O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior."

Transcrição

1

2 O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior. Um Sistema Operativo com ambiente gráfico, como o Windows Vista, por exemplo, permite ao utilizador trabalhar num ambiente agradável, de fácil utilização.

3 Quando um computador em que trabalham vários utilizadores é ligado, é necessário fazer login, mediante a escolha do nome de utilizador e a introdução da respectiva palavrapasse.

4 A interface de utilizador permite, com o uso do rato e do teclado, abrir menus, executar programas, trabalhar nas aplicações, configurar o ambiente de trabalho, etc..

5 O ambiente de trabalho (desktop) do Windows Vista pode ser personalizado para ter diferentes fundos, cores, etc. No entanto, o seu conteúdo é sempre o mesmo: a área de trabalho onde se abrem as janelas, os menus e as caixas de diálogo. Ícones Símbolos de programas e atalhos de acesso rápido a ficheiros, pastas e programas Área de Trabalho Local onde se encontram os ícones Barra de Tarefas Contém alguns ícones de atalhos e de identificação de programas activos

6 A barra de tarefas, normalmente situada na parte inferior do Ambiente de Trabalho, contém o botão/menu INICIAR, atalhos para aceder rapidamente a programas, o controlo do volume (som), o estado da impressora, os botões que representam as janelas minimizadas dos programas com que estamos a trabalhar.

7 Botão Iniciar Acesso à janela de programas Programas Abertos Nomes de todos os programas que estão a ser usados e cujas janelas estão minimizadas Ícones de acesso rápido Acesso automático ao programa que representam Área de Aviso Ícones que representam os programas que estão na memória

8 As janelas são as áreas do ambiente onde se abrem os programas do computador. A lógica do sistema operativo Windows é, precisamente, uma lógica de janelas.

9 Qualquer janela do Windows apresenta os elementos assinalados: 1 - Botões anterior ou seguinte 2 - Barra de endereços 3 - Caixa de pesquisa 4 - Botões minimizar, maximizar e fechar 5 - Barra de menus 6 - Barra de ferramentas base 7 - Painel de navegação 8 - Barra de deslocamento vertical 9 - Painel principal da janela 10 - Painel de detalhes

10 Sobreposição e movimentação de janelas Para alterar a janela activa, basta clicar com o rato sobre a nova janela Para mudar uma janela de local, basta clicar com o rato na barra de titulo e arrastá-la para o local de destino No Windows podes abrir várias janelas em simultâneo. Estas aparecem sobrepostas no Ambiente de Trabalho

11 As pastas são usadas para organizar os assuntos ou programas do computador. Dentro de uma pasta podem encontrar-se outras pastas ou ficheiros.

12 A criação de pastas pode ser feita de uma das seguintes formas: 1. Na barra de ferramentas base clicar no menu Organizar e escolher Nova pasta. 2. Clicar no botão direito do rato numa zona livre do ambiente de trabalho ou qualquer outra pasta e escolher Novo Pasta. Qualquer que seja o procedimento efectuado, como passo final, digitar um nome para a pasta e premir a tecla Enter.

13 Os ícones são os pequenos objectos gráficos que se encontram, um pouco por toda a parte, no ambiente de janelas. No ambiente de trabalho, por exemplo, podemos encontrar os seguintes ícones: Local onde podes guardar de forma organizada subpastas e ficheiros Forma mais rápida de chegar a programas, ficheiros, pastas, impressoras Toda a informação é guardada sob a forma de ficheiros. Estes podem ser de diferentes tipos, conforme o programa que lhes está associado

14 1. Selecciona o objecto que pretendes mover 2. Prime o botão esquerdo do rato e arrasta-o até ao local de destino 3. Larga o botão esquerdo do rato

15 1. Selecciona o objecto que pretendes copiar 2. Arrasta o objecto até ao local de destino 3. Prime o botão esquerdo do rato e, simultaneamente, a tecla Ctrl 4. Larga o botão esquerdo do rato

16 1. Clica com o botão direito do rato sobre o objecto a que pretendes mudar o nome 2. Selecciona a opção Mudar o nome no menu de acesso rápido 3. Escreve o novo nome

17 1. Clica com o botão direito do rato sobre o objecto a eliminar 2. Selecciona no menu de acesso rápido a opção Eliminar ou prime a tecla Delete 3. Clica sobre Sim para confirmar a eliminação

18 1. Faz duplo clique sobre 2. Selecciona o objecto a recuperar 3. Prime o botão direito do rato e selecciona a opção Restaurar Ao recuperar um objecto (pasta ou ficheiro) ele vai para o local de onde tinha sido eliminado

19 Os atalhos são ligações directas a unidades (disco, disquete ou CD-ROM), impressoras, pastas, programas ou ficheiros do computador ou de uma rede (conjunto de computadores ligados entre si). Os atalhos distinguem-se dos restantes elementos pelo símbolo, que apresentam no canto inferior esquerdo da imagem.

20 Para criar atalhos, escolher um dos seguintes procedimentos: 1. Clicar no ambiente de trabalho com o botão direito do rato e escolher a opção Novo Atalho. Preencher a localização do item, ficheiro ou pasta, escrevendo o caminho ou escolhendo-o a partir do botão Procurar. Clicar em Seguinte, dar um nome ao atalho e premir Concluir.

21 Para eliminar um atalho, clicar sobre o objecto com o botão direito do rato e escolher a opção Eliminar do menu de atalho. Pode confirmar-se a eliminação, premindo o botão Eliminar atalho, ou cancelar a operação, premindo o botão Cancelar. 2. Clicar no objecto, manter premida a tecla Ctrl e arrastá-lo para o ambiente de trabalho. 3. Abrir o menu de atalho sobre o objecto e escolher a opção Enviar para o ambiente de trabalho (criar atalho).

22 Os comandos que permitem que se trabalhe com pastas e atalhos são (1/2):

23 Os comandos que permitem que se trabalhe com pastas e atalhos são (2/2): Nota: A «Reciclagem» é o local para onde vão os ficheiros a eliminar. O sistema permite, depois, restaurá-los no sítio de onde foram eliminados ou destruí-los definitivamente.

24 Os ficheiros do Windows ou do Linux têm associada a extensão do programa (ou aplicação) onde foram criados. Isto é facilmente perceptível pelo ícone que lhes está associado. Estes são alguns exemplos de ficheiros:

25 Os comandos para trabalhar especificamente com ficheiros, isto é, que ainda não foram usados para pastas e atalhos, dependem do tipo de ficheiro. Os mais comuns são (pressionando o botão direito do rato em cima do ficheiro):

26 Para se trabalhar com discos, disquetes ou CD s, o sistema operativo permite, além dos comandos já estudados sobre pastas, atalhos e ficheiros, a opção Formatar, que prepara a unidade para a gravação de ficheiros, eliminando o seu conteúdo.

27 Podem encontrar-se menus em dois locais distintos: (A) a partir do menu INICIAR, agrupando outros menus, programas ou ficheiros; (B) nas janelas, agrupando comandos em categorias distintas.

28 1. Clica sobre 2. Selecciona a opção Todos os programas 3. Clica sobre o nome do programa a executar OU Faz duplo clique com o rato sobre o atalho para o programa, se este existir no Ambiente de trabalho

29 Para abrir o Explorador do Windows, executar uma das seguintes opções: clicar com o botão direito do rato sobre o menu INICIAR e escolher Explorar o Windows abre uma janela que mostra o conteúdo da pasta menu INICIAR; escolher clicar no ícone do ambiente de trabalho «Computador» ou em INICIAR Computador.

30 Estrutura hierárquica de pastas e subpastas Pasta Documento ou ficheiro Sinal indica que a pasta contém subpastas

31 O botão Vistas permite escolher o modo de visualização das pastas e dos ficheiros:

32 As caixas de diálogo são janelas secundárias com botões e vários tipos de opções, através dos quais o utilizador pode executar um determinado comando ou tarefa.

33 Um Sistema Operativo de interface gráfico, como o Windows Vista, inclui inúmeras formas de ajudar o utilizador sempre que lhe surjam dúvidas sobre como executar determinada tarefa.

34 O Windows permite configurar o computador de várias maneiras, quer através do Painel de controlo quer por via da barra de tarefas.

35 Abrindo um menu de atalho com um clique no botão direito do rato sobre a barra de tarefas e escolhendo «Propriedades», podes personalizar a barra de tarefas, o menu iniciar, a área de notificação e a barra de ferramentas.

36 Para abrir o Painel de controlo, clicar em INICIAR Painel de controlo.

37 Aspecto e Personalização permite escolher um tema, um fundo para o ambiente de trabalho, uma protecção de ecrã, o aspecto das janelas e botões, a resolução e a qualidade da cor do monitor. Rede e Internet permite criar novas ligações de rede doméstica ou configurar uma rede para um escritório pequeno bem como configurar-se as opções da Internet ao nível da segurança, privacidade, ligações, etc. Programas permite alterar ou remover programas e componentes do Windows.

38 Seleccionando Desempenho e Manutenção podem ver-se informações básicas sobre o computador, ajustar efeitos visuais, libertar espaço no disco do computador, efectuar cópias de segurança dos dados e reorganizar os itens no disco para que os programas funcionem melhor. Seleccionar Hardware e Som para adicionar novas impressoras, locais ou de rede, configurar Game controller s, opções de telefone e modem, rato, teclado, scanner s e câmaras, etc; ajustar o volume do sistema, modificar o esquema de som e as definições do altifalante.

39 Contas de utilizadores e Segurança Familiar, permite alterar ou criar contas de utilizadores. A opção Relógio, Idioma e Região permite alterar a data e a hora e as opções regionais, bem como o Idioma. Em Facilidade de Acesso é possível ajustar o contraste para o texto e cores do ecrã e configurar o Windows para trabalhar de acordo com necessidades específicas de visão, audição e mobilidade.

40 Além dos programas incluídos no Windows, o sistema operativo permite instalar outros programas das mais diversas categorias: programas para criar vídeos, como o Adobe Premiere, para trabalhar com imagens, como o Adobe Photoshop ou o JASC Paint Shop Pro, para fazer gestão de dados, como o Oracle, etc.

41 Os acessórios do Windows são programas que permitem escrever textos simples, efectuar cálculos, criar ou editar imagens, etc. Para se aceder aos acessórios, abrir INICIAR Todos os programas Acessórios.

42 O Bloco de notas é um editor de texto muito simples que permite digitar texto e aplicar-lhe um único tipo de letra ou tamanho. Pode servir para escrever textos simples mas também como editor de código HTML, para criar páginas Web. Os ficheiros ficam guardados com a extensão.txt.

43 O programa de desenho do Windows é o Paint. Este programa permite criar desenhos simples e editar imagens digitalizadas.

44 O WordPad é o processador de texto do Windows. Permite aplicar formatações simples como tipo, tamanho, estilo e cor do tipo de letra e, ainda, alinhamentos e numerações. Trata-se, em certo sentido, de uma versão menos sofisticada do Word.

45 A calculadora predefinida do Windows é uma «máquina» que efectua cálculos. Para cálculos mais elaborados, clicar no menu VER Científica.

46 Os utilitários são programas que servem para executar tarefas como fazer cópias de segurança, desfragmentar e limpar o disco, compactar ficheiros, evitar que os vírus contaminem o nosso computador, etc.

47 Para se aceder aos utilitários de sistema, clicar em INICIAR Todos os programas Acessórios Ferramentas do sistema.

48 O Windows possui outros utilitários além das ferramentas do sistema, como o compactador de ficheiros. Para correr antivírus ou bloquear o acesso ao computador por parte de pessoas indesejadas ou o acesso a sites específicos através de uma firewall, é necessário adquirir programas como o Panda Antivírus, o Norton Antivírus, o McAfee Antivírus, etc.

49 A compactação permite que as pastas e os ficheiros ocupem menos espaço. Desta forma libertam-se os discos e torna-se mais prático transportar ou enviar informação pela Internet. Para compactar ou comprimir uma pasta ou ficheiro, clicar com o botão direito do rato sobre a pasta ou ficheiro e seleccionar Enviar para Pasta comprimida (zipada).

50 O resultado da compactação é uma pasta ou um ficheiro com o mesmo nome do original mas com um ícone que simboliza que se trata de um objecto comprimido. Os ficheiros podem ser abertos a partir de pastas comprimidas sem serem previamente descomprimidos.

51 O Windows XP está preparado para trabalhar com a Internet, usando, nomeadamente, programas como o Outlook, o Internet Explorer e o MSN Explorer. O browser incluído no Windows XP é o Internet Explorer.

52 Após a instalação do sistema operativo, torna-se necessário instalar pacotes de software como o Microsoft Office ou o OpenOffice.

53 Para encerrar o computador, escolher INICIAR Encerrar. Nota: Este comando, além de fornecer a opção Encerrar, também permite activar os modos Suspender, Hibernar, Reiniciar, Bloquear, Terminar sessão e Mudar de utilizador.

54

55

COMPONENTES DO COMPUTADOR

COMPONENTES DO COMPUTADOR COMPONENTES DO COMPUTADOR Os sistemas informáticos, são constituídos por dois Componentes Fundamentais: Hardware Software Hardware São todos os componentes físicos (electrónicos, mecânicos e electromecânicos)

Leia mais

1.2.5 As operações básicas do sistema operativo de interface gráfico

1.2.5 As operações básicas do sistema operativo de interface gráfico Marco Soares 1 Um sistema operativo de interface gráfico, como o Windows XP, inclui inúmeras formas de ajudar o utilizador sempre que lhe surjam dúvidas sobre como executar determinada tarefa Marco Soares

Leia mais

Agrupamento Campo Aberto - Beiriz. Tecnologias da Informação e Comunicação. Unidade 1: Tecnologias da Informação e Comunicação. 1.2.

Agrupamento Campo Aberto - Beiriz. Tecnologias da Informação e Comunicação. Unidade 1: Tecnologias da Informação e Comunicação. 1.2. Agrupamento Campo Aberto - Beiriz Tecnologias da Informação e Comunicação Unidade 1: Tecnologias da Informação e Comunicação Tecnologias da Informação e Comunicação - 9º ano Operações Básicas do SO de

Leia mais

Escola Sec. do Padrão da Légua OE: TIC Ano: 2008/2009

Escola Sec. do Padrão da Légua OE: TIC Ano: 2008/2009 Ficha de Trabalho: Aula 05 Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Como já sabes o SOFTWARE pode ser de sistema ou de aplicação, conforme seja um conjunto de programas responsáveis pelo funcionamento do

Leia mais

Vizinhança na Rede Permitir-te-á aceder a informática, se ela existir. programa de navegação (browser),como, por ex. Safari, Firefox, Google Chrome,.

Vizinhança na Rede Permitir-te-á aceder a informática, se ela existir. programa de navegação (browser),como, por ex. Safari, Firefox, Google Chrome,. Barra de tarefas Botão Iniciar Acesso à janela de programas Programas Abertos Nomes de todos os programas que estão a ser usados e cujas janelas estão minimizadas Ícones de acesso rápido Acesso automático

Leia mais

1.2 Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

1.2 Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Marco Soares 1 1.2 Sistema Operativo em Ambiente Gráfico O Sistema operativo é o software que faz arrancar o computador e que serve de interface entre o utilizador e o computador Tendo um papel tão importante,

Leia mais

Objetivos. Sistema Operativo em Ambiente Gráfico. Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação

Objetivos. Sistema Operativo em Ambiente Gráfico. Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação Objetivos Definir o conceito de Sistema Operativo Caracterizar os diferentes elementos do Ambiente de trabalho Explicar a finalidade da barra de tarefas Trabalhar ao mesmo tempo com várias janelas Definir

Leia mais

2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC

2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC 2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC Procedimentos para instalar e aceder a um programa Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Windows Prof.: Alexandra Matias Sumário Conhecer os procedimentos associados

Leia mais

Sistema Operativo em Ambiente Gráfico. Área de trabalho

Sistema Operativo em Ambiente Gráfico. Área de trabalho Sistema Operativo em Ambiente Gráfico A interação com o utilizador surge sob a forma de uma interface gráfica. O ambiente de trabalho do Windows 7 é uma área de trabalho no ecrã onde aparecem janelas,

Leia mais

Agrupamento Campo Aberto - Beiriz. Tecnologias da Informação e Comunicação. Unidade 1: Tecnologias da Informação e Comunicação. 1.2.

Agrupamento Campo Aberto - Beiriz. Tecnologias da Informação e Comunicação. Unidade 1: Tecnologias da Informação e Comunicação. 1.2. Agrupamento Campo Aberto - Beiriz Tecnologias da Informação e Comunicação Unidade 1: Tecnologias da Informação e Comunicação Conteúdos Tecnologias da Informação e Comunicação - 9º ano n n n Ambiente gráfico

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa da disciplina da Direção-Geral de Formação Vocacional 3º CICLO CEF T2E/T2I

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de TIC - 9º Ano

Síntese da Planificação da Disciplina de TIC - 9º Ano Síntese da Planificação da Disciplina de TIC - 9º Ano Dias de aulas previstos Período 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 12 13 2.º período 9 9 9 11 11 9 * / 10 * 9 * / 9 * / 10 * 3.º período 9 /11

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa da disciplina da Direção-Geral de Formação Vocacional

PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa da disciplina da Direção-Geral de Formação Vocacional AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM CEF Tipo 2 - Técnico Hotelaria e Restauração Ano Letivo2016-2017 Ciclo de Formação: 2016-2018 Tecnologias da Informação e Comunicação PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s)

Leia mais

Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Configuração do computador com o sistema operativo de interface gráfico O Windows permite configurar o computador de várias maneiras, quer através do Painel de controlo

Leia mais

1. Distinga hardware de software. 2. Complete o quadro seguinte assinalando com um X, os diversos componentes apresentados:

1. Distinga hardware de software. 2. Complete o quadro seguinte assinalando com um X, os diversos componentes apresentados: Estado Português Ficha de trabalho nº1 1. Qual a origem da palavra informática? A palavra informática deriva de Informação e Automática 2. Defina informática. A palavra Informática significa o tratamento

Leia mais

Criação de vários documentos de texto no ambiente de trabalho

Criação de vários documentos de texto no ambiente de trabalho ELABORADO POR MARCO SOARES 1 Criação de vários documentos de texto no ambiente de trabalho Vamos agora criar vários documentos no ambiente de trabalho Clicamos com o botão direito do rato no ambiente de

Leia mais

Windows 95/98/Me/2000

Windows 95/98/Me/2000 Windows 95/98/Me/2000 Mais que um Sistema Operativo, o MS-Windows é um ambiente de trabalho que simula no ecrã o trabalho diário sobre uma secretária. A ideia base do MS-Windows foi a de esconder a organização

Leia mais

A A.1 A.2 Proceder às formalidades de início de módulo: Apresentação do Monitor e dos formandos Apresentação do Módulo Noções básicas de informática:

A A.1 A.2 Proceder às formalidades de início de módulo: Apresentação do Monitor e dos formandos Apresentação do Módulo Noções básicas de informática: Módulo: WinJúnior Data: Setembro a Dezembro 1.º Período da sessão: 50min. Gerais Específicos A- Proceder às formalidades de início de módulo A.1 Apresentação do Monitor e dos formandos; A.2 Apresentação

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação

Tecnologias da Informação e Comunicação Tecnologias da Informação e Comunicação Unidade 2 Processador de texto Microsoft Word 2007 2008 Unicenter. Todos os direitos reservados Sobre o Word 2007 O Microsoft Word é um programa que faz parte das

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

Tecnologias da Informação e Comunicação: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Tecnologias da Informação e Comunicação UNIDADE 1 Tecnologias da Informação e Comunicação: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico 1º Período SUMÁRIO Sistema Operativo: definição e tipos. Elementos básicos

Leia mais

PLANIFICAÇÃO INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO BLOCO I

PLANIFICAÇÃO INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO BLOCO I PLANIFICAÇÃO INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO BLOCO I MÉDIO PRAZO 1 TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E INFORMÁTICA OBJECTIVOS CONTEÚDOS DATA Conceitos Introdutórios Conhecer os conceitos básicos relacionados

Leia mais

Introduzir ao formando sobre as funcionalidades básicas de um PC (Personal Computer) do Windows 7.

Introduzir ao formando sobre as funcionalidades básicas de um PC (Personal Computer) do Windows 7. BREVES NOTAS Introduzir ao formando sobre as funcionalidades básicas de um PC (Personal Computer) e do Windows 7. PC é uma máquina electrónica capaz de receber dados, processalos, armazena-los e tirar

Leia mais

Tecnologias de Informação e Comunicação

Tecnologias de Informação e Comunicação EB1/PE Prof. Eleutério de Aguiar 2012/2013 Introdução à Informática Formação - Coordenação TIC Magda Lopes Tecnologias de Informação e Comunicação 1ª Unidade Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Professora:

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS

SISTEMAS OPERACIONAIS SISTEMAS OPERACIONAIS Conceitos Básicos Sistema Operacional: Um Sistema Operacional é um programa que atua como intermediário entre o usuário e o hardware de um computador. O Propósito do SO é fornecer

Leia mais

As Professoras: Marilene Rodrigues da Silva Cunha Graça Carla Martins Fonseca

As Professoras: Marilene Rodrigues da Silva Cunha Graça Carla Martins Fonseca As Professoras: Marilene Rodrigues da Silva Cunha Graça Carla Martins Fonseca Ano lectivo 2010/2011 INTRODUÇÃO Neste ano lectivo, a EB1/Pe de São Martinho a actividade de TIC irá contemplar todos os alunos

Leia mais

S.O. em ambiente gráfico e modo de texto

S.O. em ambiente gráfico e modo de texto S.O. em ambiente gráfico e modo de texto Sistema Operativos: 1 @ Ms-Dos @ Windows 95, @ Windows 98, @ Windows ME, @ Windows XP, @ Windows NT, @ Windows 2000, @ Windows Vista @ Windows 7/8 e 10 @ Unix,

Leia mais

Escola Básica 2,3 Pedro de Santarém Ano Lectivo 2010/2011 Tecnologias de Informação e Comunicação

Escola Básica 2,3 Pedro de Santarém Ano Lectivo 2010/2011 Tecnologias de Informação e Comunicação AGRUPAMENTO DE ES COLAS PEDRO DE SANTARÉM Escola Básica 2,3 Pedro de Santarém Ano Lectivo 2010/2011 Tecnologias de Informação e Comunicação TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 2º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Leia mais

Linhas de Exploração do Quadro de Competências da Disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) 1º Ciclo do Ensino Básico

Linhas de Exploração do Quadro de Competências da Disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) 1º Ciclo do Ensino Básico Escola Básica e Secundária de Velas Linhas de Exploração do Quadro de Competências da Disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) 1º Ciclo do Ensino Básico 1 Conceitos Básicos No final

Leia mais

ENSINO BÁSICO CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO Empregado Comercial

ENSINO BÁSICO CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO Empregado Comercial Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ENSINO BÁSICO CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO Empregado Comercial ESCOLA EB2.3 D.MIGUEL DE ALMEIDA DISCIPLINA:TIC ANO: EC1 ANO 2013/2014 CONTEÚDOS Conceitos básicos

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Sistema Operacional Prof. Jonatas Bastos Sistema Operacional p Principal software do computador; p Viabiliza o funcionamento do hardware do computador

Leia mais

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens:

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Lápis: Apenas mantenha pressionado o botão do mouse sobre a área em branco, e arraste para desenhar. Pincel: Tem a mesma função do

Leia mais

O AMBIENTE DE TRABALHO... 2 CRIAR, ABRIR E GUARDAR DOCUMENTOS... 6 EDIÇÃO DE DOCUMENTOS... 7 FORMATAÇÃO DE TEXTO Manual de Word INTRODUÇÃO...

O AMBIENTE DE TRABALHO... 2 CRIAR, ABRIR E GUARDAR DOCUMENTOS... 6 EDIÇÃO DE DOCUMENTOS... 7 FORMATAÇÃO DE TEXTO Manual de Word INTRODUÇÃO... INTRODUÇÃO... 2 Noção de processador de texto... 2 O AMBIENTE DE TRABALHO... 2 Área de trabalho... 3 Barra de menus... 3 Barras de ferramentas... 4 Réguas... 5 Botões de visualização... 5 Barra de estados...

Leia mais

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios Ambiente de trabalho Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior. Actualmente, o Windows é

Leia mais

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Novembro 2013 Bemvindo Identificação da UFCD UFCD nº 0756 Folha de Cálculo, com a duração de 50 horas Microsoft Excel 2010 Objectivos: No

Leia mais

Domine o Word Professor: Rafael Henriques

Domine o Word Professor: Rafael Henriques Domine o Word 2010 Professor: 1 08-03-2016 Rafael Henriques Sumário Introdução aos Processadores de texto; Microsoft Word 2010 O ambiente de trabalho O Friso Os Tabuladores do Word 2010; Realização e correcção

Leia mais

Instituto Federal do Rio Grande do Norte IFRN Caicó Curso de Informática Básica INFORMÁTICA BÁSICA CONCEITOS BÁSICOS

Instituto Federal do Rio Grande do Norte IFRN Caicó Curso de Informática Básica INFORMÁTICA BÁSICA CONCEITOS BÁSICOS Instituto Federal do Rio Grande do Norte IFRN Caicó Curso de Informática Básica INFORMÁTICA BÁSICA CONCEITOS BÁSICOS WINDOWS 7 Área de Trabalho Desktop (Área de trabalho) Ícones Menu iniciar Barra de tarefas

Leia mais

Conteúdo de Formação

Conteúdo de Formação Windows + Word 2003 + Excel + PowerPoint 2003 Objetivos Gerais Este curso pretende dotar os participantes dos conhecimentos e competências que lhes permitam de forma eficaz manusear grandes volumes de

Leia mais

Windows - Definição. Windows (pronuncia-se úindôus) é um sistema operacional.

Windows - Definição. Windows (pronuncia-se úindôus) é um sistema operacional. Windows SISTEMA OPERACIONAL Programa que faz comunicação entre o hardware e os demais softwares. Exemplo: Dos, Windows É o Software principal, controla e gerencia o computador traduzindo suas instruções

Leia mais

Dispositivos indicadores e teclado

Dispositivos indicadores e teclado Dispositivos indicadores e teclado Número de publicação do documento: 419590-131 Janeiro de 2007 Este manual explica o funcionamento dos dispositivos indicadores e do teclado. Conteúdo 1 Dispositivos apontadores

Leia mais

FORMAÇÃO DE MICROSOFT WORD Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Janeiro 2014

FORMAÇÃO DE MICROSOFT WORD Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Janeiro 2014 FORMAÇÃO DE MICROSOFT WORD 2007 Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Janeiro 2014 Bemvindo Identificação da UFCD UFCD nº 0754 Processador de Texto, com a duração de 50 horas Microsoft Word 2007 Para criar um

Leia mais

TABELAS COMPARATIVAS WINDOWS XP x WINDOWS SEVEN

TABELAS COMPARATIVAS WINDOWS XP x WINDOWS SEVEN PROF. André Alencar Informática 1 TABELAS COMPARATIVAS WINDOWS XP x WINDOWS SEVEN WINDOWS XP WINDOWS SEVEN CONCEITOS BÁSICOS Sistema de 32 bits em português e 64 bits apenas em Sistema de 32 e 64 bits

Leia mais

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011 Manual Profissional BackOffice Mapa de Mesas v2011 1. Índice 2. INTRODUÇÃO... 2 3. INICIAR O ZSRest Backoffice... 3 1 4. Confirmar desenho de mesas...... 4 b) Activar mapa de mesas... 4 c) Zonas... 4 5.

Leia mais

TUTORIAL DO SOFTWARE SMART NOTEBOOK 10

TUTORIAL DO SOFTWARE SMART NOTEBOOK 10 TUTORIAL DO SOFTWARE SMART NOTEBOOK 10 Índice 1. BARRA DE FERRAMENTAS... 2 2. BARRA DE MENUS:... 3 Menu FICHEIRO... 3 -GUARDAR PÁGINA COMO ITEM DA GALERIA... 3 - IMPRIMIR... 4 Menu EDITAR... 4 - CLONAR...

Leia mais

777 Processador de Texto

777 Processador de Texto Word 2007 777 Processador de Texto Microsoft Office Word 2007 Microsoft Office 2007 Processador de texto Formadora: Sónia Rodrigues 1 Formadora: Sónia Rodrigues 2 Introdução Microsoft Office Word 2007,

Leia mais

Manual Prático. Elisabete Aguiar

Manual Prático. Elisabete Aguiar Manual Prático Elisabete Aguiar Índice A BARRA DE OPÇÕES... 4 Abrir um documento existente... 6 Guardar um documento Word... 7 Ambiente de Trabalho no Microsoft Word 2007... 9 Configuração de Páginas...

Leia mais

Preferências do Programa

Preferências do Programa Capítulo 5 Preferências Preferências são funções pre-estabelecidas que controlam o ZoomText quando se inicia ou sai do programa, ou como aparece no ecrã enquanto corre. Pode ainda, activar a Actualização

Leia mais

FORMAÇÃO DE MICROSOFT WORD Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Janeiro 2014

FORMAÇÃO DE MICROSOFT WORD Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Janeiro 2014 FORMAÇÃO DE MICROSOFT WORD 2007 Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Janeiro 2014 Bemvindo Identificação da UFCD UFCD nº 0754 Processador de Texto, com a duração de 50 horas Microsoft Word 2007 APRESENTAÇÃO:

Leia mais

Menu Iniciar. Ou através das teclas CTRL+ESC ELABORADO POR MARCO SOARES 1

Menu Iniciar. Ou através das teclas CTRL+ESC ELABORADO POR MARCO SOARES 1 ELABORADO POR MARCO SOARES 1 Menu Iniciar Em baixo à esquerda fica o menu iniciar para aceder aos programas, ficheiros, configurações, ou até mesmo para desligar o computador Ao dar um clique aparece um

Leia mais

Introdução ao Sistema Operativo Windows. Informática

Introdução ao Sistema Operativo Windows. Informática Introdução ao Sistema Operativo Windows Informática Sistema Operativo: Windows Iniciar Ctrl+Alt+Delete Controlo de acesso: User name + Password WIMP (Windows, Icon, Mouse Program) Janela Barra de título:

Leia mais

Unidade de Ensino/Aprendizagem 1 - Tecnologias da Informação e Comunicação

Unidade de Ensino/Aprendizagem 1 - Tecnologias da Informação e Comunicação Unidade de Ensino/Aprendizagem 1 - Tecnologias da Informação e Comunicação 1.1. CONCEITOS INTRODUTÓRIOS Objetivos Conteúdos Sugestões metodológicas / Situações de aprendizagem N.º de aulas (50min) - Diagnosticar

Leia mais

Migrar para o Outlook 2010

Migrar para o Outlook 2010 Neste Guia O aspecto do Microsoft Outlook 2010 é muito diferente do Outlook 2003, pelo que este guia foi criado para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem. Continue a ler para conhecer as partes essenciais

Leia mais

Modulo 2 Gestão de Base

Modulo 2 Gestão de Base Didáxis - Escola Cooperativa de Vale S. Cosme Modulo 2 Gestão de Base de Dados Aula Nº 55 / 56 09-01-2008 Sumário: Programa de gestão de bases de dados. Introdução ao estudo das tabelas. 2 Gestão de Base

Leia mais

Microsoft PowerPoint 2003

Microsoft PowerPoint 2003 Página 1 de 32 Índice Conteúdo Nº de página Introdução 3 Área de Trabalho 5 Criando uma nova apresentação 7 Guardar Apresentação 8 Inserir Diapositivos 10 Fechar Apresentação 12 Abrindo Documentos 13 Configurar

Leia mais

Dispositivos apontadores e teclado Manual do utilizador

Dispositivos apontadores e teclado Manual do utilizador Dispositivos apontadores e teclado Manual do utilizador Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. As informações contidas

Leia mais

17/04/ :30 Leite Júnior QUESTÕES CESGRANRIO 17/04/2012 AO VIVO

17/04/ :30 Leite Júnior QUESTÕES CESGRANRIO 17/04/2012 AO VIVO QUESTÕES CESGRANRIO 17/04/2012 AO VIVO CONCURSO: PROMINP CARGO: NÍVEL MÉDIO Para responder às questões de nos 41 a 47, considere as configurações padrões do sistema operacional Windows XP em português.

Leia mais

A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S D E O L I V E I R I N H A ( ) E S C O L A B Á S I C A D E O L I V E I R I N H A ( )

A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S D E O L I V E I R I N H A ( ) E S C O L A B Á S I C A D E O L I V E I R I N H A ( ) DISCIPLINA: TIC ANO: 91º TURMAS: A ANO LECTIVO: 2011/2012 P L A N I F I C A Ç Â O A N U A L - T I C Módulo 1: Conceitos essenciais e sistema operativo em ambiente gráfico AULAS PREVISTAS: 5 x 45 Minutos

Leia mais

MICROSOFT WINDOWS XP

MICROSOFT WINDOWS XP MICROSOFT WINDOWS XP ÍNDICE CAPÍTULO 1 HISTÓRIA DO COMPUTADOR...7 O COMPUTADOR...8 CAPÍTULO 2 O WINDOWS...12 UTILIZANDO O MOUSE E O TECLADO...15 CAPÍTULO 3 ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS...20 BARRA DE TAREFAS...21

Leia mais

Barra de tarefas no Windows 7 (continuação)

Barra de tarefas no Windows 7 (continuação) ELABORADO POR MARCO SOARES 1 Barra de tarefas no Windows 7 (continuação) Clique com o botão direito do rato em cima da barra de tarefas e verá que aparece um menu de contexto com várias opções Repare que

Leia mais

Apresentador Gráfico - Microsoft PowerPoint. Apresentação de Diapositivos - 90 min. 1. Criação de transições entre diapositivos

Apresentador Gráfico - Microsoft PowerPoint. Apresentação de Diapositivos - 90 min. 1. Criação de transições entre diapositivos Apresentador Gráfico - Microsoft PowerPoint Apresentação de Diapositivos - 90 min Ficha orientada nº5 Objectivos: Criação de transições entre diapositivos Aplicação de efeitos de animação Definição de

Leia mais

Dispositivos apontadores e teclado Guia do usuário

Dispositivos apontadores e teclado Guia do usuário Dispositivos apontadores e teclado Guia do usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft e Windows são marcas registadas da Microsoft Corporation nos EUA. As informações aqui

Leia mais

Praticar os princípios da ordenação, cópia de formatos, hifenização, trabalho com múltiplos documentos, modos de visualização e impressão.

Praticar os princípios da ordenação, cópia de formatos, hifenização, trabalho com múltiplos documentos, modos de visualização e impressão. Sessão nº 7 Mais opções de formatação e impressão Objectivos: Praticar os princípios da ordenação, cópia de formatos, hifenização, trabalho com múltiplos documentos, modos de visualização e impressão.

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA ESTUDO DE CASO - WINDOWS

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA ESTUDO DE CASO - WINDOWS 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA ESTUDO DE CASO - WINDOWS Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Ligando o computador 2

Leia mais

Grupo Disciplinar Informática DISCIPLINA: Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação ANO: 9º Planificação a médio e longo prazo

Grupo Disciplinar Informática DISCIPLINA: Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação ANO: 9º Planificação a médio e longo prazo Grupo Disciplinar 550 - Informática DISCIPLINA: Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação ANO: 9º Planificação a médio e longo prazo Calendarização Conteúdos Objetivos Essenciais Objetivos

Leia mais

Painel táctil e teclado

Painel táctil e teclado Painel táctil e teclado Manual do utilizador Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca comercial registada da Microsoft Corporation nos EUA. As informações aqui contidas

Leia mais

CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR PARA UTILIZAÇÃO PLATAFORMA COOPERA2020

CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR PARA UTILIZAÇÃO PLATAFORMA COOPERA2020 CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR PARA UTILIZAÇÃO PLATAFORMA COOPERA2020 Passos para uma configuração correta: 1)VERIFICAÇÃO SISTEMA OPERATIVO 2)VERIFICAÇÃO BROWSER 3)INSTALAÇÃO DO JAVA SOMENTE O DE 32 bits.

Leia mais

CURSO: Descrição do Curso

CURSO: Descrição do Curso INFORMÁTICA PACOTE 3. OFFICE Carga horária WINDOWS, WORD, EXCEL E POWERPOINT NIVEL BÁSICO Destinatários CURSO: Objectivos do Curso O presente curso tem como objectivos dotar os formandos de conhecimentos

Leia mais

Dispositivos indicadores e teclado

Dispositivos indicadores e teclado Dispositivos indicadores e teclado Número de publicação do documento: 419662-131 Janeiro de 2007 Este manual explica o funcionamento dos dispositivos indicadores e do teclado do computador. Conteúdo 1

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 WINDOWS XP

INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 WINDOWS XP UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: Bacharelado em Ciências e Tecnologia INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 WINDOWS XP Profª Danielle Casillo SUMÁRIO Painel de Controle 2 PAINEL DE CONTROLE Fornece

Leia mais

Seu manual do usuário HTC TOUCH PRO2

Seu manual do usuário HTC TOUCH PRO2 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual do usuário (informação,

Leia mais

TIC 1 Processamento de Texto UMA INTRODUÇÃO AO PROCESSADOR DE TEXTO MS WORD [André Coutinho]

TIC 1 Processamento de Texto UMA INTRODUÇÃO AO PROCESSADOR DE TEXTO MS WORD [André Coutinho] TIC 1 Processamento de Texto UMA INTRODUÇÃO AO PROCESSADOR DE TEXTO MS WORD 2010 [André Coutinho] O QUE É UM PROCESSADOR DE TEXTO? É uma ferramenta; permite produzir documentos diversos, utilizando diferentes

Leia mais

Microsoft Office

Microsoft Office 2018 Índice Como instalar a aplicação... 2 Como gerir instalações... 9 1 Como instalar a aplicação Para poder instalar o Microsoft Office 365 @UP, deverá: 1. Saber qual o seu Login para utilização deste

Leia mais

Windows 8 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora)

Windows 8 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) 5235 - Windows 8 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Windows 8 1.1. Novidades da Versão.........21 1.2. Tela de Bloqueio.........21 1.2.1. Personalizar a Tela de

Leia mais

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução 1. Introdução 1.1. O que é Microsoft PowerPoint 2007 Microsoft Office PowerPoint 2007 é um software de apresentação gráfica produzido pela Microsoft Corporation para o sistema operacional Microsoft Windows.

Leia mais

Dispositivos indicadores e teclado

Dispositivos indicadores e teclado Dispositivos indicadores e teclado Número de publicação do documento: 406845-131 Abril de 2006 Este manual explica o funcionamento dos dispositivos indicadores e do teclado do computador. Conteúdo 1 Dispositivos

Leia mais

Conta de utilizador: root

Conta de utilizador: root Conta de utilizador: root A maior arte dos sistemas operativos Linux incluem uma conta de utilizador chamada root Este utilizador tem privilégios especiais e é chamado algumas vezes por Superuser (Superutilizador)

Leia mais

Actualizações de software Manual do utilizador

Actualizações de software Manual do utilizador Actualizações de software Manual do utilizador Copyright 2008, 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca comercial registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. As informações

Leia mais

Serviços de Informática :: Divisão de Infraestruturas e Serviços :: Universidade de Évora

Serviços de Informática :: Divisão de Infraestruturas e Serviços :: Universidade de Évora Guia de utilização do Colibri Instalação do software Criar Sessão Consultar as sessões criadas Participar numa sessão Gravação de Sessões Iniciar a gravação de uma sessão Descarregar a gravação Versões

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA, SANTIAGO DO CACÉM GRUPO DISICPLINAR - Informática ANO: 10º TICP ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/6

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA, SANTIAGO DO CACÉM GRUPO DISICPLINAR - Informática ANO: 10º TICP ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/6 ANO: 10º TICP ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/6 Módulo 1 Folha de Cálculo Conceitos básicos o Introdução o O que podemos fazer com o Microsoft Excel o Estrutura geral de uma folha de cálculo o Iniciar o Microsoft

Leia mais

Informática Material de Apoio Professor Érico Araújo.

Informática Material de Apoio Professor Érico Araújo. WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE Painel de Controle é uma ferramenta na qual podemos ajustar todas as configurações do sistema operacional Windows 7. No painel de controle encontramos vários ícones, cada qual

Leia mais

Exercício 1 - Resolução do ecrã. Tecnologias da Informação e Comunicação

Exercício 1 - Resolução do ecrã. Tecnologias da Informação e Comunicação Vamos começar a explorar o Sistema Operativo Windows 7. Após ligares o Computador e o Sistema Operativo terminar de carregar aparecerá no ecrã uma área de trabalho semelhante à seguinte. Esta área de trabalho

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Grupo Informática. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (7º Ano)

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Grupo Informática. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (7º Ano) Nºaulas A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias Distinguir e utilizar a terminologia comum relacionada com as Tecnologias da Informação e Comunicação teste diagnóstico Conceitos fundamentais

Leia mais

O Microsoft Publisher 2013 tem um aspeto das versões anteriores, pelo que criámos este guia para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem.

O Microsoft Publisher 2013 tem um aspeto das versões anteriores, pelo que criámos este guia para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem. Guia de Introdução O Microsoft Publisher 2013 tem um aspeto das versões anteriores, pelo que criámos este guia para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Adicione

Leia mais

Windows 10 (2ª Edição) Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora)

Windows 10 (2ª Edição) Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) 7181 - Windows 10 (2ª Edição) Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 1.1.O que há de Novo?...24 1.2.Edições do Windows 10...25 1.3.Ambiente da Área de Trabalho do Windows 10...26 1.3.1.Menu

Leia mais

MICROSOFT WINDOWS 7 WINDOWS 7 WINDOWS 7

MICROSOFT WINDOWS 7 WINDOWS 7 WINDOWS 7 MICROSOFT WINDOWS 7 ÍNDICE CAPÍTULO 1 A HISTÓRIA DO COMPUTADOR...7 O COMPUTADOR...8 CAPÍTULO 2 O WINDOWS...12 UTILIZANDO O MOUSE E O TECLADO...15 CAPÍTULO 3 ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS...20 BARRA DE TAREFAS...21

Leia mais

ANO LECTIVO 2008/2009. Planificação Médio Prazo. 8º Ano Área de Projecto. Horário Semanal: 1 Bloco de 90 min

ANO LECTIVO 2008/2009. Planificação Médio Prazo. 8º Ano Área de Projecto. Horário Semanal: 1 Bloco de 90 min DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO ALENTEJO CENTRO DA ÁREA EDUCATIVA DO BAIXO ALENTEJO E ALENTEJO LITORAL ESCOLA SECUNDÁRIA DE MANUEL DA FONSECA SANTIAGO DO CACÉM ANO LECTIVO 2008/2009 Planificação Médio

Leia mais

O Sistema Operativo Windows NT Workstation

O Sistema Operativo Windows NT Workstation O Sistema Operativo Windows NT Workstation Sistemas Operativos da da Microsoft para Computadores Pessoais Windows 95 / 98 / 2000 + Windows NT Workstation pag. 1 estruturas diferentes ambientes de de trabalho

Leia mais

WINDOWS. O que é o Windows?

WINDOWS. O que é o Windows? WINDOWS O que é o Windows? O que é um sistema operacional? É o primeiro sistema que você entra em contato ao ligar o seu computador, seu tablet ou smartphone. O sistema operacional é responsável por controlar

Leia mais

Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova.

Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova. Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova. 1) Observe os seguintes procedimentos para copiar um arquivo de uma pasta para outra pasta

Leia mais

Explorador do Windows (manipulação de ficheiros)

Explorador do Windows (manipulação de ficheiros) Vamos começar a explorar o Sistema Operativo Windows 7. Após ligar o Computador e o Sistema Operativo terminar de carregar aparecerá no ecrã uma área de trabalho semelhante à seguinte. Explorador do Windows

Leia mais

MANUAL DE MICROSOFT EXCEL 2003 Sem bichos de sete cabeças

MANUAL DE MICROSOFT EXCEL 2003 Sem bichos de sete cabeças MANUAL DE MICROSOFT EXCEL 2003 Sem bichos de sete cabeças Trabalho realizado para Metodologia de Investigação I para a Professora M. Isabel Chagas por: Deolinda Canelo Dulce Mourato Sandra Gaspar Eugénia

Leia mais

Escola EB 2,3 de Amares

Escola EB 2,3 de Amares Manual da Acção de Formação INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Escola EB 2,3 de Amares 2006/2007 ÍNDICE 1. CORREIO ELECTRÓNICO... 3 1.1. INTRODUÇÃO AO CORREIO ELECTRÓNICO... 3 1.2. CRIAÇÃO

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. IPD / Digitação (04)

INFORMÁTICA BÁSICA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. IPD / Digitação (04) INFORMÁTICA BÁSICA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO IPD / Digitação (04) Conceitos de Hardware e Software; Uso correto do Teclado; Ensinar a operar software de digitação. Windows Conceitos de sistema operacional;

Leia mais

Tabela de Conteúdo. Pág. 2

Tabela de Conteúdo. Pág. 2 Pág. 1 Tabela de Conteúdo 1. Introdução à Teleaula... 3 1.1 Funcionalidades da Teleaula... 3 2. Iniciação rápida... 3 2.1 A barra de ferramentas... 4 2.2 Iniciar/ Terminar uma ligação... 5 3. Videoconferência...

Leia mais

Actualizações de software Manual do utilizador

Actualizações de software Manual do utilizador Actualizações de software Manual do utilizador Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca comercial registada da Microsoft Corporation nos EUA. As informações aqui contidas

Leia mais

777 Processador de Texto

777 Processador de Texto 777 Processador de Texto Microsoft Office Word 2007 Formadora: Sónia Rodrigues 1 Word 2007 Microsoft Office 2007 Processador de texto Formadora: Sónia Rodrigues 2 1 Introdução Microsoft Office Word 2007,

Leia mais

MANUAL Formação: TIC (Word) Maio/2011

MANUAL Formação: TIC (Word) Maio/2011 Formatar colunas (1, 2 ou 3 ) Limites à volta do texto: Pág. 1/21 Capitulares Maiúsculas / Minúsculas Seleccionar a opção pretendida: (não esquecer que tem de estar já seleccionado o texto ao qual se pretende

Leia mais

1. A informação, o conhecimento

1. A informação, o conhecimento DISCIPLINA: Tecnologias da Informação e Comunicação ANO DE ESCOLARIDADE: 7º PLANIFICAÇÃO SEMESTRAL 2016/2017 METAS CURRICULARES DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO/ TEMAS INFORMAÇÃO I7 1. A informação, o conhecimento e

Leia mais

Migrar para o OneNote 2010

Migrar para o OneNote 2010 Neste Guia O aspecto do Microsoft OneNote 2010 é muito diferente do OneNote 2007, pelo que este guia foi criado para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem. Continue a ler para conhecer as partes essenciais

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Planificação Anual da Disciplina de Tecnologias da Informação e da Comunicação 1º Ano (24 + 24 + 24 + 24 = 96 horas) CEF Operador de Informática Ano

Leia mais