que não voam e que compartilham entre si um ancestral comum mais recente que aquele

Leia mais

DISCIPLINA: Ciências da natureza SÉRIE: 3º. ALUNO(a):

DISCIPLINA: Ciências da natureza SÉRIE: 3º. ALUNO(a): GOIÂNIA, / / 2017 No Anhanguera você é + PROFESSOR: Mário Neto DISCIPLINA: Ciências da natureza SÉRIE: 3º ALUNO(a): Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais