Microeconomia I 2004/05 2 de Novembro 2004 Duração: 2h + 30 min

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Microeconomia I 2004/05 2 de Novembro 2004 Duração: 2h + 30 min"

Transcrição

1 Licenciaturas em Economia e Administração e Gestão de Empresas Microeconomia I 004/05 de Novembro 004 Duração: h + 0 min Teste Intermédio Fernando Machado ATENÇAO: Leia antes de iniciar o teste A. O teste é constituído por 4 Grupos e tem uma duração de h + 0 min de tolerância B. Deve iniciar o teste pelo Grupo I (escolha múltipla): a. Tem 5 minutos para o completar, sendo que, findo esse tempo as respectivas folhas serão recolhidas b. Deve assinalar a resposta que entender correcta com um círculo em volta da letra correspondente C. Deve responder aos Grupos II, III, IV em folhas de teste diferentes II ( valores) 1. Diga se a seguinte afirmação é verdadeira ou falsa, eplicando sinteticamente porquê: Se uma empresa que não fazia discriminação de preços passar a praticar discriminação de preços do 1º grau, então o seu lucro aumentará num montante que é igual ao ecedente do consumidor.. Considere as seguintes elasticidades: i) elasticidade da procura do produto produzido por uma indústria. ii) elasticidade da procura dirigida a cada uma das empresas dessa industria. Diga, justificando a sua resposta, qual destas elasticidades tenderá a ser maior em valor absoluto e eplique de que depende a diferença entre ambas. III (6,5 valores) Suponha que as preferências de determinado consumidor podem ser traduzidas pela seguinte função utilidade: 0.5 U y, = A y ( ) onde e y representam as quantidades procuradas de cada bem e A é constante. a) Obtenha as funções procura dos dois bens. b) ual o valor da elasticidade procura-rendimento para cada um dos bens? Os bens e y são normais? c) ual será o impacto na quantidade procurada do bem se o rendimento sofrer um decréscimo de 0.5%?

2 d) Considere agora que p = e p y = 6. Sabemos ainda que o rendimento do consumidor é de 54 u.m. (i) (ii) (iii) ual é o cabaz escolhido? Imagine agora que os preços indicados acima só são válidos para consumos de superiores a 7/1. Para consumos de inferiores a 7/1, os preços alteram-se de tal P modo que = 9. O rendimento do consumidor mantem-se constante. Py Sabe-se que, sem deiar de ser racional, o consumidor pode alterar o consumo dos dois bens mantendo a sua utilidade (isto é, a utilidade do cabaz calculado em i). ual será o novo cabaz que o permite? uais os preços dos bens para consumos de inferiores a 7/1? Represente graficamente o problema apresentado. IV (6,5 valores) A função custos da empresa do Sr. Vítor depende da capacidade instalada (K) de acordo com: 1 CT ( q, K ) = q q + (8 K) q + K Onde q representa o output e K representa a capacidade instalada na empresa. A curva da procura de mercado é dada por: D ( P) = p a) Suponha que, no curto prazo, a capacidade instalada está fia em K=4. (i) Obtenha a curva da oferta de curto prazo desta empresa. (ii) Sabendo que neste mercado eistem 100 empresas, todas com a mesma estrutura de custos, represente graficamente o equilíbrio de mercado e calcule o lucro do Sr. Vítor. Comente b) Determine a epressão analítica da função de custos de longo prazo e caracterize a empresa do Sr. Vítor quanto às economias de escala c) Determine o número de empresas que vão operar neste mercado em equilíbrio de longo prazo (arredonde o número de empresas por defeito) d) Volte a considerar como ponto de partida o equilíbrio de curto prazo. Após uma manifestação de produtores, o Governo do país do Sr. Vítor decidiu atribuir um subsídio a todos os 100 produtores deste mercado. (i) Determine qual o valor do subsídio específico a atribuir aos produtores de forma a que a quantidade transaccionada no mercado seja de 550. (ii) Após a introdução do subsídio haverá, no longo prazo, tendência para aumentar ou para diminuir o número de empresas deste mercado? Justifique a sua resposta. Boa Sorte

3 Nome: Número: I(a). uestões de escolha múltipla. (4 valores) (Anote a resposta certa com um círculo em volta da alínea desejada.) 1. Uma empresa que opera num mercado de concorrência perfeita está a vender 150 unidades de output por semana a um preço de $10. O seu custo médio total é de $11, o seu custo médio variável é de $8 e o seu custo marginal é de $1. Tendo em conta esta informação pode dizer-se que a empresa: a) Poderá aumentar o seu lucro aumentando o seu output semanal. b) Poderá aumentar o seu lucro diminuindo o seu output semanal. c) Poderá aumentar o seu lucro praticando um preço superior a $10. d) Nenhuma das anteriores é correcta.. Se a procura dirigida a uma empresa for elástica, então a sua receita marginal será: a) Positiva e um aumento no preço fará aumentar a receita total. b) Positiva, e um aumento do preço fará diminuir a receita total. c) Negativa, e um aumento do preço fará aumentar a receita total. d) Negativa, e um aumento do preço fará diminuir a receita total.. ual das seguintes características é própria dos mercados de concorrência monopolística e concorrência perfeita? a) As empresas enfrentam barreiras à entrada. b) A curva da receita marginal de uma empresa está abaio da sua curva da procura. c) No longo prazo, as empresas escolherão o nível de output que corresponde ao ponto mínimo dos seus custos médios totais. d) Nenhuma das anteriores é própria dos mercados de concorrência monopolística e concorrência perfeita. 4. As batatas são produzidas e vendidas num mercado concorrencial a 1 o quilo. As elasticidades da procura e da oferta de batatas são baias. Se o governo introduzir um imposto de 0. por quilo sobre o consumo das batatas. a) O preço das batatas pago pelo consumidor aumenta menos do que 0.. b) O preço das batatas pago pelo consumidor aumenta mais do que 0.. c) O preço das batatas pago pelo consumidor aumenta 0.. d) Não é possível responder. 5. Suponha que o sindicato dos trabalhadores de uma indústria conseguia negociar com o patronato uma subida significativa dos salários reais. Como é que o novo contrato colectivo de trabalho iria afectar a curva da oferta do produto dessa indústria? a) A curva da oferta deslocar-se-ia para a direita. b) A curva da oferta deslocar-se-ia para a esquerda. c) A curva da oferta não se deslocaria, mas o número de embalagens produzidas por mês irá diminuir. d) A curva da oferta não se deslocaria, mas o número de embalagens produzidas por mês irá aumentar. 6. Um monopolista deve diminuir o seu output quando: a) A receita marginal é maior do que o custo marginal. b) A receita marginal é menor do que o custo marginal. c) A receita média é maior que o custo médio. d) Nenhuma das anteriores.

4 Soluções I Para a versão α presente acima: 1. b). b). c) 4. a) 5. b) 6. b) II 1. Diga se a seguinte afirmação é verdadeira ou falsa, eplicando sinteticamente porquê: Se uma empresa que não fazia discriminação de preços passar a praticar discriminação de preços do 1º grau, então o seu lucro aumentará num montante que é igual ao ecedente do consumidor. A afirmação é falsa. A discriminação do 1º grau consiste em a empresa praticar um preço diferente para cada unidade, de forma a aumentar o lucro. Esta forma de pricing permite aumentar os lucros, etraindo todo o ec edente ao consumidor. No entanto o aumento do lucro não é igual ao ecedente do consumidor da situação inicial. Tomemos o seguinte eemplo, onde se admite, para simplificar, que o custo marginal é constante e não há custos fios. P A 4 B C Cmg Sem discriminação de preços, o preço que maimiza o lucro é 6 (Rma =Cma). O lucro neste caso corresponde à área B (lucros=8) e o ecedente do consumidor à área A (EC=4). Com discriminação de preços do 1º grau a empresa passa a cobrar por cada unidade o máimo que os consumidores estão dispostos a pagar por essa unidade. O preço da ultima unidade vendida é igual ao Cma. Se a afirmação fosse verdadeira, então ao introduzirmos a discriminação do 1º grau o lucro deveria aumentar em 4 unidades (área A). No entanto, a discriminação de preços do 1º grau faz com que os lucros aumentem de 8 para 16 (de B para A+B+C).

5 O lucro só aumentaria num montante igual ao ecedente do consumidor se, na situação inicial, a empresa estivesse a praticar um preço igual ao custo marginal (P=). No entanto nesse caso a empresa não estaria a maimizar os lucros na situação inicial.

6 . Considere as seguintes elasticidades: i. elasticidade da procura do produto produzido por uma indústria. ii. elasticidade da procura dirigida a cada uma das empresas dessa industria. Diga, justificando a sua resposta, qual destas elasticidades tenderá a ser maior em valor absoluto e eplique de que depende a diferença entre ambas. A elasticidade da procura dirigida a cada uma das empresas de um sector tende a ser superior em valor absoluto à elasticidade da procura do produto desse sector. Tomemos por eemplo, o mercado da pasta de dentes e consideremos dois acontecimentos: i) aumento do preço das pastas de dentes em 10%; ii) aumento do preço da Colgate em 10%. Em resultado do primeiro acontecimento a quantidade procurada de pastas de dentes irá decerto diminuir, mas não muito significativamente (provavelmente menos do que 10%). Já será no segundo caso a quantidade procurada de pastas Colgate deverá contrair-se numa percentagem bastante superior (mais de 10%), pois os consumidores têm à sua disposição substitutos próimos (outras marcas de pastas de dentes) para os quais podem facilmente mudar quando o preço da Colgate sobe. Dois factores que podem determinar a magnitude da diferença entre as elasticidades das procuras dirigidas à empresa e ao sector são: - O número de empresas do sector: quanto mais marcas alternativas houver, maior tenderá a ser a elasticidade da procura de Colgate; - O grau de diferenciação do produto: quanto menos os consumidores percepcionarem Colgate como uma pasta diferente das outras, maior será a elasticidade da procura de Colgate. Os casos limite da diferença entre as duas elasticidades da procura (da empresa e do sector) podem ser ilustrados pelos modelos de monopólio e de concorrência perfeita. No monopólio a diferença é zero pois a empresa confunde-se com o sector (o mercado é constituído por uma única empresa que produz um produto sem substitutos próimos). No caso da concorrência perfeita a diferença tende para infinito, pois a procura dirigida a cada empresa é perfeitamente elástica (eistem muitos produtores que produzem um bem homogéneo/indiferenciado).

7 III Suponha que as preferências de determinado consumidor podem ser traduzidas pela seguinte função utilidade: 0.5 U y, = A y ( ) onde e y representam as quantidades procuradas de cada bem e A é constante. a) Obtenha as funções procura dos dois bens. Resolução: A escolha óptima vem da resolução do seguinte problema: Através do Lagrangeano obtemos:.. y 0.5 (, ) = Ma U y A y. sa p + yp m p y p TMS = y, = p = y p y p + yp = m p + yp = m y = y y 1 m p m p y b) ual o valor da elasticidade procura-rendimento para cada um dos bens? Os bens e y são normais? Resolução: Para saber se o bem é normal, basta saber o sinal da elasticidade procura-rendimento. ε m, m 1 m = = = 1 > 0 m p ε, ym, Como as elasticidades são positivas, os bens são de facto normais. ym m = = = 1 > 0 my p y y c) ual será o impacto na quantidade procurada do bem se o rendimento sofrer um decréscimo de 0.5%? Resolução: Como a elasticidade procura-rendimento é igual a 1, se o rendimento aumentar 1%, a quantidade procurada do bem também aumentará 1%. Logo, para uma diminuição de 0.5% no rendimento a quantidade de também diminuirá 0.5%. d) Considere agora que p = e p y = 6. Sabemos ainda que o rendimento do consumidor é de 54 u.m. i. ual é o cabaz escolhido? Resolução: Para determinar qual o cabaz óptimo, basta substituir os preços e o rendimento nas funções procura obtidas na alínea a). 1 m 1 54 = = = 9 p m 54 y = = = 6 py 6 O nível de utilidade associado a estas quantidades de e y é dado por: 0.5 U = A 9 6 = 18A

8 ii. Imagine agora que os preços indicados acima só são válidos para consumos de superiores a P 7/1. Para consumos de inferiores a 7/1, os preços alteram-se de tal modo que = 9. O Py rendimento do consumidor mantem-se constante. Sabe-se que, sem deiar de ser racional, o consumidor pode alterar o consumo dos dois bens mantendo a sua utilidade (isto é, a utilidade do cabaz calculado em i). ual será o novo cabaz que o permite? Resolução: Note-se que agora temos de encontrar uma tangencia num espaço em que 7 X < 1. Sabemos que nesse espaço, a restrição orçamental é mais inclinada, e que, se o cabaz óptimo dá a mesma utilidade, então terá também de ser tangente à curva de indiferença anterior. Sabemos por isso que: AX Y X Y = 18A X = 1 = 9 Y = iii. uais os preços dos bens para consumos de inferiores a 7/1? Represente graficamente o problema apresentado. Resolução: Se o rendimento continua a ser 54, sabemos pela restrição orçamental e pelo rácio de preços que: 1P + 18Py = 54 P = 18 P = 9Py Py = y, o que resulta no seguinte gráfico:

9 A função custos da empresa do Sr. Vítor depende da capacidade instalada (K) de acordo com: 1 CT ( q, K ) = q q + (8 K) q + K Onde q representa o output e K representa a capacidade instalada na empresa. IV A curva da procura de mercado é dada por: D ( P) = p a) Suponha que, no curto prazo, a capacidade instalada está fia em K=4. i. Obtenha a curva da oferta de curto prazo desta empresa. Resolução: A oferta individual resulta da conjugação da Condição de Primeira Ordem (CPO) com a de Segunda (CSO), respeitando o limiar de encerramento 1 CT ( q,4) = q q + 4q Cmg( q,4) = q 4q+ 4 CVM ( q,4) = q q + 4 Ma π = RT CT q CPO: p = Cmg q 4q + 4 p = 0 q = ± Cmg q CSO: > 0 q 4 > 0 q > p q = + p p> min CVM p> 1, pois Limiar de Encerramento: { } CVM q = 0 q = CVM ( q = ) = 1 q s i 0 se p < 1 = + p se p 1 ii. Sabendo que neste mercado eistem 100 empresas, todas com a mesma estrutura de custos, represente graficamente o equilíbrio de mercado e calcule o lucro do Sr. Vítor. Comente Resolução: O equilíbrio de mercado é dado pela intercepção da procura ( D )com a oferta agregada ( S ) S s s = q i = nq. i = p se p 1 S ( 15 p) = 4p = 17 ± 8 D = p = p p p=9 pois p=5 não verifica a igualdade inicial S D ( p = 9) = ( p = 9) = 500 S q i ( p = 9) = 5 π i 15 ( q = 5) = [ ] = 14,6 Faz sentido produzir no curto prazo com π < 0, já que a alternativa (não produzir) conduz a prejuízos maiores: π (q=0) = - CF = - 48

10 b) Determine a epressão analítica da função de custos de longo prazo e caracterize a empresa do Sr. Vítor quanto às economias de escala Resolução: Obtém-se a função custos de longo prazo (CT LP )minimizando o CT em ordem a K; a análise das economias de escala é feita através da evolução do custo médio de longo prazo (CM LP ) CT q 1 5 Min K CT = 0 K = CT LP ( q) = q q + 8q K 6 1 Economias de Escala 1 5 CM LP ( q) = q q + 8 parábola 1 CM Min CM = 0 q =,15 CM LP ( q =,15) = 4, 745 CM Min CM = 4,745,15 Economias de Escala Deseconomias de Escala c) Determine o número de empresas que vão operar neste mercado em equilíbrio de longo prazo (arredonde o número de empresas por defeito) Resolução: No longo prazo, as empresas vão entrar ou sair do mercado até que o lucro seja normal. Min π = 0 p = CM = 4,745 Então, i D ( p ) q =,15 = 4,745 = *4,745= 71,75 O número de empresas que vão operar neste mercado será dado por 71,75 n = = 8.,15

11 d) Volte a cons iderar como ponto de partida o equilíbrio de curto prazo. Após uma manifestação de produtores, o Governo do país do Sr. Vítor decidiu atribuir um subsídio a todos os 100 produtores deste mercado. Determine qual o valor do subsídio específico a atribuir aos produtores de forma a que a quantidade transaccionada no mercado seja de 550. p = p + s. Resolução: Sabe-se que p c Os consumidores estão dispostos a consumir 550 unidades se o preço for de: D 550 = pc pc = 19 pc= 19 = Os produtores, para produzirem 550 unidades, eigem um preço de: S = p 550= p p = 1,5 p p p Como pp = pc + s, então s = 1,5 8= 4,5. ii. Após a introdução do subsídio haverá, no longo prazo, tendência para aumentar ou para diminuir o número de empresas deste mercado? Justifique a sua resposta. Resolução: Determine-se o nível de lucro dos produtores depois da introdução do imposto: 550 π i = 1,5* (55,45 60, ) =,45 > 14, Como o imposto fez com que os lucros das empresas passassem a ser positivos, verificar-se à a entrada de empresas no mercado.

Microeconomia I 2004/05

Microeconomia I 2004/05 Licenciaturas em Economia e Administração e Gestão de Empresas Microeconomia I 004/05 6 de Janeiro de 005 Exame Final Duração: h + 30 min Fernando Machado, Gisela Rua, Miguel Montenegro, Sara Filipe, Pedro

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais. Microeconomia

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais. Microeconomia UNIVERSIDADE CATÓICA PORTUGUESA aculdade de Ciências Económicas e Empresariais Microeconomia icenciatura em Administração e Gestão de Empresas de Novembro de 000 ernando Branco º Teste Gabinete 50 O eame

Leia mais

Microeconomia I 2005/06 7 de Janeiro de 2006 Duração: 1h + 15 min

Microeconomia I 2005/06 7 de Janeiro de 2006 Duração: 1h + 15 min Licenciaturas em Economia e Administração e Gestão de Empresas Microeconomia I 005/06 7 de Janeiro de 006 Duração: 1h + 15 min Fernando Machado, Ana F. Antunes, João Granja, João Coelho, Miguel Montenegro

Leia mais

Microeconomia I Exame Final, 2006/07

Microeconomia I Exame Final, 2006/07 Licenciaturas em Economia e Administração e Gestão de Empresas Microeconomia I Exame Final, 006/07 6 de Janeiro de 007 Duração: h + 30 min Fernando Branco, Fernando Machado, Ana F. Antunes, João Granja,

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais. Microeconomia I

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais. Microeconomia I UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Microeconomia I Licenciaturas em Administração e Gestão de Empresas e em Economia 4 de Novembro de 003 Teste Intermédio

Leia mais

ECONOMIA I. PARTE I: Fundamentos de análise económica (1,0 V)

ECONOMIA I. PARTE I: Fundamentos de análise económica (1,0 V) Nome: ISCTE Instituto Universitário de Lisboa ECONOMIA I Nº Turma 1º Semestre 2011-2012 13 Janeiro Duração: Frequência - 2h00m; EXAME 2h30 Questões adicionais EXAME : Parte II-3; Parte III-3b); Parte IV

Leia mais

Microeconomia I 2005/06 4 de Novembro 2005 Duração: 2h + 30 min

Microeconomia I 2005/06 4 de Novembro 2005 Duração: 2h + 30 min Licenciaturas em Economia e Administração e Gestão de Empresas Microeconomia I 005/06 4 de Novembro 005 Duração: h + 0 min Fernando Machado, Ana F. Antunes, João Granja, João Coelho, Miguel Montenegro

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais. Microeconomia I

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais. Microeconomia I UNIVERSIDDE CTÓLIC PORTUGUES Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Microeconomia I Licenciaturas em dministração e Gestão de Empresas e em Economia 30 de Novembro de 00 Fernando Branco Teste

Leia mais

Microeconomia I. Licenciaturas em Administração e Gestão de Empresas e em Economia

Microeconomia I. Licenciaturas em Administração e Gestão de Empresas e em Economia Microeconomia I Licenciaturas em Administração e Gestão de Empresas e em Economia 008-009 º Semestre Fernando Branco 31 de Março de 009 Francisco Silva Teste Intermédio Sebastião Brito e Abreu O teste

Leia mais

Economia I; 2012/2013; 2º sem. Prova da Época Recurso 3 de Julho de Antes de iniciar a sua prova tenha em atenção os seguintes aspectos:

Economia I; 2012/2013; 2º sem. Prova da Época Recurso 3 de Julho de Antes de iniciar a sua prova tenha em atenção os seguintes aspectos: Economia I; 2012/2013; 2º sem. Prova da Época Recurso 3 de Julho de 2013 Antes de iniciar a sua prova tenha em atenção os seguintes aspectos: A duração da prova é de duas horas e trinta minutos (2h 30m).

Leia mais

ISCTE- INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DE LISBOA MICROECONOMIA

ISCTE- INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DE LISBOA MICROECONOMIA ISCTE- INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DE LISBOA MICROECONOMIA Exame 2ª Época, 1º Semestre 2012-2013 Tempo de duração: 2h30 Nome: Nº Turma PARTE I: Fundamentos de Economia (2,5) 1. (1,5 v) Na atual conjuntura

Leia mais

MICROECONOMIA II. EXAME ÉPOCA ESPECIAL 18 DE SETEMBRO DE 2004 Duração: 2 horas. Resolução

MICROECONOMIA II. EXAME ÉPOCA ESPECIAL 18 DE SETEMBRO DE 2004 Duração: 2 horas. Resolução MICROECONOMIA II EXAME ÉPOCA ESPECIA 18 DE SETEMBRO DE 00 Duração: horas Nome Resolução MICROECONOMIAMICROECONOMIAMICROECONOMIAMICROECONOMIA.INSTITUTOPOITÉCNICODOPORTOMICROECONOMIAMICROECONOMIAMICROECONOMIAMICROECONOMIAM

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais. Microeconomia I

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais. Microeconomia I UNIVERSIE CTÓLIC PORTUGUES Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Microeconomia I Licenciaturas em dministração e Gestão de Empresas e em Economia Fernando ranco 6 de Novembro de 001 Sandra Maimiano

Leia mais

Antes de iniciar a sua prova, tenha em atenção os seguintes aspectos:

Antes de iniciar a sua prova, tenha em atenção os seguintes aspectos: Nome Completo: (tal como consta do processo do aluno) Nº de Processo: Turma: Curso: Antes de iniciar a sua prova, tenha em atenção os seguintes aspectos: A duração da prova é de duas horas e trinta minutos

Leia mais

Microeconomics I. Licenciaturas em Administração e Gestão de Empresas e em Economia

Microeconomics I. Licenciaturas em Administração e Gestão de Empresas e em Economia Microeconomics I Licenciaturas em Administração e Gestão de Empresas e em Economia 006-007 Fernando Branco (fbranco@ucppt) º Semestre Carolina Reis (careis@fceeucppt) º Teste João Coelho (jocoel@fceeucppt)

Leia mais

MICROECONOMIA II. EXAME ÉPOCA ESPECIAL 7 DE SETEMBRO DE 2005 Duração: 2 horas. Resolução

MICROECONOMIA II. EXAME ÉPOCA ESPECIAL 7 DE SETEMBRO DE 2005 Duração: 2 horas. Resolução MICROECONOMIA II EXAME ÉPOCA ESPECIA 7 DE SETEMBRO DE 005 Duração: horas Nome Resolução MICROECONOMIAMICROECONOMIAMICROECONOMIAMICROECONOMIA.INSTITUTOPOITÉCNICODOPORTOMICROECONOMIAMICROECONOMIAMICROECONOMIAMICROECONOMIAM

Leia mais

A prova é constituída por duas partes, sendo a 1ª parte de questões de escolha múltipla e a

A prova é constituída por duas partes, sendo a 1ª parte de questões de escolha múltipla e a Licenciatura em Economia MICROECONOMIA II EXAME DE 1ª ÉPOCA 06/07/2009 A Antes de iniciar o teste, leia atentamente as observações que se seguem: A duração da prova é de 2 horas; A prova é constituída

Leia mais

Confirme por favor. Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa ECONOMIA I. Nome:

Confirme por favor. Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa ECONOMIA I. Nome: Confirme por favor Avaliação contínua Avaliação única Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa ECONOMIA I Exame 1ª Época, 1º Semestre 008-009 Tempo de duração: h (avaliação contínua) h30m

Leia mais

MICROECONOMIA /ECONOMIA

MICROECONOMIA /ECONOMIA MICROECONOMIA /ECONOMIA 1ª Época, 1º Semestre 2014-2015 Tempo de duração: 2h (avaliação contínua em frequência) 2h30m (avaliação única por exame final) Nome: Nº Turma LEIA CUIDADOSAMENTE E SIGA AS INSTRUÇÕES:

Leia mais

MICROECONOMIA I Ano lectivo 2005/2006 Exame 1ª Época Resolução

MICROECONOMIA I Ano lectivo 2005/2006 Exame 1ª Época Resolução UNIVERSIDADE DA MADEIRA Departamento de Gestão e Economia MICROECONOMIA I Ano lectivo 005/006 Eame ª Época Resolução. Certo consumidor retira utilidade do consumo dos bens e de acordo com a função U min{,}.

Leia mais

NOME COMPLETO:... Nº DE PROCESSO:.TURMA:. PARTE A. (Duração: 60 m. Cotação 10 valores)

NOME COMPLETO:... Nº DE PROCESSO:.TURMA:. PARTE A. (Duração: 60 m. Cotação 10 valores) 1 Microeconomia I Licenciatura em Economia Finanças - MAEG 1 de Fevereiro de 2013 Duração da prova: 2:00 h NOME COMPLETO:........ Nº DE PROCESSO:.TURMA:. PARTE A (Duração: 60 m. Cotação 10 valores) 1.

Leia mais

MICROECONOMIA II LGE 108

MICROECONOMIA II LGE 108 LICENCIATURA EM GESTÃO MICROECONOMIA II LGE 108 ÉPOCA DE RECURSO 06/07 1/07/007 Observações: Tempo de duração: h00m. Ao fim de 0 minutos, será recolhida a folha com as respostas ao Grupo I de escolha múltipla.

Leia mais

MICROECONOMIA II. Exame 1ª época 25/06/2007. Licenciatura em Economia LEC106

MICROECONOMIA II. Exame 1ª época 25/06/2007. Licenciatura em Economia LEC106 Licenciatura em Economia MICROECONOMIA II LEC106 Exame 1ª época 25/06/2007 Antes de iniciar o exame, leia atentamente as observações que se seguem: a duração da prova é de 2 horas e 30 minutos; a prova

Leia mais

Microeconomia I Licenciatura em Economia Finanças - MAEG

Microeconomia I Licenciatura em Economia Finanças - MAEG Microeconomia I Licenciatura em Economia Finanças - MAEG PAER 0/ 6 de Janeiro de 0 Duração Total do Teste: h00m IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO NOME COMPLETO:......... Nº DE PROCESSO:. CURSO TURMA:. PARTE A (Duração:

Leia mais

Microeconomia II. Prof. Elaine Toldo Pazello. Capítulo 25

Microeconomia II. Prof. Elaine Toldo Pazello. Capítulo 25 Microeconomia II Resolução 4 a Lista de Exercícios Prof. Elaine Toldo Pazello Capítulo 25 1. Exercício 2 do Capítulo 25 do Varian. no final do livro. 2. Um monopolista vende em dois mercados. A curva de

Leia mais

MICROECONOMIA II LGE 108

MICROECONOMIA II LGE 108 ICENCIATURA EM GESTÃO MICROECONOMIA II GE 08 ROVA ESCRITA 07/08 0/07/008 Observações Tempo de duração: h00m. Ao fim de 0 minutos, será recolhida a folha com as respostas ao Grupo I de escolha múltipla.

Leia mais

O mercado perfeitamente concorrencial garante a maximização do bem-estar social. A área

O mercado perfeitamente concorrencial garante a maximização do bem-estar social. A área Maximização do Bem-estar Social P S p D O mercado perfeitamente concorrencial garante a maximização do bem-estar social. A área a azul escuro representa o excedente do produtor e a área a azul claro o

Leia mais

Exercício Adicional 1

Exercício Adicional 1 Exercícios Adicionais de Concorrência Perfeita Microeconomia II Nuno Moutinho 1 Exercício Adicional 1 1) No país ALFACINHA, o sector produtor de alfaces funciona numa estrutura perfeitamente concorrencial.

Leia mais

Microeconomia I 2016/ /6/2017. (120 minutos) Nome Completo: Nº:

Microeconomia I 2016/ /6/2017. (120 minutos) Nome Completo: Nº: Microeconomia I 06/07 6/6/07 Nome Completo: Nº: (0 minutos) Na folha existem espaços para apresentar as suas respostas. Faça uma boa afetação do seu tempo. A cotação de cada pergunta aparece entre parênteses.

Leia mais

Microeconomia I Licenciatura em Economia Finanças - MAEG

Microeconomia I Licenciatura em Economia Finanças - MAEG Microeconomia I Licenciatura em Economia Finanças - MAEG PAEN 2011/12 6 de Janeiro de 2011 Duração Total do Teste: 2h00m IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO NOME COMPLETO:......... Nº DE PROCESSO:. CURSO TURMA:. PARTE

Leia mais

Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa ECONOMIA I. Nome: PARTE I: Teoria do Consumidor (0,5 V)

Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa ECONOMIA I. Nome: PARTE I: Teoria do Consumidor (0,5 V) Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa ECONOMIA I Frequência, 1º Semestre 2002-2003 PARTE I: Teoria do Consumidor (0,5 V) 1. (0,5 V) A análise microeconómica do consumidor permite estudar

Leia mais

Exame da Época Normal Soluções Parte A (8 valores)

Exame da Época Normal Soluções Parte A (8 valores) Exame da Época Normal Soluções Parte A (8 valores) MATIZ DE ESPOSTAS 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 d b a a c b c c d d b c b b a a 1. Num modelo de consumo intertemporal com dois períodos, o aumento

Leia mais

MICROECONOMIA II. Exame 2ª época 16/07/2007. Licenciatura em Economia LEC106

MICROECONOMIA II. Exame 2ª época 16/07/2007. Licenciatura em Economia LEC106 Licenciatura em Economia MICROECONOMIA II LEC106 Exame 2ª época 16/07/2007 Antes de iniciar o exame, leia atentamente as observações que se seguem: a duração da prova é de 2 horas e 30 minutos; a prova

Leia mais

MICROECONOMIA II LGE 108

MICROECONOMIA II LGE 108 LICENCIATURA EM GESTÃO MICROECONOMIA II LGE 108 PROVA ESCRITA 07/08 18/07/2008 Observações Tempo de duração: 2h15m. Ao fim de 20 minutos, será recolhida a folha com as respostas ao Grupo I de escolha múltipla.

Leia mais

FACULDADE DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO LICENCIATURA EM GESTÃO - DISCIPLINA DE MICROECONOMIA EXAME - 6 DE SETEMBRO- ANO LECTIVO 2003/2004

FACULDADE DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO LICENCIATURA EM GESTÃO - DISCIPLINA DE MICROECONOMIA EXAME - 6 DE SETEMBRO- ANO LECTIVO 2003/2004 FACULDADE DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO LICENCIATURA EM GESTÃO - DISCIPLINA DE MICROECONOMIA EXAME - 6 DE SETEMBRO- ANO LECTIVO 2003/2004 Observações: Duração: 2h30m. Não é permitida a utilização

Leia mais

Confirme por favor. Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa ECONOMIA I. Nome:

Confirme por favor. Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa ECONOMIA I. Nome: Confirme por favor Avaliação contínua Avaliação única Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa ECONOMIA I Exame 1ª Época, 1º Semestre 2007-2008 Tempo de duração: 2h (avaliação contínua)

Leia mais

Antes de iniciar a sua prova, tenha em atenção os seguintes aspectos:

Antes de iniciar a sua prova, tenha em atenção os seguintes aspectos: Nome Completo: (tal como consta do processo do aluno) Nº de Processo: Turma: Curso: Antes de iniciar a sua prova, tenha em atenção os seguintes aspectos: A duração da prova é de duas horas e trinta minutos

Leia mais

Licenciatura em Marketing Licenciatura em Comércio Internacional. 2º teste de ECONOMIA I ( ) duração da prova: 60 minutos.

Licenciatura em Marketing Licenciatura em Comércio Internacional. 2º teste de ECONOMIA I ( ) duração da prova: 60 minutos. Licenciatura em Marketing Licenciatura em Comércio Internacional 2º teste de ECONOMIA I (13-01-2018) duração da prova: 60 minutos. NOME Nº GRUPO I: 7 valores Assinale, no enunciado, com um círculo a sua

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA FACULDADE DE ECONOMIA E GESTÃO

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA FACULDADE DE ECONOMIA E GESTÃO UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA FACULDADE DE ECONOMIA E GESTÃO LICENCIATURAS EM ECONOMIA E GESTÃO MICROECONOMIA Ano Lectivo 0/3 º Semestre º TESTE 6// Duração: h00 + 5 min (tolerância É permitida a CONSULTA

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA. Microeconomia

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA. Microeconomia UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Microeconomia Licenciaturas em Administração e Gestão de Empresas e em Economia Ano lectivo 006-007 Fernando Branco º Semestre

Leia mais

Microeconomia I 2008/09 17 de Janeiro de 2009 Duração: 2h00m + 30 min

Microeconomia I 2008/09 17 de Janeiro de 2009 Duração: 2h00m + 30 min Licenciaturas em Economia e Administração e Gestão de Empresas Microeconomia I 008/09 7 de Janeiro de 009 Duração: h00m + 30 min Fernando Machado, Sebastião Brito e Abreu, João Barbosa, Marta Lince Faria,

Leia mais

EXAME MODELO 11 DE JUNHO DE 2008 Duração: 2 horas. Grupo I [10 valores]

EXAME MODELO 11 DE JUNHO DE 2008 Duração: 2 horas. Grupo I [10 valores] INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DO PORTO MICROECONOMIA EXAME MODELO 11 DE JUNHO DE 2008 Duração: 2 horas Nome Nº informático Turma Professor(a) Preencha o cabeçalho e, para cada uma

Leia mais

Economia I; 2013/2014; 2º sem. Prova da Época Recurso 25 de Junho de Antes de iniciar a sua prova tenha em atenção os seguintes aspectos:

Economia I; 2013/2014; 2º sem. Prova da Época Recurso 25 de Junho de Antes de iniciar a sua prova tenha em atenção os seguintes aspectos: Economia I; 2013/2014; 2º sem. Prova da Época Recurso 25 de Junho de 2014 Antes de iniciar a sua prova tenha em atenção os seguintes aspectos: A duração da prova é de duas horas e trinta minutos (2h 30m).

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DO PORTO CURSO DE MARKETING

INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DO PORTO CURSO DE MARKETING INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DO PORTO CURSO DE MARKETING EXAME DE INTRODUÇÃO À ECONOMIA I Época de Recurso 8 de Fevereiro de 2006 Duração: 120 minutos. Cotação: 20 valores BOM TRABALHO!!!

Leia mais

Exercícios Exames dos anos anteriores: Exercício Exercício s Exames dos anos s Exames dos anos anteriores:

Exercícios Exames dos anos anteriores: Exercício Exercício s Exames dos anos s Exames dos anos anteriores: Exercícios Exercícios Exames Exames dos anos dos anteriores: anos anteriores: anteriores: Concorrência Concorrência Perfeita Perfeita Exame Junho 2005 1) No país ALFACINHA, o sector produtor de alfaces

Leia mais

Economia I; 2013/2014; 2º sem. Prova da Época Recurso 25 de Junho de Antes de iniciar a sua prova tenha em atenção os seguintes aspectos:

Economia I; 2013/2014; 2º sem. Prova da Época Recurso 25 de Junho de Antes de iniciar a sua prova tenha em atenção os seguintes aspectos: Economia I; 2013/2014; 2º sem. Prova da Época Recurso 25 de Junho de 2014 Antes de iniciar a sua prova tenha em atenção os seguintes aspectos: A duração da prova é de duas horas e trinta minutos (2h 30m).

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais. Microeconomia

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais. Microeconomia UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Microeconomia Licenciatura em Administração e Gestão de Empresas de Novembro de 999 Fernando Branco º Teste Gabinete 530

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DO PORTO MICROECONOMIA. EXAME ÉPOCA DE RECURSO 28 DE JULHO DE 2008 Duração: 2 horas.

INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DO PORTO MICROECONOMIA. EXAME ÉPOCA DE RECURSO 28 DE JULHO DE 2008 Duração: 2 horas. INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DO PORTO MICROECONOMIA EXAME ÉPOCA DE RECURSO 28 DE JULHO DE 2008 Duração: 2 horas Resolução Nome Nº informático Turma Professor(a) Preencha o cabeçalho

Leia mais

MICROECONOMIA Resolução

MICROECONOMIA Resolução INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DO PORTO EXAME ÉPOCA DE RECURSO 27 DE JULHO DE 2009 Duração: 2 horas Nome Nº informático Turma Professor(a) Preencha o cabeçalho e, para cada uma das

Leia mais

Economia I; 1º semestre 2008/2009; 3ª Prova Intercalar; Dezembro de 2008

Economia I; 1º semestre 2008/2009; 3ª Prova Intercalar; Dezembro de 2008 Nome Completo: (tal como consta do processo do aluno) Nº de Processo: Turma: Curso: Dispõe de 50 minutos para realizar a prova Não são permitidas saídas antes do final da prova Não é permitida a consulta

Leia mais

Economia I; 2006/2007 Prova da Época Especial 06 de Setembro de Resolução Prova de 6 Setembro de 2007

Economia I; 2006/2007 Prova da Época Especial 06 de Setembro de Resolução Prova de 6 Setembro de 2007 Resolução Prova de 6 Setembro de 2007 1 Resolução 1.a) FPP 25 20 15 y (x,y)=(1,12) 10 (x,y)=(3,8) 5 (x,y)=(6,2) 0 0 1 2 3 4 5 6 x A FPP representa as combinações dos bens x e y que a economia consegue

Leia mais

O objectivo último da empresa é a maximização do lucro económico total, a diferença entre:

O objectivo último da empresa é a maximização do lucro económico total, a diferença entre: Estruturas de Mercado Atendendo às condições do mercado, quanto é que a empresa deve produzir? A que preço? Tudo depende da estrutura de mercado na qual a empresa está inserida Estrutura de Mercado Concorrência

Leia mais

Lista de exercícios 5 Microeconomia 1

Lista de exercícios 5 Microeconomia 1 Lista de exercícios 5 Microeconomia 1 Graduação em economia Exercícios para entrega 08 de junho de 2016 Exercício 1. Uma empresa produz bolas de gude e possui a seguinte função de produção: Q = 2(KL) 0.5,

Leia mais

Exercícios Exames dos anos anteriores: Exercício Exercício s Exames dos anos s Exames dos anos anteriores: s Exames dos anos anteriores:

Exercícios Exames dos anos anteriores: Exercício Exercício s Exames dos anos s Exames dos anos anteriores: s Exames dos anos anteriores: Exercícios Exercícios Exames Exames dos anos dos anteriores: anos anteriores: Monopólio anteriores: Concorrência e Concorrência Perfeita Perfeita Monopolística Exame Junho 2005 Num dado país o mercado

Leia mais

MICROECONOMIA II. Competição Perfeita CAP. 9 Nicholson CAP. 8 e 9 Pindyck CAP. 22, 23 Varian

MICROECONOMIA II. Competição Perfeita CAP. 9 Nicholson CAP. 8 e 9 Pindyck CAP. 22, 23 Varian MICROECONOMIA II Competição Perfeita CAP. 9 Nicholson CAP. 8 e 9 Pindyck CAP. 22, 23 Varian 1. Competição Perfeita Como os preços são determinados em um mercado competitivo? Restrições tecnológicas: Representadas

Leia mais

Microeconomia. Exercícios. António Saraiva

Microeconomia. Exercícios. António Saraiva Microeconomia Exercícios António Saraiva Microeconomia I 2 3 LINHA LIMITE DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO X X País A 120 País B 100 96 B2 A1 A2 B1 80 125 Y 60 Y Os gráficos representam as linhas de transformação

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DO PORTO MICROECONOMIA. EXAME ÉPOCA ESPECIAL 12 DE SETEMBRO DE 2008 Duração: 2 horas.

INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DO PORTO MICROECONOMIA. EXAME ÉPOCA ESPECIAL 12 DE SETEMBRO DE 2008 Duração: 2 horas. INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DO PORTO MICROECONOMIA EXAME ÉPOCA ESPECIAL 12 DE SETEMBRO DE 2008 Duração: 2 horas Resolução Nome Nº informático Turma Professor(a) Preencha o cabeçalho

Leia mais

TEORIA MICROECONÔMICA I N

TEORIA MICROECONÔMICA I N CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA ECO 1113 TEORIA MICROECONÔMICA I N PROFESSOR: JULIANO ASSUNÇÃO TURMA: 2JA Monopólio 1. Indique se as afirmações a seguir são verdadeiras ou falsas e

Leia mais

Microeconomia II. Cursos de Economia e de Matemática Aplicada à Economia e Gestão. AULA 2.2 Oligopólio em Preços (Bertrand)

Microeconomia II. Cursos de Economia e de Matemática Aplicada à Economia e Gestão. AULA 2.2 Oligopólio em Preços (Bertrand) Microeconomia II Cursos de Economia e de Matemática Aplicada à Economia e Gestão AULA 2.2 Oligopólio em Preços (Bertrand) Isabel Mendes 2007-2008 18-03-2008 Isabel Mendes/MICRO II 1 O modelo de Cournot

Leia mais

[RESOLUÇÃO] Economia I; 2012/2013 (2º semestre) Prova da Época Recurso 3 de Julho de 2013

[RESOLUÇÃO] Economia I; 2012/2013 (2º semestre) Prova da Época Recurso 3 de Julho de 2013 Economia I; 01/013 (º semestre) Prova da Época Recurso 3 de Julho de 013 [RESOLUÇÃO] Distribuição das respostas correctas às perguntas da Parte A (6 valores) nas suas três variantes: ER A B C P1 P P3 P4

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Departamento de Economia

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Departamento de Economia REC110 MICROECONOMIA II EXERCÍCIOS SOBRE MONOPÓLIO, MONOPSÔNIO E DISCRIMINAÇÃO DE PREÇOS. ROBERTO GUENA DE OLIVEIRA 1. Uma empresa vende seu produto em dois mercados distintos. A demanda por esse produto

Leia mais

MICROECONOMIA II. Resolução

MICROECONOMIA II. Resolução MICROECONOMIA II EXAME ÉPOCA DE RECURSO 4 DE JUHO DE 00 Resolução Duração: horas Nome MICROECONOMIAMICROECONOMIAMICROECONOMIAMICROECONOMIA.INSTITUTOPOITÉCNICODOPORTOMICROECONOMIAMICROECONOMIAMICROECONOMIAMICROECONOMIAM

Leia mais

NOME COMPLETO Nº INFORMÁTICO: TURMA: BOM TRABALHO

NOME COMPLETO Nº INFORMÁTICO: TURMA: BOM TRABALHO CURSOS: COMÉRCIO INTERNACIONAL E MARKETING Economia I Exame de época normal: 9 de Fevereiro de 2013 V2 - Tempo de duração da prova: 2 horas. - Explicite todos os cálculos que tiver de efetuar, bem como

Leia mais

CONCORRÊNCIA PERFEITA Enunciados e tópicos de resolução de alguns exercícios (alunos)

CONCORRÊNCIA PERFEITA Enunciados e tópicos de resolução de alguns exercícios (alunos) Exercício 1 CONCORRÊNCIA PERFEITA Enunciados e tópicos de resolução de alguns exercícios (alunos) Considere a empresa produtora do bem BÊ, integrada num mercado de concorrência perfeita, com a seguinte

Leia mais

Antes de iniciar a sua prova, tenha em atenção os seguintes aspectos:

Antes de iniciar a sua prova, tenha em atenção os seguintes aspectos: Nome Completo: (tal como consta do processo do aluno) Nº de Processo: Turma: Curso: Antes de iniciar a sua prova, tenha em atenção os seguintes aspectos: A duração da prova é de duas horas e trinta minutos

Leia mais

FICHA DE AVALIAÇÃO DE MICROECONOMIA

FICHA DE AVALIAÇÃO DE MICROECONOMIA FICHA DE AVALIAÇÃO DE MICROECONOMIA DATA DE ENTREGA: 14 de Dezembro. Exercício I Comente, de forma justificada, a veracidade das seguintes afirmações. Nas suas respostas, recorra à análise gráfica e seja

Leia mais

A empresa em ambiente concorrencial

A empresa em ambiente concorrencial A empresa em ambiente concorrencial IT, LEGI - Teoria Económica II Margarida Catalão Lopes 1 Objectivo habitual da empresa: maximizar o seu lucro. Lucro vai depender da estrutura do mercado em que actua.

Leia mais

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa MICROECONOMIA

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa MICROECONOMIA Frequência: alunos em avaliação contínua Exame: alunos em avaliação única ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa MICROECONOMIA Exame 1ª Época, 1º semestre 2012-2013 Nome: Tempo de duração: 2h (avaliação

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA. Microeconomia

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA. Microeconomia UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Microeconomia Licenciaturas em Administração e Gestão de Empresas e em Economia Ano lectivo 006-007 Fernando Branco º Semestre

Leia mais

MICR ECONOMIA EXAME ÉPOCA DE RECURSO 15 DE JULHO DE 2013 Duração: 2 horas

MICR ECONOMIA EXAME ÉPOCA DE RECURSO 15 DE JULHO DE 2013 Duração: 2 horas INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DO PORTO MICR ECONOMIA EXAME ÉPOCA DE RECURSO 15 DE JULHO DE 2013 Duração: 2 horas Nome N.º informático Turma Preencha o cabeçalho e, para cada uma das

Leia mais

Prova de Microeconomia

Prova de Microeconomia Prova de Microeconomia 1) Acerca do comportamento do consumidor pode-se afirmar que: I. A relação de preferência é dita racional se ela é completa e transitiva; II. Somente a relação de preferência racional

Leia mais

4.1. As curvas da procura e oferta são dadas por respetivamente D(p) = p e S(p) = p.

4.1. As curvas da procura e oferta são dadas por respetivamente D(p) = p e S(p) = p. Microeconomia I Ficha 4: Capítulos 16, 18 e 19 Exercícios propostos Capítulo 16 4.1. As curvas da procura e oferta são dadas por respetivamente D(p) = 270 10p e S(p) = 15 + 5p. a) Obtenha a quantidade

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais. Microeconomia I

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais. Microeconomia I UNIVERIAE CATÓICA ORTUGUEA Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Microeconomia I icenciaturas em Administração e Gestão de Empresas e em Economia 8 de Janeiro de 003 Fernando Branco Eame Final

Leia mais

MICROECONOMIA II. Exame - época normal 16/06/2005. Licenciatura em Economia LEC106

MICROECONOMIA II. Exame - época normal 16/06/2005. Licenciatura em Economia LEC106 Licenciatura em Economia MICROECONOMIA II LEC106 Exame - época normal 16/06/005 Antes de iniciar o exame, leia atentamente as observações que se seguem: a duração da prova é de horas e 30 minutos a prova

Leia mais

Economia Industrial e da Empresa. Exercícios

Economia Industrial e da Empresa. Exercícios Economia Industrial e da Empresa Exercícios 2007-2008 B. TECNOLOGIA E ESTRUTURAS INDUSTRIAIS Exercício 1 Considere as seguintes funções de produção: a) f(x; y) = x 2 y 2 b) f(x; y) = 4x 1 2 y 1 3 c) f(x;

Leia mais

Antes de iniciar a sua prova, tenha em atenção os seguintes aspectos:

Antes de iniciar a sua prova, tenha em atenção os seguintes aspectos: Nome Completo: (tal como consta do processo do aluno) Nº de Processo: Turma: Curso: Antes de iniciar a sua prova, tenha em atenção os seguintes aspectos: A duração da prova é de duas horas e trinta minutos

Leia mais

6 CUSTOS DE PRODUÇÃO QUESTÕES PROPOSTAS

6 CUSTOS DE PRODUÇÃO QUESTÕES PROPOSTAS 1 6 CUSTOS DE PRODUÇÃO QUESTÕES PROPOSTAS 1. Se conhecemos a função produção, o que mais precisamos saber a fim de conhecer a função custos: a) A relação entre a quantidade produzida e a quantidade de

Leia mais

Concorrência Perfeita

Concorrência Perfeita UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS Disciplina: Teoria Microeconômica II Professor: Sabino da Silva Porto Junior Lista 1-2007/01 Concorrência Perfeita (ANPEC 97)

Leia mais

CURSO LIVRE DE ECONOMIA

CURSO LIVRE DE ECONOMIA UNIVERSIDADE DA MADEIRA Departamento de Gestão e Economia CURSO LIVRE DE ECONOMIA Preços e Mercados Exercícios 1. Indique se as seguintes afirmações são verdadeiras ou falsas, justificando os casos em

Leia mais

FACULDADE DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO LICENCIATURA EM GESTÃO DISCIPLINA DE MICROECONOMIA 2º TESTE 29 JUNHO - ANO LECTIVO 2003/2004

FACULDADE DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO LICENCIATURA EM GESTÃO DISCIPLINA DE MICROECONOMIA 2º TESTE 29 JUNHO - ANO LECTIVO 2003/2004 FACULDADE DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO LICENCIATURA EM GESTÃO DISCIPLINA DE MICROECONOMIA 2º TESTE 29 JUNHO - ANO LECTIVO 2003/2004 Observações: Duração: 2h30m. Não é permitida a utilização de

Leia mais

Microeconomia. 5. A Empresa em Ambiente Concorrencial. Francisco Lima. 1º ano 2º semestre 2011/2012 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial

Microeconomia. 5. A Empresa em Ambiente Concorrencial. Francisco Lima. 1º ano 2º semestre 2011/2012 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Microeconomia 5 A Empresa em Ambiente Concorrencial Francisco Lima 1º ano 2º semestre 2011/2012 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Objetivos Decisão da empresa em mercados concorrenciais Determinar

Leia mais

MICROECONOMIA TÓPICOS DE RESOLUÇÃO

MICROECONOMIA TÓPICOS DE RESOLUÇÃO 5. Concorrência Perfeita e monopólio MICROECONOMIA TÓPICOS DE RESOLUÇÃO 5.1) Considere a seguinte função custos totais para uma empresa a operar num mercado de concorrência perfeita: CT(Q)=Q 2 +2Q+1 a)

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais. Microeconomia

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais. Microeconomia UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Faculdade de Ciências Económicas e Emresariais icroeconomia Licenciatura em Administração e Gestão de Emresas 3 de Novembro de Fernando Branco Eame de Finalistas Gabinete

Leia mais

Microeconomia. 5. A Empresa em Ambiente Concorrencial. Francisco Lima. 1º ano 2º semestre 2013/2014 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial

Microeconomia. 5. A Empresa em Ambiente Concorrencial. Francisco Lima. 1º ano 2º semestre 2013/2014 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Microeconomia 5 A Empresa em Ambiente Concorrencial Francisco Lima 1º ano 2º semestre 2013/2014 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Objetivos Decisão da empresa em mercados concorrenciais Determinar

Leia mais

Disciplina de Fundamentos de Economia Curso de Relações Internacionais Docente Responsável Marislei Nishijima

Disciplina de Fundamentos de Economia Curso de Relações Internacionais Docente Responsável Marislei Nishijima Disciplina de Fundamentos de Economia Curso de Relações Internacionais Docente Responsável Marislei Nishijima Gabarito da Lista 7b de microeconomia capítulos 10 e 12 1. Expressamos o markup percentual

Leia mais

Professor: Carlos Eugênio da Costa Finanças Públicas Monitor: Alexandre Sollaci

Professor: Carlos Eugênio da Costa Finanças Públicas Monitor: Alexandre Sollaci Professor: Carlos Eugênio da Costa Finanças Públicas - 013 Monitor: Aleandre Sollaci EBEF/FGV Gabarito Lista 5 - Competição Imperfeita Eercício 1 Considere um monopolista que se defronta com uma curva

Leia mais

Decisões da empresa com poder de mercado

Decisões da empresa com poder de mercado ecisões da empresa com poder de mercado IST, LEGI - Teoria Económica II Margarida Catalão Lopes 1 Normalmente as empresas têm alguma capacidade para influenciar o preço (poder de mercado), isto é, enfrentam

Leia mais

Departamento de Gestão e Economia. Microeconomia I 2012/ /4/2013. (120 minutos)

Departamento de Gestão e Economia. Microeconomia I 2012/ /4/2013. (120 minutos) Departamento de Gestão e Economia Microeconomia I 2012/2013 24/4/2013 Nome: Nº: (120 minutos) Na folha existem espaços para apresentar as suas respostas. Faça uma boa afetação do seu tempo. A cotação de

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais. Organização Industrial

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais. Organização Industrial UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Organização Industrial Diferenciação do Produto Exercício 1 Considere que numa determinada região existe apenas uma empresa

Leia mais

Microeconomia I. 1ª Ficha de Avaliação Ano lectivo 2009/2010 Nome: Nº Aluno: Turma:

Microeconomia I. 1ª Ficha de Avaliação Ano lectivo 2009/2010 Nome: Nº Aluno: Turma: Microeconomia I 1ª Ficha de Avaliação Ano lectivo 009/0 Nome: Nº Aluno: Turma: O Gustavo, estudante de º ano da Faculdade de Economia de ordelo, vai ter dois testes no próimo fim-de-semana, um de Estatística

Leia mais

Prova de Microeconomia

Prova de Microeconomia Prova de Microeconomia 1) Acerca do comportamento do consumidor pode-se afirmar que: I. O formato das curvas de indiferença pode significar diferentes graus de desejo de substituir uma mercadoria por outra.

Leia mais

LEC206 - MACROECONOMIA II

LEC206 - MACROECONOMIA II LICENCIATURA EM ECONOMIA (2007-08) LEC206 - MACROECONOMIA II Exame Normal (23 de Junho de 2008) Duração: 60 minutos (escolha múltipla) + 120 minutos (exercícios). A classificação final é calculada como

Leia mais

Microeconomia I Licenciatura em Economia, Finanças e MAEG

Microeconomia I Licenciatura em Economia, Finanças e MAEG 6 Soluções do Teste Intercalar Parte A (10 valores) MATRIZ DE RESPOSTAS 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 d a b d c b b b d c a d d c b b 1 1. Admita que os cabazes de consumo (x 1, x 2 ) e (x 1,

Leia mais

Monopólio. Varian cap. 24

Monopólio. Varian cap. 24 Monopólio Varian cap. 24 Introdução Definição: Uma empresa produz uma mercadoria sem substitutos próximos. Monopolista pode obter lucro econômico puro, mesmo no longo prazo. Mas, e novas empresas não são

Leia mais

Exame de Recurso de Microeconomia 4 de Junho de 2007

Exame de Recurso de Microeconomia 4 de Junho de 2007 Exame de Recurso de Microeconomia 4 de Junho de 2007 Tópicos simples de resolução I a) Afirmação falsa. O padrão de vantagens comparativas resulta da comparação dos custos de oportunidade (rácios de coeficientes

Leia mais

Sistema de preços. Prof. Regis Augusto Ely. Agosto de Revisão Novembro de Oferta e demanda. 1.1 Curva de demanda

Sistema de preços. Prof. Regis Augusto Ely. Agosto de Revisão Novembro de Oferta e demanda. 1.1 Curva de demanda Sistema de preços Prof. Regis Augusto Ely Agosto de 2011 - Revisão Novembro de 2012 1 Oferta e demanda 1.1 Curva de demanda A curva de demanda descreve a relação entre preço e quantidade demandada. Aumentando

Leia mais

[Ano] Estruturas de Mercado e Decisão. Campus Virtual Cruzeiro do Sul

[Ano] Estruturas de Mercado e Decisão. Campus Virtual Cruzeiro do Sul [Ano] Estruturas de Mercado e Decisão Estruturas de Mercado e Decisão MATERIAL TEÓRICO Responsável pelo Conteúdo: Prof. Ms. Andressa Guimarães Rego Revisão Textual: Profa. Ms. Alessandra Fabiana Cavalcante

Leia mais

Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa ECONOMIA I. Nome: PARTE I: Teoria do Consumidor (5 V)

Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa ECONOMIA I. Nome: PARTE I: Teoria do Consumidor (5 V) Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa ECONOMIA I Frequência, 1º Semestre 2003-2004 24 Janeiro, OGE e GEI Tempo de duração: 2h30m Nome: Nº Turma PARTE I: Teoria do Consumidor (5 V) 1.

Leia mais

TEORIA DA PRODUÇÃO E DOS CUSTOS

TEORIA DA PRODUÇÃO E DOS CUSTOS TEORIA DA PRODUÇÃO E DOS CUSTOS - Tópicos de correcção de exercícios seleccionados - Exercício 1 1 Examine os rendimentos técnicos à escala das seguintes funções de produção: a) 0,5 0,75 0,4 0,6 1 = L

Leia mais

TÓPICOS DE RESOLUÇÃO DO EXAME. Exercício I

TÓPICOS DE RESOLUÇÃO DO EXAME. Exercício I TÓICOS DE RESOLUÇÃO DO EXAME Exercício I a) Afirmação verdadeira. A poluição traduz-se numa externalidade negativa que, normalmente, resulta numa perda de bem-estar social caso o seu custo não seja tido

Leia mais