Região Nordeste: Gastronomia e principais produtos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Região Nordeste: Gastronomia e principais produtos"

Transcrição

1 Centro Universitário Maurício de Nassau Disciplina de Cozinha brasileira Região Nordeste: Gastronomia e principais produtos Prof. Dr. Antonio Gomes de Castro Neto

2

3

4

5 Influências Bahia e Pernambuco Matriz africana Alagoas Culinária do litoral Maranhão Culinária portuguesa

6 Sertão Carne de sol Feijão Milho Rapadura Mandioca

7 Maranhão Pouca gordura e muito peixe fresco com moderado tempero à base de tomate, cebola, pimentão, pouco alho e cebolinha; Entre um dos principais ingredientes trazidos pelos europeus pra essa região, foi o arroz; Arroz de toucinho, o arroz de jaçanã, o arroz de carne, o arroz de caranguejo, arroz com camarão e vinagreira, arroz-de-cuxá

8 Arroz de cuxá O arroz, trazido pelos portugueses, começou a ser cultivado nas terras maranhenses e acabou incorporado à mesa de diversas formas; O mais ilustre prato da culinária local, o arroz de cuxá, leva outros ingredientes encontrados com fartura na região; Azedinha (vinagreira), gergelim e cebola fazem parte do preparo.

9 Bebidas

10 Piauí A cozinha tradicional piauiense utiliza bastante os cheiros verdes, cebolinha, pimenta-de-cheiro e urucum; a farinha de mandioca é muito consumida; as farofas ou fritos, o pirão e a paçoca são alimentos indispensáveis; O uso de carne com caldo é outra característica bem típica do costume alimentar dos piauienses; O arroz é comumente usado com outras misturas: com carne seca de gado, com carne de criação, de galinha, de capote (galinha d Angola) ou pato;

11 Arroz com capote O consumo de capote no Piauí é hábito tão comum que o Estado seguramente é o único no Brasil onde existem restaurantes especializados no preparo da ave; Basicamente, come-se capote ao molho (pardo, leite de coco ou molho comum, com urucum), frito e misturado com arroz. Pimenta de cheiro que acompanha ou com o pegado, que consiste no arroz queimadinho do fundo da panela em que se prepara o capote.

12 Ceará Pratos à base de frutos do mar são o carro-chefe da culinária local, sendo a peixada cearense um dos mais tradicionais pratos da região litorânea; Maior exportador de lagosta do Brasil, é reconhecido como o lugar onde se prepara os melhores pratos feitos com esses crustáceos; Ainda deste estado, vindo das casas de farinhas temos a tapioca feito com goma de mandioca e coco, o grude (feito também de goma e coco) e a rosca de goma.

13 Peixada cearense Símbolo da culinária desta região, é um cozido de peixes servido com pirão de farinha; É tão tradicional que está presente em praticamente todos os restaurantes, dos mais simples aos mais caros; Peixe cozido no leite de coco com batata, repolho, bastante cheiro-verde, pimentão e alho.

14 Baião de dois Consiste num preparado de arroz e feijão, de preferência o feijão verde ou feijão novo; É frequente adicionar-se queijo de coalho; Não se adiciona carne-seca (charque) no Ceará

15 Paçoca O termo paçoca procede do termo tupi pa soka, termo este formado pela junção de paba, terminar, com soka, socar, numa alusão ao modo como era originalmente feita: socando-se a carne e a farinha no pilão; Tradicionalmente a paçoca era feita com a carne assada na brasa e socada junto com a farinha até ficar bem desfiada. No decorrer do tempo a paçoca foi sendo inovada, na sua preparação - depois da carne pilada, se acrescentou um refogado de cebola, alho e manteiga do sertão.

16 Rio Grande do Norte Às margens do Atlântico, tem uma culinária que se divide entre os produtos da terra e os frutos do mar; Entre as mais variadas comidas, no interior do Estado estão aquelas que derivam da atividade pecuária: a carne-de-sol, a paçoca, o queijo de manteiga e de coalho, a coalhada, etc; Também é comum as comidas preparadas com produtos da terra como a mandioca, milho verde, coco, etc.

17 Ginga com tapioca De origem genuinamente potiguar; Famosa comida típica do Mercado Público da Redinha e da Praia da Redinha Peixe frito com o óleo de dendê bem quente e servido com tapioca

18 Paraíba No litoral, logo após a pesca, podem ser preparados pratos como a agulhinha frita, pratos à base de camarão, peixada e vindos dos mangues os famosos caldinhos de caranguejo com leite de coco; O angu é um prato dos mais populares. Outro prato muito consumido na região é o arroz doce, associando o leite de coco e o de vaca; A carne de sol é, sem dúvida, um dos pratos mais característicos do estado. Vários restaurantes se especializaram na preparação à base desta iguaria acompanhada pela macaxeira, feijão verde e manteiga da terra; Tem-se também a sopa de cabeça de galo, o chouriço, a maxixada e sarapatel de porco.

19 Rubacão Baião-de-dois ao qual se adiciona feijão-de-corda (feijão-verde), feijão branco ou mulatinho; Os outros ingredientes que podem compor o preparado, e que também variam de acordo com a cidade ou tradição local, são em geral o charque, carne-de-sol, toucinho, queijo-decoalho, arroz-da-terra, manteiga de garrafa, queijo-de-manteiga, nata fresca, creme de leite, tomate, pimentão verde, coentro, pimenta-doreino e cominho.

20 Pernambuco Na região litorânea encontram-se pratos à base de peixes, lagostas e outros frutos do mar e também por ser uma região de manguezal ainda podem ser deliciados pratos feitos com caranguejos e siris; Outros pratos típicos são a canjica, a pamonha e o pé-demoleque. Sob influencia dos escravos estão os pratos feitos com as partes menos nobres do boi, porco ou galinha como o sarapatel e a galinha à cabidela; No sertão, a carne de sol é muito apreciada onde nos rende pratos como a carne seca com jerimum que pode ser feita tanto com a carne de sol, como com a charque.

21 Carne seca com jerimum O jerimum, também conhecido como abóbora ou moranga, era um dos principais alimentos de base dos brasileiros durante o período colonial. Os índios já cultivavam jerimum no Brasil A ideia de juntar o jerimum com a carne seca veio dos nordestinos, grandes apreciadores desse tipo de carne. Carne seca ou de sol, molho de tomate, pimenta, coentro e jerimum

22 Casquinho de caranguejo Não se sabe a origem da casquinha de caranguejo como recipiente para elaborar receitas gastronômicas, mas outros países como a Espanha, Portugal e França também as usam com as espécies de crustáceos marinhos de lá; Além da carne de caranguejo, podem ser usados outros produtos nobres como base na sua preparação, tais como: camarão, lagostim, bacalhau, cação, salmão e qualquer tipo de carne de peixe desfiada; Estes produtos podem ser combinados com alcaparras, azeitonas, verduras refogadas, etc. Podem ser levadas ao forno, gratinar ou fritar.

23 Alagoas Muito variada em função das suas diversas lagoas costeiras; Os peixes, crustáceos, moluscos e mariscos fazem de Maceió, capital alagoana, o lugar ideal para quem gosta de saborear o que há de melhor na cozinha regional; É possível encontrar cardápios variados com pratos de origem indígena e africana, como feijoada, tapioca, comidas à base de milho e de mandioca.

24 Feijão de coco O coco que compõe as paisagens das praias nordestinas é originário do Sudeste Asiático das Ilhas Polinésias, mas aqui aclimatou-se. Inúmeras são as receitas que levam esse fruto, o qual se aproveita desde a água, o leite até a carne ; O feijão de coco aparece em variações doces, salgadas.

25 Sergipe Na gastronomia sergipana a carne-de-sol tem destaque servida com feijão verde e mandioca, podendo ser encontrada em todo o Estado; Outras comidas típicas da região são a buchada, o sarapatel e a galinha cabidela; Nas cidades litorâneas surge a culinária à base de peixes e frutos do mar, principalmente com camarão, incrementados com leite de coco; É também caracterizada pelo tradicional café nordestino, que traz o indispensável cuscuz de milho, mingau de puba, bolo de macaxeira, macaxeira cozida, queijo coalho feito artesanalmente, sucos de diversas frutas, ovo de capoeira, etc.

26 Moqueca de camarão pistola Muito se discute sobre o local de origem da moqueca; Enquanto a maioria diz que surgiu na Bahia, os capixabas não aceitam a versão e reclamam a criação do prato para si; O prato se espalhou por todo o Brasil, principalmente pelo seu litoral. A moqueca de camarão é um prato típico de Sergipe e, como a receita apresenta pequenas variações de ingredientes; Camarão pistola; cebola, cheiro verde, tomate, azeit de dendê, suco de limão

27 Camarão pistola

28 Bahia A mistura de temperos africanos, com toques indígenas e portugueses resulta em uma variedade de pratos e sabores exclusivos da Bahia; O acarajé, abará, caruru e moquecas são um convite à degustação; Mas, para além da cozinha afro-baiana, a culinária característica do sertão baiano inova em receitas à base de pirão, farofa e carne seca, ingredientes fundamentais na panela ou tacho do sertanejo.

29 Acarajé O acarajé dos Iorubás da África ocidental (Togo, Benim, Nigéria, Camarões), que deu origem à iguaria brasileira, é semelhante ao falafel árabe inventado no Oriente Médio; Os árabes levaram essa iguaria para a África em diversas incursões entre os séculos VII e XIX. As favas secas e grão de bico do falafel foram alternados pelo feijão-fradinho na África.

30 Festas juninas A festa brasileira de São João é típica da Região Nordeste. Por ser uma região árida, o Nordeste agradece anualmente a São João Batista, mas também a São Pedro, pelas chuvas caídas nas lavouras; Em razão da época propícia para a colheita do milho, integram a tradição as comidas feitas dele, tais como a canjica, a pamonha, o curau, o milho cozido, a pipoca e o bolo de milho. Também pratos típicos das festas são o arroz-doce, a broa de milho, a cocada, o bombocado, o quentão, o vinho quente, o pé-de-moleque, a batata-doce, o bolo de amendoim, etc

31 Festas juninas

32

33 FIM!

XI Encontro de Iniciação à Docência

XI Encontro de Iniciação à Docência 6CCSDNTMT01 GASTRONOMIA NORDESTINA: uma mistura de sabores brasileiros Roberta Franca Falcão Campos (1), Juliana de França Ferreira (2), Mariana Nunes Mangueira (2), Maria da Conceição Rodrigues Gonçalves

Leia mais

LINHA TRADICIONAL. Arroz, cenoura, cebola, presunto, vagem, passas, manteiga, óleo e sal. Feijão, bacon, cebola, óleo e sal.

LINHA TRADICIONAL. Arroz, cenoura, cebola, presunto, vagem, passas, manteiga, óleo e sal. Feijão, bacon, cebola, óleo e sal. LINHA TRADICIONAL ACOMPANHAMENTOS ARROZ À GREGA FEIJÃO FEIJÃO TROPEIRO PURÊ DE BATATA AVES FILÉ DE FRANGO À PARMEGIANA ESCONDIDINHO DE FRANGO STROGONOFF DE FRANGO FRANGO A MODA CAIPIRA FRANGO ASSADO FRANGO

Leia mais

Misturar todos os ingredientes. Fazer bolinhas e fritar em óleo quente. Escorrer em papel toalha e servir.

Misturar todos os ingredientes. Fazer bolinhas e fritar em óleo quente. Escorrer em papel toalha e servir. 1 BOLINHO DE JACARÉ I 1 kg. de carne de jacaré moída 100 g. de farinha de milho ou farinha de mandioca flocada 3 ovos inteiros 3 dentes de alho, picadinhos pimenta-do-reino e salsinha e cebolinha bem picadinhas

Leia mais

Entradas R$ 25,00. Acarajé (2 unidades) - Bolinho de feijão fradinho, frito no azeite dendê R$ 16,00. Casquinha de Siri (unidade) R$ 19,00

Entradas R$ 25,00. Acarajé (2 unidades) - Bolinho de feijão fradinho, frito no azeite dendê R$ 16,00. Casquinha de Siri (unidade) R$ 19,00 Entradas 01 Acarajé (2 unidades) - Bolinho de feijão fradinho, frito no azeite dendê 25,00 05 Casquinha de Siri (unidade) 16,00 99 Casquinha de Lagosta (unidade) 19,00 06 Casquinha Mista (unidade) - Peixe,

Leia mais

CARDÁPIO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR MARÇO DE 2015 DIAS LANCHE FRUTA ALMOÇO PRATO ÚNICO

CARDÁPIO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR MARÇO DE 2015 DIAS LANCHE FRUTA ALMOÇO PRATO ÚNICO 02/03 Vitamina de mamão com maçã Omelete assada ou ovos mexidos Salada de beterraba e cenoura ralada Arroz temperado com linguiça (cenoura, tomate, cheiro verde) 03/03 Leite Bolo de com aveia Carne de

Leia mais

AULA VIVÊNCIANDO O BRASIL - RECEITAS

AULA VIVÊNCIANDO O BRASIL - RECEITAS Caldo de feijão branco Feijão branco Paio cortado em cubos pequenos Bacon cortado em cubos pequeno Cebola cortada em cubos pequenos Alho amassado Azeite Água Quanto baste Louro fresco Sal Quanto baste

Leia mais

Receitas da Chef Michelle Welcker

Receitas da Chef Michelle Welcker Receitas da Chef Michelle Welcker Ceviche nordestino e molho de manga, maracujá e gengibre. Ceviche: 500g de filé de salmão limpo 250g de queijo coalho de cabra 80g de pimentão amarelo em cubinhos 80g

Leia mais

camarão empanado e isca de peixe à dorê Filé Aperitivo Ostra ao natural6 unid. SALADAS Completa Frutos do Mar Juliana Palmito Especial Jussara

camarão empanado e isca de peixe à dorê Filé Aperitivo Ostra ao natural6 unid. SALADAS Completa Frutos do Mar Juliana Palmito Especial Jussara Praia Grande Ubatuba ENTRADAS & PORÇÕES SALADA MAIONESE ESPECIALIDADES ROBALO BACALHAU CAMARÃO ROSA ESPECIAL FILÉ DE ABADEJO FILÉ DE LINGUADO FILÉ DE PESCADA FILÉ DE SALMÃO TAINHA PEIXES E FRUTOS DO MAR

Leia mais

Peixe Mangueiral Grelhado ao Molho de Manga. Peixe Orla do Lago Grelhado ao Molho de Queijo Coalho. Flambado e Gratinado ao Molho de Nata

Peixe Mangueiral Grelhado ao Molho de Manga. Peixe Orla do Lago Grelhado ao Molho de Queijo Coalho. Flambado e Gratinado ao Molho de Nata Individual 2 pessoas 65,00 115,00 Individual 2 pessoas 115,00 Individual 2 pessoas 70,00 130,00 Individual 2 pessoas 70,00 130,00 Individual 2 pessoas 70,00 130,00 Individual 2 pessoas 70,00 130,00 Camarão

Leia mais

ITENS DA MERENDA ESCOLAR 2015

ITENS DA MERENDA ESCOLAR 2015 ITENS DA MERENDA ESCOLAR 2015 Nº ITEM UNIDADE DE MEDIDA 1 ABACATE 2 ABACAXI 3 ABÓBORA 4 ACHOCOLATADO EM PÓ EMBALAGEM DE 800G FARDO COM 24 PCT DE 400G 5 ACHOCOLATADO EM PÓ DIET EMBALAGEM DE 210G 6 ACHOCOLATADO

Leia mais

Governo do Estado de Mato Grosso do Sul Secretaria de Estado de Educação

Governo do Estado de Mato Grosso do Sul Secretaria de Estado de Educação Governo do Estado de Mato Grosso do Sul Secretaria de Estado de Educação Receitas Salgadas Molho Básico de Carne Moída Arroz Vitaminado Brasileirinho Sopa de Feijão com Macarrão, Legumes e Carne Baião

Leia mais

Orientações para uma vida ativa e saudável através da alimentação

Orientações para uma vida ativa e saudável através da alimentação Orientações para uma vida ativa e saudável através da alimentação Introdução Para ter uma qualidade de vida favorável, com boa saúde e manter-se ativo, além dos cuidados diários com medicações, acompanhamento

Leia mais

PORTFÓLIO DE ALMOÇO E JANTARES

PORTFÓLIO DE ALMOÇO E JANTARES PORTFÓLIO DE ALMOÇO E JANTARES ARROZ Primeiro conceito ARROZ BRANCO Segundo conceito ARROZ PRIMAVERA CENOURA, OVOS, PRESUNTO E CHERO VERDE Terceiro conceito ARROZ Á GREGA CENOURA, UVAS PASSAS, ERVILHA

Leia mais

Caraguatatuba ENTRADAS E PORÇÕES SALADAS

Caraguatatuba ENTRADAS E PORÇÕES SALADAS Caraguatatuba ENTRADAS & PORÇÕES SALADA MAIONESE PEIXES E FRUTOS DO MAR ESPECIAIS CAMARÃO ROSA FILÉ DE ABADEJO PAELLA MOQUECAS ROBALO FILÉ DE PESCADA TAINHA LAGOSTA BACALHAU FILÉ DE SALMÃO FILÉ DE LINGUADO

Leia mais

Receitas criativas para esquentar o inverno. SUPLEMENTO ONLINE julho 2013 ano 3 nº 9

Receitas criativas para esquentar o inverno. SUPLEMENTO ONLINE julho 2013 ano 3 nº 9 Receitas criativas para esquentar o inverno SUPLEMENTO ONLINE julho 2013 ano 3 nº 9 Sopa de Tomate com Trigo em Grãos e Berinjela Grelhada Berinjela Grelhada 1 berinjela média, com casca, picada em cubos

Leia mais

Hábitos alimentares das primeiras civilizações à atualidade. Profª Patrícia Ceolin Grassi

Hábitos alimentares das primeiras civilizações à atualidade. Profª Patrícia Ceolin Grassi Hábitos alimentares das primeiras civilizações à atualidade Profª Patrícia Ceolin Grassi Influências na alimentação Brasileira Ao decorrer dos tempos houveram inúmeras variações, desde ingredientes,

Leia mais

Almoços Saudáveis Para Uma Semana De Moura

Almoços Saudáveis Para Uma Semana De Moura Índice Índice Massa & Feijões Perú O Roti Saudável Almoço Mexicano Pizza Saudável Vegetais Grelhados Almoços Saudáveis Para Uma Semana De Moura Massa & Feijões Este prato saudável combina feijão que enchem

Leia mais

Clique aqui http://emagrecaki.com.br/medotof

Clique aqui http://emagrecaki.com.br/medotof Clique aqui http://emagrecaki.com.br/medotof Clique aqui http://emagrecaki.com.br/emagrecimentom Clique aqui http://emagrecaki.com.br/medotof ÍNDICE Pasta & Feijões 3 Perú 4 O Roti Saudável 5 Massa De

Leia mais

A ALIMENTAÇÃO DO FORTALEZENSE: HÁBITOS E PRÁTICAS ALIMENTARES

A ALIMENTAÇÃO DO FORTALEZENSE: HÁBITOS E PRÁTICAS ALIMENTARES A ALIMENTAÇÃO DO FORTALEZENSE: HÁBITOS E PRÁTICAS ALIMENTARES Ana Kerssya de Lima Santos 1 Francisca Andréia Sousa Farias 2 Liana Cleide Flor de Lima 3 Lindolfo Alves Nascimento Neto 4 Rafaelly Oliveira

Leia mais

Segredo do Emagrecimento Rápido http://www.coisasqueemagrecem.com.br/segredoemagrecimentorapido

Segredo do Emagrecimento Rápido http://www.coisasqueemagrecem.com.br/segredoemagrecimentorapido ÍNDICE Pasta & Feijões 3 Perú 4 O Roti Saudável 5 Massa De Gergelin Com Frango 7 Almoço Mexicano 8 Pizza Saudável 9 Vegetais Grelhados 10 Imformações importantes! Este Ebook não pode ser modificado / editado,

Leia mais

Centro de Saúde Escola do Butantã/FMUSP. Saúde da Criança. Receitas para as primeiras papinhas do seu bebê

Centro de Saúde Escola do Butantã/FMUSP. Saúde da Criança. Receitas para as primeiras papinhas do seu bebê Centro de Saúde Escola do Butantã/FMUSP Saúde da Criança Receitas para as primeiras papinhas do seu bebê Receita básica para PAPA SALGADA Não podem faltar estes alimentos no preparo do papa para a criança

Leia mais

CARDÁPIO DO BABY SPACE KIDS (ABRIL/2016) 1ª Semana e 3ª Semana

CARDÁPIO DO BABY SPACE KIDS (ABRIL/2016) 1ª Semana e 3ª Semana Idade CARDÁPIO DO BABY SPACE KIDS (ABRIL/2016) 1ª Semana e 3ª Semana Almoço 4 a 5 meses Creme de Batata inglesa 4 a 5 meses Carne guisada, Legumes (abóbora, chuchu, brócolis, (M) Papinha de manga, maçã

Leia mais

Manteiga 0,55. Queijo Erú 0,55. Azeitonas 0,55. Queijo Fresco Pequeno 0,95. Queijo de Cabra Fresco 2,30. Tacinha de Petiscos Regionais 1,90

Manteiga 0,55. Queijo Erú 0,55. Azeitonas 0,55. Queijo Fresco Pequeno 0,95. Queijo de Cabra Fresco 2,30. Tacinha de Petiscos Regionais 1,90 ENTRADAS Manteiga 0,55 Queijo Erú 0,55 Azeitonas 0,55 Queijo Fresco Pequeno 0,95 Queijo de Cabra Fresco 2,30 Tacinha de Petiscos Regionais 1,90 Paté de Atum 2,20 Morcela de Arroz Grelhada c/ Abacaxi 3,75

Leia mais

RECEITAS DO NORDESTE

RECEITAS DO NORDESTE RECEITAS DO NORDESTE 17 Abará 18 Acarajé 1 Acarajé receita 1 2 Acarajé receita 2 6 Algoritmo 51 Arrumadinho 7 Bobo de Camarão 20 Bobó de camarão 58 Bredo de Coco 37 Buchada 41 Buchada 57 Caldeirada 46

Leia mais

Algumas sugestões para tornar os seus pratos mais aromáticos e saborosos e menos salgados!

Algumas sugestões para tornar os seus pratos mais aromáticos e saborosos e menos salgados! Algumas sugestões para tornar os seus pratos mais aromáticos e saborosos e menos salgados! Substitua o sal por ervas aromáticas e especiarias nos seus cozinhados!!! Aipo Açafrão Açafrão da terra ou curcuma

Leia mais

COUVERT ENTRADAS PARA PARTILHAR

COUVERT ENTRADAS PARA PARTILHAR COUVERT Completo 3.00 Gamela pão: trigo, centeio e broa, Manteiga e Azeitonas Gamela do Pão (Trigo, Centeio, Broa) 1.70 Manteiga (dose) 0.60 Azeite 0.60 Azeitonas em Tempero 1.10 Folhadinho de Carne 2.50

Leia mais

COCKTAIL BOAS-VINDAS

COCKTAIL BOAS-VINDAS KIT FAMÍLIAS 2015 COCKTAIL BOAS-VINDAS Sugestão I Vinho Branco, Espumante, Porto Seco Sumos e Refrigerantes Canapés Variados 4.50 por pessoa Sugestão II Vinho Branco, Espumante, Porto Seco Sumos e Refrigerantes

Leia mais

Alimentação saudável para Diabé7cos, com muito gosto! Nídia Braz 14 Dezembro, 2012

Alimentação saudável para Diabé7cos, com muito gosto! Nídia Braz 14 Dezembro, 2012 Alimentação saudável para Diabé7cos, com muito gosto! Nídia Braz 14 Dezembro, 2012 1 A alimentação saudável depende de hábitos alimentares saudáveis: Diversidade da alimentação Número adequado de refeições

Leia mais

CARDÁPIO H1 QUILOMBOLA

CARDÁPIO H1 QUILOMBOLA QUILOMBOLA GOVERNO ESTADO DO MARANHÃO FLÁVIO DINO DE CASTRO E COSTA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO FELIPE COSTA CAMARÃO SECRETARIA ADJUNTA DE SUPORTE AO SISTEMA EDUCACIONAL ANDERSON FLÁVIO LINDOSO SANTANA

Leia mais

22 unid. Bacalhau c/ Espinafres

22 unid. Bacalhau c/ Espinafres SALGADOS INDIVIDUAIS: Croquetes (grandes) 7 Dúzia * Bolinhas de vitela e rissóis (médios) 6 Dúzia * Rissóis (carne, camarão) grandes 7 Dúzia * Pasteis de Bacalhau 7 Dúzia * Empadas de Galinha e Vitela

Leia mais

AVEIA. As fibras também melhoram o trânsito intestinal, evitando constipação, e estão associadas à diminuição do risco de câncer de cólon.

AVEIA. As fibras também melhoram o trânsito intestinal, evitando constipação, e estão associadas à diminuição do risco de câncer de cólon. AVEIA Propriedades da Aveia: A aveia é um cereal rico em proteínas, ferro, magnésio, fósforo, zinco, manganês, vitamina B1 e vitamina B5, além de ser excelente fonte de fibras solúveis. Estudos mostram

Leia mais

1 lata de abóbora em calda, 2 xícaras de açúcar, 4 ovos, 4 colheres de açúcar, 2 colheres de maisena, 1 litro de leite, 1 copo de leite

1 lata de abóbora em calda, 2 xícaras de açúcar, 4 ovos, 4 colheres de açúcar, 2 colheres de maisena, 1 litro de leite, 1 copo de leite ABÓBORA COM CREME 1 lata de abóbora em calda, 2 xícaras de açúcar, 4 ovos, 4 colheres de açúcar, 2 colheres de maisena, 1 litro de leite, 1 copo de leite 1 Leve as 2 xícaras de açúcar em uma panela ampla

Leia mais

a) O que o menino está fazendo? b) O que as crianças estão segurando em suas mãos? c) Em sua opinião, por que eles estão vestidos dessa maneira?

a) O que o menino está fazendo? b) O que as crianças estão segurando em suas mãos? c) Em sua opinião, por que eles estão vestidos dessa maneira? UNIDADE: Festa Junina / Brasil SITUAÇÃO DE USO Conhecimento sobre festas juninas brasileiras. MARCADORES Cultura; Religião; Culinária. EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - Compreender textos orais e escritos

Leia mais

Caldeirada de Peixe. Bolinho de Siri. Ingredientes: Modo de preparo: Ingredientes:

Caldeirada de Peixe. Bolinho de Siri. Ingredientes: Modo de preparo: Ingredientes: Caldeirada de Peixe - 4 cebolas médias -8 dentes de alho - 6 tomates médios - 1/2 pimentão verde - 1/2 pimentão vermelho - 1/2 pimentão amarelo - 3 folhas de louro - salsa - coentro - 1,5kg batata - 2kg

Leia mais

NATAL 2015. tdhotels.com

NATAL 2015. tdhotels.com NATAL 2015 tdhotels.com SELEÇÃO DE NATAL 2015 BUFFET TRADIÇÃO BUFFET DE FRIOS VARIEDADE DE SALADAS SIMPLES Alface, tomate, cebola laminada, cenoura ralada SALADAS COMPOSTAS E ENTRADAS Salada de couve

Leia mais

SALVADOR ILHA DE DOS FRADES ITAPARICA ILHÉUS ALAGOINHAS CAMAÇARI

SALVADOR ILHA DE DOS FRADES ITAPARICA ILHÉUS ALAGOINHAS CAMAÇARI SALVADOR ILHA DE DOS FRADES ITAPARICA ILHÉUS ALAGOINHAS CAMAÇARI BAHIA O estado da Bahia ocupa uma grande área da região Nordeste, são aproximadamente 565 Km 2 de muita diversidade. Localiza-se entre os

Leia mais

MENU NATAL PROMOÇÃO 1 MENU NATAL PROMOÇÃO 2. MARISCOS (Pratos para 3 pessoas)

MENU NATAL PROMOÇÃO 1 MENU NATAL PROMOÇÃO 2. MARISCOS (Pratos para 3 pessoas) MENU NATAL PROMOÇÃO 2 MENU NATAL PROMOÇÃO 1 Mexilhão de Cebolada Mexilhão de Cebolada Amêijoa à Casa Amêijoa à Casa c/ Arroz de Marisco de acompanhamento ½ Jarro Vinho Branco ou, ½ Jarro Vinho Tinto ou,

Leia mais

Gastronomia. Algumas receitas de pratos típicos alentejanos e que fazem parte da alimentação tradicional desta região.

Gastronomia. Algumas receitas de pratos típicos alentejanos e que fazem parte da alimentação tradicional desta região. Gastronomia. Algumas receitas de pratos típicos alentejanos e que fazem parte da alimentação tradicional desta região. Açorda Alentejana ou Açorda D Alho 1 Molho de Coentros 2 a 4 Dentes de Alho 4 c. Sopa

Leia mais

Saboroso, rápido e conveniente. Pescado Preparado

Saboroso, rápido e conveniente. Pescado Preparado Saboroso, rápido e conveniente Pescado Preparado Índice Gama de Pescado Preparado 2 Wrap de Barrinhas Ómega 3 3 Barrinhas Ómega 3 com Salada Quente 5 Barrinhas Ómega 3 com Salada Fria 7 Barrinhas de Pescada

Leia mais

Cardápio Curva de Rio. Porções e Petiscos. Entradas

Cardápio Curva de Rio. Porções e Petiscos. Entradas Cardápio Curva de Rio 150 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 166 168 169 Surubim Filé de Tilápia Isca de peixe Marisco ao Vinagrete Kani Kama Lula no vapor Lula a dorê Lula ao vinagrete

Leia mais

CRIANÇA 8: Água de coco, suco de caju e guaraná: CRIANÇA 10: prato com tomate, arroz, feijão, bife de vaca e alface:

CRIANÇA 8: Água de coco, suco de caju e guaraná: CRIANÇA 10: prato com tomate, arroz, feijão, bife de vaca e alface: 184 CRIANÇA 8: Água de coco, suco de caju e guaraná: CRIANÇA 10: prato com tomate, arroz, feijão, bife de vaca e alface: CRIANÇA 9: prato com arroz, carne, alface, queijo e tomate: CRIANÇA 11: prato com

Leia mais

TOP 10 RECEITAS DETOX. www.detoxdecorpoealma.com

TOP 10 RECEITAS DETOX. www.detoxdecorpoealma.com TOP 10 RECEITAS DETOX 1. BRIGADEIRO DE TÂMARA -8 tâmaras sem caroço -1/2 xícara de amêndoas picadas -2 colheres de sobremesa de cacau em pó -suco de 1 laranja lima Modo de Preparo: Coloque as tâmaras,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS 1 Cardápio Segunda-Feira: Mingau de aveia, canela e biscoito doce MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Frango guisado, arroz escorrido, feijão, farofa, salada e Sopa de legumes e carne seca Tiras de frango acebolada,

Leia mais

EMENTA. Semana de 03 a 07 de Janeiro de 2011 DIA PRATO EMENTA GUARNIÇÃO/ACOMPANHAMENTO. Filetes panados no forno. Fruta da época ou gelatina

EMENTA. Semana de 03 a 07 de Janeiro de 2011 DIA PRATO EMENTA GUARNIÇÃO/ACOMPANHAMENTO. Filetes panados no forno. Fruta da época ou gelatina Semana de 03 a 07 de Janeiro de 2011 EMENTA GUARNIÇÃO/ACOMPANHAMENTO Creme de Alho Francês Rissóis de carne Arroz de ervilhas e cenoura raspada 3 Canja com massinhas Filetes panados no forno Salada de

Leia mais

Uma festa que reúne sons, cores, sotaques e sabores.

Uma festa que reúne sons, cores, sotaques e sabores. Livro de receitas Uma festa que reúne sons, cores, sotaques e sabores. O Festival de Cultura Nordestina Cubatão Danado de Bom está de volta e traz mais uma edição do Festival Gastronômico. Desta vez, 14

Leia mais

Educação Integral FEVEREIRO 2012

Educação Integral FEVEREIRO 2012 02/02 Leite com e flocos Bolacha cream cracker Carne moída com tomate Legumes refogados Bolo de milho Leite caramelizado Bauru de forno 03/02 Leite com café Creme de chocolate com bolacha triturada Tiras

Leia mais

Para melhor aprender, o pequeno-almoço devo comer!

Para melhor aprender, o pequeno-almoço devo comer! Férias Carnaval Férias Carnaval Férias Carnaval Brócolos (Batata, abóbota, brócolos, nabo, cebola, cenoura, alho, azeite, 106 3 18 2 3 Empadão de Vitela (Vitela, arroz, cebola, alho, azeite, 562 20 55

Leia mais

Livro de Receitas. Receitas do. Chef César Santos

Livro de Receitas. Receitas do. Chef César Santos Livro de Receitas Receitas do Chef César Santos Camarão com arroz de coco Ingredientes: 400 g de filé de camarão 10 quiabos médios 50 g de pimentão verde 50 g de pimentão amarelo 50 g de pimentão vermelho

Leia mais

EMENTAS DO DEPARTAMENTO DO IDOSO DA SCMS (versão janeiro de 2015) EMENTA Nº 1

EMENTAS DO DEPARTAMENTO DO IDOSO DA SCMS (versão janeiro de 2015) EMENTA Nº 1 EMENTA Nº 1 Sopa Creme de Legumes c/ massinha Lanche Prato Croquetes de carne c/ arroz de Sandes de queijo e fruta Dieta Bifes de Perú com arroz branco Suplemento de jantar* Prato Bacalhau com natas e

Leia mais

Arroz e Feijão Maravilha

Arroz e Feijão Maravilha Arroz e Feijão Maravilha 40 g de abóbora picada 40 g de arroz 40 g de carne bovina picadinha 30 g de cenoura picada 40 g de chuchu picado 40 g de couve picada 30 g de feijão 30 g de repolho 10 g de cebola

Leia mais

Sódio em Debate Desafios na Redução do Consumo

Sódio em Debate Desafios na Redução do Consumo V Encontro de Especialistas Sódio em Debate Desafios na Redução do Consumo Profª Raquel Botelho Universidade de Brasília Problemática Consumo excessivo Oferta excessiva Adaptação do Paladar Escolha de

Leia mais

saudade a língua é minha pátria

saudade a língua é minha pátria saudade a língua é minha pátria Ingredientes 1 kg de filés de peixe robalo ou similar 1 pimentão grande em rodelas 1 cebola média em rodelas 4 tomate em rodelas 3 dentes de alho socados 2 limões (suco)

Leia mais

SUGESTÕES DE CARDÁPIOS SAUDÁVEIS semana #5

SUGESTÕES DE CARDÁPIOS SAUDÁVEIS semana #5 SUGESTÕES DE CARDÁPIOS SAUDÁVEIS semana #5 ADOTE PRÁTICAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS Na sobremesa, prefira as frutas. Se der vontade de consumir doce, opte pelos doces de frutas ou gelatina. Uma dica: use a

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA 01/2011 PNAE/SEE-AL/15ª CRE ANEXO III TOTAL GERAL DA 15ª. CRE ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DOS GÊNEROS ALIMENTÍCIOS CEREAIS

CHAMADA PÚBLICA 01/2011 PNAE/SEE-AL/15ª CRE ANEXO III TOTAL GERAL DA 15ª. CRE ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DOS GÊNEROS ALIMENTÍCIOS CEREAIS ANEXO III TOTAL GERAL DA 15ª. CRE CEREAIS ARROZ BRANCO - Comum, classe longo fino, agulha, tipo 2, isento de matéria terrosa, pedras, fungos ou parasitas, livre de umidade, com grãos inteiros. Acondicionado

Leia mais

COUVERT. 300 Couvert de Entrada SALADA

COUVERT. 300 Couvert de Entrada SALADA COUVERT 300 Couvert de Entrada SALADA 200 Salada Completa ( Alface,tomate,palmito,rúcula,ovo, cebola e azeitona) 201 Salada do Rancho (Alface americana, frango desfiado, bacon em cubinhos, parmesão ralado

Leia mais

COZIDO DE REPOLHO À ALGARVIA

COZIDO DE REPOLHO À ALGARVIA COZIDO DE REPOLHO À ALGARVIA 600 g de repolho ; 320 g de feijão vermelho ou de manteiga ; 150 g de morcela 150 g de chouriço vermelho 150 g de toucinho 400 g de entrecosto 150 g de batata doce 150 g de

Leia mais

Embaixada do Brasil em Oslo

Embaixada do Brasil em Oslo Embaixada do Brasil em Oslo Semana Cultural Brasil-Noruega 2016 Brochura de Gastronomia 2 A Embaixada do do Brasil em em Oslo agradece agradece a participação a participação e colaboração e de todos colaboração

Leia mais

1 Uso reduzido de produtos industrializados.

1 Uso reduzido de produtos industrializados. Somos um EMPÓRIO e RESTAURANTE de alimentação saudável, orgânica, sem glúten, sem lactose, vegetariana e vegana. Optamos por não servir alimentos com carne por uma questão de respeito aos animais. Mas,

Leia mais

A culinária colombiana divide-se em três partes: a comida dos Andes, a comida do mar e a comida da floresta amazônica.

A culinária colombiana divide-se em três partes: a comida dos Andes, a comida do mar e a comida da floresta amazônica. A culinária colombiana divide-se em três partes: a comida dos Andes, a comida do mar e a comida da floresta amazônica. Nos Andes predominam os ensopados, os cozidos e frituras feitos com ingredientes como

Leia mais

livro de RECEITAS festa do milho

livro de RECEITAS festa do milho livro de RECEITAS festa do milho JACI - SÃO PAULO Índice Pg. 03 Pg. 04 Pg. 05 Pg. 06 Pg. 07 Pg. 08 Pg. 09 Pg. 10 Pg. 11 Pg. 12 Pg. 13 Pg. 14 Pg. 15 Pg. 16 Pg. 17 Pg. 18 Pg. 19 Pg. 20 Pg. 21 Curau Tradicional

Leia mais

A exposição Mesas Regionais Brasileiras é uma oportunidade cultural deliciosa para sua cidade, escola,empresa,etc.

A exposição Mesas Regionais Brasileiras é uma oportunidade cultural deliciosa para sua cidade, escola,empresa,etc. Exposição Mesas Brasileiras Um passeio pela gastronomia regional do Brasil. Uma exposição dos principais pratos que representam o melhor da tradição culinária brasileira. Uma oportunidade única para se

Leia mais

Secretaria Municipal de Educação de Arapongas. Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE. CARDÁPIO EDUCAÇÃO INFANTIL (1-3 anos)

Secretaria Municipal de Educação de Arapongas. Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE. CARDÁPIO EDUCAÇÃO INFANTIL (1-3 anos) 1ª SEMANA SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA Arroz Arroz Carreteiro de Arroz Arroz Arroz Feijão Carne moída Feijão Feijão Feijão Carne em cubos acebolada Feijão Farofa de ovos

Leia mais

Cardápio Pré-Escolar - 2014

Cardápio Pré-Escolar - 2014 Data -- -- -- 02/01 03/01 Dia da semana Quinta Sexta Suco de maçã Minipão francês com requeijão Arroz, feijão, isca de frango acebolada, purê de batata Banana prata Leite com morango Sopa de macarrãozinho

Leia mais

Guia Alimentar para a População Brasileira

Guia Alimentar para a População Brasileira Guia Alimentar para a População Brasileira Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição Departamento de Atenção Básica Secretaria de Atenção à Saúde Ministério da Saúde Revisão do Guia Alimentar para a

Leia mais

PROGRAMA DE TREINO DE COMPETÊNCIAS DE GESTÃO DOMÉSTICA ECONOMIA ALIMENTAR

PROGRAMA DE TREINO DE COMPETÊNCIAS DE GESTÃO DOMÉSTICA ECONOMIA ALIMENTAR de formação PROGRAMA DE TREINO DE COMPETÊNCIAS DE GESTÃO DOMÉSTICA ECONOMIA ALIMENTAR 16 HORAS Página 1 de 11 INTRODUÇÃO O Programa de Treino de Competências Básicas de Gestão Doméstica Economia Alimentar

Leia mais

Ano letivo 2015-2016 SEMANA 1. Energia (Kcal) Segunda-feira

Ano letivo 2015-2016 SEMANA 1. Energia (Kcal) Segunda-feira SEMANA 1 Sopa Lombardo e cenoura 1,3,5,6,7,8,9,12 76,65 Prato Jardineira de novilho 1,5,6,7,9,12 345,47 Lanche Leite DI 7, pão de leite com manteiga 1,3,5,6,7 234,83 Sopa Caldo verde 1,3,5,6,7,8,9,12 115,81

Leia mais

Cardápio de JULHO 2016 FUNDAMENTAL - BARRA

Cardápio de JULHO 2016 FUNDAMENTAL - BARRA 01/jul Alface Salpicão Couve flor Caldo verde Espetinho de frango Farofa de coco Couve refogada Melão Laranja VEGETAL DA SEMANA: COCO 04/jul 05/jul 06/jul 07/jul 08/jul Brócolis, azeitona preta, pimentão

Leia mais

EMENTA - Colaboradores Valência de Infância

EMENTA - Colaboradores Valência de Infância Dia Prato EMENTA - Colaboradores Valência de Infância 5 a 9 de setembro de 2016 Colaboradores Segunda-feira 05 Terça-feira 06 Quarta-feira 07 Quinta-feira 08 Sexta-feira 09 Creme de legumes 9,12 Fêveras

Leia mais

Bolo de Banana. Ingredientes Quantidade Medida Pré- preparo

Bolo de Banana. Ingredientes Quantidade Medida Pré- preparo Bolo de Banana Cozinha Brasileira disciplina Categoria: Entrada Quente AULA PRÁTICA V Região Sudeste Ingredientes Quantidade Medida Pré- preparo Farinha de trigo 250 g Açúcar Mascavo 250 g Banana caturra

Leia mais

Dieta. Lanche da manhã. Almoço. Café da manha:

Dieta. Lanche da manhã. Almoço. Café da manha: Café da manha: Dieta opção 1 1 xíc. (chá) de café com leite desnatado 1 pão francês sem miolo na chapa com 1 col. (sopa) rasa de margarina ou 1 fatia de queijo fresco ½ xíc. (chá) de cereal 1 xíc. (chá)

Leia mais

CARDÁPIO INFANTIL KIDS -AGOSTO 2015

CARDÁPIO INFANTIL KIDS -AGOSTO 2015 1 a SEMANA: CARDÁPIO INFANTIL KIDS -AGOSTO 2015 2 a 03/08/2015 Mini francês com margarina Banana picado Frango em Cubos com Legumes Abobrinha refogada Cenoura salteada no alho e manteiga Farofa Brasileira

Leia mais

NÚMERO. Alimentação: Sustentável. Receitas deliciosas. O seu dia a dia muito mais saboroso. CHICO SARDELLI DEPUTADO ESTADUAL PV

NÚMERO. Alimentação: Sustentável. Receitas deliciosas. O seu dia a dia muito mais saboroso. CHICO SARDELLI DEPUTADO ESTADUAL PV Alimentação: Sustentável NÚMERO 3 Receitas deliciosas. O seu dia a dia muito mais saboroso. Risoto de casca de Abóbora Cascas de 2kg de abóbora (ralada ) 3 xicaras de arroz cozido 1 cebola grande (picada)

Leia mais

SUGESTÃO FILANTRÓPICA NOVEMBRO/ 2011 Dias Desjejum Almoço Lanche Jantar Mamão e banana com Sopa de macarrão, carne e Pão de forma com Omelete

SUGESTÃO FILANTRÓPICA NOVEMBRO/ 2011 Dias Desjejum Almoço Lanche Jantar Mamão e banana com Sopa de macarrão, carne e Pão de forma com Omelete SUGESTÃO FILANTRÓPICA NOVEMBRO/ 2011 31/10 Leite com achocolatado Mamão e banana com Sopa de macarrão, carne e Pão de forma com Omelete farinha láctea legumes Batatas ao molho Salada de cenoura e beterraba

Leia mais

Não deixe de aproveitar os pratos com a economia do TodoDia!

Não deixe de aproveitar os pratos com a economia do TodoDia! Esta revista foi pensada para deixar você com água na boca do início ao fim. Nela, vou mostrar duas de minhas especialidades na cozinha: receitas de massas e tortas. Nada mais versátil para agradar à família

Leia mais

RECEITAS DIETÉTICAS PARA O VERÃO

RECEITAS DIETÉTICAS PARA O VERÃO ROLINHOS DE PEIXE COM ESPINAFRES 4 Filetes de peixe sem pele e espinhas com cerca de 100g cada 1 Colher (sopa) de sumo de limão 300g de espinafres congelados 1 Dente de alho 3 Colheres (sopa) de azeite

Leia mais

Fundamentos de Gastronomia

Fundamentos de Gastronomia Hélio Eleutério Fundamentos de Gastronomia 1 a Edição www.editoraerica.com.br 1 Sumário Capítulo 1 - Formação do Hábito Alimentar... 11 1.1 A primeira alimentação...11 1.1.1 Fatores de formação...14 1.2

Leia mais

Prefeitura do Município de Londrina Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura do Município de Londrina Secretaria Municipal de Educação 30/05 Leite com Pão de leite com Chá quente com laranja Bolacha rosquinha Salsicha com milho Abobrinha refogada Salada de beterraba Bolo de Leite com café Quibe assado com tomate Suco de laranja 31/05

Leia mais

TOP RECEITAS DETOX Detox de Corpo e Alma

TOP RECEITAS DETOX Detox de Corpo e Alma TOP RECEITAS DETOX Detox de Corpo e Alma BRIGADEIRO DE TÂMARA -8 tâmaras sem caroço -1/2 xícara de amêndoas picadas -2 colheres de sobremesa de cacau em pó -suco de 1 laranja lima Modo de preparo: Coloque

Leia mais

Plano Alimentar Semanal

Plano Alimentar Semanal Março DIA 17 DIA 18 DIA 19 DIA 20 DIA 21 DIA 22 DIA 23 / / - feijão de azeite e ovo escalfado+ - pato - canja - Vitela estufada com puré + - solha no forno + batata corada alho francês - pescada frita

Leia mais

PARQUE NACIONAL DE SETE CIDADES PARQUE NACIONAL DE SETE CIDADES. Piauí TERESINA RIO PARNAÍBA LAGOA DO PORTINHO PRAIA DO MACAPÁ

PARQUE NACIONAL DE SETE CIDADES PARQUE NACIONAL DE SETE CIDADES. Piauí TERESINA RIO PARNAÍBA LAGOA DO PORTINHO PRAIA DO MACAPÁ PARQUE NACIONAL DE SETE CIDADES PARQUE NACIONAL DE SETE CIDADES Piauí TERESINA LAGOA DO PORTINHO RIO PARNAÍBA PRAIA DO MACAPÁ Piauí O estado do Piauí é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está localizado

Leia mais

Salmão da Noruega Das águas frias e cristalinas da Noruega

Salmão da Noruega Das águas frias e cristalinas da Noruega Salmão da Noruega Das águas frias e cristalinas da Noruega Verdadeiros Clássicos? www.mardanoruega.com Salmão da Noruega O verdadeiro sabor da Noruega Reconhecido pela sua qualidade superior e aroma delicado,

Leia mais

Feijão verde Arroz de atum com macedónia de legumes Repolho, ervilhas e cenoura Fruta da época (min. 3 variedades) Pão de mistura

Feijão verde Arroz de atum com macedónia de legumes Repolho, ervilhas e cenoura Fruta da época (min. 3 variedades) Pão de mistura Semana 06/04/2015 a 10/04/2015 Prato 0 Feijão verde Arroz de atum com macedónia de legumes Repolho, ervilhas e cenoura de mistura Minestrone Almôndegas estufadas com esparguete Alface, couve roxa e milho

Leia mais

Inverno 2016. Chefe Executivo Ricardo Costa. Mestre Pasteleiro José Bastos. Chefe de Restaurante Pedro Marques. Diretora de Vinhos Beatriz Machado

Inverno 2016. Chefe Executivo Ricardo Costa. Mestre Pasteleiro José Bastos. Chefe de Restaurante Pedro Marques. Diretora de Vinhos Beatriz Machado Chefe Executivo Ricardo Costa Mestre Pasteleiro José Bastos Chefe de Restaurante Pedro Marques Diretora de Vinhos Beatriz Machado Sommelier Elisabete Fernandes Inverno 2016 A equipa do restaurante do The

Leia mais

Chef Borges. Sugestão de consumo por pessoa. Carnes Brancas 150g. Carnes Vermelhas 150g. Peixes e Massas 200g. Arroz e Saladas 100g.

Chef Borges. Sugestão de consumo por pessoa. Carnes Brancas 150g. Carnes Vermelhas 150g. Peixes e Massas 200g. Arroz e Saladas 100g. Chef Borges Rotisserie Aqui tudo é saboroso e facilita a sua vida! Faça suas encomendas com antecedência mínima de 2 dias e com 5 dias para datas especiais. Ligue (16) 3610-8946 ou 99131-0600 de Segunda

Leia mais

Observação: crianças, adolescentes, gestantes e praticantes de atividades físicas intensas têm recomendações diferenciadas.

Observação: crianças, adolescentes, gestantes e praticantes de atividades físicas intensas têm recomendações diferenciadas. Atualizado em 15.01.2014 O Lanche Certo tem como objetivo orientar sobre escolhas alimentares adequadas de lanches no trabalho, o que possibilita a melhora de hábitos alimentares, além da promoção da saúde

Leia mais

Cardápio Berçário - 08 meses a 2 anos Novembro 2014

Cardápio Berçário - 08 meses a 2 anos Novembro 2014 Cardápio Berçário - 08 meses a 2 anos SERVIÇO Segunda Terça Quarta Quinta Sexta 03 04 05 06 07 MÉDIA VALOR NUTRICIONAL Mamadeira Mamadeira Mamadeira Mamadeira Mamadeira KCAL: 486,20 g CHO: 49,23 g Biscoito

Leia mais

Uma autêntica refeição italiana é uma verdadeira experiência culinária: um enriquecimento aos olhos e ao paladar.

Uma autêntica refeição italiana é uma verdadeira experiência culinária: um enriquecimento aos olhos e ao paladar. Uma autêntica refeição italiana é uma verdadeira experiência culinária: um enriquecimento aos olhos e ao paladar. Os italianos desfrutam de várias e prazerosas refeições ao longo do dia, com uma grande

Leia mais

O programa Meu Prato Saudável é um modelo nutricional que serve como referência para uma alimentação saudável nas principais refeições do dia.

O programa Meu Prato Saudável é um modelo nutricional que serve como referência para uma alimentação saudável nas principais refeições do dia. REVISTA ELETRÔNICA O programa Meu Prato Saudável é um modelo nutricional que serve como referência para uma alimentação saudável nas principais refeições do dia. CEIA SAUDável e em conta chester ou peru?

Leia mais

COMIDAS TÍPICAS DO RECIFE E PERNAMBUCO

COMIDAS TÍPICAS DO RECIFE E PERNAMBUCO Muito apreciado pelos pernambucanos, o carangueijo é um crustáceo que exige certo esforço e habilidade na hora de saboreá-lo. No entanto, quem o experimenta não deixa de voltar a provar. O modo certo de

Leia mais

Prefeitura do Município de Londrina Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura do Município de Londrina Secretaria Municipal de Educação 30/05 Leite com Pão de forma com Mamão e banana com farinha láctea 31/05 Leite com café Pão de leite com 01/06 Omelete Batatas ao molho Salada de cenoura e beterraba cozidas Caqui Filé de frango grelhado

Leia mais

A COUVE-FLOR NA ESCOLA DO SABOR

A COUVE-FLOR NA ESCOLA DO SABOR ESCOLA DO SABOR Os alimentos são fonte de energia e garantia de sobrevivência. Sem uma alimentação adequada à criança não pode se desenvolver ou crescer. O bom desenvolvimento corporal e intelectual exige

Leia mais

CARNES. Estrogonofe acompanha arroz com ervilha fresca e cenoura. Carne de panela acompanha purê de batata e couve refogada

CARNES. Estrogonofe acompanha arroz com ervilha fresca e cenoura. Carne de panela acompanha purê de batata e couve refogada CARNES Carne de panela acompanha purê de batata e couve refogada Porção de 350 g (1 unid) 379 kcal 1584 kj 19 Carboidratos 32 g 11 Proteínas 33 g 44 Gorduras Totais 13 g 24 Gordura saturada 5,5 g 25 Fibra

Leia mais

Receitas De Comidas Para Orixás VARIEDADES. EXÚ - Farofa - Dendê e Pinga. OGUN - Feijão Preto com Cebola ( macundê ). OXOSSI - Milho com Mel e Coco.

Receitas De Comidas Para Orixás VARIEDADES. EXÚ - Farofa - Dendê e Pinga. OGUN - Feijão Preto com Cebola ( macundê ). OXOSSI - Milho com Mel e Coco. Receitas De Comidas Para Orixás VARIEDADES EXÚ - Farofa - Dendê e Pinga. OGUN - Feijão Preto com Cebola ( macundê ). OXOSSI - Milho com Mel e Coco. OSSAIN - Feijão Preto com Mel e Coco. OBALUAIÊ - Pipocas.

Leia mais

Receita: Pipoca Pad Thai Estilo Tailandesa

Receita: Pipoca Pad Thai Estilo Tailandesa Receita: Pipoca Pad Thai Estilo Tailandesa A receita de hoje é especial, pois foi a receita mais pedida até hoje no 2N4S! Nós postamos a foto da Pipoca Pad Thai no Instagram e muita gente ficou curiosa

Leia mais

FEIJOADA SERGIPANA E AS RELAÇÕES CULTURAIS. André dos Passos Conceição 1 andre.tour@bol.com.br. Nickolas Pereira Santana Souza¹ nick.ing@hotmail.

FEIJOADA SERGIPANA E AS RELAÇÕES CULTURAIS. André dos Passos Conceição 1 andre.tour@bol.com.br. Nickolas Pereira Santana Souza¹ nick.ing@hotmail. FEIJOADA SERGIPANA E AS RELAÇÕES CULTURAIS André dos Passos Conceição 1 andre.tour@bol.com.br Nickolas Pereira Santana Souza¹ nick.ing@hotmail.com GT 04 O Alimento como Memória e Identidade nos Territórios

Leia mais

Cardápio 06.07 até 10.07.2015

Cardápio 06.07 até 10.07.2015 Cardápio 06.07 até 10.07.2015 COLAÇÃO Banana Suco de acerola Melão Suco de goiaba Maçã pepino/carne ao molho/ Abóbora cozida/ /batata e repolho/frango no molho/ cenoura cozida/ farofa de couve e ovos/arroz/feijão

Leia mais

CARDÁPIOS PARA VÉSPERA E ANTEVÉSPERA DA COLONOSCOPIA

CARDÁPIOS PARA VÉSPERA E ANTEVÉSPERA DA COLONOSCOPIA CARDÁPIOS PARA VÉSPERA E ANTEVÉSPERA DA COLONOSCOPIA CAMPO GRANDE MS JULHO DE 2008 Nutricionista Responsável: Dayane Belusso CRN 3 24696/P E-mail belussob@hotmail.com CARDÁPIO DA ANTEVÉSPERA DO EXAME DESJEJUM

Leia mais

Câmaras e Equipamentos Frigoríficos Refrigeração Aquecimento Umidade Relativa São Paulo/SP (11) 6636-5851

Câmaras e Equipamentos Frigoríficos Refrigeração Aquecimento Umidade Relativa São Paulo/SP (11) 6636-5851 www.tectermica.com.br Câmaras e Equipamentos Frigoríficos Refrigeração Aquecimento Relativa São Paulo/SP (11) 6636-5851 FRUTAS Produto Propriedades dos Alimentos Perecíveis Abacate 7,2 a 12,8 85 a 90 65,4-1

Leia mais

BELGRANO PIZZARIA TRADIZIONE D ITALIA, À MODA BRASILEIRA

BELGRANO PIZZARIA TRADIZIONE D ITALIA, À MODA BRASILEIRA BELGRANO PIZZARIA TRADIZIONE D ITALIA, À MODA BRASILEIRA Desde 2008, a Pizzaria Belgrano prima pela qualidade e pela exclusividade em seus sabores, tanto nas suas pizzas como em massas e saladas, em suas

Leia mais

Cozinha Nestlé / Peter Michael. Livro de Receitas. Sabores regionais

Cozinha Nestlé / Peter Michael. Livro de Receitas. Sabores regionais Livro de Receitas Sabores regionais VIDA ATIVA SED SED SAPIEN AT EM QUALQUER IDADE ÍNDICE REGIÃO SUDESTE REGIÃO CENTRO-OESTE 2 Bem-estar e qualidade de vida do tamanho do Brasil Muito mais do que uma necessidade

Leia mais