CLASSIFICAÇÃO DO CONSUMO INDIVIDUAL POR OBJECTIVO DE CABO VERDE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CLASSIFICAÇÃO DO CONSUMO INDIVIDUAL POR OBJECTIVO DE CABO VERDE"

Transcrição

1 INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA REPÚBLICA DE CABO VERDE CLASSIFICAÇÃO DO CONSUMO INDIVIDUAL POR OBJECTIVO DE CABO VERDE ( CCIO-CV )

2 Catalogação recomendada: INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA Classificação do Consumo Individual por Objectivo de Cabo Verde: CCIO-CV pág. Presidente Francisco Fernandes Tavares Editor Instituto Nacional de Estatística Sede Av.Amílcar Cabral, CP 116 Cabo Verde Telefone: Fax: Impresso Secção de Artes Gráficas do INE de Portugal Tiragem: 200 exemplares O INE na Internet:

3 NOTA INTRODUTÓRIA A presente classificação é o resultado do esforço continuado do INE em elaborar, por um lado, instrumentos de coordenação técnica e metodológica do SEN cabo-verdiano, e por outro, instrumentos facilitadores da produção estatística adaptados às especificidades da realidade cabo-verdiana. A Classificação do Consumo Individual por Objectivo de Cabo Verde visa fins estatísticos múltiplos e permite a comparabilidade internacional por ter adoptado a Classificação do Consumo Individual por Objectivos (COICOP) das Nações Unidas e a Classificação do Consumo Individual por Objectivos Adaptada aos Inquéritos aos Orçamentos Familiares (COICOP-IOF) do Eurostat como bases da sua construção. Esta ultima visa a aplicação directa aos inquéritos aos orçamentos familiares ao nível dos países da UE. Esta classificação tem aplicação privilegiada ao nível das contas nacionais, dos preços no consumidor e dos inquéritos aos orçamentos familiares. No entanto, tem aplicações mais generalizadas, sobretudo, do ponto de vista da comparação internacional em diferentes áreas estatísticas. A CCIO-CV foi elaborada no âmbito do Projecto Comum aos PALOP em Nomenclaturas, Conceitos e Classificações, coordenado pelo INE de Portugal. Para a concepção desta classificação, contou-se com a prestimosa colaboração de vários técnicos do INE de Cabo Verde e, sobretudo, do INE de Portugal, cujas contribuições se agradecem.

4 PRINCIPAIS SIMBOLOS, SIGLAS E ABREVIATURAS UTILIZADAS SIGLAS E ABREVIATURAS CNEST Conselho Nacional de Estatística COICOP Classificação do Consumo Individual por Objectivo COICOP-IOF Classificação do Consumo Individual por Objectivo Adaptada aos Inquéritos aos Orçamentos Familiares (Eurostat) COFOG Classificação das Funções do Governo COPNI Classificações dos Objectivos das IPSFLSF CPC Classificação Central de Produtos (ONU) D Duradouros INE Instituto Nacional de Estatística IPSFLSF Instituições Particulares Sem Fins Lucrativos ao Serviço das Famílias ISCED Classificação Internacional Standard para a Educação ND Não Duradouros N.E. Não Especificado ONU Organização das Nações Unidas SD Semi-Duradouros SEN Sistema Estatístico Nacional n.e. Não especificado p Parte S Serviços ESCLARECIMENTOS SOBRE A CCIO-CV Dr. Francisco J. Rodrigues - Tel.: (ext. 52) Fax: FranciscoR@ine.gov.cv

5 INDICE SISTEMÁTICO Pág. Nota Introdutória... 3 Principais Símbolos, Siglas e Abreviaturas Utilizadas... 4 Esclarecimento sobre a CCIO-CV... 4 Índice Sistemático... 5 Apresentação Geral Objectivos Princípios básicos de concepção Correspondência entre a CCIO-CV e outras classificações Sistema de codificação Estrutura Delimitação de âmbitos e regras gerais de compreensão Estrutura Índice Alfabético... Notas Explicativas...

6

7 APRESENTAÇÃO GERAL

8

9 1. OBJECTIVOS A CCIO-CV, enquanto nomenclatura, é um instrumento de suporte à produção estatística, dando-lhe consistência e qualidade, garantindo também a consolidação do SEN e a comparabilidade internacional das informações estatísticas. A CCIO-CV embora seja susceptível de ser aplicada a uma grande variedade de objectivos, visa, entre outros, os seguintes fins: Dotar o SEN de uma classificação do consumo individual adaptada à realidade cabo-verdiana; Facilitar a comparação a nível mundial, designadamente do PIB, através das componentes da despesa; Servir de suporte a uma classificação mais detalhada para recolha de preços no consumidor e para cálculo do IPC. Classificar as transacções realizadas por famílias, instituições particulares sem fins lucrativos ao serviço das famílias e pelo governo cujo fim último é o consumo individual e que resultam em despesas, isto é, pagamentos para aquisição de bens correntes e de capital, de trabalho e outros serviços ou para aquisição de activos financeiros; Apoiar estudos, entre outros, sobre a produtividade do trabalho, sobre o crescimento económico, sobre o bem-estar e sobre a poupança; A CCIO-CV foi concebida tendo por referência os últimos princípios e conceitos mundiais sobre nomenclaturas, estando por isso a sua construção subordinada aos princípios essencialmente estatísticos. No entanto, a CCIO-CV não esgota os seus objectivos de aplicação a fins estatísticos, sendo um instrumento de utilização mais alargada, na medida em que pode ser utilizada como referência na elaboração de classificações com um detalhe superior e mais adequado a fins mais específicos. Apesar de poder ser utilizada para fins não estatísticos sentido, os princípios básicos da sua construção, o tipo de unidades estatísticas a que se aplica e as regras de classificação, entre outros aspectos, estão subordinados aos objectivos estatísticos, com uma aplicação privilegiada no âmbito dos inquéritos às despesas e receitas das famílias.

10 2. PRINCÍPIOS BÁSICOS DE CONCEPÇÃO A estrutura básica da COICOP, por forma a que seja preservada a comparabilidade entre países, foi adoptada na concepção da CCIO-CV. As necessidades e especificidades nacionais, para dar resposta, designadamente, as despesas sobre IDRF e preços no consumidor, foram concebidas a partir do nível elementar (callse-4 dígitos) da COICOP.. A CCIO-CV, tal como a COICOP, não tem por base nenhum modelo particular de comportamento do consumo. No entanto, está estruturada para reflectir as diferenças nas elasticidades-rendimento. Por exemplo, os agregados familiares com baixos rendimentos despendem uma proporção maior do seu orçamento em alimentação, vestuário e habitação, enquanto que os agregados com alto rendimento despendem uma proporção maior do seu orçamento em transportes, educação, cultura e lazer. A estrutura da CCIO-CV ao integrar a COICOP até ao nível da Classe, mantém os mesmos princípios que esta. Assim, as Classes estão classificadas em Serviços (S), bens não duradouros (ND), bens semi-duradouros (SD) e bens duradouros (D). Desta forma, estará facilitada a utilização para fins analíticos que visam, por exemplo, estudar o stock de bens de capital, bastando para isso agregar os bens classificados como duradouros na CCIO-CV. A CCIO-CV é utilizada para classificar as despesas com o consumo individual realizada por três sectores institucionais: as famílias, as IPSFLSF e o Governo. Por despesas de consumo individual entende-se aquelas que são realizadas em benefício de pessoas individuais ou de agregados familiares, incluindo: Todas as despesas realizadas pelas famílias são consideradas individuais. As divisões 01 a 12 visam classificar os fins para as quais essas despesas são realizadas; Todas as despesas realizadas pelas IPSFLSF são consideradas, por convenção, como destinadas ao benefício das famílias. A divisão 13 visa classificar os fins para as quais essas despesas são realizadas; Algumas despesas realizadas pelo Governo são consideradas individuais. A divisão 14 visa classificar os fins para as quais as despesas do Governo, consideradas individuais, são realizadas. Despesas como defesa, segurança e ordem pública, assuntos económicos e protecção ambiental, entre outras, são consideradas como sendo destinadas ao benefício da comunidade como um todo em detrimento do indivíduo. Estas despesas, por serem habitualmente classificadas como consumo final do governo estão excluídas da CCIO-CV.

11 A CCIO-CV integra a seguinte estrutura ao nível mais agregado, inteiramente coincidente com a COICOP: Divisões 01 a 12 Despesas de Consumo Individual das Famílias Divisão 13 - Despesas de Consumo Individual das IPSFLSF Divisão 14 Despesas do Consumo Individual do Governo Os objectivos das divisões 13 e 14 retomam os objectivos propostos nas classificações funcionais das IPSFLSF e do Governo, respectivamente, a COPNI e a COFOG. Assim, ao classificar-se as despesas do consumo individual das IPSFLSF e do Governo com estas classificações a correspondência está assegurada na CCIO-CV através das divisões 13 e 14 da COICOP. A CCIO-CV está estruturada de forma a facilitar a compilação e difusão das estatísticas. Assim, em primeiro lugar estão as famílias, a seguir as IPSFLSF e finalmente o Governo. O consumo individual é assim apresentado de acordo com o seguinte quadro, tendo em conta os múltiplos fins que se pretende atingir ao se estruturar a CCIO-CV: OBJECTIVO FAMÍLIAS IPSFLSF GOVERNO CONSUMO FINAL Prod. Alim. e Bebidas Não Alcoólicas Beb. Alcoólicas, Tabaco e Narcóticos Vestuário e Calçado Habitação, Água, etc Mobiliário, Equip. para o Lar, etc Saúde Transportes Comunicações Recreação e Cultura Educação Restauração e Alojamento Segurança Social Bens e Serviços Diversos 12 (exc.12.4) 12 (excepto 12.4) Outros Serviços As designações e as notas explicativas correspondentes procuram dar o entendimento dos aspectos mais importantes cobertos por cada categoria, dentro dos princípios (nem sempre fáceis de aplicar) subjacentes à elaboração dum documento desta natureza (designações curtas, notas explicativas suficientes e objectivas). As notas explicativas foram construídas, com base nas Notas Explicativas da COICOP, para vários níveis da CCIO-CV. Foi dada uma atenção particular à Classe, por ser o nível de referência internacional a nível mais elementar.

12 As notas explicativas, de forma a precisar com um certo rigor os "limites" de cada despesa, apresentam-se, regra geral, divididas em duas partes: - Uma relativa à parte compreendida em cada despesa (subordinada à expressão "Inclui"); - A outra relativa às exclusões (subordinada à expressão "Não Inclui"), isto é, referência às despesas que suscitam mais dúvidas remetendoas para as categorias ajustadas; As notas explicativas procuram precisar o conteúdo central de cada Classe. Para os níveis inferiores à Classe (Sub-Classe e Categoria) não se elaboraram Notas Explicativas quer por se considerarem suficientemente compreensíveis, quer por não ter sido possível alcançar os consensos necessários em algumas posições. 3. CORRESPONDÊNCIA ENTRE A CCIO-CV E OUTRAS CLASSIFICAÇÕES Correspondência entre a CCIO-CV e a COICOP A CCIO-CV, como se depreende do quadro seguinte, apresenta uma concepção integrada a partir do nível Classe (4 dígitos) da COICOP, respeitando todos os princípios desta classificação, isto é, a correspondência entre a CCIO-CV e a COICOP é directa para os níveis Divisão, Grupo e Classe. Correspondência entre a CCIO-CV e a COICOP-IOF O nível Sub-Classe é a integração da COICOP-IOF, existindo uma integração do nível mais elementar desta classificação na CCIO-CV. A comparação directa (1:1) é muito frequente nas duas classificações. Excepcionalmente a correspondência com a COICOP-IOF é feita pela agregação de duas ou mais sub-classes da CCIO-CV. O nível Categoria (6 dígitos) procura reflectir a estrutura ajustada à realidade de Cabo Verde. As principais relações entre a CCIO-CV e a COICOP-IOF podem resumir-se no seguinte: equivalência directa e integral pelo código com a Divisão, Grupo e Classe da COICOP-IOF; equivalência por correspondência com a COICOP-IOF para os restantes níveis.

13 Nível Classificação Dois dígitos Três Dígitos Numérico Quatro Cinco dígitos dígitos Seis dígitos CCIO-CV COICOP COICOP-IOF É possível encontrar as seguintes relações entre a CCIO-CV e a COICOP-IOF: um código CCIO-CV um código COICOP-IOF (1:1) um código CCIO-CV n códigos COICOP-IOF (1:n) um código CCIO-CV parte de um código COICOP-IOF (1:p1) um código CCIO-CV parte de n códigos COICOP-IOF (1:pn) Correspondência entre a CCIO-CV e outras classificações A CCIO-CV, nas suas divisões 01 a 12, está intimamente relacionada com a CPC e, por consequência, com a CNBS-CV, na medida em que ela tem como pilares da sua estrutura bens e serviços. A CCIO-CV está ainda directamente relacionada com a COPNI, a COFOG e com a ISCED SISTEMA DE CODIFICAÇÃO Para salvaguarda da comparabilidade estatística internacional e para facilidade de comunicação, o projecto da CCIO-CV adoptou uma estrutura, com algumas excepções, semelhante à COICOP (identidade de designação e de codificação) nos 4 primeiros dígitos e à COICOP-IOF no seu nível mais elementar. 1 O detalhe nacional foi estabelecido, de forma integrada a partir do nível elementar da COICOP-IOF, tomando por base a realidade cabo-verdiana. O sistema de concepção adoptado admite, portanto, que certos bens e serviços definidos a nível da COICOP e incluídos na CCIO-CV podem não reflectir necessariamente os bens e serviços mais importantes no plano nacional, ficando tal facto a dever-se a um compromisso de concepção integrado na COICOP e na COICOP-IOF. 1 Para se manter a coerência e os princípios do sistema de codificação da CCIO-CV, alteraram-se alguns códigos da COICOP e da COICOP-IOF. Por exemplo, o código (COICOP-IOF) foi alterado para na CCIO-CV porque, não havendo detalhe suplementar na COICOP-IOF e mantendo este código uma equivalência de âmbito com os níveis anteriores, deveria assumir, de acordo com os princípios adoptados na concepção da CCIO-CV, o valor por forma a que os zeros à frente dos três primeiros códigos reflictam a ausência de detalhe.

14 A CCIO-CV representa a totalidade das despesas do consumo individual em bens e serviços, princípio da exaustividade, respeitando, regra geral, o princípio da não repetitividade, significando tal facto que qualquer rubrica é mutuamente exclusiva em relação às restantes. O sistema de codificação da CCIO-CV tem cinco níveis, todos numéricos: Divisão, Grupo, Classe, Sub-Classe e Categoria. Assim: A codificação da CCIO-CV incluirá um código de 6 dígitos, correspondendo os 4 primeiros à COICOP (2 dígitos par a Divisão, 1 dígito para o Grupo e 1 dígito para a Classe), o seguinte ao nível elementar da COICOP-IOF e o 6.º dígito ao detalhe para satisfação das necessidades específicas nacionais. Nos esquemas seguintes é possível visualizar a estrutura e o sistema de codificação para a Categoria (Iogurte com pedaços de fruta): DIVISÃO GRUPO CLASSE SUB-CLASSE CATEGORIA DESIGNAÇÃO COICOP-IOF DESPESAS DO CONSUMO INDIVIDUAL DAS FAMÍLIAS 01 PRODUTOS ALIMENTARES E BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS 01 1 PRODUTOS ALIMENTARES COICOP-IOF COICOP CCIO-CV Divisão Grupo Classe Sub-Classe Categoria

15 A classificação inicia-se no nível Divisão (2 dígitos), desce em àrvore ao nível Grupo e assim sucessivamente até à Categoria. O nível Divisão é codificado sequencialmente de 01 a 14. O Grupo é codificado sequencialmente de 1 a 9 a partir do código da Divisão. Nos casos em que o primeiro dígito da direita é zero, significa que a Divisão não foi subdividida em Grupo, mantendo nesta situação a Divisão e o Grupo a mesma designação e âmbito. A Classe é codificada a partir do Grupo, utilizando o sistema de codificação os mesmos critérios definidos para a codificação do Grupo. Nos casos em que o primeiro dígito da direita é zero, significa que o Grupo não foi subdividido em Classe, mantendo nesta situação o Grupo e a Classe a mesma designação e âmbito. A Sub-Classe é codificada a partir da Classe, utilizando o sistema de codificação os mesmos critérios definidos para a codificação da Classe. Nos casos em que o primeiro dígito da direita é zero, significa que a Classe não foi subdividida em Sub-Classe, mantendo nesta situação a Classe e a Sub-Classe a mesma designação e âmbito. A Categoria é codificada a partir da Sub-Classe, utilizando o sistema de codificação os mesmos critérios definidos para a codificação da Sub-Classe. Nos casos em que o primeiro dígito da direita é zero, significa que a Sub- Classe não foi subdividida em Categoria, mantendo nesta situação a Sub- Classe e a Categoria a mesma designação e âmbito. A visão integrada do código da CCIO-CV para todos os seus níveis, desde o nível mais agregado (Divisão) até ao nível mais elementar (Categoria) poderá ser visualizada no quadro seguinte: CÓDIGO DESIGNAÇÃO NÍVEL 01 Produtos alimentares e bebidas não alcoólicas Divisão 011 Produtos alimentares Grupo 0111 Produtos de padaria, de pastelaria e produtos à Classe base de cereais Pão e produtos de padaria Sub-Classe Pão de trigo Categoria A representação linear do código CCIO-CV a seguir apresentado permite perceber facilmente alguns aspectos importantes do sistema de codificação adoptado.

16 xxxx y x Ł Código representativo da CCIO-CV no seu comprimento máximo. Ou seja, xxxx xxxx y Ł As quatro primeiras letras xxxx representam a COICOP Ł A letra seguinte y representa a COICOP-IOF xxxx y x Ł A letra seguinte x representa o detalhe nacional O sistema de codificação adoptado permite navegar dos níveis nacionais para o nível internacional integrado na CCIO-CV mediante um processo simples de agregação, favorecendo a comparabilidade estatística e a resposta a solicitações muito diversas. Os níveis e as diferenças de codificação entre a CCIO-CV, a COICOP e a COICOP-IOF encontram-se no quadro seguinte: Níveis CCIO- CV Códigos Codificação (ex.) COICOP COICOP-IOF CCIO-CV COICOP COICOP-IOF Divisão 2 dígitos 2 dígitos 2 dígitos Grupo 3 dígitos 3 dígitos 3 dígitos Classe 4 dígitos 4 dígitos 4 dígitos Subclasse 5 dígitos - 5 dígitos Categoria 6 dígitos ESTRUTURA A estrutura da CCIO-CV, no âmbito desta publicação, deve ser entendida: (código + designação). Sobre o código, em particular sobre o método adoptado no sistema de codificação, o fundamental foi dito no ponto anterior. A designação apresenta-se em versão integral (completa), prevendo-se estabelecer no futuro uma versão abreviada (normalizada) para efeitos de tratamento automático da informação.

17 As designações adoptadas para os níveis Divisão, Grupo e Classe traduzem identidades absolutas em relação à COICOP. Os códigos reflectem uma identidade de âmbito com a COICOP mas não de dígitos. A relação de código-designação foi estabelecida numa base de âmbito e não de nível, significando tal facto que a designação pode incluir vários níveis em termos de codificação, isto é, a passagem de uma designação para outra de nível inferior só é concretizada desde que correspondam a âmbitos diferentes. 6. DELIMITAÇÃO DE REGRAS GERAIS DE COMPREENSÃO DA CCIO-CV Apesar da CCIO-CV permitir a classificação de todas as despesas relacionadas com o consumo das famílias, há limites impostos pelos objectivos que se pretendem atingir e pela complexidade da realidade. Por exemplo, não há, em algumas situações a possibilidade de se aplicar directamente a classificação para a recolha de preços no consumidor. Na verdade, em algumas categorias, existe a necessidade de criar níveis mais homogéneos para evitar preços muito diferenciados para o mesmo nível. Apesar dos cuidados postos na construção da CCIO-CV ou em qualquer outra nomenclatura semelhante, a homogeneidade só é na prática tendencialmente conseguida uma vez que, em algumas situações, as despesas têm uma diversidade que podem não ter resposta no nível da classificação. Para uma melhor clarificação do âmbito desta nomenclatura, são importantes os aspectos que a seguir se apresentam: Unidades de Classificação Para as despesas de consumo das famílias nas divisões 01 a 12 da CCIO-CV, as unidades a classificar são as despesas com a aquisição de bens ou serviços. Os dados primários poderão ser provenientes do IDRF ou de outras fontes, envolvendo, no entanto, a afectação da oferta total de bens e serviços segundo a sua utilização, final ou intermédia. É importante notar que as unidades de classificação são despesas em bens e serviços específicos e não despesas em objectivos como tal. As divisões 01 a 12 da CCIO-CV convertem os dados primários em classificação por objectivos ao agrupar os diferentes bens e serviços que são consumidos para cumprir determinados objectivos. Bens e Serviços com Objectivos Múltiplos A maioria dos bens e serviços podem ser facilmente classificados com um único objectivo, mas alguns bens e serviços podem ser afectados a mais de um objectivo. Por exemplo, o combustível para motores pode ser utilizado para veículos classificados como transporte e outros classificados como recreação ou ainda para a produção de bens alimentares.

18 Regra geral, os bens e serviços com objectivos múltiplos são classificados segundo o seu objectivo predominante. Assim, o combustível para motores é classificado no âmbito do Transporte porque este bem é utilizado, na maioria dos países, para fins relacionados com o transporte; os alimentos consumidos em restaurantes são normalmente classificados em Restauração e não em Produtos Alimentares; sapatilhas e outro calçado de desporto utilizado diariamente como lazer são classificados como Vestuário e Calçado e não como Recreação. Nestes casos, deverão os estaticistas classificar os bens e serviços de acordo com as especificidades nacionais, desde que anotem as alterações na classificação internacional de referência. Bens e Serviços com Objectivos Mistos Uma única despesa compreende, em alguns casos, a aquisição de bens e serviços que atingem mais de um objectivo. Por exemplo, um pacote turístico inclui pagamentos para transportes, alojamento, alimentação e recreação. Nestas situações deverão ser analisados cada caso por forma a que seja identificado o objectivo da forma mais precisa e consistente possível de acordo com as informações disponíveis. Assim, os pacotes turísticos são classificados como viagens organizadas sem qualquer necessidade de isolar as despesas com alimentação, transportes, etc. O mesmo se passa com os serviços hospitalares que envolvem o internamento de doentes que incluem pagamentos com tratamento médico, alimentação e alojamento, e serviços de transporte que incluem pagamentos com alimentação no bilhete. Estes casos são classificados em Serviços Hospitalares e Serviços de Transporte respectivamente. Tipos de Produtos A maior parte das Classes inclui ou bens ou serviços. As Classes que contenham bens são classificadas como ND, SD ou D. A diferença entre bens não-duradouros e bens duradouros é baseada no facto dos bens poderem ser utilizados apenas uma vez ou poderem ser utilizados repetitivamente ou continuamente num período consideravelmente superior a um ano. Acresce ainda o facto de bens duradouros como motores de veículos, frigoríficos, máquinas de lavar roupa, televisões, etc, terem um preço de compra relativamente superior. Os bens semi-duradouros diferem dos duradouros por terem um tempo de vida útil que, embora superior a um ano, é consideravelmente inferior e o preço de aquisição ser substancialmente mais baixo.

19 Algumas classes contêm bens e serviços devido a questões práticas e que se prendem com a impossibilidade de separar os bens dos serviços. Estas classes, são normalmente classificadas como (S) por se considerar que a componente Serviços é predominante. Igualmente, existem classes que contêm bens duradouros e bens semi-duradouros.

20

21 ESTRUTURA

22

23 CCIO-CV: DIVISÕES E GRUPOS 01 PRODUTOS ALIMENTARES E BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS 011 PRODUTOS ALIMENTARES 012 BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS 02 BEBIDAS ALCOÓLICAS, TABACO E NARCÓTICOS 021 BEBIDAS ALCOÓLICAS 022 TABACO 023 NARCÓTICOS 03 VESTUÁRIO E CALÇADO 031 VESTUÁRIO 032 CALÇADO (INCLUI ACESSÓRIOS, REPARAÇÃO E ALUGUER) 04 HABITAÇÃO, ÁGUA, ELECTRICIDADE, GÁS E OUTROS COMBUSTÍVEIS 041 RENDAS EFECTIVAS PELA HABITAÇÃO 042 RENDAS IMPUTADAS À HABITAÇÃO 043 REPARAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS HABITAÇÕES 044 ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SERVIÇOS RELATIVOS À HABITAÇÃO 045 ELECTRICIDADE, GÁS E OUTROS COMBUSTÍVEIS 05 MOBILIÁRIO, ARTIGOS DE DECORAÇÃO, EQUIPAMENTO DOMÉSTICO E MANUTENÇÃO CORRENTE DA HABITAÇÃO 051 MOBILIÁRIO, ARTIGOS DE ILUMINAÇÃO, DECORAÇÃO, TAPETES E OUTROS REVESTIMENTOS PARA O CHÃO 052 ARTIGOS TÊXTEIS DE TECIDOS, DE USO DOMÉSTICO E SUA REPARAÇÃO 053 APARELHOS DOMÉSTICOS E SUAS REPARAÇÕES 054 LOUÇAS, VIDROS, CRISTAIS E OUTROS UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS E SUA REPARAÇÃO 055 FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS PARA CASA E JARDIM 056 BENS E SERVIÇOS PARA A MANUTENÇÃO CORRENTE DA HABITAÇÃO 06 SAÚDE 061 PRODUTOS FARMACÊUTICOS, APARELHOS E MATERIAIS TERAPÊUTICOS 062 SERVIÇOS PARA DOENTES AMBULATÓRIOS (NÃO HOSPITALARES) 063 SERVIÇOS HOSPITALARES 07 TRANSPORTES 071 AQUISIÇÃO DE VEÍCULOS 072 UTILIZAÇÃO DE VEÍCULOS PARA TRANSPORTE PESSOAL 073 SERVIÇOS DE TRANSPORTE

24 08 COMUNICAÇÕES 081 SERVIÇOS POSTAIS 082 EQUIPAMENTO DE TELECOMUNICAÇÃO E SUA REPARAÇÃO 083 SERVIÇOS TELEFÓNICOS E DE TELECÓPIA 09 LAZER, RECREAÇÃO E CULTURA 091 AQUISIÇÃO E REPARAÇÃO DE EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS AUDIOVISUAIS, FOTOGRÁFICO E INFORMÁTICOS 092 OUTROS BENS DURADOUROS RELACIONADOS COM LAZER, RECREAÇÃO E CULTURA 093 OUTROS ARTIGOS E EQUIPAMENTOS PARA RECREAÇÃO; PLANTAS, FLORES E OUTROS PRODUTOS PARA JARDIM E ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO E SERVIÇOS RELACIONADOS 094 SERVIÇOS DESPORTIVOS, RECREATIVOS E CULTURAIS 095 LIVROS, JORNAIS E ARTIGOS DE PAPELARIA 096 VIAGENS ORGANIZADAS. 10 EDUCAÇÃO 101 ENSINO PRÉ-ESCOLAR E BÁSICO INTEGRADO 102 ENSINO SECUNDÁRIO 103 ENSINO PÓS-SECUNDÁRIO NÃO SUPERIOR 104 ENSINO SUPERIOR 105 ENSINO NÃO DEFINÍVEL POR NÍVEL 11 RESTAURANTES, HOTÉIS, CAFÉS E SIMILARES (INCLUI CATERING) 111 REFEIÇÕES E BEBIDAS 112 SERVIÇOS DE ALOJAMENTO 12 BENS E SERVIÇOS DIVERSOS 121 SERVIÇOS DE HIGIENE E CUIDADOS PESSOAIS 122 PROSTITUIÇÃO 123 ARTIGOS DE USO PESSOAL, N.E. 124 SERVIÇOS DE PROTECÇÃO SOCIAL 125 SEGUROS 126 SERVIÇOS FINANCEIROS, N.E. 127 OUTROS SERVIÇOS N.E. 13 DESPESAS DE CONSUMO INDIVIDUAL DAS INSTITUIÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS AO SERVIÇO DAS FAMÍLIAS (ISFLSF) 131 RENDAS DE HABITAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS AO SERVIÇO DAS FAMÍLIAS 132 SAÚDE 133 SERVIÇOS DESPORTIVOS, RECREATIVOS E CULTURAIS 134 EDUCAÇÃO 135 SERVIÇOS DE PROTECÇÃO SOCIAL 136 OUTROS SERVIÇOS

25 14 DESPESAS DE CONSUMO INDIVIDUAL DAS ADMINISTRAÇÕES PÚBLICAS. 141 HABITAÇÃO 142 SAÚDE 143 SERVIÇOS DESPORTIVOS, RECREATIVOS E CULTURAIS 144 EDUCAÇÃO 145 SERVIÇOS DE PROTECÇÃO SOCIAL

26

27 01 PRODUTOS ALIMENTARES E BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS 011 PRODUTOS ALIMENTARES Os produtos aqui classificados são os adquiridos para consumo doméstico. Este grupo Não Inclui, assim, os produtos alimentares vendidos para consumo imediato por hotéis, restaurantes, cafés, bares, quiosques, vendedores ambulantes, máquinas automáticas, etc. (1111); venda de refeições cozinhadas para consumo fora do local por restaurantes (1111); venda de refeições cozinhadas por fornecedores de refeições, quer recolhidas pelo consumidor no estabelecimento ou entregues ao domicílio (1111); e produtos vendidos especificamente como alimentos para animais (0934) PRODUTOS DE PADARIA, DE PASTELARIA E CEREAIS E OUTROS PRODUTOS À BASE DE CEREAIS (ND) Arroz sob todas as formas; milho, trigo, centeio, aveia, cevada e outros cereais sob a forma de grãos, farinhas ou pós; pão e outros produtos de padaria, (pão estaladiço, tostas, pão torrado, biscoitos, pão de espécie, bolachas, talassas, pães de leite, pães de passas, croissants, bolos, tortas, tartes, quiches, pizas, etc.); misturas e massas para a preparação de produtos de padaria; massas alimentícias sob todas as formas; cuscuz; preparações à base de cereais (cornflakes, flocos de aveia, etc.) e outros produtos à base de cereais (malte, farinha de malte, extracto de malte, fécula de batata, tapioca, sagu, outros amidos). Inclui: produtos à base de farináceos preparados com carne, peixe, mariscos queijo, produtos hortícolas ou fruta. Não Inclui: empadas de carne (0112); empadas de peixe (0113); milho doce (0117) CARNE E DERIVADOS DE CARNE (ND) Carne fresca, refrigerada ou congelada de: - animais das espécies bovina, suína, ovina e caprina; - animais das espécies cavalar, asinina, muar e similares; - aves domésticas (galinhas, patos, gansos, perus, galinhas-da-índia);. - lebres, coelhos e caça (antílope, veado, javali, faisão, perdiz, pombo, codorniz, etc.); miudezas comestíveis, frescas, refrigeradas ou congeladas; carne seca, fumada ou salgada e miudezas comestíveis (salsichas, salame, toucinho, fiambre, pasta de fígado, etc.); outras carnes e preparações à base de carne, transformadas ou em conserva, (carne enlatada, extractos de carne, sucos de carne, empadas de carne, etc.). Inclui: carnes e miudezas, comestíveis, de mamíferos marinhos (focas, morsas, baleias, etc.) e animais exóticos (canguru, avestruz, crocodilo, etc.); animais e aves domésticas adquiridos vivos para consumo alimentar. Não Inclui: caracóis terrestres e caracóis do mar (0113); banha e outras gorduras animais comestíveis (0115). sopas, caldos e preparados similares que contenham carne (0119); 0113 PEIXE, MOLUSCOS, CRUSTÁCEOS E ALIMENTOS DERIVADOS (ND) Peixe fresco, refrigerado ou congelado; alimentos de origem marinha frescos, refrigerados ou congelados (crustáceos, moluscos e outros bivalves, caracóis do mar); peixe e alimentos de origem marinha, secos, fumados ou salgados; outro peixe e alimentos de origem marinha, transformados ou conservados, e preparações à base de peixe e alimentos de origem marinha (peixe e alimentos de origem marinha enlatados, caviar e outras ovas duras, empadas de peixe, etc.). Inclui: caranguejos terrestres, caracóis terrestres e rãs; peixe e alimentos de origem marinha adquiridos vivos para consumo alimentar. Não Inclui: sopas, caldos e sucos que contenham peixe e alimentos de origem marinha (0119) LEITE E SEUS DERIVADOS E OVOS (ND) Leite cru; leite pasteurizado ou esterilizado; leite condensado, evaporado ou em pó; iogurte natas, sobremesas à base de leite, bebidas lácteas e outros produtos lácteos semelhantes; queijo e requeijão ovos e outros produtos feitos integralmente à base de ovos. Classificação do Consumo Individual por Objectivo de Cabo Verde 1

28 Inclui: leite, natas e iogurte, adicionados de açúcar, cacau, frutas ou aromatizantes; lacticínios não compostos de leite, por exemplo o leite de soja. Não Inclui: manteiga e produtos à base de manteiga (0115). Classificação do Consumo Individual por Objectivo de Cabo Verde 2

29 0115 ÓLEOS E GORDURAS (ND) Manteiga e produtos à base de manteiga (óleo de manteiga e ghee, etc.); margarina (incluindo margarina "dietética")e outras gorduras vegetais (incluindo manteiga de amendoim); óleos comestíveis (azeite, óleo de milho, óleo de girassol, óleo de linhaça, óleo de soja, óleo de amendoim, óleo de noz, etc.); gorduras animais comestíveis (banha, etc.). Não Inclui: óleo de fígado de bacalhau ou de alabote (0611) FRUTOS (ND) Fruta fresca, refrigerada ou congelada; frutas secas, cascas de frutas, caroços de frutas, nozes e sementes comestíveis; frutas em conserva e produtos à base de frutas em conserva. Inclui: melões e melancias. Não Inclui: produtos hortícolas cultivados pelo fruto, tais como beringelas, pepinos e tomates (0117); doces de fruta, doces de citrinos, compotas, geleias, purés e pastas de frutas (0118); partes de plantas conservadas em açúcar (0118); sumos de fruta e xaropes de fruta (0122) PRODUTOS HORTÍCOLAS, INCLUI BATATAS E OUTROS TUBÉRCULOS (ND) Produtos hortícolas frescos, refrigerados, congelados ou secos, cultivados pelas folhas (espargos, brócolos, couve-flor, endívias, funcho, espinafres, etc.), pelo fruto (beringelas, pepinos, courgettes, pimentos, abóboras, tomates, etc.) e pelas raízes (beterrabas, cenouras, cebolas, cherivias, rabanetes, nabos, etc.); batata fresca ou congelada e outros tubérculos (mandioca, araruta, cassava, batata doce, etc); produtos hortícolas transformados ou conservados e produtos compostos à base de produtos hortícolas; produtos de tubérculos (farinhas, pós, flocos, purés, palitos e lascas), incluindo preparações congeladas, como batatas fritas. Inclui: azeitonas; alho; leguminosas secas; milho doce; funcho marítimo e outras algas comestíveis; cogumelos e outros fungos comestíveis. Não Inclui: fécula de batata, tapioca, sagu e outros amidos (0111); sopas, caldos e sucos que contenham produtos hortícolas (0119); ervas culinárias (salsa, rosmaninho, tomilho, etc.) e especiarias (pimenta, malagueta, gengibre, etc.) (0119); sumos de produtos hortícolas (0122) AÇÚCAR, DOCES DE FRUTA, PRODUTOS DE CONFEITARIS, MEL, CHOCOLATE E OUTROS PRODUTOS À BASE DE AÇÚCAR (ND) Açúcar de cana ou de beterraba, não refinado ou refinado, em pó, cristalizado ou em cubos; doces de fruta, doces de citrinos, compotas, geleias, purés e pastas de frutas, mel natural e artificial, xarope de bordo, melaço e partes de plantas conservadas em açúcar; chocolate em barra ou em pasta; pastilha elástica, rebuçados, caramelos, pastilhas e outros produtos de confeitaria; produtos alimentares à base de cacau e preparações para sobremesas à base de cacau; gelo comestível, gelados e sorvetes. Inclui: sucedâneos artificiais do açúcar. Não Inclui: cacau e chocolate em pó (0121) PRODUTOS ALIMENTARES N.E. (ND) sal, especiarias (pimenta, malagueta, gengibre, etc.), ervas culinárias (salsa, rosmaninho, tomilho, etc.), molhos, condimentos, temperos (mostarda, maionese, ketchup, molho de soja, etc.), vinagre; fermentos preparados, fermento de padeiro, preparações para sobremesas, sopas, caldos, sucos, ingredientes culinários, etc.; alimentos homogeneizados para bebés e preparações dietéticas, independentemente da sua composição. Não Inclui: sobremesas à base de leite (0114); leite de soja (0114); sucedâneos artificiais do açúcar (0118); preparados para sobremesas à base de cacau (0118). 012 BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS As bebidas não alcoólicas aqui classificadas são as adquiridas para consumo doméstico. Este grupo Não Inclui bebidas não alcoólicas vendidas para consumo imediato e não doméstico por hotéis, restaurantes, cafés, bares, quiosques, vendedores ambulantes, máquinas de venda automática, etc. (1111). Classificação do Consumo Individual por Objectivo de Cabo Verde 3

30 0121 CAFÉ, CHÁ E CACAU (ND) Café, mesmo descafeinado, torrado ou moído, incluindo café instantâneo; chá, mate e outros produtos vegetais para infusões; cacau, mesmo adoçado, e chocolate em pó. Inclui: preparações para bebidas à base de cacau; sucedâneos de café e de chá; extractos e essências de café e de chá. Não Inclui: chocolate em barra ou em pasta (0118); produtos alimentares à base de cacau e preparados para sobremesas à base de cacau (0118) ÁGUAS MINERAIS, REFRIGERANTES E SUMOS (ND) Água mineral ou água de nascente; todas as águas potáveis vendidas em embalagens; refrigerantes, por exemplo sodas, limonadas e colas; sumos de frutas e de produtos hortícolas; xaropes e concentrados para preparação de bebidas. Não Inclui: bebidas não alcoólicas, que são geralmente alcoólicas, por exemplo a cerveja sem álcool (021). 02 BEBIDAS ALCOÓLICAS, TABACO E NARCÓTICOS 021 BEBIDAS ALCOÓLICAS As bebidas alcoólicas aqui classificadas são as adquiridas para consumo doméstico. Este grupo não inclui bebidas alcoólicas vendidas para consumo imediato e não doméstico por hotéis, restaurantes, cafés, bares, quiosques, vendedores ambulantes, máquinas de venda automática, etc. (1111). As bebidas aqui classificadas incluem bebidas de baixo teor alcoólico ou não alcoólicas, que são geralmente alcoólicas, por exemplo a cerveja sem álcool BEBIDAS ESPIRITUOSAS (ND) aguardentes, licores e outras bebidas espirituosas. Inclui: hidromel; aperitivos, excepto aperitivos à base de vinho (0212) VINHO (ND) Vinho, cidra e perada, incluindo saké; aperitivos à base de vinho, vinhos tratados, champanhe e outros vinhos espumosos CERVEJA (ND) Todos os tipos de cerveja, por exemplo ale, lager e porter; Inclui: cerveja com baixo teor de álcool e cerveja sem álcool; shandy TABACO Este grupo abrange todas as aquisições de tabaco efectuadas pelas famílias, incluindo as aquisições em restaurantes, cafés, bares, estações de serviço, etc: Cigarros; tabaco para cigarros e mortalhas; charutos, tabaco para cachimbo, tabaco para mascar ou rapé. Não Inclui: outros artigos para fumadores (1232) NARCÓTICOS Marijuana, ópio, cocaína e seus derivados; outros narcóticos à base de produtos vegetais, como nozes de cola, areca e nozes de areca; outros narcóticos, incluindo químicos e drogas sintéticas ou artificiais. 03 VESTUÁRIO E CALÇADO 031 VESTUÁRIO 0311 TECIDOS PARA VESTUÁRIO (SD) Materiais para vestuário de fibras naturais, de fibras sintéticas ou artificiais e de misturas de fibras naturais e de fibras sintéticas ou artificiais. Não Inclui: tecidos para acessórios para o lar (0520). Classificação do Consumo Individual por Objectivo de Cabo Verde 4

31 0312 VESTUÁRIO (SD) artigos de vestuário para homem, senhora, criança (três a 13 anos) e bebé (zero a dois anos), pronto-avestir ou por medida, em qualquer tipo de material (incluindo couro, pele, plástico e borracha), para uso diário, desporto ou trabalho: - capas, sobretudos, gabardinas, impermeáveis, anoraques, blusões,casacos, calças, coletes, fatos de homem e de senhora, vestidos, saias, etc. - camisas, blusas, camisolas de lã, pulóveres, casacos de malha, calções, fatos-de-banho, fatos-detreino, camisolas de algodão, T-shirts, fatos de ginástica, etc. - camisolas interiores, cuecas, peúgas, meias, collants, combinações, soutiens, ceroulas, slips, cintas, espartilhos, bodies, etc.; - pijamas, camisas-de-noite, robes e roupões, etc., - vestuário para bebé e botas para bebés, de tecido. Não Inclui: artigos de malha de uso terapêutico, por exemplo meias elásticas (0612); babetes (1213) OUTROS ARTIGOS E ACESSÓRIOS DE VESTUÁRIO (SD) Gravatas, lenços, lenços de pescoço, lenços de cabeça, luvas, luvas sem dedos, regalos, cintos, suspensórios, aventais, batas, bibes, mangas de protecção, chapéus, bonés, gorros, boinas, etc.; fios de coser, fios para tricotar e acessórios para a confecção de vestuário, por exemplo fivelas, botões, botões de pressão, fechos de correr, fitas, rendas, enfeites, etc. Inclui: luvas para jardinagem e luvas de trabalho; capacetes de protecção para condutores de motociclos e bicicletas. Não Inclui: luvas e outros artigos de borracha (0561); alfinetes, alfinetes de segurança, agulhas de coser e de tricotar, dedais (0561); capacetes de protecção para desporto (0932); outro equipamento de protecção para a prática de desportos, por exemplo, coletes de salvação, luvas de boxe, protecção almofadada para o corpo, cintos, apoios, etc. (0932); lenços de papel (1213); relógios de pulso, artigos de joalharia, botões de punho, alfinetes de gravata (1231); bengalas, chapéus-de-chuva e chapéus-de-sol, leques, porta-chaves (1232) LIMPEZA, REPARAÇÃO E ALUGUER DE VESTUÁRIO (S) Limpeza a seco, lavagem e tinturaria de artigos de vestuário; cerzimento, arranjos e alteração de artigos de vestuário; aluguer de vestuário. Inclui: o valor total do serviço de reparação (ou seja, incluindo quer o custo da mão-de-obra quer o dos materiais). Não Inclui: materiais, linhas e acessórios, etc., adquiridos pelas famílias com a intenção de procederem às reparações (0311) ou (0313); reparações dos têxteis para o lar e de outros têxteis de uso doméstico (0520); limpeza a seco, lavagem, tingimento e aluger de têxteis para o lar e de outros têxteis de uso doméstico (0562). 032 CALÇADO (INCLUI ACESSÓRIOS, REPARAÇÃO E ALUGUER) 0321 CALÇADO E ACESSÓRIOS DE CALÇADO (SD) Todo o tipo de calçado, para homem, senhora, criança (três aos 13 anos) e bebé (zero aos dois anos), incluindo calçado de desporto adequado para o dia-a-dia e para lazer (sapatos de corrida, treino, ténis, basquetebol, navegação, etc.). Inclui: polainas, perneiras e artigos semelhantes; atacadores; partes de calçado, como tacões, solas, etc., adquiridos pelas famílias com a intenção de procederem às reparações. Não Inclui: botas para bebé, de tecido (0312); formas, calçadeiras, pomadas, cremes e outros artigos para limpeza do calçado (0561); calçado ortopédico (0613); calçado próprio para a prática desportiva (botas de futebol, calçado para o golfe e outro calçado semelhante equipado com patins de gelo, patins de rodas, pregos, rebites, etc.) (0932); caneleiras, chumaços para críquete e outro equipamento de protecção para a prática desportiva (0932) REPARAÇÃO E ALUGUER DE CALÇADO (S) Reparação de calçado; serviços de limpeza de calçado; aluguer de calçado. Inclui: o valor total do serviço de reparação (ou seja, incluindo quer o custo da mão-de-obra quer o dos materiais). Não Inclui: partes de calçado, como tacões, solas, etc., adquiridos pelas famílias com a intenção de procederem às reparações (0321); pomadas, cremes e outros artigos para limpeza do calçado (0561); Classificação do Consumo Individual por Objectivo de Cabo Verde 5

32 reparação (0932) ou aluguer (0941) de calçado próprio para a prática desportiva (botas de futebol, calçado para o golfe e outro calçado semelhante equipado com patins de gelo, patins de rodas, pregos, rebites, etc.). Classificação do Consumo Individual por Objectivo de Cabo Verde 6

33 04 HABITAÇÃO, ÁGUA, ELECTRICIDADE, GÁS E OUTROS COMBUSTÍVEIS 041 RENDAS EFECTIVAS PELA HABITAÇÃO As rendas incluem normalmente o pagamento relativo ao uso do terreno no qual se situa a propriedade, à habitação ocupada e às instalações de aquecimento, canalização, iluminação, etc. e, no caso de uma habitação alugada, ao mobiliário. As rendas incluem ainda o pagamento pelo uso de uma garagem que forneça estacionamento relacionado com a habitação. A garagem não tem de ser fisicamente contígua à habitação; nem tem de ser arrendada ao mesmo proprietário. As rendas não incluem o pagamento pela utilização de garagens ou de espaços de estacionamento que não forneçam estacionamento relacionado com a habitação (0724). As rendas também não incluem os encargos com o abastecimento de água (0441), a recolha de lixo (0442) e as recolhas dos serviços de saneamento básico (0443); nem encargos dos co-proprietários com a manutenção, jardinagem, limpeza, aquecimento e iluminação das escadas, manutenção dos elevadores e de condutas de lixo, etc., em edifícios com vários ocupantes (0444) e encargos com electricidade (0451) 0411 RENDAS EFECTIVAS PAGAS PELOS INQUILINOS COMO RESIDÊNCIA PRINCIPAL (S) Rendas efectivamente pagas pelos inquilinos ou subinquilinos que ocupam instalações mobiladas ou não mobiladas, como residência principal. Inclui: pagamentos efectuados pelas famílias que ocupam um quarto de hotel ou de pensão como residência principal. Não Inclui: serviços de alojamento de estabelecimentos de ensino e de albergues (1120) e de lares para a terceira idade (1240) OUTRAS RENDAS EFECTIVAS DE RESIDÊNCIAS SECUNDÁRIAS (S) Rendas efectivamente pagas por residências secundárias. Não Inclui: serviços de alojamento de aldeamentos turísticos e centros de férias (1120); 042 RENDAS IMPUTADAS À HABITAÇÃO Ver âmbito de aplicação da nota do ponto (041) supra RENDAS IMPUTADAS A ALOJAMENTOS OCUPADOS PELOS PROPRIETÁRIOS (S) Rendas imputadas dos proprietários que ocupam a sua residência principal OUTRAS RENDAS IMPUTADAS (S) Rendas imputadas das residências secundárias; rendas imputadas das famílias que pagam uma renda pouco onerosa ou alojadas gratuitamente. 043 REPARAÇÃO E MANUTENÇÃO DA HABITAÇÃO A manutenção e reparação das habitações possuem duas características distintivas: em primeiro lugar, tratase de actividades que têm de ser efectuadas regularmente para manter a habitação em bom estado de funcionamento; em segundo lugar, não alteram a qualidade, a capacidade ou o tempo de vida previsto das habitações. Existem dois tipos de manutenção e reparação das habitações: as reparações menores, por exemplo a decoração interior e a reparação das instalações, que são normalmente efectuadas quer pelos inquilinos quer pelos proprietários; e as grandes reparações, por exemplo a reparação do reboco das paredes e a reparação dos telhados, que são da exclusiva responsabilidade dos proprietários. Só as despesas efectuadas pelos inquilinos e proprietários-ocupantes em materiais e serviços para trabalhos menores de manutenção e reparações secundárias fazem parte da despesa de consumo individual das famílias. As despesas efectuadas pelos ocupantes-proprietários em materiais e serviços para trabalhos de manutenção e reparação maiores não fazem parte das despesas de consumo individual das famílias. As aquisições de materiais por parte dos inquilinos ou proprietários-ocupantes, com a intenção de proceder à manutenção e às reparações, deverá ser incluída na classe (0431). Se os inquilinos ou proprietáriosocupantes pagarem a uma empresa para efectuar a manutenção ou a reparação, o valor total do serviço, incluindo os custos dos materiais utilizados, deverá ser incluído na classe (0432). Classificação do Consumo Individual por Objectivo de Cabo Verde 7

34 0431 MATERIAIS PARA REPARAÇÃO E MANUTENÇÃO DA HABITAÇÃO (ND) Produtos e materiais, por exemplo, tintas e vernizes, estuque, papel de parede, tecidos para revestimentos de paredes, vidros para janelas, gesso, cimento, betume, cola para papel de parede, etc., adquiridos para trabalhos menores de manutenção e reparação das habitações. Inclui: pequenos artigos de canalizações (tubos, torneiras, juntas, etc.), materiais para revestimentos (tacos, ladrilhos, etc.), escovas e raspadores para tinta, verniz e papel de parede. Classificação do Consumo Individual por Objectivo de Cabo Verde 8

35 Não Inclui: carpetes e linóleo (0512); ferramentas manuais, ferragens para portas, tomadas de corrente, fios eléctricos e lâmpadas (0552); vassouras, escovas, espanadores e produtos de limpeza (0561); produtos, materiais e equipamentos usados para grandes trabalhos de reparação e manutenção (consumo intermédio) ou para ampliação e transformação de habitações (formação de capital) REPARAÇÃO E MANUTENÇÃO DA HABITAÇÃO (S) Serviços de canalizadores, electricistas, carpinteiros, vidraceiros, pintores, decoradores, enceradores, etc., contratados para trabalhos menores de manutenção e reparação das habitações. Inclui: o valor total do serviço (ou seja, incluindo quer o custo da mão-de-obra quer o dos materiais). Não Inclui: aquisições de materiais em separado efectuadas pelas famílias com a intenção de proceder a manutenção ou reparações (0431); serviços contratados para trabalhos maiores de manutenção e reparação (consumo intermédio) ou para ampliação e transformação de habitações (formação de capital). 044 ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SERVIÇOS RELATIVOS À HABITAÇÃO 0441 ABASTECIMENTO DE ÁGUA (ND) Abastecimento de água. Inclui: despesas correlacionadas, por exemplo o aluguer de contadores, a leitura de contadores, encargos fixos, etc. Não Inclui: água de mesa vendida em garrafas e embalagens (0122); 0442 RECOLHA DE RESÍDUOS SÓLIDOS (LIXO) (S) Recolha de lixo SANEAMENTO (ESGOTOS) (S) Saneamento básico, recolha e sistema de esgotos OUTROS SERVIÇOS RELATIVOS À HABITAÇÃO (S) Encargos dos co-proprietários com a manutenção, jardinagem, limpeza, aquecimento e iluminação das escadas, manutenção dos elevadores e de condutas de lixo, etc., em edifícios com vários ocupantes; serviços de segurança; Não Inclui: outros serviços domésticos, por exemplo limpeza de janelas. desinfecção, fumigação e desinfestação (0562); guarda-costas (1270). 045 ELECTRICIDADE, GÁS E OUTROS COMBUSTÍVEIS 0451 ELECTRICIDADE (ND) Electricidade. Inclui: despesas correlacionadas, por exemplo o aluguer de contadores, a leitura de contadores, encargos fixos, etc GÁS (ND) hidrocarbonetos liquefeitos (butano, propano, etc.) COMBUSTÍVEIS LÍQUIDOS (ND) Fuel para aquecimento e petróleo de iluminação COMBUSTÍVEIS SÓLIDOS (ND) Carvão, coque, briquetes, lenha, carvão de madeira, turfa e similares ÁGUA QUENTE, VAPOR DE ÁGUA E GELO (ND) Inclui: despesas correlacionadas, por exemplo o aluguer de contadores, a leitura de contadores, encargos fixos, etc.; gelo utilizado para refrigeração. 05 MOBILIÁRIO, ARTIGOS DE DECORAÇÃO, EQUIPAMENTO DOMÉSTICO E MANUTENÇÃO CORRENTE DA HABITAÇÃO Classificação do Consumo Individual por Objectivo de Cabo Verde 9

36 051 MOBILIÁRIO, ARTIGOS DE ILUMINAÇÃO, DECORAÇÃO, TAPETES E OUTROS REVESTIMENTOS PARA O CHÃO Classificação do Consumo Individual por Objectivo de Cabo Verde 10

37 0511 MOBILIÁRIO, ARTIGOS DE ILUMINAÇÃO E DECORAÇÃO (D) Camas, sofás, canapés, mesas, cadeiras, armários, cómodas e estantes; equipamento de iluminação, por exemplo candeeiros de tecto, candeeiros de pé, globos e candeeiros de mesa-de-cabeceira; quadros, esculturas, gravuras, tapeçarias e outros objectos de arte, incluindo reproduções de obras de arte e outros artigos de ornamentação; biombos, divisórias de fole e outro mobiliário e materiais. Inclui: entrega e instalação, se for o caso; colchões de arame, colchões, bases para colchões; armários para casa-de-banho; mobiliário para bebé, por exemplo berços, cadeiras altas e parques; estores; mobiliário de campismo e de jardim; espelhos e castiçais. Não Inclui: artigos de cama e toldos (0520); cofres (0531); vidros decorativos e artigos de cerâmica (0540); relógios (1231); termómetros e barómetros de parede (1232); porta-bebés e cadeiras de rodas (1232); obras de arte e mobiliário antigo adquiridos sobretudo como reserva de valor (formação de capital) TAPETES E OUTROS REVESTIMENTOS PARA PAVIMENTOS (D) Tapetes, carpetes, linóleo e outros revestimentos semelhantes para pavimentos. Inclui: colocação dos revestimentos para pavimentos. Não Inclui: tapetes de casa-de-banho, tapetes de junco e tapetes para limpar os pés (0520); revestimentos antigos para pavimentos adquiridos sobretudo como reserva de valor (formação de capital) REPARAÇÃO DE MÓVEIS, DE ARTIGOS DE ILUMINAÇÃO, DECORAÇÃO E DE REVESTIMENTOS PARA PAVIMENTOS (S) Reparação de mobiliário, acessórios e revestimentos para pavimentos Inclui: o valor total do serviço (ou seja, incluindo quer o custo da mão-de-obra quer o dos materiais); restauro de obras de arte, de mobiliário antigo e de revestimentos antigos para pavimentos, à excepção dos adquiridos sobretudo como reserva de valor (formação de capital). Não Inclui: aquisições em separado de materiais efectuadas pelas famílias com a intenção de proceder a manutenção ou reparações (0511) ou (0512); limpeza a seco de carpetes (0562) ARTIGOS TÊXTEIS DE TECIDOS, DE USO DOMÉSTICO E SUA REPARAÇÃO Tecidos para estofos, materiais para cortinas, cortinas, divisórias de tecido, toldos, cortinados e estores de tecido; artigos de cama, por exemplo, almofadas, travesseiros e camas de rede; roupa de cama, por exemplo lençóis, fronhas, cobertores, mantas de viagem, mantas, edredões, colchas e mosquiteiros; atoalhados, por exemplo toalhas de mesa e guardanapos, toalhas e toalhões de banho; outros artigos têxteis para o lar, por exemplo sacos de compras, sacos para roupa, sacos para sapatos, protecções para vestuário e mobiliário, bandeiras, toldos, etc.; reparação destes artigos. Inclui: tecido comprado à peça; oleado; tapetes de casa-de-banho, tapetes de junco e tapetes para limpar os pés. Não Inclui: tecidos para revestimentos de paredes (0431); tapeçarias (0511); revestimentos para pavimentos, por exemplo carpetes e tapetes (0512); cobertores eléctricos (0532); coberturas para automóveis, motociclos, etc. (0721); colchões pneumáticos e sacos-cama (0932). 053 APARELHOS DOMÉSTICOS E SUAS REPARAÇÕES 0531 GRANDES APARELHOS DOMÉSTICO, ELÉCTRICOS OU NÃO (D) Frigoríficos, arcas congeladoras e frigoríficos com congelador; máquinas de lavar roupa, máquinas de secar roupa, máquinas de lavar loiça e máquinas de passar roupa e de engomar; fogões, assadores, discos de cozinha, placas, fornos e microondas; climatizadores, humidificadores, aquecedores, esquentadores, ventiladores e exaustores; aspiradores, máquinas de limpeza a vapor, máquinas de lavagem de carpetes e máquinas para esfregar, encerar e polir pavimentos; outros aparelhos de uso doméstico, por exemplo cofres, máquinas de costura, máquinas de tricotar, amaciadores de água, etc. Inclui: entrega e instalação de aparelhos de uso doméstico, se for o caso. Não Inclui: aparelhos incorporados na estrutura do edifício (formação de capital). Classificação do Consumo Individual por Objectivo de Cabo Verde 11

LISTA DOS PRODUTOS POR ORDEM DE CLASSES INDICAÇÃO DOS PRODUTOS

LISTA DOS PRODUTOS POR ORDEM DE CLASSES INDICAÇÃO DOS PRODUTOS LISTA DOS PRODUTOS POR ORDEM DE CLASSES Classe 30 Café, chá, cacau, açúcar, arroz, tapioca, sagu, sucedâneos do café; farinhas e preparações feitas de cereais, pão, pastelaria e confeitaria, gelados; mel,

Leia mais

Gomas de mascar com ou sem açúcar. Bebidas prontas à base de mate ou chá. Preparações em pó para a elaboração de bebidas

Gomas de mascar com ou sem açúcar. Bebidas prontas à base de mate ou chá. Preparações em pó para a elaboração de bebidas Abrangência: operações interestaduais entre contribuintes situados em São Paulo e contribuintes situados em Sergipe. Produto: alimentícios. Conteúdo: relação de Margem de Valor Agregado. Base Legal: Protocolo

Leia mais

ANEXO. Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO

ANEXO. Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 9.12.2014 COM(2014) 724 final ANNEX 1 ANEXO da Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO relativo aos índices harmonizados de preços no consumidor e que revoga

Leia mais

Setor produtivo G01 - Alimentação/ Bebidas/ Massas. Contém 1120204 estabelecimentos. DESCRIÇÃO DO CNAE 0111-3/99 Cultivo de outros cereais não

Setor produtivo G01 - Alimentação/ Bebidas/ Massas. Contém 1120204 estabelecimentos. DESCRIÇÃO DO CNAE 0111-3/99 Cultivo de outros cereais não Setor produtivo G01 - Alimentação/ Bebidas/ Massas. Contém 1120204 estabelecimentos. CNAE DESCRIÇÃO DO CNAE 0111-3/99 Cultivo de outros cereais não especificados anteriormente 0116-4/99 Cultivo de outras

Leia mais

ITEM DESCRIÇÃO NCM/SH 1.1. Chocolate branco, em embalagens de conteúdo inferior ou igual a 1 kg

ITEM DESCRIÇÃO NCM/SH 1.1. Chocolate branco, em embalagens de conteúdo inferior ou igual a 1 kg I - CHOCOLATES 1.1 Chocolate branco, em embalagens de conteúdo inferior ou igual a 1 kg 1704.90.10 1.2 Chocolates contendo cacau, em embalagens de conteúdo inferior 1806.31.10 ou igual a 1kg 1806.31.20

Leia mais

ANEXO 4.0 SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA ANEXO 4.42.1. * REVOGADO PELO DECRETO Nº 26.695 de 6 de julho de 2010.

ANEXO 4.0 SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA ANEXO 4.42.1. * REVOGADO PELO DECRETO Nº 26.695 de 6 de julho de 2010. ANEXO 4.0 SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA ANEXO 4.42.1 * REVOGADO PELO DECRETO Nº 26.695 de 6 de julho de 2010. NAS OPERAÇÕES COM PRODUTOS ALIMENTÍCIOS Acrescentado pelo DECRETO nº 26.258 de 30.12.2009 DOE: 30.12.2009

Leia mais

Anexo 1. Listagem das actividades do sector terciário que responderam ao inquérito municipal. nº

Anexo 1. Listagem das actividades do sector terciário que responderam ao inquérito municipal. nº Anexo 1 Listagem das actividades do sector terciário que responderam ao inquérito municipal. nº empresas C.A.E. Sector terciário 46 41200 Construção de edifícios (residenciais e não residenciais). 37 56301

Leia mais

RESOLUÇÃO SMAC nº 577 de 02 de dezembro de 2014*

RESOLUÇÃO SMAC nº 577 de 02 de dezembro de 2014* RESOLUÇÃO SMAC nº 577 de 02 de dezembro de 2014* Estabelece parâmetros para o Licenciamento Ambiental das atividades de comércio atacadista e de confecção e fabricação de produtos têxteis. O SECRETÁRIO

Leia mais

PROTOCOLO ICMS 4, DE 30 DE MARÇO DE 2012

PROTOCOLO ICMS 4, DE 30 DE MARÇO DE 2012 PROTOCOLO ICMS 4, DE 30 DE MARÇO DE 2012 Publicado no DOU de 09.04.12 Altera o Protocolo ICMS 28/09, que dispõe sobre a substituição tributária nas operações com produtos alimentícios. Os Estados de Minas

Leia mais

Limite máximo (g/100g ou g/100ml) Legislação. Mistela composta R 04/88

Limite máximo (g/100g ou g/100ml) Legislação. Mistela composta R 04/88 INS 100i CÚRCUMA, CURCUMINA Função: Corante Amargos e aperitivos Cereja em calda (para reconstituição da cor perdida durante processamento) Queijos (exclusivamente na crosta) Iogurtes aromatizados Leites

Leia mais

GORDURAS E COLESTEROL NOS ALIMENTOS:

GORDURAS E COLESTEROL NOS ALIMENTOS: 1 GORDURAS E COLESTEROL NOS ALIMENTOS: 1) MODIFICAÇÃO NA INGESTÃO DE GORDURA: O consumo de menos gordura é um aspecto importante da orientação nutricional para comer de maneira mais saudável, para a protecção

Leia mais

Objetivo: Produtos que tiveram maior crescimento no mercado francês entre 2013/2014

Objetivo: Produtos que tiveram maior crescimento no mercado francês entre 2013/2014 Objetivo: Produtos que tiveram maior crescimento no mercado francês entre 2013/2014 PRODUTOS Jan-Jun 2013 Jan-Jun 2014 Crescimento 2013/2014 Outras frutas de casca rija e outras sementes, preparadas ou

Leia mais

Seminário> Família: realidades e desafios. Instituto de Defesa Nacional / Lisboa - Dias 18 e 19 de Novembro de 2004

Seminário> Família: realidades e desafios. Instituto de Defesa Nacional / Lisboa - Dias 18 e 19 de Novembro de 2004 Instituto de Defesa Nacional / Lisboa - Dias 18 e 19 de Novembro de 2004 1 PADRÕES DE CONSUMO DAS FAMÍLIAS NUMEROSAS EM PORTUGAL Caracterização com base no Inquérito aos Orçamentos Familiares de 2000 >Rute

Leia mais

ANEXO A.1 Formulário Dietético

ANEXO A.1 Formulário Dietético ANEXO A.1 Formulário Dietético I) As dietas abaixo referidas deverão cumprir com as especificações do anexo A.2 (Capitações dos alimentos de refeições confecionadas e preparações culinárias) e do anexo

Leia mais

Esclarecimento 8/2014

Esclarecimento 8/2014 Segurança Alimentar Aprovação de estabelecimentos industriais em casas particulares Esclarecimento 8/2014 Resumo: O presente esclarecimento pretende clarificar o enquadramento legal da aprovação e atribuição

Leia mais

9.5.2008 PT Jornal Oficial da União Europeia C 115/329 ANEXOS

9.5.2008 PT Jornal Oficial da União Europeia C 115/329 ANEXOS 9.5.2008 PT Jornal Oficial da União Europeia C 115/329 ANEXOS 9.5.2008 PT Jornal Oficial da União Europeia C 115/331 ANEXO I LISTA PREVISTA NO ARTIGO 38. o DO TRATADO SOBRE O FUNCIONAMENTO DA UNIÃO EUROPEIA

Leia mais

PORTUGAL GREECE Trade Balance

PORTUGAL GREECE Trade Balance PORTUGAL GREECE Trade Balance March 2013 TRADE BALANCE PORTUGAL GREECE IMPORTS (CIF) Annual Variation % EXPORTS (FOB) Annual Variation % 10³ Euros BALANCE 2003 81.998 121.881 39.883 2004 76.487-6,72 126.685

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS CONSTRUÇÕES DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

CLASSIFICAÇÃO DAS CONSTRUÇÕES DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA DE S. TOMÉ E PRÍNCIPE CLASSIFICAÇÃO DAS CONSTRUÇÕES DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE ( CC-STP ) 2003 1 Catalogação recomendada: INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA Classificação das

Leia mais

Hotelaria e Restauração

Hotelaria e Restauração Hotelaria e Restauração Código Carga UFCD UFCD Horária H 1755 Preparação de cremes de pastelaria e recheios 25 1760 Preparação de massas lêvedas especiais de pastelaria e padaria 50 1761 Preparação de

Leia mais

Por favor, separe os seus resídous/lixo!

Por favor, separe os seus resídous/lixo! Por favor, separe os seus resídous/lixo! Preste atenção às seguintes regras de separação dos resíduos de Salzburgo e apoe-nos na redução e reciclagem de resíduos/lixo! A sua contribuição para a protecção

Leia mais

Classificação Portuguesa do Consumo Individual por Objectivo

Classificação Portuguesa do Consumo Individual por Objectivo Classificação Portuguesa do Consumo Individual por Objectivo 2009 Edição 2010 2 Ficha técnica Título CLASSIFICAÇÃO PORTUGUESA DO CONSUMO INDIVIDUAL POR OBJECTIVO 2009 Editor Instituto Nacional de Estatística,

Leia mais

Unidade de Saúde do Afonsoeiro DIVERSIFICAÇÃO ALIMENTAR

Unidade de Saúde do Afonsoeiro DIVERSIFICAÇÃO ALIMENTAR Unidade de Saúde do Afonsoeiro DIVERSIFICAÇÃO ALIMENTAR GRUPO A Batata Cenoura Abóbora Dente de alho Nabo Cebola 4 5 meses SOPA DE LEGUMES GRUPO B Alho Francês Alface Brócolos Nabiça Agrião Espinafres

Leia mais

Protoc. ICMS CONFAZ 110/10 - Protoc. ICMS - Protocolo ICMS CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICA FAZENDÁRIA - CONFAZ nº 110 de 09.07.2010

Protoc. ICMS CONFAZ 110/10 - Protoc. ICMS - Protocolo ICMS CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICA FAZENDÁRIA - CONFAZ nº 110 de 09.07.2010 Protoc. ICMS CONFAZ 110/10 - Protoc. ICMS - Protocolo ICMS CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICA FAZENDÁRIA - CONFAZ nº 110 de 09.07.010 D.O.U.: 10.08.010 Altera o Protocolo ICMS 8/09, que dispõe sobre a substituição

Leia mais

CURSO DE GASTRONOMIA Disciplina : matérias primas Conceito e Tipo de Matéria Prima

CURSO DE GASTRONOMIA Disciplina : matérias primas Conceito e Tipo de Matéria Prima CURSO DE GASTRONOMIA Disciplina : matérias primas Conceito e Tipo de Matéria Prima Profª. Nensmorena Preza ALIMENTO Toda substância ou mistura de substâncias, no estado sólido, líquido, pastoso ou qualquer

Leia mais

ICV-DEESE fica em 6,04%, em 2013

ICV-DEESE fica em 6,04%, em 2013 1 São Paulo, 8 de janeiro de 2014. ICV-DEESE fica em 6,04%, em 2013 NOTA À IMPRENSA Em 2013, o Índice do Custo de Vida ICV calculado pelo DIEESE Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos

Leia mais

Perfil Econômico Municipal

Perfil Econômico Municipal indústria Extração de carvão mineral Extração de petróleo e gás natural Extração de minerais metálicos Extração de minerais não-metálicos Fabricação de alimentos e bebidas Fabricação de produtos do fumo

Leia mais

Valor das Importações e das Exportações, nos Açores, por ano

Valor das Importações e das Exportações, nos Açores, por ano Q.10.01 - Resultados Globais, por ano Unidade: 1 000 Euros 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 Importações (CIF) 34 490 773 37 505 656 43 257 180 44 093 881 42 466 265 41 753 699 45

Leia mais

NATAL TRADICIONAL NATAL EMPRESAS. Reserve já! EM TUDO O QUE É ESSENCIAL!

NATAL TRADICIONAL NATAL EMPRESAS. Reserve já! EM TUDO O QUE É ESSENCIAL! NATAL TRADICIONAL EM TUDO O QUE É ESSENCIAL! SUGESTÕES DE NATAL EMPRESAS Reserve já! www.hfhotels.com/natalempresas2012 Nos Hotéis HF do Porto encontra um leque alargado de opções para que possa reunir

Leia mais

Consumo de proteínas e gorduras em Portugal é três vezes superior ao recomendado

Consumo de proteínas e gorduras em Portugal é três vezes superior ao recomendado Consumo de proteínas e gorduras em Portugal é três vezes superior ao recomendado A Balança Alimentar Portuguesa revela que os portugueses apresentam uma dieta alimentar desequilibrada com uma alimentação

Leia mais

Balança alimentar portuguesa evidencia desequilíbrio da roda dos alimentos. Figura 1

Balança alimentar portuguesa evidencia desequilíbrio da roda dos alimentos. Figura 1 BALANÇA ALIMENTAR PORTUGUESA 14 de Dezembro de 26 - CONSUMO DE PROTEÍNAS E GORDURAS EM PORTUGAL É TRÊS VEZES SUPERIOR AO RECOMENDADO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS DIMINUI 16% EM 14 ANOS E É ULTRAPASSADO

Leia mais

TABELA DE ph DOS ALIMENTOS

TABELA DE ph DOS ALIMENTOS TABELA DE ph DOS ALIMENTOS Esta tabela não representa o ph real dos alimentos (antes de serem consumidos), representa sim algo mais importante, que é a sua capacidade de produzir "resíduos" mais ou menos

Leia mais

Principais exportações para São Tomé e Príncipe de produtos agrícolas, florestais e das pescas (média 2004-2008)

Principais exportações para São Tomé e Príncipe de produtos agrícolas, florestais e das pescas (média 2004-2008) Principais exportações para São Tomé e Príncipe de produtos agrícolas, florestais e das pescas (média 2004-2008) 3 500 3 336 3 000 valores em milhares de euros 2 500 2 000 1 500 1 000 1 367 1 279 727 500

Leia mais

MODELO DE CARTA PROPOSTA

MODELO DE CARTA PROPOSTA 1 ACHOCOLATADO EM PÓ INST. POTE 400G UND 36 2 ÁGUA MINERAL 20 LITROS RECARGA 40 3 AÇUCAR PCT DE 2KG CADA C/ 15UND FARDO 35 4 ALHO BOA QUALIDADE KG 20 5 AMENDOIN IN NATURA, SEM CASCA, MEDIO 1 KG KG 4 6

Leia mais

Diminui ritmo de reajustes dos preços dos alimentos

Diminui ritmo de reajustes dos preços dos alimentos 1 São Paulo, 06 de junho de 2014. NOTA À IMPRENSA Diminui ritmo de reajustes dos preços dos alimentos Em maio, o custo de vida no município de São Paulo aumentou 0,14%, segundo cálculo do DIEESE Departamento

Leia mais

RECEITAS SEM GLÚTEN ALERGIAS ALIMENTARES RECEITAS

RECEITAS SEM GLÚTEN ALERGIAS ALIMENTARES RECEITAS RECEITAS Souflê de brócolis (4 - Porção(ões) - 120 - Caloria(s)) Ingredientes: 100 g de queijo minas ou tofu 1 xícara de leite ou extrato de soja 2 ovos 1 colher de sopa de amido de milho (maisena) 1 pitada

Leia mais

Alimentação. no primeiro ano de vida

Alimentação. no primeiro ano de vida Alimentação Trv. Noronha, nº5 A Lisboa Telef: 21 394 73 10 Fax: 21 394 73 18 Email: usf.arco@arslvt.minsaude.pt no primeiro ano de vida A diversificação alimentar deve ser iniciada entre os 4-6 meses de

Leia mais

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ISABEL MARQUES DIETISTA DO SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO E DIETÉTICA DO CHTV, E.P.E. 30 DE NOVEMBRO DE 2011

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ISABEL MARQUES DIETISTA DO SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO E DIETÉTICA DO CHTV, E.P.E. 30 DE NOVEMBRO DE 2011 ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ISABEL MARQUES DIETISTA DO SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO E DIETÉTICA DO CHTV, E.P.E. 30 DE NOVEMBRO DE 2011 ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Uma alimentação equilibrada proporciona uma quantidade correcta

Leia mais

Volume de Negócios do setor do Comércio estabilizou, mas o número de empresas e pessoal ao serviço diminuíram

Volume de Negócios do setor do Comércio estabilizou, mas o número de empresas e pessoal ao serviço diminuíram Estatísticas do Comércio 2013 26 de dezembro de 2014 Volume de Negócios do setor do Comércio estabilizou, mas o número de empresas e pessoal ao serviço diminuíram Em 2013 o setor do Comércio era constituído

Leia mais

Sugestões de refeições para o Dia de S. Valentim. Inclui receitas

Sugestões de refeições para o Dia de S. Valentim. Inclui receitas Sugestões de refeições para o Dia de S. Valentim Inclui receitas Ficha Técnica Título: Sugestões de refeições para o Dia de S. Valentim Concepção: Mariana Barbosa Corpo redactorial: Mariana Barbosa Revisão:

Leia mais

Anexo II Tarefas de limpeza a efectuar pelas equipas de limpeza

Anexo II Tarefas de limpeza a efectuar pelas equipas de limpeza Anexo II Tarefas de limpeza a efectuar pelas equipas de limpeza TAREFA 1 2 3 4 Abastecer e efectuar a manutenção de equipamentos dispensadores, desinfectantes, e desodorizantes Arejar o espaço de forma

Leia mais

Principais exportações para o Brasil de produtos agrícolas, florestais e das pescas (média 2004-2008)

Principais exportações para o Brasil de produtos agrícolas, florestais e das pescas (média 2004-2008) Principais exportações para o Brasil de produtos agrícolas, florestais e das pescas (média 2004-2008) 70 000 62 207 60 000 valores em milhares de euros 50 000 40 000 30 000 20 000 21 786 17 825 8 620 10

Leia mais

ÍNDICES NACIONAIS DE PREÇOS AO CONSUMIDOR Novembro 2015

ÍNDICES NACIONAIS DE PREÇOS AO CONSUMIDOR Novembro 2015 ÍNDICES NACIONAIS DE PREÇOS AO CONSUMIDOR Novembro 2015 Rio de Janeiro, 09 de dezembro de 2015 SISTEMA NACIONAL DE ÍNDICES DE PREÇOS AO CONSUMIDOR COMENTÁRIOS Novembro 2015 ÍNDICE NACIONAL DE PREÇOS AO

Leia mais

COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL?

COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL? COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL? O Ministério da Saúde está lançando a versão de bolso do Guia Alimentar para a População Brasileira, em formato de Dez Passos para uma Alimentação Saudável, com o objetivo

Leia mais

A diversificação não deve ser iniciada antes dos 4 meses nem depois dos 6 meses

A diversificação não deve ser iniciada antes dos 4 meses nem depois dos 6 meses Início da Diversificação A diversificação não deve ser iniciada antes dos 4 meses nem depois dos 6 meses Substituir uma refeição de leite por: Papa sem glúten ou sopa de legumes (antes dos 6 meses) Papa

Leia mais

Vamos Poupar Energia!!! www.facebook.com/experimenta.energia

Vamos Poupar Energia!!! www.facebook.com/experimenta.energia Vamos Poupar Energia!!! www.facebook.com/experimenta.energia Que podemos nós fazer? Eficiência Energética Utilização Racional da Energia, assegurando os níveis de conforto e de qualidade de vida. Como?

Leia mais

RECEITAS PARA CRIANÇAS

RECEITAS PARA CRIANÇAS RECEITAS PARA CRIANÇAS Organização: Maria Márcia Costa Oliveira RECEITAS PARA CRIANÇAS SUMÁRIO BEBIDAS Mix de frutas Suco de laranja, beterraba e cenoura Vitamina de banana SALGADOS Pizza de pão de forma

Leia mais

Merendeira. Benefícios de uma alimentação saudável o Critério das Cores Diversas dos Alimentos Ajuda na prevenção da obesidade Bullying

Merendeira. Benefícios de uma alimentação saudável o Critério das Cores Diversas dos Alimentos Ajuda na prevenção da obesidade Bullying Merendeira 1) Objetivos Gerais Através do trabalho da merendeira, aprofundar os conhecimentos sobre a preparação de uma refeição saudável com o uso dos utensílios e eletrodomésticos presentes na cozinha.

Leia mais

Dados gerais referentes às empresas do setor industrial, por grupo de atividades - 2005

Dados gerais referentes às empresas do setor industrial, por grupo de atividades - 2005 Total... 147 358 6 443 364 1 255 903 923 1 233 256 750 157 359 927 105 804 733 1 192 717 909 681 401 937 511 315 972 C Indústrias extrativas... 3 019 126 018 38 315 470 32 463 760 4 145 236 2 657 977 35

Leia mais

Gênero do NCM. 03 - Peixes, Crustaceos, Moluscos e outros invertebrados Aquaticos

Gênero do NCM. 03 - Peixes, Crustaceos, Moluscos e outros invertebrados Aquaticos 01 - Animais Vivos Gênero do NCM 02 - Carnes e miudezas 03 - Peixes, Crustaceos, Moluscos e outros invertebrados Aquaticos 04 - Produtos Comestiveis de origem animal 05 - Outros Produtos de Origem Animal

Leia mais

Amadora Sintra ALIMENTAÇÃO

Amadora Sintra ALIMENTAÇÃO Amadora Sintra ALIMENTAÇÃO no 1º ano de vida INÍCIO DA DIVERSIFICAÇÃO A diversificação pode ser iniciada após os 4 meses. Substituir uma refeição de leite por: Papa sem glúten ou caldo de legumes (antes

Leia mais

NÚMERO. Alimentação: Sustentável. Receitas deliciosas. O seu dia a dia muito mais saboroso. CHICO SARDELLI DEPUTADO ESTADUAL PV

NÚMERO. Alimentação: Sustentável. Receitas deliciosas. O seu dia a dia muito mais saboroso. CHICO SARDELLI DEPUTADO ESTADUAL PV Alimentação: Sustentável NÚMERO 3 Receitas deliciosas. O seu dia a dia muito mais saboroso. Risoto de casca de Abóbora Cascas de 2kg de abóbora (ralada ) 3 xicaras de arroz cozido 1 cebola grande (picada)

Leia mais

GPEARI Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais. Boletim Mensal de Economia Portuguesa. Nº 12 Dezembro 2008

GPEARI Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais. Boletim Mensal de Economia Portuguesa. Nº 12 Dezembro 2008 Boletim Mensal de Economia Portuguesa Nº 12 Dezembro 2008 Gabinete de Estratégia e Estudos Ministério da Economia e da Inovação GPEARI Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais

Leia mais

Câmaras e Equipamentos Frigoríficos Refrigeração Aquecimento Umidade Relativa São Paulo/SP (11) 6636-5851

Câmaras e Equipamentos Frigoríficos Refrigeração Aquecimento Umidade Relativa São Paulo/SP (11) 6636-5851 www.tectermica.com.br Câmaras e Equipamentos Frigoríficos Refrigeração Aquecimento Relativa São Paulo/SP (11) 6636-5851 FRUTAS Produto Propriedades dos Alimentos Perecíveis Abacate 7,2 a 12,8 85 a 90 65,4-1

Leia mais

NOTAS EXPLICATIVAS DA CCIO-CV 01 PRODUTOS ALIMENTARES E BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS

NOTAS EXPLICATIVAS DA CCIO-CV 01 PRODUTOS ALIMENTARES E BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS 01 PRODUTOS ALIMENTARES E BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS 011 PRODUTOS ALIMENTARES Os produtos aqui classificados são os adquiridos para consumo doméstico. Este grupo Não Inclui, assim, os produtos alimentares

Leia mais

F E V E R E I R O / 9 3

F E V E R E I R O / 9 3 G O V E R N A D O R D O E S T A D O - G E R A L D O B U L H Õ E S B A R R O S ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE PLANEJAMENTO SEPLAN FUNDAÇÃO INSTITUTO DE PLANEJAMENTO FIPLAN INSTITUTO DE INFORMÁTICA - IFOR

Leia mais

0,50 2,00 2,50 2,00 1,50 1,50 1,50 2,00 1,50 3,50 2,50 5,00 8,00 5,00 8,00

0,50 2,00 2,50 2,00 1,50 1,50 1,50 2,00 1,50 3,50 2,50 5,00 8,00 5,00 8,00 Aperitivos Base // Moscatel de Setúbal // Sumo de Laranja // Batatinhas Fritas Adicionais Amendoim Torrado Seleção de Mini-Salgadinhos Queijo Brie Fundido com Seleção de Pães e Tostas Seleção de Mini Wraps

Leia mais

Menu Vegetariano. Ementa. Entrada: Alga Kombu enrolada Prato Principal: Soufflé Primaveril de Tofu Sobremesa: Tarte Viva de Mirtilos.

Menu Vegetariano. Ementa. Entrada: Alga Kombu enrolada Prato Principal: Soufflé Primaveril de Tofu Sobremesa: Tarte Viva de Mirtilos. Menu Vegetariano Ementa Entrada: Alga Kombu enrolada Prato Principal: Soufflé Primaveril de Tofu Sobremesa: Tarte Viva de Mirtilos Introdução Este menu surgiu de uma experiência na cozinha baseada em receitas

Leia mais

Combate ao Desperdício Alimentar. Dicas e sugestões

Combate ao Desperdício Alimentar. Dicas e sugestões Combate ao Desperdício Alimentar Dicas e sugestões 2014 A alimentação ocupa um lugar importante na gestão da economia familiar. No entanto, nas casas portuguesas são desperdiçadas cerca de 324 mil toneladas

Leia mais

Inventário Anual aos Estabelecimentos Hoteleiros 2012. Folha de Informação Rápida

Inventário Anual aos Estabelecimentos Hoteleiros 2012. Folha de Informação Rápida Inventário Anual aos Estabelecimentos Hoteleiros 2012 Folha de Informação Rápida 2013 Instituto Nacional de Estatística Estatísticas do Turismo 2012 Inventario Anual dos Estabelecimentos Hoteleiros Presidente

Leia mais

ICMS INCIDENTE SOBRE ALIMENTOS

ICMS INCIDENTE SOBRE ALIMENTOS ICMS INCIDENTE SOBRE ALIMENTOS Cortesia: FARO CONTÁBIL (www.farocontabil.com.br) Autor: Roberto Ferreira de Freitas Data: 21/07/2009 MERCADORIAS SUJEITAS A SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA (Art. 313-W do RICMS)

Leia mais

Apresentação Geral da CCA APRESENTAÇÃO GERAL

Apresentação Geral da CCA APRESENTAÇÃO GERAL APRESENTAÇÃO GERAL Com a reestruturação do Sistema Estatístico Nacional (SEN), várias são as responsabilidades atribuídas ao INE enquanto órgão executivo central do SEN, a quem compete coordenar as actividades

Leia mais

A MIXIE RESPONDE TOP 10 DÚVIDAS DO ONLINE

A MIXIE RESPONDE TOP 10 DÚVIDAS DO ONLINE A MIXIE RESPONDE TOP 10 DÚVIDAS DO ONLINE DICA DA MIXIE - MARÇO 2014 1 SOCORRO! AS NATAS FICARAM LÍQUIDAS. O QUE FAZER? Use sempre natas indicadas para bater, ou seja, com pelo menos 35% de gordura. Quanto

Leia mais

INOVAÇÃO ABERTA FERRAMENTA DE COMPETITIVIDADE DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

INOVAÇÃO ABERTA FERRAMENTA DE COMPETITIVIDADE DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS FERRAMENTA DE COMPETITIVIDADE DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS FERRAMENTA DE COMPETITIVIDADE DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS Tendências DE INOVAÇÃO de mercado NO SECTOR Agro-alimentar

Leia mais

ENTRADA Salada Requintada

ENTRADA Salada Requintada ENTRADA Salada Requintada Rendimento: 6 porções (1 pires = 75 g) 1 pé de alface americana pequeno lavado 1 maço pequeno de rúcula lavado 100 g de peito de peru defumado em tiras 100 g de queijo minas em

Leia mais

Processos Especiais de Revitalização Homologados: por Classificação de Actividades Económicas (CAE) desagregada

Processos Especiais de Revitalização Homologados: por Classificação de Actividades Económicas (CAE) desagregada Processos Especiais de Revitalização Homologados: por Classificação de Actividades Económicas (CAE) desagregada Divisão Grupo Classe Designação Nº de Processos 0 Agricultura, produção animal, caça, floresta

Leia mais

Registo Alimentar de 3 dias. Nota: Leia com atenção, e tente cumprir, os parâmetros de utilização.

Registo Alimentar de 3 dias. Nota: Leia com atenção, e tente cumprir, os parâmetros de utilização. Registo Alimentar de 3 dias Nota: Leia com atenção, e tente cumprir, os parâmetros de utilização. Parâmetros de Utilização: É necessário anotar tudo o que foi ingerido durante 3 dias representativos do

Leia mais

ESTABELECIMENTOS NO MUNICÍPIO DE PIRACICABA POR SUBSETOR DO COMÉRCIO VAREJISTA - 2000

ESTABELECIMENTOS NO MUNICÍPIO DE PIRACICABA POR SUBSETOR DO COMÉRCIO VAREJISTA - 2000 ESTABELECIMENTOS NO MUNICÍPIO DE PIRACICABA POR SUBSETOR DO COMÉRCIO VAREJISTA - 2000 Comércio Varejista 2000 Comércio a Varejo e por Atacado de VeículosAutomotores 50 Manutenção e Reparação de VeículosAutomotores

Leia mais

ÍNDICES NACIONAIS DE PREÇOS AO CONSUMIDOR Agosto 2015

ÍNDICES NACIONAIS DE PREÇOS AO CONSUMIDOR Agosto 2015 ÍNDICES NACIONAIS DE PREÇOS AO CONSUMIDOR Agosto 2015 Rio de Janeiro, 10 de setembro de 2015 SISTEMA NACIONAL DE ÍNDICES DE PREÇOS AO CONSUMIDOR COMENTÁRIOS Agosto 2015 ÍNDICE NACIONAL DE PREÇOS AO CONSUMIDOR

Leia mais

De forma a precisar com um certo rigor os limites de cada despesa, as notas explicativas apresentam-se, regra geral, em duas partes:

De forma a precisar com um certo rigor os limites de cada despesa, as notas explicativas apresentam-se, regra geral, em duas partes: As notas explicativas da CCIO foram construídas com base nas notas explicativas da COICOP das Nações Unidas e foi dada uma atenção particular à classe, por ser o nível de referência internacional mais

Leia mais

CCIO-GB. Compreende todos os produtos alimentares adquiridos para o consumo doméstico.

CCIO-GB. Compreende todos os produtos alimentares adquiridos para o consumo doméstico. DESPESAS DO CONSUMO INDIVIDUAL DAS FAMÍLIAS 01 PRODUTOS ALIMENTARES E BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS 011 PRODUTOS ALIMENTARES Compreende todos os produtos alimentares adquiridos para o consumo doméstico. Produtos

Leia mais

BISCOITINHO DE QUEIJO

BISCOITINHO DE QUEIJO ÍNDICE DE RECEITAS Salgados Biscoitinho de queijo, 3 Cheesecake de salmão defumado, 4 Mousse de azeitona, 5 Nhoque de ricota, 6 Pão de queijo, 7 Samboussek, 8 Torta de queijo, 9 Doces Bolo de côco ralado,

Leia mais

RÉVEILLON 2016. Hotel Apartamento Paraíso de Albufeira

RÉVEILLON 2016. Hotel Apartamento Paraíso de Albufeira PROGRAMA 20.00h Cocktail Espetáculos de dança 21.00h Jantar Buffet Vinhos de mesa Branco e Tinto, Sumos, Refrigerantes, Água Mineral, café e digestivos Musica ambiente durante o jantar Espetáculos de dança

Leia mais

Impacto do IMF e do sistema atual sobre os preços

Impacto do IMF e do sistema atual sobre os preços Arroz em casca 15,72 30,25 Milho em grão 15,21 32,16 Trigo em grão e outros cereais 15,70 32,66 Cana-de-açúcar 15,47 32,68 Soja em grão 15,83 33,01 Outros produtos e serviços da lavoura 14,10 31,31 Mandioca

Leia mais

ANEXO A à. Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO. relativo ao Sistema europeu de contas nacionais e regionais na União Europeia

ANEXO A à. Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO. relativo ao Sistema europeu de contas nacionais e regionais na União Europeia PT PT PT COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 20.12.2010 COM(2010) 774 final Anexo A/Capítulo 08 ANEXO A à Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO relativo ao Sistema europeu de contas nacionais

Leia mais

Clientes COM Serviços de Limpeza Doméstica

Clientes COM Serviços de Limpeza Doméstica Clientes COM Serviços de Limpeza Doméstica Engomadoria Lavandaria & Engomadoria Peças variadas - da peça a avulso 1,20 Peças variadas - da peça a avulso 2,00 nº Peças 24h 48h nº Peças 10 7,00 0,70 15,00

Leia mais

ÍNDICES NACIONAIS DE PREÇOS AO CONSUMIDOR IPCA e INPC Maio 2015

ÍNDICES NACIONAIS DE PREÇOS AO CONSUMIDOR IPCA e INPC Maio 2015 ÍNDICES NACIONAIS DE PREÇOS AO CONSUMIDOR IPCA e INPC Maio 2015 Rio de Janeiro, 10 de junho de 2015 SISTEMA NACIONAL DE ÍNDICES DE PREÇOS AO CONSUMIDOR COMENTÁRIOS Maio 2015 ÍNDICE NACIONAL DE PREÇOS AO

Leia mais

Profa. Joyce Silva Moraes

Profa. Joyce Silva Moraes Alimentação e Saúde Profa. Joyce Silva Moraes saciar a fome Para que serve o alimento? combustível para viver, proporcionando o bem-estarestar e a disposição para realizar todas as atividades. demonstrar

Leia mais

Sugestões do Chef. (mínimo 30 pessoas) - Buffet do Chef - Oferta de Welcome drink Espumante e sumo de laranja

Sugestões do Chef. (mínimo 30 pessoas) - Buffet do Chef - Oferta de Welcome drink Espumante e sumo de laranja Sugestões do Chef Para o seu evento se enquadrar ainda mais nesta quadra, o Nosso Chefe Executivo preparou para si as seguintes sugestões: - Buffet do Chef - Oferta de Welcome drink Espumante e sumo de

Leia mais

RELAÇÃO DE ITENS A ADQUIRIR

RELAÇÃO DE ITENS A ADQUIRIR AVALIAÇÃO COMPETITIVA IDSM/OS MCTI Nº 0001/2015 ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO: 1.1. Aquisição de gêneros alimentícios e produtos de limpeza em geral para uso nas atividades desenvolvidas pelo CONTRATANTE

Leia mais

Agenda. Fluxos financeiros. Como preencher a declaração anual. Reciclagem de embalagens. Multipacks. Valores Ponto Verde 2013

Agenda. Fluxos financeiros. Como preencher a declaração anual. Reciclagem de embalagens. Multipacks. Valores Ponto Verde 2013 JORNADAS TÉCNICAS Lisboa, 13 Dezembro 2012 Agenda 2 Fluxos financeiros Como preencher a declaração anual Reciclagem de embalagens Multipacks Valores Ponto Verde 2013 Fluxos financeiros 3 Fluxos financeiros

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO PORTUGUESA DAS ATIVIDADES ECONÓMICAS (CAE REV. 3) ATIVIDADES OU TRABALHOS DE RISCO ELEVADO INTEGRADOS NOS SETORES DE ATIVIDADE

CLASSIFICAÇÃO PORTUGUESA DAS ATIVIDADES ECONÓMICAS (CAE REV. 3) ATIVIDADES OU TRABALHOS DE RISCO ELEVADO INTEGRADOS NOS SETORES DE ATIVIDADE S OU TRABALHOS DE RISCO ELEVADO (Artigo 79.º da Lei 102/2009, de 10 de Setembro) CLASSIFICAÇÃO PORTUGUESA DAS S ECONÓMICAS GRUPO CLASSE SUBCLASSE SETORES DE 011 0111 0112 0113 0114 0115 0116 0119 012 0121

Leia mais

A RODA DOS ALIMENTOS... um guia para a escolha alimentar diária! 1-3 3-5 2-3 1,5-4,5 1-2 3-5 4-11 COMA BEM, VIVA MELHOR! O QUE É UMA PORÇÃO?* POR DIA quantas são necessárias? ** Cereais e derivados, tubérculos

Leia mais

Do total das despesas das famílias em 2006, Habitação, Alimentação e Transportes representavam mais de metade

Do total das despesas das famílias em 2006, Habitação, Alimentação e Transportes representavam mais de metade Do total das despesas das famílias em 2006, Habitação, Alimentação e Transportes representavam mais de metade O Instituto Nacional de Estatística, de 5 em 5 anos, recolhe informação sobre os orçamentos

Leia mais

de Cacau COOKIE FIT Modo de Preparo Ingredientes

de Cacau COOKIE FIT Modo de Preparo Ingredientes RECEITAS Fitness COOKIE FIT de Cacau 1 xícara (chá) de farinha de amêndoas* 2 colheres de sopa de manteiga ghee ou óleo de coco 1 ovo 1/4 de xícara de chá de cacau em pó 1 colher de sopa de essência ou

Leia mais

MENU NATAL Buffet Árvore de Natal

MENU NATAL Buffet Árvore de Natal Buffet Árvore de Natal SALADAS / ENTRADAS Salada de Tomate c/ orégãos Salada de Alface Cenouras temperadas Tirinhas de Porco de Coentrada Sopa de Legumes Prato Principal Bacalhau à Brás Grelhada Mista

Leia mais

Relatório IPCA e INPC - IBGE

Relatório IPCA e INPC - IBGE O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE elabora sistematicamente índices de preços ao consumidor por meio do Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor SNIPC, com o objetivo de

Leia mais

PEQUENO-ALMOÇO CONTINENTAL

PEQUENO-ALMOÇO CONTINENTAL BANQUETES 2015 PEQUENO-ALMOÇO CONTINENTAL Mínimo 20 pessoas Pão, Pastéis e Bolo Pão, pão de cereais, Broa de milho, pão de água Croissants e napolitanas Bolo inglês e bolo de iogurte Doce e Manteiga Doce

Leia mais

Alimentação Saudável

Alimentação Saudável Alimentação Saudável O que é a alimentação saudável? A Alimentação Saudável é uma forma racional de comer que assegura variedade, equilíbrio e quantidade justa de alimentos escolhidos pela sua qualidade

Leia mais

AS MELHORES RECEITAS para a Bimby

AS MELHORES RECEITAS para a Bimby AS MELHORES RECEITAS para a Bimby Clube Top Chefe edição limitada Bolo de Chocolate com Calda 200 gr de farinha 50 gr chocolate em pó 200 gr de açucar 100 gr de margarina derretida 200 gr leite 3 ovos

Leia mais

A roda dos alimentos. A antiga roda dos alimentos

A roda dos alimentos. A antiga roda dos alimentos Ano: 2010/2011 Disciplina: Educação Física Professora: Rita Marques Trabalho realizado por: Andreia Cipriano Catarina Silva Jéssica Pereira Mónica Algares Patrícia Martinho A roda dos alimentos Para se

Leia mais

Plano de alimentação para perder 3 KG por mês mas para alcançar esse objetivo tem que ser feito arrisca.

Plano de alimentação para perder 3 KG por mês mas para alcançar esse objetivo tem que ser feito arrisca. Plano de alimentação para perder 3 KG por mês mas para alcançar esse objetivo tem que ser feito arrisca. Exemplo: A hora é você que decide somente estou dando um exemplo de horário; Café da Manha 7h Antes

Leia mais

A Importância dos Alimentos. Prof.: Andrey Oliveira Colégio Sete de Setembro Disciplina: Educação Física

A Importância dos Alimentos. Prof.: Andrey Oliveira Colégio Sete de Setembro Disciplina: Educação Física A Importância dos Alimentos Prof.: Andrey Oliveira Colégio Sete de Setembro Disciplina: Educação Física saciar a fome Para que serve o alimento? combustível para viver, proporcionando o bem-estar e a

Leia mais

25.11.2011 Jornal Oficial da União Europeia L 310/11

25.11.2011 Jornal Oficial da União Europeia L 310/11 PT 25.11.2011 Jornal Oficial da União Europeia L 310/11 DECISÃO DA COMISSÃO de 18 de Novembro de 2011 que estabelece regras e métodos de cálculo para verificar o cumprimento dos objectivos estabelecidos

Leia mais

O NATAL É CONNOSCO E O ANO NOVO TAMBÉM! Sugestões de Natal para empresas HF Ipanema Park + HF Ipanema Porto. www.hfhotels.

O NATAL É CONNOSCO E O ANO NOVO TAMBÉM! Sugestões de Natal para empresas HF Ipanema Park + HF Ipanema Porto. www.hfhotels. O NATAL É CONNOSCO E O ANO NOVO TAMBÉM! Sugestões de Natal para empresas HF Ipanema Park + HF Ipanema Porto www.hfhotels.com/natalempresas JANTAR BUFFET Creme de ervilhas Lombinhos de pescada em molho

Leia mais

QUADRO DO SETOR ALIMENTAR EM SANTA CATARINA 1. PANORAMA DO SETOR DE ALIMENTOS EM SANTA CATARINA

QUADRO DO SETOR ALIMENTAR EM SANTA CATARINA 1. PANORAMA DO SETOR DE ALIMENTOS EM SANTA CATARINA Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina (Órgão reconhecido pelo Governo Italiano Decreto Mise29/7/2009) Tel.: +55 48 3027 2710 / Fax: +55 48 3222 2898 www.brasileitalia.com.br info@brasileitalia.com.br

Leia mais

BR 448 RODOVIA DO PARQUE GESTÃO E SUPERVISÃO AMBIENTAL MÓDULO II EDUCADORES

BR 448 RODOVIA DO PARQUE GESTÃO E SUPERVISÃO AMBIENTAL MÓDULO II EDUCADORES BR 448 RODOVIA DO PARQUE GESTÃO E SUPERVISÃO AMBIENTAL MÓDULO II EDUCADORES 3 Definições de lixo: No dicionário: sujeira, imundice, coisa(s) inúteis, velhas, sem valor. Na linguagem técnica: sinônimo

Leia mais

A PIRÂMIDE QUE SEGUE ABAIXO É A BRASILEIRA, ADAPTADA POR SÔNIA TUCUNDUVA PHILIPPI AOS NOSSOS HÁBITOS ALIMENTARES.

A PIRÂMIDE QUE SEGUE ABAIXO É A BRASILEIRA, ADAPTADA POR SÔNIA TUCUNDUVA PHILIPPI AOS NOSSOS HÁBITOS ALIMENTARES. PARA SABERMOS COMO A ALIMENTAÇÃO DEVE SER EQUILIBRADA, PRECISAMOS CONHECER A PIRÂMIDE ALIMENTAR, QUE É A REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS ALIMENTOS E SUAS QUANTIDADES QUE DEVEM ESTAR PRESENTES EM NOSSA DIETA

Leia mais

As matérias-primas alimentares frescas (após a colheita, a captura, a produção ou o abate)

As matérias-primas alimentares frescas (após a colheita, a captura, a produção ou o abate) As matérias-primas alimentares frescas (após a colheita, a captura, a produção ou o abate) são conservadas pela indústria alimentar, de modo a aumentar a sua estabilidade e o seu tempo de prateleira. 1

Leia mais

CCIO Notas explicativas NOTAS EXPLICATIVAS

CCIO Notas explicativas NOTAS EXPLICATIVAS NOTAS EXPLICATIVAS 66 CCIO DIVISÕES 01. Produtos alimentares e bebidas não alcoólicas 02. Bebidas alcoólicas, tabaco e narcóticos 03. Vestuário e calçado 04. Habitação, água, electricidade, gás e outros

Leia mais