Professora Leonilda Brandão da Silva

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Professora Leonilda Brandão da Silva"

Transcrição

1 COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Pág. 96 Professora Leonilda Brandão da Silva leonildabrandaosilva@gmail.com

2 2 RAIZ - Pág. 96 A raiz geralmente é um órgão subterrâneo, sem clorofila e especializado na fixação da planta e na absorção de água e sais minerais. Funções da raiz Fixar o vegetal ao solo. Absorver água e sais minerais do solo. Condução de seiva. Armazenamento de substâncias. Importância da raiz Para alimentação. Matéria-prima nas indústrias. Fabricação de remédios. Combate à erosão. - Fertilizar o solo.

3 MORFOLOGIA EXTERNA Na ponta da raiz há a coifa, que protege o meristema 1º. Acima dela está a região lisa, na qual as células se alongam e provocam o crescimento da raiz (região de crescimento). A região pilífera absorve água e sais minerais do solo. Na região suberosa, formada por células cobertas de suberina, localizam-se as ramificações da raiz.

4 TIPOS DE RAIZ Planta que possui uma raiz principal, + desenvolvida que as ramificações. Típicas da eudicotiledôneas e gimnospermas. Axial ou Pivotante Raiz fasciculada ou cabeleira Quando não existe uma raiz principal, as ramificações são do mesmo tamanho e nascem de um ponto comum. É típica das monocotiledôneas e pteridófitas. Desenvolve-se na camada + superficial do solo, por isso combate a erosão.

5 RAIZ FASCICULADA Raízes de trigo, o arroz, capim, etc.

6 CLASSIFICAÇÃO De acordo com a função que desempenham as raízes apresentam uma série de adaptações e podem ser classificadas em: Raízes adventícias (se desenvolvem a partir do caule ou da folha, begônia ou milho). Raízes suporte ou tabulares (sustentação). Raízes tuberosas (reserva de alimentos). Raízes respiratórias ou pneumatóforos (respiração). Raízes aéreas (absorção de umidade do ar). Raízes sugadoras ou haustório (absorção de seiva de outras plantas).

7 Raízes adventícias Ex.: Milho e begônia

8 Raízes tabulares e suporte Ex.: Figueira

9 Raízes tuberosas Ex.: Beterraba, cenoura, mandioca e nabo.

10 Raízes respiratórias ou pneumatóforos Ex.: plantas de mangue

11 Raízes sugadoras ou haustório Cipó-chumbo Erva-de-passarinho

12 Raízes aéreas

13 Raízes aquáticas AGUAPÉS VITÓRIA-RÉGIA

14 Regiões da raiz Epiderme: composta de uma camada de células vi-vas, com pelos absorventes. Córtex: situada no interior da epiderme e constituí-da de várias camadas de células. A camada mais interna é a endoderme. Cilindro central: situado na parte interna da raiz, com uma camada de células que constituem o periciclo, responsável pela formação das ramificações da raiz. Para dentro do periciclo estão o xilema e floema.

15 3 CAULE - Pág. 98 O caule sustenta as folhas, colocando-as em condições de melhor iluminação e permitindo a realização da fotossíntese. Por ele passam os vasos condutores. FUNÇÕES DO CAULE Sustentar as folhas, flores, ramose frutos. Ligá-los às raízes. Conduzir a seiva (água e sais minerais). Reserva nutritiva (batatinha, cebola e alho).

16 MORFOLOGIA EXTERNA Apresenta crescimento apical, produzido pela gema terminal. Nas axilas das folhas estão as gemas laterais ou axilares A região da gema caracteriza o nó do caule; A região entre dois nós é o entrenó.

17 TIPOS DE CAULES Aéreos: Ex. tronco, estipe, rastejante, colmo, haste, volúvel ou trepador. Subterrâneos: podem acumular reservas nutritivas utilizadas no inverno e, nas outras estações. Empregadas na produção de folhas, neste, a posição subterrânea dificulta a ingestão do caule por animais herbívoros. Ex. rizoma, tubérculo e bulbo. Aquáticos: se desenvolve em meio líquido. Ex. Vitória-régia. Modificações do caule: Ex. espinhos, acúleos, gavinhas e cladódios.

18 CAULES AÉREOS

19 TRONCO Mais ou menos cilíndrico, resistente e ramificado. Pode atingir grandes alturas. Ex.: mangueira, abacateiro.

20 ESTIPE Caule cilíndrico, nós bem definidos e sem ramificações. Ex.: Palmeiras.

21 RASTEJANTE Caule incapaz de sustentar as folhas, desenvolve-se rente ao chão. Ex.: aboboreira, morangueiro, melancia.

22 COLMO Caule cilíndrico e apresenta nós bastante nítidos. Ex.: bambu e cana-de- açúcar.

23 HASTE Caule fino, flexível e verde. Ex.: feijoeiro, ervas, etc.

24 VOLÚVEL ou TREPADOR Caule incapaz de sustentar as folhas, eleva-se enrolando-se em suportes. Ex.: uva, chuchu, maracujá, trepadeiras.

25 CAULES SUBTERRÂNEOS

26 RIZOMA São caules que se desenvolvem paralelamente à superfície do solo. Ex.: Bananeira, samambaia.

27 TUBÉRCULO Caules subterrâneos ricos em material nutritivo. Ex.: batatinha, gengibre, inhame.

28 BULBO São ao mesmo tempo caule e folhas subterrâneos a parte central, prato, é o caule. Ex.: cebola e alho.

29 CAULE AQUÁTICO: Crescem dentro da água. Geralmente são pouco desenvolvidos e tenros. Ex.: aguapé e vitória-régia.

30 MODIFICAÇÕES DO CAULE ACÚLEOS ESPINHOS

31 Gavinha de uva ou chuchu: ramos que se enrolam em volta de suporte, para fixação. GAVINHAS

32 Caules modificados com função fotossintetizante ou de reserva de água (suculento). Ex.: Cactos. CLADÓDIO

33 OBSERVAÇÃO Uma maneira de diferenciar as raízes dos caules subterrâneos é que nestes observa-se a presença de nós, entrenós, gemas e folhas.

34 Vídeo: Raízes e Caules

35 FOLHA

36 4 FOLHA - Pág. 102 A folha é um órgão laminar, clorofilado, especializado na realização da fotossíntese. A superfície laminar contribui para a fotossíntese, pois além de facilitar a absorção de CO 2, permite que grande n o de cloroplastos fique exposto à luz. Fotossíntese. FUNÇÕES DA FOLHA: - Respiração e Transpiração. Trocas gasosas. - Condução e distribuição da seiva elaborada. IMPORTÂNCIA DA FOLHA Purificação do ar; - Alimentação; Na preparação de remédios; Matéria prima para indústria (fibras e cera). Adubação, etc.

37 MORFOLOGIA EXTERNA Uma folha completa possui: limbo, pecíolo e bainha, mas podem aparecer estípulas (pequenas formações dos lados da bainha). LIMBO

38 O limbo é a região laminar. Nele encontramse os estômatos e as nervuras (canais condutores). O pecíolo e a bainha são as partes que se prendem ao caule. Pecíolo Bainha LIMBO

39 FOLHAS INCOMPLETAS Folhas invaginantes: folhas sem pecíolo. Comum nas monocotiledôneas. Ex. Milho. Folha séssil: faltam o pecíolo e a bainha, e o limbo prende-se diretamente no caule. Ex. Fumo.

40 Classificação quanto às nervuras Folhas paralelinérveas com nervuras paralelas, monocotiledôneas. Folhas peninérveas com uma nervura mediana da qual saem ramificações, eudicotiledôneas.

41

42 Classificação quanto ao limbo Folhas simples limbo não dividido. Folhas compostas com o limbo dividido em folíolos.

43 Classificação quanto aos folíolos Imparipenadas folíolos aos pares, com um folíolo terminal (roseira). Paripenadas folíolos aos pares, com dois folíolos terminais (cássia). Digitadas folíolos irradiando-se da extremidade do pecíolo (paineira).

44 Modificações das folhas Espinho do cacto: folhas modificadas com função de reduzir a área de perda de água e proteção contra predadores. A fotossíntese é feita pelo caule. Adaptação à vida em regiões secas. Ex: cacto.

45 Brácteas: são folhas coloridas e vistosas, com função de atrair polinizadores. Parecem-se, com as pétalas flor. Ex.: Primavera e Bico-de-papagaio.

46 Gavinhas foliares: folhas modificadas com função de prender a planta a um suporte, enrolando-se nele. Ex.: Ervilha. OBS.No maracujá as gavinhas são caules modificados.

47 Catafilos: folhas modificadas com função de acumular substâncias. Ex.: cebola e alho.

48 Folhas de plantas carnívoras: Folhas modificadas para a captura e digestão de insetos. Ex.: Nepenthes e Dionaea.

49 VÍDEOS: Plantas Carnívoras Plantas carnívoras

50 FRUTO

51 5 FRUTO - Pág. 103 Depois da polinização, o grão de pólen germina dentro do carpelo e forma-se o tubo polínico. Após a fecundação: o óvulo origina a semente, o ovário se hipertrofia, surgindo o fruto.

52 Em geral, o fruto possui: Pericarpo Semente PARTES DO FRUTO Epicarpo: resulta da epiderme externa do ovário. Mesocarpo: forma-se do tecido médio do ovário, em geral é a parte comestível, por causa do acúmulo de substância nutritivas (nem sempre). Endocarpo: resulta da epiderme interna do ovário.

53

54 Funções dos frutos Proteger a semente. Atrair animais para auxiliar na disseminação das sementes. Armazenar reserva nutritiva.

55 FRUTOS PARTENOCÁRPICOS Às vezes, o ovário se desenvolve sem ser fecundado (a planta reproduz-se assexuadamente, pois não tem semente), como a bananeira. Outras vezes, uma mutação produz fruto sem semente, e a planta é perpetuada artificialmente pelo ser humano por meio de enxertos, como na laranjada-baía. Esses frutos sem sementes são chamados partenocárpicos.

56 PSEUDOFRUTOS O termo fruta indica as partes comestíveis da flor, que nem sem-pre se desenvolvem do ovário. Quando se originam de outras partes da flor, são chamadas de pseudofrutos. Na laranja, o que come são os pelos suculentos do endocarpo. No caju, a parte suculenta desenvolve-se do pedúnculo de uma única flor (pseudofruto simples O fruto é a castanha.

57 Na maça e na pera, também pseudofrutos simples, o fruto é a parte central endurecida, que envolve as sementes; a parte carnosa vem do receptáculo. No morango, os frutos são os pequenos pontos espalhados pela parte vermelha; o pseudofruto desenvolve-se do receptáculo de flor c/ diversos ovários (pseudofruto compostos) No figo e no abacaxi, a parte comestível desenvolve-se do receptáculo e de outras peças florais reunidas em inflorescências (infrutescência). No figo, os frutos são as sementes. No abacaxi, cada escama da casca é um pequeno fruto.

58 FRUTO VERDADEIRO Chuchu, abóbora, pepino, berinjela, tomate, jiló, a- bobrinha, grão do milho, de arroz e a vagem do feijão são frutos verdadeiros, pois se originam do desenvolvimento do ovário da flor, mas não são chamados de fruta.

59 TIPOS DE FRUTOS

60 FRUTOS CARNOSOS (pericarpo suculento) Baga Drupa FRUTOS SECOS (pericarpo seco) Deiscentes Indeiscentes Cariopse Aquênio Sâmara

61 FRUTOS CARNOSOS (pericarpo suculento) BAGA: várias sementes facilmente separáveis do fruto. Ex. laranja, melancia, tomate, uva, berinjela, etc.

62 DRUPA: geralmente uma única semente, aderida a um endocarpo duro, formando um caroço. Ex. azeitona, pêssego, manga, abacate, ameixa, etc.

63 FRUTOS SECOS (pericarpo seco) DEISCENTES: abrem-se espontaneamente quando maduros, liberando ou expondo as sementes. Ex. feijão, ervilha, soja, algodão, etc.

64 INDEISCENTES: não se abrem espontaneamente quando maduros. Ex. trigo, milho, picão, etc.

65 FOTOGRAFANDO E CLASSIFICANDO VEGETAIS DOS ARREDORES DO COLÉGIO 1) Em grupos de 3 alunos fotografar vegetais no pátio do Colégio e nos arredores. 2) Entre as fotos deverão conter no mínimo: 1 briófita, 1 pteridófita, 1 gimnosperma, 1 angiosperma - monocotiledônea 1 angiosperma - eudicotiledônea 3) Anexar as fotos num editor de texto (Word). 4) Classificá-las em: Reino, Filo, Classe, Nome Popular e se possível na espécie). 5) Imprimir e entregar no dia: / / OBS.: Não pode ser imagens da internet, tem que ser FOTOS.

66 FOTOGRAFANDO E CLASSIFICANDO VEGETAIS DOS ARREDORES DO COLÉGIO REINO: Vegetal FILO: Briófitas CLASSE: Bryophyta NOME POPULAR: Musgos NOME CIENTÍFICO: REINO: Vegetal FILO: Pteridófitas CLASSE: Filicíneas NOME POPULAR:Samambaia NOME CIENTÍFICO: REINO: Vegetal FILO: Gimnospermas CLASSE: Coníferas NOME: Pinheiro do Paraná NOME CIENTÍFICO: REINO: Vegetal FILO: Angiospermas CLASSE: Monocotiledôneas NOME POPULAR: Palmeira de jardim NOME CIENTÍFICO: Dypsis lutescens REINO: Vegetal FILO: Angiospermas CLASSE: Eudicotiledôneas NOME POPULAR: Hibisco NOME CIENTÍFICO: Hibiscus rosa-sinensis

67 LINK 6/06/7atividade-fotografando-e-classificando-osvegetais.pdf

68 ATIVIDADES p.96 a Esquematize: folha, raiz e fruto nomeando suas partes. (6) 2. Muitas pessoas colocam batata-inglesa para brotar. Por que não fazem o mesmo com a batata-doce?(2) 3. Diferencie fruto de pseudofruto. Cite ex. (5) 4) O que são frutos partenocárpicos? Cite ex.(3) 5) Diferencie frutos baga e drupa. Cite ex. (5)

69 6) Classifique os vegetais em: fruto, pseudofruto, raiz, caule, flor e folha. Maça, morango, mamão, abobrinha, banana, beterraba, cenoura, pepino, tomate, chuchu, mandioca, batata-inglesa, cebola, vagem, espinafre, couve, batata-doce, alface, couve-flor, repolho. ****

70 FRUTO PSEUDO FRUTO RAIZ CAULE FLOR FOLHA Couve-flor Cebola Abobrinha Morango Cenoura Cebola Espinafre Banana Mandioca Couve Pepino Tomate Mamão Maça Beterraba Batatainglesa Batatadoce Alface Repolho Chuchu Vagem

71 ATIVIDADES Aplique seus conhecimentos 2, 9 a 21 pág. 105 a 107

72 2) Então, que tal almoçar uma salada feita com alface, tomates, pimentões e pepinos, rodelas de cebola e azeite de oliva? O prato principal pode ser composto de uns legumes cozidos e temperados, como cenoura ou beterraba, e uma carne, como o frango, acompanhado de creme de milho ou de purê de batatas... Ou você prefere peixe e um pirão a base de farinha de mandioca? Para beber, você pode escolher entre um suco de laranja ou um de caju, e, como sobremesa, saborear uma fatia de mamão, ou, se preferir, um doce de batata doce ou uma composta de figos. Após alimentar o corpo, alimente seus conhecimentos de botânica, identificando quais dos alimentos mencionados correspondem a: a) Raízes: cenoura, beterraba, mandioca, batata doce b) Caules: cebola, batatas c) Folhas: alface, cebola d) Frutos: tomate, pimentões, pepinos,oliva, milho, laranja, mamão e) Pseudofrutos: caju, figos.

73 2) Após alimentar o corpo, alimente seus conhecimentos de botânica, identificando quais dos alimentos mencionados correspondem a: a)raízes: cenoura, beterraba, mandioca e batata-doce. b)caules: batata e cebola c)folhas: alface d)frutos: tomate, pimentão, pepino, azeitona, mamão, laranja. e)pseudofrutos: caju e figo.

74 9) Reveja, na figura 8.8 (p.93) a ilustração e a foto de uma folha em corte e ampliada. Por que é vantajoso, para a realização das funções da folha, que ela não seja muito espessa? R: Para facilitar a absorção de luz pelos cloroplastos.

75 10) Em uma plantação de bananeiras, a colheita diminuiu bastante de um ano para outro. Um estudante acha que isso pode ter acontecido por causa da utilização excessiva de agrotóxicos, que causou a morte dos insetos polinizadores e, assim, afetou a produção de frutos. Outro estudante afirmou, no entanto, que essa explicação certamente estava errada. Explique por que o segundo tinha tanta certeza do erro do primeiro. R: Porque ele provavelmente sabe que a banana é um fruto partenocárpico, ou seja, um fruto que se forma sem que tenha ocorrido fecundação.

76 11) Uma pessoa armou um rede entre duas árvores. Vinte anos depois, as árvores estavam mais altas, com o tronco mais grosso e com a rede ainda pendurada nelas. Quando a pessoa resolveu deitarse na rede, verificou que ela estava muito alta, por causa do crescimento das árvores, e teve de usar uma escada muito comprida. Que erro existe na história? R: A rede deveria estar no mesma altura de há vinte anos, pois as árvores crescem em comprimento pelas pontas.

77 12) Explique a diferença entre o termo fruto, usado em Biologia, e o termo popular fruta? R: O fruto corresponde ao ovário desenvolvido, a abóbora por exemplo é um fruto. O termo fruta indica alguns frutos comestíveis, de sabor agradável, adocicado, como a maçã. 13) Que fruta possui uma parte do endosperma no estado líquido? R: O coco.

78 14) No caderno indique os itens corretos: a) o meristema secundário é responsável pelo crescimento em comprimento das plantas. b) O xilema transporta a seiva contendo açúcar e outras substâncias da folha para o resto da planta. c) O transporte da seiva mineral da raiz da planta para as folhas é feito pelos vasos lenhosos d) As células que compõem os vasos crivados são vivas e as que formam os vasos lenhosos estão mortas e) Os anéis de crescimento de uma árvore podem indicar a idade da planta f) Câmbio e felogênio são meristemas primários, responsáveis pelo crescimento longitudinal da planta. g) Existem plantas com folhas sem pecíolo

79 15) (Enem) Alunos de uma escola no Rio de Janeiro são convidados a participar de uma excursão ao Parque Nacional de Jurubatiba. Antes do passeio, eles leem o tercho de uma reportagem publicada em uma revista: Jurubatiba será 1º parque nacional em área de restinga, num braço de areia com quilômetros de extensão, formado entre o mar e dezoito lagoas. Numa área de hectares, ali vivem jacarés, capivaras, lontras, tamanduás-mirins, além de milhares de aves e de peixes de água doce e salgada. Os peixes de água salgada, na época das cheias, passam para as lagoas, onde encontram abrigo, voltando ao mar na cheia seguinte. Nos terrenos mais baixos, próximos aos lençóis freáticos, as plantas têm água suficiente para aguentar longas secas. Já nas áreas planas, os cactos são um dos poucos vegetais que proliferam, pintando o areal com um verde pálido. Depois de ler o texto, os alunos podem supor que, em Jurubatiba, os vegetais que sobrevivem nas áreas planas têm características tais como: (A) quantidade considerável de folhas, para aumentar a área de contato com a umidade do ar nos dias chuvosos. (B) redução na velocidade da fotossíntese e realização ininterrupta desse processo, durante as 24 horas. (C) caules e folhas cobertos por espessas cutículas que impedem o ressecamento e a consequente perda de água (D) redução do calibre dos vasos que conduzem a água e os sais minerais da raiz aos centros produtores do vegetal, para evitar perdas. (E) crescimento sob a copa de árvores frondosas, que impede o ressecamento e conseqüente perda de água.

80 16) (PUC-RS) Ao se fazer uma correlação funcional entre as estruturas vegetais e animais, é correto afirmar que a seiva, o esclerênquima e o xilema equivalem, nos animais, respectivamente, a a) sangue, glândulas e ossos. b) sangue, ossos e vasos sanguíneos. c) vasos sanguíneos, glândulas e sangue. d) vasos sanguíneos, sangue e ossos. e) sangue, vasos sanguíneos e glândulas.

81 17) (Fuvest-SP) Que características esperamos emcontrar em uma angiosperma aquática e submersa? a) Sistema vascular bem desenvolvido e epiderme rica em estômatos. b) Tecidos de sustentação bem desenvolvidos e epiderme rica em estômatos. c) Tecidos de sustentação bem desenvolvidos e sistema vascular reduzido. d) Tecidos de sustentação e sistema vascular bem desenvolvidos. e) Tecidos de sustentação pouco desenvolvidos e epiderme sem estômatos

82 18) Maçã, cebola, abacaxi e batata-inglesa, frequentes em nossa alimentação, são exemplos de: a) pseudofruto, tubérculo, fruto, raiz. b) pseudofruto, bulbo, infrutescência, caule c) fruto, bulbo, infrutescência, raiz. d) fruto, caule, infrutescência, raiz. e) fruto, folha, infrutescência, caule.

83 19) (IFSP) As Angiospermas são vegetais que podem apresentar diferentes tipos de raízes que se relacionam, entre outras funções, às s condições ecológicas, conf. as apresentadas na tabela a seguir. Considerando-se que um manguezal é um ecossistema típico de região litorânea, com alta concentração de matéria orgânica, baixa concentração de oxigênio, alta umidade e salinidade, espera-se que a vegetação local apresente adaptações de raízes do tipo a) tabular. b) estrangulante. c) tuberosa. d) pneumatófora e) pivotante.

84 20) (UFRGS-RS-modificada) A planta denominada erva-de-passarinho é uma hemiparasita. Nesse caso, o tecido vegetal da árvore hospedeira, onde os elementos nutritivos são absorvidos, é o (A) colênquima. (B) floema. (C) esclerênquima. (D) parênquima. (E) xilema

85 21) (UEL-Pr) A peroba-rosa (Aspidosperma polyneuron), símbolo presente no logotipo da Universidade Estadual de Londrina, foi intensamente explorada pela construção civil no início do povoamento de Londrina, devido à rigidez e à qualidade da madeira. Com relação à constituição do tronco de uma árvore, considere as afirmativas a seguir. I. Os três tecidos mais periféricos do tronco de uma árvore são: câmbio, xilema e casca II. O tecido encontrado no centro do tronco é formado por vasos lenhosos mais antigos III. O tecido adjacente ao câmbio vascular apresenta vasos lenhosos ainda em atividade IV. O alburno, diferentemente do cerne, é duro e resistente ao ataque de decompositores. Estão corretas apenas as afirmativas: a) I e IV. b) II e III. c) II e IV. d) I, II e III e) I, III e IV.

86 REFERÊNCIA LINHARES e GEWANDSZNADER. Biologia Hoje - Os seres vivos. Volume 2. 2ª ed. São Paulo: Ática, 2013.

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Pág. 91 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ 2 RAIZ - pág. 91 A

Leia mais

Raiz. Geralmente subterrânea, mas podem ser aquática e áreas. Função de sustentação, fixação da planta e absorção de água, sais minerais e seiva.

Raiz. Geralmente subterrânea, mas podem ser aquática e áreas. Função de sustentação, fixação da planta e absorção de água, sais minerais e seiva. Raiz Geralmente subterrânea, mas podem ser aquática e áreas. Função de sustentação, fixação da planta e absorção de água, sais minerais e seiva. A primeira raiz é a primária, a partir da radícula Partes

Leia mais

Aulas 8 e 9. Morfologia Vegetal (Evolução e padrões anatômicos e fisiológicosobservados nos seres vivos). Parte I: Raiz e Caule.

Aulas 8 e 9. Morfologia Vegetal (Evolução e padrões anatômicos e fisiológicosobservados nos seres vivos). Parte I: Raiz e Caule. Aulas 8 e 9 Morfologia Vegetal (Evolução e padrões anatômicos e fisiológicosobservados nos seres vivos). Parte I: Raiz e Caule. Raiz: fixação ao solo e absorção de água e sais minerais. Regiões Meristemática:

Leia mais

Estudo dos órgãos vegetais. Prof Leandro Penitente

Estudo dos órgãos vegetais. Prof Leandro Penitente Estudo dos órgãos vegetais Prof Leandro Penitente Introdução Como todos os outros seres vivos, os vegetais precisam de nutrientes, água e gases do ar atmosférico. Para extrair esses elementos em que vivem

Leia mais

ORGANOLOGIA VEGETAL VEGETATIVOS: Raízes, caules e folhas. REPRODUTIVOS: Flores, sementes e frutos.

ORGANOLOGIA VEGETAL VEGETATIVOS: Raízes, caules e folhas. REPRODUTIVOS: Flores, sementes e frutos. ORGANOLOGIA VEGETAL VEGETATIVOS: Raízes, caules e folhas. REPRODUTIVOS: Flores, sementes e frutos. 1) RAIZ: órgão vegetativo, normalmente subterrâneo e aclorofilado, que faz parte do eixo da planta. Exerce

Leia mais

A Diversidade de Plantas. Como as plantas evoluíram?

A Diversidade de Plantas. Como as plantas evoluíram? A Diversidade de Plantas Como as plantas evoluíram? Como classificar as plantas? Briófitas Características: Apresentam rizóides, caulóides e filóides. Vivem em locais úmidos e sombreados. Não possuem vasos

Leia mais

ÓRGÃOS VEGETAIS. Raízes:

ÓRGÃOS VEGETAIS. Raízes: ÓRGÃOS VEGETAIS Raiz: fixação no solo, absorção de água e sais minerais (seiva bruta); Caule: sustentação das partes aéreas, conexão entre a raiz e folhas (condução das seivas); Folha : Fotossíntese (seiva

Leia mais

Raiz. Disponível em: <http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/60/tree_roots_cross_section.jpg>. Acesso em: 23 abr

Raiz. Disponível em: <http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/60/tree_roots_cross_section.jpg>. Acesso em: 23 abr Anatomia vegetal Raiz Disponível em: . Acesso em: 23 abr. 2012. Funções: Sustentação Absorção de água e sais minerais Armazenamento

Leia mais

MORFOLOGIA E ANATOMIA DO CAULE

MORFOLOGIA E ANATOMIA DO CAULE MORFOLOGIA E ANATOMIA DO CAULE Biologia Professor João Exemplos Funções Estrutura Exemplos Funções Estrutura Sustentação das folhas; Coneção entre folhas e raiz; Armazenar substâncias nutritivas; Fotossíntese

Leia mais

MORFOLOGIA E ANATOMIA DO CAULE

MORFOLOGIA E ANATOMIA DO CAULE 2º EM BIOLOGIA PROFESSOR JOÃO MORFOLOGIA E ANATOMIA DO CAULE Biologia Professor João Sustentação das folhas; Coneção entre folhas e raiz; Armazenar substâncias nutritivas; Fotossíntese (caules jovens,

Leia mais

Angiospermas. (Antófitas) Cap. 34 do Livro texto

Angiospermas. (Antófitas) Cap. 34 do Livro texto Angiospermas (Antófitas) Cap. 34 do Livro texto Angiospermas Mais de 300 mil espécies Sucesso na conquista do meio terrestre Único grupo que produz frutos Angio do grego aggeîon = vaso, urna A flor padrão

Leia mais

Órgãos e estruturas vegetais

Órgãos e estruturas vegetais Colégio Olimpo Órgãos e estruturas vegetais Prof. Feresin Como todos os outros seres vivos, os vegetais precisam de nutrientes, água e gases do ar atmosférico. Para extrair esses elementos em que vivem

Leia mais

ORGANOLOGIA VEGETAL RAIZ. É um órgão das plantas superiores; Quase sempre subterrâneo; Desempenha várias funções: Diferenciação do caule:

ORGANOLOGIA VEGETAL RAIZ. É um órgão das plantas superiores; Quase sempre subterrâneo; Desempenha várias funções: Diferenciação do caule: ORGANOLOGIA VEGETAL RAIZ É um órgão das plantas superiores; Quase sempre subterrâneo; Desempenha várias funções: Absorção; Condução (água e minerais dissolvidos); Acumular nutrientes; Fixação; Diferenciação

Leia mais

18/04/2017. Cerca de 235 mil espécies; Fanerógamas; Espermatófitas; Novidades: flores e sementes (óvulo) protegidas por frutos (ovário); FLOR

18/04/2017. Cerca de 235 mil espécies; Fanerógamas; Espermatófitas; Novidades: flores e sementes (óvulo) protegidas por frutos (ovário); FLOR Cerca de 235 mil espécies; Fanerógamas; Angiospermas Espermatófitas; Novidades: flores e sementes (óvulo) protegidas por frutos (ovário); 1 2 Vasculares ou traqueófitas; Independe de água para a reprodução:

Leia mais

Estrutura e Desenvolvimento da Raiz e Caule

Estrutura e Desenvolvimento da Raiz e Caule Estrutura e Desenvolvimento da Raiz e Caule RAIZ funções: 1 o ) fixação e absorção; 2 o ) armazenamento e condução. XILEMA H 2 O e sais minerais partes aéreas raiz substâncias orgânicas FLOEMA Raiz Primária

Leia mais

FUNÇÕES DA RAIZ: Fixar o vegetal ao solo. Absorver água e sais minerais do solo. Condução de seiva. Armazenamento de substâncias.

FUNÇÕES DA RAIZ: Fixar o vegetal ao solo. Absorver água e sais minerais do solo. Condução de seiva. Armazenamento de substâncias. 2) RAIZ - pág. 138 A raiz geralmente é um órgão subterrâneo, sem clorofila e especializado na fixação da planta e na absorção de água e sais minerais. FUNÇÕES DA RAIZ: Fixar o vegetal ao solo. Absorver

Leia mais

2) Órgãos da planta. Anatomia interna da folha. Epiderme: Geralmente uniestratificada Pluriestratificada (plantas xerófitas) o o

2) Órgãos da planta. Anatomia interna da folha. Epiderme: Geralmente uniestratificada Pluriestratificada (plantas xerófitas) o o C) Folhas Anatomia interna da folha Epiderme: Geralmente uniestratificada Pluriestratificada (plantas xerófitas) o o Possui estômatos (trocas gasosas) Pode apresentar camada de cutina cobrindo as células

Leia mais

Organografia Vegetal RIBAMAR JR

Organografia Vegetal RIBAMAR JR Organografia Vegetal RIBAMAR JR 1) Introdução É a parte da biologia que estuda o conjunto de órgãos que formam o corpo da planta. Os principais órgãos vegetais são: I. Raiz II. Caule III. Folhas A) Raiz

Leia mais

29/05/2016. Parede celular Celulose (polissacarídeo) = rigidez e sustentação; Reforço de lignina ou ceras;

29/05/2016. Parede celular Celulose (polissacarídeo) = rigidez e sustentação; Reforço de lignina ou ceras; Parede celular Celulose (polissacarídeo) = rigidez e sustentação; Reforço de lignina ou ceras; Vacúolo Armazena substâncias: água, sais, ar e alcaloides (efeitos tóxicos e farmacológicos); Plastos Leucoplasto,

Leia mais

Angiospermas. Prof. Fernando Belan Biologia Mais

Angiospermas. Prof. Fernando Belan Biologia Mais Angiospermas Prof. Fernando Belan Biologia Mais Angiospermas Novidades: Ovário (protege o óvulo) e Fruto (protege a semente). O fruto é o ovário desenvolvido após a fecundação. O óvulo fecundado forma

Leia mais

Organologia Vegetal. 1) Introdução

Organologia Vegetal. 1) Introdução 1) Introdução É a parte da biologia que estuda o conjunto de órgãos que formam o corpo da planta. Os principais órgãos vegetais são: I. Raiz II. Caule III. Folhas A) Raiz Órgão aclorofilado Localiza-se

Leia mais

AS PARTES DE UMA ANGIOSPERMA

AS PARTES DE UMA ANGIOSPERMA AS PARTES DE UMA ANGIOSPERMA A flor padrão de uma angiosperma É um sistema de reprodução sexuada Reprodução Formada por folhas modificadas Sépalas: são folhas verdes, pequenas, para proteção do botão

Leia mais

Raiz Morfologia Tipos de raízes MORFOLOGIA E ANATOMIA DA RAIZ

Raiz Morfologia Tipos de raízes MORFOLOGIA E ANATOMIA DA RAIZ MORFOLOGIA E ANATOMIA DA RAIZ Exemplares Características gerais e funções Exemplares Características gerais e funções Absorção e condução de água e sais minerais; Acúmulo de nutrientes; Fixação da planta

Leia mais

ANGIOSPERMAS: MORFOLOGIA E HISTOLOGIA Prof. Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS

ANGIOSPERMAS: MORFOLOGIA E HISTOLOGIA Prof. Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS ANGIOSPERMAS: MORFOLOGIA E HISTOLOGIA Prof. Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS DISPERSÃO DE FRUTOS E SEMENTES. Anemocoria: dispersão pelo vento. Semente ou frutos leves, com pelos ou expansões aladas. Ex,

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 2ª PROVA SUBSTITUTIVA DE CIÊNCIAS Aluno(a): Nº Ano: 7 Turma: Data: 18/09/2017 Nota: Professor(a): Sirlene e Karina Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Morfologia da Raiz. Coifa: Células produzidas na zona meristemática. Função proteger a extremidade da raiz.

Morfologia da Raiz. Coifa: Células produzidas na zona meristemática. Função proteger a extremidade da raiz. MORFOLOGIA VEGETAL Morfologia da Raiz Coifa: Células produzidas na zona meristemática. Função proteger a extremidade da raiz. Zona Meristemática: células em constante mitose. Determina o crescimento das

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 2ª PROVA PARCIAL DE CIÊNCIAS Aluno(a): Nº Ano: 7 Turma: Data: 09/08/2017 Nota: Professor(a): Sirlene Valor da Prova: 40 pontos Orientações gerais:

Leia mais

A palavra angiosperma vem do grego angeios, que significa 'bolsa', e sperma, 'semente'. Essas plantas representam o grupo mais variado em número de

A palavra angiosperma vem do grego angeios, que significa 'bolsa', e sperma, 'semente'. Essas plantas representam o grupo mais variado em número de A palavra angiosperma vem do grego angeios, que significa 'bolsa', e sperma, 'semente'. Essas plantas representam o grupo mais variado em número de espécies entre os componentes do reino Plantae ou Metaphyta.

Leia mais

Julia Prof.ª: Leila Fritz Lauren turma:72 Giulia Priscila

Julia Prof.ª: Leila Fritz Lauren turma:72 Giulia Priscila Julia Prof.ª: Leila Fritz Lauren turma:72 Giulia Priscila São plantas espermatòfitas cujas sementes são protegidas por uma estrutura denominada fruto. Também conhecida por magnoliófitas ou antófitas, são

Leia mais

2) Tecidos vegetais. Epiderme das folhas I) Cutícula: Camada de cera (lipídio) presente na superfície das células epidérmicas de algumas folhas

2) Tecidos vegetais. Epiderme das folhas I) Cutícula: Camada de cera (lipídio) presente na superfície das células epidérmicas de algumas folhas Histologia Vegetal 2) Tecidos vegetais e) Epiderme(tecido vivo) Epiderme das folhas I) Cutícula: Camada de cera (lipídio) presente na superfície das células epidérmicas de algumas folhas II) Estômatos:

Leia mais

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros Histologia e Morfologia Vegetal Histologia Vegetal Ramo da Botânica que se preocupa em estudar os tecidos vegetais quanto as suas características, organização,

Leia mais

Plano de Aulas. Biologia. Módulo 13 Morfologia das plantas angiospermas

Plano de Aulas. Biologia. Módulo 13 Morfologia das plantas angiospermas Plano de Aulas Biologia Módulo 13 Morfologia das plantas angiospermas Resolução dos exercícios propostos Retomada dos conceitos 10 CAPÍTULO 1 1 d A cutícula é uma substância impermeabilizante encontrada

Leia mais

BOTÂNICA ANGIOSPERMAS. Prof. Gassem ANGIOSPERMAS. Grupo de plantas vasculares (traqueófitas) que apresentam sementes protegidas por frutos:

BOTÂNICA ANGIOSPERMAS. Prof. Gassem ANGIOSPERMAS. Grupo de plantas vasculares (traqueófitas) que apresentam sementes protegidas por frutos: BOTÂNICA ANGIOSPERMAS Prof. Gassem ANGIOSPERMAS Grupo de plantas vasculares (traqueófitas) que apresentam sementes protegidas por frutos: do grego, angios (aggeîon) = vaso, urna; sperma = semente espermatófitas;

Leia mais

Morfologia Vegetal. Aula I

Morfologia Vegetal. Aula I Morfologia Vegetal Aula I Morfologia da raiz Origem das raízes secundárias Transição entre a raiz e o caule ( colo ) Absorção de sais minerais e água Crescimento das raízes (alongamento) Crescimento das

Leia mais

Angiospermas. Presença de flor, semente e... fruto!

Angiospermas. Presença de flor, semente e... fruto! Angiospermas Presença de flor, semente e... fruto! Angiospermas EVOLUÇÃO DA REPRODUÇÃO NOS VEGETAIS Redução do Gametófito a partir das pteridófitas Independência da água para a reprodução a partir das

Leia mais

Raízes, caules, folhas, frutos e flores são estruturas que comumente chamamos órgãos vegetais.

Raízes, caules, folhas, frutos e flores são estruturas que comumente chamamos órgãos vegetais. ESTRUTURAS VEGETAIS ESTRUTURAS VEGETAIS Raízes, caules, folhas, frutos e flores são estruturas que comumente chamamos órgãos vegetais. Cada órgão possui sua função definida e várias formas possíveis. ESTRUTURAS

Leia mais

Órgãos vegetativos do vegetal: raiz, caule, folha. Responsáveis pelo desenvolvimento e sobrevivência do indivíduo.

Órgãos vegetativos do vegetal: raiz, caule, folha. Responsáveis pelo desenvolvimento e sobrevivência do indivíduo. MORFOLOGIA VEGETAL Órgãos vegetativos do vegetal: raiz, caule, folha. Responsáveis pelo desenvolvimento e sobrevivência do indivíduo. Órgãos reprodutores do vegetal: flor, fruto e semente. Destinados à

Leia mais

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! CIÊNCIAS - UNIDADE 4 AS PARTES DAS PLANTAS

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! CIÊNCIAS - UNIDADE 4 AS PARTES DAS PLANTAS Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! Use canetas coloridas ou escreva palavras destacadas, para facilitar na hora de estudar. E capriche! Não se esqueça

Leia mais

GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: DISCIPLINA: SÉRIE: 2º. ALUNO(a):

GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: DISCIPLINA: SÉRIE: 2º. ALUNO(a): GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: DISCIPLINA: SÉRIE: 2º ALUNO(a): Lista No Anhanguera você é + Enem Justificar as questões de múltipla escolha. Questão 01) Considerando a histologia vegetal - ciência que estuda

Leia mais

setor 1401 Aula 20 MORFOFISIOLOGIA VEGETAL. MORFOLOGIA EXTERNA DE RAIZ, CAULE E FOLHA

setor 1401 Aula 20 MORFOFISIOLOGIA VEGETAL. MORFOLOGIA EXTERNA DE RAIZ, CAULE E FOLHA setor 1401 14010509 14010509-SP Aula 20 MORFOFISIOLOGIA VEGETAL. MORFOLOGIA EXTERNA DE RAIZ, CAULE E FOLHA 1. A sobrevivência de uma planta depende da resolução de uma série de problemas. Entre eles estão:

Leia mais

1) Introdução. 2) Órgãos da planta. A) Raiz. I) Quantoa origem. a)normal:temorigemapartirdaradículadoembrião.

1) Introdução. 2) Órgãos da planta. A) Raiz. I) Quantoa origem. a)normal:temorigemapartirdaradículadoembrião. Aula Biologia Tema: Organologia Vegetal Marcos Vinícius 1) Introdução Éapartedabiologiaqueestudaoconjuntodeórgãosqueformamocorpodaplanta. Os principais órgãos vegetaissão: I. Raiz II. Caule III. Folhas

Leia mais

MORFOLOGIA E ANATOMIA DA FOLHA

MORFOLOGIA E ANATOMIA DA FOLHA Origem e funções Partes da folha MORFOLOGIA E ANATOMIA DA FOLHA Biologia Professor João Exemplos Origem e funções Partes da folha Exemplos Origem e funções Partes da folha Originam-se da parte externa

Leia mais

2.1 DIVERSIDADE NAS PLANTAS CONSTITUIÇÃO DAS PLANTAS COM FLOR

2.1 DIVERSIDADE NAS PLANTAS CONSTITUIÇÃO DAS PLANTAS COM FLOR 2.1 DIVERSIDADE NAS PLANTAS CONSTITUIÇÃO DAS PLANTAS COM FLOR Como são constituídas as plantas com flor? As plantas com flor são constituídas por raiz, caule e folhas. Apresentando em certas épocas do

Leia mais

CAULE. Aula aplicada ao 6º ano Escola Municipal Otávio Manoel Anastácio. Professor: Luiz Carlos.

CAULE. Aula aplicada ao 6º ano Escola Municipal Otávio Manoel Anastácio. Professor: Luiz Carlos. Mundo das Plantas Morfologia das Angiospermas CAULE Aula aplicada ao 6º ano Escola Municipal Otávio Manoel Anastácio. Professor: Luiz Carlos. Material de apoio didático ao experimento Microscópio Remoto

Leia mais

Frutos e Sementes. CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS Biologia Reino Plantae. Profª Mari

Frutos e Sementes. CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS Biologia Reino Plantae. Profª Mari Frutos e Sementes CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS Biologia Reino Plantae @lifeonadraw Profª Mari Azevedo Fecundação Antes Óvulo Depois Semente Ovário Fruto Frutos: Partes Frutos: Partes Epicarpo

Leia mais

RAIZ MORFOLOGIA & ANATOMIA

RAIZ MORFOLOGIA & ANATOMIA RAIZ MORFOLOGIA & ANATOMIA RAIZ: ESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO FUNÇÕES: - primárias: fixação e absorção, - associadas: armazenamento e condução. a) Sistemas radiculares: pivotante e fasciculado FONTE: RAVEN,

Leia mais

GLOSSÁRIO FRUTIFICAÇÃO

GLOSSÁRIO FRUTIFICAÇÃO GLOSSÁRIO FRUTIFICAÇÃO PRODUÇÃO DE RECURSOS EXPLORANDO A VISUALIDADE NO ENSINO DE FRUTIFICAÇÃO: UMA ABORDAGEM PARA ALUNOS SURDOS FICHA TÉCNICA: Projeto de mestrado de: Aline Gonzalez Saller Orientação:

Leia mais

Morfologia Vegetal de Angiospermas

Morfologia Vegetal de Angiospermas http://static.panoramio.com/photos/large/2860747.jpg Morfologia Vegetal de Angiospermas Professor: Guilherme Ribeiro Gonçalves Histologia Meristema primário Formado por células derivadas diretamente

Leia mais

Jardinagem e Meio Ambiente. Conhecer Gostar - Respeitar - Preservar

Jardinagem e Meio Ambiente. Conhecer Gostar - Respeitar - Preservar Jardinagem e Meio Ambiente Conhecer Gostar - Respeitar - Preservar O Brasil tem a maior diversidade de espécies do mundo! E qual a importância das plantas em nossa vida? Por que plantar? As plantas deixam

Leia mais

Priscila Bezerra de Souza

Priscila Bezerra de Souza Priscila Bezerra de Souza As briófitas, os populares musgos, são plantas que atingem poucos centímetros de altura e vivem em lugares úmidos e sombreados. Não apresentam sistemas de condução de seiva bruta

Leia mais

Angiospermas. Vasculares; Espermatófitas; Fanerógamas; Antófitas. NOVIDADES EVOLUTIVAS: flor, fruto e dupla fecundação

Angiospermas. Vasculares; Espermatófitas; Fanerógamas; Antófitas. NOVIDADES EVOLUTIVAS: flor, fruto e dupla fecundação ANGIOSPERMAS Angiospermas Vasculares; Espermatófitas; Fanerógamas; Antófitas. NOVIDADES EVOLUTIVAS: flor, fruto e dupla fecundação Flor Folhas modificadas (peças florais) para a reprodução sexuada 1) Sépalas

Leia mais

Biologia 2 Capítulos 5 e 6 Professor João ANGIOSPERMAS & HISTOLOGIA VEGETAL

Biologia 2 Capítulos 5 e 6 Professor João ANGIOSPERMAS & HISTOLOGIA VEGETAL Biologia 2 Capítulos 5 e 6 Professor João ANGIOSPERMAS & HISTOLOGIA VEGETAL ANGIOSPERMAS Vegetais que possuem flores e frutos; Fanerógamas: flores; Espermatófitas: possuem sementes; Vasculares: possuem

Leia mais

Capítulo 16. Briófitas e Pteridófitas

Capítulo 16. Briófitas e Pteridófitas Capítulo 16 Briófitas e Pteridófitas Primeiras plantas terrestres As primeiras plantas terrestres surgiram das algas verdes, por evolução. As Briófitas (musgos) e as pteridófitas (samambaias) evoluíram

Leia mais

Criado e Desenvolvido por: Todos os direitos são reservados

Criado e Desenvolvido por: Todos os direitos são reservados Criado e Desenvolvido por: Todos os direitos são reservados 2015. www.tioronni.com As Angiospermas ou angiospérmicas (do grego: angeos (ἄγγος) - "bolsa" e sperma (σπέρμα) - "semente") são plantas espermatófitas

Leia mais

Ficha de estudo. A Montanha perto de Ti A FOTOSSÍNTESE. O que é a Fotossíntese?

Ficha de estudo. A Montanha perto de Ti A FOTOSSÍNTESE. O que é a Fotossíntese? A FOTOSSÍNTESE O que é a Fotossíntese? A fotossíntese é o processo através do qual as plantas convertem a energia da luz em energia química, transformando o dióxido de carbono (CO 2 ), a água (H 2 O) e

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DA FRUTICULTURA

DISTRIBUIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DA FRUTICULTURA DISTRIBUIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DA FRUTICULTURA Prof. M.Sc. Eng. Agrônomo Rafael de Oliveira Antunes antunesagronomia@gmail.com CONCEITOS FRUTICULTURA Segundo Tamaro (1936), fruticultura é a arte de cultivar

Leia mais

Angion = u r n a Sperma = semente

Angion = u r n a Sperma = semente Angiospermas ANGIOSPERMAS Angion = u r n a Sperma = semente Quais características das angiospermas são compartilhadas com as gimnospermas? gimnospermas angiospermas órgão reprodutor evidente semente grãos

Leia mais

Angeion: urna; Sperma: semente. Raiz: cenoura, beterraba, batata doce, nabo, rabanete. Caule: batata inglesa, cebola e alho

Angeion: urna; Sperma: semente. Raiz: cenoura, beterraba, batata doce, nabo, rabanete. Caule: batata inglesa, cebola e alho ANGIOSPERMAS Angeion: urna; Sperma: semente Também são denominadas por antófitas (anthos = flor), espermáfitas, traqueófitas e fanerógamas É o grupo mais numeroso de todos os vegetais, com cerca de 90%

Leia mais

Anatomia das plantas com sementes

Anatomia das plantas com sementes Anatomia das plantas com sementes PREFÁCIO À EDIÇÃO BRASILEIRA PREFÁCIO Capítulo 1 - INTRODUÇÃO Organização interna do corpo vegetal Sumário dos tipos de células e tecidos Periderme Parênquima Colênquima

Leia mais

R E I N O. Histologia. Ribamar Jr

R E I N O. Histologia. Ribamar Jr R E I N O Histologia Ribamar Jr P L A N T A E Histologia Vegetal 1) Introdução A histologia vegetal estuda a formação e a constituição dos tecidos das plantas. Tecido: conjunto de células especializadas,

Leia mais

Indivíduos haplóides (n) gametófitos formam gametas (n). Zigoto diplóide (2n) faz mitose e forma o indivíduo esporófito, que por meiose forma os

Indivíduos haplóides (n) gametófitos formam gametas (n). Zigoto diplóide (2n) faz mitose e forma o indivíduo esporófito, que por meiose forma os REINO VEGETAL Organismos eucariontes, pluricelulares, autótrofos e fotossintetizantes. Todas as plantas apresentam alternância de gerações em seu ciclo de vida. Indivíduos haplóides (n) gametófitos formam

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a):

Lista de exercícios Aluno (a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista. Nas questões que

Leia mais

Mundo das Plantas RAIZ. Morfologia das Angiospermas. Aula aplicada ao 6º ano Escola Municipal Otávio Manoel Anastácio. Professor: Luiz Carlos.

Mundo das Plantas RAIZ. Morfologia das Angiospermas. Aula aplicada ao 6º ano Escola Municipal Otávio Manoel Anastácio. Professor: Luiz Carlos. Mundo das Plantas Morfologia das Angiospermas RAIZ Aula aplicada ao 6º ano Escola Municipal Otávio Manoel Anastácio. Professor: Luiz Carlos. Material de apoio didático ao experimento Microscópio Remoto

Leia mais

27/03/2018. Eucariontes; Multicelulares; Autótrofas fotossintetizantes; Cloroplastos : clorofila a e b;

27/03/2018. Eucariontes; Multicelulares; Autótrofas fotossintetizantes; Cloroplastos : clorofila a e b; Diversidade de plantas Eucariontes; Multicelulares; Autótrofas fotossintetizantes; Cloroplastos : clorofila a e b; Adaptações ao ambiente terrestre Epiderme cutícula (cera) Embrião protegido; 1 2 Metagênese

Leia mais

Frutos MORFOLOGIA E ANATOMIA DOS FRUTOS. Constituição dos frutos TIPOS DE FRUTOS 03/02/2014 ANNA FRIDA HATSUE MODRO

Frutos MORFOLOGIA E ANATOMIA DOS FRUTOS. Constituição dos frutos TIPOS DE FRUTOS 03/02/2014 ANNA FRIDA HATSUE MODRO Frutos MORFOLOGIA E ANATOMIA DOS FRUTOS ANNA FRIDA HATSUE MODRO É o ovário desenvolvido com as sementes já formadas, ou pode ser ainda constituído de diversos ovários e ter ou não estruturas acessórias

Leia mais

Reino Plantae: Classificação, Tecidos e Morfologia Vegetal

Reino Plantae: Classificação, Tecidos e Morfologia Vegetal CEPI Cecília Meireles Disciplina de Biologia Série: 2 ano do ensino médio Reino Plantae: Classificação, Tecidos e Morfologia Vegetal Goiânia-GO 2016 EVOLUÇÃO VEGETAL ORIGEM VEGETAL Descendentes das algas

Leia mais

Botânica. Curso de Zootecnia Prof. Etiane Skrebsky Quadros

Botânica. Curso de Zootecnia Prof. Etiane Skrebsky Quadros Botânica Curso de Zootecnia Prof. Etiane Skrebsky Quadros Unidade I Órgãos vegetais Órgãos Vegetais: FLOR A flor é um ramo altamente modificado, apresentando apêndices especializados. Órgãos Vegetais:

Leia mais

27/11/2015. Parede celular Celulose (polissacarídeo) = rigidez e sustentação; Reforço de lignina ou ceras;

27/11/2015. Parede celular Celulose (polissacarídeo) = rigidez e sustentação; Reforço de lignina ou ceras; Parede celular Celulose (polissacarídeo) = rigidez e sustentação; Reforço de lignina ou ceras; Vacúolo Armazena substâncias: água, sais, ar e alcaloides (efeitos tóxicos e farmacológicos); Plastos Leucoplasto,

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Pág. 74 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ O Brasil possui uma

Leia mais

23/11/2015. REINO PLANTAE (VEGETAIS) Prof. Leonardo F. Stahnke ORIGEM IMPORTÂNCIA DAS PLANTAS

23/11/2015. REINO PLANTAE (VEGETAIS) Prof. Leonardo F. Stahnke ORIGEM IMPORTÂNCIA DAS PLANTAS REINO PLANTAE (VEGETAIS) Prof. Leonardo F. Stahnke ORIGEM Plantas tiveram origem no ambiente aquático e, posteriormente, colonizaram o ambiente terrestre; Modificaram a atmosfera da Terra, propiciando

Leia mais

Nome: 2º ANO A Nº Disciplina Biologia Professor: Marcelo Corte Real

Nome: 2º ANO A Nº Disciplina Biologia Professor: Marcelo Corte Real Data: Bimestre : 3º Nome: 2º ANO A Nº Disciplina Biologia Professor: Marcelo Corte Real : Valor da Prova / Atividade: 2,0 Nota: Objetivo / Instruções: Lista de Exercicios 3 Bimestre 1. (FUVEST) Com relação

Leia mais

Morfologia Vegetal. Aula 1

Morfologia Vegetal. Aula 1 Morfologia Vegetal Aula 1 Organização do corpo vegetal Espermatophyta = Fanerógamas Plantas com sementes + grão-de-pólen!!!! Gimnospermas e Angiospermas Sementes nuas Estróbilos ESTRUTURAS REPRODUTIVAS

Leia mais

Angeion: urna; Sperma: semente. Raiz: cenoura, beterraba, batata doce, nabo, rabanete. Caule: batata inglesa, cebola e alho

Angeion: urna; Sperma: semente. Raiz: cenoura, beterraba, batata doce, nabo, rabanete. Caule: batata inglesa, cebola e alho ANGIOSPERMAS Angeion: urna; Sperma: semente Também são denominadas por antófitas (anthos = flor), espermáfitas, traqueófitas e fanerógamas É o grupo mais numeroso de todos os vegetais, com cerca de 90%

Leia mais

Aula Multimídia. Prof. David Silveira

Aula Multimídia. Prof. David Silveira Aula Multimídia Prof. David Silveira BOTÂNICA HISTOLOGIA VEGETAL 1) GERMINAÇÃO: Partes da semente: - TEGUMENTO (casca) proteção. - ENDOSPERMA (álbume/3n) reserva nutritiva. - EMBRIÃO Cotilédone (folhas

Leia mais

Classificação dos tipos de inflorescências

Classificação dos tipos de inflorescências Organografia Apresentação Este livro trata de mostrar a classificação das estruturas do corpo vegetal que variam de acordo com sua forma, tamanho e quantidade. Tal classificação é muito eficaz na hora

Leia mais

Histologia Vegetal. A histologia vegetal estuda a formação e a constituição dos tecidos das plantas.

Histologia Vegetal. A histologia vegetal estuda a formação e a constituição dos tecidos das plantas. Histologia Vegetal Histologia Vegetal 1) Introdução A histologia vegetal estuda a formação e a constituição dos tecidos das plantas. Tecido: conjunto de células especializadas, geralmente semelhantes,

Leia mais

Sistemática As angiospermas constituem o maior grupo de vegetais do planeta, compreendendo cerca de 2/3 de todas as espécies de plantas.

Sistemática As angiospermas constituem o maior grupo de vegetais do planeta, compreendendo cerca de 2/3 de todas as espécies de plantas. ANGIOSPERMAS -angio = envoltório; sperma = semente Sistemática As angiospermas constituem o maior grupo de vegetais do planeta, compreendendo cerca de 2/3 de todas as espécies de plantas. Esse grupo encontra-se

Leia mais

Características gerais Reprodução Grupos de angiospermas. Angiospermas

Características gerais Reprodução Grupos de angiospermas. Angiospermas Angiospermas São plantas bem variadas, entre os exemplares estão o coqueiro, ipê, milho, trigo, jacarandá, feijão e muitas outras. As gimnospermas possuem vasos condutores e reproduzem-se por alternância

Leia mais

GABARITO DA AVALIAÇÃO TRIMESTRAL DE CIÊNCIAS 2º TRIMESTRE

GABARITO DA AVALIAÇÃO TRIMESTRAL DE CIÊNCIAS 2º TRIMESTRE GABARITO DA AVALIAÇÃO TRIMESTRAL DE CIÊNCIAS 2º TRIMESTRE 1. No processo de adaptação ao ambiente terrestre, animais e plantas sofreram modificações morfológicas e funcionais. Considere a classificação

Leia mais

CICLO DE VIDA E REPRODUÇÃO SEXUADA FLOR

CICLO DE VIDA E REPRODUÇÃO SEXUADA FLOR Campus Campo Grande Biologia 3 Professor Edilson Silveira ANGIOSPERMAS São plantas de pequeno, médio e grande porte Fanerógamas Vasculares Não dependem de água para fecundação. Possuem flores, frutos e

Leia mais

setor 1401 Aulas 17 a 19 REINO VEGETAL. ANGIOSPERMAS (ANTÓFITAS)

setor 1401 Aulas 17 a 19 REINO VEGETAL. ANGIOSPERMAS (ANTÓFITAS) setor 1401 14010409 14010409-SP Aulas 17 a 19 REINO VEGETAL. ANGIOSPERMAS (ANTÓFITAS) 1. Classe formada por representantes de aspecto variado, desde minúsculas formas que lembram lentilhas até árvores

Leia mais

Angiospermas. É o grupo de plantas que contêm o maior número de espécies, sendo caracterizado pela presença de fruto envolvendo a semente.

Angiospermas. É o grupo de plantas que contêm o maior número de espécies, sendo caracterizado pela presença de fruto envolvendo a semente. Angiospermas É o grupo de plantas que contêm o maior número de espécies, sendo caracterizado pela presença de fruto envolvendo a semente. Angiospermas Embriófitas Traqueófitas (plantas vasculares) Espermatófitas

Leia mais

Botânica II. Prof. Dr. Fernando Santiago dos Santos. (13)

Botânica II. Prof. Dr. Fernando Santiago dos Santos.  (13) Botânica II Prof. Dr. Fernando Santiago dos Santos fernandoss@ifsp.edu.br www.fernandosantiago.com.br (13) 8822-5365 Aula 6 Aparato dispersor: frutose sementes Aparelho dispersor 1.Frutos: órgãos típicos

Leia mais

Como as plantas evoluíram?

Como as plantas evoluíram? Como as plantas evoluíram? 1 Como classificar as plantas? 2 Funções da raiz: Raiz Fixar o vegetal ao solo. Retirar do solo água e sais minerais indispensáveis à nutrição da planta. SEIVA BRUTA Água +

Leia mais

Ficha 6 - Pantas vasculares com flor

Ficha 6 - Pantas vasculares com flor Ficha 6 - Pantas vasculares com flor Angiospérmicas As angiospérmicas (do grego angios - "urna" e sperma - "semente") são plantas cujas sementes são protegidas por uma estrutura denominada fruto. São o

Leia mais

Morfologia Vegetal: o fruto

Morfologia Vegetal: o fruto Morfologia Vegetal: o fruto Profa. Ana Paula SLC 0622 - Biologia III - 2017 Após a fertilização: óvulo semente ovário fruto tecidos extra-carpelares podem se desenvolver conjuntamente fazendo parte do

Leia mais

Respostas 7º ano Gimnospermas

Respostas 7º ano Gimnospermas Respostas 7º ano Gimnospermas Caderno 4 Pág. 281 Atividade 1 1) As sementes ajudam na dispersão, pois protegem o embrião, que poderá germinar uma nova planta em condições ideais. Além disso, alguns animais

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Pág. 74 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ PROBLEMATIZAÇÃO Quais

Leia mais

Sílvia Maria Marinho Storti

Sílvia Maria Marinho Storti Sílvia Maria Marinho Storti Introdução - Botânica Vegetais intermediários - Criptogramas Briófitas - musgos Pteridófitas - samambais Superiores Gimnospermas Plantas sem frutos Principal representante:

Leia mais

6 a 12 meses Obs. Frutas: amassadas ou raspadas; Comida: amassada com o garfo.

6 a 12 meses Obs. Frutas: amassadas ou raspadas; Comida: amassada com o garfo. 1 semana (01/09 até 02/09) Quinta Sexta Jantar: fruta Abacate Chuchu e Brócolis refogados Manga ( Aleitamento materno ou fórmula infantil Acima de 12 meses Obs. Frutas: cortadas; Comida: normal. ACIMA

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Pág. 72 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ O nome do nosso país

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas IFAM Campus Itacoatiara Morfologia Vegetal

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas IFAM Campus Itacoatiara Morfologia Vegetal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas IFAM Campus Itacoatiara Morfologia Vegetal Professora: Iane Barroncas Gomes Engenheira Florestal, M.Sc. Conteúdo: Conceituação Morfologia

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades. Conteúdo. 2ª Etapa Livro - Caderno e folha

Recursos para Estudo / Atividades. Conteúdo. 2ª Etapa Livro - Caderno e folha Rede de Educação Missionárias Servas do Espírito Santo Colégio Nossa Senhora da Piedade Av. Amaro Cavalcanti, 2591 Encantado Rio de Janeiro / RJ CEP: 20735042 Tel: 2594-5043 Fax: 2269-3409 E-mail: cnsp@terra.com.br

Leia mais

HISTOLOGIA VEGETAL 24/05/2017. Prof. Leonardo F. Stahnke

HISTOLOGIA VEGETAL 24/05/2017. Prof. Leonardo F. Stahnke Prof. Leonardo F. Stahnke HISTOLOGIA VEGETAL HISTOLOGIA VEGETAL Os tecidos são conjuntos de células especializadas em determinada função. Há quatro tipos básicos de tecido vegetal: Tecido de Revestimento:

Leia mais

A Diversidade de Plantas. Como as plantas evoluíram?

A Diversidade de Plantas. Como as plantas evoluíram? A Diversidade de Plantas Como as plantas evoluíram? Como classificar as plantas? Briófitas Características: Apresentam rizóides, caulóides e filóides. Vivem em locais úmidos e sombreados. Não possuem vasos

Leia mais

MORFOLOGIA VEGETAL. Morfologia externa e interna da raiz e do caule PROFª SANDRA BIANCHI

MORFOLOGIA VEGETAL. Morfologia externa e interna da raiz e do caule PROFª SANDRA BIANCHI MORFOLOGIA VEGETAL Morfologia externa e interna da raiz e do caule PROFª SANDRA BIANCHI INTRODUÇÃO Dois dos processos mais interessantes e complexos que ocorrem durante o ciclo de vida das plantas produtoras

Leia mais

PRODUÇÃO DE SEMENTES Ai de ti, se por tua causa semente morrer semente.

PRODUÇÃO DE SEMENTES Ai de ti, se por tua causa semente morrer semente. PRODUÇÃO DE SEMENTES Ai de ti, se por tua causa semente morrer semente. Eng. Agr. Clélia Maria Mardegan O QUE VAMOS ESTUDAR SOBRE SEMENTES Conceitos iniciais. Um pouco de estória. Importância das sementes.

Leia mais

Gabarito de Biologia Frente 3

Gabarito de Biologia Frente 3 Gabarito de Biologia Frente 3 Módulo 05 01 [C] A autoincompatibilidade entre o grão de pólen e o estigma da mesma flor impede o processo de autofecundação, possibilitando o aumento da variabilidade genética.

Leia mais

CAULE ANATOMIA INTERNA

CAULE ANATOMIA INTERNA ANATOMIA INTERNA Nó: parte do caule onde estão inseridas uma ou mais folhas. Entrenó: região de um caule entre dois nós sucessivos Ápice do sistema caulinar: folhas e gemas axilares Primórdio foliar: produz

Leia mais

Gabarito de Biologia Frente 3

Gabarito de Biologia Frente 3 Gabarito de Biologia Frente 3 Módulo 05 1. [C] O milho é um exemplo de infrutescência, derivada de uma inflorescência, onde cada fruto é originado de um ovário após a fecundação. 2. [D] A batata inglesa

Leia mais