6 Teoria dos Jogos em GAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "6 Teoria dos Jogos em GAL"

Transcrição

1 6 Teoria dos Jogos em GAL Neste capítulo, relacionaremos os modelos da Teoria dos Jogos às estruturas de GAL, e os conceitos de soluções às fórmulas de GAL. Apesar da maioria dos conceitos da Teoria dos Jogos poder ser modelada utilizando apenas as características de primeira-ordem de GAL, optamos por representar as conseqüências das ações tomadas em cada tipo interação através de estados. Assim, por exemplo, em jogos estratégicos, temos que cada perfil de ações é representado por um estado. Para referenciarmos e denotarmos as ações tomadas, utilizaremos símbolos a i : A i, um para cada jogador i N, que têm suas interpretações variando de acordo com o perfil de ações que o estado representa. A partir daí, as fórmulas para os conceitos de soluções são definidas utilizando estes símbolos. A idéia de tal caracterização é encapsular as conseqüências das interações por estados, objetivando um melhor entendimento sobre os jogos. Este capítulo é dividido da seguinte forma: a seção 6.1 apresenta os jogos estratégicos como estruturas de GAL, bem como os conceitos de equilíbrio de Nash, de ótimo de Pareto, e de equilíbrio de Nash de estratégias mistas como fórmulas de GAL; a seção 6.2 provê duas versões de estruturas de GAL para os jogos extensivos, e ainda as fórmulas de GAL para cada versão dos conceitos de equilíbrio de Nash e de subjogo perfeito. Uma versão está relacionada à versão matricial de um jogo extensivo, enquanto que a outra está relacionada à versão extensiva; os jogos extensivos com informação quase perfeita e imperfeita são apresentados nas seções 6.3 e 6.4, respectivamente; os jogos de coalizões com utilidades transferíveis e o seu principal conceito de solução, core, são representados em GAL na seção 6.5. Alguns diferentes conceitos de soluções são também apresentados; nas duas seções posteriores dois novos modelos são desenvolvidos e representados em GAL com a finalidade de ilustrar como GAL se adapta a novos tipos de jogos e pode prover novos conceitos de soluções de forma intuitiva; e, por fim, na seção 6.8 modelamos jogos de coalizões sem utilidades transferíveis. As provas dos teoremas, que garantem as correspondências entre a Teoria dos Jogos e GAL, são apresentadas no apêndice B, objetivando uma leitura mais suave deste capítulo.

2 Capítulo 6. Teoria dos Jogos em GAL Jogo Estratégico em GAL Um jogo estratégico Γ = N, A i, u i pode ser modelado em uma estrutura G Γ de GAL da seguinte forma. Cada perfil de ações a = a i A i do jogo estratégico Γ é mapeado em um estado a da estrutura de G Γ, onde, para cada jogador i N, o símbolo a i : A i designa neste estado a ação a i do jogador i do perfil a que originou o estado, em outras palavras, o símbolo a i é interpretado de forma não-rígida e sua interpretação depende do perfil que originou o estado. As funções de utilidades são definidas como no jogo estratégico e suas interpretações são rígidas 1. A relação é definida com o seu significado usual. Como jogo estratégico é um jogo de apenas um lance, o conjunto inicial dos estados é o conjunto dos estados do jogo, e nenhum jogador pode fazer uma escolha em cada estado, ou seja N e =. Desta forma, o conjunto de ações da estrutura de GAL é o conjunto vazio. A definição formal é apresentada abaixo. Definição 6.1 Um jogo estratégico Γ = N, A i, u i é mapeado em uma estrutura de GAL como segue. A linguagem não-lógica é definida por S, F, P, N, onde S = {A i, R}, temos um sort R para representar as utilidades e para cada jogador i N um sort A i. F = {a i, u i }, temos, para cada jogador i N, um símbolo a i : A i e um símbolo funcional u i : A i R. P = { }, um símbolo predicativo : R R. N = N, o conjunto de jogadores do jogo Γ. A estrutura de GAL G Γ = SE, SE o, CA, D Ai, D R, a i,e, u i,e SE,, N e e SE, onde SE = A, o conjunto de estados é o conjunto dos perfis de estratégias A = A i do jogo estratégico Γ. SE o = A. CA =, o jogo não possui evolução. Cada domínio D Ai é interpretado como o conjunto A i do jogo Γ; e o domínio D R é interpretado como o conjunto de todos os possíveis valores das utilidades de Γ. Note que este conjunto é finito se o jogo é finito. 1 Lembre-se que em uma interpretação rígida a interpretação é a mesma em todos os estados.

3 Capítulo 6. Teoria dos Jogos em GAL 112 Cada símbolo a i é interpretada no estado e SE como a ação do jogador i de acordo com o perfil de ações a = a 1,..., a i,..., a n do jogo Γ que originou o estado e, i.e. a i,e = a i. Cada símbolo funcional u i é interpretado como a função de utilidade u i do jogo Γ de forma rígida. O símbolo predicativo é interpretado de forma rígida como o predicado maior ou igual. N e =, pois o jogo não tem evolução. Iremos utilizar um abuso de notação e representar um jogo estratégico N, A i, u i como a seguinte estrutura de GAL A, A,, A i, R, a i,a, u i,, com linguagem não-lógica A i, R,a i : A i, u i : A R, : R R, N, onde A = A i é o conjunto dos perfis de estratégias, i é um jogador, e a i,a = a i para cada a = a 1,..., a i,..., a n A. Para exemplificar, considere o exemplo 2.2, Batalha dos Sexos, apresentado na seção 2.1. Representamos novamente este jogo nesta seção utilizando a sua forma matricial na figura 6.1.a. A linguagem não-lógica para este jogo estratégico é {A 1, A 2, R}, {a 1 : A 1, a 2 : A 2, u 1 : A 1 A 2 R, u 2 : A 1 A 2 R}, : R R, {1, 2}. A estrutura de GAL para esta linguagem não-lógica é G BoS = A, A,, A 1, A 2, R, a 1,a, a 2,a, u 1, u 2,,, onde A = { B, B, B, S, S, B, S, S } A 1 = A 2 = {B, S} e R = {0, 1, 2} u 1 B, B = 2, u 1 B, S = 0, u 1 S, B = 0, u 1 S, S = 1, u 2 B, B = 1, u 2 B, S = 0, u 2 S, B = 0, u 2 S, S = 2. a 1, B,B = B, a 2, B,B = B, a 1, B,S = B, a 2, B,S = S, a 1, S,B = S, a 2, S,B = B, a 1, S,S = S, a 2, S,S = S Na figura 6.1.b, apresentamos parte da estrutura de GAL para este exemplo. Os estados são representados pelos círculos que são rotulados com o perfil de ações da qual cada estado foi originado. As interpretações dos símbolos a i são apresentadas dentro dos círculos. Os domínios são apresentados pelos conjuntos logo abaixo dos círculos. Nesta figura, não apresentamos a definição das funções de utilidades. Por exemplo, o perfil de ações B, B é mapeada em um círculo rotulado com B, B no qual os símbolos a 1 e a 2 são interpretadas como B e B, respectivamente.

4 Capítulo 6. Teoria dos Jogos em GAL 113 B S B S 2,1 0,0 0,0 1,2 a - Representação Matricial a 1 = B a 1 = B a 2 = B a 2 = S B, B B, S a 1 = S a 1 = S a 2 = B a 2 = S S, B S, S R = {0, 1, 2} A 1 = A 2 = {B, S} b G BoS Estrutura de GAL Figura 6.1: Jogo estratégico Batalha dos Sexos Fórmula de Equilíbrio de Nash Expressamos equilíbrio de Nash através de uma fórmula de GAL, tal que esta fórmula é satisfeita em um estado se, e somente se, o perfil de ações, que o estado representa, é um equilíbrio de Nash. Sejam A, A,, A i, R, a i,a, u i,, uma estrutura de GAL com linguagem não-lógica A i, R, a i : A i, u i : A R, : R R, N, e v Ai variáveis de sorts A i, onde i N, a A e n é o número de jogadores em N. Uma fórmula de equilíbrio de Nash Equilibrium é definida como segue. v Ai u i a 1,..., a n u i a 1,..., v Ai,..., a n Para jogos com dois jogadores, como no exemplo 2.2, Batalha dos Sexos, temos a seguinte fórmula de equilíbrio de Nash. v A1 u 1 a 1, a 2 u 1 v A1, a 2 v A2 u 2 a 1, a 2 u 2 a 1, v A2 Abaixo iremos demonstrar que B, B é um equilíbrio de Nash. Desta forma, temos que a fórmula de GAL descrita acima é satisfeita no estado B, B. Sejam σ A1 e σ A2 funções de valorações para os sorts A 1 e A 2, respectivamente. G BoS, σ A1, σ A2 = B,B v A1 u 1 a 1, a 2 u 1 v A1, a 2 v A2 u 2 a 1, a 2 u 2 a 1, v A2 def G BoS, σ A1, σ A2 = B,B v A1 u 1 a 1, a 2 u 1 v A1, a 2 veja 6-1 E G BoS, σ A1, σ A2 = B,B v A2 u 2 a 1, a 2 u 2 a 1, v A2 veja 6-2.

5 Capítulo 6. Teoria dos Jogos em GAL 114 G BoS, σ A1, σ A2 = B,B v A1 u 1 a 1, a 2 u 1 v A1, a def d 1 {B, S} temos que G BoS, σ A1 v A1 d 1, σ A2 = B,B u 1 a 1, a 2 u 1 v A1, a 2 def d 1 {B, S} temos que u 1 σ A1 v A1 d 1 B, B, a 1, σ A2 B, B, a 2 u 1 σ A1 v A1 d 1 B, B, v A1, σ A2 B, B, a 2 def d 1 {B, S} temos que u 1 B, B u 1 σ A1 v A1 d 1 B, B, v A1, B def u 1 B, B u 1 B, B e u 1 B, B u 1 S, B def 2 2 e 2 0 G BoS, σ A1, σ A2 = B,B v A2 u 2 a 1, a 2 u 2 a 1, v A2 6-2 def d 2 {B, S} temos que G BoS, σ A1, σ A2 v A2 d 2 = B,B u 2 a 1, a 2 u 2 a 1, v A2 def d 2 {B, S} temos que u 2 σ A1 B, B, a 1, σ A2 v A2 d 2 B, B, a 2 u 2 σ A1 B, B, a 1, σ A2 v A2 d 2 B, B, v A2 def d 2 {B, S} temos que u 2 B, B u 2 B, σ A2 v A2 d 2 B, B, v A2 def u 2 B, B u 2 B, B e u 2 B, B u 2 B, S def 1 1 e 1 0 Abaixo é apresentado o teorema que garante o mapeamento de equilíbrio de Nash, tal como descrito acima. A prova do mesmo é encontrada na seção B.1.1 página 204 do apêndice B. Teorema 6.2 Sejam Γ um jogo estratégico, a = a i um perfil de ações de Γ, G Γ uma estrutura de GAL para Γ como definido na seção 6.1, e α uma fórmula de Equilíbrio de Nash como definido acima. a é um equilíbrio de Nash em Γ G Γ = a α

6 Capítulo 6. Teoria dos Jogos em GAL 115 Podemos utilizar apenas as características de uma linguagem de primeiraordem para caracterizar o conceito de equilíbrio de Nash. Abaixo apresentamos uma fórmula que é verdadeira se, e somente se, existe um perfil de ações que é um equilíbrio de Nash. Note que a fórmula abaixo não é dependente de uma estrutura temporal. G Γ = v A 1... v A n v Ai u i va 1,..., va n u i va 1,..., v Ai,..., va n Fórmula de Ótimo de Pareto A idéia da representação de ótimo de Pareto como uma fórmula de GAL é semelhante a definição da fórmula de equilíbrio de Nash apresentada na seção Sejam v Ai variáveis de sorts A i. Define-se uma fórmula de ótimo de Pareto como segue. v A 1... v An u i v A1,..., v An u i a 1,..., a n u i v A1,..., v An > u i a 1,..., a n Para um jogo estratégico de dois jogadores, como no exemplo 2.3, Dilema do Prisioneiro, temos a seguinte fórmula de equilíbrio de Pareto. v A1 v A1 u1 v A1, v A2 u 1 a 1, a 2 u 2 v A1, v A2 u 2 a 1, a 2 u 1 v A1, v A2 > u 1 a 1, a 2 u 2 v A1, v A2 > u 2 a 1, a 2 Para o exemplo 2.3, Dilema do Prisioneiro, temos que a fórmula acima é satisfeita no estado NC, NC. Abaixo é apresentado o teorema que garante o mapeamento de ótimo de Pareto, tal como descrito acima. A prova do mesmo é encontrada na seção B.1.2 página 205 do apêndice B. Teorema 6.3 Sejam Γ um jogo estratégico, a = a i um perfil de estratégias de Γ, G Γ uma estrutura de GAL para Γ como definido na seção 6.1, e α uma fórmula de ótimo de Pareto como definido acima. a é um ótimo de Pareto em Γ G Γ = a α Assim como na seção 6.1.1, podemos utilizar apenas lógica de primeiraordem para caracterizar ótimo de Pareto.

7 Capítulo 6. Teoria dos Jogos em GAL Fórmula de Equilíbrio de Nash de Estratégias Mistas Como o conceito de equilíbrio de Nash de estratégias mistas utiliza, para cada jogador i N, um conjunto de estratégias mistas Ai, um conjunto de estratégias degeneradas Ξ Ai, e uma função de utilidade U i calculada em função de um perfil de estratégias mistas τ i, adicionamos estes conjuntos e funções à estrutura de GAL de um jogo estratégico. Dito isto, definimos um jogo estratégico como A, A,, A i, Ai, Ξ Ai, R, a i,a, u i, U i,, com linguagem não-lógica A i, R, a i : A i, u i : A R, U i : R, : R R, N, onde A = A i é o conjunto dos perfis de ações, i é um jogador, e = Ai, e para cada a = a 1,..., a i,..., a n A, temos a i,a = a i. Como o conceito de equilíbrio de estratégias mistas é definido sobre as estratégias mistas e não utilizamos símbolos para representá-los a cada estado, utilizamos variáveis livres para caracterizar equilíbrio de Nash de estratégias mistas. Assim, a fórmula de equilíbrio de Nash de estratégia mistas, que tem variáveis livres v Ai, é um equilíbrio de Nash de estratégias mistas se, e somente se, existem funções de valorações σ Ai que tornam a fórmula verdadeira. Sejam v Ai variáveis de sorts Ai, e v ΞAi variáveis de sorts Ξ Ai, uma fórmula de equilíbrio de Nash de estratégias mistas é definido como segue. de GAL. v ΞAi U i v A1,..., v U A n iv A1,..., v ΞAi,..., v A n Note que aqui estamos utilizando apenas a linguagem de primeira-ordem Para jogos com dois jogadores como no exemplo 2.2, Batalha dos Sexos, temos a seguinte fórmula de equilíbrio de Nash. vξa1 U 1v A1, v A2 U 1v ΞA1, v A2 v ΞA2 U 2 v A1, v A2 U 2 v A1, v ΞA2 No exemplo 2.2, Batalha dos Sexos, a estrutura de GAL G BoS veja a figura 6.1.b com as funções de valoração σ A1 e σ A2, onde σ A1 v A1 = 2, 1 e σ 3 3 A2 v A2 = 1, 2 temos que 3 3 G BoS, σ A1, σ A2 = v Ξ A1 U 1 v A1, v A2 U 1 v ΞA1, v A2 v ΞA2 U 2 v A1, v A2 U 2 v A1, v ΞA2 def G BoS, σ A1, σ A2 = v ΞA1 U 1 v A1, v A2 U 1 v ΞA1, v A2 prova 6-3 E G BoS, σ A1, σ A2 = v ΞA2 U 2 v A1, v A2 U 2 v A1, v ΞA2 prova 6-4

8 Capítulo 6. Teoria dos Jogos em GAL 117 G BoS, σ A1, σ A2 = v ΞA1 U 1 v A1, v A2 U 1 v ΞA1, v A2 6-3 def d 1 { 1, 0, 0, 1 } temos que G BoS, σ A1 v ΞA1 d 1, σ A2 = U 1 v A1, v A2 U 1 d 1, v A2 def d 1 { 1, 0, 0, 1 } temos que U 2 1 3, 1 3, 1 3, 2 3 U1 d1, 1 3, 2 3 def U 2 1 3, 1 3, 1 3, 2 3 U1 1, 0, 1 3, 3 2 E 2 U1 3, 1 3, 1 3, 2 3 U 1 0, 1, 1 3, 2 3 G BoS, σ A1, σ A2 = v ΞA2 U 2 v A1, v A2 U 2 v A1, v ΞA2 6-4 def d 2 { 1, 0, 0, 1 } temos que G BoS, σ A1, σ A2 v ΞA2 d 2 = U 2 v A1, v A2 U 2 v A1, v ΞA2 def d 2 { 1, 0, 0, 1 } temos que U 2 2 3, 1 3, 1 3, U2 3, 1 3, d2 def U 2 2 3, 1 3, 1 3, U2 3, 1 3, 1, 0 E 2 U2 3, 1 3, 1 3, 2 3 U 2 2 3, 1 3, 0, 1 Abaixo é apresentado o teorema que garante o mapeamento de equilíbrio de Nash de estratégias mistas, tal como descrito acima. A prova do mesmo é encontrada na seção B.1.3 página 206 do apêndice B. Teorema 6.4 Sejam Γ um jogo estratégico, τ = τi um perfil de estratégias mistas, G Γ um estrutura de GAL para Γ como definido na seção 6.1.3, σ Ai funções de valorações de sorts Ai, e α uma fórmula de equilíbrio de Nash de estratégias mistas como definido acima. τi é um equilíbrio de estratégias mistas em Γ G Γ, σ Ai = α, onde cada σ Ai v Ai = τi

9 Capítulo 6. Teoria dos Jogos em GAL Jogo Extensivo com Informação Perfeita em GAL Abaixo serão apresentados duas versões de jogo extensivo com informação perfeita em estruturas de GAL. Na primeira versão, seguimos a idéia de jogo estratégico como estrutura de GAL seção 6.1, e cada estado é representado por um perfil de estratégias para cada jogador. Na segunda versão, apresentamos uma versão mais natural de um jogo extensivo no qual cada estado é representado por um histórico. Em ambos os casos, os conceitos de soluções de equilíbrio de Nash e de subjogo perfeito são definidos através de fórmulas de GAL Versão Matricial em GAL de Jogo Extensivo Na primeira versão, a idéia de representar um jogo extensivo com informação perfeita 2 como estrutura de GAL segue o caso de jogo estratégico como estrutura de GAL apresentado na seção 6.1. Esta representação está relacionada a versão matricial de um jogo extensivo com informação perfeita. Assim, modelamos cada perfil de estratégias s como um estado s, no qual, para cada jogador i, um símbolo s i : S i é utilizado para representar a estratégia do jogador i, e sua interpretação depende da estratégia s i. Por exemplo, o perfil de estratégias A, L no exemplo 2.10 é mapeado no estado A, L, onde os símbolos s 1 e s 2 são as estratégias A e L, respectivamente. Representamos também cada conjunto das estratégias S i de cada jogador i N, o conjunto dos históricos H, o conjunto dos históricos terminais T, e o conjunto dos históricos não-terminais NT. As funções P, u i, O e O h são definidas como no jogo extensivo, e suas interpretações são rígidas. Definição 6.5 Um jogo extensivo com informação perfeita Γ = N, P, H, u i é mapeado em uma estrutura de GAL como segue. 33. A linguagem não-lógica é definida por S, F, P, N S = {S i, H, T, NT, R}, temos um sort H para os históricos, T para os terminais, N T para os não-terminais, R para as utilidades, e, para cada jogador i N, um sort S i. F = {P, u i, s i, O, O h }, os símbolos funcionais P : NT N, O : S i T, O h : H S i T, e para cada jogador i N um símbolo s i : S i e um símbolo funcional u i : S i R. P = { }, um símbolo predicativo : R R. 2 Para ver a definição de jogo extensivo com informação perfeita, veja a seção 2.2 página

10 Capítulo 6. Teoria dos Jogos em GAL 119 N = N, o conjunto de jogadores de Γ. A estrutura de GAL G Γ = SE, SE o, CA, D Si, D H, D T, D NT, D R, P, u i, s i,e, O, O h,e SE,, N e e SE, onde SE = S, o conjunto dos estados é o conjunto dos perfis de estratégias de Γ. SE o = S, pois nesta versão a evolução do jogo não ocorre na estrutura temporal de G Γ. CA =, pois nesta versão a evolução do jogo não ocorre na estrutura temporal de G Γ. Cada domínio D Si é o conjunto das estratégias S i do jogo Γ; o domínio D H é o conjunto dos históricos de Γ; o domínio D T é o conjunto dos históricos terminais de Γ; o domínio D NT é o conjunto dos históricos não-terminais de Γ; o domínio D R é o conjunto de todo os possíveis valores das utilidades do jogo Γ. Note que este conjunto é finito, se o jogo for finito. Cada símbolo s i é interpretado no estado e SE como a estratégia do jogador i de acordo com o perfil de estratégias s = s 1,..., s i,..., s n do jogo Γ que originou o estado e, i.e. s i,e = s i ; As funções P, u i, O, O h são interpretadas de forma rígida como as funções do jogo Γ. O predicado é interpretado de forma rígida como no jogo Γ. N e =, pois nesta versão a evolução do jogo não ocorre na estrutura temporal de G Γ. Iremos utilizar um abuso de notação, e representar um jogo extensivo com informação perfeita N, P, H, u i como a seguinte estrutura de GAL S, S,, S i, H, T, NT, R, P, u i, s i,s, O, O h,, com linguagem não-lógica S i, H, T, NT, R, P : NT N, u i : T R, s i : S i, O : S T, O h : H S T, : R R, N Abaixo apresentamos o jogo extensivo do exemplo 2.10 como uma estrutura de GAL para jogo extensivo na versão matricial. Como esta representação é mais parecida com a forma matricial do jogo extensivo, apresentamos na figura 6.2 a forma matricial deste jogo, bem como parte da estrutura de GAL definida abaixo. Exemplo 6.6 A estrutura de GAL para o exemplo 2.10 é definida por S, S,, S 1, S 2, H, T, NT, R, P, u 1, u 2, s 1,s, s 2,s, O, O h,, com linguagem não-lógica S 1, S 2, H, T, NT, R, P : NT {1, 2}, u 1 : S 1 S 2 R, u 2 : S 1 S 2 R, s 1 : S 1, s 2 : S 2, O : S 1 S 2 T, O h : H S 1 S 2 T, : R R, {1, 2} onde

11 Capítulo 6. Teoria dos Jogos em GAL 120 L R A B 0,0 1,2 2,1 1,2 a - Representação Matricial s 1 = A s 2 = L s 1 = A s 2 = R A, L A, R s 1 = B s 2 = L s 1 = B s 2 = R B, L B, R R = {0, 1, 2} S 1 = { A, B }, S 2 = { L, R } b- Estrutura de GAL G 6.6 Figura 6.2: Jogo extensivo do exemplo 2.10 S = { A, L, A, R, B, L, B, R }. S 1 = { A, B } e S 2 = { L, R }. H = {, A, B, A, L, A, R}. T = {B, A, L, A, R}. NT = {, A}. R = {0, 1, 2}. P = 1 e PA = 2. s 1, A, L = A, s 1, A, R = A, s 1, B, L = B, s 1, B, R = B s 2, A, L = L, s 2, A, R = R, s 2, B, L = L, s 2, B, R = R. O A, L = A, L, O A, R = A, R, O B, L = B, O B, R = B. O h, A, L = A, L, O h A, A, L = A, L, O h A, L, A, L = A, L, O h A, R, A, L = A, R, O h B, A, L = B, O h, A, R = A, R, O h A, A, R = A, R, O h A, L, A, R = A, L, O h A, R, A, R = A, R, O h B, A, R = B, O h, B, L = B, L, O h A, B, L = A, L, O h A, L, B, L = A, L, O h A, R, B, L = A, R, O h B, B, L = B, O h, B, R = B, R, O h A, B, R = A, R, O h A, L, B, R = A, L, O h A, R, B, R = A, R, O h B, B, R = B. u 1 B = 1, u 1 A, L = 0, u 1 A, R = 2 u 2 B = 2, u 2 A, L = 0, u 2 A, R = 1

12 Capítulo 6. Teoria dos Jogos em GAL Fórmula de Equilíbrio de Nash para a Versão Matricial A representação de equilíbrio de Nash para jogo extensivo é similar ao caso de equilíbrio de Nash para jogo estratégico apresentada na seção A fórmula de equilíbrio de Nash para jogo extensivo na versão matricial é definida da seguinte forma. Sejam v Si variáveis de sorts S i. v Si u i Os 1,..., s n u i Os 1,..., v Si,..., s n A fórmula de equilíbrio de Nash para um jogo com dois jogadores, como no exemplo 6.6, é definida da seguinte forma. v S1 u 1 Os 1, s 2 u 1 Ov S1, s 2 v S2 u 2 Os 1, s 2 u 2 Os 1, v S2 Assim, para o exemplo 6.6 a fórmula definida acima é satisfeita nos estados A, R e B, L. Desta forma, temos que G 6.6 = A, R v S1 u 1 Os 1, s 2 u 1 Ov S1, s 2 v S2 u 2 Os 1, s 2 u 2 Os 1, v S2 G 6.6 = B, L v S1 u 1 Os 1, s 2 u 1 Ov S1, s 2 v S2 u 2 Os 1, s 2 u 2 Os 1, v S2 Abaixo é apresentado o teorema que garante o mapeamento de equilíbrio de Nash, tal como descrito acima. A prova do mesmo é encontrada na seção B.2.1 página 207 do apêndice B. Teorema 6.7 Sejam Γ um jogo extensivo com informação perfeita, s = s i um perfil de estratégias para Γ, G Γ uma estrutura de GAL na versão matricial para Γ como definido na seção 6.2.1, e α uma fórmula de equilíbrio de Nash para G Γ como definido acima. Um perfil de estratégias s é um equilíbrio de Nash para Γ G Γ = s α Fórmula de Equilíbrio de Subjogo Perfeito para a Versão Matricial A idéia de representar equilíbrio de subjogo perfeito para jogo extensivo na versão matricial é similar ao caso de representar equilíbrio de Nash para jogo estratégico apresentada na seção A fórmula de equilíbrio de subjogo perfeito para jogo extensivo na versão matricial é definida da seguinte forma.

13 Capítulo 6. Teoria dos Jogos em GAL 122 v NT Sejam v NT uma variável de sort NT, e v Si variáveis de sorts S i. P v NT = i v Si u i O h v NT, s 1,..., s n u i O h v NT, s 1,..., v Si,..., s n A fórmula de equilíbrio de subjogo perfeito para um jogo com dois jogadores, como no exemplo 6.6, é definida da seguinte forma. v NT P vnt = 1 v S1 u 1 O h v NT, s 1, s 2 u 1 O h v NT, v S1, s 2 P v NT = 2 v S2 u 1 O h v NT, s 1, s 2 u 1 O h v NT, s 1, v S2 Assim, para o exemplo 6.6 a fórmula definida acima é satisfeita no estado A, R. Desta forma, temos que P vnt = 1 v S1 u 1 O h v NT, s 1, s 2 u 1 O h v NT, v S1, s 2 G 6.6 = A, R v NT P v NT = 2 v S2 u 1 O h v NT, s 1, s 2 u 1 O h v NT, s 1, v S2 Abaixo é apresentado o teorema que garante o mapeamento de equilíbrio de subjogo perfeito, tal como descrito acima. A prova do mesmo é encontrada na seção B.2.2 página 208 do apêndice B. Teorema 6.8 Sejam Γ um jogo extensivo com informação perfeita, s = s i um perfil de estratégias para Γ, G Γ uma estrutura de GAL na versão matricial para Γ como definido na seção 6.2.1, e α uma fórmula de equilíbrio de subjogo perfeito para G Γ como definido acima. Um perfil de estratégias s é um equilíbrio de subjogo perfeito para Γ G Γ = s α Versão Extensiva em GAL de Jogo Extensivo Podemos modelar um jogo extensivo com informação perfeita Γ = N, H, P, u i em GAL de uma forma mais intuitiva, onde a estrutura de GAL é representada pela sua forma extensiva. Cada histórico h H do jogo extensivo é representado por um estado h, no qual o símbolo h : H denota o histórico h, que originou o estado, do jogo extensivo Γ. O conjunto de ações da estrutura de GAL é determinado pelas ações a partir de cada histórico nãoterminal. A função P determina o jogador que faz a escolha a cada estado, i.e. N h = {P h}. Os conjuntos das estratégias S i dos jogadores, e ainda as funções O e O h, são definidos na estrutura de GAL, e têm suas interpretações rígidas definidas como no jogo extensivo Γ. Formalmente, temos a definição abaixo.

14 Capítulo 6. Teoria dos Jogos em GAL 123 Definição 6.9 Um jogo extensivo Γ = N, H, P, u i é mapeado em uma estrutura de GAL na versão extensiva como segue. A linguagem não-lógica é definida por S, F, P, N, onde S = {H, T, S i, R}, temos o sort H para os históricos, T para os históricos terminais, o sort R para as utilidades e, para cada jogador i N, um sort S i. F = {h, u i, O, O h }, temos os símbolos funcionais O : S i T, O h : H S i T, o símbolo h : H, e, para cada jogador i N, um símbolo funcional u i : T R. P = { }, um símbolo predicativo : R R. N = N, o conjunto de jogadores de Γ. A estrutura de GAL G Γ = SE, SE o, CA, D Si, D H, D R, h e, u i, O, O h,e SE,, N e e SE, onde SE = H, o conjunto dos estados é o conjunto dos históricos de Γ. SE o = { }, o estado inicial é o estado representado pelo histórico. Para todo histórico h de Γ e toda ação a Ah tal que h, a H, temos que h, h, a CA. Cada domínio D Si é o conjunto das estratégias S i do jogador i de Γ; o domínio D H é o conjunto dos históricos de Γ; o domínio D T é o conjunto dos históricos terminais de Γ; e, finalmente, o domínio D R é o conjunto de todos os possíveis valores das utilidades de Γ. Perceba que este conjunto é finito, se o jogo é finito. O símbolo h é interpretado no estado e SE como o histórico h do jogo Γ que originou o estado e, i.e. h e = h; As funções u i, O, O h são interpretadas rigidamente como as funções do jogo Γ. O predicado é interpretado de forma rígida como no jogo Γ. N e = {P h}, a função P do jogo Γ determina qual jogador toma uma decisão no estado e SE, onde o estado e foi originado do histórico h. Iremos utilizar um abuso de notação e representar um jogo extensivo Γ = N, P, H, u i como a seguinte estrutura de GAL H, H o, CA, H, T, S i, R, h h, u i, O, O h,,n h com linguagem nãológica H, T, S i, R, h : H, u i : T R, O : S T, O h : H S T, : R R, N. Abaixo apresentamos o jogo extensivo do exemplo 2.10 como estrutura de GAL para jogo extensivo na versão extensiva. Na figura 6.3, apresentamos

15 Capítulo 6. Teoria dos Jogos em GAL A B 2 1,2 L R 0,0 2,1 h = {1} h = A h = B {2} {} A B h = A, L {} h = A, R {} A, L A, R S 1 = { A, B }, S 2 = { L, R }, R = {0, 1, 2} H = {, A, B, A, L, A, R} T = {B, A, L, A, R} a - Representação Extensiva b - Estrutura de GAL G 6.10 Figura 6.3: Exemplo a forma extensiva deste jogo, bem como parte da estrutura de GAL definida abaixo. Exemplo 6.10 A estrutura de GAL para o exemplo 2.10 é definido por H, H o, CA, H, T, S 1, S 2, R, h h, u 1, u 2, O, O h,, N h com linguagem não-lógica H, T, S 1, S 2, R, h : H, u 1 : T R, u 2 : T R, O : S 1 S 2 T, O h : H S 1 S 2 T, : R R, {1, 2} onde H = {, A, B, A, L, A, R}. H o = { }. CA = {, A,, B, A, A, L, A, A, R }. S 1 = { A, B } e S 2 = { L, R }. T = {B, A, L, A, R}. R = {0, 1, 2}. h =, h A = A, h B = B, h A,L = A, L, h A,R = A, R. O A, L = A, L, O A, R = A, R, O B, L = B, O B, R = B. O h, A, L = A, L, O h A, A, L = A, L, O h A, L, A, L = A, L, O h A, R, A, L = A, R, O h B, A, L = B, O h, A, R = A, R, O h A, A, R = A, R, O h A, L, A, R = A, L, O h A, R, A, R = A, R, O h B, A, R = B, O h, B, L = B, L, O h A, B, L = A, L, O h A, L, B, L = A, L, O h A, R, B, L = A, R, O h B, B, L = B, O h, B, R = B, R,

16 Capítulo 6. Teoria dos Jogos em GAL 125 O h A, B, R = A, R, O h A, L, B, R = A, L, O h A, R, B, R = A, R, O h B, B, R = B. u 1 B = 1, u 1 A, L = 0, u 1 A, R = 2 u 2 B = 2, u 2 A, L = 0, u 2 A, R = 1 N = {1}, N A = {2}, N B = N A,L = N A,R = {} Fórmula de Equilíbrio de Nash para a Versão Extensiva Nesta versão a representação de equilíbrio de Nash difere da fórmula de equilíbrio de Nash apresentada na seção Como em cada estado não fazemos referência as estratégias dos jogadores não existem símbolos em cada mundo para representá-los, utilizamos variáveis livres para caracterizar equilíbrio de Nash. Assim, a fórmula de equilíbrio de Nash, que tem variáveis livres v S i, uma para cada jogador i, é um equilíbrio de Nash se, e somente se, existem funções de valorações σ Si que tornam a fórmula verdadeira. Sejam Γ um jogo extensivo com informação perfeita, G Γ uma estrutura de GAL para Γ como definido em 6.2.4, v S i variáveis de sorts S i e v Si variáveis de sorts S i. Uma fórmula de equilíbrio de Nash para G Γ é definida como segue. v Si ui OvS 1,..., vs n u i OvS 1,..., v Si,..., vs n Para o exemplo 6.10, temos a seguinte fórmula de equilíbrio de Nash verdadeira para as funções de valorações σ S1 e σ S2, onde σ S1 vs 1 = A e σ S2 vs 2 = R. G 6.10, σ S1, σ S2 = vs1 u1 Ov S 1, v S 2 u 1 Ov S1, v S 2 v S2 u2 Ov S 1, v S 2 u 2 Ov S 1, v S2 O mesmo ocorre quando as funções de valoração σ S1 e σ S2 atribuem B e L, respectivamente, ou seja, σ S1 vs 1 = B e σ S2 vs 2 = L. Abaixo é apresentado o teorema que garante o mapeamento de equilíbrio de Nash, tal como descrito acima. A prova do mesmo é encontrada na seção B.3.1 página 210 do apêndice B. Teorema 6.11 Sejam Γ um jogo extensivo com informação perfeita, s = s i um perfil de estratégias para Γ, G Γ uma estrutura de GAL na versão extensiva para Γ como definido na seção 6.2.4, σ Si funções de valorações de sorts S i, e α uma fórmula de equilíbrio de Nash para G Γ como definido acima.

17 Capítulo 6. Teoria dos Jogos em GAL 126 Um perfil de estratégias s i é um equilíbrio Nash para Γ G Γ, σ Si = α, onde cada σ Si v S i = s i Fórmula de Equilíbrio de Subjogo Perfeito para a Versão Extensiva A idéia para representar equilíbrio de subjogo perfeito segue a idéia da seção 6.2.5, onde utilizamos variáveis livres para caracterizar equilíbrio de Nash. O argumento utilizado é semelhante, pois não temos símbolos para representar as estratégias a cada estado. Assim, a fórmula de equilíbrio de subjogo perfeito, que tem variáveis livres v S i, uma para cada jogador i N, é um equilíbrio de subjogo perfeito se e somente se existem funções de valorações σ Si que satisfazem a fórmula a partir do estado inicial i.e. em todos os subjogos. Sejam Γ um jogo extensivo com informação perfeita, e G Γ uma estrutura de GAL como definido na seção 6.2.4, e v Si variáveis de sorts S i e v S i variáveis de sorts S i. Uma fórmula de equilíbrio de subjogo perfeito para G Γ é definida como segue. [AG] i v Si ui O h h, vs 1,..., vs n u i O h h, vs 1,..., v Si,..., vs n Note que a fórmula interna ao operador modal [AG] representa que se um jogador tem que tomar uma decisão, então está é ótima no subjogo do histórico h, levando em consideração as estratégias dos outros jogadores. O operador modal [AG] aplicado a esta fórmula representa que cada decisão de cada jogador em cada subjogo é ótima. Para o exemplo 6.10, temos a seguinte fórmula de equilíbrio de subjogo perfeito satisfeita no histórico inicial com as funções de valorações σ S1 e σ S2, onde σ S1 v S 1 = A e σ S2 v S 2 = R. G 6.10, σ S1, σ S2 = [AG] 1 vs1 u1 O h h, v S 1, v S 2 u 1 O h h, v S1, v S 2 2 v S2 u2 O h h, v S 1, v S 2 u 2 O h h, v S 1, v S2 Abaixo é apresentado o teorema que garante o mapeamento de equilíbrio de subjogo perfeito, tal como descrito acima. A prova do mesmo é encontrada na seção B.3.2 página 211 do apêndice B. Teorema 6.12 Sejam Γ um jogo extensivo com informação perfeita, s = s i um perfil de estratégias para Γ, G Γ uma estrutura de GAL na versão extensiva para Γ como definido na seção 6.2.4, σ Si funções de valorações de sorts S i, e α uma fórmula de equilíbrio de subjogo perfeito para G Γ como definido acima.

18 Capítulo 6. Teoria dos Jogos em GAL 127 Um perfil de estratégias s i é um equilíbrio de subjogo perfeito para Γ G Γ, σ Si = α, onde cada σ Si v S i = s i Quantificando em Jogos Extensivos Nesta seção, iremos nos focar nas definições de equilíbrio de Nash EN e equilíbrio de subjogo perfeito ESP para jogos extensivos com informação perfeita, com o intuito de analisarmos as diferentes formas de quantificação. Para tal análise, iremos utilizar as definições de jogos extensivos em GAL na versão matricial e na versão extensiva. O conceito de solução de EN requer que a estratégia de cada jogador seja ótima, dadas as estratégias dos outros jogadores. O conceito de solução de ESP requer que a estratégia de cada jogador seja ótima em cada instante do jogo, dadas as estratégias dos outros jogadores. Na definição do conceito de ESP, temos uma descrição explícita da estrutura do jogo, enquanto que em EN a estrutura do jogo não é referenciada. As definições de EN para jogos extensivos desconsideram, assim, a estrutura do jogo. Podemos ver isto bem claramente na citação abaixo do livro A course in Game Theory, que é um dos livros mais citados de Teoria dos Jogos. The first solution concept [nash equilibrium] we define for an extensive game ignores the sequential structure of the games; it treats the strategies as choices that are made once and for all before play begins. OR94, pages 93 Iremos demonstrar que isto não é verdadeiro, ou seja, que o conceito de equilíbrio de Nash para jogos extensivos considera a estrutura seqüencial do jogo. Iremos nesta seção caracterizar EN através da estrutura do jogo. Dito de forma simples, o conceito de EN para um jogo extensivo requer que as estratégias sejam ótimas no caminho que ocorre quando cada jogador segue a sua estratégia, desconsiderando assim a racionalidade dos jogadores nos históricos que não ocorrem neste caminho. Na verdade, veremos em seções posteriores que tal caracterização é também válida para jogos com informação imperfeita e quase perfeita. Alguns autores FT91, Ros06 comentam, a exemplo da citação abaixo, sobre o conceito de caminho no conceito de equilíbrio de Nash, porém suas definições formais são apresentadas da forma usual. We also saw that some of these Nash Equilibria may rely on empty threats of suboptimal play at histories that are not expected to occur - that is, at histories off the path of the equilibrium. FT91, pages 72 Vejamos o exemplo apresentado na figura 6.4 abaixo. Em Teoria dos Jogos, costuma-se dizer que a solução B, R, que é um equilíbrio de Nash,

19 Capítulo 6. Teoria dos Jogos em GAL 128 não é razoável na medida em que se o jogador 2 tiver que tomar uma decisão no histórico não-terminal A, então ele obterá uma melhor utilidade caso mude sua estratégia para L, obtendo uma utilidade de 3 ao invés de 1, que é o equilíbrio. Assim, ele tem um incentivo para desviar do equilíbrio. Apesar disso ser usualmente aceito pelos teóricos de jogos, argumentamos que se os jogadores racionalizam suas estratégias somente ao longo do histórico terminal, que resultará das estratégias escolhidas, então o conceito de equilíbrio de Nash é razoável. A caracterização do conceito de EN, como acima exposto, parece mais relacionada a visão dos conceitos soluções como uma descrição do comportamento de agentes racionais ou humanos, enquanto que a interpretação do conceito de ESP a uma prescrição ou conselho para os jogadores em como agir. Voltemos ao exemplo da figura 6.4 para demonstrar que a solução B, R é razoável quando os jogadores racionalizam como acima exposto. Para vermos isto, considere que o jogador 1 tenha escolhido a ação B no histórico inicial, então o jogo alcançará o estado terminal B, e o jogo estará terminado. Notemos que se o jogador 2 não for racional nos históricos que não são alcançados ao longo do histórico terminal B, então ele pode tomar a estratégia R, que resultará em uma utilidade pior para o jogador 1, tornando assim a escolha da estratégia B melhor do que a estratégia A. Desta forma, os jogadores racionalizam ao longo dos históricos e B, que são os históricos que ocorrem a partir do perfil de estratégias B, R. 1 A B 2 2, 1 L R 3, 2 1, 1 a - Representação Extensiva L R A 3,2 1,1 B 2,1 2,1 b - Representação Matricial Figura 6.4: Exemplo de um jogo extensivo. Estamos argumentando o seguinte: o critério de racionalidade sobre os históricos, que nunca são alcançáveis, não é condição necessária para que uma solução seja considerada razoável. No exemplo da figura 6.5 abaixo, que é um jogo de soma zero 3, isto fica ainda mais aparente, pois neste caso temos duas soluções de EN: B, L e B, R. Ambos os perfis de estratégias 3 Jogo de soma zero é um jogo que um jogador ganha e o outro perde, a exemplo do xadrez e do jogo da velha.

20 Capítulo 6. Teoria dos Jogos em GAL 129 conduzem a mesma solução, que é o histórico terminal B. Assim, o jogador 2 é indiferente à estratégia adotada no histórico A, uma vez que este histórico nunca será alcançado. 1 A B 2 1, 1 L R 1, 1 1, 1 a - Representação Extensiva L R A 1,-1-1,1 B 1,-1 1,-1 b - Representação Matricial Figura 6.5: Exemplo de um jogo extensivo de soma zero. Agora voltemos as considerações sobre as definições de equilíbrio de Nash e de subjogo perfeito para jogo extensivo com informação perfeita. As definições 6.13 e 6.14 são relativas a equilíbrio de subjogo perfeito, enquanto que as definições 6.15 e 6.16 são relativas a equilíbrio de Nash. Note o enfoque em negrito dado a quantificação das estratégias. Iremos caracterizar estas definições através de fórmulas de GAL para a versão matricial e a versão extensiva. As definições abaixo quantificam sobre os caminhos de um jogo extensivo. Embora não possamos expressar de uma forma direta o conceito de caminho na versão matricial, uma vez que não temos operadores sobre caminhos, podemos tentar simulá-lo através de uma quantificação universal sobre os históricos. Definição 6.13 Versão De Dicto Um equilíbrio de subjogo perfeito para um jogo extensivo com informação perfeita N, H, P, u i é um perfil de estratégias s tal que para todo jogador i N e para todo histórico não-terminal h H para o qual P h = i, temos que u i O h h, s 1,..., s n u i O h h, s 1,..., s i,..., s n para toda estratégia s i S i. Definição 6.14 Versão De Re Um equilíbrio de subjogo perfeito para um jogo extensivo com informação perfeita N, H, P, u i é um perfil de estratégias s tal que para todo jogador i N, para toda estratégia s i S i e para todo histórico não-terminal h H para o qual P h = i, temos que u i O h h, s 1,..., s n u i O h h, s 1,..., s i,..., s n.

21 Capítulo 6. Teoria dos Jogos em GAL 130 Definição 6.15 Versão De Dicto Um equilíbrio de Nash para um jogo extensivo com informação perfeita Γ = N, H, P, u i é um perfil de estratégias s tal que para todo jogador i e para todo histórico não-terminal h H ao longo do histórico terminal que resulta do perfil de estratégias s i.e. h Os para o qual P h = i, temos que u i O h h, s 1,..., s n u i O h h, s 1,..., s i,..., s n, para toda estratégia s i S i. Definição 6.16 Versão De Re Um equilíbrio de Nash para um jogo extensivo com informação perfeita Γ = N, H, P, u i é um perfil de estratégias s tal que para todo jogador i, para toda estratégia s i S i e para todo histórico não-terminal h H ao longo do histórico terminal que resulta do perfil de estratégias s i.e. h Os para o qual P h = i, temos que u i O h h, s 1,..., s n u i O h h, s 1,..., s i,..., s n. A definição 6.13 foi caracterizada na versão matricial na seção como a fórmula 6-5 abaixo; e na versão extensiva na seção como a fórmula 6-6 abaixo. v NT P v NT =i v Si u i O h v NT, s 1,..., s n u i O h v NT, s 1,..., v Si,..., s n 6-5 [AG] i v Si ui O h h, vs 1,..., vs n u i O h h, vs 1,..., v Si,..., vs n 6-6 A fórmula 6-6 equivale a fórmula 6-8 abaixo devido a equivalência entre a quantificação universal De Re e De Dicto do operador [AG] veja a seção As fórmulas 6-7 e 6-8 caracterizam a definição Por outro lado, a fórmula 6-5 equivale a fórmula 6-7 abaixo, pois a quantificação universal sobre cada estratégia pode ser colocada anteriormente à quantificação universal sobre os históricos não-terminais, uma vez que eles quantificam sobre domínios diferentes. Assim, do ponto de vista da representação matricial e extensiva, as definições 6.13 e 6.14 são equivalentes.

22 Capítulo 6. Teoria dos Jogos em GAL 131 v S1... v Sn v NT P v NT =i u i O h v NT, s 1,..., s n u i O h v NT, s 1,..., v Si,..., s n 6-7 v S1... v Sn [AG] i u i O h h, vs 1,..., vs n u i O h h, vs 1,..., v Si,..., vs n 6-8 Para ilustrar, considere novamente o exemplo da figura 6.4 página 128. A fórmula abaixo caracteriza equilíbrio de subjogo perfeito para a versão matricial e é satisfeita apenas no estado A, L. P vnt = 1 v S1 u 1 O h v NT, s 1, s 2 u 1 O h v NT, v S1, s 2 G Γ = A, L v NT P v NT = 2 v S2 u 1 O h v NT, s 1, s 2 u 1 O h v NT, s 1, v S2 Na versão extensiva, a fórmula de equilíbrio de subjogo perfeito abaixo é satisfeita apenas para as funções de valorações σ S1 e σ S2 v S 2 = L. G Γ, σ S1, σ S2 = [AG] e σ S2, onde σ S1 v S 1 = A 1 vs1 u1 O h h, v S 1, v S 2 u 1 O h h, v S1, v S 2 2 v S2 u2 O h h, v S 1, v S 2 u 2 O h h, v S 1, v S2 Agora iremos caracterizar a definição 6.15 como fórmulas de GAL para a versão matricial e para a versão extensiva. Esta definição supõe que os jogadores têm suas racionalidades limitadas no sentido que eles só racionalizam suas estratégias ao longo dos históricos não-terminais resultantes das suas estratégias, desconsiderando assim a racionalidade nos outros pontos do jogo. Esta solução difere de equilíbrio de subjogo perfeito na medida em que ela considera apenas parte dos subjogos, e não todos como no caso de subjogo perfeito. Na versão matricial não temos como expressar o conceito de caminho, então a fórmula de equilíbrio de Nash é definida através de uma quantificação universal sobre os históricos não-terminais, no entanto, considerando as racionalidades dos jogadores somente nos históricos que resultam quando cada jogador segue sua estratégia. A caracterização é como segue abaixo.

23 Capítulo 6. Teoria dos Jogos em GAL 132 v NT v NT Os 1,..., s n P v NT = i v Si u i O h v NT, s 1,..., s n u i O h v NT, s 1,..., v Si,..., s n 6-9 Um perfil de estratégias s é um equilíbrio de Nash se, e somente se, a fórmula 6-9 é satisfeita no estado que representa este perfil de estratégias. Mais a frente iremos demonstrar que esta fórmula caracteriza equilíbrio de Nash. Por outro lado, na versão extensiva temos como expressar caminho através do operador [EG]. Dito isto, a caracterização é como segue. [EG] h Ov S 1,..., v S n i v Si ui O h h, vs 1,..., vs n u i O h h, vs 1,..., v Si,..., vs n 6-10 Um perfil de estratégias s = s i é um equilíbrio de Nash se, e somente se, a fórmula 6-10 é satisfeita no histórico inicial, onde cada σ Si v S i = s i. Mais a frente iremos demonstrar que esta fórmula caracteriza equilíbrio de Nash. Para ilustrar, considere novamente o exemplo da figura 6.4 página 128. A fórmula que caracteriza equilíbrio de Nash para a versão matricial é satisfeita no estado A, L e no estado B, R. Assim, temos que G Γ = A, L v NT G Γ = B, R v NT v NT Os 1, s 2 P vnt = 1 v S1 u 1 O h v NT, s 1, s 2 u 1 O h v NT, v S1, s 2 P v NT = 2 v S2 u 1 O h v NT, s 1, s 2 u 1 O h v NT, s 1, v S2 v NT Os 1, s 2 P vnt = 1 v S1 u 1 O h v NT, s 1, s 2 u 1 O h v NT, v S1, s 2 P v NT = 2 v S2 u 1 O h v NT, s 1, s 2 u 1 O h v NT, s 1, v S2 Na versão extensiva a fórmula de equilíbrio de Nash é satisfeita no histórico inicial quando: σ S1 v S 1 = A e σ S2 v S 2 = L ; σ S1 v S 1 = B e σ S2 v S 2 = R. Assim, temos que G Γ, σ S1,σ S2 = [EG] h Ov S 1, v S 2 1 vs1 u1 O h h, vs 1, vs 2 u 1 O h h, v S1, vs 2 2 v S2 u2 O h h, vs 1, vs 2 u 2 O h h, vs 1, v S2 A fórmula 6-9 equivale a fórmula 6-11 abaixo, pois a quantificação universal sobre cada estratégia pode ser colocada anteriormente à quantificação universal sobre os históricos não-terminais, uma vez que eles quantificam sobre domínios diferentes. Mostramos na seção que, para a quantificação universal do operador

24 Capítulo 6. Teoria dos Jogos em GAL 133 [EG], temos que De Dicto implica em De Re. Assumindo que a fórmula 6-10 a prova será apresentada a seguir representa EN, temos que se uma solução é um EN, então ela satisfaz a fórmula 6-10 versão De Dicto. Daí, usando a implicação de De Dicto em De Re, temos que esta solução também satisfaz a fórmula 6-12 versão De Re. Por outro lado, não temos que De Re implica De Dicto, assim uma solução pode satisfazer a fórmula 6-12 versão De Re e não satisfazer a fórmula 6-10 versão De Dicto, ou seja, a solução pode não ser um EN. Como conseqüência, a fórmula 6-12 versão De Re parece não definir o conceito de EN. Contudo, isto não ocorre. A justificativa é que o operador [EG] não está escolhendo um caminho qualquer, e sim o caminho definido pelas estratégias. Resumidamente, temos que ambas as fórmulas 6-10 e 6-12 representam o conceito de EN. v NT Os 1,..., s n v S1... v Sn v NT P v NT = i u i O h v NT, s 1,..., s n u i O h v NT, s 1,..., v Si,..., s n 6-11 h OvS 1,..., vs n v S1... v Sn [EG] i u i O h h, vs 1,..., vs n u i O h h, vs 1,..., v Si,..., vs n 6-12 Uma última observação se faz necessária: as fórmulas a seguir são semelhantes as fórmulas que caracterizam EN, contudo, as mesmas não restringem a racionalidade a apenas os históricos no caminho das estratégias, e sim a qualquer caminho a partir do histórico inicial. Para os exemplos 6.5 e 6.4 as soluções de EN coincidem. Daí, surge a questão: essas fórmulas representam EN? No exemplo do dilema do prisioneiro apresentado na figura 6.6 abaixo, vemos que estas fórmulas não representam EN, uma vez que as soluções C, NC, C e NC, C, NC são satisfeitas na estrutura de GAL que representa este jogo. De fato, em EN, a racionalidade está limitada aos históricos que ocorrem no caminho das estratégias, e não a qualquer caminho. Para ver que a solução C, NC, C é um falso EN veja que no estado inicial, onde o jogador 1 toma uma decisão, a melhor coisa a fazer é escolher C, pois ele obterá 4 em vez de 0. Por outro lado, no estado que representa o histórico NC, a melhor escolha para o jogador 2 é C, pois ele obterá 4 ao invés de 3, caso ele escolhesse NC. Assim, temos que os caminhos, NC, NC, NC e, N C, N C, C validam a solução. Contudo, vale observar, como dito acima, que estes caminhos não são o caminho que, de fato, ocorre, que é

25 Capítulo 6. Teoria dos Jogos em GAL 134, C, C, NC. Em outras palavras, a racionalidade do jogador 2 é testada no estado NC e não no estado que, de fato, ocorre C. De forma semelhante, podemos demonstrar que a solução NC, C, NC não é um EN. [EG] i v si ui O h h, vs 1,..., vs n u i O h h, vs 1,..., v si,..., vs n 6-13 v s1... v sn [EG] i u i O h h, vs 1,..., vs n u i O h h, vs 1,..., v si,..., vs n 6-14 C NC C, C C, NC NC, C NC, NC 2,2 2,2 4,0 4,0 0,4 3,3 0,4 3,3 a - Jogo Estratégico 1 C NC 2 2 C NC C NC 2,2 4,0 0,4 3,3 b - Jogo Extensivo Figura 6.6: Dilema do Prisioneiro na versão extensiva com informação perfeita. Concluímos por dizer que as alternativas de quantificação De Re e De Dicto para os principais conceitos de soluções, equilíbrio de Nash e equilíbrio de subjogo perfeito, para jogos extensivos são equivalentes. Apresentamos abaixo os teoremas que garantem os mapeamentos de equilíbrio de Nash e equilíbrio de subjogo perfeito como descrito nesta seção. As provas dos mesmos são encontradas, respectivamente, nas seções B.4.2 e B.4.3 páginas 215 e 217 do apêndice B. Fundamental, para tais provas é o lema apresentado a seguir que garante a correção das definições de equilíbrio de Nash 6.15 e 6.16, cuja prova é encontrada na seção B.4.1 página 214 do apêndice B. Lema As seguintes asserções são equivalentes. 1. Para todo jogador i N temos que u i Os 1,..., s n u i Os 1,..., s i,..., s n para todo s i S i. 2. Para todo h Os 1,..., s n para o qual P h = i vale que u i O h h, s 1,..., s n u i O h h, s 1,..., s i,..., s n para todo s i S i. 3. Para todo s i S i e para todo h Os 1,..., s n para o qual P h = i vale que u i O h h, s 1,..., s n u i O h h, s 1,..., s i,..., s n.

26 Capítulo 6. Teoria dos Jogos em GAL 135 Teorema 6.17 Sejam Γ um jogo extensivo, s = s i um perfil de estratégias para Γ, G Γ a estrutura de GAL na versão matricial para Γ como definido na seção 6.2.1, α 1 a fórmula 6-9 de equilíbrio de Nash na versão De Dicto, α 2 a fórmula 6-11 de equilíbrio de Nash na versão De Re, β 1 a fórmula 6-5 de equilíbrio de subjogo perfeito na versão De Dicto, e β 2 a fórmula 6-7 de equilíbrio de subjogo perfeito na versão De Re. 1. Um perfil de estratégias s é um EN para Γ G Γ = s α Um perfil de estratégias s é um EN para Γ G Γ = s α Um perfil de estratégias s é um ESP para Γ G Γ = s β Um perfil de estratégias s é um ESP para Γ G Γ = s β 2. Teorema 6.18 Sejam Γ um jogo extensivo, s = s i um perfil de estratégias para Γ, G Γ a estrutura de GAL na versão extensiva para Γ como definido na seção 6.2.4, α 1 a fórmula 6-10 de equilíbrio de Nash na versão De Dicto, α 2 a fórmula 6-12 de equilíbrio de Nash na versão De Re, β 1 a fórmula 6-6 de equilíbrio de subjogo perfeito na versão De Dicto, e β 2 a fórmula 6-8 de equilíbrio de subjogo perfeito na versão De Re. 1. Um perfil de estratégias s é um EN para Γ G Γ, σ Si = α 1, onde cada σ Si vs i = s i. 2. Um perfil de estratégias s é um EN para Γ G Γ, σ Si = α 1, onde cada σ Si vs i = s i. 3. Um perfil de estratégias s é um ESP para Γ G Γ, σ Si = β 1, onde cada σ Si vs i = s i. 4. Um perfil de estratégias s é um ESP para Γ G Γ, σ Si = β 2, onde cada σ Si vs i = s i.

27 Capítulo 6. Teoria dos Jogos em GAL Outras soluções para Jogos Extensivos O que faremos nesta seção é propor soluções alternativas para jogos extensivos, e caracterizarmos através de exemplos quando estas soluções são razoáveis ou não. Novamente, uma solução é razoável se ela requer algum tipo de racionalidade dos jogadores, no sentido que os jogadores ao tomarem suas decisões utilizam algum processo de otimização, mesmo que este seja parcial. Iremos considerar dois tipos de soluções: soluções que utilizam o conceito de estratégias 4, como no caso de equilíbrio de subjogo perfeito; e ainda, soluções que se baseiam apenas nas seqüências de ações tomadas pelos jogadores históricos terminais. Estas últimas soluções têm a finalidade de caracterizar jogadores que possuem limitações quando racionalizam sobre as possíveis soluções. Assim, ao invés de racionalizar sobre todas as possíveis estratégias, eles consideram apenas suas ações e conseqüências durante seus planos de ações. Para exemplificarmos estes conceitos, considere o jogo extensivo como mostrado na figura 6.7 na sua versão extensiva e matricial. Para este jogo, o jogador 1 tem duas estratégias A e B, e o jogador 2 tem duas estratégias L e R. Utilizando os conceito de soluções para estratégias temos as seguintes possíveis soluções: A, L ; A, R ; B, L ; e B, R. Note que na solução B, L o jogador 2 especificou uma ação que nunca irá se realizar, uma vez que o jogador 1 escolheu B no histórico inicial, terminando assim, o jogo no histórico terminal B. O mesmo fato ocorre na solução B, R. Desta forma, algumas das soluções que iremos propor consideram apenas as seqüências das ações tomadas pelos jogadores, sem que eles tenham que definir ações que nunca são alcançáveis. No jogo da figura 6.7, temos apenas as soluções B, A, L e A, R, que são os históricos terminais, como soluções que se baseiam apenas nas seqüências das ações. Os exemplos utilizados nesta seção estão apresentados na forma extensiva e matricial de jogos extensivos com informação perfeita, contudo, quando apresentarmos as soluções, estaremos nos referindo a definição de jogos extensivo em GAL na versão extensiva, que foi apresentada na seção Escolhemos apresentar os jogos desta forma para evitar uma notação mais densa. Abaixo apresentamos diversos conceitos de soluções, que serão representados como fórmulas de GAL, para jogos extensivos. A cada fórmula apresentaremos uma explicação do que cada fórmula significa, bem como exemplos que ajudam a caracterizar quando estes conceitos são razoáveis ou não. Os 4 Uma estratégia de um jogador i é uma função que atribui uma ação à cada histórico não-terminal h para o qual P h = i.

Aula 5. Uma partícula evolui na reta. A trajetória é uma função que dá a sua posição em função do tempo:

Aula 5. Uma partícula evolui na reta. A trajetória é uma função que dá a sua posição em função do tempo: Aula 5 5. Funções O conceito de função será o principal assunto tratado neste curso. Neste capítulo daremos algumas definições elementares, e consideraremos algumas das funções mais usadas na prática,

Leia mais

Figura 4.1: Diagrama de representação de uma função de 2 variáveis

Figura 4.1: Diagrama de representação de uma função de 2 variáveis 1 4.1 Funções de 2 Variáveis Em Cálculo I trabalhamos com funções de uma variável y = f(x). Agora trabalharemos com funções de várias variáveis. Estas funções aparecem naturalmente na natureza, na economia

Leia mais

Comandos de Eletropneumática Exercícios Comentados para Elaboração, Montagem e Ensaios

Comandos de Eletropneumática Exercícios Comentados para Elaboração, Montagem e Ensaios Comandos de Eletropneumática Exercícios Comentados para Elaboração, Montagem e Ensaios O Método Intuitivo de elaboração de circuitos: As técnicas de elaboração de circuitos eletropneumáticos fazem parte

Leia mais

OPERAÇÕES COM FRAÇÕES

OPERAÇÕES COM FRAÇÕES OPERAÇÕES COM FRAÇÕES Adição A soma ou adição de frações requer que todas as frações envolvidas possuam o mesmo denominador. Se inicialmente todas as frações já possuírem um denominador comum, basta que

Leia mais

Probabilidade. Luiz Carlos Terra

Probabilidade. Luiz Carlos Terra Luiz Carlos Terra Nesta aula, você conhecerá os conceitos básicos de probabilidade que é a base de toda inferência estatística, ou seja, a estimativa de parâmetros populacionais com base em dados amostrais.

Leia mais

Módulo de Equações do Segundo Grau. Equações do Segundo Grau: Resultados Básicos. Nono Ano

Módulo de Equações do Segundo Grau. Equações do Segundo Grau: Resultados Básicos. Nono Ano Módulo de Equações do Segundo Grau Equações do Segundo Grau: Resultados Básicos. Nono Ano Equações do o grau: Resultados Básicos. 1 Exercícios Introdutórios Exercício 1. A equação ax + bx + c = 0, com

Leia mais

Fundamentos de Programação. Diagrama de blocos

Fundamentos de Programação. Diagrama de blocos Fundamentos de Programação Diagrama de blocos Prof. M.Sc.: João Paulo Q. dos Santos E-mail: joao.queiroz@ifrn.edu.br Página: http://docente.ifrn.edu.br/joaoqueiroz/ O processo de desenvolvimento (programação),

Leia mais

Cap. II EVENTOS MUTUAMENTE EXCLUSIVOS E EVENTOS NÃO- EXCLUSIVOS

Cap. II EVENTOS MUTUAMENTE EXCLUSIVOS E EVENTOS NÃO- EXCLUSIVOS Cap. II EVENTOS MUTUAMENTE EXCLUSIVOS E EVENTOS NÃO- EXCLUSIVOS Dois ou mais eventos são mutuamente exclusivos, ou disjuntos, se os mesmos não podem ocorrer simultaneamente. Isto é, a ocorrência de um

Leia mais

1 - POLÍGONOS REGULARES E CIRCUNFERÊNCIAS

1 - POLÍGONOS REGULARES E CIRCUNFERÊNCIAS Matemática 2 Pedro Paulo GEOMETRIA PLANA X 1 - POLÍGONOS REGULARES E CIRCUNFERÊNCIAS 1.2 Triângulo equilátero circunscrito A seguir, nós vamos analisar a relação entre alguns polígonos regulares e as circunferências.

Leia mais

Seu pé direito nas melhores Faculdades

Seu pé direito nas melhores Faculdades 10 Insper 01/11/009 Seu pé direito nas melhores Faculdades análise quantitativa 40. No campeonato brasileiro de futebol, cada equipe realiza 38 jogos, recebendo, em cada partida, 3 pontos em caso de vitória,

Leia mais

Universidade Estadual de Campinas Departamento de Matemática. Teorema de Jacobson. Adriana Wagner(RA: 144768) Gustavo Terra Bastos(RA: 143800)

Universidade Estadual de Campinas Departamento de Matemática. Teorema de Jacobson. Adriana Wagner(RA: 144768) Gustavo Terra Bastos(RA: 143800) Universidade Estadual de Campinas Departamento de Matemática Teorema de Jacobson Adriana Wagner(RA: 144768) Gustavo Terra Bastos(RA: 143800) Campinas - SP 2013 1 Resumo Nesta monografia apresentamos a

Leia mais

Unidade 1: O Computador

Unidade 1: O Computador Unidade : O Computador.3 Arquitetura básica de um computador O computador é uma máquina que processa informações. É formado por um conjunto de componentes físicos (dispositivos mecânicos, magnéticos, elétricos

Leia mais

Análise Qualitativa no Gerenciamento de Riscos de Projetos

Análise Qualitativa no Gerenciamento de Riscos de Projetos Análise Qualitativa no Gerenciamento de Riscos de Projetos Olá Gerente de Projeto. Nos artigos anteriores descrevemos um breve histórico sobre a história e contextualização dos riscos, tanto na vida real

Leia mais

Universidade Federal de Goiás Campus Catalão Departamento de Matemática

Universidade Federal de Goiás Campus Catalão Departamento de Matemática Universidade Federal de Goiás Campus Catalão Departamento de Matemática Disciplina: Álgebra Linear Professor: André Luiz Galdino Aluno(a): 4 a Lista de Exercícios 1. Podemos entender transformações lineares

Leia mais

AULA 07 Distribuições Discretas de Probabilidade

AULA 07 Distribuições Discretas de Probabilidade 1 AULA 07 Distribuições Discretas de Probabilidade Ernesto F. L. Amaral 31 de agosto de 2010 Metodologia de Pesquisa (DCP 854B) Fonte: Triola, Mario F. 2008. Introdução à estatística. 10 ª ed. Rio de Janeiro:

Leia mais

Uso de escalas logaritmicas e linearização

Uso de escalas logaritmicas e linearização Uso de escalas logaritmicas e linearização Notas: Rodrigo Ramos 1 o. sem. 2015 Versão 1.0 Obs: Esse é um texto de matemática, você deve acompanhá-lo com atenção, com lápis e papel, e ir fazendo as coisas

Leia mais

Entropia, Entropia Relativa

Entropia, Entropia Relativa Entropia, Entropia Relativa e Informação Mútua Miguel Barão (mjsb@di.uevora.pt) Departamento de Informática Universidade de Évora 13 de Março de 2003 1 Introdução Suponhamos que uma fonte gera símbolos

Leia mais

Recorrendo à nossa imaginação podemos tentar escrever números racionais de modo semelhante: 1 2 = 1 + 3 + 32 +

Recorrendo à nossa imaginação podemos tentar escrever números racionais de modo semelhante: 1 2 = 1 + 3 + 32 + 1 Introdução Comecemos esta discussão fixando um número primo p. Dado um número natural m podemos escrevê-lo, de forma única, na base p. Por exemplo, se m = 15 e p = 3 temos m = 0 + 2 3 + 3 2. Podemos

Leia mais

I. Conjunto Elemento Pertinência

I. Conjunto Elemento Pertinência TEORI DOS CONJUNTOS I. Conjunto Elemento Pertinência Conjunto, elemento e pertinência são três noções aceitas sem definição, ou seja, são noções primitivas. idéia de conjunto é praticamente a mesma que

Leia mais

PESQUISA OPERACIONAL -PROGRAMAÇÃO LINEAR. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.

PESQUISA OPERACIONAL -PROGRAMAÇÃO LINEAR. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. PESQUISA OPERACIONAL -PROGRAMAÇÃO LINEAR Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. ROTEIRO Esta aula tem por base o Capítulo 2 do livro de Taha (2008): Introdução O modelo de PL de duas variáveis Propriedades

Leia mais

Adição de probabilidades. O número de elementos da união dos conjuntos A e B n(aub) = n(a B) Dividindo os dois membros por n(e):

Adição de probabilidades. O número de elementos da união dos conjuntos A e B n(aub) = n(a B) Dividindo os dois membros por n(e): Adição de probabilidades O número de elementos da união dos conjuntos A e B n(aub) = n(a B) Dividindo os dois membros por n(e): Dois eventos A e B são ditos mutuamente exclusivos se, e somente se, A B

Leia mais

DISTRIBUIÇÕES ESPECIAIS DE PROBABILIDADE DISCRETAS

DISTRIBUIÇÕES ESPECIAIS DE PROBABILIDADE DISCRETAS VARIÁVEIS ALEATÓRIAS E DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADES 1 1. VARIÁVEIS ALEATÓRIAS Muitas situações cotidianas podem ser usadas como experimento que dão resultados correspondentes a algum valor, e tais situações

Leia mais

Ondas EM no Espaço Livre (Vácuo)

Ondas EM no Espaço Livre (Vácuo) Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Santa Catarina Campus São José Área de Telecomunicações ELM20704 Eletromagnetismo Professor: Bruno Fontana da Silva 2014-1 Ondas EM

Leia mais

Função. Adição e subtração de arcos Duplicação de arcos

Função. Adição e subtração de arcos Duplicação de arcos Função Trigonométrica II Adição e subtração de arcos Duplicação de arcos Resumo das Principais Relações I sen cos II tg sen cos III cotg tg IV sec cos V csc sen VI sec tg VII csc cotg cos sen Arcos e subtração

Leia mais

Métodos Formais. Agenda. Relações Binárias Relações e Banco de Dados Operações nas Relações Resumo Relações Funções. Relações e Funções

Métodos Formais. Agenda. Relações Binárias Relações e Banco de Dados Operações nas Relações Resumo Relações Funções. Relações e Funções Métodos Formais Relações e Funções por Mauro Silva Agenda Relações Binárias Relações e Banco de Dados Operações nas Relações Resumo Relações Funções MF - Relações e Funções 2 1 Relações Binárias Definição

Leia mais

Manual de Utilização. Ao acessar o endereço www.fob.net.br chegaremos a seguinte página de entrada: Tela de Abertura do Sistema

Manual de Utilização. Ao acessar o endereço www.fob.net.br chegaremos a seguinte página de entrada: Tela de Abertura do Sistema Abaixo explicamos a utilização do sistema e qualquer dúvida ou sugestões relacionadas a operação do mesmo nos colocamos a disposição a qualquer horário através do email: informatica@fob.org.br, MSN: informatica@fob.org.br

Leia mais

NOTA SOBRE A TEORIA DA ESTABILIDADE DO EQUILÍBRIO EM MERCADOS MÚLTIPLOS: JOHN HICKS

NOTA SOBRE A TEORIA DA ESTABILIDADE DO EQUILÍBRIO EM MERCADOS MÚLTIPLOS: JOHN HICKS NOTA SOBRE A TEORIA DA ESTABILIDADE DO EQUILÍBRIO EM MERCADOS MÚLTIPLOS: JOHN HICKS Tácito Augusto Farias* RESUMO Esta nota trata das principais contribuições conceituais de um importante economista do

Leia mais

O Cálculo λ sem Tipos

O Cálculo λ sem Tipos Capítulo 2 O Cálculo λ sem Tipos 21 Síntaxe e Redução Por volta de 1930 o cálculo lambda sem tipos foi introduzido como uma fundação para a lógica e a matemática Embora este objectivo não tenha sido cumprido

Leia mais

Emparelhamentos Bilineares Sobre Curvas

Emparelhamentos Bilineares Sobre Curvas Emparelhamentos Bilineares Sobre Curvas Eĺıpticas Leandro Aparecido Sangalli sangalli@dca.fee.unicamp.br Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP FEEC - Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação

Leia mais

FÍSICA EXPERIMENTAL 3001

FÍSICA EXPERIMENTAL 3001 FÍSICA EXPERIMENTAL 3001 EXPERIÊNCIA 1 CIRCUITO RLC EM CORRENTE ALTERNADA 1. OBJETIOS 1.1. Objetivo Geral Apresentar aos acadêmicos um circuito elétrico ressonante, o qual apresenta um máximo de corrente

Leia mais

Os eixo x e y dividem a circunferência em quatro partes congruentes chamadas quadrantes, numeradas de 1 a 4 conforme figura abaixo:

Os eixo x e y dividem a circunferência em quatro partes congruentes chamadas quadrantes, numeradas de 1 a 4 conforme figura abaixo: Circunferência Trigonométrica É uma circunferência de raio unitário orientada de tal forma que o sentido positivo é o sentido anti-horário. Associamos a circunferência (ou ciclo) trigonométrico um sistema

Leia mais

Técnicas de Contagem I II III IV V VI

Técnicas de Contagem I II III IV V VI Técnicas de Contagem Exemplo Para a Copa do Mundo 24 países são divididos em seis grupos, com 4 países cada um. Supondo que a escolha do grupo de cada país é feita ao acaso, calcular a probabilidade de

Leia mais

UM JOGO BINOMIAL 1. INTRODUÇÃO

UM JOGO BINOMIAL 1. INTRODUÇÃO 1. INTRODUÇÃO UM JOGO BINOMIAL São muitos os casos de aplicação, no cotidiano de cada um de nós, dos conceitos de probabilidade. Afinal, o mundo é probabilístico, não determinístico; a natureza acontece

Leia mais

Modelo conceitual de Smart Devices

Modelo conceitual de Smart Devices Modelo conceitual de Smart Devices Os aplicativos para Smart Devices organizam e manipulam a informação estruturada com a realidade das entidades com as quais se trabalha. Por exemplo, a realidade poderia

Leia mais

ECONOMIA DA EDUCAÇÃO Módulo 1 Princípios de Economia

ECONOMIA DA EDUCAÇÃO Módulo 1 Princípios de Economia Opções Estratégicas Para a Implantação de Novas Políticas Educacionais ECONOMIA DA EDUCAÇÃO Módulo 1 Princípios de Economia Bob Verhine Universidade Federal da Bahia verhine@ufba.br A divulgação desta

Leia mais

4.4 Limite e continuidade

4.4 Limite e continuidade 4.4 Limite e continuidade Noções Topológicas em R : Dados dois pontos quaisquer (x 1, y 1 ) e (x, y ) de R indicaremos a distância entre eles por då(x 1, y 1 ), (x, y )è=(x 1 x ) + (y 1 y ). Definição

Leia mais

IBM1018 Física Básica II FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 7

IBM1018 Física Básica II FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 7 Potencial Elétrico Quando estudamos campo elétrico nas aulas passadas, vimos que ele pode ser definido em termos da força elétrica que uma carga q exerce sobre uma carga de prova q 0. Essa força é, pela

Leia mais

RESUMO ABSTRACT. Vamos supor que uma caixa-preta, representada por uma relação de entrada e saída. f :!! 7!

RESUMO ABSTRACT. Vamos supor que uma caixa-preta, representada por uma relação de entrada e saída. f :!! 7! REALIZAÇÃO CANÔNICA DA SEQÜÊNCIA DE FIBONACCI Paulo Franca Bandel (IC) 1 & Marcos Antonio Botelho Labmat Laboratório de Matemática Experimental Departamento de Matemática Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Leia mais

ActivALEA. ative e atualize a sua literacia

ActivALEA. ative e atualize a sua literacia ActivALEA ative e atualize a sua literacia N.º 26 A FREQUÊNCIIA RELATIIVA PARA ESTIIMAR A PROBABIILIIDADE Por: Maria Eugénia Graça Martins Departamento de Estatística e Investigação Operacional da FCUL

Leia mais

Resolução da Prova de Raciocínio Lógico do MPOG/ENAP de 2015, aplicada em 30/08/2015.

Resolução da Prova de Raciocínio Lógico do MPOG/ENAP de 2015, aplicada em 30/08/2015. de Raciocínio Lógico do MPOG/ENAP de 2015, aplicada em 30/08/2015. Considerando a proposição P: Se João se esforçar o bastante, então João conseguirá o que desejar, julgue os itens a seguir. 43 A proposição

Leia mais

Estruturas de Repetição

Estruturas de Repetição Estruturas de Repetição Lista de Exercícios - 04 Algoritmos e Linguagens de Programação Professor: Edwar Saliba Júnior Estruturas de Repetição O que são e para que servem? São comandos que são utilizados

Leia mais

M =C J, fórmula do montante

M =C J, fórmula do montante 1 Ciências Contábeis 8ª. Fase Profa. Dra. Cristiane Fernandes Matemática Financeira 1º Sem/2009 Unidade I Fundamentos A Matemática Financeira visa estudar o valor do dinheiro no tempo, nas aplicações e

Leia mais

Aula 11: Desvios e Laços

Aula 11: Desvios e Laços Aula 11: Desvios e Laços Nesta aula explicaremos alguns comandos que podem alterar o fluxo dos seus programas em JavaScript. Você aprenderá a estrutura dos comandos de desvios e laços. Entenderá como funcionam

Leia mais

TESTES SOCIOMÉTRICOS

TESTES SOCIOMÉTRICOS TESTES SOCIOMÉTRICOS Docente: Mestre Mª João Marques da Silva Picão Oliveira TESTES SOCIOMÉTRICOS * O Teste Sociométrico ajuda-nos a avaliar o grau de integração duma criança/jovem no grupo; a descobrir

Leia mais

Modelo Lógico: Tabelas, Chaves Primárias e Estrangeiras

Modelo Lógico: Tabelas, Chaves Primárias e Estrangeiras Modelo Lógico: Tabelas, Chaves Primárias e Estrangeiras Apresentar a próxima etapa da modelagem de dados: o modelo lógico e os conceitos de tabelas, chaves primárias e estrangeiras e como o banco de dados

Leia mais

2.0 O PROJETO DE LAJES PROTENDIDAS - SÍNTESE

2.0 O PROJETO DE LAJES PROTENDIDAS - SÍNTESE LAJES PLANAS PROTENDIDAS: DETERMINAÇÃO DA FORÇA DE PROTENSÃO E PRÉ-DIMENSIONAMENTO DOS CABOS UM PROCESSO PRÁTICO 1.0 - INTRODUÇÃO Nos projetos de lajes protendidas, as armaduras a serem determinadas resultam

Leia mais

Física Experimental III

Física Experimental III Física Experimental III Unidade 4: Circuitos simples em corrente alternada: Generalidades e circuitos resistivos http://www.if.ufrj.br/~fisexp3 agosto/26 Na Unidade anterior estudamos o comportamento de

Leia mais

Pokémon e a globalização 1

Pokémon e a globalização 1 Pokémon e a globalização 1 Multiculturalismo provocando a homogeneização de classes por uma ideologia José Igor Souza Caraciolo 2 Resumo: Através de uma tecnologia de comunicações avançada culturas e ideologias

Leia mais

Teoria de Jogos. Algoritmo Minimax e Alfa-Beta AED - 2002

Teoria de Jogos. Algoritmo Minimax e Alfa-Beta AED - 2002 Teoria de Jogos Algoritmo Minimax e Alfa-Beta AED - 2002 Conceptualização do Problema Jogar pode ser visto como uma generalização do problema de procura em espaço de estados, em que existem agentes hostis

Leia mais

Aplicações Diferentes Para Números Complexos

Aplicações Diferentes Para Números Complexos Material by: Caio Guimarães (Equipe Rumoaoita.com) Aplicações Diferentes Para Números Complexos Capítulo II Aplicação 2: Complexos na Geometria Na rápida revisão do capítulo I desse artigo mencionamos

Leia mais

3º Ano do Ensino Médio. Aula nº06

3º Ano do Ensino Médio. Aula nº06 Nome: Ano: º Ano do E.M. Escola: Data: / / 3º Ano do Ensino Médio Aula nº06 Assunto: Noções de Estatística 1. Conceitos básicos Definição: A estatística é a ciência que recolhe, organiza, classifica, apresenta

Leia mais

Métodos Estatísticos Avançados em Epidemiologia

Métodos Estatísticos Avançados em Epidemiologia Métodos Estatísticos Avançados em Epidemiologia Análise de Variância - ANOVA Cap. 12 - Pagano e Gauvreau (2004) - p.254 Enrico A. Colosimo/UFMG Depto. Estatística - ICEx - UFMG 1 / 39 Introdução Existem

Leia mais

Álgebra Linear Aplicada à Compressão de Imagens. Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico. Mestrado em Engenharia Aeroespacial

Álgebra Linear Aplicada à Compressão de Imagens. Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico. Mestrado em Engenharia Aeroespacial Álgebra Linear Aplicada à Compressão de Imagens Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico Uma Breve Introdução Mestrado em Engenharia Aeroespacial Marília Matos Nº 80889 2014/2015 - Professor Paulo

Leia mais

Contextualização Pesquisa Operacional - Unidade de Conteúdo II

Contextualização Pesquisa Operacional - Unidade de Conteúdo II Contextualização Pesquisa Operacional - Unidade de Conteúdo II O tópico contextualização visa vincular o conhecimento acerca do tema abordado, à sua origem e à sua aplicação. Você encontrará aqui as ideias

Leia mais

Lógica e Raciocínio. Decisão sob Risco Utilidade. Universidade da Madeira. http://dme.uma.pt/edu/ler/

Lógica e Raciocínio. Decisão sob Risco Utilidade. Universidade da Madeira. http://dme.uma.pt/edu/ler/ Lógica e Raciocínio Universidade da Madeira http://dme.uma.pt/edu/ler/ Decisão sob Risco Utilidade 1 Valor Monetário Esperado Assumamos que sempre podemos medir o valor das consequencias em termos monetarios

Leia mais

Módulo de Princípios Básicos de Contagem. Segundo ano

Módulo de Princípios Básicos de Contagem. Segundo ano Módulo de Princípios Básicos de Contagem Combinação Segundo ano Combinação 1 Exercícios Introdutórios Exercício 1. Numa sala há 6 pessoas e cada uma cumprimenta todas as outras pessoas com um único aperto

Leia mais

Jogos Bayesianos Estratégias e Equilíbrio Aplicações. Jogos Bayesianos. Prof. Leandro Chaves Rêgo

Jogos Bayesianos Estratégias e Equilíbrio Aplicações. Jogos Bayesianos. Prof. Leandro Chaves Rêgo Jogos Bayesianos Prof. Leandro Chaves Rêgo Programa de Pós-Graduação em Estatística - UFPE Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UFPE Recife, 14 de Outubro de 2014 Jogos Bayesianos Jogos

Leia mais

ISS Eletrônico. Formato de Arquivos para Transmissão de Documentos Declarados através do aplicativo OFFLINE. Extensão do Arquivo JUNHO2006.

ISS Eletrônico. Formato de Arquivos para Transmissão de Documentos Declarados através do aplicativo OFFLINE. Extensão do Arquivo JUNHO2006. ISS Eletrônico Formato de Arquivos para Transmissão de Documentos Declarados através do aplicativo OFFLINE Caro contribuinte. A transmissão de arquivos é uma facilidade fornecida pelo sistema de ISS Eletrônico

Leia mais

Bases Matemáticas. Daniel Miranda 1. 23 de maio de 2011. sala 819 - Bloco B página: daniel.miranda

Bases Matemáticas. Daniel Miranda 1. 23 de maio de 2011. sala 819 - Bloco B página:  daniel.miranda Daniel 1 1 email: daniel.miranda@ufabc.edu.br sala 819 - Bloco B página: http://hostel.ufabc.edu.br/ daniel.miranda 23 de maio de 2011 Elementos de Lógica e Linguagem Matemática Definição Uma proposição

Leia mais

Orientação a Objetos

Orientação a Objetos Orientação a Objetos 1. Manipulando Atributos Podemos alterar ou acessar os valores guardados nos atributos de um objeto se tivermos a referência a esse objeto. Os atributos são acessados pelo nome. No

Leia mais

Teoria dos Grafos. Valeriano A. de Oliveira Socorro Rangel Departamento de Matemática Aplicada. antunes@ibilce.unesp.br, socorro@ibilce.unesp.

Teoria dos Grafos. Valeriano A. de Oliveira Socorro Rangel Departamento de Matemática Aplicada. antunes@ibilce.unesp.br, socorro@ibilce.unesp. Teoria dos Grafos Valeriano A. de Oliveira Socorro Rangel Departamento de Matemática Aplicada antunes@ibilce.unesp.br, socorro@ibilce.unesp.br Grafos e Algoritmos Preparado a partir do texto: Rangel, Socorro.

Leia mais

Corrente elétrica, potência, resistores e leis de Ohm

Corrente elétrica, potência, resistores e leis de Ohm Corrente elétrica, potência, resistores e leis de Ohm Corrente elétrica Num condutor metálico em equilíbrio eletrostático, o movimento dos elétrons livres é desordenado. Em destaque, a representação de

Leia mais

TEORIA 5: EQUAÇÕES E SISTEMAS DO 1º GRAU MATEMÁTICA BÁSICA

TEORIA 5: EQUAÇÕES E SISTEMAS DO 1º GRAU MATEMÁTICA BÁSICA TEORIA 5: EQUAÇÕES E SISTEMAS DO 1º GRAU MATEMÁTICA BÁSICA Nome: Turma: Data / / Prof: Walnice Brandão Machado Equações de primeiro grau Introdução Equação é toda sentença matemática aberta que exprime

Leia mais

2 Conceitos Básicos. onde essa matriz expressa a aproximação linear local do campo. Definição 2.2 O campo vetorial v gera um fluxo φ : U R 2 R

2 Conceitos Básicos. onde essa matriz expressa a aproximação linear local do campo. Definição 2.2 O campo vetorial v gera um fluxo φ : U R 2 R 2 Conceitos Básicos Neste capítulo são apresentados alguns conceitos importantes e necessários para o desenvolvimento do trabalho. São apresentadas as definições de campo vetorial, fluxo e linhas de fluxo.

Leia mais

Matrizes. matriz de 2 linhas e 2 colunas. matriz de 3 linhas e 3 colunas. matriz de 3 linhas e 1 coluna. matriz de 1 linha e 4 colunas.

Matrizes. matriz de 2 linhas e 2 colunas. matriz de 3 linhas e 3 colunas. matriz de 3 linhas e 1 coluna. matriz de 1 linha e 4 colunas. Definição Uma matriz do tipo m n (lê-se m por n), com m e n, sendo m e n números inteiros, é uma tabela formada por m n elementos dispostos em m linhas e n colunas. Estes elementos podem estar entre parênteses

Leia mais

2 Segmentação de imagens e Componentes conexas

2 Segmentação de imagens e Componentes conexas Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Departamento Acadêmico de Informática (DAINF) Algoritmos II Professor: Alex Kutzke (alexk@dainf.ct.utfpr.edu.br) Especificação do Primeiro Trabalho Prático

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA FACULDADE DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA Campus de Lhanguene, Av. de Moçambique, km 1, Tel: +258 21401078, Fax: +258 21401082, Maputo Cursos de Licenciatura em Ensino de Matemática

Leia mais

MOQ-14 Projeto e Análise de Experimentos

MOQ-14 Projeto e Análise de Experimentos Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão de Engenharia Mecânica-Aeronáutica MOQ-14 Projeto e Análise de Experimentos Profa. Denise Beatriz Ferrari www.mec.ita.br/ denise denise@ita.br Regressão Linear

Leia mais

Lista de Exercícios Critérios de Divisibilidade

Lista de Exercícios Critérios de Divisibilidade Nota: Os exercícios desta aula são referentes ao seguinte vídeo Matemática Zero 2.0 - Aula 10 - Critérios de - (parte 1 de 2) Endereço: https://www.youtube.com/watch?v=1f1qlke27me Gabaritos nas últimas

Leia mais

Análise de Variância (ANOVA)

Análise de Variância (ANOVA) Análise de Variância (ANOVA) A Regressão Linear visa modelar uma variável resposta numérica (quantitativa), à custa de uma ou mais variáveis preditoras, igualmente numéricas. Mas uma variável resposta

Leia mais

FRAÇÃO Definição e Operações

FRAÇÃO Definição e Operações FRAÇÃO Definição e Operações DEFINIÇÃO: Fração é uma forma de se representar uma quantidade a partir de um valor, que é dividido por um determinado número de partes iguais. Como é que você representaria

Leia mais

Relatório das Provas da 2ª. Fase - Vestibular 2016

Relatório das Provas da 2ª. Fase - Vestibular 2016 Relatório das Provas da 2ª. Fase - Vestibular 2016 Resumo Executivo O presente relatório apresenta os resultados da segunda fase do Vestibular UNICAMP 2016 constituída por três provas. Esta etapa do vestibular

Leia mais

Exercício. Exercício

Exercício. Exercício Exercício Exercício Aula Prática Utilizar o banco de dados ACCESS para passar o MER dos cenários apresentados anteriormente para tabelas. 1 Exercício oções básicas: ACCESS 2003 2 1 Exercício ISERIDO UMA

Leia mais

QUESTÕES PARA A 3ª SÉRIE ENSINO MÉDIO MATEMÁTICA 2º BIMESTE SUGESTÕES DE RESOLUÇÕES

QUESTÕES PARA A 3ª SÉRIE ENSINO MÉDIO MATEMÁTICA 2º BIMESTE SUGESTÕES DE RESOLUÇÕES QUESTÕES PARA A 3ª SÉRIE ENSINO MÉDIO MATEMÁTICA 2º BIMESTE QUESTÃO 01 SUGESTÕES DE RESOLUÇÕES Descritor 11 Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas. Os itens referentes a

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO CONSELHO SUPERIOR DA RELATÓRIO DE DIAGNÓSTICO DA QUALIDADE NO USO DO SISTEMA PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO DA Fase 1 (magistrados e servidores da Justiça do Trabalho) Secretaria de Tecnologia da Informação

Leia mais

Sejam P1(x1,y1) e P2(x2,y2) pontos pertencentes ao plano. A equação da reta pode ser expressa como: ou

Sejam P1(x1,y1) e P2(x2,y2) pontos pertencentes ao plano. A equação da reta pode ser expressa como: ou Sejam P1(x1,y1) e P2(x2,y2) pontos pertencentes ao plano. A equação da reta pode ser expressa como: ou y = ax + b ax y = b Desta forma, para encontrarmos a equação da reta que passa por entre esses dois

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Aula 7 Programação Genética M.e Guylerme Velasco Programação Genética De que modo computadores podem resolver problemas, sem que tenham que ser explicitamente programados para isso?

Leia mais

Faculdade de Computação

Faculdade de Computação UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Faculdade de Computação Disciplina : Teoria da Computação Professora : Sandra de Amo Lista de Exercícios n o 2 Revisão de Autômatos 1. Fazer os seguintes exercícios do

Leia mais

Coeficiente de Assimetria e Curtose. Rinaldo Artes. Padronização., tem as seguintes propriedades: Momentos

Coeficiente de Assimetria e Curtose. Rinaldo Artes. Padronização., tem as seguintes propriedades: Momentos Coeficiente de Assimetria e Curtose Rinaldo Artes 2014 Padronização Seja X uma variável aleatória com E(X)=µ e Var(X)=σ 2. Então a variável aleatória Z, definida como =, tem as seguintes propriedades:

Leia mais

Matrizes de Transferência de Forças e Deslocamentos para Seções Intermediárias de Elementos de Barra

Matrizes de Transferência de Forças e Deslocamentos para Seções Intermediárias de Elementos de Barra Matrizes de Transferência de Forças e Deslocamentos para Seções Intermediárias de Elementos de Barra Walter Francisco HurtaresOrrala 1 Sílvio de Souza Lima 2 Resumo A determinação automatizada de diagramas

Leia mais

12 26, 62, 34, 43 21 37, 73 30 56, 65

12 26, 62, 34, 43 21 37, 73 30 56, 65 1 Questão 1 Solução a) Primeiro multiplicamos os algarismos de 79, obtendo 7 9 = 63, e depois somamos os algarismos desse produto, obtendo 6 + 3 = 9. Logo o transformado de é 79 é 9. b) A brincadeira de

Leia mais

Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas A I GEOMORFOLOGIA LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO.

Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas A I GEOMORFOLOGIA LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO. 6 EDITAL N o 04/2013 LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO. 01 - O candidato recebeu do fiscal o seguinte material: a) este CADERNO DE QUESTÕES, com os enunciados das 8 (oito) questões discursivas, sem

Leia mais

Introdução à orientação a objetos

Introdução à orientação a objetos Universidade Federal de Juiz de Fora PET Elétrica Introdução à orientação a objetos Tutor: Francisco José Gomes Aluno: João Tito Almeida Vianna 18/05/2013 1 Programação Estruturada x Orientação a objetos

Leia mais

BALANÇO PATRIMONIAL AMBIENTAL - EXERCÍCIO COMENTADO Prof Alan

BALANÇO PATRIMONIAL AMBIENTAL - EXERCÍCIO COMENTADO Prof Alan FACULDADE EVANGÉLICA CIÊNCIAS CONTÁBEIS DISCIPLINA: CONTABILIDADE AMBIENTAL E SOCIAL TURMA: 3º, 4º e 5º PERÍODOS BALANÇO PATRIMONIAL AMBIENTAL - EXERCÍCIO COMENTADO Prof Alan Considere os fatos contábeis

Leia mais

Estimativas de Arrecadação de Impostos Próprios Estaduais e Municipais, Transferências Constitucionais e os 25% Constitucionais da Educação

Estimativas de Arrecadação de Impostos Próprios Estaduais e Municipais, Transferências Constitucionais e os 25% Constitucionais da Educação 1 Estimativas de Arrecadação de Impostos Próprios Estaduais e Municipais, Transferências Constitucionais e os 25% Constitucionais da Educação Resumo O presente estudo objetivou levantar dados sobre o total

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE

ENGENHARIA DE SOFTWARE INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Curso Técnico em Informática : ENGENHARIA DE SOFTWARE Prof.: Clayton Maciel Costa clayton.maciel@ifrn.edu.br Um conjunto estruturado

Leia mais

números decimais Inicialmente, as frações são apresentadas como partes de um todo. Por exemplo, teremos 2 de um bolo se dividirmos esse bolo

números decimais Inicialmente, as frações são apresentadas como partes de um todo. Por exemplo, teremos 2 de um bolo se dividirmos esse bolo A UA UL LA Frações e números decimais Introdução Inicialmente, as frações são apresentadas como partes de um todo. Por exemplo, teremos de um bolo se dividirmos esse bolo em cinco partes iguais e tomarmos

Leia mais

DK105 GROVE. Temperatura e Umidade. Radiuino

DK105 GROVE. Temperatura e Umidade. Radiuino DK105 GROVE Temperatura e Umidade Radiuino O presente projeto visa mostrar uma básica aplicação com o Kit DK 105 Grove. Utilizamos um sensor de umidade e temperatura Grove juntamente ao nó sensor para

Leia mais

Microeconomia. Prof.: Antonio Carlos Assumpção

Microeconomia. Prof.: Antonio Carlos Assumpção Microeconomia Efeitos Renda e Substituição Prof.: Antonio Carlos Assumpção Efeito Renda e Efeito Substituição Uma queda no preço de um bem ou serviço tem dois efeitos: Substituição e Renda Efeito Substituição

Leia mais

5. Integração com ferramenta de análise estrutural

5. Integração com ferramenta de análise estrutural 5. Integração com ferramenta de análise estrutural Uma das vantagens do uso de programas que se adéquam à metodologia BIM é a capacidade de integração com diversas ferramentas de análise, isto é, análises

Leia mais

números decimais Inicialmente, as frações são apresentadas como partes de um todo. Por exemplo, teremos 2 de um bolo se dividirmos esse bolo

números decimais Inicialmente, as frações são apresentadas como partes de um todo. Por exemplo, teremos 2 de um bolo se dividirmos esse bolo A UA UL LA Frações e números decimais Introdução Inicialmente, as frações são apresentadas como partes de um todo. Por exemplo, teremos de um bolo se dividirmos esse bolo em cinco partes iguais e tomarmos

Leia mais

Sistemas Operacionais. Sincronização: Semáforos Problema dos Leitores/Escritores

Sistemas Operacionais. Sincronização: Semáforos Problema dos Leitores/Escritores Sistemas Operacionais Sincronização: Semáforos Problema dos Leitores/Escritores Autoria Autores Eduardo André Mallmann 0905/96-9 João Paulo Reginatto 1530/96-0 Local Instituto de Informática UFRGS disciplina:

Leia mais

Matemática - Módulo 1

Matemática - Módulo 1 1. Considerações iniciais Matemática - Módulo 1 TEORIA DOS CONJUNTOS O capítulo que se inicia trata de um assunto que, via-de-regra, é abordado em um plano secundário dentro dos temas que norteiam o ensino

Leia mais

Matemática Discreta - 08

Matemática Discreta - 08 Universidade Federal do Vale do São Francisco urso de Engenharia da omputação Matemática Discreta - 08 Prof. Jorge avalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti www.twitter.com/jorgecav

Leia mais

XXXII Olimpíada Brasileira de Matemática GABARITO Segunda Fase

XXXII Olimpíada Brasileira de Matemática GABARITO Segunda Fase XXXII Olimpíada Brasileira de Matemática GABARITO Segunda Fase Soluções Nível Segunda Fase Parte A PARTE A Na parte A serão atribuídos 4 pontos para cada resposta correta e a pontuação máxima para essa

Leia mais

AVALIAÇÃO DE UM TANQUE DE DECANTAÇÃO DE SÓLIDOS UTILIZANDO FLUIDODINÂMICA COMPUTACIONAL

AVALIAÇÃO DE UM TANQUE DE DECANTAÇÃO DE SÓLIDOS UTILIZANDO FLUIDODINÂMICA COMPUTACIONAL AVALIAÇÃO DE UM TANQUE DE DECANTAÇÃO DE SÓLIDOS UTILIZANDO FLUIDODINÂMICA COMPUTACIONAL E. F. S. PEREIRA e L. M. N de Gois Universidade Federal da Bahia, Escola Politécnica, Departamento de Engenharia

Leia mais

Aula 03. Processadores. Prof. Ricardo Palma

Aula 03. Processadores. Prof. Ricardo Palma Aula 03 Processadores Prof. Ricardo Palma Definição O processador é a parte mais fundamental para o funcionamento de um computador. Processadores são circuitos digitais que realizam operações como: cópia

Leia mais

Curso de Formação de Oficiais Conhecimentos Específicos ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO CADERNO DE QUESTÕES

Curso de Formação de Oficiais Conhecimentos Específicos ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO CADERNO DE QUESTÕES Curso de Formação de Oficiais Conhecimentos Específicos ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO CADERNO DE QUESTÕES 2014 1 a QUESTÃO Valor: 1,00 a) (0,30) Defina gramáticas livre de contexto. b) (0,30) Crie uma gramática

Leia mais

Números inteiros Z ± 7º Ano / 2013

Números inteiros Z ± 7º Ano / 2013 Números inteiros Z ± 7º Ano / 2013 Sobre a origem dos sinais A idéia sobre os sinais vem dos comerciantes da época. Os matemáticos encontraram a melhor notação para expressar esse novo tipo de número.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA ENG 008 Fenômenos de Transporte I A Profª Fátima Lopes

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA ENG 008 Fenômenos de Transporte I A Profª Fátima Lopes Equações básicas Uma análise de qualquer problema em Mecânica dos Fluidos, necessariamente se inicia, quer diretamente ou indiretamente, com a definição das leis básicas que governam o movimento do fluido.

Leia mais