SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES"

Transcrição

1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.

2 ROTEIRO Custo/valor e qualidade da informação Tipos de Sistemas de Informação

3 INFORMAÇÃO, DECISÕES E ADMINISTRAÇÃO Estrutura de Decisão Não-estruturada Semi-estruturada Descrição Envolvem situações de decisão nas quais não é possível especificar de antemão a maioria dos procedimentos a serem seguidos. Alguns procedimentos de decisão podem ser préespecificados, mas não o suficiente para levar a uma decisão definida recomendada. Por exemplo: lançar uma nova linha de produto; realizar grandes mudanças nos benefícios dos funcionários. Estruturada Envolvem situações em que os procedimentos a serem seguidos, quando é necessária uma decisão, podem ser especificados de antemão. Por exemplo: decisões de reabastecimento de estoque.

4 INFORMAÇÃO, DECISÕES E ADMINISTRAÇÃO Não-estruturada Administração Estratégica Semi-estruturada Administração Tática Estruturada Administração Operacional (Fonte: O BRIEN, cap. 9)

5 INFORMAÇÃO, DECISÕES E ADMINISTRAÇÃO Estrutura de decisão Administração operacional Administração tática Administração estratégica Não-estruturada - Administração de caixa - Reengenharia de processo empresarial - Análise de desempenho de grupo de trabalho - Planejamento de novos negócios - Reorganização da empresa Semi-estruturada - Adminsitração de crédito - Programação da produção - Atribuição diária de trabalho - Avaliação de desempenho dos funcionários - Orçamento de capital - Orçamento de programas - Planejamento de produtos - Fusões e aquisições - Localização da sede Estruturada - Controle de estoque - Controle de programa

6 QUALIDADE DA INFORMAÇÃO Características da qualidade da informação: Informações antiquadas, inexatas ou difíceis de entender não são muito significativas, úteis ou valiosas; As pessoas desejam informações de alta qualidade; As informações são dotadas de três dimensões: Tempo Conteúdo Forma (Fonte: O BRIEN, cap. 1)

7 QUALIDADE DA INFORMAÇÃO Dimensão do Tempo Prontidão Aceitação Frequência Período A informação deve ser fornecida quando for necessária; A informação deve estar atualizada quando for fornecida; A informação deve ser fornecida tantas vezes quantas forem necessárias; A informação pode ser fornecida sobre períodos passados, presentes e futuros.

8 QUALIDADE DA INFORMAÇÃO Dimensão do Conteúdo Precisão Relevância Integridade Concisão Amplitude Desempenho A informação deve estar isenta de erros; A informação deve estar relacionada às necessidades de informação de um receptor específico para uma situação específica; Toda a informação que for necessária deve ser fornecida; Apenas a informação que for necessária deve ser fornecida; A informação pode ter um alcance amplo ou estreito, ou um foco interno ou externo; A informação pode revelar desempenho pela mensuração das atividades concluídas, do progresso realizado ou dos recursos acumulados.

9 QUALIDADE DA INFORMAÇÃO Dimensão da Forma Clareza Detalhe Ordem Apresentação Mídia A informação deve ser fornecida de uma forma que seja fácil de compreender; A informação pode ser fornecida em forma detalhada ou resumida; A informação pode ser organizada em uma sequência pré-determinada; A informação pode ser apresentada em forma narrativa, numérica, gráfica ou outras; A informação pode ser fornecida na forma de documentos em papel impresso, monitores de vídeo ou outras mídias.

10 O USO DE SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO O uso de SAD envolve um processo interativo de modelagem analítica; Pode resultar em um conjunto de respostas, de acordo com mudanças hipotéticas alternativas introduzidas por um gerente; É diferente dos sistemas de relatórios de informação, uma vez que os gerentes não estão solicitando informações pré-especificadas, mas explorando alternativas possíveis.

11 O USO DE SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO Usar um SAD envolve quatro tipos básicos de atividades de modelagem analítica; 1. Análise do tipo What-If (e-se); 2. Análise de sensibilidade; 3. Análise de busca de metas (goal seeking); 4. Análise de otimização.

12 O USO DE SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO Análise do tipo What-If O usuário final introduz mudanças nas variáveis ou relações entre variáveis e observa as mudanças resultantes nos valores de outras variáveis; Ex.: Um gerente muda uma quantidade de receita (variável) ou uma fórmula de tributação (relação entre variáveis) em uma planilha financeira; O gerente avalia quaisquer mudanças que ocorrerem nos valores da planilha, particularmente variáveis como Lucro Líquido após Impostos (fator chave para tomada de decisão); Essa análise se repete até que o gerente estiver satisfeito com o que os resultados revelarem sobre os efeitos de várias decisões possíveis.

13 O USO DE SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO Análise de Sensibilidade É um caso especial de análise supositiva (What-If). Normalmente, o valor de uma única variável é alterado repetidas vezes e as mudanças resultantes sobre as outras variáveis são observadas. A análise de sensibilidade é utilizada quando os tomadores de decisão estão em dúvida quanto às premissas assumidas na estimativa do valor de certas variáveis-chaves; Ex.: No exemplo da planilha financeira: O valor da receita poderia ser alterado repetidas vezes em pequenos incrementos e os efeitos sobre outras variáveis da planilha observados e avaliados; Isso ajudaria o gerente a compreender o impacto de vários níveis de receita sobre outros fatores envolvidos nas decisões em pauta.

14 O USO DE SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO Análise de Busca de Metas (Goal Seeking) Inverte a direção da análise realizada na análise supositiva e na análise de sensibilidade. Em lugar de observar como as mudanças em uma variável afetam outras variáveis, a análise de busca de metas fixa um valor-alvo para uma variável e, em seguida, altera repetidas vezes as outras variáveis até que o valor-alvo seja alcançado; Ex.: Poderia ser especificado, por exemplo, uma meta de 2 milhões para o lucro líquido após impostos. Em seguida, o valor da receita é alterado repetidamente até obter o resultado esperado; Dessa forma é chegar na quantidade de receita ou nível de despesas que a empresa precisa alcançar a fim de atingir a meta;

15 O USO DE SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO Análise de Busca de Metas (Goal Seeking) Inverte a direção da análise realizada na análise supositiva e na análise de sensibilidade. Em lugar de observar como as mudanças em uma variável afetam outras variáveis, a análise de busca de metas fixa um valor-alvo Responde para à uma pergunta: variável e, em seguida, altera repetidas vezes as outras variáveis até que o valor-alvo seja alcançado; Como se pode alcançar dois milhões em lucro líquido após os impostos? Ex.: Em vez da pergunta: Poderia O que ser acontece especificado, se mudarmos por exemplo, a receita uma ou meta as despesas? de 2 milhões para o lucro líquido após impostos. Em seguida, o valor da receita é alterado repetidamente até obter o resultado esperado; Dessa forma é chegar na quantidade de receita ou nível de despesas que a empresa precisa alcançar a fim de atingir a meta;

16 O USO DE SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO Análise de Otimização É uma extensão mais complexa da análise de busca de metas. Em lugar de fixar para uma variável um valor específico, a meta é encontrar o valor ótimo para uma ou mais variáveis-alvo, dadas certas limitações. Em seguida, muda-se uma ou várias outras variáveis repetidas vezes, sujeitas às limitações especificadas, até que sejam descobertos os melhores valores para as variáveis-alvo;

17 O USO DE SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO Análise de Otimização Por exemplo: Pode-se tentar determinar o maior nível possível de lucros que poderia ser obtido variando os valores para fontes escolhidas de receitas e categorias de despesa; As mudanças nessas variáveis poderiam estar sujeitas a limitações como a capacidade restrita de um processo de produção ou os limites disponíveis de financiamento;

18 O USO DE SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO Tipo de modelagem analítica Análise do tipo What-If Análise de sensibilidade Análise de busca de metas Análise de otimização Atividades e exemplos Observar como as mudanças de variáveis afetam outras variáveis. Exemplo: E se reduzíssemos a propaganda em 10%? O que aconteceria com as vendas? Observar como mudanças repetidas em uma única variável afetam outras variáveis. Exemplo: Vamos reduzir a propaganda em reais repetidamente de forma que possamos entender sua relação com as vendas. Fazer repetidas mudanças em variáveis selecionadas até que uma variável escolhida alcance um valor-alvo. Exemplo: Experimentemos aumentos na propaganda até que as vendas atinjam 1 milhão de reais. Encontrar um valor ótimo para variáveis selecionadas, dadas certas restrições. Exemplos: Qual o melhor montante de propaganda, considerando nosso orçamento e escolha de mídia?

19 DICA DE ESTUDO Jogos de Empresa são utilizados para treinar gerentes e executivos na tomada de decisão Procure conhecer o Desafio Sebrae.

SISTEMAS DE NEGÓCIOS C. SUPORTE ÀS DECISÕES

SISTEMAS DE NEGÓCIOS C. SUPORTE ÀS DECISÕES 1 SISTEMAS DE NEGÓCIOS C. SUPORTE ÀS DECISÕES A) SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO (SAD) A necessidade dos SAD surgiu em decorrência de diversos fatores, como, por exemplo: - Competição cada vez maior entre

Leia mais

Conceitos de sistemas de informação

Conceitos de sistemas de informação Sistemas de Informação Conceitos de sistemas de informação O que veremos? Examinaremos alguns dos conceitos básicos em sistemas de informação e introduziremos outros tópicos que irão lhe propiciar uma

Leia mais

1. Fundamentos do Sistema de Informação. Objetivos do Módulo 1

1. Fundamentos do Sistema de Informação. Objetivos do Módulo 1 Objetivos do Módulo 1 Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para os profissionais das empresas e identificar as cinco áreas dos sistemas de informação que esses profissionais

Leia mais

Análise e Projeto de Sistemas de Informação (APSI)

Análise e Projeto de Sistemas de Informação (APSI) COTIL Análise e Projeto de Sistemas de Informação (APSI) Profa. Simone Berbert Rodrigues Dapólito CAP. 1 INTRODUÇÃO Á ANÁLISE DE SISTEMAS Um Pouco de História Um Pouco de História Um Pouco de História

Leia mais

Sistemas de apoio à tomada de decisão. Prof a. Silvia Inês Dallavalle de Pádua

Sistemas de apoio à tomada de decisão. Prof a. Silvia Inês Dallavalle de Pádua Sistemas de apoio à tomada de decisão Prof a. Silvia Inês Dallavalle de Pádua dallavalle.silvia@gmail.com AGENDA Introdução a Disciplina Tomada de Decisão Classificação da Decisão Matriz da decisão Conceito

Leia mais

ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET

ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET JAMES A. O BRIEN CAPÍTULO 01 Páginas 10 à 17 1 DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 2 JÁ COMENTADO AGORA VAMOS AOS DETALHES

Leia mais

Dados: Fluxos de fatos brutos que representam eventos, como transações comerciais

Dados: Fluxos de fatos brutos que representam eventos, como transações comerciais 1 2 Dados: Fluxos de fatos brutos que representam eventos, como transações comerciais Informações: Conjuntos de dados significativos e úteis a seres humanos em processos como o se tomada de decisões 3

Leia mais

Sistema de Informação Gerencial. As Atividades Gerenciais. Atividades de Gestão. Gerenciar. Tomada de Decisão. A Tomada de Decisão e Tipos de Decisões

Sistema de Informação Gerencial. As Atividades Gerenciais. Atividades de Gestão. Gerenciar. Tomada de Decisão. A Tomada de Decisão e Tipos de Decisões Sistema de Informação Gerencial Aula 3 As Atividades Gerenciais Prof. Luciano Frontino de Medeiros Gerenciar O gestor não é aquele que executa as tarefas diretamente, mas aquele que assegura que elas sejam

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO E RESOLUÇÃO DE MODELOS MATEMÁTICOS UTILIZANDO A PLANILHA EXCEL

IMPLEMENTAÇÃO E RESOLUÇÃO DE MODELOS MATEMÁTICOS UTILIZANDO A PLANILHA EXCEL IMPLEMENTAÇÃO E RESOLUÇÃO DE MODELOS MATEMÁTICOS UTILIZANDO A PLANILHA EXCEL 1. INTRODUÇÃO Este tutorial apresenta, passo-a-passo, o processo de implementação e resolução de modelos matemáticos na planilha

Leia mais

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. Ementa Os conceitos de dado, informação e conhecimento; A Tecnologia da Informação como diferencial estratégico nas organizações;

Leia mais

UNIDADE III Processo Decisório

UNIDADE III Processo Decisório Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 3.1. Os conceitos, níveis e tipos de decisão nas organizações. 3.2. Fases do ciclo de tomada de decisão. 3.3. Principais modelos

Leia mais

GERENCIAMENTO DOS CUSTOS DO PROJETO

GERENCIAMENTO DOS CUSTOS DO PROJETO GERENCIAMENTO DOS CUSTOS DO PROJETO O gerenciamento dos custos do projeto inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativas, orçamentos, financiamentos, gerenciamento e controle dos custos, de

Leia mais

CPC 23 Manual de Contabilidade Societária - Capítulo 26 POLÍTICAS CONTÁBEIS, MUDANÇA DE ESTIMATIVAS E RETIFICAÇÃO DE ERRO

CPC 23 Manual de Contabilidade Societária - Capítulo 26 POLÍTICAS CONTÁBEIS, MUDANÇA DE ESTIMATIVAS E RETIFICAÇÃO DE ERRO CPC 23 Manual de Contabilidade Societária - Capítulo 26 POLÍTICAS CONTÁBEIS, MUDANÇA DE ESTIMATIVAS E RETIFICAÇÃO DE ERRO Qual a importância? O Pronunciamento tem como objetivo melhorar a relevância e

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 255599 De acordo com o Quadro I, o resultado patrimonial apurado ao final do exercício de 20x4 na prefeitura municipal de Novo Mar foi de: 1) 36.730; 2) 15.080; 3) 14.190; 4) 11.980; 5) 10.980.

Leia mais

Curso de Mídias Pagas Online. Plano de Estudo

Curso de Mídias Pagas Online. Plano de Estudo Curso de Mídias Pagas Online Plano de Estudo Descrição Esta certificação permite ao aluno projetar e implementar estratégias pagas em diferentes plataformas e mídias digitais, como os Anúncios do Facebook

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE ORÇAMENTO

DESENVOLVIMENTO DE ORÇAMENTO DESENVOLVIMENTO DE ORÇAMENTO Orçamento empresarial Orçamento empresarial é representado pelo orçamento geral que, por sua vez, é composto pelos orçamentos específicos. O orçamento geral retrata a estratégia

Leia mais

Gerência de Projetos

Gerência de Projetos Gerência de Projetos Prof. Rodrigo Rocha prof.rodrigorocha@yahoo.com Informações Bibliografia VALERIANO, D. L. Gerência em projetos. São Paulo: Makron Books, 1998 Ementa 1. Gerencia de projetos 1.1 Histórico

Leia mais

1. CONCEITOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SI)

1. CONCEITOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SI) 1. CONCEITOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SI) 1 Objetivos: Explicar a importância dos sistemas de informação para as empresas. Estudar os componentes e os papéis dos sistemas de informação. Saber os principais

Leia mais

Pesquisa Operacional Introdução. Profa. Alessandra Martins Coelho

Pesquisa Operacional Introdução. Profa. Alessandra Martins Coelho Pesquisa Operacional Introdução Profa. Alessandra Martins Coelho julho/2014 Operational Research Pesquisa Operacional - (Investigação operacional, investigación operativa) Termo ligado à invenção do radar

Leia mais

CONTROLADORIA. Prof. João Carlos de Almeida

CONTROLADORIA. Prof. João Carlos de Almeida CONTROLADORIA Prof. João Carlos de Almeida jalmeida@ecmcobtabil.com.br 1 João Carlos de Almeida Consultor Financeiro Especialista em Custos, Contabilidade e Planejamento com 30 anos de experiência no mercado

Leia mais

Gestão de Projetos. Aula 1. Organização da Disciplina. Organização da Aula 1. Contextualização. Fatos sobre Projetos. O Projeto

Gestão de Projetos. Aula 1. Organização da Disciplina. Organização da Aula 1. Contextualização. Fatos sobre Projetos. O Projeto Gestão de Projetos Organização da Disciplina Planejamento, projeto e Aula 1 viabilidades Estrutura do projeto Profa. Dra. Viviane M. P. Garbelini Dimensionamento e riscos do projeto Organização da Aula

Leia mais

Sistemas de informação aula 03

Sistemas de informação aula 03 Sistemas de informação aula 03 Sistemas? Informação ou conhecimento Informação Conjunto de procedimentos organizados que quando executados provem informação de suporte a organização [amaral-1994] Conhecimento

Leia mais

O QUE É UMA PROJEÇÃO DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS - PARTE I

O QUE É UMA PROJEÇÃO DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS - PARTE I O QUE É UMA PROJEÇÃO DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS -! O que é uma boa projeção?! Quem usa as projeções financeiras?! Para que se usam as projeções financeiras? Fábio Vianna(f_c_a@uol.com.br) Administrador

Leia mais

Sistema de Gestão Econômica: Processo de Gestão

Sistema de Gestão Econômica: Processo de Gestão Sistema de Gestão Econômica: Processo de Gestão Processo de Gestão PLANEJAMENTO EXECUÇÃO OTIMIZAÇÃO DO LUCRO E CRIAÇÃO DE VALOR CONTROLE Foco no Planejamento Envolvimento no processo de planejamento das

Leia mais

ABORDAGEM DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.

ABORDAGEM DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. ABORDAGEM DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. frozza@ifc-camboriu.edu.br Para Laudon e Laudon (2007), Sistemas de Informações são considerados, juntamente com as tecnologias de

Leia mais

CPC 23 - POLÍTICAS CONTÁBEIS, MUDANÇAS DE ESTIMATIVAS E RETIFICAÇÃO DE ERROS

CPC 23 - POLÍTICAS CONTÁBEIS, MUDANÇAS DE ESTIMATIVAS E RETIFICAÇÃO DE ERROS CPC 23 - POLÍTICAS CONTÁBEIS, MUDANÇAS DE ESTIMATIVAS E RETIFICAÇÃO DE ERROS OBJETIVOS O objetivo deste Pronunciamento é: definir critérios para a seleção e a mudança de políticas contábeis; tratamento

Leia mais

Componentes dos Sistemas da Informação

Componentes dos Sistemas da Informação Componentes dos Sistemas da Informação 1) RECURSOS HUMANOS: Os recursos humanos incluem as pessoas, que são necessárias para a operação de todos os sistemas de informação. Os recursos humanos abrangem:

Leia mais

Pesquisa Operacional Aula 3 Modelagem em PL

Pesquisa Operacional Aula 3 Modelagem em PL Pesquisa Operacional Aula 3 Modelagem em PL Prof. Marcelo Musci aula@musci.info www.musci.info Programação Linear Programação Linear: Preocupação em encontrar a melhor solução para problemas associados

Leia mais

SISTEMAS DE NEGÓCIOS EXERCÍCIOS EXERCÍCIO 1:

SISTEMAS DE NEGÓCIOS EXERCÍCIOS EXERCÍCIO 1: SISTEMAS DE NEGÓCIOS EXERCÍCIOS EXERCÍCIO 1: Abrir um arquivo do Excel em branco e salvar como o arquivo com o seguinte nome: seu número de matrícula. Renomear a planilha 1 para SPT. Escolher qualquer

Leia mais

Introdução: Processo Decisório

Introdução: Processo Decisório Universidade do Contestado Campus Concórdia Curso de Ciências Contábeis Prof.: Maico Petry Introdução: Processo Decisório DISCIPLINA: Sistemas de Informação Gerencial Introdução 2 O que é uma decisão?

Leia mais

PESQUISA OPERACIONAL. UNIDADE 2 Visão Geral do Modelo

PESQUISA OPERACIONAL. UNIDADE 2 Visão Geral do Modelo PESQUISA OPERACIONAL UNIDADE 2 Visão Geral do Modelo Prof. Me. Carlos Guimarães 1 / 13 Objetivo Introduzir os elementos de um modelo de pesquisa operacional por meio da apresentação: Do conceito de modelo;

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 020, DE 31 DE MAIO DE CAPÍTULO I DO PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL E DO PLANO PLURIANUAL

PROJETO DE LEI Nº 020, DE 31 DE MAIO DE CAPÍTULO I DO PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL E DO PLANO PLURIANUAL PROJETO DE LEI Nº 020, DE 31 DE MAIO DE 2017. INSTITUI O PLANO PLURIANUAL DO MUNICÍPIO DE NOVA PÁDUA PARA O PERÍODO DE 2018-2021. CAPÍTULO I DO PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL E DO PLANO PLURIANUAL Art. 1 -

Leia mais

CPC 33 BENEFÍCIOS A EMPREGADOS

CPC 33 BENEFÍCIOS A EMPREGADOS CPC 33 BENEFÍCIOS A EMPREGADOS OBJETIVOS 1. O objetivo deste Pronunciamento é estabelecer a contabilização e a divulgação dos benefícios concedidos aos empregados. Para tanto, este Pronunciamento requer

Leia mais

NBC TA 520 Procedimentos analíticos

NBC TA 520 Procedimentos analíticos NBC TA 520 Procedimentos analíticos Índice Item Introdução Alcance 1 Data de vigência 2 Objetivos 3 Definição 4 Requisitos Procedimentos analíticos substantivos 5 Procedimentos analíticos que auxiliam

Leia mais

Introdução aos sistemas de informação

Introdução aos sistemas de informação Introdução aos sistemas de informação Sistemas de Informação Sistemas de Informação Um conjunto de informações relacionadas que coletam, manipulam e disseminam dados e informações e fornecem realimentação

Leia mais

Faculdade de Imperatriz FACIMP

Faculdade de Imperatriz FACIMP Faculdade de Imperatriz FACIMP Disciplina: Controle de Qualidade de Medicamentos Prof. Dr. Paulo Roberto da Silva Ribeiro 5 o Período de Farmácia e Bioquímica 1 o Semestre de 2007 Prof. Dr. Paulo Roberto

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS -CONTEXTO DE NEGÓCIO. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS -CONTEXTO DE NEGÓCIO. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS -CONTEXTO DE NEGÓCIO Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza ROTEIRO Quem está se tornando móvel? O que as pessoas querem fazer? Por que tornar

Leia mais

PROJETOS SOCIAIS. Prof. Danilo Pastorelli danilopastorelli.wordpress.com

PROJETOS SOCIAIS. Prof. Danilo Pastorelli danilopastorelli.wordpress.com prof.dpastorelli@usjt.br danilopastorelli.wordpress.com PLANO DE NEGÓCIOS: a arte de materializar o projeto social (Parte 1) questão geradora Realmente é necessária a elaboração de um Plano de Negócios

Leia mais

Pesquisa Operacional. Introdução à Pesquisa Operacional Programação Linear

Pesquisa Operacional. Introdução à Pesquisa Operacional Programação Linear Pesquisa Operacional Introdução à Pesquisa Operacional Programação Linear 1 Sumário Modelagem e limitações da Programação Linear. Resolução Gráfica. Forma padrão de um modelo de Programação Linear. Definições

Leia mais

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO TGA II TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO Henri Fayol (1841-1925) TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO As Funções Básicas da Empresa Funções técnicas: relacionadas com a produção de bens ou serviços da empresa.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO O processo de gestão das organizações pode ser dividido em 3 etapas: Planejamento ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Execução Controle Planejamento Planejamento e Controle É uma função

Leia mais

Estudo de Caso em uma Prestadora de Serviços de Tecnologia da Informação

Estudo de Caso em uma Prestadora de Serviços de Tecnologia da Informação Estudo de Caso em uma Prestadora de Serviços de Tecnologia da Informação Casa de ferreiro, espeto de pau Estudo de Caso em uma Prestadora de Serviços de Tecnologia da Informação Pesquisa realizada em 2007

Leia mais

Sistemas de Informação Conceitos Iniciais (livro Princípios de Sistemas de Informação, Ralph Stair, cap.1)

Sistemas de Informação Conceitos Iniciais (livro Princípios de Sistemas de Informação, Ralph Stair, cap.1) Sistemas de Informação Conceitos Iniciais (livro Princípios de Sistemas de Informação, Ralph Stair, cap.1) Dado, Informação, Conhecimento Dado - fatos em sua forma primária; simples observações sobre o

Leia mais

PROJETOS SOCIAIS. Prof. Danilo Pastorelli danilopastorelli.wordpress.com

PROJETOS SOCIAIS. Prof. Danilo Pastorelli danilopastorelli.wordpress.com prof.dpastorelli@usjt.br danilopastorelli.wordpress.com PLANO DE NEGÓCIOS: a arte de materializar o projeto social (Parte 1) questão geradora Realmente é necessária a elaboração de um Plano de Negócios

Leia mais

Vários modelos: um SAD pode incluir vários modelos, cada um representando uma parte diferente do problema de tomada de decisão Categorias de modelos

Vários modelos: um SAD pode incluir vários modelos, cada um representando uma parte diferente do problema de tomada de decisão Categorias de modelos MODELAGEM E ANÁLISE Modelagem Questões atuais de modelagem Vários modelos: um SAD pode incluir vários modelos, cada um representando uma parte diferente do problema de tomada de decisão Categorias de modelos

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação. Aula 6- Sistemas de Apoio as Decisões Organizacionais.

Administração de Sistemas de Informação. Aula 6- Sistemas de Apoio as Decisões Organizacionais. Aula 6- Sistemas de Apoio as Decisões Organizacionais. Conteúdo Programático desta aula q Conhecer os sistemas de apoio de e-business; q Detalhar os conceitos do Sistema de Informação Gerencial (SIG) ;

Leia mais

Roteiro Prático para Administração de um Projeto 1

Roteiro Prático para Administração de um Projeto 1 Roteiro Prático para Administração de um Projeto 1 Objetivos da aula de hoje Saber planejar as etapas para administrar um projeto. Saber administrar as etapas de um projeto. Administrar um Projeto Administrar

Leia mais

Orçamento Empresarial PROFA. DRA. NATÁLIA DINIZ MAGANINI

Orçamento Empresarial PROFA. DRA. NATÁLIA DINIZ MAGANINI Orçamento Empresarial PROFA. DRA. NATÁLIA DINIZ MAGANINI Agenda Decisões de investimento orçamento de capital Orçamento de caixa Projeção da DRE Novas Técnicas Orçamentárias 2 Vendas Estrutura Orçamento

Leia mais

MATERIAL DIDÁTICO: APLICAÇÕES EMPRESARIAIS SISTEMA DE APOIO À DECISÃO (SAD)

MATERIAL DIDÁTICO: APLICAÇÕES EMPRESARIAIS SISTEMA DE APOIO À DECISÃO (SAD) AULA 07 MATERIAL DIDÁTICO: APLICAÇÕES EMPRESARIAIS SISTEMA DE APOIO À DECISÃO (SAD) JAMES A. O BRIEN MÓDULO 01 Páginas 286 à 294 1 AULA 07 SISTEMAS DE APOIO ÀS DECISÕES 2 Sistemas de Apoio à Decisão (SAD)

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 9 Gerenciando de Custos no Projeto. Luiz Leão

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 9 Gerenciando de Custos no Projeto. Luiz Leão Unidade 9 Gerenciando de Custos no Projeto Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático Planejamento de Custos Estimativas de Custo Elaboração do Orçamento Controle dos Custos

Leia mais

Elaboração e Análise de Projetos P RO FA. D R A. N ATÁ L I A D I N I Z MAGANINI

Elaboração e Análise de Projetos P RO FA. D R A. N ATÁ L I A D I N I Z MAGANINI Elaboração e Análise de Projetos P RO FA. D R A. N ATÁ L I A D I N I Z MAGANINI Agenda Decisões de Investimento conceito Orçamento de Capital Construção dos Fluxos de caixa 2 Decisões de Investimento Orçamento

Leia mais

Sistema de informação gerencial

Sistema de informação gerencial Sistema de informação gerencial A contabilidade e o uso de tecnologias da informação Pergunta 1 1. Segundo Gonçalves e Riccio (2009), a adoção de TI pode ser compreendida medindo-se sua intensidade nas

Leia mais

Contabilidade CRISE. Planejamento Financeiro 25/08/2016. Escreve, oficializa É a ciência que registra os

Contabilidade CRISE. Planejamento Financeiro 25/08/2016. Escreve, oficializa É a ciência que registra os CRISE Contabilidade Escreve, oficializa É a ciência que registra os Possuem denominador financeiro comum acontecimentos verificados no patrimônio de uma entidade Conjunto de bens direitos e obrigações

Leia mais

ORÇAMENTO EMPRESARIAL Unidade Orçamento Empresarial Valor: /

ORÇAMENTO EMPRESARIAL Unidade Orçamento Empresarial Valor: / 1. Orçamento de Vendas Elabore o Orçamento Empresarial da Empresa Floripa S.A. A empresa Floripa estima um volume de vendas de 3.000 unidades no primeiro mês, com um histórico de incremento de 500 unidades

Leia mais

AVISO 21 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EFICIENTE

AVISO 21 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EFICIENTE AVISO 21 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EFICIENTE JUNHO 2016 APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS AO FUNDO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA PLANO NACIONAL DE AÇÃO PARA A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA FUNDO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Índice

Leia mais

Resultados Preliminares Não Auditados de Abril de 2012

Resultados Preliminares Não Auditados de Abril de 2012 Resultados Preliminares Não Auditados 2011 2 de Abril de 2012 1 Aviso Nós fazemos declarações prospectivas que estão sujeitas a riscos e incertezas. Tais declarações têm como base crenças e suposições

Leia mais

Reunião 10. Análise Financeira

Reunião 10. Análise Financeira Reunião 10 Análise Financeira Pauta Respostas às perguntas sobre o plano financeiro, ou seja, análise do negócio: É um bom negócio? É um bom investimento? A Análise Intuitiva Investimento Inicial R$ 47.500,00

Leia mais

Modelagem e Decisão Introdução e Aplicação de modelagem em Administração

Modelagem e Decisão Introdução e Aplicação de modelagem em Administração Modelagem e Decisão Introdução e Aplicação de modelagem em Administração Modelagem e Decisão (07181) Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (ICEAC) Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

PROJETO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade II Concepção do Sistema. Luiz Leão

PROJETO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade II Concepção do Sistema. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 1. Histórico e atividades da organização 2. Organograma 3. Contexto e escopo do sistema 4. Análise de viabilidade 5. Premissas

Leia mais

Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro Egbert Buarque

Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro Egbert Buarque Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro Egbert Buarque (egbert.buarque@yahoo.com.br) 1. Introdução As demonstrações contábeis são elaboradas e apresentadas para

Leia mais

4. SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO

4. SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO 1 4. SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO A necessidade dos Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) ou Sistemas de Suporte à Decisão (SSD) surgiu em decorrência de diversos fatores, como, por exemplo: Competição cada

Leia mais

Modelos e Modelagem. Roteiro

Modelos e Modelagem. Roteiro Modelos e Modelagem Lupércio F. Bessegato PUC Minas IEC 2007 Roteiro 1. O processo de modelagem 2. Tipos de modelos 3. Modelos determinísticos e probabilísticos 4. Modelos interativos: 5. Modelagem e tomada

Leia mais

Depois de consultado o Comité de Coordenação dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento,

Depois de consultado o Comité de Coordenação dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, L 43/20 PT 14.2.2019 REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2019/256 DA COMISSÃO de 13 de fevereiro de 2019 que altera o Regulamento de Execução (UE) 2015/207 no que diz respeito às alterações dos modelos para a

Leia mais

LUIS OCTAVIO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

LUIS OCTAVIO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA LUIS OCTAVIO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PROCESSO DECISÓRIO PROCESSO DECISÓRIO - CONCEITO Decidir é optar ou selecionar dentre várias alternativas de cursos de ação aquela que pareça mais adequada. PROCESSO

Leia mais

APOSTILA DE PROCESSOS DECISÓRIOS (JAN/2018)

APOSTILA DE PROCESSOS DECISÓRIOS (JAN/2018) APOSTILA DE PROCESSOS DECISÓRIOS (JAN/2018) Profª Mônica Roberta Silva, M.Sc. www.retadechegada.com (21) 3902-1462 e (21) 9157-5825 monicarobs@hotmail.com 1 Processo Decisório Bazerman (2004:4) aponta

Leia mais

2014 RJ Gestão de riscos como geração de valor e defesa contra crises

2014 RJ Gestão de riscos como geração de valor e defesa contra crises 2014 RJ Gestão de riscos como geração de valor e defesa contra crises Visão do Financiador e Investidor Institucional Renê Sanda Membro do Conselho de Administração da CPFL e do FGC Comunidade de Conselheiros

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC Grupo de Supervisão Educacional GSE / Gestão Pedagógica GEPED

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC Grupo de Supervisão Educacional GSE / Gestão Pedagógica GEPED Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC Santa Isabel Código: 219 Município: Santa Isabel Área Profissional: Gestão Habilitação Profissional: Técnico em Logística Qualificação: Técnico em Logística

Leia mais

1

1 Planejamento Estratégico Unidade 08 Estratégias Empresariais A estratégia é, extremamente, importante para a empresa, e o executivo deve saber que o momento propício aos movimentos estratégicos é tão importante

Leia mais

1. Apresentação Proposta 1.2. Visão geral 1.3. Público-alvo 2. Diferenciais Disciplinas Inscrições...

1. Apresentação Proposta 1.2. Visão geral 1.3. Público-alvo 2. Diferenciais Disciplinas Inscrições... 1. Apresentação... 04 1.1. Proposta 1.2. Visão geral 1.3. Público-alvo 2. Diferenciais... 05 3. Disciplinas... 06 3. Inscrições... 15 1. Apresentação Proposta O MBA Executivo com Ênfase em Empreendedorismo

Leia mais

Unidade IV PLANEJAMENTO OPERACIONAL: Prof. Me. Livaldo dos Santos

Unidade IV PLANEJAMENTO OPERACIONAL: Prof. Me. Livaldo dos Santos Unidade IV PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS Prof. Me. Livaldo dos Santos Objetivos Entender o significado de orçamento. Identificar os princípios de planejamento. Conhecer as etapas

Leia mais

Decisões de Investimento. Disciplina: Administração Financeira Ciências Contábeis

Decisões de Investimento. Disciplina: Administração Financeira Ciências Contábeis Decisões de Investimento Disciplina: Administração Financeira Ciências Contábeis Pode-se definir investimento como qualquer aplicação de recurso de capital com vistas à obtenção de um fluxo de benefícios

Leia mais

Perguntas para desenvolver um grande Plano de Negócios

Perguntas para desenvolver um grande Plano de Negócios Perguntas para desenvolver um grande Plano de Negócios 1/5 1 - Qual é a sua Visão para o seu negócio? 1.1 - Quais problemas você resolve para os seus clientes? 1.2 - Se a sua empresa fosse perfeita em

Leia mais

Menor nível de capital de giro nos últimos 5 anos, com redução de 55 dias; Redução de 25,0% ou R$25,8 milhões no 4T17, versus o 4T16

Menor nível de capital de giro nos últimos 5 anos, com redução de 55 dias; Redução de 25,0% ou R$25,8 milhões no 4T17, versus o 4T16 Receita Bruta Marcas de Clássico No 4T17 atingiu R$138,6 milhões, com sinais de recuperação versus os últimos trimestres Crescimento de 1,3% de receita com aumento de participação de 1,7 p.p., impulsionado

Leia mais

MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC

MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC Quais indicadores podem ser utilizados para avaliar um sistema operacional? Alguns Exemplos de Indicadores Qualidade; Eficiência Operacional; Grau de Inovação; Superávit;

Leia mais

AULA 2 CONTABILIDADE GERENCIAL PROF. PROCÓPIO ETEC HORÁCIO AUGUSTO Não fique sem o conteúdo, acesse:

AULA 2 CONTABILIDADE GERENCIAL PROF. PROCÓPIO ETEC HORÁCIO AUGUSTO Não fique sem o conteúdo, acesse: INTRODUÇÃO AULA 2 CONTABILIDADE GERENCIAL PROF. PROCÓPIO A contabilidade gerencial utilizar-se de temas de outras disciplinas, ela se caracteriza pôr ser uma área contábil autônoma, pelo tratamento dado

Leia mais

7. Resultados. 7 MATLAB é um produto da The MathWorks, Inc.

7. Resultados. 7 MATLAB é um produto da The MathWorks, Inc. 7. Resultados O modelo foi implementado por meio da linguagem computacional utilizada no software Matlab 7 e através da utilização do otimizador GLPK (GNU Linear Programming kit), em uma plataforma de

Leia mais

Planejamento dos Riscos

Planejamento dos Riscos UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina FEJ Faculdade de Engenharia de Joinville Planejamento dos Riscos Régis Kovacs Scalice DEPS Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Limites do Projeto

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Sistemas de Informação Módulo 03 Módulo 03 SAE Sistemas de Apoio ao Executivo SAD - Sistemas de Apoio à Decisão SIG Sistemas de Informação Gerenciais STC Sistemas de Trabalhadores do Conhecimento Sistemas

Leia mais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 42 CONTABILIDADE EM ECONOMIA HIPERINFLACIONÁRIA

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 42 CONTABILIDADE EM ECONOMIA HIPERINFLACIONÁRIA COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 42 CONTABILIDADE EM ECONOMIA HIPERINFLACIONÁRIA Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade IAS 29 Sumário Item ALCANCE 1 4 ATUALIZAÇÃO

Leia mais

Gestão de Riscos como Instrumento de Tomada de Decisão Renê Sanda Diretor de Gestão de Riscos do Banco do Brasil S.A. Membro do CA da Fundição Tupy

Gestão de Riscos como Instrumento de Tomada de Decisão Renê Sanda Diretor de Gestão de Riscos do Banco do Brasil S.A. Membro do CA da Fundição Tupy Gestão de Riscos como Instrumento de Tomada de Decisão Renê Sanda Diretor de Gestão de Riscos do Banco do Brasil S.A. Membro do CA da Fundição Tupy S.A. Visão Geral Projeção Melhor estimativa do que vai

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos gerenciamento do escopo Prof. Robson Almeida Gerenciamento do Escopo Sendo o primeiro passo do Planejamento do Projeto, esta fase identifica e documenta o trabalho que produzirá

Leia mais

ALGORITMOS E APLICAÇÕES. FATEC IPIRANGA ADS Noturno 1º semestre de 2012 Prof. Luiz Carlos de Jesus Junior

ALGORITMOS E APLICAÇÕES. FATEC IPIRANGA ADS Noturno 1º semestre de 2012 Prof. Luiz Carlos de Jesus Junior ALGORITMOS E APLICAÇÕES FATEC IPIRANGA ADS Noturno 1º semestre de 2012 Prof. Luiz Carlos de Jesus Junior Formato Básico do Pseudocódigo Tipos de dados O VisuAlg prevê quatro tipos de dados: inteiro, real,

Leia mais

IFRS 10 Demonstrações Contábeis Consolidadas

IFRS 10 Demonstrações Contábeis Consolidadas IFRS 10 Demonstrações Contábeis Consolidadas IFRS 10 Sumário Executivo Objetivos: modelo único para consolidação de todas entidades Otimizar divulgação para subsidiárias, joint ventures, associados e entidades

Leia mais

Gerenciamento do Escopo do Projeto

Gerenciamento do Escopo do Projeto Gerenciamento do Escopo do Projeto Ricardo Yugue Farmacêutico, MSc, MBA e PMP 2009-2018 Yugue Assessores Todos os direitos reservados Problemas que ocorrem com mais frequência nos projetos da organização

Leia mais

1 - A capacidade de fluxo que corresponde a capacidade máxima que pode passar pelo arco.

1 - A capacidade de fluxo que corresponde a capacidade máxima que pode passar pelo arco. CONCEITOS DE REDE Uma rede é formada por um conjunto de nós, um conjunto de arcos e de parâmetros associados aos arcos. Nós Arcos Fluxo Interseções Rodovias Veículos Rodoviários Aeroportos Aerovia Aviões

Leia mais

Pesquisa Operacional. Evanivaldo Castro Silva Júnior

Pesquisa Operacional. Evanivaldo Castro Silva Júnior Evanivaldo Castro Silva Júnior Conteúdo Fundamentos da Pesquisa Operacional. Modelos Lineares. Métodos de solução gráfica e algoritmo simplex. Aplicações de Programação Linear. Análise de Sensibilidade.

Leia mais

SUPERVISÃO DE ESTÁGIO

SUPERVISÃO DE ESTÁGIO Unidade II SUPERVISÃO DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL Profa. Regiane F. Leite Avaliação. O termo avaliação nos leva a diferentes modalidades de estudo. A pesquisa de avaliação sempre emprega uma metodologia

Leia mais

Otimização Aplicada à Engenharia de Processos

Otimização Aplicada à Engenharia de Processos Otimização Aplicada à Engenharia de Processos Aula 4: Programação Linear Felipe Campelo http://www.cpdee.ufmg.br/~fcampelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Belo Horizonte Março de 2013

Leia mais

.: MÓDULO XIII :. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

.: MÓDULO XIII :. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PÓS EM COMÉRCIO EXTERIOR E ESTRATÉGIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS.: MÓDULO XIII :. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SISTEMAS DE APOIO AS DECISÕES ORGANIZACIONAIS VERSÃO:

Leia mais

DISCIPLINA: Administração de Sistemas de Informação

DISCIPLINA: Administração de Sistemas de Informação DISCIPLINA: Administração de Sistemas de Informação Profa. Msc. Cláudia Brazil Marques PLANO DE AULA 5 01.01. PROBLEMA Identificar as tendências em SI 01.02. CONHECIMENTOS (DCN, artigo 5º) Os papéis atribuídos

Leia mais

Organização Formal. Organização Formal x Organização Informal. Tipos de Organização. Divisão Racional do Trabalho

Organização Formal. Organização Formal x Organização Informal. Tipos de Organização. Divisão Racional do Trabalho Divisão Racional do Trabalho Organização Formal x Organização Informal Organização Formal - Heterogênea -Rígida - Hierarquizada -Estática - Limitada Princípios Básicos das Organizações - Divisão do Trabalho

Leia mais

Planejamento e Controle da Produção I

Planejamento e Controle da Produção I Planejamento e Controle da Produção I Atividades do Prof. M.Sc. Gustavo Meireles 2012 Gustavo S. C. Meireles 1 Introdução Sistemas produtivos: abrange produção de bens e de serviços; Funções básicas dos

Leia mais

Como Encaminhar uma Pesquisa?

Como Encaminhar uma Pesquisa? Como Encaminhar uma Pesquisa? 1.1 QUE É PESQUISA? Pode-se definir pesquisa como o procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. A pesquisa

Leia mais

No 3T17 vendemos 5,4% mais relógios que no 3T16. Crescimento de 3,2p.p. na margem bruta versus o 3T16

No 3T17 vendemos 5,4% mais relógios que no 3T16. Crescimento de 3,2p.p. na margem bruta versus o 3T16 Receita Líquida No 3T17 vendemos 5,4% mais relógios que no 3T16 Margem Bruta Crescimento de 3,2p.p. na margem bruta versus o 3T16 Despesas SG&A atingiu R$37,9 milhões no 3T17, redução de 3,0% no QoQ Geração

Leia mais

Série Executiva. Finanças, Controladoria e Auditoria

Série Executiva. Finanças, Controladoria e Auditoria Série Executiva Finanças, Controladoria e Auditoria SÉRIE EXECUTIVA FINANÇAS, CONTROLADORIA E AUDITORIA Avenida Conselheiro Nébias, 159, Paquetá, Santos. - Fone:13-2127 0000 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA Prof.

Leia mais

Crescimento de 2,7p.p. na margem bruta versus o 2T16. SG&A atingiu R$38,2 milhões no 2T17, redução de 3,5% no QoQ

Crescimento de 2,7p.p. na margem bruta versus o 2T16. SG&A atingiu R$38,2 milhões no 2T17, redução de 3,5% no QoQ Receita Líquida No 2T17 tivemos queda de 4,2% na receita líquida, uma queda bem menor que a observada no YTD Margem Bruta Crescimento de 2,7p.p. na margem bruta versus o 2T16 Despesas SG&A atingiu R$38,2

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

Sistemas de Informação e Decisão. Douglas Farias Cordeiro

Sistemas de Informação e Decisão. Douglas Farias Cordeiro Sistemas de Informação e Decisão Douglas Farias Cordeiro Decisão Tomamos decisões a todo momento! O que é uma decisão? Uma decisão consiste na escolha de um modo de agir, entre diversas alternativas possíveis,

Leia mais