História da Arte Publicidade e Propaganda. Aula 3: Unisalesiano Semestre Barroco

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "História da Arte Publicidade e Propaganda. Aula 3: Unisalesiano Semestre Barroco"

Transcrição

1 História da Arte Publicidade e Propaganda Aula 3: Unisalesiano Semestre Barroco

2 O início Com a reforma protestante no século XVII, a Igreja Católica então reformula-se, expressando novos conceitos por meio da arte, em decisão da contrarreforma (Concílio de Trento, ). Foi uma mudança no posicionamento da comunicação da Igreja Católica. O barroco surge como nova expressão artística da religiosidade: representações narrativas bíblicas em obras para despertar o fervor religioso (FARTHING). O estilo remete ao disforme, absurdo ou grotesco e refere-se às formas fluídas e infinitas de estilo. A cidade de Roma é o centro do barroco italiano e destino da peregrinação de artistas que espalharam o barroco pela Europa. Os principais artistas são Caravaggio e Annibale Carracci.

3 Características - Arte sob encomenda Decoração pesada Design complexo e sistemático Aplicação abundante de luzes e sombras Annibale Carracci nasceu em Bolonha (Itália) e fundou com um irmão e um primo uma academia de arte para o aprendizado do desenho das coisas vivas e o estudo das antiguidades clássicas, em obras com dinamismo e cor. Caravaggio mudou-se para Milão aos 17 anos para estudar. Em 1591 vai para Roma e vive na pobreza até receber a ajuda de um cardeal. É consagrado pelo uso dramático da luz. Nos últimos anos, é marcado pela violência. Assassinou um homem e fugiu para a Sicília e Malta. Continuou pintando e sua obra tornou-se então mais cruel e enfática.

4 A Adoração dos Pastores ( ) Annibale Carracci.

5 A Conversão de São Paulo ( ). Caravaggio queria retratar fielmente o mundo e criou imagens que buscavam essa verdade. Uso intenso de cores (luzes e sombras, representação ousada da realidade). Saulo, o perseguidor de cristãos, é derrubado do cavalo no caminho para Damasco. A obra de Caravaggio é polêmica, considerada grosseira e inadequada porque é humana, não divina. Com técnica chiaroscuro, o artista reforça volumes e formas. Os olhos fechados indicam a cegueira de Saulo. O manto e a espada, símbolos da perseguição aos cristãos. E os braços abertos indicam a fragilidade do nascimento espiritual.

6 O estilo de Caravaggio foi imitado em toda a Europa, principalmente a técnica do chiaroscuro (claro e escuro), utilizada também por da Vinci. O espiritual é discreto. O humano e emocional prevalecem.

7 Na escultura, Gianlorenzo Bernini expressa o barroco em suas obras

8 O Êxtase de Santa Teresa ( ), Gianlorenzo Bernini. A escultura de 3,5 m em mármore traz sensação de movimento

9 Espanha

10 Retratos e obras religiosas O pintor barroco Diego Velázquez dedica-se aos retratos da corte e da família real que eram uma espécie de propaganda da Família Real (FARTHING). Velázquez nasceu em Sevilha. Foi pintor da corte do Rei Filipe IV. Seu trabalho é caracterizado pelas cores leves e pinceladas fluidas. Os artistas José de Ribera e Bartolomé Esteban Murillo criavam altares e imagens de inspiração de uma Espanha profundamente católica. A arte a serviço da igreja.

11 A Imaculada Conceição dos Veneráveis (1678), Bartolomé Esteban Murillo. Proeza técnica barroca (FARTHING): Maria olha para o céu. Uma inspiradora visão da glória. Ênfase na luz e cor, sombras

12 O Martírio de São Felipe (1639), José de Ribera, obra encomendada para presentear o Rei Felipe IV, cujo santo é patrono. Ribera umedece o pincel no sangue dos mártires (poeta Lord Byron). Fonte: site Museu do Prado, Madri, Espanha. Após evangelizar, São Felipe sofre seu martírio observado pela população.

13 As Meninas (1656), Velázquez. É a consagração do artista. Ele aparece trabalhando pintando um retrato do rei Felipe IV e da rainha Mariana, refletidos no espelho (a verdade). A infanta Margarita Teresa está com as damas de honra. Luz no vestido e rosto da jovem princesa. Cruz Vermelha de cavaleiro da Ordem de Santiago (posterior)

14 O barroco no Brasil

15 As diversas ordens religiosas que se instalaram no Brasil construíram igrejas sóbrias com fachadas retilíneas e de grande simplicidade. Quando as associações leigas (confrarias, irmandades) começam a patrocinar a obra artística religiosa, o barroco frutifica por diversas regiões do país em peças douradas em ouro, multidão de anjinhos e flores em igrejas com relativa simplicidade arquitetônica externa e riqueza na decoração interna. Surge um novo ciclo do barroco entre 1730 e 1760, com o estilo português joanino (durante o reinado de Dom João VI) que remete ao barroco romano e uma barroquização da arquitetura, com os artistas portugueses Manuel de Brito e Francisco Xavier de Brito (Enciclopédia Itaú).

16 O barroco em Minas Gerais O desenvolvimento do barroco no Brasil acontece no século XVIII, um século após o movimento na Europa e se caracteriza pelas diversas tendências barrocas mistas. Esta mistura é acentuada quando os mestres portugueses se unem aos filhos de europeus nascidos no Brasil e aos seus descendentes afro-brasileiros, com a fusão do erudito e do popular, em confrarias, e até com representações do gótico alemão tardio em obras de Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (Enciclopédia Itaú). O auge do barroco acontece em 1760 com o rococó mineiro. Rococó é uma palavra formada pelas palavras rocaille (estilo extravagante de enfeite com pedras usado em fontes) e o barroco. É um estilo leve, com graça e erotismo divertido. Uma crítica é que o rococó é um estilo decorativo.

17 A suavidade do rococó mineiro é a expressão mais original do barroco brasileiro com templos harmônicos, intimistas e com arquitetura em planos circulares, graciosamente decorados em pedra sabão (Enciclopédia Itaú).

18 Frequentações

19 Igreja São Francisco de Assis, em Ouro Preto (1766): obra-prima de Aleijadinho (projeto, obra) com pinturas de Manoel da Costa Athaide. Planta com superfícies convexas e torres cilíndricas recuadas.

20 Detalhe: anjos esculpidos (Igreja São Francisco de Assis). Aleijadinho, Ouro Preto

21 São Francisco recebe as regras de sua ordem (pintura de Manoel da Costa Athaide, mineiro, século XVIII, no interior da Igreja São Francisco de Assis em Ouro Preto. Detalhe lateral)

22 Anjos ( ), Manoel da Costa Athaide. Interior da Igreja São Francisco de Assis

23 Os 12 Profetas (Aleijadinho) 1796-Santuário Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas (MG)

24 O profeta Ezequiel em pedra sabão (Aleijadinho). Congonhas

25 A obra e o artista Aleijadinho tornou-se um monstro sagrado, espécie de Hefesto, deus coxo capaz de fabricar maravilhas, indefinidamente, em sua forja. Em minha opinião, a principal injustiça foi torná-lo esse ser inumano, grotesco, deslocado do seu tempo. Grande parte das obras importantes do período levaria a assinatura de Aleijadinho, o que é inconcebível, uma inverdade histórica que desrespeita também a obra comprovadamente produzida pelo ateliê do talentoso artífice Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Seria necessário que o Aleijadinho tivesse tido dez vidas a mais para realizar tudo o que se lhe atribui. (Guiomar de GRAMMONT, UFOP, 2008).

ARTE BARROCA SÉCULO XVII

ARTE BARROCA SÉCULO XVII ARTE BARROCA SÉCULO XVII O Barroco surgiu na Itália, deve-se a uma série de mudanças econômicas, religiosas e sociais ocorridas na época. O grande império cristão começou a fragmentarse. Contra-Reforma

Leia mais

BARROCO BRASIL. Disciplina: História da Arte PROFª:DANIELLI P.

BARROCO BRASIL. Disciplina: História da Arte PROFª:DANIELLI P. BARROCO "INCÊNDIO EM MARES DE ÁGUA DISFARÇADO! RIO DE NEVE EM FOGO CONVERTIDO!" (GREGÓRIO DE MATOS) BRASIL Disciplina: História da Arte PROFª:DANIELLI P. BARROCO NO BRASIL O Barroco no Brasil teve início

Leia mais

Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo

Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo Prof. André de Freitas Barbosa Altar do Mosteiro de São Bento (Rio de Janeiro, 1617), traçado original de Francisco Frias de Mesquita. Numa época de

Leia mais

Características gerais

Características gerais Introdução Início no século XVII, na Itália A Europa passava pela Contrarreforma Rompeu com o equilíbrio entre arte e ciência ideal do Renascimento Buscou conciliar, em um mesmo plano, forças antagônicas

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília. Professor André Araújo Disciplina: Literatura Série: 9º ano EF

Aulas Multimídias Santa Cecília. Professor André Araújo Disciplina: Literatura Série: 9º ano EF Aulas Multimídias Santa Cecília Professor André Araújo Disciplina: Literatura Série: 9º ano EF Barroco A origem do Barroco A arte barroca originou-se na Itália, no século XVII O termo tem origem na palavra

Leia mais

ARTE BARROCA. BARROCO ITALIANO Século XVI - XVII

ARTE BARROCA. BARROCO ITALIANO Século XVI - XVII ARTE BARROCA BARROCO ITALIANO Século XVI - XVII Contexto O Barroco surgiu na Itália, deve-se a uma série de mudanças econômicas, religiosas e sociais ocorridas na época. O grande império cristão começou

Leia mais

Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo

Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo Prof. André de Freitas Barbosa Altar do Mosteiro de São Bento (Rio de Janeiro, 1617), traçado original de Francisco Frias de Mesquita. Numa época de

Leia mais

Estudo dirigido artes Milton Gomes Segundo ano Ensino Médio. Capítulo 14. A arte no Barroco Europeu. 01 Como foi criado o termo Barroco? R. na p.

Estudo dirigido artes Milton Gomes Segundo ano Ensino Médio. Capítulo 14. A arte no Barroco Europeu. 01 Como foi criado o termo Barroco? R. na p. Estudo dirigido artes Milton Gomes Segundo ano Ensino Médio Capítulo 14 A arte no Barroco Europeu 01 Como foi criado o termo Barroco? R. na p.141 02 No livro, encontramos duas explicações para o surgimento

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Série: 8ª - Ensino Fundamental Professora: Michelle Fialho Atividades para Estudos Autônomos Data: 23 / 5 / 2016 Nome: _ Nº Turma: INTRODUÇÃO

Leia mais

BARROCO PROFESSORA: GEORGIANA E G SOUSA 3º ANO E. M.

BARROCO PROFESSORA: GEORGIANA E G SOUSA 3º ANO E. M. BARROCO PROFESSORA: GEORGIANA E G SOUSA 3º ANO E. M. BARROCO Surgiu na Itália no século XVII e deve-se a uma série de mudanças econômicas, religiosas e sociais ocorridas na Europa; Contrarreforma reafirmar

Leia mais

Flagelação de Cristo (Foto: Pintura: Caravaggio / Reprodução)

Flagelação de Cristo (Foto: Pintura: Caravaggio / Reprodução) O Barroco O Barroco foi um período do século XVI marcado pela crise dos valores Renascentistas, gerando uma nova visão de mundo através de lutas religiosas e dualismos entre espírito e razão. O movimento

Leia mais

ARTE BARROCA NA EUROPA E NO BRASIL

ARTE BARROCA NA EUROPA E NO BRASIL ARTE BARROCA NA EUROPA E NO BRASIL Barroco Europeu Escultura de Bernini na Fontana de Trevi em Roma na Itália. Tomé o incrédulo Caravaggio, 1602-1603 óleo sobre tela. O barroco procurou solucionar o problema

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE. Parte VI BARROCO IV ARTE. VISUAL. ENSINO. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Isaac Antonio Camargo

HISTÓRIA DA ARTE. Parte VI BARROCO IV ARTE. VISUAL. ENSINO. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Isaac Antonio Camargo ARTE. VISUAL. ENSINO Ambiente Virtual de Aprendizagem Professor Doutor Isaac Antonio Camargo HISTÓRIA DA ARTE Parte VI Curso de Artes Visuais Universidade Federal de Mato Grosso do Sul BARROCO IV HISTÓRIA

Leia mais

BARROCO PINTURA Caravaggio Andrea Pozzo

BARROCO PINTURA Caravaggio Andrea Pozzo BARROCO A arte barroca originou-se na Itália (séc. XVII), mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis.

Leia mais

iluminação focalizada, criando contrastes claro-escuro expressão revelando fortes emoções e dramaticidade mescla o pagão e o místico

iluminação focalizada, criando contrastes claro-escuro expressão revelando fortes emoções e dramaticidade mescla o pagão e o místico BARROCO Quadro comparativo RENASCIMENTO BARROCO organização espacial racional espaço dinâmico perfeito equilíbrio na distribuição dos elementos equilíbrio assimétrico composição simétrica assimetria perspectiva

Leia mais

Outra designação: Basílica da Estrela. Data: Encomendado por: Rainha D. Maria I.

Outra designação: Basílica da Estrela. Data: Encomendado por: Rainha D. Maria I. Identificação do Monumento: Basílica do Sagrado Coração de Jesus Outra designação: Basílica da Estrela Localização: Largo da Estrela, 1200-667 Lisboa, Lisboa, Portugal Data: 1779 1790 Photograph: Artistas:

Leia mais

Exercício avaliativo 2ª etapa/ ª série do Ensino Médio. Nome: N : Turma: A. Nota: Professor (a): Nélia Armond Lopes Data: 25/06/2018 Valor: 2,0

Exercício avaliativo 2ª etapa/ ª série do Ensino Médio. Nome: N : Turma: A. Nota: Professor (a): Nélia Armond Lopes Data: 25/06/2018 Valor: 2,0 Exercício avaliativo 2ª etapa/2018 1ª série do Ensino Médio Nome: N : Turma: A Nome: Professor (a): Nélia Armond Lopes Data: 25/06/2018 Valor: 2,0 Nº: Nota: Instruções: Responda às questões, em dupla,

Leia mais

CARACTERISTICAS. - A busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas;

CARACTERISTICAS. - A busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas; O BARROCO A arte barroca originou-se na Itália (séc. XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e

Leia mais

Adro da Igreja do Bom Jesus de Matosinhos. Congonhas/ MG. Séc. XVIII XIX.

Adro da Igreja do Bom Jesus de Matosinhos. Congonhas/ MG. Séc. XVIII XIX. Adro da Igreja do Bom Jesus de Matosinhos. Congonhas/ MG. Séc. XVIII XIX. Cartela do Adro do Santuário. Aleijadinho. Pedra sabão. Portada do Santuário Bom Jesus de Matosinhos. Pedra sabão. Congonhas/ MG.

Leia mais

RIF Ensaio Fotográfico

RIF Ensaio Fotográfico RIF Ensaio Fotográfico Mirim Santos: o artista de Ouro Preto Elaine Schmitt 1 As fotografias que compõem esse ensaio fotográfico foram feitas na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais, em frente à Igreja Católica

Leia mais

RENASCIMENTO CULTURAL. CENSA 2017 Edenice Rinaldi

RENASCIMENTO CULTURAL. CENSA 2017 Edenice Rinaldi RENASCIMENTO CULTURAL CENSA 2017 Edenice Rinaldi O Renascimento foi um movimento de renovação cultural e artístico que surgiu no século XIV, na Itália, e se estendeu para toda a Europa até o século XVI,

Leia mais

RENASCIMENTO ITALIANO

RENASCIMENTO ITALIANO ARTES / 2º ANO PROF.MÍLTON COELHO RENASCIMENTO ITALIANO Contexto histórico O termo significa reviver os ideais greco-romanos; na verdade o Renascimento foi mais amplo, pois aumentou a herança recebida

Leia mais

Os Profetas e o Movimento

Os Profetas e o Movimento Os Profetas e o Movimento Os profetas e o movimento Bibliografia Capelas Passos da Paixão Santuário de Bom Jesus de Matosinhos Muito se fala do movimento cênico e disposição dos profetas de no adro de

Leia mais

O BARROCO NA ITÁLIA A PINTURA BARROCA NA ITÁLIA

O BARROCO NA ITÁLIA A PINTURA BARROCA NA ITÁLIA O BARROCO NA ITÁLIA A arte Barroca desenvolveu-se no séc. XVII, num período muito importante da história da civilização ocidental, pois nele ocorreram mudanças que deram nova feição à Europa da Idade Moderna.

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE PROFESSORA: GEORGIANA E G SOUSA 3 ANO ENSINO MÉDIO

HISTÓRIA DA ARTE PROFESSORA: GEORGIANA E G SOUSA 3 ANO ENSINO MÉDIO HISTÓRIA DA ARTE PROFESSORA: GEORGIANA E G SOUSA 3 ANO ENSINO MÉDIO De tempos em tempos, o Céu nos envia alguém que não é apenas humano, mas também divino, de modo que através de seu espírito e da superioridade

Leia mais

O Santuário. O Santuário Bibliografia Capelas Passos da Paixão Santuário de Bom Jesus de Matosinhos

O Santuário. O Santuário Bibliografia Capelas Passos da Paixão Santuário de Bom Jesus de Matosinhos O Santuário O Santuário Bibliografia Capelas Passos da Paixão Santuário de Bom Jesus de Matosinhos A construção do santuário começou em meados do século XVIII. A fachada da igreja é provida de cunhais,

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A. 10º Ano Turma C Professor: Renato Albuquerque. 8.junho.

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A. 10º Ano Turma C Professor: Renato Albuquerque. 8.junho. ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A 10º Ano Turma C Professor: Renato Albuquerque Duração da ficha: 15 minutos. Tolerância: 5 minutos 3 páginas 8.junho.2012 NOME:

Leia mais

ARTE MEDIEVAL. Estilo Bizantino

ARTE MEDIEVAL. Estilo Bizantino ARTE MEDIEVAL Durante a Idade Média (século V ao XV), a arte europeia foi marcada por uma forte influência da Igreja Católica. Esta atuava nos aspectos sociais, econômicos, políticos, religiosos e culturais

Leia mais

Os mantos da Mãe Aparecida Conheça alguns fatos históricos sobre os mantos de Nossa Senhora Aparecida

Os mantos da Mãe Aparecida Conheça alguns fatos históricos sobre os mantos de Nossa Senhora Aparecida Os mantos da Mãe Aparecida Conheça alguns fatos históricos sobre os mantos de Nossa Senhora Aparecida Ao longo da história da Padroeira do Brasil a pequenina Imagem sempre foi alvo de muitos estudos e

Leia mais

AS MAIS BELAS IGREJAS DE PORTUGAL

AS MAIS BELAS IGREJAS DE PORTUGAL AS MAIS BELAS IGREJAS DE PORTUGAL estilos manuelino e barroco nos monastérios portugueses aula 2 / 3 Prof. Dr. Percival Tirapeli Instituto de Artes da UNESP 2 Santuário Bom Jesus de Braga Escadório do

Leia mais

CAESP - Artes Aula 16-19/08/2016 BARROCO E ROCOCÓ: AMÉRICAS E BRASIL

CAESP - Artes Aula 16-19/08/2016 BARROCO E ROCOCÓ: AMÉRICAS E BRASIL CAESP - Artes Aula 16-19/08/2016 BARROCO E ROCOCÓ: AMÉRICAS E BRASIL Barroco nas Américas: seu desenvolvimento nas Américas e no Brasil, essencialmente na América Latina, ocorre entre os séculos XVIII

Leia mais

O BARROCO NO BRASIL SÉCULO XVIII AO INÍCIO DO SÉCULO XIX

O BARROCO NO BRASIL SÉCULO XVIII AO INÍCIO DO SÉCULO XIX O BARROCO NO BRASIL SÉCULO XVIII AO INÍCIO DO SÉCULO XIX O Barroco no Brasil O barroco foi o movimento artístico mais importante do Brasil colonial, colocando em ascensão o catolicismo e a fé; O estilo

Leia mais

Pontificia Universidade Católica de Goiás Escola de Artes e Arquitetura Arq/Urb

Pontificia Universidade Católica de Goiás Escola de Artes e Arquitetura Arq/Urb Pontificia Universidade Católica de Goiás Escola de Artes e Arquitetura Arq/Urb A Linguagem Clássica nos Séculos XV e XVI Feudalismo Mercantilismo Crise da sociedade renascentista e Contra-Reforma Arte

Leia mais

PRIMEIRAS MANIFESTAÇÕES (MAGIA E RITUAL VENATÓRIO)

PRIMEIRAS MANIFESTAÇÕES (MAGIA E RITUAL VENATÓRIO) ARTE E RELIGIÃO Formas tão díspares como as pirâmides do Egito, as catedrais cristãs, as mesquitas muçulmanas ou as colossais imagens japonesas de Buda correspondem, em seu fundamento, à mesma inquietação

Leia mais

CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL AULA ARTES. Aula 2.1 Conteúdo: Roma Arte Primitiva Cristã

CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL AULA ARTES. Aula 2.1 Conteúdo: Roma Arte Primitiva Cristã Aula 2.1 Conteúdo: Roma Arte Primitiva Cristã 2 Habilidades: Reconhecer as manifestações artísticas relacionadas ao período da arte: Roma Antiga e primitiva Cristã. 3 4 5 Todos os caminhos levam à Roma:

Leia mais

A Arquitetura. As matrizes fazem parte da primeira fase da arquitetura mineira, com construções de adobe

A Arquitetura. As matrizes fazem parte da primeira fase da arquitetura mineira, com construções de adobe A Arquitetura Primeira fase Segunda fase Terceira fase Bibliografia Igreja de São Francisco em Ouro Preto Igreja de São Francisco em São João Del Rey Igreja Nossa Senhora do Carmo em Sabará O surto construtivo

Leia mais

Aleijadinho Uma visita em 3 dimensões Os Profetas

Aleijadinho Uma visita em 3 dimensões  Os Profetas Os Profetas Os profetas Bibliografia Igreja de São Francisco em Ouro Preto Igreja de São Francisco em São João Del Rey Igreja Nossa Senhora do Carmo em Sabará Esculturas As doze esculturas dos profetas

Leia mais

Arte barroca no Brasil. Prof: Maycon Douglas

Arte barroca no Brasil. Prof: Maycon Douglas Arte barroca no Brasil Prof: Maycon Douglas O Barroco brasileiro desenvolveu- se do século XVII ao inicio do século XIX, época em que na Europa esse estilo já havia sido abandonado. 2 Um só Brasil, vários

Leia mais

Pontificia Universidade Católica de Goiás Escola de Artes e Arquitetura Arq/Urb

Pontificia Universidade Católica de Goiás Escola de Artes e Arquitetura Arq/Urb Pontificia Universidade Católica de Goiás Escola de Artes e Arquitetura Arq/Urb A Linguagem Clássica nos Séculos XV e XVI Barroco: Volta à religiosidade Dilaceramentos: alma x corpo vida x morte claro

Leia mais

A época dos Grandes Mestres

A época dos Grandes Mestres A época dos Grandes Mestres Entre 1.300 e 1.650 depois de Cristo. Artes, literatura e ciências. Ressurreição consciente: antiguidade clássica. Humanismo. VALORIZAÇÃO DO HOMEM E NATUREZA. * Racionalidade;

Leia mais

decoração carregada, teatralidade, Refinamento dos detalhes de móveis e utensílios, Ausências da dramaticidade pesada e da religiosidade do barroco.

decoração carregada, teatralidade, Refinamento dos detalhes de móveis e utensílios, Ausências da dramaticidade pesada e da religiosidade do barroco. O Rococó Estilo desenvolvido no sul da Alemanha e Áustria e principalmente na França, a partir de 1715. Também conhecido como "estilo regência", reflete o comportamento da elite francesa de Paris e Versailles,

Leia mais

Arte Medieval. Arte Românica. Profª Mariana Kaadi

Arte Medieval. Arte Românica. Profª Mariana Kaadi Arte Medieval Arte Românica Profª Mariana Kaadi Arte românica É o nome dado ao estilo artístico vigente na Europa entre os séculos XI e XIII. O estilo é visto principalmente nas igrejas católicas construídas

Leia mais

Brasil, um itinerário Barroco: Ouro Preto e Bom Jesus de Matosinhos, Patrimônios Culturais da Humanidade, eternizam Aleijadinho

Brasil, um itinerário Barroco: Ouro Preto e Bom Jesus de Matosinhos, Patrimônios Culturais da Humanidade, eternizam Aleijadinho Brasil, um itinerário Barroco: Ouro Preto e Bom Jesus de Matosinhos, Patrimônios Culturais da Humanidade, eternizam Aleijadinho Desenhos de um arquiteto José Maria Plaza Escrivá Mosaicos de uma arquiteta

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A. 10º Ano Turma D Professor: Renato Albuquerque. 8.junho.

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A. 10º Ano Turma D Professor: Renato Albuquerque. 8.junho. ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A 10º Ano Turma D Professor: Renato Albuquerque Duração da ficha: 15 minutos. Tolerância: 5 minutos 3 páginas 8.junho.2012 NOME:

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Artes Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Fernanda Coimbra e Denise Vianna

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Artes Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Fernanda Coimbra e Denise Vianna Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Artes Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Fernanda Coimbra e Denise Vianna Artes Este roteiro tem como objetivo orientá-lo nos estudos

Leia mais

Barroco Mineiro. Prof. Percival Tirapeli, Instituto de Artes da UNESP

Barroco Mineiro. Prof. Percival Tirapeli, Instituto de Artes da UNESP Barroco Mineiro Prof. Percival Tirapeli, Instituto de Artes da UNESP Mapa da Estrada Real, por onde escoava o ouro encontrado pelos bandeirantes paulistas em 1692. O Caminho Velho iniciava NO Rio de Janeiro

Leia mais

CAESP - Artes Aula 15-05/08/2016 BARROCO: EUROPA

CAESP - Artes Aula 15-05/08/2016 BARROCO: EUROPA CAESP - Artes Aula 15-05/08/2016 BARROCO: EUROPA A revolução arquitetônica do Barroco: Com o trabalho de renovação da fé no Catolicismo, foi pensado um novo tipo de organização arquitetônica das igrejas.

Leia mais

Data: (interior) Tipologia do monumento: Arquitectura religiosa

Data: (interior) Tipologia do monumento: Arquitectura religiosa Identificação do Monumento: Igreja da Misericórdia de Viana do Castelo Localização: Praça da República 4900-5321 Viana do Castelo, Viana do Castelo, Portugal Data: (interior) Photograph: João Paulo Artistas:

Leia mais

Arte Cristã Primitiva. 6º Ano 2015 Prof. Juventino Artes

Arte Cristã Primitiva. 6º Ano 2015 Prof. Juventino Artes Arte Cristã Primitiva 6º Ano 2015 Prof. Juventino Artes Dois Momentos 1º - Clandestino e perseguidos pelos romanos. 2 - Aceitação da religião cristã. Os primeiros cristãos de origem humilde, reuniam-se

Leia mais

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS EM BELO HORIZONTE

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS EM BELO HORIZONTE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS EM BELO HORIZONTE http://www.soubh.com.br/pontos-turisticos/ https://www.guiabh.com.br/turismo PASSEIOS E PACOTES TURÍSTICOS (BELO HORIZONTE E REGIÃO) TOURS REGULARES - PREÇOS ESPECIAIS

Leia mais

ARTE BARROCA. Arte e Estética Contemporânea Professora: Tais Vieira Pereira Aluna: Vitória da Silva Adão

ARTE BARROCA. Arte e Estética Contemporânea Professora: Tais Vieira Pereira Aluna: Vitória da Silva Adão ARTE BARROCA Arte e Estética Contemporânea Professora: Tais Vieira Pereira Aluna: Vitória da Silva Adão A arte barroca originou-se na Itália (séc. XVII) mas não tardou a expandir-se por outros países da

Leia mais

Além das visitas do primeiro do roteiro Ouro Preto [1 dia], sugerimos conhecer também:

Além das visitas do primeiro do roteiro Ouro Preto [1 dia], sugerimos conhecer também: Além das visitas do primeiro do roteiro Ouro Preto [1 dia], sugerimos conhecer também: Próximo à Praça Tiradentes, ao lado do Museu da Inconfidência, estão a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e o Museu

Leia mais

Joana Cirne Marília Henriques

Joana Cirne Marília Henriques Qual a origem do termo manuelino? No século XIX, historiadores e escritores românticos atribuíram o nome manuelino/a à arquitetura em estilo gótico, que se tinha desenvolvido no reinado de D. Manuel I.

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE Da Pré-história ao Barroco. Professora: Vanessa Oliveira Arte 1ª série Ensino Médio

HISTÓRIA DA ARTE Da Pré-história ao Barroco. Professora: Vanessa Oliveira Arte 1ª série Ensino Médio HISTÓRIA DA ARTE Da Pré-história ao Barroco Professora: Vanessa Oliveira Arte 1ª série Ensino Médio O contexto de uma imagem nos apresenta o cenário geral em que ela foi produzida, sua função e o impacto

Leia mais

DICAS PARA FACILITAR SEU ESTUDO

DICAS PARA FACILITAR SEU ESTUDO Nome Nº Série Ensino Turma 1ª Medio Disciplina Professora Natureza Código / Tipo Trimestre / Ano Data Educação Artística Cátia Roteiro 2 o / 2016 05/08/2016 Tema VALOR: Roteiro de estudos 5,0 NOTA DICAS

Leia mais

PORTA FIDEI COMUNIDADE CATÓLICA. a. Agora, leia o texto de auxílio e siga os questionamentos sugeridos.

PORTA FIDEI COMUNIDADE CATÓLICA. a. Agora, leia o texto de auxílio e siga os questionamentos sugeridos. PORTA FIDEI COMUNIDADE CATÓLICA Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar onde pode ser colocado uma

Leia mais

O barroco O caso Francês e o barroco no mundo

O barroco O caso Francês e o barroco no mundo O barroco O caso Francês e o barroco no mundo O caso Francês Em França, as concepções renascentistas permaneceram até mais tarde, pois houve uma grande resistência ao Barroco por parte das academias. Quando

Leia mais

Vista geral de Ouro Preto com a igreja de N. S. da Conceição de Antônio Dias. Ouro Preto/ MG.

Vista geral de Ouro Preto com a igreja de N. S. da Conceição de Antônio Dias. Ouro Preto/ MG. Vista geral de Ouro Preto com a igreja de N. S. da Conceição de Antônio Dias. Ouro Preto/ MG. Igreja de Santa Efigênia. Ladeira do Vira Saia. Igreja N. S. do Carmo. 1766 1772. Arquiteto Manoel Francisco

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE ARTE 4º BIMESTRE 1ª SÉRIE. Renascimento, Barroco, Neoclassicismo, Romantismo, Impressionismo. Questão 01:

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE ARTE 4º BIMESTRE 1ª SÉRIE. Renascimento, Barroco, Neoclassicismo, Romantismo, Impressionismo. Questão 01: LISTA DE RECUPERAÇÃO DE ARTE 4º BIMESTRE 1ª SÉRIE Professora Dani de Brito Renascimento, Barroco, Neoclassicismo, Romantismo, Impressionismo. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das

Leia mais

Circuito Cultural Colégio Loyola, 75 anos

Circuito Cultural Colégio Loyola, 75 anos Circuito Cultural Colégio Loyola, 75 anos O Loyola está comemorando 75 anos de fundação em 2018. Para compartilhar a alegria de seu aniversário com a cidade de Belo Horizonte, o Colégio está organizando

Leia mais

Artes visuais AULA 2 Arte Bizantina, Renascimento e Maneirismo Prof. André de Freitas Barbosa

Artes visuais AULA 2 Arte Bizantina, Renascimento e Maneirismo Prof. André de Freitas Barbosa Artes visuais AULA 2 Arte Bizantina, Renascimento e Maneirismo Prof. André de Freitas Barbosa Retrato dos Reis Magos na Basílica de Santo Apolinário (Ravena, Itália, séc. VI) A principal característica

Leia mais

Os Dois Mundos de Minas Gerais

Os Dois Mundos de Minas Gerais O Que é Minas Gerais Hoje?... Os Dois Mundos de Minas Gerais Heitor de Souza Miranda, 8A Foi possível observar dois mundos mineiros em nossa viagem. Um deles, o mais estudado, é o mundo da arte, da história,

Leia mais

RIF. Ensaio Fotográfico

RIF. Ensaio Fotográfico RIF Ensaio Fotográfico RIF Ensaio Fotográfico Ouro Preto: arquitetura e religiosidade 1 Carlos Alberto de Souza 2 Neste registro fotográfico, procura-se retratar a arquitetura e religiosidade de Ouro Preto,

Leia mais

Matéria: literatura Assunto: barroco - contexto e características Prof. IBIRÁ

Matéria: literatura Assunto: barroco - contexto e características Prof. IBIRÁ Matéria: literatura Assunto: barroco - contexto e características Prof. IBIRÁ Literatura Contexto histórico Origens e Características do Barroco O barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu

Leia mais

Barroco Brasileiro. Prof. Hudson Oliveira

Barroco Brasileiro. Prof. Hudson Oliveira Barroco Brasileiro Prof. Hudson Oliveira Contexto histórico: Invasões holandesas em Pernambuco (1630-54); Bandeiras; Desenvolvimento da economia aurífera; Contra rreforma: expa nsã o da das causas dessa

Leia mais

ARTE GÓTICA. Prof. Nunes

ARTE GÓTICA. Prof. Nunes ARTE GÓTICA Prof. Nunes INTRODUÇÃO O termo GÓTICO deriva de uma confederação de TRIBOS BÁRBARAS que invadiu o Império Romano, os GODOS. Essa expressão foi cunhada pelos ITALIANOS DA RENASCENÇA que achavam

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Comunicação e Letras Curso de Propaganda, Publicidade e Criação PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Comunicação e Letras Curso de Propaganda, Publicidade e Criação PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO CÓDIGO 042 UNIDADE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CÓD. CURSO CURSO PROPAGANDA, PUBLICIDADE E CRIAÇÃO CÓD. DISC. 17031461 DISCIPLINA EVOLUÇÃO DAS ARTES VISUAIS I ETAPA 1 CH ANO 2009 CRÉDITOS

Leia mais

Sugestões de avaliação. História 7 o ano Unidade 4

Sugestões de avaliação. História 7 o ano Unidade 4 Sugestões de avaliação História 7 o ano Unidade 4 5 Nome: Data: Unidade 4 1. Complete as sentenças. a) O foi um movimento cultural que surgiu entre as elites das ricas cidades, no século XIV, e se estendeu,

Leia mais

CAESP - Artes Aula 16-23/08/2018 NEOCLASSICISMO: A ABERTURA PARA A ARTE MODERNA

CAESP - Artes Aula 16-23/08/2018 NEOCLASSICISMO: A ABERTURA PARA A ARTE MODERNA CAESP - Artes Aula 16-23/08/2018 NEOCLASSICISMO: A ABERTURA PARA A ARTE MODERNA Neoclassicismo: diversidade que não é liberdade Esse estilo abre caminho para a Arte Moderna que será trilhado de forma definitiva,

Leia mais

BARROCO. Prof. Hudson Oliveira

BARROCO. Prof. Hudson Oliveira BARROCO Prof. Hudson Oliveira I - Igreja impulsiona arte barroca Arte Barroca surgiu na Itália no fim do século XVI e estendeu-se pelo XVII, período em que ocorreu uma série de mudanças econômicas, sociais

Leia mais

ESTUDO DO MEIO 9º ANO

ESTUDO DO MEIO 9º ANO COLÉGIO MARIA IMACULADA ESTUDO DO MEIO 9º ANO ESPLENDORES DO VATICANO: UMA JORNADA ATRAVÉS DA FÉ E DA ARTE Nome: Série: Objetivos Gerais: Proporcionar ao aluno contato direto com as mais importantes obras

Leia mais

Módulo 3-3. A produção cultural A arte em Portugal: o gótico-manuelino e a afirmação das novas tendências renascentistas

Módulo 3-3. A produção cultural A arte em Portugal: o gótico-manuelino e a afirmação das novas tendências renascentistas - Espanha: plateresco como as peças dos ourives de prata - folhagens fantasiosas - medalhões - arabescos - Gótico-manuelino - Portugal: Manuelino (rei D. Manuel) definição, pág. 80 - Arte heterogénea -

Leia mais

Arte Cristã Primitiva. Mosaico Bizantino da Basílica de Santa Sofia em Constantinopla século XII. 1

Arte Cristã Primitiva. Mosaico Bizantino da Basílica de Santa Sofia em Constantinopla século XII. 1 Arte Cristã Primitiva Mosaico Bizantino da Basílica de Santa Sofia em Constantinopla século XII. 1 2 Arte Paleocristã (séc. II séc V) Desenvolveu-se dentro do Império Romano; Perseguidos pelos imperadores;

Leia mais

CAESP - Artes Aula 15-05/08/2016 BARROCO: EUROPA

CAESP - Artes Aula 15-05/08/2016 BARROCO: EUROPA CAESP - Artes Aula 15-05/08/2016 BARROCO: EUROPA A revolução arquitetônica do Barroco: Com o trabalho de renovação da fé no Catolicismo, foi pensado um novo tipo de organização arquitetônica das igrejas.

Leia mais

História das artes visuais Professora Vaz

História das artes visuais Professora Vaz História das artes visuais - 2015 Professora Vaz Antes da Renascença: - Naturalismo por si mesmo, - Pintura e escultura deixaram de ser totalmente símbolo, - Conexão com o mundo e não caráter transcendental

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE ARTE 1ª SÉRIE. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das afirmações abaixo.

LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE ARTE 1ª SÉRIE. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das afirmações abaixo. LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE ARTE 1ª SÉRIE Professora Dani de Brito Pré-História, Egito Antigo, Renascimento, Impressionismo. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das afirmações abaixo.

Leia mais

aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaa Barroco Barroco Profª Adalgiza

aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaa Barroco Barroco Profª Adalgiza aaa Barroco Origem em Roma no final do século XVI; Disseminado por toda a Europa e, através dos colonizadores espanhóis e portugueses, pelas Américas; Pouco influente nos países protestantes. Suas características

Leia mais

As transformações de saberes, crenças e poderes na transição para a Idade Moderna. Profª Ms. Ariane Pereira

As transformações de saberes, crenças e poderes na transição para a Idade Moderna. Profª Ms. Ariane Pereira As transformações de saberes, crenças e poderes na transição para a Idade Moderna Profª Ms. Ariane Pereira Introdução Na Idade Média a Igreja era fundamental na produção cultural e expansão da religião

Leia mais

ARTE BIZANTINA PROFª MARIANA KAADI

ARTE BIZANTINA PROFª MARIANA KAADI ARTE BIZANTINA PROFª MARIANA KAADI História Em 395 o Imperador Teodósio divide o Império Romano em duas partes: Império Romano do Ocidente com capital em Roma Império Romano do Oriente com capital em Constantinopla

Leia mais

CARACTERÍSTICAS GERAIS

CARACTERÍSTICAS GERAIS BARROCO BARROCO Originou-se na Itália, no século XVII e irradiouse pela Europa, adquirindo peculiaridades; Pode ser compreendido como a arte da Contra- Reforma Concílio de Trento (1545-1563); Igreja será

Leia mais

BARROCO = PEROLA IRREGULAR

BARROCO = PEROLA IRREGULAR CAPÍTULO 10 BARROCO = PEROLA IRREGULAR A ARTE BARROCA DESENVOLVEU-SE NO SÉCULO XVII, PERÍODO DE GRANDES MUDANÇAS NA EUROPA DA IDADE MODERNA. PARA MELHOR ENTENDER OS ACONTECIMENTOS DAQUELE SÉCULO, PRECISAMOS

Leia mais

Técnico Design Interior

Técnico Design Interior Técnico Design Interior ARTE BARROCA Professora Alba Baroni Arquiteta BARROCO BARROCO A arte Barroca se desenvolveu no século XVII. Em um período de grandes mudanças na Europa. O Rei era o senhor absoluto.

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE. Arte gótica Renascimento Barroco

HISTÓRIA DA ARTE. Arte gótica Renascimento Barroco HISTÓRIA DA ARTE Arte gótica Renascimento Barroco ARTE GÓTICA O Gótico foi notadamente a expressão artística mais importante do final da Idade Média. Seu auge ocorre na Baixa Idade Média. Sua importância

Leia mais

Prémio Escolar Ano Europeu do Património Cultural

Prémio Escolar Ano Europeu do Património Cultural Prémio Escolar Ano Europeu do Património Cultural Agrupamento de Escolas Figueira Norte Escola Secundária com 3ºCEB de Cristina Torres Professora Alcina Cardoso Alunos: Bruna Branco, Joana Oliveira, André

Leia mais

ARTE CRISTÂ PRIMITIVA ARTE BIZANTINA

ARTE CRISTÂ PRIMITIVA ARTE BIZANTINA 3º ano - ENSINO MÉDIO Aula dia 13/03/15 ARTE CRISTÂ PRIMITIVA ARTE BIZANTINA Professora Alba ARTE CRISTÂ PRIMITIVA Após a morte de Jesus Cristo, seus discípulos divulgaram seus ensinamentos, e a comunidade

Leia mais

NORMAS COMPLEMENTARES PARA ISENÇÃO DO CONCURSO DE ACESSO

NORMAS COMPLEMENTARES PARA ISENÇÃO DO CONCURSO DE ACESSO NORMAS COMPLEMENTARES PARA ISENÇÃO DO CONCURSO DE ACESSO 1 - CURSO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO ARTÍSTICA ARTES PLÁSTICAS 2 - DATA DA ETAPA ESPECÍFICA 27 de junho de 2012 3 - LOCAL DA ETAPA ESPECÍFICA Prédio

Leia mais

Ouro Preto recebe a 41º semana do Aleijadinho

Ouro Preto recebe a 41º semana do Aleijadinho Ouro Preto recebe a 41º semana do Aleijadinho Ouro Preto recebe a 41º semana do Aleijadinho. O evento vai até o dia 18 de novembro e conta com exposições, palestras, mesas redondas, apresentações culturais

Leia mais

Identificação do Monumento: Igreja de São João Evangelista. Outra designação: Igreja do Colégio

Identificação do Monumento: Igreja de São João Evangelista. Outra designação: Igreja do Colégio Identificação do Monumento: Igreja de São João Evangelista Outra designação: Igreja do Colégio Localização: Largo do Município e Rua dos Ferreiros 9000 Funchal, Funchal, Madeira, Portugal Data: Construção:

Leia mais

Teve origem na Europa, por volta de 1880, com os artistas William Morris e Arthur Heygate. Esse estilo se tornou global, sobretudo através do enfoque

Teve origem na Europa, por volta de 1880, com os artistas William Morris e Arthur Heygate. Esse estilo se tornou global, sobretudo através do enfoque Teve origem na Europa, por volta de 1880, com os artistas William Morris e Arthur Heygate. Esse estilo se tornou global, sobretudo através do enfoque dado ao design na arquitetura e nas artes plásticas.

Leia mais

Arte cristã primitiva (paleocristã)

Arte cristã primitiva (paleocristã) Arte cristã primitiva (paleocristã) -Abrange os primeiros cinco séculos do surgimento do cristianismo. - Duras e cruéis perseguições aos cristãos (aqueles que seguiam os ensinamentos de Jesus Cristo) empreendidas

Leia mais

Outra designação: Santuário dos Remédios

Outra designação: Santuário dos Remédios Identificação do Monumento: Santuário da Nossa Senhora dos Remédios Outra designação: Santuário dos Remédios Localização: Santuário de Nossa Senhora dos Remédios 5100-025 Lamego, Lamego, Portugal Data:

Leia mais

CAESP - Artes Aula 10-05/02/2019 BARROCO: EUROPA

CAESP - Artes Aula 10-05/02/2019 BARROCO: EUROPA CAESP - Artes Aula 10-05/02/2019 BARROCO: EUROPA A revolução arquitetônica do Barroco: Para o trabalho de renovação da fé no Catolicismo, foi pensado um NOVO TIPO DE ORGANIZAÇÃO ARQUITETÔNICA DAS IGREJAS.

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 2ª Etapa Ano: 7º Turma: 7.1

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 2ª Etapa Ano: 7º Turma: 7.1 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2014 Disciplina: HISTORIA Professor (a): RODRIGO CUNHA Ano: 7º Turma: 7.1 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Com a tomada de Roma pelos povos bárbaros, em 476, inicia-se a Idade Média. A arte da Idade Média tem suas raízes na época conhecida como

Com a tomada de Roma pelos povos bárbaros, em 476, inicia-se a Idade Média. A arte da Idade Média tem suas raízes na época conhecida como ARTE ROMÂNICA Nome dado ao estilo artístico vigente na Europa entre os séculos XI e XIII, durante o período da história da arte conhecido como românico. Visto principalmente nas igrejas católicas construídas

Leia mais

ARTE DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX

ARTE DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX ARTE DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX Entre os artistas que se destacaram na segunda metade do século XIX, estavam: Benedito Calixto de Jesus (1853-1927) Pedro Alexandrino( 1856-1942) Belmeiro de Almeida

Leia mais

AMARILIS CHAVES DADOS ACADÊMICOS

AMARILIS CHAVES DADOS ACADÊMICOS AMARILIS CHAVES Amarílis Chaves nasceu em Belo Horizonte, onde muito cedo despertou para as Artes Plásticas, nunca mais tendo parado este percurso, sempre na procura de traço certo, da forma pura. DADOS

Leia mais

QUESTÃO 5 - Responda: A imagem ao lado é uma figura pintada em policromia ou monocromia?

QUESTÃO 5 - Responda: A imagem ao lado é uma figura pintada em policromia ou monocromia? ESCOLA MUNICIPAL IRENE SZUKALA AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE ARTE - 1º BIMESTRE - 2019 ALUNO (A): Nº 6º ANO - MATUTINO - TURMA: A - DATA: / / PROFESSOR: Moisaniel Carlos NOTA: OBJETIVO: CONTEÚDOS: INSTRUÇOES:

Leia mais

APLICAÇÃO DO ARCO DE OGIVA LANCEOLADA NA ARQUITETURA DE JUIZ DE FORA: IGREJA METODISTA CENTRAL 1

APLICAÇÃO DO ARCO DE OGIVA LANCEOLADA NA ARQUITETURA DE JUIZ DE FORA: IGREJA METODISTA CENTRAL 1 APLICAÇÃO DO ARCO DE OGIVA LANCEOLADA NA ARQUITETURA DE JUIZ DE FORA: IGREJA METODISTA CENTRAL 1 Ana Paula Silva Lemos Natalia Cristina Dias Richarles Jesus dos Santos Tais C. Gonçalves Palmieri Thiago

Leia mais

Identificação do Monumento: Igreja e Torre dos Clérigos. Data: Tipologia do monumento: Arquitectura religiosa (igreja)

Identificação do Monumento: Igreja e Torre dos Clérigos. Data: Tipologia do monumento: Arquitectura religiosa (igreja) Identificação do Monumento: Localização: Igreja dos Clérigos Rua S. Filipe Neri 4050-546 Porto, Porto, Portugal Data: 1745 1763 Artistas: Arquitecto: Nicolau Nasoni (1691 1773); entalhadores: Luís Pereira

Leia mais