NOÇÕES DE INFORMÁTICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NOÇÕES DE INFORMÁTICA"

Transcrição

1 OFICINA DA PESQUISA NOÇÕES DE INFORMÁTICA Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos

2 Por quê estudar Noções de Informática? [01] Vivemos atualmente uma revolução da informação em todos os níveis da sociedade. Estamos da era da informação. De fato, temos pela primeira vez, uma economia baseada em uma matéria-prima não apenas renovável, mas também auto-geradora (WURMAN, 2003). Em outras palavras, a informação tornou-se o bem mais valioso de nosso tempo. Entretanto, não basta apenas criar e repassar a informação. Ela só passa a ter valor a partir do momento em que é compreendida, gerando o conhecimento.

3 Por quê estudar Noções de Informática? [02] Desse modo, para se chegar ao conhecimento, base do poder de qualquer sociedade, partimos dos dados, que depois de processados, tornam-se informações, que depois de compreendidas e utilizadas, geram o conhecimento. Assim: DADOS INFORMAÇÃO CONHECIMENTO Ao final dessa apostila, você deverá ser capaz de responder a questão colocada no título, ou, em uma linguagem mais direta, a pergunta seria: O que eu ganho estudando isso?.

4 A construção do saber: DADOS [01] Imagine uma pessoa que chega em frente a você e começa a falar números e palavras, sem nenhuma relação, de maneira totalmente desconexa. O mínimo que poderíamos pensar em uma situação dessa é que essa pessoa perdeu a razão, que está louca, pois não está falando coisa com coisa. Essa situação é um bom exemplo do que são dados. A partir da situação descrita anteriormente, podemos construir um conceito inicial: Dados são fatos isolados e sem significado, pois não passaram ainda por um processo de interpretação.

5 A construção do saber: DADOS [02] Continuando, podemos dizer que dados são simples observações sobre o estado de alguma coisa. De acordo com os autores Davenport e Prusak (1998), os dados possuem as seguintes características: São estáticos; São facilmente estruturados e transferíveis; São geralmente quantificáveis; Podem ser manipulados e obtidos facilmente por meio do uso de máquinas (processamento de dados).

6 A construção do saber: INFORMAÇÕES [01] Se olharmos a definição da palavra informação em um dicionário, veremos que essa tem sua origem no latim informatione, derivada do verbo informare, que significa a ação de formar matéria, tal como pedra, madeira etc. ou ato ou efeito de informar, ou ainda, conjunto de conhecimentos sobre alguém ou alguma coisa. Como podemos notar, são definições ambíguas, o que nos mostra que está faltando alguma coisa para melhorar esse conceito: um contexto. Assim, a partir do conceito de dados, podemos construir diversos conceitos para informação:

7 A construção do saber: INFORMAÇÕES [02] A informação é criada a partir de dados analisados, e essa análise requer que os dados sejam contextualizados e categorizados. É um dado dotado de significado e propósito (DAVENPORT; PRUSAK, 1998). É um conjunto de dados analisados e contextualizados, com o objetivo de responder a perguntas. Dados são fatos; informação é o sentido que os seres humanos atribuem a eles (DAVIS e ALLISSON apud WURMAN, 2003).

8 A construção do saber: INFORMAÇÕES [03] Um ponto que muitos autores concordam é o fato da informação ser proveniente de dados, e que apenas os seres humanos são capazes de transformar dados em informação. As principais características da informação, na visão de Davenport e Prusak (1998): É estática; Requer análise de dados e mediação humana; Depende de um contexto; É difícil de ser estruturada, mas é facilmente transmissível e obtida por meio de máquinas.

9 A construção do saber: CONHECIMENTO [01] Imagine a seguinte situação... Você acabou de conhecer o melhor professor do mundo (espere... não sou eu; é um personagem fictício!). Se essa pessoa prometesse a você o aprendizado de um determinado conteúdo (o que é perfeitamente possível), porém por meio da transmissão de conhecimento, você já pode começar a desconfiar que esse personagem pertence realmente à ficção.

10 A construção do saber: CONHECIMENTO [02] O motivo para essa desconfiança (e que se tornará uma certeza a partir de agora) é o fato de ser praticamente impossível se transmitir conhecimento; por melhor que seja um professor, uma aula, um filme, um documentário, uma entrevista etc; o que é possível de se passar (ou transmitir) é a informação. Conhecimento depende de quem recebe a informação. Conhecimento é um conjunto de informações sistematizadas aprendidas por alguém. Nesse sentido, Roszak (apud WURMAN, 2003, p. 36) nos esclarece:

11 A construção do saber: CONHECIMENTO [03] Informação não é conhecimento. Você pode produzir dados primários em massa e incríveis quantidades de fatos e números. Mas não pode fazer produção em massa de conhecimento, que é criado por mentes individuais, partindo de experiências individuais, separando o significativo do irrelevante, e realizando julgamentos de valor. Reflita sobre essa ideia de Roszak... e vamos conhecer as principais características do conhecimento.

12 A construção do saber: CONHECIMENTO [04] As principais características do conhecimento são, de acordo com Davenport e Prusak (1998): É dinâmico; É difícil de ser estruturado; Está ligado a padrões de reconhecimento, regras e analogias; É intuitivo e refere-se a experiências e valores do usuário; É muito difícil de ser obtido por máquinas; É frequentemente tácito e de difícil transferência.

13 A construção do saber [01] Uma história anônima que foi divulgada pela internet conta que dois discípulos procuraram um mestre para saber a diferença entre conhecimento e sabedoria. O mestre disse-lhes: Amanhã, bem cedo, coloquem dentro dos sapatos 20 grãos de feijão, 10 em cada pé. Subam, em seguida, o monte que se encontra junto a esta aldeia, até o ponto mais elevado, com os grãos dentro dos sapatos. No dia seguinte, os jovens discípulos começaram a subir o monte. Lá pela metade, um deles estava padecendo de grande sofrimento: seus pés estavam doloridos e ele reclamava muito.

14 A construção do saber [02] Já o outro subia calma e naturalmente a montanha. Quando chegaram ao topo, um estava com o semblante marcado pela dor, e o outro, sorridente. Então, o que mais sofrera durante a subida perguntou ao colega: Como você conseguiu realizar a tarefa do mestre com alegria, enquanto para mim foi uma verdadeira tortura? O companheiro respondeu: Meu caro colega, ontem à noite cozinhei os 20 grãos de feijão. Ao entender essa história, você com certeza vai conseguir perceber a diferença entre conhecimento e saber!

15 A construção do saber [03] Quem detém o saber (ou seja, possui sabedoria, sendo conhecido como know-who) é capaz de criar conhecimentos novos a partir da criação de novas informações. Quem detém apenas o conhecimento (ou seja, entendeu as informações recebidas e adquiriu know-how), geralmente se preocupa em usar esse conhecimento e busca adquirir mais conhecimento a partir de informações já disponíveis. Portanto, quem detém o saber (know-who) possui o know-why. Todo e qualquer processo começa aqui.

16 A construção do saber [04] Resumindo: Know-how saber como fazer alguma coisa; Know-who quem sabe fazer alguma coisa; Know-why saber o porquê de se fazer alguma coisa. Embora a informática não seja diretamente responsável pela criação de conhecimento, ela tornouse, a partir do desenvolvimento do computador, a principal responsável pela criação e disponibilização de novas informações.

17 A construção do saber [05] Os centros de computação eram conhecidos em meados do século XX como CPD s (Centros de Processamento de Dados). Lembrando, os dados levam à informação. As informações entendidas e utilizadas podem se transformar em conhecimento, e o conhecimento sistematizado e compreendido em suas diversas nuances levam ao saber. Desde o advento do computador, o homem conseguiu produzir muito mais informação em 50 anos do que em todos os séculos anteriores. No final do século XX, a quantidade de informações produzidas dobrava a cada 11 anos (WURMAN, 2003).

18 A construção do saber [06] Hoje (2017) temos a impressão que a quantidade de informação produzida duplica em bem menos tempo. De acordo com Wurman (2003), uma única edição de domingo de um jornal qualquer de uma grande metrópole contém muito mais informação do que toda as informações que um homem da idade média tomaria contato durante o decorrer de toda a sua vida. A máquina que tornou tudo isso possível (processar dados, criar, armazenar e buscar informações, e por último, facilitar o acesso ao conhecimento) é o computador. Esse será nosso próximo assunto.

19 BIBLIOGRAFIA CONSULTADA DAVENPORT, Thomas H.; PRUSAK, Laurence. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. 5. ed. Rio de Janeiro: Campus, WURMAN, Richard Saul. Ansiedade de inform@ção: como transformar informação em compreensão. 5. ed. São Paulo: Cultura, 2003.

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Ementa da Disciplina Fundamentos da teoria

Leia mais

O que é Tecnologia da Informação?

O que é Tecnologia da Informação? O que é Tecnologia da Informação? Tecnologia da Informação ou TI é o conjunto de recursos tecnológicos destinados ao armazenamento, ao processamento e à transmissão de informações. É constituída por: hardware

Leia mais

OFICINA DA PESQUISA PROGRAMAÇÃO APLICADA À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

OFICINA DA PESQUISA PROGRAMAÇÃO APLICADA À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OFICINA DA PESQUISA PROGRAMAÇÃO APLICADA À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DAS LINGUAGENS

Leia mais

Disciplina Gestão da Informação e do Conhecimento (ACA603)

Disciplina Gestão da Informação e do Conhecimento (ACA603) Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Faculdade de Administração e Ciências Contábeis Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação Disciplina Gestão da

Leia mais

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Rafael D. Ribeiro, M.Sc,PMP. rafaeldiasribeiro@gmail.com http://www.rafaeldiasribeiro.com.br ONDAS DO MÚSCULO ONDAS DO CÉREBRO CURVA DA INFORMAÇÃO 1º ONDA Agricultura

Leia mais

Dado x Informação x Conhecimento

Dado x Informação x Conhecimento Dado x Informação x Conhecimento No nosso dia-a-dia ouvimos muito sobre dados e informação. Mas sabemos qual a real diferença entre esses dois termos? No primeiro momento podemos até achar que tudo é a

Leia mais

OFICINA DA PESQUISA PROGRAMAÇÃO APLICADA À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

OFICINA DA PESQUISA PROGRAMAÇÃO APLICADA À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OFICINA DA PESQUISA PROGRAMAÇÃO APLICADA À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Compiladores e Interpretadores Compiladores

Leia mais

Informação, dados e conhecimento

Informação, dados e conhecimento Informação, dados e conhecimento Por que utilizar Sistemas de Informação? Informação como Insumo Básico para as Naturezas informacionais Bibliografia Básica BATISTA, Emerson de Oliveira. Sistemas de Informação.

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO EM PROGRAMAÇÃO VISUAL. Aula I. Prof. Carlos Café Dias

CURSO DE EXTENSÃO EM PROGRAMAÇÃO VISUAL. Aula I. Prof. Carlos Café Dias CURSO DE EXTENSÃO EM PROGRAMAÇÃO VISUAL Aula I Prof. Carlos Café Dias APRESENTAÇÃO O CURSO O curso de extensão em Programação visual aborda a teoria e prática da comunicação visual, oportunizando o estudo

Leia mais

Castro (2008, p.7) define a palavra ontologia de forma mais simplificada:

Castro (2008, p.7) define a palavra ontologia de forma mais simplificada: Recuperação de Informação baseada em Castro (2008, p.7) define a palavra ontologia de forma mais simplificada: Ela é o resultado da junção de dois termos gregos onta (entes) e logos (teoria, discurso,

Leia mais

- Como Passar em Concursos Públicos em até 1 Ano -

- Como Passar em Concursos Públicos em até 1 Ano - Índice Sumário Índice... 2 1) Primeiro Erro: Dar Prioridade Apenas No Que Você Tem Mais Facilidade em Aprender... 3 2) Segundo Erro: Perder Tempo Desnecessariamente... 4 3) Terceiro Erro: Falta de Estratégia...

Leia mais

FORMAÇÃO DO TRABALHADOR E O DESENVOLVIMENTO DO SEU CONHECIMENTO. Resumo

FORMAÇÃO DO TRABALHADOR E O DESENVOLVIMENTO DO SEU CONHECIMENTO. Resumo FORMAÇÃO DO TRABALHADOR E O DESENVOLVIMENTO DO SEU CONHECIMENTO Carolina Vivian da Cunha-UNISC GE: Memórias, Trajetórias e Experiência na Educação. Resumo A formação dos trabalhadores é um assunto a ser

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Faculdade de Computação Curso de Eng. Química Disciplina: FACOM39017 (Alg. Prog. de Computadores) Fundamentos

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Faculdade de Computação Curso de Eng. Química Disciplina: FACOM39017 (Alg. Prog. de Computadores) Fundamentos UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Faculdade de Computação Curso de Eng. Química Disciplina: FACOM39017 (Alg. Prog. de Computadores) Fundamentos Diariamente, executamos diversas operações, isto é, processamos

Leia mais

Aula 3: Algoritmos: Formalização e Construção

Aula 3: Algoritmos: Formalização e Construção Aula 3: Algoritmos: Formalização e Construção Fernanda Passos Universidade Federal Fluminense Programação de Computadores IV Fernanda Passos (UFF) Algoritmos: Formalização e Pseudo-Código Programação de

Leia mais

CAPITAL INTELECTUAL SUPERA ATIVOS CONTÁBEIS?

CAPITAL INTELECTUAL SUPERA ATIVOS CONTÁBEIS? CAPITAL INTELECTUAL SUPERA ATIVOS CONTÁBEIS? Carlos José Giudice dos Santos 1 Vivemos atualmente uma revolução da informação em todos os níveis da sociedade. De fato, temos pela primeira vez, uma economia

Leia mais

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL. Lista de Exercícios 02. Luiz Leão

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL. Lista de Exercícios 02. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Exercício 01 Qual a diferença entre os sistemas de nível gerencial para os sistemas de nível estratégico? Exercício 01 Resposta Qual a diferença entre

Leia mais

Disciplina: SIG. Assunto: SIG

Disciplina: SIG. Assunto: SIG Disciplina: SIG Aula 1 Assunto: SIG Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br

Leia mais

07/04/2015. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi

07/04/2015. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com DADOS E INFORMÃÇÃO GERAM CONHECIMENTO DADOS São considerados fatos em sua forma primária,

Leia mais

Trabalho. Reflexões sobre insatisfações profissionais

Trabalho. Reflexões sobre insatisfações profissionais Trabalho Reflexões sobre insatisfações profissionais O que esperamos do trabalho? O trabalho, para muita gente, ainda significa o mesmo da sua origem no latim: um instrumento de tortura e a total perda

Leia mais

Faculdades Integradas de Cataguases- grupo unis. Tecnológia da Informação e comunicação. Aluno: Miriam Afonso Luma. Tecnologia.

Faculdades Integradas de Cataguases- grupo unis. Tecnológia da Informação e comunicação. Aluno: Miriam Afonso Luma. Tecnologia. Faculdades Integradas de Cataguases- grupo unis Tecnológia da Informação e comunicação Aluno: Miriam Afonso Luma Tecnologia Cataguases 2014 Aluno: Miriam Afonso Luma Tecnologia Cataguases 2014 No início,

Leia mais

O que é blog de conversão? E como transformar curiosos em compradores? Blog de conversão: transforme curiosos em compradores

O que é blog de conversão? E como transformar curiosos em compradores? Blog de conversão: transforme curiosos em compradores O que é blog de conversão? E como transformar curiosos em compradores? Você sabe como funciona um blog de conversão? Pouco difundido aqui no Brasil mas muito praticado no exterior a estratégia de blog

Leia mais

Como obter sucesso nas provas

Como obter sucesso nas provas Como obter sucesso nas provas 1 Sumário Como obter sucesso nas provas - Como obter sucesso nas provas...03 2 Como obter sucesso nas provas É muito fácil se eu disser para você que na prova de Escrivão

Leia mais

Tópicos desta Aula: O que é Engenharia de Software? O que é Software? Para que serve? Qual sua importância?

Tópicos desta Aula: O que é Engenharia de Software? O que é Software? Para que serve? Qual sua importância? Tópicos desta Aula: O que é Engenharia de Software? O que é Software? Para que serve? Qual sua importância? O que é Engenharia de Software? Será que seria uma das disciplinas da Informática, ou da Ciência

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA A EDUCAÇÃO Prof. André Aparecido da Silva Disponível em:

INFORMÁTICA APLICADA A EDUCAÇÃO Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: INFORMÁTICA APLICADA A EDUCAÇÃO Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/aulas Trabalho Negócios Comunicação TECNOLOGIAS E INFORMÁTICA Relacionamentos Economia Aplicada a...

Leia mais

1 TECNOLOGIA ELEMENTAR CAPÍTULO 1 E-books PCNA. Vol. 1 TECNOLOGIA ELEMENTAR CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO À LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO C.

1 TECNOLOGIA ELEMENTAR CAPÍTULO 1 E-books PCNA. Vol. 1 TECNOLOGIA ELEMENTAR CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO À LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO C. 1 TECNOLOGIA ELEMENTAR CAPÍTULO 1 E-books PCNA Vol. 1 TECNOLOGIA ELEMENTAR CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO À LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO C Página 1 2 TECNOLOGIA ELEMENTAR CAPÍTULO 1 SUMÁRIO Apresentação -----------------------------------------------------------

Leia mais

OFICINA DA PESQUISA. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos

OFICINA DA PESQUISA. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: LÓGICA MATEMÁTICA E COMPUTACIONAL APOSTILA 6 TEORIA DOS CONJUNTOS Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br

Leia mais

DIAGNÓSTICO DA TURMA 3º ANO B ESCOLA: SEVERINO CABRAL DO ENSINO MÉDIO. João Rodrigues Braga

DIAGNÓSTICO DA TURMA 3º ANO B ESCOLA: SEVERINO CABRAL DO ENSINO MÉDIO. João Rodrigues Braga DIAGNÓSTICO DA TURMA 3º ANO B DO ENSINO MÉDIO ESCOLA: SEVERINO CABRAL João Rodrigues Braga 01. QUAL A SUA OPINIÃO A RESPEITO DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA? Todos os alunos gostam da disciplina Geografia embora

Leia mais

Sinopse e/ou Argumento

Sinopse e/ou Argumento Sinopse e/ou Argumento Uma vez que o conflito matriz se apresenta na story line, o segundo passo é conseguir personagens para viver uma história, que não é senão o conflito matriz desenvolvido. Sinopse

Leia mais

UNIDADE 3. Ensino/aprendizagem e Novas tecnologias. Educação à distância: conceitos básicos. Olá turma! Bem-vindos de volta.

UNIDADE 3. Ensino/aprendizagem e Novas tecnologias. Educação à distância: conceitos básicos. Olá turma! Bem-vindos de volta. Olá turma! Bem-vindos de volta. UNIDADE 3 Educação à distância: conceitos básicos Ensino/aprendizagem e Novas tecnologias Você sabe o que são NTICs? Como elas poderiam auxiliar no seu processo de aprendizagem?

Leia mais

Unidade I. Informática.

Unidade I. Informática. 1 FI101c 2 Unidade I Informática. Conceito e Aplicações Sistema de Computação: - Peopleware - Hardware - Software (Básico e Utilitários) - Software (Aplicativos) : Uso Geral e Específico Sistemas de Informação

Leia mais

SUA BIBLIOTECA APOIA A GESTÃO DO CONHECIMENTO DA ORGANIZAÇÃO?

SUA BIBLIOTECA APOIA A GESTÃO DO CONHECIMENTO DA ORGANIZAÇÃO? Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) SUA BIBLIOTECA APOIA A GESTÃO DO CONHECIMENTO DA ORGANIZAÇÃO? Gil Eduardo Amorim Vieira (Inmetro) - gevieira@inmetro.gov.br Resumo: Este trabalho relata a intenção de um

Leia mais

Física. José Arnaldo de Assis Pina Neto

Física. José Arnaldo de Assis Pina Neto Física José Arnaldo de Assis Pina Neto 9 de abril de 2013 Sumário 1 Física 2 1.1 Visão Geral............................ 2 2 Vetorial 4 2.1 Tipos de Grandezas........................ 4 2.1.1 Grandezas

Leia mais

Lógica de Programação, Algoritmos e Estruturas de Dados

Lógica de Programação, Algoritmos e Estruturas de Dados Lógica de Programação, Algoritmos e Estruturas de Dados Professor: Vilson Heck Junior vilson.junior@ifsc.edu.br Agenda Funções Básicas do Software; Relações entre áreas; Introdução à Algoritmos; Introdução

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com DADOS E INFORMAÇÃO CLIENTE ABASTECENDO EM UM POSTO DE GASOLINA DADOS (Quando? Quanto? Como

Leia mais

Formação Continuada Nova EJA. PA16 e 18 PLANO DE AÇÃO 16 e 18

Formação Continuada Nova EJA. PA16 e 18 PLANO DE AÇÃO 16 e 18 Nome: Karina Campos de Souza Regional: Baixadas Litorâneas II Tutor: Eli de Abreu A dúvida permite extrair um núcleo de certeza,que cresce à medida que ela se radicaliza: é indubitável que,se duvido,penso.

Leia mais

Sistema de Gestão do Capital Intelectual das Produções Científicas do Programa de Pós-GraduaP

Sistema de Gestão do Capital Intelectual das Produções Científicas do Programa de Pós-GraduaP Sistema de Gestão do Capital Intelectual das Produções Científicas do Programa de Pós-GraduaP Graduação em Administração da Universidade Regional de Blumenau Acadêmica: Joseane Görtler Orientador: Dr.

Leia mais

COMO INOVAR NO MERCADO DO TURISMO

COMO INOVAR NO MERCADO DO TURISMO COMO INOVAR NO MERCADO DO TURISMO 2 Introdução Como Inovar no mercado de turismo deve ser uma indagação contínua e crescente dentro de qualquer empresa que almeja algum sucesso. Já reparou nas empresas

Leia mais

OLÁ, Como Tudo Começou?

OLÁ, Como Tudo Começou? 1 2 OLÁ, Eu sou a Katia. Eu fico muito feliz, muito feliz mesmo porque você baixou esse ebook. Isso significa que no ano de 2017 você quer mudar de vida, quer transformar a sua vida, é um prazer imenso

Leia mais

Disciplina de Algoritmos e Programação

Disciplina de Algoritmos e Programação Disciplina de Algoritmos e Programação Atividades Plano de ensino Conteúdos da disciplina, definição das datas, critérios de avaliação e bibliografias Início da matéria Conceito e definição de algoritmos

Leia mais

Disciplina: SIG. Assunto: SIG

Disciplina: SIG. Assunto: SIG Disciplina: SIG Aula 1 Assunto: SIG Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br

Leia mais

Introdução à Programação

Introdução à Programação Introdução à Programação Aula 02 Algoritmos e Ciclo de Desenvolvimento Edirlei Soares de Lima Modelo de um Computador Linguagem de Máquina Um processador executa instruções de máquina.

Leia mais

Na aula passada... Introdução à lógica Resolver problemas do code.org Dúvidas? Pergunta: Quem consegue explicar o que fizemos?

Na aula passada... Introdução à lógica Resolver problemas do code.org Dúvidas? Pergunta: Quem consegue explicar o que fizemos? Aula 2 - Lógica Avisos Facebook: Curtam a página no facebook: facebook.com/pet.codifique Grupo para os alunos do curso Dúvidas: Não deixem dúvidas passar Procurem os professores (pessoalmente, pelo facebook,

Leia mais

Como Aprender Inglês: O Guia Prático

Como Aprender Inglês: O Guia Prático Como Aprender Inglês: O Guia Prático Elaboramos um sistema passo-a-passo para você aprender inglês de maneira mais simples e efetiva! Lucas Campos Introdução Ao Guia...3 Passo 1 As 4 Habilidades...4 Passo

Leia mais

As tecnologias de informação e comunicação. jovens. Teresa Kazuko Teruya

As tecnologias de informação e comunicação. jovens. Teresa Kazuko Teruya As tecnologias de informação e comunicação na educação de crianças as e jovens Teresa Kazuko Teruya Atualmente crianças e jovens convivem com a mídia eletrônica como o rádio, a televisão, o aparelho de

Leia mais

Disciplina: SIG. Assunto: SIG

Disciplina: SIG. Assunto: SIG Disciplina: SIG Aula 2 Assunto: SIG Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br

Leia mais

Como Ajudar o Mundo?

Como Ajudar o Mundo? Como Ajudar o Mundo? Todos dizem como salvar o mundo, mas será mesmo que fazem o que falam? André tem 8 anos. Certo dia estava em uma aula de ciências e sua professora disse que o mundo está sofrendo com

Leia mais

Opoder das novas tecnologias de informação está influenciando a

Opoder das novas tecnologias de informação está influenciando a ENTRANDO NA ERA DA INFORMAÇÃO BLAGOVEST SENDOV (Academia Búlgara de Ciências, Sofia, Bulgária) Opoder das novas tecnologias de informação está influenciando a vida humana e a economia em um grau que torna

Leia mais

2 Gestão de Conhecimento (Knowledge Management)

2 Gestão de Conhecimento (Knowledge Management) 2 Gestão de Conhecimento (Knowledge Management) A área de gestão do conhecimento é bastante vasta, e vem ganhando bastante força nos últimos anos principalmente devido à velocidade com que a informação

Leia mais

A importância do Profissional. de Excelência Operacional e Melhoria Contínua

A importância do Profissional. de Excelência Operacional e Melhoria Contínua A importância do Profissional de Excelência Operacional e Melhoria Contínua Manoel Escobedo Fernandez Master Black Belt Resp: Excelência Operacional e Logística na Elekeiroz Quando perguntamos a uma pessoa:

Leia mais

Informática I. Aula Aula 13-08/10/2007 1

Informática I. Aula Aula 13-08/10/2007 1 Informática I Aula 13 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 13-08/10/2007 1 Ementa Noções Básicas de Computação (Hardware, Software e Internet) HTML e Páginas Web Internet e a Web Javascript

Leia mais

OS CAMINHOS DA METACOGNIÇÃO

OS CAMINHOS DA METACOGNIÇÃO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 OS CAMINHOS DA METACOGNIÇÃO Marina Nunes e Claudia Davis: busca por um melhor entendimento do processo de ensinoaprendizagem. Fundação Carlos

Leia mais

2ª FEIRA 11 DE JUNHO

2ª FEIRA 11 DE JUNHO 2ª FEIRA 11 DE JUNHO Bom dia! Entramos na última semana de aulas. Vamos aproveitar os momentos do nosso Bom dia para refletir sobre como devemos olhar para este ano letivo que passou. TEXTO As três maçãs

Leia mais

E-BOOK 7 PASSOS PARA FALAR FLUENTE

E-BOOK 7 PASSOS PARA FALAR FLUENTE E-BOOK 7 PASSOS PARA FALAR FLUENTE SOBRE O AUTOR Max Prado Maximiliano é professor de Inglês e Português e pós-graduado em Língua Inglesa. É, portanto, especialista no ensino de Língua Inglesa. Leciona

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados I. Universidade Federal de São João del-rei Pedro Mitsuo Shiroma Sala 119 Bloco 3

Algoritmos e Estruturas de Dados I. Universidade Federal de São João del-rei Pedro Mitsuo Shiroma Sala 119 Bloco 3 Algoritmos e Estruturas de Dados I Universidade Federal de São João del-rei Pedro Mitsuo Shiroma Sala 119 Bloco 3 Material do curso http://www.ufsj.edu.br/prof_shiroma Portal didatico Horário das aulas

Leia mais

Fundamentos. É um conjunto de operações que são aplicadas sobre determinadas informações para transformá-las em outras, ou gerar novas informações.

Fundamentos. É um conjunto de operações que são aplicadas sobre determinadas informações para transformá-las em outras, ou gerar novas informações. UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Faculdade de Computação - Prof. Anilton e Ronaldo Disciplinas: APC e ICC Fundamentos Diariamente, executamos diversas operações, isto é, processamos informações para

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações Desktop

Desenvolvimento de Aplicações Desktop Desenvolvimento de Aplicações Desktop Conceitos Básicos de Programação Professor: Charles Leite O Desenvolvimento de Programas A programação consiste em indicar como o computador (hardware) deve trabalhar

Leia mais

DIREITO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

DIREITO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO DIREITO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Prof. Fabiano Taguchi http://fabianotaguchi.wordpress.com fabianotaguchi@gmail.com DIREITO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Carga horária: 30 horas/aula Aulas: Quintas-feiras

Leia mais

Treinando Tubarões. Fabiano Britto Co-Fundador da Ouro Moderno Professor de Cursos Avançados em Animação Pioneiro em Cursos de Desenvolvedor de Games

Treinando Tubarões. Fabiano Britto Co-Fundador da Ouro Moderno Professor de Cursos Avançados em Animação Pioneiro em Cursos de Desenvolvedor de Games Treinando Tubarões Fabiano Britto Co-Fundador da Ouro Moderno Professor de Cursos Avançados em Animação Pioneiro em Cursos de Desenvolvedor de Games Treinamento A ideia Do atendimento ao fechamento Sugestão

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO TIC UNIDADE 02 UNIDADE 02

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO TIC UNIDADE 02 UNIDADE 02 ASSUNTO DESTA AULA UNIDADE 02 Apostila Estácio Sociedade da Informação de Adalton M. Ozaki, 1ª Edição/2007 Capítulo Sociedade da informação: Iniciando o debate. 1 ASSUNTO DESTA AULA ANTES VAMOS DEBATER

Leia mais

Tudo tem um princípio. CAPÍTULO 1 - Do que vais precisar CAPÍTULO 2 - A Ideia CAPÍTULO 3 - O Género

Tudo tem um princípio. CAPÍTULO 1 - Do que vais precisar CAPÍTULO 2 - A Ideia CAPÍTULO 3 - O Género Índice Tudo tem um princípio Pág. 8 Pág. 9 Pág. 14 Pág. 18 Pág. 26 Pág. 32 Pág. 36 Pág. 42 Pág. 47 CAPÍTULO 1 - Do que vais precisar CAPÍTULO 2 - A Ideia CAPÍTULO 3 - O Género CAPÍTULO 4 - Criar as personagens

Leia mais

Lógica. Abílio Rodrigues. FILOSOFIAS: O PRAZER DO PENSAR Coleção dirigida por Marilena Chaui e Juvenal Savian Filho.

Lógica. Abílio Rodrigues. FILOSOFIAS: O PRAZER DO PENSAR Coleção dirigida por Marilena Chaui e Juvenal Savian Filho. Lógica Abílio Rodrigues FILOSOFIAS: O PRAZER DO PENSAR Coleção dirigida por Marilena Chaui e Juvenal Savian Filho São Paulo 2011 09 Lógica 01-08.indd 3 4/29/11 2:15 PM 1. Verdade, validade e forma lógica

Leia mais

2ª FEIRA 11 DE JUNHO

2ª FEIRA 11 DE JUNHO 2ª FEIRA 11 DE JUNHO Bom dia! Entramos na última semana de aulas. Vamos aproveitar os momentos do nosso Bom dia para refletir sobre como devemos olhar para este ano letivo que passou. TEXTO As três maçãs

Leia mais

Noções de Algoritmos

Noções de Algoritmos Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Noções de Algoritmos DCA0800 - Algoritmos e Lógica de Programação Heitor Medeiros 1 Tópicos da aula Algoritmos

Leia mais

O que é mídia? Os participantes de um evento na Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) foram surpreendidos com a pergunta O que é Mídia?.

O que é mídia? Os participantes de um evento na Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) foram surpreendidos com a pergunta O que é Mídia?. A MÍDIA E O MÍDIA O que é mídia? O papel do mídia no contexto de uma campanha. Habilidades e competências para o trabalho nesta área. A importância da mídia para uma campanha de sucesso. O que é mídia?

Leia mais

Princípios de Sistemas de Informação. Dado, informação e conhecimento

Princípios de Sistemas de Informação. Dado, informação e conhecimento Princípios de Sistemas de Informação Dado, informação e conhecimento Sociedade pós-industrial Valorização das características humanas; Querer Fazer (atitude, determinação, interesse); Saber como fazer

Leia mais

Etiqueta de Identificação. TIMSS e PIRLS Questionário ao Aluno. 4.º ano. GAVE Gabinete de Avaliação Educacional Lisboa, Portugal

Etiqueta de Identificação. TIMSS e PIRLS Questionário ao Aluno. 4.º ano. GAVE Gabinete de Avaliação Educacional Lisboa, Portugal Etiqueta de Identificação TIMSS e PIRLS 2011 Questionário ao Aluno 4.º ano GAVE Gabinete de Avaliação Educacional Lisboa, Portugal IEA, 2011 Instruções Neste caderno, vais encontrar perguntas sobre ti

Leia mais

PROPOSTA DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MEDIADO PELA TV DIGITAL INTERATIVA

PROPOSTA DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MEDIADO PELA TV DIGITAL INTERATIVA 1 PROPOSTA DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MEDIADO PELA TV DIGITAL INTERATIVA Bauru SP - Abril 2012 Educação Média e Tecnológica Métodos de Pesquisa em EAD e Transferência de Conhecimento Relatório

Leia mais

Mas que tentações? Fazer o que se quer, ir pelo caminho mais fácil, preguiça, mandar nos outros (poder), fazer as coisas sem pensar.

Mas que tentações? Fazer o que se quer, ir pelo caminho mais fácil, preguiça, mandar nos outros (poder), fazer as coisas sem pensar. 2ª FEIRA 11 de março QUARESMA- Pela estrada de Jesus Rumo à Vida Feliz GPS Bom dia! Iniciamos o tempo da quaresma. 40 dias antes da Páscoa. Como tem acontecido todos os anos, temos para a comunidade alguns

Leia mais

CRIAÇÃO E DIALÉTICA DO

CRIAÇÃO E DIALÉTICA DO GESTÃO DO CONHECIMENTO CRIAÇÃO E DIALÉTICA DO CONHECIMENTO CRIAÇÃO E DIALÉTICA DO CONHECIMENTO O que é dialética? CRIAÇÃO E DIALÉTICA DO CONHECIMENTO A dialética é, propriamente falando, a arte de discutir

Leia mais

WEBQUEST NO ENSINO DE FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA EM TURMAS DA 3º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

WEBQUEST NO ENSINO DE FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA EM TURMAS DA 3º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO WEBQUEST NO ENSINO DE FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA EM TURMAS DA 3º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO João Pedro Gomes Alves Ferreira Universidade Estadual da Paraíba Jpferreira117@gmail.com INTRODUÇÃO Atualmente, a inserção

Leia mais

Computadores, Algoritmos e Linguagens

Computadores, Algoritmos e Linguagens Computadores, Algoritmos e Linguagens INF 1025 - Introdução à Programação Pontifícia Universidade Católica Departamento de Informática Modelo de um Computador 1 CPU: Unidade Central de Processamento Principal

Leia mais

INF 1005 Programação I

INF 1005 Programação I INF 1005 Programação I Aula 02 Algoritmos e Ciclo de Desenvolvimento Edirlei Soares de Lima Modelo de um Computador Linguagem de Máquina Um processador executa instruções de máquina

Leia mais

Dentro da caixa Dentro da caixa, Página 1

Dentro da caixa Dentro da caixa, Página 1 Dentro da caixa! Dentro da caixa, Página 1 O que gostava de falar esta noite é de uma coisa muito, muito simples. Porque de uma maneira ou de outra, nas nossas vidas nós andamos à procura de estar satisfeitos.

Leia mais

Projeto Identidades. Experiência de vida. Jacqueline Alves

Projeto Identidades. Experiência de vida. Jacqueline Alves Projeto Identidades Experiência de vida Jacqueline Alves Dedico este livro para todos aqueles que fizeram parte de cada dia da minha vida me dando conselhos, ajudando para que pudesse chegar até aqui ao

Leia mais

Inteligência Articial: Introdução

Inteligência Articial: Introdução x MYCIN Inteligência Articial: Introdução Paulo Gurgel Pinheiro MC906A - Inteligência Articial Instituto de Computação Universidade Estadual de Campinas UNICAMP 03 de Agosto de 2010 1 / 31 x MYCIN http://www.ic.unicamp.br/

Leia mais

Vivemos em dias em que um número cada vez maior de pessoas demonstra, das mais variadas maneiras, que nada sabem sobre Deus.

Vivemos em dias em que um número cada vez maior de pessoas demonstra, das mais variadas maneiras, que nada sabem sobre Deus. Vivemos em dias em que um número cada vez maior de pessoas demonstra, das mais variadas maneiras, que nada sabem sobre Deus. Questiona-se muito se as escolas devem ou não ter em sua grade curricular a

Leia mais

ETAPA: PRÉ-GED PROCESSO DOCUMENTAL E INFOMACIONAL 16

ETAPA: PRÉ-GED PROCESSO DOCUMENTAL E INFOMACIONAL 16 ETAPA: PRÉ-GED PROCESSO DOCUMENTAL E INFOMACIONAL 16 Apresentar: Etapas e Fases na Implantação de Projetos de GED. Estudos de caso em Gestão de Projetos de GED. Ganhos na implantação de um Projeto de GED

Leia mais

Advérbios. Os advérbios modificam o sentido de um verbo, de um adjectivo, de outro advérbio ou de uma oração inteira.

Advérbios. Os advérbios modificam o sentido de um verbo, de um adjectivo, de outro advérbio ou de uma oração inteira. Advérbios Os advérbios modificam o sentido de um verbo, de um adjectivo, de outro advérbio ou de uma oração inteira. Advérbios de tempo: quando? agora, ainda, amanhã, antes, antigamente, cedo, dantes,

Leia mais

Lição 3 A Organização Básica do Texto

Lição 3 A Organização Básica do Texto Redação Técnica 53 Ao fi nal desta lição, esperamos que você possa: identifi car os meios de obtenção dos insumos para o planejamento da comunicação escrita; reconhecer os principais elementos estruturais

Leia mais

Introdução a IHC: Apresentação da Disciplina

Introdução a IHC: Apresentação da Disciplina 1 Introdução a IHC: Apresentação da Disciplina Aula 01 04/03/2013 2 Objetivos da Aula Apresentação da Professora dos Alunos da Disciplina do Programa 3 A Professora Mestre e Doutora em Informática pela

Leia mais

Guia de Ação - Fundamentos dos Designers Freelancers de Sucesso. Guia de Ação Fundamentos dos Designers Freelancers de Sucesso

Guia de Ação - Fundamentos dos Designers Freelancers de Sucesso. Guia de Ação Fundamentos dos Designers Freelancers de Sucesso Guia de Ação Fundamentos dos Designers Freelancers de Sucesso Guia de Ação Fundamentos dos Designers Freelancers de Sucesso Copyright 2018 Vitamina Publicitária Todos os direitos reservados. Sinta-se livre

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE

ENGENHARIA DE SOFTWARE ENGENHARIA DE SOFTWARE AULA 1 Introdução à Engenharia de Software 05/02/2014 Sobre o professor... Geovani Sajorato Engenheiro de Software Pleno na IOB Folhamatic S.A (Sage Group Brazil). 5 anos de experiência

Leia mais

ANTES DE COMEÇAR. O orgulho de um jovem nerd

ANTES DE COMEÇAR. O orgulho de um jovem nerd Ficha Técnica Título original: Diario di un Nerd Autor: Philip Osbourne Copyright Philip Osbourne Edição portuguesa publicada por acordo com Plume Studio Desenhos: Roberta Procacci Tradução Editorial Presença,

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC

FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivos Ao final desta apostila,

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM E DE INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL

A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM E DE INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM E DE INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL GONÇALVES, Raquel Pereira Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá raquelpg.letras@gmail.com MOURA,

Leia mais

Aula 1. Organização da Aula. Gestão Secretarial: Informação e Arquivística. Tema 1: A Informação e a Gestão Secretarial

Aula 1. Organização da Aula. Gestão Secretarial: Informação e Arquivística. Tema 1: A Informação e a Gestão Secretarial Aula 1 Organização da Aula Gestão Secretarial: Informação e Arquivística 2 A e a gestão secretarial Gestão empresarial contemporânea Prof. Me. Rodrigo Müller 3 Informação para a gestão Níveis de Recursos

Leia mais

Engenharia Civil. Representação da Informação. Introdução à Computação

Engenharia Civil. Representação da Informação. Introdução à Computação Engenharia Civil Representação da Informação Introdução à Computação Sumário Retomada... Representação de informação Bit, byte Conversão numérica Exercício Referência link na página 2.2.1 O bit, o byte,

Leia mais

Aula 6 Cultura e comportamento em relação a informação

Aula 6 Cultura e comportamento em relação a informação Aula 6 Cultura e comportamento em relação a informação Gastamos muito tempo e dinheiro levando água ao cavalo, mas não sabemos se ele está com sede, nem temos ideia de como fazê-lo beber. (DE UM GERENTE

Leia mais

Matemática Discreta - 05

Matemática Discreta - 05 Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Engenharia da Computação Matemática Discreta - 05 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti www.twitter.com/jorgecav

Leia mais

Processamento da Informação

Processamento da Informação Processamento da Informação Fabrício Olivetti de França 02 de Fevereiro de 2019 Topics 1. Processamento da Informação 2. Conceitos de Programação 3. Funções e Programas de Computador 1 Processamento da

Leia mais

Introdução à Ciência da Computação

Introdução à Ciência da Computação 1 Universidade Federal Fluminense Campus de Rio das Ostras Curso de Ciência da Computação Introdução à Ciência da Computação Professor: Leandro Soares de Sousa e-mail: leandro.uff.puro@gmail.com site:

Leia mais

Modelagem e Projeto de Banco de Dados I. Caracterização Adicional e Notação

Modelagem e Projeto de Banco de Dados I. Caracterização Adicional e Notação Modelagem e Projeto de Banco de Dados I Caracterização Adicional e Notação Sumário 1 Introdução 2 Estrutura de Generalização e Especialização 3 MCD com Generalização-Especialização 4Agregação 5 Notação

Leia mais

S E C G SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE GOÂN IA

S E C G SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE GOÂN IA PROJETO DE EXTENSÃO NIVELAMENTO EM MATEMÁTICA BÁSICA Nivelamento em matemática básica PROPOSTA DE TRABALHO É uma proposta que visa levar o aluno a ter um melhor aproveitamento nas disciplinas que envolvem

Leia mais

12/08/2011. Administração da Produção I. Prof. Paulo Cesar C. Rodrigues Doutorando em Engenharia Mecânica

12/08/2011. Administração da Produção I. Prof. Paulo Cesar C. Rodrigues Doutorando em Engenharia Mecânica Prof. Paulo Cesar C. Rodrigues paulo.rodrigues@ifsp.e..du.br Doutorando em Engenharia Mecânica Administração da Produção I Administração Produção Definição da administração da produção; Origem e evolução;

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação - O Sistemas como auxiliares na captura de Informações. Prof Angela Paula Zão Bastos

Administração de Sistemas de Informação - O Sistemas como auxiliares na captura de Informações. Prof Angela Paula Zão Bastos Administração de Sistemas de Informação - O Sistemas como auxiliares na captura de Informações Prof Angela Paula Zão Bastos O QUE É CONHECIMENTO? Dado não é informação. Informação não é conhecimento.

Leia mais

Máquinas Universais. Máquina de Turing. Celso Olivete Júnior.

Máquinas Universais. Máquina de Turing. Celso Olivete Júnior. Máquinas Universais Máquina de Celso Olivete Júnior olivete@fct.unesp.br http://www2.fct.unesp.br/docentes/dmec/olivete/ Roteiro Hipótese de Church - Máquinas Universais: Máquina de Máquina de : Noção

Leia mais

TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO

TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO 1 SUMÁRIO Técnica e Tecnologia Dado, Informação e Conhecimento Educação a distância 3/19 14/19 10/19 2 TÉCNICA E TECNOLOGIA Uma visão redutora: seremos dominados por

Leia mais

não conter informações referentes à Alfabetização e Letramento nas séries iniciais de escolarização.

não conter informações referentes à Alfabetização e Letramento nas séries iniciais de escolarização. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS JORNAIS DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA Ivonete Benedet Fernandes Coan UNIPLAC Agência Financiadora: Prefeitura Municipal de Lages (SC) ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Leia mais

2ª FEIRA 29 de abril.

2ª FEIRA 29 de abril. 2ª FEIRA 29 de abril INTRODUÇÃO Bom dia! Hoje celebra-se o dia mundial da dança. Qualquer forma de arte é muito importante para podermos transmitir mensagens como a de Jesus, mensagens de Paz e de Amor.

Leia mais