O SEGURO DE AUTOMÓVEL E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O SEGURO DE AUTOMÓVEL E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROJETO A VEZ DO MESTRE O SEGURO DE AUTOMÓVEL E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS ALEX DE SOUZA GOMES ORIENTADOR: Prof. Carlos Alberto Cereja de Barros RIO DE JANEIRO SETEMBRO/2004

2 2 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROJETO A VEZ DO MESTRE O SEGURO DE AUTOMÓVEL E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS OBJETIVOS: Trabalho monográfico apresentado com o intuito de mostrar os principais pontos utilizados pelas seguradoras para a aceitação do risco e pelos segurados para a contratação.

3 3 AGRADECIMENTOS Agradeço a todos que me deram suporte para a realização deste trabalho tanto direta como indiretamente.

4 DEDICATÓRIA 4 Dedico esta monografia não só ao meu filho, como à minha esposa, pela paciência para a realização deste trabalho.

5 5 RESUMO A contratação de um seguro de auto por parte do cliente depende de uma série de fatores que se inicia desde a escolha da corretora, que será o representante do segurado junto à seguradora, a qualidade dos serviços, o preço e, ainda, os benefícios oferecidos pela companhia apos terem contratado o seguro. Devido ao declínio na renda da população brasileira, muitos segurados não estão levando em consideração vários pontos importantes, como: qualidade no atendimento, serviços, benefícios e garantias e sim a disponibilidade de escolher o melhor preço para que não atrapalhe nas finanças no final do mês o que acaba levando ao descontentamento no futuro quando precisa acionar os serviços da seguradora. Com o intuito de auxiliar e esclarecer a todas as duvidas das pessoas que contratam ou desejam contratar um seguro de automóvel para seu veículo, mostrarei nesta monografia os principais pontos que levam à seguradora a aceitar ou não o risco, os pontos principais para a realização de um calculo e como o segurado age na hora de contratar um seguro.

6 METODOLOGIA 6 A metodologia utilizada para dar apoio na realização desta monografia foi com base em livros, sites da internet, jornais e a algumas seguradoras, onde pode ser extraído vários pontos importantes para análise. Todo o trabalho foi realizado através de pesquisas e principalmente pela minha vivência no ramo se seguro de automóvel que já são de sete anos como funcionário de uma grande seguradora, onde atuo na plataforma de renovação de seguros de automóvel, tanto de funcionários da própria companhia como de segurados de outras corretoras filiadas à seguradora. A proposta desta monografia foi a de passar de uma forma bem simples e objetiva os principais pontos para a aceitação de um seguro, tanto por parte da seguradora e o ponto de vista do segurado quando vai contratar um seguro.

7 SUMÁRIO 7 INTRODUÇÃO 8 CAPÍTULO I 10 ENTENDENDO MELHOR SEGURO DE AUTOMOVEL 10 CAPÍTULO II 15 PRINCIPAIS FATORES PARA O CALCULO 15 CAPÍTULO III 22 ESTRATEGIA PARA ATRAIR O CLIENTE 22 CAPÍTULO IV 26 PRINCIPAIS CRITERIOS PARA A ESCOLHA DE UMA SEGURADORA 26 CONCLUSÃO 30 ANEXOS 31 BIBLIOGRAFIA CONSULTADA 38 ÍNDICE 39

8 INTRODUÇÃO 8 Com o crescimento da população e as facilidades para compra de um automóvel, pode ser notado o crescimento também do mercado de seguro de auto, que a cada dia torna-se mais diversificado e mais competitivo. Este fato se dá em função dos clientes se tornarem cada vez mais exigentes e estarem em busca de benefícios concedidos pelas seguradoras. Para acompanhar este crescimento, as companhias de seguro vêm inovando a cada dia. Os administradores da área de marketing utilizam-se de diversas estratégias para alcançar seus objetivos. Dentre essas estratégias destacam-se o marketing e as mudanças constantes na garantias e benefícios que são vinculados juntos com as apólices de seguros A implementação do Plano Real, a partir da década de 1990, trouxe além da mudança significativa na economia brasileira e uma estabilização no processo inflacionário, trazendo novas perspectivas para o consumidor brasileiro e para as empresas nacionais, internacionais e investidores externos. Em poucos anos, as companhias de seguros viram um crescimento espantoso e passaram a conviver com um intenso processo de mudanças que antes não ocorria em função da inflação que era quase que diária. Durante todos os anos que antecederam a inflação às companhias de seguros tinham condições de ter retorno de seus investimentos de uma forma tão rápida que gerou um ciclo vicioso e conseqüentemente fazendo com que fosse realizados poucos investimentos e melhorias em pro dos segurados. Através de vários estudos realizados por empresas especializadas na década de 1990 a lucratividade média do mercado segurador atingiu quase 19% contra 12% dos bancos. E foi constatado que as seguradoras tem sua lucratividade aumentada mais pelo resultado da participação em outros negócios do que pela venda de seguros, que por sua vez é seu principal negócio. Diante disto pode se afirmar que as seguradoras, ainda, precisam desenvolver-se cada vez mais, principalmente nas áreas de serviços, benefícios,

9 9 comunicação (corretoras), levando-se em consideração principalmente às necessidades dos segurados que a cada dia que passa ficam mais exigentes. Isto mostra que as seguradoras devem sempre se dedicar as melhorias nos produtos comercializados através da elaboração de novos projetos, visando principalmente à entrada de novos concorrentes estrangeiros que por sua vez entram em um mercado com mais experiência, tecnologia e maior diversidade de produtos. Mais do que isso se espera o desenvolvimento da qualidade dos serviços em sintonia com as necessidades do mercado, ou seja, consumidores, ainda carentes de produtos diversificados e confiáveis, atendimento personalizado e com rápida resposta na ocorrência de sinistros que já pode ser verificado em algumas companhias, dentre elas Sulamerica e Porto Seguro. Nesta monografia será apresentado em seu primeiro capítulo os principais termos utilizados no ramo de seguro de automóveis, depois serão mostrados os pontos mais importantes para a contratação do seguro que é chamado de risco pelas seguradoras, o que as companhias estão fazendo para atrair mais clientes e por último o que os segurados procuram na hora de contratar um seguro. Todas estas informações serão passadas de uma forma clara e objetiva com o intuito de ajudar na contratação do seguro de automóvel.

10 10 CAPÍTULO I ENTENDENDO SOBRE SEGURO DE AUTOMÓVEL

11 CONHECENDO UM POUCO SOBRE SEGURO DE AUTOMOVEIS Aspectos Gerais O Seguro de automóvel é uma das modalidades mais antiga no ramo de seguro, só a Sulamerica Seguros existe a mais de 105 anos e desde de seu início já trabalhava com esta modalidade de seguro. Hoje no Brasil existem mais de 60 seguradoras trabalhando com esta carteira e com outras, como: Seguro Residência, Empresarial, Previdência, Vida. O ramo de automóvel continua, ainda, com a maior parte de prêmios emitidos pelas companhias, apesar da grande sinistralidade que afeta este ramo. Mas mesmo assim, ainda, apresenta muitos nichos de mercados para serem explorados. As seguradoras também possuem normas para serem seguidas e para que isto possa acontecer todas as companhias são fiscalizadas pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), situada na cidade do Rio de Janeiro e que tem como função fiscalizar o mercado segurador, divulgar novas normas e verificar como estas companhias estão operando no mercado de seguro. Voltando ao seguro de automóvel pode se dizer que garante ao proponente, ou seja, a pessoa que contratou o seguro o pagamento da indenização em caso de perda total de seu veículo em função de colisão, incêndio ou roubo ou o conserto de seu carro mediante ao pagamento da franquia que já é informada no ato da contratação do seguro. Lembrando que serão informados abaixo os termos técnicos utilizados pelas seguradoras Definição Em relação ao seguro de automóvel podemos dizer, que este tem o intuito de garantir ao proponente, ou seja, a pessoa que contratou o seguro, o pagamento da indenização em caso de perda total de seu veículo que pode ser por: colisão, incêndio ou roubo ou o conserto de seu carro mediante ao pagamento da franquia que já é informada no ato da contratação do seguro. Lembrando que serão informados, abaixo, todos os termos técnicos utilizados pelas seguradoras nas apólices de seguro apesar de muitas seguradoras

12 12 poderem utilizar outras formas de denominações, mas que não alteram o teor das garantias. 1.3 Termos Técnicos Diante dos vários termos que constam em uma apólice de seguro de automóvel serão mostrados os mais utilizados importantes na apólice de seguro. Coberturas Básicas Como o próprio nome diz, é aquela em que são especificados os riscos básicos contra os quais é oferecida a cobertura do ramo.as Coberturas Básicas são as principais, ou seja, aquelas que independem de qualquer outra para serem contratadas. Coberturas Adicionais São as coberturas que ampliam as condições do grupo de Coberturas Básicas. Estas coberturas só poderão ser contratadas em conjunto com as Coberturas Básicas. Cobertura total cobertura que visa assegurar o veículo de colisão, incêndio, roubo, furto sendo uma das mais comercializadas pelas companhias de seguros. Cobertura parcial Visa assegurar somente os veículos em casos de incêndio e roubo ficando sem contratação a cobertura de colisão. Em função disto, não é uma cobertura muita contratada, pois o índice de colisão é muito elevado. Cobertura de RCF (Responsabilidade Civil Facultativa) Modalidade pouco contratada para seguro de veículos de passeio, pois visa somente a cobertura para o veículo do terceiro, ou seja, pessoa que se envolve em uma colisão com o segurado. Pode ser observado que o segurado que tem esta apólice não será indenizado caso tenha o veículo roubado, furtado ou caso sofra uma colisão e seu carro tenha dado perda total.

13 13 Bônus É uma bonificação concedida pela seguradora, ou seja, desconto para todos os segurados que não tenham utilizado o seu seguro durante vigência e que fica acumulado para a renovação posterior. Franquia Trata-se de um valor estabelecido na contratação do seguro e restringindo a responsabilidade do segurador e só se torna efetiva quando os prejuízos ultrapassam um determinado montante. Isto faz com que o segurado tenha mais cuidado com seu veículo, pois caso ocorra qualquer sinistro (colisão) e este precise acionar à seguradora para consertar seu bem será necessário o pagamento do valor estabelecido na contratação. Sinistro Concretização do risco previsto no contrato de seguro, que vai gerar a indenização. O aviso de sinistro à seguradora pode ser escrito ou verbal, mas posteriormente cabe ao segurado fazer um aviso por escrito. A seguradora verifica se o evento foi provocado por ato ilegal ou por má-fé dos interessados no seguro. Havendo fraude, a indenização não é paga. Segue, no anexo II demonstrando passo a passo desde a comunicação do sinistro até sua regulação. Total Quando há um evento que provoque a destruição de mais de 75% do valor de mercado do veículo, que é confirmado após perícia técnica realizada por funcionários da empresa qualificados ou prestadores de serviços contratados pela companhia. O percentual estipulado pelas seguradoras é com base no valor do veículo na tabela da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Parcial - Quando o evento ocorrido ocasiona a destruição em menos de 75% do valor de mercado do veículo que é constatado também através de perícia técnica. Garantias Adicionais São garantias avulsas que podem ser contratadas ou não pelo segurado e caso sejam contratadas haverá um custo adicional ao prêmio.caso não sejam adquiridas no ato da contratação em algumas situações podem ser contratadas através de endosso, ou seja, no decorrer da vigência.

14 14 Endosso O endosso é utilizado nos seguros para alterar a apólice em virtude de qualquer modificação solicitada pelo Segurado, quer em relação ao objeto, quer em relação ao valor do seguro. Prêmio Palavra que não lembra em nada as loterias existentes em nosso país, que quer dizer o ganho que a pessoa terá caso seja sorteada ou ganhe um concurso, pois para o ramo de seguros quer dizer o custo que a pessoa deverá pagar para fazer um determinado seguro. Em outras palavras quer dizer remuneração que o segurado paga ao segurador para que este assuma a responsabilidade por um risco determinado, pagando-lhe uma indenização em caso de sinistro, conforme as clausulas existentes na apólice. Na maior parte das seguradoras este pagamento pode se dar através de cartão de crédito, débito em conta corrente ou em dinheiro. Proposta Formulário impresso, contendo um questionário detalhado, que deve ser preenchido pelo corretor do segurado que está se se candidatando ao seguro. A proposta é à base do contrato de seguro. É sobre as respostas do segurado que o segurador opera a seleção dos riscos. Conhecendo sua natureza, ele verifica se deve aceitar ou recusar o seguro proposto. E, se aceita apreciando sua gravidade, pode calcular a taxa correspondente à sua importância. Apólice Trata-se do contrato firmado entre segurador e segurado, documento o qual são discriminadas todas as garantias contratadas, forma de pagamento, vigência da apólice, dados cadastrais. Todas estas informações são encontradas nos manuais das seguradoras nos sites, ou podem ser obtidas junto aos corretores credenciados. Segue no anexo I demonstrando passo a passo do recebimento da proposta até a emissão da apólice.

15 15 CAPITULO II PRINCIPAIS FATORES PARA O CÁLCULO

16 2.1 Definindo Risco 16 Podemos dizer que risco é o evento incerto, ou de data incerta, independente da vontade das partes e contra o qual é feito o seguro. O risco é a expectativa do sinistro. É, no contrato de seguro, o elemento essencial por excelência. Sem ele não pode haver contrato e é ele que imprime a cada seguro a sua feição peculiar. Diante disto, todas as companhias de seguro antes de aceitar ou não uma proposta verificam o risco, ou seja, a probabilidade que existe de ocorrer um sinistro. Toda a companhia tem um determinado prazo para a aceitação ou não do seguro, que em algumas companhias chegam a 15 dias após a realização da proposta. Dentre os diversos pontos existentes, que levam a companhia a aceitar ou não o seguro podemos destacar os seguintes pontos: o modelo do veículo, a área de risco, as condições gerais do veículo, a faixa etária do segurado são os principais fatores para uma seguradora aceitar ou não o seguro. Também não podemos esquecer de um item que todas seguradoras estão cada vez mais investindo para tentar combater que são as fraudes praticadas pelos próprios segurados que na maioria das vezes praticam acreditando na impunidade. Abaixo serão relacionados todos os pontos discriminados e a sua importância no cálculo do seguro. Segue, no anexo III e IV onde podem ser verificadas as categorias com maior índice de roubo e o percentual no mercado brasileiro. 2.2 Modelo do Veículo O modelo do veículo está sendo um dos principais fatores para que as seguradoras aceitem ou não um seguro. Isto se da principalmente com aqueles veículos que tenham uma grande sinistralidade principalmente por roubo. Além disto também é levada em consideração a potência do carro, pois carros mais potentes são teoricamente mais visados para o roubo.diante destes prejuízos que não são poucos, as seguradoras tem duas opções. A primeira é o aumento da taxa de cálculo para aquele determinado modelo e a outra seria a não aceitação daquele determinado veículo para o seguro.

17 17 Como podemos verificar, abaixo, as ocorrências são freqüentes nos mais variados locais. Segue o texto do Diário de São Paulo de 17/08/04 e do Jornal Extra de 15/09/04. Policiais do 21º Distrito (Vila Matilde) descobriram ontem um galpão de 700 metros quadrado, na Rua Dante Marteletti, Zona Leste, onde funcionava como desmanche de carros. No local foram encontrados cinco veículos duas Parati, dois gol e um Vectra furtados entre os dias 12 e 15. No galpão também havia várias peças e muitos pares de placas. Uma pessoa foi presa. Policiais da Coordenadoria de Operações Especiais (Core), prenderam anteontem, seis integrantes de uma quadrilha especializada em atacar motoristas nas principais estradas do Estado do Rio de Janeiro. Como pode ser verificado acima, na maioria das vezes os carros são roubados para desmanche e geralmente existe toda uma infra-estrutura bem definida para o roubo o desmanche do carro e a venda das peças. Geralmente estas peças acabam sendo vendidas em ferros velhos não autorizados ou em feiras clandestinas conhecidas como robaltos. Como podemos verificar neste texto os modelos mais procurados são os da marca Volkswagen devido a grande facilidade na comercialização das peças, em função do grande número de veículos desta montadora estarem em circulação nas nossas estradas. Ao final do ano a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) contabiliza quantos seguros de automóveis foram comercializados pelas seguradoras no Brasil e depois disto divide pela quantidade de sinistros que foram pagos pelas companhias em de perda total por roubo. Desta forma segue, em anexo V, retirada do site da revista Quatro Rodas de 2003 mostrando os carros mais roubados em nosso país.

18 2.3 Área de Risco 18 Há alguns anos atrás as seguradoras realizavam seus cálculos com base principalmente no modelo do carro e na região que o veículo circulava. Com o passar dos anos muitas alterações foram ocorrendo, principalmente na forma de realizar o cálculo. Diante do aumento da violência muitas áreas se tornarão alvos certos para a prática do roubo. Então em função disto, os cálculos foram modificados gradativamente pelas seguradoras, como a inclusão de subdivisões nos estados, cep da residência do segurado, inclusão do perfil do segurado, tudo isto com o intuito de personalizar mais, ainda, o cálculo. Estes itens foram utilizados para personalizar mais o seguro, ou seja, para que pessoas que morem em locais onde o índice de roubo seja pequeno pague um valor diferenciado de outras que moram em locais de riscos e que tenham um perfil menos agressivo não paguem por outras que tenham um risco maior. No caso do Rio de Janeiro os locais com maior número de roubo de veículos são: Tijuca, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Av. Brasil em toda sua extensão, Méier, Caxambi. 2.4 A Situação do Veículo Todos veículos que não sejam 0km são obrigados à realização de uma vistoria que será também um dos principais meios que as seguradoras utilizam para a aceitação ou não do seguro. Estas vistorias são realizadas por prestadores de serviços contratados pelas seguradoras. No Rio de Janeiro as principais empresas que realizam este tipo de serviço são a Delphos e a Confere. Nestas vistorias os veículos passam por uma rigorosa vistoria que engloba os seguintes pontos: Lataria; Motor;

19 Documentação; Condições internas do veículo; 19 Todos os veículos que estiverem com algum tipo de problema nestes itens mencionados anteriormente, dificilmente serão aceitos pelas seguradoras tanto para um seguro novo ou para um endosso em uma apólice. 2.5 Faixa Etária do Segurado Este, ainda, não é um fator para a não aceitação de um seguro, pois basta ser habilitado que a pessoa pode ser incluída na apólice de seguro, mas já está sendo um fator para a diferenciação de valores nas apólices de seguros. Grande parte das seguradoras em seus questionários já utilizam perguntas específicas para uma determinada faixa de idade. A Sulamerica seguros em seu perfil já faz a seguinte pergunta: Existem pessoas entre 18 a 24 anos que conduzem ou podem conduzir o veículo do segurado. Como pode ser verificado por todos nós esta é sem duvida a faixa etária de maior risco para uma seguradora, principalmente no que diz respeito a sinistros por colisão. Isto pode ser verificado constantemente nas reportagens dos jornais e na televisão, onde são mostradas reportagens sobre jovens que saem das festas geralmente de madrugada depois de ter ingerido bebida alcoólica e são vítimas de acidentes que em sua maioria causam sérios danos aos veículos, chegando em alguns casos a dar perda total. 2.6 Fraudes Como pode ser verificar a situação do ramo de seguro de automóvel não é confortável. As margens de lucros são cada vez mais diminutivas e os resultados ficam cada vez mais dependentes da quantidade de sinistros que acontecem na carteira. Sem sombra de dúvidas existem dois bolsos nas seguradoras. O que entra recursos com a venda de seguros e o que sai para pagamentos de sinistros, comissões e custos administrativos.

20 20 Nos últimos anos vários processos de sinistro por perda total deixaram de ser pagos, pois após a sua análise foram constatadas diversas irregularidades, onde o segurado agia em conivência com o terceiro ou outras pessoas e transformavam pequenas colisões em grandes prejuízos e que por sua vez acabavam em perdas totais dos veículos e eram finalizados com o pagamento da indenização ao segurado e o famoso golpe do carro roubado, onde o segurado esconde o seu veículo em algum galpão ou coloca fogo em seu veículo e depois vai a delegacia informar o roubo de seu carro e este caso sendo um dos artifícios mais utilizados pelos segurados devido à dificuldade de se localizar o veículo. Diante deste quadro que só vem aumentando nos últimos anos, várias companhias já criaram mecanismos para tentar combater tais irregularidades, dentre eles podemos citar: Monitoração das ligações na comunicação do sinistro; Análise rigorosa de processos que somam grandes quantias; Parcerias com os Órgãos de Segurança Pública de cada estado; Constante treinamento de peritos para tentar verificar possíveis fraudes nas perícias; Parcerias com empresas terceirizadas que coletam informações onde ocorreu o sinistro, com o intuito de ter subsídios que comprovem a fraude; Diante disto podemos verificar que os cálculos de seguros de automóveis sofrem interferência de vários itens principalmente no que diz respeito ao risco que a seguradora corre para aceitar um determinado veículo. Em função de estes itens terem um peso muito grande no cálculo e conseqüentemente levando ao aumento do seguro, várias empresas buscam artifícios para atrair o cliente para sua companhia dentre eles podemos citar: Garantias adicionais, desconto em estacionamentos, carro reserva, seguro residencial entre outros. No próximo capítulo será destacado os benefícios concedidos pelas seguradoras brasileiras para atrair o cliente.

21 21 CAPÍTULO III ESTRATÉGIA PARA ATRAIR O CLIENTE

22 3.1 Definição 22 A todo o momento as seguradoras tentam formular de várias maneiras uma forma de conseguir atrair o cliente seja pelo preço, forma de pagamento, garantias adicionais ou um melhor atendimento, principalmente quando ocorre um sinistro e o segurado aciona a seguradora. Diante disto, neste capítulo serão apresentadas algumas novidades no mercado atual de seguro em termos de vantagens ou benefícios que são oferecidos aos clientes no ato da contratação do seguro. Poderá ser observado que as seguradoras utilizam diversas maneiras para atrair o cliente e diante disto também poderemos ver que as vantagens poderão variar de estado para estado ou até mesmo e região para região. Abaixo segue diversas reportagens sobre o referido assunto. 3.2 Seguradoras e suas principais estratégias Segue abaixo, as principais formas utilizadas ultimamente pelas seguradoras ou bancos para atrair mais o cliente interno e externo para suas carteiras. Pode ser verificado, que em algumas situações as seguradoras não investem somente na redução dos preços do seguro ou no próprio segurado, as companhias estão cada vez mais comprometidas com o mercado a longo, ou seja, preocupadas em vincular sua imagem com aspectos sociais e com os futuros motoristas. Jornal do Comércio RJ, 20/08/2004, Seguros, B-6. O grupo Santander Banespa resolveu comercializar o seguro de automóvel, nas agências, pelo sistema de multisseguradoras e planeja atingir 60 mil correntistas. Na venda, o gerente apresenta ao cliente, online e simultaneamente seis condições alternativas, além de duas opções de contratos: mensal, sem custo de apólice e com preço seguindo a depreciação do veículo, e o convencional pago a vista ou em quatro vezes sem juros.

23 23 Neste comunicado pode ser observada a preocupação da Instituição financeira em atrair seus correntistas para a carteira de automóvel. Isto se torna mais fácil, pois o gerente tem na hora todas as opções de cotação, formas de pagamento, a facilidade de o cliente ser correntista do banco, a oportunidade de conceder vantagens para o cliente em outras carteiras ou isenção de pagamentos de taxas em outras transações financeiras caso o mesmo venha fechar e, ainda, pode realizar a negociação on-line com o cliente. Jornal do Brasil RJ 17/08/2004, Economia, On-line. A BB Seguro Auto, seguradora do Banco do Brasil, cresceu 31,67% em número de clientes no primeiro semestre do ano e planeja ocupar a quinta colocação no mercado da modalidade até dezembro. Para atingir a meta, a empresa aposta no serviço que foi lançado ontem no Rio. A partir de hoje, a seguradora oferecerá na Zona Sul, Centro, Tijuca, Barra da Tijuca, Recreio e Jacarepaguá o serviço de Assistência Imediata aos seus clientes.em caso de acidente, quando a empresa for avisada da ocorrência, um consultor especializado irá ao local antes do reboque e cuidará dos procedimentos necessários para tranqüilizar o cliente. Nesta reportagem pode ser observado que além da instituição já ter um peso no mercado, por ser um grande banco do país, ainda, conta com uma área estratégica muito inteligente, pois a empresa investiu em um foco muito bom que é na hora do sinistro, pois é neste momento que o segurado precisa mais de auxílio da seguradora para resolver os problemas mais variados. Porto Seguro investe em educação no trânsito fenanseg.org.br, 25/08/04, A Porto Seguro está investindo nos futuros motoristas. Por conta disso, patrocina a Cidade Portinho Seguro. Trata-se de um espaço educativo que permite às crianças com idade entre 05 e 11 anos, desenvolverem desde cedo, respeito às leis de trânsito. Os motoristas mirins aprendem na prática como se portar na direção utilizando bicicletas e triciclos num circuito

24 24 com cruzamentos, semáforos, sinalizações e outros elementos presentes nas ruas e avenidas. Como pode ser verificado a Porto Seguro está voltada para os futuros motoristas e com isto a companhia esta empenhada com o social e unindo a sua imagem como de uma companhia que está preocupada com os futuros motoristas, pois no entender da seguradora o trânsito só pode ter melhorias se os futuros motoristas já estiverem cientes de seus perigos.

25 25 CAPÍTULO IV PRINCIPAIS CRITÉRIOS PARA A ESCOLHA DE UMA SEGURADORA

26 4.1 - Definição dos critérios 26 Os segurados ou clientes em sua maioria utilizam vários critérios para a escolha de uma seguradora. Na maioria das vezes isto é realizado através da procura do menor preço, qualidade dos serviços, garantias adicionais, pela troca de informações com outras pessoas, pelas reportagens em jornais, televisão e até pela internet. Adiante, será mostrado alguns pontos importantes utilizados pelos clientes para a escolha de uma seguradora. 4.2 Solidez da Seguradora Este é o principal ponto perguntado pelos futuros segurados quando estes estão fazendo cotação junto aos corretores. A capacidade de satisfazer responsabilidades financeiras é de importância vital, já que muitos clientes refletem seus interesses nesse fator de qualidade, preferindo companhias com forte imagem de solidez no mercado brasileiro. Diante disto é possível afirmar que as companhias que estão a mais tempo em funcionamento e que apresentam solidez durante os anos anteriores levam grande vantagem quando o cliente vai fazer a contratação do seguro de automóvel. 4.3 Serviços Adicionais Quando um seguro está para ser concretizado sempre há uma pergunta do futuro segurador que é: Qual a garantia adicional que a seguradora me oferece? Uma ótima pergunta por sinal, pois as seguradoras estão repletas de vantagens para os segurados em suas apólices. Há uma grande preferência do consumidor por serviços personalizados, pois estes fiam preocupados não só na hora do sinistro como durante o período integral da exposição do segurado aos riscos que possam vir a ocorrer durante a vigência da apólice. Uma grande parte dos consumidores acreditam que os seguradores deveriam instruí-los sobre o mecanismo do seguro, mantê-los informados acerca de novos tipos

27 27 de contratos mostrando o que seria mais viável para melhorar as condições seguradas e com o intuito de sempre manter uma linha de contato com o cliente. 4.4 Atendimento ao Cliente Todos os consumidores além de quererem um ótimo atendimento quando a contratação de qualquer serviço, também espera que este atendimento seja realizado sempre da mesma forma em outras ocasiões. No ramo de seguro de automóveis que é o assunto que está sendo abordado o cliente espera um atendimento rápido quando ocorrer um sinistro, no momento que for realizado a comunicação do sinistro, quando for ressarcido em caso de uma perda total, quando em função de uma colisão que acarrete somente a perda parcial de seu veículo haja necessidade de consertos em seu veículo. Em termos de pioneirismo podemos citar a SulAmerica Seguros foi a primeira seguradora a criar a Central de Assistência 24 horas que está situada no Rio de Janeiro com uma infraestrutura totalmente voltada para facilitar o cliente na comunicação de um sinistro, atendimento para auxilio em caso de pane do veículo do segurado e outros serviços. Pode ser verificado que em uma única ação a companhia pode ser parabenizada, pois agiu com pioneirismo, atingiu a satisfação do cliente e criou um diferencial em relação às outras seguradoras na época. 4.5 Preço O que muitos segurados procuram ao contratar um seguro e muitas das vezes esquecem do primordial que são as garantias. Muitos veículos top de linha possuem o preço do seguro elevado, pois tratam se de carros com o valor de compra muito alto e que desta forma eleva o valor do seguro. Mas em muitas ocasiões existem preços de seguros abaixo da média de mercado, mas que guardam algumas surpresas desagradáveis principalmente no pagamento da indenização quando pode ser verificado o tempo que o segurado aguarda até o pagamento da indenização ou quando a uma perda parcial e o segurado é informado que não pode colocar o veículo na oficina que gostaria. Então, antes de fechar um seguro e viável em primeiro lugar certificar-se

Catalogo - Super Leilão de Veículos

Catalogo - Super Leilão de Veículos Catalogo - Super Leilão de Veículos 21/09/2013-10:00:00 Av. Rangel Pestana, 203, Centro, São Paulo - SP Lote Descrição 1 2 3 4 AUDI/A3 1.8 TB 5P AUT, - 2005/2006, PRETA, PLACA FINAL 0, SEM CHAVE. VEÍCULO

Leia mais

AUDI ILUSTRAÇÃO CÓDIGO Nº. ORIGINAL APLICAÇÃO CITROEN DAEWOO FIAT BOMBA D ÁGUA GRUPO 3 - MOTOR ABA 01006 ABA 01007 BREVE IMAGEM ABA 04003 BREVE IMAGEM

AUDI ILUSTRAÇÃO CÓDIGO Nº. ORIGINAL APLICAÇÃO CITROEN DAEWOO FIAT BOMBA D ÁGUA GRUPO 3 - MOTOR ABA 01006 ABA 01007 BREVE IMAGEM ABA 04003 BREVE IMAGEM Grupo -058 BOMBA D ÁGUA AUDI ABA 01006 06B121011E 06B121011CV A3, A4 1.6 ABA 01007 06A121011L 06A121011HX A3 1.6/1.8/1.8T/2.0L 20v. CITROEN ABA 04003 Picasso 2.0 16v. 01/... C4, C5 2.0 16v. 02/... (6 Furos)

Leia mais

Nova linha Top Filtro Bosch. Menos modelos e mais giro para o seu estoque.

Nova linha Top Filtro Bosch. Menos modelos e mais giro para o seu estoque. Nova linha Top Filtro Bosch. Menos modelos e mais giro para o seu estoque. Com apenas cinco modelos, a nova linha de filtros de óleo Top Filtro Bosch garante espaço no estoque e proteção ao motor do seu

Leia mais

Saiba quais carros têm os seguros mais caros

Saiba quais carros têm os seguros mais caros Saiba quais carros têm os seguros mais caros Segundo especialistas, seguros que ultrapassam 9% do valor do veículo podem ser considerados muito salgados Carros populares, como o Novo Gol, costumam ter

Leia mais

Catalogo - Inteiros, Sinistrados e Sucatas Dia 13/09/2014-00:00 horas

Catalogo - Inteiros, Sinistrados e Sucatas Dia 13/09/2014-00:00 horas Catalogo - Inteiros, Sinistrados e Sucatas Dia 13/09/2014-00:00 horas Av Aricanduva, 11800, São Mateus/SP Lote Foto 1 1A 1B 1C 1D 1E 1F 1G 1H Descrição FORD ESCORT GLX 16V 1999/1999, PLACA FINAL 0, SEM

Leia mais

PORTARIA Nº 259, DE 23 DE MARÇO DE 2011

PORTARIA Nº 259, DE 23 DE MARÇO DE 2011 PORTARIA Nº 59, DE DE MARÇO DE 0 O PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO, no uso das suas atribuições e considerando o disposto no art. 5º da Resolução CNJ nº 8, de 0 de junho de 009, resolve:

Leia mais

UM ÓTIMO ADITIVO PARA CARROS FLEX: FILTROS METAL LEVE.

UM ÓTIMO ADITIVO PARA CARROS FLEX: FILTROS METAL LEVE. Os carros flex têm muitas vantagens. Quem usa filtros Metal Leve tem ainda mais: melhor rendimento e maior economia, garantidos pela tecnologia e experiência do Grupo MAHLE. Conheça a linha completa filtros

Leia mais

Desenho Antigo. FT4607C Brava 1.6 16V WIDE OVAL 103. FT4608C Brava 1.8 16V WIDE OVAL 111. FT4007C Doblo 1.3 MPI 16V Fire 2002...

Desenho Antigo. FT4607C Brava 1.6 16V WIDE OVAL 103. FT4608C Brava 1.8 16V WIDE OVAL 111. FT4007C Doblo 1.3 MPI 16V Fire 2002... FIAT FT4607C Brava 1.6 16V WIDE OVAL 103 FT4608C Brava 1.8 16V WIDE OVAL 111 FT4007C Doblo 1.3 MPI 16V Fire 2002... 129 103 FT4008C Doblo 1.6 MPI 16V Fire 2002... 129 103 FT4209C Fiorino 1.3/8V 2003 103

Leia mais

ISO 9001 Sistema de Gestão de Qualidade. Bombas de Combustível

ISO 9001 Sistema de Gestão de Qualidade. Bombas de Combustível ISO 9001 Sistema de Gestão de Qualidade Bombas de Combustível GI3101 ESPECIFICAÇÕES: Bomba Externa - Monoponto, 12V, 3bar, 110 L/H - Gasolina/Álcool (FLEX). Para veículos a gasolina e álcool com módulo

Leia mais

TABELA DE APLICAÇÃO DE VARIADORES. 13/1/2011 Modelo. Variador de Avanço

TABELA DE APLICAÇÃO DE VARIADORES. 13/1/2011 Modelo. Variador de Avanço TABELA DE APLICAÇÃO DE VARIADORES 13/1/2011 Veiculos carburados com ignição eletrônica K-44 M Bora 2.0 K-42 P CrossFox 1.6 Total Flex (Motor EA 111 Power) K-42 P Fox 1.0 Gasolina (Motor EA 111 Power) K-42

Leia mais

02 - LINHA LEVE - MANGUEIRAS_Layout 1 10/12/2010 00:07 Page 21 VEÍCULOS LEVES MANGUEIRAS

02 - LINHA LEVE - MANGUEIRAS_Layout 1 10/12/2010 00:07 Page 21 VEÍCULOS LEVES MANGUEIRAS 02 - LINHA LEVE - _Layout 1 10/12/2010 00:07 Page 21 02 - LINHA LEVE - _Layout 1 10/12/2010 00:07 Page 22 G 3001 G 3002 GOLF 99/01 1.6 LOGUS 92/96 1.6, 1.8, 2.0 POINTER 94/96 1.8, 2.0 CARBURADOR ELETRICO

Leia mais

48161 VP7019 80761 VP7043 VP7020. GM: Corsa 03/02 VP7046 VP7062

48161 VP7019 80761 VP7043 VP7020. GM: Corsa 03/02 VP7046 VP7062 69.1 VP7002 8226158561 VP7007 BOMBA AGUA LAVADOR PARA-BRISA 48161 VP7019 VP7028 82161 / 83561 / 84761 ( 12V ) 47261 BOMBA DE LAVADOR DE PARA-BRISA FORD TODOS 12V. 24V. Caminhões e ônibus VP7038 80561 (

Leia mais

tura ARREFECIMENTO Fiat VC 33041 Uno - Prêmio - Elba - Tempra 91... - Palio 96.. VC 33040 Todos c/ motor 1500 Partida a frio VC 33043

tura ARREFECIMENTO Fiat VC 33041 Uno - Prêmio - Elba - Tempra 91... - Palio 96.. VC 33040 Todos c/ motor 1500 Partida a frio VC 33043 217 Sensor de Temper emperatur tura VC 33040 Todos c/ motor 1500 VC 33042 Uno - Prêmio - Elba...90. Indicador temperatura do painel VC 33046 Uno S / Mille indicador de super aquecimento no painel Fiat

Leia mais

Os carros que menos visitam as oficinas

Os carros que menos visitam as oficinas Getty Images Os carros que menos visitam as oficinas Pesquisa com nossos associados revela quais os modelos e marcas que menos apresentam problemas. Na frente, ficaram os japoneses. 8 Uma preocupação que

Leia mais

Bomba de Combustível

Bomba de Combustível Bomba de Combustível GI3101 ESPECIFICAÇÕES: Bomba Externa - Monoponto, 12V, 3bar, 110 L/H - Gasolina/Álcool (FLEX). Para veículos a gasolina e álcool com módulo Original Delphi. GM: 0.64.34.02; Delphi:

Leia mais

TABELA DE APLICAÇÃO FLEX OU MIX INSTALADO - 17/11/2005

TABELA DE APLICAÇÃO FLEX OU MIX INSTALADO - 17/11/2005 TABELA DE APLICAÇÃO FLEX OU MIX INSTALADO - 17/11/2005 VEÍCULO MODELO TIPO INJEÇÃO ANO CÓDIGO CÓDIGO COMPLEMENTO MIX FUEL FLEX GNV SINAL INVERTIDO ASTRA 2.0 16V BOSCH M11P 99 1 11 ASTRA 2.0 8V MPFI BOSCH

Leia mais

Kitest Equipamentos Automotivos Ltda. Tabela de Sensores.

Kitest Equipamentos Automotivos Ltda. Tabela de Sensores. Kitest Equipamentos Automotivos Ltda. Tabela de Sensores. FIC EEC V Courrier 1.3, Courrier 1,4 16V Zetec e Endura, Explorer 4.0 apartir de 97, F250 4.2L, F1000 4.9i, fiesta 1.0, Fiesta 1.3 apartir de 96,

Leia mais

AUDI CÓDIGO MEDIDAS APLICAÇÃO CÓD. SULOY CÓD. M.LEVE

AUDI CÓDIGO MEDIDAS APLICAÇÃO CÓD. SULOY CÓD. M.LEVE AUDI P2094 A3 1.6 8v. Gasolina/Álcool/Flex PS4873 P9133 CITROËN P2011 STD C3 1.4 8v. Gasolina/Flex PS4940 P9270 FIAT P2004 Palio, Siena Economy Fire 1.0 8v. Flex 08/... PS4950S P9289 P2005 040/060 Fiorino,

Leia mais

a mais vendida do brasil

a mais vendida do brasil 1 a mais vendida do brasil 2 Agile 1.4 2009... 16827 8V/16V 1998 a 2008 16605 e Flexível Astra 8V/16V 1998 a 2008 16605 e Flexível 8V/16V 2009 a 2011 16698 2.4 2001 a 2004 16053 Blazer 2.4 2007 a 2010

Leia mais

adaptadores adaptador / adapter adaptadores adaptador / adapter INJEÇÃO ELETRÔNICA / INYECCION ELECTRONICA / FUEL INJECTION

adaptadores adaptador / adapter adaptadores adaptador / adapter INJEÇÃO ELETRÔNICA / INYECCION ELECTRONICA / FUEL INJECTION KAPTOR.COM START ALFA ROMEO ABS / ABS / ABS BRAKE / ization Alfa Romeo 145 95-99 MA#2 ABS BOSCH 2E E 1 Alfa Romeo 155 95-99 MA#2 ABS BOSCH 2E E 1 AUDI ABS / ABS / ABS BRAKE / ization A3 01-06 MA#1 ABS

Leia mais

ARREFECIMENTO. Volks. MTE 705 B Passat - Voyage - Parati - Gol - Parati... Passat - Voyage - Parati - Gol - Parati... 92/87 ẃc

ARREFECIMENTO. Volks. MTE 705 B Passat - Voyage - Parati - Gol - Parati... Passat - Voyage - Parati - Gol - Parati... 92/87 ẃc 241 Interruptor uptores MTE 705 A Corcel - Del Rey - Escort 92/87 ẃc Térmicos MTE 705 B Corcel - Del Rey - Escort 86/76 ẃc MTE 710 Escort 1.6/1.8 87/89 99/94 ẃc MTE 755 Escort 1.6/1.8 94... - Verona 1.6/1.8

Leia mais

JUNTAS DESLIZANTES JUNTAS HOMOCINÉTICAS JUNTAS DESLIZANTES JUNTAS TRIPÓIDES JUNTAS HOMOCINÉTICAS JUNTAS HOMOCINÉTICAS TRIZETAS

JUNTAS DESLIZANTES JUNTAS HOMOCINÉTICAS JUNTAS DESLIZANTES JUNTAS TRIPÓIDES JUNTAS HOMOCINÉTICAS JUNTAS HOMOCINÉTICAS TRIZETAS JHS 201004 Junta Homocinética L.E/L.D (s/ ABS)(TM) 145, 145 QV 2.0 16v. TS 96/97 155, 155 Super 2.0 16v. TS 95/98 JHS 201011 Junta Homocinética L.E/L.D (s/ ABS)(TA) 147 2.0 16v. TS 02/... ALFA ROMEO JDS

Leia mais

COMO UTILIZAR ESTE CATÁLOGO 2013 - SENSORES DE OXIGÊNIO NTK

COMO UTILIZAR ESTE CATÁLOGO 2013 - SENSORES DE OXIGÊNIO NTK COMO UTILIZAR ESTE CATÁLOGO 2013 - SENSORES DE OXIGÊNIO NTK FIAT - Continuação Strada 1.8 8v Gasolina / GNV 2003 a 2004 Pré OZA532-A10 1.8 8v / Flex ( 112cv gas. / 114cv álc. ) Bicombustível / GNV 2005

Leia mais

Mantém uma política empresarial moderna principalmente no que se diz a respeito ao relacionamento com seus Clientes.

Mantém uma política empresarial moderna principalmente no que se diz a respeito ao relacionamento com seus Clientes. A MULTPOINT é uma empresa especializada na fabricação de Válvulas Injetoras. Localizada no município de Registro SP á 190 Km da Capital, a MULTPOINT é uma empresa 100% brasileira. Preocupada em estar sempre

Leia mais

VOLKSVAGEN 4001 GOL SPECIAL 99 ATE 2002 SEM FURAÇÃO 4002 JETA SEDAN / SW 2007 EM DIANTE SEM FURAÇÃO 4004 BORA 2006 ATE 2010 SEM FURAÇÃO 4005 GOL

VOLKSVAGEN 4001 GOL SPECIAL 99 ATE 2002 SEM FURAÇÃO 4002 JETA SEDAN / SW 2007 EM DIANTE SEM FURAÇÃO 4004 BORA 2006 ATE 2010 SEM FURAÇÃO 4005 GOL COD. MODELO OBS. VOLKSVAGEN 4001 GOL SPECIAL 99 ATE 2002 SEM FURAÇÃO 4002 JETA SEDAN / SW 2007 EM DIANTE SEM FURAÇÃO 4004 BORA 2006 ATE 2010 SEM FURAÇÃO 4005 GOL 87/95 SEM FURAÇÃO 4006 GOL 96/98 SEM FURAÇÃO

Leia mais

Como consultar este Catálogo de Aplicações. Montadoras por ordem alfabética. Páginas que se encontram os radiadores em uma determinada montadora

Como consultar este Catálogo de Aplicações. Montadoras por ordem alfabética. Páginas que se encontram os radiadores em uma determinada montadora Como consultar este Catálogo de Aplicações Este Catálogo de Aplicações foi eleborado com a finalidade de facilitar a consulta e obtenção de radiadores da Linha Leve 2003 junto a rede de revendedores. Nele

Leia mais

VALEC: Desenvolvimento Sustentável para o Cerrado Brasileiro 2º CADERNO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS CONCORRÊNCIA Nº 005/2007

VALEC: Desenvolvimento Sustentável para o Cerrado Brasileiro 2º CADERNO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS CONCORRÊNCIA Nº 005/2007 2º CADERNO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS CONCORRÊNCIA Nº 005/2007 1) Referente carros da CATEGORIA 1 Anexo I Especificação dos Serviços e Anexo II Se observarmos o QQP, verifica-se para os carros considerados

Leia mais

TABELA DE BICOS INJETORES - SÓ INJEÇÃO DISTRIBUIDORA LTDA. are Pressão

TABELA DE BICOS INJETORES - SÓ INJEÇÃO DISTRIBUIDORA LTDA. are Pressão TABELA DE BICOS INJETORES - SÓ INJEÇÃO DISTRIBUIDORA LTDA. are Cód. Fabricante Descrição / Aplicação Pressão Combustível Resistência (bar) Volume (ml) 867867 BICO INJETOR MEGANE 1.6 GASOLINA 13,0 a 17,0

Leia mais

BOBINA DE IGNIÇÃO PLÁSTICA

BOBINA DE IGNIÇÃO PLÁSTICA BOBINA DE IGNIÇÃO PLÁSTICA 40067 9220081067/ 7501997/ BE3B12024A/ 94625045/ 3059051152 41029 988F12029AC 41103 F000ZS0103/ 46548037 41105 9220081504/ F000ZS0105/ 377905105D VW SANTANA 1.8/ BRASILIA 1300/

Leia mais

PLANATC Tecnologia Eletrônica Automotiva

PLANATC Tecnologia Eletrônica Automotiva Tabela de Vazão de Injetores LB-15000 Obs: Para Equalização dos Bicos utilize a função Náutica / GDI / Moto 1 216 Gasolina 13,5 a 16,5 3,0 5.0 33,5 39,0 2 247 S10 2.2 Gasolina 1,40 a 2,20 2,0 5.0 80,0

Leia mais

ALFA ROMEO Alfa 145 / 155 95 / 99 AMG 101.003 AUDI Audi A3 (Exceto Tiptronic) 96 / 06 AMG 104.001 AMG 104.002 CITROËN AIRCROSS C3 C4 10 /... 10 /... 01 /... 01 /... 07 / 13 07 / 13 AMG 105.322 (D) AMG

Leia mais

VEJA TAMBÉM. Código. Código. Espaguete Termo Retrátil Vide Índice. Equivalência TC Chicotes. Equivalência TC Chicotes

VEJA TAMBÉM. Código. Código. Espaguete Termo Retrátil Vide Índice. Equivalência TC Chicotes. Equivalência TC Chicotes Código TC Chicotes Rainha das Sete Código TC Chicotes Rainha das Sete TH-8001 TC-1005 ETE-7743 TH-8042 nt nt TH-8002 TC-1007 ETE-7877 TH-8043 nt ETE-7891 TH-8003 TC-1012 ETE-7881 TH-8044 nt nt TH-8004

Leia mais

APRESENTAÇÃO 02 CERTIFICADO DE GARANTIA 03 COMO UTILIZAR O CATÁLOGO 04 Bomba código MAM00103 05 Bomba código MAM00209 07 Bomba código MAM00210 08

APRESENTAÇÃO 02 CERTIFICADO DE GARANTIA 03 COMO UTILIZAR O CATÁLOGO 04 Bomba código MAM00103 05 Bomba código MAM00209 07 Bomba código MAM00210 08 ÍNDICE PÁGINA APRESENTAÇÃO 02 CERTIFICADO DE GARANTIA 03 COMO UTILIZAR O CATÁLOGO 04 Bomba código MAM00103 05 Bomba código MAM00209 07 Bomba código MAM00210 08 Bomba código MAM00212 09 Bomba código MAM00213

Leia mais

APLICAÇÕES DE CALOTAS - CATÁLOGO 2015 / 2016

APLICAÇÕES DE CALOTAS - CATÁLOGO 2015 / 2016 APLICAÇÕES DE CALOTAS - CATÁLOGO 2015 / 2016 CÓDIGO DESCRIÇÃO DO MODELO APLICAÇÃO 001CA MODELO: DAYTONA - CUBO ALTO - ARO 14 - PARAFUSO VOLKSWAGEN ATÉ MODELO 2012 / SAVEIRO (TODAS) 002CB MODELO: DETROIT

Leia mais

AGORA? Encontre aqui as respostas para as suas dúvidas.

AGORA? Encontre aqui as respostas para as suas dúvidas. EO que AGORA? eu faço? Encontre aqui as respostas para as suas dúvidas. CADASTRO E PAGAMENTO Quer mais facilidade para seu dia a dia? Perdeu o boleto? O site Azul Seguros oferece diversos serviços para

Leia mais

12 dicas para baixar o preço do seguro do carro

12 dicas para baixar o preço do seguro do carro 12 dicas para baixar o preço do seguro do carro Especialistas ensinam a pagar mais barato sem assumir riscos demais cortando coberturas necessárias Carros antigos: seguros mais caros devido aos custos

Leia mais

VEÍCULOS LEVES RESERVATÓRIOS

VEÍCULOS LEVES RESERVATÓRIOS G 1001 305.121.407.1 GOL 97/99 AP OU AT 8V/ 16V PARATI / SANTANA/ SAVEIRO / VOYAGE 90/ TODOS COM MOTOR AP PAMPA 93/97 VERSAILLES COM MOTOR AP (SEM BOCAL PARA SENSOR) G 1002 305.121.407.2 GOL / PARATI /

Leia mais

AUDI ***A3 5p mec. (1.6) Hatchback 188 4,15 101 350 62.098,00-4 AUDI ***A3 5p mec. (1.8) Hatchback 202 4,15 125 350 68.330,00-4 AUDI ***A3 5p aut. (1.8) Hatchback 202 4,15 125 350 74.068,00-4 AUDI ***A3

Leia mais

18 Anos F I A T. Cód. Explosão. Veículos: Tempra Todos (1992/1999)/Tipo 2.0 (1992/1999) Cód. Explosão OK 151H. Aplicação: Juntas. Homocinéticas Fixas

18 Anos F I A T. Cód. Explosão. Veículos: Tempra Todos (1992/1999)/Tipo 2.0 (1992/1999) Cód. Explosão OK 151H. Aplicação: Juntas. Homocinéticas Fixas 18 Anos F I A T JUNTAS HOMOCINÉTICAS FIXAS 17/06/2014 OK 072H Veículos: Brio/Elba/Fiorino Prêmio/Uno 1.0/1.5/1.5R 1.6/1.6R/1050 (1984/...) OK 074H Veículos: Fiat 147/Prêmio Spazio/Uno 1.3/1050 (10/1985)

Leia mais

TOKIO MARINE AUTO (O MELHOR, O MAIS COMPLETO)

TOKIO MARINE AUTO (O MELHOR, O MAIS COMPLETO) Corretor Tokio Marine possui inúmeros benefícios diferenciados, além de proporcionar a seus clientes um dos melhores produtos com serviços completos e com excelente custo x benefício. Vantagens ao Cliente.:

Leia mais

SENSOR DE NIVEL VP-8003 SENSOR DE NIVEL UNO FIRE PALIO 99> GASOLINA VP-8014 SENSOR DE NIVEL SAVEIRO G2 1.6 1.8 2.0 97>99 VP-8074

SENSOR DE NIVEL VP-8003 SENSOR DE NIVEL UNO FIRE PALIO 99> GASOLINA VP-8014 SENSOR DE NIVEL SAVEIRO G2 1.6 1.8 2.0 97>99 VP-8074 SENSOR DE NIVEL VP-8001 VP-8002 VP-8003 VP-8004 VP-8006 SENSOR DE NIVEL GOL PARATI G3 G4 99> VP-8008 SENSOR DE NIVEL GOL PARATI G2 96>98 VP-8011 SENSOR DE NIVEL UNO FIRE PALIO 99> VP-8014 SENSOR DE NIVEL

Leia mais

ASIA Motors AUDI BMW CHEVROLET

ASIA Motors AUDI BMW CHEVROLET WWW.IGTQUANTUM.COM.BR S ASIA Motors Sportage 97 V10 SI10 "C" até 12º E40 S13 / S Towner 800cc Ate 99 V10 - - E10 S13 / S Towner 800cc 99-01 V10 - - E10 S13 / S S AUDI A3 1.8 Turbo 96-02 V10 SI10 "F" até

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS RESERVE CLUBCAR

CONDIÇÕES GERAIS RESERVE CLUBCAR Seja bem-vindo à Blue Service Assistance, a opção mais vantajosa em assistência e clube de vantagens. É uma enorme satisfação ter você como nosso associado. A Blue Service Assistance está cada vez mais

Leia mais

CAPA SEGUROS DE AUTOMÓVEIS. Comparamos várias apólices e mostramos a você quais são as melhores para o seu bolso e para as suas necessidades.

CAPA SEGUROS DE AUTOMÓVEIS. Comparamos várias apólices e mostramos a você quais são as melhores para o seu bolso e para as suas necessidades. 10 Dinheiro&Direitos 58 outubro-novembro 2015 SEGUROS DE AUTOMÓVEIS Comparamos várias apólices e mostramos a você quais são as melhores para o seu bolso e para as suas necessidades. Não precisa pa Sabemos

Leia mais

CIRCULAR GERAL. TÍTULO: Seguro de Veículos Apólice 2009/2010

CIRCULAR GERAL. TÍTULO: Seguro de Veículos Apólice 2009/2010 DISTRIBUIÇÃO A TÍTULO: Seguro de Veículos Apólice 2009/2010 1. A CAEFE Caixa de Assistência dos Empregados de FURNAS e ELETRONUCLEAR renovou com a SUL AMÉRICA Seguros, a Apólice Coletiva de Seguro de Veículos,

Leia mais

FAZENDA APRESENTA TABELA E ESCALA DO IPVA 2013 7,7 milhões de veículos estão sujeitos ao pagamento do Imposto

FAZENDA APRESENTA TABELA E ESCALA DO IPVA 2013 7,7 milhões de veículos estão sujeitos ao pagamento do Imposto FAZENDA APRESENTA TABELA E ESCALA DO IPVA 2013 7,7 milhões de veículos estão sujeitos ao pagamento do Imposto A divulgou, nesta terça-feira (4), a tabela e a escala de pagamento do IPVA em Minas Gerais

Leia mais

ACESSÓRIOS 57.100 BASE PARA ENGATE 35.001 ENGATE DE ACOPLAMENTO ( MUNHECA)

ACESSÓRIOS 57.100 BASE PARA ENGATE 35.001 ENGATE DE ACOPLAMENTO ( MUNHECA) LINHA VOLKSWAGEN CÓDIGO MODELO / ANO MONTAGEM TRAÇÃOVALORVALOR 37.101 Fixo FUSCA 1300/1500-1970 EM DIANTE NÃO FURA 600 330,00 37.102 Fixo KOMBI 1998/2010 NÃO FURA 1000 330,00 37.103 Fixo GOL 87/94 NÃO

Leia mais

COMANDO / BALANCIM / TUCHO / ENGRENAGEM / VARETA

COMANDO / BALANCIM / TUCHO / ENGRENAGEM / VARETA ALFA ROMEO CÓDIGO 246 Nº Orig. 70.834.52 Spider, 145, 147, 155, 156, 164, 166 Spider 96/... FIAT CÓDIGO 216 Doblò, Idea, Palio, Palio Weekend, Palio Locker Adventure, Punto, Siena, Stilo, Strada Flex 1.8

Leia mais

312 0003933247 S/N OBJETO DO SEGURO E CONDIÇÕES DE COBERTURA. 1.170,78 Danos Materiais 100% FIPE. 248,69 Danos Corporais 80.000,00

312 0003933247 S/N OBJETO DO SEGURO E CONDIÇÕES DE COBERTURA. 1.170,78 Danos Materiais 100% FIPE. 248,69 Danos Corporais 80.000,00 TOKIO MARINE SEGURADORA S/A, Código Susep 619-0, a seguir denominada SEGURADORA, baseando-se nas informações constantes da proposta apresentada pelo abaixo indicado, daqui em diante, designado ESTIPULANTE/SEGURADO,

Leia mais

LINHA COMPLETA - ENGATES 2_Apresentação 1 16/01/2012 14:44 Página 1

LINHA COMPLETA - ENGATES 2_Apresentação 1 16/01/2012 14:44 Página 1 LINHA COMPLETA - ENGATES 2_Apresentação 1 16/01/2012 14:44 Página 1 LINHA COMPLETA - ENGATES 2_Apresentação 1 16/01/2012 14:44 Página 2 CÓDIGO DESCRIÇÃO MONTAGEM TRAÇÃO FIAT BRC-FT-01 BRAVA.../2002 SEM

Leia mais

Contém conjuntos bomba de combustível, kits de reparo, bombas elétricas, sensores de nível, reguladores de pressão e pré-filtros.

Contém conjuntos bomba de combustível, kits de reparo, bombas elétricas, sensores de nível, reguladores de pressão e pré-filtros. Contém conjuntos bomba de combustível, kits de reparo, bombas elétricas, sensores de nível, reguladores de pressão e pré-filtros. Confira também a lista de bombas elétricas certificadas. 2014 2015 Bombas

Leia mais

GUARDA PÓ DO AMORTECEDOR KITS PARA CAIXA DE DIREÇÃO KITS PARA JUNTA HOMOCINÉTICA GUARDA PÓ DO AMORTECEDOR

GUARDA PÓ DO AMORTECEDOR KITS PARA CAIXA DE DIREÇÃO KITS PARA JUNTA HOMOCINÉTICA GUARDA PÓ DO AMORTECEDOR BMW RP 1001/S RP 1002/S Nº. Orig. 1.137.932 CITROEN FIAT Dianteiro BMW Série 3 91/... Nº. Orig. 1136.283.KYS Traseiro BMW Série 3 91/... RP 607/D RP 608/D RP 609/D Mec. (L.D/L.E) Hidr. (L.E) Berlingo 1.8

Leia mais

ABARTH preto FIAT todos - Adesivo para Coluna ADS174 - o Par - R$ 6,00. CELEBRATION Palio, Siena, Uno ADS042 - R$ 2,60

ABARTH preto FIAT todos - Adesivo para Coluna ADS174 - o Par - R$ 6,00. CELEBRATION Palio, Siena, Uno ADS042 - R$ 2,60 Emblemas Automotivos Resinados - FIAT 1.0 i.e. cromado Uno Mille 95/... ADS016 - R$ 3,30 ABARTH preto FIAT todos - Adesivo para Coluna ADS174 - o Par - R$ 6,00 ABARTH EscorpiЦo Fiat todos ADS115 - R$ 4,20

Leia mais

FIAT 029-20295 029-20420 029-20421

FIAT 029-20295 029-20420 029-20421 parts AUDI -029 029-20568 029-20569 029-20780 c/ 029-31031 CITROEN 029-20012 029-20756 029-20760 C4, C5 Todos c/ Copo Metálico Berlingo 02/... Dim 23X80 Bx 90/93 C15 92/... Xantia 93/01 Zx 93/99 029-20761

Leia mais

Aqui você encontrará dicas importantes para ajudá-lo na compreensão de todas as mudanças.

Aqui você encontrará dicas importantes para ajudá-lo na compreensão de todas as mudanças. 1 Kit de Cálculo 0611K1 Prezado Corretor, Você está recebendo a nova versão do Kit de Cálculo 0611K1, com novidades importantes. Leia atentamente este Informe Técnico para entender o que muda nos seguros

Leia mais

COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. PROJETO DE LEI N o 234, DE 2011 I - RELATÓRIO

COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. PROJETO DE LEI N o 234, DE 2011 I - RELATÓRIO 1 COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR PROJETO DE LEI N o 234, DE 2011 Inclui os parágrafos primeiro e segundo ao art. 781 da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 Código Civil, de modo estabelecer normas

Leia mais

PINÇAS DE FREIOS E COMPONENTES

PINÇAS DE FREIOS E COMPONENTES Fluidloc: 300/3643 V-0030.3 C-1916 AGRALE reparo com um pistão p/ uma roda. Fluidloc: 300/3515 C-1528 V-0032.1 1600; 1800 (91/-) 76mm Fluidloc: 300/5627 C-1929 AUDI Fluidloc: 300/5688 C-1558 A4 (1995/-)

Leia mais

CONVITE Nº 29/2007. DATA E HORÁRIO PARA RECEBIMENTO E ABERTURA DOS ENVELOPES Dia 18 / 07 / 2007 às 10 horas

CONVITE Nº 29/2007. DATA E HORÁRIO PARA RECEBIMENTO E ABERTURA DOS ENVELOPES Dia 18 / 07 / 2007 às 10 horas CONVITE Nº 29/2007 DATA E HORÁRIO PARA RECEBIMENTO E ABERTURA DOS ENVELOPES Dia 18 / 07 / 2007 às 10 horas 01. DISPOSIÇÕES INICIAIS 1.1 O Senac Departamento Nacional torna público que, na Seção de Material,

Leia mais

CAT A Á T L Á O L GO DE E PEÇ E AS A

CAT A Á T L Á O L GO DE E PEÇ E AS A DE PEÇAS INDICE PISTÃO COM ANEL CHEVROLET... 1 PISTÃO COM ANEL FIAT... 2 PISTÃO COM ANEL FORD... 3 PISTÃO COM ANEL VOLKS... 4 PISTÃO MOTOR CHEVROLET... 5 PISTÃO MOTOR FIAT... 6 PISTÃO MOTOR FORD... 7 PSITÃO

Leia mais

SEGUROS. Manual de Seguros. Banco Mercedes-Benz do Brasil S/A

SEGUROS. Manual de Seguros. Banco Mercedes-Benz do Brasil S/A SEGUROS Manual de Seguros Banco Mercedes-Benz do Brasil S/A 2013 SUMÁRIO 1. CONCEITOS... 3 1.1. Objeto do Seguro... 3 1.2. Tipos de Seguro... 3 1.3. Vigência... 3 2. COBERTURAS ADICIONAIS... 4 2.1. Responsabilidade

Leia mais

Portfólio SulAmérica Auto

Portfólio SulAmérica Auto Portfólio SulAmérica Auto Auto Tradicional Produto Tradicional de prateleira, voltado para a maioria dos perfis de clientes. Auto Mulher Produto para mulheres, com garantias, serviços e benefícios exclusivos.

Leia mais

ANEXO I - Termo de Referência

ANEXO I - Termo de Referência MINISTÉRIO PÚBLICO DE PERNAMBUCO PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA COORDENADORIA MINISTERIAL DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO MINISTERIAL DE APOIO ADMINISTRATIVO ANEXO I - Termo de Referência Objeto: Contratação

Leia mais

(19) 3446-4500 E-mail : vendas@shoppingborrachas.com.br

(19) 3446-4500 E-mail : vendas@shoppingborrachas.com.br TB 201 (19) 3446-4500 TB 202 TB 202 A TB 202 B TB 202 C TB 204 REF FI 104 REF FI 102 REF FI 103 REF FI 122 REF FI 123 REF FI 146 Tubo da água lateral Elba, Premio 1500 87/89 (alcool) 7.541.182 Tubo da

Leia mais

APLICAÇÃO COMBUSTÍVEL Ano REFERÊNCIA ObsERVAÇÃO

APLICAÇÃO COMBUSTÍVEL Ano REFERÊNCIA ObsERVAÇÃO 15 222 Fusca, Brasilia, Kombi, Pickup 1500/1600, Variant I e II, TL, TC 85 111.941.5211 4411 PUMA Puma Todos 15 223 Gol Todos os modelos c/câmbio de 4 marchas 08/85 081.941.5211 4444 15 224 Passat, Parati,

Leia mais

JUNTA HOMOCINÉTICA TRIZETA

JUNTA HOMOCINÉTICA TRIZETA ALFA ROMEO AJH 03007 Junta Homocinética L.E/L.D (s/ ABS)(TM) 145, 145 QV 2.0 16v. TS 96/97 155, 155 Super 2.0 16v. TS 95/98 AUDI AJH 01004 Junta Homocinética L.E/L.D (c/ e s/ ABS) A3 1.8 (TA/TM) 99/...

Leia mais

055 36151115C BRASÍLIA LADO ESQ. 066 211511116C KOMBI CLIPPER LADO DIR. KIT DE REPARO P/ CARBURADOR WEBER APLICAÇÃO

055 36151115C BRASÍLIA LADO ESQ. 066 211511116C KOMBI CLIPPER LADO DIR. KIT DE REPARO P/ CARBURADOR WEBER APLICAÇÃO K- BARRA DE TORSÃO KB ORIG. APLICAÇÃO KB ORIG. APLICAÇÃO 0 1 00/00/00/00 LADO ESQ. 6 36C BRASÍLIA LADO DIR. 0 1 00/00/00/00 LADO DIR. 5 2C KOMBI CLIPPER LADO ESQ. 5 36C BRASÍLIA LADO ESQ. 6 2C KOMBI CLIPPER

Leia mais

802.0396 Reparo Barra estab. Dianteira (furo 21mm) Honda Civic 92/95. 402.1435 Borracha da Barra estabilizadora Dianteira (furo 15mm) Fiat Stilo

802.0396 Reparo Barra estab. Dianteira (furo 21mm) Honda Civic 92/95. 402.1435 Borracha da Barra estabilizadora Dianteira (furo 15mm) Fiat Stilo Reparo do Semi-Eixo Orig:6EQ.498.201 101.0020 Cambio c/flange e Graxa VW- Fox 03/... Orig:5U0.498.203 101.0158 Roda c/ Graxa VW- Gol GV 1.0 09/... Orig:5U0.498.203 101.0159 Roda c/ Graxa VW- Gol GV 1.6

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DE PERNAMBUCO PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA. Termo de Referência

MINISTÉRIO PÚBLICO DE PERNAMBUCO PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA. Termo de Referência MINISTÉRIO PÚBLICO DE PERNAMBUCO PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA DEPARTAMENTO MINISTERIAL DE APOIO ADMINISTRATIVO Termo de Referência Finalidade: Subsidiar processo licitatório para contratação de empresa

Leia mais

BICO INJETOR BMW CHRYSLER. Pag.1 AUDI. email: contato@esppecas.com.br ESP PEÇAS AUTOMOTIVAS LTDA. - EPP 06A906031. 06A906031AK. 06A906031CE.

BICO INJETOR BMW CHRYSLER. Pag.1 AUDI. email: contato@esppecas.com.br ESP PEÇAS AUTOMOTIVAS LTDA. - EPP 06A906031. 06A906031AK. 06A906031CE. Pag.1 AUDI 0280150464 0280158071 AUDI-1.8 20VT-150HP AUDI-2.0 06A906031. 06A906031AK A3-1.8 ASP. 06A906031CE. 06A906031AK. 06A906031H A3-1.8 ARG 06A906031H. BMW 0280155991 MINI COOPER- 04891192AA. CHRYSLER

Leia mais

É mais que seguro, é proteção e tranquilidade.

É mais que seguro, é proteção e tranquilidade. É mais que seguro, é proteção e tranquilidade. Pioneirismo Fundada em 198. Pioneira no desenvolvimento de programas de seguros diferenciados para o Setor Sucroenergético e Concessões de Rodovias. Constante

Leia mais

Admissão/Escape/Tubagem/Catalizador

Admissão/Escape/Tubagem/Catalizador JOGOS 10381S 10382 S 11035 B 10383 S Jogo da tubagem admissão e escape - C-10 11130 B Jogo do coletor de admissão Zetec 1.8 / 2.0-16 V 11421 S 11320 NA Jogo do coletor de escape F-75 / F-100 / Jeep / Maverick

Leia mais

Válvulas Termostáticas. Índice. Guia de Consulta. Ícones: www.mmcofap.com.br

Válvulas Termostáticas. Índice. Guia de Consulta. Ícones: www.mmcofap.com.br Índice Conteúdo Página Conteúdo Página Introdução 02 Cross Reference 14 MMVT205.91K - Chevrolet 05 MMVT208.82K - Fiat 05 MMVT208.85K - Fiat 05 MMVT208.87 - Fiat 05 MMVT210.82 - Fiat 05 MMVT210.82K - Fiat

Leia mais

V-13 TERMINAL DE DIREÇÃO APLICAÇÃO

V-13 TERMINAL DE DIREÇÃO APLICAÇÃO 335015 9949218 STILO 01//... DIR. HIDRAUL. ESQ./DIR. V-13 335072 46456189 DOBLÓ 02//.../PALIO/WEEK. 96/00/SIENA 98/00/YOUNG 01/02/STRADA 99//... ESQ. 335073 46456660 DOBLÓ 02//.../PALIO/WEEK. 96/00/SIENA

Leia mais

Um estudo amostral dos seguros de automóveis no Brasil

Um estudo amostral dos seguros de automóveis no Brasil Um estudo amostral dos seguros de automóveis no Brasil Francisco Galiza Autor do livro Economia e Seguro: Uma Introdução, publicado pela Funenseg 1) Introdução: Uma configuração atual do ramo O objetivo

Leia mais

Estado do Rio Grande do Sul MUNICÍPIO DE FORQUETINHA ANEXO I - PROJETO BÁSICO SEGURO DOS VEÍCULOS DA FROTA DO MUNICÍPIO DE FORQUETINHA

Estado do Rio Grande do Sul MUNICÍPIO DE FORQUETINHA ANEXO I - PROJETO BÁSICO SEGURO DOS VEÍCULOS DA FROTA DO MUNICÍPIO DE FORQUETINHA Estado do Rio Grande do Sul MUNICÍPIO DE FORQUETINHA ANEXO I - PROJETO BÁSICO SEGURO DOS VEÍCULOS DA FROTA DO MUNICÍPIO DE FORQUETINHA 1. OBJETO Trata o presente de PROJETO BÁSICO para contratação de empresa

Leia mais

Catálogo de produtos Sensor de Nível, Válvula Solenoide e Medidor de Combustível

Catálogo de produtos Sensor de Nível, Válvula Solenoide e Medidor de Combustível JSW MEDIDORES Rua Altino Alves de Abreu - 151 - Pq. Santo Antônio Cep: 05822-000 - São Paulo - SP (11) 5515-0115 vendas@jswmedidores.com.br www.jswmedidores.com.br Catálogo de produtos Sensor de Nível,

Leia mais

Novo Kit Bomba de Combustível Flex 59A

Novo Kit Bomba de Combustível Flex 59A Novo Kit Bomba de Combustível Flex 59A Faça revisões em seu veículo regularmente. Novo Kit de Bomba de Combustível Flex Bosch F 000 TE1 59A A solução inteligente para substituição de bombas nos módulos

Leia mais

Calhas de chuva - linha completa

Calhas de chuva - linha completa Calhas de chuva - linha completa FD8725 FD8730 FT8185 FT8710 GM8697 GM8703 GM8770 H8774 VW8147 VW8628 CALHA AUTOMOTIVA - NOVO DESIGN - FUMÊ SUPER CALHA ADAPT P/ FIESTA ROCAM 03... 4P NOVO DESIGN FUMÊ SUPER

Leia mais

9 B D 1 4 6 0 0 0 * H 3 1 8 1 7 2 9* Caracteres. 1 2 3 4 a 6 7 a 9 10 11 a 17 Posições

9 B D 1 4 6 0 0 0 * H 3 1 8 1 7 2 9* Caracteres. 1 2 3 4 a 6 7 a 9 10 11 a 17 Posições FIAT DO BRASIL A partir de 1987 os veículos produzidos pela FIAT foram gravados a partir do número seqüencial de montagem H1081592 (referente à linha 147) e H3181729 (com referência à linha 146). Nesta

Leia mais

ROLAMENTOS EM GERAL GRUPO 7 - DIVERSOS APLICAÇÃO APLICAÇÃO APLICAÇÃO APLICAÇÃO APLICAÇÃO

ROLAMENTOS EM GERAL GRUPO 7 - DIVERSOS APLICAÇÃO APLICAÇÃO APLICAÇÃO APLICAÇÃO APLICAÇÃO ASIA MOTORS 30203 Rolamento Roda Dianteira (ext.) Towner 32005/X Rolamento Roda Dianteira Towner 6306/2RS Rolamento Roda Towner BMW 4275 Rolamento de Roda Dianteiro 316, 318, 320, 323, 325, 328, Z3 12010

Leia mais

Distribuição do Mercado de Veículos Leves Passeio e Comerciais Leves

Distribuição do Mercado de Veículos Leves Passeio e Comerciais Leves ÁREA DE OPERAÇÕES INDUSTRIAIS 2 - AO2 GERÊNCIA SETORIAL DO COMPLEXO AUTOMOTIVO Data: Dezembro/99 N o 28 Distribuição do Mercado de Veículos Leves Passeio e Comerciais Leves Este trabalho procura analisar

Leia mais

Em qualquer lugar do país, e a qualquer hora do dia ou da noite, você estará sempre seguro.

Em qualquer lugar do país, e a qualquer hora do dia ou da noite, você estará sempre seguro. O SulAmérica Auto é o seguro completo que você precisa para seu veículo. Com ele, além das coberturas e garantias, você também tem descontos exclusivos em peças e serviços tanto para você quanto para o

Leia mais

Tabela de Lâmpadas Chevrolet

Tabela de Lâmpadas Chevrolet Tabela de Lâmpadas Chevrolet Agile 2010/2012 H7 H1 H3 Agile 2014 H7 H1 H27 Onix 2012/2014 H4 H4 H27 Sonic 2012/2014 H7 H1 H27 Cobalt 2011/2014 H4 H4 H27 Vectra e Vectra GT 2006/2008 HB4 H1 H3 Vectra 2009/2011

Leia mais

Tabela 01 - Vendas Atacado Mercado Interno por Modelo - 2010

Tabela 01 - Vendas Atacado Mercado Interno por Modelo - 2010 ANFAVEA - Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores Assessoria de Planejamento Ecônomico e Estatístico Indústria Automobilística Brasileira - Empresas Associadas Tabela 01 - Vendas Atacado

Leia mais

ÍNDICE. Manoplas de Câmbio. Linha Volkswagen Linha GM / Renaut / Toyota / Peugeot. Pg. 01 Pg. 02 Pg. 03 Pg. 04. Linha Ford / Mercedes. Coifas Pg.

ÍNDICE. Manoplas de Câmbio. Linha Volkswagen Linha GM / Renaut / Toyota / Peugeot. Pg. 01 Pg. 02 Pg. 03 Pg. 04. Linha Ford / Mercedes. Coifas Pg. ÍNDICE Manoplas de Câmbio Linha Volkswagen Linha GM / Renaut / Toyota / Peugeot Linha Fiat / Citroen / Linha Ford / Mercedes Universal Pg. 01 Pg. 02 Pg. 03 Pg. 04 Coifas Pg. 05 Linha Volkswagen / Sprinter

Leia mais

KA-004 Teste e Simulador de Sensores.

KA-004 Teste e Simulador de Sensores. ,. '--00-. '\0..- _ KA-004 Teste e Simulador de Sensores. Introdução: O KA-004 foi desenvolvido com a finalidade de Simular e Testar valores de tensão dos sensores do veículo. O Teste e Simulador de Sensores

Leia mais

Kits para amortecedores

Kits para amortecedores Kits para amortecedores Nomenclaturas e abreviações Exemplo: SK 8440 SK 8440 BFX SK 8440 OR SK 8440 V SK 8440 G Gol,Parati 95/00,Santana após 96 (coifa preta) SK 8440 SK 8440 BFX SK 8440 OR SK 8440 V SK

Leia mais

FIP TAXÍMETROS TABELA DE CONSTANTES (30/11/2012) - pág. 1 de 5

FIP TAXÍMETROS TABELA DE CONSTANTES (30/11/2012) - pág. 1 de 5 FIP TAXÍMETROS TABELA DE CONSTANTES (30/11/2012) - pág. 1 de 5 CITROEN Picasso 185-65-15 2.127 532 CITROEN Xsara 185-65-14 2.197 549 CITROEN Xsara 195-60-15 2.139 535 5.180 1.295 Zapp 1 fio BCO do sensor

Leia mais

Injeção Eletrônica Mangueira de Filtro de Ar Obs.: Mangueira macia para aplicação

Injeção Eletrônica Mangueira de Filtro de Ar Obs.: Mangueira macia para aplicação Mangueira de Filtro de Ar Obs.: Mangueira macia para aplicação FT -1300 FT - 1301 Cód. Orig. 55.180.198/ 46.475.700 Aplicação: Uno 01/03, Palio 01/03, Siena 01/03 1.o 8v Cód. Orig. 93.396.087 Aplicação:

Leia mais

LANÇAMENTO EXCLUSIVO PREMIUM QUALIDADE. borrachas de vedação automotiva

LANÇAMENTO EXCLUSIVO PREMIUM QUALIDADE. borrachas de vedação automotiva LANÇAMENTO EXCLUSIVO PREMIUM borrachas de vedação automotiva QUALIDADE MAI/2015 CONHEÇA Nossas Marcas BORRACHAS DE GUARNIÇÃO E VEDAÇÃO MÁQUINAS DO VIDRO MANUAIS - ELÉTRICAS TRAVAS DAS PORTAS - SUPORTE

Leia mais

Tel. / Fax 11 4781-8019/ 11 4557-1872 Email Juntaswrossi@juntaswrossi.com.br

Tel. / Fax 11 4781-8019/ 11 4557-1872 Email Juntaswrossi@juntaswrossi.com.br Juntas W Rossi WR.04 Calço entre cilindros / cabeçote Volks 1500/1600 Ferro Galvanizado ( CH ) 0,5 mm 85 x 94. WR.06 Calço entre cilindros / cabeçote Volks 1500/1600 Ferro Galvanizado ( CH ) 1,0 mm 85

Leia mais

Catálogo de aplicações. Molas helicoidais

Catálogo de aplicações. Molas helicoidais Catálogo de aplicações 2005/2006 O Website da Fabrini No nosso site você encontra tudo sobre a Fabrini, faz pesquisas, downloads dos catálogos, realiza seu cadastro, conhece as novidades e muito mais.

Leia mais

MEU VEÍCULO. Veículo segurado. ... Seguradoras. ... Contatos da Seguradora(s) Contratadas. ... Dados da Corretora Durango Corretora de Seguros

MEU VEÍCULO. Veículo segurado. ... Seguradoras. ... Contatos da Seguradora(s) Contratadas. ... Dados da Corretora Durango Corretora de Seguros PARABÉNS, Você acaba de adquirir um seguro personalizado com a garantia da Durango. Obrigado por contratar nossos serviços. Aqui você irá encontrar uma equipe preparada para te atender com a credibilidade,

Leia mais

TERMINAL DE DIREÇÃO FOTO CÓDIGO DESCRIÇÃO APLICAÇÃO REFERÊNCIA PREÇOS. Terminal de direção Ø 11,6 / 102MM - direita/esquerda

TERMINAL DE DIREÇÃO FOTO CÓDIGO DESCRIÇÃO APLICAÇÃO REFERÊNCIA PREÇOS. Terminal de direção Ø 11,6 / 102MM - direita/esquerda TERMINAL DE DIREÇÃO 33.008 Ø 11,6 / 102MM - direita/esquerda BELINA 70/89 - CORCEL 68/86 DEL REY 81/91 - PAMPA 82/97 N 206/ N 2020 PD 3864 33.016 Ø 11,7 / 67,5MM - direita/esquerda ESCORT - VERONA 83/92

Leia mais

MODELOS 212MT 215D 212ST 212DO/212DE/212DM 210D 11269 21254 212T 210S

MODELOS 212MT 215D 212ST 212DO/212DE/212DM 210D 11269 21254 212T 210S MODELOS 212MT 215D 212ST 212DO/212DE/212DM 210D 11269 21254 212T 210S 11269T 21245 GM GM GM GM GM GM VECTRA GT ZAFIRA ASTRA HACTH após 97 ASTRA HACTH após 97 ASTRA HACTH após 97 ASTRA HACTH após 97 ASTRA

Leia mais

Guia de Orientação - Unibanco AIG

Guia de Orientação - Unibanco AIG Guia de Orientação - Unibanco AIG Produto Automóvel - Aceitação realizada pelo sistema de cálculo ANNET e site do corretor (www.corretorunibancoaig.com.br); - Orçamento possui validade de 5 dias; - Pagamento

Leia mais

Se estiver no Mercosul, também poderá contar com os serviços de emergência, bastando ligar para 55 11 4133 6537.

Se estiver no Mercosul, também poderá contar com os serviços de emergência, bastando ligar para 55 11 4133 6537. Assist24h_AutoPasseio_jul 6/13/07 4:32 PM Page 1 CARO SEGURADO Para você que adquiriu o Real Automóvel e contratou os serviços de Assistência 24 horas, este é o seu guia de serviços da Real Assistência.

Leia mais

CONSUMIDOR DE SEGUROS

CONSUMIDOR DE SEGUROS CONSUMIDOR DE SEGUROS PREZADO CONSUMIDOR, em um CONTRATO DE SEGURO, o seu CORRETOR DE SEGUROS, é um profissional liberal consciente, ele é o único representante legal junto as SEGURADORAS, tem a condição

Leia mais

Manual de pinagem MULTGIGA 06/06/13 REV 03

Manual de pinagem MULTGIGA 06/06/13 REV 03 ÍNDICE: Introdução...3 Sistema de injeção: VW VW Pinagem da ECU 7.5.10...4/5 VW Pinagem da ECU IAAW 1AVP...6 VW Pinagem da ECU IAW 4BV...7 VW Pinagem da ECU MP9.0...8 VW Pinagem da ECU 7.5.20...9/10 VW

Leia mais