PLANO DE ENSINO I EMENTA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANO DE ENSINO I EMENTA"

Transcrição

1 PLANO DE ENSINO CURSO: Psicologia SÉRIE: 9º período DISCIPLINA: Intervenções Clínicas Breves ESTÁGIO: Atendimento Clínico na Abordagem Cognitiva CARGA HORÁRIA SSEEMSTRAL: 66 horas I EMENTA Identificação dos fatores cognitivos constituintes do fenômeno psicológico e seu manejo dentro da relação terapêutica a partir dos referencias teóricos cognitivistas. Transposição das proposições teóricas para aplicação clínica de acordo com as necessidades do cliente. II OBJETIVOS GERAIS Realização de atendimentos clínicos breves, individuais e supervisionados, oferecendo ao estagiário um contexto experiencial da prática clínica cognitivista. Favorecer o desenvolvimento das competências de análise e intervenção dentro dos modelos cognitivistas, visando o atendimento da demanda psicológica do cliente. III OBJETIVOS ESPECÍFICOS Apropriar-se dos conceitos teóricos fundamentais da visão cognitivista em psicoterapia. Compreender a experiência do cliente a partir dos referenciais teóricos cognitivistas. Adequar a utilização das técnicas das abordagens cognitivistas. Desenvolver a auto-percepção do estagiário, na condição de terapeuta, e as implicações desta para a condução da relação terapêutica. Desenvolver repertório de técnicas de intervenção terapêutica e da sua função dentro dos referenciais teóricos cognitivistas. Aperfeiçoar a utilização das regras formais exigidas na comunicação escrita acerca da atividade clínica desenvolvida. Redigir relatórios psicológicos com clareza, concisão e correção gramatical. IV CONTEÚDO PROGRAMÁTICO O processo de determinação do comportamento, e os determinantes da experiência emocional, dentro das visões cognitivistas. A natureza dos elementos cognitivos: emoções, linguagem, percepção, memória, atenção.

2 As relações entre processos de significação, linguagem, emoção e comportamento. A natureza das emoções e seu papel no processo terapêutico. A natureza da relação terapêutica. A utilização de categorias nosológicas na orientação do processo terapêutico. A experiência emocional, e de vida, do terapeuta como um componente a ser considerado na condução do processo terapêutico. O Construtivismo e o Racionalismo como norteadores dentro do cognitivismo terapêutico. V ESTRATÉGIAS DE TRABALHO Faz-se necessário que na 1ª semana de aula haja apresentação do programa da disciplina, contemplando os objetivos, critérios de avaliação, estratégias de trabalho e bibliografia. Também é importante planejar as aulas incluindo datas para as avaliações bimestrais e para os exercícios teórico-práticos, conforme explicitado no item VI Avaliação. Leituras sistemáticas orientadas pelo supervisor, abrangendo temas gerais (direcionada a todos os estagiários) e temas específicos (direcionadas à necessidade específica de cada caso atendido pelo estagiário). Elaboração de relatórios parciais contendo, não apenas a descrição resumida dos eventos ocorridos na sessão, mas, fundamentalmente, a compreensão destes à luz dos referenciais teóricos cognitivistas. Supervisões em grupo. Relatório final que articule a teoria e a prática clínica com análise fundamentada das técnicas e estratégias utilizadas. Avaliação dos efeitos da ação profissional do ponto de vista do cliente. Avaliação da atuação acadêmica e clínica do estagiário. VI AVALIAÇÃO 1. Deverão ser realizadas avaliações bimestrais considerando os aspectos abaixo descritos. 2. Os exercícios teórico-práticos deverão se aplicados no mês de Maio. 3. Os alunos serão avaliados também nos seguintes aspectos, valendo conceito Suficiente ou Insuficiente, seguindo-se o Regulamento do Estágio Supervisionado do Curso de Psicologia: a) Conceitual: Capacidade de compreender os conceitos e verbalizá-los com as próprias palavras. Capacidade de utilizar conhecimentos prévios: conceitos que já foram aprendidos. Capacidade de abstração: qualidade do entendimento mediante a exposição de situações. Capacidade para discriminar as diversas situações e optar pela intervenção mais adequada.

3 b) Atitudinal: Compromisso e envolvimento com o processo ensino-aprendizagem. Capacidade de tomar decisões com iniciativa, a partir de um pensamento crítico. Compromisso e envolvimento afetivo e ético. Espírito científico e investigativo. Pontualidade na entrega de relatórios e trabalhos solicitados. Comprometimento com as tarefas solicitadas (leituras, atendimentos, relatórios de sessões, análise dos procedimentos e supervisões). c) Participação: Interesse e disponibilidade para a realização de todas as atividades propostas Atuação expressiva, no sentido de levantar questões e colocar dúvidas, promovendo reflexões pertinentes ao tema abordado. Expressar-se com clareza e de forma correta. d) Postura Ética: Reflexão sobre o desempenho ético-profissional. Responsabilidade e respeito com o cliente, supervisor, colegas e instituições. Responsabilidade com o material clínico: prontuários, testes, manuais etc. e) Raciocínio clínico: Capacidade de articular conceitos teóricos com a prática. Capacidade de compreender a demanda psicológica do cliente (indivíduo e/ou instituição), planejar e implementar intervenções. f) Produção escrita: Capacidade de resumir idéias importantes. Capacidade de elaborar relatórios, trabalhos etc. com clareza e coerência, e utilizar a norma culta da Língua Portuguesa. VII BIBLIOGRAFIA BÁSICA BECK, J. S. Terapia Cognitiva: para desafios clínicos. Porto Alegre: ARTMED, McMULLIN, R. E. Manual de Técnicas em Terapia Cognitiva. Porto Alegre: ARTMED, ABREU, C. N; ROSO, M. Psicoterapias Cognitiva e Construtivista: novas fronteiras da prática clínica. Porto Alegre, COMPLEMENTAR FERREIRA, R. F.; ABREU, C. N. org. Psicoterapia e construtivismo: considerações teóricas e práticas. Porto Alegre: ARTMED, 1998.

4 GONÇALVES, M. M.; GONÇALVES, O. F. Psicoterapia, Discurso e Narrativa: a construção conversacional da mudança. Coimbra: Quarteto, OMER, H. Intervenções críticas em psicoterapia: do impasse ao início da mudança. Porto Alegre: ARTMED, KNAPP, P. cols. Terapia Cognitiva-Comportamental: na prática psiquiátrica. Porto Alegre: ARTMED, 2004 MAHONEY, M, J. Processos humanos de mudança: as bases científicas da psicoterapia. Porto Alegre: ARTMED, 1998.

5 PLANO DE ENSINO CURSO: Psicologia SÉRIE: 9º período DISCIPLINA: Intervenções Clínicas Breves ESTÁGIO: Abordagem Sistêmica: Fundamentos teóricos e Intervenção Psicológica a Famílias e Casais. CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 66 horas I - EMENTA Introdução ao pensamento sistêmico. Identificação e compreensão do sistema familiar. Atuação psicoterapêutica breve junto ao grupo familiar e/ou conjugal com demanda de conflito e sofrimento em suas relações, de acordo com os fundamentos epistemológicos e metodológicos da abordagem sistêmica. II - OBJETIVOS GERAIS Identificação, compreensão e realização de intervenções psicoterápicas apropriadas à dinâmica do grupo familiar e das relações conjugais no contexto clínico e social, sob o vértice sistêmico. III - OBJETIVOS ESPECÍFICOS Tais competências serão desenvolvidas a partir das seguintes habilidades: Identificar a demanda do grupo familiar e/ou conjugal. Descrever e analisar a dinâmica das relações do grupo familiar e das relações conjugais. Eleger e utilizar estratégias adequadas ao contexto do atendimento. Reconhecer a existência de condições pessoais para a apreensão das experiências emocionais do paciente familiar e/ou conjugal no contexto do atendimento. IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Conceitos básicos da Teoria Sistêmica.

6 Histórico da Família Brasileira. Aspectos teóricos e específicos da Terapia Familiar. Ciclo vital da família. A escuta ativa. Diagnóstico e levantamento de hipóteses. Processo de investigação e eleição de prioridades no trabalho. Genograma e linha do tempo. V - ESTRATÉGIA DE TRABALHO Faz-se necessário que na 1ª semana de aula haja apresentação do programa da disciplina, contemplando os objetivos, critérios de avaliação, estratégias de trabalho e bibliografia. Também é importante planejar as aulas incluindo datas para as avaliações bimestrais e para os exercícios teórico-práticos, conforme explicitado no item VI Avaliação; Leitura e discussão de textos. Atendimentos semanais. Atendimentos em sala de espelho e equipe reflexiva (atendimento ao vivo quinzenal). Atuação em co-terapia. Discussão e supervisão dos atendimentos realizados. Relatórios semanais das sessões realizadas. Relatório final que articule a teoria com a prática com análise fundamentada das técnicas e estratégias. Avaliação dos efeitos da ação profissional do ponto de vista do usuário. Avaliação da atuação acadêmica e clínica do estagiário. VI AVALIAÇÃO 4. Deverão ser realizadas avaliações bimestrais considerando os aspectos abaixo descritos. 5. Os exercícios teórico-práticos de avaliação final deverão se aplicados no mês de Maio. 6. Os alunos serão avaliados também nos seguintes aspectos, valendo conceito Suficiente ou Insuficiente, seguindo-se o Regulamento do Estágio Supervisionado do Curso de Psicologia: a) Conceitual Capacidade de compreender os conceitos e verbalizá-los com as próprias palavras. Capacidade de utilizar conhecimentos prévios: conceitos que já foram aprendidos. Capacidade de abstração: qualidade do entendimento mediante a exposição de situações.

7 Capacidade para discriminar as diversas situações e optar pela intervenção mais adequada. b) Atitudinal Compromisso e envolvimento com o processo ensino-aprendizagem. Capacidade de tomar decisões com iniciativa, a partir de um pensamento crítico. Compromisso e envolvimento afetivo e ético. Espírito científico e investigativo. Pontualidade na entrega de relatórios e trabalhos solicitados. Comprometimento com as tarefas solicitadas (leituras, atendimentos, relatórios de sessões, análise dos procedimentos e supervisões). c) Participação Interesse e disponibilidade para a realização de todas as atividades propostas Atuação expressiva, no sentido de levantar questões e colocar dúvidas, promovendo reflexões pertinentes ao tema abordado. Expressar-se com clareza e de forma correta. g) Postura Ética Reflexão sobre o desempenho ético-profissional. Responsabilidade e respeito com o cliente, supervisor, colegas e instituições. Responsabilidade com o material clínico: prontuários, testes, manuais etc. h) Raciocínio Clínico Capacidade de articular conceitos teóricos com a prática. Capacidade de compreender a demanda psicológica do cliente (indivíduo e/ou instituição), planejar e implementar intervenções. i) Produção Escrita Capacidade de resumir idéias importantes. Capacidade de elaborar relatórios, trabalhos com clareza e coerência, e utilizar a norma culta da Língua Portuguesa. VII - BIBLIOGRAFIA BÁSICA MINUCHIN, S. Técnicas de terapia familiar. Porto Alegre: Artes Médicas, PISZEZMAN, M. L. R. M. Terapia Familiar breve: uma abordagem terapêutica em instituições. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.

8 CERVENY, C. M. A Família como Modelo desconstruindo a patologia. São Paulo: Ed. Livro Pleno, COMPLEMENTAR ANDOLFI, M. A. C.; SACCU, C. O casal em crise. São Paulo: Summus, CAPRA, F. A teia da vida Uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Editora Cultrix, CARTER, B. & MCGOLDRICK, M. As mudanças no ciclo de Vida Familiar. Porto Alegre: Artes Médicas, OSÓRIO, L. C. e PASCUAL V. cols. Manual de Terapia Familiar. V. I e II. Porto Alegre: Artmed, MINUCHIN, S. Famílias: funcionamento e tratamento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

9 PLANO DE ENSINO CURSO: Psicologia SÉRIE: 9º período DISCIPLINA: Intervenções Clínicas Breves ESTÁGIO: Atendimento Clínico de Orientação Psicanalítica CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 66 horas I. EMENTA Prática supervisionada de atendimentos clínicos de orientação psicanalítica a crianças, adolescentes e adultos a partir do referencial epistemológico e metodológico próprio da psicanálise. Contribuições teóricas e técnicas dos autores da escola inglesa de psicanálise. Pesquisa em psicologia clínica sob essa perspectiva teórica. II. OBJETIVO GERAL Realização de atendimento clínico individual supervisionado na orientação psicanalítica visando o desenvolvimento da capacidade de pensar e diagnosticar as situações de sofrimento psíquico a partir do referencial proposto. III. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Reconhecer os pressupostos norteadores da psicoterapia de orientação psicanalítica, suas exigências e indicações. Observar as características do relacionamento psicoterapêutico com ênfase nos processos transferenciais e contratransferenciais envolvidos. Viver a experiência emocional surgida no encontro com a emergência do desconhecido de si mesmo e do outro respeitando a regra fundamental da psicanálise. Articular a experiência vivida nos atendimentos com o referencial teórico proposto para produção de conhecimento sob a forma de comunicação cientifica. IV. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Entrevista inicial, formulações diagnósticas e indicações terapêuticas. O contrato de trabalho psicoterapêutico e os seus aspectos éticos. O setting como espaço físico e como espaço relacional. Transferência e contratransferência na clínica psicanalítica. A atividade interpretativa. Redação, comunicação e transmissão da experiência clínica.

10 V. ESTRATÉGIAS DE TRABALHO Faz-se necessário que na 1ª semana de aula haja apresentação do programa da disciplina, contemplando os objetivos, critérios de avaliação, estratégias de trabalho e bibliografia. Também é importante planejar as aulas incluindo datas para as avaliações bimestrais e para os exercícios teórico-práticos, conforme explicitado no item VI Avaliação. Leitura e discussão de textos. Atendimentos clínicos. Elaboração de relatório dos atendimentos e correção dos mesmos. Acompanhamento da organização dos prontuários. Supervisão dos atendimentos clínicos e articulação teórico-prática. Relatório final que articule teoria e prática clínica com análise fundamentada das técnicas e estratégias utilizadas. Avaliação dos efeitos de ação profissional do ponto de vista do usuário. Avaliação da atuação acadêmica e clínica do estagiário. VI. AVALIAÇÃO 7. Deverão ser realizadas avaliações bimestrais considerando os aspectos abaixo descritos. 8. Os exercícios teórico-práticos de avaliação final deverão se aplicados no mês de Maio. 9. Os alunos serão avaliados também nos seguintes aspectos, valendo conceito Suficiente ou Insuficiente, seguindo-se o Regulamento do Estágio Supervisionado do Curso de Psicologia: a) Conceitual: Capacidade de compreender os conceitos e verbalizá-los com as próprias palavras. Capacidade de utilizar conhecimentos prévios: conceitos que já foram aprendidos. Capacidade de abstração: qualidade do entendimento mediante a exposição de situações. Capacidade para discriminar as diversas situações e optar pela intervenção mais adequada.

11 b) Atitudinal: Compromisso e envolvimento com o processo ensino-aprendizagem. Capacidade de tomar decisões com iniciativa, a partir de um pensamento crítico. Compromisso e envolvimento afetivo e ético. Espírito científico e investigativo. Pontualidade na entrega de relatórios e trabalhos solicitados. Comprometimento com as tarefas solicitadas (leituras, atendimentos, relatórios de sessões, análise dos procedimentos e supervisões). c) Participação: Interesse e disponibilidade para a realização de todas as atividades propostas Atuação expressiva, no sentido de levantar questões e colocar dúvidas, promovendo reflexões pertinentes ao tema abordado. Expressar-se com clareza e de forma correta. j) Postura Ética: Reflexão sobre o desempenho ético-profissional. Responsabilidade e respeito com o cliente, supervisor, colegas e instituições. Responsabilidade com o material clínico: prontuários, testes, manuais etc. k) Raciocínio clínico: Capacidade de articular conceitos teóricos com a prática. Capacidade de compreender a demanda psicológica do cliente (indivíduo e/ou instituição), planejar e implementar intervenções. l) Produção escrita: Capacidade de resumir idéias importantes. Capacidade de elaborar relatórios, trabalhos etc. com clareza e coerência, e utilizar a norma culta da Língua Portuguesa.

12 VII. BIBLIOGRAFIA BÁSICA FREUD, S. (1980). Recomendações aos médicos que exercem a psicanálise. (J. O. A. Abreu, Trad.). Em J. Salomão (Org.), Edição standard brasileira de obras completas de Sigmund Freud (Vol. XII, pp ). Rio de Janeiro: Imago. (Original publicado em 1912) FREUD, S. (1980). Recordar, repetir e elaborar. (J. O. A. Abreu, Trad.). Em J. Salomão (Org.), Edição standard brasileira de obras completas de Sigmund Freud (Vol. XII, pp ). Rio de Janeiro: Imago. (Original publicado em 1914) WINNICOTT, C.; SHEPHERD, R.; DAVIS, M. (Orgs.). Explorações psicanalíticas D.W. Winnicott. Porto Alegre: Artmed Editora, COMPLEMENTAR EIZIRIK, C. L.; AGUIAR, R. W.; SCHESTATSKY, S. S. (Org.) Psicoterapia de Orientação Psicanalítica: Fundamentos Teóricos e Clínicos. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, ETCHEGOYEN, R. H. Fundamentos da Técnica Psicanalítica. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, KLEIN, M. (1997). A psicanálise de crianças. (L.P. Chaves Trad.; Revisão. Técnica J.A. P. Ferreira), Obras completas de Melanie Klein (Vol.II). Rio de Janeiro: Imago. (Original publicado em 1932) SHEPHERD, R.; JOHNS, J.; ROBINSON, H. T. D. W. Winnicott: pensando sobre crianças. Porto Alegre: Artes Médicas, ZIMERMAN, D. E. Vocabulário Contemporâneo de Psicanálise. Porto Alegre: Artmed, SITES E BANCO DE DADOS Pepsic: Scielo: Pubmed: SBPSP: SBPWSP:

13 PLANO DE ENSINO CURSO: Psicologia SÉRIE: 9º período DISCIPLINA: Intervenções Clínicas Breves ESTÁGIO: Atendimento Clínico na Abordagem Fenomenológico-Existencial CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 66 horas I EMENTA Prática supervisionada de atendimentos clínicos a crianças, adolescentes e adultos, a partir da abordagem fenomenológico-existencial. Elementos de observação, escuta e compreensão dos fenômenos psicológicos manifestos na relação psicoterapeuta-cliente. II OBJETIVO GERAL Compreensão dos fenômenos clínicos e da demanda psicológica com base na abordagem fenomenológico-existencial. Realização de atendimentos psicoterapêuticos que favoreçam ao cliente o desvelamento dos sentidos de sua existência. III OBJETIVOS ESPECÍFICOS Reconhecer os fundamentos ontológicos e epistemológicos da fenomenologiaexistencial na prática psicoterapêutica. Observar e compreender a luz da fenomenologia-existencial os fenômenos psicológicos que ocorrem no processo psicoterapêutico. Compreender a demanda trazida pelo cliente a partir de seu contexto significativo. Vivenciar a situação psicoterapêutica e articular essa vivência com o referencial teórico proposto. IV CONTEÚDO PROGRAMÁTICO O contexto da clínica-escola na universidade e na comunidade. Ontologia e epistemologia da fenomenologia-existencial enquanto fundamento para a psicoterapia. A situação clínica: o vínculo psicoterápico, o enquadre, a escuta, a observação, a intervenção. V ESTRATÉGIAS DE TRABALHO

14 Faz-se necessário que na 1ª semana de aula haja apresentação do programa da disciplina, contemplando os objetivos, critérios de avaliação, estratégias de trabalho e bibliografia. Também é importante planejar as aulas incluindo datas para as avaliações bimestrais e para os exercícios teórico-práticos, conforme explicitado no item VI Avaliação. Leitura e discussão de textos. Atendimentos clínicos. Orientação para a elaboração de relatório dos atendimentos e correção dos mesmos. Orientação e acompanhamento da organização dos prontuários. Supervisão dos atendimentos psicoterápicos, apresentação e discussão da correlação teórico-prática. Acompanhamento da elaboração do relatório final que deve articular teoria e prática clínica com análise fundamentada das técnicas e estratégias. Avaliação dos efeitos da ação profissional do ponto de vista do usuário. Avaliação da atuação acadêmica e clínica do estagiário. VI AVALIAÇÃO 10. Deverão ser realizadas avaliações bimestrais considerando os aspectos abaixo descritos. 11. Os exercícios teórico-práticos de avaliação final deverão se aplicados no mês de Maio. 12. Os alunos serão avaliados também nos seguintes aspectos, valendo conceito Suficiente ou Insuficiente, seguindo-se o Regulamento do Estágio Supervisionado do Curso de Psicologia: a) Conceitual Capacidade de compreender os conceitos e verbalizá-los com as próprias palavras. Capacidade de utilizar conhecimentos prévios: conceitos que já foram aprendidos. Capacidade de abstração: qualidade do entendimento mediante a exposição de situações. Capacidade para discriminar as diversas situações e optar pela intervenção mais adequada. b) Atitudinal Compromisso e envolvimento com o processo ensino-aprendizagem. Capacidade de tomar decisões com iniciativa, a partir de um pensamento crítico. Compromisso e envolvimento afetivo e ético. Espírito científico e investigativo. Pontualidade na entrega de relatórios e trabalhos solicitados. Comprometimento com as tarefas solicitadas (leituras, atendimentos, relatórios de sessões, análise dos procedimentos e supervisões). c) Participação

15 Interesse e disponibilidade para a realização de todas as atividades propostas Atuação expressiva, no sentido de levantar questões e colocar dúvidas, promovendo reflexões pertinentes ao tema abordado. Expressar-se com clareza e de forma correta. d) Postura Ética Reflexão sobre o desempenho ético-profissional. Responsabilidade e respeito com o cliente, supervisor, colegas e instituições. Responsabilidade com o material clínico: prontuários, testes, manuais etc. e) Raciocínio Clínico Capacidade de articular conceitos teóricos com a prática. Capacidade de compreender a demanda psicológica do cliente (indivíduo e/ou instituição), planejar e implementar intervenções f) Produção Escrita Capacidade de resumir idéias importantes. Capacidade de elaborar textos, relatórios e trabalhos, com clareza e coerência, utilizando a norma culta da língua portuguesa. VII - BIBLIOGRAFIA BÁSICA POMPÉIA, J. A. Na Presença do Sentido: Uma aproximação fenomenológica a questões existenciais básicas. São Paulo: EDUC, SAPIENZA, B. T. Do Desabrigo à confiança: Daseisanalyse e terapia. São Paulo: Escuta, VAN DEN BERG, J. H. O Paciente Psiquiátrico: Esboço de uma Psicopatologia Fenomenológica. 2ª tiragem. Campinas, SP: Editora Livro Pleno, COMPLEMENTAR AUGRAS, M. O Ser da Compreensão: Fenomenologia da Situação de Psicodiagnóstico. 12ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, BOSS, M. Angústia Culpa e Libertação. Trad. Barbara Spanoudis. São Paulo: Ed. Duas Cidades, CANCELLO, L. A. O fio das palavras: um estudo de psicoterapia existencial. São Paulo: Summus, SITES E BANCO DE DADOS

16 Revistas da Associação Brasileira Daseinsanalyse. São Paulo: A associação. SAPIENZA, B. T. Conversa sobre terapia. São Paulo: Educ/Paulus, 2004.

17 PLANO DE ENSINO CURSO: Psicologia SÉRIE: 9º período DISCIPLINA: Intervenções Clínicas Breves ESTÁGIO: Psicologia Comportamental: Análise Funcional do Comportamento CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 66 horas I EMENTA A análise do comportamento aplicada à prática clínica: a entrevista clínica, a avaliação comportamental e modelos de intervenção. Relação terapeutacliente. Necessidades e características da clientela. II OBJETIVOS GERAIS Avaliação dos fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva e planejamento de intervenções, com base na análise do comportamento. Atuação profissional com conhecimento científico, no contexto clínico, de forma terapêutica, considerando as características das diversas situações e dos problemas específicos, que envolvem adultos, crianças e adolescentes. III OBJETIVOS ESPECÍFICOS Para tais competências são necessárias as seguintes habilidades: Descrever, analisar e interpretar relações entre contextos e processos comportamentais. Descrever, analisar e interpretar manifestações verbais e não-verbais como fontes primárias de acesso a estados privados. Planejar e realizar entrevista comportamental no contexto clínico para diferentes finalidades com base na teoria comportamental. Relacionar-se com o outro (cliente, colega e supervisor) de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos por sua atuação profissional. Utilizar estratégias e realizar intervenções apropriadas à linguagem do adolescente e da criança, de acordo com o referencial teórico da Análise do Comportamento e realizar atendimentos de orientação aos responsáveis pela criança. Elaborar relatórios técnicos de acordo com as normas éticas do Conselho Federal de Psicologia. IV CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

18 Behaviorismo Radical e Análise do Comportamento: revisão do modelo de seleção por conseqüências, dos conceitos básicos e do modelo de subjetividade humana da análise do comportamento. Entrevista comportamental: o modelo de entrevista semi-estruturado como instrumento de observação direta, de coleta de dados e de intervenção. Análise Funcional: a análise funcional como o método principal de compreensão e avaliação comportamental. Regras e auto-controle: os modelos comportamentais de compreensão dos processos cognitivos e controle de estímulos. Relação terapêutica: a análise e a importância da relação terapeuta-cliente para o sucesso das intervenções. Estratégias e técnicas de intervenção na análise do comportamento. Os pais como agentes de mudança do comportamento infantil: orientação a pais. Ludoterapia comportamental. V ESTRATÉGIAS DE TRABALHO Faz-se necessário que na 1ª semana de aula haja apresentação do programa da disciplina, contemplando os objetivos, critérios de avaliação, estratégias de trabalho e bibliografia. Também é importante planejar as aulas incluindo datas para as avaliações bimestrais e para os exercícios teórico-práticos, que deverão ser aplicados em maio, conforme explicitado no item VI Avaliação. Revisão teórica através de leitura e discussão de textos. Atendimentos clínicos com co-terapia de acordo com a demanda do CPA. Na co-terapia participam dois estagiários, um como terapeuta e outro como co-terapeuta. O terapeuta conduz o atendimento e o co-terapeuta observa, faz anotações e pode intervir e auxiliar no atendimento caso necessário. Deve constar nos relatórios parciais uma avaliação sobre o desempenho do terapeuta durante o atendimento. Essa avaliação é feita em conjunto pelos dois estagiários. Os papeis devem ser os mesmos durante todos os atendimentos de um mesmo cliente. Os papéis devem se alternar para diferentes clientes. Funções da co-terapia: Para o terapeuta: diminui a ansiedade durante o atendimento, possibilita feedback direto sobre seu desempenho no atendimento. Para o co-terapeuta: possibilita maior aprendizagem sobre habilidades envolvidas no atendimento clínico a partir da observação direta. Elaboração de relatórios parciais dos atendimentos. Supervisão indireta dos atendimentos. Elaboração de relatório final que articule teoria e prática clínica e fundamentação das técnicas e das estratégias de intervenção. Avaliação dos efeitos da ação profissional do ponto de vista do usuário.

19 Avaliação da atuação acadêmica e clínica do estagiário. VI AVALIAÇÃO 13. Deverão ser realizadas avaliações bimestrais considerando os aspectos abaixo descritos. 14. Os exercícios teórico-práticos deverão se aplicados no mês de maio. 15. Os alunos serão avaliados também nos seguintes aspectos, valendo conceito Suficiente ou Insuficiente, seguindo-se o Regulamento do Estágio Supervisionado do Curso de Psicologia: a) Conceitual Capacidade de compreender os conceitos e verbalizá-los com as próprias palavras. Capacidade de utilizar conhecimentos prévios: conceitos que já foram aprendidos. Capacidade de abstração: qualidade do entendimento mediante a exposição de situações. Capacidade para discriminar as diversas situações e optar pela intervenção mais adequada. b) Atitudinal Compromisso e envolvimento com o processo ensino-aprendizagem. Capacidade de tomar decisões com iniciativa, a partir de um pensamento crítico. Compromisso e envolvimento afetivo e ético. Espírito científico e investigativo. Pontualidade na entrega de relatórios e trabalhos solicitados. Comprometimento com as tarefas solicitadas (leituras, atendimentos, relatórios de sessões, análise dos procedimentos e supervisões). c) Participação Interesse e disponibilidade para a realização de todas as atividades propostas. Atuação expressiva, no sentido de levantar questões e colocar dúvidas, promovendo reflexões pertinentes ao tema abordado. Expressar-se com clareza e de forma correta. d) Postura Ética Reflexão sobre o desempenho ético-profissional. Responsabilidade e respeito com o cliente, supervisor, colegas e instituições. Responsabilidade com o material clínico: prontuários, testes, manuais etc. e) Raciocínio clínico Capacidade de articular conceitos teóricos com a prática. Capacidade de compreender a demanda psicológica do cliente (indivíduo e/ou instituição), planejar e implementar intervenções. f) Produção e Linguagem

20 Capacidade de resumir idéias importantes. Capacidade de elaborar relatórios, trabalhos com clareza e coerência, e utilizar a norma culta da Língua Portuguesa. VII BIBLIOGRAFIA BÁSICA CABALLO, V. E.; SIMÓN, M. A. Manual de Psicologia Clínica Infantil e do Adolescente Transtornos específicos. São Paulo: Santos Ed., SILVARES, E. F. M.; GONGORA, M. N. A. Psicologia Clínica Comportamental: A Inserção da Entrevista Com Adultos e Crianças. São Paulo: Edicon, KOHLENBERG, R. J.; TSAI, M. Psicoterapia Analítica Funcional: Criando Relações Terapêuticas Intensas e Curativas. Santo André: ESETec, COMPLEMENTAR ABREU, C. N.; GUILHARDI, H. J. Terapia comportamental e cognitivocomportamental: práticas clínicas. São Paulo: Roca, DE FARIAS, A. K. C. R. Análise comportamental clínica: aspectos teóricos e estudos de caso. Porto Alegre: Artmed, MARTIN, G. e PEAR, J. Modificação do comportamento: o que é e como fazer? São Paulo: Roca, SILVARES, E. F. M. Estudos de caso em psicologia clínica comportamental infantil. Campinas: Papirus, TEIXEIRA, J. R. R.; SOUZA, M. A. O.; DIAS, M. F. Vocabulário de análise do comportamento. Santo André: ESETec, SITES E BANCO DE DADOS

Universidade Anhanguera-Uniderp Pró-Reitoria de Graduação. Curso: PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Universidade Anhanguera-Uniderp Pró-Reitoria de Graduação. Curso: PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Universidade Anhanguera-Uniderp Pró-Reitoria de Graduação Curso: PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Disciplina ou Módulo: Habilidades Específicas VII- Laboratório TP TTP VII- Clinica do adulto. Série/Semestre:

Leia mais

PROPOSTAS DE ESTÁGIO - IA. ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM PSICOLOGIA E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS IA Título: Psicologia e Processos Organizacionais

PROPOSTAS DE ESTÁGIO - IA. ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM PSICOLOGIA E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS IA Título: Psicologia e Processos Organizacionais PROPOSTAS DE ESTÁGIO - IA Proposta número 1 Ênfase Processos Organizacionais ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM PSICOLOGIA E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS IA Título: Psicologia e Processos Organizacionais Professora Supervisora:

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Morfofisiológica e Comportamento Humano Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. Comunicação e

Leia mais

Silvia Maria Bonassi Psicóloga. Área: Psicologia e Saúde - Psicodiagnóstico Tema: Psicoterapias de orientação analítica

Silvia Maria Bonassi Psicóloga. Área: Psicologia e Saúde - Psicodiagnóstico Tema: Psicoterapias de orientação analítica UFMS/CPAR Curso: Psicologia Algumas considerações aplicadas a prática clínica Silvia Maria Bonassi Psicóloga E-mail: silvia.bonassi@ufms.br Área: Psicologia e Saúde - Psicodiagnóstico Tema: Psicoterapias

Leia mais

TREVISAN ESCOLA SUPERIOR DE NEGÓCIOS REGULAMENTO. Núcleo de Apoio Psicopedagógico - NAP

TREVISAN ESCOLA SUPERIOR DE NEGÓCIOS REGULAMENTO. Núcleo de Apoio Psicopedagógico - NAP TREVISAN ESCOLA SUPERIOR DE NEGÓCIOS REGULAMENTO Núcleo de Apoio Psicopedagógico - NAP SÃO PAULO 2015 4 Sumário 1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES... 5 2. FINALIDADE E OBJETIVOS DO NAP... 5 3. ATUAÇÃO DO NAP...

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR CURSO: PSICOLOGIA HORÁRIA 1 SEMESTRE 2 SEMESTRE 3 SEMESTRE

ESTRUTURA CURRICULAR CURSO: PSICOLOGIA HORÁRIA 1 SEMESTRE 2 SEMESTRE 3 SEMESTRE ESTRUTURA CURRICULAR - 2017 CURSO: PSICOLOGIA DISCIPLINA CARGA HORÁRIA C. H. TEORICA C.H. PRÁTICA Nº DE 1 SEMESTRE 1 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA 1 ANATOMIA HUMANA 60 60 ---- 3 1/2 1 PSICOLOGIA GERAL 90 90 ----

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Reconhecimento da dimensão ética nos fenômenos sociais e psicológicos, assim como nas produções e ações humanas.

PLANO DE ENSINO. Reconhecimento da dimensão ética nos fenômenos sociais e psicológicos, assim como nas produções e ações humanas. PLANO DE ENSINO CURSO: PSICOLOGIA SÉRIE: 9º SEMESTRE UNIDADE DE ENSINO: Ética e Cidadania CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 Horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 44 horas I - EMENTA Reconhecimento da dimensão ética

Leia mais

Coordenação de Psicologia

Coordenação de Psicologia Coordenação de Psicologia ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA INESP/FUNEDI/UEMG 2º SEMESTRE 2011 ESTÁGIOS OFERECIDOS PARA OS ALUNOS DE 5º ao 7º PERÍODOS (Núcleo Básico) 1. ANÁLISE INSTITUCIONAL

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES: CURRÍCULO

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES: CURRÍCULO CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE - FACIBIS CURSO DE PSICOLOGIA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES: CURRÍCULO 2009.2 COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA BELO

Leia mais

Carga horária total: 04 Prática: 04 Teórico Prática: Semestre Letivo 1º/2012 Ementa

Carga horária total: 04 Prática: 04 Teórico Prática: Semestre Letivo 1º/2012 Ementa Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina Psicopatologia Psicodinâmica Professor(es) e DRTs Fernando Genaro Junior 114071-3 Sandra Fernandes de Amorim

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: PSICOLOGIA Campus: MACAÉ Missão O Curso de Psicologia da Estácio de Sá tem como missão formar profissionais Psicólogos generalistas que no desempenho de suas atividades

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Estudo da história geral da Educação e da Pedagogia, enfatizando a educação brasileira. Políticas ao longo da história engendradas

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Currículo CURSO DE PSICOLOGIA

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Currículo CURSO DE PSICOLOGIA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Currículo 2014.02 CURSO DE PSICOLOGIA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Currículo - 2014.02 CURSO DE PSICOLOGIA As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Psicologia da Educação I Código da Disciplina: EDU 305 Curso: Pedagogia Semestre de oferta da disciplina: 2º Faculdade responsável: Pedagogia Programa em vigência a partir

Leia mais

2. Nome do(s) supervisor(es): PROFA. DRA. SONIA REGINA PASIAN. Psicóloga MARIA PAULA FOSS

2. Nome do(s) supervisor(es): PROFA. DRA. SONIA REGINA PASIAN. Psicóloga MARIA PAULA FOSS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO CENTRO DE PESQUISA E PSICOLOGIA APLICADA ESTÁGIO: AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 181/2012

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 181/2012 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 181/2012 Altera o Currículo do Curso de Psicologia - Bacharelado, Período Noturno, para regime seriado semestral. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade do Processo nº PSI-

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR 2017 FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO CICLO BÁSICO. 1º Período

MATRIZ CURRICULAR 2017 FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO CICLO BÁSICO. 1º Período PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE PSICOLOGIA MATRIZ CURRICULAR 2017 FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO CICLO BÁSICO 1º Período Teórica Prática Semipresen cial 01 Anatomia Humana 40 40-80 02 História da Psicologia 80

Leia mais

A disciplina apresenta os aspectos conceituais do psicodiagnóstico clínico. Correlaciona conceitos teóricos e possibilidades técnicas.

A disciplina apresenta os aspectos conceituais do psicodiagnóstico clínico. Correlaciona conceitos teóricos e possibilidades técnicas. Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina PSICODIAGNÓSTICO Professor (es) e DRTs 111923-8 Rosa Maria Lopes Affonso 112688-6 Lucia Cunha Lee Código

Leia mais

PSICOLOGIA MATUTINO / NOTURNO

PSICOLOGIA MATUTINO / NOTURNO PSICOLOGIA MATUTINO / NOTURNO 1º Ano / 1º Semestre / 1º Período Epistemologia e História da Psicologia I Estatística Instrumentos e Projetos de Pesquisa em Psicologia I Metodologia de Pesquisa @ Neurofisiologia

Leia mais

PLANO DE ENSINO I EMENTA

PLANO DE ENSINO I EMENTA PLANO DE ENSINO CURSO: Psicologia SÉRIE: 4º período TURNO: Diurno e Noturno DISCIPLINA: Psicologia Sócio-Interacionista CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 horas CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 40 horas I EMENTA Estudo

Leia mais

JUSTIFICATIVA DA INCLUSÃO DA DISCIPLINA NA CONSTITUIÇÃO DO CURRÍCULO

JUSTIFICATIVA DA INCLUSÃO DA DISCIPLINA NA CONSTITUIÇÃO DO CURRÍCULO FACULDADES INTEGRADAS TERESA D ÁVILA LORENA - SP Curso ENFERMAGEM Disciplina: ADMINSTRAÇÃO Ano letivo 2011 Série: 3ª Carga Horária:72h/aula Teoria: 72h/aula sem/semestral Professor(a) Claudia Lysia de

Leia mais

QUADRO DE VAGAS 2017/2 ESTÁGIO CURRICULAR PSICOLOGIA

QUADRO DE VAGAS 2017/2 ESTÁGIO CURRICULAR PSICOLOGIA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SÃO PEDRO DIREÇÃO DE ENSINO E PESQUISA QUADRO DE VAGAS 2017/2 ESTÁGIO CURRICULAR PSICOLOGIA LOCAL VAGAS MODALIDADE DE ESTÁGIO Data

Leia mais

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO- ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS CURSO DE PEDAGOGIA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REGULAMENTO Anápolis, 2 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA

Leia mais

FACULDADE DE PSICOLOGIA

FACULDADE DE PSICOLOGIA FACULDADE DE PSICOLOGIA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA (Adequada conforme as exigências da Resolução CES/CNE/MEC n. 08, de 07 de maio de 2004). (Matriz curricular aprovada pela Resolução Consuni

Leia mais

GRADE II ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA

GRADE II ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA PRÉ-REQUISITOS PARA OS ESTÁGIOS EM PSICOLOGIA Aprovado para inserção no regulamento de estágios em reunião do Departamento de Psicologia em 07/06/06 para entrar em vigor a partir do primeiro semestre letivo

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 7) CURSO (S): 8) DISTRIBUIÇÃO DE CARGA HORÁRIA: TIPO DE AULA

PROGRAMA DE DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 7) CURSO (S): 8) DISTRIBUIÇÃO DE CARGA HORÁRIA: TIPO DE AULA UERJ 1) UNIDADE: PROGRAMA DE DISCIPLINA 2) DEPARTAMENTO: 7º (Período) INSTITUTO DE PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL E INSTITUCIONAL 3) CÓDIGO: 4) NOME DA DISCIPLINA: 5) CH: 6) CRÉD.: PSI02-03429 ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Leia mais

Objetivos (não escrever nada neste campo, preencher a tabela abaixo) Fatos e Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes, Normas e Valores

Objetivos (não escrever nada neste campo, preencher a tabela abaixo) Fatos e Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes, Normas e Valores Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina Análise Aplicada do Comportamento Código da Disciplina 0832416-6 Professor(es) e DRT Maria Cristina Triguero

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Escola de Engenharia Curso: Licenciatura em Química Núcleo Temático: Químico Pedagógico Disciplina: Conteúdo e Metodologia do Ensino de Química I Código da Disciplina: 06013201 Professor(es):

Leia mais

Graduação COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DE RIO DAS OSTRAS

Graduação COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DE RIO DAS OSTRAS RGI11 ATIVIDADE DE EXTENSÃO Carga horária total: 2 C.H.Teórica: 2 C.H.Prática: Atividades Complementares EMENTA NÃO INFORMADA. 1 RGI12 ATIVIDADES DE PESQUISA Carga horária total: 2 C.H.Teórica: 2 C.H.Prática:

Leia mais

Objetivos (não escrever nada neste campo, preencher a tabela abaixo)

Objetivos (não escrever nada neste campo, preencher a tabela abaixo) Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina Análise Comportamento Código da Disciplina 0832416-6 Professor(es) e DRT Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Morfofisiologia e Comportamento Humano 136 Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. Comunicação

Leia mais

A disciplina apresenta as principais teorias do desenvolvimento biopsicossocial infantil, com ênfase na abordagem psicanalítica.

A disciplina apresenta as principais teorias do desenvolvimento biopsicossocial infantil, com ênfase na abordagem psicanalítica. Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina Psicologia do Desenvolvimento Infantil Professor(es) e DRTs Priscila Palermo Felipini 113088-8 Santuza Fernandes

Leia mais

FLUXOGRAMA DO CURSO DE PSICOLOGIA 1º SEMESTRE

FLUXOGRAMA DO CURSO DE PSICOLOGIA 1º SEMESTRE 6 FLUXOGRAMA DO CURSO DE PSICOLOGIA 1º SEMESTRE Introdução às Ciências Sociais Introdução à Filosofia Psicologia como Ciência e Profissão Introdução ao Pensamento Científico Português Instrumental e Produção

Leia mais

Assinalar a importancia da proximidade do académico do estudo da filosofía do direito;

Assinalar a importancia da proximidade do académico do estudo da filosofía do direito; 1 IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: PERÍODO: II CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: FILOSOFIA JURÍDICA NOME DO CURSO: DIREITO 2 EMENTA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 Filosofia, Direito

Leia mais

Normas de Estágio Curricular Não Obrigatório Remunerado. Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes - ICHLA

Normas de Estágio Curricular Não Obrigatório Remunerado. Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes - ICHLA Normas de Estágio Curricular Não Obrigatório Remunerado Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes - ICHLA - Curso de Psicologia Currículo 2011/01 e 2013/01 Descrição do Curso: O Curso de Psicologia

Leia mais

SOCIEDADES E ASSOCIAÇÕES DE PSICOTERAPIA PROTOCOLADAS ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE PSICANÁLISE E PSICOTERAPIA PSICANALÍTICA

SOCIEDADES E ASSOCIAÇÕES DE PSICOTERAPIA PROTOCOLADAS ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE PSICANÁLISE E PSICOTERAPIA PSICANALÍTICA SOCIEDADES E ASSOCIAÇÕES DE PSICOTERAPIA PROTOCOLADAS ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE PSICANÁLISE E PSICOTERAPIA PSICANALÍTICA Apresentação da psicoterapia e do(s) modelo(s) teórico(s) subjacente(s) A Associação

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Currículo CURSO DE PSICOLOGIA

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Currículo CURSO DE PSICOLOGIA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Currículo 2009.2 CURSO DE PSICOLOGIA Centro Universitário Newton Paiva Curso de Psicologia. Junho de 2011 CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Leia mais

Curso de Atualização em Psicopatologia 2ª aula Decio Tenenbaum

Curso de Atualização em Psicopatologia 2ª aula Decio Tenenbaum Curso de Atualização em Psicopatologia 2ª aula Decio Tenenbaum Centro de Medicina Psicossomática e Psicologia Médica do Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro 2ª aula Diferenciação

Leia mais

Pedagogia. 1º Semestre. Biologia Educacional EDC602/ 60h

Pedagogia. 1º Semestre. Biologia Educacional EDC602/ 60h Pedagogia 1º Semestre Biologia Educacional EDC602/ 60h Ementa: Identificar os processos biológicos fundamentais diretamente relacionados à situação ensino-aprendizagem. Análise dos fatores genéticos e

Leia mais

DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA

DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CÓDIGO: EDU254 DISCIPLINA: METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA CARGA HORÁRIA:

Leia mais

Elaboração de Documentos Técnicos em Psicologia

Elaboração de Documentos Técnicos em Psicologia Elaboração de Documentos Técnicos em Psicologia Lucas Neiva-Silva lucasneiva@yahoo.com.br Baseado nas Resoluções do Conselho Federal de Psicologia nº 007/2003 e 015/1996. Princípios Técnicos da Linguagem

Leia mais

EMENTA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

EMENTA SEQUÊNCIA DIDÁTICA Disciplina: Estágio Supervisionado IV Curso: História Carga horária: 120h Número de Créditos: Professora: Zélia Almeida de Oliveira Obrigatória: Sim ( ) Nâo ( ) EMENTA 6 EMENTA: Planejamento, execução

Leia mais

Projeto de estágio. Coordenação do projeto: Prof. Dr. Antonio Augusto Pinto Junior

Projeto de estágio. Coordenação do projeto: Prof. Dr. Antonio Augusto Pinto Junior UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ICHS- INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE VOLTA REDONDA VPS - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA SPA SERVIÇO DE PSICOLOGIA AOLICADA Projeto de estágio Coordenação do projeto:

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: PSICOLOGIA (TRE-SP AJAP)

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: PSICOLOGIA (TRE-SP AJAP) CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: PSICOLOGIA (TRE-SP AJAP) 1 Ortografia oficial. GRAMÁTICA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO DA LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO

Leia mais

Grade Bacharelado

Grade Bacharelado Grade 2015.1 Bacharelado 1º semestre CH Disciplina 1Psicologia, Ciência e Profissão Disciplina 2Origens Evolucionárias do comportamento Disciplina 3Teorias da Personalidade Disciplina 4Processos Psicológicos

Leia mais

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Centro de Ciências da Saúde CCS. Serviço de Psicologia

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Centro de Ciências da Saúde CCS. Serviço de Psicologia Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Centro de Ciências da Saúde CCS Serviço de Psicologia Instrução Normativa n 01/2016 Estabelece as diretrizes para desenvolvimento de atividades e atendimento

Leia mais

CURSO: MÚSICA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: MÚSICA EMENTAS º PERÍODO CURSO: MÚSICA EMENTAS - 2017.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL II Desenvolvimento da percepção dos elementos da organização musical, através de atividades práticas; utilização de elementos

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO Curso: Pedagogia a Distância Departamento: Departamento de Pedagogia a Distância Disciplina:

Leia mais

UNIDADE I A Construção do Conhecimento Psicológico: 1.1 Conceituações

UNIDADE I A Construção do Conhecimento Psicológico: 1.1 Conceituações PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Psicologia da Educação II Código da Disciplina: EDU312 Curso: Pedagogia Semestre de oferta da disciplina: 3º Faculdade responsável: Pedagogia Programa em vigência a partir

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso: Psicologia Disciplina: Psicanálise II Professor(es) e DRTs Carmen Silvia de Souza Nogueira DRT: 112426-1 Fernando Genaro Junior

Leia mais

PROPOSTAS DE ESTÁGIO - IA. ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM PSICOLOGIA E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS IA Título: Psicologia e Processos Organizacionais

PROPOSTAS DE ESTÁGIO - IA. ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM PSICOLOGIA E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS IA Título: Psicologia e Processos Organizacionais PROPOSTAS DE ESTÁGIO - IA Proposta número 1 Ênfase Processos Organizacionais ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM PSICOLOGIA E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS IA Título: Psicologia e Processos Organizacionais Professora Supervisora:

Leia mais

Ciências Genéticas. Atividades Complementares 20. Ciências Humanas Ciências Sociais Ciências Biológicas. Atividades Complementares 20

Ciências Genéticas. Atividades Complementares 20. Ciências Humanas Ciências Sociais Ciências Biológicas. Atividades Complementares 20 MÓDULO I Bases Elementares para o Estudo e Compreensão do Comportamento: Aspectos Históricos INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE LONDRINA - INESUL CARGA HORÁRIATOTAL DO CURSO 4250 horas relógio CARGA HORÁRIA

Leia mais

PROGRAMA. Curso: Administração 2012/1 Disciplina: Psicologia Aplicada a Administração. Carga Horária: 60 horas

PROGRAMA. Curso: Administração 2012/1 Disciplina: Psicologia Aplicada a Administração. Carga Horária: 60 horas UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras CEP. 29075.910 -ES Brasil- Tel.

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA CAPITULO I - DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA CAPITULO I - DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Dispõe sobre o Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Capivari.

Leia mais

CLARISSA MENDONÇA CORRADI-WEBSTER

CLARISSA MENDONÇA CORRADI-WEBSTER UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO CENTRO DE PESQUISA E PSICOLOGIA APLICADA ESTÁGIO: PRÁTICAS PSICOLÓGICAS EM PSICOPATOLOGIA

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE - 040 Curso: PSICOLOGIA Núcleo Temático: AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA Disciplina: Código da Disciplina: INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PSCOLÓGICA IV

Leia mais

ATENÇÃO AOS REQUISITOS!!!

ATENÇÃO AOS REQUISITOS!!! ATENÇÃO AOS REQUISITOS!!! Currículo 1/303 Psicologia e Psicoterapia Psicanalítica II; Psicologia no Contexto Social: Trabalho I; Prática Interdisciplinar em Psicologia III (Grupos); Prática Interdisciplinar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO I. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO Curso: Administração Semestre: 2012.1 Turma: 03316 Disciplina:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 294 aprovado pela portaria Cetec nº 774 de 24 / 09 / 2015. ETEC de Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA HISTÓRIA

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA HISTÓRIA 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 4º CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA HISTÓRIA NOME DO CURSO: PEDAGOGIA 2. EMENTA História:

Leia mais

PLANO DE CURSO. Código: FIS09 Carga Horária: 60 Créditos: 03 Pré-requisito: Período: IV Ano:

PLANO DE CURSO. Código: FIS09 Carga Horária: 60 Créditos: 03 Pré-requisito: Período: IV Ano: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Educação Física na Infância Professor: Gilson Pereira Souza E-mail: professorgilsonpereira@gmail.com Código:

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio ETEC Mairiporã Etec: Mairiporã Código: 27 Município: Mairiporã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Nível Médio de

Leia mais

CENTRO DE DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (CEDECA RIO DE JANEIRO)

CENTRO DE DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (CEDECA RIO DE JANEIRO) CENTRO DE DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (CEDECA RIO DE JANEIRO) CNPJ Nº 10.832.372/0001-38 EDITAL Nº 001 /2017 O CENTRO DE DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE CEDECA RJ, no

Leia mais

Art. 5º- Para uma instituição ser conveniada como local de estágio é indispensável :

Art. 5º- Para uma instituição ser conveniada como local de estágio é indispensável : REGULAMENTO DE ESTÁGIOS ESPECÍFICOS Fixa normas para o funcionamento dos Estágios Supervisionados Específicos em Psicologia. (Aprovado pelo CONSEPE) I - DOS OBJETIVOS Art. 1º- O Estágio Curricular Específico

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Plano de Curso nº 213 aprovado pela portaria Cetec nº 134 de 04/10/12 Etec Ermelinda Giannini Teixeira Código: 187 Município: SANTANA

Leia mais

ATENÇÃO AOS REQUISITOS!!!

ATENÇÃO AOS REQUISITOS!!! ATENÇÃO AOS REQUISITOS!!! Currículo 1/303 Psicologia no Contexto Social: Trabalho I; Prática Interdisciplinar em Psicologia III (Grupos); Prática Interdisciplinar em Psicologia IV: Psicopatologia; Psicologia

Leia mais

Atos do Secretário Municipal de Gestão. Retificação. Edital nº 01/2016-SEGES, publicado no Diário Oficial de Santos em 08/01/2016.

Atos do Secretário Municipal de Gestão. Retificação. Edital nº 01/2016-SEGES, publicado no Diário Oficial de Santos em 08/01/2016. Atos do Secretário Municipal de Gestão Retificação Edital nº 01/2016-SEGES, publicado no Diário Oficial de Santos em 08/01/2016. Onde se lê: 7. A banca 8. Os pontos 9. Na possibilidade 10. A divulgação

Leia mais

METODOLOGIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO TCCE- METODOLOGIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO INTEGRADO AO TRABALHO DE CURSO

METODOLOGIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO TCCE- METODOLOGIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO INTEGRADO AO TRABALHO DE CURSO METODOLOGIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO TCCE- METODOLOGIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO INTEGRADO AO TRABALHO DE CURSO Pretende-se com a implementação dessa metodologia uma maior integração

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico Em Turismo Receptivo

Plano de Trabalho Docente Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico Em Turismo Receptivo Plano de Trabalho Docente 2010 Ensino Técnico ETEC Gustavo Teixeira São Pedro Código: 0236 Município: - São Pedro Área Profissional: Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico Em Turismo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 20/07/2015 Currículo de Cursos Hora: 15:34:40

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 20/07/2015 Currículo de Cursos Hora: 15:34:40 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 20/07/2015 Currículo de Cursos Hora: 15:34:40 Curso: Psicologia Nível: Ensino Superior Grau Conferido: Psicólogo Turno: Integral Tipo: Curso Modalidade: Bacharelado

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio PLANO DE ENSINO Curso Disciplina/Carga horária Professor Responsável Licenciatura em Matemática ESTG 04- Estágio Supervisionado IV (150h.a) Nome: Marleide Coan Cardoso email:marleide@ifc-sombrio.edu.br

Leia mais

Métodos e Técnicas do Trabalho Científico e da Pesquisa

Métodos e Técnicas do Trabalho Científico e da Pesquisa 2014. 1 Métodos e Técnicas do Trabalho Científico e da Pesquisa FACULDADE POLIS DAS ARTES Professor: Tiago Silva de Oliveira E-mail: psicotigl@yahoo.com.br Noturno/2014.1 Carga Horária 80h 1 Dia da Semana

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO 2011-2 DISCIPLINA: Socialização das Experiências Docentes I Código JP0033 PROFESSORAS: Dr.ª Silvana Maria Gritti e Ms. Paula Trindade da Silva Selbach I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA 1 - JUSTIFICATIVA A cada dia cresce a expectativa de que os profissionais da área da Psicologia possam oferecer para a população em geral,

Leia mais

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC PRÓ-REITORIA DE ENSINO CURSO: CIENCIAS BIOLÓGICAS REGIMENTO DE ESTÁGIO (BACHARELADO)

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC PRÓ-REITORIA DE ENSINO CURSO: CIENCIAS BIOLÓGICAS REGIMENTO DE ESTÁGIO (BACHARELADO) UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC PRÓ-REITORIA DE ENSINO CURSO: CIENCIAS BIOLÓGICAS REGIMENTO DE ESTÁGIO (BACHARELADO) Novembro / 2003 APRESENTAÇÃO/JUSTIFICATIVA O estágio curricular caracteriza-se pelo envolvimento

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA LATO SENSU MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA LATO SENSU MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA LATO SENSU MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO por PROFª Ms. Maria Rosa Silva Lourinha Rio de Janeiro, MARÇO / 2013 1 MANUAL DE ESTÁGIO

Leia mais

Provas e Contextos na Clínica Projectiva

Provas e Contextos na Clínica Projectiva ÍNDICE Técnicas Temáticas (T.A.T. e C.A.T.-A): Teoria, Método, e Aplicações Clínicas Rorschach Teoria, Método, e Aplicações Clínicas Avaliação Psicológica em Contexto Forense Entrevista Clínica: Formas

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Recrutamento, Seleção, Treinamento e Desenvolvimento GRH119 CH TEÓRICA

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Recrutamento, Seleção, Treinamento e Desenvolvimento GRH119 CH TEÓRICA ESCOLA DE NEGÓCIOS, DIREITO E HOSPITALIDADE PLANO DE ENSINO CURSO DISCIPLINA CÓDIGO Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Recrutamento, Seleção, Treinamento e Desenvolvimento GRH119

Leia mais

CAPACITAÇÃO DIDÁTICA COMPORTAMENTAL Freqüência obrigatória de 100% SALA 10 PRÉDIO 1

CAPACITAÇÃO DIDÁTICA COMPORTAMENTAL Freqüência obrigatória de 100% SALA 10 PRÉDIO 1 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE MONITORES CAPACITAÇÃO DIDÁTICA COMPORTAMENTAL Freqüência obrigatória de 100% SALA 10 PRÉDIO 1 CAPACITAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA -14 de agosto a 11 de setembro de 2014 Prof. José

Leia mais

PLANO DE ENSINO CH NÃO PRESENCIAL E PROJETOS: 16 EMENTA

PLANO DE ENSINO CH NÃO PRESENCIAL E PROJETOS: 16 EMENTA PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR: Empreendedorismo CH TEÓRICA/PRÁTICA: 24 CH NÃO PRESENCIAL E PROJETOS: 16 EMENTA CARGA HORÁRIA TOTAL: 40 Sistemas e processos organizacionais. Empreendedorismo

Leia mais

TABELA DE CÓDIGOS DESCRIÇÃO DAS PROPOSTAS. ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM PSICOLOGIA E PROCESSOS DE SAÚDE IA Título: Acolhimento e Estudo de Caso

TABELA DE CÓDIGOS DESCRIÇÃO DAS PROPOSTAS. ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM PSICOLOGIA E PROCESSOS DE SAÚDE IA Título: Acolhimento e Estudo de Caso TABELA DE CÓDIGOS Código Área Professor Período SC-IA Saúde Camila 7º semestre SC-IB Saúde Camila 9º semestre SR-IA Saúde Renata 7º semestre SS-IA Saúde Silvia 7º semestre SS-IB Saúde Silvia 9º semestre

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 36/2002, DE 13 DE JUNHO DE 2002

RESOLUÇÃO Nº 36/2002, DE 13 DE JUNHO DE 2002 RESOLUÇÃO Nº 36/2002, DE 13 DE JUNHO DE 2002 Altera o Regulamento do Estágio Supervisionado do Curso de Psicologia - Habilitação Formação do Psicólogo, na forma do Anexo. O REITOR DA UNIVERSIDADE REGIONAL

Leia mais

PLANO DE ENSINO DO LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA Disciplina ou Módulo: Habilidades Específicas IX - Laboratório de Avaliação Psicológica.

PLANO DE ENSINO DO LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA Disciplina ou Módulo: Habilidades Específicas IX - Laboratório de Avaliação Psicológica. Universidade Anhanguera-Uniderp Pró-Reitoria de Graduação Curso: PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO DO LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA Disciplina ou Módulo: Habilidades Específicas IX - Laboratório de Avaliação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO 2011-2 DISCIPLINA: Socialização das Experiências Docentes II JP0040 PROFESSOR: Ms. Patrícia Moura Pinho I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária Teórica: 60h Carga Horária Prática: 15h II

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS EMENTAS DO CURSO DE FILOSOFIA Currículo Novo (a partir de 2010/1) NÍVEL I HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA Reflexão acerca da transição do pensamento mítico ao filosófico. Estudo de problemas, conceitos e

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 3.588, DE 04 DE SETEMBRO DE 2007

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 3.588, DE 04 DE SETEMBRO DE 2007 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 3.588, DE 04 DE SETEMBRO DE 2007 Homologa o Parecer nº 034/07-CEG, que aprova o Projeto Político

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA - BACHARELADO

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA - BACHARELADO FAHESA Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde de Araguaína ITPAC INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS S/A Av. Filadélfia, 568, Setor Oeste Araguaína / TO CEP 77.81650 63' 311

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária: Centro de Comunicação e Letras Curso: Publicidade e Propaganda Disciplina: PSICOLOGIA DO CONSUMIDOR I Professor(es): NORA ROSA RABINOVICH Carga horária: 34 h/a. (25,5 h). Ementa:

Leia mais

1 Manual do atendimento psicopedagógico

1 Manual do atendimento psicopedagógico Manual do atendimento psicopedagógico 1 Manual do atendimento psicopedagógico Manual do atendimento psicopedagógico FACULDADE DE ARTES DULCINA DE MORAES APRESENTAÇÃO Neste manual você irá encontrar as

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso: Psicologia Núcleo Temático: Avaliação Psicológica Disciplina: Supervisão de Estágio Básico em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: Pedagogia ANO/SEMESTRE: 2013-1 CURSO: Pedagogia FASE: 3ª DISCIPLINA: Curriculo:

Leia mais

Matriz Curricular - Curso de Psicologia

Matriz Curricular - Curso de Psicologia Matriz Curricular - Curso de Psicologia 1 o SEMESTRE 001 Fundamentos Epistemológicos da Psicologia 002 Introdução à Filosofia 40 40 00 003 Processos Psicológicos Básicos 004 Genética e Evolução 60 60 00

Leia mais

Professor(es): Claudio Bastidas Martinez DRT: Etapa: 1 a

Professor(es): Claudio Bastidas Martinez DRT: Etapa: 1 a Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Curso: Nutrição Disciplina: PSICOLOGIA Código da Disciplina: 083.1101.3 Professor(es): Claudio Bastidas Martinez DRT: 113206-6 Etapa: 1 a

Leia mais

ANEXO V REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA À DISTÂNCIA CAPÍTULO I DA REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ANEXO V REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA À DISTÂNCIA CAPÍTULO I DA REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS ANEXO V REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA À DISTÂNCIA CAPÍTULO I DA REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO

Leia mais

CONTEÚDO ESPECÍFICO DA PROVA DA ÁREA DE LETRAS GERAL PORTARIA Nº 258, DE 2 DE JUNHO DE 2014

CONTEÚDO ESPECÍFICO DA PROVA DA ÁREA DE LETRAS GERAL PORTARIA Nº 258, DE 2 DE JUNHO DE 2014 CONTEÚDO ESPECÍFICO DA PROVA DA ÁREA DE LETRAS GERAL PORTARIA Nº 258, DE 2 DE JUNHO DE 2014 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no uso de suas

Leia mais

PLANO DE ENSINO. DISCIPLINA: DIDÁTICA CARGA HORÁRIA: 80 PROFESSOR: Vallace Chriciano Souza Herran

PLANO DE ENSINO. DISCIPLINA: DIDÁTICA CARGA HORÁRIA: 80 PROFESSOR: Vallace Chriciano Souza Herran / PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: DIDÁTICA CARGA HORÁRIA: 80 PROFESSOR: Vallace Chriciano Souza Herran OBJETIVO GERAL: Estabelecer a discussão crítica sobre os princípios e os pressupostos históricos, filosóficos,

Leia mais

Material desenvolvido com conteúdo fornecido pelas unidades acadêmicas responsáveis pelas disciplinas.

Material desenvolvido com conteúdo fornecido pelas unidades acadêmicas responsáveis pelas disciplinas. 1 2 Material desenvolvido com conteúdo fornecido pelas unidades acadêmicas responsáveis pelas disciplinas. Organização Projeto Visual COMEP Paulo Roberto Bueno Pereira Michela Peanho Harumi Toda Watzel

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Teórico Prática: 04

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Teórico Prática: 04 Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde 040 Curso Psicologia Disciplina Instrumentos de Avaliação Psicológica II IAP II Professor(es) e DRTs Nidia Vailati - DRT: 1132595 Terezinha

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio Etec Etec: PROFESSORA NAIR LUCCAS RIBEIRO Código: 156 Município: TEODORO SAMPAIO Área de conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias Componente

Leia mais

CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO PSICOLÓGICO EMENTA:

CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO PSICOLÓGICO EMENTA: CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMIA HUMANA Estudo da forma, estrutura, localização e função dos órgãos e sistemas do corpo humano de forma geral e segmentar. DISCIPLINA:

Leia mais