Aluno(a): Nº ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS ENSINO FUNDAMENTAL II. Bimestre:3º

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aluno(a): Nº ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS ENSINO FUNDAMENTAL II. Bimestre:3º"

Transcrição

1 Aluno(a): Nº ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS ENSINO FUNDAMENTAL II Disciplina: Arte Bimestre:3º Data: Professor(a): Amauri Série: 9 Ano Turma: Durante esse bimestre realizamos atividades como: resumos, atividades, tarefas, aulas práticas, debate. Grifamos trechos importantes dos textos. Isso com intuito de compreender a Arte como espelho que refleti a sociedade, nos tornando seres pensantes com característica crítica. Agora é mais um momento importante na sua aprendizagem, você terá uma importante ferramenta, você realizará, em casa, os exercícios a seguir retomando todos esses conteúdos com a finalidade de fortalecer o que você já sabe e localizar as possíveis dúvidas para esclarecê-las em classe no dia da correção. Traga sua Orientação conforme as datas abaixo: 9 Ano A 16/09 9 Ano B 13/09 9 Ano C 15/09 1- Descreva o Pop Art. 2- Escreva sobre o consumo na arte. 3- Descreva rotulação na arte. 4- Escreva sobre o mercado de valores na arte. 5- Fale sobre a técnica. 6- Descreva a arte do dadaísmo.

2 Aluno(a): Nº ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS ENSINO FUNDAMENTAL II Disciplina: Ciências Bimestre:3º Data: Professor(a): Raul Série: 9 Ano Turma: Neste bimestre estudamos, em química, sobre o átomo e sua eletrosfera. Vimos que na eletrosfera os elétrons estão organizados de acordo com seu nível e subnível de energia. Exploramos, em seguida, as ligações químicas realizadas pelos átomos, as ligações: iônica e covalente. Em física estudamos as propriedades do movimento e vibração dos elétrons sendo seus efeitos a eletricidade e magnetismo. Durante este bimestre tivemos aulas expositivas e correções coletivas, e você realizou tarefas e exercícios sobre estes assuntos. Lembrando que este é um momento importante na sua aprendizagem, aproveite para revisar os conteúdos, através da realização desta atividade, da leitura de sua apostila e de suas anotações no caderno. Responda com bastante atenção aos exercícios a seguir, com a finalidade de fortalecer o que já sabe e localizar as possíveis dúvidas que tenha ficado. Para auxiliá-lo nessa tarefa, tenha em mãos seu caderno, sua apostila e sua tabela periódica, leia atentamente as questões destacando os dados e lembre-se de revisar todas as questões. Escreva respostas completas justificando suas afirmações, caso não se recorde de algo, pesquise! Faça os exercícios em seu caderno, no espaço que for necessário!!! Data de correção das Orientações de Estudo 9º A 14/09/2016 9º B 15/09/2016 9º C 15/09/2016 Bons estudos!

3 FÍSICA 1) A força magnética surge sempre que os elétrons de um determinado material se organizam e entram em vibração e movimento ordenado. Sabendo que todos nós somos constituídos de átomos e, portanto, temos elétrons em vibração e em movimento constante, explique, com suas palavras, quais poderiam ser os efeitos práticos e/ou teóricos da força magnética que emana em nossos corpos. 2) Em um fio de cobre de uma instalação elétrica, passam, aproximadamente, 1,5 x elétrons por minuto. Qual o valor, aproximado, da intensidade elétrica deste fio? a) 2 A b) 4 A c) 6 A d) 8 A e) 10 A 3) A carga elétrica de um sistema é equivalente a 500 C. Uma lâmpada ligada a este sistema por ¾ de minuto, contendo uma resistência de 10 Ω poderá ascender sob um valor de ddp aproximado de: a) 90 V b) 96 V c) 107 V d) 110 V e) 111 V 4) De acordo com os dados do exercício anterior, a potência dissipada no sistema elétrico será, aproximadamente, de: a) 1230 W b) 1210 W c) 1250 W d) 1200 W e) 1300 W

4 5) O planeta Terra pode ser considerado um imenso ímã pois seu núcleo de magma constituído de uma liga metálica de Fe-Ni produz uma grande quantidade de corrente elétrica, e como estudamos a respeito dos processos de imantação, tal eletricidade é capaz de gerar nosso campo magnético. Tal fenômeno é espontâneo, entretanto, possui importância vital a vida em nosso planeta. Com suas palavras, explique a importância do campo magnético da Terra para a vida terrestre. QUÍMICA 1) Das alternativas a seguir, qual elemento pode apresentar a seguinte configuração na camada de valência: s 2 p 1? a) 13Al b) 12Mg c) 14Si d) 21Sc e) 19K 2) Quais das configurações a seguir corresponde a configuração do átomo: 26Fe? a) 1s 2, 2s 2 2p 6, 3s 2 3p 6, 4s 2, 3d 4 b) 1s 2, 2s 2 2p 6, 3s 2 3p 6, 4s 2, 3d 10 c) 1s 2, 2s 2 2p 6, 3s 2 3p 6, 4s 2, 3d 6 d) 1s 2, 2s 2 2p 6, 3s 2 3p 6, 4s 2, 3d 7 e) 1s 2, 2s 2 2p 6, 3s 2 3p 6, 4s 8 3) As ligações químicas estabelecidas pelos compostos K e S ; H e P são, respectivamente: a) Covalente e iônica b) Iônica e covalente dativa c) Covalente dativa e covalente d) Iônica e metálica e) Iônica e covalente 4) Quantos elétrons do oxigênio são compartilhados no composto SO 2? a) 2 b) 3 c) 4 d) 5 e) 6

5 5) Admita as configurações s 2 p 3 e s 1 para os elementos X e Y na camada de valência, respectivamente. Responda: a) A quais famílias da tabela periódica pertencem os elementos X e Y? b) Qual a fórmula molecular do composto formados pelos átomos X e Y? (Não esqueça que o cátion sempre aparece primeiro na fórmula)

6 ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS ENSINO FUNDAMENTAL II Disciplina: Ed. Física Bimestre:3º Data: Professor(a): Mariano Série: 9 Ano Turma: Aluno(a): Nº NOTA Durante este Bimestre realizamos algumas atividades sobre o Voleibol, foram feitas as correções dos questionários e foram tiradas as dúvidas, tivemos também as aulas práticas de voleibol. Agora é mais um momento importante na sua aprendizagem, pois você realizará em casa os exercícios a seguir, retomando todos esses conteúdos com a finalidade de fortalecer o que você já sabe e localizar as possíveis dúvidas para esclarecê-la em classe no dia da correção. Data da Correção 9º A 12/09. 9º B 13/09. 9º C 12/09. Responda as questões abaixo. 1- Explique qual é a utilidade da linha de 3 metros, para cada equipe? 2- Quando surgiu o Voleibol? 3- Quem inventou o voleibol? 4- Quantos sets tem uma partida de Voleibol? 5- Quais são os fundamentos do Voleibol? 6- Cite os números das posições de defesa e de ataque?

7 Aluno (a): Nº ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS E TRABALHO ENSINO FUNDAMENTAL II Disciplina: FILOSOFIA 3 Bimestre Data: Professor (a): RICARDO Série: 9º ANO Turma: Após conhecermos John Locke ( ) e David Hume ( ), vimos que outros pensadores começaram a contestar a forma empirista de obtenção de conhecimento. Entre esses pensadores, destacamos George Berkeley ( ). Para ele, não há um mundo material fora da consciência humana. A proposta dessa orientação de estudos é que você faça uma pesquisa sobre o filósofo George Berkeley e relacione todas as informações importantes sobre ele; sua vida e obra, suas ideias, onde viveu, período em que escreveu, quais os acontecimentos que influenciaram as suas ideias. Enfim, tudo para que você possa ter um entendimento completo sobre o filósofo. Não esqueça de só pesquisar em fontes confiáveis (wikipedia não é uma fonte confiável de pesquisa) e de citar a sua fonte. Vamos ao trabalho? Bom estudo! Orientações para realização do trabalho 1. O trabalho deverá ser realizado em casa com a opção de ser individual ou em grupo de até 5 (cinco) pessoas (de acordo com a disponibilidade da família) 2. Data de entrega: Na semana de correção da Orientação de Estudos. 3. Valor do trabalho/ Orientação de Estudos: de 0 (zero) à (dez) 10 pontos. 4. Método de avaliação: a avaliação será feita através dos trabalhos apresentados pelos alunos. 5. IMPORTANTE: Trabalhos sem formatação (um trabalho sem as informações básicas), não entregues da data combinada, que não atendam o tema proposto ou que sejam cópias de outros trabalhos, terão automaticamente a nota 0 (zero) e não terão direito a uma apresentação posterior. Casos específicos podem ser analisados desde que se apresente justificativa perante a coordenação.

8 Aluno(a): Nº ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS ENSINO FUNDAMENTAL II Disciplina: Geografia Bimestre:3º Data: Professor(a): Pedro / Renata Série: 9 Ano Turma: Neste terceiro bimestre, realizamos em sala e em casa, várias atividades sobre: Revolução Agrícola / Revolução da batata Agricultura intensiva e extensiva Problemas na agricultura Revolução verde, transgênicos e agricultura de precisão Extrativismo Conforme vimos, serão usados durante toda nossa vida. Este é mais um momento importante para a internalização de sua aprendizagem, realize em casa os exercícios a seguir, para tal, revise em seu material de estudos o conteúdo estudado neste bimestre. Anote suas dúvidas para saná-las na hora da correção desta atividade. Traga sua Orientação conforme data abaixo: 9 Ano A 12/09 9 Ano B 14/09 9 Ano C 14/09

9 1) Explique a Revolução Agrícola 2) Quais são os problemas sociais e ambientais no contexto urbano? ( cite 3 de cada) 3) Explique as técnicas de agricultura intensiva e extensiva. 4) Defina a revolução verde. 5) Diferencie agricultura familiar e plantation 6) O que é agricultura de precisão? Explique suas vantagens 7) Quais são os problemas ambientais na agricultura? Explique 8) Quais são as técnicas preservacionistas na agricultura? Explique 9) Explique os tipos de poluições: 10) Atmosférica b) Visual c) sonora d)hídrica e) Litosférica 11) O que é o OPEP? 12) O que é energia renovável e não renovável? Explique 13) Porque os países subdesenvolvidos estão tão degradados. 14) Quais são os projetos protecionistas? Explique 15) Porque as indústrias multinacionais buscam os países subdesenvolvidos para se instalarem?

10 Aluno(a): Nº ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS FUNDAMENTAL II Disciplina: HISTÓRIA Bimestre:2º Data: Professor: THIAGO BONONI Série: 9º Ano Turma: A, B e C Olá, Durante esse bimestre realizamos diversas atividades concernentes a História, propostas na apostila. Interpretamos textos, fizemos debates, resolvemos exercícios, trouxemos para o presente os fatos históricos, para saber seus reflexos em nossa sociedade, entre tantas outras questões que foram propostas por vocês, alunos, quanto aquelas propostas em nosso conteúdo programático. Agora é mais um momento importante na sua aprendizagem, pois você realizará, em casa, os exercícios a seguir retomando todos esses conteúdos com a finalidade de fortalecer o que você já sabe e localizar as possíveis dúvidas para esclarecê-las em classe no dia da correção. Você levará a sua apostila de História para consultá-la, caso necessite. Lembre-se de que o material de História deve estar em sua mochila, caso precisem os dele em classe. Bom trabalho!!! 1) Qual é o conceito de Guerra Fria? 2) O que foi a Revolução Cultural?

11 3) Qual é o conceito de terceiro mundo? 4) Qual foi a tática usada por Gandhi para buscar a independência da Índia? 5) O que foi a política Macarthista? 6) De que forma se deu o fim do governo de Juan Domingo Perón 7) Explique como ocorreu a Revolução Cubana. 8) O que levou Getúlio Vargas a cometer suicídio? 9) Detalhe o Plano de Metas de Juscelino Kubitschek.

12 Aluno(a): Nº ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS FUNDAMENTAL II Disciplina: INGLÊS Bimestre:3º Data: 13/06/16 Professor: EDUARDO RODRIGUES Série: 9ºAno Turma: A e B Durante o 2º Bimestre, estudamos os Verbos Anômalos, O Plural dos Substantivos, e alguns textos sobre os mais diversos assuntos. Tudo isso por meio de atividades, tarefas, aulas expositivas e trabalhos. A fim de aprendemos as técnicas adequadas de interpretação de texto e de resolução dos exercícios para aquisição de vocabulário trabalhamos com a correção coletiva das aulas. Este é mais um momento importante na sua aprendizagem. É fundamental retomar todos esses conteúdos com a finalidade de fortalecer o que já sabe e localizar as possíveis dúvidas antes da Prova Bimestral. Traga sua Orientação de Estudos na data que consta no cabeçalho acima para esclarecer suas dúvidas na correção coletiva. Lembre-se de todas as atividades que realizamos em sala de aula e, se necessário, consulte sua apostila ou faça uso de um bom dicionário. Bom trabalho! Professor Eduardo Rodrigues

13 1. Escreva o passado e o particípio passado dos seguintes verbos: A. to be N. to teach B. to cut O. to think C. to read P. to begin D. to bring Q. to drink E. to buy R. to swim F. to find S. to fall G. to get T. to give H. to have U. to see I. to leave V. to take J. to lose W. to drive K. to make X. to go L. to sell Y. to do M. to sleep Z. to speak 2. Complete com o verbo anômalo adequado (Consulte a aula 31): A. I speak English very well. (capacity) B. It rain a lot this afternoon. (possibility) C. The students wear a uniform. (obligation) D. You drink water now. (permission) E. You respect all your teachers. (obligation) F. Jack come in now. (permission) G. She arrive here tomorrow night. (possibility) H. Lisa dance very well. (ability)

14 3. Reescreva as seguintes frases substituindo as expressões em negrito por um verbo anômalo (Consulte a aula 31): A. I am able to speak five languages fluently. B. She is able to cook magnificently. C. We are able to swim. D. The children are able to skate really fast. E. Luciana is allowed to drive her mom s car. F. Jane has to come tomorrow. G. We have to talk to the teacher. 4. Passe as seguintes frases para o passado (Consulte a tabela da página 7): A. I can ride a bike. B. Lucy must wear a uniform. C. We may look for the ball. D. They must phone him.

15 5. Passe os seguintes substantivos para o plural (Consulte a aula 36):

16 A. Book B. Box C. Watch D. Brush E. Chair F. Picture G. Finger H. Bus I. Tomato J. Topaz K. Ox L. Wife M. Man N. Leaf O. Baby P. City Q. Woman R. Child S. Thief T. Wolf U. Knife V. Calf W. Half X. Shelf Y. Sheep Z. Foot

17 Aluno(a): Nº ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS ENSINO FUNDAMENTAL II Disciplina: Matemática Bimestre:3º Data: Professor(a): Gisleine /Raul Série: 9 Ano Turma: Caro aluno, iniciamos o segundo semestre revisando, notação científica, operações com números racionais, Báskara, Pitágoras e Equações biquadradas. Conhecemos inequações do 2 grau, resolução de problemas seno, cosseno, tangente e trigonometria. Concluíram trabalho mensal, utilizando cálculos operacionais, construção de gráficos, tabelas e até maquete. Trabalharam a educação financeira. Através de aulas laboratórios, registros em cadernos, desenvolvemos procedimentos de cálculos que servirão para auxiliar você, caro (a) aluno (a). Então faça com atenção, revise, utilize os recursos apresentados em sala e pelo seu professor (a) e, no dia da correção coletiva esclareça suas dúvidas. Q.01 Racionalize os seguintes expoentes: a) b) QUADRO DESTINADO À RESPOSTA DA QUESTÃO 01

18 Q.02 Analise a expressão abaixo e resolva ( ) QUADRO DESTINADO À RESPOSTA DA QUESTÃO 02 Q.03 Resolva as equações biquadradas, sendo U = R: (Atentem-se o algarismo 4 à frente da variável, significa expoente) a) x4 6x² + 8 = 0 QUADRO DESTINADO À RESPOSTA DA QUESTÃO 03 Q.04 O resultado da expressão é igual a: QUADRO DESTINADO À RESPOSTA DA QUESTÃO 04

19 Q.05 - Transforme as raízes em expoentes fracionários, simplificando se possível: a) = b) = Q.06 Sabe-se que x,y e z são três números inteiros, tais que: Podemos afirmar que é igual a: a) Duas dezenas e meia. b) Duas dúzias c) Uma dezena. d) Uma dúzia e meia. e) Uma dúzia. Muito bem! Você chegou ao final do seu trabalho! Depois de ter revisado os exercícios, registre nas linhas a seguir os que você encontrou mais dificuldade em realizar e também escolha um, que você realizou com muita facilidade.

20 Aluno(a): Nº ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS ENSINO FUNDAMENTAL II Disciplina: PORTUGUÊS 3º Bimestre Data: Professor(a): Hilda Série: 9º ANO Turma: Na Orientação de Estudos busca-se contribuir com a formação socioeducativa dos atendidos, a partir da promoção de experiências no campo da leitura, da escrita, do raciocínio lógico (exercícios), e da cultura geral, possibilitar o acesso ao conhecimento sistematizado, o desenvolvimento o conhecimento intelectual do aluno. Durante esse 3º Bimestre, desenvolvemos aulas, tarefas, exercícios, atividade oral e escrita e iniciando os estudos das concordâncias verbais e dialetos, e até criamos um trabalho abordando o assunto.com algumas técnicas, tais como resolver exercícios e participação das aulas interagindo entre colegas e professores dinamizando as aulas. Este é mais um momento importante na sua aprendizagem. Consulte o site e responda em seu caderno os exercícios a seguir, retomando todos esses conteúdos com a finalidade de fortalecer o que já sabe e localizar as possíveis dúvidas antes da prova. Traga sua OE na data solicitada pelo professor para esclarecer as dúvidas na correção coletiva. Para auxilia-lo nessa tarefa, consulte (ex: os resumos, a apostila e as tarefas, etc). Lembre-se de (coloque aqui instruções específicas da disciplina, ex: lembre-se de escrever respostas completas, determinar antes os valores de..., etc.) Vale o lembrete: O material didático é para ser usado; Um caderno organizado é a melhor ferramenta de estudo; Interpretação dos enunciados da O.Es e calma são atitudes que facilitará um DESEMPENHO. Boa Sorte! Profª Hilda

21 1. A seguinte frase está plenamente de acordo com as normas de concordância verbal: a) No poema de Drummond parece repetir-se alguns termos do artigo do autor. b) O autor e uma colega sua incumbiu-se de enviar uma carta aos amigos do Rio. c) Na passeata dos estudantes manifestavam-se protestos contra a ditadura. d) Eram de se esperar que houvessem deturpações dos fatos no noticiário oficial. e) Depois de ser feito várias cópias, enviei-as aos amigos do Rio. 2. A frase em que a concordância está de acordo com a norma culta é: a) Tudo indica que, se houvessem sido feitas consultas aos especialistas, não teriam surgido tantas críticas. b) Alteração de rituais são sempre passíveis de controvérsia, por isso muitas vezes é evitado. c) Feito repentinamente, muitas mudanças acabam por exigirem revisões posteriores. d) No mesmo dia foi publicado, anonimamente, as mensagens curtas a favor da quebra do formalismo processual. e) Nota-se que é desse autor que virá, por seu alto conhecimento jurídico, as orientações mais confiáveis sobre o assunto. 3. Assinale a frase correta. a) Aluga-se casas. b) Notam-se sinais de recuperação na economia. c) No passado, não se recorriam aos processos como agora. d) Precisam-se de vendedores. e) Nenhuma das respostas 4. Assinale a alternativa cuja frase apresenta concordância correta, obedecendo à regra empregada em "Chamou-se o veterinário oficial." a) Alugou-se imóveis novos. b) Trataram-se de assuntos pouco usuais. c) Indicaram-se as medidas cabíveis. d) Presenciou-se cenas desagradáveis. e) Precisam-se de balconistas com prática. 5. Em relação à concordância verbal, assinale a alternativa que não obedece ao padrão culto: a) Havia livros sobre a mesa. b) Há anos não o vejo. c) Deverão haver mais livros na biblioteca. d) Deveria haver mais livros para consulta. e) Faz anos que não o vejo.

22 6. As normas de concordância verbal estão inteiramente respeitadas na frase: a) O pessoal que não quiserem malhar tem agora mais razões para ficar acomodado num sofá. b) Comprovaram-se que os efeitos dos exercícios físicos e das drogas têm algo em comum. c) A privação de endorfina e dopamina podem levar a estados depressivos. d) Existem, além das complicações físicas, a possibilidade de alterações no plano social. e) Sempre haverá atletas compulsivos, pois sempre existirão pessoas ansiosas. 7. A concordância verbal está plenamente respeitada na frase: a) Não fossem pelas razões alegadas, outras haveriam para puni-lo. b) Quem foi mesmo que lhes garantiram estarmos inadimplentes? c) De pouca gente haveríamos de suspeitar com tantas razões quantas as que tínhamos para suspeitar dele. d) Por mais que envidemos esforços, não creio que a gente consigamos um bom resultado. e) Apesar de não serem muitos os seus desafetos políticos, não lhe convêm que os subestime. 8. As condições de vida dos grupos humanos... especialmente pela existência de um sistema de transporte... a) é influenciada - eficaz b) é influenciada - eficazes c) são influenciado - eficazes d) são influenciados - eficazes e) são influenciadas eficaz 9. As normas de concordância verbal estão inteiramente respeitadas na frase: a) Os talentos para a carreira de jornalista pode ser pesquisado em qualquer curso universitário. b) Não haveriam razões, segundo Clóvis Rossi, para tornar obrigatório o diploma de jornalista. c) São tantas as áreas que um jornalista deve cobrir, que lhe seria impossível estudá-las num único curso. d) Todos os profissionais deveria preocuparem-se com um comportamento ético, e não apenas os jornalistas. e) Agricultura, ecologia e urbanismo são assuntos que não poderiam ninguém dominar com razoável competência. 10. Para que a concordância verbal se faça corretamente, é preciso flexionar no singular a forma verbal sublinhada na frase: a) O lixo e a imundície constituem o vosso presente. b) As flores, em vossas mãos sujas, haverão de se impregnar de vossa sujeira. c) É com a mão suja que recebem alguns as dádivas da vida. d) Seus protestos de beleza e de dignidade estão no zelo com seu caminhão. e) Aos homens da cidade devem-se dizer que esse motorista é um herói.

EDITAL Nº 08/2015 PROCESSO SELETIVO ESPECIAL DA FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ METROPOLITANA 2016/1

EDITAL Nº 08/2015 PROCESSO SELETIVO ESPECIAL DA FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ METROPOLITANA 2016/1 EDITAL Nº 08/2015 PROCESSO SELETIVO ESPECIAL DA FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ METROPOLITANA 2016/1 Abre o processo seletivo especial para ingresso nos cursos de Graduação da Faculdade Metropolitana

Leia mais

c- Muitas vezes nos deparamos com situações em que nos sentimos tão pequenos e às vezes pensamos que não vamos dar conta de solucioná-las.

c- Muitas vezes nos deparamos com situações em que nos sentimos tão pequenos e às vezes pensamos que não vamos dar conta de solucioná-las. FICHA DA SEMANA 5º ANO A e B Instruções: 1- Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue a professora no dia seguinte; 2- As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno,

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome Nº Ano Data: Professor: Gabriela/ Fernanda Nota: (valor 1,0) 3 o.bimestre Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos mínimos

Leia mais

O JOVEM COMERCIÁRIO: TRABALHO E ESTUDO

O JOVEM COMERCIÁRIO: TRABALHO E ESTUDO O JOVEM COMERCIÁRIO: TRABALHO E ESTUDO O comércio sempre foi considerado como porta de entrada para o mercado de trabalho sendo, assim, um dos principais setores econômicos em termos de absorção da população

Leia mais

APOSTILA DE CIÊNCIAS NATURAIS

APOSTILA DE CIÊNCIAS NATURAIS Escola Municipal APOSTILA DE CIÊNCIAS NATURAIS Nome Turma Professor (a) 1- Vamos ler a informação: A matéria forma tudo o que existe no mundo. Esta matéria pode ser transformada por uma força chamada energia.

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ANDRADINA NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ANDRADINA NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ANDRADINA NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER ANDRADINA/SP 2016 NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA TÍTULO DO TRABALHO:

Leia mais

Função. Adição e subtração de arcos Duplicação de arcos

Função. Adição e subtração de arcos Duplicação de arcos Função Trigonométrica II Adição e subtração de arcos Duplicação de arcos Resumo das Principais Relações I sen cos II tg sen cos III cotg tg IV sec cos V csc sen VI sec tg VII csc cotg cos sen Arcos e subtração

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 14, Toledo PR Fone: 77-810 PLANEJAMENTO ANUAL DE LINGUAGEM SÉRIE: PRÉ I PROFESSOR: Carla Iappe

Leia mais

UM JOGO BINOMIAL 1. INTRODUÇÃO

UM JOGO BINOMIAL 1. INTRODUÇÃO 1. INTRODUÇÃO UM JOGO BINOMIAL São muitos os casos de aplicação, no cotidiano de cada um de nós, dos conceitos de probabilidade. Afinal, o mundo é probabilístico, não determinístico; a natureza acontece

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1 ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ORIENTAÇÕES GERAIS Cada aluno deve elaborar seu relatório, mesmo que o trabalho esteja sendo desenvolvido em grupo. Os relatórios devem

Leia mais

3º Ano do Ensino Médio. Aula nº06

3º Ano do Ensino Médio. Aula nº06 Nome: Ano: º Ano do E.M. Escola: Data: / / 3º Ano do Ensino Médio Aula nº06 Assunto: Noções de Estatística 1. Conceitos básicos Definição: A estatística é a ciência que recolhe, organiza, classifica, apresenta

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CHAMADA INTERNA PROEX Nº 02/2014 PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CHAMADA INTERNA PROEX Nº 02/2014 PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO Avenida Rio Branco, 0 Santa Lúcia 906- Vitória ES 7 7-7 CHAMADA INTERNA PROEX Nº 0/0 PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS A Pró-Reitoria

Leia mais

FONTES E FORMAS DE ENERGIA

FONTES E FORMAS DE ENERGIA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FUNDAÇÃO CECIERJ / CONSÓRCIO CEDERJ PROFESSOR/CURSISTA: Armanda Teixeira Ferreira Gonçalves COLÉGIO: Estadual Bairro Senhor Do Bonfim Turma:

Leia mais

Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova A (13A1AE) 60 minutos

Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova A (13A1AE) 60 minutos Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova A (13A1AE) 60 minutos Prova de certificação de nível de proficiência linguística no âmbito do Quadro de Referência para o Ensino Português no Estrangeiro,

Leia mais

www.institutoprosaber.com.br

www.institutoprosaber.com.br Prepare-se! O mundo vai precisar do seu conhecimento Rua Georgina Erisman, 205 - Centro - CEP: 44001-448 - Feira de Santana-BA Tel.: (75) 3614-9950 / 0800-282-8812 www.institutoprosaber.com.br Seja bem-vindo!

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO. Elaborado por Gildenir Carolino Santos Grupo de Pesquisa LANTEC

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO. Elaborado por Gildenir Carolino Santos Grupo de Pesquisa LANTEC UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO Elaborado por Gildenir Carolino Santos Grupo de Pesquisa LANTEC Campinas Fevereiro 2014 2 opyleft Gildenir C. Santos, 2014. Biblioteca - Faculdade

Leia mais

Exemplo COMO FAZER UM TRABALHO ESCOLAR O QUE DEVE CONSTAR EM UM TRABALHO ESCOLAR? Um Trabalho Escolar que se preze, de nível fundamental, deve conter:

Exemplo COMO FAZER UM TRABALHO ESCOLAR O QUE DEVE CONSTAR EM UM TRABALHO ESCOLAR? Um Trabalho Escolar que se preze, de nível fundamental, deve conter: COMO FAZER UM TRABALHO ESCOLAR O QUE DEVE CONSTAR EM UM TRABALHO ESCOLAR? Um Trabalho Escolar que se preze, de nível fundamental, deve conter: 1. Capa 2. Folha de Rosto 3. Sumário 4. Introdução 5. Texto

Leia mais

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Editora Atlas, 2002....

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Editora Atlas, 2002.... GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Editora Atlas, 2002.... 1 Como encaminhar uma Pesquisa? A pesquisa é um projeto racional e sistemático com objetivo de proporcionar respostas

Leia mais

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBA PROGRAMA DE ASSITÊNCIA E APOIO AO ESTUDANTE PAAE EDITAL Nº 007/2015

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBA PROGRAMA DE ASSITÊNCIA E APOIO AO ESTUDANTE PAAE EDITAL Nº 007/2015 Loteamento Espaço Alpha (BA522) Bairro: Limoeiro- CEP 42.808-590 Camaçari-BA Telefax: (71) 3649-8600 E-mail: camacari@ifba.edu.br Site: www.camacari.ifba.edu.br POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBA

Leia mais

Abril Educação Fontes de energia, calor e temperatura Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Fontes de energia, calor e temperatura Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Fontes de energia, calor e temperatura Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 Como podemos relacionar o calor, a agitação térmica e o equilíbrio térmico? Questão 2 O

Leia mais

Nota Técnica sobre troca de calota e correção de mossas de recipientes transportáveis para GLP

Nota Técnica sobre troca de calota e correção de mossas de recipientes transportáveis para GLP Nota Técnica sobre troca de calota e correção de mossas de recipientes transportáveis para GLP Sumário Executivo Esta Nota Técnica tem o objetivo de esclarecer os já existentes critérios normativos necessários

Leia mais

Orientações para Inscrição do Grupo e Projeto de Pesquisa

Orientações para Inscrição do Grupo e Projeto de Pesquisa 1 Orientações para Inscrição do Grupo e Projeto de Pesquisa O primeiro passo é criar um login de acesso que será com um e-mail e uma senha única para o grupo. Ao entrar no ambiente de Inscrição e selecionar

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE CONTEÚDO DIGITAL PARA O USO NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE CONTEÚDO DIGITAL PARA O USO NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE CONTEÚDO DIGITAL PARA O USO NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS Júlio César Neis 1 ; Rosangela Aguiar Adam 2 ; Tiago Lopes Gonçalves 3 ; Vera Regina Mazureck

Leia mais

Contratar um plano de saúde é uma decisão que vai além da pesquisa de preços. Antes de

Contratar um plano de saúde é uma decisão que vai além da pesquisa de preços. Antes de Planos de saúde: Sete perguntas para fazer antes de contratar Antes de aderir a um plano de saúde, o consumidor precisa se informar sobre todas as condições do contrato, para não correr o risco de ser

Leia mais

TESTES SOCIOMÉTRICOS

TESTES SOCIOMÉTRICOS TESTES SOCIOMÉTRICOS Docente: Mestre Mª João Marques da Silva Picão Oliveira TESTES SOCIOMÉTRICOS * O Teste Sociométrico ajuda-nos a avaliar o grau de integração duma criança/jovem no grupo; a descobrir

Leia mais

DIVISÃO DE INFORMAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO

DIVISÃO DE INFORMAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DIVISÃO DE INFORMAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO SEAMB MANUAL DO LICENCIAMENTO DE FONTES MÓVEIS DE POLUIÇÃO TRANSPORTE DE PRODUTOS E RESÍDUOS PERIGOSOS PELA INTERNET Outubro 2008 MANUAL DO LICENCIAMENTO DE FONTES

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. MARTINHO MARQUES VERA LUCIA DOS SANTOS GIVANILZA ALVES DOS SANTOS MARIA APARECIDA CRIVELI SIRLEI R. C. DO P.

ESCOLA ESTADUAL DR. MARTINHO MARQUES VERA LUCIA DOS SANTOS GIVANILZA ALVES DOS SANTOS MARIA APARECIDA CRIVELI SIRLEI R. C. DO P. ESCOLA ESTADUAL DR. MARTINHO MARQUES VERA LUCIA DOS SANTOS GIVANILZA ALVES DOS SANTOS MARIA APARECIDA CRIVELI SIRLEI R. C. DO P. VITORINO SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E OS POLIEDROS DE PLATÃO TAQUARUSSU = MS AGOSTO

Leia mais

INGLÊS - Nível 2 2016. 2.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei nº 17/2016, de 4 de abril)

INGLÊS - Nível 2 2016. 2.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei nº 17/2016, de 4 de abril) INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS - Nível 2 2016 Prova 06 / 2016 1ª e 2ª Fase 2.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei nº 17/2016, de 4 de abril) O presente documento divulga informação

Leia mais

Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso

Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso Departamento de Tecnologia da Informação Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas Professoras. Neide Aquemi e Vania Franciscon Auxiliares: André S. G. Santos

Leia mais

Exercício. Exercício

Exercício. Exercício Exercício Exercício Aula Prática Utilizar o banco de dados ACCESS para passar o MER dos cenários apresentados anteriormente para tabelas. 1 Exercício oções básicas: ACCESS 2003 2 1 Exercício ISERIDO UMA

Leia mais

A escrita que faz a diferença

A escrita que faz a diferença A escrita que faz a diferença Inclua a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro em seu planejamento de ensino A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Ministério

Leia mais

IV ENCONTRO DE PSICOLOGIA CUIDADOS PALIATIVOS: RESSIGNIFICANDO A PERDA, A MORTE E O MORRER 31 de Maio a 02 de Junho

IV ENCONTRO DE PSICOLOGIA CUIDADOS PALIATIVOS: RESSIGNIFICANDO A PERDA, A MORTE E O MORRER 31 de Maio a 02 de Junho IV ENCONTRO DE PSICOLOGIA CUIDADOS PALIATIVOS: RESSIGNIFICANDO A PERDA, A MORTE E O MORRER 31 de Maio a 02 de Junho EDITAL INSCRIÇÃO DE TRABALHOS A Coordenação do curso de Psicologia da Faculdade Vale

Leia mais

Treinamento sobre Progress Report.

Treinamento sobre Progress Report. Treinamento sobre Progress Report. Objetivo O foco aqui é trabalhar o desenvolvimento pessoal de cada aluno. O instrutor irá analisar cada um e pensar em suas dificuldades e barreiras de aprendizado e,

Leia mais

2015-2016. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo

2015-2016. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo 2015-2016 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo Setembro 2015 Este documento pretende dar a conhecer a todos os intervenientes no processo educativo os critérios de avaliação, e respetivas percentagens, a que

Leia mais

Análise Qualitativa no Gerenciamento de Riscos de Projetos

Análise Qualitativa no Gerenciamento de Riscos de Projetos Análise Qualitativa no Gerenciamento de Riscos de Projetos Olá Gerente de Projeto. Nos artigos anteriores descrevemos um breve histórico sobre a história e contextualização dos riscos, tanto na vida real

Leia mais

Projeto de Formatura I

Projeto de Formatura I Projeto de Formatura I Aulas e normas para elaboração e apresentação de trabalho www.fei.edu.br/eletrica/normaseprojetos.htm Professor: Carlos Eduardo Thomaz Email: cet@fei.edu.br URL: http://www.fei.edu.br/~cet

Leia mais

Tutorial do aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Rede e-tec Brasil

Tutorial do aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Rede e-tec Brasil Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Tutorial do aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Rede e-tec Brasil 2015 I F P A 1 0 5 a n o s SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 2 1 CALENDÁRIO

Leia mais

ActivALEA. ative e atualize a sua literacia

ActivALEA. ative e atualize a sua literacia ActivALEA ative e atualize a sua literacia N.º 26 A FREQUÊNCIIA RELATIIVA PARA ESTIIMAR A PROBABIILIIDADE Por: Maria Eugénia Graça Martins Departamento de Estatística e Investigação Operacional da FCUL

Leia mais

3 Metodologia de pesquisa

3 Metodologia de pesquisa 3 Metodologia de pesquisa Esta pesquisa foi concebida com o intuito de identificar como a interação entre o gerenciamento de projetos e o planejamento estratégico estava ocorrendo nas empresas do grupo

Leia mais

Ceará e o eclipse que ajudou Einstein

Ceará e o eclipse que ajudou Einstein Ceará e o eclipse que ajudou Einstein Eixo(s) temático(s) Terra e Universo Tema Sistema Solar Conteúdos Sistema Terra-Lua-Sol / eclipses Usos / objetivos Retomada de conhecimentos / avaliação / problematização

Leia mais

Propriedade Intelectual da Simples Soluções Slide 2

Propriedade Intelectual da Simples Soluções Slide 2 Objetivo da Auditoria: O objetivo é verificar se o nosso SISTEMA DE GESTÃO está realmente implementado ou não... Propriedade Intelectual da Simples Soluções Slide 2 1 Para que servem as Auditorias? Propriedade

Leia mais

FATURA ELETRÔNICA DO PRESTADOR Layout do Arquivo Texto Versão 1.1.1

FATURA ELETRÔNICA DO PRESTADOR Layout do Arquivo Texto Versão 1.1.1 Orientações gerais: 1. Este layout é destinado a todos os prestadores de serviços de saúde do Ipasgo. Os prestadores pessoas físicas e pessoas jurídicas nas categorias laboratório e clínicas que apresentam

Leia mais

7. A importância do aterramento na Qualidade da Energia.

7. A importância do aterramento na Qualidade da Energia. 7. A importância do aterramento na Qualidade da Energia. Em primeiro lugar é preciso esclarecer o que significa e para que serve o aterramento do sistema elétrico. Ao contrário do que é usual considerar,

Leia mais

PIC. Componentes da PIC 1. o bimestre. Produção Integrada ao Conteúdo

PIC. Componentes da PIC 1. o bimestre. Produção Integrada ao Conteúdo PIC Produção Integrada ao Conteúdo 6. o ano Ensino Fundamental Componentes da PIC 1. o bimestre Arte Ciências Geografia História A nota de PIC é a média entre a nota de tarefa (avaliação do conjunto de

Leia mais

PEQUENAS EMPRESAS E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS TENDÊNCIAS E PRÁTICAS ADOTADAS PELAS EMPRESAS BRASILEIRAS

PEQUENAS EMPRESAS E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS TENDÊNCIAS E PRÁTICAS ADOTADAS PELAS EMPRESAS BRASILEIRAS PEQUENAS EMPRESAS E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS TENDÊNCIAS E PRÁTICAS ADOTADAS PELAS EMPRESAS BRASILEIRAS EMENTA O presente estudo tem por finalidade abordar o comportamento recente das pequenas empresas na

Leia mais

Comandos de Eletropneumática Exercícios Comentados para Elaboração, Montagem e Ensaios

Comandos de Eletropneumática Exercícios Comentados para Elaboração, Montagem e Ensaios Comandos de Eletropneumática Exercícios Comentados para Elaboração, Montagem e Ensaios O Método Intuitivo de elaboração de circuitos: As técnicas de elaboração de circuitos eletropneumáticos fazem parte

Leia mais

Rodrigo Claudino Diogo 1, Valéria A. Ribeiro de Lima 2, Vanusa Maria de Paula 3, Rosymeire Evangelista Dias 4

Rodrigo Claudino Diogo 1, Valéria A. Ribeiro de Lima 2, Vanusa Maria de Paula 3, Rosymeire Evangelista Dias 4 A formação docente em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Educação Ambiental TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA SALA DE AULA: PRODUÇÃO DE VÍDEOS POR MEIO DE SMARTPHONES COMO UMA POSSIBILIDADE VIÁVEL

Leia mais

Auditoria de Meio Ambiente da SAE/DS sobre CCSA

Auditoria de Meio Ambiente da SAE/DS sobre CCSA 1 / 8 1 OBJETIVO: Este procedimento visa sistematizar a realização de auditorias de Meio Ambiente por parte da SANTO ANTÔNIO ENERGIA SAE / Diretoria de Sustentabilidade DS, sobre as obras executadas no

Leia mais

Curso de Desenvolvimento de Negócios Sociais e Inclusivos

Curso de Desenvolvimento de Negócios Sociais e Inclusivos Curso de Desenvolvimento de Negócios Sociais e Inclusivos O curso de Desenvolvimento de Negócios Sociais e Inclusivos visa a despertar o interesse de pessoas que queiram empreender na área social. Trata-se

Leia mais

MANUAL DO AVALIADOR O que é uma Feira de Ciência? Por que avaliar os trabalhos? Como os avaliadores devem proceder?

MANUAL DO AVALIADOR O que é uma Feira de Ciência? Por que avaliar os trabalhos? Como os avaliadores devem proceder? MANUAL DO AVALIADOR O que é uma Feira de Ciência? É uma exposição que divulga os resultados de experimentos ou de levantamentos realizados, com rigor científico, por alunos, sob a orientação de um professor.

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO 2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (UNIFEI)

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO 2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (UNIFEI) 1 EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO 2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (UNIFEI) O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da Universidade Federal

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET/EF/UFES O tutor do grupo Programa de Educação Tutorial - Educação Física (PET-EF), no uso de suas atribuições legais, torna público

Leia mais

QUESTÕES PARA A 3ª SÉRIE ENSINO MÉDIO MATEMÁTICA 2º BIMESTE SUGESTÕES DE RESOLUÇÕES

QUESTÕES PARA A 3ª SÉRIE ENSINO MÉDIO MATEMÁTICA 2º BIMESTE SUGESTÕES DE RESOLUÇÕES QUESTÕES PARA A 3ª SÉRIE ENSINO MÉDIO MATEMÁTICA 2º BIMESTE QUESTÃO 01 SUGESTÕES DE RESOLUÇÕES Descritor 11 Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas. Os itens referentes a

Leia mais

PESQUISA OPERACIONAL -PROGRAMAÇÃO LINEAR. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.

PESQUISA OPERACIONAL -PROGRAMAÇÃO LINEAR. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. PESQUISA OPERACIONAL -PROGRAMAÇÃO LINEAR Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. ROTEIRO Esta aula tem por base o Capítulo 2 do livro de Taha (2008): Introdução O modelo de PL de duas variáveis Propriedades

Leia mais

Inclusão de pessoas com deficiência no mercado trabalho: implicações da baixa escolarização

Inclusão de pessoas com deficiência no mercado trabalho: implicações da baixa escolarização Inclusão de pessoas com deficiência no mercado trabalho: implicações da baixa escolarização Suelen Moraes de Lorenzo 1 e-mail: suelen.lorenzo@gmail.com Amabriane da Silva Oliveira e-mail: amabriane@r7.com

Leia mais

Estadual ou Municipal (Territórios de Abrangência - Conceição do Coité,

Estadual ou Municipal (Territórios de Abrangência - Conceição do Coité, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DEDC I PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE OBSERVATÓRIO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO TERRITÓRIO DO SISAL - BA 1.0 Apresentação:

Leia mais

Fundamentos de Teste de Software

Fundamentos de Teste de Software Núcleo de Excelência em Testes de Sistemas Fundamentos de Teste de Software Módulo 1- Visão Geral de Testes de Software Aula 2 Estrutura para o Teste de Software SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Vertentes

Leia mais

Implementação de um serviço de correio eletrônico na Intranet do Pólo de Touros utilizando o ambiente SQUIRELMAIL e POSTFIX em um Servidor Linux

Implementação de um serviço de correio eletrônico na Intranet do Pólo de Touros utilizando o ambiente SQUIRELMAIL e POSTFIX em um Servidor Linux UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ - EAJ CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA Projeto das Disciplinas de Sistemas Operacionais de Redes e Projeto de Redes Implementação de um

Leia mais

Índice. Conteúdo. Planilha Profissional Para Cálculo de Preços de Artesanato

Índice. Conteúdo. Planilha Profissional Para Cálculo de Preços de Artesanato Índice Conteúdo Índice... 2 A Importância do Preço Correto... 3 Como chegar ao preço de venda adequado do meu produto?... 3 Como calcular o preço de venda lucro... 5 Como vender meus produtos pela internet...

Leia mais

ORIENTAÇÕES TRABALHO EM EQUIPE. Trabalho em Equipe. Negociação

ORIENTAÇÕES TRABALHO EM EQUIPE. Trabalho em Equipe. Negociação 2015 Trabalho em Equipe Negociação Caros alunos, A seguir colocamos as orientações para a realização do trabalho em equipe. Trabalho em Equipe O trabalho em equipe é uma atividade que deverá ser desenvolvida

Leia mais

Como Elaborar uma Proposta de Projeto

Como Elaborar uma Proposta de Projeto Como Elaborar uma Proposta de Projeto Prof. Tiago Garcia de Senna Carneiro tiago@iceb.ufoop.br TerraLAB Laboratório INPE/UFOP para Modelagem e Simulação dos Sistemas Terrestres Departamento de Computação

Leia mais

PLANO DE AULA/ROTINA DIÁRIA

PLANO DE AULA/ROTINA DIÁRIA EJA Ensino Fundamental 2º Segmento GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS PLANO DE AULA/ROTINA DIÁRIA Fase/Ano: 4ª Fase 6º e 7º Ano Ano Letivo: 2014 Componente Curricular: Geografia Professores do Estúdio: Jefferson

Leia mais

O BANCO DE DADOS. QUADRO I- Formas de acesso às informações disponíveis no Banco de Dados

O BANCO DE DADOS. QUADRO I- Formas de acesso às informações disponíveis no Banco de Dados Esta publicação é um produto do Banco de Dados que o Programa Gestão Pública e Cidadania vem construindo desde 1996 a fim de reunir informações sobre os programas inscritos em todos os ciclos de premiação.

Leia mais

Manual Geral de Aplicação Universal Entrada 2008

Manual Geral de Aplicação Universal Entrada 2008 Universal Entrada 2008 Programa Programa - Manual do Aplicador Teste Universal - 2008 Teste Cognitivo Leitura/Escrita e Matemática Caro alfabetizador(a): Se você está recebendo este material, é porque

Leia mais

COLÉGIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL FERNANDO DE ALMEIDA. Lista de trabalhos Terceiro Ano- 1 bimestre/ 2016

COLÉGIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL FERNANDO DE ALMEIDA. Lista de trabalhos Terceiro Ano- 1 bimestre/ 2016 Lista de trabalhos Terceiro Ano- 1 bimestre/ 2016 Trabalho de português 1) faca uma pesquisa e com desenhos monte um livrinho com um tema que você escolher: Exemplo: capa, paginas, figuras, falas...etc.

Leia mais

CIBERESPAÇO E O ENSINO: ANÁLISE DAS REDES SOCIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL II NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR VIANA

CIBERESPAÇO E O ENSINO: ANÁLISE DAS REDES SOCIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL II NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR VIANA 203 CIBERESPAÇO E O ENSINO: ANÁLISE DAS REDES SOCIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL II NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR VIANA INTRODUÇÃO ¹ Elias Barbosa de Lima filho ² Dr. Flamarion Dutra Alves ¹ eliasbarbosalima141@gmail.com

Leia mais

Registro de Retenções Tributárias e Pagamentos

Registro de Retenções Tributárias e Pagamentos SISTEMA DE GESTÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS (SiGPC) CONTAS ONLINE Registro de Retenções Tributárias e Pagamentos Atualização: 20/12/2012 A necessidade de registrar despesas em que há retenção tributária é

Leia mais

Instruções para o cadastramento da Operação de Transporte e geração do Código Identificador da Operação de Transporte CIOT.

Instruções para o cadastramento da Operação de Transporte e geração do Código Identificador da Operação de Transporte CIOT. Instruções para o cadastramento da Operação de Transporte e geração do Código Identificador da Operação de Transporte CIOT. Versão: 16/03/12 As instruções abaixo aplicam-se a todas as Operações de Transportes

Leia mais

ANEXO III. Roteiro para Apresentação de Projetos do Tipo C R$ 50.001,00 a R$ 100.000,00

ANEXO III. Roteiro para Apresentação de Projetos do Tipo C R$ 50.001,00 a R$ 100.000,00 ANEXO III Roteiro para Apresentação de Projetos do Tipo C R$ 50.001,00 a R$ 100.000,00 1. Apresentação Geral: 1. Nome do projeto 2. Linha(s) Temática(s) 2. Localidade e município 3. Instituição Proponente

Leia mais

Design de Serviços MANUAL DO CURSO

Design de Serviços MANUAL DO CURSO Design de Serviços MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Candidatos: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta-feira 9h às 21h Sábado 9h às 13h

Leia mais

PROJETO DE APRENDIZAGEM

PROJETO DE APRENDIZAGEM PROJETO DE APRENDIZAGEM CENTRO DE ENSINO MÉDIO ANTÔNIO PÓVOA PROJETO DE APRENDIZAGEM ANO: 2016 SÉRIE: 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO - TURMA: 01 PROFESSORAS ORIENTADORAS: Firminízia Alves e Graziela Rocha Assunto:

Leia mais

ISS Eletrônico. Formato de Arquivos para Transmissão de Documentos Declarados através do aplicativo OFFLINE. Extensão do Arquivo JUNHO2006.

ISS Eletrônico. Formato de Arquivos para Transmissão de Documentos Declarados através do aplicativo OFFLINE. Extensão do Arquivo JUNHO2006. ISS Eletrônico Formato de Arquivos para Transmissão de Documentos Declarados através do aplicativo OFFLINE Caro contribuinte. A transmissão de arquivos é uma facilidade fornecida pelo sistema de ISS Eletrônico

Leia mais

Universidade Federal de Goiás Campus Catalão Departamento de Matemática

Universidade Federal de Goiás Campus Catalão Departamento de Matemática Universidade Federal de Goiás Campus Catalão Departamento de Matemática Disciplina: Álgebra Linear Professor: André Luiz Galdino Aluno(a): 4 a Lista de Exercícios 1. Podemos entender transformações lineares

Leia mais

CPGP 2016 CONGRESSO PARANAENSE DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS CHAMADA DE TRABALHOS

CPGP 2016 CONGRESSO PARANAENSE DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS CHAMADA DE TRABALHOS CPGP 2016 CONGRESSO PARANAENSE DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS CHAMADA DE TRABALHOS I. DATA E LOCAL Data: 25 e 26 de Agosto de 2016 Local: FIEP Campus da Indústria Av. Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico

Leia mais

CONSIDERAÇÕES BÁSICAS SOBRE PROJETO DE MUSEU DE ARTES VISUAIS 1

CONSIDERAÇÕES BÁSICAS SOBRE PROJETO DE MUSEU DE ARTES VISUAIS 1 CONSIDERAÇÕES BÁSICAS SOBRE PROJETO DE MUSEU DE ARTES VISUAIS 1 PONTOS- CHAVE Possibilidade de expansão Circulações (atender as normas/ser espaço de transição/exposição) Armazenamento/Depósito Controle

Leia mais

Módulo 1 - Mês 1- Aula 3

Módulo 1 - Mês 1- Aula 3 PLANEJAMENTO BÁSICO Módulo 1 - Mês 1- Aula 3 PLANEJAMENTO BÁSICO Como construir renda estável em cada etapa 1. Etapas de Faturamento Para construir um rendimento estável, existe uma ordem a seguir. Na

Leia mais

BULLYING Questão de educação emocional e social

BULLYING Questão de educação emocional e social BULLYING Questão de educação emocional e social Sala 3 Interdisciplinar EF I E.E. PROFª ZENAIDE AVELINO MAIA Professora Apresentadora: Gisele Leite da Silva Realização: Justificativa Percebendo que atitudes

Leia mais

Cento de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação. Subárea de Matemática. Plano de Ensino de Matemática 7º Ano - 2014

Cento de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação. Subárea de Matemática. Plano de Ensino de Matemática 7º Ano - 2014 Cento de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação Subárea de Matemática 1 Plano de Ensino de Matemática 7º Ano - 2014 Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação Subárea de Matemática Profª Marisa Gomes

Leia mais

BREVE REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM AULAS NO ENSINO MÉDIO

BREVE REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM AULAS NO ENSINO MÉDIO 466 BREVE REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM AULAS NO ENSINO MÉDIO Hélio Márcio Nunes Lacerda UFT/Letras heliomarcio207@yahoo.co.uk Naiana Siqueira Galvão UFT/Letras anaiangalvao@hotmail.com Esse trabalho

Leia mais

1. Súmula. 2. Objetivos. 3. Método

1. Súmula. 2. Objetivos. 3. Método 1. Súmula Realização de estágio curricular supervisionado, atuando na área da Engenharia de Produção. Eperiência prática junto ao meio profissional e entrega de relatório final de estágio. Orientação por

Leia mais

COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM ATIVIDADES Atividade Extra - Fórum SIEPE (Compensação da carga horária do dia 08/09/2012) A atividade foi postada no módulo X Atividade Módulo X - Fórum Agenda O cursista

Leia mais

VERSÃO RESPOSTAS PROVA DE MARKETING

VERSÃO RESPOSTAS PROVA DE MARKETING UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO DOUTORADO - TURMA 2011 VERSÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA PLANO DE ENSINO PERÍODO LETIVO: 2008/2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA PLANO DE ENSINO PERÍODO LETIVO: 2008/2 DISCIPLINA: Créditos: 6 Caráter: Obrigatório Professor regente: Ály Ferreira Flores Filho UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA PLANO DE ENSINO

Leia mais

Inglês. Entrelinha 1,5 (Versão única igual à Versão 1) Teste Intermédio de Inglês. Parte III Compreensão do oral. Entrelinha 1,5.

Inglês. Entrelinha 1,5 (Versão única igual à Versão 1) Teste Intermédio de Inglês. Parte III Compreensão do oral. Entrelinha 1,5. Teste Intermédio de Inglês Parte III Compreensão do oral Entrelinha 1,5 Teste Intermédio Inglês Entrelinha 1,5 (Versão única igual à Versão 1) Duração do Teste: 15 minutos 22.02.2013 9.º Ano de Escolaridade

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PÓVOA DE LANHOSO - 150915

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PÓVOA DE LANHOSO - 150915 INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS Abril 2016 2016 367 Prova 11º Ano de escolaridade (Decreto-Lei nº 139/2012, de 05 de julho) O presente documento divulga informação relativa à prova

Leia mais

ESPANHOL INIC. Ano Letivo 2013/2014 INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA. 11º Ano de Escolaridade

ESPANHOL INIC. Ano Letivo 2013/2014 INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA. 11º Ano de Escolaridade Ano Letivo 2013/2014 INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA ESPANHOL INIC. 11º Ano de Escolaridade Prova 375 2014 Decreto-Lei nº 139/2012, de 5 de julho 1. Objeto de avaliação A prova a que esta

Leia mais

Os Registros na Pesquisa. Christiane Zubler

Os Registros na Pesquisa. Christiane Zubler Os Registros na Pesquisa Christiane Zubler RELEMBRANDO... A importância de se trabalhar com projetos de pesquisa na educação Básica: O Experiências exitosas; O Como organizar e avaliar feiras de ciências;

Leia mais

FACULDADE PADRE JOÃO BAGOZZI PÓS-GRADUAÇÃO BAGOZZI - NÚCLEO DE CIENCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

FACULDADE PADRE JOÃO BAGOZZI PÓS-GRADUAÇÃO BAGOZZI - NÚCLEO DE CIENCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO FACULDADE PADRE JOÃO BAGOZZI PÓS-GRADUAÇÃO BAGOZZI - NÚCLEO DE CIENCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO, CORREÇÃO DO TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PÓS-GRADUANDOS MATRICULADOS

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

CURSO PRÉ-VESTIBULAR DA UFSCar

CURSO PRÉ-VESTIBULAR DA UFSCar CURSO PRÉ-VESTIBULAR DA UFSCar PROCESSO SELETIVO 2013/2014 MANUAL DO CANDIDATO CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO: ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO DATAS/INFORMAÇÕES 13 DE MAIO A 9 DE JUNHO, pelo site: www.cursinho.ufscar.br

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 3ª Etapa 2014 Disciplina: Física Série: 1ª Professor (a): Marcos Vinicius Turma: FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

- ; - -1,- NOTA TÉCNICA N`&5-7.12016/ CGNOR/DSST/SIT/MTPS

- ; - -1,- NOTA TÉCNICA N`&5-7.12016/ CGNOR/DSST/SIT/MTPS . - ; - -1,- - MINISTÉRIO DO TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Anexo, Ala B, 1 andar, sala 176 - CEP: 70056-900 - Brasilia/DF sitgmte

Leia mais

CHAMADA MCT / FINEP ENERGIA DE PRODUTOS E SERVIÇOS COM TECNOLOGIA INOVADORA NA ÁREA DE

CHAMADA MCT / FINEP ENERGIA DE PRODUTOS E SERVIÇOS COM TECNOLOGIA INOVADORA NA ÁREA DE CHAMADA MCT / FINEP Ministério da Ciência e Tecnologia / Financiadora de Estudos e Projetos IDENTIFICAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS COM TECNOLOGIA INOVADORA NA ÁREA DE ENERGIA O Ministério da Ciência e Tecnologia

Leia mais

MODELAGENS. Modelagem Estratégica

MODELAGENS. Modelagem Estratégica Material adicional: MODELAGENS livro Modelagem de Negócio... Modelagem Estratégica A modelagem estratégica destina-se à compreensão do cenário empresarial desde o entendimento da razão de ser da organização

Leia mais

Objetivo do Portal da Gestão Escolar

Objetivo do Portal da Gestão Escolar Antes de Iniciar Ambiente de Produção: É o sistema que contem os dados reais e atuais, é nele que se trabalha no dia a dia. Neste ambiente deve-se evitar fazer testes e alterações de dados sem a certeza

Leia mais

Lógica de Programação. Profas. Simone Campos Camargo e Janete Ferreira Biazotto

Lógica de Programação. Profas. Simone Campos Camargo e Janete Ferreira Biazotto Lógica de Programação Profas. Simone Campos Camargo e Janete Ferreira Biazotto O curso Técnico em Informática É o profissional que desenvolve e opera sistemas, aplicações, interfaces gráficas; monta estruturas

Leia mais

Arquitecturas de Software Enunciado de Projecto 2007 2008

Arquitecturas de Software Enunciado de Projecto 2007 2008 UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO Arquitecturas de Software Enunciado de Projecto 2007 2008 1 Introdução Na primeira metade da década de 90 começaram a ser desenvolvidas as primeiras

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE -NDE. Procedimentos para o Trabalho de Conclusão de Curso

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE -NDE. Procedimentos para o Trabalho de Conclusão de Curso UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Campus Arapiraca CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE -NDE Arapiraca-AL, 15 de Dezembro de 2011 Procedimentos para o Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

EMPRESAS 2.1 2.2 2.3 2.4 2.5 2.6 2.6

EMPRESAS 2.1 2.2 2.3 2.4 2.5 2.6 2.6 II EMPRESAS 2.1 Termo de Adesão 2.2 Formulário de Identificação 2.3 Autorização de uso de imagem organizacional 2.4 Autorização de uso de imagem pessoal 2.5 Questionário 2.6 Diretrizes para o envio de

Leia mais