COMPARATIVO ENTRE MÉTODOS DE TRATAMENTO DE MAPAS DE PRODUTIVIDADE. Favoni, VA 1, Tedesco, DO 2, Tanaka, EM, 3

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COMPARATIVO ENTRE MÉTODOS DE TRATAMENTO DE MAPAS DE PRODUTIVIDADE. Favoni, VA 1, Tedesco, DO 2, Tanaka, EM, 3"

Transcrição

1 COMPARATIVO ENTRE MÉTODOS DE TRATAMENTO DE MAPAS DE PRODUTIVIDADE Favoni, VA 1, Tedesco, DO 2, Tanaka, EM, 3 1 Discente do curso em Mecanização em Agricultura de precisão na FATEC Pompeia Shunji Nishimura, viniciusfavoni@hotmail.com 2 Discente do curso em Mecanização em Agricultura de precisão na FATEC Pompeia Shunji Nishimura, danilotedesco@outlook.com 3 Msc. Docente do curso de Mecanização em Agricultura de precisão na FATEC Pompeia Shunji Nishimura, tanaka@fatecpompeia.edu.br Área Temática: Tecnologias e Inovações para o Agronegócio RESUMO O trabalho teve como objetivo comparar o resultado entre o tratamento de dados de produtividade de uma área destinada a produção de soja no município de Cândido Mota, SP. Os dados foram tratados de forma manual com o software Qgis, versão e de forma automática com o software Topper Maps, versão Com a realização do trabalho foi possível se observar grande diferença entre os dados tratados de forma automática, visto que o mesmo não realiza qualquer tipo de limpeza nos dados, afetando assim a qualidade final do mapa de produtividade. Palavras-Chave: Mapa de Produtividade, Tratamento, Variabilidade. ABSTRACT The study aimed to compare the results between the treatments of data of productivity of an area for soybean production in the municipality of Cândido Mota, SP. The data were processed manually with the software Qgis, version and automatically with the software Topper Maps, version With the completion of the work was possible to observe big difference between the data processed in an automatic way, since the same does not perform any type of cleaning the data, thus affecting the quality end of the yield map. Key Words: The Yield Map, Treatment, Variability. 1. INTRODUÇÃO BALASTREIRE (1998), considerou que a geração de mapas de produtividade é a fase que apresenta maior facilidade de execução dentro do ciclo da AP Segundo SCHUELLER, 2000, Devido à grande variedade de equipamentos e pesquisas realizadas, principalmente em colheita de cereais, tais como, soja e milho, pode-se coletar grande quantidade de informações sobre uma área a um custo operacional acessível MOLIN (2000), cita que a implementação de um sistema de AP implica num ciclo fechado de tarefas. Neste ciclo o mapa de colheita é a informação mais completa para visualizar a variabilidade espacial das lavouras. Esse trabalho realiza uma análise qualitativa entre o processamento dos dados de colheita de soja utilizando o software Topper Maps e o processamento dos dados utilizando o software Qgis.

2 2. METODOLOGIA O estudo foi realizado em uma colheita de soja, na cidade de Cândido Mota-SP. A área utilizada para o experimento está situada sobre as coordenadas centrais latitude -22,90573 longitude -50, Na área vem sendo realizado o levantamento da produtividade há três safras em pareceria com a Fatec Pompeia Shunji Nishimura. Para a geração dos mapas de produtividade foram utilizados dados pertencente a safra de soja do ano de A colheita foi realizada com uma colhedora de cereais tangencial John Deere 1175 com plataforma de corte de 19 pés, utilizou-se o monitor de colheita tipo optico produzido pela Stara, Modelo Topper 4500 foi calibrado para que durante a colheita fossem gerados pontos com informações de produtividade a cada 3 segundos. O software, realiza a leitura da umidade dos grãos a campo e realiza a conversão dos valores, a partir do valor de comercialização da cultura, logo os valores dos dados apresentados em mapas estão em 13% de umidade, valor de comercialização da soja. Após a geração dos mapas de produtividade os mesmos foram filtrados em um programa de S.I.G (sistema de informações geográficas) Qgis, onde foi realizada a retirada de erros de coordenadas, valores de produtividade discrepantes e após isso foi realizada a interpolação segundo o método de Krigagem. Os dados base retirados da colhedora foram inseridos no software Topper Maps Versão , onde foram interpretados e interpolados de forma automática pelo programa. Após o processamento nos dois softwares, realizou-se uma comparação para verificar a semelhança entre os mapas interpolados. 3. REVISÃO DE LITERATURA Segundo Pierce & Nowak (1999) Agricultura de Precisão é a aplicação de princípios e tecnologias para manejar a variabilidade espacial e temporal, associada com todos os aspectos da produção agrícola, com o objetivo de aumentar a produtividade na agricultura e a qualidade ambiental. Molin (2000), cita que a implementação de um sistema de AP implica num ciclo fechado de tarefas. Neste ciclo o mapa de colheita é a informação mais completa para visualizar a variabilidade espacial das lavouras. BALASTREIRE (1998) considerou que a geração de mapas de produtividade é a fase que apresenta maior facilidade de execução dentro do ciclo da AP. Devido à grande variedade de equipamentos e pesquisas realizadas, principalmente em colheita de cereais, tais como, soja e milho, pode-se coletar grande quantidade de informações sobre uma área a um custo operacional acessível (SCHUELLER, 2000). Para Molin (2000) existe um considerável número de erros sistemáticos introduzidos num mapa de colheita, alguns desses erros são eliminados por alguns softwares de mapas e outros não.

3 4. RESULTADOS E DISCUSSÕES O presente trabalho, realizou o comparativo entre o tratamento de dados de produtividade de soja quando submetidos a remoção de erros e interpolação no programa de forma manual e a interpolação automática através do software Topper Maps. A partir da análise bruta dos dados retirados da colhedora, verificou-se que não foram encontrados valores extremos de produtividade. Durante a verificação dos dados para a limpeza manual, não foram encontrados pontos com discrepâncias de valores de produtividade e ou erros ocasionados por coordenadas. Após a remoção de erros dos dados, foi realizado o processo de interpolação por krigagem no programa de S.I.G (sistema de informações geográficas) - Qgis. Os mesmos dados utilizados na remoção dos erros, foram inseridos no software Topper Maps, versão , a partir disso o software realizou a leitura e interpolação dos dados de forma automática. Figura 1 Mapa de Produtividade de Soja STARA Dados Interpretados e Interpolados com Software Qgis. Fonte: Autores, Safra 15/16.

4 Figura 2 Mapa de Produtividade de Soja STARA Dados Brutos Interpretados e Interpolados com Software Qgis. Fonte: Autores, Safra 15/16. Tabela 1 Diferenças com número de sacas, número de células em relação a área em hectare. PROCESSADO TOPPER MAPS Cor da Célula Número de Sacas Número de Células Área Cor da Célula Número de Sacas Número de Células Área Vermelho 29,8-32,5 99 0,36 Vermelho 26,3-30,4 54 0,19 Bege 32,5-35, ,29 Bege 30,4 34, ,54 Verde 35,3-38, ,92 Verde 34,5-38, ,83 Total: ,21 Total: ,56 Fonte: Autores, Conforme apresenta tabela 1, verificar-se que houveram diferenças significativas em relação aos dados tratados de forma manual. Nas células representadas pela cor vermelha e bege houve uma diminuição da área de 0,20 e 3,75 hectares consequentemente, ou seja, cerca de 52 e 59% da área com baixa produtividade apresentando dados pouco confiáveis ocasionando ao erro em relação a produtividade. Já na células representadas pela cor verde houve um aumento da área de 3,91 hectares, ou seja, cerca de 69% teve um aumento da produtividade ocasionando novamente ao erros de produtividade.

5 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS Conforme a condição da realização deste trabalho foi possível verificar que os dados processados pelo software Topper Maps apresentam uma grande diferença em comparação com os dados trabalhados no software Qgis. Tais diferenças podem ser observadas, nos mapas apresentados acima, com a diminuição das células de baixa produtividade, representadas pela cor vermelha, e consequentemente com o aumento da área de produtividade superior, representas pelas células de cor verde Conclui-se que esse resultado ocorreu devido os dados que foram trabalhados no programa Qgis terem passado por uma remoção de erros, enquanto o software Topper Maps não realiza a limpeza de dados. REFERÊNCIAS BALASTREIRE, L. A. O estado da arte da agricultura de precisão no Brasil. Piracicaba: L.A. Balastreire, p. MOLIN, J. P. Geração e interpretação de mapas de produtividade para agricultura de precisão. In: BORÉM et. Al Agricultura de precisão Viçosa: UFV, P PIERCE, F. J.; NOWAK, P. Aspects of precision agriculture. Advances in Agronomy, San Diego, v. 67, p. 1-85, MOLIN J.P., CREMONINI L.C.M., MENEGATTI L., GIMENEZ L. Acurácia de um monitor de produtividade com sensor de fluxo volumétrico. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRICOLA, 2000, Fortaleza. Anais. Fortaleza:SBEA, GIMENEZ, Leandro. MOLIN, José Paulo. Algoritmo para a redução de erros em mapas de produtividade para agricultura de precisão. Revista Brasileira de Agrocomputação, Ponta Grossa, v.2, n.1, p.5-10, Jun MENEGATTI, Leonardo, MOLIN, José Paulo. Remoção de erros em mapas de produtividade via filtragem de dados brutos. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Campina Grande, v.8, n.1, p , 2004.

AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE PLANTIO DIRETO DE MILHO EM TAXA VARIADA E ANALISE DA POLULAÇÃO DE PLANTAS EM RELAÇÃO AO AUMENTO DA VELOCIDADE DE SEMEADURA

AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE PLANTIO DIRETO DE MILHO EM TAXA VARIADA E ANALISE DA POLULAÇÃO DE PLANTAS EM RELAÇÃO AO AUMENTO DA VELOCIDADE DE SEMEADURA AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE PLANTIO DIRETO DE MILHO EM TAXA VARIADA E ANALISE DA POLULAÇÃO DE PLANTAS EM RELAÇÃO AO AUMENTO DA VELOCIDADE DE SEMEADURA Santos, GML 1, Tedesco, DO 2, Favoni, VA 3 Tanaka, EM

Leia mais

EVOLUÇÃO DE FALHA DE PERFILHAMENTO NA CULTURA DE CANA-DE- AÇÚCAR, UM ESTUDO DE CASO. Área Temática: Tecnologias e Inovações para o Agronegócio

EVOLUÇÃO DE FALHA DE PERFILHAMENTO NA CULTURA DE CANA-DE- AÇÚCAR, UM ESTUDO DE CASO. Área Temática: Tecnologias e Inovações para o Agronegócio EVOLUÇÃO DE FALHA DE PERFILHAMENTO NA CULTURA DE CANA-DE- AÇÚCAR, UM ESTUDO DE CASO Ferrari, MJ 1, Tanaka, EM 2, Tedesco, DO 3, Favoni, AV 4 1 Tecnóloga em Mecanização em Agricultura de precisão na FATEC

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM ALGORITMO PARA REDUÇÃO DE ERROS EM MAPAS DE RENDIMENTO OBTIDOS EM AGRICULTURA DE PRECISÃO

DESENVOLVIMENTO DE UM ALGORITMO PARA REDUÇÃO DE ERROS EM MAPAS DE RENDIMENTO OBTIDOS EM AGRICULTURA DE PRECISÃO DESENVOLVIMENTO DE UM ALGORITMO PARA REDUÇÃO DE ERROS EM MAPAS DE RENDIMENTO OBTIDOS EM AGRICULTURA DE PRECISÃO Aluno: Leandro M. Gimenez Orientador: Prof. Dr. José Paulo Molin INTRODUÇÃO A geração de

Leia mais

EVOLUÇÃO DE DUAS RESTRIÇOES DE PRODUTIVIDADE DA CANA-DE- AÇUCAR: FALHAS E PERFILHAMENTO E COMPACTAÇÃO DO SOLO, UM ESTUDO DE CASO.

EVOLUÇÃO DE DUAS RESTRIÇOES DE PRODUTIVIDADE DA CANA-DE- AÇUCAR: FALHAS E PERFILHAMENTO E COMPACTAÇÃO DO SOLO, UM ESTUDO DE CASO. EVOLUÇÃO DE DUAS RESTRIÇOES DE PRODUTIVIDADE DA CANA-DE- AÇUCAR: FALHAS E PERFILHAMENTO E COMPACTAÇÃO DO SOLO, UM ESTUDO DE CASO. Venancio, NS 1, Tanaka, EM 2 Tedesco, DO 3 Favoni, VA 4 1 Tecnólogo em

Leia mais

ANÁLISE DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL EM COLHEITA DE CANA-DE-AÇÚCAR. ANALYSIS OF OPERATING EFFICIENCY IN CANE SUGAR HARVEST.

ANÁLISE DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL EM COLHEITA DE CANA-DE-AÇÚCAR. ANALYSIS OF OPERATING EFFICIENCY IN CANE SUGAR HARVEST. ANÁLISE DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL EM COLHEITA DE CANA-DE-AÇÚCAR. ANALYSIS OF OPERATING EFFICIENCY IN CANE SUGAR HARVEST. Leandro Catossi (1) José Vitor Salvi (2) Resumo O objetivo do presente estudo foi

Leia mais

ALGORITMO PARA REDUÇÃO DE ERROS EM MAPAS DE PRODUTIVIDADE PARA AGRICULTURA DE PRECISÃO 1

ALGORITMO PARA REDUÇÃO DE ERROS EM MAPAS DE PRODUTIVIDADE PARA AGRICULTURA DE PRECISÃO 1 Ponta Grossa-PR, DEINFO/UEPG - http://www.agrocomputacao.uepg.br ALGORITMO PARA REDUÇÃO DE ERROS EM MAPAS DE PRODUTIVIDADE PARA AGRICULTURA DE PRECISÃO 1 Leandro M. Gimenez 2, José Paulo Molin 3 Recebido

Leia mais

Como fazer a Agricultura de Precisão avançar no Brasil

Como fazer a Agricultura de Precisão avançar no Brasil Como fazer a Agricultura de Precisão avançar no Brasil USP/ESALQ/LAP jpmolin@usp.br www.agriculturadeprecisao.org.br Roteiro Revendo os conceitos Breve histórico Mercado de AP Desafios e perspectivas As

Leia mais

Agricultura de Precisão. EAD CR Campeiro7 Edição 2015

Agricultura de Precisão. EAD CR Campeiro7 Edição 2015 Agricultura de Precisão EAD CR Campeiro7 Edição 2015 EAD CR CAMPEIRO 7 Agricultura de Precisão Prof. Dr. Enio Giotto Departamento de Engenharia Rural Centro de Ciências Rurais Universidade Federal de Santa

Leia mais

Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão- ConBAP 2014 São Pedro - SP, 14 a 17 de setembro de 2014

Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão- ConBAP 2014 São Pedro - SP, 14 a 17 de setembro de 2014 Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão- ConBAP 2014 São Pedro - SP, 14 a 17 de setembro de 2014 COMPARAÇÃO EM LARGA ESCALA ENTRE FERTILIZAÇÃO VARIÁVEL E CONVENCIONAL NA CULTURA DA LARANJA ANDRÉ

Leia mais

XLVI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2017 Hotel Ritz Lagoa da Anta - Maceió - AL 30 de julho a 03 de agosto de 2017

XLVI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2017 Hotel Ritz Lagoa da Anta - Maceió - AL 30 de julho a 03 de agosto de 2017 XLVI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2017 Hotel Ritz Lagoa da Anta - Maceió - AL 30 de julho a 03 de agosto de 2017 MÉTODOS DE FILTRAGEM EM DADOS DE COLHEITA PARA DEFINIÇÃO DE UNIDADES

Leia mais

3 Simpósio Internacional de Agricultura de Precisão

3 Simpósio Internacional de Agricultura de Precisão MAPAS DE LUCRATIVIDADE DO MILHO EM RELAÇÃO À PRODUTIVIDADE Juliano Brusco 1, Eduardo Godoy de Souza 2, Francelino Augusto Rodrigues Junior 3, Jerry Adriani Johann 4, Joaquim Odilon Pereira 5 3 o Simpósio

Leia mais

Tecnologias da Geoinformação aplicadas a Agricultura de Precisão. EAD CR Campeiro7 Edição 2015

Tecnologias da Geoinformação aplicadas a Agricultura de Precisão. EAD CR Campeiro7 Edição 2015 Tecnologias da Geoinformação aplicadas a Agricultura de Precisão EAD CR Campeiro7 Edição 2015 Fonte - AGCO Como a agricultura de precisão ainda é considerada por muitos no Brasil A agricultura de precisão

Leia mais

Agricultura de Precisão em Citros Mapeamento de Produtividade e Adubação em Taxas Variáveis

Agricultura de Precisão em Citros Mapeamento de Produtividade e Adubação em Taxas Variáveis André F. Colaço¹; José P. Molin² 01 Agricultura de Precisão em Citros Mapeamento de Produtividade e Adubação em Taxas Variáveis ¹ Eng. Agrônomo, MSc, Doutorando em Engenharia de Sistemas Agrícolas (USP-ESALQ);

Leia mais

ÁREA AMOSTRAL PARA AVALIAÇÃO DAS PERDAS TOTAIS NA COLHEITA DE SOJA

ÁREA AMOSTRAL PARA AVALIAÇÃO DAS PERDAS TOTAIS NA COLHEITA DE SOJA ÁREA AMOSTRAL PARA AVALIAÇÃO DAS PERDAS TOTAIS NA COLHEITA DE SOJA Sanseverino, DB 1, Magro, TA 2, Tanaka, ME 3, Tedesco, DO 4 Ronbauer, ZT 5 1 Discente do curso em Mecanização em Agricultura de precisão

Leia mais

EDSON MASSAO TANAKA* 1 ; GUILHERME CARDOZO PARMEGIANI 2 ; MARCILEI CORREA FERREIRA 3 ; DANILO TEDESCO DE OLIVEIRA 4 ; VINICIUS ANDRADE FAVONI 5.

EDSON MASSAO TANAKA* 1 ; GUILHERME CARDOZO PARMEGIANI 2 ; MARCILEI CORREA FERREIRA 3 ; DANILO TEDESCO DE OLIVEIRA 4 ; VINICIUS ANDRADE FAVONI 5. Avaliação de diferentes métodos de amostragem de perdas totais na colheita de soja Evaluation of different sampling methods of total losses in soybean harvest EDSON MASSAO TANAKA* 1 ; GUILHERME CARDOZO

Leia mais

ANÁLISE TEMPORAL DA VARIABILIDADE ESPACIAL DE MAPAS DE PRODUTIVIDADE TEMPORAL ANALYSIS OF SPATIAL VARIABILITY ON YIELD MAPS

ANÁLISE TEMPORAL DA VARIABILIDADE ESPACIAL DE MAPAS DE PRODUTIVIDADE TEMPORAL ANALYSIS OF SPATIAL VARIABILITY ON YIELD MAPS ANÁLISE TEMPORAL DA VARIABILIDADE ESPACIAL DE MAPAS DE PRODUTIVIDADE W. P. CAMARGO 1, A. B. M. SOUZA 2, G. K. NAGUMO 2, J. P. MOLIN 3 RESUMO A agricultura praticada atualmente é enfocada em grandes áreas

Leia mais

EVOLUÇÃO DA RESISTÊNCIA A PENETRAÇÃO DO SOLO E FALHAS DE PERFILHAMENTO EM COLHEITA MECANIZADA DE CANA-DE-AÇUCAR

EVOLUÇÃO DA RESISTÊNCIA A PENETRAÇÃO DO SOLO E FALHAS DE PERFILHAMENTO EM COLHEITA MECANIZADA DE CANA-DE-AÇUCAR EVOLUÇÃO DA RESISTÊNCIA A PENETRAÇÃO DO SOLO E FALHAS DE PERFILHAMENTO EM COLHEITA MECANIZADA DE CANA-DE-AÇUCAR Sali, SC 1, Tanaka, EM 2, Tedesco, DO 3, Favoni, VA 4 1 Discente do curso em Mecanização

Leia mais

Variabilidade espacial da produtividade de milho cultivado em um LATOSSOLO VERMELHO

Variabilidade espacial da produtividade de milho cultivado em um LATOSSOLO VERMELHO Variabilidade espacial da produtividade de milho cultivado em um LATOSSOLO VERMELHO Henrique José Guimarães Moreira MALUF 1 ; Diogo Santos CAMPOS 2 ; Adriano André LUIZ 3 ; Saulo Gomes COSTA 4. ¹Mestrando

Leia mais

Tutorial. Unidades de gestão diferenciada UGD s

Tutorial. Unidades de gestão diferenciada UGD s 1 Tutorial Unidades de gestão diferenciada UGD s MZA Management Zone Analyst QGIS Quantum GIS Danilo Tedesco de Oliveira Tecnólogo em Mecanização em Agricultura de Precisão FATEC Shunji Nishimura Pompeia

Leia mais

3 Simpósio Internacional de Agricultura de Precisão

3 Simpósio Internacional de Agricultura de Precisão PROJETO AQUARIUS AGRICULTURA DE PRECISÃO EM ÁREAS COMERCIAIS NO SUL DO BRASIL Ricardo Batista Cerezer Dellamea. 1 ; Telmo Jorge Carneiro Amado. 2 ; Antônio Luis Santi. 3 ; Gustavo Luiz Bellé. 4 ; Luciano

Leia mais

Comparação entre sensores de condutividade e resistividade elétrica do solo

Comparação entre sensores de condutividade e resistividade elétrica do solo Comparação entre sensores de condutividade e resistividade elétrica do solo Felippe Hoffmann Silva Karp 1, André Freitas Colaço 1, Rodrigo Gonçalves Trevisan 1, José Paulo Molin 1 1 Departamento de Engenharia

Leia mais

Experiencias y Actualidad de la Agricultura de Precisión en Brasil

Experiencias y Actualidad de la Agricultura de Precisión en Brasil Eng. Agr. Fabiano Paganella Experiencias y Actualidad de la Agricultura de Precisión en Brasil Contato: 54-3232-3516 ou 54-9973-1253 fabiano@plantecvacaria.com.br Amostragem de solo georreferenciada

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA TEMPERATURA DO AR E QUALIDADE DO GRÃO DE CAFÉ NO MACIÇO DE BATURITÉ

DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA TEMPERATURA DO AR E QUALIDADE DO GRÃO DE CAFÉ NO MACIÇO DE BATURITÉ DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA TEMPERATURA DO AR E QUALIDADE DO GRÃO DE CAFÉ NO MACIÇO DE BATURITÉ Thereza Cristina de Assis Botelho 1, Francisco Ivan Carlos de Oliveira 2, Luana Martins da Silva Alexandre 3,

Leia mais

Álvaro V. Resende Embrapa Milho e Sorgo

Álvaro V. Resende Embrapa Milho e Sorgo Álvaro V. Resende Embrapa Milho e Sorgo Conceito de Agricultura de Precisão (AP) Premissas da AP Evolução da AP no Brasil Fertilidade do solo manejada por AP Perspectivas em busca da sustentabilidade Conjunto

Leia mais

Produtividade média de milho com diferentes doses de Nitrogênio utilizando ferramentas de Agricultura de Precisão

Produtividade média de milho com diferentes doses de Nitrogênio utilizando ferramentas de Agricultura de Precisão Produtividade média de milho com diferentes doses de Nitrogênio utilizando ferramentas de Agricultura de Precisão Jardes Bragagnolo 1, Telmo Jorge Carneiro Amado 2, Vitor Cauduro Girardello 3, Tiago Horbe

Leia mais

Mapeamento de colheita para Agricultura de Precisão

Mapeamento de colheita para Agricultura de Precisão Mapeamento de colheita para Agricultura de Precisão Prof. Dr. Rouverson Pereira da Silva Prof. Dr. Cristiano Zerbato LABORATÓRIO DE MÁQUINAS E MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA Quais são as dificuldades atuais da mecanização?

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DE FATORES DA FERTILIDADE QUÍMICA DO SOLO INTERFERINDO NA PRODUTIVIDADE EM AGRICULTURA DE PRECISÃO

IDENTIFICAÇÃO DE FATORES DA FERTILIDADE QUÍMICA DO SOLO INTERFERINDO NA PRODUTIVIDADE EM AGRICULTURA DE PRECISÃO IDENTIFICAÇÃO DE FATORES DA FERTILIDADE QUÍMICA DO SOLO INTERFERINDO NA PRODUTIVIDADE EM AGRICULTURA DE PRECISÃO ¹L.M.Gimenez, ²J.P. Molin (orientador): Departamento de Engenharia Rural ESALQ/USP As tentativas

Leia mais

Agricultura de Precisão no Manejo Conservacionista do Solo e o Manejo do Nitrogênio

Agricultura de Precisão no Manejo Conservacionista do Solo e o Manejo do Nitrogênio UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE AGRONOMIA Programa de Pós Graduação em Fitotecnia Disciplina de Manejo do Solo Agricultura de Precisão no Manejo Conservacionista do Solo e o Manejo

Leia mais

SOLUÇÃO DE MAPEAMENTO AÉREO BEMBRAS AGRO

SOLUÇÃO DE MAPEAMENTO AÉREO BEMBRAS AGRO SOLUÇÃO DE MAPEAMENTO AÉREO BEMBRAS AGRO 1 1 ENTENDEMOS AS SUAS NECESSIDADES. 2 DEFINIMOS UM PLANO DE AÇÃO. 3 MAPEAMOS O SEU TALHÃO DE INTERESSE. 4 TECNOLOGIA DO CÉU AO TRATOR Através de mapas e relatórios

Leia mais

SIG para AP. José P. Molin ESALQ/USP

SIG para AP. José P. Molin ESALQ/USP SIG para AP José P. Molin ESALQ/USP jpmolin@usp.br www.agriculturadeprecisao.org.br Objetivo Abordar conceitos básicos de SIG e uma visão de mercado sobre SIG dedicados à agricultura de precisão Sistema

Leia mais

Alguns Clientes Agroindustrial Santa Juliana

Alguns Clientes Agroindustrial Santa Juliana Em que consiste? AgroCAD é uma solução completa em projetos para Agricultura de Precisão, que busca integrar e direcionar as ferramentas de CAD, topografia e geoprocessamento disponíveis no software AutoCAD

Leia mais

Quem Somos. Diferencial. O que fazemos. Cases. Como fazemos. Clientes e Parceiros. Entregáveis e Benefícios. Contato

Quem Somos. Diferencial. O que fazemos. Cases. Como fazemos. Clientes e Parceiros. Entregáveis e Benefícios. Contato Quem Somos O que fazemos Diferencial Cases Como fazemos Clientes e Parceiros Entregáveis e Benefícios Contato Quem Somos A CROPMAN foi fundada por especialistas com destacada formação técnica/professional

Leia mais

Bolsista PIBIC/CNPq, aluno do curso de graduação de Engenharia Elétrica da UNIJUÍ. 3. Aluno do curso de doutorado em Modelagem Matemática da UNIJUÍ.

Bolsista PIBIC/CNPq, aluno do curso de graduação de Engenharia Elétrica da UNIJUÍ. 3. Aluno do curso de doutorado em Modelagem Matemática da UNIJUÍ. AQUISIÇÃO DE IMAGENS PARA COMPARAÇÃO DA DIFERENÇA DO VOLUME DO GRÃO DO MILHO ANTES E DEPOIS DO PROCESSO DE SECAGEM 1 ACQUISITION OF IMAGES TO COMPARE THE DIFFERENCE OF CORN GRAIN VOLUME BEFORE AND AFTER

Leia mais

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010 AGRICULTURA DE PRECISÃO E GEOESTATÍSTICA NO ESTUDO DE MÉTODOS DE AJUSTE DE SEMIVARIOGRAMA DE NUTIRENTES DO SOLO E DA PRODUÇÃO DE UMA LAVOURA CAFEEIRA GABRIEL ARAÚJO E SILVA FERRAZ 1 ; FÁBIO MOREIRA DA

Leia mais

Geoprocessamento. Aula - 01/08/2016. Professor: Diogenes Carvalho Viana

Geoprocessamento. Aula - 01/08/2016. Professor: Diogenes Carvalho Viana Geoprocessamento Aula - 01/08/2016 Professor: Diogenes Carvalho Viana Ementa: Introdução ao Geoprocessamento. Característica dos SIGs. Dados Espaciais. Fontes de Dados. Bases digitais na Internet. Atlas

Leia mais

COMPARATIVO DE LUCRATIVIDADE ENTRE O PLANTIO DE MILHO SEQUEIRO/SOJA E O ARRENDAMENTO DA ÁREA

COMPARATIVO DE LUCRATIVIDADE ENTRE O PLANTIO DE MILHO SEQUEIRO/SOJA E O ARRENDAMENTO DA ÁREA COMPARATIVO DE LUCRATIVIDADE ENTRE O PLANTIO DE MILHO SEQUEIRO/SOJA E O ARRENDAMENTO DA ÁREA Mariana S. de Proença 1, Leonel J. Ribeiro 2, Maria C. Ferrari 3, Flavia C. Cavalini 4 1 Graduanda em Agronegócio,

Leia mais

Documentos ISSN Novembro, Revisão e Processamento de Informações sobre Agricultura de Precisão no Brasil

Documentos ISSN Novembro, Revisão e Processamento de Informações sobre Agricultura de Precisão no Brasil Documentos ISSN 1516-8840 Novembro, 2016 416 Revisão e Processamento de Informações sobre Agricultura de Precisão no Brasil Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Clima Temperado Ministério

Leia mais

ESTUDO DA VARIABILIDADE DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA COM O USO DE SIG

ESTUDO DA VARIABILIDADE DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA COM O USO DE SIG ESTUDO DA VARIABILIDADE DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA COM O USO DE SIG Autores Jaime Alberti Gomes E-mail: jaime@agr.unicamp.br Vínculo: Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas (Feagri/Unicamp).

Leia mais

Remoção de erros em mapas de produtividade via filtragem de dados brutos 1

Remoção de erros em mapas de produtividade via filtragem de dados brutos 1 126 Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v.8, n.1, p.126-134, 24 Campina Grande, PB, DEAg/UFCG - http://www.agriambi.com.br Remoção de erros em mapas de produtividade via filtragem de

Leia mais

FERTILIZAÇÃO POTÁSSICA ANALISADA ECONOMICAMENTE COM FERRAMENTAS DE AGRICULTURA DE PRECISÃO

FERTILIZAÇÃO POTÁSSICA ANALISADA ECONOMICAMENTE COM FERRAMENTAS DE AGRICULTURA DE PRECISÃO FERTILIZAÇÃO POTÁSSICA ANALISADA ECONOMICAMENTE COM FERRAMENTAS DE AGRICULTURA DE PRECISÃO Diego Schmidt Schossler 1, Telmo Jorge Carneiro Amado 2, Antônio Luis Santi 3, Tiago de Gregori Teixeira 4 e Leandro

Leia mais

Introdução. Objetivo. O que é Agricultura de Precisão?

Introdução. Objetivo. O que é Agricultura de Precisão? Introdução José P. Molin ESALQ/USP jpmolin@esalq.usp.br www.agriculturadeprecisao.org.br Objetivo Expor o contexto que envolve a agricultura de precisão, a sua conceituação e os temas básicos e ferramentas

Leia mais

MECANIZAÇÃO E PRECISÃO, SOLUÇÕES PARA O CAFEEIRO. RESULTADOS EXPERIMENTAIS SAFRA 2013/2014. Eng. Agro. Felipe Santinato

MECANIZAÇÃO E PRECISÃO, SOLUÇÕES PARA O CAFEEIRO. RESULTADOS EXPERIMENTAIS SAFRA 2013/2014. Eng. Agro. Felipe Santinato MECANIZAÇÃO E PRECISÃO, SOLUÇÕES PARA O CAFEEIRO. RESULTADOS EXPERIMENTAIS SAFRA 2013/2014 Eng. Agro. Felipe Santinato PROBLEMA: *Preços baixos *Custo elevado *Pouco lucro, quando existir O que fazer?

Leia mais

Fundamentos da Agricultura de Precisão

Fundamentos da Agricultura de Precisão Fundamentos da Agricultura de Precisão O que é Agricultura de Precisão (AP)? Consideração da variabilidade espacial e temporal dos atributos relativos à cultura (solo, sanidade, ataque de pragas, produtividade,

Leia mais

Plantio PLANTIO Plantadeiras John Deere DB ou CCS 1100 e 2100 com SeedStar

Plantio PLANTIO Plantadeiras John Deere DB ou CCS 1100 e 2100 com SeedStar Confira abaixo os equipamentos de Plantio, Colheita e Pulverização que são compatíveis com o FieldView Plantio PLANTIO Plantadeiras DB ou CCS 1100 e 2100 com SeedStar Marca Trator Plantade ira Monitor

Leia mais

USO DE SIG PARA DETERMINAÇÃO DE ÁREAS POTENCIAIS PARA MECANIZADA DA CULTURA DE CAFÉ ARÁBICA NA REGIÃO DE NOVA PONTE-MG 1

USO DE SIG PARA DETERMINAÇÃO DE ÁREAS POTENCIAIS PARA MECANIZADA DA CULTURA DE CAFÉ ARÁBICA NA REGIÃO DE NOVA PONTE-MG 1 USO DE SIG PARA DETERMINAÇÃO DE ÁREAS POTENCIAIS PARA MECANIZADA DA CULTURA DE CAFÉ ARÁBICA NA REGIÃO DE NOVA PONTE-MG 1 SILVA, R.P. 2 ; NOGUEIRA, M.A.S. 3 e ASSIS, L.C. 4 1 Apoio Financeiro: CONSÓRCIO

Leia mais

Estado actual, avances y principales aplicaciones de la Agricultura de Precisión en Brasil

Estado actual, avances y principales aplicaciones de la Agricultura de Precisión en Brasil Estado actual, avances y principales aplicaciones de la Agricultura de Precisión en Brasil José P. Molin ESALQ/USP jpmolin@usp.br www.agriculturadeprecisao.org.br O que é Agricultura de Precisão? AP é

Leia mais

Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão- ConBAP 2014 São Pedro - SP, 14 a 17 de setembro de 2014

Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão- ConBAP 2014 São Pedro - SP, 14 a 17 de setembro de 2014 Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão- ConBAP 2014 São Pedro - SP, 14 a 17 de setembro de 2014 AVALIAÇÃO DOS ERROS DE PARALELISMO DE UM CONJUNTO COLHEDORA E TRATOR-TRANSBORDO DE CANA DE AÇÚCAR

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Engenharia de Biossistemas

Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Engenharia de Biossistemas Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Engenharia de Biossistemas Qualidade de mapas de produtividade de um monitor de colheita e múltiplas colhedoras

Leia mais

A Agricultura de precisão: Recurso Tecnológico na Lavoura de Soja

A Agricultura de precisão: Recurso Tecnológico na Lavoura de Soja A Agricultura de precisão: Recurso Tecnológico na Lavoura de Soja Gláucia Aparecida Prates, Prof.a Dr.a UNAERP. gprates@hotmail.com Bruno Ferreira de Lima. UNAERP gprates@hotmail.com Resumo A agricultura

Leia mais

3 Simpósio Internacional de Agricultura de Precisão

3 Simpósio Internacional de Agricultura de Precisão METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DE INTERVENÇÕES EM UNIDADES DE GERENCIAMENTO LOCALIZADO DE FERTILIZANTES E DE POPULAÇÃO DE MILHO Leonardo S. Mascarin 1, José V. Salvi 2, Zaqueu F. Montezano 2, José P. Molin

Leia mais

Mapeamento de produtividade da laranja em ambiente de colheita manual Cardoso, R.C ¹, Augusto, C.H ², Sanchez, N.C ³

Mapeamento de produtividade da laranja em ambiente de colheita manual Cardoso, R.C ¹, Augusto, C.H ², Sanchez, N.C ³ Mapeamento de produtividade da laranja em ambiente de colheita manual Cardoso, R.C ¹, Augusto, C.H ², Sanchez, N.C ³ ¹ Técnologo em Agronegócio, Fatec-Ourinhos. Avenida Vitalina Marcusso, 1400 - Campus

Leia mais

Comparação das Alturas Geoidais em RRNN do IBGE no Município de Salvador usando

Comparação das Alturas Geoidais em RRNN do IBGE no Município de Salvador usando Comparação das Alturas Geoidais em RRNN do IBGE no Município de Salvador usando diferentes versões do Lailson Rodrigues Miranda 1, Daniel Nadier Cavalcanti Reis², Joelson Cristino Almeida dos Santos³,

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ENG432 Agricultura de Precisão

Programa Analítico de Disciplina ENG432 Agricultura de Precisão Programa Analítico de Disciplina Departamento de Engenharia Agrícola - Centro de Ciências Agrárias Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 4 Períodos

Leia mais

VARIAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA NO ESTADO DO CEARÁ

VARIAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA NO ESTADO DO CEARÁ VARIAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA NO ESTADO DO CEARÁ Francisco Solon Dantas Neto (1); Tarcísio Da Silveira Barra (1) Eng.º Agrº, Pós-graduação em Agrometeorologia, DEA/UFV, CEP:

Leia mais

USO DE IMAGENS MULTITEMPORAIS DO IVDN PARA A ANÁLISE DA DINÂMICA DE USO AGRÍCOLA DA TERRA UTILIZANDO gvsig, MUNICÍPIO DE DERRUBADAS, RS Eng. Ftal.

USO DE IMAGENS MULTITEMPORAIS DO IVDN PARA A ANÁLISE DA DINÂMICA DE USO AGRÍCOLA DA TERRA UTILIZANDO gvsig, MUNICÍPIO DE DERRUBADAS, RS Eng. Ftal. USO DE IMAGENS MULTITEMPORAIS DO IVDN PARA A ANÁLISE DA DINÂMICA DE USO AGRÍCOLA DA TERRA UTILIZANDO gvsig, MUNICÍPIO DE DERRUBADAS, RS Eng. Ftal. Antonio Carlos Leite de Borba Eng. Agr. Volnei Marin Righi

Leia mais

Geoprocessamento na Agricultura de Precisão

Geoprocessamento na Agricultura de Precisão 1 a Semana Acadêmica de Engenharia de Agrimensura 29 de novembro a 03 de dezembro de 2004 UFRRJ IT Departamento de Engenharia MINICURSO Geoprocessamento na Agricultura de Precisão UFRRJ NOVEMBRO 2004 CONTEÚDO

Leia mais

CADASTRO AMBIENTAL RURAL USANDO FOTOS DE DRONE FOTOGRAMÉTRICO

CADASTRO AMBIENTAL RURAL USANDO FOTOS DE DRONE FOTOGRAMÉTRICO CADASTRO AMBIENTAL RURAL USANDO FOTOS DE DRONE FOTOGRAMÉTRICO João Edson C. F. da SILVA 1 ; Mosar Faria BOTELHO 2 ; João Carlos B. REBERTE 3 ; Matheus Augusto PEREIRA 4 RESUMO O Cadastro Ambiental Rural

Leia mais

Metodologia para identificação e caracterização de erros em mapas de produtividade 1

Metodologia para identificação e caracterização de erros em mapas de produtividade 1 7 Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v.7, n., p.7-7, Campina Grande, PB, DEAg/UFCG - http://www.agriambi.com.br Metodologia para identificação e caracterização de erros em mapas de

Leia mais

Agrorobots: realidade ou ficção?

Agrorobots: realidade ou ficção? Universidade de Lisboa Instituto Superior de Agronomia Agrorobots: realidade ou ficção? Ricardo Braga ISA/UL (ricardobraga@isa.ulisboa.pt) A very busy farmer - Jean-Marc Cote Visão em 1900 da agricultura

Leia mais

GERAÇÃO DE CARTA IMAGEM A PARTIR DE IMAGENS DE SENSORES ORBITAIS DE ALTA RESOLUÇÃO

GERAÇÃO DE CARTA IMAGEM A PARTIR DE IMAGENS DE SENSORES ORBITAIS DE ALTA RESOLUÇÃO GERAÇÃO DE CARTA IMAGEM A PARTIR DE IMAGENS DE SENSORES ORBITAIS DE ALTA RESOLUÇÃO Francisco José Silva Soares Mendes Graduando em Geografia pela Universidade Federal do Ceará- UFC/Fortaleza-CE. mendesfjss@yahoo.com.br.

Leia mais

MAPEAMENTO DOS ATRIBUTOS QUÍMICOS DO SOLO E DA PRODUTIVIDADE DA CULTURA DO MILHO EM SISTEMA DE AGRICULTURA DE PRECISÃO E CONVENCIONAL

MAPEAMENTO DOS ATRIBUTOS QUÍMICOS DO SOLO E DA PRODUTIVIDADE DA CULTURA DO MILHO EM SISTEMA DE AGRICULTURA DE PRECISÃO E CONVENCIONAL MAPEAMENTO DOS ATRIBUTOS QUÍMICOS DO SOLO E DA PRODUTIVIDADE DA CULTURA DO MILHO EM SISTEMA DE AGRICULTURA DE PRECISÃO E CONVENCIONAL Marlon GOEDE 1, Guilherme ANDRZEJEWSKI 2, Fabrício Campos MASIERO 3,

Leia mais

Monitoramento da colheita de sementes de soja por meio de sensores embarcados e krigagem

Monitoramento da colheita de sementes de soja por meio de sensores embarcados e krigagem nais XV Simpósio rasileiro de Sensoriamento Remoto - SSR, Curitiba, PR, rasil, 30 de abril a 05 de maio de 2011, INPE p.4671 Monitoramento da colheita de sementes de soja por meio de sensores embarcados

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA PARA GERAÇÃO DE MAPAS PLUVIOMÉTRICOS

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA PARA GERAÇÃO DE MAPAS PLUVIOMÉTRICOS DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA PARA GERAÇÃO DE MAPAS PLUVIOMÉTRICOS Osvaldo Cesar Pinheiro de Almeida 1, Roger Cristhian Gomes 2 1 FATEC, Botucatu, SP, Brasil. E-mail cesar@fatecbt.edu.br

Leia mais

Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão- ConBAP 2014 São Pedro - SP, 14 a 17 de setembro de 2014

Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão- ConBAP 2014 São Pedro - SP, 14 a 17 de setembro de 2014 Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão- ConBAP 2014 São Pedro - SP, 14 a 17 de setembro de 2014 DENSIDADE E MÉTODO AMOSTRAL PARA OBTENÇÃO DO FATOR DE CORREÇÃO UTILIZADO NA CONFECÇÃO DE MAPAS DE

Leia mais

DENSIDADE AMOSTRAL DO SOLO NA RECOMENDAÇÃO DE CALAGEM PARA CANA-DE AÇUCAR

DENSIDADE AMOSTRAL DO SOLO NA RECOMENDAÇÃO DE CALAGEM PARA CANA-DE AÇUCAR DENSIDADE AMOSTRAL DO SOLO NA RECOMENDAÇÃO DE CALAGEM PARA CANA-DE AÇUCAR Luiz Felipe Aprígio de ASSIS* 1, Samuel Gomes PEREIRA 1, José Milton ALVES 1 *autor para correspondência: luizfelipeassis94@gmail.com

Leia mais

GEOTECNOLOGIAS APLICADAS NO MONITORAMENTO DA CULTURA DA SOJA

GEOTECNOLOGIAS APLICADAS NO MONITORAMENTO DA CULTURA DA SOJA GEOTECNOLOGIAS APLICADAS NO MONITORAMENTO DA CULTURA DA SOJA 6o. Congresso Brasileiro de Agroinformática - SBIAgro 08 a 11 de outubro de 2007 São Pedro, SP João Francisco Gonçalves Antunes Pesquisador

Leia mais

MÁQUINAS PARA A COLHEITA DE GRÃOS

MÁQUINAS PARA A COLHEITA DE GRÃOS MÁQUINAS PARA A COLHEITA DE GRÃOS PARTE 3 Prof. Dr. Antônio Lilles Tavares Machado DER - FAEM UFPel Perdas na colheita Origem das perdas Antes Durante Colheita Após Fatores condicionantes Cultura Clima

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA DECADAL DO BALANÇO HÍDRICO PARA O MUNICÍPIO DE PARNAÍBA-PI

ANÁLISE COMPARATIVA DECADAL DO BALANÇO HÍDRICO PARA O MUNICÍPIO DE PARNAÍBA-PI ANÁLISE COMPARATIVA DECADAL DO BALANÇO HÍDRICO PARA O MUNICÍPIO DE PARNAÍBA-PI Maria José Herculano Macedo 1 ; Leandro Velez da Silva 2 ; Virgínia Mirtes de Alcântara Silva 3 ; Vilma Bragas de Oliveira

Leia mais

Evolução dos padrões de uso do solo e produtividade da agropecuária no Brasil de 1940 a 2012 Um novo banco de dados de alta resolução

Evolução dos padrões de uso do solo e produtividade da agropecuária no Brasil de 1940 a 2012 Um novo banco de dados de alta resolução Evolução dos padrões de uso do solo e produtividade da agropecuária no Brasil de 1940 a 2012 Um novo banco de dados de alta resolução Lívia C. P. Dias, Ana Beatriz dos Santos, Fernando M. Pimenta e Marcos

Leia mais

ANÁLISE DO PREÇO DO MILHO ENTRE OS ANOS DE 2005 A 2014

ANÁLISE DO PREÇO DO MILHO ENTRE OS ANOS DE 2005 A 2014 ANÁLISE DO PREÇO DO MILHO ENTRE OS ANOS DE 2005 A 2014 Lázaro Eduardo Faraoni¹, Fabio Bechelli Tonin² ¹Discente do curso de Tecnologia em Agronegócio- FATEC Botucatu edufaraoni@gmail.com ² Prof. Dr. Faculdade

Leia mais

INFLUÊNCIA DA IRRIGAÇÃO COM ÁGUA SALINA NA CULTURA DA RÚCULA EM CULTIVO ORGÂNICO INTRODUÇÃO

INFLUÊNCIA DA IRRIGAÇÃO COM ÁGUA SALINA NA CULTURA DA RÚCULA EM CULTIVO ORGÂNICO INTRODUÇÃO INFLUÊNCIA DA IRRIGAÇÃO COM ÁGUA SALINA NA CULTURA DA RÚCULA EM CULTIVO ORGÂNICO 1 José Felipe Bezerra da Silva, 1 Mirandy dos Santos Dias; 2 Ligia Sampaio Reis Universidade Federal de Alagoas. Centro

Leia mais

Mecanização e a agricultura de precisão

Mecanização e a agricultura de precisão LER 432 Máquinas e Implementos Agrícolas Mecanização e a agricultura de precisão José P. Molin ESALQ/USP jpmolin@usp.br www.agriculturadeprecisao.org.br Objetivo Expor o contexto que envolve a agricultura

Leia mais

Amostragem Georreferenciada

Amostragem Georreferenciada 02 Amostragem Georreferenciada André F. Colaço¹; José P. Molin² ¹ Eng. Agrônomo, MSc, Doutorando em Engenharia de Sistemas Agrícolas (USP-ESALQ); ² Prof. Dr. Associado III, coordenador do Laboratório de

Leia mais

Geração de mapas georreferenciados para visualização de dados de campo para auxílio na tomada de decisão em irrigação de precisão

Geração de mapas georreferenciados para visualização de dados de campo para auxílio na tomada de decisão em irrigação de precisão Geração de mapas georreferenciados para visualização de dados de campo para auxílio na tomada de decisão em irrigação de precisão Eduardo Antonio Speranza Evandro Luis Linhari Rodrigues André Torre Neto

Leia mais

ELABORAÇÃO DO MAPA COM SETAS DE ESCOAMENTO SUPERFICIAL DA ÁREA CENTRAL DE SANTA MARIA RS 1

ELABORAÇÃO DO MAPA COM SETAS DE ESCOAMENTO SUPERFICIAL DA ÁREA CENTRAL DE SANTA MARIA RS 1 ELABORAÇÃO DO MAPA COM SETAS DE ESCOAMENTO SUPERFICIAL DA ÁREA CENTRAL DE SANTA MARIA RS 1 AQUINO, João P. N 2 ; NORA, Robson D 2 ; BRESSAN, Vagner C 2 ; GARLET, Bruno 2 ; NUNES, Felipe S 2 ; FRANCO, Rafael

Leia mais

AVALIAÇÃO DO MANEJO DE IRRIGAÇÃO NA CULTURA DA ATEMOIA (ANNONA SSP.) NO MUNICÍPIO DE IGUATU-CE

AVALIAÇÃO DO MANEJO DE IRRIGAÇÃO NA CULTURA DA ATEMOIA (ANNONA SSP.) NO MUNICÍPIO DE IGUATU-CE AVALIAÇÃO DO MANEJO DE IRRIGAÇÃO NA CULTURA DA ATEMOIA (ANNONA SSP.) NO MUNICÍPIO DE IGUATU-CE K. A. Duarte 1 ; M. M. Pereira 2 ; E. P. Miranda 3 ; M. K. M. Pereira 4 ; J. M. Souza 1 ; G. P. Gomes 4 RESUMO:

Leia mais

9 Agricultura. Célia Regina Grego Cristina Aparecida Gonçalves Rodrigues Luiz Eduardo Vicente Édson Luis Bolfe Daniel de Castro Victoria

9 Agricultura. Célia Regina Grego Cristina Aparecida Gonçalves Rodrigues Luiz Eduardo Vicente Édson Luis Bolfe Daniel de Castro Victoria 9 Agricultura Célia Regina Grego Cristina Aparecida Gonçalves Rodrigues Luiz Eduardo Vicente Édson Luis Bolfe Daniel de Castro Victoria 259 Quais as aplicações das geotecnologias e da geoinformação na

Leia mais

8º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica CIIC a 14 de agosto de 2014 Campinas, São Paulo

8º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica CIIC a 14 de agosto de 2014 Campinas, São Paulo APLICAÇÃO DE SISTEMA WEBGIS PARA ANÁLISE GEOESPACIAL DA AGRICULTURA NA REGIÃO DE MATOPIBA Éllen Cristina Teixeira Leite 1 ; Mateus Batistella 2 ; Édson Luis Bolfe³; Daniel de Castro Victoria 4 Nº 14503

Leia mais

Engenheiro Agrônomo, Doutor em Zootecnia, Pesquisador A da Embrapa CPPSUL 2

Engenheiro Agrônomo, Doutor em Zootecnia, Pesquisador A da Embrapa CPPSUL 2 21 Condutividade elétrica do solo e produtividade: Uso no Sistema de Integração Lavoura-Pecuária para Determinar Zonas de Manejo Durante o Cultivo de Soja Naylor Bastiani Perez* 1, Marcos Corrêa Neves*

Leia mais

Agricultura de Precisão

Agricultura de Precisão Reunião preparatória à Sessão Segurança Alimentar Sustentável A PESQUISA NA AGRICULTURA: IMPLICAÇÕES PARA A SUSTENTABILIDADE E A SEGURANÇA ALIMENTAR GLOBAL Abril, 2016 Goiânia-GO Agricultura de Precisão

Leia mais

Exemplos de utilização do penetrolog

Exemplos de utilização do penetrolog Nota de Aplicação PLG1020 - N.1 Exemplos de utilização do penetrolog Rev A Ago 2007 O penetrolog é uma ferramenta de múltiplos usos, medindo compactação do solo através da resistência à penetração. Pelos

Leia mais

Problemas e Soluções nas áreas de Mecanização e Agricultura Precisão. Inserção da Mecanização na era DIGITAL

Problemas e Soluções nas áreas de Mecanização e Agricultura Precisão. Inserção da Mecanização na era DIGITAL Problemas e Soluções nas áreas de Mecanização e Agricultura Precisão Inserção da Mecanização na era DIGITAL Evolução da agricultura mundial Quando aprendemos técnicas de irrigação e o uso de fertilizantes

Leia mais

Agricultura x agricultura. Breve histórico

Agricultura x agricultura. Breve histórico Agricultura x agricultura Breve histórico O que é agricultura?? Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objetivo de obter alimentos, fibras, energia, matériaprima para

Leia mais

LOGÍSTICA APLICADA À COLHEITA DO CAFÉ

LOGÍSTICA APLICADA À COLHEITA DO CAFÉ LOGÍSTICA APLICADA À COLHEITA DO CAFÉ José Vitor Salvi, Mylene Isaura Andrade Crespe Discente em Mecanização em Agricultura de Precisão na FATEC Pompeia Shunji Nishimura, Pompeia-SP, Fone: (14) 99677-1002,

Leia mais

INFLUÊNCIA PLUVIAL NA CULTURA DE TRIGO NA REGIÃO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL.

INFLUÊNCIA PLUVIAL NA CULTURA DE TRIGO NA REGIÃO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL. INFLUÊNCIA PLUVIAL NA CULTURA DE TRIGO NA REGIÃO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL. Bruno Dias Rodrigues¹, William Cesar de Freitas da Cruz² ¹Graduando da Faculdade de Meteorologia da UFPel. bruninho.rodrigues@gmail.com.

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (II)

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (II) UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS DISCIPLINA: LEB450 TOPOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO II PROF. DR. CARLOS ALBERTO VETTORAZZI

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO SAFRA 2014/15

BOLETIM TÉCNICO SAFRA 2014/15 1 09 INFLUÊNCIA DA ÉPOCA DE SEMEADURA NO POTENCIAL PRODUTIVO DA SOJA Objetivo Avaliar a influência de diferentes épocas de semeio na produtividade da cultivar de soja P98Y30 RR em Lucas do Rio Verde-MT

Leia mais

GERAÇÃO DE UM ÍNDICE DE FERTILIDADE PARA DEFINIÇÃO DE ZONAS DE MANEJO EM AGRICULTURA DE PRECISÃO

GERAÇÃO DE UM ÍNDICE DE FERTILIDADE PARA DEFINIÇÃO DE ZONAS DE MANEJO EM AGRICULTURA DE PRECISÃO GERAÇÃO DE UM ÍNDICE DE FERTILIDADE PARA DEFINIÇÃO DE ZONAS DE MANEJO EM AGRICULTURA DE PRECISÃO ¹L.M.Gimenez, ²J.P. Molin (orientador): Departamento de Engenharia Rural ESALQ/USP RESUMO: A realização

Leia mais

AGRICULTURA DE PRECISÃO

AGRICULTURA DE PRECISÃO AGRICULTURA DE PRECISÃO Tipos de controladores Estes controladores nada mais são do que microprocessadores que utilizam a informação (ou dos sensores em tempo real ou da leitura do mapa da variabilidade

Leia mais

Tabela Área plantada, área colhida e produção, por ano da safra e produto das lavouras. Total Cana-de-açúcar

Tabela Área plantada, área colhida e produção, por ano da safra e produto das lavouras. Total Cana-de-açúcar Variável - Área plantada (Hectares) Brasil, Grande Região e Unidade da FederProduto das lavouras Brasil Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste Rondônia Acre Amazonas Roraima Pará Amapá Tocantins Total

Leia mais

VALOR BRUTO DA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA DEVE AUMENTAR 2,99% EM 2018

VALOR BRUTO DA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA DEVE AUMENTAR 2,99% EM 2018 VALOR BRUTO DA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA DEVE AUMENTAR 2,99% EM 2018 Destaques 1) Produção brasileira de grãos está estimada em 228,3 milhões de toneladas para a safra 2017/2018, redução de 3,9% em relação

Leia mais

FARM SOLUTIONS TECNOLOGIA PARA COLETA DE DADOS, ANÁLISE E APLICAÇÃO DE SOLUÇÕES AGRONÔMICAS NAS LAVOURAS

FARM SOLUTIONS TECNOLOGIA PARA COLETA DE DADOS, ANÁLISE E APLICAÇÃO DE SOLUÇÕES AGRONÔMICAS NAS LAVOURAS FARM SOLUTIONS o máximo em soluções agronômicas TECNOLOGIA PARA COLETA DE DADOS, ANÁLISE E APLICAÇÃO DE SOLUÇÕES AGRONÔMICAS NAS LAVOURAS FARM SOLUTIONS Tecnologia para coleta de dados, análise e aplicação

Leia mais

Introdução. A soja é uma commodity de relevância econômica no mercado internacional

Introdução. A soja é uma commodity de relevância econômica no mercado internacional Introdução A soja é uma commodity de relevância econômica no mercado internacional Proteína - excelentes qualidades nutricionais e funcionais para o ser humano Encontrada na maioria dos estabelecimentos

Leia mais

Análise das precipitações em alguns municípios de Mato Grosso do Sul

Análise das precipitações em alguns municípios de Mato Grosso do Sul Análise das precipitações em alguns municípios de Mato Grosso do Sul Cátia Cristina Braga Rodrigues 1, Evaldo de Paiva Lima 2, Hércules Arce 3, Carlos Eduardo Borges Daniel 4, Cleber Moraes Ribas 5 1 Meteorologista,

Leia mais

PRODUTIVIDADE ATINGÍVEL EM FUNÇÃO DAS ÉPOCAS DE SEMEADURA PARA SOJA NA REGIÃO SUL DO BRASIL

PRODUTIVIDADE ATINGÍVEL EM FUNÇÃO DAS ÉPOCAS DE SEMEADURA PARA SOJA NA REGIÃO SUL DO BRASIL PRODUTIVIDADE ATINGÍVEL EM FUNÇÃO DAS ÉPOCAS DE SEMEADURA PARA SOJA NA REGIÃO SUL DO BRASIL Santiago Vianna Cuadra 1, Ivan Rodrigues de Almeida 2, Ana Claudia Barneche de Oliveira 3, Jose Renato Boucas

Leia mais

COMPARAÇÃO DOS MÉTODOS DE ESTIMATIVA DE ETc PARA O FEIJÃO- COMUM EM UNAÍ - MG

COMPARAÇÃO DOS MÉTODOS DE ESTIMATIVA DE ETc PARA O FEIJÃO- COMUM EM UNAÍ - MG COMPARAÇÃO DOS MÉTODOS DE ESTIMATIVA DE ETc PARA O FEIJÃO- COMUM EM UNAÍ - MG D. L. SANTOS 1 ; F. C. BASTOS 1 ; I. S. SANTOS 1 ; E. C. MANTOVANI 2 ¹Estudante de Mestrado, Universidade Federal de Viçosa;

Leia mais

MODELO PARA OBTEÇÃO DE PONTOS DE PRODUTIVIDADE A PARTIR DO MOVIMENTO DA CARREGADORA EM POMARES

MODELO PARA OBTEÇÃO DE PONTOS DE PRODUTIVIDADE A PARTIR DO MOVIMENTO DA CARREGADORA EM POMARES UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS LABORATÓRIO DE AGRICULTURA DE PRECISÃO MODELO PARA OBTEÇÃO DE PONTOS DE PRODUTIVIDADE

Leia mais

Utilização do sabugo de milho como fonte energética no processo de secagem

Utilização do sabugo de milho como fonte energética no processo de secagem Utilização do sabugo de milho como fonte energética no processo de secagem Joselei Bortoletto 1, Adriano Divino Lima Afonso 2, Gustavo Veloso 3, Helton Aparecido Rosa 3 24 1 Especialista em Qualidade de

Leia mais

Av. Ademar Diógenes, BR 135 Centro Empresarial Arine 2ºAndar Bom Jesus PI Brasil (89)

Av. Ademar Diógenes, BR 135 Centro Empresarial Arine 2ºAndar Bom Jesus PI Brasil (89) Av. Ademar Diógenes, BR 135 Centro Empresarial Arine 2ºAndar Bom Jesus PI Brasil (89) 3562-2274 Efeito do uso dos produtos da linha Celleron no tratamento de semente e na parte aérea, para o aumento do

Leia mais