UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AVM FACULDADE INTEGRADA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AVM FACULDADE INTEGRADA"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AVM FACULDADE INTEGRADA O MODELO IDEAL DE LIDERANÇA PARA O SÉCULO XXI <> <> <> Por: Leila Maria da Silva André <> <> <> Orientador Prof. Sérgio Majerowicz Rio de Janeiro 2012

2 2 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AVM FACULDADE INTEGRADA <> <> <> <> <> O MODELO IDEAL DE LIDERANÇA PARA O SÉCULO XXI <> <> <> <> <> Apresentação de monografia à AVM Faculdade Integrada como requisito parcial para obtenção do grau de especialista em Gestão Empresarial. Por: Leila Maria da Silva André.

3 3 AGRADECIMENTOS Agradeço, primeiramente ao meu Deus, que me cinge de forças para realizar sonhos como este. Agradeço ao meu esposo e meus filhos, pela compreensão da minha ausência do lar, para realizar este curso. Agradeço a minha mãe por ter me ajudado numa dificuldade para iniciar este curso. Agradeço aos meus Pastores que incansavelmente me abençoam e apoiam o meu crescimento.

4 4 DEDICATÓRIA Dedico esta monografia aos meus filhos: Roberta Silva André e Gabriel Silva André, para que acreditem em seus sonhos e se empenhem para realizá-los.

5 5 Tomai-vos homens sábios e entendidos, experimentados entre as vossas tribos, para que os ponha por vossas cabeças (Deuteronômio 1:13)

6 6 RESUMO Em meio a tanta discussão sobre os rumos que a sociedade está tomando neste século, não se pode deixar de considerar aquele que tem um papel primordial em qualquer segmento: o líder. Até então, é bem compreendido que tanto se fez com uma liderança de pulsos fortes, determinada, equilibrada e, porque não dizer, bem intencionada quanto aos anseios e aspirações de sua época. No entanto, acreditar que no século XXI, quando a economia mundial toma dimensões alarmantes e a era digital segue um ritmo quase inatingível, os líderes, e aqueles que de alguma forma pretendem sê-lo, devem refletir suas posições, entender o cenário em que atuam e, o que se pode considerar fundamental, ser o mais flexível para garantir êxito nos resultados. Em suma, este trabalho pretende proporcionar uma reflexão para entender se as práticas de liderança adotadas até o século XX são válidas para o século XXI e o que se espera do líder daqui por diante.

7 7 METODOLOGIA A metodologia utilizada para elaboração desta Monografia foi a pesquisa através de livros, revistas, filmes e artigos, daquilo que confiadamente pôde acrescentar ao conhecimento desejável para o tema proposto.

8 8 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 09 CAPÍTULO I - CONCEITO 10 CAPÍTULO II - CARACTERÍSTICAS DO LÍDER 13 CAPÍTULO III - AS OPORTUNIDADES DE LIDERANÇA 18 CAPÍTULO IV - EXEMPLOS DE LIDERANÇA 19 CAPÍTULO V - O LÍDER DO FUTURO 26 CAPÍTULO VI - TENDÊNCIAS QUE DEFINEM OS ATRIBUTOS DA LIDERANÇA DO FUTURO 31 CONCLUSÃO 35 BIBLIOGRAFIA 36

9 9 INTRODUÇÃO Este trabalho pretende abordar de forma clara e objetiva os preceitos oriundos de estudos e análises de pensadores que, ao longo dos anos, tem investido seu tempo e conhecimento em prol daquilo que pode ser considerado o modelo de gestão ideal. Ao longo dos anos, o papel da liderança tem sido exercido considerando apenas os traços que uma pessoa pudesse ter em si mesmo, demonstrados em suas características comportamentais, o que contribuiu significativamente para os seus resultados. Não se pode negar que isto é um fator primordial, mas com a modernidade o homem precisa expandir esta característica e adequá-la a uma nova realidade, que nem sempre foi determinada por ele. O Século XX foi marcado principalmente por um modelo autocrata, onde somente o líder tinha ideias e era capaz de tomar decisões sobre quaisquer assuntos da empresa. Os subordinados não exercitavam sua capacidade de criatividade e não podiam expor suas ideias. Quando alguém se propunha a fazê-lo era considerado subversivo, sem respeito aos padrões instituídos pela Organização. No presente século, a figura do líder permanece presente, mas com um enfoque diferente, onde ele se apresenta como um instrutor, um preparador técnico, alguém que norteia sua equipe e conduz de forma que os liderados se sintam capazes de produzir com criatividade.

10 10 CAPÍTULO I O CONCEITO Liderança é um assunto bastante amplo, objeto de vários estudos e debates ao longo dos anos, mas ainda se constitui um tema que merece ser discutido, pois, a busca de definições e modelos que mais se aproximem daquilo que possa ser considerado ideal no campo da administração gerencial. Em sua análise, Cury demonstra a definição de alguns estudiosos, conforme a seguir: Liderança é nada mais que um modo de proceder para com outros (= interação) e que se caracteriza não particularmente pelas qualidades do líder, mas pela maneira de interação que faz que, em determinadas circunstâncias, uma pessoa torne-se capaz de exercer preponderante influência sobre o grupo. (JENNINGS) Liderança é um processo dinâmico que varia de situação para situação, com mudanças de líderes, seguidores e situações. (CURY) Liderança é a ação orientada no sentido de ser conseguido um esforço cooperativo, no qual o indivíduo que a exerce demonstre: Inteligência; Compreensão da situação ou realidade; Consciência das necessidades e aspirações do grupo; Responsabilidade; Persistência; Confiança própria em si. (MARGARET BENNET)

11 11 De acordo com McCauley (2004): A liderança é uma ferramenta criada para nos assessorar em um dilema humano específico: como fazer os indivíduos trabalharem em conjunto para gerar resultados coletivos Histórico sobre a Liderança Inicialmente, a escola tradicional preconiza que a figura do líder estava vinculada somente ao exercício de sua autoridade, considerando o seu cargo, sem se preocupar com as necessidades de seus subordinados. Nesse tempo a expressão equipe não era considerada, mas subordinados, para distanciar as pessoas de seus líderes. Nos últimos anos, pesquisas mostram que estilos de liderança variam consideravelmente de líder para líder, não havendo um líder dominante, mas várias combinações Estilos de Liderança Cury (2005) observa três estilos distintos de liderança: Autoritária, Democrática e Liberal, nos quais está refletido o comportamento dos líderes e sua forma de perceber a natureza humana Estilo Autoritário A conduta do líder autoritário é determinar toda a política da Organização, pois é ele quem dita as técnicas e etapas das atividades, tratando de forma individual cada assunto. O líder autoritário é dominador, impessoal e às vezes hostil. Considerase, muitas vezes líder apenas pelo cargo que ocupa. Tem como opinião que o homem é naturalmente pouco merecedor de confiança, tendo necessidade de ser liderado. Este líder não é amplo em seus elogios e críticas.

12 Estilo Democrático O líder democrático delega a sua equipe a decisão sobre a questão política da Organização, ficando ao seu encargo somente o apoio e encorajamento. Suas atividades são precedidas de uma discussão sobre proposições por ele apresentadas para a melhor adequação ao desempenho do grupo. O líder democrático dá liberdade aos seus subordinados para escolherem sobre os grupos de trabalho. Este líder é negociador, pois reconhece o homem com um ser inteligente, dinâmico e capaz de enfrentar desafios Estilo Liberal O líder liberal não participa das decisões, pois as delega integralmente à sua equipe. Ele contribui com informações e/ou materiais necessários ao desempenho da Organização, sem interferir diretamente nas atividades. Esse comportamento permite que sua equipe faça o que deseja, sem acompanhamento ou interferência de seu líder.

13 13 CAPÍTULO II CARACTERÍSTICAS DO LÍDER As pesquisas sobre liderança ensejam questionamentos sobre as características dos líderes eficazes. McCauley (2004) revela que isto demonstra que, se não houver tais capacidades, não será possível identificar naquele indivíduo o perfil que se espera de um líder. O líder comum emprega pessoas. O líder verdadeiro desenvolve pessoas. (MYLLES MUNROE) As características do líder estão dirigidas às pessoas, pois, sua maior habilidade será conduzir a equipe ao sucesso e atingir as metas estabelecidas. De acordo com Kiesel (2004), em uma Organização, o líder desenvolve uma imagem mental possível e desejável ao se posicionar e gerar confiança obtida através de saber ouvir e aprender. O líder necessita basicamente de algumas características que irão destacá-lo, conforme demonstrado a seguir: 2.1 Atributos Pessoais Como prova desta característica está a habilidade, a motivação, a integridade, que serão aplicados em quaisquer situações, além da demonstração de maturidade necessária para lidar com o inesperado. a) Ações ou Comportamentos Esta característica vem demonstrar a capacidade do líder interagir com o grupo, resultando no melhor desempenho, eficiência na realização das atividades, promovendo o maior crescimento nos processos e sistemas da Organização.

14 14 b) Competências O líder apresenta esta característica através de suas ações, as quais devem ser fruto de um conjunto de conhecimentos, habilidades e perspectivas, visando o desenvolvimento de sua equipe. c) Expertise A expertise do líder é uma característica que o destaca, pois lhe dá maior poder de análise baseada em informações obtidas em situações já vividas, o que lhe capacita desempenhar papéis de cunho superior. d) Experiência A experiência é uma característica fundamental para o líder e que o torna capaz de desempenhar papéis multidisciplinares, além de diferenciá-lo dos demais líderes na Organização. 2.2 Líderes Formais e Informais Os líderes formais, segundo McCauley (2004), tem poder conforme sua posição na Organização dada a sua nomeação ou eleição. Sua eficácia é percebida em todos os departamentos desde uma supervisão até o mais alto grau executivo. Já os líderes informais assumem seu papel na Organização sem qualquer formalização da sua autoridade. Em níveis inferiores, estes líderes tendem a buscar maior motivação de sua equipe, tornando-as mais eficazes. No entanto, para estes dois tipos de líderes e de acordo com o tipo de Organização, são exigidas práticas de liderança distintas.

15 A Liderança Exemplar Há cinco práticas da liderança exemplar, as quais são listadas a seguir. Essas práticas podem ser consideradas respostas aos desafios que os líderes enfrentam e que podem, e alguns momentos, representar de forma positiva ou negativa às circunstâncias. As cinco práticas exemplares, de acordo com Kouzes e Posner (2004), não se constituem características peculiares do líder, mas devem fazer parte do comportamento de qualquer pessoa que assuma o desafio de liderar. Estas práticas resistem ao tempo e mantém sua perspectiva de relevância Prática nº 1: É preciso definir o caminho O líder deve ser um modelo exemplar do comportamento que espera de sua equipe. Os valores devem ser claros compondo um acordo em torno de princípios comuns e ideais comuns. Liderar significa que você tem de ser um bom exemplo e viver o que diz. (TOM BRACK) Prática nº2: A Inspiração deve surgir de uma visão compartilhada A inspiração surge através de um sonho que é a mola propulsora para inventar o futuro. Os líderes estão sempre observando o tempo, imaginando as possibilidades à sua espera quando eles e sua equipe chegarem a um destino longínquo. O que fez a diferença foi a visão de como a coisas poderiam ser e pintar a imagem com clareza para que todos possam tê-la e compreendê-la. (MARK D ARCANGELO) Prática nº 3: O processo precisa ser desafiado Pioneirismo é a marca do desafio que o líder precisa encarar para atingir seus objetivos.

16 16 Correr riscos e acreditar que vale a pena fazer isso são as únicas maneiras de as empresas darem saltos, em vez de subirem degraus na escada da melhoria. (MIKE PEPE) Prática nº 4: As pessoas precisam ser capacitadas a agir As coisas extraordinárias nas Organizações somente serão realizadas, se os líderes derem condições das pessoas agirem. A parceria da equipe é fundamental e deve ser estabelecida, principalmente, pelo uso do pronome nós, em vez de apenas eu Prática nº 5: O coração deve estar engajado Atitudes de proximidade com as pessoas podem contribuir para o bom resultado da Organização. O Reconhecimento das contribuições pode ser feito de modo individual ou em grupo, por meio de news letter, programas de reconhecimento através de premiações e/ou menção de que foi feito um excelente trabalho, dentre outros. Isto faz com que, além da motivação, as pessoas se sintam realmente importantes naquele negócio. 2.4 A Liderança Formadora de Equipe Poucos líderes fazem do trabalho em equipe uma realidade, pois, a maioria dos executivos, principalmente, não consegue tornar as equipes coesas por subestimar a capacidade que um grupo pode ter quanto achar que é um processo doloroso tornar o trabalho em equipe uma realidade. No entanto, de acordo com Lencioni (2004), o trabalho em equipe é uma escolha estratégica de um líder, a qual pode ser considerada semelhante a um modelo de vendas ou finanças. Com isso, torna-se uma ferramenta poderosa e benéfica para a Organização.

17 Os Dez Compromissos da Liderança As práticas da liderança exemplar requerem do líder pelo menos dez compromissos que provém de comportamentos que podem ser considerados fundamentais para o aprendizado da liderança, conforme descrição a seguir: 1) Esclarecer os valores que vão de encontro a afirmar ideais compartilhados. 2) Ser exemplo, a partir do alinhamento de ações e valores compartilhados. 3) Ter visão de futuro, com previsão de possibilidades empolgantes e enobrecedoras. 4) Atrair a equipe para uma só visão, priorizando as aspirações compartilhadas. 5) Manter constante busca de oportunidades, priorizando as iniciativas e, no âmbito externo, conhecer formas inovadoras de melhorias. 6) Ser ousado no experimento de riscos que o levem às conquistas, baseadas em experiências. 7) Incentivar a colaboração dos liderados com base na confiança em seus relacionamentos. 8) Buscar o fortalecimento da equipe para o aumento da autodeterminação e o desenvolvimento de suas habilidades. 9) Ser um reconhecedor de resultados, destacando individualmente os méritos de sua equipe. 10) Honrar os valores e conquistas alcançadas por sua equipe, garantindo, assim, um espírito de comunidade.

18 18 CAPÍTULO III AS OPORTUNIDADES DE LIDERANÇA As oportunidades de liderança estão em toda a parte e podem ser percebidas a qualquer momento, no setor público, privado ou terceiro setor, em casa, na escola ou na comunidade. Segundo Kouzes e Posner, as oportunidades surgem inesperadamente, independentemente de horário ou ocasião, para um novo desafio ou uma necessidade. Os líderes residem em qualquer cidade de qualquer país, são ocupantes de qualquer cargo em qualquer Organização. Eles podem ser empregados, voluntários, jovens ou idosos, homens ou mulheres. A liderança não conhece fronteiras raciais ou religiosas, étnicas ou culturais. Enfim, a liderança pode ser exercida por toda a parte. O Líder pode se destacar com comportamentos diferenciados, sua posição é sempre estratégica à medida que sua equipe cresce e seus resultados sejam alcançados ao longo do tempo. Kiesel (2004) afirma que a real constituição de uma equipe se dá somente quanto há a presença de um líder, o qual deverá gostar de e saber trabalhar com pessoas. Com este comportamento o líder dá o suporte necessário para a continuidade das atividades e os resultados são fruto de decisões em grupo, considerado, assim, objetivo alcançado pela equipe, não pelo indivíduo, apenas. Em sua oportunidade de liderar, diferentemente de um gerente, o líder toma atitudes que o destacam dos demais. Seguem algumas delas: 1) O líder define os limites e pede que a equipe tome a decisão. 2) O líder sinaliza o problema, recebe sugestões e toma a decisão. 3) O líder apresenta uma sugestão de decisão, sujeita a mudanças. 4) O líder apresenta ideias e convida os membros a discutir, fazer perguntas.

19 19 CAPÍTULO IV EXEMPLOS DE LIDERANÇA 4.1 O Exemplo de Jesus Cristo Não se pode negar que Jesus Cristo é considerado um visionário global. Em seu Artigo: Líder Insuperável, Dr. Myles Munroe descreve Jesus como o homem que há dois mil anos falou a onze homens sem formação e os responsabilizou a irem por todo o mundo. Ele começou a treinar pessoas que a sociedade pensava que não tinha nenhuma liderança dentro de si. Ele deu aos seus seguidores uma ideia e começou a trabalhar em sua autoestima, treinou-os por dois anos e meio e deixou a companhia aos seus cuidados. Dois mil anos depois esta companhia está com quase dois bilhões de clientes. É a maior e mais antiga companhia do mundo. O Império Romano não pôde sobreviver a esta companhia. É impossível falar em liderança sem considerar o modelo de Jesus. Em seu Artigo: Inspirado a Liderar, Dr. Munroe diz que indivíduos que não sabem para onde estão indo provavelmente terminarão em qualquer lugar. Se você quiser liderar, você deve primeiro servir. (JESUS CRISTO)

20 O Exemplo de Abílio Diniz Nos dias de hoje, é possível encontrar pessoas que marcaram sua época com uma liderança que tem servido de modelo aos jovens líderes. O empresário Abílio Diniz, 75 anos, é considerado um dos líderes mais admirados do país e conta alguns de seus segredos de liderança: 1) Olhar para a equipe e tentar entendê-la, participar da vida de seus colaboradores, saber se eles estão confortáveis em suas atribuições. 2) Quando um profissional sabe o que realmente quer, é possível trabalhar com mais empenho e conseguir melhores resultados da equipe. 3) Um bom líder não improvisa. Ele é cauteloso e está sempre prevenido contra eventualidades. Quando surge um problema, ele deve seguir três passos: fazer o diagnóstico com a maior quantidade de informações possível, depois planejar qual caminho seguir e só então é que ele deve agir. 4) Muita coisa que fiz foi copiando o que deu certo, procurando as referências no mercado. No mundo atual, há poucos negócios que dependem de inovação. Por isso, não tente criar coisas inusitadas o tempo todo, se concentre em fazer bem o que já existe e, com isso, garantir bons resultados para o negócio. 5) Quando um líder tem prioridades na gestão de pessoas ou no negócio ele acaba pensando só no futuro e esquece o presente. O Líder tem de ter um foco e engajar a equipe para perseguir a meta. Ele deve olhar para a frente, abrir os braços e levar toda a equipe com ele para atingir seu objetivo. 6) Os cursos de liderança podem diminuir algumas defasagens, mas não são capazes de solucionar os problemas de gestão de quem não ouve a equipe, não reconhece a diferença entre os profissionais e não trabalha em um verdadeiro time. Seus subordinados vão saber se você está com eles ou não.

21 21 7) O papel do gestor é estimular a equipe e extrair o melhor resultado e cada funcionário. Eu sempre pergunto para meus funcionários: O que você está fazendo para ser o melhor do mundo em sua área?. Eles precisam constantemente querer ser os melhores no que fazem. E não há motivos para não ser assim. 8) Só quem consegue equilibrar vida pessoal e profissional e desempenha bem seus papéis na sociedade é feliz. Profissionais felizes produzem mais e melhor. Para mim, quem diz que está trabalhando muito não ganha pontos. Ganha pontos quem consegue ter uma vida equilibrada. 9) O papel do líder não é ser um especialista em todas as áreas da empresa. Ele precisa ter uma visão geral do negócio e saber quais são as principais tendências do setor em que trabalha. Mas ele não deve parar de estudar nunca. O bom líder precisa ler muito e ficar atento ao que acontece ao seu redor o tempo todo. 10) Quem chefia uma organização precisa antecipar problemas. Nunca ser pego de surpresa por eventos inesperados. O líder eficiente é aquele que olha para o futuro e traça um plano B, C, e D. Ele tem sempre que pensar em como resolver problemas ou em como evitar situações que possam causar prejuízos ao negócio. 11) Antes de contratar um profissional, você deve esmiuçar muito bem quais serão as atividade dele e o que espera do colaborador. Gaste muito tempo com essa atividade, chame advogados, detalhe o contrato você não vai se arrepender. Todos os problemas que tive nos negócios se deram porque fiz más contratações. 12) O líder precisa saber ouvir, se comunicar de um jeito que os subordinados compreendam. Pergunte, escute, participe. Não adianta apenas falar e não ser entendido. Muita gente acredita que, porque fala muito, fala bem. Não é assim,. É preciso garantir que sua equipe entenda exatamente quais são as metas da empresa.

22 22 13) No mundo de hoje, com o rápido desenvolvimento da tecnologia, os profissionais lentos estão ultrapassados. O líder tem de ser ágil, objetivo e incansável. Para tomar decisões rápidas e eficientes é preciso estar muito bem preparado, considerar todas as conseqüências para o negócio, e agir. 14) Em todos os tipos se negócio, os problemas só existem em duas áreas. Ou estão nos processos desempenhados pela companhia ou nas pessoas que executam esses processos. Os líderes erram ao ignorar essa equação e não ouvir as pessoas, ou ao ignorar o jeito certo de executar os processos. 15) Quanto mais você conhece seu concorrente, mais fácil fica prever as estratégias agressivas que podem ser adotadas por ele contra você, Eu sempre visito meus concorrentes porque preciso saber se eles estão tendo ideias melhores do que as minhas. Assim, consigo reduzir danos para o negócio. 16) É preciso encarar os problemas, porque só assim o líder vai conseguir pensar em soluções. Quanto mais tempo você demora para buscar alternativas,s mais difícil será convencer a equipe de que está no comando. Os problemas devem sempre ficar em cima da mesa, e nunca embaixo do tapete. 17) O líder diz que não quer ter prestígio e ser reconhecido está mentindo. O cargo faz com que as pessoas se deslumbrem com o poder. Agradeça por todas as pessoas que admiram o que você faz. Mas tenha sempre em mente que o que vai garantir seu sucesso como líder e como gestor eficiente de uma equipe é a humildade.

23 O Exemplo de Jack Welch Reconhecido mundialmente pelo seu brilhantismo à frente da General Eletric - GE, Jack Welch não poderia deixar de ser considerado no âmbito deste trabalho. Antes do ingresso de Welch, os gestores da GE entendiam que os empregados eram um custo qualquer, podendo, em caso de mau desempenho dos negócios, serem reduzidos como forma de incrementar as margens de lucros. Após seu ingresso, mudanças radicais aconteceram. Embora não estivesse plenamente engajado nos anseios e pretensões daquela empresa, devido ao radicalismo e impaciência para lidar com pessoas cuja mente poderia ser considerada retrógrada, sua atitude era vista como rebeldia e seu modo franco de falar incomodava a alguns, mas isso não comprometeu o seu brilhante desempenho na organização. Jack Welch teve sua ascensão de forma meteórica, iniciando como Engenheiro e chegando a tornar-se CEO da GE, embora tal posição, tão elevada, tivesse causado estranheza àqueles que o consideravam sedento demais para conseguir seus objetivos. Nesta posição, a qual pode ter sido considerada estratégica, não havia quem o pudesse impedir de tomar as decisões e realizar mudanças revolucionárias que pretendia. Ao assumir o mais alto cargo executivo na Ge, Welch percebeu que aquilo que para ele era visto como uma rígida hierarquia que precisava de mudanças radicais, por outros era apenas a continuidade dos lucros. Assim, começou a eliminar camadas de hierarquia, vendeu as subsidiárias que não apresentavam bom desempenho, exigia o crescimento dos lucros a cada trimestre. Com isso, aqueles que o impressionavam eram generosamente premiados. Os 20% (vinte por cento) melhores recebiam gratificações e opções de ações, enquanto os 10% (dez por cento) piores eram demitidos a cada ano. As demissões promovidas por Welch deram a ele o título de alguém sem compaixão ou humanidade, além de sua política de demissões ser considerada tacanha e cruel. No entanto, ele próprio argumentava sobre isso:

24 24 Alguns acham cruel e brutal demitir 10% de nosso pessoal, mas não é. É exatamente o contrário. O que eu acho cruel e falsa bondade é manter pessoas que não vão crescer nem prosperar. O modelo criado por Jack Welch passou a ser imitado nos Estados Unidos e, em seu setor, a GE tornou-se a empresa mais admirada do mundo. A saída de Jack da GE foi motivada por sua aposentadoria, da qual resultou em uma alta soma de dinheiro para alguém que não exerceu, por exemplo, o cargo de Presidente do país. Escreveu diversos livros, atuou como colunista em um jornal e ministra aulas em curso sobre de liderança. Se há alguma coisa pela qual eu gostaria de ser lembrado é de ter ajudado as pessoas a compreender que liderança é ajudar outras pessoas a crescer a alcançar o sucesso. Ainda tenho muito a fazer. (JACK WELCH) 4.4 Líderes Extraídos da Ficção Na ficção, a figura do líder tem sido retratada das mais diversas formas. Cada abordagem pode levar os gestores de hoje a uma reflexão sobre sua conduta junto aos seus liderados Filme: Desafiando Gigantes Em Desafiando Gigantes, o time do técnico de Futebol Grant Taylor nunca havia conseguido chegar à vitoria, a não ser quando usou sua fé para modificar totalmente a história de sua equipe.

25 Filme: O Diabo Veste Prada No filme O Diabo veste Prada, Miranda Priestly é uma executiva bemsucedida, reconhecida internacionalmente no mundo da moda, mas mantém sua equipe em pânico diariamente. Ao vê-la chegar à empresa, inicia um alvoroço pois, seu modo ríspido de tratar as pessoas faz com que suas assistentes sintam medo. Sua vida é integralmente dedicada aos negócios e exige o mesmo de sua equipe Filme: A Última Fortaleza O General Irwin é um militar do exército americano condenado à prisão de segurança máxima, onde conhece o Coronel Winter, que dirige a prisão de forma extremamente rigorosa ao ponto de Irwin ser motivado a liderar uma rebelião que tiraria o Coronel Winter do poder. Com suas metas, Irwin atrai os demais prisioneiros fazendo com que se tornem seus aliados para o cumprimento de suas metas Livro: O Monge e o Executivo Um alto executivo de uma empresa desiste de sua brilhante carreira para tornar-se participar de um monastério. Para sua surpresa, o monge que o recebe é um ex-presidente de uma multinacional que o conduz à grandes reflexões principalmente sobre respeito e humildade.

26 26 CAPÍTULO V O LÍDER DO FUTURO 5.1 A Comunicação Única e Simples A comunicação pode ser considerada o ponto primordial para o líder do futuro. O homem vive uma época em que os meios de comunicação em massa são aprimorados a cada dia. Em 1994, Booher declarou sobre a comunicação como: análise e decisões sólidas traduzidas em mensagens claras que influenciam as pessoas a agir e se sentir bem quanto ao seu desempenho e, no entanto, após quinze anos de sua publicação, percebeu ser algo mais verdadeiro do que na época de sua afirmação ao perceber que governos não podem liderar, tecnologia não pode liderar, a estratégia não pode liderar. Somente o homem pode liderar através de sua comunicação, sua mensagem clara, com objetivo, persuasão, e relevância. O líder do passado era uma pessoa que sabia como dizer. O líder do futuro será uma pessoa que sabe como perguntar. (PETER DRUCKER) É certo que a tecnologia nunca perderá sua importância na comunicação. O líder que souber utilizá-la de forma adequada terá os melhores resultados seja qual o for o segmento em que atue. Não haverá mais tempo para a resistência às inovações. Toda criação nos meios de comunicação deverá ser muito bem recebida e utilizada nas tomadas de decisão quanto à compra, venda, consumo, sem contar na oportunidade de interagir com os clientes e identificar grandes oportunidades de mercado.

27 O Líder Servidor No âmbito da liderança, não se pode falar em ética sem falar em serviço. Os lideres que pensam somente em si trazem influência destrutiva para as organizações. A liderança servidora é bem entendida por dois tipos de liderança: estratégica e operacional Liderança Estratégia A liderança estratégica age com visão e direção, tratando do quê da organização. Com uma visão clara o líder sabe seu propósito, para onde está indo e quais os valores que irão guiar o seu caminho. Assim, as metas estabelecidas podem ser atingidas. No entanto, embora a alta gestão tenha que desenvolver as pessoas para definir o rumo da organização, a responsabilidade final pela liderança estratégica permanece com os superiores, os quais não a delegam a outros Liderança Operacional A liderança operacional tatá do como da organização e pode ser compreendida como a parte servidora da liderança servidora. Neste contexto, os lideres necessariamente devem qualificar as pessoas em toda a organização, para que assumam um papel proativo na realização da visão. Não se pode negar que é no âmbito operacional que as organizações apresentam problemas éticos, em que os líderes permanecem no topo e os subordinados e clientes são negligenciados na parte inferior da pirâmide, por exemplo. Com isso, as pessoas ficam desencorajadas, levando a organização ao risco de fracasso moral e financeiro.

28 Ética e Integridade para o Século XXI O líder ético deve ter sempre em mente três perguntas em sua atuação: É legal? É equilibrado? Como vou me sentir comigo mesmo? É Legal? O termo legal neste contexto não está vinculado à lei civil, mas corresponde, principalmente, à ética ou normas da organização É equilibrado? A pergunta demonstra a necessidade de o líder ser justo, tomar decisões assimétricas e não beneficiar uma pessoa em detrimento de outra Como vou me sentir comigo mesmo? A pergunta leva o líder a uma reflexão pessoal, na qual ele avalia as consequências de suas ações que podem refletir nos meios de comunicação, em sua família e suas emoções. As decisões podem levar o líder a um posicionamento ilegal, mesmo que no momento não se tenha considerado a amplitude daquela decisão. Assim, questionar sempre sobre a legalidade, o equilíbrio e o bem estar emocional contribui para que o líder seja considerado ético em suas ações. 5.4 Valores Corretos Embora as pessoas sejam livres para decidirem seus valores, elas devem considerar que nem todos os valores são éticos. A exemplo, se uma organização busca incondicionalmente o cumprimento de suas metas, sem levar em conta práticas comerciais desonestas, ainda que bem vista quanto aos seus resultados, não poderá ser considerada uma empresa ética.

29 29 Os líderes devem dar total atenção aos valores quando estabelecem a visão para sua organização. A Johnson & Johnson foi fundada com o objetivo de aliviar a dor e a doença. Em 1982, durante um incidente de adulteração de um de seus produtos, a empresa Johnson & Johnson decidiu priorizar os pacientes, em seguida os funcionários, depois a comunidade e, por último os acionistas. Com isso, para sanar uma s ituação, recolheu do mercado todos os produtos adulterados, a fim de manter a fidelidade aos seus valores éticos, recuperar suas perdas e ganho do respeito em]m seus segmento de negócio. 5.5 A Avaliação de Ética Embora as pessoas tenham valores, nem sempre conseguem viver segundo eles. Isso é demonstrado quando há pressões externas para que não seja feito o que é certo em situações difíceis. Blanchard e Peale (1988) desenvolveram cinco princípios que podem servir de inspiração a agir de forma ética: Princípio 1: Propósito O propósito é a imagem que a pessoa tem de si mesmo, o que quer ser ou o tipo de vida que quer levar. Isto é o que dá sentido e definição às pessoas. Princípio 2: Orgulho O orgulho (autoestima) é importante para manter o propósito. A pessoa acredita em si mesmo e tem fé em suas habilidades. As pessoas que se sentem bem consigo tem o que é necessário para suportar a pressão externa.

30 30 Princípio 3: Paciência A paciência é necessária para o comportamento verdadeiramente ético. Blanchard e Peale (1988) afirmam que uma razão para as pessoas às vezes saírem do caminho é porque lhes falta a fé. Sem fé, elas tornam-se impacientes. As pessoas têm fé quando acreditam em alguma coisa e baseiam suas ações nessa crença. Princípio 4: Persistência Sem a persistência as tentativas de ser ético podem falhar. Ser ético é agir com ética em tempo integral e não apenas quanto é conveniente. O ético não tenta fazê-lo, ele realmente o faz. Princípio 5: Perspectiva Este quinto e último princípio reflete sobre aqueles que o cultivam os objetivos antes tomar decisões. É mais fácil enxergar o caminho e viver de acordo com o propósito, valores e crenças éticas quanto se tem perspectiva. 5.6 Servir ao Próximo O trabalho do líder é importante quanto se transporta para o modo servidor, ou seja, os líderes que agem desta forma fomentam a colaboração e a confiança. O resultado é um ambiente saudável, em que as pessoas não precisam trapacear para vencer. Na verdade, todas as pessoas são líderes em alguns aspectos de suas vidas, pois sempre que de alguma influenciam o comportamento dos outros, estão liderando.

31 31 CAPÍTULO VI TENDÊNCIAS QUE DEFINEM OS ATRIBUTOS DA LIDERANÇA DO FUTURO O futuro da liderança requer a compreensão das condições de negócios que os líderes enfrentarão e que tipo de pessoas fará parte da força de trabalho do futuro. 6.1 O Que se Espera dos Líderes do Futuro A próxima geração irá requerer dos líderes um conjunto de competências que pode ser considerado muito diferente do atual. O Gestor deverá ser alguém que apoie o desenvolvimento de suas carreiras, patrocine o seu desenvolvimento, dê feedback direto e os oriente. Esta última ainda pode ser considerada ineficaz por uma ampla variedade de organizações. Será necessário ao líder repensar sua posição nesta era onde as pessoas se comunicam em qualquer lugar e a qualquer momento. 6.2 Atributos Essenciais de Liderança Neste novo milênio, a necessidade de hierarquias burocráticas foi eliminada. Os funcionários se autogovernam, se engajam e detém informações e poder para atuarem no processo de governança organizacional e, de acordo com Varian (2009), economista-chefe da Google: Na organização antiga, era preciso fazer um exército de pessoas digerirem as informações para fornecêlas a quem tomava a decisão no topo. Mas isso não é assim que funciona hoje: a informação está disponível em todos os níveis hierárquicos, a todos na organização(...)

32 Foco em Colaboração O líder focado em colaboração demonstra atitudes que possibilitarão conforto em um ambiente em que concorrentes, trabalho em condições diversas irão exigir mais de sua atuação em mercados complexos. O líder do futuro deverá manter a mente aberta para compreender contribuições vindas tanto de funcionários quanto clientes. O líder que tiver esta sede de colaboração será bem atendido no futuro Desenvolvimento de Pessoas O líder terá como uma de suas principais metas o desenvolvimento das pessoas. Para isso ele será honesto em suas avaliações, procurando orientar na carreira e oferecendo oportunidades de crescimento. Em uma competição permanente por talentos escassos, o líder terá que adotar uma estratégia organizacional para o desenvolvimento das competências e habilidades dentro da própria organização Confiança e Competência no Mundo Digital O líder do futuro terá que confiar em suas habilidades no mundo digital e para ter condições de falar a linguagem da nova geração de profissionais. Novas formas de comunicação deverão ser consideradas na conexão com a força de trabalho virtual espalhada ao redor do mundo por meio de: blogs, wikis, reuniões virtuais, redes sociais, dentre outras tantas ferramentas de comunicação Mentalidade Global O líder deverá ser capaz de trabalhar nas mais diversas culturas, governos e Organizações Não Governamentais ONGs. A nova geração de trabalhadores oferecerá seu tempo de forma voluntária num ambiente que se concentre em pessoas, planeta e lucros.

33 Visão de Futuro O líder do futuro deverá ser capaz de prever o futuro e, para isso, terá que vasculhar o mercado, pesquisar tendências e construir uma empresa que lhe garanta o sucesso em curto prazo. Este líder não contará com demissões e recontratação para obter as habilidades necessárias, pois, a demanda por talentos será difícil, exceto para as organizações mais competitivas Líderes Globalmente Experientes O líder terá de usar a cabeça e o coração e ter coragem de enfrentar desafios para ser considerado globalmente experiente. Em 1997, Steve Jobs retornou à Apple em sua posição de CEO. Quando anunciou em seu primeiro discurso de que aquela empresa teria de ir além para buscar outros parceiros para contribuir com sua inovação, Jobs chocou sua equipe O que é Preciso para ser um Líder global eficaz no atual ambiente de negócios rápidos e complexos? Para se tornarem mais experientes em termos globais os líderes podem seguir nove etapas: 1) Desenvolver uma mentalidade global: o líder irá desenvolver produtos e serviços que sejam aceitos em vários mercados em todo o mundo. 2) Conduzir ao quadro mais amplo: para desenvolver esta perspectiva o líder irá fazer perguntas ou admitir que é preciso reunir mais informações. 3) Equilibrar paradoxos: o líder deverá saber quem é, o que está tentando conseguir e pelo que ele terá a coragem de ser conhecido. 4) Desenvolver a autoconsciência cultural: o líder deverá ter consciência de sua origem, entender suas características, valores e comportamentos.

34 34 5) Desenvolver a empatia cultural: o líder deverá ter a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa. 6) Liderar e desenvolver talentos globalmente diversificados: o líder deverá usar sua habilidade de compreender e administrar a diversidade de talentos em uma organização considerada cada vez mais global. 7) Esclarecer valores importantes: o líder deverá ser capaz de discutir a situação do mundo e como as pessoas podem trabalhar em cooperação para enfrentar os desafios de um mundo em mudança. 8) Equilibrar dinheiro e significado: o líder deverá crer que para o mundo recuperar seu equilíbrio econômico, será necessário recuperar seu equilíbrio moral. 9) Tornar-se um líder globalmente responsável: o líder deverá agir em busca do exercício global da liderança baseada em valores éticos para o progresso econômico e social e o desenvolvimento sustentável.

35 35 CONCLUSÃO Através deste trabalho é possível concluir que o século XX abriu oportunidades para que as pessoas identificassem de alguma forma o seu potencial de liderança. Muitas empresas atualmente consideradas gigantes em seu segmento surgiram de modo simples, muitas vezes conduzida pelo próprio fundador apenas e tendo como auxiliares os seus familiares. No entanto, as lideranças empresariais eram rígidas, agiam de modo independente e seus subordinados não passavam de meros executores de tarefas, sem ter sequer a oportunidade de expressar suas opiniões. No decorrer dos tempos, as empresas foram se modernizando, novos padrões de comportamento tem sido assumidos no intuito de acompanhar o crescimento dos negócios e da globalização. Desenvolver pessoas e torná-las profissionais competentes tem sido uma importante missão nas organizações. Com isso, os líderes de hoje são pessoas mais esclarecidas, em sua maioria confiantes em suas equipes e empenhados nos melhores resultados de seu trabalho. Em vez de tolher o potencial de seus subordinados o líder privilegia aqueles que mais contribuem criativamente para os bons resultados. O século XXI é uma era de desafios. O líder deste novo século terá que ser inovador, competente e visionário. O gestor deverá observar até mesmo aqueles que, no passado empreenderam e terá de adaptar suas ideias ao modelo atual e considerar que seus subordinados não são meros executores, mas pessoas com habilidade para até mesmo aprimorar seus projetos. A competência deverá ser uma das principais características do líder pois, as chances de erros deverão ser cada vez menores. A visão deverá ser permanentemente focada em ocupar as melhores posições numa competição cada vez mais acirrada por resultados. Neste sentido, o gestor deverá contar com as mais variadas tecnologias possíveis e o mais alto nível de conhecimento.

36 36 BIBLIOGRAFIA BERNARDI, Luiz Antônio. Manual de Empreendedorismo e Gestão: Fundamentos, Estratégias e Dinâmicas. São Paulo: Atlas, ª edição. BIECH, ELAINE. Manual de Liderança da ASTD A Melhor Fonte de Informação sobre a Arte de Liderar; tradução Sabine Holler - Rio de Janeiro: Elsevier, ª edição. CURY, Antonio. Organização e Métodos: uma visão holística. São Paulo: Atlas, ª reimpressão. HUNTER, James C. O Monge e o Executivo: Uma história sobre a Essência da Liderança. Rio de Janeiro: Sextante, ª edição. LENZI, Fernando César. KIESEL, Márcio Daniel. O Empreendedor de Visão. São Paulo: Atlas, MUNROE, MYLES. Vencendo a Crise: descubra o segredo para prosperar em tempos de adversidade. Tradução de Idiomas e Cia. Belo Horizonte: Bello Publicações, RIGBY, Rhymer. 28 Mentes que Mudaram o Mundo: os maiores desbravadores da gestão em todos os tempos; tradução Alessandra Mussi Rio de Janeiro: Elsevier, STÉFANO, Rhandy Di. O Líder Coach Líderes Criando Líderes. Rio de Janeiro: Qualitymark, ª Edição. Vários Colaboradores. Gestão com Pessoas e Subjetividade. Eduardo Davel, Sylvia Constant Vergara (organizadores). São Paulo: Atlas, Revista Você S.A. Edição Executiva RH e Finanças. Editora Abril. Edição 164, fevereiro/2012.

37 37 BARROS, Priscila. Artigo: Liderança nas Organizações. Portal/Liderança/Artigo/59060/liderança-nas-organizações.html - 22/02/ h01min CRUZ, Carlos. Artigo: Liderança: um papel a ser exercido, não um cargo /02/ h46min. MUNROE, Miles. Artigo: O Líder Insuperável. oliderinsuperavel.pdf 28/05/ h35min. Filme: A Última Fortaleza Título Original: The Last Castle Ano de Produção: 2001 Nacionalidade: EUA Gênero: Ação Filme: O Diabo Veste Prada Título Original: The Devil Wears Prada Ano de Produção: 2006 Nacionalidade: EUA Gênero: Comédia romântica Filme: Desafiando Gigantes Título Original: Facing the Giants Ano de Produção: 2006 Nacionalidade: EUA Gênero: Drama

Como se tornar um líder de Sucesso!

Como se tornar um líder de Sucesso! Como se tornar um líder de Sucesso! Os 10 mandamentos do Como se tornar um líder de Sucesso! O líder é responsável pelo sucesso ou fracasso de uma organização. A liderança exige de qualquer pessoa, paciência,

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

Enquete. O líder e a liderança

Enquete. O líder e a liderança Enquete O líder e a liderança Muitas vezes, o sucesso ou fracasso das empresas e dos setores são creditados ao desempenho da liderança. Em alguns casos chega-se a demitir o líder, mesmo aquele muito querido,

Leia mais

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS Ari Lima Um empreendimento comercial tem duas e só duas funções básicas: marketing e inovação. O resto são custos. Peter Drucker

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Gestor-líder: processo dinâmico de criação, habilidade, competência para perceber das limitações do sistema e propor solução rápida;

Gestor-líder: processo dinâmico de criação, habilidade, competência para perceber das limitações do sistema e propor solução rápida; AV1 Estudo Dirigido da Disciplina CURSO: Administração Escolar DISCIPLINA: Gestão de Políticas Participativas ALUNO(A):Mª da Conceição V. da MATRÍCULA: Silva NÚCLEO REGIONAL:Recife DATA:17/09/2013 QUESTÃO

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY

ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY O COACH NO MUNDO CORPORATIVO GRAVATAÍ 2011 TIANE RIBEIRO BENRY

Leia mais

Treinamento de Líderes Ministério da Mulher

Treinamento de Líderes Ministério da Mulher 1 Treinamento de Líderes Ministério da Mulher Introdução A liderança feminina sempre encontra barreiras impostas pelas tradições; é necessário que a mulher vença o seu interior, disponha-se a liderar e

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

Aperf r e f iço ç a o m a ent n o t o Ge G re r nci c al a para Supermercados

Aperf r e f iço ç a o m a ent n o t o Ge G re r nci c al a para Supermercados Aperfeiçoamento Gerencial para Supermercados Liderança Liderança é a habilidade de influenciar pessoas, por meio da comunicação, canalizando seus esforços para a consecução de um determinado objetivo.

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

O COACHING ESTRATÉGICO A Abordagem para uma Nova Cultura Organizacional. Luiz Cláudio Binato Belo Horizonte, 12 de Maio de 2011

O COACHING ESTRATÉGICO A Abordagem para uma Nova Cultura Organizacional. Luiz Cláudio Binato Belo Horizonte, 12 de Maio de 2011 O COACHING ESTRATÉGICO A Abordagem para uma Nova Cultura Organizacional Luiz Cláudio Binato Belo Horizonte, 12 de Maio de 2011 Organização Realização O QUE É COACHING? É um PROCESSO no qual um profissional

Leia mais

INTRODUÇÃO A ÃO O EMPREENDE

INTRODUÇÃO A ÃO O EMPREENDE INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO Prof. Marcos Moreira Conceito O empreendedorismo se constitui em um conjunto de comportamentos e de hábitos que podem ser adquiridos, praticados e reforçados nos indivíduos,

Leia mais

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Somos especializados na identificação e facilitação de soluções na medida em que você e sua empresa necessitam para o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

Introdução 01. José Roberto Marques

Introdução 01. José Roberto Marques Introdução 01 José Roberto Marques 9 Empreendedorismo & Coaching Pessoas Inovadoras Empreendem Tudo que você é capaz de imaginar, você pode conseguir. Walt Disney José Roberto Marques jrmcoaching 10 Instituto

Leia mais

Webinário liderança e coaching 21 de Maio de 2014

Webinário liderança e coaching 21 de Maio de 2014 Webinário liderança e coaching 21 de Maio de 2014 Creating the Future Objetivos Percecionar a diferença entre um gestor e um líder; Conhecer as caraterísticas de uma liderança eficaz; Conhecer o coaching;

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

LIDERANÇA INTEGRAL CONTEÚDO

LIDERANÇA INTEGRAL CONTEÚDO TREINAMENTO Levando em consideração que as empresas e pessoas têm necessidades diferentes, os programas de treinamento são personalizados para atender a demandas específicas. Os treinamentos são focados

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

O ADVOGADO GESTOR. A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo. Peter Drucker

O ADVOGADO GESTOR. A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo. Peter Drucker O ADVOGADO GESTOR Ari Lima A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo. Peter Drucker A competitividade atualmente no setor jurídico tem exigido uma nova postura profissional dos advogados. Tanto para

Leia mais

Fulano de Tal. Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 FINXS 09.12.2014

Fulano de Tal. Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 FINXS 09.12.2014 Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 Este relatório baseia-se nas respostas apresentadas no Inventário de Análise Pessoal comportamentos observados através questionário

Leia mais

44% 56% 67.896 respostas no Brasil. 111.432 respostas na América Latina. 0,5% Margem de erro. Metodologia e Perfil. homens.

44% 56% 67.896 respostas no Brasil. 111.432 respostas na América Latina. 0,5% Margem de erro. Metodologia e Perfil. homens. Brasil A pesquisa em 2015 Metodologia e Perfil 111.432 respostas na América Latina 44% homens 67.896 respostas no Brasil 0,5% Margem de erro 56% mulheres * A pesquisa no Uruguai ainda está em fase de coleta

Leia mais

Empreendedorismo de Negócios com Informática

Empreendedorismo de Negócios com Informática Empreendedorismo de Negócios com Informática Aula 5 Cultura Organizacional para Inovação Empreendedorismo de Negócios com Informática - Cultura Organizacional para Inovação 1 Conteúdo Intraempreendedorismo

Leia mais

Princípios de Liderança

Princípios de Liderança Princípios de Liderança LIDERANÇA E COACH www.liderancaecoach.com.br / liderancaecoach ÍNDICE Liderança Chefe x Líder O que um líder não deve fazer Dicas para ser um líder de sucesso Para liderar uma equipe

Leia mais

O PAPEL DO LÍDER. Vejamos no quadro abaixo algumas diferenças básicas entre um líder e um chefe: SITUAÇÃO CHEFE LÍDER

O PAPEL DO LÍDER. Vejamos no quadro abaixo algumas diferenças básicas entre um líder e um chefe: SITUAÇÃO CHEFE LÍDER O PAPEL DO LÍDER O Que é Um Líder? Atualmente, e cada vez mais, as empresas investem nos funcionários, pois acreditam que essa é a melhor forma para a obtenção de bons resultados. Equipes são treinadas,

Leia mais

e-saberes Liderança Ideias Reflexões e Provocações

e-saberes Liderança Ideias Reflexões e Provocações Liderança Ideias Reflexões e Provocações Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana seja apenas outra alma humana. Jung Líderes Porque ainda temos necessidade? Necessidades

Leia mais

Mensagem do presidente

Mensagem do presidente Mensagem do presidente A giroflex-forma está em um novo momento. Renovada, focada em resultados e nas pessoas, ágil e mais competitiva no mercado de assentos e de mobiliário corporativo. Representando

Leia mais

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund*

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1 Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1. Suporte para lideranças Discuta que ajuda os líderes podem necessitar para efetuar o seu papel efetivamente. Os seguintes podem fornecer lhe algumas idéias:

Leia mais

Inteligência. Emocional

Inteligência. Emocional Inteligência Emocional Inteligência Emocional O que querem os empregadores?? Atualmente, as habilitações técnicas específicas são menos importantes do que a capacidade implícita de aprender no trabalho

Leia mais

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Seção: Entrevista Pág.: www.catho.com.br SABIN: A MELHOR EMPRESA DO BRASIL PARA MULHERES Viviane Macedo Uma empresa feita sob medida para mulheres. Assim

Leia mais

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise.

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. 5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. INTRODUÇÃO Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil, mas em tempos de

Leia mais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais http://aguiavirtual.com.br/ Por Tiago Bastos 1 10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais Ao longo dos últimos 4 anos, venho trabalhando na internet de forma profissional. Já errei muito e acertei

Leia mais

Você é comprometido?

Você é comprometido? Você é comprometido? Não, isso não é uma cantada. O que o seu chefe quer saber é se você veste a camisa da organização. Você adora seu trabalho e desempenha suas funções com eficiência, mas não aposta

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

Atualmente é Coach, e fundador da Crescimentum-Coaching for Performance (www.crescimentum.com.br). Email : adiniz@crescimentum.com.

Atualmente é Coach, e fundador da Crescimentum-Coaching for Performance (www.crescimentum.com.br). Email : adiniz@crescimentum.com. O Líder do Futuro Numa época em que a Liderança se tornou tão importante quanto rara nas empresas, cada vez mais emerge a questão: quem serão os líderes do futuro? Que características vão predominar nas

Leia mais

1. Motivação para o sucesso (Ânsia de trabalhar bem ou de se avaliar por uma norma de excelência)

1. Motivação para o sucesso (Ânsia de trabalhar bem ou de se avaliar por uma norma de excelência) SEREI UM EMPREENDEDOR? Este questionário pretende estimular a sua reflexão sobre a sua chama empreendedora. A seguir encontrará algumas questões que poderão servir de parâmetro para a sua auto avaliação

Leia mais

Um mercado de oportunidades

Um mercado de oportunidades Um mercado de oportunidades Como grandes, pequenas e médias empresas se comunicam? Quem são os principais interlocutores e como procurá-los? Como desenvolver uma grande campanha e inovar a imagem de uma

Leia mais

Estimativas Profissionais Plano de Carreira Empregabilidade Gestão de Pessoas

Estimativas Profissionais Plano de Carreira Empregabilidade Gestão de Pessoas By Marcos Garcia Como as redes sociais podem colaborar no planejamento e desenvolvimento de carreira (individual e corporativo) e na empregabilidade dos profissionais, analisando o conceito de Carreira

Leia mais

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS www.empreende.com.br emp@empreende.com.br FAZENDO ACONTECER Programa de ensino de empreendedorismo inovador em nível mundial, desenvolvido

Leia mais

G P - AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS

G P - AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS G P - AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS Amplitude de Controle Conceito Também denominada amplitude administrativa ou ainda amplitude de supervisão, refere-se ao número de subordinados que um

Leia mais

Por que ouvir a sua voz é tão importante?

Por que ouvir a sua voz é tão importante? RESULTADOS Por que ouvir a sua voz é tão importante? Visão Tokio Marine Ser escolhida pelos Corretores e Assessorias como a melhor Seguradora pela transparência, simplicidade e excelência em oferecer soluções,

Leia mais

Ana Beatriz Bronzoni

Ana Beatriz Bronzoni Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal de Viçosa Viçosa (MG) - CEP 36570-000 CNPJ: 07.245.367/0001-14 Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular Universidade Federal

Leia mais

QI ESCOLAS E FACULDADES POS GRADUAÇÃO GETÃO DE PESSOAS LEIVA POSSAMAI PERFIL DO LÍDER

QI ESCOLAS E FACULDADES POS GRADUAÇÃO GETÃO DE PESSOAS LEIVA POSSAMAI PERFIL DO LÍDER QI ESCOLAS E FACULDADES POS GRADUAÇÃO GETÃO DE PESSOAS LEIVA POSSAMAI PERFIL DO LÍDER GRAVATAÍ 2011 LEIVA POSSAMAI GESTÃO DE PESSOAS DO NÍVEL ESTRATÉGICO AO NÍVEL OPERACIONAL Trabalho de avaliação da disciplina

Leia mais

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA?

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? Um guia de exercícios para você organizar sua vida atual e começar a construir sua vida dos sonhos Existem muitas pessoas que gostariam de fazer

Leia mais

O talento como diferencial de carreira... Uma fórmula de sucesso

O talento como diferencial de carreira... Uma fórmula de sucesso O talento como diferencial de carreira... Uma fórmula de sucesso Maiane Bertoldo Lewandowski Consultora de RH Hospital Mãe de Deus TRANSFORMAÇÕES NO MERCADO DE TRABALHO Mudança de modelo mental; Escassez

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

O CAMINHO PARA REFLEXÃO

O CAMINHO PARA REFLEXÃO O CAMINHO PARA REFLEXÃO a 1 Semana EMPREENDER É DAR A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIEDADE No mudo dos negócios existe a diferença visível do acomodado que nunca quer aprender a mesma coisa duas vezes e o

Leia mais

ATENDIMENTO 3D O diferencial para o sucesso em vendas

ATENDIMENTO 3D O diferencial para o sucesso em vendas Perfil... Atuando há 20 anos em vendas Jean Oliveira já viveu na pele cada experiência que essa profissão promove, é especialista com MBA em Estratégias de Negócios e graduado em Tecnologia de Processamento

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório

Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório Recursos Humanos Coordenação de Gestão de Pessoas Pesquisa de Clima Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório Introdução No dia 04 de Agosto de 2011, durante a reunião de Planejamento, todos os

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

LIDERAR PESSOAS A BASE DA CONSTRUÇÃO DE UMA EQUIPE DE SUCESSO. Prof. Paulo Henrique Ribeiro paulo@topassessoria.com

LIDERAR PESSOAS A BASE DA CONSTRUÇÃO DE UMA EQUIPE DE SUCESSO. Prof. Paulo Henrique Ribeiro paulo@topassessoria.com LIDERAR PESSOAS A BASE DA CONSTRUÇÃO DE UMA EQUIPE DE SUCESSO Prof. Paulo Henrique Ribeiro paulo@topassessoria.com LI ESTAMOS PASSANDO PELA MAIOR TRANSFORMAÇÃO NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE. VALORIZAR PESSOAS

Leia mais

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com E-book prático AJUSTE SEU FOCO Viabilize seus projetos de vida CONTEÚDO À QUEM SE DESTINA ESSE E-BOOK:... 3 COMO USAR ESSE E-BOOK:... 4 COMO ESTÁ DIVIDIDO ESSE E-BOOK:... 5 O QUE É COACHING?... 6 O SEU

Leia mais

O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações

O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações Projeto Saber Contábil O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações Alessandra Mercante Programa Apresentar a relação da Gestão de pessoas com as estratégias organizacionais,

Leia mais

PESQUISA DE ENGAJAMENTO/COMPROMETIMENTO, DE CLIMA ORGANIZACIONAL OU DE SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES?

PESQUISA DE ENGAJAMENTO/COMPROMETIMENTO, DE CLIMA ORGANIZACIONAL OU DE SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES? PESQUISA DE ENGAJAMENTO/COMPROMETIMENTO, DE CLIMA ORGANIZACIONAL OU DE SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES? Engajamento/comprometimento do colaborador: estado em que esse se encontra de genuíno envolvimento,

Leia mais

Selecionando e Desenvolvendo Líderes

Selecionando e Desenvolvendo Líderes DISCIPULADO PARTE III Pr. Mano Selecionando e Desenvolvendo Líderes A seleção de líderes é essencial. Uma boa seleção de pessoas para a organização da célula matriz facilitará em 60% o processo de implantação

Leia mais

LIDERAR UMA FORÇA DE TRABALHO MULTIGERACIONAL:UM GUIA PARA O COACHING & O ENGAJAMENTO DO COLABORADOR

LIDERAR UMA FORÇA DE TRABALHO MULTIGERACIONAL:UM GUIA PARA O COACHING & O ENGAJAMENTO DO COLABORADOR LIDERAR UMA FORÇA DE TRABALHO MULTIGERACIONAL:UM GUIA PARA O COACHING & O ENGAJAMENTO DO COLABORADOR LIDERAR UMA FORÇA DE TRABALHO MULTIGERACIONAL:UM GUIA PARA O COACHING & O ENGAJAMENTO DO COLABORADOR

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING CENÁRIO E TENDÊNCIAS DOS NEGÓCIOS 8 h As mudanças do mundo econômico e as tendências da sociedade contemporânea.

Leia mais

O RH dos sonhos dos CEOs

O RH dos sonhos dos CEOs O RH dos sonhos dos CEOs Expectativas e estratégias da liderança para os Recursos Humanos Presidentes de empresas de todos os portes falaram sobre a importância dos Recursos Humanos para as suas empresas

Leia mais

ACTION LEARNING. O que é Action Learning? FUN D A MEN T OS D O

ACTION LEARNING. O que é Action Learning? FUN D A MEN T OS D O C L E O W O L F F O que é Action Learning? Um processo que envolve um pequeno grupo/equipe refletindo e trabalhando em problemas reais, agindo e aprendendo enquanto atuam. FUN D A MEN T OS D O ACTION LEARNING

Leia mais

Quando as mudanças realmente acontecem - hora da verdade

Quando as mudanças realmente acontecem - hora da verdade Quando as mudanças realmente acontecem - hora da verdade Pergunte a um gestor de qualquer nível hierárquico qual foi o instante em que efetivamente ele conseguiu obter a adesão de sua equipe aos processos

Leia mais

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br.

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br. Marketing Ambiental Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. O que temos visto e ouvido falar das empresas ou associado a elas? Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br 2 3 Sílvia

Leia mais

Iniciar com qualidade

Iniciar com qualidade Iniciar com qualidade Depois de ver as dicas da Diretora Nacional Executiva de Vendas Independente Glória Mayfield lembre se de compartilhar com suas Consultoras que na Mary Kay elas nunca começam sozinhas.

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

LIDERANÇA. "Um exército de ovelhas liderado por um leão derrotaria um exército de leões liderado por uma ovelha." (Provérbio Árabe)

LIDERANÇA. Um exército de ovelhas liderado por um leão derrotaria um exército de leões liderado por uma ovelha. (Provérbio Árabe) LIDERANÇA "O grande líder é aquele que está disposto a desenvolver as pessoas até o ponto em que elas eventualmente o ultrapassem em seu conhecimento e habilidade." Fred A. Manske "Um exército de ovelhas

Leia mais

O que é Administração

O que é Administração O que é Administração Bem vindo ao curso de administração de empresas. Pretendemos mostrar a você no período que passaremos juntos, alguns conceitos aplicados à administração. Nossa matéria será puramente

Leia mais

HISTÓRIAREAL. Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada. Rodrigo Pinto. Microsoft

HISTÓRIAREAL. Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada. Rodrigo Pinto. Microsoft HISTÓRIAREAL Rodrigo Pinto Microsoft Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada Com a enorme quantidade de informação, o funcionário perde o controle do que é prioritário para

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

Fazendo a mudança dar certo

Fazendo a mudança dar certo Fazendo a mudança dar certo A importância das pessoas 12 de março de 2015 Carlos Siqueira e Daniela Segre Apresentações Carlos Siqueira Hay Group Brasil Diretor Daniela Segre Hay Group Brasil Gerente 2

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING 1. Estabelecer a constância de propósitos para a melhoria dos bens e serviços A alta administração deve demonstrar constantemente seu comprometimento com os objetivos

Leia mais

Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz

Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz Tomar decisões é uma atividade que praticamos diariamente, de uma forma ou de outra. Podemos até mesmo tomar a decisão de não tomar nenhuma decisão.

Leia mais

Programa de Desenvolvimento Gerencial. Conexã Gerencial

Programa de Desenvolvimento Gerencial. Conexã Gerencial Conexão Gerencial é um programa modular de Desenvolvimento Gerencial cujos principais objetivos são: Promover um choque de cultura e competência gerencial e tornar mais efetivo o papel dos Gestores. Alinhar

Leia mais

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar.

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. GRUPOS são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. QUANTOS ADOLESCENTES A SUA CLASSE TEM? Pequenos (de 6 a 10 pessoas) Médios ( de 11 pessoa a 25 pessoas) Grandes ( acima

Leia mais

Tendências em Gestão de Pessoas

Tendências em Gestão de Pessoas Tendências em Gestão de Pessoas Iniciamos um novo ano, 2011. Dois meses já se passaram, e voltamos aos artigos sobre RH estratégico, Tendências de Recursos Humanos, Novos Rumos para a área de Recursos

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

O caminho para conquistar Equipes de Alto Desempenho

O caminho para conquistar Equipes de Alto Desempenho 27 O caminho para conquistar Equipes de Alto Desempenho 233 Um líder conquista uma equipe de Alto de Desempenho, primeiramente por meio de suas atitudes como pessoa, e depois conquista pela Visão de um

Leia mais

O QUE É ECONOMIA VERDE? Sessão de Design Thinking sobre Economia Verde

O QUE É ECONOMIA VERDE? Sessão de Design Thinking sobre Economia Verde O QUE É ECONOMIA VERDE? Sessão de Design Thinking sobre Economia Verde Florianópolis SC Junho/2012 2 SUMÁRIO Resumo do Caso...3 Natureza do Caso e Ambiente Externo...3 Problemas e Oportunidades...4 Diagnóstico:

Leia mais

COACHING. Parceria para o sucesso! Coordenação Técnica e Instrutoria : Teorema Consultoria e Assessoria - São Paulo

COACHING. Parceria para o sucesso! Coordenação Técnica e Instrutoria : Teorema Consultoria e Assessoria - São Paulo COACHING Parceria para o sucesso! Coordenação Técnica e Instrutoria : Teorema Consultoria e Assessoria - São Paulo www.teoremaconsult.com.br teorema@teoremaconsult.com.br Coach É o papel que você assume

Leia mais

Gestão Eficaz e Liderança Empreendedora

Gestão Eficaz e Liderança Empreendedora Gestão Eficaz e Liderança Empreendedora O Mundo mudou. E o que eu tenho a ver com isso? Como as organizações desenvolvem-se nesse ambiente? A capacidade de mudança de uma organização é um dos fatores

Leia mais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA CONVIVER COM OS HUMANOS APRIMORADOS? http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=voce-esta-preparado-conviver-humanosaprimorados&id=010850090828 Redação do

Leia mais

Aquecimento para o 3º Seminário Internacional de BPM

Aquecimento para o 3º Seminário Internacional de BPM Aquecimento para o 3º Seminário Internacional de BPM É COM GRANDE PRAZER QUE GOSTARÍAMOS DE OFICIALIZAR A PARTICIPAÇÃO DE PAUL HARMON NO 3º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE BPM!! No ano passado discutimos Gestão

Leia mais

21 Mandamentos do Grandes Ideias

21 Mandamentos do Grandes Ideias 21 Mandamentos do Grandes Ideias 21 Mandamentos do Grandes Ideias Ideias simples mas que fazem toda a diferença na motivação dos nossos alunos!! 1. Conhecer os alunos e fazê-los sentirem-se amados pela

Leia mais

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto APÊNDICE Planejando a mudança No capítulo 11, trabalhamos o estabelecimento de um objetivo claro para a mudança. Agora, você está repleto de ideias e intenções, além de uma série de estratégias de mudança

Leia mais

Missão, Visão e Valores

Missão, Visão e Valores , Visão e Valores Disciplina: Planejamento Estratégico Página: 1 Aula: 12 Introdução Página: 2 A primeira etapa no Planejamento Estratégico é estabelecer missão, visão e valores para a Organização; As

Leia mais

Criatividade e Inovação Organizacional: A liderança de equipas na resolução de problemas complexos

Criatividade e Inovação Organizacional: A liderança de equipas na resolução de problemas complexos Criatividade e Inovação Organizacional: A liderança de equipas na resolução de problemas complexos Dizer que o grande segredo do sucesso das empresas, especialmente em tempos conturbados, é a sua adaptabilidade

Leia mais

4. Tendências em Gestão de Pessoas

4. Tendências em Gestão de Pessoas 4. Tendências em Gestão de Pessoas Em 2012, Gerenciar Talentos continuará sendo uma das prioridades da maioria das empresas. Mudanças nas estratégias, necessidades de novas competências, pressões nos custos

Leia mais

TEOREMA CONSULTORIA Rua Roma, 620 Sala 81-B,Lapa Capital- SP CEP: 05050-090 www.teoremaconsult.com.br

TEOREMA CONSULTORIA Rua Roma, 620 Sala 81-B,Lapa Capital- SP CEP: 05050-090 www.teoremaconsult.com.br Cursos para Melhoria do desempenho & Gestão de RH TEOREMA CONSULTORIA Rua Roma, 620 Sala 81-B,Lapa Capital- SP CEP: 05050-090 www.teoremaconsult.com.br Administração do Tempo Ampliar a compreensão da importância

Leia mais

Módulo 6 Cultura organizacional, Liderança e Motivação

Módulo 6 Cultura organizacional, Liderança e Motivação Módulo 6 Cultura organizacional, Liderança e Motivação Um ambiente em constante mutação, com alterações cada vez mais rápidas e significativas, exige uma empresa com capacidade de adaptação crescente ao

Leia mais

Elétrica montagem e manutenção ltda. AVALIAÇÃO DE COLABORADORES

Elétrica montagem e manutenção ltda. AVALIAÇÃO DE COLABORADORES AVALIAÇÃO DE COLABORADORES RESUMO A preocupação com o desempenho dos colaboradores é um dos fatores que faz parte do dia-a-dia da nossa empresas. A avaliação de desempenho está se tornando parte atuante

Leia mais

Liderança e as novas gerações: um desafio insuperável? Por Arthur Diniz

Liderança e as novas gerações: um desafio insuperável? Por Arthur Diniz Liderança e as novas gerações: um desafio insuperável? Por Arthur Diniz Num passado não muito distante, os líderes nas empresas tinham uma postura profundamente autoritária, reflexo do funcionamento da

Leia mais

Ano 3 / N 16. 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas.

Ano 3 / N 16. 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas. Ano 3 / N 16 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas. Artigo MÃO DE OBRA: HÁ COMO MELHORAR? Uma das principais reclamações dos lojistas, é a qualidade da mão de obra,

Leia mais

Empreendedorismo COMPETÊNCIAS HABILIDADES

Empreendedorismo COMPETÊNCIAS HABILIDADES Empreendedorismo Curso de Moda e Estilismo Graduação em Administração de Empresas Especialização em Marketing Empreendedorismo COMPETÊNCIAS Conhecer o processo de empreender utilizando as estruturas, as

Leia mais