RAZÕES ENTRE AS DOSES EFETIVAS PARA MODELOS TOMOGRÁFICOS E MATEMÁTICOS EM EXPOSIÇÕES INTERNAS A ELÉTRONS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RAZÕES ENTRE AS DOSES EFETIVAS PARA MODELOS TOMOGRÁFICOS E MATEMÁTICOS EM EXPOSIÇÕES INTERNAS A ELÉTRONS"

Transcrição

1 2005 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2005 Santos, SP, Brazil, August 28 to September 2, 2005 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: RAZÕES ENTRE AS DOSES EFETIVAS PARA MODELOS TOMOGRÁFICOS E MATEMÁTICOS EM EXPOSIÇÕES INTERNAS A ELÉTRONS Richard Kramer 1, Helen J. Khoury 1, Fernando R. A. Lima 2, José W. Vieira 3, Hélio Yoriyaz 4, e Eduardo C. M. Loureiro 5 1 Departamento de Energia Nuclear (DEN/UFPE) Av. Prof. Luis Freire, Recife, PE rkramer@uol.com.br e hjkhoury@globo.co 2 Centro Regional de Ciências Nucleares (CRCN/CNEN-PE) Av. Prof. Luis Freire, Recife, PE falima@cnen.gov.br e 2 Faculdade Boa Viagem (FBV-PE) Rua Prof. Eduardo Wanderley Filho, Recife, PE 3 Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco (CEFET-PE) Av. Prof. Luiz Freire, Recife, PE jwvieira@br.inter.net 4 Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/CNEN-SP) Av. Prof. Lineu Prestes, São Paulo, SP hyoriyaz@ipen.br 5 Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (POLI/UPE). Rua Benfica, Recife, PE eduloureiro@uol.com.br RESUMO O desenvolvimento de novos e sofisticados códigos Monte Carlo e de fantomas humanos tomográficos também chamados fantomas de voxels motivaram a Comissão Internacional Proteção Radiológica a rever os tradicionais modelos de exposição, que, até então, calculavam coeficientes de dose efetiva para órgãos e tecidos com base nos fantomas matemáticos do tipo MIRD5. Este trabalho mostra os resultados de cálculos realizados com os fantomas tomográficos MAX (Male Adult voxel) e FAX (Female Adult voxel), recentemente desenvolvidos pelos autores, bem como com os fantasmas do tipo MIRD5, ADAM e EVA, acoplados aos códigos Monte Carlo EGS4 e MCNP4C, para exposições internas com elétrons de energias entre 100 kev e 4 MeV, para vários órgãos-fontes. As doses efetivas para os modelos de exposição são analisadas levando-se em conta o código Monte Carlo utilizado, as composições dos tecidos e a anatomia dos modelos do corpo humano. Os resultados indicam que, para exposições internas a elétrons, a utilização de modelos de exposição baseados em voxels acarreta mudanças nos valores das doses efetivas entre +20% e -40%, dependendo das energias e geometrias consideradas, quando comparados com os correspondentes resultados obtidos com fantasmas do tipo MIRD5.

2 1. INTRODUÇÃO Os coeficientes de conversão (CCs) entre dose efetiva e quantidades físicas que caracterizem a fonte radioativa foram publicados pela Comissão Internacional de Proteção Radiológica (International Commission on Radiological Protection, ICRP) para exposições internas com o objetivo de facilitar a interpretação da atividade acumulada em um órgão-fonte em termos da quantidade mais importante para a proteção radiológica. Esta quantidade fundamental para a proteção radiológica, a dose efetiva, é definida como a soma ponderada das doses equivalentes em todos os órgãos e tecidos radiossensíveis do corpo. Ela é dada pela expressão E = w H, T T T onde H T é a dose equivalente no tecido ou órgão T e w T é o fator de peso do tecido T [1]. De acordo com a Tabela 1, a ICRP recomenda fatores de peso do tecido para 13 tecidos e órgãos selecionados e um único fator de peso para um grupo de 10 tecidos e órgãos chamado resto. H T é a dose equivalente média sobre o volume do tecido T e reflete a suposição de uma relação dose-risco linear. Tabela 1: Fatores de peso do tecido segundo a ICRP 60 [1]. TECIDO/ÓRGÃO w T Testículos, Ovários 0,20 MOV*, Cólon, Pulmões, Estômago 0,12 Bexiga, Seios, Fígado, Esôfago, Tireóide 0,05 Pele, Superfície do Osso 0,01 Resto** 0,05 *MOV: Medula Óssea Vermelha; **Resto: Glândulas Adrenais, Cérebro, traquéia, Intestino Delgado, Músculos, Pâncreas, Rins, Baço, Timo e Útero. Os CCs da dose efetiva foram calculados aplicando-se métodos Monte Carlo de transporte da radiação para representações do corpo humano, os chamados fantomas (neologismo de phantoms) matemáticos ou estilizados. O tamanho e a forma do corpo destes fantomas e seus órgãos são descritos por expressões matemáticas que representam combinações e interseções de planos, cilindros circulares e elípticos, esferas, cones, toros, etc. Fisher e Snyder [2, 3] introduziram este tipo de fantoma para um adulto masculino que também continha ovários e útero. Durante a compilação do relatório do Grupo de Tarefa do Homem de Referência, publicação número 23 da ICRP [4], o fantoma foi aperfeiçoado por Snyder e colaboradores [5, 6]. A partir de então é referenciando como fantoma MIRD 5 (MIRD 5, Medical Internal Radiation Dose Committee, folheto número 5). O fantoma MIRD 5 foi a base de várias derivações que representavam recém-nascidos e crianças de diversas faixas etárias [7], fantomas com gêneros específicos, os chamados

3 ADAM e EVA [8], e uma adulta grávida [9]. A altura, a massa total e as massas dos órgãos dos fantomas MIRD estão em concordância com os dados do Homem de Referência de 1975 [4]. Para emissores beta homogeneamente distribuídos nos vários órgãos do corpo humano, este artigo apresenta razões entre doses efetivas calculadas tanto com os fantomas matemáticos ADAM e EVA quanto com os fantomas de voxels MAX e FAX, para mostrar as conseqüências dosimétricas da troca de modelos de exposição matemáticos por modelos tomográficos. Por falta de dados Monte Carlo publicados foi feita uma comparação com os CCs analiticamente calculados, publicados no folheto número 11 do MIRD [10]. 2. MATERIAIS E MÉTODOS 2.1 Os Fantomas MAX e FAX O MAX e a FAX foram desenvolvidos com base em imagens CT de pacientes [11, 12]. Após a segmentação, os volumes dos órgãos e tecidos radiossensíveis foram ajustados para se adequarem aos valores de referência definidos na ICRP 89 [13]. Os fantomas têm estrutura esquelética heterogênea com composições específicas de voxels do tecido esquelético baseadas nas massas, nas distribuições percentuais e nos fatores celulares da ICRP 70 [14]. Isto foi alcançado utilizando-se o chamado Método dos Números CT [15], na adaptação de Kramer e colaboradores [11], que leva em conta os números CT (valores dos tons cinzas) contidos nos pixels dos ossos das imagens CT. Assim foi possível melhorar o cálculo da dose equivalente para a medula óssea vermelha (MOV). Já o cálculo da dose equivalente na pele foi feito por separação dosimétrica e não por segmentação geométrica. Este tecido foi tomado como uma camada superficial de 1,5 mm no MAX e 1,2 mm na FAX, nos voxels periféricos destes fantomas, cuja aresta dos voxels mede 3,6 mm. Descrições detalhadas de ambos os fantomas de voxels são encontradas em Kramer e colaboradores [11, 12]. As Figuras 1 e 2 mostram vistas frontais e laterais do MAX e da FAX, respectivamente. Figura 1: O fantoma MAX. Figura 2: O fantoma FAX.

4 2.2 Os Fantomas ADAM e EVA Os fantomas ADAM e EVA foram obtidos de Kramer e colaboradores [8]. As massas dos seus órgãos e tecidos correspondem às especificações da ICRP 23 [4]. A Figura 3 mostra vistas frontais destes fantomas matemáticos. Figura 3: Os fantomas ADAM e EVA. 2.3 O Código Monte Carlo EGS4 O código Monte Carlo EGS4 [16] simula o transporte acoplado de elétrons e fótons através de meios arbitrários. A versão padrão do EGS4 aplica um método Monte Carlo análogo e foi esta a versão utilizada neste trabalho, que também incluiu o algoritmo PRESTA [17]. 2.4 Modelos De Exposição Para qualquer condição de exposição dada, o CC da dose efetiva é fundamentalmente uma função da anatomia do fantoma, da composição de tecido e do código Monte Carlo. Para estudar os efeitos dosimétricos destas três componentes em separado, foram desenvolvidos os seguintes modelos de exposição: a) O código Monte Carlo EGS4 conectado aos fantomas ADAM e EVA com a composição de tecido original do ORNL [8]. b) O código Monte Carlo EGS4 conectado aos fantomas ADAM e EVA com composições de tecido baseadas na ICRU 44 [18]. c) Os códigos Monte Carlo EGS4 e MCNP4C conectados aos fantomas MAX e FAX com composições de tecido baseadas na ICRU 44 e na distribuição de tecido esquelético da ICRP 70 [14].

5 3. RESULTADOS As razões de dose efetiva apresentadas na seqüência foram calculadas para emissores beta homogeneamente distribuídos nos rins, no esqueleto e no baço, com energias do elétron variando de 100 kev a 4 MeV. As doses equivalentes são médias tomadas sobre o volume dos órgãos e tecidos de interesse. A dose efetiva foi determinada como recomendado na ICRP 68 [19]. A dose equivalente no grupo Resto foi calculada de acordo com a ICRP 60 [1], que recomenda a média ponderada das doses equivalentes com base nas massas dos órgãos e tecidos contribuintes. Também foi levada em conta a nota de rodapé 3 da Tabela 2 da ICRP 60, que diz o seguinte: Se a dose equivalente de um dos órgãos ou tecidos do grupo Resto for maior do que a máxima dose equivalente dos órgãos ou tecidos principais, então a metade do fator de peso para o Resto deve ser aplicada à dose equivalente deste órgão ou tecido dominante, enquanto a outra metade deve ser usada para a média aritmética da dose equivalente nos demais órgão ou tecidos do grupo. Neste estudo se o coeficiente de variância de um órgão ou tecido mencionado na Tabela 1 superou os 30%, então sua dose equivalente foi desconsiderada. 3.1 Comparação com o MIRD 11 Até o presente, nenhum dado Monte Carlo de referência foi encontrado para permitir cálculos comparativos diretos da dose efetiva por atividade acumulada advinda da exposição interna a emissores betas. Assim, a comparação foi feita com dados encontrados no folheto MIRD número 11 [10], calculados analiticamente para o fantoma MIRD 5 com base na suposição de que a energia emitida é totalmente absorvida no órgão-fonte. No cálculo com o modelo de exposição ADAM/EGS4 este caso foi simulado fazendo a energia de corte do elétron igual à sua energia inicial. A Tabela 2 apresenta a dose equivalente para o baço por unidade de atividade acumulada de Sr-90, P-32 e Y-90 homogeneamente distribuídos no baço do MIRD 5 e do ADAM, respectivamente. Considerando a significativa diferença entre os métodos aplicados nos cálculos, a concordância entre os dois conjuntos de doses equivalentes para o baço é satisfatória. Tabela 2: Dose equivalente para o baço por atividade acumulada para emissores beta no baço. Radionuclídeo Energia Média (MeV) MIRD 11 (mgy/bq.s) ADAM/EGS4 (mgy/bq.s) Diferença Percentual (%) Sr-90 0,196 1,730E-10 1,808E-10 4,5 P-32 0,695 6,150E-10 6,410E-10 4,2 Y-90 0,935 8,250E-10 8,623E-10 4,5 Órgão-fonte: Baço; Órgão-alvo: Baço.

6 3.2 Trocando as composições de tecido O estudo da troca das composições de tecido e da anatomia humana foi realizado com os fantomas ADAM e EVA. As composições de tecido iniciais [8] são mostradas nas colunas 2, 3, 4 e 5 (ADEV) da Tabela 3, exceto frações muito pequenas dos elementos mais pesados. Nos fantomas ADAM e EVA, a composição de tecido mole não foi usada apenas para órgãos como fígado, estômago, pâncreas, etc., mas também para as regiões sem nomes específicos nas vizinhanças dos órgãos, dos pulmões e do esqueleto, que, em humanos reais são geralmente preenchidas com gordura ou músculo. As novas composições (ADEV44), que são mostradas nas colunas de 6, 7, 8, 9, 10 e 11 da Tabela 3, são baseadas nos dados fornecidos pela ICRU 44 [18] e, adicionalmente, o esqueleto da mistura ADEV44 foi projetado para conter 11,3% de cálcio, como recomendado pela ICRP 70 [14]. Como os fantomas ADAM e EVA não têm gordura e músculo segmentados separadamente, as misturas homogêneas ADIMUSM e ADIMUSF dos dois tecidos foram definidas com base nas razões mássicas do MAX e da FAX, respectivamente. As massas da MOV baseadas na ICRP 23, as frações de massa da MOV e o modelo para cálculo da MOV dos fantomas ADEV [8] não foram alterados neste estágio. Tabela 3: Composições de tecido (em %) para os fantomas ADEV e ADEV44. ADEV ADEV44 ADAM44 EVA44 Elemento TM Pele Pulmões Esqueleto TM Pele Pulmões Esqueleto ADIMUSM ADIMUSF H 10 10, , ,3 7,2 10,6 10,8 C 23 26, ,5 20,4 10,5 31,3 30,8 37,1 N 2,3 4,3 2,8 3,9 2,6 4,2 3,1 3,2 2,4 2,1 O ,5 64,5 74,9 41,1 55,4 49,4 Na 0,13 0,01 0,2 0,32 0,2 0,2 0,2 0,1 0,1 0,1 Mg 0,015 0,005 0,007 0,11 0,1 P 0,24 0,3 0,08 6,9 0,2 0,1 0,2 5,3 0,128 0,1 S 0,22 0,15 0,23 0,17 0,18 0,2 0,3 0,25 0,227 0,2 Cl 0,14 0,25 0,27 0,14 0,22 0,3 0,3 0,1 0,1 0,1 K 0,21 0,1 0,2 0,15 0,21 0,1 0,2 0,05 0,245 0,2 Ca 0,14 0,007 9,9 0,01 11,3 Fe 0,006 0,002 0,04 0,008 0,01 ρ [gcm -3 ] 0,98 1,105 0,296 1,486 1,05 1,09 0,26 1,469 1,012 1,00 TM: Tecido mole; ADIMUSM (F): 36,2% (50,7%) de gordura + 63,8% (49,3%) de músculo.

7 Razão entre doses efetivas 1,10 EXPOSIÇÃO INTERNA A ELÉTRONS 1,05 1,00 0,95 ADEV44 / ADEV 0,90 0, Energia do Elétron (MeV) RINS ESQUELETO BAÇO Figura 4: Conseqüências da troca da composição de tecido. A Figura 4 mostra as razões entre doses efetivas calculadas com os fantomas ADEV e ADEV44 para emissores beta monoenergéticos homogeneamente distribuídos nos rins, no esqueleto e no baço, como uma função da energia do elétron. A introdução das composições baseadas na ICRU 44 leva a um decréscimo da dose efetiva de cerca de 6%, quando os rins e o baço são os órgãos-fontes, enquanto quase não se observam mudanças quando o esqueleto é o órgão-fonte. 3.3 Trocando a anatomia A troca dos corpos estilizados MIRD 5 por corpos humanos reais foi feitas em duas etapas: Inicialmente, as versões homogeneizadas dos fantomas MAX e FAX, chamadas MAXHOM e FAXHOM, foram desenvolvidas, cada uma contendo um esqueleto homogêneo e misturas homogêneas de gordura e músculo, com as composições de tecido mostradas nas colunas de 6 a 11 da Tabela 3, e ainda com o modelo da MOV baseado na ICRP 23. Em termos das composições elementares dos tecidos e suas distribuições através do corpo, o ADAM44 e o MAXHOM, bem como a EVA44 e a FAXHOM, são equivalentes. Assim, espera-se que todas as diferenças de doses equivalentes entre os dois pares de fantomas tenham como causa apenas as suas diferentes anatomias geométricas, i.e., diferenças de volume, forma e localização dos órgãos e tecidos.

8 1,20 Razão entre doses efetivas 1,10 1,00 0,90 EXPOSIÇÃO INTERNA A ELÉTRONS 0,80 0,70 MHOM-FHOM / ADEV44 0,60 0, Energia do Elétron (MeV) RINS ESQUELETO BAÇO Figura 5: Conseqüências da troca da anatomia. A Figura 5 apresenta as razões entre doses efetivas para os dois pares de fantomas com tecidos equivalentes, devidas a emissores beta homogeneamente distribuídos nos rins, no esqueleto e no baço, para energias do elétron entre 100 kev e 4 MeV, com as composições de tecido baseadas na ICRU 44, e com os modelos da MOV baseados na ICRP 23 aplicados aos dois pares. ADEV44 representa os fantomas ADAM44 e EVA44, enquanto MHOM-FHOM os fantomas MAXHOM e FAXHOM. A introdução de uma anatomia humana real em geral leva a um crescimento da dose efetiva, uma observação também válida para emissores internos de fótons [20]. As razões são as distâncias mais curtas entre os órgãos em um corpo humano real comparadas às distâncias similares nos fantomas do tipo MIRD. A Figura 5 mostra aumento de até 17% para a dose efetiva do esqueleto, e de até 3,5% para o baço. Porém, o aumento da dose efetiva nos casos de emissores internos de elétrons é usualmente menor porque os elétrons têm alcance menor do que os fótons, para uma dada energia. O decréscimo da dose efetiva para os rins mostrado na Figura 5 se deve à presença de voxels de urina nos rins dos fantomas MAXHOM e FAXHOM. Uma parte da energia emitida dos radionuclídeos no córtex dos rins do MAXHOM e da FAXHOM é absorvida pelos voxels de urina. Portanto, esta energia não aparece na dose equivalente para os rins. Como o córtex dos rins dos fantomas de voxels tem quase a mesma massa dos rins do ADEV, as doses efetivas por atividade acumulada para os fantomas MAXHOM e FAXHOM tornam-se menores como se vê na razão para os rins da Figura 5. O segundo passo da transição dos fantomas do tipo MIRD para os de voxels representa a introdução das massas baseadas na ICRP 70, das frações de massa e dos fatores celulares para a MOV, dos fatores de correção revisados para fotoelétrons, dos tecidos do esqueleto distribuídos heterogeneamente entre os voxels de osso, e das regiões segmentadas separadamente para gordura e músculo.

9 Os primeiros três itens afetam a dose equivalente para a superfície do osso (= esqueleto) e para a MOV. A Figura 6 mostra que há pouca mudança na dose efetiva para os órgãos-fontes rins e baço, após a introdução dos tecidos do esqueleto heterogeneamente distribuídos ou da separação entre gordura e músculo. A maior parte dos elétrons é absorvida pelos órgãosfontes de tecido mole e aquelas partículas de alta energia alcançam a vizinhança do osso não alteram, significativamente, a dose equivalente para a superfície do osso ou para a MOV. Quando o esqueleto é o órgão-fonte, a dose efetiva diminui entre 1% e 4% por causa dos diferentes modelos envolvidos na dosimetria do esqueleto. Razões entre doses efetivas 1,04 EXPOSIÇÃO INTERNA A ELÉTRONS 1,02 1,00 0,98 MAX-FAX / MHOM-FHOM 0,96 0, Energia do Elétron (MeV) RINS ESQUELETO BAÇO Figura 6: Introdução de tecidos do esqueleto heterogeneamente distribuídos, de gordura e de músculos. A Figura 7 resume as trocas das composições de tecido e da anatomia bem como a introdução dos tecidos do esqueleto heterogeneamente distribuídos, da gordura e dos músculos, e do modelo da MOV. Para os órgãos-fontes aqui considerados os resultados mostram um aumento da dose efetiva em cerca de 17% quando o esqueleto é o órgão-fonte, um decréscimo de cerca de 35% da dose efetiva quando o córtex dos rins é o órgão-fonte, e um leve crescimento de 3,5% quando o órgão-fonte é o baço.

10 Razões entre doses efetivas 1,20 EXPOSIÇÃO INTERNA A ELÉTRONS 1,10 1,00 0,90 0,80 0,70 MAX-FAX / ADEV EGS4 0,60 0, Energia do Elétron (MeV) RINS ESQUELETO BAÇO Figura 7: Conseqüências da troca do modelo de exposição ADAM-EVA pelo MAX- FAX. 4. CONCLUSÕES O propósito deste artigo foi investigar as conseqüências dosimétricas para a dose efetiva da irradiação interna com elétrons, quando o modelo de exposição ADAM-EVA é trocado pelo modelo MAX-FAX. A análise foi feita separadamente para a troca do código Monte Carlo, da composição de tecido e da anatomia. Os dados foram apresentados como razões entre doses efetivas como função da energia do elétron, para três diferentes órgãos-fontes. Para energias do elétron entre 100 kev e 4 MeV, os resultados mostraram que a repetição dos cálculos do MIRD 11 com o modelo de exposição ADAM/EGS4 acarreta uma diferença de 5% para a dose equivalente para o órgão-fonte. A introdução das composições de tecido baseadas na ICRU 44 leva a uma diminuição na dose efetiva de até 6%, enquanto a troca do MIRD 5 por fantomas de voxels provoca um aumento de até 17%, ou um decréscimo de cerca de 35%, dependendo do órgão-fonte considerado. Se a troca do código Monte Carlo também for levada em conta, a transição de modelos de exposição do tipo MIRD 5 para modelos de voxels pode provocar variações na dose efetiva de, pelo menos, cerca de 20% a 40%, para os órgãos-fontes considerados nesta investigação. AGRADECIMENTOS Os autores gostariam de agradecer ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq, e à Fundação de Amparo à Ciência do Estado de Pernambuco FACEPE, pelo suporte financeiro.

11 REFERÊNCIAS [1] ICRP 60, 1990 Recommendations of the International Commission on Radiological Protection, ICRP Publication 60, International Commission On Radiological Protection, Pergamon Press, Oxford, (1991). [2] FISHER H L and Snyder W S, Distribution of Dose in the Body from a Source of Gamma Rays Distributed Uniformly in an Organ, Report no. ORNL-4168, Oak Ridge National Laboratory, Oak Ridge, Tenn., USA, (1967). [3] FISHER H L and Snyder W S, Distribution of Dose in the Body from a Source of Gamma Rays Distributed Uniformly in an Organ, In: Proceedings of the First International Congress on Radiation Protection, Pergamon Press, Oxford, pp , (1968). [4] ICRP 23, Report of the Task Group on Reference Man, ICRP publication 23, International Commission on Radiological Protection, Pergamon Press, Oxford, (1975). [5] SNYDER W S, FORD M R, WARNER G G and WATSON G G, Revision of MIRD Pamphlet no. 5 Entitled Estimates of Absorbed Fractions for Monoenergetic Photon Sources Uniformly Distributed in Various Organs of a Heterogeneous Phantom. ORNL-4979, Oak Ridge National Laboratory, Oak Ridge, Tenn., (1974). [6] SNYDER W S, FORD M R and WARNER G G, Estimates of Absorbed Fractions for Monoenergetic Photon Sources Uniformly Distributed in Various Organs of a Heterogeneous Phantom, MIRD Pamphlet no. 5, Revised, Society of Nuclear Medicine, New York N. Y., (1978). [7] CRISTY M, Mathematical Phantoms Representing Children at Various Ages for Use in Estimates of Internal Dose, Report ORNL/NUREG/TM-367, Oak Ridge National Laboratory, Oak Ridge, Tenn., USA, (1980). [8] KRAMER R, ZANKL M, WILLIAMS G and DREXLER G, The Calculation of Dose from External Photon Exposures Using Reference Human Phantoms and Monte Carlo Methods. Part I: The Male (Adam) and Female (Eva) Adult Mathematical Phantoms. GSF-Report S-885. Reprint july Institut für Strahlenschutz, GSF-Forschungszentrum für Umwelt und Gesundheit, Neuherberg- Muenchen, (1982). [9] STABIN M, WATSON E, CRISTY M, RYMAN J, ECKERMAN K, DAVIS J, MARSHALL D and GEHLEN K, Mathematical Models and Specific Absorbed Fractions of Photon Energy in the Nonpregnant Adult Female and at The End of Each Trimester of Pregnancy. Report no. ORNL/TM-12907, Oak Ridge National Laboratory, Oak Ridge, Tenn., USA, (1995). [10] SNYDER W S, FORD M R, WARNER G G, WATSON S B, S, Absorbed Dose per Unit Cumulated Activity for Selected Radionuclides and Organs. MIRD pamphlet No.11, The Society of Nuclear Medicine (1975). [11] KRAMER R, VIEIRA J W, KHOURY H J, LIMA F R A and FUELLE D, All About MAX: A Male Adult VoXel Phantom for Monte Carlo Calculations in Radiation Protection Dosimetry, Phys. Med. Biol., 48, No.10, , (2003). [12] KRAMER R., VIEIRA J. W., KHOURY H. J., LIMA F. R. A., LOUREIRO E. C. M., LIMA V. J. M. and HOFF G., All about FAX: a Female Adult voxel Phantom for Monte Carlo Calculation in Radiation Protection Dosimetry, Phys. Med. Biol. 49, , (2004). [13] ICRP 89, Basic Anatomical and Physiological Data for Use in Radiological Protection: Reference Values. ICRP Publication 89, International Commission on Radiological Protection, Pergamon Press, Oxford, (2003).

12 [14] ICRP 70, Basic Anatomical and Physiological Data for use in Radiological Protection: The Skeleton. ICRP Publication 70. International Commission on Radiological Protection, Pergamon Press, Oxford, (1995). [15] ZANKL M and WITTMANN A, The Adult Male Voxel Model Golem Segmented from Whole-Body CT Patient Data. Radiat Environ Biophys. 40: , (2001). [16] NELSON W R, HIRAYAMA H and ROGERS D W O, The EGS4 Code System. SLAC-265 Stanford Linear Accelerator Center, Stanford University, Stanford, California, (1985). [17] BIELAJEW A F and ROGERS D W O, PRESTA: The Parameter Reduced Electron-Step Transport Algorithm for electron Monte Carlo transport. Nuclear Instruments and Methods, B18: , (1987). [18] ICRU 44, Tissue Substitutes in Radiation Dosimetry and Measurement. ICRU Report 44. International Commission on Radiation Units and Measurements, Bethesda, MD, (1989). [19] ICRP 68, Dose Coefficients for Intakes of Radionuclides by Workers. ICRP Publication No.68, International Commission on Radiological Protection, Pergamon Press, Oxford (1995). [20] LIMA F. R. A., KRAMER R., KHOURY H. J., VIEIRA J. W., Effective Dose Ratios for Tomographic and Stylized Models from Internal Exposure to Photons. Paper submitted to the MC2005 conference, (2005).

Avaliação de dose efetiva em um fantoma antropomórfico em situações de emergência radiológica

Avaliação de dose efetiva em um fantoma antropomórfico em situações de emergência radiológica BJRS BRAZILIAN JOURNAL OF RADIATION SCIENCES 03-01 (2015) 01-07 Avaliação de dose efetiva em um fantoma antropomórfico em situações de emergência radiológica L.K. Silva a ; D.S. Santos a a Divisão de Dosimetria/Dosimetria

Leia mais

Otimização da Implementação de Modelos NURBS-3D em Simulações Dosimétricas na Física Médica

Otimização da Implementação de Modelos NURBS-3D em Simulações Dosimétricas na Física Médica UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ Centro de Pesquisas em CIÊNCIAS e TECNOLOGIAS das RADIAÇÕES- CPqCTR Otimização da Implementação de Modelos NURBS-3D em Simulações Dosimétricas na Física Médica Vivaldo

Leia mais

FANTOMA COMPUTACIONAL DE VOXEL, ASSOCIADO A FANTOMA REAL ANTROPOMÓRFICO ANTROPOMÉTRICO, PARA DOSIMETRIA EM RADIOTERAPIA DE PELVE MASCULINA

FANTOMA COMPUTACIONAL DE VOXEL, ASSOCIADO A FANTOMA REAL ANTROPOMÓRFICO ANTROPOMÉTRICO, PARA DOSIMETRIA EM RADIOTERAPIA DE PELVE MASCULINA 2005 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2005 Santos, SP, Brazil, August 28 to September 2, 2005 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 85-99141-01-5 FANTOMA COMPUTACIONAL DE

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM FANTOMA DE VOXEL ESPECÍFICO PARA SIMULAÇÃO DE BRAQUITERAPIA OCULAR

DESENVOLVIMENTO DE UM FANTOMA DE VOXEL ESPECÍFICO PARA SIMULAÇÃO DE BRAQUITERAPIA OCULAR DESENVOLVIMENTO DE UM FANTOMA DE VOXEL ESPECÍFICO PARA SIMULAÇÃO DE BRAQUITERAPIA OCULAR Marcilio S. Santos, 1, 2 Fernando R. A. Lima e 1,2, 4 José W. Vieira 1,3, 4 1 Departamento de Energia Nuclear (CNEN)

Leia mais

Brasil. viriatoleal@yahoo.com.br. igoradiologia @ hotmail.com. jwvieira@br.inter.net

Brasil. viriatoleal@yahoo.com.br. igoradiologia @ hotmail.com. jwvieira@br.inter.net 2009 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2009 Rio de Janeiro,RJ, Brazil, September27 to October 2, 2009 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 978-85-99141-03-8 APLICAÇÃO DO

Leia mais

Tratamento de Imagens Tomográficas para Uso em Dosimetria Numérica

Tratamento de Imagens Tomográficas para Uso em Dosimetria Numérica Primeiro Congresso Americano do IRPA 26 XXIV Reunião Anual da SMSR e XVII Congresso Anual da SNM Acapulco, México, de 3 a 8 de setembro de 26 Tratamento de Imagens Tomográficas para Uso em Dosimetria Numérica

Leia mais

Influência da postura do paciente na dose absorvida em órgãos e tecidos causada por exames radiológicos

Influência da postura do paciente na dose absorvida em órgãos e tecidos causada por exames radiológicos Artigo Original Revista Brasileira de Física Médica.2011;4(3):57-62. Influência da postura do paciente na dose absorvida em órgãos e tecidos causada por exames radiológicos The influence of the patient

Leia mais

Fantomas adultos em função da massa corporal, da altura e da postura usando estatísticas antropométricas Caucasianas

Fantomas adultos em função da massa corporal, da altura e da postura usando estatísticas antropométricas Caucasianas Fantomas adultos em função da massa corporal, da altura e da postura usando estatísticas antropométricas Caucasianas Richard Kramer 1, Vagner Ferreira Cassola 1, Felix Mas Milian 2, Carlos Alberto Brayner

Leia mais

Desenvolvimento de Modelo Computacional EGSnrc/Alderson-Rando Development of Computational Model of EGSnrc/Alderson-Rando

Desenvolvimento de Modelo Computacional EGSnrc/Alderson-Rando Development of Computational Model of EGSnrc/Alderson-Rando Desenvolvimento de Modelo Computacional EGSnrc/Alderson-Rando Development of Computational Model of EGSnrc/Alderson-Rando Bianca Coutinho Muniz 1,2, Claudio José Mesquita Menezes 2 1 Instituto de Educação,

Leia mais

DOSE EFETIVA E RISCO DE CÂNCER EM EXAMES DE PET/CT

DOSE EFETIVA E RISCO DE CÂNCER EM EXAMES DE PET/CT IX Latin American IRPA Regional Congress on Radiation Protection and Safety - IRPA 2013 Rio de Janeiro, RJ, Brazil, April 15-19, 2013 SOCIEDADE BRASILEIRA DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA - SBPR DOSE EFETIVA E

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DE ANÁLISE GRÁFICA E NUMÉRICA DE RESULTADOS DOSIMÉTRICOS NO SOFTWARE CALDose_X

IMPLEMENTAÇÃO DE ANÁLISE GRÁFICA E NUMÉRICA DE RESULTADOS DOSIMÉTRICOS NO SOFTWARE CALDose_X X Congreso Regional Latinoamericano IRPA de Protección y Seguridad Radiológica Radioprotección: Nuevos Desafíos para un Mundo en Evolución Buenos Aires, 12 al 17 de abril, 2015 SOCIEDAD ARGENTINA DE RADIOPROTECCIÓN

Leia mais

F ATORES DE PONDERAÇÃO PARA AS GRANDEZAS DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA

F ATORES DE PONDERAÇÃO PARA AS GRANDEZAS DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA POSIÇÃO REGULATÓRIA 3.01/002:2011 F ATORES DE PONDERAÇÃO PARA AS GRANDEZAS DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA 1. REQUISITO DA NORMA SOB INTERPRETAÇÃO Esta Posição Regulatória refere se aos requisitos da Norma CNEN

Leia mais

OBTENÇÃO DE RADIOGRAFIAS DIGITAIS SINTÉTICAS UTILIZANDO MODELOS COMPUTACIONAIS DE EXPOSIÇÃO DO TIPO FANTOMAS E VOXELS / EGS4

OBTENÇÃO DE RADIOGRAFIAS DIGITAIS SINTÉTICAS UTILIZANDO MODELOS COMPUTACIONAIS DE EXPOSIÇÃO DO TIPO FANTOMAS E VOXELS / EGS4 OBTENÇÃO DE RADIOGRAFIAS DIGITAIS SINTÉTICAS UTILIZANDO MODELOS COMPUTACIONAIS DE EXPOSIÇÃO DO TIPO FANTOMAS E VOXELS / EGS4 Roberto COSTA (1); José VIEIRA (2) ; Fernando LIMA (3) (1) Departamento de Energia

Leia mais

AVALIAÇÃO DA REDUÇÃO DA DOSE OCUPACIONAL APÓS AUTOMAÇÃO DO PROCESSO DE CALIBRAÇÃO DE MONITORES DE RADIAÇÃO GAMA

AVALIAÇÃO DA REDUÇÃO DA DOSE OCUPACIONAL APÓS AUTOMAÇÃO DO PROCESSO DE CALIBRAÇÃO DE MONITORES DE RADIAÇÃO GAMA IX Latin American IRPA Regional Congress on Radiation Protection and Safety - IRPA 2013 Rio de Janeiro, RJ, Brazil, April 15-19, 2013 SOCIEDADE BRASILEIRA DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA - SBPR AVALIAÇÃO DA REDUÇÃO

Leia mais

Aplicações de Monte Carlo em Braquiterapia

Aplicações de Monte Carlo em Braquiterapia Universidade Estadual do Rio de Janeiro Laboratório de Ciências Radiológicas Aplicações de Monte Carlo em Braquiterapia Dra. Luciana Tourinho Campos Dosimetria em Braquiterapia. Dificuldades de medição

Leia mais

Comparação entre a norma brasileira de radioproteção e a recomendação da International Commission on Radiological Protection publicadas em 2007

Comparação entre a norma brasileira de radioproteção e a recomendação da International Commission on Radiological Protection publicadas em 2007 BJRS BRAZILIAN JOURNAL OF RADIATION SCIENCES 03-01 (2015) 01-10 Comparação entre a norma brasileira de radioproteção e a recomendação da International Commission on Radiological Protection publicadas em

Leia mais

DA QUALIDADE DO FEIXE DE ACELERADORES LINEARES*

DA QUALIDADE DO FEIXE DE ACELERADORES LINEARES* Artigo Original Silva MP et al. VERIFICAÇÃO DO FATOR DE CALIBRAÇÃO E INDICADOR DA QUALIDADE DO FEIXE DE ACELERADORES LINEARES* Maria da Penha Silva 1, Helvécio Correa Mota 2, Carlos Eduardo V. de Almeida

Leia mais

Dois fantomas construídos a partir de superfícies mesh representando uma mulher adulta e um homem adulto

Dois fantomas construídos a partir de superfícies mesh representando uma mulher adulta e um homem adulto Artigo Original Dois fantomas construídos a partir de superfícies mesh representando uma mulher adulta e um homem adulto Two adult human voxel phantoms based on polygon mesh surfaces Vagner F. Cassola

Leia mais

FÍSICA MÉDICA. Aula 03 - Proteção Radiológica

FÍSICA MÉDICA. Aula 03 - Proteção Radiológica FÍSICA MÉDICA Aula 03 - Proteção Radiológica Introdução Tendo em vista os danos biológicos causados nos seres vivos pela exposição à radiação, tornou-se necessário estabelecer meios de proteção aos que

Leia mais

Danilo Chagas Vasconcelos Bolsista de Pós-doutorado

Danilo Chagas Vasconcelos Bolsista de Pós-doutorado Universidade Federal de Minas Gerais Departamento de Engenharia Nuclear Semana de Engenharia Nuclear e Ciências das Radiações Danilo Chagas Vasconcelos Bolsista de Pós-doutorado As fontes de radiação naturais

Leia mais

SISTEMA EDUCACIONAL INTEGRADO CENTRO DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS DE COLIDER

SISTEMA EDUCACIONAL INTEGRADO CENTRO DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS DE COLIDER SISTEMA EDUCACIONAL INTEGRADO CENTRO DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS DE COLIDER Av. Senador Julio Campos, Lote 13, Loteamento Trevo Colider/MT Site: www.sei-cesucol.edu.br e-mail: sei-cesucol@vsp.com.br FACULDADE

Leia mais

Influência do uso de técnicas de alto kv e baixo mas na dose em pacientes submetidos a exames de raios X de tórax

Influência do uso de técnicas de alto kv e baixo mas na dose em pacientes submetidos a exames de raios X de tórax Influência do uso de técnicas de alto kv e baixo mas na dose em pacientes submetidos a exames de raios X de tórax Paulo Márcio Campos de Oliveira 1, Peterson Lima Squair 2, Marco Aurélio de Sousa Lacerda

Leia mais

Equipamentos geradores de radiação para radioterapia

Equipamentos geradores de radiação para radioterapia Equipamentos geradores de radiação para radioterapia Produção de Raios-X de Quilovoltagem: Tubos de raios-x Ânodo Cátodo Apenas 1% da energia dos elétrons é convertida em raios-x, enquanto 99% é convertida

Leia mais

DETERMINAÇÃO DA MEIA-VIDA DO CO-57 USANDO DADOS DA VERIFICAÇÃO DIÁRIA DE DETECTORES

DETERMINAÇÃO DA MEIA-VIDA DO CO-57 USANDO DADOS DA VERIFICAÇÃO DIÁRIA DE DETECTORES 2011 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2011 Belo Horizonte,MG, Brazil, October 24-28, 2011 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 978-85-99141-04-5 DETERMINAÇÃO DA MEIA-VIDA

Leia mais

Metodologia para caracterização de dosímetros termoluminescentes (TLD-100) para dosimetria em radioterapia.

Metodologia para caracterização de dosímetros termoluminescentes (TLD-100) para dosimetria em radioterapia. 27 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 27 Santos, SP, Brazil, September 29 to October 5, 27 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR ABEN Metodologia para caracterização de dosímetros termoluminescentes

Leia mais

CÁLCULO DE DOSE EM FANTOMAS DE VOXELS USANDO O CÓDIGO GEANT4

CÁLCULO DE DOSE EM FANTOMAS DE VOXELS USANDO O CÓDIGO GEANT4 2009 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2009 Rio de Janeiro,RJ, Brazil, September27 to October 2, 2009 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 978-85-99141-03-8 CÁLCULO DE DOSE

Leia mais

Tomografia Computadorizada

Tomografia Computadorizada Tomografia Computadorizada Walmor Cardoso Godoi, M.Sc. http://www.walmorgodoi.com Aula 05: Dose em Tomografia Agenda Introdução Dose absorvida, dose equivalente, e dose efetiva Definição das Medidas de

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CBI118 Anatomia Humana

Programa Analítico de Disciplina CBI118 Anatomia Humana Catálogo de Graduação 016 da UFV 0 Programa Analítico de Disciplina Campus Rio Paranaíba - Campus Rio Paranaíba Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM SCRIPT PARA CONVERSÃO DE ARQUIVOS DICOM PARA.TXT

DESENVOLVIMENTO DE UM SCRIPT PARA CONVERSÃO DE ARQUIVOS DICOM PARA.TXT DESENVOLVIMENTO DE UM SCRIPT PARA CONVERSÃO DE ARQUIVOS DICOM PARA.TXT M.E.S. Abrantes 1,2 ; A. H. de Oliveira 1 ; R. C. e Abrantes 3 e M. J. Magalhães 4 1 Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Departamento

Leia mais

CÁLCULO DOS COEFICIENTES DE CONVERSÃO PARA DOSE EFETIVA PARA PRÓTONS USANDO SIMULADORES ANTROPOMÓRFICOS DE VOXELS. Miguel Marinho Nunes

CÁLCULO DOS COEFICIENTES DE CONVERSÃO PARA DOSE EFETIVA PARA PRÓTONS USANDO SIMULADORES ANTROPOMÓRFICOS DE VOXELS. Miguel Marinho Nunes CÁLCULO DOS COEFICIENTES DE CONVERSÃO PARA DOSE EFETIVA PARA PRÓTONS USANDO SIMULADORES ANTROPOMÓRFICOS DE VOXELS Miguel Marinho Nunes Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pósgraduação em

Leia mais

CALDose_X online: Cálculos de Monte Carlo em tempo real via Internet para dosimetria em radiodiagnóstico

CALDose_X online: Cálculos de Monte Carlo em tempo real via Internet para dosimetria em radiodiagnóstico CALDose_X online: Cálculos de Monte Carlo em tempo real via Internet para dosimetria em radiodiagnóstico Richard Kramer 1, Arthur Cavalcanti 2, Vagner Ferreira Cassola 1, Rafael Dueire Lins 2, Carlos Alberto

Leia mais

Desenvolvimento de Modelos Antropomórficos Patológicos Usando Técnicas de Modelagem 3D para Dosimetria Numérica

Desenvolvimento de Modelos Antropomórficos Patológicos Usando Técnicas de Modelagem 3D para Dosimetria Numérica Desenvolvimento de Modelos Antropomórficos Patológicos Usando Técnicas de Modelagem 3D para Dosimetria Numérica Kleber Souza Silva Costa 1, Antonio Konrado de Santana Barbosa 2, Fernando Roberto de Andrade

Leia mais

Resultados de medições de grandezas dosimétricas em mamografia

Resultados de medições de grandezas dosimétricas em mamografia X Congreso Regional Latinoamericano IRPA de Protección y Seguridad Radiológica Radioprotección: Nuevos Desafíos para un Mundo en Evolución Buenos Aires, 12 al 17 de abril, 2015 SOCIEDAD ARGENTINA DE RADIOPROTECCIÓN

Leia mais

FICHA DE DISCIPLINA. UNIDADE ACADÊMICA: Instituto de Física PRÉ-REQUISITOS: CÓ-REQUISITOS: OBJETIVOS

FICHA DE DISCIPLINA. UNIDADE ACADÊMICA: Instituto de Física PRÉ-REQUISITOS: CÓ-REQUISITOS: OBJETIVOS 173 UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE FÍSICA CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DISCIPLINA: Física das Radiações FICHA DE DISCIPLINA CÓDIGO: GFC101 PERÍODO/SÉRIE: UNIDADE ACADÊMICA: Instituto

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO COMPUTACIONAL DE EXPOSIÇÃO EXTERNA PARA ESTUDO DA DOSE DE ENTRADA NA PELE PARA RADIOGRAFIAS DE TÓRAX E COLUNA

DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO COMPUTACIONAL DE EXPOSIÇÃO EXTERNA PARA ESTUDO DA DOSE DE ENTRADA NA PELE PARA RADIOGRAFIAS DE TÓRAX E COLUNA International Joint Conference RADIO 2014 Gramado, RS, Brazil, Augustl 26-29, 2014 SOCIEDADE BRASILEIRA DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA - SBPR DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO COMPUTACIONAL DE EXPOSIÇÃO EXTERNA PARA

Leia mais

Comparação entre duas metodologias para correção da uniformidade de fontes extensas de referência

Comparação entre duas metodologias para correção da uniformidade de fontes extensas de referência Comparação entre duas metodologias para correção da uniformidade de fontes extensas de referência Iremar Alves S. Jr. 1,2, Paulo de T. D. Siqueira 2, Eduardo Nacimento 3, Vitor Vivolo 2, Maria da Penha

Leia mais

ACOPLAMENTO DOS FANTOMAS TOMOGRÁFICOS FAX06 E MAX06 AO CÓDIGO MONTE CARLO GEANT4

ACOPLAMENTO DOS FANTOMAS TOMOGRÁFICOS FAX06 E MAX06 AO CÓDIGO MONTE CARLO GEANT4 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENERGIA NUCLEAR PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS ENERGÉTICAS E NUCLEARES (PROTEN) ACOPLAMENTO DOS FANTOMAS

Leia mais

TESTES PRELIMINARES EM UM SIMULADOR PEDIÁTRICO DE CRÂNIO PARA DOSIMETRIA EM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

TESTES PRELIMINARES EM UM SIMULADOR PEDIÁTRICO DE CRÂNIO PARA DOSIMETRIA EM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA International Joint Conference RADIO 2014 Gramado, RS, Brazil, Augustl 26-29, 2014 SOCIEDADE BRASILEIRA DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA - SBPR TESTES PRELIMINARES EM UM SIMULADOR PEDIÁTRICO DE CRÂNIO PARA DOSIMETRIA

Leia mais

DOSIMETRIA QUÍMICA FRICKE

DOSIMETRIA QUÍMICA FRICKE Disciplina:006. Instrumentação-Nuclear-II DOSIMETRIA QUÍMICA FRICKE Mariano Gazineu David Programa Nacional de Formação em Radioterapia BASES DADOSIMETRIA QUÍMICA FRICKE Descrita por H. Fricke e J. Hart

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina VET107 Anatomia e Fisiologia Animal

Programa Analítico de Disciplina VET107 Anatomia e Fisiologia Animal Catálogo de Graduação 016 da UFV 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Veterinária - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas:

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE SIMULADORES BASEADOS EM ELEMENTOS DE VOLUME A PARTIR DE IMAGENS TOMOGRÁFICAS COLORIDAS

CONSTRUÇÃO DE SIMULADORES BASEADOS EM ELEMENTOS DE VOLUME A PARTIR DE IMAGENS TOMOGRÁFICAS COLORIDAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS ESCOLA DE ENGENHARIA DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE ENERGIA NUCLEAR PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS ENERGÉTICAS E NUCLEARES

Leia mais

APLICAÇÃO DE MONITORES PORTÁTEIS PARA MONITORAÇÃO INTERNA EM MEDICINA NUCLEAR

APLICAÇÃO DE MONITORES PORTÁTEIS PARA MONITORAÇÃO INTERNA EM MEDICINA NUCLEAR X Congreso Regional Latinoamericano IRPA de Protección y Seguridad Radiológica Radioprotección: Nuevos Desafíos para un Mundo en Evolución Buenos Aires, 12 al 17 de abril, 2015 SOCIEDAD ARGENTINA DE RADIOPROTECCIÓN

Leia mais

CURVAS DE SATURAÇÃO DE CÂMARAS DE IONIZAÇÃO TANDEM PARA A MEDIDA DE Hp(10)

CURVAS DE SATURAÇÃO DE CÂMARAS DE IONIZAÇÃO TANDEM PARA A MEDIDA DE Hp(10) 005 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 005 Santos, SP, Brazil, August 8 to September, 005 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 85-99141-01-5 CURVAS DE SATURAÇÃO DE CÂMARAS

Leia mais

Níveis estruturais do corpo humano

Níveis estruturais do corpo humano Níveis estruturais do corpo humano O corpo humano como um sistema aberto SISTEMA Conjunto de componentes que funcionam de forma coordenada. ISOLADO FECHADO ABERTO Não ocorrem trocas de matéria nem energia

Leia mais

Estudo de doses glandulares médias e na entrada da pele em mamógrafos na cidade de São Paulo Tânia A. C. Furquim

Estudo de doses glandulares médias e na entrada da pele em mamógrafos na cidade de São Paulo Tânia A. C. Furquim Estudo de doses glandulares médias e na entrada da pele em mamógrafos na cidade de São Paulo Tânia A. C. Furquim Fernanda C. Salvador Linda V. E. Caldas Projeto FAPESP: Intercomparação dosimétrica entre

Leia mais

Desenvolvimento de metodologia para avaliação da atividade de 99m Tc e 131 I em lactantes

Desenvolvimento de metodologia para avaliação da atividade de 99m Tc e 131 I em lactantes SCIENTIA PLENA VOL. 8, NUM. 11 2012 www.scientiaplena.org.br Desenvolvimento de metodologia para avaliação da atividade de 99m Tc e 131 I em lactantes Development of methodology for evaluation of 99m Tc

Leia mais

APLICAÇÃO DA TRANSMISSÃO DE RAIOS GAMA NO ESTUDO DE TELHAS ONDULADAS DE DIFERENTES IDADES

APLICAÇÃO DA TRANSMISSÃO DE RAIOS GAMA NO ESTUDO DE TELHAS ONDULADAS DE DIFERENTES IDADES 2005 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2005 Santos, SP, Brazil, August 28 to September 2, 2005 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 85-99141-01-5 APLICAÇÃO DA TRANSMISSÃO

Leia mais

DECLARAÇÃO DO POTENCIAL CONFLITO DE INTERESSE

DECLARAÇÃO DO POTENCIAL CONFLITO DE INTERESSE DECLARAÇÃO DO POTENCIAL CONFLITO DE INTERESSE Palestrante: Stela Paltrinieri Nardi Apresentação: Dosimetria de campos pequenos NENHUM CONFLITO DE INTERESSE Dosimetria de campos pequenos Stela Paltrinieri

Leia mais

AVALIAÇÃO DO FATOR DE TRANSMISSÃO EM BETATERAPIA UTILIZANDO O CÓDIGO MCNP-4A

AVALIAÇÃO DO FATOR DE TRANSMISSÃO EM BETATERAPIA UTILIZANDO O CÓDIGO MCNP-4A 2005 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2005 Santos, SP, Brazil, August 28 to September 2, 2005 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 85-99141-01-5 AVALIAÇÃO DO FATOR DE TRANSMISSÃO

Leia mais

*Instituto de Estudos Avançados/CTA São José dos Campos, SP - Caixa Postal 6044 CEP ,

*Instituto de Estudos Avançados/CTA São José dos Campos, SP - Caixa Postal 6044 CEP , MEDIDAS EXPERIMENTAIS DA TAXA DE ENERGIA ABSORVIDA NO ALUMÍNIO E COMPARAÇÃO COM CÁLCULOS UTILIZANDO FATORES DE DOSE E TRANSPORTE DE ELÉTRONS POR MEIO DO CÓDIGO MCNP. Claudio A. Federico *, Wilson J. Vieira

Leia mais

VARIAÇÃO DE DOSE NO PACIENTE EM VARREDURAS DE TC DE CRÂNIO USANDO UM FANTOMA FEMININO

VARIAÇÃO DE DOSE NO PACIENTE EM VARREDURAS DE TC DE CRÂNIO USANDO UM FANTOMA FEMININO 2013 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2013 Recife, PE, Brazil, November 24-29, 2013 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 978-85-99141-05-2 VARIAÇÃO DE DOSE NO PACIENTE

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS TECIDO-EQUIVALENTES PARA USO EM CONSTRUÇÃO DE FANTOMAS FÍSICOS

CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS TECIDO-EQUIVALENTES PARA USO EM CONSTRUÇÃO DE FANTOMAS FÍSICOS 2013 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2013 Recife, PE, Brazil, November 24-29, 2013 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 978-85-99141-05-2 CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS TECIDO-EQUIVALENTES

Leia mais

Dependência energética e angular de monitores portáteis para radiação beta

Dependência energética e angular de monitores portáteis para radiação beta Dependência energética e angular de monitores portáteis para radiação beta Fernanda B. C. Nonato e Linda V. E. Caldas Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, IPEN - CNEN/SP Av. Professor Lineu

Leia mais

BRAZILIAN JOURNAL OF RADIATION SCIENCES 03-1A (2015) 01-11

BRAZILIAN JOURNAL OF RADIATION SCIENCES 03-1A (2015) 01-11 BJRS BRAZILIAN JOURNAL OF RADIATION SCIENCES 03-1A (2015) 01-11 Cálculo de coeficientes de conversão de risco de câncer para exposições médicas e ocupacionais usando simulação de Monte Carlo em procedimentos

Leia mais

Níveis de Organização do Corpo Humano

Níveis de Organização do Corpo Humano Níveis de Organização do Corpo Humano Ao estudar o corpo humano, podemos analisá-lo por meio de diferentes níveis de organização. Podemos estudá-lo analisando os sistemas do corpo ou então seus tecidos

Leia mais

COMPARAÇÃO ENTRE FATORES DE CALIBRAÇÃO EM TERMOS DE DOSE ABSORVIDA NO AR PARA UMA CÂMARA DE IONIZAÇÃO DE PLACAS PARALELAS*

COMPARAÇÃO ENTRE FATORES DE CALIBRAÇÃO EM TERMOS DE DOSE ABSORVIDA NO AR PARA UMA CÂMARA DE IONIZAÇÃO DE PLACAS PARALELAS* Artigo Original Comparação entre fatores de calibração em termos de dose absorvida no ar COMPARAÇÃO ENTRE FATORES DE CALIBRAÇÃO EM TERMOS DE DOSE ABSORVIDA NO AR PARA UMA CÂMARA DE IONIZAÇÃO DE PLACAS

Leia mais

Estudo da função resposta de um detector cintilador de NaI(Tl)

Estudo da função resposta de um detector cintilador de NaI(Tl) BJRS BRAZILIAN JOURNAL OF RADIATION SCIENCES 03-1A (2015) 01-10 Estudo da função resposta de um detector cintilador de NaI(Tl) M. Barros Villa a ; A. M. da Costa a a Departamento de Física, Faculdade de

Leia mais

Eficácia de aventais equivalentes a 0,5 mm de chumbo em procedimentos PET usando o método Monte Carlo

Eficácia de aventais equivalentes a 0,5 mm de chumbo em procedimentos PET usando o método Monte Carlo SCIENTIA PLENA VOL. 8, NUM. 11 2012 www.scientiaplena.org.br Eficácia de aventais equivalentes a 0,5 mm de chumbo em procedimentos PET usando o método Monte Carlo Efficacy of aprons equivalent to 0.5 mm

Leia mais

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO. ( x ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA. Semestre Letivo: ( x ) Primeiro ( ) Segundo

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO. ( x ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA. Semestre Letivo: ( x ) Primeiro ( ) Segundo PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: Nutrição DISCIPLINA: Anatomia Humana ( x ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DEPARTAMENTO: Anatomia DOCENTE RESPONSÁVEL: Prof. Dr. Sérgio Pereira Semestre Letivo: ( x ) Primeiro

Leia mais

ALGORITMOS DE CÁLCULO E ESTRATÉGIAS DE OTIMIZAÇÃO NO PLANEJAMENTO INVERSO (MONACO-ELEKTA)

ALGORITMOS DE CÁLCULO E ESTRATÉGIAS DE OTIMIZAÇÃO NO PLANEJAMENTO INVERSO (MONACO-ELEKTA) ALGORITMOS DE CÁLCULO E ESTRATÉGIAS DE OTIMIZAÇÃO NO PLANEJAMENTO INVERSO (MONACO-ELEKTA) INSTITUTO MINEIRO DE RADIO-ONCOLOGIA (IMRO) RADIOTERAPIA MATER DEI MONACO TPS 1) Conformacional 3D Step & Shoot

Leia mais

Determinação da Radiação Espalhada no Laboratório de Calibração com Nêutrons do IPEN

Determinação da Radiação Espalhada no Laboratório de Calibração com Nêutrons do IPEN Determinação da Radiação Espalhada no Laboratório de Calibração com Nêutrons do IPEN Determination of the Scattered Radiation at the Neutron Calibration Laboratory of IPEN Tallyson S. Alvarenga 1,, Claudio

Leia mais

APLICABILIDADE DE UM SISTEMA PORTÁTIL DE ESPECTROMETRIA DE RAIOS-X E RAIOS GAMA IN SITU

APLICABILIDADE DE UM SISTEMA PORTÁTIL DE ESPECTROMETRIA DE RAIOS-X E RAIOS GAMA IN SITU 2005 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2005 Santos, SP, Brazil, August 28 to September 2, 2005 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 85-99141-01-5 APLICABILIDADE DE UM SISTEMA

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE OSSOS TRABECULARES SINTÉTICOS POR MÉTODO MONTE CARLO PARAMÉTRICO

CONSTRUÇÃO DE OSSOS TRABECULARES SINTÉTICOS POR MÉTODO MONTE CARLO PARAMÉTRICO X Congreso Regional Latinoamericano IRPA de Protección y Seguridad Radiológica Radioprotección: Nuevos Desafíos para un Mundo en Evolución Buenos Aires, 12 al 17 de abril, 2015 SOCIEDAD ARGENTINA DE RADIOPROTECCIÓN

Leia mais

TÉCNICAS DE VARREDURA ABDOMINAL ULTRASSONOGRAFIA

TÉCNICAS DE VARREDURA ABDOMINAL ULTRASSONOGRAFIA TÉCNICAS DE VARREDURA ABDOMINAL ULTRASSONOGRAFIA Introdução Pré-requisitos para um bom ultrassonografista Alto nível de destreza e coordenação olhos. de mãos e Conhecimento completo de anatomia, fisiologia

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM MÉTODO MONTE CARLO NÃO PARAMÉTRICO PARA GERAR IMAGENS SINTÉTICAS DE OSSOS TRABECULARES J. W. Vieira, V. Leal Neto, J. M.

DESENVOLVIMENTO DE UM MÉTODO MONTE CARLO NÃO PARAMÉTRICO PARA GERAR IMAGENS SINTÉTICAS DE OSSOS TRABECULARES J. W. Vieira, V. Leal Neto, J. M. DESENVOLVIMENTO DE UM MÉTODO MONTE CARLO NÃO PARAMÉTRICO PARA GERAR IMAGENS SINTÉTICAS DE OSSOS TRABECULARES J. W. Vieira, V. Leal Neto, J. M. Lima Filho, J. R. S. Cavalcanti e F. R. A. Lima INTRODUÇÃO

Leia mais

Avaliação do equivalente de dose pessoal H P (d) em um sistema de monitoração individual externa para raios X e gama

Avaliação do equivalente de dose pessoal H P (d) em um sistema de monitoração individual externa para raios X e gama SCIENTIA PLENA VOL. 3, NUM. 7 2007 www.scientiaplena.org.br Avaliação do equivalente de dose pessoal (d) em um sistema de monitoração individual externa para raios X e gama C. Santoro 1 ; J. A. Filho 1

Leia mais

SISTEMA DE CONSTRUÇÃO DE MODELO DE VOXELS A PARTIR DE IMAGENS DE CT OU MR PARA SIMULAÇÃO DE TRATAMENTOS ONCOLÓGICOS VIA MCNP

SISTEMA DE CONSTRUÇÃO DE MODELO DE VOXELS A PARTIR DE IMAGENS DE CT OU MR PARA SIMULAÇÃO DE TRATAMENTOS ONCOLÓGICOS VIA MCNP 2005 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2005 Santos, SP, Brazil, August 28 to September 2, 2005 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 85-99141-01-5 SISTEMA DE CONSTRUÇÃO DE

Leia mais

Nome RA. Introdução ao Estudo da Anatomia Humana

Nome RA. Introdução ao Estudo da Anatomia Humana Introdução ao Estudo da Anatomia Humana 1) È um dos fatores gerais de variação anatômica 2) Segmento do membro inferior 3) Plano de secção que divide o corpo em duas porções laterais exatamente iguais

Leia mais

ANÁLISE DA RADIOPROTEÇÃO EM INSTALAÇÕES ABERTAS DE RADIOGRAFIA INDUSTRIAL. João C. Leocadio *, Luiz Tauhata* e Vergínia R.

ANÁLISE DA RADIOPROTEÇÃO EM INSTALAÇÕES ABERTAS DE RADIOGRAFIA INDUSTRIAL. João C. Leocadio *, Luiz Tauhata* e Vergínia R. ANÁLISE DA RADIOPROTEÇÃO EM INSTALAÇÕES ABERTAS DE RADIOGRAFIA INDUSTRIAL João C. Leocadio *, Luiz Tauhata* e Vergínia R. Crispim** *Instituto de Radioproteção e Dosimetria - CNEN Caixa Postal 37.750 CEP

Leia mais

Técnicas Experimentais

Técnicas Experimentais Técnicas Experimentais Grandezas Radiológicas e Unidades Prof. Altem Nascimento Pontes Período: 18 a 24 de Janeiro de 2010 Evolução Conceitual das Grandezas A quantificação da radiação ionizante Campo

Leia mais

William S. Santos 1, Lucio P. Neves 1, Ana P. Perini 1, Linda V.E. Caldas 1 and Ana F. Maia 2

William S. Santos 1, Lucio P. Neves 1, Ana P. Perini 1, Linda V.E. Caldas 1 and Ana F. Maia 2 International Joint Conference RADIO 2014 Gramado, RS, Brazil, Augustl 26-29, 2014 SOCIEDADE BRASILEIRA DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA - SBPR CÁLCULO DE COEFICIENTES DE CONVERSÃO DE RISCO DE CÂNCER PARA EXPOSIÇÕES

Leia mais

Testes preliminares em um simulador pediátrico de crânio para dosimetria em tomografia computadorizada

Testes preliminares em um simulador pediátrico de crânio para dosimetria em tomografia computadorizada BJRS BRAZILIAN JOURNAL OF RADIATION SCIENCES XX (XXXX) XX-XX Testes preliminares em um simulador pediátrico de crânio para dosimetria em tomografia computadorizada E. W. Martins; M. P. A. Potiens Gerência

Leia mais

DIP UM SOFTWARE PARA PROCESSAMENTO DE IMAGENS DIGITAIS

DIP UM SOFTWARE PARA PROCESSAMENTO DE IMAGENS DIGITAIS DIP UM SOFTWARE PARA PROCESSAMENTO DE IMAGENS DIGITAIS José Wilson VIEIRA (1, 2); Fernando Roberto de Andrade LIMA (3); Adriano Márcio dos SANTOS (4); Viriato LEAL NETO (1); Vanildo Júnior de Melo LIMA

Leia mais

Instrumentação para a Física da Radiação I.F.R. - Dosimetria

Instrumentação para a Física da Radiação I.F.R. - Dosimetria Dosimetria Trabalho apresentado pelo aluno Rui R B Mendes, no âmbito da disciplina de Instrumentação para a Física da Radiação 2008-2009 (Docente: Prof. Rui Marques) Índice I. A importância da dosimetria

Leia mais

Estrada Nacional 10, 2686-953 Sacavém, Portugal. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Comissão Nacional de Energia Nuclear, Brasil

Estrada Nacional 10, 2686-953 Sacavém, Portugal. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Comissão Nacional de Energia Nuclear, Brasil IX Latin American IRPA Regional Congress on Radiation Protection and Safety - IRPA 2013 Rio de Janeiro, RJ, Brazil, April 15-19, 2013 SOCIEDADE BRASILEIRA DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA - SBPR Estudo dosimétrico

Leia mais

Dosimetria Interna em Radioterapia Metabólicamente Dirigida

Dosimetria Interna em Radioterapia Metabólicamente Dirigida Acta Radiológica Portuguesa, Vol.XXIII, nº 91, pág. 21-26, Jul.-Set., 2011 Artigo de Revisão Dosimetria Interna em Radioterapia Metabólicamente Dirigida Internal Dosimetry in Metabolically Guided Radiotherapy

Leia mais

Desenvolvimento da Técnica de Bioanálise in vitro para Determinação de 65 Zn em Amostras Biológicas

Desenvolvimento da Técnica de Bioanálise in vitro para Determinação de 65 Zn em Amostras Biológicas SCIENTIA PLENA VOL. 8, NUM. 11 2012 www.scientiaplena.org.br Desenvolvimento da Técnica de Bioanálise in vitro para Determinação de 65 Zn em Amostras Biológicas Development of an in vitro bioassay technique

Leia mais

Curso anual de revisão em hemodinâmica e cardiologia intervencionista - SBHCI Riscos da exposição aos raios X em

Curso anual de revisão em hemodinâmica e cardiologia intervencionista - SBHCI Riscos da exposição aos raios X em Curso anual de revisão em hemodinâmica e cardiologia intervencionista - SBHCI 2012 São Paulo, 18 e 19 de outubro de 2012 Riscos da exposição aos raios X em intervenções cardiovasculares Lucía Canevaro,

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE MODELOS ANTROPOMÓRFICOS PATOLÓGICOS USANDO TÉCNICAS DE MODELAGEM 3D PARA DOSIMETRIA NUMÉRICA

DESENVOLVIMENTO DE MODELOS ANTROPOMÓRFICOS PATOLÓGICOS USANDO TÉCNICAS DE MODELAGEM 3D PARA DOSIMETRIA NUMÉRICA N O 225 DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DESENVOLVIMENTO DE MODELOS ANTROPOMÓRFICOS PATOLÓGICOS USANDO TÉCNICAS DE MODELAGEM 3D PARA DOSIMETRIA NUMÉRICA AUTOR: KLEBER SOUZA DA SILVA COSTA RECIFE PERNAMBUCO BRASIL

Leia mais

APLICAÇÃO DE METODOLOGIA DE TESTES DE DESEMPENHO DE MONITORES PORTÁTEIS DE RADIAÇÃO

APLICAÇÃO DE METODOLOGIA DE TESTES DE DESEMPENHO DE MONITORES PORTÁTEIS DE RADIAÇÃO Revista Brasileira de Física Médica, Volume 1, Número 1, 2005 Artigo Original APLICAÇÃO DE METODOLOGIA DE TESTES DE DESEMPENHO DE MONITORES PORTÁTEIS DE RADIAÇÃO V. Vivolo e L. V. E. Caldas Instituto de

Leia mais

CÁLCULO DE BLINDAGEM PARA INSTALAÇÕES DE RADIOTERAPIA POR RAIOS X COM AUXÍLIO DE COMPUTADOR

CÁLCULO DE BLINDAGEM PARA INSTALAÇÕES DE RADIOTERAPIA POR RAIOS X COM AUXÍLIO DE COMPUTADOR 2005 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2005 Santos, SP, Brazil, August 28 to September 2, 2005 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 85-99141-01-5 CÁLCULO DE BLINDAGEM PARA

Leia mais

Otimização de dose em tomografia computadorizada e sua viabilidade

Otimização de dose em tomografia computadorizada e sua viabilidade X Congreso Regional Latinoamericano IRPA de Protección y Seguridad Radiológica Radioprotección: Nuevos Desafíos para un Mundo en Evolución Buenos Aires, 12 al 17 de abril, 2015 SOCIEDAD ARGENTINA DE RADIOPROTECCIÓN

Leia mais

QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO: ASPETOS RADIOLÓGICOS

QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO: ASPETOS RADIOLÓGICOS QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO: ASPETOS RADIOLÓGICOS Maria José B. Madruga IST/ITN, Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa Campus Tecnológico e Nuclear (CTN) E.N 10, 2685-953

Leia mais

Aplicabilidade da Lei do Inverso do Quadrado da distância em radiologia convencional e mamografia

Aplicabilidade da Lei do Inverso do Quadrado da distância em radiologia convencional e mamografia BJRS BRAZILIAN JOURNAL OF RADIATION SCIENCES 03-1A (2015) 01-16 Aplicabilidade da Lei do Inverso do Quadrado da distância em radiologia convencional e mamografia G. Hoff a, N.W. Lima b a Bolsista da CAPES

Leia mais

Dosimetria de pacientes submetidos a exames de PET/CT cerebral para diagnóstico de comprometimento cognitivo leve *

Dosimetria de pacientes submetidos a exames de PET/CT cerebral para diagnóstico de comprometimento cognitivo leve * Artigo Original Santana PC et al. / Dosimetria de PET/CT cerebral para diagnóstico de CCL Dosimetria de pacientes submetidos a exames de PET/CT cerebral para diagnóstico de comprometimento cognitivo leve

Leia mais

VAGNER FERREIRA CASSOLA DESENVOLVIMENTO DE FANTOMAS HUMANOS COMPUTACIONAIS USANDO MALHAS POLIGONAIS EM FUNÇÃO DA POSTURA, MASSA E ALTURA

VAGNER FERREIRA CASSOLA DESENVOLVIMENTO DE FANTOMAS HUMANOS COMPUTACIONAIS USANDO MALHAS POLIGONAIS EM FUNÇÃO DA POSTURA, MASSA E ALTURA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENERGIA NUCLEAR PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS ENERGÉTICAS E NUCLEARES PROTEN/UFPE CRCN-NE/CNEN VAGNER FERREIRA

Leia mais

Tema B TECIDO CONJUNTIVO

Tema B TECIDO CONJUNTIVO Tema B TECIDO CONJUNTIVO 1 Características gerais 2 Características dos principais tipos de tecido conjuntivo 2.1 Tecido conjuntivo propriamente dito 2.1.1 Laxo 2.1.2 Denso: modulado e não modulado 2.2

Leia mais

Fundamentos Básicos de Proteção Radiológica

Fundamentos Básicos de Proteção Radiológica IV Curso de Radioproteção - HUAP Fundamentos Básicos de Proteção Radiológica Thaiana Cordeiro Física Médica FM 0312 PRINCÍPIOS BÁSICOS DE RADIOPROTEÇÃO FILOSOFIA DA PROTEÇÃO RADIOLÓGICA Proteção dos indivíduos,

Leia mais

A importância do uso do dosímetro nos profissionais médicos no serviço de hemodinâmica

A importância do uso do dosímetro nos profissionais médicos no serviço de hemodinâmica BJRS BRAZILIAN JOURNAL OF RADIATION SCIENCES 03-1A (2015) 01-07 A importância do uso do dosímetro nos profissionais médicos no serviço de hemodinâmica Francisca A. de Melo¹, ², Carla V. da Silva³, Décio

Leia mais

Conhecimento da Potência de um Equipamento de Raios X

Conhecimento da Potência de um Equipamento de Raios X Conhecimento da Potência de um Equipamento de Raios X Knowledge of the power of an X-ray Equipment Vitor Moura de Paula 1, Lúcio das Chagas de Andrade 1, José Guilherme Pereira Peixoto 1,2 1 Instituto

Leia mais

Use of an anthropomorphic hand phantom to verify the radiation intensity that is needed to modify the analog and digital radiographic quality

Use of an anthropomorphic hand phantom to verify the radiation intensity that is needed to modify the analog and digital radiographic quality BJRS BRAZILIAN JOURNAL OF RADIATION SCIENCES 03-1A (2015) 01-10 Use of an anthropomorphic hand phantom to verify the radiation intensity that is needed to modify the analog and digital radiographic quality

Leia mais

ATRIBUTOS DE UM FANTOMA DE VÓXEL SEMI-ANALÍTICO PARAMETRIZADO PARA DOSIMETRIA COMPUTACIONAL VIA CÓDIGO MCNP-5

ATRIBUTOS DE UM FANTOMA DE VÓXEL SEMI-ANALÍTICO PARAMETRIZADO PARA DOSIMETRIA COMPUTACIONAL VIA CÓDIGO MCNP-5 2005 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2005 Santos, SP, Brazil, August 28 to September 2, 2005 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 85-99141-01-5 ATRIBUTOS DE UM FANTOMA

Leia mais

AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DA RADIAÇÃO POR FEIXES DE ELÉTRONS NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DO POLIPROPILENO

AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DA RADIAÇÃO POR FEIXES DE ELÉTRONS NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DO POLIPROPILENO 2009 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2009 Rio de Janeiro,RJ, Brazil, September27 to October 2, 2009 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 978-85-99141-03-8 AVALIAÇÃO DOS

Leia mais

Caracterização de feixes de raios x pulsados para testes de desempenho de dosímetros eletrônicos

Caracterização de feixes de raios x pulsados para testes de desempenho de dosímetros eletrônicos BJRS BRAZILIAN JOURNAL OF RADIATION SCIENCES 02-3A (2014) 01-08 Caracterização de feixes de raios x pulsados para testes de desempenho de dosímetros eletrônicos Margarete C. Guimarães 1 e Teógenes A. da

Leia mais

SUBSTÂNCIAS FUNDAMENTAIS QI, XUE E JIN YE

SUBSTÂNCIAS FUNDAMENTAIS QI, XUE E JIN YE SUBSTÂNCIAS FUNDAMENTAIS QI, XUE E JIN YE Elaborado por Denise Darin MEDICINA OCIDENTAL X MEDICINA ORIENTAL A Medicina Ocidental está baseada na estrutura. * A Medicina Oriental (Medicina Tradicional Chinesa)

Leia mais

Plano de Ensino da Disciplina

Plano de Ensino da Disciplina Plano de Ensino da Disciplina Disciplina: Anatomia Aplicada à Fonoaudiologia I Código da disciplina: MOF019 Classificação: Obrigatória Período do Curso: 1º período N.º de créditos: 03 créditos Carga horária:

Leia mais

SCIENTIA PLENA VOL. 8, NUM

SCIENTIA PLENA VOL. 8, NUM SCIENTI PLEN VOL. 8, NUM. 11 2012 www.scientiaplena.org.br Metodologia para calibração do detector de NaI(Tl) 3 x3 para medições in vivo em pacientes submetidos a radioiodoterapia e indivíduos ocupacionalmente

Leia mais

Sumário. CAPÍTULO 1 Tecido Epitelial 1. CAPÍTULO 2 Tecido Conectivo 11. CAPÍTULO 3 Tecido Adiposo 25. CAPÍTULO 4 Cartilagem 31. CAPÍTULO 5 Osso 41

Sumário. CAPÍTULO 1 Tecido Epitelial 1. CAPÍTULO 2 Tecido Conectivo 11. CAPÍTULO 3 Tecido Adiposo 25. CAPÍTULO 4 Cartilagem 31. CAPÍTULO 5 Osso 41 Sumário CAPÍTULO 1 Tecido Epitelial 1 PRANCHA 1 Epitélios simples pavimentoso e cúbico 2 PRANCHA 2 Epitélios simples cilíndrico e pseudoestratificado 4 PRANCHA 3 Epitélios estratificados 6 PRANCHA 4 Epitélio

Leia mais