O que o vento traz energia eólica e desenvolvimento local em meio rural em Portugal

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O que o vento traz energia eólica e desenvolvimento local em meio rural em Portugal"

Transcrição

1 RENERGY O que o vento traz energia eólica e desenvolvimento local em meio rural em Portugal Ana Delicado, ICS UL Elisabete Figueiredo U. Aveiro Luís Silva CRIA FCSH-UNL

2 Objetivos Debater a partir de três casos de estudo os Parques Eólicos de Alvaiázere, Serra da Freita e Terras Altas de Fafe - o potencial de desenvolvimento local associado à implementação de infraestruturas de energia eólica nos territórios (rurais). Para esse debate são mobilizadas as perceções e as narrativas de vários agentes e atores locais sobre a relação entre energia eólica e desenvolvimento rural, assim como as visões mais abrangentes das Organizações Não Governamentais, representantes dos partidos políticos com assento parlamentar e das empresas sobre a mesma relação.

3 O desenvolvimento de energias renováveis em contexto rural Uma boa parte da produção de energias renováveis (particularmente eólica) localiza-se em territórios rurais, áreas menos densamente povoadas, remotas e relativamente isoladas, que enfrentam desafios diversos em termos do seu desenvolvimento socioeconómico. Esta coincidência geográfica entre produção de energia eólica e ruralidade tem feito emergir argumentos políticos que apresentam aquelas energias como uma oportunidade para o desenvolvimento sustentável dos territórios rurais frágeis. Existe algum potencial de desenvolvimento local sustentável decorrente da exploração de fontes renováveis de energia, já que a mesma assenta em recursos endógenos e pode ser desenvolvida em articulação com outras atividades económicas locais (ex. agricultura, turismo), de forma integrada

4 O desenvolvimento de energias renováveis em contexto rural O crescente papel na produção de energias renováveis que os territórios rurais parecem assumir rompe aparentemente com a tendência de orientação das áreas rurais para o consumo e parece poder contribuir igualmente para a diversificação da base económica a nível local. Por outro lado, em ambas as funções e mesmo no seu equilíbrio e articulação, o mesmo olhar exterior sobre o desenvolvimento local emerge, chamando a atenção para uma nova (ou renovada) subalternização dos territórios rurais a lógicas de desenvolvimento mais globais.

5 Energias renováveis e desenvolvimento local em meio rural (benefícios) Benefícios económicos convencionais Benefícios financeiros para as comunidades locais -utilização de mão-de-obra e empresas locais para a construção, operação e manutenção dos equipamentos; -rendimentos provenientes do arrendamento dos terrenos; -rendimentos gerados nos negócios locais. -patrocínios a eventos locais; -co-propriedade dos projetos por parte das populações rurais; -criação de fundos para utilização pela comunidade local ; -energia mais barata.

6 Energias renováveis e desenvolvimento local em meio rural (benefícios) Contrapartidas em espécie Fornecimento de serviços locais -apoio à construção de equipamentos sociais de interesse para as populações locais; -apoio ao desenvolvimento de infraestruturas e equipamentos turísticos. -apoio a projetos educativos Envolvimento no processo de desenvolvimento - promoção de diversas formas de ligação e de articulação entre os vários agentes e atores envolvidos no processo

7 Metodologia No total, nos três casos analisados, foram realizadas 117 entrevistas: 24 a autarcas e outros representantes do poder local; 12 a membros de associações locais e regionais; 5 a diretores de jornais 76 a habitantes

8 A descoincidência de discursos dos atores sobre a relação entre energias renováveis e desenvolvimento rural ONGAs Empresas promotoras -impactos ambientais e paisagísticos negativos Partidos políticos que nunca formaram governo as desvantagens económicas e ambientais, a subalternização dos territórios rurais aos interesses nacionais e, aos interesses privados das empresas promotoras - benefícios económicos, sobretudo os relacionados com a criação de emprego e geração de rendimentos adicionais nas comunidades Partidos políticos que formam ou formaram governo O interesse nacional dos projetos para a promoção do desenvolvimento sustentável, os benefícios e impactos económicos positivos quer para o país, quer para os territórios locais

9 As perceções dos stakeholders e atores locais sobre a relação entre energias renováveis e desenvolvimento rural Nos casos analisados sobre a energia eólica, a articulação entre a produção de energia renovável e outras atividades locais (económicas, educativas, turísticas) não é nítida, nem especialmente enfatizada a sua necessidade. Localmente, os benefícios mais frequentemente percecionados, ainda que considerados geralmente modestos estão associados à formação de rendimentos adicionais para as autarquias e os proprietários dos terrenos, à criação (moderada) de emprego, ao apoio à construção de infraestruturas e equipamentos, ao crescimento (em alguns casos) do turismo e (em menor grau), ao aumento da visibilidade e da promoção dos territórios locais, com a criação de marcas associadas à produção de energias renováveis (e.g. Trilhos do Vento, no Parque Eólico de Terras Altas de Fafe).

10 As perceções dos stakeholders e atores locais sobre a relação entre energias renováveis e desenvolvimento rural Em todos os casos analisados, é visível a perceção das desigualdades na distribuição dos benefícios e impactos positivos. As empresas que exploram a produção de energia são inequivocamente consideradas como as principais beneficiárias, em conjunto com a globalidade do país, as Câmaras Municipais e os proprietários dos terrenos nos quais estão instalados os aerogeradores. Observa-se a existência de um sentimento de relativa subalternização dos territórios rurais aos interesses nacionais e económicos, que parece poder reforçar a tendência de marginalização dos mesmos, observada nos processos de transformação das últimas décadas, e comprometer o desenvolvimento sustentável daqueles territórios.

11 Quem beneficiou, em primeiro lugar a empresa, a SEALVE, Sociedade Elétrica de Alvaiázere, que é uma sociedade anónima, que não se sabe quem é que são os gerentes, esses gerentes nunca debateram com a população a questão do parque eólico, ninguém sabe quem é que faz parte dessa, dessa, dessa empresa, por isso, o único beneficiário terá sido essa empresa. (entrevista PEA cidadão que participou na consulta pública). Neste momento, acho que quem beneficia mais são as empresas instaladoras, porque, de facto, do conhecimento que tenho e procuro estar minimamente informado, o princípio é bom, depois, a forma e como os negócios foram feitos, tudo isso está errado, todos nós sabemos, enfim, uns mais outros menos, porque, de facto, produzir energia eólica é um bem necessário e acho que é de aproveitar. (entrevista PESF Associação 2).

12 Olhe, se calhar, trouxe para os proprietários. Quer dizer, para os proprietários dos terrenos. Para a freguesia em si acho que não trouxe nada. Arranjaram a estrada, tudo bem, o troço que faz, ou seja, nesse ponto, com certeza fizeram uns bons acessos. Tirando essa parte, não. Não trouxe mais nada. Antes pelo contrário, se calhar. Puseram-nos ali umas coisas na serra, não é? Digo eu. Que eu achava, indo nesse sentido, achava que da produção feita, ou seja, nos contratos... se calhar, pronto, eu não sei muito bem. Eu, por acaso, também tenho um pequeno contrato numa sorte, mas só porque passam com os cabos [recebe cerca de 400 euros por ano], mas o que eu quero dizer é: o que eles pagam, no fundo, segundo dizem, por um aerogerador é muito dinheiro. E eu acho que, se calhar, mais valeria, no meu entender, pagar menos nesse ponto e beneficiar, ou seja, intervencionar na freguesia. Ou seja, parte dessa verba, se calhar, ser conduzida, por exemplo, para as benfeitorias das freguesias que estão envolvidas estamos a falar da minha. Haver, por exemplo, um acréscimo, uma percentagem que desse para a freguesia - mas para o global, não é!? (entrevista PETAF Presidente da Junta de Freguesia 1).

13 As perceções dos stakeholders e atores locais sobre a relação entre energias renováveis e desenvolvimento rural Em todos os casos analisados é possível observar igualmente uma descoincidência, por um lado entre o discurso global sobre a produção de energia eólica e a apreciação do seu contributo socioeconómico e ambiental positivo às diversas escalas e, por outro lado, as narrativas e perceções locais que, essencialmente, sublinham o não cumprimento das expetativas geradas, quer pela não concretização dos impactos esperados, quer pela sua desigual distribuição no seio das comunidades. Estas narrativas e perceções são sobretudo veiculadas pelos residentes e pelos agentes locais (à escala da freguesia).

14 Notas conclusivas Observamos nos três casos em análise, diversos tipos de ambivalência no que se refere ao discurso e perceção a nível municipal Os impactos positivos das receitas adicionais geradas pela produção de energias renováveis parecem sobrepor-se aos escassos benefícios sentidos pelas populações locais; A distribuição dos benefícios é vista como desigual, tendendo as populações locais a apontar as Câmaras Municipais, as empresas e os proprietários dos terrenos como os principais beneficiários e não toda a comunidade; A criação (modesta) de emprego é sobretudo valorizada pelas Câmaras Municipais e desvalorizada pelos presidentes das Juntas de Freguesia e pelos habitantes locais. É importante encontrar formas mais eficazes e diretas de beneficiar as comunidades locais, procurando aproximar os benefícios reais das expetativas (geralmente positivas) geradas em torno da exploração de energias renováveis a nível local e contribuir de forma mais eficaz para aumentar o seu contributo para o desenvolvimento sustentável das comunidades.

15 RENERGY Muito Obrigada Ana Delicado, ICS UL Elisabete Figueiredo U. Aveiro Luís Silva CRIA FCSH-UNL

Diogo Soares da Silva Elisabete Figueiredo Isabel Rodrigo Universidade de Aveiro, Portugal

Diogo Soares da Silva Elisabete Figueiredo Isabel Rodrigo Universidade de Aveiro, Portugal Diogo Soares da Silva diogo.silva@ua.pt Elisabete Figueiredo elisa@ua.pt Isabel Rodrigo isarodrigo@isa.ulisboa.pt Universidade de Aveiro, Portugal Através da técnica de Análise de Conteúdo: Analisar, a

Leia mais

AMBIENTE E DIREITOS HUMANOS. Universidade de Aveiro Portugal 8 > 10 MAIO 18. Volume II

AMBIENTE E DIREITOS HUMANOS. Universidade de Aveiro Portugal 8 > 10 MAIO 18. Volume II AMBIENTE E DIREITOS HUMANOS Universidade de Aveiro Portugal 8 > 10 MAIO 18 Volume II Ambiente e Direitos Humanos Volume II Editores Ana Isabel Miranda, Myriam Lopes, Luís Tarelho, Filomena Martins, Peter

Leia mais

A Política do Rural na Política em Portugal

A Política do Rural na Política em Portugal A Política do Rural na Política em Portugal Quão novos são os novos desafios da Estratégia Europa 2020 para o mundo rural? Diogo Soares Silva - diogo.silva@ua.pt Elisabete Figueiredo - elisa@ua.pt Departamento

Leia mais

DDESTAQUE. 29

DDESTAQUE.   29 DDESTAQUE www.revistaport.com 29 DESTAQUE ENTREVISTA JOSÉ MARIA COSTA PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE VIANA DO CASTELO. TEMOS UMA DÍVIDA DE GRATIDÃO PARA COM OS NOSSOS EMIGRANTES José Maria Costa sublinhou,

Leia mais

Diogo Soares da Silva Elisabete Figueiredo Universidade de Aveiro, Portugal

Diogo Soares da Silva Elisabete Figueiredo Universidade de Aveiro, Portugal Diogo Soares da Silva diogo.silva@ua.pt Elisabete Figueiredo elisa@ua.pt Universidade de Aveiro, Portugal Explorar a (re)emergência do discurso agro-ruralista em Portugal nos últimos anos, através da análise

Leia mais

Elisabete Figueiredo Diogo Soares da Silva Universidade de Aveiro, Portugal

Elisabete Figueiredo Diogo Soares da Silva Universidade de Aveiro, Portugal Elisabete Figueiredo elisa@ua.pt Diogo Soares da Silva diogo.silva@ua.pt Universidade de Aveiro, Portugal Através da técnica de Análise de Conteúdo: Analisar os discursos sobre o rural e o seu desenvolvimento

Leia mais

Interpelação ao Governo Portugal 2030 Intervenção do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas Assembleia da República, 25 de janeiro de 2018

Interpelação ao Governo Portugal 2030 Intervenção do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas Assembleia da República, 25 de janeiro de 2018 Interpelação ao Governo Portugal 2030 Intervenção do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas Assembleia da República, 25 de janeiro de 2018 Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, Os fundos

Leia mais

Plano e Orçamento da Região Autónoma dos Açores Intervenção deputada Bárbara Chaves -

Plano e Orçamento da Região Autónoma dos Açores Intervenção deputada Bárbara Chaves - Plano e Orçamento da Região Autónoma dos Açores 2019 - Intervenção deputada Bárbara Chaves - Senhora Presidente da Assembleia Senhor Presidente do Governo O crescimento e a dinâmica que na nossa Região

Leia mais

1/3 área natural. Área marítima 100x maior do que a terrestre

1/3 área natural. Área marítima 100x maior do que a terrestre 1/3 área natural Área marítima 100x maior do que a terrestre Área 97.100 km + 206.000 habitantes Estratégia de ação que fomente o Desenvolvimento Sustentável do Concelho AUTARQUIA COMUNIDADE ESTUDOS +

Leia mais

Cândido Pinto Elisabete Figueiredo Universidade de Aveiro, Portugal

Cândido Pinto Elisabete Figueiredo Universidade de Aveiro, Portugal Cândido Pinto candidomanuel@ua.pt Elisabete Figueiredo elisa@ua.pt Universidade de Aveiro, Portugal Tendo por base a análise de conteúdo às componentes textuais dos materiais promocionais produzidos pelo

Leia mais

Diogo Soares da Silva Elisabete Figueiredo Universidade de Aveiro, Portugal

Diogo Soares da Silva Elisabete Figueiredo Universidade de Aveiro, Portugal Diogo Soares da Silva diogo.silva@ua.pt Elisabete Figueiredo elisa@ua.pt Universidade de Aveiro, Portugal Através da análise de dados provenientes de um Inquérito por Questionário Refletir acerca das representações

Leia mais

Energias Renováveis: Eólica e Hídrica

Energias Renováveis: Eólica e Hídrica Energias Renováveis: Eólica e Hídrica Orientadora: Teresa Duarte Monitor: Daniel Almeida Equipa 2: Luis Freitas João Santos Júlio Pancracio Eduardo Nunes Francisco Amaro 1 Índice: 1. Objetivos 2. Constituição

Leia mais

Sessão de Divulgação TAGUS2020 Ribatejo Interior. Diversificação de Atividades na Exploração Agrícola e Bolsa Nacional de Terras

Sessão de Divulgação TAGUS2020 Ribatejo Interior. Diversificação de Atividades na Exploração Agrícola e Bolsa Nacional de Terras Sessão de Divulgação TAGUS2020 Ribatejo Interior Diversificação de Atividades na Exploração Agrícola e Bolsa Nacional de Terras A nossa Visão Potenciar o máximo aproveitamento e utilização do território

Leia mais

INTERVENÇÃO SOBRE FINANÇAS PÚBLICAS, CRESCIMENTO ECONÓMICO E AUMENTO DE RENDIMENTOS

INTERVENÇÃO SOBRE FINANÇAS PÚBLICAS, CRESCIMENTO ECONÓMICO E AUMENTO DE RENDIMENTOS INTERVENÇÃO SOBRE FINANÇAS PÚBLICAS, CRESCIMENTO ECONÓMICO E AUMENTO DE RENDIMENTOS Sra. Presidente da Assembleia, Senhoras e Senhores Deputados, Senhor Presidente do Governo e Membros do Governo, Caros

Leia mais

ecomar GRUPO DE AÇÃO LOCAL

ecomar GRUPO DE AÇÃO LOCAL O DESENVOLVIMENTO LOCAL DE BASE COMUNITÁRIA (DLBC) é um instrumento do Portugal 2020 que visa promover a concertação estratégica e operacional entre parceiros que atuam num território específico (rural,

Leia mais

Desafios, Estratégias e. Instrumentos de Sustentabilidade. para o Ambiente Urbano. Carla Silva. Serpa, 20/11/2010

Desafios, Estratégias e. Instrumentos de Sustentabilidade. para o Ambiente Urbano. Carla Silva. Serpa, 20/11/2010 Desafios, Estratégias e Instrumentos de Sustentabilidade para o Ambiente Urbano Carla Silva Serpa, 20/11/2010 SUMÁRIO: APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL O DESAFIO DA SUSTENTABILIDADE URBANA O PAPEL DO AMBIENTE

Leia mais

Indicadores de Sustentabilidade à escala local a realidade Portuguesa

Indicadores de Sustentabilidade à escala local a realidade Portuguesa I. Breve caracterização da realidade Portuguesa: A implementação de Indicadores Locais de Sustentabilidade Indicadores de Sustentabilidade à escala local a realidade Portuguesa II. Os Indicadores têm contribuido

Leia mais

Instituto Superior de Agronomia/ UTL E Universidade de Aveiro Portugal

Instituto Superior de Agronomia/ UTL E Universidade de Aveiro Portugal Rita Melo Azevedo rita_azevedo@yahoo.com Isabel Rodrigo isarodrigo@isa.utl.pt Elisabete Figueiredo elisa@ua.pt Instituto Superior de Agronomia/ UTL E Universidade de Aveiro Portugal O mundo rural português

Leia mais

Elisabete Figueiredo Cândido Pinto Diogo Soares da Silva Catarina Capela

Elisabete Figueiredo Cândido Pinto Diogo Soares da Silva Catarina Capela Elisabete Figueiredo elisa@ua.pt Cândido Pinto candidomanuel@ua.pt Diogo Soares da Silva diogo.silva@ua.pt Catarina Capela catarinacapela@ua.pt Universidade de Aveiro, Portugal Com base na Análise de Conteúdo:

Leia mais

Elisabete Figueiredo Dep. Ciências Sociais, Políticas e do Território Universidade de Aveiro

Elisabete Figueiredo Dep. Ciências Sociais, Políticas e do Território Universidade de Aveiro Elisabete Figueiredo Dep. Ciências Sociais, Políticas e do Território Universidade de Aveiro elisa@ua.pt Elisabete Figueiredo Celeste Eusébio Elisabeth Kastenholz Mª João Carneiro Diogo Soares da Silva

Leia mais

RESERVA ESPECIAL DE MAPUTO

RESERVA ESPECIAL DE MAPUTO RESERVA ESPECIAL DE MAPUTO 1 Estrutura do trabalho Capítulo 1- Introdução Capítulo 2- Revisão da literatura Capítulo 3- Metodologia Capítulo 4- Caraterização da área de estudo Capítulo 5- Análise e discussão

Leia mais

ENERGIAS RENOVÁVEIS Município de Bragança Amigo do Ambiente

ENERGIAS RENOVÁVEIS Município de Bragança Amigo do Ambiente ENERGIAS RENOVÁVEIS Município de Bragança Amigo do Ambiente Paços do Concelho, 18 de Março de 2010 Consciente de que o futuro das gerações vindouras dependerá em grande parte das acções adoptadas de imediato,

Leia mais

Resumo: Consulta Nacional sobre a Estratégia de Energia

Resumo: Consulta Nacional sobre a Estratégia de Energia Resumo: Consulta Nacional sobre a Estratégia de Energia País: Brasil Local: Hotel Pestana Rio Atlântica, Rio de Janeiro Data da reunião: 7 de junho de 2010 Número total de participantes: 8 Resumo: 1. Onde

Leia mais

Conferência FISCALIDADE VERDE: um contributo para a sustentabilidade

Conferência FISCALIDADE VERDE: um contributo para a sustentabilidade Conferência FISCALIDADE VERDE: um contributo para a sustentabilidade 30 de abril de 2013 Fundação Calouste Gulbenkian As Renováveis e a Eficiência Energética são os principais instrumentos de combate à

Leia mais

Ministério das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente PLANO DE ORDENAMENTO DO PARQUE NATURAL DE SINTRA-CASCAIS 5. PLANO OPERACIONAL DE GESTÃO

Ministério das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente PLANO DE ORDENAMENTO DO PARQUE NATURAL DE SINTRA-CASCAIS 5. PLANO OPERACIONAL DE GESTÃO Ministério das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente PLANO DE ORDENAMENTO DO PARQUE NATURAL DE SINTRA-CASCAIS 1.. REGULAMENTO 2.. PLANTA DE ORDENAMENTO 3.. RELATÓRIO 4.. PLANTA DE CONDICIONANTES

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL - GEOGRAFIA A - 11º ano

PLANIFICAÇÃO ANUAL - GEOGRAFIA A - 11º ano PLANIFICAÇÃO ANUAL - GEOGRAFIA A - 11º ano ANO LETIVO: 2018 / 2019 Tema III Os espaços organizados pela população: áreas rurais e urbanas Tema IV A população: como se movimenta e comunica Tema V Portugal

Leia mais

Sessão de Esclarecimento Póvoa de Lanhoso. 07 de Fevereiro de 2014

Sessão de Esclarecimento Póvoa de Lanhoso. 07 de Fevereiro de 2014 Sessão de Esclarecimento Póvoa de Lanhoso 07 de Fevereiro de 2014 Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal O Plano Estratégico de Desenvolvimento do Ave 2014-2020 (PEDI AVE) deve assumir-se

Leia mais

POLÍTICAS DO SOLO e ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO

POLÍTICAS DO SOLO e ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO POLÍTICAS DO SOLO e ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO Princípios e Orientações Oeiras, 28 de Abril de 2015 Maria Manuela TAVARES, Ana Maria CORREIA, Beatriz PAZ Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL - GEOGRAFIA A - 11º ano

PLANIFICAÇÃO ANUAL - GEOGRAFIA A - 11º ano AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FIGUEIRA MAR ES C/ 3º CICLO DR. BERNARDINO MACHADO ANO LETIVO: 2014 / 2015 PLANIFICAÇÃO ANUAL - GEOGRAFIA A - 11º ano Tema III Os espaços organizados pela população: áreas rurais

Leia mais

INTERVENÇÃO DEBATE PLANO & ORÇAMENTO A 28 NOVEMBRO 2013

INTERVENÇÃO DEBATE PLANO & ORÇAMENTO A 28 NOVEMBRO 2013 INTERVENÇÃO DEBATE PLANO & ORÇAMENTO 2014 26 A 28 NOVEMBRO 2013 Exmos. Senhora Presidente da ALRAA Senhoras e Senhores Deputados Senhor Presidente do Governo Senhora e Senhores Membros do Governo O Plano

Leia mais

Disciplina: Desenvolvimento sócio-espacial e dinâmica urbana. Profa. Dra. Silvia Ap. Guarnieri Ortigoza

Disciplina: Desenvolvimento sócio-espacial e dinâmica urbana. Profa. Dra. Silvia Ap. Guarnieri Ortigoza Faculdade de Ciências e Letras, UNESP - Campus de Araraquara Curso de Especialização em Governança Pública e Novos Arranjos de Gestão Disciplina: Desenvolvimento sócio-espacial e dinâmica urbana Profa.

Leia mais

Relatório da Consulta Pública ÍNDICE 5. FORMAS DE ESCLARECIMENTO E PARTICIPAÇÃO DOS INTERESSADOS

Relatório da Consulta Pública ÍNDICE 5. FORMAS DE ESCLARECIMENTO E PARTICIPAÇÃO DOS INTERESSADOS ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2. PERÍODO DE CONSULTA PÚBLICA 3. DOCUMENTOS PUBLICITADOS E LOCAIS DE CONSULTA 4. MODALIDADES DE PUBLICITAÇÃO 5. FORMAS DE ESCLARECIMENTO E PARTICIPAÇÃO DOS INTERESSADOS 6. ANÁLISE

Leia mais

Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos

Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos Objetivos Específicos: SECÇÃO 17 Património Natural e Cultural Os apoios têm como objetivo específico promover a conservação e valorização do património cultural e natural, enquanto instrumentos de sustentabilidade

Leia mais

Energía Eólica. Nathalia Cervelheira Michelle Carvalho Neldson Silva Maick Pires. Sinop-MT 2016

Energía Eólica. Nathalia Cervelheira Michelle Carvalho Neldson Silva Maick Pires. Sinop-MT 2016 Energía Eólica Nathalia Cervelheira Michelle Carvalho Neldson Silva Maick Pires Sinop-MT 2016 INTRODUCÃO Denomina-se energía eólica a energía cinética contida nas massas de ar em movimento. Seu aproveitamento

Leia mais

Luís Amaral Universidade do Minho

Luís Amaral Universidade do Minho Conferência Crise, Sociedade da Informação e Poder Local 30 de Outubro de 2009 Auditório da Fundação Portuguesa das Comunicações Luís Amaral Universidade do Minho Patrocínio: Patrocinadores Globais Crise,

Leia mais

XII Encontro Internacional da REDBIOS

XII Encontro Internacional da REDBIOS XII Encontro Internacional da REDBIOS Açores, 22 a 26 de setembro de 2014 Anabela Trindade Interlocutora para o Programa MaB XII Encontro Internacional da REDBIOS Açores, 22 a 26 de setembro de 2014 1.

Leia mais

ÍNDICE ÍNDICE... 2 ÍNDICE DE FIGURAS... 3 MATOSINHOS... 4 COMPROMISSOS... 5 INSTALAÇÃO DE COLETORES SOLARES TÉRMICOS... 7

ÍNDICE ÍNDICE... 2 ÍNDICE DE FIGURAS... 3 MATOSINHOS... 4 COMPROMISSOS... 5 INSTALAÇÃO DE COLETORES SOLARES TÉRMICOS... 7 1 BoPS Matosinhos ÍNDICE ÍNDICE... 2 ÍNDICE DE FIGURAS... 3 MATOSINHOS... 4 COMPROMISSOS... 5 Governância... 5 Pacto de Autarcas... 5 Referências de Excelência... 6 INSTALAÇÃO DE COLETORES SOLARES TÉRMICOS...

Leia mais

nativo para a terra. Apesar dos resultados serem relativamente robustos e bastante significativos, não há como estabelecer um teste conclusivo apenas

nativo para a terra. Apesar dos resultados serem relativamente robustos e bastante significativos, não há como estabelecer um teste conclusivo apenas Conclusão As principais lições que podem ser extraídas dos resultados apresentados são as seguintes: (i) imperfeições de mercado vêm impedindo uma utilização eficiente de recursos na agricultura brasileira;

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - uma agenda para o futuro -

PLANO ESTRATÉGICO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - uma agenda para o futuro - PLANO ESTRATÉGICO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - uma agenda para o futuro - podemos ter histórias diferentes, mas mantemos esperanças comuns todos queremos andar na mesma direção o caminho de um futuro

Leia mais

PROJETO DE RECOMENDAÇÃO

PROJETO DE RECOMENDAÇÃO IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA: Profitecla (sede) CÍRCULO: Porto SESSÃO: Ensino Secundário PROJETO DE RECOMENDAÇÃO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS (Considerações ou argumentos que justificam ou enquadram as medidas propostas;

Leia mais

Relatório do Orçamento de 2019

Relatório do Orçamento de 2019 Índice 1. Introdução... 3 2. Resumo do... 5 3. Receita... 6 3.1. Receitas Correntes... 6 3.2. Receitas de Capital... 8 4. Despesa... 9 4.1. Despesa Corrente... 9 4.2. Despesa de Capital... 11 5. Grandes

Leia mais

A Educação Ambiental em Cabo Verde. Declaração de Reservas da Biosfera e suas oportunidades

A Educação Ambiental em Cabo Verde. Declaração de Reservas da Biosfera e suas oportunidades A Educação Ambiental em Cabo Verde. Declaração de Reservas da Biosfera e suas oportunidades Semana 23 a 27 de abril de 2018 Castelo de Santa Cruz, Oleiros A Corunã Alexandre Nevsky Rodrigues DNA, 26 de

Leia mais

Relatório do Orçamento de 2018

Relatório do Orçamento de 2018 Índice 1. Introdução... 3 2. Resumo do... 5 3. Receita... 6 3.1. Receitas Correntes... 6 3.2. Receitas de Capital... 8 4. Despesa... 9 4.1. Despesa Corrente... 9 4.2. Despesa de Capital... 11 5. Grandes

Leia mais

Orçamento e GOP 2018

Orçamento e GOP 2018 Apresentação Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2018 Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova 2 ORÇAMENTO 2018 Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova 3 Apresentação do Orçamento Em cumprimento com o estabelecido

Leia mais

[Inclusão Social e Cidadania]

[Inclusão Social e Cidadania] 4 julho 2018 [Ana Paula Beja, Renato Carmo, Carlos Jalali, Jorge Malheiros, Maria João Vargas Moniz e Sofia Marques da Silva] Apresentação: Jorge Malheiros, CEG/IGOT-UL Maria João Vargas Moniz, ISPA Visão

Leia mais

Índice. 2 BoPS Esposende

Índice. 2 BoPS Esposende 1 BoPS Esposende Índice Índice... 2 Esposende... 5 Compromissos... 6 Governança... 6 Pacto de autarcas... 6 Referências de excelência... 7 Requalificação da frente ribeirinha de esposende... 9 Investimento...

Leia mais

GESTAO DE ÁGUAS URBANAS NO SECTOR TURÍSTICO

GESTAO DE ÁGUAS URBANAS NO SECTOR TURÍSTICO JAN 10 GESTAO DE ÁGUAS URBANAS NO SECTOR TURÍSTICO PROJECTO ÁGUAS DE PONTA PRETA Contributo das Infra-estruturas ao turismo sustentável 01 CONTEXTO URBANIZAÇÃO DE PONTA PRETA (Santa Maria - Ilha do Sal)

Leia mais

ACMSM ASSOCIAÇÃO PARA CRIAÇÃO E AFIRMAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA. - Uma onda para Santa Maria -

ACMSM ASSOCIAÇÃO PARA CRIAÇÃO E AFIRMAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA. - Uma onda para Santa Maria - ACMSM ASSOCIAÇÃO PARA CRIAÇÃO E AFIRMAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA - Uma onda para Santa Maria - PETIÇÃO À ASSEMBLEIA NACIONAL, AOS GRUPOS PARLAMENTARES E AOS DEPUTADOS Cidade da Praia - Santiago Ilha

Leia mais

O papel das ADL e o Desenvolvimento Rural: Balanço e Perspetivas e Propostas de Ação para 2030

O papel das ADL e o Desenvolvimento Rural: Balanço e Perspetivas e Propostas de Ação para 2030 O papel das ADL e o Desenvolvimento Rural: Balanço 2014-2020 e Perspetivas e Propostas de Ação para 2030 Ciclo de Conferências Políticas de Agricultura e Desenvolvimento Rural: Balanço 2014-2020, Perspetivas

Leia mais

A contabilidade e gestão na atividade agrícola. Benefícios Fiscais. Santarém 5 de junho de 2018

A contabilidade e gestão na atividade agrícola. Benefícios Fiscais. Santarém 5 de junho de 2018 A contabilidade e gestão na atividade agrícola Benefícios Fiscais Santarém 5 de junho de 2018 Sumário A dimensão da atividade agrícola em sede de IRC Os benefícios fiscais e os regulamentos comunitários

Leia mais

Pacto de Autarcas. Criação do Secretariado do. Pacto de Autarcas. Lançamento da iniciativa do

Pacto de Autarcas. Criação do Secretariado do. Pacto de Autarcas. Lançamento da iniciativa do Agenda Pacto de Autarcas Compromisso do Município da Moita Caracterização do Ano de Referência - 2008 Cenário sem PAES - 2020 Medidas do PAES Monitorização e Comunicação Cenário com PAES 2020 Investimento

Leia mais

FAZER ACONTECER A REGENERAÇÃO URBANA. Seminário Internacional no Porto. 26 de março de Intervenção do Presidente da CIP

FAZER ACONTECER A REGENERAÇÃO URBANA. Seminário Internacional no Porto. 26 de março de Intervenção do Presidente da CIP FAZER ACONTECER A REGENERAÇÃO URBANA Seminário Internacional no Porto 26 de março de 2013 Intervenção do Presidente da CIP Minhas Senhoras e Meus Senhores, Antes de mais quero agradecer a Vossa presença

Leia mais

REGULAMENTO DO PRÉMIO DE EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO RURAL

REGULAMENTO DO PRÉMIO DE EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO RURAL REGULAMENTO DO PRÉMIO DE EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO RURAL 2016 1 1 Artigo 1º (Objeto) O presente Regulamento visa definir as normas e condições das candidaturas ao Prémio de Empreendedorismo e

Leia mais

Parcerias Estado-Autarquias para a gestão dos serviços de AA e AR em baixa. Conferência Gestão da Água em Meio Urbano no Quadro Regional

Parcerias Estado-Autarquias para a gestão dos serviços de AA e AR em baixa. Conferência Gestão da Água em Meio Urbano no Quadro Regional Parcerias Estado-Autarquias para a gestão dos serviços de AA e AR em baixa Conferência Gestão da Água em Meio Urbano no Quadro Regional 26 de abril de 2013 Resumo Criação de Valor na gestão dos serviços

Leia mais

FÓRUM PARA A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO GOVERNAÇÃO DA INTERNET 2016

FÓRUM PARA A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO GOVERNAÇÃO DA INTERNET 2016 FÓRUM PARA A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO GOVERNAÇÃO DA INTERNET 2016 Mensagens de Lisboa Novembro 2016 (página em branco) Mensagens de Lisboa Para garantir um desenvolvimento do modelo de governação que acompanhe

Leia mais

BOLETIM MENSAL Nº 51 OUTUBRO DE LOUSÃ Rede de Aldeias de Xisto

BOLETIM MENSAL Nº 51 OUTUBRO DE LOUSÃ Rede de Aldeias de Xisto BOLETIM MENSAL Nº 51 OUTUBRO DE 2017 LOUSÃ Rede de Aldeias de Xisto BOAS PRÁTICAS EM MUNICÍPIOS ECOXXI Um município ECOXXI evidencia um conjunto de políticas, práticas e ações conducentes ao desenvolvimento

Leia mais

O Papel dos Agentes Locais Associações de Desenvolvimento Local Descentralização de competências nos territórios de baixa densidade

O Papel dos Agentes Locais Associações de Desenvolvimento Local Descentralização de competências nos territórios de baixa densidade O Papel dos Agentes Locais Associações de Desenvolvimento Local Descentralização de competências nos territórios de baixa densidade Vila Real -MARCO DOMINGUES MISSÃO Valorizar, promover e reforçar o desenvolvimento

Leia mais

BOLETIM MENSAL Nº 60 AGOSTO DE ALBUFEIRA Telegestão da Rega em Espaços Verdes

BOLETIM MENSAL Nº 60 AGOSTO DE ALBUFEIRA Telegestão da Rega em Espaços Verdes BOLETIM MENSAL Nº 60 AGOSTO DE 2018 ALBUFEIRA Telegestão da Rega em Espaços Verdes BOAS PRÁTICAS EM MUNICÍPIOS ECOXXI Um município ECOXXI evidencia um conjunto de políticas, práticas e ações conducentes

Leia mais

José Duarte Ribeiro Elisabete Figueiredo Diogo Soares da Silva Universidade de Aveiro, Portugal

José Duarte Ribeiro Elisabete Figueiredo Diogo Soares da Silva Universidade de Aveiro, Portugal José Duarte Ribeiro jdmr33@ua.pt Elisabete Figueiredo elisa@ua.pt Diogo Soares da Silva diogo.silva@ua.pt Universidade de Aveiro, Portugal Identificar os padrões de consumo de produtos agrícolas de proveniência

Leia mais

A Dinamização das Zonas Rurais Oportunidades de Financiamento de projetos complementares EEC PROVERE MINHO IN"

A Dinamização das Zonas Rurais Oportunidades de Financiamento de projetos complementares EEC PROVERE MINHO IN A Dinamização das Zonas Rurais Oportunidades de Financiamento de projetos complementares EEC PROVERE MINHO IN" Ponte de Lima 8 de Fevereiro de 2012 Rui Rafael ST do PRODER PDR Programa Continente SUBPROGRAMA

Leia mais

Diagnóstico Social Cascais

Diagnóstico Social Cascais Diagnóstico Social Cascais 2015-2016 A coesão social traduz a capacidade de uma sociedade em garantir o bem-estar de todos os seus membros, minimizando as disparidades e evitando a polarização, segundo

Leia mais

Seminário: Valorização do Potencial Industrial do Alto Minho: Plano de Ação & Instrumentos de Financiamento

Seminário: Valorização do Potencial Industrial do Alto Minho: Plano de Ação & Instrumentos de Financiamento Seminário: Valorização do Potencial Industrial do Alto Minho: Plano de Ação & Instrumentos de Financiamento 2015-2020 Cluster do Conhecimento e Economia do Mar Viana do Castelo, 29 de Junho de 2015 Frederico

Leia mais

TPF CONSULTORES DE ENGENHARIA E ARQUITETURA, S.A. PERFIL CORPORATIVO

TPF CONSULTORES DE ENGENHARIA E ARQUITETURA, S.A. PERFIL CORPORATIVO TPF CONSULTORES DE ENGENHARIA E ARQUITETURA, S.A. PERFIL CORPORATIVO SOBRE NÓS A TPF - CONSULTORES DE ENGENHARIA E ARQUITETURA, S.A. é uma das principais empresas de Engenharia portuguesas, cujas origens

Leia mais

A Agenda Urbana a debate. Theatro Circo Braga, 8-9 de Junho Intervenção de Ana Paula Laissy

A Agenda Urbana a debate. Theatro Circo Braga, 8-9 de Junho Intervenção de Ana Paula Laissy A Agenda Urbana a debate Theatro Circo Braga, 8-9 de Junho 2017 Intervenção de Ana Paula Laissy Ex.mos Senhores presidentes da Câmara de Braga e do Eixo Atlântico Ex.mos Representantes dos governos de

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE POLÍTICAS E MEDIDAS

RELATÓRIO SOBRE POLÍTICAS E MEDIDAS RELATÓRIO SOBRE POLÍTICAS E MEDIDAS NO ÂMBITO DO ARTIGO 13.º, ALÍNEA 1 (A) DO REGULAMENTO (UE) N.º 525/2013 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO E ARTIGO 20.º DO REGULAMENTO DE IMPLEMENTAÇÃO DA COMISSÃO

Leia mais

Apresentação na SPEBT - INE

Apresentação na SPEBT - INE Apresentação na SPEBT - INE 28.outubro.2013 José Maria Azevedo, com a colaboração de Josefina Gomes e de António Lacerda Enquadramento e objetivos do estudo Quatro estudos (1987, 1995, 2003 e 2013) com

Leia mais

Comunicado do Conselho de Ministros extraordinário de 21 de outubro de 2017

Comunicado do Conselho de Ministros extraordinário de 21 de outubro de 2017 Comunicado do Conselho de Ministros extraordinário de 21 de outubro de 2017 Este ano, Portugal foi fustigado pela maior vaga de incêndios desde há mais de uma década, com consequências trágicas ao nível

Leia mais

PUC + ENERGIA POLÍTICA PARA AS ENERGIAS RENOVÁVEIS NOVEMBRO 2012

PUC + ENERGIA POLÍTICA PARA AS ENERGIAS RENOVÁVEIS NOVEMBRO 2012 PUC + ENERGIA POLÍTICA PARA AS ENERGIAS RENOVÁVEIS NOVEMBRO 2012 Prof. Geraldo Tavares, D.Sc. Laboratório de Energia dos ventos da UFF (gtavares@vm.uff.br) RIO DE JANEIRO, NOVEMBRO DE 2012 SUMÁRIO O GOVERNO

Leia mais

ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL (PMDRS) DE TAQUARA a 2037

ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL (PMDRS) DE TAQUARA a 2037 ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL (PMDRS) DE TAQUARA - 2017 a 2037 No sul do Brasil, os pequenos e médios municípios com até 50 mil habitantes representam um alto percentual

Leia mais

Loures em Congresso. O que é o Loures em Congresso?

Loures em Congresso. O que é o Loures em Congresso? Loures em Congresso O que é o Loures em Congresso? Uma iniciativa que visa realizar um debate e uma reflexão alargados sobre a realidade do Município, os seus problemas e as suas potencialidades, com vista

Leia mais

CIDADES, ENERGIA E CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL

CIDADES, ENERGIA E CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL FORUM 2012 Governação e Gestão das Cidades à luz da Estratégia EU 2020 EIXO ATLÂNTICO VIANA DO CASTELO CIDADES, ENERGIA E CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL Joaquim Borges Gouveia, DEGEI U. AVEIRO Luís Castanheira.

Leia mais

a 2015/16 Nesta A quem se dirige? público, privado municípios onde locais; em Geografia; Quem

a 2015/16 Nesta A quem se dirige? público, privado municípios onde locais; em Geografia; Quem Projetoo Nós Propomos! Cidadaniaa e Inovação na Educação Geográfica a 2015/16 Quem o promove? Nesta sua 5ª edição, o Projeto Nós Propomos! Cidadania, SustentabiliS idade e Inovação na Educação Geográfica,

Leia mais

atores e fomentando parcerias.

atores e fomentando parcerias. A ENEA 2020 será um instrumento essencial na promoção da política de Ambiente e de Educação e demais políticas nacionais. Constituirá, ainda, uma oportunidade para valorizar o reconhecido trabalho já desenvolvido

Leia mais

Plano de Ação para a Energia Sustentável

Plano de Ação para a Energia Sustentável Plano de Ação para a Energia Sustentável Pacto de Autarcas Desafios e oportunidades Auditório da Biblioteca Municipal de Palmela, 28 de novembro de 2013 Plano de Ação para a Energia Sustentável de Palmela

Leia mais

Departamento de Ambiente e Gestão Operacional do Território Divisão de Espaço Público e Ambiente

Departamento de Ambiente e Gestão Operacional do Território Divisão de Espaço Público e Ambiente PROJETO DE REGULAMENTO Projeto Eco Famílias Preâmbulo Comprometida com os desafios ambientais e energéticos atuais, que têm consequências significativas para a qualidade de vida dos cidadãos e para o desempenho

Leia mais

Necessidade urgente de uma legislação que regule o autoconsumo. Jorge Borges de Araújo

Necessidade urgente de uma legislação que regule o autoconsumo. Jorge Borges de Araújo 0 Necessidade urgente de uma legislação que regule o autoconsumo Jorge Borges de Araújo 1 Agenda 1. Contexto atual 2. Projecto decreto-lei resumo comentários APESE 3. Caso de estudo 4. Notas finais 2 APESE

Leia mais

(Ex. vice-presidente do Conselho Executivo) Como se constitui este Agrupamento, como surgiu. Porque surgiu?

(Ex. vice-presidente do Conselho Executivo) Como se constitui este Agrupamento, como surgiu. Porque surgiu? Protocolo da entrevista Professora Cristina EC (Ex. vice-presidente do Conselho Executivo) Como se constitui este Agrupamento, como surgiu. Porque surgiu? Os Agrupamentos horizontais apareceram com a possível

Leia mais

A Estratégia Regional para a Paisagem do Alto Minho no contexto da conservação e valorização do património natural

A Estratégia Regional para a Paisagem do Alto Minho no contexto da conservação e valorização do património natural A Estratégia Regional para a Paisagem do Alto Minho no contexto da conservação e valorização do património natural Bruno Caldas, CIM Alto Minho Viana do Castelo, 26 de novembro 2018 1. Enquadramento Prévio

Leia mais

Turismo e desenvolvimento comunitário. Rossana Andreia Neves dos Santos

Turismo e desenvolvimento comunitário. Rossana Andreia Neves dos Santos Turismo e desenvolvimento comunitário Rossana Andreia Neves dos Santos rossana.santos@ipb.pt rossanasantos@ua.pt RESUMO DA COMUNICAÇÃO Contextualização do tema Apresentação de um estudo empírico Metodologia

Leia mais

Anexo A Estratégia de Desenvolvimento Local ADERE 2020

Anexo A Estratégia de Desenvolvimento Local ADERE 2020 Anexo A Estratégia de Desenvolvimento Local ADERE 2020 Aviso n.º ALG-M8-2017-14 A EDL ADERE 2020 está desenhada em torno das necessidades e potencialidades do território, respeitando à sua vocação rural

Leia mais

Objetivo estratégico para

Objetivo estratégico para Objetivo estratégico para 2015-2017 Trabalhar com confiança e realismo, em diálogo e proximidade, mobilizando as energias e o saber da comunidade local, ativando a cidadania, a solidariedade e o sentido

Leia mais

Reabilitação urbana em Alfama é quase sempre selectiva e virada para o turismo

Reabilitação urbana em Alfama é quase sempre selectiva e virada para o turismo Reabilitação urbana em Alfama é quase sempre selectiva e virada para o turismo Há prédios totalmente ocupados por moradores ou ainda em obras que já se encontram registados pelos senhorios como sendo de

Leia mais

Câmara Municipal de Alvito. Plano de Transportes Escolares 2017/2018

Câmara Municipal de Alvito. Plano de Transportes Escolares 2017/2018 Câmara Municipal de Plano de Transportes Escolares 2017/2018 Preâmbulo O Município de tem a área de 267,2 km², insere-se no Alentejo, e compreende 2 freguesias: e Vila Nova da Baronia. A fragilidade das

Leia mais

BOLETIM MENSAL Nº 56 ABRIL DE ÁGUEDA Certificações do Município

BOLETIM MENSAL Nº 56 ABRIL DE ÁGUEDA Certificações do Município BOLETIM MENSAL Nº 56 ABRIL DE 2018 ÁGUEDA Certificações do Município BOAS PRÁTICAS EM MUNICÍPIOS ECOXXI Um município ECOXXI evidencia um conjunto de políticas, práticas e ações conducentes ao desenvolvimento

Leia mais

Conservação e Valorização do Património Natural no Alto Minho Balanço, Principais Prioridades & Projetos Âncora 2030

Conservação e Valorização do Património Natural no Alto Minho Balanço, Principais Prioridades & Projetos Âncora 2030 Conservação e Valorização do Património Natural no Alto Minho Balanço, Principais Prioridades & Projetos Âncora 2030 Bruno Caldas, CIM Alto Minho Vila Nova de Cerveira, 15 de outubro 2018 1. Enquadramento

Leia mais

Alterações Climáticas, Energia e Eficiência Energética no Alto Minho Balanço, Principais Prioridades & Projetos Âncora 2030

Alterações Climáticas, Energia e Eficiência Energética no Alto Minho Balanço, Principais Prioridades & Projetos Âncora 2030 ALTO MINHO 2030: Balanço & Novos Desafios 15.10.2018 Fundação Bienal de Cerveira (GTT / SP2 Um Alto Minho mais verde e hipocarbónico, promovendo a transição para uma energia limpa e justa, os investimentos

Leia mais

BARRA. Prática Profissional do Ordenamento do Território e da Paisagem. Participação Pública e Resultados

BARRA. Prática Profissional do Ordenamento do Território e da Paisagem. Participação Pública e Resultados Participação Pública e Resultados Prática Profissional do Ordenamento do Território e da Paisagem Isabel Maria Matias Pascal de Moura Pereira Luís Alberto Brandão Eduarda Fontelo Martins Seminário BARRA

Leia mais

Dia da Freguesia do Montijo e Afonsoeiro

Dia da Freguesia do Montijo e Afonsoeiro Dia da Freguesia do Montijo e Afonsoeiro - 2015 Senhor Presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Montijo e Afonsoeiro Senhor Presidente da Câmara Municipal do Montijo Senhores representantes

Leia mais

ELABORAÇÃO DE AGENDAS DE INVESTIGAÇÃO E INOVAÇÃO

ELABORAÇÃO DE AGENDAS DE INVESTIGAÇÃO E INOVAÇÃO ELABORAÇÃO DE AGENDAS DE INVESTIGAÇÃO E INOVAÇÃO 7º Conferência Doutoral em Avaliação de Tecnologia UNL, Monte da Caparica José Bonfim, Tiago Santos Pereira 30 junho 2017 OS CONTEXTOS A nível internacional

Leia mais

Exmo. Senhor Presidente. Srs. Deputados. Srs. Membros do Governo

Exmo. Senhor Presidente. Srs. Deputados. Srs. Membros do Governo Intervenção proferida pelo Deputado Duarte Freitas na Sessão Plenária de Junho de 2010 da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores. Exmo. Senhor Presidente Srs. Deputados Srs. Membros do Governo

Leia mais

Competição Europeia de Estatística Fase Nacional

Competição Europeia de Estatística Fase Nacional Competição Europeia de Estatística Fase Nacional StormTeam Externato Santa Joana Região: Norte Categoria: B Objetivos da exploração/análise Atualmente, há uma maior consciência por parte dos cidadãos de

Leia mais

LABORATÓRIO ESTRATÉGICO DE TURISMO. Conhecimento, Emprego & Formação

LABORATÓRIO ESTRATÉGICO DE TURISMO. Conhecimento, Emprego & Formação LABORATÓRIO ESTRATÉGICO DE TURISMO Conhecimento, Emprego & Formação SETÚBAL, 6 de outubro de 2016 Nuno Fazenda O Turismo nos últimos 10 anos ESTRUTURA Gestão e Monitorização Grandes Desafios Referencial

Leia mais

Reunião Conselho Municipal de Educação 1 Julho 2011, às 18h00

Reunião Conselho Municipal de Educação 1 Julho 2011, às 18h00 Reunião Conselho Municipal de Educação 1 Julho 2011, às 18h00 Ordem de Trabalhos 1. Aprovação da Acta nº 12 da reunião de 23 de Março 2011 2. Informações sobre o Sistema Educativo Local a) Direcção Regional

Leia mais

QUI606: Ana Leitão, Ana Morgado, Ana Raquel Costa, Bárbara Silva, Helena Barranha e Marta Santos.

QUI606: Ana Leitão, Ana Morgado, Ana Raquel Costa, Bárbara Silva, Helena Barranha e Marta Santos. QUI606: Ana Leitão, Ana Morgado, Ana Raquel Costa, Bárbara Silva, Helena Barranha e Marta Santos. 29/10/2010 Supervisora: Doutora Alexandra Pinto Monitora: Vânia Oliveira 1 - Objectivos - Introdução -

Leia mais

O papel dos edifícios na estratégia de Vila Nova de Gaia para a sustentabilidade energética

O papel dos edifícios na estratégia de Vila Nova de Gaia para a sustentabilidade energética Sessão 2: PENSAR O papel dos edifícios na estratégia de Vila Nova de Gaia para a sustentabilidade energética Carla Malta Pires www.gaiurb.pt cpires@gaiurb.pt 4ª Conferência Passivhaus Portugal 2016 Centro

Leia mais

Mercado Social de Arrendamento Apresentação Pública

Mercado Social de Arrendamento Apresentação Pública Mercado Social de Arrendamento Apresentação Pública Auditório do Ministério da Solidariedade e Segurança Social Lisboa 26 de Junho de 2012 Mercado Social de Arrendamento: o que é? É uma das medidas previstas

Leia mais

Mapeamento do serviço de recreio e turismo dos ecossistemas no PNSACV

Mapeamento do serviço de recreio e turismo dos ecossistemas no PNSACV Mapeamento do serviço de recreio e turismo dos ecossistemas no PNSACV Apoio ao planeamento do território e protecção do capital natural Diogo Ferraz Sessão workshop 11 de Outubro de 2016, Odemira Objectivos

Leia mais

ABRANTES... 4 COMPROMISSOS Governança Pacto de Autarcas Referências de Excelência Transporte urbano coletivo "abusa...

ABRANTES... 4 COMPROMISSOS Governança Pacto de Autarcas Referências de Excelência Transporte urbano coletivo abusa... 1 BoPS Abrantes ÍNDICE ABRANTES... 4 COMPROMISSOS... 5 Governança... 5 Pacto de Autarcas... 5 Referências de Excelência... 7 Transporte urbano coletivo "abusa... 8 Investimento... 10 Indicadores... 11

Leia mais

Projeto de Ampliação do Aproveitamento Hidroelétrico da Calheta

Projeto de Ampliação do Aproveitamento Hidroelétrico da Calheta Projeto de Ampliação do Aproveitamento Hidroelétrico da Calheta Projeto de Ampliação do Aproveitamento Hidroelétrico da Calheta Infraestrutura energética de armazenamento de energia Envolve o aumento da

Leia mais

Grande Entrevista. João Marcelino

Grande Entrevista. João Marcelino Grande Entrevista João Marcelino «A Passive House é uma solução viável e com provas dadas» Contribuir para a independência energética e sustentabilidade de Portugal é o principal objectivo da Passivhaus

Leia mais