Programas Educacionais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Programas Educacionais"

Transcrição

1 Estimados professores, Com o chegar de mais um ano letivo, novos desafios pedagógicos colocam-se diariamente. Com o intuito de promover uma forte e duradoura ligação emotiva ao ambiente em todos os nossos visitantes, com especial destaque para os grupos escolares que nos visitam, o Departamento Educacional coloca à vossa disposição um conjunto de programas especificamente idealizados para complementar o currículo escolar e adaptados aos diferentes escalões etários. Todos estes programas podem ser adaptados aos objetivos curriculares, mediante contacto prévio com o Departamento Educacional. Para além de toda a magia e diversão associada à visita ao Zoomarine, desafiamo-vos a todos a celebrar a vida e a natureza, através de novos desafios e ofertas exclusivas. Votos de um excelente ano letivo. A equipa do Departamento Educacional A Nossa Missão Marcar o universo da Educação Ambiental em Portugal, contribuindo para o incremento, qualitativo e quantitativo, da consciência ambiental, através de uma forte mensagem educacional. Ser um veículo de mudança de consciências e atitudes, consistentes com as novas realidades ambientais do planeta, tendo sempre presente que a Natureza é o espelho da Humanidade.

2 Formatos Pedagógicos Programas Educacionais O Departamento Educacional dispõe de uma equipa de educadores disponíveis para o ajudar no cumprimento dos seus objetivos pedagógicos. Consoante o escalão etário do seu grupo escolar, consulte os nossos programas, disponíveis gratuitamente mediante reserva prévia e contacte-nos. Caso seja do seu interesse, podemos ajustar conteúdos dos programas para melhor cumprir os seus objectivos curriculares. -Apresentações didáticas e Visitas Guiadas As Apresentações didáticas são realizadas no parque (nos estádios ou junto às áreas zoológicas) e são conduzidas pela equipa educativa, com recurso a equipamento de amplificação sonora, sempre que necessário. Contam ainda com a presença de alguns exemplares zoológicos e respetivos profissionais de maneio (treinadores, biólogos, veterinários e afins). Em função de cada programa, a equipa educativa recorre a material de apoio pedagógico, para melhor explanação e integração dos conteúdos. -Sessões educacionais As Sessões educacionais são realizadas em duas componentes, uma teórica e outra composta por uma visita à(s) área(s) zoológica(s) destacada(s) durante a sessão teórica, e são conduzidas pela equipa educativa. Todos estes programas são elaborados e implementados em função de cinco conceitos chave, i.e., morfologia, distribuição, alimentação, reprodução das espécies estudadas e conservação daquelas e respetivos ecossistemas.

3 Reserve aqui Ensino Secundário Impactos Antropogénicos na Água Formato pedagógico - Sessão Educacional A importância da água, associada ao elevado nível de deterioração dos recursos hídricos são o mote para uma reflexão acerca do impacto da presença do Homem no nosso planeta. Numa época em que o Desenvolvimento Sustentável é uma meta ainda por alcançar, esta sessão foca a necessidade urgente de gerir e preservar este precioso recurso, que ameaça escassear num futuro próximo. Conceitos chave -Importância ecológica dos ecossistemas aquáticos para o equilíbrio global; -Influência do Homem na disrupção dos equilíbrios globais; -Ameaças à conservação da Natureza. Limitações Atividade limitada a um máximo de 25 participantes. Objetivos -Sensibilizar para a importância biológica da água; -Conhecer os diferentes usos da água por parte do Homem; -Relacionar os usos, desperdícios e contaminações da água por parte do Homem; -Destacar o fenómeno da bioacumulação nas cadeias tróficas aquáticas; -Reconhecer a importância dos espaços zoológicos; -Sensibilizar para a conservação e proteção da Natureza.

4 Reserve aqui Ensino Secundário Adaptações ao Meio Aquático Formato pedagógico - Sessão Educacional O mundo aquático, possui características muito distintas do meio terrestre. Como tal, as espécies aquáticas têm que estar aptas a enfrentar todas as particularidades deste meio e no qual os mamíferos marinhos não são exceção. Nesta viagem, desvendam-se algumas das adaptações que as diferentes espécies de mamíferos marinhos foram capazes de desenvolver ao longo da sua evolução. Conceitos chave -Importância ecológica dos ecossistemas aquáticos para o equilíbrio global; -Características gerais do grupo dos mamíferos marinhos; -Ameaças à conservação da Natureza. Limitações Atividade limitada a um máximo de 25 participantes. Objetivos -Reconhecer as características do meio aquático; -Sensibilizar para a importância biológica da água; -Relacionar as diferentes adaptações dos organismos que habitam o meio aquático; -Distinguir adaptações terrestres e aquáticas; -Relacionar o impacto do Homem no meio aquático; -Reconhecer a importância dos espaços zoológicos; -Sensibilizar para a conservação e proteção da Natureza.

5 Reserve aqui Ensino Secundário Da Gota ao Oceano Formato pedagógico - Visita Guiada Das águas frias da nascente às cálidas águas tropicais, este é um programa integralmente dedicado ao ciclo da água. Uma visita guiada ao aquário, onde as diferentes características e adaptações dos seus habitantes reafirmam e reforçam a importância ecológica global desta componente essencial à vida. Conceitos chave -Características gerais do grupo dos peixes; -Importância ecológica dos ecossistemas aquáticos para o equilíbrio global; -Biodiversidade nos rios e mares; -Ameaças à conservação da Natureza. Limitações Atividade limitada a um máximo de 25 participantes. Objetivos -Reconhecer as diferentes etapas do ciclo da água; -Identificar e classificar alguns ecossistemas aquáticos; -Observar diferentes tipos de espécies consoante os ecossistemas em questão; -Realçar a importância ecológica da heterogeneidade aquática presente no planeta; -Distinguir entre peixes ósseos e cartilagíneos; -Reconhecer a importância dos espaços zoológicos; -Sensibilizar para a conservação e proteção da Natureza.

6 Reserve aqui Ensino Secundário O Prato do Dia Formato pedagógico - Visita Guiada Numa visita guiada às diferentes áreas zoológicas, este programa possibilita uma abordagem personalizada e aprofundada aos diversos hábitos alimentares de peixes, répteis, aves e mamíferos marinhos, sempre com um especial destaque para a necessidade de conservação das espécies, assim como dos seus habitats e ecossistemas. Conceitos chave -Características gerais das aves, répteis, peixes e mamíferos marinhos; -Características adaptativas relativamente a diferentes regimes alimentares; -Importância ecológica dos grupos abordados; -Ameaças à conservação da Natureza. Limitações Atividade limitada a um máximo de 25 participantes. Objetivos -Observar diferentes tipos de alimentação; -Identificar diferentes espécimes e algumas das suas características; -Comparar homologias e analogias em diferentes espécies; -Observar diferentes comportamentos e adaptações aquando da sua alimentação; -Reconhecer a importância dos espaços zoológicos; -Sensibilizar para a conservação e proteção da Natureza.

7 Reserve aqui Ensino Secundário Em Movimento Formato pedagógico - Visita Guiada Por terra, na água ou pelo ar, o movimento é uma constante no dia a dia das espécies, seja na procura de alimento, na reprodução ou, simplesmente, evitando os seus predadores. Numa nova visita guiada especialmente idealizada, esta é a oportunidade para aprender acerca das diferentes formas de locomoção de algumas das espécies presentes no Zoomarine. Conceitos chave -Características gerais das aves, répteis, peixes e mamíferos marinhos; -Características adaptativas para diferentes mobilidades; -Importância ecológica dos grupos abordados; -Ameaças à conservação da Natureza. Limitações Atividade limitada a um máximo de 25 participantes. Objetivos -Observar diferentes tipos de locomoção; -Identificar diferentes espécimes e algumas das suas características; -Comparar homologias e analogias em diferentes espécies; -Observar diferentes comportamentos e adaptações; -Reconhecer a importância dos espaços zoológicos; -Sensibilizar para a conservação e proteção da Natureza.

8 Reserve aqui Ensino Secundário A Evolução das Espécies Formato pedagógico - Sessão Educacional O código genético define, molda e estrutura cada uma das formas de vida que habitam o planeta, desde as mais elementares às mais complexas. São as pequenas mutações que ocorrem neste código, aliadas à selecção natural, que determinam a evolução das espécies ao longo do tempo. Como evoluíram os mamíferos marinhos até hoje? Esta sessão explora alguns dos fatores que conduziram à evolução do grupo dos mamíferos marinhos. Conceitos chave -Evolução e Neodarwinismo; -Seleção natural e mutações; -Adaptações nos mamíferos marinhos. Limitações Atividade limitada a um máximo de 25 participantes. Objetivos -Reconhecer o conceito de biodiversidade; -Interpretar as diferentes teorias propostas para a explicação da diversidade e evolução dos seres vivos; -Compreender os mecanismos que possibilitaram a evolução das espécies; -Reconhecer a importância dos espaços zoológicos; -Sensibilizar para a conservação e proteção da Natureza.

9 Reserve aqui Ensino Secundário Por motivos logísticos, só nos é possível assegurar estas atividades até 9 de Junho de Todas as atividades educacionais são gratuitas, mediante aquisição do bilhete de entrada, e deverão ser marcadas com o departamento educacional com a devida antecedência. A participação dos espécimes e treinadores está condicionada a fatores de operacionalidade zoológica, alheios ao departamento educacional. Na impossibilidade de concretização do programa, seja por questões de natureza técnica, zoológica, climática ou outra, o Zoomarine reserva-se o direito de alterar a hora da sessão. Informações Gerais

10

11 Uma vez terminado o ano letivo, a oportunidade de diversão e aprendizagem não acaba. Os Guardiões do Zoomarine ou o Clube do Sam são programas de atividades de tempos livres, com a duração de 5 dias em regime diurno (segunda a sexta-feira), entre julho e agosto. É aqui onde os participantes, jovens entre os 6 e os 13 anos, têm a oportunidade de conhecer o Zoomarine de uma forma completamente original e divertida, longe do formato tradicional de visita ao parque. Independentemente da alternativa escolhida, a participação nestes programas inclui, entre outras, actividades de cariz lúdico (diversões e apresentações), educacional (visitas guiadas e dinâmicas pedagógicas) e, opcionalmente, participação no programa Dolphin Emotions. O programa Guardiões do Zoomarine inclui ainda experiências singulares como as visitas aos bastidores zoológicos. Para mais informações, consultar a página eletrónica do Zoomarine ou contactar o Departamento Educacional através do atl@zoomarine.pt Campos de Férias

12

13 O Departamento Educacional do Zoomarine disponibiliza, gratuitamente, material pedagógico adequado aos escalões etários de cada grupo para que, de regresso à escola, possam completar a aventura que é descobrir a Natureza. Material Educacional

14

15 Educação em Todos os Momentos Caso não pretenda complementar a sua visita com um programa educacional, existem sempre outras oportunidades de contacto com o Departamento Educacional, numa abordagem pedagógica informal e de livre escolha, através dos seguintes programas:

16 Educadores Nómadas Um conceito diferente de educação, abrangendo todos os visitantes do nosso parque - a educação em movimento. Diferentes áreas, diferentes horários - um educador itinerante responde a questões zoológicas e ambientais, partilhando interessantes conhecimentos sobre as nossas espécies! Todos os programas educacionais acima referidos decorrem paralelamente às dinâmicas regulares das apresentações públicas do Zoomarine. O Zoomarine reserva-se o direito de alterar ou cancelar qualquer uma destas atividades em função da meteorologia e/ou época do ano. Educação em Todos os Momentos

17 Salpicos da Natureza Um improvável veículo do conhecimento, repleto de diferentes curiosidades e que desperta o interesse até dos mais distraídos. Esta é uma oportunidade única para uma partilha dinâmica e divertida de curiosidades biológicas, ecológicas e conservacionistas, com foco nalgumas espécies presentes no parque e não só. Todos os programas educacionais acima referidos decorrem paralelamente às dinâmicas regulares das apresentações públicas do Zoomarine. O Zoomarine reserva-se o direito de alterar ou cancelar qualquer uma destas atividades em função da meteorologia e/ou época do ano. Educação em Todos os Momentos

18 Visitas Guiadas Seja em formato familiar, individual ou, até mesmo, em pequenos grupos (inferiores a 10 elementos), o Departamento Educacional tem ainda outros programas disponíveis no decorrer da sua visita: *Visitas Guiadas ao Aquário *Visitas aos Bastidores *Alimentação das Raias (* - programas com pagamento complementar ao bilhete de entrada no parque) Todos os programas educacionais acima referidos decorrem paralelamente às dinâmicas regulares das apresentações públicas do Zoomarine. O Zoomarine reserva-se o direito de alterar ou cancelar qualquer uma destas atividades em função da meteorologia e/ou época do ano. Educação em Todos os Momentos

19 Para informação de preços, horários e reservas de grupos escolares. info@zoomarine.pt Zoomarine, E.N. 125, km 65, Guia Albufeira Conheça mais sobre os nossos programas educacionais educacional@zoomarine.pt Informação sobre campos de férias atl@zoomarine.pt Contactos

Programas Educacionais

Programas Educacionais Estimados professores, Com o chegar de mais um ano letivo, novos desafios pedagógicos colocam-se diariamente. Com o intuito de promover uma forte e duradoura ligação emotiva ao ambiente em todos os nossos

Leia mais

Programas Educacionais

Programas Educacionais Estimados professores, Com o chegar de mais um ano letivo, novos desafios pedagógicos colocam-se diariamente. Com o intuito de promover uma forte e duradoura ligação emotiva ao ambiente em todos os nossos

Leia mais

Oficinas de Ambiente

Oficinas de Ambiente Oficinas de Ambiente 31 Paleontólogos ao trabalho Oficina teórico-prática sobre a importância do estudo da paleontolgia, com especial enfoque sobre o tempo dos dinossauros e a sua extinção. Identificar

Leia mais

Oficinas Férias de Verão. Centro de Educação Ambiental. Programação

Oficinas Férias de Verão. Centro de Educação Ambiental. Programação Oficinas Férias de Verão Centro de Educação Ambiental Programação Semana de 30 de junho a 04 de Julho 30 de junho - 9h00-12h00 14h00-17h00 Oficina Use e Re-Use Local : CEA 01 de julho - 9h00-12h00 14h00-17h00

Leia mais

PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2016/2017 Docente: Maria da Assunção Tabosa Rodrigues

PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2016/2017 Docente: Maria da Assunção Tabosa Rodrigues PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2016/2017 Docente: Maria da Assunção Tabosa Rodrigues 1 Metras Curriculares Estratégias Tempo Avaliação TERRA UM PLANETA COM VIDA Sistema Terra: da célula à biodiversidade

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 5.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 5.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS - 5.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO No domínio da Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio, o aluno deve ser capaz de: Interpretar as características dos

Leia mais

ESCOLA BÁSICA 2, 3 LUÍS DE CAMÕES. PROJETO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS 5º Ano

ESCOLA BÁSICA 2, 3 LUÍS DE CAMÕES. PROJETO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS 5º Ano ESCOLA BÁSICA 2, 3 LUÍS DE CAMÕES ANO LETIVO 2014 / 2015 PROJETO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS 5º Ano DOMÍNIO: A TERRA UM PLANETA ESPECIAL Onde existe vida? O que é a Biosfera? 1 Compreender

Leia mais

PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2018/2019 Docentes: João Mendes, Madalena Serra e Vanda Messenário

PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2018/2019 Docentes: João Mendes, Madalena Serra e Vanda Messenário PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2018/2019 Docentes: João Mendes, Madalena Serra e Vanda Messenário Metras Curriculares Estratégias Tempo Avaliação TERRA UM PLANETA COM VIDA Sistema Terra: da célula

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS (Ciências Naturais) 8º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CIÊNCIAS

Leia mais

Domínio: TERRA UM PLANETA COM VIDA

Domínio: TERRA UM PLANETA COM VIDA SISTEMA TERRA: DA CÉLULA À BIODIVERSIDADE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Planificação

Leia mais

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS. 1.1 Indicar três fatores que permitam considerar

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS. 1.1 Indicar três fatores que permitam considerar DISCIPLINA: Ciências Naturais ANO DE ESCOLARIDADE: 5º Ano 2016/2017 METAS CURRICULARES PROGRAMA DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS 1º PERÌODO A ÁGUA, O AR, AS ROCHAS

Leia mais

Planificação anual - Ciências Naturais 5º Ano

Planificação anual - Ciências Naturais 5º Ano Planificação anual - Ciências Naturais 5º Ano Ano letivo:2014/2015 Domínios e Subdomínios Objetivo Geral Descritores Tempos Letivos (45 ) Domínio 1 A ÁGUA, O AR, AS ROCHAS E O SOLO MATERIAIS TERRESTRES

Leia mais

Metas Curriculares. Ensino Básico. Ciências Naturais

Metas Curriculares. Ensino Básico. Ciências Naturais Metas Curriculares Ensino Básico Ciências Naturais 2013 8.º ANO TERRA UM PLANETA COM VIDA Sistema Terra: da célula à biodiversidade 1. Compreender as condições próprias da Terra que a tornam o único planeta

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 8.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 8.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS - 8.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO No domínio da Terra - um planeta com vida, o aluno deve ser capaz de: Compreender as condições próprias da Terra que a tornam o único

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No domínio da Terra - um planeta com vida, o aluno deve ser capaz de: Compreender as condições próprias da Terra que a tornam o único planeta

Leia mais

Planificação Curricular Anual Ano letivo 2014/2015

Planificação Curricular Anual Ano letivo 2014/2015 Terra, um planeta com vida Sistema Terra: da célula à biodiversidade 1. Compreender as condições próprias da Terra que a tornam o único planeta com vida conhecida no Sistema Solar 1.1. Identificar a posição

Leia mais

PACK. Visita de Comboio + Atelier de Apicultura + Demonstração de Voo Livre das Aves de Rapina + +

PACK. Visita de Comboio + Atelier de Apicultura + Demonstração de Voo Livre das Aves de Rapina + + + + Visita de Comboio + Atelier de Apicultura + Demonstração de Voo Livre das Aves de Rapina Uma viagem, de 12 quilómetros, que vai contar com a companhia dos animais e das plantas que caracterizam a Floresta

Leia mais

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS DISCIPLINA: Ciências Naturais ANO DE ESCOLARIDADE: 8º Ano 2016/2017 METAS CURRICULARES PROGRAMA DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS 1ºPERÍODO TERRA UM PLANETA COM VIDA

Leia mais

SABIAS QUE OS OCEANOS SÃO RESPONSÁVEIS POR 70% DO OXIGÉNIO QUE RESPIRAMOS. OS RECIFES DE CORAL OCUPAM APENAS 1% DOS OCEANOS E ALBERGAM 25% DAS

SABIAS QUE OS OCEANOS SÃO RESPONSÁVEIS POR 70% DO OXIGÉNIO QUE RESPIRAMOS. OS RECIFES DE CORAL OCUPAM APENAS 1% DOS OCEANOS E ALBERGAM 25% DAS SABIAS QUE OS OCEANOS SÃO RESPONSÁVEIS POR 70% DO OXIGÉNIO QUE RESPIRAMOS. OS RECIFES DE CORAL OCUPAM APENAS 1% DOS OCEANOS E ALBERGAM 25% DAS ESPÉCIES DE PEIXES. APESAR DA SUA ENORME IMPORTÂNCIA, UM TERÇO

Leia mais

CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO DE ESCOLARIDADE PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO 2017/2018

CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO DE ESCOLARIDADE PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO 2017/2018 Escola Básica e Secundária de Barroselas CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO DE ESCOLARIDADE PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO 2017/2018 DOMÍNIO: TERRA UM PLANETA COM VIDA SUBDOMÍNIO: SISTEMA TERRA: DA CÉLULA À BIODIVERSIDADE

Leia mais

Planificação de Ciências Naturais 5ºano

Planificação de Ciências Naturais 5ºano Planificação de Ciências Naturais 5ºano Conteúdos/Domínios Objetivos Gerais/Descritores Atividades /Estratégias Recursos Didáticos Calendarização INTRODUÇÃO - Apresentação - Normas de funcionamento da

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO / LONGO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO / LONGO PRAZO 2017/2018 1º Período DISCIPLINA: Ciências Naturais 3º Ciclo do Ensino Básico 8º Ano Total de aulas Previstas: 39 aulas (2 aulas para do PAA) Domínio: TERRA UM PLANETA COM VIDA SUSTENTABILIDADE NA TERRA

Leia mais

Domínio: TERRA UM PLANETA COM VIDA

Domínio: TERRA UM PLANETA COM VIDA SISTEMA TERRA: DA CÉLULA À BIODIVERSIDADE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Planificação

Leia mais

Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos Ciências Naturais Planificação anual 5ºAno Ano letivo:

Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos Ciências Naturais Planificação anual 5ºAno Ano letivo: Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos Ciências Naturais Planificação anual 5ºAno Ano letivo: 2015-16 Período Conteúdos INTRODUÇÃO Onde existe vida? Primeira

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação

Critérios Específicos de Avaliação Escola EB1 João de Deus COD. 242 937 Escola Secundária 2-3 de Clara de Resende COD. 346 779 AGRUPAMENTO DE CLARA DE RESENDE COD. 152 870 Critérios Específicos de Avaliação (Aprovados em Conselho Pedagógico

Leia mais

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 CIÊNCIAS NATURAIS (2º ciclo)

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 CIÊNCIAS NATURAIS (2º ciclo) (2º ciclo) 5º ano Compreender a como um planeta especial. Compreender que o solo é um material terrestre de suporte de vida. Compreender a importância das rochas e dos minerais. Compreender a importância

Leia mais

Senhora Presidente do CNE, Excelência Excelentíssimos Membros do CNE Minhas Senhoras e Meus Senhores

Senhora Presidente do CNE, Excelência Excelentíssimos Membros do CNE Minhas Senhoras e Meus Senhores Senhora Presidente do CNE, Excelência Excelentíssimos Membros do CNE Minhas Senhoras e Meus Senhores Muito embora o discurso oficial seja, e deva sê-lo sempre, o que refere que às famílias compete a principal

Leia mais

Proteção animal TIPO DE ATIVIDADE DESTINATÁRIOS DURAÇÃO LOCAL CALENDARIZAÇÃO INSCRIÇÕES

Proteção animal TIPO DE ATIVIDADE DESTINATÁRIOS DURAÇÃO LOCAL CALENDARIZAÇÃO INSCRIÇÕES 98 Parceiros Proteção animal Conjunto de sessões de apresentação da Associação São Francisco de Assis, com a partilha de experiências e a promoção do bem-estar animal. Os alunos serão desafiadas a realizar

Leia mais

Planificação Anual. Professora: Rosa Fanico Disciplina: Ciências Naturais Ano: 8.º Turma: B Ano letivo:

Planificação Anual. Professora: Rosa Fanico Disciplina: Ciências Naturais Ano: 8.º Turma: B Ano letivo: Planificação Anual Professora: Rosa Fanico Disciplina: Ciências Naturais Ano: 8.º Turma: B Ano letivo: 2017-2018 Domínio/Objetivos Descritores de Desempenho Atividades/Estratégias Avaliação TERRA UM PLANETA

Leia mais

DISCIPLINA: CIÊNCIAS NATURAIS 8º Ano

DISCIPLINA: CIÊNCIAS NATURAIS 8º Ano DISCIPLINA: CIÊNCIAS NATURAIS 8º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS Promover o pensamento de uma forma criativa e crítica, relacionando evidências e explicações, confrontando diferentes

Leia mais

Programa de campo de férias "Os Guardiões do Zoomarine" Regulamento Interno. 1. Local de Funcionamento. 2. Objetivos e respetiva prossecução

Programa de campo de férias Os Guardiões do Zoomarine Regulamento Interno. 1. Local de Funcionamento. 2. Objetivos e respetiva prossecução Programa de campo de férias - 2018 "Os Guardiões do Zoomarine" Regulamento Interno 1. Local de Funcionamento 1.1. O campo de férias Guardiões do Zoomarine, decorrerá nas instalações do Zoomarine Parque

Leia mais

Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos. Ciências Naturais Planificação anual 5ºAno Ano letivo:

Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos. Ciências Naturais Planificação anual 5ºAno Ano letivo: Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos Ciências Naturais Planificação anual 5ºAno Ano letivo: 2016-17 / Nº aulas Conteúdos Metas Aulas previstas A importância

Leia mais

Programa de campo de férias "Clube do Sam" Regulamento Interno. 1. Local de Funcionamento. 2. Objetivos e respetiva prossecução

Programa de campo de férias Clube do Sam Regulamento Interno. 1. Local de Funcionamento. 2. Objetivos e respetiva prossecução Programa de campo de férias - 2018 "Clube do Sam" Regulamento Interno 1. Local de Funcionamento 1.1. O campo de férias Clube do Sam, decorrerá nas instalações do Zoomarine Parque Oceanográfico de Entretenimento

Leia mais

PACK. Visita de comboio + Atelier de apicultura + Demonstração de voo livre das aves de rapina

PACK. Visita de comboio + Atelier de apicultura + Demonstração de voo livre das aves de rapina PACK + + Visita de comboio + Atelier de apicultura + Demonstração de voo livre das aves de rapina Uma viagem, de 12 quilómetros, que vai contar com a companhia dos animais e das plantas que caracterizam

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS 8º ANO

PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS 8º ANO PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS 8º ANO Ano letivo 2016-2017 Conteúdos Domínios e subdomínios METAS CURRICULARES Objetivos e descritores Estratégias/Atividades Materiais/recursos Modalidades e critérios

Leia mais

Educação ambiental e sensibilização para a conservação do fura-bardos e seus habitats. Projeto LIFE Fura-bardos

Educação ambiental e sensibilização para a conservação do fura-bardos e seus habitats. Projeto LIFE Fura-bardos Educação ambiental e sensibilização para a conservação do fura-bardos e seus habitats Projeto LIFE Fura-bardos 3 A SPEA 4 Educação Ambiental 5 Palestras 6 Ateliers 8 Jogos Didáticos 9 Exposições A SPEA

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS 8º ANO

PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS 8º ANO PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS 8º ANO Ano letivo 2017-2018 Conteúdos Domínios e subdomínios METAS CURRICULARES Objetivos e descritores Estratégias/Atividades Materiais/recursos Modalidades e critérios

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO

PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO 2018-19 1ºPERÍODO METAS CURRICULARES CIÊNCIAS NATURAIS - 8º ANO CONTEÚDOS DOMÍNIOS E SUBDOMÍNIOS TERRA - UM PLANETA COM VIDA SISTEMA TERRA: DA CÉLULA À BIODIVERSIDADE 1. Compreender

Leia mais

Ficha de avaliação diagnóstica. Introdução A Terra, um planeta especial. Onde existe vida? (Ambientes Terrestres e aquáticos)

Ficha de avaliação diagnóstica. Introdução A Terra, um planeta especial. Onde existe vida? (Ambientes Terrestres e aquáticos) AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programas e Metas Curriculares do Ensino Básico TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS OBJETIVOS Introdução

Leia mais

Programa de Atividades de Tempos Livres "Os Guardiões do Zoomarine" Regulamento Interno

Programa de Atividades de Tempos Livres Os Guardiões do Zoomarine Regulamento Interno Programa de Atividades de Tempos Livres - 2017 "Os Guardiões do Zoomarine" Regulamento Interno 1. Local de Funcionamento 1.1. O ATL Guardiões do Zoomarine, decorrerá nas instalações do Zoomarine Parque

Leia mais

ENTRE A TERRA E O MAR

ENTRE A TERRA E O MAR ENTRE A TERRA E O MAR ESCOLA DE MAR INVESTIGAÇÃO, PROJECTOS E EDUCAÇÃO EM AMBIENTE E ARTES No mar existem muitos animais e todos eles se relacionam entre si de alguma forma! BIODIVERSIDADE A água é um

Leia mais

PACK. Visita de Comboio + Atelier de Apicultura + Demonstração de Voo Livre das Aves de Rapina + +

PACK. Visita de Comboio + Atelier de Apicultura + Demonstração de Voo Livre das Aves de Rapina + + PACK + + Visita de Comboio + Atelier de Apicultura + Demonstração de Voo Livre das Aves de Rapina Uma viagem, de 12 quilómetros, que vai contar com a companhia dos animais e das plantas que caracterizam

Leia mais

Universidade Estadual do Ceará UECE Centro de Ciências da Saúde CCS Curso de Ciências Biológicas Disciplina de Ecologia.

Universidade Estadual do Ceará UECE Centro de Ciências da Saúde CCS Curso de Ciências Biológicas Disciplina de Ecologia. Universidade Estadual do Ceará UECE Centro de Ciências da Saúde CCS Curso de Ciências Biológicas Disciplina de Ecologia Biodiversidade P r o fe s s or D r. O r i e l H e r re ra B o n i l l a M o n i to

Leia mais

Das perspectivas sobre Biodiversidade aos propósitos de a ensinar. Rosalina Gabriel e Ana Moura Arroz

Das perspectivas sobre Biodiversidade aos propósitos de a ensinar. Rosalina Gabriel e Ana Moura Arroz Das perspectivas sobre Biodiversidade aos propósitos de a ensinar Rosalina Gabriel e Ana Moura Arroz Formação Biodiversidade e arte para docentes Centro Cultural, Angra do Heroísmo, 11 de Setembro de 2010

Leia mais

GUIA DE VISITAS ESCOLARES 2018/2019. A maior e mais verde sala de aula está aqui!

GUIA DE VISITAS ESCOLARES 2018/2019. A maior e mais verde sala de aula está aqui! GUIA DE VISITAS ESCOLARES 2018/2019 A maior e mais verde sala de aula está aqui! CONSERVAÇÃO COMO MISSÃO O Zoo Santo Inácio é o maior e mais verde parque zoológico do norte do país, tendo sido visitado

Leia mais

2º ciclo 5º ano Planificação Anual CIÊNCIAS NATURAIS CONTEÚDOS E METAS CURRICULARES ANO DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS

2º ciclo 5º ano Planificação Anual CIÊNCIAS NATURAIS CONTEÚDOS E METAS CURRICULARES ANO DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS 5º ANO METAS CURRICULARES Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros 2º ciclo 5º ano Planificação Anual 2015-2016 CIÊNCIAS

Leia mais

2º ciclo 5º ano Planificação Anual

2º ciclo 5º ano Planificação Anual 5º ANO METAS CURRICULARES Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros 2º ciclo 5º ano Planificação Anual 2014-2015 CIÊNCIAS

Leia mais

Workshops para professores

Workshops para professores Workshops para professores 107 mar Visita CIAPS Visita interpretativa ao Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal (CIAPS), para exploração das atividades de ciências experimentais disponibilizadas

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL. Domínios Subdomínios Unidades Objetivos gerais

PLANIFICAÇÃO ANUAL. Domínios Subdomínios Unidades Objetivos gerais PLANIFICAÇÃO ANUAL Domínios Submínios Unidades Objetivos gerais A água, o ar, as rochas e o solo materiais terrestres Diversidade de e suas interações com o meio Unidade na diversidade de seres vivos A

Leia mais

Programa de campo de férias Exploradores do Oceano. Regulamento Interno. 1. Local de Funcionamento. 2. Objetivos e respetiva prossecução

Programa de campo de férias Exploradores do Oceano. Regulamento Interno. 1. Local de Funcionamento. 2. Objetivos e respetiva prossecução Programa de campo de férias - 2019 Exploradores do Oceano Os Campos de Férias Zoomarine são devidamente licenciados pelo IPDJ (Instituto Português do Desporto e da Juventude) (72/2018/DRAlgarve) Regulamento

Leia mais

CIÊNCIAS DESCRITORES BIM4/2017

CIÊNCIAS DESCRITORES BIM4/2017 4º ANO Agrupar organismos invertebrados e vertebrados, de acordo com características específicas, apresentadas por meio de descrições e representações figurativas. Descrever, a partir de representações

Leia mais

CIÊNCIAS NATURAIS 5º ANO Ano letivo 2018/2019. Planificação anual Planos de estudo

CIÊNCIAS NATURAIS 5º ANO Ano letivo 2018/2019. Planificação anual Planos de estudo 1. o Período A. A Terra, um planeta especial A1. Um planeta com vida A2. Ambientes e ambientes aquáticos A. A biosfera A. Habitats em Portugal A5. A destruição dos habitats A. A conservação da Natureza

Leia mais

A ÁGUA, O AR, AS ROCHAS E O SOLO MATERIAIS TERRESTRES

A ÁGUA, O AR, AS ROCHAS E O SOLO MATERIAIS TERRESTRES 2º ciclo 5º ano Planificação Anual 2016-2017 CIÊNCIAS NATURAIS CONTEÚDOS E METAS CURRICULARES METAS CURRICULARES ANO DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS A importância das rochas e do solo na 5º ANO 1. A ÁGUA, O AR, AS

Leia mais

À descoberta do Ambiente Natural. À descoberta dos materiais e objetos

À descoberta do Ambiente Natural. À descoberta dos materiais e objetos pré-escolar À descoberta do Ambiente Natural À descoberta dos materiais e objetos À descoberta das interrelações entre espaços À descoberta das interrelações natureza sociedade 1º ciclo 1º ao 4º ano Estudo

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual Compreender as condições próprias da Terra que a tornam o único planeta com vida conhecida no Sistema Solar Compreender a Terra como um sistema capaz de gerar vida Compreender a célula como unidade básica

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS CIÊNCIAS NATURAIS 5.º A N O. Ano Letivo: 2017 / 2018 AVALIAÇÃO. Ponderação % Instrumentos

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS CIÊNCIAS NATURAIS 5.º A N O. Ano Letivo: 2017 / 2018 AVALIAÇÃO. Ponderação % Instrumentos Ano Letivo: 017 / 018 CRITÉRIOS DE PERFIL DE.º A N O Domínios/Temas/Unidades A água, o ar, as rochas e o solo materiais terrestres Diversidade de e suas interações com o meio Compreender a como um planeta

Leia mais

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DISCIPLINA DE CIÊNCIAS OBJETIVOS: 1º ano Propiciar o contato e a interação dos estudantes com determinado fenômeno para que ele participe da natureza vivenciando e ensinando a preservar o meio em que vive.

Leia mais

CONTEÚDOS. CIÊNCIAS 7º ANO Coleção Interativa UNIDADE 1 SEU LUGAR NO AMBIENTE UNIDADE 2 ECOLOGIA: INTERAÇÃO TOTAL

CONTEÚDOS. CIÊNCIAS 7º ANO Coleção Interativa UNIDADE 1 SEU LUGAR NO AMBIENTE UNIDADE 2 ECOLOGIA: INTERAÇÃO TOTAL CONTEÚDOS UNIDADE 1 SEU LUGAR NO AMBIENTE 1. Vida, só na Terra Procurando vida no Sistema Solar Condições de vida no planeta Terra 2. Características dos seres vivos Célula Capacidade de realizar atividades

Leia mais

Planificação Anual. Professora: Maria da Graça Valente Disciplina: Ciências Naturais Ano: 5.º Turma: B Ano letivo:

Planificação Anual. Professora: Maria da Graça Valente Disciplina: Ciências Naturais Ano: 5.º Turma: B Ano letivo: Planificação Anual Professora: Maria da Graça Valente Disciplina: Ciências Naturais Ano: 5.º Turma: B Ano letivo: 2017-2018 Domínio/Objetivos Descritores de Desempenho Atividades/Estratégias Avaliação

Leia mais

Brigada Verde da Floresta

Brigada Verde da Floresta Brigada Verde da Floresta Escola Pátio da Inês Nome do Projeto Brigada Verde: Um gesto real por uma mudança global Objetivos: - Promover a aquisição de conhecimentos para a compreensão da estrutura das

Leia mais

Ciências Naturais 5º ano

Ciências Naturais 5º ano Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Escola E.B.,3 Dr. António Chora Barroso Ciências Naturais 5º ano Planificação a Longo Prazo 013/014 Planificação, finalidades e avaliação Grupo Disciplinar

Leia mais

Plano de Atividades 2017

Plano de Atividades 2017 Plano de Atividades 2017 1 ÍNDICE AQUAMUSEU 3-4 ATIVIDADES PEDAGÓGICAS - ESCOLAS 5-12 ATIVIDADES TEMPOS LIVRES 13-16 ATIVIDADES PEDAGÓGICAS - COMUNIDADE 17-18 EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS 19-21 COMUNICAR CIÊNCIA

Leia mais

7º ano. 1. Dinâmica externa da Terra. 2. Estrutura e dinâmica interna da Terra. 3. Consequências da dinâmica

7º ano. 1. Dinâmica externa da Terra. 2. Estrutura e dinâmica interna da Terra. 3. Consequências da dinâmica Perfil de aprendizagens específicas de Ciências Naturais 3º Ciclo Ponto 2 do art.7 do desp. normativo nº1-f/2016, para juntar aos critérios de avaliação. 7º ano DOMÍNIO Sudomínios/ CONTEÚDOS OBJETIVOS

Leia mais

DESCRITORES BIM4/2018 4º ANO

DESCRITORES BIM4/2018 4º ANO ES BIM4/2018 4º ANO C429 C438 C511 Reconhecer que a gestação nos mamíferos ocorre com o desenvolvimento do embrião dentro do corpo da fêmea. Identificar as condições necessárias à realização da fotossíntese.

Leia mais

CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO VALE GONÇALINHO PROGRAMA EDUCATIVO /18

CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO VALE GONÇALINHO PROGRAMA EDUCATIVO /18 CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO VALE GONÇALINHO PROGRAMA EDUCATIVO - 2017/18 Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho (CEAVG) LPN Liga para a Protecção da Natureza Horário: Terça a Sábado das 9h

Leia mais

Programa de campo de férias "Clube do Sam"

Programa de campo de férias Clube do Sam Programa de campo de férias - 2019 "Clube do Sam" Os Campos de Férias Zoomarine são devidamente licenciados pelo IPDJ (Instituto Português do Desporto e da Juventude) (72/2018/DRAlgarve) Regulamento Interno

Leia mais

Informação sobre Ecossistemas Locais

Informação sobre Ecossistemas Locais Informação sobre Ecossistemas Locais Processo de candidatura Bandeira Azul 2013 1. Biodiversidade local O litoral de Vila Nova de Gaia apresenta uma considerável biodiversidade, com fauna e flora característica

Leia mais

AMBIENTE E TERRITÓRIO 9 ª aula

AMBIENTE E TERRITÓRIO 9 ª aula Licenciatura em Engenharia do Território 3º ano / 6º semestre AMBIENTE E TERRITÓRIO 9 ª aula Biodiversidade e serviços dos ecossistemas Convenção da Diversidade Biológica Nações Unidas Assinada no Rio

Leia mais

UNIDADE 1. Conteúdos. Ser humano: semelhanças e diferenças (características físicas e comportamentais; gostos pessoais) Partes do corpo humano

UNIDADE 1. Conteúdos. Ser humano: semelhanças e diferenças (características físicas e comportamentais; gostos pessoais) Partes do corpo humano PROGRAMAÇÃO CURRICULAR UNIDADE 1 Ser humano: semelhanças e diferenças (características físicas e comportamentais; gostos pessoais) Partes do corpo humano Sentidos: audição, visão, gustação, tato e olfato

Leia mais

Programa de campo de férias "Os Guardiões do Zoomarine"

Programa de campo de férias Os Guardiões do Zoomarine Programa de campo de férias - 2019 "Os Guardiões do Zoomarine" Os Campos de Férias Zoomarine são devidamente licenciados pelo IPDJ (Instituto Português do Desporto e da Juventude) (72/2018/DRAlgarve) Regulamento

Leia mais

Programa de campo de férias Boa Onda. Regulamento Interno. 1. Local de Funcionamento. 2. Objetivos e respetiva prossecução

Programa de campo de férias Boa Onda. Regulamento Interno. 1. Local de Funcionamento. 2. Objetivos e respetiva prossecução Programa de campo de férias - 2019 Boa Onda Os Campos de Férias Zoomarine são devidamente licenciados pelo IPDJ (Instituto Português do Desporto e da Juventude) (72/2018/DRAlgarve) Regulamento Interno

Leia mais

Atividades de Valorização Curricular

Atividades de Valorização Curricular Atividades de Valorização Curricular 49 cidadania Hortas nas Escolas Atividade de educação ambiental de continuidade para promoção da horta escolar. As escolas inscritas têm acesso a uma ação de formação

Leia mais

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Ciências Naturais 8º Ano

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Ciências Naturais 8º Ano PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR Ciências Naturais 8º Ano COMPETÊNCIAS TEMAS/UNIDADES CONTEÚDOS 1º Período SUSTENTABILIDADE NA TERRA 28 Compreender o significado dos conceitos: espécie, população, comunidade,

Leia mais

Oferta Educativa 2017/2018

Oferta Educativa 2017/2018 Centro Ciência Viva de Sintra Oferta Educativa 2017/2018 Pré-escolar Básico Secundário Experimentar Conhecer Aprender Uma oficina para estimular a curiosidade dos pequenos cientistas! Caros Professores,

Leia mais

1º Período. Aprendizagens Essenciais Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

1º Período. Aprendizagens Essenciais Conhecimentos, Capacidades e Atitudes AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Planificação Anual de Ciências Naturais 5º ano Ano Letivo

Leia mais

Seminário Nacional Eco-Escolas Guimarães - Sílvia Ribeiro. Lobo-Ibérico. oa.pt. Conhecer para conservar

Seminário Nacional Eco-Escolas Guimarães - Sílvia Ribeiro. Lobo-Ibérico. oa.pt.  Conhecer para conservar Seminário Nacional Eco-Escolas 2018 - Guimarães - Sílvia Ribeiro Lobo-Ibérico globo@ciencias.ulisb oa.pt www.grupolobo.pt Conhecer para conservar O GRUPO LOBO ONG de Ambiente, criada em 1985. Independente

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa e Metas Curriculares do Ensino Básico, Perfil dos Alunos para o séc. XXI,Aprendizagens Essenciais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa e Metas Curriculares do Ensino Básico, Perfil dos Alunos para o séc. XXI,Aprendizagens Essenciais Página 1 de 7 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa e Metas Curriculares do Ensino Básico, Perfil dos Alunos para o séc. XXI,Aprendizagens Essenciais Introdução A Terra, um planeta especial

Leia mais

Prendas! Frio! Renas! Neve! Trenós no céu a aproximar-se mas quem vem lá? Que coisa

Prendas! Frio! Renas! Neve! Trenós no céu a aproximar-se mas quem vem lá? Que coisa Prendas! Frio! Renas! Neve! Trenós no céu a aproximar-se mas quem vem lá? Que coisa estranha o quê? Ali! Não, não vamos falar da rena Rodolfo do nariz vermelho vamos aproveitar as férias de Natal para

Leia mais

Seminário Ano Internacional da Biodiversidade Quais os desafios para o Brasil? Painel 11: Os Oceanos e a Biodiversidade Marinha

Seminário Ano Internacional da Biodiversidade Quais os desafios para o Brasil? Painel 11: Os Oceanos e a Biodiversidade Marinha Seminário Ano Internacional da Biodiversidade Quais os desafios para o Brasil? Painel 11: Os Oceanos e a Biodiversidade Marinha June Ferraz Dias junedias@usp.br Alguns fatos sobre os oceanos... Talassociclo

Leia mais

Exposições. Exposição Fixa Melhor Àgua, Melhor Vida

Exposições. Exposição Fixa Melhor Àgua, Melhor Vida Exmos Senhores: Ao longo das últimas décadas, o crescimento populacional, o avanço tecnológico e as alterações nos estilos de vida conduziram a um preocupante desiquilíbrio ambiental à escala planetária.

Leia mais

SEQUENCIA DIDÁTICA BIOLOGIA

SEQUENCIA DIDÁTICA BIOLOGIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto-Biologia Josélia Domingos Pereira 1 ; Adriana de Souza Santos

Leia mais

Plano anual de ação para o ano letivo

Plano anual de ação para o ano letivo Plano anual de ação para o ano letivo 2018-19 1 Plano anual de ação para o ano letivo 2018-19 Carla Sofia do Carmo Pereira Pacheco, professora profissionalizada do grupo 520 Biologia e Geologia, em mobilidade

Leia mais

Ano letivo 2018/2019

Ano letivo 2018/2019 Ano letivo 2018/2019 ÍNDICE Espaço Público Europeu 3 Visitas Escolares 4 Visitas Escolares para os mais Jovens 5 Concurso Eu Sou Europeu 6 Concurso Euroscola - Portugal Europeu 7 Exposições 8 Eventos Herança

Leia mais

Atividades Complementares de Ação Educativa Ano Letivo 2018/2019 DOGUAUTM / AMBIENTE URBANO SEGREDOS DA NATUREZA

Atividades Complementares de Ação Educativa Ano Letivo 2018/2019 DOGUAUTM / AMBIENTE URBANO SEGREDOS DA NATUREZA Atividades Complementares de Ação Educativa Ano Letivo 2018/2019 DEPARTAMENTO/DIVISÃO DOGUAUTM / AMBIENTE URBANO Nome do Projeto: SEGREDOS DA NATUREZA A equipa de educação ambiental ao longo dos últimos

Leia mais

Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental. O mar na escola explorando diferentes recursos didáticos. Viana do Castelo

Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental. O mar na escola explorando diferentes recursos didáticos. Viana do Castelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental Viana do Castelo O mar na escola explorando diferentes recursos didáticos Braga, 24 de janeiro de 2014, semin+ario nacional eco-escolas APRESENTAÇÃO DA

Leia mais

Protocolo experimental

Protocolo experimental Protocolo experimental Vamos Pescar? Enquadramento Teórico A procura e o aumento do consumo de peixe pelo Homem conduziram ao longo dos anos à pesca intensiva que causou a diminuição do tamanho das populações

Leia mais

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza II Ensino Fundamental

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza II Ensino Fundamental Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza II Ensino Fundamental C1 Reconhecer a ciência como atividade humana que fundamenta os processos de construção e aplicação do conhecimento científico.

Leia mais

Seminário Nacional Eco-Escolas 2018

Seminário Nacional Eco-Escolas 2018 Seminário Nacional Eco-Escolas 2018 Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania Referencial de Educação Ambiental Guimarães, 27 janeiro 2018 Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória Referencial

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo Ano Letivo /2016

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo Ano Letivo /2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde Escola Básica /JI do Casal do Sapo Ano Letivo - 05/06 DOMÍNIO SUBDOMÍNIO UNIDADE CONTEÚDOS Terra Um Planeta com vida

Leia mais

PROGRAMA EDUCAÇÃO MARINHA

PROGRAMA EDUCAÇÃO MARINHA PROGRAMA EDUCAÇÃO MARINHA 2017-2018 R.G/RNES/Tróia Natura Vincular a proteção do oceano no futuro dos jovens PARCEIRO INSTITUCIONAL United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization Comité

Leia mais

Conteúdos Conceitos Competências Situações de aprendizagem Avaliação Aulas

Conteúdos Conceitos Competências Situações de aprendizagem Avaliação Aulas Conteúdos Conceitos Competências Situações de aprendizagem Avaliação Aulas 1º Período 1- Terra, um Planeta com Vida 1.1- Condições da Terra que permitem a existência de Vida A célula. Constituição da célula.

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA. CÓDIGO NOME CARGA HORÁRIA TOTAL CRÉDITO Teórica Prática Teórico Prático Zoologia dos Vertebrados 60

PROGRAMA DE DISCIPLINA. CÓDIGO NOME CARGA HORÁRIA TOTAL CRÉDITO Teórica Prática Teórico Prático Zoologia dos Vertebrados 60 CENTRO: Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais CURSO: Ciências Habilitação em Biológia DEPARTAMENTO: Química e Biologia PROGRAMA DE DISCIPLINA CÓDIGO NOME CARGA HORÁRIA TOTAL CRÉDITO Teórica Prática

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V Informações aos Encarregados de Educação do trabalho a realizar no: 5º Ano Ciências Naturais Ano Letivo 2015/2016 1. Aulas previstas: Aulas (*) 5º1ª 5º2ª 5º3ª 5º4ª 1º Período: 21 de Setembro - 17 de Dezembro

Leia mais

Ensino Básico do 3.º Ciclo. Planificação Anual da Disciplina de Ciências Naturais

Ensino Básico do 3.º Ciclo. Planificação Anual da Disciplina de Ciências Naturais 8 º Ano Disciplina: Ciências Naturais Ensino Básico do 3.º Ciclo Ano letivo 2015/2016 Planificação Anual da Disciplina de Ciências Naturais CALENDARIZAÇÃO 1º PERÍODO 2º PERÍODO 3º PERÍODO Início das aulas:

Leia mais

PERFIL PROFISSIONAL TRATADOR/A DE ANIMAIS EM CATIVEIRO

PERFIL PROFISSIONAL TRATADOR/A DE ANIMAIS EM CATIVEIRO PERFIL PROFISSIONAL TRATADOR/A DE ANIMAIS EM CATIVEIRO Publicação e atualizações Publicado no Despacho n.º13456/2008, de 14 de Maio, que aprova a versão inicial do Catálogo Nacional de Qualificações. PERFIL

Leia mais