Trabalho Final de Processamento de Imagens: Panografia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Trabalho Final de Processamento de Imagens: Panografia"

Transcrição

1 Trabalho Final de Processamento de Imagens: Panografia 1. Introdução Vítor Silva Sousa 1 1 Escola Politécnica Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Rio de Janeiro RJ Brasil vitor.silva.sousa@gmail.com O objetivo desse trabalho é desenvolver uma aplicação focada na formação de uma imagem a partir de transformações lineares entre imagens que apresentam semelhanças nos seus componentes. Esse procedimento é conhecido como panografia e, na maioria dos casos, é realizada de forma manual, através da edição de cada imagem. Nesse sentido, a proposta desse trabalho é tornar a panografia um processo automatizado. 2. Panografia A aplicação proposta por esse trabalho para automatizar a panografia foi dividida numa sequência de etapas, conforme a Figura 1. Filtro Gaussiano Filtro de Sobel Detector de Harris União das Imagens RANSAC NCC Figura 1. Etapas para realizar a panografia. A primeira etapa consiste na realização de um filtro gaussiano, que consiste na convolução do sinal da imagem pela função gaussiana, nesse caso, bidimensional. Além disso, utiliza-se uma janela nxn para considerar a distribuição da função gaussiana. O uso desse filtro é justificado pela possibilidade de remoção de ruídos, sendo que a imagem final dessa transformação apresentada uma aparência borrada e menos pixels que a imagem original (por considerar uma janela nxn), conforme a Figura 2.

2 (a) (b) Figura 2. Aplicação do filtro gaussiano. (a) Imagem original. (b) Imagem com filtro gaussiano. Já o filtro de Sobel caracteriza-se pela convolução do sinal da imagem por uma janela 3x3, sendo que essa janela pode apresentar duas configurações (sentido horizontal e vertical). Essas configurações definem se o objetivo do filtro é detectar arestas na vertical (filtro de Sobel horizontal) ou na horizontal (filtro de Sobel vertical), conforme a Figura 3. (a) (b) Figura 3. Aplicação do filtro de Sobel. (a) Imagem com filtro de Sobel horizontal. (b) Imagem com filtro de Sobel vertical. A próxima etapa do processo de panografia consiste na execução do detector de Harris (Harris & Stephens, 1988), sendo que o mesmo pertence à categoria de detector de características. O objetivo dessa categoria é a identificação de pontos importantes numa imagem, sendo que sua importância está relacionada à capacidade de estipular correspondências entre imagens que apresentem pontos em comum. Para isso, esse detector baseia-se na análise da mudança da coloração dos pixels nos sentidos horizontal e vertical, sendo que os pontos de interesse são os dois quinas, em que as variações entre os dois sentidos são altos. A Figura 4 apresenta um exemplo de keypoints identificados pelo detector de Harris.

3 Figura 4. Os pontos azuis são keypoints detectados pelo detector de Harris. Já o algoritmo de NCC (Normal Cross-Correlation) (Gonzalez & Woods, 1992) foi responsável pela comparação de cada par de keypoints obtidos pelas imagens a serem comparadas para formar a panografia. O valor da comparação é obtido pela análise dos pixels vizinhos numa determinada janela a ser definida (parâmetro). Além disso, os pares de keypoints com maiores valores são definidos como matches, ou seja, sendo essa uma indicação de que os dois keypoints comparados poderiam ser elementos iguais nas duas imagens. Vale ressaltar que caso uma tentativa de definição de match possua algum dos keypoints definido em outro match, então esse match não será definido (não é válido). A Figura 5 apresenta um exemplo da execução do NCC para duas imagens.

4 (a) (b) (c) Figura 5. Resultado da execução do NCC. (a) e (b) são as imagens originais a serem comparadas. (c) matches realizados pelo algoritmo de NCC com valor superior a um valor de corte definido. Dada a identificação dos matches relevantes para a comparação de duas imagens, o algoritmo de RANSAC (Random Sample Consensus) (Cantzler) (Fischler & Bolles, 1981) foi desenvolvido para calcular a transformação linear necessária para que uma imagem sobreponha à outra. Esse algoritmo consiste na comparação de um conjunto de pontos ( ) mínimos para instanciar os parâmetros livres, sendo que esses pontos são escolhidos aleatoriamente. Essa comparação é realizada iterativamente a partir de um parâmetro que determina o número de interações, sendo que em cada interação, obtém-se uma solução ( ) com o conjunto de pontos definidos. Para a solução encontrada, cada elemento do conjunto complemento de é analisado para determinar se estão dentro de um erro tolerável (ε). Caso esteja, esse elemento é adicionado a outro conjunto de elementos que satisfazem ao problema ( ). Após cada interação, deve-se analisar se o conjunto apresenta um número maior que a melhor solução já encontrada. Caso seja maior, o conjunto torna-se a melhor solução, senão a melhor solução continua sendo a já armazenada. Ao final de todas as interações, a melhor solução poderá ser encontrada e aplicada ao modelo em questão. Nesse caso, a melhor solução é a transformação responsável pela rotação e translação de uma imagem para sobrepor outra. Portanto, o resultado apresenta os parâmetros (ângulo medido em radianos), (translação horizontal) e (translação vertical). Já a última etapa consiste no uso da solução da etapa anterior para sobrepor as imagens em si.

5 3. Desenvolvimento O trabalho foi desenvolvido através da IDE Aptana Studio 3, utilizando a linguagem de programação Python. Para realizar a manipulação das imagens foi utilizada a biblioteca PIL (Python Imaging Library), sendo a mesma responsável por abrir, converter, criar e sobrepor imagens. Para a solução do problema de regressão encontrado na etapa do algoritmo de RANSAC, utilizou-se a biblioteca SciPy. 4. Resultados Essa seção tem o objetivo de apresentar os resultados obtidos para as translações horizontal e vertical, assim como para a rotação de imagens Translação Horizontal As Figura 6, Figura 7 e Figura 8 apresentam exemplos com translação horizontal. Figura 6. Panografia de imagens transladadas horizontalmente. (a) Imagem de entrada 1. (b) Imagem de entrada 2. (c) Panografia produzida.

6 Figura 7. Panografia de imagens transladadas horizontalmente. (a) Imagem de entrada 1. (b) Imagem de entrada 2. (c) Panografia produzida. Figura 8. Panografia de imagens transladadas horizontalmente. (a) Imagem de entrada 1. (b) Imagem de entrada 2. (c) Panografia produzida.

7 4.2. Translação Vertical A Figura 9 apresenta um exemplo com translação vertical. Figura 9. Panografia de imagens transladadas verticalmente. (a) Imagem de entrada 1. (b) Imagem de entrada 2. (c) Panografia produzida Translação Horizontal e Vertical A Figura 10 apresenta um exemplo com translações horizontal e vertical. Figura 10. Panografia de imagens transladadas horizontal e verticalmente. (a) Imagem de entrada 1. (b) Imagem de entrada 2. (c) Panografia produzida.

8 4.4. Rotação A Figura 11 apresenta um exemplo com rotação de ângulo pequeno, enquanto que a Figura 12Figura 13 é um exemplo com rotação de ângulo acima de dez graus. Pelos resultados obtidos com diferentes testes de imagens com rotação, pode-se observar que a rotação não é bem efetuada por uma limitação do algoritmo de detecção de Harris, uma vez que a mudança no posicionamento dos pixels, quando há rotação, não é analisada pelo algoritmo ao observar sua vizinha. Por esse motivo, apesar de calcular o ângulo correto de rotação em alguns casos, o mesmo não realiza a translação adequada. Sendo assim, o uso de ângulos pequenos de rotação entre as imagens é uma limitação da execução desse algoritmo de panografia. Figura 11. Panografia de imagens com rotação de ângulo pequeno. (a) Imagem de entrada 1. (b) Imagem de entrada 2. (c) Panografia produzida.

9 Figura 12. Panografia de imagens com rotação. (a) Imagem de entrada 1. (b) Imagem de entrada 2. (c) Panografia produzida Panografia com três imagens A Figura 13 apresenta a panografia de três imagens. Como a comparação e união das imagens é realizada em pares, a panografia [Figura 13(d)], nesse caso, foi produzida a partir da comparação de pares de imagens, sendo no primeiro passo duas imagens de entrada foram comparadas [Figura 13(a) e Figura 13(b)] e, no segundo o passo, o produto da etapa anterior foi comparado com a outra entrada [Figura 13(c)], produzindo a panografia final.

10 Figura 13. Panografia de três imagens transladadas horizontal e verticalmente. (a) Imagem de entrada 1. (b) Imagem de entrada 2. (c) Imagem de entrada 3. (d) Panografia produzida. Bibliografia Cantzler, H. (n.d.). Random Sample Consensus (RANSAC). p. 4. Fischler, M. A., & Bolles, R. C. (1981). Random Sample Consensus: A Paradigm for Model Fitting with Applications to Image Analysis and Automated Cartography. p. 15. Gonzalez, R., & Woods, R. (1992). Digital Image Processing. Massachusetts: Reading. Harris, C., & Stephens, M. (1988). A Combined Corner And Edge Detector. p. 6.

T4.1 Processamento de Imagem

T4.1 Processamento de Imagem T4.1 Processamento de Imagem Proc. Sinal e Imagem Mestrado em Informática Médica Miguel Tavares Coimbra Resumo 1. Manipulação ponto a ponto 2. Filtros espaciais 3. Extracção de estruturas geométricas 4.

Leia mais

Capítulo III Processamento de Imagem

Capítulo III Processamento de Imagem Capítulo III Processamento de Imagem Proc. Sinal e Imagem Mestrado em Informática Médica Miguel Tavares Coimbra Resumo 1. Manipulação ponto a ponto 2. Filtros espaciais 3. Extracção de estruturas geométricas

Leia mais

Relatório sobre os Resultados obtidos através do uso dos algoritmos SIFT e RANSAC para Reconstrução de um Objeto a partir de uma Nuvem de Pontos

Relatório sobre os Resultados obtidos através do uso dos algoritmos SIFT e RANSAC para Reconstrução de um Objeto a partir de uma Nuvem de Pontos Relatório sobre os Resultados obtidos através do uso dos algoritmos SIFT e RANSAC para Reconstrução de um Objeto a partir de uma Nuvem de Pontos Gustavo Moreira PUC-Rio, Departamento de Informática Rua

Leia mais

Detecção de falsas correspondências em pares de imagens estereoscópicas utilizando a transformação projetiva no plano e o algoritmo RANSAC

Detecção de falsas correspondências em pares de imagens estereoscópicas utilizando a transformação projetiva no plano e o algoritmo RANSAC Detecção de falsas correspondências em pares de imagens estereoscópicas utilizando a transformação projetiva no plano e o algoritmo RANSAC André Caceres Carrilho Mauricio Galo Renato César dos Santos Curitiba,

Leia mais

Diego Martin Mancini Orientador: Prof. Paulo A. V. de Miranda Instituto de Matemática e Estatística Universidade de São Paulo

Diego Martin Mancini Orientador: Prof. Paulo A. V. de Miranda Instituto de Matemática e Estatística Universidade de São Paulo Estudo de comparação do descritor de imagens coloridas BIC empregando diferentes abordagens de classificação de detecção de bordas: Canny e Operador Laplaciano Diego Martin Mancini Orientador: Prof. Paulo

Leia mais

AVALIAÇÃO QUALITATIVA DE DETECÇÃO DE BORDAS EM IMAGENS DE RADIOGRAFIA PERIAPICAIS

AVALIAÇÃO QUALITATIVA DE DETECÇÃO DE BORDAS EM IMAGENS DE RADIOGRAFIA PERIAPICAIS AVALIAÇÃO QUALITATIVA DE DETECÇÃO DE BORDAS EM IMAGENS DE RADIOGRAFIA PERIAPICAIS Hedlund Erik Martins Távora 1, John Hebert Da Silva Felix 2, Darleison Rodrigues Barros Filho 3, Fausta Joaquim Faustino

Leia mais

SIFT - Scale Invariant Feature Transform

SIFT - Scale Invariant Feature Transform SIFT - Scale Invariant Feature Transform Daniel Pinto Coutinho Prof. Ricardo Marroquim 1 Introdução A detecção de pontos de interesse em uma figura é uma tarefa muito comum no campo de processamento de

Leia mais

TELEVISÃO DIGITAL LEEC 2006/2007

TELEVISÃO DIGITAL LEEC 2006/2007 TELEVISÃO DIGITAL LEEC 2006/2007 DETECÇÃO DE CONTORNOS GRUPO 6: Hugo Miguel Rodrigues Gonçalves Dinis Guedes Afonso ee01171 ee01148 Introdução Este trabalho tem como objectivo a implementação de métodos

Leia mais

FILTRAGEM DE IMAGEM NO DOMÍNIO ESPACIAL (Operações aritméticas orientadas à vizinhança)

FILTRAGEM DE IMAGEM NO DOMÍNIO ESPACIAL (Operações aritméticas orientadas à vizinhança) PROCESSAMENTO DE IMAGEM #5 Operações Aritméticas Orientadas à Vizinhanças Filtragem no Domínio Espacial (Máscaras) Máscaras de suavização (média e mediana) e aguçamento (laplaciano) Correlação x Convolução

Leia mais

Filtragem linear. jorge s. marques, questão: como remover artefactos?

Filtragem linear. jorge s. marques, questão: como remover artefactos? Filtragem linear questão: como remover artefactos? redução de ruído como reduzir o ruído de uma imagem? ideia: substituir cada piel por uma média Jm,n = m+ k n+ k k + p= m kq= n k Ip,q k= k+ k+ k= filtro

Leia mais

Processamento de Imagens CPS755

Processamento de Imagens CPS755 Processamento de Imagens CPS755 aula 05 - sistemas lineares - parte 2 Antonio Oliveira Ricardo Marroquim 1 / 27 laboratório de processamento de imagens tópicos métodos lineares mínimos quadrados equações

Leia mais

Processamento Digital de Imagens Aula 04

Processamento Digital de Imagens Aula 04 exatasfepi.com.br Processamento Digital de Imagens Aula 04 André Luís Duarte A sabedoria oferece proteção, como o faz o dinheiro, mas a vantagem do conhecimento é esta: a sabedoria preserva a vida de quem

Leia mais

Processamento de Imagens COS756 / COC603

Processamento de Imagens COS756 / COC603 Processamento de Imagens COS756 / COC603 aula 09 - curvatura Antonio Oliveira Ricardo Marroquim 1 / 1 aula de hoje feature detection overview curvatura espaço de escala block matching 2 / 1 curvatura o

Leia mais

Processamento de Imagem. Filtragem no Domínio Espacial Professora Sheila Cáceres

Processamento de Imagem. Filtragem no Domínio Espacial Professora Sheila Cáceres Processamento de Imagem Filtragem no Domínio Espacial Professora Sheila Cáceres Filtragem A filtragem de imagens pode ser realizada no domínio do espaço e da frequência Operadores de filtragem são classificados

Leia mais

Fundamentos da Computação Gráfica

Fundamentos da Computação Gráfica Fundamentos da Computação Gráfica Trabalho 2 Visão. Detecção de cantos. Manuel Alejandro Nodarse Moreno (1322198) Introdução. Detecção de cantos é uma abordagem utilizada em sistemas de visão computacional

Leia mais

Processamento Digital de Imagens

Processamento Digital de Imagens Ciência da Computação Processamento Digital de Imagens Tópicos Detecção de Pontos Isolados Detecção de Linhas Prof. Sergio Ribeiro 2 Operações lógicas e aritméticas orientadas a vizinhança utilizam o conceito

Leia mais

T4 Processamento de Imagem

T4 Processamento de Imagem T4 Processamento de Imagem Proc. Sinal e Imagem Mestrado em Informática Médica Hélder Filipe Pinto de Oliveira Resumo 1. Manipulação ponto a ponto 2. Conetividade 3. Filtros espaciais 4. Extração de estruturas

Leia mais

Implementação do algoritmo SIFT para detecção de objetos em imagens.

Implementação do algoritmo SIFT para detecção de objetos em imagens. Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia Programa de Engenharia de Sistemas e Computação Rio de Janeiro, RJ - Brasil Implementação

Leia mais

Feature Detector. Prof. Dr. Geraldo Braz Junior

Feature Detector. Prof. Dr. Geraldo Braz Junior Feature Detector Prof. Dr. Geraldo Braz Junior Problema: Matching 2 Matching 3 Matching Processo de encontrar uma imagem em outra Normalmente usado para encontrar um objeto numa imagem, mas também: Reconhecimento

Leia mais

Processamento de Imagens COS756 / COC603

Processamento de Imagens COS756 / COC603 Processamento de Imagens COS756 / COC603 aula 08 - deteção de características de baixo-nível (low-level feature detection) parte II Antonio Oliveira Ricardo Marroquim 1 / 1 aula de hoje feature detection

Leia mais

Problema: Moldes Como remover uma peça de um molde?

Problema: Moldes Como remover uma peça de um molde? Programação Linear João Comba / Rodrigo Barni Problema: Moldes Como remover uma peça de um molde? Restrições: Molde formado por uma única peça Apenas objetos compostos por poliedros Remover realizando

Leia mais

Processamento de Imagens Marcia A. S. Bissaco

Processamento de Imagens Marcia A. S. Bissaco Engenharia Biomédica Processamento de Imagens Marcia A. S. Bissaco 1 Exemplos filtros Média Mediana Passa_B Passa_A Borda_H Borda_V Sobel_Y Sobel_X Oliveira, Henrique J. Quintino (UMC-SP), 2 Media Mediana

Leia mais

Operações Pontuais. 1 operando. 2 operandos. Processamento e Análise de Imagem - A. J. Padilha - v ac

Operações Pontuais. 1 operando. 2 operandos. Processamento e Análise de Imagem - A. J. Padilha - v ac Operações Pontuais 1 operando T OP 2 operandos Pré-Processamento - 1 Operações Pontuais Nas operações pontuais, cada ponto da imagem-resultado - g(i,j) - é obtido por uma transformação T do ponto de coordenadas

Leia mais

PRÁTICA 5 Prof. Dr. Evandro Luis Linhari Rodrigues

PRÁTICA 5 Prof. Dr. Evandro Luis Linhari Rodrigues PRÁTICA 5 Prof. Dr. Evandro Luis Linhari Rodrigues Além da solução usando Matlab, todos os exercícios deverão ser implementados também usando Python e OpenCV. Segmentação de Imagens Parte 1. 1) Detecção

Leia mais

Aula 5 - Segmentação de Imagens

Aula 5 - Segmentação de Imagens Aula 5 - Segmentação de Imagens Parte 1 Prof. Adilson Gonzaga 1 Segmentação Agrupamento de partes de uma imagem em unidades homogêneas relativamente a determinadas características. Segmentação é o processo

Leia mais

Processamento de Imagens

Processamento de Imagens Processamento de Imagens Introdução Prof. Dr. Márcio Sarroglia Pinho Histogramas Histogramas w Equalização alpha = 255 / numpixels for each pixel g(x,y) = cumulativefrequency[f(x,y)] * alpha end for http://www.generation5.org/content/24/histogramequalization.asp

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro. Flávio Henrique Schuindt da Silva. Estimativa de Fluxo Ótico com o método de Lukas-Kanade

Universidade Federal do Rio de Janeiro. Flávio Henrique Schuindt da Silva. Estimativa de Fluxo Ótico com o método de Lukas-Kanade Universidade Federal do Rio de Janeiro Programa de Engenharia de Sistemas e Computação Introdução ao Processamento de Imagens Flávio Henrique Schuindt da Silva Estimativa de Fluxo Ótico com o método de

Leia mais

Extração de objetos de interesse em imagens digitais utilizando a biblioteca de Visão Computacional OpenCV

Extração de objetos de interesse em imagens digitais utilizando a biblioteca de Visão Computacional OpenCV Extração de objetos de interesse em imagens digitais utilizando a biblioteca de Visão Computacional OpenCV Izadora Aparecida RAMOS 1,3,4 ; Servílio Souza de ASSIS 1,3,4 ; Bruno Alberto Soares OLIVEIRA

Leia mais

Processamento digital de imagens

Processamento digital de imagens Processamento digital de imagens Agostinho Brito Departamento de Engenharia da Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte 6 de outubro de 2016 Segmentação de imagens A segmentação

Leia mais

MouseCam: aplicação de controle do mouse via câmera

MouseCam: aplicação de controle do mouse via câmera MouseCam: aplicação de controle do mouse via câmera Introdução ao Processamento de Imagens COS756 PESC/COPPE/UFRJ 2013 1 Renan Garrot garrot@cos.ufrj.br 1. Introdução O processo de tracking por vídeo consiste

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DE ALGORITMO PARA IDENTIFICAÇÃO DE IMPRESSÕES DIGITAIS

IMPLEMENTAÇÃO DE ALGORITMO PARA IDENTIFICAÇÃO DE IMPRESSÕES DIGITAIS Anais do 12 O Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação do ITA XII ENCITA / 2006 Instituto Tecnológico de Aeronáutica São José dos Campos SP Brasil Outubro 16 a 19 2006 IMPLEMENTAÇÃO DE ALGORITMO

Leia mais

Filtros espaciais. Processamento e Recuperação de Imagens Médicas. Prof. Luiz Otavio Murta Jr. Depto. De Computação e Matemática (FFCLRP/USP)

Filtros espaciais. Processamento e Recuperação de Imagens Médicas. Prof. Luiz Otavio Murta Jr. Depto. De Computação e Matemática (FFCLRP/USP) Processamento e Recuperação de Imagens Médicas Prof. Luiz Otavio Murta Jr. Depto. De Computação e Matemática (FFCLRP/USP) 1 Propriedades Operadores de suavização os elementos da máscara são positivos e

Leia mais

APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS DIGITAIS EM IMAGENS GERADAS POR ULTRA-SOM

APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS DIGITAIS EM IMAGENS GERADAS POR ULTRA-SOM VIII ERMAC 8 o Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional 0- de Novembro de 008 Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal/RN APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS DIGITAIS

Leia mais

Processamento de Imagem. Convolução Filtragem no Domínio da Frequência (Fourier) Professora Sheila Cáceres

Processamento de Imagem. Convolução Filtragem no Domínio da Frequência (Fourier) Professora Sheila Cáceres Processamento de Imagem Convolução Filtragem no Domínio da Frequência (Fourier) Professora Sheila Cáceres Lembrando Filtragem Correlação A correlação e a convolução sãos dois conceitos relacionados a filtragem.

Leia mais

Transformação de Imagens Digitais em Código CNC Aprimoradas com Redes Neurais Artificiais

Transformação de Imagens Digitais em Código CNC Aprimoradas com Redes Neurais Artificiais Transformação de Imagens Digitais em Código CNC Aprimoradas com Redes Neurais Artificiais Abstract. Jader Teixeira 1, Alex Vinícios Telocken 1 1 Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) jader033139@unicruz.edu.br,

Leia mais

Processamento de Imagens CPS755

Processamento de Imagens CPS755 Processamento de Imagens CPS755 aula 06 - sistemas não lineares Antonio Oliveira Ricardo Marroquim 1 / 38 laboratório de processamento de imagens tópicos RANSAC métodos iterativos (não-lineares) gradientes

Leia mais

Descritores de Imagens

Descritores de Imagens Descritores de Imagens André Tavares da Silva PPGCA/UDESC Outubro de 2017 André Tavares da Silva (PPGCA/UDESC) Descritores de Imagens Outubro de 2017 1 / 18 Descritores Locais e Frameworks SIFT SURF Viola-Jones

Leia mais

Sistema de Reconhecimento de Logotipos

Sistema de Reconhecimento de Logotipos Sistema de Reconhecimento de Logotipos Fellipe Duarte, Saulo T. Oliveira {duartefellipe,sto}@cos.ufrj.br Relatório Técnico, Introdução ao Processamento de Imagens Programa de Engenharia de Sistemas e Computação

Leia mais

CORRESPONDÊNCIA POR CARACTERÍSTICAS EM IMAGENS PANORÂMICAS TERRESTRES

CORRESPONDÊNCIA POR CARACTERÍSTICAS EM IMAGENS PANORÂMICAS TERRESTRES Presidente Prudente - SP, 24-26 de julho de 2017 p. 258-265 CORRESPONDÊNCIA POR CARACTERÍSTICAS EM IMAGENS PANORÂMICAS TERRESTRES LETÍCIA FERRARI CASTANHEIRO 1 ANTONIO MARIA GARCIA TOMMASELLI 2 MARIANA

Leia mais

FILTROS ESPACIAIS PASSA-BAIXA

FILTROS ESPACIAIS PASSA-BAIXA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO CMP65 - INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE IMAGENS PROFESSOR JACOB SCARCHANSKI FILTROS ESPACIAIS PASSA-BAIXA POR DANIEL NEHME

Leia mais

Universidade Federal de Pernambuco Graduação em Engenharia da Computação Centro de Informática

Universidade Federal de Pernambuco Graduação em Engenharia da Computação Centro de Informática Universidade Federal de Pernambuco Graduação em Engenharia da Computação Centro de Informática DETECÇÃO DE BORDAS DE IMAGENS UTILIZANDO ELEMENTOS DE MORFOLOGIA MATEMÁTICA PROPOSTA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO

Leia mais

Alunos: Caio Santos Renato Miceli

Alunos: Caio Santos Renato Miceli rangel@dscufcgedubr/ rangeldequeirop@yahoocombr Alunos: Caio Santos Renato Miceli UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE UFCG Av Aprígio Veloso, S/N Bodocongó CEP: 58109-190 Campina Grande PB www.ufcg.edu.br/

Leia mais

AUTENTICAÇÃO DE IMPRESSÕES DIGITAIS

AUTENTICAÇÃO DE IMPRESSÕES DIGITAIS AUTENTICAÇÃO DE IMPRESSÕES DIGITAIS Felipe Negreiros Pedrosa- IC Aluno de graduação do curso de Eng. de Computação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica Bolsista PIBIC-CNPQ; Brasil; e-mail: felipe.pedrosa@gmail.com

Leia mais

Aula 4: Morfologia de Imagens

Aula 4: Morfologia de Imagens SEL 5886 - VISÃO COMPUTACIONAL Aula 4: Morfologia de Imagens Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira Colaboração: Dr. Bruno R. N. Matheus Morfologia Morfologia matemática: Ferramenta para extração de

Leia mais

Processamento de Imagens COS756 / COC603

Processamento de Imagens COS756 / COC603 Processamento de Imagens COS756 / COC603 aula 07 - deteção de características de baixo-nível (low-level feature detection) Antonio Oliveira Ricardo Marroquim 1 / 35 aula de hoje feature detection overview

Leia mais

TE073 PDS II Programa de Graduação em Engenharia Elétrica

TE073 PDS II Programa de Graduação em Engenharia Elétrica TE073 PDS II Programa de Graduação em Engenharia Elétrica Prof. Alessandro Zimmer zimmer@eletrica.ufpr.br www.eletrica.ufpr.br/~zimmer/te073 Processamento Digital de Imagens PDI: Segmentação Os algoritmos

Leia mais

Orientação de Bordas em Imagens Digitais: Abordagem por Análise de Vizinhança Local

Orientação de Bordas em Imagens Digitais: Abordagem por Análise de Vizinhança Local Orientação de Bordas em Imagens Digitais: Abordagem por Análise de Vizinhança Local Inês Aparecida Gasparotto Boaventura DCCE-IBILCE-UNESP Rua Cristovão Colombo, 2265 15054-000, São José do Rio Preto,

Leia mais

Detecção de características. Fabíola Alvares R. de Souza Maffra Orientador: Marcelo Gattass

Detecção de características. Fabíola Alvares R. de Souza Maffra Orientador: Marcelo Gattass Detecção de características faciais utilizando FERNS Fabíola Alvares R. de Souza Maffra Orientador: Marcelo Gattass Dissertação de mestrado 20 de agosto de 2009 Agenda Motivação e objetivo Desafios Contribuições

Leia mais

5 Análise Experimental

5 Análise Experimental 5 Análise Experimental 5.1. Base de dados para testes Foram gravados diversos vídeos que serviram para realizar os testes realizados nesta dissertação. Cada um dos vídeos gerados para medir qualidade da

Leia mais

4 SIFT (Scale Invariant Feature Transform)

4 SIFT (Scale Invariant Feature Transform) 4 SIFT (Scale Invariant Feature Transform) SIFT é um algoritmo de visão computacional publicado por David Lowe, em 1999 (Lowe, 1999) e patenteado nos EUA pela University of British Columbia. SIFT é composto

Leia mais

Descritores de Imagem

Descritores de Imagem Descritores de Imagem André Tavares da Silva 31 de março de 2014 1 Descritores de imagem (continuação) 1.1 Frameworks de detecção de objetos SIFT (scale-invariant features transform) (Lowe, 1999) SIFT

Leia mais

TE073 PDS II Programa de Graduação em Engenharia Elétrica

TE073 PDS II Programa de Graduação em Engenharia Elétrica TE073 PDS II Programa de Graduação em Engenharia Elétrica Prof. Alessandro Zimmer zimmer@eletrica.ufpr.br www.eletrica.ufpr.br/~zimmer/te073 Processamento Digital de Imagens PDI: Segmentação Os algoritmos

Leia mais

Processamento de Sinal e Imagem

Processamento de Sinal e Imagem Processamento de Sinal e Imagem Mestrado em Informática Médica Hélder Filipe Pinto de Oliveira Apresentação do Docente Formação Académica Licenciatura Eng. Eletrotécnica e de Computadores, FEUP (1999 2004)

Leia mais

Detecção e Correção Automáticas de Olhos Vermelhos

Detecção e Correção Automáticas de Olhos Vermelhos Setor de Tecnologia da Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Elétrica TE 072 Processamento Digital de Sinais Detecção e Correção Automáticas de Olhos Vermelhos Trabalho elaborado pelo aluno

Leia mais

Image Descriptors: local features

Image Descriptors: local features Image Descriptors: local features Image Processing scc0251 www.icmc.usp.br/ moacir moacir@icmc.usp.br ICMC/USP São Carlos, SP, Brazil 2011 Moacir Ponti Jr. (ICMCUSP) Image Descriptors: local features 2011

Leia mais

Processamento de Imagem. Relaçionamentos entre pixels e Operações Aritméticas e Lógicas Professora Sheila Cáceres

Processamento de Imagem. Relaçionamentos entre pixels e Operações Aritméticas e Lógicas Professora Sheila Cáceres Processamento de Imagem Relaçionamentos entre pixels e Operações Aritméticas e Lógicas Professora Sheila Cáceres Relacionamentos básicos entre elementos de uma imagem Vizinhança Conectividade Adjacência

Leia mais

Reconhecimento de Instâncias (parte 2)

Reconhecimento de Instâncias (parte 2) Reconhecimento de Instâncias (parte 2) Rafael Galvão de Mesquita rgm@cin.ufpe.br Carlos Alexandre Mello cabm@cin.ufpe.br SURF Speeded-Up Robust Features [3] Computer Vision and Image Understanding, 2004

Leia mais

Filtros espaciais (suavizaçào)

Filtros espaciais (suavizaçào) Processamento de Imagens Médicas Filtros espaciais (suavizaçào) Prof. Luiz Otavio Murta Jr. Informática Biomédica Depto. de Física e Matemática (FFCLRP/USP) 1 Necessidade de pré-processamento 2 Propriedades

Leia mais

Calibração Robusta de Vídeo Para Realidade Aumentada

Calibração Robusta de Vídeo Para Realidade Aumentada Calibração Robusta de Vídeo Para Realidade Aumentada Bruno Madeira 1,2, Luiz Velho 1, Paulo Cezar Carvalho 1 1 Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) Estrada Dona Castorina, 110, Jardim

Leia mais

PMR2560 Visão Computacional Detecção de bordas. Prof. Eduardo L. L. Cabral

PMR2560 Visão Computacional Detecção de bordas. Prof. Eduardo L. L. Cabral PMR56 Visão Computacional Detecção de bordas Prof. Eduardo L. L. Cabral Objetivos Processamento de imagens: Características; Detecção de bordas. Características Tipos de características: Bordas; Cantos;

Leia mais

O reconhecimento facial é dividido em três etapas: i) detecção da face, ii) extração de características e iii) reconhecimento da face.

O reconhecimento facial é dividido em três etapas: i) detecção da face, ii) extração de características e iii) reconhecimento da face. ESTUDO SOBRE MÉTODOS DE RECONHECIMENTO FACIAL EM FOTOGRAFIAS DIGITAIS Ana Elisa SCHMIDT¹, Elvis Cordeiro NOGUEIRA² ¹ Orientadora e docente do IFC-Campus Camboriú; ² Aluno do curso de Bacharelado em Sistemas

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Departamento de Informática. Fundamentos de Computação Gráfica

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Departamento de Informática. Fundamentos de Computação Gráfica 1. Imagens sísmicas Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Departamento de Informática Fundamentos de Computação Gráfica Aluno: Stelmo Magalhães Barros Netto Relatório do trabalho Imagens Sísmicas

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro - IM/DCC & NCE

Universidade Federal do Rio de Janeiro - IM/DCC & NCE Universidade Federal do Rio de Janeiro - IM/DCC & NCE Processamento de Imagens Segmentação Antonio G. Thomé thome@nce.ufrj.br Sala AEP/133 Conceituação Segmentação é uma tarefa básica no processo de análise

Leia mais

Memorias. La Geoinformación al Servicio de la Sociedad

Memorias. La Geoinformación al Servicio de la Sociedad La Geoinformación al Servicio de la Sociedad Memorias Sociedad Latinoamericana en Percepción Remota y Sistemas de Información Espacial Capítulo Colombia Medellín, Colombia 29 de Septiembre al 3 de Octubre

Leia mais

Processamento de Imagem. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto

Processamento de Imagem. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto Processamento de Imagem Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Filtragem de Imagens A utilização de filtros tem como objetivo melhorar a qualidade das imagens através da: ampliação

Leia mais

RECONHECIMENTO FACIAL UTILIZANDO EIGENFACES

RECONHECIMENTO FACIAL UTILIZANDO EIGENFACES Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia Programa de Engenharia de Sistemas e Computação Rio de Janeiro, RJ Brasil RECONHECIMENTO

Leia mais

SEL-0339 Introdução à Visão Computacional. Aula 5 Segmentação de Imagens

SEL-0339 Introdução à Visão Computacional. Aula 5 Segmentação de Imagens Departamento de Engenharia Elétrica - EESC-USP SEL-0339 Introdução à Visão Computacional Aula 5 Segmentação de Imagens Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira Prof. Dr. Adilson Gonzaga Segmentação de

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DE MARCADORES DE PAVIMENTAÇÃO NA ORIENTAÇÃO DE CEGOS. André Zuconelli 1 ; Manassés Ribeiro 2

IDENTIFICAÇÃO DE MARCADORES DE PAVIMENTAÇÃO NA ORIENTAÇÃO DE CEGOS. André Zuconelli 1 ; Manassés Ribeiro 2 IDENTIFICAÇÃO DE MARCADORES DE PAVIMENTAÇÃO NA ORIENTAÇÃO DE CEGOS André Zuconelli 1 ; Manassés Ribeiro 2 INTRODUÇÃO As tecnologias assistivas têm a finalidade de auxiliar pessoas com deficiência a alcançar

Leia mais

Processamento de Imagens Digitais

Processamento de Imagens Digitais Processamento de Imagens Digitais Antonio Cesar Germano Martins 2º semestre de 2018 Apresentações Nascido em Sorocaba. Graduado em Bacharelado em Física pela UNICAMP em 1989, tendo participado de pesquisas

Leia mais

Detalhes do método proposto e da sua implementação são descritos nas

Detalhes do método proposto e da sua implementação são descritos nas 4 Método Proposto 4.1. Descrição geral do método O objetivo do método proposto consiste em avaliar o potencial dos FERNS para detecção das características faciais, em tempo real, em uma seqüência de imagens

Leia mais

3 Transformação SIFT (Scale Invariant Feature Transform)

3 Transformação SIFT (Scale Invariant Feature Transform) 3 Transformação SIFT (Scale Invariant Feature Transform) Este capítulo apresenta as seguintes seções: - 3.1 Uma Introdução Sobre Descritores Locais: A técnica SIFT ( Scale Invariant Feature Transform )

Leia mais

Detecção de faces. Marta Villanueva Torres

Detecção de faces. Marta Villanueva Torres Detecção de faces Marta Villanueva Torres Introdução ao Processamento de Imagens 2014.1 1. INTRODUÇÃO O objetivo deste trabalho é desenvolver um algoritmo que detecte faces em imagens. Sendo que, atualmente,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Campus de Sorocaba. Segmentação

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Campus de Sorocaba. Segmentação UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Campus de Sorocaba Segmentação A separação dos pixeis relativos a cada objeto, ou região, é uma etapa fundamental para o sucesso do processo de análise da imagem. Embora

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ UNIOESTE CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASCAVEL CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO LISTA DE EXERCÍCIOS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ UNIOESTE CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASCAVEL CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO LISTA DE EXERCÍCIOS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ UNIOESTE CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASCAVEL CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Disciplina: Processamento de Imagens Digitais Prof o : Adair Santa Catarina 1 Considerando

Leia mais

fig.1 Programa implementado durante a realização do trabalho

fig.1 Programa implementado durante a realização do trabalho 1- INTRODUÇÃO Com este trabalho pretendia-se fazer a extracção de contornos de imagens. Para se poder atingir os objectivos aos quais era proposto, foram implementadas diversas estratégias de detecção

Leia mais

Visão computacional. Juliana Patrícia Detroz Orientador: André Tavares Silva

Visão computacional. Juliana Patrícia Detroz Orientador: André Tavares Silva Visão computacional Juliana Patrícia Detroz Orientador: André Tavares Silva Visão computacional Tentativa de replicar a habilidade humana da visão através da percepção e entendimento de uma imagem; Fazer

Leia mais

Convolução Correlação. Profs. Theo Pavan e Adilton Carneiro TAPS

Convolução Correlação. Profs. Theo Pavan e Adilton Carneiro TAPS Convolução Correlação Profs. Theo Pavan e Adilton Carneiro TAPS Sistema Sistema processo em que os sinais de entrada são transformados resultando em um outro sinal de saída. x(t) Sistema de tempo contínuo

Leia mais

Mapeamento de ambientes e processamento visual utilizando Kinect

Mapeamento de ambientes e processamento visual utilizando Kinect Mapeamento de ambientes e processamento visual utilizando Kinect Mário Alberto Cecchi Raduan Bolsista PIBIC/UFRJ Orientador: Adriano Joaquim de Oliveira Cruz, PhD Laboratório de Inteligência Computacional

Leia mais

Dr. Sylvio Barbon Junior. Departamento de Computação - UEL. 1 o Semestre de 2015

Dr. Sylvio Barbon Junior. Departamento de Computação - UEL. 1 o Semestre de 2015 Introdução a Computação Gráfica [5COP100] Dr. Sylvio Barbon Junior Departamento de Computação - UEL 1 o Semestre de 2015 Assunto Aula 7 Filtros de Imagens Digitais 2 de 47 Sumário Conceitos Filtragem no

Leia mais

Descritores de Imagem (introdução)

Descritores de Imagem (introdução) Descritores de Imagem (introdução) André Tavares da Silva andre.silva@udesc.br Roteiro da aula Definição de descritor de imagem Extração de Característica Tipos Geral x Específico Global (cor, textura,

Leia mais

Processamento digital de imagens

Processamento digital de imagens Processamento digital de imagens Agostinho Brito Departamento de Engenharia da Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte 3 de março de 2016 Transformação e filtragem de imagens

Leia mais

Processamento de Imagens COS756 / COC603

Processamento de Imagens COS756 / COC603 Processamento de Imagens COS756 / COC603 aula 13 - Transformada de Hough e SIFT Antonio Oliveira Ricardo Marroquim 1 / 41 aula de hoje descritores Transformada de Hough SIFT 2 / 41 transformada de Hough

Leia mais

DETECÇÃO DE BORDAS EM IMAGENS DIGITAIS

DETECÇÃO DE BORDAS EM IMAGENS DIGITAIS DETECÇÃO DE BORDAS EM IMAGENS DIGITAIS Helder C. R. De Oliveira, Marco A. Piteri, Aylton Pagamisse Departamento de Matemática, Estatística e Computação, FCT, UNESP 19.060-900, Presidente Prudente, SP heldercro@gmail.com;

Leia mais

Processamento de Imagens Termais Aplicado à Navegação Autônoma. Wanessa da Silva

Processamento de Imagens Termais Aplicado à Navegação Autônoma. Wanessa da Silva Processamento de Imagens Termais Aplicado à Navegação Autônoma Wanessa da Silva Outubro, 2016 Introdução Roteiro Métodos Imagens Utilizadas Resultados Considerações Finais 1. Introdução 2. Métodos 4. Imagens:

Leia mais

Tracking de movimentos usando marcadores circulares

Tracking de movimentos usando marcadores circulares UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - COPPE INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE IMAGENS Tracking de movimentos usando marcadores circulares Jéssica de Abreu DRE:114069619 Junho de 2014 1 INTRODUÇÃO Com a

Leia mais

Filtragem. pixel. perfil de linha. Coluna de pixels. Imagem. Linha. Primeiro pixel na linha

Filtragem. pixel. perfil de linha. Coluna de pixels. Imagem. Linha. Primeiro pixel na linha Filtragem As técnicas de filtragem são transformações da imagem "pixel" a "pixel", que dependem do nível de cinza de um determinado "pixel" e do valor dos níveis de cinza dos "pixels" vizinhos, na imagem

Leia mais

Universidade Federal do Paraná Departamento de Informática. Reconhecimento de Padrões. Extração de Características

Universidade Federal do Paraná Departamento de Informática. Reconhecimento de Padrões. Extração de Características Universidade Federal do Paraná Departamento de Informática Reconhecimento de Padrões Extração de Características Luiz Eduardo S. Oliveira, Ph.D. http://lesoliveira.net Objetivos Entender os conceitos de

Leia mais

PMR2560 Visão Computacional Visão estéreo. Prof. Eduardo L. L. Cabral

PMR2560 Visão Computacional Visão estéreo. Prof. Eduardo L. L. Cabral PMR2560 Visão Computacional Visão estéreo Prof. Eduardo L. L. Cabral Objetivos Introdução Equações básicas Processo de correspondência Geometria epipolar Retificação de imagens Reconstrução 3D Visão estéreo

Leia mais

Processamento e Análise de Imagem. Aplicações na Imagem Médica

Processamento e Análise de Imagem. Aplicações na Imagem Médica Processamento e Análise de Imagem Aplicações na Imagem Médica António M. Gonçalves Pinheiro Departamento de Física Covilhã - Portugal pinheiro@ubi.pt Tecnologia de Imagem Imagem de Entrada Processamento

Leia mais

API para transformação de imagem em cartum utilizando plataforma ios. Acadêmico Christian Hess Orientador Dalton Solano dos Reis

API para transformação de imagem em cartum utilizando plataforma ios. Acadêmico Christian Hess Orientador Dalton Solano dos Reis API para transformação de imagem em cartum utilizando plataforma ios Acadêmico Christian Hess Orientador Dalton Solano dos Reis Roteiro da apresentação Introdução Fundamentação teórica Desenvolvimento

Leia mais

Restauração de imagens CCD/CBERS-2 pelo método de Richardson-Lucy modificado. Paulo Eduardo Ubaldino de Souza 1

Restauração de imagens CCD/CBERS-2 pelo método de Richardson-Lucy modificado. Paulo Eduardo Ubaldino de Souza 1 Restauração de imagens CCD/CBERS-2 pelo método de Richardson-Lucy modificado Paulo Eduardo Ubaldino de Souza 1 1 Instituto de Estudos Avançados - CTA/IEAv 12228-840 São José dos Campos - SP, Brasil souza@ieav.cta.br

Leia mais

Implementação dos Algoritmos e Resultados

Implementação dos Algoritmos e Resultados Capítulo 6 Implementação dos Algoritmos e Resultados 6.1 Considerações Iniciais Diversas situações foram exploradas neste trabalho visando analisar qual seria a wavelet mais adequada para sistemas de extração

Leia mais

Trabalho - Photochopp Divulgação: 06/09/2014 Atualizado em: 29/09/2014 Entrega: vide cronograma

Trabalho - Photochopp Divulgação: 06/09/2014 Atualizado em: 29/09/2014 Entrega: vide cronograma 1 UFF Universidade Federal Fluminense TIC Instituto de Computação TCC Departamento de Ciência da Computação Disciplina: TCC 00.174 Programação de Computadores II / Turma: A-1 / 2014.2 Professor: Leandro

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro - IM/DCC & NCE

Universidade Federal do Rio de Janeiro - IM/DCC & NCE Universidade Federal do Rio de Janeiro - IM/DCC & NCE Processamento de Imagens Tratamento da Imagem - Filtros Antonio G. Thomé thome@nce.ufrj.br Sala AEP/033 Sumário 2 Conceito de de Filtragem Filtros

Leia mais

Method based in corner and edge detection to separate soybean seedlings structures

Method based in corner and edge detection to separate soybean seedlings structures Method based in corner and edge detection to separate soybean seedlings structures Daniel Caio de Lima, Evandro L. L. Rodrigues Escola de Engenharia de São Carlos USP São Carlos, São Paulo, Brasil daniel.caio@usp.br,

Leia mais

Reconhecimento de palma de mão. Peterson Wagner Kava de Carvalho

Reconhecimento de palma de mão. Peterson Wagner Kava de Carvalho Reconhecimento de palma de mão Peterson Wagner Kava de Carvalho 1 Sumário 1. Introdução 2. Artigo 1: Palmprint Recognition a. Pré-Processamento b. Extração de Features c. Classificação d. Resultados 3.

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO - CIENTÍFICO

RELATÓRIO TÉCNICO - CIENTÍFICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DIRETORIA DE PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC : CNPq, CNPq/AF, UFPA, UFPA/AF, PIBIC/INTERIOR,

Leia mais

2. Passos fundamentais para o processamento de imagens

2. Passos fundamentais para o processamento de imagens Filtro de Canny Jeverson Siqueira 1, Wallace Caldeira 1, Miguel Matrakas 1 1 Ciência da Computacão Faculdades Anglo Americano de Foz do Iguaçu (FAA) CEP: 85868-03 Foz do Iguaçu PR Brasil siqueira.jeverson@gmail.com,

Leia mais

2 SIFT (Scale Invariant Feature Transform)

2 SIFT (Scale Invariant Feature Transform) SIFT (Scale Invariant Feature Transform) O SIFT é um algoritmo de visão computacional proposto e publicado pelo pesquisador David Lowe (Lowe, 1999), professor do departamento de Ciência da Computação na

Leia mais

Processamento Digital de Imagens. Análise de Imagens

Processamento Digital de Imagens. Análise de Imagens Processamento Digital de Imagens Análise de Imagens Eduardo A. B. da Silva Programa de Engenharia Elétrica - COPPE/UFRJ Laboratório de Sinais, Multimídia e Telecomunicações eduardo@smt.ufrj.br Sergio L.

Leia mais