Conceito. Após anos de evolução, atualmente a Geografia pode ser definida como:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Conceito. Após anos de evolução, atualmente a Geografia pode ser definida como:"

Transcrição

1

2 Introdução A Geografia originou-se na Grécia com estudos no campo da geodésia e da classificação fisiográfica das diversas regiões. Etimologicamente podemos explicar Geografia (γεογραπηία) a partir de seus termos formadores gregos: geo = terra e graphein = estudo/descrição. Ainda que tenha se iniciado como uma, atualmente ela é uma, que possibilita uma visão mais crítica do mundo em sua eterna relação homem x espaço.

3 Conceito Após anos de evolução, atualmente a Geografia pode ser definida como: A ciência que estuda a distribuição dos fenômenos Físicos, Biológicos e Humanos pela superfície da Terra, as causas desta distribuição e as relações locais desses fenômenos. Emanuel de Martonne.

4 O Objeto de estudo da Geografia O espaço geográfico deve ser entendido como resultado da relação Homem, Natureza e Trabalho. Esses três elementos são considerados como o as Três Colunas da Geografia.

5 Divisão organizacional da Geografia Para uma melhor organização a Geografia pode ser dividida em duas grandes áreas ou ramos: A Geografia Física. A Geografia Humana.

6 Geografia Física É subdividida nos seguintes tópicos principais: Geomorfologia: estudos das formas do relevo. Climatologia: estudo dos climas. Hidrografia: estudo das massas líquidas. Biogeografia: estudo da distribuição geográfica dos seres vivos. Pedologia: estudo dos solos.

7 Geografia Humana É subdividida nos seguintes tópicos principais Geografia da População: estudo da distribuição, estrutura e movimentos populacionais. Geografia Agrária: estudo das diferentes formas de ocupação do espaço rural. Geografia das Indústrias: estudo da distribuição geográfica e dos tipos de indústria.

8 Geografia Humana É subdividida nos seguintes tópicos principais Geografia Urbana: estudo das cidades. Geografia dos Serviços: estudo das atividades ligadas à prestação de serviços. Geografia Cultural: estuda as manifestações culturais e sua importância na vida dos diversos povos do planeta.

9

10 O que são Princípios Metodológicos? Princípios são uma hipótese científica que explica grande número de casos. Metodologia é uma palavra composta por três vocábulos gregos: ( para além de ), ( caminho ) e ( estudo ). Assim sendo, os Princípios Metodológicos são que buscam explicar o objetivo do estudo da Geografia.

11 Princípio da Extensão Princípio segundo o qual, deve o geógrafo, ao estudar um fato ou área, proceder à sua localização e delimitação, utilizando para tanto os (latitude, longitude, limites). Frederich Ratzel.

12 Princípio da Analogia Princípio segundo o qual, delimitada e observada a área, deve o geógrafo compará-la com outras áreas buscando as existentes. Karl Riter e Vidal de la Blache.

13 Princípio da Causalidade Princípio segundo o qual deve o geógrafo explicar as causas do fato ou fatos observados, sejam elas históricas, políticas, econômicas ou naturais. Alexander Von Humboldt.

14 Alexander Von Humboldt Geógrafo e Naturalista que desenvolveu (e se especializou) em diversas áreas, sendo: ; ; ; ; ; ; ;. Lançou as bases de ciências como a Geografia, a, a e a.

15 A Corrente de Humboldt A corrente de Humboldt ou corrente do Peru é uma corrente oceânica de superfície que percorre o oceano Pacífico. Foi assim denominada em homenagem ao naturalista alemão Alexander von Humboldt, que a descobriu e estudou.

16

17 Princípio da Conexão ou Interação Princípio segundo o qual os fatores físicos e humanos nunca agem isoladamente, estando portanto, interligados. Jean Brunhes.

18 Princípio da Atividade Princípio segundo o qual a paisagem possui um caráter sempre dinâmico. Era assim considerada a relação sociedade x natureza, como contínua e ininterrupta. Jean Brunhes.

19

20 O Determinismo Ambiental Nas últimas décadas do séc.xix, dois processos são extremamente importantes para a história do homem e da Geografia: o Capitalismo Monopolista e o Imperialismo. Nessa atmosfera propícia o se mostra como uma forma de justificar ações de cunho político e econômico tomadas por várias nações.

21 O Determinismo Geográfico Seus ideais foram defendidos pelo geógrafo alemão que acreditava que o maior sinal de perda de uma sociedade seria a territorial, enquanto o expansionismo seria o maior sinal de progresso.

22 O Determinismo Geográfico O Determinismo Geográfico é muitas vezes conhecido como, e aqueles que acreditam em sua doutrina afirmam que as condições naturais, especialmente as climáticas e, dentro delas, a variação da temperatura ao longo das estações do ano, determinam o desenvolvimento de uma região, interferindo em sua capacidade de progredir.

23 Teoria do Espaço Vital A partir das ideias do Determinismo foi criada a Teoria do Espaço Vital utilizada pela Alemanha nazista para justificar seu expansionismo na Segunda Guerra Mundial. Segundo essa teoria toda a sociedade, em um determinado grau de desenvolvimento, deve conquistar territórios onde as pessoas são menos desenvolvidas.

24 Esta pintura (cerca 1872) de John Gast chamada Progresso Americano é uma representação alegórica do. Na cena, uma mulher angelical (algumas vezes identificada como Colúmbia, uma personificação dos Estados Unidos do século XIX) carregando a luz da "civilização" juntamente a colonizadores americanos, prendendo cabos telégrafo por onde passa.

25 O Possibilismo Surgiu na França, no início do século XIX, como uma reação ao Determinismo Ambiental. A visão possibilista focaliza as relações entre o homem e o meio natural, mas não o faz considerando a natureza determinante do comportamento humano.

26 O Possibilismo Dentro do pensamento possibilista a é vista como criação humana e a como uma fornecedora de possibilidades para que o homem a modificasse.

27 O Possibilismo Nesse contexto o Possibilismo francês deveria: Desmascarar o expansionismo germânico baseado no conceito de espaço vital (sem contudo inviabilizar seu colonialismo); Abolir qualquer forma de determinação da natureza ou não; Enfatizar a fixidez das obras do ser humano criadas através da transformação da natureza;

28 O Método Regional Opõe-se aos dois paradigmas anteriores. O Método Regional focaliza o estudo das áreas do planeta e suas principais características. A diferenciação de áreas passa a ser considerada como o objetivo da Geografia Regional. Os geógrafos regionais dedicaram-se à coleta de informações descritivas sobre lugares, e com isso, dividir a Terra em regiões.

29

30 A Nova Geografia Também conhecida como Geografia Pragmática, Geografia Teorético-Quantitativa. Caracterizada pelo uso de métodos matemáticoestatísticos, essa nova geografia desenvolveu-se principalmente nas décadas de 1960 e 70. Na essência buscava a substituição do trabalho de campo pelos experimentos laboratoriais, com muitas mensurações, dados estatísticos, gráficos e tabelas bastante sofisticadas.

31 A Nova Geografia A Nova Geografia, tem um papel ideológico a seguir. Ela deve justificar a expansão capitalista, encobrir as transformações que afetam os gêneros de vida e paisagens, assim como dar esperanças aos. A Geografia Pragmática é um instrumento da dominação burguesa. Ela busca leis ou regularidades para justificar suas ideias.

32 A Geografia Crítica Também, conhecida como, busca explicar a atuação do homem no meio geográfico, pelo aspecto das transformações sociais. Seu objetivo é integrar a relação entre trabalho, sociedade e natureza, buscando diferenciar os espaços construídos segundo os interesses da sociedade vigente.

33 A Geografia Crítica Esse ramo da geografia possui um caráter mais analítico e politizador e cria uma leitura crítica frente aos problemas e interesses que envolvem as relações de poder, com a. Defendia a mudança do ensino da Geografia nas escolas ao estabelecer.

34 A Geografia Crítica A expressão foi criada na França, na década de 1970, a partir da obra, de Yves Lacoste. No caso do Brasil a Geografia Crítica tem no geógrafo Milton Santos seu principal expoente. Sua obra caracterizou-se por apresentar um posicionamento crítico ao sistema capitalista e aos pressupostos teóricos predominantes na ciência geográfica de seu tempo.

35 Fatos estudados pela Geografia a desigualdade econômica entre as populações; a poluição e contaminação do meio ambiente global: do ar, do solo, das águas; a superpopulação que ocorre devido ao crescimento desordenado entre os continentes; as guerras que são inúmeras, sendo mais frequentes no continente africano e no Oriente Médio; o mapeamento através de técnicas e aparelhos que promovem maior precisão na confecção de um mapa; o crescimento urbano acelerado por causa do êxodo rural acelerado.

GEOGRAFIA. História da Geografia. Profa. Ana Cátia

GEOGRAFIA. História da Geografia. Profa. Ana Cátia GEOGRAFIA Profa. Ana Cátia - A palavra geografia vem do grego antigo: geo = terra e graphia = estudo. - Conceito em destaque: A geografia é uma ciência social dinâmica que busca conhecer o nível social,

Leia mais

Os geógrafos utilizam as viagens, leituras, o estudo de estatísticas, mapas, para atualizar e aprofundar o conhecimento. A geografia precisa das

Os geógrafos utilizam as viagens, leituras, o estudo de estatísticas, mapas, para atualizar e aprofundar o conhecimento. A geografia precisa das Os geógrafos utilizam as viagens, leituras, o estudo de estatísticas, mapas, para atualizar e aprofundar o conhecimento. A geografia precisa das outras áreas do conhecimento:como a geologia, historia,

Leia mais

Conceito. Após anos de evolução, atualmente a Geografia pode ser definida como:

Conceito. Após anos de evolução, atualmente a Geografia pode ser definida como: Introdução A Geografia originou-se na Grécia com estudos no campo da geodésia e da classificação fisiográfica das diversas regiões. Etimologicamente podemos explicar Geografia (γεογραπηία) a partir de

Leia mais

Introdução a Ciência Geográfica

Introdução a Ciência Geográfica Introdução a Ciência Geográfica O Desenvolvimento da Geografia A humanidade desde os tempos mais remotos tem a necessidade de compreender o mundo, do que acontece a sua volta a partir das inter-relações

Leia mais

Pensamento Geográfico CAIO CARDOZO PIMENTA

Pensamento Geográfico CAIO CARDOZO PIMENTA Pensamento Geográfico CAIO CARDOZO PIMENTA Geografia Qual é a etimologia da palavra GEOGRAFIA? O geógrafo Carlos Walter Porto-Golçalves propõe uma outra etimologia, recorrendo ao sifgnificado originário

Leia mais

A CIÊNCIA GEOGRÁFICA

A CIÊNCIA GEOGRÁFICA A CIÊNCIA GEOGRÁFICA A Geografia serve, antes de tudo, para fazer a guerra. Yves Lacoste GEOGRAFIA Geografia escrever sobre a Terra Até o século XIX, a Geografia consistia em um conhecimento disperso GRANDES

Leia mais

Introdução aos Estudos Geográficos

Introdução aos Estudos Geográficos DA HISTÓRIA DA GEOGRAFIA ÀS CATEGORIAS GEOGRÁFICAS (OU ESPACIAIS) (Escolas da Geografia) Prof. Henrique A construção do conhecimento geográfico é resultado da contribuição de diferentes pensadores nas

Leia mais

O QUE VEREMOS NESTA AULA?

O QUE VEREMOS NESTA AULA? O QUE VEREMOS NESTA AULA? 1.ACEPÇÃO À PALAVRA GEOGRAFIA 2.SUB-DIVISÕES DA GEOGRAFIA 3.HISTÓRIA DA GEOGRAFIA 4.NASCIMENTO DA GEOGRAFIA CRÍTICA 5.COMO CONCEITUAR A GEOGRAFIA HOJE 6.CATEGORIAS DO ESPAÇO GEOGRÁFICO

Leia mais

Correntes do pensamento Geográfico. prof.: Robert Oliveira Cabral

Correntes do pensamento Geográfico. prof.: Robert Oliveira Cabral Correntes do pensamento Geográfico prof.: Robert Oliveira Cabral robertgeografia@gmail.com Alexandre von humboldt e karl Ritter: a geografia tradicional É de uma Alemanha, ainda não consolidada (Prússia),

Leia mais

Correntes do pensamentoo Geográfico. prof.: Robert Oliveira Cabral

Correntes do pensamentoo Geográfico. prof.: Robert Oliveira Cabral Correntes do C pensamentoo R t r Geográfico e P o r R f b o prof.: Robert Oliveira Cabral robertgeografia@gmail.com Alexandre von humboldt e karl Ritter: a geografia tradicional É de uma Alemanha, ainda

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE GEOGRAFIA

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE GEOGRAFIA ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE GEOGRAFIA Sem Código Nome da Disciplina no Currículo CH PCC Créd. 1 GEO0028 Geografia Física I 80 20 4 1 GEO0029 Introdução à Geografia 80 4 1 GEO0030 Geografia da População

Leia mais

LEITURA DA GEOGRAFIA

LEITURA DA GEOGRAFIA LEITURA DA GEOGRAFIA Natália Micheli Villa 1 Lucinea Ap. Rezende 2 Resumo: A pesquisa consiste na leitura da Geografia e as demais leituras que nos possibilitam uma construção e visão de mundo a partir

Leia mais

Resumo da história do pensamento Geográfico desde sua formação até a Geografia Tradicional

Resumo da história do pensamento Geográfico desde sua formação até a Geografia Tradicional Resumo da história do pensamento Geográfico desde sua formação até a Geografia Tradicional GREGOS Posição privilegiada da Grécia; Grécia como centro de uma sociedade escravista; Momento de coleta e aprofundamento

Leia mais

Geopolítica,Regionalização e Integração. Ementa 09/02/2012. William Zacariotto Quarta Quinta

Geopolítica,Regionalização e Integração.  Ementa 09/02/2012. William Zacariotto Quarta Quinta Geopolítica,Regionalização e Integração William Zacariotto Quarta Quinta Zacariotto@hotmail.com www.zacariotto.com.br Ementa Geopolítica 1.1. As relações entre Sociedade, Espaço e Poder. 1.2. Estado e

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral EF2

Plano de Recuperação Semestral EF2 Série/Ano: 9º ANO Geografia Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o semestre nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para

Leia mais

O que é Geografia? Categorias geográficas Princípios da Geografia

O que é Geografia? Categorias geográficas Princípios da Geografia O que é Geografia? Categorias geográficas Princípios da Geografia GEOGRAFIA DESCRITIVA A Geografia é a ciência que estuda a distribuição dos fenômenos físicos, biológicos e humanos pela superfície da Terra,

Leia mais

EVOLUÇÃO DA DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA

EVOLUÇÃO DA DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA EVOLUÇÃO DA DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA A divisão regional do Brasil não foi sempre a mesma. A primeira sugestão de regionalização foi apresentada em 1913 e, depois dela, outras propostas surgiram tentando

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO

A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO Thayná Nogueira Gomes 1 A construção do pensamento geográfico inicia-se com os impérios grego e romano, passando por períodos de subordinação ao Estado e recentemente

Leia mais

3. Paisagem geomorfológica em perpétua evolução

3. Paisagem geomorfológica em perpétua evolução 3. Paisagem geomorfológica em perpétua evolução O termo paisagem é bastante utilizado em diversos contextos sociais e culturais que imprimem significados distintos e nem sempre assemelham-se à definição

Leia mais

O estudo da Geografia

O estudo da Geografia O estudo da Geografia A partir de agora daremos início ao módulo de estudos de Geografia, e para tanto devemos primeiramente compreender os objetivos dos estudos nesta disciplina. A palavra Geografia derivada

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação Disciplina: Geografia Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 1. Mundo contemporâneo: economia e geopolítica: - Processo de desenvolvimento do capitalismo - Geopolítica e economia do pós-segunda

Leia mais

GEOMORFOLOGIA I. Professor: Diego Alves de Oliveira 2017

GEOMORFOLOGIA I. Professor: Diego Alves de Oliveira 2017 GEOMORFOLOGIA I Professor: Diego Alves de Oliveira 2017 Ciências da Natureza Geociências Geomorfologia A Geomorfologia parte da análise e explicação da paisagem terrestre. Sua compreensão e organização

Leia mais

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo de Referência da Rede Estadual de Educação de GOIÁS. Geografia Leituras e Interação

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo de Referência da Rede Estadual de Educação de GOIÁS. Geografia Leituras e Interação Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo de Referência da Rede Estadual de Educação de GOIÁS Geografia Leituras e Interação 2 Caro professor, Este guia foi desenvolvido para ser uma ferramenta

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA ALUNOS ESPECIAIS 1º SEMESTRE LETIVO DE 2016

EDITAL DE SELEÇÃO PARA ALUNOS ESPECIAIS 1º SEMESTRE LETIVO DE 2016 EDITAL DE SELEÇÃO PARA ALUNOS ESPECIAIS 1º SEMESTRE LETIVO DE 2016 A Coordenação do Curso de Graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) faz saber aos alunos interessados que estarão abertas as

Leia mais

DISCIPLINA DE GEOGRAFIA

DISCIPLINA DE GEOGRAFIA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA OBJETIVOS: 1º ano Conhecer o ambiente de moradia e sua localização através de passeios, fotos e desenhos. Conhecer o ambiente de estudo e sua localização através de passeios, fotos,

Leia mais

Professor Roberto W. Lourenço Professor Darllan Collins

Professor Roberto W. Lourenço Professor Darllan Collins Professor Roberto W. Lourenço Professor Darllan Collins Sorocaba, 2012 Introdução O que é paisagem? Bela Vista Um espaço de terreno que Se abrange num lance de vista (Dicionário Aurélio) Pintores, geógrafos,

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Edson Pereira de Souza [1] Universidade Federal de Mato Grosso do Sul edson.souza1984@gmail.com CAMPO GRANDE (MS) 07 / MARÇO / 2016 [1] Professor de Geografia

Leia mais

INTRODUÇÃO À GEOPOLÍTICA

INTRODUÇÃO À GEOPOLÍTICA INTRODUÇÃO À GEOPOLÍTICA A nação consiste na reunião de pessoas que falam uma determinada língua, têm os mesmos costumes, seguem uma religião, independentemente do território que habitam. Já o Estado é

Leia mais

Os conceitos geográficos fundamentais

Os conceitos geográficos fundamentais Os conceitos geográficos fundamentais GEOGRAFIA GREGOS - ANTIGUIDADE GEOGRAFIA TERRA DESCREVER ESCREVER SOBRE A TERRA GEOGRAFIA Geografia é a ciência que estuda a Terra e as relações entre esta e o homem

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA Disciplina: Geografia Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 1. Mundo contemporâneo: economia e geopolítica: - Processo de desenvolvimento do capitalismo - Geopolítica

Leia mais

6GEO052 CARTOGRAFIA Noção de Astronomia de Posição; Sistema de Referência Terrestre; Cartografia Sistemática; Cartometria.

6GEO052 CARTOGRAFIA Noção de Astronomia de Posição; Sistema de Referência Terrestre; Cartografia Sistemática; Cartometria. HABILITAÇÃO: BACHARELADO 1ª Série 6GEO052 CARTOGRAFIA Noção de Astronomia de Posição; Sistema de Referência Terrestre; Cartografia Sistemática; Cartometria. 6GEO054 CLIMATOLOGIA Bases teóricas da climatologia:

Leia mais

1960: sob influência das teorias marxistas, surge uma tendência crítica à Geografia Tradicional, cujo centro de preocupações passa a ser as relações

1960: sob influência das teorias marxistas, surge uma tendência crítica à Geografia Tradicional, cujo centro de preocupações passa a ser as relações 1960: sob influência das teorias marxistas, surge uma tendência crítica à Geografia Tradicional, cujo centro de preocupações passa a ser as relações entre a sociedade, o trabalho e a natureza na produção

Leia mais

Não é possível pensar em sociedade separada do espaço que ocupa.

Não é possível pensar em sociedade separada do espaço que ocupa. O ESPAÇO GEOGRÁFICO As sociedades humanas desenvolvem, durante sua história, modos próprios de vida. Estes decorreram da combinação de formas de subsistência material - com culturas diversas -, de diferentes

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Geografia Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas)

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Geografia Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas) DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Geografia Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas) Docente Responsável: Jose Eduardo Nunes do Nascimento

Leia mais

O que é a Geografia? É uma ciência que estuda a inter-relação entre os fenómenos naturais e humanos existentes na superfície terrestre.

O que é a Geografia? É uma ciência que estuda a inter-relação entre os fenómenos naturais e humanos existentes na superfície terrestre. O que é a Geografia? Com os Descobrimentos e o aumento significativo de informação GEOGRAFIA Geo (Terra) Grafia (Descrição) A Geografia abandona, então, o seu caráter puramente descritivo e passa a explicar

Leia mais

Disciplina: INTRODUÇÃO A CIÊNCIA GEOGRÁFICA Carga horária total: 90 H PLANO DE CURSO I - EMENTA:

Disciplina: INTRODUÇÃO A CIÊNCIA GEOGRÁFICA Carga horária total: 90 H PLANO DE CURSO I - EMENTA: Disciplina: INTRODUÇÃO A CIÊNCIA GEOGRÁFICA Carga horária total: 90 H PLANO DE CURSO I - EMENTA: A construção do conhecimento geográfico; A institucionalização da geografia como ciência; As escolas do

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ 1 - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Geografia Departamento/Setor: Geografia Disciplina: Geografia e Sociedade Código: Ano: 2012 Distribuição De Carga Horária Carga

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA TERRA DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA GEOMORFOLOGIA BÁSICA E ESTRUTURAL - GB 128 TEMA 1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA TERRA DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA GEOMORFOLOGIA BÁSICA E ESTRUTURAL - GB 128 TEMA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA TERRA DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA GEOMORFOLOGIA BÁSICA E ESTRUTURAL - GB 128 TEMA 1 Professor: Fabiano A. Oliveira 2017 Afinal, o que é Geomorfologia?

Leia mais

Programa de Retomada de Conteúdo. Geografia 1º C, D e E

Programa de Retomada de Conteúdo. Geografia 1º C, D e E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Regular. Rua Cantagalo 313, 325, 337 e 339 Tatuapé Fones: 2293-9393 e 2293-9166 Diretoria de Ensino Região LESTE 5 Programa de Retomada de Conteúdo

Leia mais

Geografia ação e transformação. Encontre bons resultados em aprendizagem. Conteúdo programático. Junte nossa experiência em fazer bons

Geografia ação e transformação. Encontre bons resultados em aprendizagem. Conteúdo programático. Junte nossa experiência em fazer bons Junte nossa experiência em fazer bons livros à sua competência para ensinar: Encontre bons resultados em aprendizagem. Geografia ação e transformação Conteúdo programático MATERIAL DE DIVULGAÇÃO - ESCALA

Leia mais

Territórios e Regionalização. Professor Diego Alves de Oliveira

Territórios e Regionalização. Professor Diego Alves de Oliveira Territórios e Regionalização Professor Diego Alves de Oliveira Conceitos de território Pode ser associado a vários elementos: Biológicos: área dominada por uma espécie animal; Sociais: área vivida por

Leia mais

Espaço Geográfico. Página 1 com Prof. Giba

Espaço Geográfico. Página 1 com Prof. Giba Espaço Geográfico As sociedades humanas desenvolvem, durante sua História, modos próprios de vida. Estes decorreram da combinação de formas de subsistência material - com culturas diversas -, de diferentes

Leia mais

SUMÁRIO Unidade 1: Cartografia Unidade 2: Geografia física e meio ambiente

SUMÁRIO Unidade 1: Cartografia Unidade 2: Geografia física e meio ambiente SUMÁRIO Unidade 1: Cartografia 1. Localização e orientação Forma e movimento da Terra Coordenadas geográficas Fusos horários Horário de verão 2. Os mapas Evolução dos mapas Escalas Representação do relevo

Leia mais

O ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL. Profª. Naiane Rocha GEOGRAFIA

O ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL. Profª. Naiane Rocha GEOGRAFIA O ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL Profª. Naiane Rocha GEOGRAFIA DIVISÃO DO ESPAÇO MUNDIAL Quando observamos o mapa-múndi, vemos que quase toda a superfície da Terra está dividida em Estados-Nações, existem no

Leia mais

1º Período UNIDADE 1. O Planeta Terra

1º Período UNIDADE 1. O Planeta Terra 1º Período UNIDADE 1 O Planeta Terra O planeta onde vivemos; Conhecendo a Terra; Continentes e oceanos; Conhecer algumas características e a estrutura do planeta Terra; Reconhecer a Terra como parte do

Leia mais

EUROPA: PENÍNSULA OU CONTINENTE?

EUROPA: PENÍNSULA OU CONTINENTE? EUROPA: PENÍNSULA OU CONTINENTE? Ponto de vista físico e geológico península Ponto de vista histórico-social continente Cultura europeia ocidental, baseada no alfabeto latino, nas religiões judaico-cristãs

Leia mais

Geografia Leituras e Interação

Geografia Leituras e Interação Apontamentos das obras LeYa em relação às Orientações Teórico-Metodológicas para o Ensino Médio do estado de PERNAMBUCO Geografia Leituras e Interação 2 Caro professor, Este guia foi desenvolvido para

Leia mais

Departamento de Ciências da Natureza Sector de Geográfia ============== TEMAS PARA O EXAME DE ACESSO-2017

Departamento de Ciências da Natureza Sector de Geográfia ============== TEMAS PARA O EXAME DE ACESSO-2017 1 1-INTRODUÇAO INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DO HUAMBO Departamento de Ciências da Natureza Sector de Geográfia ============== TEMAS PARA O EXAME DE ACESSO-2017 a) A Geografia como um sistema

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE GEOGRAFIA - ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE GEOGRAFIA - ENSINO FUNDAMENTAL D1 Identificar diferentes tipos de representação da superfície terrestre (globo terrestre, maquetes, mapas, plantas, croquis). Identificar diferenças entre as representações do espaço geográfico. Comparar

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROGRAMA DE DISCIPLINA. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes - CCH

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROGRAMA DE DISCIPLINA. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes - CCH UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROGRAMA DE DISCIPLINA Curso: Geografia Campus: Sede - Maringá Departamento: Centro: DGE Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes - CCH COMPONENTE

Leia mais

PROJETOS DE PESQUISA VINCULADOS AO MESTRADO PROFISSIONAL EM GEOGRAFIA

PROJETOS DE PESQUISA VINCULADOS AO MESTRADO PROFISSIONAL EM GEOGRAFIA Circuitos da exclusão social e da pobreza urbana Produção do Espaço Urbano (PEU) Raul Borges Guimarães Este projeto tem como objetivos aprofundar o conhecimento sobre os processos de exclusão social no

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DE PESQUISA. Prof.ª Larissa da Silva Ferreira Alves TCC II

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DE PESQUISA. Prof.ª Larissa da Silva Ferreira Alves TCC II PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DE PESQUISA Prof.ª Larissa da Silva Ferreira Alves TCC II Necessidade de compreensão de que MÉTODO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (METODOLOGIA) ALVES, 2008. MÉTODO NA GEOGRAFIA

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol 1 Os exercícios deverão ser feitos no livro. Livro didático Língua Portuguesa Diálogo em gêneros

Leia mais

Roberto Lobato Corrêa. Região e Organização Espacial

Roberto Lobato Corrêa. Região e Organização Espacial Roberto Lobato Corrêa Região e Organização Espacial 7ª Edição Editora Ática São Paulo 2000 Sumário 1. Introdução 2. As correntes do pensamento geográfico o determinismo ambiental o possibilismo o método

Leia mais

A Geografia no Contexto do Pensamento Geográfico

A Geografia no Contexto do Pensamento Geográfico Departamento de Geografia Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Universidade de São Paulo Iniciação à Pesquisa em Geografia I A Geografia no Contexto do Pensamento Geográfico Prof. Dr. Fernando

Leia mais

O QUE ESTUDAR P1 ANOS FINAIS

O QUE ESTUDAR P1 ANOS FINAIS O QUE ESTUDAR P1 ANOS FINAIS Área Geografia Hemisférios da Terra; Pontos Cardeais; Pontos Colaterais; Paralelos e Meridianos; Latitude e Longitude; Solstícios e Equinócios; Rotação, translação, considerando

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Diálogo com os alunos. Análise e interpretação de fontes documentais (gráficos, mapas e imagens, fotografia, entre outras).

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Diálogo com os alunos. Análise e interpretação de fontes documentais (gráficos, mapas e imagens, fotografia, entre outras). ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLA BÁSICA DOS 2.º E 3.º CICLOS D. MIGUEL DE ALMEIDA DISCIPLINA: GEOGRAFIA ANO: 7º ANO 2013/2014 CONTEÚDOS A TERRA ESTUDOS E REPRESENTAÇÕES Paisagens

Leia mais

Objetivos. Conteúdo Programático

Objetivos. Conteúdo Programático DADOS DA COMPONENTE CURRICULAR Nome da Disciplina: GEOGRAFIA Curso: Ensino Técnico Integrado em Controle Ambiental Série: 1º ANO Carga Horária: 67h Docente Responsável: MARCOS ANTONIO SILVA Ementa Geografia:

Leia mais

Resoluções das Atividades

Resoluções das Atividades Resoluções das Atividades Sumário Módulo 1 Ciência geográfica... 1 Módulo 2 Os meios de orientação e os fusos horários... 4 Módulo 3 Cartografia, elementos de um mapa e projeções cartográficas... 6 Módulo

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016 Disciplina: GEOGRAFIA Série/Ano: 9º ANO Professores: Luís Otávio (LO) e Marcos Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre nos quais apresentou

Leia mais

GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO

GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL ANO: 8º TURMAS:A/B/C/D/E ETAPA: 1ª ANO: 2017 PROFESSOR(A): JUAREZ TORRES DE OLIVEIRA ALUNO(A): Nº: I INTRODUÇÃO Este roteiro tem como objetivo orientá-lo

Leia mais

Por que estudamos Geografia

Por que estudamos Geografia A GEOGRAFIA E COMPREENSÃO DO MUNDO Por que estudamos Geografia Para entender como as sociedades se relacionam com a natureza e, com isso, compreender melhor o lugar onde moramos. Para entendermos como

Leia mais

formação da sociedade

formação da sociedade Paulo Tumasz Junior Introdução à Geografia e a Slides, Gravação e Aula formação da sociedade Fonte: Google imagens 2017. GEO = Terra; Grafia = Escrita ou Estudo; É a ciência que estuda a Terra. (Grécia

Leia mais

O contexto filosófico e histórico em Paul Vidal de la Blache

O contexto filosófico e histórico em Paul Vidal de la Blache O contexto filosófico e histórico em Paul Vidal de la Blache Deyse Cristina Brito Fabrício deyse_nytzah@hotmail.com IG/UNICAMP Antonio Carlos Vitte IG/UNICAMP Palavras-chave: História da Geografia, Paul

Leia mais

Instruções: Não é permitido o uso de corretivo, rasuras acarretarão a anulação da questão.

Instruções: Não é permitido o uso de corretivo, rasuras acarretarão a anulação da questão. Humanas Geografia Eliane Martins da Silva Trabalho de recuperação 2018 35 pts 6º Instruções: Leia atentamente cada questão antes de responde-la. Construa suas respostas completas e claras. Não é permitido

Leia mais

Por. Renata Maia Agostinho Demetrio. Geografia (2º período) Introdução:

Por. Renata Maia Agostinho Demetrio. Geografia (2º período) Introdução: MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia: Pequena História Crítica. 20. ed., São Paulo: Annablume, 2005. Disponível em: http://pt.slideshare.net/gidecelle/geografia-pequenahistoria-critica-antonio-carlos-robert-moraes.

Leia mais

MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 346/2006

MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 346/2006 MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 346/2006 EMENTA: Estabelece o Currículo do Curso de Graduação em Geografia Titulação: Bacharelado. O CONSELHO DE ENSINO

Leia mais

de 15 de jan. a 03 de Fev Nome do Curso: Licenciatura Arqueologia 1º Semestre 2017/2018 1º ano sala atribuída horário atribuído 15/jan Pré-História

de 15 de jan. a 03 de Fev Nome do Curso: Licenciatura Arqueologia 1º Semestre 2017/2018 1º ano sala atribuída horário atribuído 15/jan Pré-História Nome do Curso: Licenciatura Arqueologia 1º Semestre 2017/2018 Pré-História Introdução à Arqueologia Civilizações Antigas Civilização Grega Introdução à Informática Pré-História e Proto-História Peninsular

Leia mais

1º Período Conteúdos Habilidades Atividades desenvolvidas

1º Período Conteúdos Habilidades Atividades desenvolvidas 1º Período Conteúdos Habilidades Atividades desenvolvidas UNIDADE 1 O Planeta Terra Tema 1: O planeta onde vivemos; Tema 2: Conhecendo a Terra; Tema 3: Continentes e oceanos; Tema 4: Trabalhando com mapas..

Leia mais

A GEOGRAFIA DE PAUL VIDAL DE LABLACHE

A GEOGRAFIA DE PAUL VIDAL DE LABLACHE Costa, S.M.F. da 1 A GEOGRAFIA DE PAUL VIDAL DE LABLACHE! Para compreender a evolução do pensamento geográfico na França, e sua importância no desenvolvimento da Geografia, é preciso compreender o porquê

Leia mais

Currículo do Curso de Geografia

Currículo do Curso de Geografia Currículo do Curso de Geografia Bacharelado ATUAÇÃO O profissional de Geografia deve ter um perfil que o capacite a compreender os elementos e processos concernentes ao espaço natural e ao espaço construído,

Leia mais

Universidade Técnica de Angola

Universidade Técnica de Angola Universidade Técnica de Angola CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS TÓPICOS PARA O EXAME DE PORTUGUÊS ANO ACADÉMICO 2012 I. MORFOLOGIA o Classes de palavras: Determinantes, conjunções e pronominalização. o

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR. (E) Carga horária obrigatória de escolha: 0 (ON) Carga horária optativa de ênfase: 0

MATRIZ CURRICULAR. (E) Carga horária obrigatória de escolha: 0 (ON) Carga horária optativa de ênfase: 0 Curso: GEOGRAFIA Titulação: BACHAREL Habilitação: - Enfâse: - Linha de Formação: - Currículo: 3.01.003 Versão: 2 Turno: Matutino (OB) Carga horária obrigatória: 2944 (O) Carga horária optativa: 240 (E)

Leia mais

Resenha. Tathiana Rodrigues Salgado IESA/UFG

Resenha. Tathiana Rodrigues Salgado IESA/UFG s 28, n. 1: 215-218, 2008 215 B G G GALLUP, Jonh Luke; GAVIRIA, Alejandro; LORA, Eduardo: Geografia é Destino? Lições da América Latina. Trad. Fernando Santos. São Paulo: Ed. da UNESP, 2007. 164 p. Tathiana

Leia mais

GEOGRAFIA. Bacharelado. COORDENADOR Eduardo José Pereira Maia

GEOGRAFIA. Bacharelado. COORDENADOR Eduardo José Pereira Maia GEOGRAFIA Bacharelado COORDENADOR Eduardo José Pereira Maia eduardomaia@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2010 375 Bacharelado ATUAÇÃO O profissional de Geografia deve ter um perfil que o capacite a compreender

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS. Aluno(a): nº Série:

LISTA DE EXERCÍCIOS. Aluno(a): nº Série: LISTA DE EXERCÍCIOS Professor(a): Andre Gardini Disciplina: Geografia Descrição do conteúdo: Região e regionalização do Brasil; os complexos regionais; organização política do Brasil (Republica Presidencialista);

Leia mais

Nome do Curso: Licenciatura Arqueologia 1º Semestre 2017/ º ano. 2º ano. 3º ano. sala atribuída (GAE) horário atribuído (GAE)

Nome do Curso: Licenciatura Arqueologia 1º Semestre 2017/ º ano. 2º ano. 3º ano. sala atribuída (GAE) horário atribuído (GAE) Nome do Curso: Licenciatura Arqueologia 17/jan Civilização Grega CP1-301 22/jan Introdução à Arqueologia CP1-211 25/jan Civilizações Antigas CP2-302 29/jan Pré-História CP2-101 Introdução à Informática

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO. Relatório Perfil Curricular

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO. Relatório Perfil Curricular PERÍODO: 1º GEOG0006- ESTATÍSTICA APLICADA À CIÊNCIA GEOGRÁFICA OBRIG 30 30 60 3.0 CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE; PROCEDIMENTOS ESTATÍSTICOS BÁSICOS ADEQUADOS A PESQUISAS RELACIONADAS

Leia mais

Compensação de Ausência 3º Bimestre Geografia 3º ano

Compensação de Ausência 3º Bimestre Geografia 3º ano Colégio Amorim Santa Teresa Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme Compensação de Ausência 3º Bimestre

Leia mais

Imperialismo ou Neocolonialismo (XIX-XX)

Imperialismo ou Neocolonialismo (XIX-XX) Imperialismo ou Neocolonialismo (XIX-XX) Colégio Pedro II São Cristóvão II 9º ano Professora: Robertha Triches Explicando o conceito e o fenômeno No século XIX, países industrializados como Grã-Bretanha,

Leia mais

Texto 5: BACKHEUSER, E. Geopolítica e geografia política. In: Revista Brasileira de Geografia. Jan-Mar, 1942.

Texto 5: BACKHEUSER, E. Geopolítica e geografia política. In: Revista Brasileira de Geografia. Jan-Mar, 1942. Texto 5: BACKHEUSER, E. Geopolítica e geografia política. In: Revista Brasileira de Geografia. Jan-Mar, 1942. Disciplina: Geografia Política 2015.1 Prof.ª Dr.ª Larissa da Silva Ferreira Alves 1º interpretação:

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 1ª PROVA DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA Aluno: Nº Série: 8º Turma: Data: Nota: Professora: Edvaldo Valor da Prova: 50 pontos Assinatura do responsável: Orientações

Leia mais

GEOGRAFIA. COORDENADOR Eduardo José Pereira Maia

GEOGRAFIA. COORDENADOR Eduardo José Pereira Maia GEOGRAFIA COORDENADOR Eduardo José Pereira Maia eduardomaia@ufv.br 314 Currículos dos Cursos do CCH UFV Currículo do Curso de Geografia Bacharelado ATUAÇÃO O profissional de Geografia deve ter um perfil

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES 1º SÉRIE - EM ENSINO FUNDAMENTAL 2018 Educando hoje, cidadãos do amanhã. Roteiro de estudos para recuperação final

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES 1º SÉRIE - EM ENSINO FUNDAMENTAL 2018 Educando hoje, cidadãos do amanhã. Roteiro de estudos para recuperação final COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES 1º SÉRIE - EM ENSINO FUNDAMENTAL 2018 Educando hoje, cidadãos do amanhã. Roteiro de estudos para recuperação final Disciplina: Professor (a): GEOGRAFIA FLÁVIA MARIA CHAVES

Leia mais

PROGRAMA DAS DISCIPLINAS PRIMEIRA FASE

PROGRAMA DAS DISCIPLINAS PRIMEIRA FASE PROGRAMA DAS DISCIPLINAS PRIMEIRA FASE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA Compreensão e uso adequado da língua Construção de diferentes discursos Respeito às variações linguísticas Conhecimento

Leia mais

Aula 5 GEOGRAFIA E HISTÓRIA. Christian Jean-Marie Boudou

Aula 5 GEOGRAFIA E HISTÓRIA. Christian Jean-Marie Boudou Aula 5 GEOGRAFIA E HISTÓRIA META Mostrar ao aluno a importância para a geografia de se abordar a história em seus estudos. O aluno conhecerá alguns exemplos de abordagens geográficas feitas com o auxílio

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação GEOGRAFIA Bacharelado e Licenciatura. COORDENADOR Leonardo Civale

UFV Catálogo de Graduação GEOGRAFIA Bacharelado e Licenciatura. COORDENADOR Leonardo Civale UFV Catálogo de Graduação 2012 161 GEOGRAFIA Bacharelado e Licenciatura COORDENADOR Leonardo Civale civale@ufv.br 162 Currículos dos Cursos UFV Bacharelado ATUAÇÃO O profissional de Geografia deve ter

Leia mais

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - Geografia

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - Geografia Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - Geografia A proposta A proposta de ensino para esta área de conhecimento considera o espaço como construção humana em que sociedade e natureza

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral EF2

Plano de Recuperação Semestral EF2 Série/Ano: 8º Ano Geografia Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o semestre nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação GEOGRAFIA Bacharelado e Licenciatura. COORDENADOR Leonardo Civale

UFV Catálogo de Graduação GEOGRAFIA Bacharelado e Licenciatura. COORDENADOR Leonardo Civale UFV Catálogo de Graduação 2014 425 GEOGRAFIA Bacharelado e Licenciatura COORDENADOR Leonardo Civale civale@ufv.br 426 Currículos dos Cursos do CCH UFV Bacharelado ATUAÇÃO O profissional de Geografia deve

Leia mais

Escola Básica 2º e 3º Ciclos João Afonso de Aveiro Geografia. 7º Ano. Plano a Longo Prazo

Escola Básica 2º e 3º Ciclos João Afonso de Aveiro Geografia. 7º Ano. Plano a Longo Prazo Escola Básica 2º e 3º Ciclos João Afonso de Aveiro Geografia 7º Ano Plano a Longo Prazo Períodos Conteúdos Programáticos Aulas previstas (45 min) TEMA: A TERRA: ESTUDOS E REPRESENTAÇÕES 1º A Terra: da

Leia mais

GEOGRAFIA HISTÓRICA DO BRASIL CAPITALISMO, TERRITÓRIO E PERIFERIA ANTÔNIO CARLOS ROBERT DE MORAES

GEOGRAFIA HISTÓRICA DO BRASIL CAPITALISMO, TERRITÓRIO E PERIFERIA ANTÔNIO CARLOS ROBERT DE MORAES GEOGRAFIA HISTÓRICA DO BRASIL CAPITALISMO, TERRITÓRIO E PERIFERIA ANTÔNIO CARLOS ROBERT DE MORAES A GEOGRAFIA HISTÓRICA DO CAPITALISMO I) Espacialidade do Modo de produção capitalista - a valorização do

Leia mais

Saber orientar-se pelas direções cardeais e por meio de mapa simples.

Saber orientar-se pelas direções cardeais e por meio de mapa simples. DISCIPLINA DE GEOGRAFIA OBJETIVOS: 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano Conhecer o ambiente de moradia e sua localização através de passeios, fotos e desenhos. Conhecer o ambiente de estudo e sua localização

Leia mais

Programação anual. 6.ºa n o

Programação anual. 6.ºa n o Programação anual 6.ºa n o 1. A melhor forma de entender o mundo 2. O planeta Terra no Universo 3. Cartografia: localizar e orientar 4. Cartografia e as diversas formas de representar o espaço 5. Atmosfera

Leia mais

Análise termohigrométrica nos eixos viários centrais da malha urbana original de Sinop-MT

Análise termohigrométrica nos eixos viários centrais da malha urbana original de Sinop-MT Análise termohigrométrica nos eixos viários centrais da malha urbana original de Sinop-MT Thermohychrometric analysis in the central roads of the original urban mesh of Sinop-MT análisis termohigrométrica

Leia mais

Eixo 8: Clima e Planejamento Urbano ou Rural

Eixo 8: Clima e Planejamento Urbano ou Rural Eixo 8: Clima e Planejamento Urbano ou Rural AVALIAÇÃO DAS TENDÊNCIAS TÉRMICAS URBANAS: O EXEMPLO DE RIO CLARO-SP EVALUATION OF THE URBAN THERMAL TENDENCIES: THE EXAMPLE OF RIO CLARO- SP. LAURA MELO ANDRADE

Leia mais

KARL MARX -Vida, obra e contexto sociopolítico-

KARL MARX -Vida, obra e contexto sociopolítico- KARL MARX -Vida, obra e contexto sociopolítico- Catiele, Denis, Gabriela, Júlia, Nicolas e Vinícius Karl Heinrich Marx Nasceu em 5 de maio de 1818, na cidade de Treves, no sul da Prússia Renana (região

Leia mais

1) Em se tratando de questões de natureza cartográfica, assinale o correto.

1) Em se tratando de questões de natureza cartográfica, assinale o correto. 1) Em se tratando de questões de natureza cartográfica, assinale o correto. a) A realização de mapeamentos temáticos muito detalhados requer a utilização de produtos de sensoriamento remoto de alta resolução

Leia mais