UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Campus Campo Mourão. Engenharia de Alimentos USINA GOIOERÊ DE AÇÚCAR E ÁLCOOL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Campus Campo Mourão. Engenharia de Alimentos USINA GOIOERÊ DE AÇÚCAR E ÁLCOOL"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Campo Mourão Engenharia de Alimentos USINA GOIOERÊ DE AÇÚCAR E ÁLCOOL ENEFICIAMENTO E CARA CTERIZAÇÃO DE DA INDÚSTRIA DE NA RAGIÃO DE CORUMBATAÍ DO SUL: APROVEITAMENTO DA CASCA ESTÁGIO SUPERVISIONADO Campo Mourão Agosto/2013

2 2 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Campo Mourão Engenharia de Alimentos USINA GOIOERÊ DE AÇÚCAR E ÁLCOOL Mirela Vanin dos Santos Lima Professor (a) orientador (a) Odinei Hess Golçalves Professor (a) convidado (a) Herily Pereira Sato Aluno (a) Campo Mourão Agosto/2013

3 3 1 INTRODUÇÃO É considerado estágio, de acordo com o Decreto nº /82, "As atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas ao estudante pela participação em situações reais da vida e trabalho de seu meio, sendo realizada na comunidade em geral ou junto a pessoas jurídicas de direito público ou privado, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino". O estágio curricular supervisionado foi realizado na Usina GOIOERÊ de Açúcar e Álcool, situada em Moreira Sales PR, no período de 10 de janeiro de 2012 até 2 de março de 2012, orientado pelo Professor Dr. Heron Oliveira dos Santos Lima e supervisionado por Jeronimo Noboru Eimori. As atividades desenvolvidas foram: observação do processo global de produção de açúcar a álcool; acompanhamento dos processos de transformação, evaporação, produção de açúcar; produção de álcool e manutenção de evaporadores. 2 DESCRIÇÃO DA EMPRESA A empresa foi fundada em 1976, época em que iniciou a construção de seu parque industrial e o plantio dos primeiros viveiros para o surgimento das lavouras. A principal atividade da Usina Goioerê é a fabricação de açúcar e álcool. Em 2008/09, segundo dados do Anuário da Cana, a Usina Goioerê chegou a moer 1,8 milhão de toneladas de cana. 3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS O estágio, na maioria do tempo foi realizado na entressafra da usina, sendo possível acompanhar a abertura e limpeza dos equipamentos. Foi realizado o acompanhamento da produção de açúcar e álcool e acompanhamento no sistema de evaporação da usina, além disso, foi desenvolvido um projeto de melhoria e otimização do processo para fabricação de álcool.

4 4 4 PROCESSO DE FABRICAÇÃOAÇÚCAR E ÁLCOOL 4.1 LAVAGEM A cana que chega queimada e cortada manualmente é enviada ao processo de lavagem, apresentado na Figura 1, que tem como objetivo principal remover as impurezas grosseiras da cana, como areia, madeira e outros objetos indesejados. Após a lavagem a cana segue para a etapa de moagem. Figura 1. Lavagem da cana de açúcar (Usina Goioerê, 2012) 4.2 MOAGEM A cana já lavada é conduzida por esteira rolante para os picadores e desfibradores; esta etapa é conhecida como preparo da cana. A extração do caldo é feita pelo esmagamento da cana por rolos das moendas (Figura 2) que exercem uma forte pressão sobre a cana. O bagaço proveniente desse processo é utilizado para alimentação da caldeira e o caldo segue para a filtração.

5 5 Figura 2. Moenda de cana de açúcar (Usina Goioerê, 2012). 4.3 FILTRAÇÃO O caldo passa por peneiras (Figura 3) para retirada das impurezas maiores que estão contidas no caldo. Figura 3. Filtração do caldo da cana de açúcar através de peneiras (Usina Goioerê, 2012).

6 6 4.4 SULFITAÇÃO Inicialmente adiciona-se anidrido sulfuroso (SO2) ao caldo, que o absorve, baixando o seu ph original a aproximadamente 4,0. Este processo tem como objetivos principais inibir reações que causam a formação de cor; a coagulação de coloides solúveis e consequentemente auxiliar na sedimentação das partículas de impureza, diminuir a viscosidade do caldo, bem como do xarope, massas cozidas e méis, facilitando as operações de evaporação e cozimento. 4.5 CALEAÇÃO Posteriormente, adiciona-se ao caldo uma solução de hidróxido de cálcio (Figura 4). Este processo tem por objetivo a eliminação de corantes do caldo, a neutralização de ácidos orgânicos e a formação de sulfito e fosfato de cálcio, produtos que, ao sedimentar, arrastam consigo impurezas presentes no líquido e elevam o ph do caldo para valores da ordem de 6,8 a 7,2. Figura 4. Adição de cal ao caldo da cana de açúcar (Usina Goioerê, 2012).

7 7 4.6 AQUECIMENTO Em seguida o tratamento consiste em aquecer o caldo através de aquecedores (Figura 5) a aproximadamente 105 ºC sem adição de produtos químicos. O aquecimento do caldo proporciona a redução da viscosidade e densidade do caldo e acelera a velocidade das reações químicas, agrupando as impurezas na forma de pequenos flocos. Os sais formados são insolúveis a altas temperaturas, possibilitando a sua decantação. Figura 5. Aquecedores do caldo de cana sulfitado e caleado (Usina Goioerê, 2012). 4.7 DECANTAÇÃO A decantação é um processo contínuo, que leva aproximadamente três horas. É usual a aplicação de floculantes na entrada do decantador, visando agrupar os flocos formados nas reações químicas, deixando-os mais pesados para que decantem mais rapidamente. Os floculantes são polímeros, que podem ser tanto

8 8 catiônicos quanto aniônicos. Eles recebem a denominação de polieletrólitos e são poliacrilamidas parcialmente hidrolisadas. Estas substâncias melhoram a floculação; aumentam a velocidade do processo de decantação; o volume de lodo diminui; e não modificam o ph. Após a decantação o caldo segue para a etapa de filtração. 4.8 FILTRO ROTATIVO A VÁCUO O filtro rotativo a vácuo (Figura 6) é composto de um tambor perfurado que gira em volta de um eixo horizontal e parcialmente submerso no líquido a ser filtrado. A periferia do tambor constitui a superfície filtrante, sendo esta dividida em 24 seções independentes, cada uma das quais ocupando 15 da circunferência e estendendo-se por todo o comprimento do tambor. Cada uma destas seções é ligada individualmente a uma tubulação de vácuo. O tambor gira a uma rotação que varia de 0,1 a 0,5 rpm. Ao término da etapa de filtração o caldo está limpo e segue para o processo de evaporação e posteriormente para o processo de fabricação de açúcar, ou sofre diluição e é direcionado à fabricação de álcool. Figura 6. Filtro rotativo a vácuo para retirada de impurezas do caldo da cana (Usina Goioerê, 2012).

9 9 4.9 EVAPORAÇÃO O caldo clarificado com aproximadamente 15ºBrix entra em um conjunto de evaporadores de múltiplo efeito (Figura 7) para a retirada da maior parte da água, apresentando concentração final de cerca de 65ºBrix, tomando a consistência de um xarope que é utilizado no processo de fabricação de açúcar. Figura 7. Evaporador de múltiplo efeito (Usina Goioerê, 2012).

10 10 5 PROCESSO DE FABRICAÇÃO DO AÇÚCAR 5.1 COZIMENTO A Os reatores de cozimento são equipamentos que continuam a evaporação do xarope, tornando o meio supersaturado dando as condições necessárias à cristalização da sacarose. O produto obtido neste cozimento é a massa A. Esta massa A é uma mistura de cristais de açúcar e o seu correspondente licor-mãe (mel), de onde foi obtida a cristalização do açúcar. 5.2 COZIMENTO B No cozimento B é onde formamos os cristais para o cozimento A. Os tachos de cozimento B recebem o mel A e por um processo de nucleação, produz-se os pequenos cristais, de modo controlado e padronizado. Este processo é fundamental na qualidade do produto final, onde todos os cristais são induzidos a uma formação conjunta e uniforme, chamado de semeamento total. A massa B, da mesma forma que a massa A, é uma mistura de cristais de açúcar e o seu correspondente licormãe (mel) de onde foram obtidos os cristais. 5.3 CENTRIFUGAÇÃO DA MASSA A Na centrifugação ocorre a separação do mel, denominado mel A, que irá para os tachos de cozimento B, e açúcar propriamente dito, que é enviado ao secador de açúcar. 5.4 CENTRIFUGAÇÃO DA MASSA B Na centrifugação, os cristais são separados do mel B (ou melaço) onde o magma (cristais de açúcar B) será utilizado como núcleo para o cozimento A e o melaço é enviado para a fabricação do álcool. 5.5 SECAGEM DO AÇÚCAR Nesta etapa o açúcar passa no secador de bandejas (Figura 8) para a retirada da umidade contida nos cristais. O açúcar é alimentado na parte superior e

11 11 é transferido sucessivamente para as bandejas inferiores, enquanto que o ar circula sobre as camadas de açúcar nas bandejas. Este tipo de equipamento, devido à movimentação suave do açúcar no seu interior, evita quebra de cristais, mantendo seu brilho. Após esta etapa o açúcar está pronto para ser ensacado e comercializado. Figura 8. Secador do açúcar (Usina Goioerê, 2012).

12 ENSACAMENTO O açúcar é ensacado em sacos de 50 kg ou em contêineres ("big-bag") de 1000 kg e então é armazenado e comercializado. 6 PROCESSO DE FABRICAÇÃO DO ÁLCOOL 6.1 PREPARO DO MOSTO Mosto é o material fermentescível previamente preparado. O mosto na Usina Goioerê é composto de caldo clarificado, melaço e água. O caldo quente que vem do evaporador é resfriado a 30ºC em trocadores de calor tipo placas, diluído em água, e enviado às dornas de fermentação (Figura 9). No preparo do mosto são definidas as condições gerais de trabalho para a condução da fermentação como, regulagem da vazão, teor de açúcares e temperatura. Densímetros, medidores de vazão e controlador de Brix automático monitoram este processo. 6.2 FERMENTAÇÃO A temperatura de fermentação é regulada para 28 a 30ºC. O mosto fermentado é chamado de vinho que contém cerca de 9,5% de álcool após o processo de fermentação que acontece num período de 6 a 8 horas.

13 13 Figura 9. Dornas de fermentação (Usina Goioerê, 2012). 6.3 CENTRIFUGAÇÃO DO VINHO Após a fermentação a levedura é recuperada do processo por centrifugação, em separadores (Figura 10) que separam o fermento do vinho. O vinho delevurado irá para os aparelhos de destilação onde o álcool é separado, concentrado e purificado. O fermento, com uma concentração de aproximadamente 60%, é enviado às cubas de tratamento.

14 14 Figura 10. Centrífuga do vinho (Usina Goioerê, 2012). 6.4 DESTILAÇÃO O vinho com 9,5% em álcool é enviado aos destiladores (Figura 11), e o produto final apresenta 70 GL. Na destilação do vinho resulta um subproduto importante, a vinhaça. A vinhaça, rica em água, matéria orgânica, nitrogênio, potássio e fósforo, é utilizada na lavoura para irrigação da cana, na chamada fertirrigação.

15 15 Figura 11. Destilador de álcool (Usina Goioerê). 7 PROCESSO DE EVAPORAÇÃO O processo de evaporação (Figura 12) da Usina Goioerê é de múltiplo efeito, constituindo de 1 pré-evaporador e 6 evaporadores. O pré-evaporador recebe vapor de escape, que entra em contato com o caldo e começa o processo de evaporação, os evaporadores trabalham com vácuo com o objetivo de que a água evapore a uma temperatura menor de 100 C a fim de evitar caramelização do caldo.

16 16 Conforme a água vai evaporando, vai se formando o vapor utilizado para evaporar o caldo do segundo evaporador, chamado de vapor vegetal, e assim continua o ciclo até o último evaporador. Em cada evaporador há tubos verticais (Figura 13), que são envoltos pelo vapor, uma tubulação central (Figura 13) onde o caldo mais concentrado sai em direção ao próximo evaporador, uma tubulação para eliminação de gases não condensáveis, eliminador de gotas no teto e tubulações de condensado (Figura 14). Figura 12. Sistema de evaporação (Usina Goioerê, 2012).

17 17 Figura 13. Tubulações de entrada do caldo e tubulação central de saída (Usina Goioerê, 2012). Figura 14. Armazenamento de condensado provenientes dos evaporadores (Usina Goioerê, 2012).

18 18 8 PROJETO DE MELHORIA O projeto de melhoria para a usina foi baseado no caldo de entrada na fabricação do álcool, para que o caldo aquecido seguisse para a fermentação e somente o xarope concentrado pela evaporação seguisse para a fabricação de açúcar, uma vez que o processo da usina concentrava o xarope para a fabricação de açúcar e posteriormente diluía para a fermentação do caldo, fato que ocorria pois inicialmente a usina fabricava somente açúcar, a fabricação de álcool se iniciou somente depois. O método utilizado para a realização do projeto foi o PDCA. 9 CONCLUSÃO A realização do estágio proporcionou uma visão externa à Usina, foram realizadas algumas propostas de melhorias que não se concretizaram. Além disso, o estágio foi de extrema importância para o conhecimento de equipamentos abertos e seus componentes, que normalmente não são visualizados com o processo em andamento. Foi interessante também o aprendizado para relacionamento interpessoal no local de trabalho, o entendimento da dificuldade econômica para realizar melhorias e as adaptações que são realizadas para resolução de problemas. O objetivo do estágio foi atendido, acrescentando um melhor aprendizado para trabalhar com projetos de equipamentos.

Tecnologia da fabricação do açúcar e do etanol

Tecnologia da fabricação do açúcar e do etanol LAN 1458 AÇÚCAR E ÁLCOOL Tecnologia da fabricação do açúcar e do etanol Prof. Dr. André Ricardo Alcarde andre.alcarde@usp.br Purificação do caldo: Aspectos tecnológicos; Peneiragem; Sulfitação; Calagem;

Leia mais

Purificação do caldo: Aquecimento, decantação e filtração.

Purificação do caldo: Aquecimento, decantação e filtração. Purificação do caldo: Aspectos tecnológicos; Peneiragem; Sulfitação; Calagem; Aquecimento, decantação e filtração. Componentes químicos do caldo de cana: Fibra 9-16% Água 75-82% Caldo 84-91% Açúcares 16-23%

Leia mais

Glossário de termos técnicos Sucroalcooleiro

Glossário de termos técnicos Sucroalcooleiro Acidez sulfúrica Quantidade de ácidos totais presentes no vinho, mosto ou pé-de-cuba expressos em g/l de ácido sulfúrico. Açúcares fermentescíveis Denominação dos açúcares que podem ser transformados em

Leia mais

Produção de Açúcar. Processos Químicos Industriais II

Produção de Açúcar. Processos Químicos Industriais II Produção de Açúcar Processos Químicos Industriais II Energia Brasil Moagem de cana de açúcar da safra 2013/2014 acumulada até 01/06/2013 somou aproximadamente 105 milhões de toneladas. Ainda de acordo

Leia mais

A Cultura da Cana-de-Açúcar Saul Carvalho

A Cultura da Cana-de-Açúcar Saul Carvalho A Cultura da Cana-de-Açúcar Saul Carvalho 1 QUALIDADE = Riqueza da cana + recuperação dos açúcares FATORES: -variedade - estádio de maturação -impurezas - microorganismos -sanidade - corte, colheita, carregamento

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO TRATAMENO DO CALDO DE CANA DE AÇÚCAR PARA A PRODUÇÃO DE AÇÚCAR E ETANOL

A IMPORTÂNCIA DO TRATAMENO DO CALDO DE CANA DE AÇÚCAR PARA A PRODUÇÃO DE AÇÚCAR E ETANOL A IMPORTÂNCIA DO TRATAMENO DO CALDO DE CANA DE AÇÚCAR PARA A PRODUÇÃO DE AÇÚCAR E ETANOL T. S. NUNES 1, J. R. D. FINZER 1 1 Universidade de Uberaba, Departamento de Engenharia Química E-mail para contato:

Leia mais

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Campo Mourão Fabricação do açúcar

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Campo Mourão Fabricação do açúcar Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Campo Mourão Fabricação do açúcar Profª Camila O. Martinez 1 2016 2 Cozimento 60 % de sacarose, 7 % de impurezas e 33% de água: viscosidade cozedores (batelada):

Leia mais

Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Campo Mourão Tratamento do Caldo - Clarificação

Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Campo Mourão Tratamento do Caldo - Clarificação Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Campo Mourão Tratamento do Caldo - Clarificação Profª Camila O. Martinez 1 2016 Tratamento do caldo Peneiramento Sulfitação (Bicarbonatação, ozonização)

Leia mais

2.2 Grandezas e medidas utilizadas no setor açucareiro... 32

2.2 Grandezas e medidas utilizadas no setor açucareiro... 32 ........... SUMÁRIO APRESENTAÇÃO.... 15 UNIDADE 1: Aspectos gerais, produção, mercado etc. 1.1 Açúcares.... 19 1.2 Origem dos açúcares.... 20 1.3 Glicose e frutose.... 20 1.4 Sacarose.... 21 1.5 Açúcar

Leia mais

I.TERMINOLOGIA TÉCNICA

I.TERMINOLOGIA TÉCNICA I.TERMINOLOGIA TÉCNICA CANA-DE-AÇÚCAR definição industrial: Matéria-prima industrial constituída por colmos de cana-deaçúcar e por impurezas que acompanham (restos de folhas, raízes, terra, pedras, etc)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR PALOTINA MESTRADO - BIOENERGIA BIOETANOL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR PALOTINA MESTRADO - BIOENERGIA BIOETANOL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR PALOTINA MESTRADO - BIOENERGIA BIOETANOL Joel Gustavo Teleken Palotina (PR), Maio de 2017. BIOETANOL 1) MATÉRIAS PRIMAS 2) BIORREATORES 3) PRODUÇÃO DE ETANOL 2 MATÉRIAS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR PALOTINA MESTRADO - BIOENERGIA BIOETANOL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR PALOTINA MESTRADO - BIOENERGIA BIOETANOL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR PALOTINA MESTRADO - BIOENERGIA BIOETANOL Professor Dr. Joel Gustavo Teleken Palotina (PR), 15 de maio de 2014. SUMÁRIO 1) BIORREATORES 2) PROCESSO BIOETANOL 3) DESTILAÇÃO

Leia mais

Indicadores da qualidade e valores recomendados para cana-de-açucar

Indicadores da qualidade e valores recomendados para cana-de-açucar Indicadores da qualidade e valores recomendados para cana-de-açucar Recebimento Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Campo Mourão Extração e Tratamento do Caldo Profª Camila O. Martinez 3

Leia mais

PURIFICAÇÃO DO CALDO PARA PRODUÇÃO DE AÇÚCAR

PURIFICAÇÃO DO CALDO PARA PRODUÇÃO DE AÇÚCAR Universidade de São Paulo USP Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Esalq Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição - LAN LAN 1458 Açúcar e Álcool PURIFICAÇÃO DO CALDO PARA PRODUÇÃO

Leia mais

TRATAMENTO DE CALDO E A SUA IMPORTÂNCIA. Carlos A. Tambellini

TRATAMENTO DE CALDO E A SUA IMPORTÂNCIA. Carlos A. Tambellini TRATAMENTO DE CALDO E A SUA IMPORTÂNCIA Carlos A. Tambellini PRÉ TRATAMENTO DE CALDO Limpeza da Cana Peneiramento de Caldo Bruto Regeneração de Calor TRATAMENTO DE CALDO Sulfitação Calagem / Dosagem por

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR PALOTINA MESTRADO - BIOENERGIA BIOETANOL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR PALOTINA MESTRADO - BIOENERGIA BIOETANOL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR PALOTINA MESTRADO - BIOENERGIA BIOETANOL Palotina (PR), Maio de 2018. BIOETANOL 1) MATÉRIAS PRIMAS 2) BIORREATORES 3) PRODUÇÃO DE ETANOL 2 MATÉRIAS PRIMAS As matérias-primas

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Campus Campo Mourão. Engenharia de Alimentos BERGER EQUIPAMENTOS

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Campus Campo Mourão. Engenharia de Alimentos BERGER EQUIPAMENTOS UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Campo Mourão Engenharia de Alimentos BERGER EQUIPAMENTOS ENEFICIAMENTO E CARA CTERIZAÇÃO DE DA INDÚSTRIA DE NA RAGIÃO DE CORUMBATAÍ DO SUL: APROVEITAMENTO

Leia mais

Review. Processos Químicos Industriais II

Review. Processos Químicos Industriais II Review Processos Químicos Industriais II Sacarose > 15% Extração de 94 a 97 % da sacarose gerando bagaço com umidade final de 50%. Concentrar o caldo decantado, através da retirada de água, elevando

Leia mais

PURIFICAÇÃO DO CALDO PARA PRODUÇÃO DE ÁLCOOL

PURIFICAÇÃO DO CALDO PARA PRODUÇÃO DE ÁLCOOL Universidade de São Paulo USP Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Esalq Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição - LAN LAN 685 - Tecnologia do Álcool PURIFICAÇÃO DO CALDO PARA PRODUÇÃO

Leia mais

Descrição Resumida do processo

Descrição Resumida do processo Universidade de São Paulo USP Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Esalq Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição - LAN LAN 1458 Açúcar e Álcool 6ª Aula EXTRAÇÃO DO CALDO Prof. Antonio

Leia mais

MASM ENGENHARIA E CONSULTORIA

MASM ENGENHARIA E CONSULTORIA CALDEIRA E GERADOR BALANÇO ART 16,4% 274,3 t/h 33,1 t/h 50 % umid 11,9 % 1,8 % pol 26,5 t/h 214,6 t/h SOBRA DESCARTE PURGA PURGA CALDEIRA CALDEIRA 2,0 t/h DESCARTE DE BAIXA 8,8 t/h DE ALTA 448,8 t/h 4,0

Leia mais

John Howard Payne Tradução: Florenal Zarpelon Coordenação: J. P. Stupiello São Paulo: Nobel/STAB, Preço para sócio: R$ 40,00 Não sócio: R$ 55,00

John Howard Payne Tradução: Florenal Zarpelon Coordenação: J. P. Stupiello São Paulo: Nobel/STAB, Preço para sócio: R$ 40,00 Não sócio: R$ 55,00 Operações Unitárias na Açúcar-de- Produção Cana de John Howard Payne Tradução: Florenal Zarpelon Coordenação: J. P. Stupiello São Paulo: Nobel/STAB, 1989 Preço para sócio: R$ 40,00 Não sócio: R$ 55,00

Leia mais

Estudo de Caso Reutilização de Água em Usina de Destilaria de Etanol Hidratado e Fabricação de Açúcar Através de Torres de Resfriamento

Estudo de Caso Reutilização de Água em Usina de Destilaria de Etanol Hidratado e Fabricação de Açúcar Através de Torres de Resfriamento Estudo de Caso Reutilização de Água em Usina de Destilaria de Etanol Hidratado e Fabricação de Açúcar Através de Torres de Resfriamento Empresa: Usina Açucareira Passos S/A Usina Itaiquara Endereço: Fazenda

Leia mais

1. DESCRIÇÃO DO PROCESSO PLANTA PILOTO

1. DESCRIÇÃO DO PROCESSO PLANTA PILOTO Assunto: Descrição de processo na Planta Piloto 1. DESCRIÇÃO DO PROCESSO PLANTA PILOTO 1.1 INTRODUÇÃO: A obtenção de nitrato orgânico na planta piloto se processa por batelada de acordo com as seguintes

Leia mais

RECUPERAÇÃO DE INSUMOS E SUBPRODUTOS DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL. Processo de recuperação do Metanol e da Glicerina.

RECUPERAÇÃO DE INSUMOS E SUBPRODUTOS DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL. Processo de recuperação do Metanol e da Glicerina. RECUPERAÇÃO DE INSUMOS E SUBPRODUTOS DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL Processo de recuperação do Metanol e da Glicerina. O processo completo de produção de biodiesel partindo-se do óleo degomado é constituído

Leia mais

INTRODUÇÃO HOME DISTILLING

INTRODUÇÃO HOME DISTILLING INTRODUÇÃO HOME DISTILLING É o modo de produção caseiro de bebidas destiladas de qualidade, utilizando equipamentos idênticos aos das grandes destilarias, porém reproduzidos em escala menor. Tem como objetivos:

Leia mais

Bem vindos à MAUSA. Eng. Egon Scheiber Gerente Comercial Eng. Christian Rodrigo Perini - Engenharia

Bem vindos à MAUSA. Eng. Egon Scheiber Gerente Comercial Eng. Christian Rodrigo Perini - Engenharia Bem vindos à MAUSA Eng. Egon Scheiber Gerente Comercial Eng. Christian Rodrigo Perini - Engenharia Fábrica - Piracicaba Distrito Industrial Unileste 1948 172.000 m2 450 empregados MAUSA Unidades de Negócios

Leia mais

TEIA TEIA DO DO SABER SABER

TEIA TEIA DO DO SABER SABER TEIA TEIA DO DO SABER SABER 2005 Fundação de Apoio às Ciências: Humanas, Exatas e Naturais GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO

Leia mais

Leite condensado: Matéria prima. Tratamento térmico. Adição De açúcar. Evaporação Homogeneização. Arrefecimento. Cristalizacão.

Leite condensado: Matéria prima. Tratamento térmico. Adição De açúcar. Evaporação Homogeneização. Arrefecimento. Cristalizacão. Leite condensado: O leite condensado é um produto com consistência semilíquida com cheiro e sabor fresco e puro, tem uma cor amarelada, é obtido pela eliminação parcial da água da constituição do leite

Leia mais

5ª Aula PREPARO DA CANA E EXTRAÇÃO DO CALDO

5ª Aula PREPARO DA CANA E EXTRAÇÃO DO CALDO !" 5ª Aula PREPARO DA CANA E EXTRAÇÃO DO CALDO INTRODUÇÃO 1 Extração do caldo com moenda 1.1 Instalação típica 1.2 Principais componentes de uma moenda 1.3 Parâmetros para o julgamento da eficiência de

Leia mais

FABRICAÇÃO DO ÁLCOOL INTRODUÇÃO

FABRICAÇÃO DO ÁLCOOL INTRODUÇÃO Etanol??? Aplicado como combustível verde, em industrias de alimentos, perfumes, cosméticos e como insumo da industria química; Combustível potencialmente global; Alternativa muito procurada com a escassez

Leia mais

Alto Teor Alcoólico/ECOFERM e Concentração de Vinhaça: Processos se Complementam

Alto Teor Alcoólico/ECOFERM e Concentração de Vinhaça: Processos se Complementam Tadeu Fessel Alto Teor Alcoólico/ECOFERM e Concentração de Vinhaça: Processos se Complementam Guilherme Marengo Ferreira Dedini Indústrias de Base Henrique Vianna de Amorim Fermentec 16 de junho de 2011

Leia mais

Leandro Pena Luciana Lucco Mariana Telles Victor Alves Docente: Rita Macri Disciplina: Gestão de Subprodutos Industriais Março 2010

Leandro Pena Luciana Lucco Mariana Telles Victor Alves Docente: Rita Macri Disciplina: Gestão de Subprodutos Industriais Março 2010 Água Residuais obtidas no processo de produção de Açúcar e Álcool Leandro Pena Luciana Lucco Mariana Telles Victor Alves Docente: Rita Macri Disciplina: Gestão de Subprodutos Industriais Março 2010 Capitação

Leia mais

TECNOLOGIA AGROINDUSTRIAL DE SORGO SACARINO

TECNOLOGIA AGROINDUSTRIAL DE SORGO SACARINO TECNOLOGIA AGROINDUSTRIAL DE SORGO SACARINO SEMINÁRIO TEMÁTICO DE SORGO SACARINO EMBRAPA Milho e Sorgo Sete Lagoas, MG 20-21 Setembro, 2011 Premissas: Extensão de sorgo sacarino Processamento de sorgo

Leia mais

Processo de produção de etanol a partir do sorgo sacarino

Processo de produção de etanol a partir do sorgo sacarino Sorgo & Cana Do ponto de vista de processamento industrial, a utilização do sorgo sacarino pouco se difere da cana-de-açúcar para produção de etanol. Ao chegar à indústria, a matéria-prima é quantificada

Leia mais

Universidade de São Paulo USP Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Esalq. LAN 1458 Açúcar e Álcool

Universidade de São Paulo USP Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Esalq. LAN 1458 Açúcar e Álcool Universidade de São Paulo USP Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Esalq Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição - LAN LAN 1458 Açúcar e Álcool Processos industriais de condução da

Leia mais

ethanol COMPACT system Extração e retificação destilação fermentação

ethanol COMPACT system Extração e retificação destilação fermentação Compactas ethanol COMPACT system Extração e preparo do caldo retificação fermentação destilação 2 Extração e preparo do caldo O caldo é extraído por meio de moendas fornecidas pelo Grupo Exal que têm por

Leia mais

EXTRAÇÃO E PURIFICAÇÃO DO CALDO

EXTRAÇÃO E PURIFICAÇÃO DO CALDO USP/ESALQ LAN0451 Açúcar e Bebidas EXTRAÇÃO E PURIFICAÇÃO DO CALDO Prof. Dra Sandra H da Cruz Açúcar de cana http://web.coprodia.com.br/pages/visualizar/page:recepcao_preparo_e_moagem_de_cana 5. EXTRAÇÃO

Leia mais

Concentração de Vinhaça a 55 Brix integrada a Usina Sucroenergética

Concentração de Vinhaça a 55 Brix integrada a Usina Sucroenergética Grupo Raízen Unidade Costa Pinto Concentração de Vinhaça a 55 Brix integrada a Usina Guilherme Marengo Ferreira Engenharia de Aplicação/Comercial Dedini S/A Indústrias de Base Concentração de Vinhaça a

Leia mais

Produção de Açúcar 11º Seminário Brasileiro Agroindustrial

Produção de Açúcar 11º Seminário Brasileiro Agroindustrial Produção de Açúcar 11º Seminário Brasileiro Agroindustrial Wilson Lucena Maranhão Neto 28 de Outubro de 2010 Bunge Brasil e o Negócio Açúcar&Bioenergia 2 Bunge Brasil Definição Empresa líder de mercado

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENGENHARIA QUÍMICA LOQ 4017 OPERAÇÕES UNITÁRIAS EXPERIMENTAL II

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENGENHARIA QUÍMICA LOQ 4017 OPERAÇÕES UNITÁRIAS EXPERIMENTAL II UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENGENHARIA QUÍMICA LOQ 4017 OPERAÇÕES UNITÁRIAS EXPERIMENTAL II Profa. Lívia Chaguri E-mail: lchaguri@usp.br FILTRAÇÃO 1 Semestre de 2015 Introdução Filtração: separação de partículas

Leia mais

Redução, Concentração de Vinhaça

Redução, Concentração de Vinhaça Redução, Concentração de Vinhaça IV Simpósio Internacional STAB Ribeirão Preto - SP Florenal Zarpelon Eng. Químico UFRJ/69 fz7@uol.com.br 27/02/2019 Por que Reduzir / Concentrar Vinhaça? Facilitar o cumprimento

Leia mais

Seminário STAB Regional Sul A vinhaça na Agroindistria da Cana de Açúcar Nadir Almeida da Gloria

Seminário STAB Regional Sul A vinhaça na Agroindistria da Cana de Açúcar Nadir Almeida da Gloria Seminário STAB Regional Sul A vinhaça na Agroindistria da Cana de Açúcar Nadir Almeida da Gloria O efeito da cana de vinhaça na fermentação alcoólica Silvio Roberto Andrietta Introdução Para determinar

Leia mais

Processos de separação de misturas

Processos de separação de misturas Disciplina: Química Prof.: Ivo Turma: IU 23/03/2017 Tema da aula: Métodos de separação de misturas Processos de separação de misturas 1) Separação de misturas heterogêneas Misturas sólido sólido Catação

Leia mais

PENTAGRO SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS

PENTAGRO SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS Relatório técnico publicado pela PENTAGRO SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS WWW.PENTAGRO.COM.BR 1. Resumo Este relatório apresenta, de forma resumida, toda a rota produtiva para obtenção do açúcar, etanol e bioeletricidade.

Leia mais

Lista - Separação dos componentes de um sistema

Lista - Separação dos componentes de um sistema ! Lista - Separação dos componentes de um sistema 1) (ENEM) O principal processo industrial utilizado na produção de fenol é a oxidação do cumeno (isopropilbenzeno). A equação mostra que esse processo

Leia mais

EVAPORAÇÃO. Profa. Marianne Ayumi Shirai EVAPORAÇÃO

EVAPORAÇÃO. Profa. Marianne Ayumi Shirai EVAPORAÇÃO Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Londrina Operações Unitárias na Indústria de Alimentos EVAPORAÇÃO Profa. Marianne Ayumi Shirai EVAPORAÇÃO É a remoção parcial da água de mistura de líquidos,

Leia mais

Uma análise das diferentes fontes de carboidratos para obtenção do bioetanol. Silvio Roberto Andrietta BioContal

Uma análise das diferentes fontes de carboidratos para obtenção do bioetanol. Silvio Roberto Andrietta BioContal Uma análise das diferentes fontes de carboidratos para obtenção do bioetanol Silvio Roberto Andrietta BioContal Matéria prima O etanol pode ser obtido de diferentes matérias primas: Amido Sacarose Material

Leia mais

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO. Prof. Ms. George Verçoza

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO. Prof. Ms. George Verçoza PROCESSOS DE SEPARAÇÃO Prof. Ms. George Verçoza Separação magnética: Separa misturas do tipo sólido-sólido nas quais um dos componentes tem propriedades magnéticas e é atraído por um ímã. Ex: Ferro e areia.

Leia mais

Concentração do Caldo de cana

Concentração do Caldo de cana LAN1458 Açúcar e Álcool Concentração do Caldo de cana Evaporação e cozimento CONCENTRAÇÃO DO CALDO caldo misto decantado - solução diluída (13 a 15 Brix) massa cozida (solução super concentrada - 90-95

Leia mais

Aspectos gerais da concentração das vinhaças

Aspectos gerais da concentração das vinhaças II GERA Workshop de Gestão de Energia e Resí íduos na Agroindústria Sucroalcooleira Aspectos gerais da concentração das vinhaças as eng. Luiz Paulo De Biase Consultor independente Retrospectiva 1954 Vogelbusch

Leia mais

Processos industriais da condução da fermentação alcoólica. Processos de fermentação em batelada alimentada e contínua

Processos industriais da condução da fermentação alcoólica. Processos de fermentação em batelada alimentada e contínua Processos industriais da condução da fermentação alcoólica Processos de fermentação em batelada alimentada e contínua Processos industriais na condução da fermentação do mosto Classificação das fermentações

Leia mais

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO. Jeosafá Lima

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO. Jeosafá Lima PROCESSOS DE SEPARAÇÃO Jeosafá Lima Misturas homogêneas e heterogêneas Uma mistura é constituída por duas ou mais substâncias, sejam elas simples ou compostas. https://www.youtube.com/watch?v=6jcxdhovkcm

Leia mais

LAN1458 Açúcar e Álcool Concentração do Caldo de cana

LAN1458 Açúcar e Álcool Concentração do Caldo de cana LAN1458 Açúcar e Álcool Concentração do Caldo de cana Evaporação e cozimento Preparo da cana, moagem e sulfitação http://www.mandu.com.br/producaoacucar.htm 2 Caleagem e aquecimento 3 Sedimentação e filtração

Leia mais

PURIFICAÇÃO DA GLICERINA A PARTIR DO MÉTODO DE DESTILAÇÃO E CENTRIFUGAÇÃO 1 INTRODUÇÃO

PURIFICAÇÃO DA GLICERINA A PARTIR DO MÉTODO DE DESTILAÇÃO E CENTRIFUGAÇÃO 1 INTRODUÇÃO PURIFICAÇÃO DA GLICERINA A PARTIR DO MÉTODO DE DESTILAÇÃO E CENTRIFUGAÇÃO Jéssica R. de O. Rossi 1, Ivan Fernandes de Souza 2 1 Graduando em Produção Industrial na FATEC Botucatu, jessicarossi_fatecbt@hotmail.com

Leia mais

SEPARAÇÃO DE MISTURAS

SEPARAÇÃO DE MISTURAS SEPARAÇÃO DE MISTURAS Métodos de separação de misturas HETEROGÊNEAS SÓLIDO SÓLIDO: Catação Ventilação Levigação Separação magnética Dissolução fracionada Peneiração Flotação SÓLIDO LÍQUIDO: Decantação

Leia mais

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS PROFESSOR: BISMARCK

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS PROFESSOR: BISMARCK PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS PROFESSOR: BISMARCK Substância Pura: Um único tipo de substância Simples: formada por átomos de um único elemento. Composta: formada por átomos de mais de um elemento.

Leia mais

Filtração. Operações Unitárias. Colégio Técnico de Lorena - COTEL. Prof. Lucrécio Fábio. Departamento de Engenharia Química

Filtração. Operações Unitárias. Colégio Técnico de Lorena - COTEL. Prof. Lucrécio Fábio. Departamento de Engenharia Química Colégio Técnico de Lorena - COTEL Operações Unitárias Filtração Prof. Lucrécio Fábio Departamento de Engenharia Química Atenção: Este roteiro destina-e exclusivamente a servir como base de estudo. Figuras

Leia mais

Exemplos. Prof. Marcelo Henrique. Exemplo 1 Produção de suco concentrado de laranja

Exemplos. Prof. Marcelo Henrique. Exemplo 1 Produção de suco concentrado de laranja Exemplos Prof. Marcelo Henrique Exemplo 1 Produção de suco concentrado de laranja O suco natural de laranja contém 13,5% m/m de sólidos e o restante de água. Já o suco concentrado de laranja comercial

Leia mais

EQUIPAMENTOS EQUIPAMENTOS

EQUIPAMENTOS EQUIPAMENTOS OPERAÇÕES UNITÁRIAS MECÂNICA DOS FLUÍDOS TRANSMISSÃO DE CALOR AGITAÇÃO E MISTURA SEPARAÇÃO MANUSEIO COM SÓLIDOS BOMBAS MECÂNICA DOS FLUÍDOS DESLOCAMENTO POSITIVO CINÉTICAS ALTERNATIVAS ROTATIVAS CENTRÍFUGAS

Leia mais

EQUIPAMENTOS EQUIPAMENTOS EQUIPAMENTOS OPERAÇÕES UNITÁRIAS TECNOLOGIA DE PROCESSOS QUÍMICOS II MECÂNICA DOS FLUÍDOS TRANSMISSÃO DE CALOR

EQUIPAMENTOS EQUIPAMENTOS EQUIPAMENTOS OPERAÇÕES UNITÁRIAS TECNOLOGIA DE PROCESSOS QUÍMICOS II MECÂNICA DOS FLUÍDOS TRANSMISSÃO DE CALOR OPERAÇÕES UNITÁRIAS MECÂNICA DOS FLUÍDOS TRANSMISSÃO DE CALOR AGITAÇÃO E MISTURA SEPARAÇÃO MANUSEIO COM SÓLIDOS MECÂNICA DOS FLUÍDOS DESLOCAMENTO POSITIVO ALTERNATIVAS ROTATIVAS BOMBAS CINÉTICAS CENTRÍFUGAS

Leia mais

Segunda aula de química

Segunda aula de química Segunda aula de química Nome: Laísa 17/04/2017 Relembrando... Questão 3: Relembrando... (UNESP 2015) Alguns historiadores da Ciência atribuem ao filósofo pré-socrático. Empédocles a Teoria dos Quatro elementos.

Leia mais

Frequentemente é necessário separar os componentes de uma mistura em frações individuais.

Frequentemente é necessário separar os componentes de uma mistura em frações individuais. Frequentemente é necessário separar os componentes de uma mistura em frações individuais. As frações podem diferenciar-se pelo tamanho de partículas, estado físico e composição química. Asoperaçõesdeseparaçãosãodeduasclasses:

Leia mais

Operações Unitárias: Sedimentação. Profª. Camila Ortiz Martinez UTFPR Campo Mourão

Operações Unitárias: Sedimentação. Profª. Camila Ortiz Martinez UTFPR Campo Mourão Operações Unitárias: Sedimentação Profª. Camila Ortiz Martinez UTFPR Campo Mourão INTRODUÇÃO A operação unitária de separar pode envolver: separação de alimentos sólidos em sólido: peneiramento separação

Leia mais

CATÁLOGO DE PRODUTOS E SERVIÇOS

CATÁLOGO DE PRODUTOS E SERVIÇOS CATÁLOGO DE PRODUTOS E SERVIÇOS CATÁLOGO DE PRODUTOS E SERVIÇOS História Missão Conhecida pela excelente qualidade de seus equipamentos, a ARJMAN cumpre fielmente as normas e especificações estabelecidas

Leia mais

Soluções para Indústria de Açúcar Medição de Brix, Matéria Seca, Densidade e Umidade. detectar e identificar

Soluções para Indústria de Açúcar Medição de Brix, Matéria Seca, Densidade e Umidade. detectar e identificar Soluções para Indústria de Açúcar Medição de Brix, Matéria Seca, Densidade e Umidade detectar e identificar APLICAÇÕES NA INDÚSTRIA DE AÇÚCAR Processamento de cana-de-açúcar e de beterraba As soluções

Leia mais

Prof. José Valter SEPARAÇÃO DE MISTURAS

Prof. José Valter SEPARAÇÃO DE MISTURAS 1 Separação de misturas heterogêneas: LEVIGAÇÃO É usada para componentes de misturas de sólidos, quando um dos componentes é facilmente arrastado pelo líquido. Separação do ouro das areias auríferas Separação

Leia mais

Operações Unitárias Experimental II Filtração. Professora: Simone de Fátima Medeiros

Operações Unitárias Experimental II Filtração. Professora: Simone de Fátima Medeiros Operações Unitárias Experimental II Filtração Professora: Simone de Fátima Medeiros Lorena SP-2014 Conceito Separação sólido-fluido: Separação de partículas sólidas contidas em um fluido (líquido ou gás)

Leia mais

Planta Piloto de Fabricação de Bioetanol. Eng. Vantuir B. Pereira Júnior

Planta Piloto de Fabricação de Bioetanol. Eng. Vantuir B. Pereira Júnior Planta Piloto de Fabricação de Bioetanol Eng. Vantuir B. Pereira Júnior Fluxograma e fases do processo Fluxograma e fases do processo 1 2 4 8 9 3 5 6 7 1.Preparação de Matéria Prima 2.Polpação 3.Gelatinização

Leia mais

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO. Professor Cassio Pacheco

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO. Professor Cassio Pacheco PROCESSOS DE SEPARAÇÃO Professor Cassio Pacheco SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS (Processos mecânicos de separação) Sistema sólido - sólido Separação magnética: Separa misturas do tipo sólido-sólido

Leia mais

PROCESSO DE PRODUÇÃO CAMPO GENERALIDADES DO CULTIVO DA CANA DE AÇÚCAR

PROCESSO DE PRODUÇÃO CAMPO GENERALIDADES DO CULTIVO DA CANA DE AÇÚCAR PROCESSO DE PRODUÇÃO CAMPO GENERALIDADES DO CULTIVO DA CANA DE AÇÚCAR A cana de açúcar (Saccharum officinarum) é uma gramínea anual na qual se podem gerenciar dois tipos de plantações: planta cana, que

Leia mais

Plano de Aula - O Processo de Fabricação do Açúcar e Álcool - cód Horas/Aula

Plano de Aula - O Processo de Fabricação do Açúcar e Álcool - cód Horas/Aula Plano de Aula - O Processo de Fabricação do Açúcar e Álcool - cód. 4465-24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução Capítulo 2 - Histórico da Cana-de-Açúcar no Brasil Aula 2 Capítulo 3 - Cenário da Cana-de-Açúcar

Leia mais

Química B Intensivo V. 1

Química B Intensivo V. 1 1 Química B Intensivo V. 1 Exercícios 01) B 02) B a) Falsa. O leite in natura é uma mistura heterogênea e não apresenta as mesmas propriedades em toda a extensão da amostra. b) Verdadeira. A gelatina é

Leia mais

Recursos Energéticos e Meio Ambiente. Professor Sandro Donnini Mancini Etanol. Sorocaba, Maio de 2016

Recursos Energéticos e Meio Ambiente. Professor Sandro Donnini Mancini Etanol. Sorocaba, Maio de 2016 Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba Recursos Energéticos e Meio Ambiente Professor Sandro Donnini Mancini 19 - Etanol Sorocaba, Maio de 2016 Biomassa Toda matéria orgânica, de origem animal ou

Leia mais

Universidade de São Paulo USP Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Esalq. LAN 1458 Açúcar e Álcool

Universidade de São Paulo USP Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Esalq. LAN 1458 Açúcar e Álcool Universidade de São Paulo USP Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Esalq Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição - LAN LAN 1458 Açúcar e Álcool Matérias-primas para a produção de

Leia mais

APLICAÇÃO DA PRODUÇÃO MAIS LIMPA NO PROCESSO DE CLARIFICAÇÃO DO CALDO DE CANA PARA PRODUÇÃO DE AÇÚCAR

APLICAÇÃO DA PRODUÇÃO MAIS LIMPA NO PROCESSO DE CLARIFICAÇÃO DO CALDO DE CANA PARA PRODUÇÃO DE AÇÚCAR APLICAÇÃO DA PRODUÇÃO MAIS LIMPA NO PROCESSO DE CLARIFICAÇÃO DO CALDO DE CANA PARA PRODUÇÃO DE AÇÚCAR Rodolfo Benedito da Silva (UNEMAT) rodolfoengenheiro@hotmail.com Celia Szuchman Wolquind (UNEMAT) celinha_wolquind@hotmail.com

Leia mais

Concentração de Vinhaça: Consumo de Vapor "ZERO"

Concentração de Vinhaça: Consumo de Vapor ZERO Grupo Raízen Unidade Costa Pinto Concentração de : Consumo de Vapor "ZERO" Guilherme Marengo Engenharia de Aplicação/Comercial Dedini S/A Indústrias de Base Por que concentrar a vinhaça? Legal Norma CETESB

Leia mais

OPERAÇÕES UNITÁRIAS II AULA 9: EVAPORAÇÃO EM SIMPLES EFEITO. Profa. Dra. Milena Martelli Tosi

OPERAÇÕES UNITÁRIAS II AULA 9: EVAPORAÇÃO EM SIMPLES EFEITO. Profa. Dra. Milena Martelli Tosi OPERAÇÕES UNITÁRIAS II AULA 9: EVAPORAÇÃO EM SIMPLES EFEITO Profa. Dra. Milena Martelli Tosi EVAPORAÇÃO EM SIMPLES EFEITO Características da evaporação e do líquido a ser evaporado Principais tipos de

Leia mais

Destilação etanólica

Destilação etanólica Destilação etanólica Etanol - 5 a 10% (v) Líquida Água Outras substâncias (ácidos lático, succínico e acético, glicerol, furfural, alcoóis homólogos superiores (amílico, propílico, butílico), aldeído acético,

Leia mais

A Vinhaça na Agroindústria da Cana-de-Açúcar. Redução / Concentração Vinhaça

A Vinhaça na Agroindústria da Cana-de-Açúcar. Redução / Concentração Vinhaça A Vinhaça na Agroindústria da Cana-de-Açúcar Seminário STAB / Fenasucro Redução / Concentração Vinhaça Florenal Zarpelon Eng. Químico UFRJ/69 27/08/2015 Por que Concentrar / Reduzir Vinhaça? Para facilitar

Leia mais

O Processo de Fabricação do Açúcar e Álcool Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).

O Processo de Fabricação do Açúcar e Álcool Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). 4465 - O Processo de Fabricação do Açúcar e Álcool Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 e 2 - Introdução e Histórico da Cana de Açúcar no Brasil 1.1. Por que Você Deve Investir

Leia mais

Tecnologia da Cachaça. Thiago Rocha dos Santos Mathias

Tecnologia da Cachaça. Thiago Rocha dos Santos Mathias Tecnologia da Cachaça Thiago Rocha dos Santos Mathias thiago.mathias@ifrj.edu.br História Definição Matérias primas Agente de fermentação Processo Fermentativo Destilação Qualidade da bebida Definição

Leia mais

A diferença entre misturas homogêneas e heterogêneas é o número de fases.

A diferença entre misturas homogêneas e heterogêneas é o número de fases. Separação de misturas e saneamento RESUMO Vamos descrever os diversos processos de separação das misturas heterogêneas e homogêneas. Esses processos são de grande importância e largamente empregados nas

Leia mais

Extração do caldo. Marcos Omir Marques FCAVJ/UNESP

Extração do caldo. Marcos Omir Marques FCAVJ/UNESP Extração do caldo Marcos Omir Marques FCAVJ/UNESP Introdução Objetivo Separar a fração líquida do colmo, contendo açúcares (caldo) da fração fibra da cana, com o máximo de eficiência possivel. Equipamentos

Leia mais

Grupo ITAIQUARA USINA AÇUCAREIRA PASSOS S. A. Douglas Jr. Souza Gerente de Meio Ambiente Corporativo Unidade Passos/MG e Tapiratiba/SP

Grupo ITAIQUARA USINA AÇUCAREIRA PASSOS S. A. Douglas Jr. Souza Gerente de Meio Ambiente Corporativo Unidade Passos/MG e Tapiratiba/SP Grupo ITAIQUARA USINA AÇUCAREIRA PASSOS S. A. Douglas Jr. Souza Gerente de Meio Ambiente Corporativo Unidade Passos/MG e Tapiratiba/SP Usina Açucareira Passos A Empresa A Usina Açucareira Passos é um empreendimento

Leia mais

MATERIAIS BÁSICOS DO LABORATÓRIO DE QUÍMICA. Tópicos de Química Experimental. Débora Alvim/ Willian Miguel

MATERIAIS BÁSICOS DO LABORATÓRIO DE QUÍMICA. Tópicos de Química Experimental. Débora Alvim/ Willian Miguel MATERIAIS BÁSICOS DO LABORATÓRIO DE QUÍMICA Tópicos de Química Experimental Débora Alvim/ Willian Miguel BÉQUER OU BECHER É de uso geral em laboratório: Serve para fazer reações entre soluções Dissolver

Leia mais

USP/ESALQ LAN1458 Açúcar e Álcool TRATAMENTO DO CALDO. Prof. Dra Sandra H da Cruz

USP/ESALQ LAN1458 Açúcar e Álcool TRATAMENTO DO CALDO. Prof. Dra Sandra H da Cruz USP/ESALQ LAN1458 Açúcar e Álcool TRATAMENTO DO CALDO Prof. Dra Sandra H da Cruz 1. Introdução Açúcar de cana https://www.youtube.com/watch?v=jhvkurxstfy https://www.youtube.com/watch?v=w3p3lbaxu0e TRATAMENTO

Leia mais

TRATAMENTO DO CALDO TRATAMENTO DO CALDO 08/10/ Introdução Açúcar de cana TRATAMENTO DO CALDO. Prof. Dra Sandra H da Cruz

TRATAMENTO DO CALDO TRATAMENTO DO CALDO 08/10/ Introdução Açúcar de cana TRATAMENTO DO CALDO. Prof. Dra Sandra H da Cruz USP/ESALQ LAN1458 Açúcar e Álcool 1. Introdução Açúcar de cana TRATAMENTO DO CALDO Prof. Dra Sandra H da Cruz https://www.youtube.com/watch?v=jhvkurxstfy https://www.youtube.com/watch?v=w3p3lbaxu0e 4 TRATAMENTO

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EAF432 Tecnologia de Bebidas, Açúcar e Álcool

Programa Analítico de Disciplina EAF432 Tecnologia de Bebidas, Açúcar e Álcool 0 Programa Analítico de Disciplina Campus de Florestal - Campus de Florestal Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 2 2 Períodos - oferecimento: II Carga

Leia mais

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PC1. Incorreta. Seria pura se apresentasse apenas moléculas de água em sua composição, porém, a água potável apresenta diversos tipos de sais dissolvidos. Correta. A água do mar pode se tornar

Leia mais

GRUPO TCHÊ QUÍMICA. Carbonato de sódio soda barrilha, Na 2 CO 3. Porto Alegre, RS Grupo Tchê Química. Versão 1.

GRUPO TCHÊ QUÍMICA. Carbonato de sódio soda barrilha, Na 2 CO 3. Porto Alegre, RS  Grupo Tchê Química. Versão 1. GRUPO TCHÊ QUÍMICA Carbonato de sódio soda barrilha, Na 2 CO 3. Porto Alegre, RS www.tchequimica.com Versão 1.1 Grupo Tchê Química SUMÁRIO Introdução 03 - Propriedades do carbonato de sódio 04 - Propriedades

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Núbia de Andrade. DISCIPLINA:Química SÉRIE: 3º. ALUNO(a): Lista de Exercícios P1 I Bimestre

GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Núbia de Andrade. DISCIPLINA:Química SÉRIE: 3º. ALUNO(a): Lista de Exercícios P1 I Bimestre GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSORA: Núbia de Andrade DISCIPLINA:Química SÉRIE: 3º ALUNO(a): Lista de Exercícios P1 I Bimestre No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente

Leia mais

MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS. 9º ano

MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS. 9º ano MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS 9º ano Separações de Misturas são utilizadas para decompor misturas de substâncias em um sistema qualquer nos dois ou mais componentes originais. Podem ser para separar

Leia mais

TRATAMENTO E PURIFICAÇÃO DO CALDO

TRATAMENTO E PURIFICAÇÃO DO CALDO TRATAMENTO E PURIFICAÇÃO DO CALDO Prof. Claudio L. Aguiar Sacarotecnia - Tecnologia do Açúcar 2016 INTRODUÇÃO 2 1 INTRODUÇÃO Aspectos tecnológicos da purificação Remoção das impurezas (dissolvidas e suspensas)

Leia mais

Agradecimento Abril de 2017

Agradecimento Abril de 2017 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Pesquisas Hidráulicas Departamento de Obras Hidráulicas IPH 02058: Tratamento de Água e Esgoto Engenharia Hídrica Agradecimento: O prof. Gino agradece

Leia mais

Prof. Dr. José Eduardo de Oliveira Adriana Teixeira Machado Marcela Dias da Silva Matheus Gibbin Zanzini

Prof. Dr. José Eduardo de Oliveira Adriana Teixeira Machado Marcela Dias da Silva Matheus Gibbin Zanzini Prof. Dr. José Eduardo de Oliveira Adriana Teixeira Machado Marcela Dias da Silva Matheus Gibbin Zanzini Filtração Fonte de aquecimento Destilação Correção do ponto de ebulição OBJETIVO: Remover impurezas

Leia mais

Palavras-chave: Método desmineralização; Usinas sucroalcooleiras; Geração de vapor.

Palavras-chave: Método desmineralização; Usinas sucroalcooleiras; Geração de vapor. AVALIAÇÃO DO TRATAMENTO DE ÁGUA PARA CALDEIRAS DE ALTA PRESSÃO: Estudo de Caso Realizado em uma Agroindústria Sucroenergética de Grande Porte Localizada na Região Centro Oeste de Minas Gerais. QUÍMICA

Leia mais

TAREFA DA SEMANA DE 28 DE ABRIL A 02 DE MAIO

TAREFA DA SEMANA DE 28 DE ABRIL A 02 DE MAIO TAREFA DA SEMANA DE 28 DE ABRIL A 02 DE MAIO QUÍMICA 1ª SÉRIE TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: DADOS: Constante universal dos gases perfeitos: 0,082 atm.l/mol.k Elemento Número Massa atômico atômica H 1 1,0

Leia mais

Disciplina: Resíduos Sólidos. 10 Reciclagem de Papel. Professor: Sandro Donnini Mancini. Sorocaba, Abril de 2018.

Disciplina: Resíduos Sólidos. 10 Reciclagem de Papel. Professor: Sandro Donnini Mancini. Sorocaba, Abril de 2018. Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba Disciplina: Resíduos Sólidos Graduação em Engenharia Ambiental 10 Reciclagem de Papel Professor: Sandro Donnini Mancini Sorocaba, Abril de 2018. Papel Fibras

Leia mais