Autodesk Inventor 9. Tutoriais.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Autodesk Inventor 9. Tutoriais. www.mapdata.com.br"

Transcrição

1 Autodesk Inventor 9 Tutoriais

2 Autodesk Inventor Tutoriais Autodesk Inventor Tutoriais ÍNDICE Tutorial Tutorial Tutorial Tutorial Tutorial Tutorial Tutorial Tutorial Tutorial Tutorial Tutorial Tutorial Tutorial Tutorial Tutorial Tutorial Tutorial Tutorial Tutorial Tutorial Tutorial Tutorial

3 1 Tutorial 01 Após o término deste tutorial o usuário terá aprendido à: Desenhar um esboço simples (Sketch) Colocar Constraints (Restrições geométricas) Dimensionar um esboço (General Dimension) Criar feature de Extrusão (Extrude) Criar feature de Furos (Holes)

4 2 1 Para iniciar o tutorial, primeiramente clique no botão New ( ) na barra de ferramentas Standard. No quadro de diálogo dê um duplo clique na Template Curso_Inventor.IPT (criada no tutorial 1). 2 Desenhe a sketch (esboço) abaixo, e adicione as dimensões e restrições (constraints) necessárias. 3 Coloque restrição Equal ( ) entre os arcos, pois eles possuem a mesma dimensão e restrição colinear ( ) entre as duas linhas horizontais (que fazem tangência aos arcos). Dimensione conforme mostrado na figura abaixo, utilizando a ferramenta General dimension ( ). 4 - Finalize a Sketch clicando no botão Return from 2D sketch to part ( ). Posicione a vista de forma isométrica, para isso clique com o botão direito do mouse e selecione Isometric View.

5 3 5 - Selecione o comando Extrude ( ) e escolha no campo Extents a opção Distance. Entre com uma distância de 18mm. 6 - Após concluída a extrusão, clique no botão 2D Sketch ( ) e selecione a face inferior do modelo. Para acessar o comando New Sketch, pode-se também clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção New Sketch, ou simplesmente digite a letra S e selecione a face desejada. 7 - Criar dois pontos de centro utilizando o comando Point Hole Center ( ). Dimensione conforme indicado abaixo, adicione também uma restrição Horizontal ( ) entre os dois pontos. Selecione o botão Return ( ) para finalizar a Sketch.

6 4 8 - Utilizando o comando Hole ( ), crie dois furos roscados nos pontos criados anteriormente. Para definir os parâmetros dos furos roscados, preencha as opções do quadro de diálogo conforme dados que seguem abaixo. Parâmetros dos Furos Roscados: Termination: Distance Profundidade da rosca: 15mm Tool Geometry: Tapped e Full Depth Thread Type: ISO Metric profile Nominal Size: 6mm Pitch: M6x1 Angle: Utilizando novamente o comando 2D Sketch ( ), crie uma nova Sketch na face superior do modelo, conforme figura abaixo (da esquerda). Crie um círculo utilizando como centro, o centro do arco já existente. Adicione a dimensão do círculo (10mm) Selecione o comando Extrude ( ) e escolha no campo Extents a opção All. A opção Cut ( ) deve estar acionada. PRONTO! Nosso tutorial está concluído... Salve o arquivo como TUTORIAL_1.IPT, no diretório C:\curso inventor

7 5 Tutorial 02 Após o término deste tutorial o usuário terá aprendido à: Desenhar um esboço simples (Sketch) Desenhar uma linha de centro Colocar Restrições (Constraints) Dimensionar um esboço Utilizar a ferramenta Mirror Sketch Criar feature de Extrusão (Extrude) Criar feature de Furos (Holes) Utilizar a ferramenta de criação de planos (Work Plane) Utilizar a ferramenta Mirror Feature Criar arredondamentos (Fillets)

8 6 1 Inicie um novo arquivo IPT utilizando como template Curso_Inventor.IPT (criada no tutorial 1). 2 - Desenhe a sketch (esboço) abaixo. Note que, a medida em que a Sketch é desenhada, automaticamente o Inventor adiciona algumas restrições geométricas. 3 Adicione uma restrição de colinearidade ( ) entre as duas linhas verticais (da esquerda). Após adicionar a restrição pressione a tecla ESC para sair do comando. 4 Pressione o botão direito do mouse e escolha a opção Show All Constraints, o software exibirá todas as restrições geométricas (constraints) dos objetos. Para exibir somente as restrições de um determinado objeto, clique no botão Show Constraints ( ) e selecione o objeto desejado. Para deletar uma restrição indesejada, clique sobre a restrição com o botão esquerdo do mouse e com o botão direito do mouse escolha a opção Delete. Para ocultar as restrições, clique com o botão esquerdo do mouse e escolha Hide All Constraints. Note que diversas restrições foram adicionadas automaticamente, verifique se todas as restrições necessárias existem: linhas horizontais ( ), linhas verticais ( ), tangências ( ) entre o arco e as duas linhas horizontais e finalmente a restrição de colinear ( ). 5 Selecione a linha horizontal, ela deve mudar de cor, e na barra de ferramentas Standard altere de Normal para Centerline. Observe que a linha muda sua forma de representação.

9 7 6 Utilizando o comando Mirror da barra de ferramentas Sketch, com a opção Select ativada, selecione todos os objetos que sejam contínuos. Ative a opção Mirror line e selecione a linha de centro, clique na opção Apply e depois Done. Os objetos selecionados com a opção Select, são espelhados automaticamente. 7 Adicione as dimensões conforme mostrado na figura abaixo, utilizando a ferramenta General dimension ( ). Para adicionar uma dimensão, selecione a linha e automaticamente o Inventor irá atribuir uma dimensão à ela, para dimensionar um arco basta selecioná-lo, que o inventor entende que há um arco, as dimensões que são perpendiculares à linha de centro são simétricas, ao mudar o valor das mesmas, a mudança ocorre simetricamente. Para alterar o valor de uma dimensão, clique duas vezes no texto da mesma. Como esta peça foi espelhada, ao mudarmos o valor do raio do arco o outro arco assumirá a mesma dimensão. Mude para Isometric View clicando com o botão direito do mouse e selecionando do menu. Depois clique novamente com o botão direito do mouse e selecione Finish Sketch. 8 - Observe que no lugar da barra de ferramentas Sketch surge agora a barra de ferramentas Features. Selecione o ícone Extrude ( ). Com o botão Profile pressionado, selecione os dois lados da geometria, como esta será a primeira extrusão, você só poderá utilizar a opção Join. No campo Extents selecione a opção Distance e entre com um valor de 15mm. Clique no botão OK para concluir o comando.

10 8 9 Uma Sketch ou Extrude pode ser editado a qualquer momento. Para editar o extrude, selecione o extrude1 no browser e então clique com o botão direito do mouse e selecione a opção Edit Feature, a caixa de diálogo Extrude reaparece. Para editar a Sketch, clique no + ao lado do extrude1, então selecione a sketch1 e pressione o botão direito do mouse, então selecione Edit Sketch. Com isto, pode-se alterar as dimensões do esboço ou até mesmo a sua forma. Depois de editar a Sketch, clique com o botão direito e selecione Finish Sketch. 10 Após concluída a extrusão, clique no botão 2D Sketch ( ) e selecione a face superior do modelo. Para acessar o comando New Sketch, pode-se também clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção New Sketch, ou simplesmente digite a letra S e selecione a face desejada Utilizando o comando Point Hole Center ( ), crie um ponto na face e dimensione conforme indicado abaixo. Utilizaremos esse ponto para posicionar um furo. Selecione o botão Return ( ) para finalizar a Sketch Selecione o comando Hole ( ), e configure o quadro de diálogo conforme figura abaixo.

11 Através do comando Fillet ( ) na barra de ferramentas Part Features, crie arredondamentos de 10mm nas 2 arestas conforme figura abaixo. 14 Crie uma nova Sketch, para isso clique no botão 2D Sketch ( ) e selecione a face superior do modelo. Crie um círculo, utilizando como centro, o centro do arco já existente (ver figura). Adicione a dimensão de 10mm. 15 Utilize o comando Extrude ( ), selecione o círculo e, no campo Extents, escolha a opção All. A opção Cut ( ) deve estar acionada.

12 Utilizando o comando Work Plane ( ) crie um plano paralelo à face em destaque, para isso, clique com o botão esquerdo do mouse sobre a face de referência e mantenha pressionado, movendo o cursor para o lado interno do modelo, solte o botão e digite no quadro Offset uma distância de 25 mm Selecione a ferramenta Mirror Feature ( ) na barra de ferramentas Features, será mostrado o quadro de diálogo Mirror Pattern. Selecione o furo, depois selecione a seta Mirror Plane e indique o plano. Pressione Ok Desligue a visibilidade do plano, selecione o Work Plane no browser e então clique com o botão direito e desligue Visibility. PRONTO! Nosso tutorial está concluído... Salve o arquivo como TUTORIAL_02.IPT, no diretório C:\curso inventor

13 11 Tutorial 03 Após o término deste tutorial, o usuário terá aprendido à: Criar feature de revolução (Revolve) Criar feature chanfro (Chamfer) Editar uma Sketch Utilizar a ferramenta Hole (furo) sem necessitar posicionar um ponto de furo

14 Inicie um novo arquivo IPT utilizando como template Curso_Inventor.IPT. 2 - Desenhe a sketch (esboço) abaixo. A medida que a sketch estiver sendo desenhada, já adicione as restrições de paralelismo (ver primeira figura 01). Após desenhada a Sketch, adicicione as dimensões necessárias. (Figura 01) OBS.: - Verifique se todas as linhas que definem o canal, estejam com restrição de paralelismo. - A linha que determina o centro da polia, deve ser do tipo Centerline. - Verifique se todas as linhas do fundo e do topo do canal estão com restrições de colinearidade. - A linha utilizada para cotar o ângulo de 22.5 graus (determina a simetria do canal) deve ser do tipo Construction (linha de construção).

15 Selecione o comando Revolve ( ) e escolha no campo Extents a opção Full (360º). Como o eixo de revolução foi construído com uma linha do tipo Centerline e existe somente um perfil fechado, não é necessário selecionar nenhum objeto para esse comando, caso isso não aconteça, pressione o botão Profile e selecione a Sketch, depois pressione o botão Axis e selecione o eixo. Certifique-se que as opções Join e Full estejam selecionadas. Pressione o botão Ok. 4 Utilizando o comando Chamfer ( ), crie um chanfro na polia utilizando os dados da figura abaixo. Face Distance and Angle Edge 5 - Vamos modificar a Sketch, selecione a Sketch1 no browser e então clique com o botão direito e escolha edit sketch. 6 - Selecione a linha de centro, então clique com o botão direito e escolha Delete para apagá-la, algumas dimensões também serão removidas, não se preocupe com elas no momento. Pressione o botão direito, selecione Finish Sketch, será mostrada uma mensagem de erro, selecione o botão Accept.

16 14 7 A mensagem de erro surgiu porque o Inventor não conseguiu reconstruir a feature de revolução, devido a exclusão do eixo de revolução. Para corrigir esse problema, selecione a feature Revolution1 no browser e com o botão direito escolha Edit Feature. 8 - A caixa de diálogo Revolve aparecerá, então selecione o botão Axis e indique o novo eixo de revolução conforme a figura abaixo. Será mostrado um preview da revolução, selecione o botão Ok para concluir o comando. Axis 9 Após concluída a correção do modelo, criaremos agora um furo, para isso, Selecione esta face mostrada na figura abaixo e pressione botão direito do mouse e escolha New Sketch. Logo em seguida, pressione novamente o botão direito e escolha Finish Sketch. Estas operações foram executadas somente para obter o centro do diâmetro menor da polia Selecione a ferramenta Hole ( ) e então selecione o ponto na face da peça, configure os dados do furo: No campo Termination selecione Through All, mude o diâmetro do furo para 20mm. Pressione Ok. PRONTO! Nosso tutorial está concluído... Salve o arquivo como TUTORIAL_03.IPT.

17 15 Tutorial 04 Após o término deste tutorial o usuário terá aprendido a: Utilizar a ferramenta look At. Criar um esboço para uma feature Rib Utilizar a ferramenta Rib Utilizar a ferramenta Circular Pattern Utilizar a ferramenta Rectangular Pattern Utilizar a ferramenta chamfer com distâncias iguais. Editar um fillet Utilizar a opção loop do comando fillet

18 16 1 Inicie um novo arquivo IPT utilizando como template Curso_Inventor.IPT. 2 Desenhe a Sketch abaixo. 3 Finalize a Sketch e selecione o comando Extrude ( ), no campo Extents escolha a opção Distance e entre com uma altura de extrusão de 10mm. 4 - Crie uma nova Sketch, para isso clique no botão 2D Sketch ( ) e selecione a face superior do modelo. Crie um círculo ( ) e adicione as dimensões conforme figura. 5 Finalize a Sketch e utilizando o comando Extrude ( ), selecione o círculo e, no campo Extents, escolha a opção Distance e entre com uma altura de extrusão de 40mm. A opção Join deve estar acionada.

19 Utilizando o comando Work Plane ( ) crie um plano paralelo à face em destaque, para isso, clique com o botão esquerdo do mouse sobre a face de referência e mantenha pressionado, movendo o cursor para a direita, solte o botão e digite no quadro Offset uma distância de -50 mm. 7 Utilizando o comando 2D Sketch ( ) crie uma nova Sketch no plano criado. 8 - Selecione o comando Look At ( ) e então selecione o plano indicado (na figura esquerda abaixo) ou qualquer outra face que seja paralela a este plano. Sua visualização deverá ser conforme figura abaixo da direita. 9 - Utilizando a ferramenta line ( ), crie e dimensione uma linha diagonal conforme mostrado na figura abaixo Selecione a ferramenta Rib ( ) na barra de ferramentas Features, na caixa de diálogo, selecione o botão Profile e em seguida a linha diagonal, entre com o valor de 3mm no campo thickness (espessura), será mostrado um preview da nervura. Selecione o plano de criação como sendo meio à meio, então especifique o tipo de nervura em Extents. Pressione Ok.

20 Selecione a ferramenta Circular Pattern ( ) na barra de ferramentas Features, na caixa de diálogo Circular Pattern informe como Features ( ) a nervura criada no passo anterior, selecione o botão Rotation Axis e selecione o cilindro como eixo de rotação, depois de selecionados estes dois objetos altere o valor da caixa Count para 4 e mantenha Angle como 360deg. Pressione o botão Ok Utilizando o comando 2D Sketch ( ), crie uma Sketch na face superior do corpo quadrado, conforme figura abaixo. Crie um círculo e adicione as dimensões necessárias. Finalize a Sketch Selecione o comando Extrude ( ) e escolha no campo Extents a opção All. A opção Cut ( ) deve estar acionada Utilizando a ferramenta Rectangular Pattern ( ) na barra de ferramentas Features, crie cópias do furo, para isso siga o seguinte procedimento: ao abrir a caixa de diálogo Rectangular Pattern selecione o furo criado no passo anterior, em Direction 1 pressione o botão ( ) e então selecione uma aresta para informar o primeiro sentido das cópias, em Direction 2 pressione o botão ( ) e então selecione uma aresta para informar o segundo sentido das cópias, nos campos Count (quantidades de cópias), nas duas direções, entre com o valor 2 e em Spacing (espaçamentos entre as cópias) entre com o valor 70mm. Caso as direções não estejam corretas, altere-as selecionando os botões Flip ( ) para cada direção. Pressione o botão Ok. Direction 1 Feature Direction 2

21 Utilizando novamente o comando 2D Sketch ( ), crie um nova Sketch na face superior do corpo circular, conforme figura abaixo. Crie um círculo, utilizando como centro o centro do círculo já existente (projetado). Adicione a dimensão do círculo (40mm) Selecione o comando Extrude ( ) e escolha no campo Extents a opção All. A opção Cut ( ) deve estar acionada. 17 Com o comando Fillet ( ), crie quatro arredondamentos no modelo. Selecione as linhas verticais dos quatro cantos (rotacione a peça para selecionar a linha que está atrás), entre com o valor do raio 15mm, clicando no campo onde inicialmente está o valor 2mm. Será mostrado um preview, pressione OK. 18 Faça um chanfro no perfil utilizando a ferramenta Chamfer ( ). Pressione o botão equal distance e selecione a aresta (edge) indicada, atribua distance para 2 mm, pressione Ok. Edge

22 20 19 Selecione a feature Fillet1 no browser, clique com o botão direito do mouse sobre ela e selecione a opção Edit Feature. 20 Após ativado o comando, é mostrado a caixa de diálogo Fillet, clique com o mouse onde está escrito Click to add, então selecione a opção Loop, selecione então onde está indicado com a seta 1, será mostrado um preview do Fillet arredondando a parte inferior do cilindro e a parte inferior das nervuras, atribua a distância para 2 mm. Clique novamente na mensagem Click to add para adicionar mais um Fillet, então selecione a opção loop, de tal forma que no preview apareça as linhas verticais e horizontais que interceptam o cilindro nas quatro nervuras. Altere o valor para 2 mm. Pressione Ok Desligue a visibilidade do plano de trabalho. 1 2 PRONTO! Nosso tutorial está concluído... Salve o arquivo como TUTORIAL_04.IPT, no diretório C:\curso inventor

23 21 Tutorial 05 Após o término deste tutorial o usuário terá aprendido a: Criar planos paralelos Criar linhas auxiliares e utilizá-las para criar geometrias Utilizar a ferramenta Extrude com a opção Mid Plane Utilizar o comando Shell

24 22 1 Inicie um novo arquivo IPT utilizando como template Curso_Inventor.IPT. 2 Desenhe a Sketch abaixo. 3 Mude para Isometric View e extrude o perfil com uma altura de 12mm. 4 - Crie uma nova Sketch na face superior do modelo. Crie um círculo e adicione a dimensão conforme figura. 5 - Extrude o perfil com uma altura de 60mm.

25 Utilizando o comando Work Plane ( ) crie um plano paralelo à face em destaque, para isso, clique com o botão esquerdo do mouse sobre a face de referência e mantenha pressionado, movendo o cursor para o lado inferior do modelo, solte o botão e digite no quadro Offset uma distância de 30 mm. 7 - Utilizando o comando 2D Sketch crie uma nova Sketch, selecionando o plano criado anteriormente. 8 Com o comando Project Geometry ( ), projete a aresta circular do corpo cilíndrico para a sketch corrente. 9 - Selecione o comando Look At ( ) e então selecione o plano indicado (na figura esquerda abaixo) ou qualquer outra face que seja paralela a este plano. Sua visualização deverá ser conforme figura abaixo da direita Crie um círculo e então desenhe uma linha de construção, do centro do círculo projetado ao centro do círculo desenhado. Dimensione como indicado.

26 Finalize a Sketch e selecione o comando Extrude ( ), no campo Extents escolha a opção Distance e entre com uma altura de extrusão de 50mm. Obs.: Essa extrusão deverá ser feita utilizando a opção Middle (pelo meio). 12 Crie uma nova 2D Sketch selecionando o mesmo plano de trabalho utilizado anteriormente Com o comando Project Geometry ( ), projete as arestas circulares dos corpos cilíndricos para a sketch corrente. 14 Crie duas linhas paralelas e adicione as restrições e dimensões necessárias Finalize a Sketch e selecione o comando Extrude ( ), no campo Extents escolha a opção Distance e entre com uma altura de extrusão de 30mm. Obs.: Essa extrusão deverá ser feita utilizando a opção Middle (pelo meio).

27 Através do comando Fillet ( ), crie arredondamentos de 12mm nas 2 arestas conforme figura abaixo Aplique um Shell ( ) no modelo, excluindo a face selecionada, para isso selecione o botão Remove Faces e indique a face conforme figura abaixo. Atribua a espessura do Shell para 2mm e utilize a opção Inside (para dentro) Crie uma nova sketch no plano indicado, utilizando os centros dos raios para desenhar dois círculos, depois desenhe as linhas e utilize a opção Trim para cortar a parte interna dos círculos, adicione as restrições e dimensões necessárias Utilize o comando Extrude e selecione o oblongo criado anteriormente, no campo Extents, escolha a opção All. A opção Cut ( ) deve estar acionada.

28 26 20 Adicione um chanfro na aresta indicada, com uma distância de 2mm Utilizando novamente o comando 2D Sketch, crie um nova Sketch na face superior do corpo circular maior, conforme figura abaixo. Finalize a Sketch e crie um Hole utilizando como centro o ponto central da Sketch. O diâmetro do furo será de 40mm. 22 Repita o mesmo procedimento anterior para criar um furo concêntrico ao diâmetro menor. O diâmetro do furo será de 25mm. 23 Utilizando o comando Fillet, crie arredondamentos de 2mm em todas as faces do corpo de ligação dos dois cilindros, escolha a opção Loop. PRONTO! Nosso tutorial está concluído... Salve o arquivo como TUTORIAL_05.IPT, no diretório C:\curso inventor

29 27 Tutorial 06 Após o término deste tutorial o usuário terá aprendido a: Desenhar um esboço simples Colocar Constraints Dimensionar um esboço Utilizar a ferramenta Extrude com a opção join Utilizar a ferramenta Extrude com a opção cut Utilizar as ferramentas de furo Hole Utilizar a ferramenta Chamfer.

30 28 1 Inicie um novo arquivo IPT utilizando como template Curso_Inventor.IPT. 2 Desenhe a Sketch abaixo colocando as devidas restrições e cotas. 3 Finalize a Sketch e selecione o comando Extrude ( ), no campo Extents escolha a opção Distance e entre com uma altura de extrusão de 20mm. 4 - Crie uma nova Sketch, para isso clique no botão 2D Sketch ( ) e selecione a face indicada no modelo. Crie dois retângulos ( ), suas devidas restrições e adicione as cotas conforme a figura. 5 Finalize a Sketch e utilizando o comando Extrude ( ), selecione os dois retângulos que serão utilizados como ferramentas de corte. No campo Extents escolha a opção All. A opção Cut deve estar acionada.

31 Crie uma nova Sketch, sobre a face indicada na figura abaixo. 7 Finalize a sketch e utilize o comando Hole ( ) para acrescentar um furo com rosca na peça. Ligue a opção Tapped e Full Depth e escolha o tipo de rosca ANSI Metric M Profile. Em Nominal Size escolha 8 para diâmetro da rosca e Pitch = M8x Crie uma nova Sketch na face indicada. Crie um círculo ( ) e adicione as dimensões conforme figura. 9 Finalize a Sketch e utilizando o comando Extrude ( ), selecione o circulo. No campo Extents escolha a opção All. A opção Cut deve estar acionada.

32 Chanfer o perfil utilizando a ferramenta Chamfer ( ). Pressione o botão equal distance e selecione a aresta (edge) indicada, atribua distance para 5 mm, pressione Ok. PRONTO! Nosso tutorial está concluído... Salve o arquivo como TUTORIAL_06.IPT, no diretório C:\curso inventor.

33 31 Tutorial 07 Após o término deste tutorial o usuário estará apto a: Criar eixos de trabalho Criar um plano entre dois eixos de trabalho Trabalhar com parâmetros dimensionais Utilizar o recurso do Microsoft Excel para trabalhar com parâmetros dimensionais

34 32 IMPORTANTE: TENTE ADICIONAR AS DIMENSÕES EXATAMENTE NA SEQUÊNCIA DO TUTORIAL, ISSO É MUITO IMPORTANTE PARA A ELABORAÇÃO DA TABELA. 1 - Inicie um novo arquivo IPT utilizando como Template Curso_Inventor.IPT. 2 - Desenhe a sketch abaixo. A medida que a sketch estiver sendo desenhada, já adicione as restrições de tangência. Após desenhada a Sketch, adicione as dimensões e restrições necessárias. Obs.: Adicionar restrição de tangência entre as linhas e arcos, restrição de concentricidade entre os arcos maiores e restrição de Horizontal entre os centros dos arcos. Sequência das dimensões: 1ª cota = Raio 32mm (d0) 2ª cota = Raio 17mm (d1) 3 ª cota = Entre centros 96mm (d2) 3 - Selecione o comando Extrude ( ) e escolha no campo Extents a opção Distance. Entre com uma distância de 14mm (d3). 4 - Crie uma nova sketch no plano indicado, então desenhe um círculo no ponto que automaticamente foi criado (centro dos arcos), NÃO DIMENSIONE O CÍRCULO, coloque uma restrição equal entre o círculo e o raio externo da peça. 5 Finalize a Sketch, selecione o comando Extrude ( ) e escolha no campo Extents a opção Distance, entre com uma distância de 19mm (d5). A opção Join ( ) deve estar acionada.

35 Utilizando novamente o comando 2D Sketch, crie um nova Sketch na face superior do corpo circular, conforme figura abaixo. Crie um círculo, utilizando como centro o centro do círculo já existente (projetado). Adicione a dimensão do círculo 40mm (d7). 7 - Selecione o comando Extrude ( ) e escolha no campo Extents a opção All. A opção Cut ( ) deve estar acionada. 8 - Rotacione o modelo e, utilizando o comando 2D Sketch, crie uma nova Sketch na face inferior, conforme figura da esquerda abaixo. Após criada a Sketch, desenhe dois círculos, utilizando como centro o mesmo centro dos arcos projetados na Sketch. Adicione aos círculos uma restrição Equal entre eles e dimensione somente um deles com diâmetro de 14mm (d10). 9 Extrude os círculos utilizando o comando Extrude ( ) e escolha no campo Extents a opção All. A opção Cut ( ) deve estar acionada.

36 Através do comando Fillet ( ), crie arredondamentos de 3 mm nas 2 arestas conforme figura abaixo. Obs.: Selecione os dois arcos e crie os fillets de uma única vez (d13) Adicione mais arredondamentos de raio 3 mm com o comando fillet, com a opção loop selecionada, então selecione as linhas indicadas, selecione os dois arcos e execute o comando de uma única vez (d14) Crie dois eixos no centro dos furos, utilizando a ferramenta Work Axis ( ) na barra de ferramentas features, selecione os furos e confirme para criar os eixos Crie um plano que passe pelos dois Work Axis, para isso selecione a ferramenta Work Plane ( ) e em seguida selecione os dois eixos.

37 35 14 Crie uma Sketch no plano criado anteriormente, desenhe um círculo e adicione as dimensões necessárias. Obs.: Para adicionar a dimensão de 32mm, é necessário projetar a aresta do corpo cilíndrico. Sequência das dimensões: 1ª cota = 11mm (d15) 2ª cota = 32mm (d16) 3 ª cota = Diâmetro 14mm (d17) 15 Finalize a Sketch e então selecione a ferramenta Extrude, configure Extents como All. Utilize a opção Middle ( ) como sentido de extrusão, selecione também a opção Cut. Tire a visibilidade dos Work Axis e do Work Plane. 16 No menu Tools selecione o comando Create ipart. A caixa de diálogo abaixo (esquerda) é exibida, vamos então adicionar algumas dimensões (veja a lista abaixo da figuras), de forma que a tabela fique conforme a figura abaixo (direita). Para adicionar uma dimensão, selecione-a do lado esquerdo da caixa, em seguida selecione o botão em forma de flecha dupla, ou dê um duplo clique sobre ela. Da Extrusion1 = Selecione as dimensões de valores 32mm, 17mm e 96mm. Da Extrusion2 = Selecione a dimensão de valor 19mm. Da Extrusion3 = Selecione a dimensão de valor 40mm. Da Extrusion5 = Selecione a dimensão de valor 32mm. A tabela deve ficar conforme figura abaixo:

38 36 17 Conclua o comando clicando no botão OK. Observe que no Browser surgiu uma nova ícone, a ícone Table. Selecione o botão direito do mouse sobre a ícone Table e então escolha Edit via Spread Sheet. 18 O programa Microsoft Excel será inicializado, abrindo uma planilha já preenchida com os dados inseridos na tabela criada anteriormente, utilizando o comando Create ipart. Complete a planila conforme figura abaixo, salve e fecha a planilha. Finalize o Excel. 19 Selecione o botão direito do mouse sobre a ícone Table e então escolha Edit Table Observe que o que foi preenchido no Excel, passou para a tabela. Selecione a aba Suppression e adicione as features Extrusion4, fillet2 e Extrusion5, para isso utilize o duplo clique. 21 Na última linha da tabela (3), altere o campo onde está Compute para Suppress (Suppress deve ser escrito exatamente conforme aparece na tabela abaixo, respeite as letras maiúsculas e repetidas).

39 37 22 Selecione agora a aba Other. Dê um clique na chave que há do lado esquerdo da palavra modelo, surgirá o número 1. Esta será a chave primária dos modelos. Selecione o botão OK na caixa de diálogo. 23 No menu Tools selecione o comando Parameters. Substitua as variáveis na tabela conforme figura abaixo: RM = deve corresponder à dimensão de equação igual a 32 mm RMN = deve corresponder à dimensão de equação igual a 17 DC = deve corresponder à dimensão de equação igual a 96 ASE = deve corresponder à dimensão de equação igual a 19 DF = deve corresponder à dimensão de equação igual a 40 COR = deve corresponder à dimensão de equação igual a 32 Por exemplo: Substitua o valor que está na coluna Parameter Name (d0) por RM. Feche o quadro Parameters clicando no botão Done Selecione o botão direito do mouse sobre o modelo dobro e então selecione Compute Row. PRONTO! Nosso tutorial está concluído... Salve como TUTORIAL_07.IPT, no diretório C:\curso inventor

40 38 Tutorial 08 Neste tutorial modelaremos um eixo utilizando os comandos: Circle, General Dimension, Line, polygon. Extrude, Fillet, Imate, Ipart.

41 39 1 Para iniciar o tutorial, primeiramente clique no botão New ( ) na barra de ferramentas Standard. No quadro de diálogo dê um duplo clique na template Curso_Inventor.IPT. 2 - Utilizando o comando Circle, desenhe um círculo e dimensione com um diâmetro de 36mm. 3 - Selecione o comando Extrude ( ) e escolha no campo Extents a opção Distance. Entre com uma distância de 10mm. 4 - Após concluída a extrusão, clique no botão 2D Sketch ( ) e selecione a face superior do modelo. Para acessar o comando New Sketch, pode-se também clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção New Sketch, ou simplesmente digite a letra S e selecione a face desejada. 5 - Dimensione conforme indicado abaixo, adicione também uma restrição Horizontal ( ) entre os dois centros. Selecione o botão Return ( ) para finalizar a Sketch.

42 Utilizando o comando Extrude ( ), selecione o círculo e, no campo Extents, escolha a opção Distance e entre com uma altura de extrusão de 40mm. A opção Join deve estar acionada. 7 - Utilizando novamente o comando 2D Sketch, crie um nova Sketch na face do corpo maior, conforme figura abaixo. 8 - Utilizando o comando Circle desenhe o círculo conforme figura abaixo, no centro da peça, e dimensione com o comando General Dimension. 9 - Utilizando o comando Extrude ( ), selecione o círculo e, no campo Extents, escolha a opção Distance e entre com uma altura de extrusão de 45mm. A opção Join deve estar acionada.

Autodesk Inventor 7. Tutorial de Modelamento 3D Básico. Modelamento de uma Polia. Autor: Cristiano Nogueira Silva

Autodesk Inventor 7. Tutorial de Modelamento 3D Básico. Modelamento de uma Polia. Autor: Cristiano Nogueira Silva Autodesk Inventor 7 Tutorial de Modelamento 3D Básico Modelamento de uma Polia Autor: Cristiano Nogueira Silva Reprodução e divulgação totalmente permitidas pelo autor. Apenas pedimos que sejam mantidas

Leia mais

Autodesk Inventor 7. Tutorial de Modelamento 3D Básico. Modelamento de um Mancal. Autor: Cristiano Nogueira Silva

Autodesk Inventor 7. Tutorial de Modelamento 3D Básico. Modelamento de um Mancal. Autor: Cristiano Nogueira Silva Autodesk Inventor 7 Tutorial de Modelamento 3D Básico Modelamento de um Mancal Autor: Cristiano Nogueira Silva Reprodução e divulgação totalmente permitidas pelo autor. Apenas pedimos que sejam mantidas

Leia mais

Curso Autodesk Inventor CADesign Parte 1

Curso Autodesk Inventor CADesign Parte 1 Autodesk Inventor 5 - Tutorial de Modelamento 3D Pág. 1/24 Curso Autodesk Inventor CADesign Parte 1 Cristiano Nogueira Silva* Começamos nesta edição da revista apresentando um curso de Autodesk Inventor

Leia mais

SolidWork - 2006 SOLIWORKS 2006

SolidWork - 2006 SOLIWORKS 2006 SOLIWORKS 2006 Capitulo I INTRODUÇÃO SolidWork - 2006 ÍNDICE 1 Conceitos básicos 03 2 Abrindo o ambiente de trabalho 04 Capitulo II TRABALHANDO EM PART 1 Conhecendo o ambiente 05 2 Extruded Boss/Base e

Leia mais

Introdução ao SolidWorks (I): Funcionalidades Básicas. João Manuel R. S. Tavares Joaquim Oliveira Fonseca

Introdução ao SolidWorks (I): Funcionalidades Básicas. João Manuel R. S. Tavares Joaquim Oliveira Fonseca Introdução ao SolidWorks (I): Funcionalidades Básicas João Manuel R. S. Tavares Joaquim Oliveira Fonseca Bibliografia n SolidWorks 2014 Teacher Guide SolidWorks n SolidWorks 2014 Student Workbook SolidWorks

Leia mais

UMC Inventor 8 Procedimento para criação de um modelo de peça paramétrica simples projeto Projeto.

UMC Inventor 8 Procedimento para criação de um modelo de peça paramétrica simples projeto Projeto. UMC - Tecnologia de Automação Industrial Desenho 3 Prof.: Jorge Luis Bazan. Modulo 2 Inventor 8 Procedimento para criação de um modelo de peça paramétrica simples a) Defina um novo projeto para conter

Leia mais

Curso de Treinamento no Solid Edge

Curso de Treinamento no Solid Edge Curso de Treinamento no Solid Edge Versão 17.0 Módulo 5 - Construindo Features Especiais - I Editores: Prof. Dr.-Ing. Klaus Schützer Marcelo Soares da Silva Laboratório de Sistemas Computacionais Faculdade

Leia mais

Autodesk Inventor 9. Apostila Teórica. www.mapdata.com.br

Autodesk Inventor 9. Apostila Teórica. www.mapdata.com.br 9 Apostila Teórica www.mapdata.com.br Autodesk Inventor ÍNDICE 1 - O que é o Autodesk Inventor...1 2 - Interface Ambiente de Trabalho...1 3 - Tipos de Documentos...3 4 - Sketch...3 4.1 - Line... 3 4.2

Leia mais

Sketch... 11 Seqüência para criar o sketcher Sketch tools Profile Operation. Constraint... 15

Sketch... 11 Seqüência para criar o sketcher Sketch tools Profile Operation. Constraint... 15 DAC 6 DESENHO E MANUFATURA AUXILIADO POR COMPUTADOR NOTAS DE AULA PROF. DANIEL CAMUSSO 2007 REVISÃO 01 ÍNDICE Iniciar o CATIA V5... 3 Interface do usuário... 3 Menu Start Barra de menus Barra de ferramentas

Leia mais

Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta aulas práticas sobre RETAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.1d. 2006 RETAS CAD

Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta aulas práticas sobre RETAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.1d. 2006 RETAS CAD 1 1. INTRODUÇÃO. RETAS CAD Iniciaremos o estudo das retas construindo no CAD alguns exercícios já construídos na aula teórica utilizando a régua e o compasso. Entretanto, o nosso compasso aqui será o comando

Leia mais

Chapas Metálicas. Capítulo. Objetivos

Chapas Metálicas. Capítulo. Objetivos Capítulo 1 Chapas Metálicas Este capítulo descreve as ferramentas e processos que foram adicionados ou aprimorados. Os novos processos ampliam a criação de chapas metálicas 3D e desenvolvimento de chapas

Leia mais

Introdução ao SolidWorks (VI): Elementos de Rotação e de Sweep. João Manuel R. S. Tavares Joaquim Oliveira Fonseca

Introdução ao SolidWorks (VI): Elementos de Rotação e de Sweep. João Manuel R. S. Tavares Joaquim Oliveira Fonseca Introdução ao SolidWorks (VI): Elementos de Rotação e de Sweep João Manuel R. S. Tavares Joaquim Oliveira Fonseca Elemento de Revolução n n n Um elemento de revolução, é criado por rotação de um perfil

Leia mais

INTRODUÇÃO AO AUTOCAD

INTRODUÇÃO AO AUTOCAD INTRODUÇÃO AO AUTOCAD O AUTOCAD é um software que se desenvolveu ao longo dos últimos 30 anos. No início o programa rodava no sistema D.O.S., o que dificultava um pouco seu uso. Com o surgimento do sistema

Leia mais

Introdução ao Pro/ENGINEER

Introdução ao Pro/ENGINEER Introdução ao Pro/ENGINEER Benefícios da Modelagem de Sólidos: Modelos sólidos possuem volumes e cálculos de áreas Você pode obter propriedades de massa diretamente do modelo gerado. Figura 1: Exemplo

Leia mais

Neste tutorial irá criar uma porca e utilizar uma folha de Excel para descriminar as dimensões possíveis que esta pode tomar.

Neste tutorial irá criar uma porca e utilizar uma folha de Excel para descriminar as dimensões possíveis que esta pode tomar. Neste tutorial irá criar uma porca e utilizar uma folha de Excel para descriminar as dimensões possíveis que esta pode tomar. Para os fins deste tutorial abra um novo desenho, para isso do menu seleccione:

Leia mais

Dicas. Simplificando o Método Top Down Design. Construindo uma Montagem com a Ferramenta Skeleton

Dicas. Simplificando o Método Top Down Design. Construindo uma Montagem com a Ferramenta Skeleton Dicas Simplificando o Método Top Down Design Construindo uma Montagem com a Ferramenta Skeleton O Creo Elements/Pro, anteriormente chamado de Pro/ENGINEER, possui capacidade de criar uma estruturação parametrizada

Leia mais

Importante!! A forma e o número de segmentos de cada seção influirá diretamente nesta função.

Importante!! A forma e o número de segmentos de cada seção influirá diretamente nesta função. Capítulo 4- Funções complementares de modelagem - I 1 Loft Este comando interpola seções. Como em todas as opções da modelagem, inicialmente desenhe os contornos. Acesse o loft e em seguida selecione as

Leia mais

Introdução. Abrindo o programa SolidWorks 2011

Introdução. Abrindo o programa SolidWorks 2011 SolidWorks 2011 Sumário Introdução... 1 Abrindo o programa SolidWorks 2011... 1 Conhecendo o ambiente de trabalho do SolidWorks 2011... 2 Criando um arquivo de peça... 8 Ferramentas do SolidWorks: Linha...

Leia mais

Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Ambientes Disciplina de Informática I. Modelando uma mesa e cadeiras. Elaborado por:

Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Ambientes Disciplina de Informática I. Modelando uma mesa e cadeiras. Elaborado por: Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Ambientes Disciplina de Informática I Tutorial de Modelando uma mesa e cadeiras Elaborado por: Ezequiel Mendonça Rezende Julho / 2005 2 Índice: Primeira etapa:

Leia mais

Desenho bidimensional

Desenho bidimensional Desenho bidimensional As empresas tem migrado do desenho 2D para o 3D pelos seguintes motivos: Diminuição do ciclo de desenvolvimento do produto; Fornecimento de informações atualizadas; Evitar ou diminuir

Leia mais

O objetivo deste capítulo será construir o modelo tridimensional da biela superior, utilizando as ferramentas do CATIA V5 Part Design..

O objetivo deste capítulo será construir o modelo tridimensional da biela superior, utilizando as ferramentas do CATIA V5 Part Design.. DAC 6 DESENHO E MANUFATURA AUXILIADO POR COMPUTADOR EXERCÍCIO PROF. DANIEL CAMUSSO 2007 VERSÃO 02 1 Modelamento sólido O objetivo deste capítulo será construir o modelo tridimensional da biela superior,

Leia mais

APOSTILA 3D (notas de aula)

APOSTILA 3D (notas de aula) PROJETO E COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA 3D (notas de aula) Prof a. Renata Maria A. Baracho Porto Prof. Marcelo Franco Porto Abril 2010 1 Professores Prof a Renata Maria A. Baracho Porto Prof. Marcelo Franco

Leia mais

Computação Gráfica II Prof. Miguel Pelizan

Computação Gráfica II Prof. Miguel Pelizan Computação Gráfica II Prof. Miguel Pelizan Tutorial 6 Solid Works No SolidWorks peça para abrir uma nova montagem. Peça para cancelar o início da montagem. Clique na seta abaixo do ícone Inserir componentes

Leia mais

Moldes - SolidWorks. modelo do tipo Part. Defina o perf il seguinte: uma extrusão, em modo Mid Plane, de 60 mm.

Moldes - SolidWorks. modelo do tipo Part. Defina o perf il seguinte: uma extrusão, em modo Mid Plane, de 60 mm. Moldes - SolidWorks O objetivo deste tutorial é demonstrar o uso de algumas ferramentas de modelação 3D do Sol idworks e a obtenção automática das partes moldantes de componente Em Sol idworks faça cl

Leia mais

José A. Cancela. Pág. 1

José A. Cancela. Pág. 1 José A. Cancela. Pág. 1 Índice 1. Configurações das barras de ferramentas 4 2. Configuração do fundo da tela 4 3. Configuração do cursor 5 4. Criar Arquivo 5 4.1. Tipo de arquivo 6 5. Salvar arquivo 6

Leia mais

SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT

SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT Esse tutorial traz passo a passo instruções para criação de um desenho no ambiente Draft. Na criação dos desenhos você aprenderá as técnicas

Leia mais

TÉCNICAS DE CAD PARA ENGENHARIA CIVIL AULA 2 2. FUNÇÕES BÁSICAS / ESTRUTURAS DE COMANDOS. 3. COMO DEFINIR UMA SEÇÃO DE TRABALHO (Arquivo)

TÉCNICAS DE CAD PARA ENGENHARIA CIVIL AULA 2 2. FUNÇÕES BÁSICAS / ESTRUTURAS DE COMANDOS. 3. COMO DEFINIR UMA SEÇÃO DE TRABALHO (Arquivo) Profs. Paula Viero e Beatriz Lima TÉCNICAS DE CAD PARA ENGENHARIA CIVIL AULA 2 1. O AUTOCAD 2. FUNÇÕES BÁSICAS / ESTRUTURAS DE COMANDOS 3. COMO DEFINIR UMA SEÇÃO DE TRABALHO (Arquivo) 4. ALGUNS COMANDOS

Leia mais

1. Abra o ambiente Solid Edge Assembly.

1. Abra o ambiente Solid Edge Assembly. SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 10 MONTANDO O CONJUNTO O objetivo deste tutorial é fazer com que você tenha um contato inicial com o ambiente Assembly e introduzir conceitos básicos de montagem. É importante que

Leia mais

Notas de Aula AutoCad Prof. Sérgio Viana

Notas de Aula AutoCad Prof. Sérgio Viana Área de Trabalho Juntamente com a área de trabalho, poderão estar abertas algumas barras de ferramentas nas laterais da tela, que servem de suporte ai desenho. Janelas de Comandos Figura 1 Área de trabalho

Leia mais

Programa CAD Inventor Professional - Part _1

Programa CAD Inventor Professional - Part _1 Programa CAD Inventor Professional - Part _1 IVR2008-06 06 JOF 1 Criações neste Programa Part: modelação de uma peça normal ou tipo chapa (com uma espessura constante); ipt. Assembly: ligação (link) entre

Leia mais

AULA_04 - Modelagem features básicas sólidos de revolução (protusões e cortes)

AULA_04 - Modelagem features básicas sólidos de revolução (protusões e cortes) AULA_04 - Modelagem features básicas sólidos de revolução (protusões e cortes) Observação: Os passos 1 a 5 podem ser iguais aos abordados na AULA_03 Modelagem features básicas sólidos extrudados (protusões

Leia mais

Tutorial Blender. por Luis Carlos Retondaro (yudeen) yudeen@gmail.com http://www.retondaro.pro.br

Tutorial Blender. por Luis Carlos Retondaro (yudeen) yudeen@gmail.com http://www.retondaro.pro.br Tutorial Blender por Luis Carlos Retondaro (yudeen) yudeen@gmail.com http://www.retondaro.pro.br Modelagem de cabeça estilo cartoon para animação (box modelling) Este tutorial foi adaptado de um vídeo

Leia mais

Sobre este tutorial. Insira e coloque componentes no ambiente de montagem.

Sobre este tutorial. Insira e coloque componentes no ambiente de montagem. Sobre este tutorial Insira e coloque componentes no ambiente de montagem. Observação: Faça o download dos conjuntos de dados para tutorial emhttp://www.autodesk.com/inventor-tutorial-data-sets Uma montagem

Leia mais

Criação de Roscas. Este Tutorial é destinado à criação de roscas através dos comandos HELIX AND SPIRAL e CUT SWEEP.

Criação de Roscas. Este Tutorial é destinado à criação de roscas através dos comandos HELIX AND SPIRAL e CUT SWEEP. Criação de Roscas Este Tutorial é destinado à criação de roscas através dos comandos HELIX AND SPIRAL e CUT SWEEP. Como exemplo crie um cilindro de 120mm de diâmetro por 300mm de comprimento extrudado

Leia mais

AutoCAD Mechanical Acelerando seus projetos 2D José Luiz Gallego de Mello Jr

AutoCAD Mechanical Acelerando seus projetos 2D José Luiz Gallego de Mello Jr José Luiz Gallego de Mello Jr MA4529 - Essa classe tem o propósito de mostrar as principais funcionalidades da solução AutoCAD Mechanical, que permitem reduzir drasticamente o tempo de criação de desenhos

Leia mais

Blocos Dinâmicos Paramétricos no AutoCAD 2012

Blocos Dinâmicos Paramétricos no AutoCAD 2012 Luciana Klein da Silva de Morais CADKlein Consultoria e Treinamento Ltda. AC1883 Nesta classe será ensinado como usar os recursos paramétricos nos blocos dinâmicos. About the Speaker: Luciana é Desenhista

Leia mais

Comandos Draw. Prof. Msc. Rogério Simões Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas

Comandos Draw. Prof. Msc. Rogério Simões Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Comandos Draw As primitivas geométricas são os elementos geométricos que compõem um desenho. Entre elas, podemos citar linhas, arcos, textos, círculos, etc. Esses comandos estão no menu Draw e alguns deles

Leia mais

Tutorial do Sistema GeoOffice. Todos os direitos reservados (1999-2002)

Tutorial do Sistema GeoOffice. Todos os direitos reservados (1999-2002) Tutorial do Sistema GeoOffice Todos os direitos reservados (1999-2002) Sistema GeoOffice Sistema Topográfico Solution Softwares Tutorial Passo a Passo Conteúdo I Tabela de Conteúdos Foreword 0 Parte I

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI CAMPUS ALTO PARAOPEBA PROJETO E COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA 2D. (notas de aula)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI CAMPUS ALTO PARAOPEBA PROJETO E COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA 2D. (notas de aula) PROJETO E COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA 2D (notas de aula) Prof a. Renata Maria A. Baracho Porto Prof. Marcelo Franco Porto Agosto 2010 Projeto e Computação Gráfica Módulo 2D - 1 Professores Prof a Renata

Leia mais

Computação Gráfica 3D Studio Max 2008.1 www.damasceno.info Prof.: Luiz Gonzaga Damasceno

Computação Gráfica 3D Studio Max 2008.1 www.damasceno.info Prof.: Luiz Gonzaga Damasceno 4.2.1 Criação de Splines (continuação) Circle Spline Create panel > Shapes > Splines > Object Type > Circle Create menu > Shapes > Circle Use Circle para criar splines circulares fechadas feitas de quatro

Leia mais

ArcMAP (parte 2) Rodar o ArcMap teclar: Iniciar > Todos os programas > ArcGIS > ArcMap. Sobre a janela selecionar o item An existing map:

ArcMAP (parte 2) Rodar o ArcMap teclar: Iniciar > Todos os programas > ArcGIS > ArcMap. Sobre a janela selecionar o item An existing map: ArcMAP (parte 2) Nesta parte do tutorial, você irá mapear cada tipo de uso da terra dentro do noise contour. Você adicionará dados ao seu mapa, desenhará feições baseadas em atributos, selecionará feições

Leia mais

Crie um sofá em 3D no AutoCad 13 ou 14

Crie um sofá em 3D no AutoCad 13 ou 14 Crie um sofá em 3D no AutoCad 13 ou 14 Leitores pediram mais detalhes nas explicações e nos comandos e estão sendo atendidos 0 modelo escolhido para essa edição foi um sofá de três lugares. Atendendo a

Leia mais

Sistema de Informações Geográficas Aplicado a Bacias Hidrográficas Aula 3. Frederico Damasceno Bortoloti

Sistema de Informações Geográficas Aplicado a Bacias Hidrográficas Aula 3. Frederico Damasceno Bortoloti Sistema de Informações Geográficas Aplicado a Bacias Hidrográficas Aula 3 Frederico Damasceno Bortoloti Criar um novo arquivo de feição ArcCatalog: clique com o botão direito em uma pasta e selecione Novo

Leia mais

DESENHO DE PLANTA BAIXA EM SOFTWARE AUTOCAD 2000

DESENHO DE PLANTA BAIXA EM SOFTWARE AUTOCAD 2000 Glaucius Décio Duarte APOSTILA DESENHO DE PLANTA BAIXA EM SOFTWARE AUTOCAD 2000 CEFET/RS CEFET/RS - Curso de Edificações - Apostila de Informática Aplicada - Modulo 1 - S2 - Prof. Msc. Glaucius Décio Duarte

Leia mais

Microsoft Office Excel

Microsoft Office Excel 1 Microsoft Office Excel Introdução ao Excel Um dos programas mais úteis em um escritório é, sem dúvida, o Microsoft Excel. Ele é uma planilha eletrônica que permite tabelar dados, organizar formulários,

Leia mais

Tutorial Parafusadeira Black & Decker

Tutorial Parafusadeira Black & Decker Tutorial Parafusadeira Black & Decker POR DIOGO MIRANDA Passo 1 Fotografias: Ajuste as duas fotografias nas vistas ortográficas como indicado nas fotos, a imagem lateral guiará todo o trabalho basicamente,

Leia mais

Desenho e planificação automática de uma curva de gomos a 90º

Desenho e planificação automática de uma curva de gomos a 90º Desenho e planificação automática de uma curva de gomos a 90º Na área da caldeiraria industrial é necessários por vezes elementos de transição em condutas Este tutorial visa exemplif icar a execução de

Leia mais

Comandos vistos nas aulas F2 List (Time + enter) CIRCLE CONSTRUCTION LINE EXPLODE FILLET OFFSET OPTIONS POLYLINE RECTANGLE

Comandos vistos nas aulas F2 List (Time + enter) CIRCLE CONSTRUCTION LINE EXPLODE FILLET OFFSET OPTIONS POLYLINE RECTANGLE Comandos vistos nas aulas F2 List (Time + enter) ARC CAL CHAMFER CIRCLE COPY CONSTRUCTION LINE EDIT EXPLODE EXTEND FILLET JOIN LAYER LENGTHEN MIRROR MOVE OFFSET OPTIONS PEDIT POLYLINE RECTANGLE REGEN TRIM

Leia mais

Part Design. Estrutura da árvore. Estrutura do módulo. As principais ferramentas do módulo Part Design são:

Part Design. Estrutura da árvore. Estrutura do módulo. As principais ferramentas do módulo Part Design são: Part Design Estrutura da árvore Part1 O histórico de criação e modificação do modelo tridimensional estará relacionado na estrutura da árvore, além dos planos XY, YZ e ZX. PartBody Organiza a árvore em

Leia mais

Sistema topograph 98. Tutorial Módulo Projetos

Sistema topograph 98. Tutorial Módulo Projetos Sistema topograph 98 Tutorial Módulo Projetos Como abrir um projeto existente _ 1. Na área de trabalho do Windows, procure o ícone do topograph e dê um duplo clique sobre ele para carregar o programa.

Leia mais

APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK

APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK 1 SÚMARIO ASSUNTO PÁGINA Componentes da Lousa... 03 Função Básica... 04 Função Bandeja de Canetas... 05 Calibrando a Lousa... 06

Leia mais

Construindo recursos procedimentais

Construindo recursos procedimentais Construindo recursos procedimentais Número da Publicação spse01535 Construindo recursos procedimentais Número da Publicação spse01535 Notificação de Direitos Limitados e de Propriedade Este software e

Leia mais

Tutorial de desenvolvimento: Mario

Tutorial de desenvolvimento: Mario Tutorial de desenvolvimento: Mario Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Design e Expressão Gráfica Cursos de Design Design Visual Computação Gráfica I Docente: Sérgio Leandro dos Santos

Leia mais

Tutorial CAD3D 2014 Exercício prático. Nome: Nº Aluno: Curso: Nome: Nº Aluno: Curso:

Tutorial CAD3D 2014 Exercício prático. Nome: Nº Aluno: Curso: Nome: Nº Aluno: Curso: Tutorial CAD3D 2014 Exercício prático Nota: Nome: Nº Aluno: Curso: Nome: Nº Aluno: Curso: 1 Crie uma pasta com o seu nome e número no computador, onde deverá guardar todos os ficheiros que criar para este

Leia mais

Disciplina Desenho Técnico I ENG 1003 Material de Aula

Disciplina Desenho Técnico I ENG 1003 Material de Aula Disciplina Desenho Técnico I ENG 1003 Material de Aula AULAS 01 a 03 Apresentando o AutoCAD. O AutoCAD é um software da Autodesk muito utilizado para fazer desenhos de projetos de engenharia e arquitetura

Leia mais

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO DO PROTEUS

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO DO PROTEUS 1 Para iniciar a edição de um esquema elétrico para posterior simulação, busque no menu Iniciar do Windows, a opção Todos os Programas. Localize a pasta onde foi instalado o Proteus e selecione o programa

Leia mais

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Neste capítulo nós iremos examinar as características da interface do gerenciador de arquivos Konqueror. Através dele realizaremos as principais operações com arquivos

Leia mais

ATENÇÃO. Leitura Indispensável

ATENÇÃO. Leitura Indispensável ATENÇÃO Leitura Indispensável O Guia Rápido do Asure ID 2009 foi criado com base na versão Exchange, ou seja, a versão mais completa da linha Asure ID 2009, portanto, os usuários de outras versões ao utilizarem

Leia mais

Criação de Peças Hidráulicas para o Revit MEP

Criação de Peças Hidráulicas para o Revit MEP Paulo Henrique Giungi Galvão Coordenador de Implementação de Revit/BIM Tecgraf Campinas / Santos / Goiás / Ribeirão Preto Esse curso foi projetado para oferecer soluções profissionais de forma rápida,

Leia mais

APOSTILA V DAC. Ferramentas Importantes

APOSTILA V DAC. Ferramentas Importantes APOSTILA V DAC Ferramentas Importantes FERRAMENTAS IMPORTANTES PARA A EXECUÇÃO DE UM DESENHO A importância do ZOOM A sintaxe do comando ZOOM permite selecionar um dos diferentes tipos de zoom, conforme

Leia mais

,31 É um ficheiro que contém informação sobre sequências de montagem de ficheiros IAM.

,31 É um ficheiro que contém informação sobre sequências de montagem de ficheiros IAM. (QJ-RmR3DXOR1RURQKD 'RFXPHQWRHILFKHLURVGLVSRQtYHOHP 29-11-2000 ËQGLFH $35(6(17$d 2 78725,$/ 2.1 Abrir o ficheiro de trabalho... 2 2.2 Comandos de visualização... 3 2.2.1 Comandos Pan, Zoom, Rotação...3

Leia mais

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word 1 Iniciando o Word 2010 O Word é um editor de texto que utilizado para criar, formatar e imprimir texto utilizado para criar, formatar e imprimir textos. Devido a grande quantidade de recursos disponíveis

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: EXPRESSÕES GRÁFICAS Professor: Valdir R. Santos Eng. Civil - Crea: BA67342/D

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: EXPRESSÕES GRÁFICAS Professor: Valdir R. Santos Eng. Civil - Crea: BA67342/D FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS ITABUNA - BA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: EXPRESSÕES GRÁFICAS Professor: Valdir R. Santos Eng. Civil - Crea: BA67342/D AUTOCAD ATIVIDADE DE DESENHO DA UNIDADE

Leia mais

Aula 03 Comandos de desenho. 1 Rectangle - Modo Simplificado: rec (via Teclado)

Aula 03 Comandos de desenho. 1 Rectangle - Modo Simplificado: rec (via Teclado) Aula 03 Comandos de desenho 1 Rectangle - Modo Simplificado: rec (via Teclado) Define um retângulo. É definido por dois cantos, formado pela sua diagonal. Acionando o Comando RECTANGLE: 1 Inicialmente

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior Mozart de Melo Alves Júnior WORD 2000 INTRODUÇÃO: O Word é um processador de texto com recursos de acentuação, formatação de parágrafo, estilo de letras diferentes, criação de tabelas, corretor ortográfico,

Leia mais

Microsoft Excel Profª. Leticia Lopes Leite. Excel. Profª Leticia Lopes Leite

Microsoft Excel Profª. Leticia Lopes Leite. Excel. Profª Leticia Lopes Leite Microsoft Excel Profª. Leticia Lopes Leite Excel Profª Leticia Lopes Leite 1 Indice 1 Indice 2 2 Introdução 4 2.1 Área de Trabalho 4 2.2 Barra de Ferramentas 5 2.2.1 Ferramenta Pincel 5 2.2.2 Classificar

Leia mais

1. NOÇÕES BÁSICAS... 1.1. Iniciando o Excel... 1.1.1. Abrindo o Excel... 1.1.2. Encerrando o Excel... 1.2. A tela do Excel 7.0... 1.2.1.

1. NOÇÕES BÁSICAS... 1.1. Iniciando o Excel... 1.1.1. Abrindo o Excel... 1.1.2. Encerrando o Excel... 1.2. A tela do Excel 7.0... 1.2.1. 1. NOÇÕES BÁSICAS... 1.1. Iniciando o Excel... 1.1.1. Abrindo o Excel... 1.1.2. Encerrando o Excel... 1.2. A tela do Excel 7.0... 1.2.1. Partes da tela do Excel... Barra de fórmulas... Barra de status...

Leia mais

Tutorial 3: Desenhar objetos no AutoCAD 2010

Tutorial 3: Desenhar objetos no AutoCAD 2010 Tutorial 3: Desenhar objetos no AutoCAD 2010 1 Audiência: Novos usuários do AutoCAD Pré-requisitos: Nenhum Tempo para ser completado: 15 minutos Neste tutorial Complete as lições deste tutorial na ordem.

Leia mais

Aulas de Solid Edge UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA ENG312 PROJETOS MECÂNICOS I

Aulas de Solid Edge UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA ENG312 PROJETOS MECÂNICOS I UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA ENG312 PROJETOS MECÂNICOS I Aulas de Solid Edge Autores: ANDRÉ LUIS LIMA TÁCIO EDUARDO SILVA RAMOS THALLES AROUCA Professor

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Computação Gráfica I 2012/2 Professor: Sérgio Leandro dos Santos Aluno: Paul Richard Mayer

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Computação Gráfica I 2012/2 Professor: Sérgio Leandro dos Santos Aluno: Paul Richard Mayer UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Computação Gráfica I 2012/2 Professor: Sérgio Leandro dos Santos Aluno: Paul Richard Mayer Aqui vamos ver, um dos, muitos métodos para se modelar um carro no Rhino

Leia mais

CEFET-SC - Un. São Jojé Área de Refrigeração e Ar Condicionado Prof. Gilson - Desenho Técnico com Auxílio do AutoCAD 2007

CEFET-SC - Un. São Jojé Área de Refrigeração e Ar Condicionado Prof. Gilson - Desenho Técnico com Auxílio do AutoCAD 2007 4 Desenhando com precisão 4.1 Barra de Status e Teclas de Funções A barra de Status está localizada abaixo da linha de comando (figura 2), onde visualizamos as coordenadas do cursor e várias opções de

Leia mais

: l : desdenha linhas simples de um ponto a outro.

: l : desdenha linhas simples de um ponto a outro. 3 Principais comandos para desenhar e modificar Os principais comandos para desenho e modificações estão nas barras: Draw (desenhar) figuras 13a e Modify (modificar) figura 13b, que podem estão disponíveis

Leia mais

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007 WORD 2007 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa

Leia mais

Modelando um Rinoceronte no Max

Modelando um Rinoceronte no Max tutorial por Fabio S. D'A. Forti Modelando um Rinoceronte no Max F ora o bom conhecimento técnico do software utilizado, o mais importante quando vamos modelar, texturizar ou animar alguma coisa que existe

Leia mais

1 Fluxo de trabalho de desenho de quadros estruturais

1 Fluxo de trabalho de desenho de quadros estruturais Lição 1 Fluxo de trabalho de desenho de quadros estruturais Visão geral do fluxo de trabalho de desenho de quadro estrutural Você pode criar segmentos de caminho e quadros estruturais usando o aplicativo

Leia mais

Modelagem 3D. Capítulo. Objetivos

Modelagem 3D. Capítulo. Objetivos Capítulo 1 Modelagem 3D As Lições descritas neste capítulo servirão para você se familiarizar com a modelagem 3D e como criar seus desenhos. Você também aprenderá a usar o sistema de coordenadas para lhe

Leia mais

Introdução à modelação 3D - Autodesk Inventor 2013 - Luís Sousa

Introdução à modelação 3D - Autodesk Inventor 2013 - Luís Sousa Introdução à modelação 3D - Autodesk Inventor 2013 - Luís Sousa Versão 1 Fevereiro de 2013 Índice 1 A Modelação em CAD3D... 1 2 O Ambiente de Trabalho... 2 3 Modelo 3D de um suporte para lápis... 3 3.1

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 04

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 04 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 4 Fazendo Gráficos de Seus Dados Uma planilha calcula e apresenta as diferenças e semelhanças entre os números e suas modificações ao longo do tempo. Mas os dados em si não

Leia mais

CFAC: Introdução ao AutoCAD - IV. Capitulo IV: Comandos de modificação

CFAC: Introdução ao AutoCAD - IV. Capitulo IV: Comandos de modificação Introdução ao AutoCAD João Manuel R. S. Tavares Joaquim O. Fonseca Objetivos Métodos de seleção dos comandos de modificação; Criação de arrays retangulares - AR ; Criação de arrays polares - AR ; Entender

Leia mais

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica Em certa época, a planilha era um pedaço de papel que os contadores e planejadores de empresas utilizavam para colocar

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 05

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 05 Modificando seus Gráficos MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 05 Quando você coloca seus dados num gráfico, nem sempre ele fica como você imaginou. Você pode mudar o estilo de seu gráfico a qualquer momento.

Leia mais

Manual de utilização GDS Touch PAINEL TOUCH-SCREEN CONTROLE RESIDENCIAL INTERATIVO. Versão: 1.0 Direitos reservados.

Manual de utilização GDS Touch PAINEL TOUCH-SCREEN CONTROLE RESIDENCIAL INTERATIVO. Versão: 1.0 Direitos reservados. Bem Vindo GDS TOUCH Manual de utilização GDS Touch PAINEL TOUCH-SCREEN CONTROLE RESIDENCIAL INTERATIVO O GDS Touch é um painel wireless touchscreen de controle residencial, com design totalmente 3D, interativo

Leia mais

Construindo recursos de tratamento

Construindo recursos de tratamento Construindo recursos de tratamento Número da Publicação spse01530 Construindo recursos de tratamento Número da Publicação spse01530 Notificação de Direitos Limitados e de Propriedade Este software e a

Leia mais

Principais comandos do AutoCad

Principais comandos do AutoCad Principais comandos do AutoCad A, ARC -> Desenha arcos. Deve-se sempre considerar o sentido anti-horário para o desenho dos arcos. ADC, ADCENTER -> O AutoCAD DesignCenter (ADC), semelhante ao Explorador

Leia mais

Apostila de AutoCAD Mechanical 2006

Apostila de AutoCAD Mechanical 2006 Apostila de AutoCAD Mechanical 2006 2006 Cristiano Nogueira Silva AutoCAD Mechanical é uma Marca Registrada da Autodesk Inc. Baixando este documento você está de acordo com o seguinte: O uso deste material

Leia mais

arquitetura Alguns procedimentos no software ProgeCAD

arquitetura Alguns procedimentos no software ProgeCAD Alguns procedimentos no software ProgeCAD Os procedimentos ilustram diversas formas de criar alguns elementos de uma planta baixa. Lembre-se que este procedimento é simplificado. Não traz todas as minúcias

Leia mais

A guia Desenvolvedor

A guia Desenvolvedor A guia Desenvolvedor Primeiramente a aba Desenvolvedor deve estar ativada. Para ativá-la clique no botão do Office no canto superior esquerdo para abrir a seguinte janela: A seguir clique em Opções do

Leia mais

BREVE TUTORIAL DO PREZI Por Franz Kreüther Pereira

BREVE TUTORIAL DO PREZI Por Franz Kreüther Pereira 1 BREVE TUTORIAL DO PREZI Por Franz Kreüther Pereira O Prezi veio revolucionar a maneira como se criam apresentações em slide. Embora a Microsoft tenha desenvolvido o PPTPlex, um plugin para o Power Point

Leia mais

Apostila de CmapTools 3.4

Apostila de CmapTools 3.4 Apostila de CmapTools 3.4 Índice Definição do software... 3 Criando um novo mapa... 3 Adicionando um conceito... 3 Alterando a formatação das caixas (Barra de Ferramentas Estilos Paleta Styles)... 7 Guia

Leia mais

Autodesk Civil 3D. Adaptado para o Brasil

Autodesk Civil 3D. Adaptado para o Brasil Autodesk Civil 3D Adaptado para o Brasil Abordamos a parte de labels do Civil3D onde criei uma sequência de comandos que no final resultaram na formatação típica brasileira para identificar estes componentes

Leia mais

Desenho de peça em chapa

Desenho de peça em chapa Desenho de peça em chapa Número da Publicação spse01546 Desenho de peça em chapa Número da Publicação spse01546 Notificação de Direitos Limitados e de Propriedade Este software e a documentação relacionada

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

Computação Gráfica 3D Studio Max 2008.1 www.damasceno.info Prof.: Luiz Gonzaga Damasceno

Computação Gráfica 3D Studio Max 2008.1 www.damasceno.info Prof.: Luiz Gonzaga Damasceno 2.1 Primitivas básicas. Criando objetos primitivos. Modify 3D Standard Primitives são objetos 3D relativamente simples tais como Box, Sphere, Cylinder, bem como Torus, Plane, Cone, GeoSphere, Tube, Teapot,

Leia mais

DESENHANDO COM PRECISÃO: OSNAP...

DESENHANDO COM PRECISÃO: OSNAP... R72,5 SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO... 4 2 ABRINDO O AUTOCAD... 5 2.1 ÁREA DE TRABALHO... 5 2.2 JANELA DE COMANDOS... 6 2.3 SISTEMA DE COORDENADAS... 6 2.4 DICAS SOBRE OS BOTÕES DIREITO, CENTRAL E ESQUERDO DO

Leia mais

LICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

LICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CAMPUS V - DIVINÓPOLIS DESENHO TÉCNICO ASSISTIDO POR COMPUTADOR (CAD) Divínopolis 2013 Sumário APRESENTAÇÃO...

Leia mais

Microsoft Excel 2000. Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br. http://www.pcs.usp.br/~alan

Microsoft Excel 2000. Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br. http://www.pcs.usp.br/~alan Microsoft Excel 2000 Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br http://www.pcs.usp.br/~alan Microsoft Índice 1.0 Microsoft Excel 2000 3 1.1 Acessando o Excel 3 1.2 Como sair do Excel 3 1.3 Elementos da

Leia mais

NAPNE / RENAPI. Google SketchUp 8

NAPNE / RENAPI. Google SketchUp 8 NAPNE / RENAPI Google SketchUp 8 Agosto de 2011 Sumário 1 Introdução... 4 2 Requisitos básicos... 4 3 Itens... 4 3.1 Assista os tutoriais em vídeo... 5 3.2 Leia dicas e truques... 6 3.3 Visite a Central

Leia mais

AutoCAD para TOPOGRAFIA

AutoCAD para TOPOGRAFIA T O P O G R A F I A A P L I C A D A AutoCAD para TOPOGRAFIA COM BASE NA VERSÃO AutoCAD - 2 0 1 2 Prof. Hiroshi Paulo Yoshizane hiroshiy@ft.unicamp.br; hiroshi55ster@gmail.com www.professorhiroshi.com.br

Leia mais

Gabarito. Desenho Arquitetônico

Gabarito. Desenho Arquitetônico Aula Questão Resposta - Quando queremos iniciar um documento do zero, devemos clicar em qual opção? Start Drawing. - Quando queremos iniciar um documento do zero, devemos clicar em qual opção? Start. -

Leia mais

1 Geometria de referências: pontos, eixos e planos

1 Geometria de referências: pontos, eixos e planos 1 Geometria de referências: pontos, eixos e planos Pontos, eixos e planos são entidades bastante usadas como referências em sistemas CAE/CAE/CAM. Por isso a importância em estudar como definir pontos,

Leia mais