DOCUMENTO NÃO CONTROLADO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DOCUMENTO NÃO CONTROLADO"

Transcrição

1 13/09/ de 137 SUMÁRIO 1 FINALIDADE CAMPO DE APLICAÇÃO RESPONSABILIDADES DEFINIÇÕES REFERÊNCIAS CRITÉRIOS GERAIS DE FORNECIMENTO Generalidades Materiais e Equipamentos a Serem Utilizados Limites de Fornecimento Características de Atendimento à EMUC Ramal de Ligação Ramal de Entrada Ponto de Entrega Localização da Subestação Conservação do Padrão de Entrada Acesso às Instalações Consumidoras Responsabilidades do Consumidor Responsabilidades da CONCESSIONÁRIA Atendimento ao Cliente Casos Omissos CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS E CONSTRUTIVAS Padrões Construtivos de Subestações Medição PROTEÇÃO E MANOBRA Aterramento Geração Própria Materiais e Equipamentos Determinação da Demanda ANEXOS Formulários Tabelas Desenhos CONTROLE DE REVISÕES APROVAÇÃO

2 13/09/ de FINALIDADE Esta Norma Técnica tem a finalidade de padronizar e estabelecer critérios para a elaboração e execução de projetos de novas instalações, reforma e ampliação de instalações já existentes de unidades consumidoras em edificações de uso coletivo e edificações individuais atendidas através de medições agrupadas, localizadas nas zonas urbanas e rurais, a fim de possibilitar o fornecimento de energia elétrica em média e baixa tensão pela CEMAR Companhia Energética do Maranhão e pela CELPA Centrais Elétricas do Pará S/A, empresas do Grupo EQUATORIAL Energia, doravante denominadas apenas de CONCESSIONARIA, nas classes de média tensão 15 e 36,2 kv e nas classes de baixa tensão 380/220V (CEMAR) e 220/127 V (CELPA), respeitando-se o que prescrevem as legislações oficiais, as normas da ABNT e os documentos técnicos em vigor no âmbito da CONCESSIONÁRIA. 2 CAMPO DE APLICAÇÃO 2.1 Esta norma se aplica Aplica-se à Gerência de Normas e Padrões, Gerência de Manutenção e Expansão RD, Gerência de Expansão e Melhoria do Sistema de MT/BT, Gerência de Manutenção do Sistema Elétrico, Gerência de Planejamento do Sistema Elétrico, Gerência de Operação do Sistema Elétrico, Gerência de Recuperação de Energia, Gerência de Assuntos Regulatórios e Gerência de Relacionamento com o Cliente, no âmbito da CONCESSIONÁRIA. Também se aplica a todas as empresas responsáveis pela elaboração de projetos e construção de empreendimentos de múltiplas unidades consumidores cujas instalações elétricas serão alimentadas em média tensão, nas classes de tensão 15 ou 36,2 kv, e/ou em baixa tensão nas classes de 380/220V e 220/127V na área de concessão no âmbito da CONCESSIONÁRIA. 2.2 Esta norma não se aplica Esta Norma não se aplica à ligação de edificações caracterizadas por serviços de hotelaria, tais como: Motel, Hotel, Pousadas, Resort e etc.

3 13/09/ de RESPONSABILIDADES 3.1 Gerência de Normas e Padrões Estabelecer as normas e padrões técnicos para o fornecimento de energia elétrica em Média Tensão. Coordenar o processo de revisão desta norma. 3.2 Gerência de Manutenção e Expansão RD (CEMAR) Realizar as atividades relacionadas à expansão nos sistemas de 15 e 36,2 kv de acordo com os critérios e recomendações definidas nesta norma. Participar do processo de revisão desta norma. 3.3 Gerência de Expansão e Melhoria do Sistema de MT/BT (CELPA) Realizar as atividades relacionadas à expansão nos sistemas de 15 e 36,2 kv de acordo com os critérios e recomendações definidas nesta norma. Participar do processo de revisão desta norma. 3.4 Gerência de Manutenção do Sistema Elétrico (CELPA) Realizar as atividades relacionadas à manutenção nos sistemas de 15 e 36,2 kv de acordo com os critérios e recomendações definidas nesta norma. Participar do processo de revisão desta norma. 3.5 Gerência de Planejamento do Sistema Elétrico Realizar as atividades relacionadas ao planejamento do sistema elétrico de acordo com os critérios e recomendações definidas nesta norma. Participar do processo de revisão desta norma. 3.6 Gerência de Operação do Sistema Elétrico Realizar as atividades relacionadas à operação do sistema elétrico de acordo com os critérios e recomendações definidas nesta norma. Participar do processo de revisão desta norma. 3.7 Gerência de Serviços de Rede Realizar os serviços de rede de acordo com as regras e recomendações definidas nesta norma. Participar do processo de revisão desta norma. 3.8 Gerência de Recuperação de Energia Realizar as atividades relacionadas à recuperação de energia de acordo com os critérios e recomendações definidas nesta norma. Participar do processo de revisão desta norma.

4 13/09/ de Gerência de Assuntos Regulatórios Verificar e validar a conformidade desta norma com a regulamentação vigente do setor elétrico. Participar do processo de revisão desta norma Gerência de Relacionamento com o Cliente Realizar as atividades de relacionamento com o cliente de acordo com os critérios e recomendações definidas nesta norma, divulgando a mesma aos clientes. Participar do processo de revisão desta norma Projetistas e Construtoras que realizam serviços na área de concessão no âmbito da CONCESSIONÁRIA Realizar suas atividades de acordo com os critérios e recomendações definidas nesta norma.

5 13/09/ de DEFINIÇÕES 4.1 Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL Autarquia criada pela Lei de 26/12/1996 com a finalidade de regular e fiscalizar a produção, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica, de acordo com a legislação e em conformidade com as diretrizes e as políticas do governo federal. 4.2 Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT Associação privada sem fins lucrativo responsável pela elaboração das normas técnicas no Brasil. 4.3 Área Urbana Parcela do território, contínua ou não, incluída no perímetro urbano pelo Plano Diretor ou por lei municipal específica. 4.4 Área Classificada Área na qual uma atmosfera explosiva está presente, ou pode estar presente, em quantidades tais que requeiram precauções especiais para o projeto, fabricação, instalação, utilização, inspeção e manutenção de equipamentos elétricos. 4.5 Área Não Classificada Área na qual não é prevista a presença de uma atmosfera explosiva em quantidade tal que requeira precauções especiais para o projeto, fabricação, instalação, utilização, inspeção e manutenção de equipamentos elétricos. 4.6 Atmosfera Explosiva Mistura com o ar, sob condições atmosféricas, de substâncias inflamáveis ou combustíveis na forma de gás, vapor, poeira, fibras ou partículas em suspensão, as quais, após a ignição, permitem a propagação autossustentada. 4.7 Aterramento Ligação à terra de todas as partes metálicas não energizadas de uma instalação, incluindo o neutro da rede e da referida instalação. 4.8 Barramento Blindado Componente da instalação constituído de condutor rígido, sustentado por isoladores e protegido por invólucro metálico ou material com resistência equivalente.

6 13/09/ de Câmara de Comercialização de Energia Elétrica- CCEE Associação civil, regulamentada pelo Decreto nº de 12 de agosto de 2004, integrada pelos agentes das categorias de Geração, Distribuição e Comercialização, que viabiliza as operações de compra e venda de energia elétrica, registrando e administrando contratos firmados entre geradores, comercializadores, distribuidores e consumidores livres Cabo Concêntrico Cabo composto de um condutor fase isolado e um condutor neutro disposto helicoidalmente sobre esta isolação e recoberto por outra camada isolante protetora Cabos Isolados Multiplexados Cabos constituídos por um, dois ou três condutores isolados, utilizados como condutores fase, torcidos em torno de um condutor, com funções de condutor neutro e de elemento de sustentação Cargas Elétricas Especiais Aparelhos elétricos, cujo regime de funcionamento possa causar perturbações ao suprimento normal de energia dos demais Consumidores tais como: motores, máquinas de solda, aparelhos de raios-x; etc Carga Instalada Soma das potências nominais dos equipamentos elétricos instalados na unidade consumidora, em condições de entrar em funcionamento, expressa em quilowatts (kw) Centro de Medição (CM) É o conjunto dos módulos de distribuição e medição de energia elétrica, das Unidades de Consumo do prédio Centro de Proteção Geral (CPG) Módulo para instalação dos equipamentos de seccionamento e proteção do ramal de entrada Código IK Sistema de codificação para indicar o grau de proteção oferecido pelos invólucros (caixas, quadros, painéis, cubículos, gabinetes) para equipamentos elétricos contra impactos mecânicos externos e verificado por métodos de testes padronizados.

7 13/09/ de Código IP Sistema de codificação que classifica o grau de proteção dos invólucros mecânicos e elétricos para a proteção de pessoas contra o acesso (mãos e dedos) às partes perigosas no interior do invólucro por contato intencional ou acidental, proteção dos equipamentos no interior do invólucro contra a penetração de objetos sólidos estranhos (incluindo poeira e particulados sólidos) e proteção dos equipamentos no interior do invólucro contra os efeitos prejudiciais devido à penetração de água. O primeiro dígito indica o grau de proteção contra a penetração de objetos sólidos enquanto que o segundo dígito indica o grau de proteção contra a penetração de líquidos Concessionária Agente titular de concessão federal para prestar o serviço público de distribuição de energia elétrica, doravante denominada Distribuidora, nas áreas de concessão do Maranhão é a CEMAR e nas áreas de concessão do Pará é a CELPA Consumidor Pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, legalmente representada, que solicitar à CONCESSIONÁRIA o fornecimento de energia elétrica ou o uso do sistema elétrico, assumindo as obrigações decorrentes deste atendimento à(s) sua(s) unidade(s) consumidora(s), segundo disposto nas normas e nos contratos, sendo: Consumidor Especial Agente da CEEE, da categoria de comercialização, que adquire energia elétrica proveniente de empreendimentos de geração enquadrados no 5º do art. 26 da Lei no 9.427, de 26 de dezembro de 1996, para unidade consumidora ou unidades consumidoras reunidas por comunhão de interesses de fato ou de direito cuja carga seja maior ou igual a 500 kw e que não satisfaçam, individualmente, os requisitos dispostos nos artigos 15 e 16 da Lei no 9.074, de 7 de julho de Consumidor Livre Agente da CCEE, da categoria de comercialização, que adquire energia elétrica no ambiente de contratação livre para unidades consumidoras que satisfaçam, individualmente, os requisitos dispostos nos artigos 15 e 16 da Lei no 9.074, de 1995.

8 13/09/ de Consumidor Potencialmente Livre Aquele cujas unidades consumidoras satisfazem, individualmente, os requisitos dispostos nos artigos 15 e 16 da Lei no 9.074, de 1995, porém não adquirem energia elétrica no ambiente de contratação livre Consumidores de Média Tensão Consumidores ligados ao sistema de energia elétrica da CONCESSIONÁRIA atendidos com tensão de fornecimento de 13,8 kv ou 34,5 kv, faturados pelo Grupo A, Subgrupos A4 (13,8 kv) e A3a (34,5 kv) ou faturados com tarifa do Grupo B Cubículos Blindados São considerados conjuntos blindados, as instalações em que os equipamentos são abrigados em cubículos metálicos, individualizados ou não Cubículo de Medição Painel destinado à instalação dos equipamentos de medição de energia elétrica Demanda Média das potências elétricas ativas ou reativas, solicitadas ao sistema elétrico pela parcela da carga instalada em operação na unidade consumidora, durante um intervalo de tempo especificado, expressas em quilowatts (kw) e quilovolt-ampère-reativo (kvar), respectivamente Demanda Contratada É a demanda de potência ativa prevista em contrato, colocada continuamente à disposição do Consumidor, no ponto de entrega e que será integralmente paga, independentemente de ser ou não utilizada durante o período de faturamento em quilowatts (kw) Demanda Faturável Valor da demanda de potência ativa, considerada para fins de faturamento, com aplicação da respectiva tarifa, expressa em quilowatts (kw) Demanda Medida Maior demanda de potência ativa, verificada por medição, integralizada em intervalos de 15 (quinze) minutos durante o período de faturamento.

9 13/09/ de Desmembramento Subdivisão de gleba em lotes destinados a edificação, com aproveitamento do sistema viário existente, desde que não implique a abertura de novas vias e logradouros públicos, nem prolongamento, modificação ou ampliação dos já existentes Disjuntor Termomagnético Equipamento destinado a proteger os condutores e demais equipamentos da unidade consumidora, contra sobrecarga e curto-circuito Distribuidora Agente titular de concessão ou permissão federal para prestar o serviço público de distribuição de energia elétrica Edificação de Uso Individual Todo e qualquer imóvel, reconhecido pelos poderes públicos, constituindo uma Unidade Consumidora Edificação de Múltiplas Unidades Consumidoras - EMUC É toda edificação que possui mais de uma unidade consumidora e que dispõe de área comum de circulação com ou sem utilização de energia elétrica. Podem ser edificações isoladas, interligadas ou agrupadas no mesmo terreno, incluindo postos de combustíveis com lojas de conveniência, e que possua área em condomínio com utilização de energia elétrica Empreendimentos habitacionais para fins urbanos Loteamentos, desmembramentos, condomínios e outros tipos estabelecidos na forma da legislação em vigor, localizados em zonas urbanas, de expansão urbana ou de urbanização específica, assim definidas pelo plano diretor ou aprovadas por lei municipal Empreendimentos habitacionais para fins urbanos de interesse social Empreendimentos habitacionais, destinados predominantemente às famílias de baixa renda, implantados em zona habitacional declarada por lei como de interesse social; ou promovidos pela União, Estados, Distrito Federal, Municípios ou suas entidades delegadas, estas autorizadas por lei a implantar projetos de habitação, na forma da legislação em vigor; ou construídos no âmbito de programas habitacionais de interesse social implantados pelo poder público.

10 13/09/ de Empreendimentos habitacionais integrados à edificação Empreendimento em que a construção das edificações nos lotes ou unidades autônomas é feita pelo responsável pela implantação do empreendimento, concomitantemente à implantação das obras de infraestrutura/urbanização Energia Elétrica Ativa Aquela que pode ser convertida em outra forma de energia, expressa em quilowatts-hora (kwh) Energia Elétrica Reativa Aquela que circula entre os diversos campos elétricos e magnéticos de um sistema de corrente alternada, sem produzir trabalho, expressa em quilovolt-ampère-reativo-hora (kvarh) Entrada de Serviço É o conjunto de equipamentos, condutores e acessórios instalados a partir do ponto de conexão na rede da CONCESSIONÁRIA até a medição. É constituída pelo ramal de ligação e ramal de entrada Fator de Carga Razão entre a demanda média e a demanda máxima da unidade consumidora ocorridas no mesmo intervalo de tempo especificado Fator de Demanda Razão entre a demanda máxima num intervalo de tempo especificado e a carga instalada na unidade consumidora Fator de Potência Razão entre a energia elétrica ativa e a raiz quadrada da soma dos quadrados das energias elétricas ativa e reativa, consumidas num mesmo período especificado Fornecimento Provisório É aquele cujo fornecimento se destina ao atendimento de eventos temporários, tais como: festividades, circos, parques de diversões, exposições, obras ou similares, estando o atendimento condicionado à disponibilidade de energia elétrica.

11 13/09/ de Grupo A Grupamento composto de unidades consumidoras com fornecimento em tensão igual ou superior a 2,3 kv, ou atendidas a partir de sistema subterrâneo de distribuição em baixa tensão, caracterizado pela tarifa binômia Grupo B Grupamento composto de Unidades Consumidoras com fornecimento em tensão inferior a 2,3 kv, caracterizado pela tarifa monômia Inspeção Fiscalização da unidade consumidora, posteriormente à ligação, com vistas a verificar sua adequação aos padrões técnicos e de segurança da CONCESSIONÁRIA, o funcionamento do sistema de medição e a confirmação dos dados cadastrais Lote Terreno servido de infraestrutura básica cujas dimensões atendam aos índices urbanísticos definidos pelo plano diretor ou lei municipal para a zona em que se situe Limite de Propriedade Demarcações que separam a propriedade do consumidor da via pública e dos terrenos adjacentes de propriedades de terceiros, no alinhamento designado pelos poderes públicos Loteamento Subdivisão de gleba de terreno em lotes destinados à edificação, com abertura de novas vias de circulação, de logradouros públicos ou prolongamento, modificação ou ampliação das vias existentes, cujo projeto tenha sido devidamente aprovado pela respectiva Prefeitura Municipal ou, quando for o caso, pelo Distrito Federal Malha de Aterramento É constituída de eletrodos de aterramento interligados por condutores nus, enterrados no solo Medição Processo realizado por equipamento que possibilite a quantificação e o registro de grandezas elétricas associadas à geração ou consumo de energia elétrica, assim como à potência ativa ou reativa, quando cabível sendo:

12 13/09/ de Medição Externa Aquela cujos equipamentos são instalados em postes ou outras estruturas de propriedade da CONCESSIONÁRIA, situados em vias, logradouros públicos ou compartimentos subterrâneos Medição Fiscalizadora Aquela cujos equipamentos de medição, devidamente calibrados conforme padrão do órgão metrológico são instalados no mesmo circuito em que estão aqueles destinados à medição de faturamento da unidade consumidora, com características similares, e que objetiva a comparação de grandezas elétrica Medição Totalizadora Aquela cujos equipamentos são instalados em entradas coletivas, para fins de faturamento entre o ponto de entrega e o barramento geral, sempre que não for utilizado o sistema de medição convencional, por conveniência do consumidor e concordância da CONCESSIONÁRIA Medição agrupada Sistema de medição destinada a mais de quatro unidades consumidoras, localizadas em edificações que possuam área comum em condomínio com ou sem utilização de energia elétrica. Neste caso os medidores ficam agrupados em centros de medição Medidor Aparelho fornecido e instalado pela CONCESSIONÁRIA, com o objetivo de medir e registrar o consumo de energia elétrica de cada consumidor Módulo de Medição Módulo lacrável destinado a instalação do medidor. Este módulo deve conter os elementos de comando e proteção geral da instalação de cada unidade consumidora Módulo de Distribuição Módulo lacrável destinado à instalação do barramento e da proteção geral, quando necessário Ponto de Entrega Ponto de conexão do sistema elétrico da CONCESSIONÁRIA com as instalações elétricas da Unidade Consumidora, caracterizando-se como o limite de responsabilidade do fornecimento.

13 13/09/ de Ponto de Ligação É o ponto da rede da CEMAR e ou da CELPA do qual deriva o ramal de ligação da unidade consumidora Poste Auxiliar Poste situado na Unidade Consumidora com a finalidade de fixar, elevar e/ou desviar o ramal de ligação e o ramal de entrada Ramal de Entrada Conjunto de condutores e acessórios instalados pelo consumidor entre o ponto de entrega e a medição ou a proteção de suas instalações Ramal de Ligação Conjunto de condutores e acessórios instalados entre o ponto de derivação da rede da CONCESSIONÁRIA e o ponto de entrega Solicitação de fornecimento Ato voluntário do interessado na prestação do serviço público de fornecimento de energia ou conexão e uso do sistema elétrico da CONCESSIONÁRIA, segundo disposto nas normas e nos respectivos contratos, efetivado pela alteração de titularidade de unidade consumidora que permanecer ligada ou ainda por sua ligação, quer seja nova ou existente Subestação Parte do sistema de potência que compreende os dispositivos de manobra, controle, proteção, transformação e demais equipamentos, condutores e acessórios, abrangendo as obras civis e estruturas de montagem Subestação Abrigada Subestação cujos equipamentos são instalados inteiramente abrigados das intempéries, situados em edificações Subestação ao Tempo Subestação cujos equipamentos são instalados ao ar livre, sujeitos à ação das intempéries Subestação compartilhada Instalação elétrica através da qual é efetivado o fornecimento de energia elétrica em média tensão, com funções de manobra, medição e proteção. É empregada nos casos em que mais

14 13/09/ de 137 de uma unidade consumidora de média tensão ocupe a mesma estrutura civil em ambientes diferentes e fisicamente segregados sem comunicação elétrica entre eles. É caracterizada por uma entrada de MT única, com os conjuntos de manobra, medição e proteção ocupando o mesmo local físico, devendo ocorrer nos termos dos artigos 16 e 19 da Resolução Normativa Nº 414 da ANEEL Subestação Unitária Subestação que possui e/ou alimenta apenas um transformador de potência Subestação Transformadora Subestação que alimenta um ou mais transformadores conectados a diversos equipamentos Tensão de Atendimento Valor eficaz de tensão no ponto de entrega ou de conexão, obtido por meio de medição, podendo ser classificada em adequada, precária ou crítica, de acordo com a leitura efetuada, expressa em volts (V) ou quilovolts (kv) Tensão de Fornecimento Tensão fixada pela CONCESSIONÁRIA para fornecimento de energia elétrica dentro dos limites definidos pelo poder concedente, expresso em volts (V) ou quilovolts (kv) Tensão Nominal Valor eficaz da tensão de linha pela qual o sistema é designado, expresso em volts (V) ou quilovolts (kv) Unidade Consumidora Conjunto composto por instalações, ramal de entrada, equipamentos elétricos, condutores e acessórios, incluída a subestação, quando do fornecimento em tensão primária, caracterizado pelo recebimento de energia elétrica em apenas um ponto de entrega, com medição individualizada, correspondente a um único consumidor e localizado em uma mesma propriedade ou em propriedades contíguas Vistoria Procedimento realizado pela CONCESSIONÁRIA na unidade consumidora, previamente à ligação, com a finalidade de verificar sua adequação aos padrões técnicos e de segurança da mesma.

15 13/09/ de REFERÊNCIAS 5.1 ANEEL (2010), Resolução Normativa Nº Estabelece as Condições Gerais de Fornecimento de Energia Elétrica de forma atualizada e consolidada. 5.2 ANEEL (2010), Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional (PRODIST) - Módulo 1: Introdução. 5.3 ANEEL (2010), Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional (PRODIST) - Módulo 8: Qualidade da Energia Elétrica. 5.4 Decreto nº 4.059, de 19 de Dezembro de 2001, Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, que regulamenta a Lei nº , de 17 de outubro de ET Transformador de Distribuição. 5.6 ET Para-raios de Distribuição. 5.7 ET Chave Fusível Base C de 15 kv e 38 kv. 5.8 ET Poste de Concreto Armado Duplo T. 5.9 ET Cruzeta de Concreto Armado Redes de Distribuição ET Caixa Polimérica de Medição e Proteção ET Religadores Automáticos IEC Degrees of Protection Provided by Enclosures for Electrical Equipment Against External Mechanical Impacts (IK Code) Lei nº 6.496, de 7 de dezembro de 1977 da Câmara dos Deputados Lei Nº , de 17 de Outubro de 2001 Dispõe sobre a Política Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia e dá outras providências NBR 5410 Instalações elétricas de baixa tensão NBR 5419 Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas NBR Transformadores para redes aéreas de distribuição Requisitos NBR 5356 Transformadores de Potência Partes de 1 a NBR Folha de desenho - Leiaute e dimensões NBR Sistema de iluminação de emergência NBR Sistemas de proteção por extintores de incêndio NBR Sinalização de segurança contra incêndio e pânico - Parte 1: Princípios de projeto NBR Sinalização de segurança contra incêndio e pânico - Parte 2: Símbolos e suas formas, dimensões e cores NBR Sinalização de segurança contra incêndio e pânico - Parte 3: Requisitos e métodos de ensaio NBR Instalações elétricas de baixa tensão - Requisitos específicos para instalação em estabelecimentos assistenciais de saúde.

16 13/09/ de NBR Instalações elétricas em locais de afluência de público - Requisitos específicos NBR Instalações elétricas de média tensão de 1,0kV a 36,2kV NBR Proteção contra Incêndio - Símbolos gráficos para projeto NBR Armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis Posto revendedor veicular (serviços) e ponto de abastecimento Instalações elétricas NBR Redes de distribuição aérea de energia elétrica com condutores nus NBR Sistemas de aterramento de subestações Requisitos NBR Caixa para Medidor de Energia Elétrica Requisitos NBR IEC Graus de Proteção para Invólucros de Equipamentos Elétricos (código IP) NBR IEC Especificações Comuns para Normas de Equipamentos de Manobra de Altatensão e Mecanismos de Comando NBR IEC Conjunto de Manobra e Controle de Alta-tensão Parte 200: Conjunto de Manobra e Controle de Alta-tensão em Invólucro Metálico para Tensões Acima de 1 kv até e inclusive 52 kv NR 10: Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, do Ministério do Trabalho e Emprego NT Fornecimento de Energia Elétrica em Baixa Tensão NT Fornecimento de Energia Elétrica em Média Tensão (15 e 36,2 kv) NT Critérios de Projeto de Linhas e Redes de Distribuição NT Padrão de Estruturas de Redes de Distribuição Aérea de Energia Elétrica para 15 kv NT Padrão de Estruturas Especiais NT Redes de Distribuição Compactas NT Padronização de Materiais e Equipamentos por Tipo de Ambiente NT Incorporação de Redes de Distribuição NT Padrão de Estruturas de Redes de Distribuição Aérea de Energia Elétrica para 36,2 kv NT Encargos e Responsabilidade de Participação Financeira em Obras do Sistema Elétrico NT Padrões de Caixa de Medição Portaria Nº 378 de 28/09/2010 do INMETRO Portaria Interministerial Nº 104 de 22/03/2013 do Ministério de Minas e Energia Resolução Normativa Nº 414 Condições Gerais de Fornecimento de Energia Elétrica. Direitos e Deveres dos Consumidores e Distribuidores. ANEEL, Atualizada até a Resolução Normativa Nº 587 de 10 de Dezembro de Resolução Nº 1.025, de 30 de Outubro de 2009 do CONFEA.

17 13/09/ de CRITÉRIOS GERAIS DE FORNECIMENTO 6.1 Generalidades Esta Norma aplica-se às instalações novas e as reformas ou ampliações já existentes de empreendimentos de múltiplas unidades consumidoras (EMUC), quer sejam residenciais, comerciais ou mistas, localizadas nas áreas de concessão da CONCESSIONÁRIA O fornecimento de energia elétrica em média tensão e de baixa tensão serão tratados, de forma específica, nas normas NT FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA EM MÉDIA TENSÃO (15 E 36,2 kv) e NT FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA EM BAIXA TENSÃO, em suas revisões vigentes As prescrições desta Norma, não implicam no direito do consumidor em imputar à CONCESSIONÁRIA quaisquer responsabilidades com relação à qualidade de materiais ou equipamentos por ele adquiridos, e desempenho dos mesmos, incluindo os riscos e danos de propriedade ou segurança de terceiros, decorrentes do uso de tais equipamentos ou materiais que não atendam aos requisitos de segurança, qualidade e conformidade técnica Qualquer aumento ou redução da carga instalada em transformação deverá ser precedido da aprovação do projeto elétrico pela CONCESSIONÁRIA, sem a qual a unidade consumidora estará sujeita às sanções legais, previstas pela lei, por operar irregularmente Somente serão ligadas à rede de distribuição da CONCESSIONÁRIA, as instalações elétricas das unidades consumidoras que foram executadas de acordo com as regras e recomendações estabelecidas nesta Norma Qualquer ligação à rede da CONCESSIONÁRIA só pode ser efetuada por seus colaboradores devidamente autorizados e depois de observadas todas as exigências regulamentares estabelecidas nesta Norma Somente serão ligadas ao sistema de distribuição da CONCESSIONÁRIA, instalações de imóveis devidamente identificados e regularizados pelos poderes públicos, com as comprovações cabíveis Redes de distribuição interna de empreendimentos de múltiplas unidades consumidoras, de interesse específico ou de interesse social, em média tensão devem ser do tipo compacta (protegida) e em baixa tensão do tipo multiplexada (isolada), no caso das zonas de alta e muito alto corrosão atmosférica a rede de média tensão deve ser nua de cobre Os transformadores de distribuição instalados em postes das redes de distribuição interna de empreendimentos de múltiplas unidades consumidoras verticais devem ser de 75 à 300

18 13/09/ de 137 kva. Ressaltando que em empreendimentos de múltiplas unidades consumidoras horizontais, os transformadores devem ser de 75 a 112,5 kva Para empreendimentos horizontais de múltiplas unidades consumidoras, como loteamentos, conjuntos habitacionais, condomínios ou mesmo conjuntos de prédios verticais, com demanda acima de 1000 kva é obrigatório a instalação de religador automático com funções de telecomando e com relé SEL de acordo com a especificação técnica ET (em sua revisão vigente), no ponto de interligação da rede de distribuição do empreendimento com a rede da concessionaria Para efeito de estudo de viabilidade técnica a entrada de energia elétrica do empreendimento de múltiplas unidades consumidoras deve ser considerada única, o estudo de viabilidade técnica deverá apontar a eventual necessidade de mais de uma entrada de fornecimento de energia elétrica Com relação ao fornecimento de energia elétrica nas áreas de concessão da CONCESSIONÁRIA não será permitido: Medição única para mais de um consumidor Consumidor com mais de um ponto de fornecimento de energia elétrica no mesmo espaço físico, salvo em casos especiais, para os quais a CONCESSIONÁRIA procederá a estudos Cruzamento dos condutores do ramal de ligação ou ramal de entrada sobre áreas construídas ou imóveis de terceiros Extensão da instalação elétrica de um consumidor além de seus limites de propriedade ou a propriedade de terceiros, mesmo que o fornecimento seja gratuito A utilização dos secundários dos transformadores do conjunto de medição para acionamento de dispositivos de proteção ou para outra finalidade qualquer Acesso às redes de distribuição de energia elétrica da CONCESSIONÁRIA, em qualquer situação. 6.2 Materiais e Equipamentos a Serem Utilizados Os materiais e equipamentos a serem utilizados, impreterivelmente, devem estar em conformidade, no mínimo com as prescrições descritas na norma da CEMAR e da CELPA NT Padronização de Materiais e Equipamentos por Tipo de Ambiente, na revisão em vigência Os postes de concreto armado Duplo T e as cruzetas de concreto armado devem estar em conformidade com as normas técnicas da ABNT e com as especificações técnicas

19 13/09/ de 137 ET e ET da CEMAR e da CELPA Com o intuito de garantir a qualidade e a segurança das instalações, os postes e cruzetas de concreto armado, incluindo os particulares das unidades consumidoras, devem ser adquiridos pelos fornecedores cadastrados e homologados pela CEMAR e pela CELPA Os transformadores de distribuição ou de força, isolados à óleo ou à seco adquiridos pelas unidades consumidoras, devem seguir as normas da ABNT NBR 5440 e NBR 5356, em suas revisões vigentes, as especificações técnicas da CEMAR e CELPA ET , ET e ET , em suas revisões vigente No caso dos transformadores de distribuição instalados em poste, os mesmos devem ter comutador de TAP externo localizado na lateral do transformador sem janela de inspeção e dispositivo de alívio de pressão, conforme especificação e desenho construtivo da NBR 5440 da ABNT, em sua revisão vigente, e da especificação técnica da CONCESSIONÁRIA ET , em sua revisão vigente Os transformadores de distribuição, dos empreendimentos de múltiplas unidades consumidoras, em líquido isolante trifásicos de 75 até 300 kva e monofásicos até 25 kva, além da conformidade com os itens e 6.2.4, devem apresentar a etiqueta nacional de conservação de energia (ENCE) do programa brasileiro de etiquetagem (PBE) em conformidade com as diretrizes, normas e padrões estabelecidos pelo INMETRO na portaria nº 378 de 28 de Setembro de 2010 e pelo Ministério de Minas e Energia na portaria interministerial nº 104 de 22 de Março de Para transformadores de distribuição trifásicos de 75 até 300 kva e monofásicos até 25 kva deve ser apresentado laudo técnico, conforme ANEXO VI LAUDO DE ENSAIO DE TRANSFORMADORES da NT em sua revisão vigente, emitido por fabricante homologado pela CEMAR e CELPA ou por laboratórios oficiais, incluindo Universidades Somente serão aceitos pela CEMAR e pela CELPA, em suas áreas de concessão, mesmo em subestações particulares de unidades consumidoras, transformadores de distribuição em líquido isolante trifásicos de 75 até 300 kva e monofásicos até 25 kva, que sejam adquiridos de fornecedores homologados e cadastrados pelo INMETRO e que apresentem a etiqueta nacional de conservação de energia (ENCE) Os fornecedores homologados pelo INMETRO podem ser consultados no endereço eletrônico: Os fornecedores homologados pela CEMAR e CELPA podem ser consultados no endereço

20 13/09/ de 137 eletrônico: no item Servindo Sua Empresa Fornecedores Homologados. 6.3 Limites de Fornecimento Os limites de fornecimento estabelecidos abaixo são aplicáveis para empreendimentos com demanda de até 2500 kw, de acordo com a Resolução Normativa Nº 414/2010, da ANEEL Limites de Fornecimento CEMAR 380/220 V Ligação Monofásica A unidade consumidora pertencente à EMUC, com carga instalada igual ou inferior a 12 kw, será atendida por ligação monofásica 220 V a dois condutores, através 01 (um) condutor fase e 01 (um) condutor neutro, desde que não possua: Motor com potência individual superior a 5 CV; Aparelho com potência individual superior a 5 kva; Aparelho de Raios-X com potência superior a 4 kva, quando não for conectado à Ligação Trifásica rede através de transformador isolador e estabilizador de tensão. A unidade consumidora pertencente à EMUC, com carga instalada superior a 12 kw até o limite de 75 kw, será atendida por ligação trifásica 380/220 V a quatro condutores, através de 03 (três) condutores fase e 01 (um) condutor neutro, desde que não possua: Motor de indução trifásico em 380 V com potência superior a 30 CV; Máquina de solda trifásica em 380 V, tipo motor gerador, com potência superior a 30 CV; Máquina de solda a transformador alimentada em 380 V, bifásica ou trifásica, ligação V-V invertida (delta aberto delta-aberto invertido) com potência superior a 15 kva; Máquina de solda trifásica 380V a transformador com ponte retificadora, com potência superior a 30 kva; Aparelho trifásico 380V não resistivo com potência individual superior a 20 kva; Aparelho de Raios X trifásico ou outros aparelhos hospitalares com potência superior a 20 kva, quando não for conectado à rede através de transformador isolador e estabilizador de tensão. Nota 1: No caso de instalação de mais de um aparelho de Raios-X ou máquina de solda numa mesma unidade consumidora, o limite de potência instalada, referida nos parágrafos acima, equivalerá à potência demandada pelos mesmos, calculada conforme o roteiro de cálculo do ANEXO I CÁLCULO DE DEMANDA DA INSTALAÇÃO CONSUMIDORA; Nota 2: Em uma unidade consumidora que possua mais de 01 (um) motor em suas instalações, deve-se evitar, o máximo possível, partida simultânea entre os mesmos.

21 13/09/ de Limites de Fornecimento CELPA 220/127 V Ligação Monofásica A unidade consumidora pertencente à EMUC, com o limite de até 10 kw de carga instalada, será atendida por ligação monofásica 127 V a dois condutores, através de 01 (um) condutor fase e 01 (um) condutor neutro, desde que não possua: Motor com potência individual superior a 3 CV; Aparelho com potência individual superior a 5 kva; Aparelho de Raios-X com potência superior a 4 kva, quando não for conectado à rede através de transformador isolador e estabilizador de tensão Ligação Bifásica A unidade consumidora pertencente à EMUC, com carga acima de 10 kw até o limite de 15 kw de carga instalada, será atendida por ligação bifásica 220V a três condutores, através de 02 (dois) condutores fase e 01 (um) neutro, desde que não possua: Motor com potência individual superior a 5 CV; Aparelho com potência individual superior a 7 kva; Aparelho de Raios-X com potência superior a 2 kva, quando não for conectado à rede através de transformador isolador e estabilizador de tensão Ligação Trifásica A unidade consumidora pertencente à EMUC, com carga acima de 15 kw até o limite de 75 kw de carga instalada, será atendida por ligação trifásica 220V a quatro condutores, através de 03 (três) condutores fase e 01 (um) condutor neutro, desde que não possua: Motor trifásico com potência individual superior a 30CV; Motor monofásico com potência individual superior a 5CV; Aparelho com potência individual superior a 10kW em 220V, fase-fase; Aparelho trifásico com potência individual superior a 15kW; Aparelho de Raios-X com potência superior a 4kVA, em 220V, fase-fase, quando não for conectado à rede através de transformador isolador e estabilizador de tensão; Aparelho de Raios-X trifásico com potência superior a 20kVA, quando não for conectado à rede através de transformador isolador e estabilizador de tensão. Nota 3: No caso de instalação de mais de um aparelho de Raios-X ou máquina de solda numa mesma unidade consumidora, o limite de potência instalada, referida nos parágrafos acima, equivalerá à potência demandada pelos mesmos, calculada conforme o roteiro de cálculo do ANEXO I CÁLCULO DE DEMANDA DA INSTALAÇÃO CONSUMIDORA; Nota 4: Em uma unidade consumidora que possua mais de 01 (um) motor em suas instalações, deve-se evitar, o máximo possível, partida simultânea entre os mesmos;

22 13/09/ de Critérios de Fornecimento à EMUC s A análise de projeto e a solicitação de viabilidade técnica são dispensáveis pela CONCESSIONÁRIA quando a soma das cargas instaladas, comercial ou residencial, não for superior a 12 kw A análise de projeto e a solicitação de viabilidade técnica, também são dispensáveis pela CONCESSIONÁRIA quando a edificação tiver até 09 (unidades) unidades consumidoras residenciais e monofásicas em medição agrupada, desde que cada unidade individualmente tenha área máxima de 30 m², incluindo condomínio que, se existir, deve ter somente carga de iluminação e tomadas simples. A ligação deve ser trifásica com disjuntor de entrada de 40 A e cabo quadruplex de alumínio de 10 mm² protegidas com disjuntor de 25 A para tensão de 220/380 V na CEMAR e de 16 mm² protegidas com disjuntor de 30 A para tensão de 127/220 V na CELPA. As cargas calculadas estão na tabela a seguir: TABELA A DEMANDA ATÉ 9 UNIDADES CONSUMIDORAS n.º APTº F. DIV. (f) KVA KW 2 1,96 2,94 2,70 3 2,92 4,38 4,03 4 3,88 5,82 5,35 5 4,84 7,26 6,68 6 5,8 8,70 8,00 7 6,76 10,14 9,33 8 7,72 11,58 10,65 9 8,69 13,04 11, Quando a edificação tiver até 04 (quatro) unidades consumidoras monofásicas, residenciais em medição agrupada e atender os critérios do item , é dispensável a utilização de caixa com barramento no padrão de entrada Os arranjos dos quadros de medição podem ser realizados com as caixas padrões conforme desenhos dos anexos, e as tubulações e aterramento devem ser conforme tabela apresentada da norma NT para o disjuntor trifásico de 40 A A CONCESSIONÁRIA pode atender a unidade consumidora em tensão secundária de distribuição, com ligação bifásica/ trifásica, ainda que a mesma não apresente carga suficiente para tanto, desde que o consumidor se responsabilize pelo pagamento da diferença de preço do medidor e demais equipamentos de medição a serem instalados, bem como eventuais custos de adaptação da rede Cada unidade consumidora pertencente à EMUC, com carga instalada superior a 75kW,

23 13/09/ de 137 deve ser suprida por subestação individual, cujos investimentos, projeto, construção, manutenção e operação serão de responsabilidade do interessado. Neste caso a CONCESSIONÁRIA determinará, durante consulta prévia, a maneira conveniente de alimentar a unidade consumidora, aplicando-se os critérios constantes da Norma NT Fornecimento de Energia Elétrica em Média Tensão (15 e 36,2kV), na sua última versão. 6.4 Características de Atendimento à EMUC Atendimento através da Rede de Baixa Tensão O atendimento será feito através da Rede Baixa Tensão Aérea ou Subterrânea da CONCESSIONÁRIA, quando a demanda total do Empreendimento não ultrapassar a 75 kva Quando, a critério da CONCESSIONÁRIA, houver necessidade de instalação de unidade de transformação, a mesma deve ser localizada na via pública Cada unidade consumidora com carga instalada superior a 75 kw será atendida pela Rede Primária e se caracterizará como consumidor do Grupo A. Neste caso, a alimentação deverá ser individual do restante do prédio. No entanto, a critério da CONCESSIONÁRIA poderá ser adotado a alimentação única no prédio Atendimento através da Rede de Média Tensão O atendimento será feito através da Rede de Média Tensão da CONCESSIONÁRIA, quando a demanda total do Empreendimento ultrapassar a 75 kva. 6.5 Ramal de Ligação Ramal de Ligação Derivado da Rede de Baixa Tensão Deve ser aéreo e ao tempo ou subterrâneo Ser projetado, construído, operado e mantido pela CONCESSIONÁRIA, de acordo com a legislação em vigor A CONCESSIONÁRIA deve utilizar condutores multiplexados, isolados em XLPE, com sustentação pelo neutro. O isolamento mínimo requerido é de 0,6/ 1kV Os condutores devem ser instalados de forma que, no ponto mais baixo, sua altura em relação ao solo ou piso seja no mínimo de 5,5m quando for previsto trânsito de veículos ou de 3,5m para trânsito apenas de pedestres O ramal de ligação deve entrar preferencialmente pela frente do terreno, ficando livre de qualquer obstáculo e ser perfeitamente visível Não deve cruzar terrenos de terceiros.

24 13/09/ de Não deve ser acessível a janelas, sacadas, terraços ou lugares congêneres. A distância mínima dos condutores a quaisquer destes pontos deve ser de acordo com o DESENHO 2 AFASTAMENTOS MÍNIMOS ENTRE CONDUTORES E EDIFICAÇÕES Deve partir do poste da rede secundária de distribuição mais próximo do ponto de entrega e não deve exceder a 30m de comprimento, além do que será necessária a extensão da rede de distribuição de energia elétrica na qual o consumidor participará financeiramente, conforme legislação em vigor Não serão admitidas emendas nos condutores do ramal de ligação. Somente por ocasião de manutenção e quando absolutamente necessário, as emendas poderão ser feitas, desde que os condutores não estejam submetidos a esforços mecânicos Ramal de Ligação derivado da Rede de Média Tensão O ramal de ligação pode ser totalmente aéreo ou misto, devendo obedecer às seguintes prescrições: Fixação do Ramal de Ligação a) Quando a subestação fizer parte integrante da EMUC, o ramal de ligação deve ser fixado em poste auxiliar de concreto armado, instalado no terreno particular, do qual deriva o trecho subterrâneo do ramal, de acordo com o DESENHO 10 RAMAL DE LIGAÇÃO DERIVANDO DA REDE DE MÉDIA TENSÃO ENTRADA MISTA; b) Quando a subestação for construída separada do corpo da EMUC, o ramal de ligação pode ser fixado na sua própria fachada ou em poste auxiliar. Neste caso a subestação deve ter altura suficiente para fixação do ramal de acordo com o DESENHO 9 RAMAL DE LIGAÇÃO DERIVANDO DA REDE DE MÉDIA TENSÃO ENTRADA AÉREA Ramal de Ligação Aéreo Devem ser obedecidas as seguintes prescrições: a) As definidas nos subitens , , e ; b) O condutor mais baixo do ramal de ligação deve manter uma altura mínima com referência ao piso ou solo de 5,5 (cinco e meio) metros ou 3,5 (três e meio) metros, quando respectivamente, houver trânsito de veículos ou apenas de pedestres, seja em áreas privadas ou públicas. Dependendo das particularidades de trabalho na área de entrada, pode ser necessário o uso de cabo isolado, a critério da CONCESSIONÁRIA, ou altura maior por razões de segurança; c) A CONCESSIONÁRIA, por ocasião da consulta prévia, indicará o ponto do seu sistema no qual há condições técnicas para derivar o ramal de ligação; d) A classe de isolamento requerida deve ser a mesma da linha do qual deriva o ramal de ligação;

25 13/09/ de 137 e) Não deve ter vão superior a 60 (sessenta) metros no vão entre postes da chave até a subestação (rede compacta); f) Os equipamentos de manobra instalados na derivação do ramal de ligação devem ser operados exclusivamente pela CONCESSIONÁRIA; g) Não pode haver edificações, definitivas ou provisórias, plantações de médio ou grande porte sob o mesmo, ou qualquer obstáculo que lhe possa oferecer dano, seja em domínio público ou privado; h) No caso de travessia de cerca ou grade metálica deve haver aterramento no trecho sob o ramal. Além de aterrada, deve também ser seccionada a cerca ou grade metálica que tiver extensão superior a 30 metros; i) Não deve ser acessível a janelas, sacadas, telhados, áreas ou quaisquer outros elementos fixos não pertencentes à rede, devendo qualquer condutor do ramal obedecer ao afastamento mínimo disposto no DESENHO 2 AFASTAMENTOS MÍNIMOS ENTRE CONDUTORES E EDIFICAÇÕES; j) A CONCESSIONÁRIA não se responsabiliza por quaisquer danos decorrentes de contato acidental em suas linhas com tubovias, passarelas, elevados, marquises, etc, notadamente no caso da construção ter sido edificada posteriormente à ligação da unidade consumidora Ramal de Ligação Misto O trecho aéreo do ramal de ligação misto obedecerá às prescrições do subitem Para o trecho subterrâneo prescrevem-se as seguintes exigências: a) Deve derivar de um poste fixado no terreno da EMUC; b) Não deve cruzar terrenos de terceiros; c) Os dutos (corrugados ou aço zincado por imersão a quente, envelopados em concreto) devem estar situados a uma profundidade mínima de 650 mm, e quando cruzar locais destinados a trânsito de veículos devem ser protegidos por uma das formas sugeridas no DESENHO 12 BANCO DE DUTOS PARA ENTRADA SUBTERRÂNEA DA REDE PRIMÁRIA; d) Não deve cruzar via pública; e) No trecho fora do solo o ramal de ligação deve ser protegido mecanicamente até a uma altura de 5 m, através de eletroduto de aço galvanizado de diâmetro interno mínimo igual a 100 mm. Nas extremidades do eletroduto deve ser prevista proteção mecânica contra danificação do isolamento dos condutores; f) Deve ser construída uma caixa de passagem a 700 mm do poste de derivação do ramal; g) O comprimento máximo retilíneo entre duas caixas de passagens é de 30 m;

26 13/09/ de 137 h) Em todo ponto onde haja mudança de direção do ramal, com ângulo igual ou superior 45 graus, deve ser construída uma caixa de passagem; i) As caixas de passagem devem ter dimensões internas mínimas de 800x800x800mm, com uma camada de 100 mm de brita no fundo da mesma. A tampa de entrada da caixa deve permitir a inscrição de um círculo de 600 mm de diâmetro; j) Não deve conter emendas nem derivações; k) Quando for utilizada curva longa de 90 graus para permitir a descida ou subida dos condutores do ramal subterrâneo, esta deve ter um raio de curvatura superior a 20 vezes o diâmetro do cabo; l) Todo ramal subterrâneo deve ser composto de quatro cabos unipolares, sendo um desses cabos para reserva e da mesma natureza dos cabos energizados; m) As extremidades dos dutos, nas caixas de passagens, devem ser impermeabilizadas com materiais que permitam posterior remoção, sem causar danos aos dutos e ao isolamento dos cabos; n) Os dutos devem ser instalados de modo a permitir uma declividade de 2% no sentido das caixas de passagens, conforme mostra o DESENHO 12 BANCO DE DUTOS PARA ENTRADA SUBTERRÂNEA DA REDE PRIMÁRIA. 6.6 Ramal de Entrada Deve atender aos requisitos estabelecidos nas normas NT FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA EM BAIXA TENSÃO e NT FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA EM MÉDIA TENSÃO 15 E 36,2 kv, em suas revisões vigentes A isolação mínima requerida é de 0,6/1 kv, em XLPE 90 ou EPR 90 ou HEPR 90º ou equivalente em capacidade de condução de corrente alternada em serviço contínuo e com proteção anti-uv se também forem utilizados ao tempo condutor Pode ser em eletroduto (subterrâneo, embutido ou aparente) de PVC rígido ou flexível em dutos de Polietileno de Alta-Densidade - PEAD corrugados, outros tipos de dutos estarão sujeitos a análise e aprovação por parte da CONCESSIONÁRIA O ramal de entrada deve ser construído, mantido e reparado às custas do cliente responsável pela unidade consumidora Quaisquer serviços no ramal de entrada devem ser feitos mediante autorização e supervisão da CONCESSIONÁRIA A CONCESSIONÁRIA se isenta da responsabilidade de quaisquer danos pessoais ou

27 13/09/ de 137 materiais que a construção ou reparo do ramal de entrada possa acarretar, inclusive a terceiros Não é permitida a travessia da via pública, nem de terreno de terceiros Não são permitidas emendas nos condutores, nem ao tempo e nem dentro dos eletrodutos Ramal de Entrada Derivado da Rede de Baixa Tensão Em prédios com alimentação derivada da rede de Baixa Tensão da CONCESSIONÁRIA devem ainda ser obedecidas às seguintes prescrições: Quando o ramal for derivado de um poste auxiliar, este poste deve ser instalado dentro do terreno do consumidor, em local não sujeito a abalroamento e que preencha os requisitos técnicos que a CONCESSIONÁRIA exigir O eletroduto de descida do poste deve ser de aço zincado por imersão a quente, a uma altura mínima de 5,0 m do piso, firmemente fixado através de fitas ou abraçadeiras metálicas. A extremidade superior deve ficar abaixo da armação secundária (ver DESENHO 13 RAMAL DE LIGAÇÃO DERIVADA DA REDE DE BAIXA TENSÃO) Não é permitida a entrada subterrânea em baixa tensão derivando diretamente do poste da rede de distribuição da CONCESSIONÁRIA. O ramal de entrada subterrâneo deve ser instalado a partir do poste particular Os eletrodutos da parte subterrânea podem ser de PVC rígido ou de polietileno de alta densidade - PEAD (dutos corrugados) Os eletrodutos devem ser enterrados a uma profundidade mínima de 0,30m sendo que quando cruzar locais destinados a trânsito de veículos, nas vias internas do empreendimento, devem ser protegidos por uma das formas sugeridas pelo DESENHO 11 BANCO DE DUTOS PARA ENTRADA SUBTERRÂNEA DA REDE SECUNDÁRIA Será permitida a instalação de uma caixa de passagem localizada a 0,70m da base do poste, com dispositivo para lacre, construída de acordo com o DESENHO 14 CAIXA DE PASSAGEM LACRÁVEL As curvas e emendas no eletroduto devem obedecer as seguintes prescrições: I) No trecho embutido, a tubulação pode ter, no máximo, três curvas de 90 graus. Em nenhum caso deve existir curva com deflexão maior do que 90 graus; II) As curvas devem ser feitas de forma que o diâmetro interno não seja reduzido; III) As emendas devem ser feitas através de luvas atarraxadas externamente aos eletrodutos ou por intermédio de conexões soldadas, sem que haja redução do diâmetro interno.

28 13/09/ de Ponto de Entrega É a conexão do sistema elétrico da CONCESSIONÁRIA com a unidade consumidora e situa-se no limite da via pública com a propriedade (caracterizando-se como o limite de responsabilidade do fornecimento), onde esteja localizada a unidade consumidora (conforme art. 14 da Resolução 414), exceto quando: Existir propriedade de terceiros, em área urbana, entre a via pública e a propriedade onde esteja localizada a unidade consumidora, caso em que o ponto de entrega se situará no limite da via pública com a primeira propriedade (inciso I do art. 14 da Resolução 414) A unidade consumidora, em área rural, for atendida em tensão secundária de distribuição, caso em que o ponto de entrega se situará no local de consumo, ainda que dentro da propriedade do consumidor, observadas as normas e padrões a que se referem a alínea a do inciso I do art. 27 da Resolução 414 (inciso II do art. 14 da Resolução 414) A unidade consumidora, em área rural, for atendida em tensão primária de distribuição e a rede elétrica da CONCESSIONÁRIA atravessar a propriedade do consumidor, caso em que o ponto de entrega se situará na primeira estrutura de derivação da rede nessa propriedade (inciso IV do art. 14 da Resolução 414) Tratar-se de rede de propriedade do consumidor, com ato autorizativo do Poder Concedente, caso em que o ponto de entrega se situará na primeira estrutura dessa rede (inciso V do art. 14 da Resolução 414) Tratar-se de fornecimento a edificações de múltiplas unidades consumidoras, em que os equipamentos de transformação da CONCESSIONÁRIA estejam instalados no interior da propriedade, caso em que o ponto de entrega se situará na entrada do barramento geral (inciso VIII do art. 14 da Resolução 414) Tratar-se de ativos de iluminação pública, pertencentes ao Poder Público Municipal, caso em que o ponto de entrega se situará na conexão da rede elétrica da CONCESSIONÁRIA com as instalações elétricas da iluminação pública (inciso IX do art. 14 da Resolução 414) No caso de ramais de ligação subterrâneos derivando de rede subterrânea, o ponto de entrega está situado na caixa de inspeção construída junto ao limite de propriedade. É representado pela conexão entre os condutores do ramal de entrada e de ligação subterrâneos Ramais de ligação subterrâneos só se aplicam a Unidades Consumidoras situadas em áreas tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN (DESENHO 4 PONTO DE ENTREGA - SUBESTAÇÃO EM CABINE ABRIGADA).

29 13/09/ de Por conveniência técnica, o ponto de entrega pode se situar dentro da propriedade do consumidor, desde que observados os padrões e normas disponibilizados pela CONCESSIONÁRIA, assim como as normas e padrões dos órgãos oficiais competentes, naquilo que couber e não dispuser contrariamente à regulamentação da ANEEL (conforme 4º art. 14 e alíneas a do inciso I do art.27 da Resolução 414) A título precário, em áreas tombadas pelo IPHAN, através de autorização e acordo firmado com a CONCESSIONÁRIA, o consumidor poderá utilizar o poste da CONCESSIONÁRIA, para instalação do seu ramal de entrada, sendo que o mesmo deverá retirar todos os equipamentos e materiais quando solicitado pela CONCESSIONÁRIA, assumindo os custos da instalação e retirada de materiais e equipamentos Edificações Verticais com Alimentação Derivada da Rede de Baixa Tensão da CONCESSIONÁRIA Na ligação de edificações construídas sem recuo com relação ao alinhamento da via pública, o ponto de entrega se localizará no limite da propriedade particular com o alinhamento da via pública, na própria fachada Na ligação de edificações construídas recuadas do alinhamento da via pública, desde que o terreno da instalação consumidora atinja o alinhamento supracitado, o ponto de entrega se localizará no primeiro ponto de fixação do ramal de ligação, podendo ser na própria fachada ou no poste auxiliar. Em qualquer circunstância a distância máxima entre o poste da CONCESSIONÁRIA e o ponto de entrega será de 30 metros Edificações Verticais com Alimentação Derivada da Rede de Média Tensão da CONCESSIONÁRIA Nas edificações verticais de múltiplas unidades consumidoras, em que os equipamentos de transformação da CONCESSIONÁRIA estejam instalados no interior da propriedade, o ponto de entrega situar-se-á na entrada do barramento geral Edificações Horizontais Em condomínio horizontal, onde a rede elétrica interna não seja de propriedade da CONCESSIONÁRIA, ou seja, se for construída em desacordo com o padrão da CONCESSIONÁRIA, o ponto de entrega deverá situar-se no limite da via pública com o condomínio horizontal, e a CONCESSIONÁRIA não será responsável pela manutenção e operação das referidas redes (inciso VI do art. 14 da RESOLUÇÃO 414) Em condomínio horizontal, onde a rede elétrica interna seja de propriedade da CONCESSIONÁRIA, ou seja, se for construída de acordo com o padrão da CONCESSIONÁRIA, o ponto de entrega deverá situar-se no limite da via interna do

30 13/09/ de 137 condomínio com cada fração integrante do parcelamento (propriedade onde esteja localizada a unidade consumidora), os transformadores devem ser instalados, sempre que tecnicamente for possível, em domínio público, projetando-se dentro da propriedade particular somente a Rede de Baixa Tensão (inciso VII do art. 14 da Resolução 414) Para ser atendido pela CONCESSIONÁRIA o condomínio deve estar edificado, com todos os serviços de infraestrutura (instalações elétricas internas, água, telefone, pavimentação e outros) concluídos e residências prontas para ocupação imediata A rede de iluminação das vias externas (ruas, avenidas, praças, etc.) e internas devem ser projetadas, construídas e mantidas pelo empreendedor, que pode utilizar materiais e equipamentos que atendam os seus objetivos. Nestes casos, o condomínio é responsável pelo consumo de energia Deve ser construído pelo responsável uma via de acesso e portão com dimensões que possibilitem o tráfego de veículos para operação e manutenção da rede Termo de permissão assinado pelo condomínio ou proprietário, para livre acesso da CONCESSIONÁRIA. 6.8 Localização da Subestação Estar situada dentro da propriedade particular fora da área de projeção da edificação A subestação deve permitir fácil acesso às pessoas e aos equipamentos a partir da via pública e estar livre de obstáculos As paredes que limitam a área da subestação devem ser construídas em alvenaria e permitir o seu isolamento com relação à área interna da edificação A porta de acesso da subestação deve estar voltada para área externa da edificação com abertura para fora, ser de fácil acesso, assegurando rápida retirada de equipamentos, principalmente de transformadores, possuir uma placa de advertência com a seguinte frase: ALTA TENSÃO e ser dotada de sistema de tranca que permita o seu fechamento a chave A subestação deve possuir janelas de ventilação com área de circulação de ar adequada à potência nominal do transformador ou estar provida de um sistema de ventilação mecânica A área da subestação é de uso exclusivo da CONCESSIONÁRIA e não deve ser utilizada como depósito ou outros fins pelo condomínio ou administração As subestações devem situar-se no andar térreo Quando a subestação não fizer parte integrante da edificação podem ser utilizados

31 13/09/ de 137 transformadores a óleo Quando a subestação fizer parte integrante da edificação, somente será permitido o emprego de transformadores a seco e disjuntores a vácuo, a gás SF6 ou PVO (pequeno volume de óleo) com líquido não inflamável desde que o volume de líquido por pólo seja inferior a 1 litro, mesmo que haja paredes de alvenaria e portas corta-fogo A subestação para ser objeto de incorporação pela CONCESSIONÁRIA deve atender os seguintes requisitos: a) Não é permitido paralelismo de transformadores; b) A potência máxima de cada transformador a óleo para subestações abrigadas deve ser de 500 kva, o mesmo se aplica aos transformadores à seco; c) A potência dos transformadores de distribuição trifásico à óleo isolante instalados em poste deve ser de 75 até 300 kva. 6.9 Conservação do Padrão de Entrada O Consumidor deve manter em bom estado de conservação os equipamentos de medição da CONCESSIONÁRIA instalados no Centro de Medição da edificação e responderá pelos eventuais danos a eles causados por sua ação ou omissão O local do padrão de entrada, bem como o acesso ao mesmo, devem ser mantidos limpos e desimpedidos pelo consumidor, no intuito de agilizar a leitura do medidor e a vistoria/ inspeção das instalações pela CONCESSIONÁRIA A falta de execução pelo Consumidor de correções indicadas pela CONCESSIONÁRIA quando da constatação de deficiência não emergencial na unidade consumidora, em especial no padrão de entrada ou o impedimento de acesso para fins de leitura, substituição do medidor e inspeções faculta a suspensão do fornecimento de energia três dias após notificação à unidade consumidora, conforme artigos 171 e 173 da REN n Os eletrodutos e caixas de inspeção dos ramais não podem ser utilizados para outros fins que não os elétricos Devem ser obedecidas rigorosamente as recomendações das Normas de Segurança e de Meio Ambiente, bem como o Código de Posturas Municipais pertinentes Cada unidade consumidora deve ser suprida por intermédio de circuito independente, bem como terá medição em separado.

32 13/09/ de Qualquer alteração reforma ou ampliação na Edificação que exija a substituição dos equipamentos auxiliares de medição e/ou medidor (se for o caso) é de responsabilidade da CONCESSIONÁRIA Não é permitido, em hipótese alguma, paralelismo permanente entre geradores particulares e o sistema da CONCESSIONÁRIA. No caso da instalação possuir gerador ele deve ser provido de chave reversora com intertravamento mecânico ou eletromecânico visível que garanta o não paralelismo entre os sistemas. A reversão é de inteira responsabilidade do projetista. Para maiores informações consultar a NT CONEXÃO DE GERADORES PARTICULARES AO SISTEMA ELÉTRICO especificada, na sua última versão O aumento de carga que venha a caracterizar uma unidade consumidora suprida em tensão secundária de distribuição, em uma unidade consumidora suprida em tensão primária de distribuição, deverá a Unidade Consumidora providenciar a adequação de suas instalações às exigências desta Norma Qualquer aumento de carga deve ser precedida da aceitação da CONCESSIONÁRIA, sem a qual a unidade consumidora fica sujeita às sanções legais por operar irregularmente Para os casos omissos relativos às condições de fornecimento, prevalecerão as condições gerais, estipuladas em legislação pertinente, que estiverem em vigor Exigências Técnicas e Legais: As instalações elétricas deverão obedecer às normas técnicas brasileiras e se enquadrarem nos padrões da CONCESSIONÁRIA A ligação de qualquer instalação nova deverá somente ser efetuada depois de cumpridas as exigências técnicas e legais estabelecidas pela CONCESSIONÁRIA Depois de atendida a solicitação de ligação, e durante o período em que a unidade consumidora permanecer ligada, somente os funcionários da CONCESSIONÁRIA terão acesso aos equipamentos de medição, sendo vetado ao consumidor, sob qualquer pretexto a violação dos lacres dos medidores, caixas e cubículos e modificações dos ajustes da proteção geral Constatado o rompimento ou violação de selos e/ou lacres instalados pela CONCESSIONÁRIA, com alterações nas características da instalação de entrada de energia originariamente aprovadas, mesmo não provocando redução no faturamento, poderá ser cobrado o custo administrativo de inspeção conforme valores estabelecidos em Resolução especifica cuja atual é a Resolução ANEEL nº 1.595/2013 de 27/08/2013 para a CEMAR e Resolução ANEEL nº 1.578, de 06/08/2013 para a CELPA.

33 13/09/ de Orientação Técnica Os órgãos técnicos da CONCESSIONÁRIA estão à disposição dos interessados para prestar quaisquer esclarecimentos de ordem técnica, julgados necessários para o fornecimento de energia elétrica Acesso às Instalações Consumidoras Apenas o pessoal da CONCESSIONÁRIA deve ter acesso aos equipamentos de medição que, sempre, devem ser de propriedade da CONCESSIONÁRIA, e incluem medidores, transformadores de corrente e de potencial, e dispositivos complementares O consumidor deve assegurar livre acesso aos técnicos da CONCESSIONÁRIA devidamente credenciados, aos locais em que estejam instalados os aparelhos de medição, a fim de efetuar a leitura de medidores, inspecionar e verificar as instalações ou equipamentos A Administração da EMUC deve sempre propiciar as condições para que, sem impedimentos, atrasos ou transtornos, e a qualquer época, o pessoal autorizado da CONCESSIONÁRIA tenha acesso às instalações de cada Edificação O acesso ao Centro de Medição deve ser mantido limpo e desimpedido pela Administração da EMUC, no intuito de agilizar a leitura do medidor e a inspeção das instalações pela CONCESSIONÁRIA Responsabilidades do Consumidor De acordo a legislação vigente o empreendedor é responsável pelos investimentos necessários para o projeto e construção das obras de infraestrutura básica das redes de distribuição de energia elétrica destinadas ao atendimento das Edificações de Múltiplas Unidades Consumidoras, com exceção dos empreendimentos habitacionais para fins urbanos de interesse social ou de regularização fundiária O projeto e construção das obras de infraestrutura básica das redes de distribuição de energia elétrica citadas no item anterior contempla toda a infraestrutura elétrica interna ao empreendimento, bem como, a construção da rede de distribuição de energia elétrica necessária para conectar o empreendimento ao sistema de distribuição de energia existente da CONCESSIONÁRIA na época da emissão do orçamento de conexão Para empreendimentos construídos em etapas, a infraestrutura interna citada no subitem é delimitada pela área total do terreno do empreendimento, e não somente pela área

34 13/09/ de 137 da etapa que está sendo construída Os investimentos mencionados no subitem contemplam inclusive os custos: Das obras do sistema de iluminação pública ou de iluminação das vias internas, conforme o caso, observando-se a legislação específica Das obras necessárias, em quaisquer níveis de tensão, para a conexão à rede de propriedade da distribuidora, observadas as condições estabelecidas sobre participação financeira conforme Resolução nº 414 da ANEEL Dos transformadores de distribuição necessários para o atendimento Fornecimento e instalação de materiais e equipamentos elétricos, de acordo com as normas e padrões técnicos da CONCESSIONÁRIA Construção do recinto para instalação dos equipamentos de proteção, transformação e manobra, paredes divisórias e demais serviços de alvenaria. As dimensões mínimas devem estar de acordo com o DESENHO 3 CABINE DE PROTEÇÃO E TRANSFORMAÇÃO ENTRADA AÉREA e DESENHO 4 CABINE DE PROTEÇÃO E TRANSFORMAÇÃO ENTRADA SUBTERRÂNEA Construção de canalizações e caixas de passagens necessárias aos condutores de média e baixa tensão Sistema de drenagem do óleo para transformadores que contenham 100 litros ou mais de líquido isolante (Ver DESENHO 7 BACIA DE CONTENÇÃO DE ÓLEO). Nas instalações abrigadas, quando não houver condições técnicas para construção do tanque de contenção do líquido isolante, pisos impermeáveis com soleira apropriada podem ser utilizados como depósito se não existirem mais que três transformadores ou outros equipamentos instalados, e se cada um deles contiver menos de 100 litros Construção e instalação de portas, janelas de ventilação e telas metálicas internas e externas. Na impossibilidade de ventilação natural, deve ser utilizada, ventilação forçada Construção da malha de terra e interligação desta com as partes metálicas não energizadas Fixação dos suportes das chaves e dos isoladores de apoio Instalação de iluminação artificial Instalação de extintor de incêndio para uso em eletricidade localizada nas imediações da

35 13/09/ de 137 porta de acesso a pessoas. O meio extintor deve ser gás carbônico (CO2) e o aparelho deve estar de acordo com a NBR Todo e qualquer empreendimento, que não seja de cunho social ou de regularização fundiária de interesse social, que necessitar de reforma ou ampliação na rede para ser atendido, o custo referente a estas obras na rede serão de responsabilidade do consumidor conforme Art. 48 da Resolução nº 414 da ANEEL O espaço destinado ao caminhamento do ramal de ligação e da subestação deve ser transferido à CONCESSIONÁRIA. Para tanto deve ser preenchido o formulário ANEXO V TERMO DE TRANSFERÊNCIA pelo proprietário da obra e ter firma legalmente reconhecida A CONCESSIONÁRIA terá acesso livre ao ramal de ligação e à subestação sempre que achar necessário e conveniente Responsabilidades da CONCESSIONÁRIA Instalação de equipamentos de medição Incorporação das instalações elétricas de empreendimentos, com exceção da iluminação pública, de acordo com o padrão da CONCESSIONÁRIA, no momento de sua conexão à sua rede, quando do recebimento e energização do empreendimento Operação e manutenção das instalações, até o ponto de entrega de acordo com a legislação vigente, após incorporação e energização pela CONCESSIONÁRIA das instalações elétricas implantadas pelo Empreendedor Atendimento ao Cliente Generalidades Atendimento Corporativo CEMAR (São Luís, Bacabal, Timon e Imperatriz) ou estabelecer contato com a Central de Atendimento Corporativo através do telefone ou corporativo@cemar-ma.com.br Atendimento Corporativo CELPA (Belém, Castanhal, Marabá, Redenção, Santarém e Altamira) ou estabelecer contato com a Central de Atendimento Corporativo através do telefone ou atendimento_corporativo@celpa.com.br O Consumidor, ou Representante Legal, deve dirigir-se a uma Agência com Atendimento Corporativo da CEMAR ou da CELPA, para obter todos os esclarecimentos de ordem comercial, técnica, legal e econômico-financeira, necessários e relativos ao fornecimento

36 13/09/ de 137 de energia elétrica, onde, entre outras informações, deve fornecer dados para caracterização da Unidade Consumidora, particularmente no que se refere à produção, posição do projeto, discriminação da potência instalada e previsões de carga em caráter preliminar Para efetuar as solicitações relacionadas ao fornecimento de energia elétrica, o Consumidor, ou Representante Legal munido de procuração assinada e reconhecida em cartório, deve dirigir-se a uma Agência com Atendimento Corporativo CELPA ou CEMAR, portando os documentos necessários para cada tipo de solicitação Na fase de análise subsequente, sob a coordenação do órgão responsável pelo Atendimento Corporativo, caso julgue necessário, o interessado deve discutir, junto com os demais órgãos envolvidos com o projeto, os aspectos técnicos e comerciais do mesmo Cabe à CONCESSIONÁRIA disponibilizar ao interessado as normas técnicas, orientar quanto ao cumprimento de exigências obrigatórias, fornecer as especificações técnicas de materiais e equipamentos, informar os requisitos de segurança e proteção, e que será procedida a fiscalização da obra antes do recebimento Obtenção de Estudo de Viabilidade Técnica O Estudo de Viabilidade Técnica é exigido para as edificações de múltiplas unidades consumidoras que pretendem ser atendidas pelo sistema elétrico da CONCESSIONÁRIA. Este estudo antecede à apresentação do projeto elétrico das instalações, sendo solicitado para cargas, em sistema isolado ou interligado, para atendimento em rede de baixa tensão (BT) ou média tensão (MT), conforme o caso. Deve ser solicitado pelo proprietário ou representante legal, visando obter informações e a disponibilidade de atendimento técnico à ligação solicitada, quando tratar-se de ligações novas ou aumento de carga. No estudo de viabilidade técnica serão detectadas as reais necessidades de atendimento da unidade consumidora e informado à mesma O Estudo de Viabilidade Técnica é dispensável pela CONCESSIONÁRIA quando a edificação tiver até 09 (nove) unidades consumidoras residenciais e monofásicas, desde que cada unidade individualmente tenha área máxima de 40 m², incluindo condomínio que, se existir, deve ter somente carga de iluminação e tomadas simples Para obtenção do estudo de viabilidade técnica o consumidor deverá apresentar à CONCESSIONÁRIA Anteprojeto, em 01(uma) via, contendo os seguintes elementos: a) Requerimento preenchido conforme ANEXO II SOLICITAÇÃO PARA ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA; b) Planta da situação conforme DESENHO 1 PLANTA DE SITUAÇÃO, contendo a localização e delimitação da propriedade e/ou edificação em relação à via pública, rodovias, vias de acesso, áreas de passeios, acidentes geográficos, etc;

37 13/09/ de 137 representação e indicação de vias paralelas e transversais; cotas de distâncias; pontos de referências; indicação do norte geográfico; indicação da rede elétrica próxima e localização do posto de transformação e a distância deste ao ponto de derivação da rede trifásica da CONCESSIONÁRIA mais próxima, com indicação das respectivas coordenadas geo-referenciadas (preferencialmente em UTM fuso 22 para a CELPA e UTM fuso 23 para a CEMAR); postes existentes e postes a serem implantados com respectivos esforços, altura e estruturas. Deverá ser desenhada na escala 1:2000, identificando a localização da obra e o ponto de entrega pretendido, incluindo: Nome das ruas adjacentes; Ponto de referência significativo; Identificação do Poste da CONCESSIONÁRIA mais próximo à entrada de serviço desejada (informar número do mesmo); c) Relação das cargas/equipamentos: discriminando quantidade e respectivas potências nominais, que correspondam ao total de carga declarada a ser instalada; d) Razão social ou Nome completo do cliente, RG, CPF, se pessoa jurídica CNPJ e contrato social, última alteração cadastral, se houver sócios, RG e CPF dos sócios. Nota 5: É indispensável informar o número da unidade consumidora (UC) quando se tratar de alteração de potência instalada ou se já existir ligação em baixa tensão (BT), no mesmo endereço do posto de transformação; Nota 6: Se as potências instaladas em transformadores e as demandas, previstas, forem escalonadas, deverão ser apresentados, à parte, os respectivos cronogramas contemplando, no mínimo, os primeiros 12 (doze) meses; Nota 7: Deverá ser considerado fator de potência de referência mínimo de 0,92; Nota 8: A CONCESSIONÁRIA tem prazo máximo de 30 (trinta) dias para comunicar do atendimento a esta solicitação de viabilidade técnica, através da Carta de Viabilidade Técnica. Nesta carta deverá constar a participação financeira do empreendedor, se houver; Projeto A execução das instalações deve ser precedida de projeto elétrico que atenda as regulamentações técnicas oficiais estabelecidas, que deve ser assinado por responsável técnico legalmente habilitado, ou seja, devidamente registrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia CREA e ter registro ativo Devem ter seus projetos elétricos analisados e aceitos pela CONCESSIONÁRIA todas as edificações de múltiplas unidades consumidoras na área de sua concessão O projeto deve atender também ao que dispõe a Norma Regulamentadora N 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade (NR-10), no que segue: a) Medidas de controle; b) Segurança em projetos;

38 13/09/ de 137 c) Segurança na construção, montagem, operação e manutenção; d) Segurança em instalações elétricas desenergizadas; e) Segurança em instalações elétricas energizadas; f) Trabalhos envolvendo alta tensão (AT); g) Habilitação, qualificação, capacitação e autorização dos trabalhadores; h) Proteção contra incêndio e explosão; i) Sinalização de segurança; j) Procedimentos de trabalho; k) Situação de Emergência Os projetos elétricos de unidades consumidoras atendidas em tensão de fornecimento de 15 e 36,2 kv, devem ser submetidos à análise e aprovação por parte da CONCESSIONÁRIA, independente se a construção for executada ou não pela mesma Os projetos de edificações que, ao todo, ou em parte, possuam locais de afluência de público, devem atender aos requisitos da NBR 5410 e da NBR 13570, em suas últimas revisões Recomenda-se que o projeto das instalações elétricas internas das unidades consumidoras atenda às prescrições da NBR 5410, em sua última revisão. Nota 9: Antes da elaboração do projeto, o projetista precisará consultar a CONCESSIONÁRIA para obtenção dos valores das potências de curto-circuito monofásico e trifásico e os ajustes da proteção de retaguarda do alimentador que suprirá as instalações de múltiplas unidades consumidoras para dimensionamento e cálculos dos ajustes de proteção Apresentação do projeto Considerações Gerais a) Os desenhos de plantas, cortes, detalhes e vistas devem ser apresentados em duas formas, AutoCAD 2004 e PDF, em formato mínimo A2 (para subestações aéreas, quando necessário o formato mínimo A4), permitindo fácil visualização e entendimento na análise dos projetos, com a assinatura digital do projetista, registrado no CREA; b) Todos os documentos necessários para a análise e aprovação do projeto, devem ser apresentados em forma digital em arquivos com tamanho máximo de 5 MB (por ) e encaminhados para o atendimento corporativo através dos s: corporativo@cemar-ma.com.br(cemar) ou atendimento_corporativo@celpa.com.br (CELPA), com as devidas assinaturas digitais; c) Os arquivos podem ser agrupados e compactados em pacotes de documentos, tais como, desenhos de projeto elétrico do empreendimento (5 MB), desenhos da subestação (5 MB), memorial técnico descritivo contendo cálculos e dimensionamentos (5 MB), planilha de cargas/demanda (5 MB) e anexos (5 MB) e

39 13/09/ de 137 enviados para os s anteriormente informados, com as devidas assinaturas digitais; d) Caso os pacotes de arquivos, mesmo que compactados tenham tamanho superior a 5 MB, os mesmos devem ser gravados em CD e encaminhados ao atendimento corporativo nos endereços informados no item Projeto Elétrico O Projeto Elétrico deverá ser apresentado à CONCESSIONÁRIA, com os seguintes elementos: a) Carta de Viabilidade Técnica, encaminhada pela CONCESSIONÁRIA; b) Carta de Apresentação do Projeto (ANEXO III CARTA DE APRESENTAÇÃO DO PROJETO), assinada pelo representante legal e responsável técnico, encaminhada em formada de digital; c) Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) emitida pelo CREA, com comprovante de pagamento, referente ao Projeto; d) Memorial Técnico Descritivo com o cálculo de queda de tensão/demanda e detalhes da carga instalada (Anexo VI); e) Cálculo da Demanda; f) Planta da situação conforme DESENHO 1 PLANTA DE SITUAÇÃO, contendo a localização e delimitação da propriedade e/ou edificação em relação à via pública, rodovias, vias de acesso, áreas de passeios, acidentes geográficos, etc; representação e indicação de vias paralelas e transversais; cotas de distâncias; pontos de referências; indicação do norte geográfico; indicação da rede elétrica próxima e localização do posto de transformação e a distância deste ao ponto de derivação da rede trifásica da CONCESSIONÁRIA, mais próxima, com indicação das respectivas coordenadas georreferenciadas (em UTM-Fuso 22); postes existentes e postes a serem implantados com respectivos esforços, altura e estruturas, apresentando a área reservada para a futura SE, se for o caso, indicação do local de instalação do CPG e do caminhamento do ramal até, o(s) centro(s) de medição. Deverá ser desenhada na escala 1:2000, identificando a localização da obra e o ponto de entrega pretendido, incluindo: Nome das ruas adjacentes; Ponto de referência significativo; Identificação do Poste CONCESSIONÁRIA mais próximo à entrada de serviço desejada (informar número do mesmo) Projeto da Subestação, em CD (em CAD versão 2004), contendo:

40 13/09/ de 137 a) Planta baixa do posto de transformação, com vistas laterais e frontal, cortes e detalhes, legenda (simbologia) e quando necessário notas, bem como as cotas de dimensões, distâncias e afastamentos; b) Planta baixa do subsolo, e pilotis, na escala 1:50, quando necessário; c) Planta baixa do centro de proteção geral e dos centros de medição, com vistas laterais e frontal, cortes e detalhes, legenda (simbologia) e quando necessário notas, indicação da localização do CPG, dos CM s e encaminhamento dos circuitos, na escala 1:50, bem como as cotas de dimensões, distâncias e afastamentos; d) Esquema vertical elétrico ou coluna montante (com indicação dos condutores, eletrodutos e caixas de passagens). e) Diagrama unifilar geral e diagrama detalhado do mecanismo ou dispositivo de intertravamento eletromecânico do gerador, se for o caso. f) No diagrama unifilar, devem ser identificados todos os equipamentos de medição, manobra e proteção, e os condutores, desde o ponto de derivação até a proteção geral de baixa tensão, contendo, no caso dos equipamentos de manobra e proteção, as características nominais de corrente e tensão, no caso dos condutores, bitola e isolação. Caso exista geração própria, indicar o ponto de reversão com a instalação ligada à rede de suprimento da CONCESSIONÁRIA, detalhando o sistema de reversão adotado. g) Planta, cortes e detalhes do sistemas de aterramento de acordo com prescrições desta Norma e das normas da ABNT NBR-5410 e NBR h) Quadro de carga referente a todos os centros de medição Em edificações alimentadas a partir da rede primária, projeto completo apresentando: a) Cabine de proteção e transformação em conformidade com a NT ; b) Demais informações conforme item acima No caso do circuito de iluminação pública, o mesmo deve ser independente com medição própria Lista de Materiais (especificação e quantificação de todos os materiais necessários à execução do projeto), em formato A A Construtora deverá apresentar declaração assumindo a manutenção e pagamento da iluminação pública até que a construtora providencie a transferência total de responsabilidade para o condomínio Na apresentação do projeto deverá informada a previsão de entrega do empreendimento É obrigatória, a apresentação de fotografias, no mínimo 2(duas) em ângulos/ perspectivas diferentes, mostrando o local onde será efetivado o projeto As fotos em referência deverão ser apresentadas coloridas, como parte integrante do Projeto Elétrico.

41 13/09/ de O projeto da instalação interna, desenvolvido conforme norma ABNT/ NBR-5410 deverá possuir, no mínimo, os seguintes elementos: a) Planta do pavimento tipo e dos demais pavimentos do prédio, com as indicações dos pontos de consumo e as respectivas cargas; b) Localização do(s) centro(s) de distribuição; c) Localização do quadro de medidores; d) Desenho indicativo da prumada, desde a proteção geral até os quadros de distribuição das unidades de consumo; e) Carregamento de cada circuito, somatório das cargas de cada fase e demanda de cada centro de distribuição; f) Localização do sistema de geração própria, quando este existir Todos os documentos, com dados técnicos, devem estar assinados pelo responsável técnico pelo projeto Empreendimentos de Interesse Social a) Se o projeto do empreendimento de interesse social (p.ex.: Minha Casa Minha Vida - MCMV), for apresentado com 01 ano de antecedência, fica assegurada a responsabilidade da construção da rede de distribuição pela CONCESSIONÁRIA. Neste caso será necessária a apresentação dos seguintes documentos: Projeto do Empreendimento Completo (Memorial descritivo, ART com comprovante de pagamento, Planta de Localização, Lista de Materiais, Diagrama Unifilar, Calculo de Queda de Tensão, Calculo de Demanda e Fotos de onde vai ser construída a subestação); Cartão CNPJ; RG e CPF dos Sócios; Contrato Social; Licenças; Cronograma de Obra; Documento do banco informando que a construtora não recebeu o recurso para construção da Rede de Distribuição Urbana. b) Se o projeto do empreendimento de interesse social (p.ex.: Minha Casa Minha Vida - MCMV) for apresentado com menos de 01 ano de antecedência, a responsabilidade pela a construção da rede de distribuição será do Empreendedor, sendo, entretanto necessária a apresentação dos documentos listados na alínea acima para análise e aprovação da CONCESSIONÁRIA; c) O empreendimento Minha Casa Minha Vida (MCMV), na situação de apresentação de projeto com 1(um) ano de antecedência ou menos, deverá apresentar projeto do

42 13/09/ de 137 canteiro de obras que servirá para ligação de todos os equipamentos necessários à construção do empreendimento Análise do Projeto Só serão analisados os projetos em que esteja com a assinatura digital do projetista responsável com o respectivo registro do CREA Para sua aprovação pela CONCESSIONÁRIA o projeto deve obrigatoriamente estar de acordo com as normas e padrões da mesma, com as normas da ABNT e com as normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes A análise do projeto efetuada pela CONCESSIONÁRIA limita-se ao trecho situado entre o ponto de ligação e a proteção geral de cada unidade consumidora localizada no centro de medição Toda e qualquer alteração no projeto já aprovado, somente pode ser feita através do responsável pelo mesmo, mediante consulta à CONCESSIONÁRIA. Se durante a execução for alterado o projeto da subestação, o cliente deverá se dirigir à CONCESSIONÁRIA e apresentar projeto complementar com as mudanças realizadas As partes do projeto não sujeitas à análise da CONCESSIONÁRIA são de inteira responsabilidade dos projetistas, devendo atender às recomendações das Normas Técnicas Brasileiras Uma vez aprovado o projeto, a CONCESSIONÁRIA informará ao cliente através do Atendimento Corporativo da Concessionária por carta de aprovação, que será encaminhada no cadastrado na solicitação do cliente A apresentação do projeto só poderá ser em vias impressas, em caso de justificativa previa, por exemplo, projetos de órgãos ambientais, poderes públicos, etc., em 2 (duas) vias devidamente assinadas pelo projetista, com o respectivo registro do CREA. Nesse caso, uma vez aprovado o projeto, a CONCESSIONÁRIA informará ao cliente que, se encontra disponível para recolhimento, na agência do Atendimento Corporativo da Concessionária na localidade onde será realizada a ligação, carta de aprovação e uma via do projeto elétrico aprovado. Nota 10: Na área de concessão da CEMAR as agências do Atendimento Corporativo são: São Luís, Bacabal, Timon e Imperatriz (endereços disponíveis no site da CEMAR). Na área de concessão da CELPA as agências de Atendimento Corporativo são: Belém, Castanhal, Marabá, Santarém e Altamira (endereços disponíveis no site da CELPA). Nota 11: Após aprovação do projeto e execução das obras, o responsável pelo empreendimento deverá formalizar o pedido de ligação junto à CONCESSIONÁRIA. A partir desta data serão contados os prazos segundo a legislação vigente A CONCESSIONÁRIA dará um prazo de, no máximo, 24 (vinte e quatro) meses a partir da data de aprovação do projeto, para que o responsável pelo empreendimento

43 13/09/ de 137 formalize o pedido de ligação de sua unidade consumidora, conforme subitem Solicitação de Fornecimento. Expirado este prazo, a aprovação do projeto tornar-se-á sem efeito, podendo ser revalidado, salvo alterações de Norma Responsabilidades Os projetos das instalações devem ser de responsabilidade de pessoa ou firma devidamente habilitada pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA e deve ser acompanhado da respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica - ART. Deste modo, todos os desenhos devem levar a assinatura do responsável técnico e a indicação de seu registro no CREA Execução do Projeto A ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) de execução do projeto (obra) deve ser de emissão do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) do estado onde a obra será executada; Recomenda-se que a aquisição de materiais e a execução da instalação elétrica somente sejam iniciadas após a aprovação do projeto elétrico pela CONCESSIONÁRIA; Caso a aquisição de materiais e a execução da instalação se antecipem à aceitação do projeto elétrico, serão de inteira responsabilidade do interessado os problemas decorrentes de eventual necessidade de modificações na obra ou substituição de equipamentos; Caso o Empreendedor haja em desacordo com esta Norma, caberá a CONCESSIONÁRIA o direito de rejeitar e até mesmo embargar a obra até adequação por parte do Empreendedor, ficando os prazos suspensos até correção; Se durante a execução das obras houver necessidade de modificações no projeto elétrico já aprovado pela CONCESSIONÁRIA, o cliente deverá informar a necessidade de modificações e apresentar projeto complementar, encaminhando à CONCESSIONÁRIA as pranchas modificadas, em duas (02) vias para análise e aprovação. O cliente após submeter às modificações deverá aguardar o parecer (favorável ou não as modificações) da CONCESSIONÁRIA para poder dar continuidade às obras Solicitação de Fornecimento Generalidades a) É obrigatória no ato da solicitação de fornecimento a apresentação de fotografias mostrando a subestação ou rede construída, em diferentes fotos, destacando o que segue:

44 13/09/ de 137 A foto do ponto de entrega, ou seja, conexão do sistema elétrico da CONCESSIONÁRIA com as instalações elétricas do cliente; 02 (duas) fotos, uma frontal e uma lateral, do posto de transformação, cabine de proteção e/ou cabine de transformação, com ênfase para a unidade de transformação e os dispositivos de proteção; 02 (duas) fotos, do padrão de medição, sendo uma afastada contemplando a estrutura da qual faz parte e a outra próxima; Nota 12: Na CEMAR caso a solicitação de fornecimento seja feita por meio eletrônico (corporativo@cemar-ma.com.br) as fotos deverão fazer parte dos arquivos anexados e na CELPA, na CELPA caso a solicitação de fornecimento seja feita por meio eletrônico (atendimento_corporativo@celpa.com.br) as fotos deverão fazer parte dos arquivos anexados; Nota 13: Caso a solicitação de fornecimento seja feita por meio de ofício/carta, as fotos deverão ser coloridas como anexo da solicitação. b) A ligação de Unidade Consumidora pertencente à EMUC ao sistema da CONCESSIONÁRIA processar-se-á somente após terem sido tomadas pelo Empreendedor, sucessivamente, todas as providências relatadas nos itens anteriores; c) À CONCESSIONÁRIA se reservam ao direito de recusar-se a proceder à ligação de unidade consumidora pertencente à EMUC, caso haja discordância entre a execução das instalações e o projeto outrora aprovado; d) Cabe à CONCESSIONÁRIA alertar que a não-conformidade com o definido deverá ser explicitada, implicando o não recebimento das instalações e a recusa de ligação das Unidades Consumidoras até que sejam atendidos os requisitos estabelecidos no projeto aprovado Solicitação de Vistoria e Ligação do Empreendimento O Empreendedor deverá apresentar à CONCESSIONÁRIA os seguintes itens: a) Solicitação de Vistoria e Ligação conforme MODELO DE SOLICITAÇÃO DE VISTORIA E LIGAÇÃO; b) Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) emitida pelo CREA, referente à Execução da Obra; c) Informações Adicionais: I) Razão Social da Unidade Consumidora ou nome completo do cliente; II) III) IV) Nº CNPJ e ou CPF; Endereço completo do Empreendimento; Contrato Social, se pessoa jurídica; V) Procuração se não for o titular; VI) VII) RG e CPF da pessoa que recebeu a procuração; Registro, Escritura ou Contrato de Locação;

45 13/09/ de 137 VIII) Notas Fiscais dos Equipamentos instalados; IX) Ensaio dos Transformadores; X) Anotação de Responsabilidade Técnica de execução com comprovante de XI) XII) pagamento; Fotos da subestação construída; Última alteração cadastral; XIII) Se houver sócios, documento de identidade e CPF do(s) sócio(s); XIV) Carta informando demanda a contratar, período de demandas escalonadas (se houver). Nota 14: A edificação de múltiplas unidades consumidoras que solicitar alteração de grupo de tensão deverá apresentar a documentação listada no subitem acima; Nota 15: O fornecimento somente será efetuado após aprovação do pedido de ligação; Solicitação de Vistoria e Ligação de Unidade Consumidora pertencente à Edificação a) O atendimento à solicitação de ligação de Unidade consumidora pertencente à Edificação processar-se-á somente após cumpridas todas as exigências contidas no item Solicitação de Vistoria e Ligação do Empreendimento, resultando na efetivação da ligação da Edificação; b) O cliente deve dirigir-se a uma Agência de Atendimento da CONCESSIONÁRIA, onde conforme orientação ali recebida procederá ao pedido de ligação. c) O atendimento ao pedido de ligação não responsabiliza a CONCESSIONÁRIA quanto ao projeto e execução técnica das instalações elétricas internas do consumidor Prazos Os prazos estabelecidos pela CONCESSIONÁRIA para cada item abaixo são regidos pela regulamentação estabelecida pela ANEEL Prazos e Validade a) Resposta à solicitação de estudo de viabilidade técnica: 30 dias b) Validade do Estudo de Viabilidade Técnica: 3 meses a partir da carta resposta de viabilidade técnica; c) Resposta à Solicitação de Análise de Projeto: 30 dias d) Validade do Projeto Aprovado: 24 meses a contar da data de aprovação Casos Omissos Os casos omissos nesta Norma Técnica, ou aqueles que pelas características excepcionais exijam estudos especiais serão objeto de análise prévia e decisão por parte da

46 13/09/ de 137 CONCESSIONÁRIA, que tem o direito de rejeitar toda e qualquer solução que não atenda às condições técnicas exigidas pela mesma.

47 13/09/ de CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS E CONSTRUTIVAS 7.1 Padrões Construtivos de Subestações As subestações devem ser construídas com base nos padrões apresentados na norma NT Fornecimento de Energia Elétrica em Média Tensão (15 e 36,2 kv), em sua revisão vigente Nos condomínios de empreendimentos de múltiplas unidades consumidoras atendidos em média tensão, somente devem aceitos os seguinte padrões: Subestação unitária (apenas um transformador) com transformador distribuição até 300 kva instalado em poste Subestação unitária abrigada com transformador de potência até o limite de fornecimento em média tensão Subestação transformadora abrigada com mais de um transformador de potência cuja soma das capacidades de transformação não ultrapassem o limite de fornecimento em média tensão Em empreendimentos de múltiplas unidades consumidoras, não deve ser instalado dois ou mais transformadores de distribuição para alimentação de energia elétrica em uma mesma edificação vertical, no caso do condomínio, quando este for atendido em média tensão sua alimentação de energia elétrica deve ser através de um transformador exclusivo para seu atendimento Nos empreendimentos verticais de múltiplas unidades consumidoras, do tipo conjunto de prédios, ou seja, com mais de um prédio vertical, a subestação pode ser com apenas um transformador de potência em cabine de proteção e transformação ou com mais de um transformador de distribuição, observando o item 7.1.2, instalados individualmente em seus respectivos postes, na rede de distribuição interna do empreendimento, onde cada transformador de distribuição alimento um ou mais prédio verticais Em empreendimentos verticais de múltiplas unidades consumidoras com potência de transformação igual ou inferior a 300 kva, a subestação pode ser do tipo ao tempo em poste (aérea), conforme padrões construtivos descritos na NT Fornecimento de Energia Elétrica em Média Tensão (15 e 36,2kV), em sua revisão vigente Em empreendimentos verticais de múltiplas unidades consumidoras com potência de transformação superior a 300 kva, a subestação deve ser do tipo abrigada (cabine de

48 13/09/ de 137 alvenaria ou blindada), conforme padrões construtivos descritos na NT Fornecimento de Energia Elétrica em Média Tensão (15 e 36,2kV), em sua revisão vigente No caso em que se refere o subitem 7.1.4, a subestação deve seguir um dos padrões construtivos conforme descrição a seguir, em conformidade com a NT Fornecimento de Energia Elétrica em Média Tensão (15 e 36,2kV): Cabine de Proteção e Transformação, com o (s) transformador (es) alocado (s) na cabine, neste caso somente poderá ser utilizado transformador a óleo isolante se a edificação for localizada em estrutura totalmente separada das edificações de uso comercial e/ou residencial, caso contrário, ou seja, se a edificação não for totalmente separada das edificações de uso comercial e/ou residencial o transformador deve ser a seco Cabine de Proteção, neste caso os transformadores de distribuição são instalados nos postes da rede de distribuição interna do empreendimento, devidamente instalados no centro de carga do agrupamento de consumidores, ficando limitada a potência de cada transformador trifásico de 75 até 300 kva Nas situações descritas nos subitens e podem ser utilizadas cabines do tipo blindada Em empreendimentos horizontais de múltiplas unidades consumidoras (loteamentos ou conjuntos habitacionais) ou conjuntos de prédios verticais, com demanda acima de 1 MVA, deve ser utilizado religadores automáticos em postes no ponto de interligação da rede do empreendimento com a rede da CONCESSIONÁRIA No caso de postos de combustíveis, com múltiplas unidades consumidoras, a localização do quadro de proteção geral, das caixas de medição, dos quadros de distribuição e da subestação (cabine ou poste) deve ser em áreas não classificadas e atender aos requisitos estabelecidos pela CONCESSIONÁRIA, tais como: afastamento máximo do terreno com a via pública, instalação em local com boa iluminação e ventilação, cumprimento dos requisitos de aterramento. Todas as partes metálicas, não previstas para condução de correntes (partes mortas), devem ser ligadas ao sistema de aterramento. 7.2 Medição Generalidades A energia fornecida a cada unidade consumidora deve ser medida num só ponto, não sendo permitida medição única a mais de uma unidade consumidora A edificação utilizada por um único consumidor que a qualquer tempo, venha a ser

49 13/09/ de 137 subdividida ou transformada em edificação de múltiplas unidades consumidoras, deve ter suas instalações elétricas internas adaptadas pelos interessados para permitir a medição e a proteção individualizada de cada unidade consumidora O consumidor será responsável, na qualidade de depositário a título gratuito pela custódia dos equipamentos de medição e responderá por danos ocasionais neles verificados, resultantes de defeitos inerentes à sua instalação particular, tais como: a) Dimensionamento errado das instalações internas; b) Precariedade da instalação do ramal de entrada, devido ao envelhecimento dos condutores, ataque por insetos e consequente incêndio; c) Corrosão por agentes químicos, infiltração de água e umidade; d) Abalroamento nas estruturas de suporte de entrada ou outras avarias de ordem mecânica; e) Aumento de cargo sem conhecimento, análise e aprovação por parte da CONCESSIONÁRIA O consumidor é responsabilizado por danos causados a equipamentos de medição ou a rede de distribuição, decorrentes de aumento de carga ou alterações de suas características à revelia da CONCESSIONÁRIA Os equipamentos para medição serão instalados e fornecidos pela CONCESSIONÁRIA. Havendo necessidade de uso de TC s, os mesmos devem ser usados exclusivamente para medição A CONCESSIONÁRIA substitui sem ônus para o usuário, o equipamento de medição que apresentar defeitos ou falhas que não sejam decorrentes do mau uso do mesmo Toda medição com corrente até 100 A deve ser realizada de forma direta e medições para correntes acima de 100 A devem ser realizadas de forma indireta com a utilização de transformadores de corrente (TC) Caixas de Medição As caixas de medição para empreendimentos de múltiplas unidades consumidoras devem ser do tipo modular, onde os módulos que alojarão os medidores com a proteção individual, os barramentos, a proteção geral, o barramento de equipotencialização principal (BEP) e o dispositivo de proteção contra surtos (DPS), todos com dispositivo para lacre, podem ser fabricados em chapa de aço ou em policarbonato O interior das caixas modulares deve prover total separação entre os cabos de energia não medida (antes do medidor) e os cabos energia medida (após o medidor), proporcionando ao cliente acesso ao compartimento do disjuntor sem qualquer tipo de acesso ao compartimento do medidor Centro de Medição - CM

50 13/09/ de Os centros de medição devem ter no máximo 32 caixas de medição monofásicas e/ou polifásicas (medição direta), caso o número de unidades consumidoras ultrapasse esse valor ou por questão de layout interno das instalações ou distribuição de carga, devem ser feitos arranjos que dividam e mantenham o número máximo de caixas de medição em 32 unidades Os padrões de caixas modulares de medição devem ser conforme a estrutura a seguir: a) Módulo Tipo I Caixa de Medição Monofásica, para medição direta, com instalação de medidor monofásico, incluindo a proteção individual através de disjuntor monopolar padrão DIN; b) Módulo Tipo II Caixa de Medição Polifásica, para medição direta, com instalação de medidor monofásico ou polifásico incluindo a proteção individual através de disjuntor bipolar ou tripolar padrão DIN; c) Módulo Tipo III Caixa de Distribuição, para instalação do barramento que fará a distribuição dos circuitos das unidades consumidoras; d) Módulo Tipo IV Proteção Geral, para disjuntor geral até 100 A; e) Módulo Tipo V Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS); f) Módulo Tipo VI Barramento de Equipotencialização Principal (BEP); g) Módulo Tipo VII Proteção Geral, para disjuntor geral acima de 100 A e inferior a 200 A; h) Módulo Tipo VIII Proteção Geral, para disjuntor geral igual ou acima de 200 A; i) Módulo Tipo IX Transformadores de Corrente, utilizado para a instalação dos TC s em medição indireta Para cada centro de medição devem ser previstos os módulos tipo I, tipo II, tipo IV e tipo V, a utilização dos demais módulos dependerá da corrente máxima do disjuntor geral Os módulos de medição padronizados para as EMUC s são de acordo com o DESENHO 19 MODELOS DE CENTRO DE MEDIÇÃO O disjuntor geral do centro de medição deve ser instalado em um módulo exclusivo para proteção, podendo ser do tipo II, tipo VI ou tipo VII, conforme a corrente máxima do disjuntor geral Os módulos de medição devem ser marcados externamente e internamente com o número do apartamento ou sala comercial, de forma a identificá-los com os respectivos consumidores. A marcação externa do número de identificação nos módulos de medição e centro de proteção geral deve ser efetuada através de plaquetas com rebites ou pintura com tinta indelével Será exigido no ramal de entrada, no ponto de acesso ao quadro de medição, a colocação de anilhas (fitas plásticas com as cores padronizadas pela ABNT) nos condutores, a fim de identificar as fases, correlacionadas com o faseamento da rede de distribuição da CONCESSIONÁRIA, em que são ligadas as unidades consumidoras. É

51 13/09/ de 137 exigida também identificação dos condutores fase até a instalação de cada medidor do módulo de medição A cota da base do centro de medição em relação ao piso é de no mínimo 0,10 e de no máximo 0,20m. A cota superior não deve ser maior que 1,70m A seção dos condutores instalados entre o barramento e o disjuntor da medição deve ser compatível com a capacidade de corrente da proteção geral da Unidade Consumidora, sendo no mínimo de 4 mm² para a área de concessão da CEMAR e de 6 mm para a da CELPA A seção dos condutores instalados entre o módulo de medição e o centro de distribuição da Unidade Consumidora deve respeitar os critérios de capacidade de corrente e queda de tensão, sendo no mínimo de 4 mm² para área de concessão da CEMAR e de 6 mm² para a da CELPA O medidor e demais equipamentos de medição serão fornecidos e instalados pela CONCESSIONÁRIA Todos os módulos do centro de medição devem ser homologados pela CONCESSIONÁRIA Deve ser estampado de forma legível e indelével o nome ou marca do fabricante em local bem visível A localização destas estampas não deve comprometer a visualização da medição por parte dos leituristas, logo, recomenda-se que não sejam efetuadas estampas no centro das tampas das caixas de medição Localização da Medição e do Medidor A CONCESSIONÁRIA reserva-se ao direito de, em qualquer caso, indicar o local mais adequado para instalação da medição, observadas as seguintes disposições: Em prédios residenciais ou comerciais os centros de medição devem situar-se no andar térreo ou subsolo que não esteja sujeito a inundações, cada centro de medição deve ter no máximo 32 unidades consumidoras (monofásicas ou polifásica), quando esta quantidade for ultrapassada, deve ser feito divisão em dois os mais centros de medição Todos os centros de medição devem ser instalados em áreas de uso comum, de livre e fácil acesso as pessoa credenciadas pela CONCESSIONÁRIA, devendo sempre que possível, ter acesso direto para a via pública. Por exemplo: locais como pilotis, paredes externas do prédio ou muro, o mais próximo possível da entrada do prédio Em frente ao centro de proteção geral e ao centro de medição deve existir o espaço livre de no mínimo 1 metro para permitir as atividades de leitura e instalação dos medidores, vedada a utilização como estacionamento ou circulação de veículos ou utilização como depósito.

52 13/09/ de Não são aceitos locais de difícil acesso, que tenham dimensões insuficientes, mal iluminados e sem condições de segurança tais como: locais sujeitos a gases corrosivos, inundações, poeiras, trepidações excessivas ou sujeitas a abalroamento de veículos Os lacres dos medidores, caixas e cubículos, somente poderão ser instalados ou rompidos pela CONCESSIONÁRIA Nos prédios alimentados através de subestações próprias o centro de medição deve localizar-se fora do recinto da subestação e no mesmo pavimento desta Fica a critério da CONCESSIONÁRIA, escolher os medidores e demais equipamentos de medição que julgar necessário, bem como sua substituição quando considerada conveniente. Os casos em que o consumidor opte pela utilização de medidores não padronizados pela CONCESSIONÁRIA serão objetos de estudos específicos Medição para Bomba de Incêndio Quando for prevista a instalação de conjunto moto-bomba de incêndio, deve ser instalada medição e a sua alimentação deve ser derivada antes da proteção geral de baixa tensão, conforme DESENHO 18 LIGAÇÃO DE BOMBA DE INCÊNDIO O circuito alimentador da bomba de incêndio deve ter dispositivo de proteção independente, conforme DESENHO 18 LIGAÇÃO DE BOMBA DE INCÊNDIO Para identificar a proteção do conjunto moto-bomba, deve ser instalada plaqueta metálica gravada ou esmaltada a fogo com os dizeres: BOMBA DE INCÊNDIO Medição Fiscal O empreendimento deve disponibilizar espaço físico adequado, em caixa de medição, após a saída do secundário da unidade de transformação (ou unidades de transformações) para instalação de medição fiscal, o conjunto de medição pode ser instalado no poste ou na entrada do centro de proteção geral A medição fiscal é do tipo indireta, ou seja, com utilização de transformador de corrente (TC) A medição fiscal é obrigatória e será exigida para empreendimentos verticais com mais de 32 (trinta e duas) unidades consumidoras A medição fiscal é obrigatória e será exigida para empreendimentos horizontais independentemente do número de unidades consumidoras, neste caso o conjunto de medição fiscal deve ser instalado no poste, conforme figuras 18 do desenho Medição Trifásica de Unidades Consumidoras A medição trifásica de unidades na área de concessão da CEMAR para correntes até 100 A é do tipo direta (sem a utilização de TC) e acima de 100 A é do tipo indireta (com a utilização de TC).

53 13/09/ de A medição trifásica de unidades na área de concessão da CELPA para correntes até 200 A é do tipo direta (sem a utilização de TC). 7.3 Proteção e Manobra Centro de Proteção Geral - CPG O CPG deve ser em caixa metálica ou em policarbonato com dispositivo de lacre com dimensões apropriadas e ter aprovação prévia da CONCESSIONÁRIA No CPG deve ser instalada a proteção geral e as proteções dos circuitos alimentadores dos centros de medição A instalação do CPG deve ser abrigada, em local de fácil acesso, livre de inundações e não sujeito às intempéries ocasionais O CPG de edificação com alimentação derivada da rede primária da CONCESSIONÁRIA deve ser localizado na subestação, quando a mesma for abrigada Os circuitos secundários de cada transformador devem ser individualmente separados, não podendo ser instalados em dutos, caixas ou CPG s comuns Proteção de Edificação com alimentação derivada da Rede Secundária A proteção do ramal de entrada deve ser feita através de disjuntores tripolares termomagnéticos, dimensionados de acordo com a corrente nominal da carga demandada, instalados no Centro de Proteção Geral (CPG), sendo um disjuntor geral localizado antes do barramento e um disjuntor em cada saída de ramal de alimentação para cada centro de medição (Figura 1 do DESENHO 16 PROTEÇÃO DO RAMAL DE ENTRADA DERIVADO DA REDE DE BAIXA TENSÃO). O Centro de Proteção Geral (CPG) deve estar, no máximo, a 30 metros do ponto de entrega, medidos ao longo do circuito do ramal de entrada A proteção de cada Centro de Medição (CM) deve ser feita através de disjuntor tripolar termomagnético instalado no módulo de distribuição do respectivo centro de medição. O referido disjuntor é dispensado quando os centros de medição forem instalados no mesmo local (sala ou recinto) do Centro de Proteção Geral (CPG) e a uma distância de até 15m do CPG e, neste caso a proteção do CM será feita no CPG pelo disjuntor na saída do ramal de alimentação do respectivo CM Quando houver somente um Centro de Medição (CM), fica dispensada a instalação de CPG, a proteção do ramal é a mesma proteção geral do centro de medição e se localizará no módulo de distribuição do referido CM (Figura 2 do DESENHO 16 PROTEÇÃO DO RAMAL DE ENTRADA DERIVADO DA REDE DE BAIXA TENSÃO) Quando a demanda for inferior ou igual a 75kVA o disjuntor deve ter capacidade de Interrupção Simétrica mínima de 5kA.

54 13/09/ de Quando a demanda for superior a 75kVA até 300kVA, o disjuntor deve ter capacidade de Interrupção Simétrica mínima de 10kA Proteção de Edificação com alimentação derivada da Rede Primária Subestação com 1 (um) transformador e 1 (um) centro de medição (Figura 3 do DESENHO- 17- PROTEÇÃO DO RAMAL DE ENTRADA DERIVADO DA REDE DE TENSÃO). a) A proteção deve ser feita por um disjuntor tripolar termomagnético instalado no CPG e por outro localizado no módulo de proteção do centro de medição; b) Fica dispensada a utilização de disjuntor tripolar termomagnético na proteção do centro de medição quando o mesmo for instalado no mesmo local do Centro de Proteção Geral (CPG) e a uma distância de até 15m do CPG e, neste caso a proteção do CM será feita no CPG pelo disjuntor na saída do ramal de alimentação do CM; c) A capacidade de interrupção simétrica mínima dos disjuntores, referidos nas alíneas anteriores, é em função da potência do transformador e da distância do CPG ao centro de medição; Subestação com 1 (um) transformador e 2 (dois) ou mais centros de medição (Figura 4 do DESENHO 17- PROTEÇÃO DO RAMAL DE ENTRADA DERIVADO DA REDE DE MÉDIA TENSÃO). a) Deve ser dimensionado um Centro de Proteção Geral (CPG) por transformador, haja vista que os transformadores em empreendimentos de múltiplas unidades consumidoras não devem ser ligados em paralelo; b) A proteção geral deve ser feita por um disjuntor tripolar termomagnético instalados no CPG antes do barramento e disjuntores tripolares termomagnéticos instalados em cada saída de ramal que vai para os centros de medição; c) As proteções nos centros de medição devem ser feitas por disjuntores tripolares termomagnéticos instalados nos módulos de proteção dos respectivos centros; d) Fica dispensada a utilização de disjuntores tripolares termomagnéticos na proteção dos centros de medição quando os mesmos forem instalados no mesmo local do Centro de Proteção Geral (CPG) e a uma distância de até 15m do CPG, neste caso a proteção do CM será feita no CPG pelo disjuntor na saída do ramal de alimentação do respectivo CM Proteção contra Surtos A rede de alimentação de baixa de tensão deve ser provida de para-raios de baixa tensão, instalados em cada fase Cada centro de medição deve ser provido de dispositivo de proteção contra surtos

55 13/09/ de 137 (DPS), instalado nos módulos destinados aos DPS s. 7.4 Aterramento Nas Edificações de Múltiplas Unidades Consumidoras com alimentação da rede primária ou secundária, deve existir malha de terra, com dimensões convenientes, destinada ao aterramento de todas as partes metálicas não destinadas a conduzir corrente elétricas Cada centro de medição deve ser provido de barramento de equipotencialização principal (BEP), instalado no módulo de BEP. No BEP são conectados todos os condutores de proteção (PE ou PEN) relacionados ao respectivo CM, o BEP de cada CM deve ser conectado a malha de aterramento O condutor de ligação à terra deve ser de cobre nu, tão curto e retilíneo quanto possível, sem emendas, chaves ou dispositivos que possam causar sua interrupção O ponto de conexão do condutor de terra com a haste de terra deve ser feito através de conectores apropriados ou solda exotérmica e acessível à inspeção, através de caixa individual para cada haste A bitola mínima do condutor de terra deve estar de acordo com as prescrições da NBR Para prédios com alimentação pela rede secundária da CONCESSIONÁRIA exige-se que a malha de terra contenha um número mínimo de 3 hastes devendo, em qualquer caso, a resistência máxima em qualquer época do ano, ser de 10 ohms Para prédios com alimentação derivada da rede primária da CONCESSIONÁRIA, exige-se que a malha de terra das subestações abrangidas por esta Norma contenha um número mínimo de 5 hastes devendo, em qualquer caso, a resistência máxima, em qualquer época do ano, ser de no máximo 10 ohms As interligações entre as hastes devem ser feitas com condutores de cobre nu de seção mínima igual a 50 mm². Todas as ferragens, tais como tanque de transformadores e disjuntores, portas metálicas, telas, etc., devem ser ligadas ao sistema de terra com condutor de cobre nu de bitola mínima de 25 mm². Os equipamentos da subestação devem estar sobre a área da malha de terra As hastes de terra devem ser de aço cobreado e ter dimensões mínimas de 2,40m de comprimento x 16 mm de diâmetro e com distância entre eles igual ao comprimento da haste.

56 13/09/ de Nas transições de linha aérea para subterrânea, as blindagens dos condutores subterrâneos também deverão ser aterradas, sendo ligadas ao condutor de aterramento dos para-raios A extremidade superior dos eletrodos deverá ficar aproximadamente a 0,10 metros abaixo da superfície do solo e protegida com caixa de alvenaria ou concreto com dimensões mínimas de 0,30 x 0,30 x 0,30 metros e com drenagem e tampa adequada, permitindo o acesso para fins de inspeção e de medição do valor da resistência de aterramento O aterramento de para-raios tipo Franklin deve ficar independente do aterramento do prédio quando a distância entre malhas for superior a 15m. Quando a distância for inferior a 15m, as malhas devem ser interligadas e a resistência deve se, no máximo, de 10 ohms. 7.5 Geração Própria A instalação de geração alternativa ou de emergência deve seguir as normas da CONCESSIONÁRIA, obedecendo às seguintes prescrições: Produtores independentes ou autoprodutores, cuja viabilidade técnica determine a conexão ao sistema de média tensão da CONCESSIONÁRIA, devem seguir a norma NT CRITÉRIOS DE ACESSO DE AUTOPRODUTORES E PRODUTORES INDEPENDENTES DE ENERGIA AO SISTEMA ELÉTRICO DA CEMAR/CELPA, na sua última versão; Consumidores de média tensão que possuam gerador de emergência devem seguir o que determina a norma NT Conexão de Geradores Particulares ao Sistema Elétrico, específica para estes casos, em sua revisão vigente. Nota 16: O gerador deve ficar localizado em área separada, fisicamente, do recinto onde estão instalados os equipamentos destinados à subestação; 7.6 Materiais e Equipamentos Generalidades Os materiais empregados na construção e montagem das instalações elétricas devem ser de boa qualidade e que atendam aos requisitos de segurança e meio ambiente, para tanto, devem ser adquiridos dos fornecedores homologados pela CONCESSIONÁRIA No caso dos empreendimentos de múltiplas unidades sujeitos à incorporação por parte da CONCESSIONÁRIA, todos os materiais e equipamentos devem seguir aos critérios técnicos e operacionais estabelecidos nas especificações técnicas da CONCESSIONÁRIA Transformador de subestação para EMUC a) Nos casos em que a subestação de transformação for ou não parte integrante da edificação residencial e/ou comercial, é permitido somente o emprego de

57 13/09/ de 137 transformadores a seco, mesmo que haja paredes de alvenaria e portas corta-fogo; b) Somente serão utilizados transformadores com óleo isolante em subestação abrigada em EMUC se a estrutura física da subestação for em edificação fisicamente separada de qualquer edificação comercial e/ou residencial, sem paredes em comum entre a subestação e qualquer outra edificação Barramentos e Condutores O barramento de média tensão das subestações abrigadas é dimensionado conforme a NT FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA EM MÉDIA TENSÃO (15 E 36,2 kv) Os condutores devem ser contínuos, sem emendas e ter comprimento suficiente, de modo a permitir sua conexão aos equipamentos de medição e proteção, devem ter isolamento com proteção anti-uv, se forem utilizados também ao tempo, não é permitido o uso de isolamento composto sem tratamento anti-uv Os condutores isolados de fase em média tensão devem ser coloridos, nas cores conforme NBR ou somente na cor preta, neste caso marcados com fitas coloridas nas extremidades do condutor, em ambas as situações, os condutores de fase devem ser identificados em suas extremidades, em alto relevo, pelos números 1, 2 e 3 ou pelas letras A, B e C. No caso dos condutores fase de baixa tensão a coloração deve ser conforme NBR 5410 ou na cor preta com fitas coloridas nas extremidades, e em ambos os casos, devidamente identificados em suas extremidades pelos número 1, 2 e 3 ou pelas letras R, S e T O condutor neutro deve ser perfeitamente identificado pela cor azul claro ou na cor preta (com fita na cor azul claro em suas extremidades) em sua capa protetora e em suas extremidades, em alto relevo, pela letra N O condutor de proteção (PE e/ou PEN) deve ser perfeitamente identificado pela cor verde ou verde e amarelo em sua capa protetora e em suas extremidades, em alto relevo, pelas letras PE e/ou PEN, conforme o tipo de aterramento empregado Barramento Blindado (Bus Way) a) Os barramento blindados devem ser usados exclusivamente em instalações aparentes (não embutidas), devendo ser previstas as possibilidades de impactos mecânicos e de agressividade do meio ambiente (conforme item da NBR 14039). b) O invólucro deve ser solidamente ligado a terra e ao condutor de proteção, em toda a sua extensão, por meio de condutor contínuo, acessível e instalado externamente (conforme item da NBR 14039). c) Quando instalado em altura menor ou igual a 2,5 m, o invólucro não pode ter abertura ou orifícios. Acima desse nível (2,5 m), são permitidos invólucro vazados, desde que não haja a possibilidade de toque acidental (conforme item da NBR 14039).

58 13/09/ de 137 d) Quando instalado em ambiente sujeito a poeiras ou material em suspensão no ar, o invólucro deve ser do tipo hermético (conforme item da NBR 14039). 7.7 Determinação da Demanda O dimensionamento dos componentes da entrada de serviço (ramais de ligação e de entrada, alimentadores), das edificações de uso coletivo e dos agrupamentos, deve ser feito pela demanda total da edificação Na determinação da demanda, o engenheiro responsável pelo projeto elétrico, deve adotar os critérios estabelecidos nesta norma, conforme o subitem e 7.7.5, o projeto será reprovado caso seja adotado critério diferente dos estabelecidos nesta norma A seguir serão apresentamos os dois critérios (carga instalada e área útil) mais usuais para o cálculo das demandas e que são utilizados pela CONCESSIONÁRIA, na análise dos projetos de EMUC Demanda para Edifícios ou Prédios de Múltiplas Unidades Consumidoras Critério 1 Critério da Carga Instalada Este critério é utilizado para o cálculo da demanda de EMUC comercial e para a demanda do condomínio, este método leva em consideração a quantidade e tipo de carga da instalação, e a demanda é calculada pela expressão abaixo: (É aplicável tanto para a demanda total de edificações, quanto para demanda de cada unidade). a) Para Demanda Total da Edificação ou de cada unidade D = (a+b+c+d+e+f+g) (1) Onde: a = demanda referente a iluminação e tomadas (tabela 02), em kw. b = demanda referente aos aparelhos eletrodomésticos e de aquecimento. Os fatores de demanda dados pela tabela 05 devem ser aplicados separadamente, para a carga instalada dos seguintes grupos de aparelhos. b1 = chuveiros, torneiras e cafeteiras elétricas. b2 = aquecedores de água por acumulação ou por passagem. b3 = fornos, fogões e aparelhos tipo "Grill". b4 = máquina de lavar e secar roupas, máquinas de lavar louça e ferro. b5 = demais aparelhos (TV, conjunto de som, ventilador, geladeira, freezer, torradeira, liquidificador, batedeira, exaustor, ebulidor etc).

59 13/09/ de 137 c = demanda dos aparelhos condicionadores de ar, dada pela tabela 01 e 06. Para central de condicionamento de ar, considerar o fator de demanda igual a 100%. d = demanda relativa a motores elétricos (tabelas 08 e 09). e = demanda de máquinas de solda a transformador, determinado por: 100% da potência do maior aparelho. 70% da potência do segundo maior aparelho. 40% da potência do terceiro maior aparelho e 30% da potência dos demais aparelhos. f = demanda dos aparelhos de raio X, determinado por: 100 % da potência do maior aparelho. 10 % da potência do segundo maior aparelho. g = Moto-bomba de hidromassagem (tabela 04) Critério 2 Critério da Área Útil a) Este método baseia-se na área útil dos apartamentos e é aplicável apenas a edificações residenciais e para o cálculo das demandas totais e parciais da edificação. Não se aplica as unidades individuais. Para o cálculo da demanda de cada apartamento deve ser usado o critério da carga instalada. b) Neste critério, para obter-se o valor total da demanda deve-se tratar independentemente a demanda correspondente aos apartamentos e a demanda do condomínio. A demanda total será determinada pela formula abaixo: Empreendimentos puramente residenciais com apartamentos tipo iguais: D = (D1 + D2) x fs (2) D1 = S x f (3) D2 = (a + b + c + d + e + f + g) (4) Onde: D = Demanda total do empreendimento D1 = demanda dos apartamentos tipo, pelo critério da área útil D2 = demanda do condomínio, pelo critério da carga instalada S = demanda diversificada em kva dos apartamentos, conforme tabela 10 f = fator para diversificação da demanda, conforme tabela 11 fs = fator de segurança a ser aplicado a critério do projetista, conforme Tabela B Empreendimentos puramente residenciais com apartamentos tipo e duplex : D = (D1 + D2+ D3) x fs (5) D3 = S x f + (a + b) (6)

60 13/09/ de 137 Onde: D = Demanda total do empreendimento D1 = demanda dos apartamentos tipo, pelo critério da área útil D2 = demanda do condomínio, pelo critério da carga instalada D3 = demanda dos apartamentos duplex, pelo critério da área útil S = demanda diversificada em kva dos apartamentos, conforme tabela 10 f = fator para diversificação da demanda, conforme tabela 11 fs = fator de segurança a ser aplicado a critério do projetista, conforme Tabela B a = demanda da sauna: b = demanda do aquecedor de banheira: Empreendimentos mistos (residencial e comercial) D = (D1+D2) x fs + D3 (7) D3 = demanda das lojas, pelo critério da carga instalada Onde: D = Demanda total do empreendimento D1 = demanda dos apartamentos tipo, pelo critério da área útil D2 = demanda do condomínio, pelo critério da carga instalada D3 = demanda das lojas, pelo critério da carga instalada fs = fator de segurança a ser aplicado a critério do projetista, conforme Tabela B c) Os valores mínimos permitidos para o fator de segurança são estabelecidos de acordo com a demanda dos apartamentos (D1), cabe ao projetista a decisão e justificativa de utilizar um fator de segurança maior. Ver tabela abaixo: TABELA B FATOR DE SEGURANÇA D1 D1 25kVA 25 kva < D1 50kVA 50kVA < D1 100 kva D1 > 100 kva fs mínimo 1,5 1,3 1,2 1,0 d) Demanda dos Apartamentos (D1) A demanda dos apartamentos (D1) é calculada conforme a seguir: D1 = S x f A tabela 10 é aplicável na determinação da demanda de apartamentos com área útil até 1000 m2. Para apartamentos com área superior, deverá ser feito o cálculo através da fórmula: Y = 0, X 0, (8)

61 13/09/ de 137 Onde Y representa a demanda do apartamento em kva e X corresponde à área útil em m 2 do apartamento. Para os edifícios cujos apartamentos não tenham a mesma área, o critério poderá ser adotado determinando-se a área útil a ser aplicada na tabela 10 pela média ponderada das áreas envolvidas. Por exemplo, edifício com 20 apartamentos com área útil de 100m2 e 20 com área útil de 50m², deve ser tratado como um edifício com 40 apartamentos de 75m2. e) Demanda do Condomínio (D2) A demanda do condomínio é calculada pelos seguintes critérios: Para carga de iluminação: 100% para os primeiros 10kW 25% para os demais Para as cargas de tomadas: 20% da carga total Para os motores: aplicação das tabelas 08 e 09 para cada tipo de motor existente da instalação. No cálculo das cargas do condomínio, deverão ser considerados os fatores de demanda potência de cada uma dessas cargas. Outras cargas eventualmente encontradas em condomínios, como motores para piscinas, saunas, centrais de refrigeração ou de aquecimento, deverão ser tratados do mesmo modo, individualmente aplicando-se fator de demanda 1,0 às mesmas Demanda de Edificações de Uso Coletivo - Residenciais A demanda total dos edifícios residenciais deve ser calculada pelo método de cálculo de demanda em função da área útil descrito no subitem Este método é mais aconselhável que o critério baseado na carga instalada, pois evita o superdimensionamento dos ramais de serviço e do transformador. Deve-se sempre considerar as ressalvas do subitem letra b. A demanda individual das unidades consumidoras (cada apartamento) deve ser calculada conforme o critério da carga instalada descrito no subitem Demanda de Edificações de Uso Coletivo - Não Residenciais Para edificações de uso coletivo não residenciais deve ser utilizado o critério da carga instalada descrito no subitem , tanto para o cálculo da demanda total da edificação, como para o cálculo das demandas de cada unidade consumidora (salas ou lojas).

62 13/09/ de Demanda de Edificações de Uso Coletivo - Misto Residencial e Comercial Para calcular a demanda total de edificações mistas (comercial e residencial), a parte comercial será tratada separadamente da residencial. Para a parte comercial deve ser utilizado o critério da carga instalada e para a parte residencial deve ser utilizado o critério em função da área útil. A demanda total será uma somatória destas duas demandas. Ressalvamos que a demanda de cada unidade consumidora deverá ser calculada conforme subitem Demanda de Apart-hotéis Para o cálculo de demanda de apart-hotéis deverá ser utilizado o critério da carga instalada considerando-os como residenciais. Não utilizar o critério da área útil, pois subdimensionaria a demanda Demanda de Pequenos Edifícios ou Agrupamentos (Sem Projeto) Para edifícios ou agrupamentos horizontais em que a CONCESSIONÁRIA não exige a apresentação de projeto (ver subitem desta norma) a demanda deve ser calculada pelo método da carga instalada, conforme descrito no subitem Ressalvamos que, caso seja um agrupamento ou edifício misto residencial e comercial. Deverá ser aplicado o critério para a parte comercial (Dc) e para a parte residencial (Dr) separadamente. A demanda do agrupamento (Da) será a somatória dessas duas parcelas, ou seja: Da = Dc + Dr (9) Demanda de Loteamentos Residenciais Para o cálculo da demanda de loteamentos e conjuntos habitacionais de casas deve ser utilizada, conforme TABELA 17, a planilha do ANEXO DIMENSIONAMENTO DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO, conforme disponível no site da CEMAR, com as demandas diversificadas da TABELA C, esta metodologia une o critério da máxima queda de tensão admissível e a demanda diversificada, sendo que em qualquer ponto da rede secundária a queda de tensão máxima admissível é de 5%. São apresentados a seguir os valores mínimos de demanda, aceitáveis, em projetos de redes de distribuição de energia elétrica para loteamentos residenciais.

63 13/09/ de 137 Código: Revisão: TABELA C DEMANDAS DIVERSIFICAS PARA CÁLCULO DA DEMANDA DE LOTEAMENTOS Área do terreno (m²) Demanda individual diversificada (kva) Área do terreno (m²) Demanda individual diversificada (kva) 150 1, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , a , , a , ,17 Acima de , , Exemplos de Cálculos de Demanda Edifício Exclusivamente Residencial a) Características da Edificação Nº de pavimentos : 6 Nº de apto. por pavimento : 4 área útil do apto. típico : 90m 2

64 13/09/ de 137 Código: Revisão: b) Cálculo de Carga Instalada I) Apartamento Tipo QT DESCRIÇÃO CARGA UNIT.(W) TOTAL(kW) 9 Lâmpada Incandescente 100 0,9 20 Tomada Simples (TUG) 100 2,0 2 Tomada Força (TUE) 600 1,2 2 Chuveiro Elétrico ,4 1 Ar Condicionado ,55 II) Condomínio QT DESCRIÇÃO TOTAL 14,05 CARGA UNIT.(W) TOTAL(kW) 38 Lâmpada Incandescente 100 3,8 15 Tomada Simples 100 1,5 1 Chuveiro Elétrico ,2 1 Motores 3Ø-1CV/220V (Bomba d'água) ,13 2 Motores 3Ø-5CV/220V (Elevador) ,56 c) Cálculo das Demandas I) Edificação TOTAL 20,19 Neste exemplo, todos os apartamentos são iguais e a edifício é exclusivamente residencial, portanto, utilizaremos o critério da área útil descrito no subitem , ou seja: D = (D1+D2) x fs Cálculo D1 D1= S x f = 1,96 x 19,86 = 38,92 kva (Ver tabela 10 área útil = 90 m² e tabela 11 Nº de aptos = 24) fs = 1,3 (Ver tabela B, para D1 = 38,92 kva) Onde: D = Demanda total do empreendimento D1 = demanda dos apartamentos tipo, pelo critério da área útil D2 = demanda do condomínio, pelo critério da carga instalada fs = fator de segurança a ser aplicado a critério do projetista, conforme Tabela B Cálculo D2 Demanda de Iluminação = 100% x 3,8 Demanda de Tomadas = 20% x 1,5 = 3,8 kva = 0,3 kva

65 13/09/ de 137 Demanda de Chuveiro = 100% x 4,2 = 4,2 kva Demanda do Motor de 1 CV = 1,56 = 1,56 kva (tabela 08 1 motor) Demanda dos Motores de 5 CV = 9,03 = 9,03 kva (tabela 09 2 motores) D2 = 3,8 + 0,3 + 4,2 + 1,56 + 9,03 = 18,89 kva D = (38, ,89) x 1,3 = 75,15 kva OBS: O projetista poderia usar um fs > 1,3, caso julgasse necessário. d) Tipo de Fornecimento às Unidades Consumidoras Tensões da rede: Primária = 15 kv Secundária = 220 /127 V ou 380 /220 V I) Apartamento Tipo O tipo de fornecimento será definido pela Carga Instalada calculada na alínea b deste subitem (CI = 14,05 kw). Fornecimento: Bifásico - 2 fases + neutro (Tabela 14) Proteção : Disjuntor bipolar - 70 A Condutores: 2#16(16) mm2 cobre XLPE - 0,6/1 KV (prumada) Condomínio O tipo de fornecimento será definido pela demanda calculada na alínea c deste subitem (D2 = 18,89 kva). Fornecimento: Trifásico - 3 fases + neutro (Tabela 14) Proteção: Disjuntor tripolar - 60A Condutores: 3#16(16) mm2 cobre - XLPE - 0,6/1 KV O atendimento será através da rede secundária da CONCESSIONÁRIA, conforme indicado nos subitens 6.3 e 6.4 desta Norma, e de acordo com a demanda calculada na alínea c deste subitem (D = 75,15 kva). Fornecimento: Trifásico - 3 fases + neutro Proteção Geral: Disjuntor tripolar (250A) Condutores: 3#120(70) mm2 - cobre XLPE - 0,6/1 KV (Ramal de Entrada) Centro de Medição com 24 unidades consumidoras + condomínio + medição fiscal Edifício com Unidades Residenciais e Comerciais a) Características da Edificação Nº total de pavimentos: 10 (sendo, 1 pav. Comercial e demais residencial) Nº total de apartamentos: 18 (sendo, 2 aptos/pavimento) área útil do apto.: 150 m² Nº total de lojas: 20 (sendo, todas com mesma área e características)

66 13/09/ de 137 b) Cálculo da Carga Instalada Apartamento Tipo QT DESCRIÇÃO CARGA UNIT.(W) TOTAL(kW) 8 Lâmpada Incandescente 100 0,8 18 Tomada Simples (TUG) 100 1,8 2 Tomada Força (TUE) 600 1,2 2 Chuveiro Elétrico ,4 2 Ar Condicionado, tipo janela ( BTU/h) ,8 TOTAL 15,0 Condomínio QT DESCRIÇÃO CARGA UNIT.(W) TOTAL(kW) 3 Lâmpada Incandescente 100 0,3 40 Lâmpada Fluorescente (F.P = 0,85) 40 1,6 15 Tomada Simples 100 3,0 1 Chuveiro Elétrico ,2 1 Motores 3Ø-5CV/220V (Bomba d'água) ,78 2 Motores 3Ø-7,5CV/220V (Elevador) ,80 Loja (Unidade) QT DESCRIÇÃO TOTAL 27,68 CARGA UNIT.(W) TOTAL(kW) 6 Lâmpada Incandescente 100 0,6 5 Tomada Simples (TUG) 100 0,5 2 Ar Condicionado, tipo janela (8.500 BTU/h-1550 VA) ,3 1 Motores 3Ø-5CV/220V (Bomba d'água) ,78 c) Cálculo das Demandas I) Edificação TOTAL 7,18 Neste exemplo, todos os apartamentos e lojas (unidades) são iguais e a edifício é parte residencial e parte comercial, portanto a demanda total (D), será uma somatória da parte residencial (D1 + D2) x fs) calculada pelo critério da área útil, com a parte comercial (D3) - calculada pelo critério da carga instalada: D = (D1+D2) x fs + D3

67 13/09/ de 137 Cálculo D1 D1 = S x f = 3,1x15,88 =49,23 kva (Ver tabela 10 área útil = 150 m² e tabela 12 Nº de aptos = 18) fs = 1,3 (Ver tabela A item 1.1.2, para D1 = 49,23 kva) Onde: D1 = demanda dos apartamentos D2 = demanda do condomínio Fs = fator de segurança D3= demanda das lojas Cálculo D2 demanda de iluminação = 100%x(1,0+1,60/0,85) = 2,88 kva demanda das tomadas = 20% x 3,0 = 0,6 kva demanda de chuveiro = 100% x 4,2 = 4,2 kva demanda do motor de 5 CV. = 6,02 = 6,02 kva (tabela 08 1 motor) demanda dos motores de 7,5 CV = 12,98 = 12,98 kva (tabela 09 2 motores) D2 = 2,88 + 0,6 + 4,2 + 6, ,98 = 26,68 kva Cálculo D3 D3 = a + c = ,5 = 26,5 kva (para 10 lojas) Onde: a = demanda de iluminação e tomadas = 100% 10x(0,60 + 0,50) = 11,0 kva (tabela 02) c = demanda dos aparelhos de ar condicionados = 100% 10 x (1,55) = 15,5 kva (tabela 01 e tabela 06) D = (49, ,68) x 1,3 + 26,5 = 125,18 kva d) Tipo de Fornecimento a Unidades Consumidoras Tensões da rede: Primária = 15 kv Secundária = 220/127 V I) Apartamento Tipo O tipo de fornecimento será definido pela Carga Instalada calculada em b (CI = 15,00 kw). Fornecimento: Bifásico 2 fases + neutro (tabela 14) Proteção: Disjuntor bipolar 70A Condutores: 2#16(16) m 2 - cobre XLPE - 0,6/1 KV (prumada) II) Condomínio O tipo de fornecimento será definido pela demanda calculada (D2 = 26,68 kva)

68 13/09/ de 137 Fornecimento: Trifásico-3 fases + neutro (tabela 14) Proteção: Disjuntor tripolar 70A Condutores: 3#16(16) mm 2 - cobre XLPE - 0,6/1 KV III) Loja O tipo de fornecimento será definido pela Carga Instalada calculada (CI = 2,4 kw) Fornecimento: Monofásico 1 fase + neutro (tabela 14) Proteção: Disjuntor unipolar 40A Condutores: 1#6(6) mm 2 IV) Edificação - cobre XLPE - 0,6/1 KV O atendimento será através da rede primária, conforme indicado nos itens desta Norma e de acordo com a demanda total calculada (D= 125,18 kva) Transformador: 112,5 kva Proteção Geral: Disjuntor tripolar - 350A Condutores: 3#2 x 70(70) mm Exemplo nº 3 Edifício exclusivamente residencial - cobre XLPE - 0,6/1 KV Neste exemplo, mostraremos o cálculo das demandas para dimensionamento da caixa de medição no poste e desenhos ilustrativos. a) Características da Edificação número de pavimentos: 04 número de apartamentos: 16 número de apartamentos p/pavimento (tipo): 04 área útil do apartamento: 80 m 2 b) Cálculo da Carga Instalada I) Apartamento Tipo QT DESCRIÇÃO CARGA UNIT.(W) TOTAL(kW) 10 Lâmpada Incandescente 100 1,0 2 Lâmpada Fluorescente 40 0,08 10 Tomada de uso geral (TUG) 100 1,0 2 Tomada de uso geral (TUG) 600 1,2 2 Tomada de uso específico (TUE) (condicionador de ar BTU) ,2 2 Tomada de uso específico (TUE) (aquecedor e máquina de lavar) ,5 TOTAL 6,98

69 13/09/ de 137 Código: Revisão: II) Condomínio QT DESCRIÇÃO CARGA UNIT.(W) TOTAL(kW) 50 Lâmpada Incandescente 100 5,0 4 Lâmpada Fluorescente (F.P = 0,85) 40 0,16 20 Tomada de uso geral (TUG) 100 2,0 6 Tomada de uso geral (TUG) 600 3,6 2 Motores (bomba recalque) sendo um reserva 3CV-3Ø c) Cálculo das Demandas I) Edificação ,80 TOTAL 15,54 Neste exemplo, todos os apartamentos são iguais e a edifício é exclusivamente residencial, portanto, utilizaremos o critério da área útil descrito no subitem , ou seja: D = (D1+D2) x fs Onde: D = Demanda total da edificação D1 = Demanda dos apartamentos D2 = Demanda do condomínio fs = Fator de segurança Cálculo D1 D1 = S x f = 1,76x14,32 = 25,2kVA (Ver tabela 10 área útil = 80 m² e tabela 11 Nº de aptos = 16) fs = 1,3 (Ver tabela B para D1 = 64,72 kva) Cálculo D2 demanda de iluminação = 100%x5,16 = 5,16 kva demanda das tomadas = 20%x (2,0+3,6) = 1,12 kva demanda do motor de 3 CV. = 4,04 = 4,04 kva (tabela 10 1 motor*) *Não é necessário computar bomba de reserva D2 = 5,16 + 1,12 + 4,04 = 10,32 kva D = (25,2 + 10,32) x 1,3 = 46,17 kva

70 13/09/ de 137 A demanda para as caixas de medição será calculada pelo critério da área útil, que é indicado também para o cálculo de demandas parciais exclusivamente residenciais. CAIXA I MEDIÇÃO DAS EMUC s 16 Medidores DC1 = (D1) x fs D1 = S x f = 1,76 x 14,32 = 25,20 (ver tabela 10 - área útil = 80 m 2 e Tabela 11 - número de apto = 16) fs = 1,3 (ver Tabela B para D1 = 25,20 kva) DC1 = 25,20 x 1,3 = 32,72 kva CAIXA II MEDIÇÃO DO CONDOMÍNIO 01 Medidor (condomínio) DC2 = Dcond = D2 = 10,32 kva d) Tipo de Fornecimento às Unidades Consumidoras Tensões da rede: Primária = 15 kv Secundária = 220/127 V I) Apartamento Tipo O tipo de fornecimento será definido pela Carga Instalada calculada (CI = 6,98 kw) Fornecimento: Monofásico - 1 fase + neutro (Anexo I - Tabela 01/categoria M2) Proteção: Disjuntor unipolar 60A Condutores: 1#16(16) mm 2 - cobre XLPE - 0,6/1 KV (prumada) II) Condomínio O tipo de fornecimento será definido pela demanda calculada (D2 = 10,32 kva) Fornecimento: Trifásico - 3 fases + neutro - quadro com TC (tabela 14) Proteção: Disjuntor tripolar - 40A Condutores: 3#10(10) mm 2 - cobre XLPE - 0,6/1 KV III) Edificação O atendimento será através do ramal de ligação, direto da rede secundária, de acordo com a demanda total da edificação (D = 46,17 kva). Fornecimento: Trifásico 3 fases + neutro Condutores: # (3 x 1 x ) mm 2, alumínio multiplex; 0,6/1kV Centro de Medição com 16 Unidades Consumidoras + Condomínio + Medição Fiscal

71 13/09/ de ANEXOS 8.1 Formulários SOLICITAÇÃO PARA ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA SOLICITAÇÃO PARA ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA Solicitação Nº: Ligação nova provisória Ligação nova permanente Alteração de potência instalada Nome ou razão social do interessado ou titular da UC: CPF/CNPJ: RG: Nome ou razão social do solicitante: Telefone / Fax: Endereço para resposta: CEP: Município: Estado: DADOS TÉCNICOS E DE LOCALIZAÇÃO DO POSTO DE TRANSFORMAÇÃO Endereço completo: Unidade Consumidora (UC): CEP: Município: Localidade / Bairro: Tipo de Rede Primária: ( ) Monofásica ( ) Trifásica Localização da Subestação em área: ( ) Urbana ( ) Rural Atividade a ser desenvolvida ou existente: Residencial comercial Industrial Poder Público Serviço Público Coordenadas do poste (em UTM): de Derivação da RD: do posto de transformação: Tensão do Transformador: Primaria: Secundaria: Carga total instalada (kw): Potência total em transformador (es) (kva): - em ligação nova: - a ser aumentada: - a ser reduzida: Demanda prevista (kw): - em ligação nova: - a ser aumentada: - a ser reduzida: Previsão de conclusão da obra (mês/ano): Previsão de ligação da carga (mês/ano): Informações adicionais: OBS: Anexar a esta solicitação: 1 Croqui de localização: contendo a localização e delimitação da propriedade e/ou edificação em relação à via pública, rodovias, vias de acesso, acidentes geográficos, etc; representação e indicação de vias paralelas e transversais; cotas de distâncias; pontos de referências; indicação do norte geográfico; indicação da rede elétrica próxima e localização do posto de transformação e a distância deste ao ponto de derivação da rede trifásica da CEMAR/CELPA, mais próxima, com indicação das respectivas coordenadas geo-referenciadas (em UTM- Fuso 22 para CELPA). Utilizar papel A4 e escala adequada. 2 Relação das cargas/equipamentos: descriminando quantidade e respectivas potências nominais, que correspondam ao total de carga declarada a ser instalada. 3 Caso o solicitante não seja o interessado, representante legal, ou titular do posto de transformação, deverá apresentar procuração para representá-lo perante a CEMAR/CELPA contendo, de forma clara e específica, os poderes e o prazo de vigência, necessitando, obrigatoriamente, que a mesma esteja em via original e reconhecida em cartório. NOTAS: 4 É indispensável informar o número da unidade consumidora (UC) quando se tratar de alteração de potência instalada ou se já existir ligação em baixa tensão (BT), no mesmo endereço do posto de transformação; 5 Se as potências instaladas em transformadores e as demandas, previstas, forem escalonadas, deverão ser apresentados, à parte, os respectivos cronogramas contemplando, no mínimo, os primeiros 12(doze) meses; 6 A análise de projeto elétrico somente será considerada após o resultado do estudo de viabilidade técnica; 7 Os Anexos 1 e 2 são dispensados se constantes no projeto elétrico, apresentado juntamente com esta solicitação; 8 Deverá ser considerado fator de potência de referência mínimo de 0,92; 9 A CEMAR/CELPA tem prazo máximo de 30(trinta) dias para comunicar do atendimento a esta solicitação de viabilidade técnica; Nome legível do interessado ou solicitante RG/CPF:

72 13/09/ de 137 CARTA DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO À CEMAR/CELPA Solicitação Nº vem pelo presente solicitar de V.Sa. a aprovação do projeto para execução de obras das Instalações Elétricas em sua propriedade, situada à, número, bairro no Município de conforme consulta feita a CEMAR/CELPA, registrada sob o nº da solicitação informado. ( ) Rede de distribuição urbana. ( ) Rede de distribuição rural. ( ) Subestação de kva. ( ) Cabine de medição primária. ( ) Prédio de múltiplas unidades consumidoras. Atesto que as Instalações Elétricas acima mencionadas foram por mim projetadas de acordo com as Normas Técnicas vigentes no País e instruções gerais da CONCESSIONÁRIA. IDENTIFICAÇÃO DO ENGENHEIRO Nome: Endereço: CREA: Fone: ( ) Assinatura do Engenheiro Responsável

73 13/09/ de 137 MODELO DE SOLICITAÇÃO DE VISTORIA E LIGAÇÃO À CEMAR/CELPA Solicitação GERC Nº vem pelo presente solicitar de V.Sa., a vistoria e posterior ligação das Instalações Elétricas, de sua propriedade, denominada situado(a) à, número, bairro no Município de conforme projeto aceito por esta companhia, conforme nº da solicitação informado., de de. Assinatura do Proprietário ou Representante Legal Atesto que as Instalações Elétricas acima mencionadas foram por mim vistoriadas de acordo com as Normas Técnicas vigentes no País e instruções gerais da CONCESSIONÁRIA. IDENTIFICAÇÃO DO COLABORADOR DA CEMAR/CELPA Nome: Matrícula: Fone: ( ) Assinatura do Colaborador da CEMAR/CELPA

74 13/09/ de 137 TERMO DE TRANSFERÊNCIA, brasileiro(a), estado civil, profissão, portador da cédula de identidade civil nº, CPF:, residente e domiciliado na declara para todos os efeitos legais, que transfere à CONCESSIONÁRIA a área utilizada pelo ramal de ligação e pelos equipamentos de propriedade da mesma. O Responsável pela Transferência, através do presente instrumento, se compromete a permitir a qualquer hora o livre acesso a CEMAR ou a CELPA nas instalações de sua propriedade. A presente Transferência é feita, sem qualquer restrição e reconheço que nenhum direito há em reclamar sobre a propriedade ou domínio dos bens ora transferidos, ficando a critério da donativa, a utilização dos mesmos, para atender outros consumidores no fornecimento de energia elétrica. E por estar dispondo de livre e espontânea vontade, assino este Termo na presença de duas testemunhas, que também o assinam., de de. Assinatura do Proprietário ou Representante Legal Nome: CPF: Assinatura da Testemunha 1 Nome: CPF: Assinatura da Testemunha 2 Nome: CPF: Assinatura do Colaborador da CEMAR/CELPA Nome: Matrícula: Nota: O PRESENTE DOCUMENTO DEVE SER REGISTRADO EM CARTÓRIO.

75 13/09/ de 137 MODELO DO MEMORIAL TÉCNICO DESCRITIVO DE USO COLETIVO 1. DADOS DA INSTALAÇÃO: O presente memorial técnico descritivo trata das instalações elétricas da subestação transformadora para um edifício... com... (...) pavimentos, sendo... (...) níveis de garagem,... (...) pavimento típicos e... (...) apartamentos duplex, situado (a) no (a)... Bairro do (a)... cidade (estado). Foram seguidas as normas brasileiras (ABNT NBR S 5356 e 5410) e a normas técnicas de fornecimento de energia elétrica a edificações de uso coletivo da CEMAR/CELPA. 2. CARACTERÍSTICAS DA ENTRADA DE SERVIÇO: O ramal de ligação será aéreo em cabo de alumínio de... x #... AWG-CA até os isoladores da cruzeta de concreto...x...x...mm. Aos condutores do ramal de entrada, serão conectados para-raios (um para cada fase) e chaves fusíveis (uma para cada fase) através de fio de cobre nu de...mm² e destas até o transformador também em fio de cobre de nu de...mm², instalados no mesmo poste... dan, da subestação, conforme padrão estabelecido pela CEMAR/CELPA. Será instalado um transformador de... kva no poste acima especificado. A medição será direta para os apartamentos e condomínio, a saber: 3. CARACTERÍSTICAS ELÉTRICAS: - Transformador de... kva; - Atendimento em tensão primária:... kv; - Tensão no secundário do transformador: 220 / 127V; - Medição direta em baixa tensão; - Frequência: 60 Hz; - Neutro acessível; - Ligação em delta - estrela aterrado. 4. PROTEÇÕES: Para-raios: As características dos para-raios serão as seguintes: - Capacidade de interrupção:...ka; - Classe de tensão:...kv; - Tensão nominal:...v Chaves Fusíveis: As características serão as seguintes:

76 13/09/ de Corrente nominal:...a; - Classe de tensão:...kv; - Frequência: 60Hz; - Capacidade de interrupção:...ka; - Nível básico de isolamento:...kv; - Elo fusível:...k Proteção Geral de Baixa Tensão: Para proteção geral de BT, utilizaremos uma chave tipo faca, com acionamento sob carga, de corrente nominal...a, com... fusíveis tipo NH de...a. 5. CONDUTORES: Utilizaremos os seguintes condutores:... x #...AWG-CA, para o ramal de AT;... x #...mm 2 de cobre nu, do ramal de AT até os para-raios e chaves fusíveis, e destes até o transformador;...x...#...(...)mm 2 de cobre, com isolamento para...kv da saída do transformador até a chave geral de BT. 6. TUBULAÇÃO: Será de ferro galvanizado... da saída do transformador até a caixa de passagem no pé do poste, e desta até a última caixa de passagem será com eletroduto de PVC..., envelopado em concreto magro. 7. ATERRAMENTO: Conforme orientações contidas na NT da CEMAR/CELPA. 8. CARGA INSTALADA DEMONSTRATIVO DE DEMANDA PROVÁVEL (exemplo): Edifício Exclusivamente Residencial: Características da Edificação: Nº de pavimentos: 28 Nº de apartamentos típicos: 44 Nº de apartamentos duplex: 02 Nº de níveis de garagem: 04 Área útil do apartamento típico: 115,95m 2 Área útil do apartamento duplex: 219,31mm 2

77 13/09/ de Cálculo de Carga Instalada: Apartamento-tipo: QUANT DESCRIÇÃO CARGA UNITÁRIA (W) CARGA TOTAL (kw) 22 Tomada simples (TUG) 100 2,20 09 Tomada força (TUE) 300 2,70 05 Tomada força (TUE) ,00 03 Chuveiro elétrico ,00 01 Aquecedor de banheira ,20 04 Ar condicionado ,20 01 Ar condicionado ,40 08 Lâmpada incandescente 40 0,32 25 Lâmpada incandescente 60 1,50 08 Lâmpada incandescente 100 0,80 TOTAL 30, Condomínio: QUANT DESCRIÇÃO CARGA UNITÁRIA (W) CARGA TOTAL (kw) 17 Tomada simples (TUG) 100 1,70 01 Tomada força (TUE) 300 0,30 68 Lâmpada incandescente 40 2, Lâmpada incandescente 60 13,20 34 Lâmpada incandescente 100 3,40 19 Lâmpada mista 160 3,04 03 Lâmpada HQI 150 0,45 01 Motor 1/2cv 220V(Filt) 570 0,57 01 Motor 3cv 220V(B.incend) ,21 02 Motor 7.5cv 220V(elevad) ,80 01 Motor 10cv 220V(Recalque) TOTAL 48, Apartamento Duplex: QUANT DESCRIÇÃO CARGA UNITÁRIA (W) CARGA TOTAL (kw) 32 Tomada simples (TUG) 100 3,20 05 Tomada força (TUE) 300 1,50 02 Tomada força (TUE) 600 1,20 05 Tomada força (TUE) ,00 05 Chuveiro elétrico ,00 01 Sauna ,00

78 13/09/ de 137 QUANT DESCRIÇÃO CARGA UNITÁRIA (W) CARGA TOTAL (kw) 01 Aquecedor de banheira ,20 05 Ar condicionado ,75 02 Ar condicionado ,80 10 Lâmpada incandescente 40 0,40 60 Lâmpada incandescente 60 3,60 12 Lâmpada incandescente 100 1,20 02 Motor 1/3 cv 127V(fil.hid) 410 0,82 TOTAL 46, Cálculo das Demandas: Edificação: Neste caso, o edifício é exclusivamente residencial. Portanto, utilizaremos o critério da área útil para os apartamentos típicos e apartamentos duplex, e o critério da carga instalada para o condomínio onde: D = (D1 + D2 + D3) x fs D = Demanda total de edificação D1 = Demanda dos apartamentos típicos D2 = Demanda do condomínio D3 = Demanda dos apartamentos duplex fs = Fator de segurança Apartamento - tipo: (D1) D1 = s x f = 2,54 x 31,94 = 81,13 (Tabelas 10 e 11) fs = 1,2 (Tabela A) Condomínio: (D2) *Demanda de iluminação: 22,81 x 100% x = 10,00 25% x = 3,20 13,20 kva *Demanda das tomadas = 2,00 x 0,20 = 0,40 kva *Demanda do motor de1/2 cv = 0,87 kva *Demanda do motor de 3cv = 4,04 kva *Demanda dos motores 7.5cv = 12,98 kva *Demanda do motor de 10cv = kva

79 13/09/ de 137 D2 = 13,20 + 0,40 + 0,87 + 4, , ,54 = 43,03 kva Padrão = 3P A Apartamentos duplex: (D3) D3 = s x f + (a+b) = 4,36 x 1,96 + (a+b) = 8,54 + (a+b) (Tabela 10 e 11) a = Demanda da sauna: 4 x 2 x 0,65 = 5,2 kva b = Demanda do aquecedor de banheira: 3,2 x 2 = 6,40 x 0,75 = 4,8 kva D3 = 8,54 + 5,2 + 4,8 = 18,54 kva D = (81, , ,54) x 1,2 = 171,24 kva Corrente de projeto = 450 A - Apartamento duplex (Demanda individual): DD = (a + b + c + d), onde: a = iluminação e tomadas: 8,40 x 0,54 = 4,54 b = Aparelhos eletrodomésticos e de aquecimento : b1 = Chuveiro: 10,00 x 0,62 = 6,20 b2 = Aquecedor de banheira: 3,20 x 0,80 = 2,56 b3 = Fogão a aparelho tipo grill: 2,70 x 0,56 = 1,51 b4 = Máquina de lavar louça, roupa, secar roupa e ferro elétrico: 5,00 x 0,62 = 3,10 b5 = Sauna: 4,00 x 0,80 = 3,20 c = Ar condicionado: 12,55 x 0,90 = 11,30 d = Filtro de piscina 1/3cv - hidromassagem 1/3cv: 0,82 x 0,56 = 0,46 DD = 4,54 + 6,20 + 2,56 + 1,51 + 3,10 + 3, ,30 + 0,46 = 32,87 kva Padrão = 3P A - Apartamento tipo (Demanda individual): DT = (a + b + c + d), onde: a = iluminação e tomadas: 4,82 x 0,68 = 3,28 b = Aparelhos eletrodomésticos e de aquecimento : b1 = Chuveiro: 6,00 x 0,70 = 4,2 b2 = Aquecedor de banheira: 3,20 x 0,80 = 2,56 b3 = Fogão a aparelho tipo grill: 2,70 x 0,51 = 1,37 b4 = Máquina de lavar louça, roupa, secar roupa e ferro elétrico: 5,00 x 0,62 = 3,10 c = Ar condicionado: 8.6 / 0.92 x 1 = 9,35

80 13/09/ de 137 DT = 3,28 + (4,2 + 2,56 + 1,37 + 3,1) + 9,35 = 23,86 kva Padrão = 3P - 70 A Tipo de fornecimento às unidades consumidoras: Apartamento tipo: O tipo de fornecimento será definido pela carga instalada calculada (DT = 23,86 kva) Fornecimento = Trifásico 3 fases + neutro Proteção = Disjuntor tripolar de 70A Condutor = Ver esquema vertical. Foi considerado um queda de tensão de 2% Condomínio: O tipo de fornecimento será definido pela demanda calculada (D2 = 43,03 kva) Fornecimento = Trifásico 3 fases + neutro Proteção = Disjuntor tripolar de 120A Condutor = 3 x # 50 (# 50) mm2 cobre XLPE - 0,6/1 KV Apartamento duplex: O tipo de fornecimento será definido pela demanda calculada (DD = 32,87 kva) Fornecimento = Trifásico 3 fases + neutro Proteção = Disjuntor tripolar de 100A Condutor = 3 x # 70 (# 50) mm2 cobre XLPE - 0,6/1 KV Demanda dos painéis de medidores: A demanda dos painéis de medidores será calculada pelo critério de área útil Painel I e II (16 caixas padrão polifásicas cada) ou Painel I, apenas um painel com 32 caixas padrão polifásicas: DP I e II = (DI) x fs DI = s x f = 2,54 x 14,32 = 36,37 (Tabela 10 e 11) Fs = 1,5 DP I e II = 36,37 x 1,5 = 54,56 kva Corrente nominal = 143,3 A Painel III (14 caixas padrão polifásicas): a = 12 medidores típicos

81 13/09/ de 137 b = 02 medidores duplex (calculada no item 8.3.4) DP III = (Da + Db) x fs Da = s x f = 2, ,20 = 28,45 Db = 18,54 DP III = (28, ,54) x 1,3 = kva Corrente Nominal = 160 A Tipo de fornecimento da edificação: O atendimento será através da rede primária, com SE construída pelo empreendedor, conforme os padrões estabelecidos na NT e nesta norma. Transformador = 150 kva Proteção = Chave tipo faca 600A, com fusível tipo NH de 500A Condutores = 2 x 3 # 120 (120) mm2 isolamento para 1kV Eletroduto = 4 - galvanizado à quente e PVC 9. RAMO DE ATIVIDADE: A presente edificação trata de um edifício de múltiplas unidades consumidoras exclusivamente residenciais. 10. DATA PREVISTA PARA LIGAÇÃO DEFINITIVA:... de... cidade (estado),... de...de Assinatura do profissional CREA

82 13/09/ de 137 Código: Revisão: 8.2 Tabelas TABELA 1 POTÊNCIA DE APARELHOS ELETRODOMÉSTICOS APARELHOS POTÊNCIA (WATTS) APARELHOS POTÊNCIA (WATTS) 50 a 100 litros 1000 Geladeira 90 a 400 Aquecedor de água por acumulação (Boiler): 150 a 200 litros 1250 Grelha 500 a litros 1500 Lavadora de pratos 1200 a a 350 litros 2000 Liquidificador 100 a litros 2500 Máquina de costura 60 a 150 Aquec. de água passagem: 4000 a 8000 Máquina de lavar roupa 500 a 1000 Aquecedor ambiente (Portátil) 700 a 1300 Máquina de escrever 150 Aspirador de pó 250 a 1000 Moedor de lixo 300 a 600 Barbeador elétrico 10 Ponto de luz e tomada 100 Batedeira 70 a 300 Projetor Slide 100 Bomba d'água 184 a 2200 Rádio 50 Cafeteira 100 a 500 Relógio 5 Congelador (Freezer) 350 a 500 Som 120 Chuveiro elétrico 2500 a 5400 Secador de cabelo 500 a 1500 Circulador de ar 150 Secador de roupa 2500 a 6000 DVD 30 Televisor 70 a 100 Enceradeira 400 Torneira elétrica 2500 a 3200 Esterelizador 920 Torradeira 500 a 1200 Exaustor 100 a 400 Ventilador 60 a 100 Ferro de Engomar 400 a 1650 Fogão elétrico 2000 a 2700 Nota 17: Os valores acima estabelecidos são estimados, devido às diferenças entre fabricantes, modelos, estado de conservação, etc. Havendo disponibilidade dos dados de placa do equipamento, recomenda-se a utilização dos mesmos no cálculo da carga instalada e/ou demanda;

83 13/09/ de 137 TABELA 1A FATOR DE POTÊNCIA APROXIMADO DE EQUIPAMENTOS TIPO DE EQUIPAMENTO POTÊNCIA (W) FATOR DE POTÊNCIA Aparelho de endoscopia 45 0,92 Aparelho de ultrasonografia 600 0,92 Aparelho de obturação 155 0,92 Ar condicionado 7000 BTU's 900 0,82 Ar condicionado 7500 BTU's ,85 Ar condicionado 9000 BTU's ,85 Ar condicionado BTU's ,85 Ar condicionado BTU's ,85 Ar condicionado BTU's ,89 Ar condicionado BTU's ,91 Ar condicionado BTU's ,91 Ar condicionado BTU's ,90 Ar condicionado BTU's ,90 Ar condicionado BTU's ,90 Ar condicionado BTU's ,90 Aspirador de pó comercial ,92 Aspirador de pó residencial 750 0,92 Balcão frigorífico grande ,90 Balcão frigorífico pequeno 500 0,90 Balcão para sorvete ,90 Balcão térmico 762 0,90 Batedeira de bolo 100 0,90 Batedeira industrial 300 0,90 Bebedouro 200 0,90 Betoneira ,90 Bomba de combustível 736 0,85 Bomba sapo 300 0,85 Cadeira de dentista 184 0,85 Cafeteira elétrica 500 1,00 Câmara de fermentação 350 1,00 Câmara frigorífica ,90 Central de ar (1tr) ,90 Central telefônica 30 0,91 Chuveiro elétrico ,00 Chuveiro quatro estações ,00

84 13/09/ de 137 Computador 300 0,90 Conjunto de som/microsystem 100 0,90 Ortador de grama ,90 Elevador grande ,90 Enceradeira 400 0,90 Esmeril ,90 Estabilizador 920 0,90 Esteira rolante ,90 Estufa ,00 Estufa dentista ,00 Exaustor grande 400 0,90 Exaustor pequeno 200 0,90 Ferro de solda grande 600 1,00 Ferro de solda médio 400 1,00 Ferro de solda pequeno 100 1,00 Fogão elétrico ,00 Forno microondas ,92 Freezer 100 0,90 Freezer horizontal 170 l 90 0,90 Freezer horizontal 220 l 120 0,90 Freezer horizontal 330 l 150 0,90 Freezer horizontal 480 l 750 0,90 Freezer horizontal 600 l 750 0,90 Freezer vertical 120 l 90 0,90 Freezer vertical 180 l 120 0,90 Freezer vertical 280 l 150 0,90 Frigobar 80 0,90 Furadeira grande ,00 Furadeira pequena 350 1,00 Geladeira 90 0,90 Geladeira comum 253 l 90 0,90 Geladeira comum 280 l 100 0,90 Geladeira comum 310 l 120 0,90 Geladeira duplex 430 l 150 0,90 Geladeira triplex 430 l 150 0,90 Grelha elétrica grande ,00 Grelha elétrica pequena 500 1,00 Grill ,00

85 13/09/ de 137 Hidromassagem 368 0,85 Impressora comum 90 0,85 Impressora laser 800 0,85 Lava jato ,85 Liquidificador 200 0,90 Liquidificador industrial ,90 Lixadeira grande ,90 Lixadeira pequena 850 0,90 Máquina de gelo 792 0,90 Máquina de lava jato ,90 Máquina de lavar roupas ,90 Máquina de overlock industrial 373 0,90 Máquina de passar roupas ,00 Micro computador 350 0,90 Monitor 154 0,90 Micro forno elétrico ,90 Microondas ,90 Motor de piscina 552 0,90 Multi corte 180 0,90 Placa luminosa 200 0,82 Plaina 746 0,90 Polidora 50 0,89 Pontiadeira ,90 Portão elétrico 184 0,90 Prensa ,90 Nota 18: Para equipamentos que não estejam listados nesta tabela, utilizar catálogos e manuais de fabricantes ou normas específicas dos equipamentos; Nota 19: As potências informadas são aproximadas diferentes tipos de fabricante; Nota 20: As potências de Ar Condicionadas são valores médios e podem variar de acordo com o seu tipo (Cassete, Janela, Piso-Teto e Split HI-WALL) e sua faixa de classificação, conforme capacidade de refrigeração nominal, definidas pelos índices de eficiência energética do programa brasileiro de etiquetagem (PBE) do INMETRO;

86 13/09/ de 137 TABELA 2 FATORES DE DEMANDA PARA ILUMINAÇÃO E TOMADAS DE USO GERAL PARA UNIDADES CONSUMIDORAS NÃO RESIDENCIAIS DESCRIÇÃO FATOR DE DEMANDA (%) Auditórios, salões p/exposições e semelhantes 100 Bancos, lojas e semelhantes 100 Barbearias, salões de beleza e semelhantes 100 Clubes e semelhantes 100 Escolas e semelhantes Escritórios 100 para os primeiros 12 kva 50 para o que exceder de 12 kva 100 para os primeiros 20 kva 70 para o que exceder de 20 kva Garagens comerciais e semelhantes 100 Hospitais e semelhantes Hotéis e semelhantes 40 para os primeiros 50 kva 20 para o que exceder de 50 kva 50 para os primeiros 20 kva 40 para os seguintes 80 kva 30 para o que exceder de 100 kva Igrejas e semelhantes 100 Oficinas e Indústrias 100 para os primeiros 20 kva 80 para o que exceder de 20 kva Restaurantes e semelhantes 100 Nota 21: É recomendável que a previsão de cargas de iluminação e tomada feita pelo consumidor atenda as prescrições da NBR-5410; Nota 22: Para lâmpadas incandescentes e halógenas, considerar kva = kw (fator de potência unitária); Nota 23: Para lâmpadas de descarga (fluorescente, vapor de mercúrio/sódio metálico) considerar kva = kw/0,92; Nota 24: Tomadas específicas (aparelhos especiais) devem ser consideradas a parte, utilizando outros fatores de demanda;

87 13/09/ de 137 TABELA 2A FATORES DE DEMANDA PARA ILUMINAÇÃO E TOMADAS DE USO GERAL PARA UNIDADES CONSUMIDORAS RESIDENCIAIS DESCRIÇÃO FATOR DE DEMANDA (%) C.I. F.D C.I. F.D Unidades Consumidores Residenciais 0<P(kW) 1 (86) 1<P(kW) 2 (81) 2<P(kW) 3 (76) 3<P(kW) 4 (72) 4<P(kW) 5 (68) 5<P(kW) 6 (64) 6<P(kW) 7 (60) 7<P(kW) 8 (57) 8<P(kW) 9 (54) 9<P(kW) 10 (52) CI>10 (45) Prédios Residenciais 100 para os primeiros 10 kw 20 para os seguintes 110 kw 10 para o que exceder de 120 kw Nota 25: É recomendável que a previsão de cargas de iluminação e tomada feita pelo consumidor atenda as prescrições da NBR 5410; Nota 26: Para lâmpadas incandescentes e halógenas, considerar kva=kw (fator de potência unitária); Nota 27: Para lâmpadas de descarga (fluorescente, vapor de mercúrio/sódio metálico) considerar kva=kw/0,92; Nota 28: Tomadas específicas (aparelhos especiais) devem ser consideradas a parte, utilizando outros fatores de demanda; TABELA 3 LIMITES DE QUEDA DE TENSÃO A alimentadas diretamente por um ramal de baixa tensão, a partir de uma rede de distribuição pública de baixa tensão. B alimentadas diretamente por subestação de transformação ou transformador, a partir de uma instalação de alta tensão. 4% 4% 7% 7% C que possuam fonte própria. 7% 7%

88 13/09/ de 137 TABELA 4 FATORES DE DEMANDA DE MOTOR-BOMBA HIDROMASSAGEM NÚMEROS DE APARELHOS FATOR DE DEMANDA % A A A ACIMA DE TABELA 5 FATORES DE DEMANDA DE APARELHOS DE AQUECIMENTO E ELETRODOMÉSTICOS EM GERAL NÚMERO DE APARELHOS POTÊNCIA INDIVIDUAL ATÉ 3,5kW FATOR DE DEMANDA % POTÊNCIA INDIVIDUAL MAIOR QUE 3,5kW 1 0,80 0,80 2 0,75 0,65 3 0,70 0,55 4 0,66 0,50 5 0,62 0,45 6 0,59 0,43 7 0,56 0,40 8 0,53 0,36 9 0,51 0, ,49 0, ,47 0, ,45 0, ,43 0, ,41 0, ,40 0, ,39 0,28

89 13/09/ de 137 NÚMERO DE APARELHOS POTÊNCIA INDIVIDUAL ATÉ 3,5kW FATOR DE DEMANDA % POTÊNCIA INDIVIDUAL MAIOR QUE 3,5kW 17 0,38 0, ,37 0, ,36 0, ,35 0, ,34 0, ,33 0, ,31 0, ,30 0, ,30 0, ,30 0, ,30 0, ,30 0, ,30 0, ,30 0,16 TABELA 6 - FATORES DE DEMANDA DE APARELHOS DE AR CONDICIONADO NÚMEROS DE APARELHOS EDIFÍCIOS RESIDENCIAIS FATOR DE DEMANDA % EDIFÍCIOS COMERCIAIS 1 a 05 1,00 1,00 06 a 10 0,90 1,00 11 a 15 0,85 1,00 16 a 20 0,80 1,00 21 a 25 0,70 1,00 26 a 30 0,65 1,00 31 a 40 0,60 0,80 41 a 50 0,52 0,80 51 a 75 0,45 0,80 76 a 100 0,38 0,80 Acima de 100 0,33 0,70

90 13/09/ de 137 TABELA 7 FATORES DE DEMANDA PARA ELEVADORES NÚMERO DE ELEVADORES FD % Acima de 5 45 TABELA 8 DETERMINAÇÃO DA DEMANDA EM FUNÇÃO DA QUANTIDADE DE MOTORES - (VALORES EM KVA) MOTORES MONOFÁSICOS QUANTIDADE DE MOTORES POTÊNCIA DO MOTOR (CV) FATOR DE DIVERSIDADE 1 1,5 1,9 2,3 2,7 3 3,3 3,6 3,9 4,2 1/4 0,66 0,99 1,254 1,518 1,782 1,98 2,178 2,376 2,574 2,772 1/3 0,77 1,155 1,463 1,771 2,079 2,31 2,541 2,772 3,003 3,234 1/2 1,18 1,77 2,242 2,714 3,186 3,54 3,894 4,248 4,602 4,956 3/4 1,34 2,01 2,546 3,082 3,618 4,02 4,422 4,824 5,226 5, ,56 2,34 2,964 3,588 4,212 4,68 5,148 5,616 6,084 6, /2 2,35 3,525 4,465 5,405 6,345 7,05 7,755 8,46 9,165 9,87 2 2,97 4,455 5,643 6,841 8,019 8,91 9,801 10,692 11,584 12, ,07 6,105 7,733 9,361 10,989 12,21 13,431 14,652 15,873 17, ,16 9,24 11,704 14,168 16,632 18,48 20,328 22,176 24,024 25, /2 8,84 13,26 16,796 20,332 23,868 26,52 29,172 31,824 34,476 37, ,64 17,46 22,116 26,772 31,428 34,92 38,412 41,904 45,396 48, /2 14,94 22,41 28,386 34,362 40,338 44,82 49,302 53,784 58,266 62, ,94 25,41 32,186 38,962 45,738 50,82 55,902 60,984 66,066 71,148

91 13/09/ de 137 TABELA 9 DETERMINAÇÃO DA DEMANDA EM FUNÇÃO DA QUANTIDADE DE MOTORES - (VALORES EM KVA) MOTORES TRIFÁSICOS QUANTIDADE DE MOTORES POTÊNCIA DO MOTOR (CV) FATOR DE DIVERSIDADE 1 1,5 1,9 2,3 2,7 3 3,3 3,6 3,9 4,2 1/3 0,65 0,98 1,24 1,50 1,76 1,95 2,15 2,34 2,53 2,73 1/2 0,87 1,31 0,98 2,00 2,35 2,61 2,87 3,13 3,39 3,65 3/4 1,26 1,89 2,39 2,90 3,40 3,78 4,16 4,54 4,91 5,29 1 1,52 2,28 2,89 3,50 4,10 4,56 5,02 5,17 5,93 6,38 1 1/2 2,17 3,26 4,12 4,99 5,86 6,51 7,16 7,81 8,46 9,11 2 2,70 4,05 5,13 6,21 7,29 8,10 8,91 9,72 10,53 11,34 3 4,04 6,06 7,68 9,29 10,91 12,12 13,33 14,54 15,76 16,97 4 5,03 7,55 9,56 11,57 13,58 15,09 16,60 18,11 19,62 21,13 5 6,02 9,03 11,44 13,85 16,25 18,06 19,87 21,67 23,48 25,28 7 1/2 8,65 12,98 16,44 19,90 23,36 25,95 28,55 31,14 33,74 36, ,54 17,31 21,93 26,54 31,16 34,62 38,08 41,54 45,01 48, /2 14,09 21,14 26,77 32,41 38,04 42,27 46,50 50,72 54,95 59, ,65 24,98 31,63 38,29 44,96 49,95 54,95 59,94 64,93 69, ,10 33,15 41,99 50,84 59,67 66,30 72,93 79,56 86,19 92, ,84 38,75 49,08 59,41 69,74 77,49 85,24 92,99 100,74 108, ,52 45,78 57,99 70,20 82,40 91,56 100,72 109,87 119,03 128, ,74 59,61 75,51 91,40 107,30 119,22 131,14 143,06 154,99 166, ,73 73,10 92,59 112,08 131,57 146,19 160,81 175,43 190,05 204, ,15 87,23 110,49 133,74 157,01 174,45 191,90 209,34 226,79 244, ,28 108,42 137,33 166,24 195,16 216,84 238,52 260,21 281,89 303, ,56 143,34 181,56 219,79 258,01 286,68 315,35 344,02 372,68 401, ,05 175,58 222,40 269,22 316,04 351,15 386,27 421,38 456,50 491, ,29 211,94 268,45 324,97 381,48 423,87 466,26 508,64 551,03 593, ,18 285,27 361,34 437,41 513,49 570,54 627,59 684,65 741,70 798,76

92 13/09/ de 137 TABELA 10 DEMANDA POR APARTAMENTO RESIDENCIAL EM FUNÇÃO DA ÁREA ÚTIL ÁREA ÚTIL m² DEMANDA (S) kva ÁREA ÚTIL m² DEMANDA (S) kva até 40 1, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,47

93 13/09/ de 137 TABELA 11 FATOR PARA DIVERSIFICAÇÃO DA DEMANDA EM FUNÇÃO DO NÚMERO DE APARTAMENTOS RESIDENCIAIS DA EDIFICAÇÃO N.º APTº F. DIV. (F) N.º APTº F. DIV. (F) N.º APTº F. DIV. (F) 1 1, , ,59 2 1, , ,84 3 2, , ,09 4 3, , ,34 5 4, , ,59 6 5, , ,84 7 6, , ,09 8 7, , ,34 9 8, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,19

94 13/09/ de , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,59

95 13/09/ de 137 Código: Revisão: TABELA 12 FATORES DE DEMANDA INDIVIDUAIS PARA MÁQUINAS DE SOLDA A TRANSFORMADOR E APARELHOS DE RAIOS X E GALVANIZAÇÃO EQUIPAMENTO POTÊNCIA DO APARELHO FATOR DE DEMANDA (%) Solda a arco e aparelhos de galvanização Solda a resistência Aparelho de raios X 1º maior 2º maior 3º maior Soma dos demais Maior Soma dos demais Maior Soma dos demais Nota 29: Máquinas de solda tipo motor gerador deverão ser consideradas como motores; TABELA 13 - DIMENSIONAMENTO PELA CAPACIDADE DE CORRENTE DO BARRAMENTO DE BAIXA TENSÃO Corrente (A) Barramento Seção transversal Seção transversal (mm) (polegadas) ,00 X 3,18 3/4" X 1/ ,40 X 3,18 1. X 1/ ,10 X 3,18 1.1/2 X 1/ ,40 X 4,77 1. X 3/ ,10 X 4,77 1.1/2 X 3/ ,80 X4,77 2 X 3/ ,40 X 6,35 1 X 1/ ,10 X 6,35 1.1/2 X 1/ ,80 X 6,35 2 X 1/ ,50 X 6,35 2.1/2 X 1/ ,20 X 6,35 2.3/4 X 1/ ,90 X 6,35 3.1/2 X 1/ ,60 X 6,35 4 X 1/ ,40 X 12,70 1 X 1/ ,80 X 12,70 2 X 1/ ,20 X 12,70 3 X 1/ ,60 X 10,70 4 X 1/2

96 13/09/ de 137 Código: Revisão: TABELA 14 DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES E PROTEÇÃO PARA UNIDADES CONSUMIDORAS CELPA TIPOS DE FORNECIMENTO CARGA INSTALADA DISJUNTOR TERMOMAGNÉTICO MÁX (A) RAMAL DE LIGAÇÃO (CABO DE ALUMÍNIO MULTIPLEXADO) (mm²) DUPLEX TRIPLEX QUADRUPLEX DIÂMENTRO NOMINAL Ø ELETRODUTO DE AÇO GALVANIZADO CONDUTOR DE ATERRAMENTO (Aço Cobreado) (mm²-mínimo) DIÂMENTRO NOMINAL Ø ELETRODUTO ATERRAMENTO (pol) CONDUTORES DE COBRE PARA INSTALAÇÃO INTERNA (BITOLA MÍNIMA) mm² * MONOFÁSICO Até 4 30 ou /4 6 4,1 até ou /4 6 10(10) 6(6) BIFÁSICO /4 6 3/4 10(10) 10,1 até /4 6 10(10) / (10) 15,1 até / (16) 27,1 até (25) TRIFÁSICO 38,1 até (25) 1 47,1 até (25) 57,1 até (35) 66,1 até (35) Nota 30: Bitola mínima do condutor de cobre, deve ser considerado o cálculo de queda de tensão para o dimensionamento real do condutor, obedecido os critérios de projeto; Valores admitidos nos cabos: a. Ligação Monofásica FP= 1; FD= 80% e ΔV= 2% na medição; b. Ligação Bifásica e Trifásica FP= 0,85; FD= 80% e ΔV= 2% na medição. Onde: FP- Fator de Potência; FD- Fator de Demanda; ΔV- Queda de Tensão.

97 Trifásico Monofásico Elaborado em: 13/09/ de 137 Código: Revisão: CEMAR Tipo de Fornecimento Carga Instalada (kw) Condutor Mínimo para alimentação da UC (mm²) Eletroduto Diâmetro Nominal (pol) Condutor de Aterramento (mm²) Corrente Máxima do Disjuntor (A) Até 4 4 3/4 6 25(MONO) 4 a 8 6 3/4" 6 50(MONO) 8 a /4" 6 63(MONO) 12 a /4 6 40(TRI) 20,1 a 30, / (TRI) 30,1 a 40, / (TRI) 40,1 a 50, / (TRI) 50,1 a 75, (TRI) TABELA 15 DIMENSIONAMENTO DE TRANSFORMADORES Demanda calculada (kva) Transformador (kva) Até à à à ,5 125 à à à à

98 INDIRETA AUTOMÁTICA INDIRETA MANUAL DIRETA TIPO DE PARTIDA Elaborado em: 13/09/ de 137 TABELA 16 DISPOSITIVO DE PARTIDA DE MOTORES TRIFÁSICOS TIPO DE CHAVE POTÊNCIA DO MOTOR (cv) TIPO DO MOTOR TIPO DO ROTOR TENSÃO DA REDE (V) TENSÃO DE PLACA (V) Nº DE TERMINAIS TAPS TAPS DE PARTIDA /127 ou 380/220 6 λ 7,5 380/ λ ou 3 Δ - - ESTRELA- TRIÂNGULO 5< P 25 7,5< P 25 INDUÇÃO GAIOLA 220/127 ou 380/ /220 6 λ ou 6 Δ - - SÉRIE-PARALELO 5< P 25 7,5< P 25 INDUÇÃO GAIOLA 220/127 ou 380/ /380/4 40/760 9λs - 9Δ\\ ou 12λs - 12Δ\\ - - CHAVE COMPENSADORA 5< P 25 7,5< P 25 INDUÇÃO GAIOLA 220/127 ou 380/ /380/4 40/760 6λs - 6Δ\\ ou 12λs - 12Δ\\ 50,65 e RESISTÊNCIA OU REATÂNCIA DE PARTIDA ESTRELA- TRIÂNGULO 5< P 30 7,5< P 30 A TENSÃO DEVE SER REDUZIDA A, NO MÍNIMMO, 65% DO VALOR NOMINAL SÉRIE-PARALELO CHAVE COMPENSADORA 5< P 30 7,5< P 30 5< P 40 7,5< P 40 AS OUTRAS CARACTERÍSTICAS SÃO IGUAIS AS DAS CHAVES MANUAIS Nota 31: Para motores do tipo rotor bobinado, deverá existir dispositivo de bloqueio para impedir a partida do motor com as escovas levantadas; Nota 32: A chave estrela-triângulo só poderá ser utilizada quando a tensão da rede coincidir com a tensão de placa em triângulo;

99 13/09/ de 137 TABELA 17 DIMENSIONAMENTO DE REDE DE DISTRIBUIÇÃO

100 Avenida (NOME) Elaborado em: 13/09/ de Desenhos DESENHO 1 PLANTA DE SITUAÇÃO EXEMPLO 1 - PLANTA DE SITUAÇÃO PLANTA DE SITUAÇÃO ESC.: 1:2.000 Rua (NOME) Colégio (NOME) Residência Unidade Consumidora Loja Poste Derivação UTM: X: Y: Localização SE Ampliação de Rede Rede Existente Loja (NOME) Avenida (NOME)

101 13/09/ de 137 DESENHO 2 AFASTAMENTOS MÍNIMOS ENTRE CONDUTORES E EDIFICAÇÕES

102 B B Elaborado em: 13/09/ de 137 DESENHO 3 CABINE DE PROTEÇÃO E TRANSFORMAÇÃO ENTRADA AÉREA A A CELPA/CEMAR CARGA CORTE - AA CORTE - BB DETALHE PLACA DE ADVERTÊNCIA DIAGRAMA UNIFILAR

103 B B Elaborado em: 13/09/ de 137 DESENHO 4 CABINE DE PROTEÇÃO E TRANSFORMAÇÃO ENTRADA SUBTERRÂNEA A A CARGA FONTE CORTE - AA CORTE - BB DETALHE PLACA DE ADVERTÊNCIA DIAGRAMA UNIFILAR

104 13/09/ de 137 Nota: (DESENHOS 3 E 4) Nota 33: Caso haja mais de um transformador, devem ser construídos cubículos de transformação com as mesmas dimensões do primeiro, um para cada transformador; Nota 34: Para subestações ao tempo no solo ou abrigadas é obrigatória a construção de dispositivo de drenagem para óleo, de acordo com o DESENHO 7 BACIA DE CONTENÇÃO DE ÓLEO; Nota 35: Todas as aberturas de iluminação e ventilação devem ser providas de telas metálicas zincadas com malha de, no mínimo, 5 mm e, no máximo 13 mm; Nota 36: Deve ser instalada iluminação no corredor, com no mínimo de 150 lux; Nota 37: Na porta da Subestação, deve ter uma placa de advertência com os dizeres: CUIDADO! ALTA TENSÃO! ; Nota 38: Dimensões mínimas para transformadores de até 500 kva; Nota 39: Medidas em milímetros, exceto onde indicado; Nota 40: Para detalhes internos de montagem e distâncias mínimas de equipamentos e circuitos atentar para a norma de média tensão NT em sua revisão vigente; Nota 41: No caso de subestação abrigada, teremos apenas duas configurações, com cabine de proteção e transformação ou apenas com cabine de proteção; Nota 42: A critério do projetista, o centro de proteção geral pode ficar localizado em um compartimento anexo a subestação;

105 13/09/ de 137 DESENHO 5 ESPAÇAMENTOS PARA INSTALAÇÕES INTERNAS (A)

106 13/09/ de 137 DESENHO 6 ESPAÇAMENTOS PARA INSTALAÇÕES INTERNAS (B)

107 13/09/ de 137 DESENHO 7 BACIA DE CONTENÇÃO DE ÓLEO VISTA SUPERIOR CORTE TRANSVERSAL Nota 43: O eletroduto de escoamento deverá ser de aço galvanizado com diâmetro mínimo de 3 (75mm); Nota 44: A capacidade útil de armazenamento do tanque de coleta deverá ser, no mínimo, igual a 0,80 m³;

108 13/09/ de 137 DESENHO 8 RAMAL DE LIGAÇÃO DERIVANDO DA REDE DE MÉDIA TENSÃO ENTRADA SUBTERRÂNEA COM MUFLAS MONOFÁSICAS A A LEGENDA: CORTE A-A Nota 45: Os eletrodutos em aço galvanizado devem ser todos instalados de forma aparente; Nota 46: A montagem na CELPA dever ser feita com cruzeta retangular 90x90x2000mm com mão francesa;

109 13/09/ de 137 DESENHO 9 RAMAL DE LIGAÇÃO DERIVANDO DA REDE DE MÉDIA TENSÃO ENTRADA AÉREA Nota 47: Os eletrodutos em aço galvanizado devem ser todos instalados de forma aparente; Nota 48: Utilizar dois isoladores para sistema 15 kv e três isoladores para 36,2 kv; Nota 49: A montagem na CELPA dever ser feita com cruzeta retangular 90x90x2000mm com mão francesa;

110 13/09/ de 137 DESENHO 10 RAMAL DE LIGAÇÃO DERIVANDO DA REDE DE MÉDIA TENSÃO ENTRADA MISTA A A CORTE A-A Nota 50: Os eletrodutos em aço galvanizado devem ser todos instalados de forma aparente; Nota 51: Utilizar dois isoladores para sistema 15 kv e três isoladores para 36,2 kv; Nota 52: A montagem na CELPA dever ser feita com cruzeta retangular 90x90x2000mm com mão francesa;

111 13/09/ de 137 DESENHO 11 BANCO DE DUTOS PARA ENTRADA SUBTERRÂNEA DA REDE SECUNDÁRIA 1 DUTO EM PEAD 2 DUTOS EM PEAD 1 DUTO EM PEAD 2 DUTOS EM PEAD MODELOS DE DRENAGEM Nota 53: (*) Dutos, com diâmetros variáveis devem ser compatíveis com os condutores a serem instalados; Nota 54: Cada eletroduto de aço zincado deve conter um circuito completo (condutores fase e neutro); Nota 55: Dimensões em milímetros;

112 13/09/ de 137 DESENHO 12 BANCO DE DUTOS PARA ENTRADA SUBTERRÂNEA DA REDE PRIMÁRIA 2 DUTOS EM PEAD 4 DUTOS EM PEAD 4 DUTOS EM PEAD ESPAÇADORES SUPORTES MODELOS DE DRENAGEM Nota 56: (*) Dutos, com diâmetros variáveis devem ser compatíveis com os condutores a serem instalados; Nota 57: Dimensões em milímetros;

113 13/09/ de 137 DESENHO 13 RAMAL DE LIGAÇÃO DERIVADA DA REDE DE BAIXA TENSÃO Nota 58: Utilizar tubo de aço zincado até uma altura mínima de mm; Nota 59: Toda ferragem utilizada (curvas, armação secundária, parafusos, porcas e abraçadeiras), deve ser zincada por imersão a quente; Nota 60: Os condutores não podem conter emendas entre os suportes de fixação do ramal de ligação; Nota 61: A conexão com a rede da CONCESSIONÁRIA deve ser feita por meio de conector; Nota 62: A altura do ramal de ligação deve estar de acordo com esta Norma; Nota 63: O ramal de ligação não pode exceder a 30 metros de comprimento;

114 13/09/ de 137 DESENHO 14 CAIXA DE PASSAGEM LACRÁVEL CAIXA DE PASSAGEM TAMPA DE CONCRETO/FERRAGEM TAMPA DE CONCRETO CHAPA DE FERRO GALVANIZADA Nº12 Nota 64: A caixa de 300 x 500 x 500 só deve ser usada em circuitos monofásicos cujos condutores tenham seção inferior ou igual a 16 mm²; Nota 65: A tampa de concreto armado deve apresentar uma resistência mínima à compressão de 150 kgf/cm; Nota 66: Usar chapa de aço nº 14 USSG, zincada por imersão a quente; Nota 67: Dimensões em milímetros;

115 13/09/ de 137 DESENHO 15 TRAVESSIA SUBTERRÂNEA SEÇÃO LONGITUDINAL DIMENSÕES DA PLACA DE CONCRETO SEÇÃO LATERAL VISTA TRIDIMENSIONAL

116 13/09/ de 137 DESENHO 16 PROTEÇÃO DO RAMAL DE ENTRADA DERIVADO DA REDE DE BAIXA TENSÃO Nota 68: D1, D2, D3 disjuntores tripolares termomagnéticos com capacidade de interrupção simétrica mínima de acordo com esta Norma; Nota 69: Na figura 2 o CPG é dispensável e o disjuntor geral do CM assume a função de CPG.

117 13/09/ de 137 DESENHO 17 PROTEÇÃO DO RAMAL DE ENTRADA DERIVADO DA REDE DE MÉDIA TENSÃO Nota 70: Disjuntores termomagnéticos com capacidade de interrupção simétrica mínima de acordo com esta Norma; Nota 71: No caso de apenas um centro de medição instalado no mesmo local (recinto, sala) do centro de proteção geral e distanciado até 15 m deste, é dispensada a utilização de disjuntor geral no CM, neste caso a proteção geral do CM fica no próprio CPG, ou no caso de apenas um centro de medição é dispensada a instalação de um CPG, neste caso a proteção geral do centro de medição exerce a função de CPG; Nota 72: Com a instalação de grupo gerador, mesmo sendo instalado apenas um CM é obrigatória a instalação de um CPG;

118 13/09/ de 137 DESENHO 18 LIGAÇÃO DE BOMBA DE INCÊNDIO

119 13/09/ de 137 DESENHO 19 MODELOS DE CENTRO DE MEDIÇÃO 5 Unidades Consumidoras 7 Unidades Consumidoras 9 Unidades Consumidoras Figura 1 Medições Agrupadas para até 9 unidades consumidoras monofásicas que atendam aos critérios do item

120 13/09/ de 137 Figura 2 Centro de Medição Monofásico para até 9 unidades consumidoras

121 13/09/ de 137 Figura 3 Centro de Medição Monofásico para até 32 unidades consumidoras

122 13/09/ de 137 Figura 4 Centro de Medição com Unidades Consumidoras Monofásicas e Polifásicas

123 13/09/ de 137 Figura 5 Centro de Medição Polifásico para até 32 unidades consumidoras Disjuntor Geral até 100 A Entrada pela parte superior do CM.

124 13/09/ de 137 Figura 6 Centro de Medição Polifásico para até 32 unidades consumidoras Disjuntor Geral até 100 A Entrada pela parte inferior do CM.

125 13/09/ de 137 MÓDULO DISTRIBUIÇÃO DISJ DPS Figura 7 Centro de Medição Polifásico para até 32 unidades consumidoras Disjuntor Geral até de 125 a 200 A Entrada pela parte superior do CM

126 13/09/ de 137 MÓDULO DISTRIBUIÇÃO DISJ DPS Figura 8 Centro de Medição Polifásico para até 32 unidades consumidoras Disjuntor Geral de 125 até 200 A Entrada pela parte inferior do CM

127 13/09/ de 137 MÓDULO DISTRIBUIÇÃO Figura 9 Centro de Medição Polifásico para até 32 unidades consumidoras Disjuntor Geral até 225 A Entrada pela parte inferior do CM

128 13/09/ de 137 Figura 10 Caixa de Medição Monofásica Figura 11 - Caixa de Proteção Geral CM Monofásico

129 13/09/ de 137 Figura 12 - Caixa de Barramentos CM Monofásico Figura 13 - Caixa de Medição Polifásica - Direta

130 13/09/ de 137 Figura 14 - Caixa de Proteção Geral CM Polifásico até 100 A Figura 15 - Caixa de Barramentos CM Polifásico até 100 A

131 13/09/ de 137 Figura 16 - Caixa de Proteção Geral CM Polifásico de 125 a 200 A Figura 17 - Caixa de Barramentos CM Polifásico de 125 a 200 A

132 13/09/ de 137 Figura 18 Instalação de equipamentos Detalhe instalação medição fiscal Nota 73: As especificações das caixas podem ser encontradas na NT , em sua ultima revisão, e devem ser fixadas com suportes, fecho fita aço 0,5 x 19 mm e Feita aço inoxidável, largura 19 mm x 25 m. Nota 74: A medição fiscal em poste deve ser instalada a uma altura de mm, com opção de ser instalada com os modelos de caixas das figuras 19 e 20 do desenho 19.

133 13/09/ de 137 Figura 19 Caixa Instalação de equipamentos de Medição Fiscal Figura 20 Caixa Instalação de equipamentos de Medição Fiscal

134 13/09/ de 137 Figura 21 Caixa de Proteção Geral CM Polifásico acima de 200 A

135 13/09/ de 137 Figura 22 Caixa de Barramentos para CM Polifásico acima de 200 A.

136 13/09/ de 137 Figura 23 Centro de Proteção Geral com derivação para 2(dois) Centros de Medição Polifásico. Nota 75: Caixa em chapa de aço laminado a frio nº 18 USSG ou em policarbonato; Nota 76: As caixas em chapa de aço, após tratamento com jato de areia ou fosfatização, deverão receber interna e externamente, duas demãos de pintura anticorrosiva, tipo zarcoprimer e mais duas demãos de tinta esmalte sintético cor cinza clara. Preferencialmente será utilizado pintura a pó epóxi poliéster com espessura mínima de 80 micrômetros; Nota 77: Não serão admitidos cantos vivos na superfície de contato com os condutores; Nota 78: Os módulos devem ser firmemente atarraxados com parafusos zincados de 1/4" e 3/4"; Nota 79: Os módulos devem permitir a montagem de medidores e disjuntores, tanto monofásicos como trifásicos; Nota 80: Todos os módulos devem possuir luvas para alojamento do parafuso de segurança de 1/4", com 20 fios por polegada; Nota 81: A distância entre barras correspondentes a diferentes fases e entre estas e a estrutura de montagem devem obedecer às prescrições da NBR 5410; Nota 82: Somente serão ligadas as unidades consumidoras cujas caixas tenham sido aprovadas pela CONCESSIONÁRIA; Nota 83: Identificação: cada módulo deve ser identificado com o número do apartamento, loja, condomínio, etc; Nota 84: Quaisquer outros tipos de módulos, quanto a dimensões e material de fabricação, devem ser submetidos à prévia aprovação da CONCESSIONÁRIA; Nota 85: Dimensões em milímetros.

Requisitos Técnicos NBR 5356: Transformador de potência NBR 5410: Instalações elétricas de baixa tensão. NBR 5624: Eletroduto rígido de aço carbono, com costura, com revestimento protetor de rosca. NBR

Leia mais

DOCUMENTO NÃO CONTROLADO

DOCUMENTO NÃO CONTROLADO 14/11/2013 1 de 120 SUMÁRIO 1 FINALIDADE... 7 2 CAMPO DE APLICAÇÃO... 7 2.1 Esta norma se aplica... 7 2.2 Esta norma não se aplica... 7 3 RESPONSABILIDADES... 7 4 DEFINIÇÕES... 8 4.1 Agência Nacional de

Leia mais

GERÊNCIA DE NORMAS E PADRÕES ORIENTAÇÃO TÉCNICA OT-003/2015 (NT , NT , NT

GERÊNCIA DE NORMAS E PADRÕES ORIENTAÇÃO TÉCNICA OT-003/2015 (NT , NT , NT 1 OBJETIVO A presente Orientação Técnica altera e complementa as normas de fornecimento contemplando as mudanças ocorridas em conformidade com as alterações da REN 414/2010 da ANEEL, implementadas através

Leia mais

NORMA TÉCNICA SUMÁRIO

NORMA TÉCNICA SUMÁRIO 15/05/2014 1 de 195 SUMÁRIO 1 FINALIDADE... 3 2 CAMPO DE APLICAÇÃO... 3 3 RESPONSABILIDADES... 3 4 DEFINIÇÕES... 5 5 REFERÊNCIAS... 15 6 CRITÉRIOS GERAIS DE FORNECIMENTO... 17 6.1 Generalidades... 17 6.2

Leia mais

DOCUMENTO NÃO CONTROLADO

DOCUMENTO NÃO CONTROLADO 07/12/2010 1 de 117 SUMÁRIO 1 FINALIDADE... 6 2 CAMPO DE APLICAÇÃO... 6 2.1 Esta norma se aplica... 6 2.2 Esta norma não se aplica... 6 3 RESPONSABILIDADES... 6 4 DEFINIÇÕES... 7 4.1 Agência Nacional de

Leia mais

CÓDIGO TÍTULO VERSÃO REDES DE DISTRIBUIÇÃO CONDIÇÕES ESPECÍFICAS PARA CONDOMÍNIOS E LOTEAMENTOS FECHADOS

CÓDIGO TÍTULO VERSÃO REDES DE DISTRIBUIÇÃO CONDIÇÕES ESPECÍFICAS PARA CONDOMÍNIOS E LOTEAMENTOS FECHADOS SISTEMA NORMATIVO CORPORATIVO PADRÃO TÉCNICO CÓDIGO TÍTULO VERSÃO PT.DT.PDN.03.05.021 PARA CONDOMÍNIOS E LOTEAMENTOS FECHADOS 01 APROVADO POR PAULO JORGE TAVARES DE LIMA ENGENHARIA - SP SUMÁRIO 1. OBJETIVO...

Leia mais

NORMA TÉCNICA SUMÁRIO

NORMA TÉCNICA SUMÁRIO 01/11/2013 1 de 136 SUMÁRIO 1 FINALIDADE... 7 2 CAMPO DE APLICAÇÃO... 7 3 RESPONSABILIDADES... 7 4 DEFINIÇÕES... 8 4.1 Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL... 8 4.2 Associação Brasileira de Normas

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BENEDITO NOVO INSTALAÇÃO DE TRANSFORMADOR 150kVA RUA CRUZ E SOUZA, BENEDITO NOVO - SC MEMORIAL DESCRITIVO

PREFEITURA MUNICIPAL DE BENEDITO NOVO INSTALAÇÃO DE TRANSFORMADOR 150kVA RUA CRUZ E SOUZA, BENEDITO NOVO - SC MEMORIAL DESCRITIVO Página : 1 Cliente: Obra: Local: Tipo: Disciplina: Documento: PREFEITURA MUNICIPAL DE BENEDITO NOVO INSTALAÇÃO DE TRANSFORMADOR 150kVA RUA CRUZ E SOUZA, BENEDITO NOVO - SC MEMORIAL DESCRITIVO ELÉTRICA

Leia mais

CÓDIGO TÍTULO VERSÃO PADRÃO DE ENTRADA COM CAIXA DE MEDIÇÃO COM LEITURA ATRAVÉS DE LENTE SÃO PAULO

CÓDIGO TÍTULO VERSÃO PADRÃO DE ENTRADA COM CAIXA DE MEDIÇÃO COM LEITURA ATRAVÉS DE LENTE SÃO PAULO SISTEMA NORMATIVO CORPORATIVO CÓDIGO TÍTULO VERSÃO PT.DT.PDN.03.14.002 LEITURA ATRAVÉS DE LENTE SÃO PAULO 02 APROVADO POR JOSELINO SANTANA FILHO ENGENHARIA E DESENVOLVIMENTO TECNÓLOGICO SUMÁRIO 1. OBJETIVO...

Leia mais

Memorial Técnico Descritivo Projeto Elétrico da Câmara de Vereadores de Canguçu Endereço: Rua General Osório, 979 Canguçu RS

Memorial Técnico Descritivo Projeto Elétrico da Câmara de Vereadores de Canguçu Endereço: Rua General Osório, 979 Canguçu RS Obra: Edifício Comercial Proprietário: Câmara de Vereadores de Canguçu Endereço: R.General Osório, 979 - Canguçu - RS Data: Março de 2009 Responsável Técnico: Arquiteto Charles de Almeida Ferreira 1- Generalidades:

Leia mais

LIGAÇÕES ESPECIAIS PARA ATENDIMENTO EM BAIXA TENSÃO

LIGAÇÕES ESPECIAIS PARA ATENDIMENTO EM BAIXA TENSÃO 1. Introdução Esta norma técnica prevê as condições de atendimento aos Quadros de Sensores e Boosters da Companhia de Saneamento do Paraná - Sanepar. 2. Características Gerais Tensão de atendimento: 127

Leia mais

REGULAMENTO DE INSTALAÇÕES CONSUMIDORAS FORNECIMENTO EM TENSÃO SECUNDÁRIA (ADENDO)

REGULAMENTO DE INSTALAÇÕES CONSUMIDORAS FORNECIMENTO EM TENSÃO SECUNDÁRIA (ADENDO) REGULAMENTO DE INSTALAÇÕES CONSUMIDORAS FORNECIMENTO EM TENSÃO SECUNDÁRIA (ADENDO) 5ª Edição Versão 1.0 MAIO/2018 1 REGULAMENTO DE INSTALAÇÕES CONSUMIDORAS 1. OBJETIVO Este ADENDO tem por objetivo especificar

Leia mais

Apresentação de requisitos de acesso de Distribuidoras e Permissionárias ao Sistema de Distribuição da AES Eletropaulo

Apresentação de requisitos de acesso de Distribuidoras e Permissionárias ao Sistema de Distribuição da AES Eletropaulo NTE-G-023 Apresentação de requisitos de acesso de Distribuidoras e Permissionárias ao Sistema de Distribuição da AES Eletropaulo Norma Técnica da AES Eletropaulo Diretoria de Engenharia Gerência de Planejamento

Leia mais

RECON MT. Até Classe 36,2kV

RECON MT. Até Classe 36,2kV Até Classe 36,2kV INTRODUÇÃO Padronização da configuração de entrada de Clientes Consumidores em Média Tensão. Definições de equipamentos e características eletromecânicas das subestações, tanto para ligações

Leia mais

1. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO Diretoria de Infraestrutura

1. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO Diretoria de Infraestrutura 1. FINALIDADE MEMORIAL DESCRITIVO Fornecimento de energia elétrica a três edifícios da Universidade Federal do Sul da Bahia, com a sede sendo a Reitoria localizada na Rua Itabuna, s/n, Rod. Ilhéus Vitória

Leia mais

CONHEÇA AQUI O PADRÃO PARA NOVA LIGAÇÃO

CONHEÇA AQUI O PADRÃO PARA NOVA LIGAÇÃO CONHEÇA AQUI O PADRÃO PARA NOVA LIGAÇÃO Para que a Celpa ligue a sua luz pela primeira vez, você precisa estar com o padrão de entrada de energia instalado corretamente. Chamamos de Padrão de Entrada Celpa

Leia mais

SUMÁRIO 1 FINALIDADE CAMPO DE APLICAÇÃO RESPONSABILIDADES DEFINIÇÕES REFERÊNCIAS... 9

SUMÁRIO 1 FINALIDADE CAMPO DE APLICAÇÃO RESPONSABILIDADES DEFINIÇÕES REFERÊNCIAS... 9 13/11/2017 1 de 92 SUMÁRIO 1 FINALIDADE... 2 2 CAMPO DE APLICAÇÃO... 2 3 RESPONSABILIDADES... 2 4 DEFINIÇÕES... 3 5 REFERÊNCIAS... 9 6 CRITÉRIOS GERAIS DE FORNECIMENTO... 9 6.1 Generalidades... 9 6.2 Limite

Leia mais

LIGAÇÕES ESPECIAIS PARA ATENDIMENTO EM BAIXA TENSÃO Atendimento aos Armários Concentradores de Operadoras de Telefonia

LIGAÇÕES ESPECIAIS PARA ATENDIMENTO EM BAIXA TENSÃO Atendimento aos Armários Concentradores de Operadoras de Telefonia 1. Introdução Armário Concentrador de Linhas - Conjunto de equipamentos, dispositivos, acessórios e respectivas instalações, localizado numa rede de acesso com função básica de concentrar linhas de assinantes.

Leia mais

AGRUPAMENTOS DE UNIDADES CONSUMIDORAS Critérios e Orientações

AGRUPAMENTOS DE UNIDADES CONSUMIDORAS Critérios e Orientações 1. Introdução Esta norma define os padrões a serem aplicados no atendimento às entradas de serviço de agrupamentos de unidades consumidoras com fornecimento em baixa tensão. A aplicação pode ser efetuada

Leia mais

FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA - IRRIGANTES NTD

FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA - IRRIGANTES NTD Página: 1 de 5 1. Objetivo Este documento define os critérios e padrões dos sistemas de medições a serem observados no fornecimento de energia elétrica para unidades consumidoras classificadas como rural

Leia mais

Estabelecer as normas e padrões técnicos para o fornecimento de pré-formados metálicos. Coordenar o processo de revisão desta especificação.

Estabelecer as normas e padrões técnicos para o fornecimento de pré-formados metálicos. Coordenar o processo de revisão desta especificação. 05/10/2017 1 de 9 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis de afastador de armação secundária destinados a afastamento das Redes Secundárias de

Leia mais

NTC SCD / DMED PROCEDIMENTO PARA HOMOLOGAÇÃO DE CUBÍCULOS BLINDADOS DE MÉDIA TENSÃO. Emissão: abril / 2017

NTC SCD / DMED PROCEDIMENTO PARA HOMOLOGAÇÃO DE CUBÍCULOS BLINDADOS DE MÉDIA TENSÃO. Emissão: abril / 2017 Emissão: abril / 2017 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 2 1.1 Objetivos... 2 1.2 Generalidades... 2 2. CONDIÇÕES GERAIS... 3 3. CARACTERÍSTICAS CONSTRUTIVAS... 4 3.1 Dimensões Mínimas do Compartimento de Medição...

Leia mais

Estabelecer as normas e padrões técnicos para o fornecimento de espaçador losangular. Coordenar o processo de revisão desta especificação.

Estabelecer as normas e padrões técnicos para o fornecimento de espaçador losangular. Coordenar o processo de revisão desta especificação. 05/03/2018 1 de 12 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para espaçador losangular para utilização nas Redes de Distribuição e Transmissão da

Leia mais

Manual de Aprovação de Projeto para Clientes de Média Tensão

Manual de Aprovação de Projeto para Clientes de Média Tensão Manual de Aprovação de Projeto para Clientes de Média Tensão 1 2 Clientes de Média Tensão São aqueles conectados ao sistema de distribuição de energia de 13.800 volts (Rede de MT) da Coelce. Definidos

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO. Título

PROCEDIMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO. Título PROCEDIMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO Título ATENDIMENTO DE LIGAÇÃO DE CONSUMIDORES JUNTO À FAIXA DE PRAIA DA ORLA MARÍTIMA Código NTD-00.074 Data da emissão 05.12.2005 Data da última revisão 18.01.2008 Folha

Leia mais

COMUNICADO TÉCNICO Nº 03

COMUNICADO TÉCNICO Nº 03 Página 1 de 1 COMUNICADO TÉCNICO Nº 03 ALTERAÇÕES NAS TABELAS PARA DIMENSIONAMENTO DOS PADRÕES DE ENTRADA DE BAIXA TENSÃO DE USO COLETIVO 1.OBJETIVO Visando a redução de custos de expansão do sistema elétrico

Leia mais

NOVOS PROCEDIMENTOS PARA ATENDIMENTO DE SOLICITAÇÕES TÉCNICAS PARA ATENDER A RESOLUÇÃO NORMATIVA ANEEL N 670 DE 14 DE JULHO DE 2015

NOVOS PROCEDIMENTOS PARA ATENDIMENTO DE SOLICITAÇÕES TÉCNICAS PARA ATENDER A RESOLUÇÃO NORMATIVA ANEEL N 670 DE 14 DE JULHO DE 2015 CT-63 NOVOS PROCEDIMENTOS PARA ATENDIMENTO DE SOLICITAÇÕES TÉCNICAS PARA ATENDER A RESOLUÇÃO NORMATIVA ANEEL N 670 DE 14 DE JULHO DE 2015 Norma Técnica da AES Eletropaulo Diretoria de Planejamento, Engenharia

Leia mais

Padrões de Entradas de Serviço para Atendimento à Resolução ANEEL 384/2009 e Programa Luz Legal

Padrões de Entradas de Serviço para Atendimento à Resolução ANEEL 384/2009 e Programa Luz Legal Padrões de Entradas de Serviço para Atendimento à Resolução ANEEL 384/2009 e Programa Luz Legal DDI/SCD/SED Maio/2010 Notas sobre esta revisão (maio/2010) Este manual, originalmente desenvolvido para Entrada

Leia mais

Sistema Normativo Corporativo

Sistema Normativo Corporativo Sistema Normativo Corporativo COM LEITURA ATRAVÉS DE LENTE INSTALADA EM VERSÃO Nº PADRÃO TÉCNICO ATA Nº DATAA DATA DA VIGÊNCIA 00-10/08/2011 10/08/2011 APROVADO POR Edson Hideki Takauti SUMÁRIO 1. RESUMO...

Leia mais

S i s t e m a N o r m a t i vo Corporativo

S i s t e m a N o r m a t i vo Corporativo S i s t e m a N o r m a t i vo Corporativo PADRÃO TÉCNICO VERSÃO Nº DELIBERAÇÃO Nº APROVAÇÃO DATA DATA DE PUBLICAÇÃO 01-06/08/2014 06/08/2014 APROVADO POR RODNEY PEREIRA MENDERICO JÚNIOR DTES-BD SUMÁRIO

Leia mais

Sistema Normativo Corporativo

Sistema Normativo Corporativo Sistema Normativo Corporativo PADRÃO TÉCNICO T Í T U L O REDE DE DISTRIBUIÇÃO AÉREA RURAL POSTE DUPLO T CÓDIGO PT.PN.03.13.0012 VERSÃO Nº ATA Nº APROVAÇÃO DATAA DATA DA VIGÊNCIA 00-27/05/2011 27/05/2011

Leia mais

PADRÃO DE REDE DE DISTRIBUIÇÃO SUBTERRÂNEA PARA LOTEAMENTO ABERTO

PADRÃO DE REDE DE DISTRIBUIÇÃO SUBTERRÂNEA PARA LOTEAMENTO ABERTO PADRÃO DE REDE DE DISTRIBUIÇÃO SUBTERRÂNEA PARA LOTEAMENTO ABERTO Celso Rogério Tomachuk dos Santos CPFL Piratininga Rogério Macedo Moreira CPFL Piratininga 1 CPFL Energia Visão Geral da Empresa Líder

Leia mais

ATERRAMENTO DE REDE DE DISTRIBUIÇÃO NTD

ATERRAMENTO DE REDE DE DISTRIBUIÇÃO NTD Página: 1 de 9 Data Elaboração: Dezembro/07 Data Revisão : Setembro/08 1. Objetivo Esta norma tem a finalidade de uniformizar os procedimentos para especificação, execução, medição e inspeção dos serviços

Leia mais

REMANEJAMENTO DE REDE DE DISTRIBUIÇÃO AÉREA

REMANEJAMENTO DE REDE DE DISTRIBUIÇÃO AÉREA REMANEJAMENTO DE REDE DE DISTRIBUIÇÃO AÉREA Redes de Distribuição de Baixa e Média Tensão CANOAS- RS MEMORIAL TÉCNICO DESCRITIVO PROJETO EXECUTIVO 1. OBJETIVO: Fornecer informações necessárias sobre os

Leia mais

MÓDULO I FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE

MÓDULO I FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE MÓDULO I FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE Versão 2.0 Direitos Reservados PROCOBRE 2009 CONTEÚDO Capítulo 1: Fundamentos das instalações elétricas internas Capítulo 2: Parâmetros e relações básicas Capítulo

Leia mais

COMUNICADO TÉCNICO Nº 46

COMUNICADO TÉCNICO Nº 46 Página 1 de 11 COMUNICADO TÉCNICO Nº 46 LIGAÇÕES ESPECIAIS NA VIA PÚBLICA COM MEDIÇÃO Diretoria de Planejamento e Planejamento Gerência de Engenharia Página 2 de 11 ÍNDICE OBJETIVO...3 1. APLICAÇÃO...4

Leia mais

CNPJ: / INSC. EST.: CRITÉTRIOS CONSTRUTIVOS DO PADRÃO DE ENTRADA

CNPJ: / INSC. EST.: CRITÉTRIOS CONSTRUTIVOS DO PADRÃO DE ENTRADA Notas: CRITÉTRIOS CONSTRUTIVOS DO PADRÃO DE ENTRADA A fiação do ramal de saída deve ser a mesma fiação do ramal de entrada; O padrão de entrada na zona rural deverá ficar no mínimo de 10 metros e no máximo

Leia mais

Edição Data Alterações em relação à edição anterior. Nome dos grupos

Edição Data Alterações em relação à edição anterior. Nome dos grupos Instalação de Geradores Particulares em Baixa Tensão não enquadrados na Processo Realizar Novas Ligações Atividade Executar Ligações BT Código Edição Data SM04.14-01.007 3ª Folha 1 DE 7 05/10/2012 HISTÓRICO

Leia mais

MPOEA MANUAL DE PROJETOS E OBRAS ELÉTRICAS E DE AUTOMAÇÃO VOLUME II PADRÕES DE ENTRADAS DE ENERGIA EM BT E AT

MPOEA MANUAL DE PROJETOS E OBRAS ELÉTRICAS E DE AUTOMAÇÃO VOLUME II PADRÕES DE ENTRADAS DE ENERGIA EM BT E AT MPOEA MANUAL DE PROJETOS E OBRAS ELÉTRICAS E DE AUTOMAÇÃO VOLUME II PADRÕES DE ENTRADAS DE ENERGIA EM BT E AT NOVEMBRO / 2008 MPOEA APRESENTAÇÃO VOLUME I ORIENTAÇÕES E PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DE

Leia mais

NORMA TÉCNICA SUMÁRIO

NORMA TÉCNICA SUMÁRIO 25/08/2005 1 de 130 SUMÁRIO 1 FINALIDADE... 7 2 CAMPO DE APLICAÇÃO... 7 3 RESPONSABILIDADES... 7 4 DEFINIÇÕES... 8 4.1 Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL... 8 4.2 Associação Brasileira de Normas

Leia mais

CAMPUS BARRACÃO. MEMORIAL DESCRITIVO ENTRADA DE SERVIÇO COM POSTO DE TRANSFORMAÇÃO 300kVA MAIO / 2018

CAMPUS BARRACÃO. MEMORIAL DESCRITIVO ENTRADA DE SERVIÇO COM POSTO DE TRANSFORMAÇÃO 300kVA MAIO / 2018 CAMPUS BARRACÃO MEMORIAL DESCRITIVO ENTRADA DE SERVIÇO COM POSTO DE TRANSFORMAÇÃO 300kVA MAIO / 2018 1. OBJETO O presente memorial tem como objetivo estabelecer o dimensionamento, as descrições e detalhamentos

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO OBRA: GUARITA E BALANÇA ELETRÔNICA PARA PESAGEM DE CAMINHÕES LOCAL: IMPLANTAÇÃO DE TRANSBORDO

MEMORIAL DESCRITIVO OBRA: GUARITA E BALANÇA ELETRÔNICA PARA PESAGEM DE CAMINHÕES LOCAL: IMPLANTAÇÃO DE TRANSBORDO MEMORIAL DESCRITIVO OBRA: GUARITA E BALANÇA ELETRÔNICA PARA PESAGEM DE CAMINHÕES LOCAL: IMPLANTAÇÃO DE TRANSBORDO LOGRADOURO: ERS 344/Km 89 Distrito Restinga Seca/Linha Maria Luiza CIDADE: SANTO ÂNGELO

Leia mais

COMUNICADO TÉCNICO Nº 44

COMUNICADO TÉCNICO Nº 44 COMUNICADO TÉCNICO Nº 44 PADRÃO DE ENTRADA ECONÔMICO PARA UTILIZAÇÃO EM NÚCLEOS DECLARADOS POR LEI COMO DE INTERESSE SOCIAL Diretoria de Planejamento e Engenharia Gerência de Engenharia ÍNDICE OBJETIVO...4

Leia mais

Instalações Elétricas Prediais A ENG04482

Instalações Elétricas Prediais A ENG04482 Instalações Elétricas Prediais A ENG04482 Prof. Luiz Fernando Gonçalves AULA 13 Dimensionamento de Condutores (Critério do Limite de Queda de Tensão) Porto Alegre - 2012 Tópicos Critério do limite de queda

Leia mais

CNPJ: / INSC. EST.:

CNPJ: / INSC. EST.: - SP - CEP 14.960-000- Cx. Postal 60 CONDIÇÕES GERAIS O cliente cujo padrão de entrada não esteja em conformidade com esta Norma, não será ligado. Recomenda-se que as instalações elétricas internas após

Leia mais

Memorial Descritivo e Especificações Técnicas. Instalações Elétricas. Quadra Poliesportiva

Memorial Descritivo e Especificações Técnicas. Instalações Elétricas. Quadra Poliesportiva Memorial Descritivo e Especificações Técnicas Instalações Elétricas Quadra Poliesportiva Identificação do Projeto: Dados da Obra: Nome: Quadra Poliesportiva do Campus Restinga. Endereço: Rua Alberto Hoffmann,

Leia mais

CÓDIGO TÍTULO VERSÃO REDE DE DISTRIBUIÇÃO SUBTERRÂNEA - PROJETO EM VIAS PÚBLICAS (MEDIA TENSÃO)

CÓDIGO TÍTULO VERSÃO REDE DE DISTRIBUIÇÃO SUBTERRÂNEA - PROJETO EM VIAS PÚBLICAS (MEDIA TENSÃO) SISTEMA NORMATIVO CORPORATIVO ESPECIFICAÇÃO CÓDIGO TÍTULO VERSÃO ES.DT.PDN.03.01.001 VIAS PÚBLICAS (MEDIA TENSÃO) 01 APROVADO POR PAULO JORGE TAVARES DE LIMA ENGENHARIA - SP SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2.

Leia mais

CT Comunicado Técnico. Solicitação de fornecimento de energia a sistemas de recarga de veículo elétrico. Diretoria de Engenharia

CT Comunicado Técnico. Solicitação de fornecimento de energia a sistemas de recarga de veículo elétrico. Diretoria de Engenharia CT - 74 Solicitação de fornecimento de energia a sistemas de recarga de veículo elétrico Comunicado Técnico Diretoria de Engenharia Gerência de Padrões, P&D e Eficiência Energética Página 2 de 11 FOLHA

Leia mais

DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES

DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES Os seis critérios de dimensionamento de circuitos de BT: 1. Seção mínima; 2. Capacidade de condução de corrente; 3. Queda de tensão; 4. Proteção contra sobrecargas; 5. Proteção

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO REFORMA E ADEQUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DA ESTAÇÃO ELEVATÓRIA DE ESGOTO DA LAGOA EEE LAGOA

MEMORIAL DESCRITIVO REFORMA E ADEQUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DA ESTAÇÃO ELEVATÓRIA DE ESGOTO DA LAGOA EEE LAGOA MEMORIAL DESCRITIVO REFORMA E ADEQUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DA ESTAÇÃO ELEVATÓRIA DE ESGOTO DA LAGOA EEE LAGOA : Reforma Elétrica da Estação Elevatória de Esgoto da Lagoa Cliente: Serviço Autônomo

Leia mais

NORMA TÉCNICA SUMÁRIO 1 FINALIDADE CAMPO DE APLICAÇÃO RESPONSABILIDADES DEFINIÇÕES... 7

NORMA TÉCNICA SUMÁRIO 1 FINALIDADE CAMPO DE APLICAÇÃO RESPONSABILIDADES DEFINIÇÕES... 7 16/06/2014 1 de 95 SUMÁRIO 1 FINALIDADE... 6 2 CAMPO DE APLICAÇÃO... 6 3 RESPONSABILIDADES... 6 4 DEFINIÇÕES... 7 4.1 Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL... 7 4.2 Associação Brasileira de Normas

Leia mais

Manual para Execução da Entrada de Serviço

Manual para Execução da Entrada de Serviço Manual para Execução da Entrada de Serviço DDI/SCD Junho/2009 MANUAL PARA EXECUÇÃO DA ENTRADA DE SERVIÇO Versão: junho/2009 ÍNDICE Introdução 1. Padrões Construtivos 1.1. Entradas de Serviço Comercializadas

Leia mais

Estruturas de Rede de Distribuição em Áreas com Riscos de Desmoronamento e de Queda de Árvores e Galhos

Estruturas de Rede de Distribuição em Áreas com Riscos de Desmoronamento e de Queda de Árvores e Galhos Estruturas de Rede de Distribuição em Áreas com Riscos de Desmoronamento e de Queda de Árvores e Galhos Estruturas de Rede de Distribuição em Áreas com Riscos de Desmoronamento e de Queda de Galhos e Árvores

Leia mais

LIGAÇÃO NOVA OU ALTERAÇÃO DE CARGA PARA UNIDADES CONSUMIDORAS COMPREENDIDAS EM VIA PÚBLICA

LIGAÇÃO NOVA OU ALTERAÇÃO DE CARGA PARA UNIDADES CONSUMIDORAS COMPREENDIDAS EM VIA PÚBLICA LIGAÇÃO NOVA OU ALTERAÇÃO DE CARGA PARA UNIDADES CONSUMIDORAS COMPREENDIDAS EM VIA PÚBLICA Condições de atendimento Coordenação de Engenharia Gerência de Planejamento da Expansão e Engenharia da Distribuição

Leia mais

Especificação Técnica de Construção no. 78. Versão no.01 data: 02/03/2018

Especificação Técnica de Construção no. 78. Versão no.01 data: 02/03/2018 CONTEÚDO 1. OBJETIVOS DO DOCUMENTO E ÁREA DE APLICAÇÃO... 2 2. GESTÃO DA VERSÃO DO DOCUMENTO... 2 3. UNIDADES DA VERSÃO DO DOCUMENTO... 2 4. REFERÊNCIAS... 2 4.1 LEGISLAÇÃO... 2 4.2 RESOLUÇÕES DA ANEEL...

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 82, DE 13 DE SETEMBRO DE 2004

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 82, DE 13 DE SETEMBRO DE 2004 AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 82, DE 13 DE SETEMBRO DE 2004 Estabelece as condições para atendimento com redes de energia elétrica nos lotes situados em loteamentos

Leia mais

Instalações Elétricas. Robledo Carazzai AULA 12

Instalações Elétricas. Robledo Carazzai AULA 12 Robledo Carazzai robledo.carazzai@pitagoras.com.br AULA 12 INTRODUÇÃO A DIMENSIONAMENTO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO Tipos de Disjuntores Termomagnéticos; Diferencial Residual. Diferencial

Leia mais

COMUNICADO TÉCNICO Nº 05 ALTERAÇÕES NAS TABELAS PARA DIMENSIONAMENTO DOS PADRÕES DE ENTRADA DE BAIXA TENSÃO DE USO INDIVIDUAL

COMUNICADO TÉCNICO Nº 05 ALTERAÇÕES NAS TABELAS PARA DIMENSIONAMENTO DOS PADRÕES DE ENTRADA DE BAIXA TENSÃO DE USO INDIVIDUAL Página 1 de 2 COMUNICADO TÉCNICO Nº 05 ALTERAÇÕES NAS TABELAS PARA DIMENSIONAMENTO DOS PADRÕES DE ENTRADA DE BAIXA TENSÃO DE USO INDIVIDUAL 1. OBJETIVO Visando a redução de custos de expansão do sistema

Leia mais

NORMA TÉCNICA CELG D. Ligações Especiais para Atendimento em Baixa Tensão NTC-74

NORMA TÉCNICA CELG D. Ligações Especiais para Atendimento em Baixa Tensão NTC-74 NORMA TÉCNICA CELG D Ligações Especiais para Atendimento em Baixa Tensão NTC-74 ÍNDICE SEÇÃO TÍTULO PÁGINA 1. INTRODUÇÃO 1 2. OBJETIVO 2 3. NORMAS E DOCUMENTOS COMPLEMENTARES 3 4. CONDIÇÕES GERAIS DE

Leia mais

Padrão de Entrada de Energia Aéreo

Padrão de Entrada de Energia Aéreo Padrão de Entrada de Energia Aéreo Apresentar a autorização de prefeitura do município que se quer efetuar a ligação (Autorização, habitese ou alvará). Apresentar a escritura ou contrato autenticados em

Leia mais

NORMA TÉCNICA SUMÁRIO

NORMA TÉCNICA SUMÁRIO 10/11/2014 1 de 15 SUMÁRIO 1 FINALIDADE... 2 2 CAMPO DE APLICAÇÃO... 2 3 RESPONSABILIDADES... 2 4 DEFINIÇÕES... 4 4.1 Anteparos naturais... 4 4.2 Anteparos artificiais... 4 4.3 Corrosividade da Atmosfera...

Leia mais

COPEL POSTE DE CONCRETO PARA ENTRADAS DE SERVIÇO NTC

COPEL POSTE DE CONCRETO PARA ENTRADAS DE SERVIÇO NTC POSTE DE CONCRETO PARA ENTRADAS DE SERVIÇO NTC 9170 Exigências Mínimas 1 Objetivo Esta norma tem por finalidade estabelecer as condições mínimas para construção de postes de concreto armado, destinados

Leia mais

Norma Técnica de Distribuição NTD-10 Padrão de Construção Estruturas de Distribuição de Média e Baixa Tensão NORMA TÉCNICA DE DISTRIBUIÇÃO NTD-10

Norma Técnica de Distribuição NTD-10 Padrão de Construção Estruturas de Distribuição de Média e Baixa Tensão NORMA TÉCNICA DE DISTRIBUIÇÃO NTD-10 Norma Técnica de Distribuição NTD-10 Padrão de Construção Estruturas de Distribuição de Média e Baixa Tensão NORMA TÉCNICA DE DISTRIBUIÇÃO NTD-10 PADRÃO DE CONSTRUÇÃO ESTRUTURAS DE DISTRIBUIÇÃO DE MÉDIA

Leia mais

CT-68. Comunicado Técnico. Diretoria de Planejamento, Engenharia e Obras da Distribuição. Gerência de Tecnologia da Distribuição

CT-68. Comunicado Técnico. Diretoria de Planejamento, Engenharia e Obras da Distribuição. Gerência de Tecnologia da Distribuição CT-68 ATUALIZAÇÃO SOBRE PADRÕES DE ENTRADA COM AGRUPAMENTOS COLETIVOS CAIXAS TIPO P E TIPO PP Comunicado Técnico Diretoria de Planejamento, Engenharia e Obras da Distribuição Gerência de Tecnologia da

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 01/03/ de 9

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 01/03/ de 9 01/03/2018 1 de 9 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para Cantoneira para Braço C, utilizados nas Redes de Distribuição da CEMAR Companhia

Leia mais

Condutores, Fornecimento de Tensão e Padrão de Entrada. Instalações Hidráulicas e Elétricas - Profª Bárbara Silvéria

Condutores, Fornecimento de Tensão e Padrão de Entrada. Instalações Hidráulicas e Elétricas - Profª Bárbara Silvéria Condutores, Fornecimento de Tensão e Padrão de Entrada Instalações Hidráulicas e Elétricas - Profª Bárbara Silvéria Condutores e Isolantes Isolantes Materiais que não conduzem eletricidade; Condutores

Leia mais

Especificação de Serviço no. 75. Versão no.01 data: 02/03/2018. Assunto: Sistema de Medição Eletrônica Centralizada Predial

Especificação de Serviço no. 75. Versão no.01 data: 02/03/2018. Assunto: Sistema de Medição Eletrônica Centralizada Predial CONTENTS 1. OBJETIVOS DO DOCUMENTO E ÁREA DE APLICAÇÃO... 2 2. GESTÃO DA VERSÃO DO DOCUMENTO... 2 3. UNIDADES DA VERSÃO DO DOCUMENTO... 2 4. REFERÊNCIAS... 2 5. SIGLAS E PALAVRAS-CHAVE... 2 6. DESCRIÇÃO...

Leia mais

Edição Data Alterações em relação à edição anterior. 2ª 25/01/2005 Padronização do barramento blindado e caixas plásticas.

Edição Data Alterações em relação à edição anterior. 2ª 25/01/2005 Padronização do barramento blindado e caixas plásticas. Fornecimento de Energia Elétrica a Edificações de Uso Coletivo Processo Atendimento aos Clientes Atividade Código Edição Data SM01.00-00.002 11ª Folha 1 DE 150 12/12/2013 HISTÓRICO DE MODIFICAÇÕES Edição

Leia mais

NORMA DA DISTRIBUIÇÃO 6.002

NORMA DA DISTRIBUIÇÃO 6.002 Página 1 de 14 NORMA DA DISTRIBUIÇÃO 6.002 APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE INSTALAÇÃO DE GRUPOS GERADORES PARTICULARES Diretoria de Engenharia Gerência de Planejamento do Sistema e Atendimento Técnico Gerência

Leia mais

PADRÃO TÉCNICO SISTEMA NORMATIVO CORPORATIVO REDE EXCLUSIVA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA CONDOMINIOS E LOTEAMENTOS FECHADOS PT.DT.PDN

PADRÃO TÉCNICO SISTEMA NORMATIVO CORPORATIVO REDE EXCLUSIVA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA CONDOMINIOS E LOTEAMENTOS FECHADOS PT.DT.PDN SISTEMA NORMATIVO CORPORATIVO PADRÃO TÉCNICO CÓDIGO TÍTULO VERSÃO PT.DT.PDN.03.01.002 REDE EXCLUSIVA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA CONDOMINIOS E LOTEAMENTOS FECHADOS 01 APROVADO POR JOSELINO SANTANA FILHO ENGENHARIA

Leia mais

O que é Padrão de Entrada?

O que é Padrão de Entrada? 1 O que é Padrão de Entrada? O padrão de entrada é o conjunto de condutores, eletrodutos, poste, caixa de medição e demais acessórios utilizados na sua montagem, padronizados pela Cosern e de acordo com

Leia mais

ENERGIA EM SUA CASA CONHEÇA AS NORMAS E FAÇA UMA INSTALAÇÃO CORRETA E 100% SEGURA Recon BT_Energia em Casa_10x21.indd 1 12/22/15 3:31 PM

ENERGIA EM SUA CASA CONHEÇA AS NORMAS E FAÇA UMA INSTALAÇÃO CORRETA E 100% SEGURA Recon BT_Energia em Casa_10x21.indd 1 12/22/15 3:31 PM ENERGIA EM SUA CASA Recon BT/2013 Regulamentação para o Fornecimento de Energia Elétrica a Consumidores em Baixa Tensão CONHEÇA AS NORMAS E FAÇA UMA INSTALAÇÃO CORRETA E 100% SEGURA. 499-008 Recon BT_Energia

Leia mais

PADRÃO TÉCNICO SISTEMA NORMATIVO CORPORATIVO REDES DE DISTRIBUIÇÃO AÉREA PT.DT.PDN COM CABOS BAIXA TENSÃO PRÉ-REUNIDOS

PADRÃO TÉCNICO SISTEMA NORMATIVO CORPORATIVO REDES DE DISTRIBUIÇÃO AÉREA PT.DT.PDN COM CABOS BAIXA TENSÃO PRÉ-REUNIDOS SISTEMA NORMATIVO CORPORATIVO PADRÃO TÉCNICO CÓDIGO TÍTULO VERSÃO PT.DT.PDN.03.05.009 01 APROVADO POR PAULO JORGE TAVARES DE LIMA ENGENHARIA E CADASTRO-SP SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. HISTÓRICO DAS REVISÕES...

Leia mais

CC-MD10 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

CC-MD10 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS CC-MD10 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INTRODUÇÃO O presente Memorial descreve e especifica os requisitos mínimos para o fornecimento de materiais e serviços para Desativação com remoção de dois transformadores

Leia mais

3.2. Os afastamentos estabelecidos nesta Norma independem do tipo da rede primária ser compacta ou convencional e nem da tensão da rede primária.

3.2. Os afastamentos estabelecidos nesta Norma independem do tipo da rede primária ser compacta ou convencional e nem da tensão da rede primária. 1. OBJETIVO O objetivo da presente NTC (Norma Técnica COPEL) é estabelecer a padronização de implantação de estruturas básicas de rede secundária isolada, bifásica e trifásica, nas tensões 254/127 V e

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO REFORMA E ADEQUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PT02

MEMORIAL DESCRITIVO REFORMA E ADEQUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PT02 MEMORIAL DESCRITIVO REFORMA E ADEQUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PT02 : Reforma Elétrica PT02 Cliente: Serviço Autônomo de Água e Esgoto SAAE LRV CNPJ: 01.377.043/0001-53 Endereço da obra: Anel Viário,

Leia mais

NBR Instalações elétricas em locais de afluência de público - Requisitos específicos

NBR Instalações elétricas em locais de afluência de público - Requisitos específicos NBR 13570 Instalações elétricas em locais de afluência de público - Requisitos específicos NBR 13570 As prescrições desta Norma complementam, modificam ou substituem as prescrições de caráter geral contidas

Leia mais

ECOM EMPRESA DE CONSTRUÇÕES, CONSULTORIA E MEIO AMBIENTE LTDA.

ECOM EMPRESA DE CONSTRUÇÕES, CONSULTORIA E MEIO AMBIENTE LTDA. PROJETO DE INSTALAÇÕES ELETRICAS DE BAIXA TENSÃO MERCADO DO SÃO JOAQUIM BAIRRO SÃO JOAQUIM, TERESINA - PI TERESINA PI AGOSTO/2014 MEMORIAL DESCRITIVO INST. ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO 1.0 IDENTIFICAÇÃO Obra:

Leia mais

MEMORIAL TÉCNICO: CONSTRUÇÃO DE SUBESTAÇÃO ABRIGADA COM MEDIÇÃO INDIRETA EM BT DE ENERGIA ELÉTRICA E ADEQUAÇÃO AS NORMAS VIGENTES

MEMORIAL TÉCNICO: CONSTRUÇÃO DE SUBESTAÇÃO ABRIGADA COM MEDIÇÃO INDIRETA EM BT DE ENERGIA ELÉTRICA E ADEQUAÇÃO AS NORMAS VIGENTES MEMORIAL TÉCNICO: CONSTRUÇÃO DE SUBESTAÇÃO ABRIGADA COM MEDIÇÃO INDIRETA EM BT DE ENERGIA ELÉTRICA E ADEQUAÇÃO AS NORMAS VIGENTES Estação de Tratamento de Água Moreira RESUMO O presente memorial técnico

Leia mais

COMUNICADO TÉCNICO CT CRITÉRIOS PARA ATENDIMENTO DE CLIENTES COM CARGA INSTALADA ACIMA DE 75 kw. Página 1 de 11. Diretoria de Engenharia

COMUNICADO TÉCNICO CT CRITÉRIOS PARA ATENDIMENTO DE CLIENTES COM CARGA INSTALADA ACIMA DE 75 kw. Página 1 de 11. Diretoria de Engenharia Página 1 de 11 COMUNICADO TÉCNICO CT - 59 CRITÉRIOS PARA ATENDIMENTO DE CLIENTES COM CARGA INSTALADA ACIMA DE 75 kw Diretoria de Engenharia Diretoria de Operações e Planejamento Diretoria Comercial Gerência

Leia mais

AGRUPAMENTO DE UNIDADES CONSUMIDORAS NTC Critérios e Orientações

AGRUPAMENTO DE UNIDADES CONSUMIDORAS NTC Critérios e Orientações 1. Introdução Esta norma define os padrões a serem aplicados no atendimento às entradas de serviço de agrupamentos de unidades consumidoras com fornecimento em baixa tensão. A aplicação pode ser efetuada

Leia mais

FASCÍCULO NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 31:

FASCÍCULO NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 31: FASCÍCULO NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 31: LINHAS ELÉTRICAS A NBR 5410 traz uma série de prescrições relativas às instalações de baixa tensão, que incluem os tipos de linhas

Leia mais

FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA EM TENSÃO PRIMÁRIA DE DISTRIBUIÇÃO NBR14039/05 CELESC NT 01-AT/01 CELESC ADENDO 02/05

FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA EM TENSÃO PRIMÁRIA DE DISTRIBUIÇÃO NBR14039/05 CELESC NT 01-AT/01 CELESC ADENDO 02/05 FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA EM TENSÃO PRIMÁRIA DE DISTRIBUIÇÃO NBR14039/05 CELESC NT 01-AT/01 CELESC ADENDO 02/05 Prof. Marcos Fergütz fev/2015 CONDIÇÕES GERAIS DE FORNECIMENTO Segundo a Norma CELESC

Leia mais

Especificação Técnica no.137. Versão no.01 data: 02/03/2018. Assunto: Estruturas Especiais

Especificação Técnica no.137. Versão no.01 data: 02/03/2018. Assunto: Estruturas Especiais CONTENTS 1. OBJETIVOS DO DOCUMENTO E ÁREA DE APLICAÇÃO... 2 2. GESTÃO DA VERSÃO DO DOCUMENTO... 2 3. UNIDADES DA VERSÃO DO DOCUMENTO... 2 4. REFERÊNCIAS... 2 5. SIGLAS E PALAVRAS-CHAVE... 2 6. DESCRIÇÃO...

Leia mais

CÓPIA NÃO CONTROLADA

CÓPIA NÃO CONTROLADA Título: FORNECIMENTO DE E. E. EM BAIXA TENSÃO NT - 05.001.00 1 de 80 ÍNDICE 1 FINALIDADE... 4 2 CAMPO DE APLICAÇÃO... 4 3 REFERÊNCIAS... 4 4 DEFINIÇÕES... 4 4.1 Aterramento... 4 4.2 Agência Nacional de

Leia mais

1. FINALIDADE. Estabelecer os requisitos a serem atendidos para o fornecimento de medidor eletrônico de energia elétrica para tarifa branca.

1. FINALIDADE. Estabelecer os requisitos a serem atendidos para o fornecimento de medidor eletrônico de energia elétrica para tarifa branca. MANUAL ESPECIAL SISTEMA DE SERVIÇOS E CONSUMIDORES SUBSISTEMA MEDIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA E-321.0019 MEDIDOR ELETRÔNICO PARA TARIFA BRANCA 1/9 1. FINALIDADE Estabelecer os requisitos a serem atendidos

Leia mais

Título do Documento: Rede de Distribuição de Energia Elétrica Aérea com Condutores Nus - Estruturas (Convencional) Tipo: NTC-D-01 Norma Técnica e

Título do Documento: Rede de Distribuição de Energia Elétrica Aérea com Condutores Nus - Estruturas (Convencional) Tipo: NTC-D-01 Norma Técnica e Título do Documento: Rede de Distribuição de Energia Elétrica Aérea com Condutores Nus - Estruturas (Convencional) Tipo: Norma Técnica e Padronização NORMA TÉCNICA E PADRONIZAÇÃO: REDE DE DISTRIBUIÇÃO

Leia mais

ANEXO XIII - MEMORIAL DESCRITIVO

ANEXO XIII - MEMORIAL DESCRITIVO ANEXO XIII - MEMORIAL DESCRITIVO 1 - APRESENTAÇÃO O presente memorial visa descrever as diretrizes básicas a serem observadas na reforma e ampliação da Subestação Transformadora nº 1 EXPEDICIONÁRIO - do.

Leia mais

Instrução de Trabalho no. 82. Versão no.01 data: 02/03/2018

Instrução de Trabalho no. 82. Versão no.01 data: 02/03/2018 CONTEÚDO 1. OBJETIVOS DO DOCUMENTO E ÁREA DE APLICAÇÃO... 2 2. GESTÃO DA VERSÃO DO DOCUMENTO... 2 3. UNIDADES DA VERSÃO DO DOCUMENTO... 2 4. REFERÊNCIAS... 2 4.1 Norma Brasileira (ABNT)... 2 4.2 Documentos

Leia mais

Especificação Técnica no OBJETIVOS DO DOCUMENTO E ÁREA DE APLICAÇÃO GESTÃO DA VERSÃO DO DOCUMENTO... 2

Especificação Técnica no OBJETIVOS DO DOCUMENTO E ÁREA DE APLICAÇÃO GESTÃO DA VERSÃO DO DOCUMENTO... 2 CONTEÚDO 1. OBJETIVOS DO DOCUMENTO E ÁREA DE APLICAÇÃO... 2 2. GESTÃO DA VERSÃO DO DOCUMENTO... 2 3. UNIDADES DA VERSÃO DO DOCUMENTO... 2 4. REFERÊNCIAS... 2 5. SIGLAS E PALAVRAS-CHAVE... 2 6. DESCRIÇÃO...

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO PÚBLICODE ENERGIA ELÉTRICA PARA UNIDADESCONSUMIDORAS ATENDIDAS EM BAIXA TENSÃO

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO PÚBLICODE ENERGIA ELÉTRICA PARA UNIDADESCONSUMIDORAS ATENDIDAS EM BAIXA TENSÃO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO PÚBLICODE ENERGIA ELÉTRICA PARA UNIDADESCONSUMIDORAS ATENDIDAS EM BAIXA TENSÃO A CEB Distribuição S.A., CNPJ n o 07.522.669/0001-92, com sede no Sia Trecho 1 Lote 03 área

Leia mais

2. TOMADA DE ENERGIA:

2. TOMADA DE ENERGIA: MEMORIAL DESCRITIVO DO POSTO DE TRANSFORMAÇÃO DE ENERGIA DA EMEII LUZIA MARIA DAIBEM FERRAZ DE ARRUDA RUA LUIZ MARCÍLIO BERNARDO, 03-160, NÚCLEO HABITACIONAL NOBUJI NAGASAWA O presente memorial descritivo

Leia mais

CC-MD41 AMPLIAÇÕES DE SUBESTAÇÃO E INSTALAÇÕES ELÉRICAS DO CENTRO DE PESQUISA

CC-MD41 AMPLIAÇÕES DE SUBESTAÇÃO E INSTALAÇÕES ELÉRICAS DO CENTRO DE PESQUISA CC-MD41 AMPLIAÇÕES DE SUBESTAÇÃO E INSTALAÇÕES ELÉRICAS DO CENTRO DE PESQUISA INTRODUÇÃO O presente Memorial descreve e especifica os requisitos mínimos para serviços de ampliação de subestação e instalações

Leia mais

1. FINALIDADE. Estabelecer os requisitos a serem atendidos para o fornecimento de medidor eletrônico de energia elétrica. 2. ÂMBITO DE APLICAÇÃO

1. FINALIDADE. Estabelecer os requisitos a serem atendidos para o fornecimento de medidor eletrônico de energia elétrica. 2. ÂMBITO DE APLICAÇÃO MANUAL ESPECIAL SISTEMA DE SERVIÇOS E CONSUMIDORES SUBSISTEMA MEDIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA E-321.0015 MEDIDOR ELETRÔNICO DE ENERGIA ELÉTRICA COM SAÍDA RS485 1/8 1. FINALIDADE Estabelecer os requisitos a

Leia mais

SISTEMA NORMATIVO CORPORATIVO PADRÃO TÉCNICO CÓDIGO TÍTULO VERSÃO PT.DT.PDN GERAÇÃO INCENTIVADA 01 MARCELO POLTRONIERI ENGENHARIA-ES (DEEE)

SISTEMA NORMATIVO CORPORATIVO PADRÃO TÉCNICO CÓDIGO TÍTULO VERSÃO PT.DT.PDN GERAÇÃO INCENTIVADA 01 MARCELO POLTRONIERI ENGENHARIA-ES (DEEE) SISTEMA NORMATIVO CORPORATIVO CÓDIGO TÍTULO VERSÃO PT.DT.PDN.03.05.025 01 APROVADO POR MARCELO POLTRONIERI ENGENHARIA-ES (DEEE) SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. HISTÓRICO DAS REVISÕES... 3 3. APLICAÇÃO... 3

Leia mais

ADEQUAÇÃO DO SISTEMA DE MEDIÇÃO PARA FATURAMENTO DE CLIENTES OPTANTES AO MERCADO LIVRE

ADEQUAÇÃO DO SISTEMA DE MEDIÇÃO PARA FATURAMENTO DE CLIENTES OPTANTES AO MERCADO LIVRE ADEQUAÇÃO DO SISTEMA DE MEDIÇÃO PARA FATURAMENTO DE CLIENTES OPTANTES AO MERCADO LIVRE Março/2017 1 Objetivo Este documento tem por objetivo estabelecer os procedimentos técnicos relativos à adequação

Leia mais

η= = VALORES NOMINAIS DOS MOTORES POTÊNCIA CORRENTE (A) NO EIXO ABSORVIDA FP η (220 V) (CV) DA REDE (KW)

η= = VALORES NOMINAIS DOS MOTORES POTÊNCIA CORRENTE (A) NO EIXO ABSORVIDA FP η (220 V) (CV) DA REDE (KW) (c) Rendimento É a relação entre a potência fornecida ao eixo e a potência elétrica de entrada, ou seja, (Veja Tabela 3), P P util η= = total P P mecanica eletrica (d) Fator de potência Relação entre a

Leia mais

Especificação Técnica no Versão no.01 data: 02/03/2018

Especificação Técnica no Versão no.01 data: 02/03/2018 CONTEÚDO 1. OBJETIVOS DO DOCUMENTO E ÁREA DE APLICAÇÃO... 2 2. GESTÃO DA VERSÃO DO DOCUMENTO... 2 3. UNIDADES DA VERSÃO DO DOCUMENTO... 2 4. REFERÊNCIAS... 2 4.1 LEGISLAÇÃO... 2 4.2 DOCUMENTOS TÉCNICOS

Leia mais