Uma aventura na política

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Uma aventura na política"

Transcrição

1 Foto: Catarina Solo Uma aventura na política Dias 2 e 3 de maio realizou-se a Sessão Nacional da 21ª edição do Parlamento dos Jovens, um programa educativo da responsabilidade da Assembleia da República. Sessenta e quatro escolas finalistas representaram os círculos distritais, as regiões autónomas da Madeira e Açores e os círculos da Europa e Fora da Europa. Foram 128 deputados e cerca de 64 jornalistas (2 deputados e 1 jornalista por escola) e 64 professores. No final, aprovou-se a recomendação a ser apresentada à Assembleia da República com as medidas para combater o racismo, discriminação e preconceito, tema da edição de Uma foto que ilustra os dois dias da Sessão nacional do Ensino Básico: Jovens deputados que demonstram que Portugal está a criar uma geração desenrascada, capaz de discutir qualquer tema, capaz de encontrar soluções, capaz de dar um futuro melhor à nossa nação. As duas primeiras etapas: Sessões Escolar e Distrital A Escola Luís de Sttau Monteiro, situada em Loures, inscreveu-se pela primeira vez no Parlamento dos Jovens. Para nós, alunos (e até para os professores), tudo foi novidade. Oito listas concorreram às eleições para a Sessão Escolar, após a realização de vários debates nas semanas que antecederam esta votação. Nestes debates, estiveram presentes deputados de todos os partidos representados na Assembleia da República, com exceção do PAN. Um representante da Associação SOS Racismo e a vereadora do pelouro da Educação da Camara Municipal de Loures, Maria Eugénia Coelho, foram outros dos ilustres convidados, assim como a Catarina Furtado, enquanto embaixadora da boa vontade, do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA). Todos contribuíram bastante para compreendermos as questões do racismo, discriminação e preconceito.

2 Foto: Prof. Jorge Teixeira Foto: Prof. Jorge Teixeira Foto: Prof. Jorge Teixeira À esquerda: Catarina Furtado, com as deputadas da Escola Luís de Sttau Monteiro, num momento de descontração, após o debate realizado a 14 de março Em cima, da esquerda para a direita: Catarina Furtado, prof. Rui Pires, vereadora da CML Maria Eugénia, Profª Maria Manuel Andrade, diretora do Agrupamento de Escolas nº1 de Loures. A Sessão Escolar foi um excelente ensaio para a nossa presença na fase seguinte desta 21ª edição do Parlamento dos Jovens. A Sessão Distrital foi, pois, um grande desafio para as três deputadas eleitas Leonor Cruz, Cristiana Fernandes e Catarina Solo. Foi com enorme satisfação e também com alguma surpresa que acabámos por ser uma das quatro escolas eleitas para a Sessão Nacional. Não foi fácil. Após 2 empates consecutivos com outras escolas, conseguimos ser eleitos por termos um maior número de listas concorrentes à Sessão Escolar, o que ainda veio dar mais importância a todos os nossos colegas que não conseguiram ser eleitos, mas que acabaram por ser fundamentais em todo este processo. Etapa Final: A Sessão Nacional Após algumas reuniões com o professor Rui Pires, mentor do projeto na nossa escola, tínhamos a consciência que estávamos preparadas para este grande momento. Sentimos um grande orgulho por representarmos o Círculo de Lisboa. Depois de sermos informadas que tínhamos ficado na 4ª comissão, separadas dos nossos colegas de Círculo, os quais ficaram na 3ª comissão, sentimos ainda mais responsabilidade, pois seríamos as únicas representantes de Lisboa naquela comissão.

3 Foto: Catarina Solo Foto: Catarina Solo Eram 12h55m do dia 2 de maio À entrada da Assembleia da República, antes do início dos trabalhos. Da esquerda para a direita: Leonor Cruz, prof. Rui Pires e Cristiana Fernandes. O primeiro dia foi, pois, preenchido pelas reuniões das quatro Comissões, pelas quais foram distribuídos os 128 deputados oriundos de 64 escolas. Para além dos dois deputados, a maior parte das escolas presentes tiveram um jornalista que poderia percorrer todas as comissões para registar o momento, através de fotografia ou registo escrito de algo relevante, entretanto observado. Vista geral da 4ª Comissão, com os representantes do Círculo de Lisboa, ao centro, do lado direito.

4 Foto: Catarina Solo Foto: Catarina Solo As representantes da Escola Luís de Sttau Monteiro, representaram bem o Círculo de Lisboa na sua comissão, tendo tido algumas intervenções relevantes. As deputadas do Círculo de Lisboa na 4ª Comissão. À esquerda, Cristiana Fernandes e à direita, em plena intervenção, Leonor Cruz. Cada Comissão, integrava uma mesa constituída por dois deputados da Assembleia da República e por um funcionário parlamentar que prestava a necessária assessoria. Por curiosidade, um dos deputados era a Ana Rita Bessa (CDS/PP) que esteve presente na nossa escola, num dos debates ali realizados. Quem presidiu esta Comissão foi o deputado Ivan Gonçalves (PS). Foram debatidos os Projetos de Recomendação adotados nas Sessões Distritais/Regionais. Na 4ª comissão, estiveram em debate os projetos dos Círculos de Beja, Braga, Guarda, Setúbal e Viseu. A Mesa da 4ª Comissão: Ana Rita Bessa, Ivan Gonçalves e o assessor da Assembleia da República.

5 Foto: Prof. Rui Pires O nosso projeto, do Círculo de Lisboa, esteve em votação na 3ª Comissão, muito bem representado pelos deputados oriundos da Escola Básica D. Carlos I, Sintra; Escola Internacional de Torres Vedras; Escola Secundária Miguel Torga, Monte Abraão, Sintra. Foto: Catarina Solo Os deputados das três escolas do Círculo de Lisboa, em plena intervenção, na 3ª Comissão. Da esquerda para a direita: Simão Barata (Torres Vedras) Rita Marques (D. Carlos I), Hugo Sousa e Joana Carvalho (Miguel Torga), Margarida Pires (D. Carlos I) e Mariana Francisco (Torres Vedras). Após a aprovação da recomendação, através de votação por maioria simples (votação na generalidade), procedeu-se ao debate e votação na especialidade. Nesta fase, cada medida do projeto-base (o que foi aprovado) foi debatida e foram introduzidas algumas alterações propostas pelos deputados dos círculos presentes. No final desta sessão, esta comissão aprovou quatro medidas a serem colocadas a votação, no dia seguinte, no Plenário da Sessão. Antes do primeiro dia terminar, todos os presentes deslocaram-se até à Sala das Sessões e assistiram à atuação de um grupo de dança, do estúdio de dança Jazzy. No final, todos fomos convidados a juntar-nos ao grupo. Talvez para abrir o apetite para o jantar que seria servido logo de seguida, nos jardins da Assembleia (local onde já tinha sido servido o lanche e onde almoçaríamos no dia seguinte) O grupo de dança do estúdio de dança Jazzy, em plena atuação, na Sala de Sessões da Assembleia da República.

6 Foto: Catarina Solo Foto: Catarina Solo Depois de uma noitada animada no Inatel de Oeiras, às 9h30 já estávamos preparados para reiniciar os trabalhos. As comissões tinham ficado para trás. Agora teríamos a honra de sermos os primeiros a realizar a Sessão Plenária em plena Sala de Sessões. Nas 20 edições anteriores, nunca a Sessão Nacional do Ensino Básico tinha sido ali realizada. O Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues faz o discurso solene de abertura dos trabalhos, no início do dia 3 de maio. A mesa da Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens foi constituída pelos seguintes elementos: Presidente: Pedro Marques (Braga) Vice-Presidente: Núria Almeida (Porto) Secretários da Mesa: Mariana Correia (Faro) e Renata Gaspar (Vila Real). O debate foi muito interessante. Cada círculo e cada Comissão, tentaram defender as suas medidas. O Círculo de Lisboa também contribuiu de forma ativa para a discussão. O Porta-Voz do Círculo de Lisboa, Hugo Sousa em pé, ao centro fazendo uma intervenção.

7 Medidas a serem recomendadas à Assembleia da República No final desta Sessão Plenária, os deputados à Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens Ensino Básico recomendaram à Assembleia da República a adoção das seguintes medidas: 1. Implementar projetos específicos de integração, de alunos para alunos, aproveitando as competências e a boa vontade de alunos com perfil para ajudar e acolher outros colegas. 2. Criar uma equipa multidisciplinar, beat rápido, capaz de promover temas de discriminação, racismo e preconceito, através de campanhas de sensibilização, encontros interescolares distritais anuais, bem como de implementar sessões de debate nas escolas, de forma a evitar atos discriminatórios. Esta equipa, através da execução de um plano de intervenção, dará apoio imediato às vítimas e familiares. 3. Festejar a diversidade cultural, educando os alunos para a diferença, através do incentivo para a partilha e o diálogo multicultural, integrando a atividade penpal nas disciplinas de línguas. 4. Integrar pessoas com deficiência e sensibilizar a população para a integração, através de cursos de língua gestual e braile, e inclusão deste último nos boletins de voto, e promoção de ações de divulgação dos direitos das pessoas com deficiência. 5. Investir na introdução de temas como os direitos humanos, o racismo, o preconceito e a discriminação, nos currículos ao longo do percurso escolar obrigatório, de forma dinâmica e adequada à idade e maturidade dos alunos, com especial ênfase na interação entre disciplinas do 3.º ciclo. 6. Iniciar a educação para a diferença o mais precocemente possível, com conteúdos, metodologias e práticas e contacto com grupos desfavorecidos ou minoritários. 7. Estabelecer parcerias entre cada uma das escolas portuguesas e uma escola dos países da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) e dinamizar intercâmbio de estudantes e trocas de correspondência. 2/2 8. Incrementar atividades concretas que promovam a inter-relação entre culturas distintas e que devem estar bem definidas nos planos anuais de atividades das escolas, desde o primeiro ciclo ao ensino secundário, sendo implementadas nas disciplinas de Estudo do Meio e de Educação para a Cidadania, respetivamente. 9. Sensibilizar os meios de comunicação social no sentido de promover o Jornalismo pela tolerância e de dar especial destaque a programas infantis/programas informáticos (jogos/aplicações), a implementar nas escolas até ao 1.º ciclo.

8 Foto: Parlamento dos Jovens 10. Criar uma instituição que preste apoio psicológico à vítima, de forma a ajudá-la a lidar com a situação de discriminação, e ao agressor, de forma a instrui-lo para a compreensão e respeito dos outros e a reabilitá-lo de modo a integrá-lo na sociedade. Antes de regressarmos a casa, ficou uma foto para a posterioridade, com todos os alunos presentes, deputados e jornalistas. Para o ano há mais. Esperamos que a Escola Luís de Sttau Monteiro possa voltar a estar presente nesta Aventura na Política com outros representantes, certamente pois nós Leonor Cruz, Cristiana Fernandes e eu, Catarina Solo estaremos noutra escola, de ensino secundário. Para terminar esta reportagem, deixo um sortido de fotografias que revelam dois dias fantásticos nas nossas vidas. É isto o Parlamento dos Jovens! A tua escola ainda não se inscreveu? Estás à espera do quê? Junta-te a este concurso e revela-te, conhece pessoal fixe de todo o país e de escolas portuguesas espalhadas pelo mundo! Reportagem realizada por Catarina Solo, Escola Luís de Sttau Monteiro, Círculo de Lisboa Maio de 2016

Olá! Eu sou a Ana Vilhena. Sou a repórter da biblioteca escolar da minha escola de Castro Verde.

Olá! Eu sou a Ana Vilhena. Sou a repórter da biblioteca escolar da minha escola de Castro Verde. Olá! Eu sou a Ana Vilhena Sou a repórter da biblioteca escolar da minha escola de Castro Verde. Fiquei muito feliz por poder ser a jornalista do Parlamento dos Jovens e, como gosto muito de tirar fotografias,

Leia mais

Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens 2016 o que se passou

Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens 2016 o que se passou Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens 2016 o que se passou Decorreu nos dias 2 e 3 de maio a sessão nacional do Parlamento dos Jovens, na Assembleia da República, em Lisboa, sessão esta que este ano

Leia mais

Parlamento dos Jovens 2016 Ensino Básico. Racismo, Xenofobia e Discriminação

Parlamento dos Jovens 2016 Ensino Básico. Racismo, Xenofobia e Discriminação Parlamento dos Jovens 2016 Ensino Básico Racismo, Xenofobia e Discriminação O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa que permite que os jovens de todo o país exponham e defendam as suas ideias e opiniões

Leia mais

Racismo, Preconceito, Descriminação

Racismo, Preconceito, Descriminação Racismo, Preconceito, Descriminação Por: Maria João Veiga, Escola Básica e Secundária de Barroselas O tema escolhido este ano para o programa do Parlamento de Jovens do ensino básico foi o Racismo, o Preconceito

Leia mais

QUE FUTURO PARA A EDUCAÇÃO?

QUE FUTURO PARA A EDUCAÇÃO? QUE FUTURO PARA A EDUCAÇÃO? Nos dias 30 e 31 de Maio de 2011, realizou-se em Lisboa, no Palácio de São Bento, a Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens 2011 do Ensino Secundário. O Parlamento dos Jovens

Leia mais

O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República (AR) dirigida aos jovens do 2.º e do 3.ºciclos do ensino básico e do

O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República (AR) dirigida aos jovens do 2.º e do 3.ºciclos do ensino básico e do O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República (AR) dirigida aos jovens do 2.º e do 3.ºciclos do ensino básico e do ensino secundário Quem orienta este programa na Escola?

Leia mais

Racismo Preconceito Discriminação ao debate!

Racismo Preconceito Discriminação ao debate! Racismo Preconceito Discriminação ao debate! Por Joana Pereira Escola Secundária José Estêvão, Aveiro Racismo, Preconceito e Discriminação foi o tema debatido nas sessões Escolar, Distrital e Nacional

Leia mais

Escola: Nome: Nº: Turma:

Escola: Nome: Nº: Turma: Escola: Nome: Nº: Turma: Skimming e scanning Skimming e scanning são duas técnicas de leitura de textos. Utilizamos frequentemente estas duas técnicas em conjunto para poupar tempo na identificação, localização

Leia mais

Apresentação do programa Parlamento dos Jovens. 1. Objetivos do Programa

Apresentação do programa Parlamento dos Jovens. 1. Objetivos do Programa Apresentação do programa Parlamento dos Jovens O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa institucional da Assembleia da República, desenvolvida ao longo do ano letivo com as Escolas de todo o país, em que

Leia mais

O preconceito é uma opinião pré-concebida pelas

O preconceito é uma opinião pré-concebida pelas Parlamento dos Jovens, Básico 2016 Escola Sophia de Mello Breyner, Arcozelo, Porto Reportagem por: Francisco Brito Santos Em destaque: Racismo, preconceito e discriminação O programa Parlamento dos Jovens

Leia mais

COMISSÃO DE PROTECÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS DE VISEU

COMISSÃO DE PROTECÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS DE VISEU COMISSÃO DE PROTECÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS DE VISEU ANO EUROPEU DA IGUALDADE DE OPORTUNIDADE PARA TODOS Projecto de Actividades para Alunos do 1º CEB VISEU, 2007 INDICE Introdução:...3 Objectivos:...3

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE DE VISEU. Ata n.º 3. Plenário de 31 de outubro de 2014

CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE DE VISEU. Ata n.º 3. Plenário de 31 de outubro de 2014 CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE DE VISEU Ata n.º 3 Plenário de 31 de outubro de 2014 Ao trigésimo primeiro dia do mês de outubro de 2014 teve lugar, na Escola Secundária Emídio Navarro, o terceiro Plenário

Leia mais

Manual do jovem deputado

Manual do jovem deputado 2009-2010 Manual do jovem deputado (Este manual procura expor, de forma simples, as regras do Parlamento dos Jovens que estão detalhadas no Regimento. Se quiseres fazer outras perguntas escreve para parlamento.jovens@ar.parlamento.pt)

Leia mais

Nos dias 7 e 8 de Maio de 2012 alunos de todos os distritos de Portugal continental, das ilhas e ainda de Macau (Círculo Fora da Europa)

Nos dias 7 e 8 de Maio de 2012 alunos de todos os distritos de Portugal continental, das ilhas e ainda de Macau (Círculo Fora da Europa) Nos dias 7 e 8 de Maio de 2012 alunos de todos os distritos de Portugal continental, das ilhas e ainda de Macau (Círculo Fora da Europa) deslocaram-se à Assembleia da República, no âmbito do Parlamento

Leia mais

CONFEDERAÇÃO NACIONAL INDEPENDENTE DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO - CNIPE ACTA DA ASSEMBLEIA GERAL CONSTITUINTE. PENICHE 19 de Abril de 2008

CONFEDERAÇÃO NACIONAL INDEPENDENTE DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO - CNIPE ACTA DA ASSEMBLEIA GERAL CONSTITUINTE. PENICHE 19 de Abril de 2008 [ACTA ASSEMBLEIA CONSTITUTIVA ] CONFEDERAÇÃO NACIONAL INDEPENDENTE DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO - ACTA DA ASSEMBLEIA GERAL CONSTITUINTE PENICHE 19 de Abril de Aos 19 dias do mês de Abril do ano de,

Leia mais

O Parlamento dos Jovens

O Parlamento dos Jovens O Parlamento dos Jovens Por: Ema Morais (7ºD) O Parlamento dos Jovens já vai na 21º edição e tudo começou com a ideia da deputada Julieta Sampaio. Hoje podemos ver participantes de edições anteriores já

Leia mais

Drogas, evitar e enfrentar as dependências. Na Escola. Reportagem do Parlamento dos Jovens 2014

Drogas, evitar e enfrentar as dependências. Na Escola. Reportagem do Parlamento dos Jovens 2014 Drogas, evitar e enfrentar as dependências. O Parlamento dos Jovens é um projeto com o objetivo de motivar os jovens a refletir sobre assuntos importantes da sociedade e a educar para a cidadania. Dá a

Leia mais

Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento. Documento de Apoio: Desagregação das medidas e das tipologias de atividades

Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento. Documento de Apoio: Desagregação das medidas e das tipologias de atividades Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento Documento de Apoio: Desagregação das medidas e das tipologias de atividades Desagregação das medidas e das tipologias de atividades ESTRATÉGIA NACIONAL

Leia mais

Combate ao Racismo, Preconceito e Discriminação

Combate ao Racismo, Preconceito e Discriminação Reportagem - Parlamento de Jovens 2016 Combate ao Racismo, Preconceito e Discriminação Os deputados Diogo Cunha e Carlota Pereira, Porta-voz pelo círculo do Porto. No presente ano letivo foi proposto debater

Leia mais

PARLAMENTO DOS JOVENS E N S I N O B Á S I C O E S E C U N D Á R I O

PARLAMENTO DOS JOVENS E N S I N O B Á S I C O E S E C U N D Á R I O PARLAMENTO DOS JOVENS E N S I N O B Á S I C O E S E C U N D Á R I O O QUE É? O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República (AR) dirigida aos jovens do 2.º e do 3.º ciclos

Leia mais

Eleições dos delegados à Assembleia-geral da Federação Portuguesa de Judo Resultados ZONA AÇORES

Eleições dos delegados à Assembleia-geral da Federação Portuguesa de Judo Resultados ZONA AÇORES ZONA AÇORES Açores (SM) Açores (SJ) Ilha Terceira Eleitores 28 11 10 49 Votantes 21 9 6 36 Luís Paz 21 9 1 31 Delegado Eleito Mário Coelho 0 0 5 5 Açores (SM) Açores (SJ) Ilha Terceira Eleitores 136 52

Leia mais

- - - Aos vinte e um dias do mês de Dezembro do ano dois mil, no Auditório do Castelo de

- - - Aos vinte e um dias do mês de Dezembro do ano dois mil, no Auditório do Castelo de - - - Aos vinte e um dias do mês de Dezembro do ano dois mil, no Auditório do Castelo de Santiago da Barra desta cidade de Viana do Castelo, realizou-se uma sessão ordinária da Assembleia Municipal de

Leia mais

Cerimónia de Tomada de Posse da Direcção do Colégio de Ortodontia da OMD. 19 de Setembro h30 Lisboa

Cerimónia de Tomada de Posse da Direcção do Colégio de Ortodontia da OMD. 19 de Setembro h30 Lisboa Cerimónia de Tomada de Posse da Direcção do Colégio de Ortodontia da OMD 19 de Setembro 2016 20h30 Lisboa Saudações Excelentíssimo Senhor Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Doutor Orlando Monteiro

Leia mais

PROGRAMA PARLAMENTO DOS JOVENS

PROGRAMA PARLAMENTO DOS JOVENS PROGRAMA PARLAMENTO DOS JOVENS PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE A ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA, A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES, A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA, O

Leia mais

Parlamento dos Jovens 2015

Parlamento dos Jovens 2015 Parlamento dos Jovens 2015 Ensino público e privado: Que desafios? REPORTAGEM SESSÃO NACIONAL 25 & 26 MAIO 2015 Lorène Gonçalves Parlamento dos Jovens 2015 No dia 2 de Abril de 1976 foi aprovada a Constituição

Leia mais

SESSÃO NACIONAL 2016 ESCOLAS E DEPUTADOS ELEITOS

SESSÃO NACIONAL 2016 ESCOLAS E DEPUTADOS ELEITOS SESSÃO NACIONAL 2016 ESCOLAS E DEPUTADOS ELEITOS MESA DA SESSÃO NACIONAL Presidente: Pedro Marques (Braga) Vice-Presidente: Núria Almeida (Porto) Secretárias da Mesa: Mariana Correia (Faro) e Renata Gaspar

Leia mais

- - - Aos vinte e nove dias do mês de Setembro do ano dois mil, no Auditório do Castelo de

- - - Aos vinte e nove dias do mês de Setembro do ano dois mil, no Auditório do Castelo de - Aos vinte e nove dias do mês de Setembro do ano dois mil, no Auditório do Castelo de Santiago da Barra desta cidade de Viana do Castelo, realizou-se uma sessão ordinária da Assembleia Municipal de Viana

Leia mais

Estudo de Opinião. Expresso / SIC/ Eurosondagem ELEIÇÕES LEGISLATIVAS 2015

Estudo de Opinião. Expresso / SIC/ Eurosondagem ELEIÇÕES LEGISLATIVAS 2015 Estudo de Opinião Expresso / SIC/ Eurosondagem ELEIÇÕES LEGISLATIVAS 2015 Fevereiro de 2015 - FICHA TÉCNICA - Estudo de Opinião efetuado pela Eurosondagem S.A. para o Expresso e SIC, de 18 a 25 de Fevereiro

Leia mais

Conselho Superior do Ministério Público

Conselho Superior do Ministério Público Conselho Superior do Ministério Público Boletim Informativo N.º 6/2017 Plenário 21.03.2017 Boletim Informativo Sumário Presenças Presenças >> 2 Atas >> 3 Designação de vogal do CSMP para exercer funções

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 490/VIII ENQUADRAMENTO DO ENSINO SUPERIOR POLITÉCNICO NAS REGIÕES AUTÓNOMAS DOS AÇORES E DA MADEIRA

PROJECTO DE LEI N.º 490/VIII ENQUADRAMENTO DO ENSINO SUPERIOR POLITÉCNICO NAS REGIÕES AUTÓNOMAS DOS AÇORES E DA MADEIRA PROJECTO DE LEI N.º 490/VIII ENQUADRAMENTO DO ENSINO SUPERIOR POLITÉCNICO NAS REGIÕES AUTÓNOMAS DOS AÇORES E DA MADEIRA O ensino superior necessita de soluções particulares nas Regiões Autónomas dos Açores

Leia mais

ACTA Nº 4 Reunião de Direcção Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa 2015/2016

ACTA Nº 4 Reunião de Direcção Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa 2015/2016 ACTA Nº 4 Reunião de Direcção Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa 2015/2016 No terceiro dia do mês de Junho do ano de dois mil e quinze, pelas treze horas, reuniu na sala Ribeiro Santos

Leia mais

Estudo de Opinião. Expresso / SIC/ Eurosondagem. Legislativas 2015

Estudo de Opinião. Expresso / SIC/ Eurosondagem. Legislativas 2015 Estudo de Opinião Expresso / SIC/ Eurosondagem Legislativas 2015 24 Setembro de 2015 - FICHA TÉCNICA - Estudo de Opinião efetuado pela Eurosondagem S.A. para o Expresso e SIC, de 17 a 23 de Setembro de

Leia mais

Ministério da Educação Resultados da 1ª Fase do Concurso Nacional de Acesso de 2016

Ministério da Educação Resultados da 1ª Fase do Concurso Nacional de Acesso de 2016 14528753 ALEXANDRA DE ALMEIDA CASTILLO Colocada em 3182 Instituto Politécnico de Viseu - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu 9254 Turismo 15380350 ANA BEATRIZ CARVALHO DOS SANTOS Colocada em

Leia mais

Racismo, preconceito, discriminação ao debate!

Racismo, preconceito, discriminação ao debate! Reportagem Parlamento dos Jovens 2016 - Agrupamento de Escolas do Bonfim Escola Secundária Mouzinho da Silveira Racismo, preconceito, discriminação ao debate! O PROGRAMA PARLAMENTO DOS JOVENS É ORGANIZADO

Leia mais

RESUMO DE CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA E EXPEDIDA SESSÃO ORDINÁRIA DE 20 DE ABRIL DE 2015

RESUMO DE CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA E EXPEDIDA SESSÃO ORDINÁRIA DE 20 DE ABRIL DE 2015 CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA: 1 A Assembleia Municipal recebeu convites de diversos Organismos, Associações e Entidades, a convidar o Exmo. Senhor Presidente deste Órgão Autárquico a participar e assistir

Leia mais

Programa/ Manifesto Eleitoral

Programa/ Manifesto Eleitoral Programa/ Manifesto Eleitoral Lista S A Lista S apresenta-se às eleições do próximo dia 10 de novembro propondo-se a representar e defender os direitos e interesses dos estudantes da Escola Secundária

Leia mais

Parlamento dos Jovens

Parlamento dos Jovens Parlamento dos Jovens Alunos do Colégio Liceal de S ta Maria de Lamas encarnaram os seus papéis de Deputados do Círculo Eleitoral de Aveiro e têm também assento na mesa da sessão plenária, no debate a

Leia mais

RESUMO DE CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA E EXPEDIDA SESSÃO ORDINÁRIA DE 25 DE SETEMBRO DE 2015

RESUMO DE CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA E EXPEDIDA SESSÃO ORDINÁRIA DE 25 DE SETEMBRO DE 2015 CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA: 1 A Assembleia Municipal recebeu convites de diversos Organismos, Associações e Entidades, a convidar o Exmo. Senhor Presidente deste Órgão Autárquico a participar e assistir

Leia mais

COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS ATA NÚMERO 14/XIII/ 1.ª SL

COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS ATA NÚMERO 14/XIII/ 1.ª SL Aos 11 dias do mês de fevereiro de 2016, pelas 17:30 horas, reuniu a Comissão de Assuntos Europeus, na sala 6 do Palácio de S. Bento, na presença dos Senhores Deputados constantes da folha de presenças

Leia mais

Plano de Regeneração Urbana. Zona Histórica de Vila Real. Concurso de Ideias (conceção) Auscultação à População ARTIGO 1º.

Plano de Regeneração Urbana. Zona Histórica de Vila Real. Concurso de Ideias (conceção) Auscultação à População ARTIGO 1º. Plano de Regeneração Urbana Zona Histórica de Vila Real Concurso de Ideias (conceção) Auscultação à População ARTIGO 1º Enquadramento A CIP Confederação Empresarial de Portugal tem vindo a desenvolver

Leia mais

MUNICIPAL. - Deliberação n.º 48/AM/2013 (Proposta n.º 255/CM/2013):

MUNICIPAL. - Deliberação n.º 48/AM/2013 (Proposta n.º 255/CM/2013): - Deliberação n.º 48/AM/2013 (Proposta n.º 255/CM/2013): Aprovar, para efeitos de submissão à Assembleia Municipal, o Projeto de Regulamento Geral de Parques de Estacionamento, na cidade de Lisboa Pelouro:

Leia mais

Fernando Luís de Sousa Correia (Correia, F.)

Fernando Luís de Sousa Correia (Correia, F.) Fernando Luís de Sousa Correia (Correia, F.) Atividades pedagógicas anteriores mais relevantes para a apreciação das capacidades nesse domínio, quando aplicável Universidade da Madeira 2016 A minha experiência

Leia mais

FAMALICÃO INCLUSIVO. 1º Encontro do Grupo de Auto Representantes de Vila Nova de Famalicão

FAMALICÃO INCLUSIVO. 1º Encontro do Grupo de Auto Representantes de Vila Nova de Famalicão FAMALICÃO INCLUSIVO 1º Encontro do Grupo de Auto Representantes de Vila Nova de Famalicão FAMALICÃO INCLUSIVO Reuniões com os Serviços de Psicologia e Orientação FAMALICÃO INCLUSIVO Diagnóstico Local no

Leia mais

ELEIÇÕES / PROGRAMA ELEITORAL LISTA B

ELEIÇÕES / PROGRAMA ELEITORAL LISTA B ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DOENTES DE PARKINSON ELEIÇÕES / 2012-2014 PROGRAMA ELEITORAL LISTA B Todos juntos somos fortes Não há nada a temer Ao meu lado há um amigo Que é preciso proteger Chico Buarque

Leia mais

Grupos Parlamentares de Amizade

Grupos Parlamentares de Amizade Grupos Parlamentares de Amizade Resolução da Assembleia da República n.º 6/2003, de 24 de janeiro (TP), com as alterações introduzidas pela Resolução da Assembleia da República n.º 26/2010, de 30 de março

Leia mais

Testes comuns Português 10º Ano. Sala

Testes comuns Português 10º Ano. Sala Sala 211 05-02 - 2015 19663 10 CT3 Adriana Raquel Seara Ferreira 15965 10 CT1 Alexandra Sofia Gonçalves dos Santos 19743 10 LH2 Alexandre Vilas Boas Soares 16035 10 CT1 Ana Beatriz Coelho Moreira 16002

Leia mais

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ALJUSTREL - ATA N.º 04/2015 -

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ALJUSTREL - ATA N.º 04/2015 - - ATA N.º 04/2015 - ---------- Aos vinte e cinco dias do mês de junho do ano de dois mil e quinze, no Pavilhão Desportivo de Messejana, reuniu ordinariamente a Assembleia Municipal de Aljustrel, tendo

Leia mais

Reportagem Parlamento dos Jovens Sessão Nacional, dias 30 e 31 de Maio de 2011

Reportagem Parlamento dos Jovens Sessão Nacional, dias 30 e 31 de Maio de 2011 Nos dias 30 e 31 de Maio de 2011, realizou-se, no Palácio de S. Bento, em Lisboa, mais uma Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens. Considerado, por vários deputados, ao longo destes dois dias, como um

Leia mais

Regulamento do Conselho Municipal da Juventude do Concelho de Lagoa - Açores

Regulamento do Conselho Municipal da Juventude do Concelho de Lagoa - Açores Regulamento do Conselho Municipal da Juventude do Concelho de Lagoa - Açores PREÂMBULO As políticas públicas dirigidas à juventude assumem nos dias de hoje uma transversalidade indiscutível. O estabelecimento

Leia mais

A Escola João Afonso de Aveiro está inserida no Agrupamento de Escolas de Aveiro.

A Escola João Afonso de Aveiro está inserida no Agrupamento de Escolas de Aveiro. A Escola João Afonso de Aveiro está inserida no Agrupamento de Escolas de Aveiro. 1 / 6 Somos uma Escola com excelentes horários e diversos apoios ao estudo: de Salas de Estudo em grupo, Aulas de Apoio

Leia mais

SESSÃO SOLENE DE ABERTURA DO ANO LETIVO 2015/2016

SESSÃO SOLENE DE ABERTURA DO ANO LETIVO 2015/2016 No passado dia 29 de outubro, pelas 10 horas, nas instalações do IPTrans em Loures teve lugar a Sessão Solene de Abertura do Ano Letivo. Num momento marcado por uma forte mudança institucional, com a participação,

Leia mais

ATIVIDADES DO SPO A - Apoio de natureza psicológica e/ou psicopedagógica a alunos e aos agentes educativos

ATIVIDADES DO SPO A - Apoio de natureza psicológica e/ou psicopedagógica a alunos e aos agentes educativos ATIVIDADES DO SPO A - Apoio de natureza psicológica e/ou psicopedagógica a alunos e aos agentes educativos. - individual - em grupo - consultoria a professores, encarregados de educação e pais B - Participação

Leia mais

Regimento dos Representantes dos Pais e Encarregados de Educação da Turma

Regimento dos Representantes dos Pais e Encarregados de Educação da Turma Regimento dos Representantes dos Pais e Encarregados de Educação da Turma.é nomeado/eleito na primeira reunião de Pais e Encarregados de Educação da Turma; Tem participação nos Conselhos de Turma; É a

Leia mais

SESSÃO NACIONAL 2017 ESCOLAS E DEPUTADOS ELEITOS

SESSÃO NACIONAL 2017 ESCOLAS E DEPUTADOS ELEITOS SESSÃO NACIONAL 2017 ESCOLAS E DEPUTADOS ELEITOS MESA DA SESSÃO NACIONAL Presidente: Miguel Seco (Coimbra) Vice-Presidente: André Relva (Madeira) Secretárias da Mesa: Iolanda Barbosa (Porto) e Eva Gomes

Leia mais

COMEMORAÇÕES DO 1º DE MAIO DE 2017

COMEMORAÇÕES DO 1º DE MAIO DE 2017 AÇORES Angra do Heroísmo Banca com Materiais Alusivos ao dia. Distribuição à população de documentos alusivos ao 1º Maio Musica Exposição / Concurso de MAIOS politico/ Praça Velha Horta Entrega dos prémios

Leia mais

Agrupamento de Escolas José Estêvão. Regulamento da Eleição e Designação dos Membros do Conselho Geral

Agrupamento de Escolas José Estêvão. Regulamento da Eleição e Designação dos Membros do Conselho Geral Agrupamento de Escolas José Estêvão Regulamento da Eleição e Designação dos Membros do Conselho Geral Secção I Disposições gerais Artigo 1º Objeto O presente regulamento estabelece as condições e procedimentos

Leia mais

A Taxa de Insucesso Escolar verificada no Concelho, revela-se bastante elevada quando comparada com a registada a nível nacional. De referir também,

A Taxa de Insucesso Escolar verificada no Concelho, revela-se bastante elevada quando comparada com a registada a nível nacional. De referir também, A Taxa de Insucesso Escolar verificada no Concelho, revela-se bastante elevada quando comparada com a registada a nível nacional. De referir também, o facto de o insucesso escolar aumentar à medida que

Leia mais

Centro Escolar de Gilmonde

Centro Escolar de Gilmonde Pré-Escolar - Grupo: A N.º Nome Idade 1 Ana Margarida Abreu Carvalho 5 2 Daniel Gomes Ferreira 5 3 Filipa Ferreira Portela 5 4 Gonçalo Dinis Rodrigues Carvalho 5 5 Guilherme Fernandes Rocha 5 6 Inês Ferreira

Leia mais

REGULAMENTO, CONSTITUIÇÃO E CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DO DESPORTO PREÂMBULO

REGULAMENTO, CONSTITUIÇÃO E CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DO DESPORTO PREÂMBULO REGULAMENTO, CONSTITUIÇÃO E CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DO DESPORTO PREÂMBULO As Autarquias, devido à sua proximidade com a população, são os órgãos de poder que mais facilmente poderão desenvolver condições

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DO PORTO

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DO PORTO Despacho Presidente n.º 2017/01 Eleição dos representantes dos trabalhadores na comissão paritária a integrar o processo de avaliação de desempenho, prevista no artigo 59.º da Lei n.º 66-B/2007, de 28

Leia mais

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR 2017 VAGAS E ABERTURA DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO INFORMAÇÃO COM EMBARGO ATÉ ÀS 00H01 DE (QUINTA-FEIRA)

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR 2017 VAGAS E ABERTURA DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO INFORMAÇÃO COM EMBARGO ATÉ ÀS 00H01 DE (QUINTA-FEIRA) ACESSO AO ENSINO SUPERIOR 2017 VAGAS E ABERTURA DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO NOTA INFORMAÇÃO COM EMBARGO ATÉ ÀS 00H01 DE 21-07-2015 (QUINTA-FEIRA) 1. Inicia-se quarta-feira, 19 de julho, o prazo de candidatura

Leia mais

REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE S. JOÃO DA MADEIRA. --- DATA DA REUNIÃO: Oito de maio de dois mil e doze

REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE S. JOÃO DA MADEIRA. --- DATA DA REUNIÃO: Oito de maio de dois mil e doze REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE S. JOÃO DA MADEIRA AT A N º 13/2012 - M AI O --- DATA DA REUNIÃO: Oito de maio de dois mil e doze. ----------------------------------- --- LOCAL DA REUNIÃO: Sala

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA Projecto do Movimento Judicial de Relação

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA Projecto do Movimento Judicial de Relação 1280 - Alberto Augusto Vicente Ruço Tribunal da Relação do Porto Promoção e colocação 323 Tribunal da Relação de Coimbra > Lugar de Efectivo 1281 - Ana Luísa Teixeira Neves Bacelar Cruz Tribunal da Relação

Leia mais

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores CAPÍTULO I Introdução A reuniu, no dia 10 de março de 2016, na delegação da Assembleia Legislativa da ilha de São Miguel, com o objetivo de apreciar, relatar e dar parecer, na sequência do solicitado por

Leia mais

Núcleo Executivo do CLAS de Mafra, 28 Maio de

Núcleo Executivo do CLAS de Mafra, 28 Maio de Plano de Ação Rede Social Mafra Eixo I - DEMOGRAFIA E EQUIPAMENTOS (INFRA-ESTRUTURAS DE APOIO) Objectivo geral 1. Reforçar as estruturas de apoio ao idoso Objectivo Específico 1. Aumentar a capacidade

Leia mais

Ministério da Educação e Ciência

Ministério da Educação e Ciência Data realização: segunda, 18 de junho às 14:00 h Sala: 4 14348127 ADRIANA ISABEL PEREIRA RIBEIRO 1 14581488 ADRIANA RAQUEL BARBOSA SOUSA 2 14172404 ADRIANA SILVA DE CARVALHO 3 14557115 ALDA DANIELA SILVA

Leia mais

CONSELHO LOCAL DE ACÇÃO SOCIAL DE SÃO BRÁS DE ALPORTEL. Acta N.º12

CONSELHO LOCAL DE ACÇÃO SOCIAL DE SÃO BRÁS DE ALPORTEL. Acta N.º12 CONSELHO LOCAL DE ACÇÃO SOCIAL DE SÃO BRÁS DE ALPORTEL Acta N.º12 Aos vinte e oito dias do mês de Outubro do ano de dois mil e nove, pelas quinze horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Brás de

Leia mais

Alunos para o quadro de honra Menção Honrosa

Alunos para o quadro de honra Menção Honrosa Alunos para o quadro de honra 2015-2016 4º ano 4A-BA 4B-BA 4B-CA 4A-CO 4B-CO 4A-LO Andreia Gabriela Pereira Oliveira Francisca Lima Pereira Francisco Martins Pereira Lara Raquel Mateus Félix Poinhos Luana

Leia mais

ACTA DA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DO CONCELHO DE ALIJÓ DO DIA DEZASSEIS DE NOVEMBRO DE DOIS MIL E NOVE

ACTA DA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DO CONCELHO DE ALIJÓ DO DIA DEZASSEIS DE NOVEMBRO DE DOIS MIL E NOVE 1 ACTA DA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DO CONCELHO DE ALIJÓ DO DIA DEZASSEIS DE NOVEMBRO DE DOIS MIL E NOVE --------Aos dezasseis dias do mês de Novembro de dois mil e nove, pelas nove

Leia mais

Um projecto para o futuro... inspirado no passado

Um projecto para o futuro... inspirado no passado Um projecto para o futuro...... inspirado no passado O espírito da Escola de Sagres do séc. XV, onde académicos, exploradores e navegadores internacionais se juntavam para aprofundar o conhecimento humano

Leia mais

Parlamento dos Jovens 2016

Parlamento dos Jovens 2016 Parlamento dos Jovens 2016 RACISMO, PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO AO DEBATE! estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias. O Racismo, preconceito e discriminação foi o tema em

Leia mais

Ministério da Educação e Ciência Resultados da 1ª Fase do Concurso Nacional de Acesso de 2015

Ministério da Educação e Ciência Resultados da 1ª Fase do Concurso Nacional de Acesso de 2015 14511846 ALEXANDRA RODRIGUES PAIS Colocada em 5402 9007 14157296 ANA CAROLINA FERREIRA MENDES Colocada em 1103 9223 14508883 ANA RITA BARBOSA DE SOUSA Colocada em 1110 9813 15375156 ANA RITA MADANÇOS VILAÇA

Leia mais

Faltas nas Sessões de Assembleia

Faltas nas Sessões de Assembleia Faltas nas Sessões de Assembleia 18ª Reunião 4ª Reunião de Continuação 1ª Sessão Ordinária (18 Fev.) 18 de Março de Ana Páscoa Baptista (PCP) - 19ª Reunião 11ª Sessão Extraordinária (1ª Reunião) 25 de

Leia mais

Programa de Candidatura

Programa de Candidatura Programa de Candidatura Pela Ortodontia Pelos Especialistas PROGRAMA DE CANDIDATURA Estimados Colegas e Amigos, No final de mais um mandato da Direção do Colégio, impõe-se uma breve reflexão sobre os últimos

Leia mais

Reportagem, textos e imagens: jornalista Bárbara Herbert. Parlamento dos Jovens- 2014/2015. Todos os deputados do PJ Secundário

Reportagem, textos e imagens: jornalista Bárbara Herbert. Parlamento dos Jovens- 2014/2015. Todos os deputados do PJ Secundário O VILHENAS Edição Especial - Julho de 2015 Escola Secundária Filipa de Vilhena Reportagem, textos e imagens: jornalista Bárbara Herbert Parlamento dos Jovens- 2014/2015 Todos os deputados do PJ Secundário

Leia mais

Preâmbulo. Objetivos. Metodologia

Preâmbulo. Objetivos. Metodologia Preâmbulo Numa sociedade democrática é fundamental que existam mecanismos de participação que permitam aos jovens o desenvolvimento de competências de cidadania que lhes possibilitem a formulação de ideias

Leia mais

Fórum Concelhio Para a Promoção da Saúde

Fórum Concelhio Para a Promoção da Saúde Fórum Concelhio Para a Promoção da Saúde CASCAIS SAUDÁVEL 1. Contexto SÓCIO-POLÍTICO: Saúde na ordem do dia Envelhecimento da população Sustentabilidade do SNS Transferência de competências para as Autarquias

Leia mais

COMPOSIÇÃO DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA, GOVERNOS CONSTITUCIONAIS E PRESIDENTES DA REPÚBLICA ( )

COMPOSIÇÃO DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA, GOVERNOS CONSTITUCIONAIS E PRESIDENTES DA REPÚBLICA ( ) COMPOSIÇÃO DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA, GOVERNOS CONSTITUCIONAIS E PRESIDENTES DA REPÚBLICA (1976-015) I LEGISLATURA (1976-1980) Eleição em 5 de abril de 1976 107 PPD 73 40 CDS 4 UDP 1 Em 07.1979, 3 Deputados

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO Nº 92. Dezembro de 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 92. Dezembro de 2006 BOLETIM INFORMATIVO Nº 92 Dezembro de 2006 No mês de Dezembro de 2006, o Conselho Superior do Ministério Público reuniu no dia 12, em plenário e em secções de classificação, na sede da Procuradoria-Geral

Leia mais

Parlamento dos Jovens 2015/2016 Colégio Campo de Flores - A nossa jornada

Parlamento dos Jovens 2015/2016 Colégio Campo de Flores - A nossa jornada Parlamento dos Jovens 2015/2016 Colégio Campo de Flores - A nossa jornada Introdução O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens, do ensino público, privado

Leia mais

Ata do escrutínio da votação para eleição dos delegados à Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Bridge (FPB) para o quadriénio

Ata do escrutínio da votação para eleição dos delegados à Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Bridge (FPB) para o quadriénio Ata do escrutínio da votação para eleição dos delegados à Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Bridge (FPB) para o quadriénio 2017-2020 O processo eleitoral iniciou-se no dia 15 de julho de 2016,

Leia mais

EDITAL. Realização da Prova: 11 de julho na sala B108. Publicação do resultado da Prova: 14 de julho. Reclamação: 14 a 17 de julho

EDITAL. Realização da Prova: 11 de julho na sala B108. Publicação do resultado da Prova: 14 de julho. Reclamação: 14 a 17 de julho EDITAL Concurso Especial para titulares de Curso Técnico Superior Profissional que se candidatem a um ciclo de estudos na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF) para o ano letivo de 2017/2018

Leia mais

Plano Anual de Actividades Projecto Museu Escolar Dinamizado por: Ano Lectivo 2010/2011

Plano Anual de Actividades Projecto Museu Escolar Dinamizado por: Ano Lectivo 2010/2011 Plano Anual de Actividades Projecto Museu Escolar Dinamizado por: António Inácio e António Montezo Ano Lectivo 2010/2011 CALENDARIZAÇÃO ACTIVIDADES OBJECTIVOS ARTICULAÇÃO INTERDISCIPLINAR PÚBLICO-ALVO

Leia mais

VI CONGRESSO DOS SOLICITADORES REGULAMENTO

VI CONGRESSO DOS SOLICITADORES REGULAMENTO VI CONGRESSO DOS SOLICITADORES REGULAMENTO Capítulo I Objetivos, data e local de realização Artigo 1.º Objetivos O Congresso tem como objetivos pronunciar-se sobre o exercício da solicitadoria, sobre questões

Leia mais

VOTAÇÕES EFETUADAS EM DELIBERAÇÃO. Voto n.º 220/XII/4.ª, apresentado pelo PPD/PSD, de Pesar pelo falecimento de Vítor Pereira Crespo;

VOTAÇÕES EFETUADAS EM DELIBERAÇÃO. Voto n.º 220/XII/4.ª, apresentado pelo PPD/PSD, de Pesar pelo falecimento de Vítor Pereira Crespo; VOTAÇÕES EFETUADAS EM 2014-10-03 Voto n.º 220/XII/4.ª, apresentado pelo PPD/PSD, de Pesar pelo falecimento de Vítor Pereira Crespo; Aprovado por unanimidade Voto n.º 218/XII/4.ª, apresentado pelo BE, de

Leia mais

Proposta Plano de Ação

Proposta Plano de Ação Proposta Plano de Ação Biénio 2015-2017 Caros Associados da Associação Nacional de Professores de Informática, Juntou-se esta equipa com o objetivo de se candidatar aos Órgãos Sociais da Associação Nacional

Leia mais

Associação Portuguesa de Avaliação

Associação Portuguesa de Avaliação Termo de Abertura Vai este livro servir para as actas das reuniões e deliberações da Associação Portuguesa de Avaliação. Lisboa, 16 de Março de 2009 1 ACTA N.º 1 Aos dezasseis dias do mês de Março de dois

Leia mais

Manual. Representantes dos pais e encarregados de educação da turma e da sala

Manual. Representantes dos pais e encarregados de educação da turma e da sala Manual Representantes dos pais e encarregados de educação da turma e da sala Reuniões de Turma As reuniões com os diretores de turma (no 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e no ensino secundário) ou com

Leia mais

Capítulo I. Definição, Objecto e Objectivos da RBAL. Cláusula 1.ª. Definição. Cláusula 2.ª. Objecto. Cláusula 3.ª. Objectivos

Capítulo I. Definição, Objecto e Objectivos da RBAL. Cláusula 1.ª. Definição. Cláusula 2.ª. Objecto. Cláusula 3.ª. Objectivos PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO Preâmbulo A Rede de Bibliotecas de Alcochete, adiante designada RBAL, visa a prossecução de uma dinâmica de trabalho colaborativo quer ao nível da organização, gestão e disponibilização

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA Comissão da Administração Pública, Poder Local e Comunicação Social 4ª Comissão

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA Comissão da Administração Pública, Poder Local e Comunicação Social 4ª Comissão ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA Comissão da Administração Pública, Poder Local e Comunicação Social 4ª Comissão Relatório de apreciação na especialidade n. 3/2012 De 13 de Dezembro 1. Assunto: Projecto de Revisão

Leia mais

Manual de. Orientação

Manual de. Orientação 2015 Manual de Orientação Deise Cristini Levindo de Oliveira Marcella Romero de Paula Lucas de Castro Pacheco da Cunha Vereadora jovem 2014 Vereadora jovem 2014 Vereador jovem 2014 Sumário O que é o Parlamento

Leia mais

ARQUIVO MÁRIO SOARES

ARQUIVO MÁRIO SOARES ARQUIVO MÁRIO SOARES PASTA N.º 0125,005 Imagem n.º: 2 N.º ou Ref.ª: Data: 22/7/1981 Subscritores da moção Novo Rumo para o PS no Distrito de Leiria MS SG PS Em anexo doc im. 3 Descrição: Envio de doc.

Leia mais

'HVHQKR,, 7XUPD Ana Paula Borges de Almeida Ana Rita Brito de Faria Ana Rita Silva Oliveira Goulao

'HVHQKR,, 7XUPD Ana Paula Borges de Almeida Ana Rita Brito de Faria Ana Rita Silva Oliveira Goulao 1 051201005 Ana Paula Borges de Almeida 2 051203007 Ana Rita Brito de Faria 3 051203060 Ana Rita Silva Oliveira Goulao 4 031201003 Bruno Jose Coelho de Sousa 5 051202007 Bruno Miguel da Silva Areias 6

Leia mais

16 as JORNADAS NACIONAIS DE UROLOGIA EM MEDICINA FAMILIAR PROGRAMA CIENTÍFICO. Lisboa, Hotel Sana Metropolitan, 17 e 18 de Março de 2016

16 as JORNADAS NACIONAIS DE UROLOGIA EM MEDICINA FAMILIAR PROGRAMA CIENTÍFICO. Lisboa, Hotel Sana Metropolitan, 17 e 18 de Março de 2016 16 as JORNADAS NACIONAIS DE UROLOGIA EM MEDICINA FAMILIAR Presidente: Manuel Mendes Silva Coordenador de Urologia: José Santos Dias Coordenadora de Medicina Geral e Familiar: Catarina Empis Comissão Organizadora:

Leia mais

Ministério da Educação e Ciência EXAMES FINAIS NACIONAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO PAUTA FINAL

Ministério da Educação e Ciência EXAMES FINAIS NACIONAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO PAUTA FINAL 14475722 ALEXANDRE MIGUEL PINHEIRO BONITO Não -------- 092 09 09 (nove) ------------------- 30532488 ALEXANDRU CIOBANU Sim 17 128 13 16 (dezasseis) Aprovado 14706670 ANA CATARINA RODRIGUES QUADRADO Não

Leia mais

Guia para os Professores

Guia para os Professores Guia para os Professores Introdução O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa institucional da Assembleia da República (AR) desenvolvida em parceria com: O Ministério da Educação e Ciência através das Direções

Leia mais

Estrutura da apresentação

Estrutura da apresentação Your own footer Estrutura da apresentação (as nossas linhas orientadoras) 1. Comunicar e partilhar para uma escola mais informada 2. Cooperar e mobilizar para uma escola mais completa 3. Pensar o outro

Leia mais

Sua Excelência Presidente da República de Angola, Engenheiro José Eduardo dos Santos,

Sua Excelência Presidente da República de Angola, Engenheiro José Eduardo dos Santos, Sua Excelência Presidente da República de Angola, Engenheiro José Eduardo dos Santos, Excelentíssima Primeira-Dama da República de Angola, Drª Ana Paula dos Santos, Excelentíssimo Senhor Vice-Presidente

Leia mais

SESSÃO NACIONAL 2016 ESCOLAS E DEPUTADOS ELEITOS

SESSÃO NACIONAL 2016 ESCOLAS E DEPUTADOS ELEITOS SESSÃO NACIONAL 2016 ESCOLAS E DEPUTADOS ELEITOS MESA DA SESSÃO NACIONAL Presidente: Fábio David (Leiria) Vice-Presidente: Vasco Frazão (Madeira) Secretários da Mesa: Manuel Silva (Açores) e Clara Martins

Leia mais