AVALIAÇÃO DA PERMEABILIDADE DE ESTRUTURA PERMEAVEL LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A NBR MATHEUS DE SOUSA LUIS & PAULO GASTÃO FERREIRA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AVALIAÇÃO DA PERMEABILIDADE DE ESTRUTURA PERMEAVEL LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A NBR MATHEUS DE SOUSA LUIS & PAULO GASTÃO FERREIRA"

Transcrição

1 1 AVALIAÇÃO DA PERMEABILIDADE DE ESTRUTURA PERMEAVEL LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A NBR MATHEUS DE SOUSA LUIS & PAULO GASTÃO FERREIRA RESUMO O aquecimento global impõe vários desafios a construção civil, como as variações climáticas mais intensas e formação de ilhas de calor em grandes centros. Os desafios são cada vez mais frequentes e assim surgem inovações para os problemas criados pelo efeito estufa. O pavimento permeável é uma inovação que surgiu mediante a necessidade de infiltrar água no solo tanto em grandes centros como em locais próximos a aquíferos, sendo uma tecnologia nova no Brasil. Essa tecnologia é uma opção inovadora que atende bem as exigências de sustentabilidade para construção civil. Para a realização da pesquisa aconteceu seleção do material para fazer parte do sistema permeável, que é composto por placa permeável, camada de assentamento e camada de base. A placa permeável é estudada sua permeabilidade, que atenda as exigências previstas pela NBR Para compor a camada de assentamento e base, utilizou a brita 0 e brita 1, que foi necessário a realização de ensaios para saber se ambos podem compor o pavimento permeável. Após os experimentos realizados com a brita 0, brita 1 e a placa permeável, concluiu que todos atendem as especificações previsto na NBR para a composição de um pavimento permeável. Como todos os materiais estão de acordo com as exigências previstas pela NBR 16416, montou-se o sistema permeável com auxilio de caixa de vidro, para ver o desempenho da estrutura, podendo visualizar a água percorrendo todas as camadas. O pavimento permeável teve êxito em seu funcionamento. Os experimentos de caracterização realizados com a brita 0 e brita 1 foram feitos no laboratório da Universidade Católica de Brasília, estudo da permeabilidade da placa e do funcionamento da estrutura permeável foram feitos no laboratório da Concretecno. Palavra-chave: Pavimento Permeável, construções sustentáveis, placas permeáveis, concreto permeável, concreto poroso.

2 2 EVALUATION OF THE PERMEABILITY OF PERMEABLE STRUCTURE TAKING INTO CONSIDERATION THE NBR ABSTRACT Global warming imposes several construction challenges, such as the most intense climatic variations and the formation of heat islands in large centers. Challenges are increasingly frequent and thus innovations emerge for the problems created by the greenhouse effect. The permeable pavement is an innovation that arose through the need to infiltrate water in the soil both in large centers and in places near aquifers, being a new technology in Brazil. This technology is an innovative option that meets well the requirements of sustainability for civil construction.. For the accomplishment of the research happened selection of the material to be part of the permeable system, that is composed by permeable plate, layer of establishment and layer of base. The permeable plate is studied its permeability, which meets the requirements set forth by NBR In order to compose the layer of foundation and base, it used the gravel 0 and gravel 1, that it was necessary to perform tests to know if both can compose the permeable pavement. After the experiments with gravel 0, gravel 1 and the permeable plate, it was concluded that all of them meet the specifications of NBR for the composition of a permeable floor. As all the materials are fit, he mounted the permeable system with help of glass box, to see the performance of the structure, being able to visualize the water going through all the layers. The permeable floor was successful in its operation. The characterization experiments performed with the gravel 0 and gravel 1 were done in the laboratory of Universidade Católica de Brasília, the study of the permeability of the plaque and the operation of the permeable structure were made in the laboratory of Concretecno. Keyword: Permeable pavement, sustainable constructions, permeable plates, permeable concrete, porous concrete.

3 3 1. INTRODUÇÃO 1.1 Justificativa e Importância do Tema Nos grandes centros urbanos, grande parte de sua área construída é impermeável, causando diversos problemas, dentre eles alagamento em vias de trafégo, formação de ilhas de calor, saturação das redes pluviais, entre outros. Esses problemas estão sendo mais frequentes e mais graves devido ao aquecimento global, sendo assim o pavimento permeável surge como uma opção sustentável. De acordo com Urbonas e Stahre (1993) pavimento permeável é um dispositivo de infiltração onde o escoamento superficial é desviado através de uma superfície permeável para dentro de um reservatório de pedras localizado sob a superfície do terreno. Os revestimentos convencionais não permitem que a água infiltre o solo e a grande quantidade de área impermeável nas cidades causa alagamentos e contribui para a formação de ilhas de calor. Tornando a estrutura permeável um assunto atual e de suma importância. Com o aumento da necessidade de construções sustentáveis e com legislações ambientais mais rigorosas, os estudos de sistemas construtivos ecológicos aumentaram. Assim favorecendo a manutenção do meio ambiente, de forma que por consequência, a sociedade também é beneficiada com as alternativas sustentáveis criadas. O estudo realizado é uma avaliação da estrutura permeável, caracterizando agregados graúdos para serem camadas da estrutura, determinando o coeficiente de permeabilidade da placa drenante e por fim a analise do pavimento permeável, de forma que esteja conforme a NBR e comprovando que o sistema permeável é uma opção para substituir os pavimentos convencionais utilizados atualmente. O pavimento permeável de concreto foi normatizado no Brasil recentemente, tendo sua primeira edição em agosto de 2015 e validada desde setembro de Esse tipo pavimentos apresenta uma taxa de permeabilidade elevada, que permite a penetração da água no pavimento através dos poros ali existente e a água alcança o solo, podendo chegar até os aquíferos. Devido as vantagens que a a estrutura permeável apresenta,o uso dele em países desenvolvidos é mais frequentes que os revestimentos impermeáveis convencionais, porém no Brasil a normatização do pavimento permeável de concreto é recente, sendo assim sua

4 4 utilização e pesquisa são limitadas. Esse estudo recente causa problemas em moldar o concreto permeável em obra, apresentando um tempo curto para trabalhar com o concreto, uma imprecisão em sua compactação e comprometendo o pavimento permeável. Sendo assim, o estudo foi desenvolvido com placa permeável. O interesse em avaliar o pavimento permeável é a solução apresentada por essa inovação. Tal tecnologia resolve problemas socioambientais causado pela a impermeabilização do solo, como o escoamento superficial ou run off, a redução do abastecimento dos aquíferos, formação de ilhas de calor, entre outros. 1.2 Objetivo da Pesquisa Este trabalho tem como foco determinar o coeficiente de permeabilidade da placa permeável, e a caracterização dos materiais que foram selecionados para compor a camada de base e assentamento. A estrutura permeável tem que atender as exigências feitas pela NBR Para caracterização da brita 0 e brita 1 os ensaios foram feito de acordo com a NBR NM 45 e NBR NM 46, para determinar o coeficiente de permeabilidade da placa utilizou o método descrito no anexo A na NBR O estudo tem como finalidade a substituição dos revestimentos convencionais, que não ocorre a infiltração de água, pelo pavimento permeável, para beneficiar a infraestrutura dos centros urbanos e também o meio ambiente. O foco deste trabalho foi abranger como a estrutura permeável é composta e seu comportamento diante de uma situação em que há a necessidade de infiltração de água no pavimento, para isso tivemos como referência a NBR 16416:2015- Pavimentos Permeáveis de Concreto- requisitos e procedimentos. 2. MATÉRIAIS E MÉTODOS O estudo foi realizado visando a caracterização da camada de assentamento, base e/ou sub-base. Utilizando como referência a NBR 16416:2015, esta exige uma permeabilidade específica para a placa permeável e umas especificações para camada de assentamento e de base, que exige ensaios de caracterização para seu material e as normas utilizadas também foram as NBR NM 45 e NBR NM 46.

5 5 2.1 Materiais utilizados A definição dos materiais utilizados para a estrutura permeável é definido a partir da NBR As caracterizações dos materiais utilizados são descritos abaixo: Brita 1: conforme a NBR 16416, recomenda-se a distribuição granulométrica, de acordo com o exposto na tabela 1, para compor a camada de base para pavimento permeável. Outras especificações para o material são apresentar um índice de vazios menor ou igual a 32% e quantidade de material passante na peneira de 0,075 mm menor ou igual a 2%. Tabela 1 - Distribuição granulométrica recomendada para material de assentamento Peneiras com abertura de malha Porcentagem retida em massa % Base 37,5 mm 0 25 mm 0 a 5 19 mm 0 a 35 12,5 mm 40 a 75 4,75 mm 90 a 100 2,36 mm 95 a 100 Fonte: ABNT NBR 16416:2015 Brita 0: conforme a NBR 16416, recomenda-se a distribuição granulométrica, de acordo com o exposto na tabela 1, para compor a camada de assentamento para pavimento permeável. Outras especificações para o material apresentar um índice de vazios menor ou igual a 32% e quantidade de material passante na peneira de 0,075 mm menor ou igual a 2%.

6 6 Tabela 2 - Distribuição granulométrica recomendada para material de base Peneira com abertura de malha Porcentagem retida em massa % 12,5 mm 0 9,5 mm 0 a 15 4,75 mm 70 a 90 2,36 mm 90 a 100 1,16 mm 95 a 100 Fonte: ABNT NBR 16416:2015 Placa de Concreto Permeável: A percolação de água ocorre pelo concreto da placa, tendo exigências de permeabilidade e compressão previstas pela NBR Métodos Após a escolha dos materiais para compor o pavimento permeável, iniciou-se os ensaios de caracterização para a brita 0 e brita 1 no laboratório da Universidade Católica de Brasília. Primeiro realizou o ensaio granulométrico da brita 1, a norma exige que use 5 quilos de amostra, porém as peneiras disponível não suportam os cincos quilos de material. Assim, utilizou um quilo de brita 1, realizando o ensaio 5 vezes e tendo como resultado final a média dos 5 experimentos feitos. As peneiras utilizadas foram as citada na NBR 16416, sendo a seguinte série de peneira: 37,5 mm, 25 mm, 19 mm, 12,5 mm, 4,75 mm, 2,36 mm. De acordo com o conteúdo exposto na tabela 2, sabemos a porcentagem retida em massa que cada peneira deve atender.

7 7 Figura gramas de material (brita 1) Fonte: Autor Figura 1- Agitador de Peneiras Fonte: Autor

8 8 O ensaio de granulometria iniciou com a pesagem de cada peneira e do material para estudo, sendo pesados em uma balança de precisão. Com a definição e pesagem das peneiras para o ensaio, colocam-se as peneiras, que a já foram citadas, com o material no agitador de peneiras, com uma potencia de 60% e durante um tempo de 15 minutos. A NBR NM 45 aconselha uma agitação manual para uma melhor distribuição de brita entre as peneiras, assim após passar por uma agitação feita pelo agitador de peneiras, realizou a agitação manual das peneiras com o material durante cerca de 8 a 10 minutos. Figura 3- Agitador de peneiras Fonte: Autores Por fim, pesa cada peneira com o material, formando uma tabela com os resultados. A tabela 3 a seguir expõe a média dos resultados obtidos nos 5 ensaios granulométricos realizados.

9 9 Tabela 3 Brita 1 O outro ensaio realizado foi determinar a quantidade do material passante na peneira com abertura de malha de 0,075 mm, além da peneira de 0,075 mm, utiliza também a peneira de 1,19 mm e uma estufa para a secagem do material após a lavagem. A quantidade de brita 0 utilizada para esse experimento foi de 1000 gramas. O ensaio começa com a pesagem do material em uma balança de precisão, após sua pesagem, coloca o material na peneira de 1,19 mm com a peneira de 0,075 mm encaixada como exposto na figura 4.Sendo assim, ocorre a lavagem do material em água corrente como previsto pela NBR NM 46. A lavagem é encerrada quando perceber que não contém mais sedimentos na água após a passagem pela peneira de 0,075 mm. Peneira(pol.) Abertura(mm) Peso Peneiras (g) Agregado + Peneira (g) Retido (g) % Retida 1.1/2" " ,94 3/4" ,7 1/2" ,68 4" 4, ,6 8" 2, ,52 Fundo ,56 Fonte: Autor

10 10 Figura 4 - Peneiras usadas no ensaio de material pulverulento Fonte: Autores Com o material lavado, coloca o mesmo em uma capsula e armazena durante 24 horas em uma estufa, a figura 5 mostra o material após a lavagem. Após as 24 horas, pesa o material que esteve na estufa. Este experimento foi realizado outra vez, seguindo também todas as exigências da NBR NM 46. A tabela 4 apresenta a média dos resultados obtidos nos dois ensaios.

11 11 Figura 5- Amostra preparada para estufa Fonte: Autores Tabela 4 - Material Pulverulento Material Pulverulento: Tara (g): 164,35 Massa inicial (g): 1000 Massa final (g): 993,6 % Pulverulento: 0,64 Fonte: Autores. Para a brita 0 realizou os mesmos ensaios que a brita 1, porém o ensaio de granulometria foi realizado com peneiras e quantidade de material diferente do ensaio granulométrico realizado com brita 1. A série de peneiras é diferente conforme a NBR especifica para o material compor a camada de assentamento e quantidade de brita é diferente devido a NBR NM 45 especificar que para agregado com diâmetro máximo menor ou igual a 9,5 mm utiliza 2 quilos. A série de peneiras utilizadas para o ensaio granulométrico da brita 0 foram na seguinte ordem: 19 mm, 12 mm, 9,5 mm, 4,75 mm, 2,4 mm, 1,18 mm, 0,6 mm, 0,3 mm e 0,15 mm.

12 12 Para o ensaio granulométrico a NBR NM 45 recomenda utilizar 2 quilos de material, porém devido a capacidade da peneira, a quantidade de brita 0 utilizada foi 1000 gramas. O experimento foi realizado duas vezes, a tabela 5 abaixo mostra a média dos resultados encontrados nos dois ensaios feitos. Tabela 5 Brita 0 Peneira(pol.) Abertura(mm) Peso Agregado + Peneiras (g) Peneira (g) Retido (g) % Retida 3/4" ,6 451,69 0,09 0,00 1/2" ,96 504,86 7,9 0,4 3/8" 9,5 436,92 635,51 198,59 9,93 4" 4,75 454, , ,24 70,06 8" 2,4 422,42 784,2 361,78 18,09 16" 1,18 383,68 411,37 27,69 1, ,6 361,51 362,68 1,17 0, ,3 300,93 301,03 0,1 0, ,15 319,15 319,28 0,13 0,01 Fundo 377,23 378,55 1,32 0,07 Total: 2000,01 100,00 Fonte: Autores A brita 0, para compor o pavimento permeável como camada de assentamento é necessário que a quantidade de material pulverulento seja menor ou igual a 2%. O experimento foi realizado da mesma forma que foi feito na brita 1 e atende as exigências da NBR NM 46. Primeiro pesou 1000 gramas de material, depois ocorreu a lavagem do material no conjunto de peneiras, após sua lavagem o material é armazenado em cápsula e colocado na estufa no período de 24 horas. Ao final, pesa o material e encontra a quantidade de material passante na peneira de 0,075 mm. Realizando também duas vezes o ensaios com 1 quilo de brita, a tabela 6 a seguir apresenta a média dos resultados encontrados nos ensaios. Tabela 6 - Material Pulverulento Material Pulverulento: Tara (g): 182,99 Massa inicial (g): 500 Massa final (g): 681,49 % Pulverulento: 0,3 Fonte: Autores.

13 13 Para determinar a permeabilidade da placa permeável realizou o ensaio conforme normatizado no Anexo A - Determinação do coeficiente de permeabilidade de pavimento permeável, da NBR 16416:2015. O experimento foi feito no laboratório da Concretecno, situado na Ceilândia. Para realizar o experimento, foi necessária massa de calafetar, um cilindro com 300 mm de diâmetro, um recipiente com volume mínimo de 20 litros, que permita o derramamento controlado do volume de água e água limpa. A figura abaixo apresenta a placa drenante com o cilindro preparado para começar o experimento. Figura 6- Placa permeável com o cilindro fixado Fonte: Autores Primeiro deve-se realizar a pré-molhagem, utilizando 3600 gramas de água, cronometrando o tempo em que a água infiltra na placa. Controlando a vazão no qual despeja a água na placa no cilindro, mantendo o nível de água penetrando entre 10 e 15 mm que está destacado no cilindro. Quando o tempo de pré-molhagem é menor que 30 segundos, é necessário utilizar 18 quilos de água. Já quando o tempo de infiltração na pré-molhagem é maior que 30 segundos, é recomendado usar 3600 gramas de água. Ao realizar a prémolhagem da placa, o tempo encontrado foi de 58 segundos e assim foi necessário utilizar 3600 gramas de água para realizar o ensaio. Em menos de dois minutos após realizada a pré-molhagem, começa a despejar 3,6 quilos de água novamente no cilindro com a placa, controlando a vazão do mesmo modo que foi realizado pré-molhagem, mantendo o nível de água entre duas marcações no anel, entre 10 mm e 15 mm. O tempo é marcado quando a água entra em contato com a placa, ou seja,

14 14 quando começa a despejar. Realizou-se esse experimento 4 vezes, em 4 placas diferentes. Em todos os experimentos realizados, a placa apresentou um tempo de pré-molhagem maior que 30 segundos. Após realizar os 4 experimentos, a média do tempo encontrado ao fim do experimento foi de 1 minuto e 53 segundos. Para calcular o coeficiente de permeabilidade, a norma fornece a seguinte equação: Onde: K= coeficiente de permeabilidade expresso em milímetros por hora (mm/h) M= a massa de água infiltrada expressa em quilogramas (kg) D = diâmetro interno do cilindro de infiltração expresso em milímetros (mm) T=é o tempo necessário para toda água percolar expresso em segundos (s) C= fator de conversão de unidades do sistema SI, com valor igual A massa de água que infiltra é de 3,6 quilogramas, o diâmetro interno do cilindro de infiltração é igual a 300 mm, o tempo necessário para a água percolar são 113 segundos. Sendo assim, determina o coeficiente de permeabilidade. mm/h A placa drenante, a brita 1 e a brita 0 atendem as exigências da NBR para compor o pavimento permeável. Ainda no laboratório da Concretecno, montou o pavimento permeável com o auxílio de uma caixa de vidro.

15 15 Figura 7- Caixa de vidro 42x42x52 centímetros Fonte: Autores Figura 8- Sistema completo do pavimento permeável Fonte: Autores O pavimento permeável é composto por três camadas, a primeira camada é a placa de concreto permeável, a segunda camada é a camada de assentamento, a NBR em seu item 6.3-Requisitos da camada de assentamento- exige que sua espessura esteja entre 4 e 6

16 16 centímetros e o material utilizado é a brita 0. A última camada é a base, composta pela brita 1, sua espessura é a critério de projetista, a NBR associa a espessura da camada com necessidade de armazenamento de agua que o sistema é submetido. A estrutura permeável funcionou perfeitamente, todas as camadas permitiram a infiltração da água e a caixa de vidro facilitou analisar o desempenho da penetração da água nas camadas, não encontrando nenhum problema para percorrer as mesmas. 3. RESULTADOS E DISCUSSÕES: A partir dos ensaios realizados, são apresentados abaixo os resultados obtidos em cada material e comparados com parâmetros da norma. 3.1 Brita 0: De acordo com a NBR NM 45, foi realizado o ensaio de granulometria. A tabela 7 compara os valores encontrados no ensaio de granulometria realizado com a distribuição granulométrica esperada pela NBR para camada de assentamento. Peneira com abertura de malha Tabela 7- Comparação dos resultados obtidos (BRITA 0) Distribuição granulométrica recomendada para o material de assentamento, segundo a norma NBR 16416:2015 Porcentagem retida, em Distribuição granulométrica obtida pelo ensaio de granulometria (brita 0) Porcentagem retida, em massa % massa % 12,5 mm 0 0,40 9,5 mm 0 a 15 10,33 4,75 mm 70 a 90 80,39 2,36 mm 90 a ,47 1,16 mm 95 a ,86 Fonte: Autores. De acordo com NBR NM 46, realizou-se o ensaio de material passante na peneira com abertura de malha de 0,075 mm, por lavagem. O resultado encontrado foi 0,3% e a NBR exige que seja menor ou igual a 2%. A brita 0 apresentou uma distribuição granulométrica que atendeu as exigências previstas pela NBR e sua quantidade de material pulverulento foi 0,3% que também

17 17 atende a NBR Sendo assim, a brita 0 satisfaz a norma para ser o material da camada de assentamento. 3.2 Brita 1: De acordo com a NBR NM 45, foi realizado o ensaio de granulometria. A tabela 8 compara os valores encontrados no ensaio de granulometria com a distribuição granulométrica esperada pela NBR para camada de base e/ou sub-base. Peneira com abertura de malha Tabela 8- Comparação dos resultados obtidos (BRITA 1) Distribuição granulométrica recomendada para o material de assentamento, segundo a norma NBR 16416:2015 Porcentagem retida, em Distribuição granulométrica obtida pelo ensaio de granulometria (brita 1) Porcentagem retida, em massa % massa % 37,5 mm mm 0a 5 7,94 19 mm 5 a 35 42,64 12,5 mm 40 a 75 76,32 4,75 mm 90 a ,92 2,36 mm 95 a ,44 Fonte: Autores. De acordo com NBR NM 46, realizou-se o ensaio de material passante na peneira com abertura de malha de 0,075 mm, por lavagem. O resultado encontrado foi 0,6%, a NBR exige que seja menor ou igual a 2%. A brita 1 apresentou uma distribuição granulométrica que atendeu as exigências previstas pela NBR e sua quantidade de material pulverulento foi 0,3% que também atenda a NBR Sendo assim, a brita 1 satisfaz a norma para ser o material da camada de base.

18 Placa Permeável: O ensaio realizado com a placa permeável foi o Anexo A: Determinação do coeficiente de permeabilidade de pavimento permeável da NBR Ao determinar o coeficiente de permeabilidade da placa, o valor encontrado foi igual a 1,6x m/s,. A NBR exige que o coeficiente de permeabilidade da placa de concreto permeável encontrado pelo método de ensaio do anexo A e realizado em laboratório seja maior que m/s. A figura abaixo resume as considerações previas pela NBR para a determinação do coeficiente de permeabilidade em campo e em laboratório. Figura 9 Determinação do coeficiente de permeabilidade Fonte: NBR Pavimentos permeáveis O valor do coeficiente de permeabilidade encontrado pelo ensaio atende a NBR 16416, sendo que o valor encontrado 1,6x m/s é maior que m/s 3.4 Sistema Permeável Completo: A brita 0, brita 1 e a placa permeável atendem as exigências feita pela NBR para compor o pavimento permeável e assim foi feita uma analise a do pavimento permeável. O pavimento permeável foi apresentado na figura 6, sendo composto por camada de base, camada de assentamento e placa de concreto permeável.

19 19 A placa possui 80 mm de espessura, a camada de assentamento teve 40 mm, a NBR especifica que a camada esteja entre 20 mm e 60 mm sem compactação. Já a camada de base, utilizamos 180 mm, pois sua espessura refere-se exclusivamente a função de reservatório de água do pavimento permeável. Com esse dimensionamento, o pavimento permeável atendeu as expectativas sobre sua permeabilidade de água, provando que a estrutura permeável pode ser compostas pela brita 0, que é o material que compõe a camada assentamento, brita 1, que é o material utilizado na camada de base e a placa permeável,. Além disso, nota-se que é uma opção sustentável, já que a necessidade de métodos construtivos, que não agridem o meio ambiente, é inquestionável. 4. CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES: A análise do pavimento permeável em prol da inovação em pavimentação, visando benefícios para a população e para o meio ambiente mostrou-se extremamente satisfatória em relação aos seus objetivos, alcançando resultados que atenderam a todas as especificações e parâmetros determinados por norma. Diante dos resultados obtidos com os ensaios realizados com a brita 1 e brita 0, verificou-se que ambos podem compor a estrutura permeável. Desta forma para a execução deste método construtivo é necessário regularizar o terreno, prevendo as espessuras de cada camada. A utilização da manta geotêxtil é opcional, as características do solo impõem ou não seu uso. O próximo passo é o assentamento das camadas, a primeira camada assentada é composta pela brita 1, a segunda é formada pela brita 0. Por fim, distribui placas drenantes até a total pavimentação, assim formando a estrutura permeável. Observando-se os resultados, conclui-se que o piso drenante mostrou resultados extremamente eficientes e que é interessante fazer um investimento em estudos sobre o uso do piso drenante em larga escala no Brasil, visando no futuro usá-lo como alternativa ao piso convencional, frisando sempre que ele é um material necessário para a melhoria da qualidade de vida da população evitando possíveis desastres hídricos e é uma alternativa de construção sustentável que vêm para auxiliar a combater crise hídrica que vem afetando nosso país.

20 20 Vale ressaltar que os ensaios e testes realizados foram feitos em laboratório em sistema fechado. Sendo necessário avaliar o comportamento do piso drenante em campo e com um tempo maior de utilização. Realizar estudos com outros materiais disponíveis mercado, assim descobrindo novos tipos de bases e assentamento. Avaliando a sua correta aplicação, a fim de comparar e utilizar a que melhor se adéqua a necessidade do empreendimento.

21 21 REFERÊNCIAS ARAUJO, Paulo Roberto de; TUCCI, Carlos E. M.; GOLDENFUN, Joel A.. Avaliação da eficiência do pavimento permeável na redução de escoamento superficial. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, São Paulo, v. 5, n. 3, p.21-29, 10 set ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Pavimentos permeáveis de concreto Requisitos e procedimentos: NBR , Rio de Janeiro, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Agregados Determinação de massa unitária e do volume de vazios: NBR NM 45., Rio de Janeiro, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Agregados Determinação do material fino que passa através da peneira 0,075 mm: NBR NM 46., Rio de Janeiro, 2003 SALES, Tarso Luis. PAVIMENTO PERMEÁVEL COM SUPERFÍCIE EM BLOCOS DE CONCRETO DE ALTA POROSIDADE f. Tese (Doutorado) - Curso de Engenharia Civil, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, TOMAS,Plínio. Pavimento Poroso., Disponivel em: < Acesso em: 20 ago URBONAS,B.;STAHRE,P. Stormwater Best Managent Practices and Detetion. Prentince Hall, Englewood Cliffs, New Jersei, 450p. 1993

TIJOLOS DE ADOBE ESCOLA DE MINAS / 2015 / PROF. RICARDO FIOROTTO / MARTHA HOPPE / PAULA MATIAS

TIJOLOS DE ADOBE ESCOLA DE MINAS / 2015 / PROF. RICARDO FIOROTTO / MARTHA HOPPE / PAULA MATIAS TIJOLOS DE ADOBE ESCOLA DE MINAS / 2015 / PROF. RICARDO FIOROTTO / MARTHA HOPPE / PAULA MATIAS Este projeto tem como objetivo a fabricação de tijolos de adobe destinados à construção de casas através da

Leia mais

Nailsondas Perfurações de Solo Ltda

Nailsondas Perfurações de Solo Ltda APRESENTAÇÃO A Nailsondas Perfurações de Solo Ltda. é uma empresa que vem atuando no mercado desde 2002, prestando serviços em todo território nacional. Executando com excelência vários projetos por ano,

Leia mais

PAVIMENTOS INTERTRAVADO PERMEÁVEL COM JUNTAS ALARGADAS

PAVIMENTOS INTERTRAVADO PERMEÁVEL COM JUNTAS ALARGADAS PAVIMENTOS INTERTRAVADO PERMEÁVEL COM JUNTAS ALARGADAS Introdução Pavimentos permeáveis são definidos como aqueles que possuem espaços livres na sua estrutura onde a água pode atravessar. (FERGUSON, 2005).

Leia mais

A dissertação é dividida em 6 capítulos, incluindo este capítulo 1 introdutório.

A dissertação é dividida em 6 capítulos, incluindo este capítulo 1 introdutório. 1 Introdução A escolha racional dos sistemas estruturais em projetos de galpões industriais é um fator de grande importância para o desenvolvimento de soluções padronizadas e competitivas. No mercado brasileiro

Leia mais

Auditoria de Meio Ambiente da SAE/DS sobre CCSA

Auditoria de Meio Ambiente da SAE/DS sobre CCSA 1 / 8 1 OBJETIVO: Este procedimento visa sistematizar a realização de auditorias de Meio Ambiente por parte da SANTO ANTÔNIO ENERGIA SAE / Diretoria de Sustentabilidade DS, sobre as obras executadas no

Leia mais

FILTRO DISCO CERÂMICO À VÁCUO (FDVC)

FILTRO DISCO CERÂMICO À VÁCUO (FDVC) APLICAÇÃO Mineração Indústria metalúrgica Desaguamento de concentrados de minérios ferrosos e não-ferrosos Desaguamento de rejeitos e lamas Filtragem de polpa fina de oxido de alumínio O uso do Filtro

Leia mais

ESTRUTURA DO CURSO 08:00-10:00 RTQ-R

ESTRUTURA DO CURSO 08:00-10:00 RTQ-R Método de Simulação Edifícios residenciais Roberto Lamberts, PhD Veridiana A. Scalco, Dra Gabriel Iwamoto Rogério Versage, MSc Apoio: Márcio Sorgato, Carolina Carvalho e Mariana G. Bottamedi Rio de Janeiro,

Leia mais

IV Seminário de Iniciação Científica

IV Seminário de Iniciação Científica 385 AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO E DO MÓDULO DE ELASTICIDADE DO CONCRETO QUANDO SUBMETIDO A CARREGAMENTO PERMANENTE DE LONGA DURAÇÃO (Dt = 9 dias) Wilson Ferreira Cândido 1,5 ;Reynaldo Machado

Leia mais

Aula 03. Processadores. Prof. Ricardo Palma

Aula 03. Processadores. Prof. Ricardo Palma Aula 03 Processadores Prof. Ricardo Palma Definição O processador é a parte mais fundamental para o funcionamento de um computador. Processadores são circuitos digitais que realizam operações como: cópia

Leia mais

MÓDULO 2 Topologias de Redes

MÓDULO 2 Topologias de Redes MÓDULO 2 Topologias de Redes As redes de computadores de modo geral estão presentes em nosso dia adia, estamos tão acostumados a utilizá las que não nos damos conta da sofisticação e complexidade da estrutura,

Leia mais

TRATAMENTO DE ÁGUA: SISTEMA FILTRO LENTO ACOPLADO A UM CANAL DE GARAFFAS PET

TRATAMENTO DE ÁGUA: SISTEMA FILTRO LENTO ACOPLADO A UM CANAL DE GARAFFAS PET TRATAMENTO DE ÁGUA: SISTEMA FILTRO LENTO ACOPLADO A UM CANAL DE GARAFFAS PET Maick Sousa Almeida (1); Anderson Oliveira de Sousa (1); Ana Paula Araújo Almeida (2) (1) Universidade Estadual da Paraíba;

Leia mais

Dureza Rockwell. No início do século XX houve muitos progressos. Nossa aula. Em que consiste o ensaio Rockwell. no campo da determinação da dureza.

Dureza Rockwell. No início do século XX houve muitos progressos. Nossa aula. Em que consiste o ensaio Rockwell. no campo da determinação da dureza. A UU L AL A Dureza Rockwell No início do século XX houve muitos progressos no campo da determinação da dureza. Introdução Em 1922, Rockwell desenvolveu um método de ensaio de dureza que utilizava um sistema

Leia mais

Relatório da atividade nº 2 do módulo de Minas. Laboratório de Ciências do Ambiente I (modulo de Minas) Catarina Espregueira up201303364@fe.up.

Relatório da atividade nº 2 do módulo de Minas. Laboratório de Ciências do Ambiente I (modulo de Minas) Catarina Espregueira up201303364@fe.up. Relatório da atividade nº 2 do módulo de Minas DETERMINAÇÃO GRANULOMÉTRICA DE UM SOLO UTILIZANDO UM CYCLOSIZER Laboratório de Ciências do Ambiente I (modulo de Minas) Catarina Espregueira up201303364@fe.up.pt

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Departamento de Projetos e Obras MEMORIAL DESCRITIVO

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Departamento de Projetos e Obras MEMORIAL DESCRITIVO Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Departamento de Projetos e Obras PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ MEMORIAL DESCRITIVO EXECUÇÃO DE ADEQUAÇÃO

Leia mais

AVALIAÇÃO DE UM TANQUE DE DECANTAÇÃO DE SÓLIDOS UTILIZANDO FLUIDODINÂMICA COMPUTACIONAL

AVALIAÇÃO DE UM TANQUE DE DECANTAÇÃO DE SÓLIDOS UTILIZANDO FLUIDODINÂMICA COMPUTACIONAL AVALIAÇÃO DE UM TANQUE DE DECANTAÇÃO DE SÓLIDOS UTILIZANDO FLUIDODINÂMICA COMPUTACIONAL E. F. S. PEREIRA e L. M. N de Gois Universidade Federal da Bahia, Escola Politécnica, Departamento de Engenharia

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Figura 1: Tela de Apresentação do FaçaCalc.

MANUAL DO USUÁRIO. Figura 1: Tela de Apresentação do FaçaCalc. Apresentação MANUAL DO USUÁRIO O FAÇACALC é um software que realiza cálculos hidráulicos, tais como: Motor Hidráulico, Trocador de Calor, Acumulador Hidráulico e Cilindro Hidráulico. Na sessão Funcionalidades

Leia mais

Critério de Desenvolvimento da Embalagem de Transporte. Magda Cercan Junho/2013 São Paulo

Critério de Desenvolvimento da Embalagem de Transporte. Magda Cercan Junho/2013 São Paulo Critério de Desenvolvimento da Embalagem de Transporte Magda Cercan Junho/2013 São Paulo Magda Cercan Garcia Tecnôloga Mecânica em Processos de Produção e Projetos de Máquinas pela Faculdade de Tecnologia

Leia mais

PERMUTADOR DE PLACAS TP3

PERMUTADOR DE PLACAS TP3 PERMUTADOR DE PLACAS TP3 LABORATÓRIOS DE ENGENHARIA QUÍMICA I (2009/2010 1. Objectivos Determinação de coeficientes globais de transferência de calor num permutador de calor de placas. Cálculo da eficiência

Leia mais

JUMBO. a solução para construções em aço PORT

JUMBO. a solução para construções em aço PORT JUMBO a solução para construções em aço PORT Lasertube JUMBO Processo laser para tubos e perfis estruturais de médias e grande dimensões Lasertube JUMBO é o sistema mais inovador presente no mercado,

Leia mais

Avaliação Econômica Projeto de Inclusão Digital. Naercio Aquino Menezes Filho Centro de Políticas Públicas Insper FEA-USP e Fundação Itaú Social

Avaliação Econômica Projeto de Inclusão Digital. Naercio Aquino Menezes Filho Centro de Políticas Públicas Insper FEA-USP e Fundação Itaú Social Avaliação Econômica Projeto de Inclusão Digital Naercio Aquino Menezes Filho Centro de Políticas Públicas Insper FEA-USP e Fundação Itaú Social Estrutura da Apresentação 1) O que é a Avaliação Econômica?

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PARA BARREIRAS RIGIDAS EM CONCRETO ARMADO

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PARA BARREIRAS RIGIDAS EM CONCRETO ARMADO 1 de 6 1. OBJETIVO 1.1. A presente especificação tem por objetivo fixar as características técnicas e condições mínimas para aceitação dos serviços na execução de barreiras rígidas, em concreto armado,

Leia mais

PEQUENAS EMPRESAS E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS TENDÊNCIAS E PRÁTICAS ADOTADAS PELAS EMPRESAS BRASILEIRAS

PEQUENAS EMPRESAS E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS TENDÊNCIAS E PRÁTICAS ADOTADAS PELAS EMPRESAS BRASILEIRAS PEQUENAS EMPRESAS E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS TENDÊNCIAS E PRÁTICAS ADOTADAS PELAS EMPRESAS BRASILEIRAS EMENTA O presente estudo tem por finalidade abordar o comportamento recente das pequenas empresas na

Leia mais

ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA, ECONÔMICA E AMBIENTAL DE PROJETOS DE TRANSPORTE URBANO COLETIVO

ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA, ECONÔMICA E AMBIENTAL DE PROJETOS DE TRANSPORTE URBANO COLETIVO ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA, ECONÔMICA E AMBIENTAL DE PROJETOS DE TRANSPORTE URBANO COLETIVO Bianca Cipriano da Silva Zary Marcelino Aurelio Vieira da Silva Marcio de Almeida DAgosto ESTUDO DE VIABILIDADE

Leia mais

No contexto das ações de Pesquisa e Desenvolvimento

No contexto das ações de Pesquisa e Desenvolvimento Um método para avaliar o desempenho ótico de LEDs O LABelectron desenvolveu um método de testes para analisar influências ópticas em diferentes modos de acionamentos de LEDs André Andreta No contexto das

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO 2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (UNIFEI)

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO 2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (UNIFEI) 1 EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO 2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (UNIFEI) O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da Universidade Federal

Leia mais

Aula 4-Movimentos,Grandezas e Processos

Aula 4-Movimentos,Grandezas e Processos Movimentos de Corte Os movimentos entre ferramenta e peça durante a usinagem são aqueles que permitem a ocorrência do processo de usinagem.convencionalmente se supõe a peça parada e todo o movimento sendo

Leia mais

Prof. Dr. ENIO PAZINI FIGUEIREDO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL

Prof. Dr. ENIO PAZINI FIGUEIREDO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL IBRACON 2007 CT-MAB: VII Seminário de desenvolvimento sustentável e a reciclagem na construção civil Prof. Dr. ENIO PAZINI FIGUEIREDO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL

Leia mais

Arquitecturas de Software Enunciado de Projecto 2007 2008

Arquitecturas de Software Enunciado de Projecto 2007 2008 UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO Arquitecturas de Software Enunciado de Projecto 2007 2008 1 Introdução Na primeira metade da década de 90 começaram a ser desenvolvidas as primeiras

Leia mais

RECOMENDAÇÕES DA OUVIDORIA DA AGERSA

RECOMENDAÇÕES DA OUVIDORIA DA AGERSA RECOMENDAÇÕES DA OUVIDORIA DA AGERSA MENSAGEM AO CONSUMIDOR ADMINISTRE A SUA CONTA DE ÁGUA PORQUE ADMINISTRAR Na maioria das vezes o morador de um imóvel ou o síndico de um condomínio somente se apercebe

Leia mais

Nota Técnica sobre centrais de GLP, com operação de sistema Pit Stop

Nota Técnica sobre centrais de GLP, com operação de sistema Pit Stop Nota Técnica sobre centrais de GLP, com operação de sistema Pit Stop Sumário Executivo Esta Nota Técnica tem por finalidade comprovar a existência de sustentação técnica e motivação econômica para estabelecer

Leia mais

Biogás. Página 1 de 5

Biogás. Página 1 de 5 Biogás O atual sistema económico conduz à produção de grandes quantidades de resíduos agrícolas, industriais e domésticos, os quais, podem conter componentes importantes e valiosos, revelando-se ainda

Leia mais

Rodrigo Claudino Diogo 1, Valéria A. Ribeiro de Lima 2, Vanusa Maria de Paula 3, Rosymeire Evangelista Dias 4

Rodrigo Claudino Diogo 1, Valéria A. Ribeiro de Lima 2, Vanusa Maria de Paula 3, Rosymeire Evangelista Dias 4 A formação docente em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Educação Ambiental TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA SALA DE AULA: PRODUÇÃO DE VÍDEOS POR MEIO DE SMARTPHONES COMO UMA POSSIBILIDADE VIÁVEL

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS NS020 LAVAGEM DE REDES DE ÁGUA Revisão: 02 Abr.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS NS020 LAVAGEM DE REDES DE ÁGUA Revisão: 02 Abr. SUMÁRIO 1. Objetivo e campo de aplicação...2 2. Referências...2 3. Definições...2 4. Condições para início dos serviços...3 4.1 Lavagem de redes existentes...3 4.2 Lavagem de redes novas...3 5. Materiais

Leia mais

Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Engenharia Civil Departamento de Estruturas. Elementos estruturais. Prof. MSc. Luiz Carlos de Almeida

Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Engenharia Civil Departamento de Estruturas. Elementos estruturais. Prof. MSc. Luiz Carlos de Almeida Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Engenharia Civil Departamento de Estruturas Elementos estruturais Notas de aula da disciplina AU405 Concreto Prof. MSc. Luiz Carlos de Almeida Agosto/2006

Leia mais

Deswik.Sched. Sequenciamento por Gráfico de Gantt

Deswik.Sched. Sequenciamento por Gráfico de Gantt Deswik.Sched Sequenciamento por Gráfico de Gantt SOLUÇÕES EM SEQUENCIAMENTO DE LAVRA QUE NOS DIFERENCIAM Uma abordagem dinâmica e moderna para o sequenciamento de lavra Desde gráficos de Gantt interativos

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 469 DE 11 DE DEZEMBRO DE 2013.

RESOLUÇÃO Nº 469 DE 11 DE DEZEMBRO DE 2013. RESOLUÇÃO Nº 469 DE 11 DE DEZEMBRO DE 2013. Altera dispositivos e os Anexos da Resolução CONTRAN nº 402, de 26 de abril de 2012, com redação dada pelas Deliberações nº 104 de 24 de dezembro de 2010 e nº

Leia mais

mercado de cartões de crédito, envolvendo um histórico desde o surgimento do produto, os agentes envolvidos e a forma de operação do produto, a

mercado de cartões de crédito, envolvendo um histórico desde o surgimento do produto, os agentes envolvidos e a forma de operação do produto, a 16 1 Introdução Este trabalho visa apresentar o serviço oferecido pelas administradoras de cartões de crédito relacionado ao produto; propor um produto cartão de crédito calcado na definição, classificação

Leia mais

Observando embalagens

Observando embalagens Observando embalagens A UUL AL A O leite integral é vendido em caixas de papelão laminado por dentro. Essas embalagens têm a forma de um paralelepípedo retângulo e a indicação de que contêm 1000 ml de

Leia mais

Araucária Serviços Topográficos, Projetos e Consultoria CNPJ 05.807.308/0001-67 - São José do Ouro/RS Tel.: 54-3352-1963

Araucária Serviços Topográficos, Projetos e Consultoria CNPJ 05.807.308/0001-67 - São José do Ouro/RS Tel.: 54-3352-1963 PARECER TÉCNICO LU 001/16 Data Vistoria: 19/04/2016 Município: Maximiliano de Almeida - RS Técnicos: Ilton Nunes dos Santos, Vilso Silvestro, Paula Cristina Pomorski e Dienifer Bombana Hora: 9:50 h 1.

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Handhelds, Manutenção de Subestação, Tecnologia da Informação.

PALAVRAS-CHAVE Handhelds, Manutenção de Subestação, Tecnologia da Informação. 21 a 25 de Agosto de 2006 Belo Horizonte - MG Utilização de Computadores de Mão (Handheld) pelos Eletricistas da Manutenção de Subestação e Linhas da AES Eletropaulo no Controle de Inspeções e Ordens de

Leia mais

Obtenção Experimental de Modelos Matemáticos Através da Reposta ao Degrau

Obtenção Experimental de Modelos Matemáticos Através da Reposta ao Degrau Alunos: Nota: 1-2 - Data: Obtenção Experimental de Modelos Matemáticos Através da Reposta ao Degrau 1.1 Objetivo O objetivo deste experimento é mostrar como se obtém o modelo matemático de um sistema através

Leia mais

PLANOS DE CONTINGÊNCIA, PROGRAMA DE ALERTA E PREPARAÇÃO DE COMUNIDADES PARA EMERGÊNCIAS LOCAIS

PLANOS DE CONTINGÊNCIA, PROGRAMA DE ALERTA E PREPARAÇÃO DE COMUNIDADES PARA EMERGÊNCIAS LOCAIS PLANOS DE CONTINGÊNCIA, PROGRAMA DE ALERTA E PREPARAÇÃO DE COMUNIDADES PARA EMERGÊNCIAS LOCAIS Eduardo Lucena C. de Amorim 1 - INTRODUÇÃO IMPACTOS AMBIENTAIS O impacto ambiental é um desequilíbrio provocado

Leia mais

Análise Qualitativa no Gerenciamento de Riscos de Projetos

Análise Qualitativa no Gerenciamento de Riscos de Projetos Análise Qualitativa no Gerenciamento de Riscos de Projetos Olá Gerente de Projeto. Nos artigos anteriores descrevemos um breve histórico sobre a história e contextualização dos riscos, tanto na vida real

Leia mais

Comissão Permanente de Licitação. Prezados Senhores, bom dia!

Comissão Permanente de Licitação. Prezados Senhores, bom dia! Comissão Permanente de Licitação De: Licitação Espectro 3D [licitacao@espectro3d.com.br] Enviado em: terça-feira, 27 de janeiro de 2015 10:24 Para: Comissão Permanente de Licitação Assunto: Esclarecimentos

Leia mais

Estudo de Caso Reutilização de Água em Usina de Destilaria de Etanol Hidratado e Fabricação de Açúcar Através de Torres de Resfriamento

Estudo de Caso Reutilização de Água em Usina de Destilaria de Etanol Hidratado e Fabricação de Açúcar Através de Torres de Resfriamento Estudo de Caso Reutilização de Água em Usina de Destilaria de Etanol Hidratado e Fabricação de Açúcar Através de Torres de Resfriamento Empresa: Usina Açucareira Passos S/A Usina Itaiquara Endereço: Fazenda

Leia mais

Avaliação MT-611-00003 Última Atualização 25/04/2012

Avaliação MT-611-00003 Última Atualização 25/04/2012 Avaliação MT-611-00003 Última Atualização 25/04/2012 I. Objetivos Após completar este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Entender os conceitos envolvidos no processo de avaliação realizado pela

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO. Elaborado por Gildenir Carolino Santos Grupo de Pesquisa LANTEC

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO. Elaborado por Gildenir Carolino Santos Grupo de Pesquisa LANTEC UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO Elaborado por Gildenir Carolino Santos Grupo de Pesquisa LANTEC Campinas Fevereiro 2014 2 opyleft Gildenir C. Santos, 2014. Biblioteca - Faculdade

Leia mais

Aula Prática 1 - Gerador Van de Graaff e interação entre corpos carregados

Aula Prática 1 - Gerador Van de Graaff e interação entre corpos carregados Aula Prática 1 - Gerador Van de Graaff e interação entre corpos carregados Disciplinas: Física III (DQF 06034) Fundamentos de Física III (DQF 10079) Departamento de Química e Física- CCA/UFES Objetivo:

Leia mais

QUESTÕES PARA A 3ª SÉRIE ENSINO MÉDIO MATEMÁTICA 2º BIMESTE SUGESTÕES DE RESOLUÇÕES

QUESTÕES PARA A 3ª SÉRIE ENSINO MÉDIO MATEMÁTICA 2º BIMESTE SUGESTÕES DE RESOLUÇÕES QUESTÕES PARA A 3ª SÉRIE ENSINO MÉDIO MATEMÁTICA 2º BIMESTE QUESTÃO 01 SUGESTÕES DE RESOLUÇÕES Descritor 11 Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas. Os itens referentes a

Leia mais

Cronograma - Seguindo o plano de metas da USP para 2015

Cronograma - Seguindo o plano de metas da USP para 2015 GT - Atividade Docente avaliação, valorização do ensino e carreira / diretrizes gerais. Cronograma - Seguindo o plano de metas da USP para 2015 O documento mestre conceitual que apresentamos tem a função

Leia mais

UNEMAT Universidade do Estado de Mato Grosso. INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E PREDIAIS Professora: Engª Civil Silvia Romfim

UNEMAT Universidade do Estado de Mato Grosso. INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E PREDIAIS Professora: Engª Civil Silvia Romfim UNEMAT Universidade do Estado de Mato Grosso INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E PREDIAIS Professora: Engª Civil Silvia Romfim INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA QUENTE 2 Instalações de água quente Generalidades As instalações

Leia mais

EDITAL DA III COMPETIÇÃO PONTE DE MACARRÃO

EDITAL DA III COMPETIÇÃO PONTE DE MACARRÃO EDITAL DA III COMPETIÇÃO PONTE DE MACARRÃO 1. Disposições gerais 1.1. Tema do concurso Modalidade: Ponte de Macarrão 1.1.1. A tarefa proposta é a construção e o teste de carga de uma ponte treliçada, utilizando

Leia mais

MATEMÁTICA. Professor Diego Viug

MATEMÁTICA. Professor Diego Viug MATEMÁTICA Professor Diego Viug PORCENTAGEM QUESTÃO 1 Os dados do gráfico foram coletados por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Supondo-se que, no Sudeste, 14900 estudantes foram entrevistados

Leia mais

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Setembro 2008. Prof. Dr. João da Rocha Lima Jr.

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Setembro 2008. Prof. Dr. João da Rocha Lima Jr. Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Setembro 2008 COMO FAZER A IDENTIFICAÇÃO DAS VANTAGENS E RISCOS DAS PERMUTAS NOS EMPREENDIMENTOS RESIDENCIAIS Prof. Dr. João da Rocha

Leia mais

VIII Oficinas de Formação A Escola na Sociedade da Informação e do Conhecimento praticar ao Sábado. E-learning. 3 de Março de 2007

VIII Oficinas de Formação A Escola na Sociedade da Informação e do Conhecimento praticar ao Sábado. E-learning. 3 de Março de 2007 VIII Oficinas de Formação A Escola na Sociedade da Informação e do Conhecimento praticar ao Sábado E-learning 3 de Março de 2007 Plataformas de E-learning em contexto educativo Intervenção de José Luís

Leia mais

CONSIDERAÇÕES BÁSICAS SOBRE PROJETO DE MUSEU DE ARTES VISUAIS 1

CONSIDERAÇÕES BÁSICAS SOBRE PROJETO DE MUSEU DE ARTES VISUAIS 1 CONSIDERAÇÕES BÁSICAS SOBRE PROJETO DE MUSEU DE ARTES VISUAIS 1 PONTOS- CHAVE Possibilidade de expansão Circulações (atender as normas/ser espaço de transição/exposição) Armazenamento/Depósito Controle

Leia mais

Título do Case: O impacto do layout na agilidade dos processos

Título do Case: O impacto do layout na agilidade dos processos Título do Case: O impacto do layout na agilidade dos processos Categoria: Projetos Externos Temática: Segundo Setor Resumo: O presente case expõe a aplicabilidade de um projeto externo que desafia as acomodações

Leia mais

Fundamentos de Bancos de Dados 3 a Prova Caderno de Questões

Fundamentos de Bancos de Dados 3 a Prova Caderno de Questões Fundamentos de Bancos de Dados 3 a Prova Caderno de Questões Prof. Carlos A. Heuser Dezembro de 2009 Duração: 2 horas Prova com consulta Questão 1 (Construção de modelo ER) Deseja-se projetar a base de

Leia mais

BLOCOS DE CONCRETO PARA VEDAÇÃO A PARTIR DE AGREGADOS DE RESÍDUOS DE GESSO E CONCRETO: UMA CONTRIBUIÇÃO À GESTÃO DE RESÍDUOS E AO CONFORTO AMBIENTAL

BLOCOS DE CONCRETO PARA VEDAÇÃO A PARTIR DE AGREGADOS DE RESÍDUOS DE GESSO E CONCRETO: UMA CONTRIBUIÇÃO À GESTÃO DE RESÍDUOS E AO CONFORTO AMBIENTAL BLOCOS DE CONCRETO PARA VEDAÇÃO A PARTIR DE AGREGADOS DE RESÍDUOS DE GESSO E CONCRETO: UMA CONTRIBUIÇÃO À GESTÃO DE RESÍDUOS E AO CONFORTO AMBIENTAL Raquel de A. F. Ramos de CASTRO; Régis de Castro FERREIRA

Leia mais

Manual Mobuss Construção - Móvel

Manual Mobuss Construção - Móvel Manual Mobuss Construção - Móvel VISTORIA & ENTREGA - MÓVEL Versão 1.0 Data 22/04/2014 Mobuss Construção - Vistoria & Entrega Documento: v1.0 Blumenau SC 2 Histórico de Revisão Versão Data Descrição 1.0

Leia mais

DK105 GROVE. Temperatura e Umidade. Radiuino

DK105 GROVE. Temperatura e Umidade. Radiuino DK105 GROVE Temperatura e Umidade Radiuino O presente projeto visa mostrar uma básica aplicação com o Kit DK 105 Grove. Utilizamos um sensor de umidade e temperatura Grove juntamente ao nó sensor para

Leia mais

LT 500kV MARIMBONDO - ASSIS MEMORIAL DO PROJETO BÁSICO DE FUNDAÇÕES

LT 500kV MARIMBONDO - ASSIS MEMORIAL DO PROJETO BÁSICO DE FUNDAÇÕES 24/09/2013 Complementação torres MF SA 0A 03/05/2013 Emissão Inicial MF SA Rev. Data Descrição Por Aprovação Nome da Obra Título do Documento Projeto MARCOS F. 24/09/2013 Nº Rev Folha 1/13 Aprovação SÉRGIO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA PLANO DE ENSINO PERÍODO LETIVO: 2008/2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA PLANO DE ENSINO PERÍODO LETIVO: 2008/2 DISCIPLINA: Créditos: 6 Caráter: Obrigatório Professor regente: Ály Ferreira Flores Filho UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA PLANO DE ENSINO

Leia mais

MODELOS INTUITIVOS DE VIGAS VIERENDEEL PARA O ESTUDO DO DESEMPENHO ESTRUTURAL QUANDO SUJEITAS A APLICAÇÃO DE CARREGAMENTOS

MODELOS INTUITIVOS DE VIGAS VIERENDEEL PARA O ESTUDO DO DESEMPENHO ESTRUTURAL QUANDO SUJEITAS A APLICAÇÃO DE CARREGAMENTOS Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 22 a 25 de outubro, 2012 266 MODELOS INTUITIVOS DE VIGAS VIERENDEEL PARA O ESTUDO DO DESEMPENHO ESTRUTURAL QUANDO SUJEITAS A APLICAÇÃO DE CARREGAMENTOS

Leia mais

TECNOBIO BIOPROCESSOS AMBIENTAIS PROGRAMA DE TRATAMENTO E MONITORAMENTO DA AREIA DA PRAIA Histórico Os microorganismos representam um componente significativo da areia de praia (NESTOR et al, 1984; CODINACHS

Leia mais

Implantação de um serviço de limpeza terminal a vapor em salas operatórias

Implantação de um serviço de limpeza terminal a vapor em salas operatórias Implantação de um serviço de limpeza terminal a vapor em salas operatórias Sandra Terumi Yoshino 1 1. Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e pós graduada em Enfermagem em

Leia mais

FONTES DE ENERGIA. Energia. [Do gr. energéia, pelo lat. energia]. 1. Maneira como se

FONTES DE ENERGIA. Energia. [Do gr. energéia, pelo lat. energia]. 1. Maneira como se Energia. [Do gr. energéia, pelo lat. energia]. 1. Maneira como se exerce uma força. 2. Força moral; firmeza. 3. Vigor, força. 4. Filos. Segundo Aristóteles, o exercício mesmo da atividade, em oposição

Leia mais

A Mongeral Aegon é a seguradora mais antiga do Brasil em atividade contínua;

A Mongeral Aegon é a seguradora mais antiga do Brasil em atividade contínua; QUEM SOMOS A Mongeral Aegon é a seguradora mais antiga do Brasil em atividade contínua; Especializada em Vida e Previdência, possui portfólio completo para assegurar nossos clientes e seus familiares dos

Leia mais

b. Referencias bibliográficas, endereço da página.

b. Referencias bibliográficas, endereço da página. Roteiro para Apresentação de Questões Orientações: 1. Cada grupo (e cada integrante do grupo) será responsável em pesquisar, responder e apresentar as questões (mostradas a seguir para cada grupo), bem

Leia mais

WN&P Comunicação. Rio de Janeiro Gabriel Versiani gabriel.versiani@wnp.com.br 21 2507-1821. Merck Millipore na FENASAN 2012

WN&P Comunicação. Rio de Janeiro Gabriel Versiani gabriel.versiani@wnp.com.br 21 2507-1821. Merck Millipore na FENASAN 2012 Press release Mais informações WN&P Comunicação Rio de Janeiro Gabriel Versiani gabriel.versiani@wnp.com.br 21 2507-1821 São Paulo Suelen Rodrigues suelen.rodrigues@wnp.com.br 11 5095-2660 De 06 a 08 de

Leia mais

Brasil está entre os países que mais utilizam drones

Brasil está entre os países que mais utilizam drones Brasil está entre os países que mais utilizam drones Veículos aéreos não tripulados são usados em missões de vigilância terrestre e marítima de fronteiras, além de varreduras antibomba e perícias de obras

Leia mais

MODELO SUGERIDO PARA PROJETO DE PESQUISA

MODELO SUGERIDO PARA PROJETO DE PESQUISA MODELO SUGERIDO PARA PROJETO DE PESQUISA MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA (Hospital Regional do Mato Grosso do Sul- HRMS) Campo Grande MS MÊS /ANO TÍTULO/SUBTÍTULO DO PROJETO NOME DO (s) ALUNO

Leia mais

OPERAÇÕES COM FRAÇÕES

OPERAÇÕES COM FRAÇÕES OPERAÇÕES COM FRAÇÕES Adição A soma ou adição de frações requer que todas as frações envolvidas possuam o mesmo denominador. Se inicialmente todas as frações já possuírem um denominador comum, basta que

Leia mais

INFLUÊNCIA DOS AGREGADOS GRAÚDOS RECICLADOS DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO PREDIAL NAS PROPRIEDADES DO CONCRETO FRESCO E ENDURECIDO

INFLUÊNCIA DOS AGREGADOS GRAÚDOS RECICLADOS DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO PREDIAL NAS PROPRIEDADES DO CONCRETO FRESCO E ENDURECIDO INFLUÊNCIA DOS AGREGADOS GRAÚDOS RECICLADOS DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO PREDIAL NAS PROPRIEDADES DO CONCRETO FRESCO E ENDURECIDO NUNES, Wesley Carlos 1 ; FIGUEIREDO, Enio José Pazini 2 Palavras-chave: Agregados

Leia mais

MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS CONFORME ABNT NBR 15594-3

MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS CONFORME ABNT NBR 15594-3 MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS CONFORME ABNT NBR 15594-3 MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS CONFORME ABNT NBR 15594-3 Periodicidade Tipos de manutenção Equipamentos MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS CONFORME ABNT NBR 15594-3

Leia mais

XII BioCiências: Mostra de Projetos Experimentais de Itumbiara-GO 1 Caracterização da Proposta

XII BioCiências: Mostra de Projetos Experimentais de Itumbiara-GO 1 Caracterização da Proposta XII BioCiências: Mostra de Projetos Experimentais de Itumbiara-GO XII BI CIÊNCIAS 1 Caracterização da Proposta O curso de Ciências Biológicas do ILES/ULBRA Itumbiara-GO, iniciou no ano de 2006 a primeira

Leia mais

BIT 374 LAÇAMENTO PEUGEOT 3008

BIT 374 LAÇAMENTO PEUGEOT 3008 CIRCULAR REDE De : DIREÇÃO PEÇAS E SERVIÇOS Para : Rede de Concessionárias Data : 03/11/2010 Código Circular: 374 Depto 11/10 Página (s) : 07 Cc: Gerentes regionais Peças e Serviços Peugeot Direção PBRA

Leia mais

Baja SAE BRASIL Etapa Nordeste 2015. Informativo 09 Avaliações e Pontuação

Baja SAE BRASIL Etapa Nordeste 2015. Informativo 09 Avaliações e Pontuação Baja SAE BRASIL Etapa Nordeste 2015 Informativo 09 Avaliações e Pontuação Camaçari, 08 de Julho de 2015 Prezados Participantes, Seguindo o modelo da competição nacional, a competição Baja SAE Brasil -

Leia mais

O ESTILO DE VIDA E A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA DOS FUNCIONÁRIOS DA REITORIA / UFAL PARTICIPANTES DO PROGRAMA DE GINÁSTICA LABORAL

O ESTILO DE VIDA E A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA DOS FUNCIONÁRIOS DA REITORIA / UFAL PARTICIPANTES DO PROGRAMA DE GINÁSTICA LABORAL O ESTILO DE VIDA E A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA DOS FUNCIONÁRIOS DA REITORIA / UFAL PARTICIPANTES DO PROGRAMA DE GINÁSTICA LABORAL ANDRÉA BENTO DOS SANTOS¹ CASSIO HARTMANN² (1)GRADUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Leia mais

Prefeitura Municipal de Vila Velha Estado do Espírito Santo Secretaria de Meio Ambiente RAP - RELATÓRIO AMBIENTAL PRELIMINAR

Prefeitura Municipal de Vila Velha Estado do Espírito Santo Secretaria de Meio Ambiente RAP - RELATÓRIO AMBIENTAL PRELIMINAR RAP - RELATÓRIO AMBIENTAL PRELIMINAR (OBS.: ESTE FORMATO NÃO PODERÁ SER ALTERADO, DEVENDO SER PREENCHIDO À MÃO, COM LETRA LEGÍVEL) 1.1. Representante legal 1. INFORMAÇÕES GERAIS Nome:... Telefone para

Leia mais

Proposta e desenvolvimento de um sistema de controle de baixo custo para irrigação automatizada

Proposta e desenvolvimento de um sistema de controle de baixo custo para irrigação automatizada II Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG - Campus Bambuí II Jornada Científica 19 a 23 de Outubro de 2009 Proposta e desenvolvimento de um sistema de controle de baixo custo para irrigação automatizada

Leia mais

RELATÓRIO PARA A. SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS

RELATÓRIO PARA A. SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE Este relatório é uma versão resumida do relatório técnico

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA INCLUSÃO DE PERIÓDICOS NO PORTAL DE PERIÓDICOS FCLAR UNESP

PROCEDIMENTOS PARA INCLUSÃO DE PERIÓDICOS NO PORTAL DE PERIÓDICOS FCLAR UNESP PROCEDIMENTOS PARA INCLUSÃO DE PERIÓDICOS NO PORTAL DE PERIÓDICOS FCLAR UNESP Os editores interessados em incluir sua revista no Portal de Periódicos FCLAr UNESP, devem apresentar um breve projeto, em

Leia mais

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO INDÚSTRIA MADEIREIRA Desdobro Secundário da Madeira. Tipo de Curso d água Nome Bacia Hidrográfica

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO INDÚSTRIA MADEIREIRA Desdobro Secundário da Madeira. Tipo de Curso d água Nome Bacia Hidrográfica 1. INFORMAÇÕES GERAIS PROJETO DE IMPLANTAÇÃO INDÚSTRIA MADEIREIRA Desdobro Secundário da Madeira 1.1. Ocorrência Hídrica Tipo de Curso d água Nome Bacia Hidrográfica Distância do empreendimento (m) 1.2.

Leia mais

Treinamento IMPERGEL PU

Treinamento IMPERGEL PU Treinamento IMPERGEL PU Posicionamento do Produto (Versões) Os Produtos do sistema IMPERGEL O que é tinta??? O que é um substrato??? Sistemas de pintura Tratamento de superfície ou substrato Principais

Leia mais

Projetos na construção civil. Projetos na construção civil. Projeto Arquitetônico. Projeto Arquitetônico Planta Baixa. Projeto Arquitetônico

Projetos na construção civil. Projetos na construção civil. Projeto Arquitetônico. Projeto Arquitetônico Planta Baixa. Projeto Arquitetônico Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Engenharia Civil Tecnologia da Construção Civil I Elementos constitutivos de um projeto interpretação, exame e análise Projeto

Leia mais

3.2. Bibliotecas. Biblioteca Professor Antônio Rodolpho Assenço, campus Asa Sul: Os espaços estão distribuídos da seguinte forma:

3.2. Bibliotecas. Biblioteca Professor Antônio Rodolpho Assenço, campus Asa Sul: Os espaços estão distribuídos da seguinte forma: 1 3.2. Bibliotecas Contam as Faculdades UPIS com a Biblioteca Professor Antônio Rodolpho Assenço e a Biblioteca do Campus II, que atuam como centros dinâmicos de informação, atendendo o corpo docente e

Leia mais

Tecnologia da Construção Civil - I Locação de Obra e Serviços em Terra. Roberto Monteiro

Tecnologia da Construção Civil - I Locação de Obra e Serviços em Terra. Roberto Monteiro Tecnologia da Construção Civil - I Locação de Obra e Serviços em Terra Limpeza do terreno Dependendo do porte da obra e da declividade do terreno serão necessários a utilização de equipamentos de grande

Leia mais

UM JOGO BINOMIAL 1. INTRODUÇÃO

UM JOGO BINOMIAL 1. INTRODUÇÃO 1. INTRODUÇÃO UM JOGO BINOMIAL São muitos os casos de aplicação, no cotidiano de cada um de nós, dos conceitos de probabilidade. Afinal, o mundo é probabilístico, não determinístico; a natureza acontece

Leia mais

SPED Contábil - Versão 3.1.9

SPED Contábil - Versão 3.1.9 SPED Contábil - Versão 3.1.9 A Escrituração Contábil Digital (ECD) é parte integrante do projeto SPED e tem por objetivo a substituição da escrituração em papel pela escrituração transmitida via arquivo,

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Artur Petean Bove Junior Mercado e Tecnologias futuras ETEP Faculdades Sistema operacional é o software responsável pela criação do ambiente de trabalho da máquina. Sendo a camada

Leia mais

SAC 0800-VEDACIT 0800-833-2248 DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) 2902-5522 DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45

SAC 0800-VEDACIT 0800-833-2248 DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) 2902-5522 DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45 Produto CIMENTOL é uma tinta impermeável de grande durabilidade, que mantém a boa aparência por mais tempo. Apresenta ótima aderência sobre alvenaria, concreto e fibrocimento. Características Aparência:

Leia mais

RESOLUÇÃO SESA nº 0318, DE 31 DE JULHO DE 2002

RESOLUÇÃO SESA nº 0318, DE 31 DE JULHO DE 2002 RESOLUÇÃO SESA nº 0318, DE 31 DE JULHO DE 2002 O SECRETÁRIO DE ESTADO DA, no uso de suas atribuições, de acordo com o disposto na Lei Federal n.º 8080/90, artigos 15, I e XI, 17, III e XI e na Lei Estadual

Leia mais

Recursos energéticos e os desafios ambientais

Recursos energéticos e os desafios ambientais Recursos energéticos e os desafios ambientais Recursos naturais Tudo que o homem retira da natureza que lhe tem proveito. Classificação Renováveis São recursos que podem ser repostos. Classificação Não-renováveis

Leia mais

DIMENSÕES DE PESQUISA EM ENGENHARIA DE SOFTWARE

DIMENSÕES DE PESQUISA EM ENGENHARIA DE SOFTWARE ESPECIAL Engenharia de Software DIMENSÕES DE PESQUISA EM ENGENHARIA DE SOFTWARE por Paulo Borba DECISÕES IMPORTANTES A SEREM TOMADAS NOS PROJETOS E NA CARREIRA DE UM PESQUISADOR EM ENGENHARIA DE SOFTWARE.

Leia mais

2 03/11 Relatório Final R.A. O.S. O.A. PU. 1 30/09 Alterado Endereço do Terreno R.A. O.S. O.A. PU

2 03/11 Relatório Final R.A. O.S. O.A. PU. 1 30/09 Alterado Endereço do Terreno R.A. O.S. O.A. PU Código Rev. Folha SD.KLA.PA.RE.001 2 1/ Código do cliente Rev. 0 KLABIN S. A. PARANAGUA PR TERRENO ROCHA RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO GEOTÉCNICA FUROS DE SONDAGENS Cliente : KLABIN S. A. Obra : LEVANTAMENTO

Leia mais