SÉRGIO MELO DIREITO PROCESSUAL PENAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SÉRGIO MELO DIREITO PROCESSUAL PENAL"

Transcrição

1

2 SÉRGIO MELO DIREITO PROCESSUAL PENAL

3 1) Delegado de Polícia-PC/GO-CESPE-2017 O Código de Processo Penal prevê a requisição, às empresas prestadoras de serviço de telecomunicações, de disponibilização imediata de sinais que permitam a localização da vítima ou dos suspeitos de delito em curso, se isso for necessário à prevenção e à repressão de crimes relacionados ao tráfico de pessoas. Essa requisição pode ser realizada pelo a) delegado de polícia, independentemente de autorização judicial e por prazo indeterminado. b) Ministério Público, independentemente de autorização judicial, por prazo não superior a trinta dias, renovável por uma única vez, podendo incluir o acesso ao conteúdo da comunicação. c) delegado de polícia, mediante autorização judicial e por prazo indeterminado, podendo incluir o acesso ao conteúdo da comunicação. d) delegado de polícia, mediante autorização judicial, devendo o inquérito policial ser instaurado no prazo máximo de setenta e duas horas do registro da respectiva ocorrência policial. e) Ministério Público, independentemente de autorização judicial e por prazo indeterminado.

4 Obs: Lei /16 (dispõe sobre a prevenção e a repressão ao tráfico interno e internacional de pessoas) Acrescentou os arts. 13-A e 13-B no CPP: Art. 13-A. Nos crimes previstos nos arts. 148, 149 e 149-A, no 3º do art. 158 e no art. 159 do Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), e no art. 239 da Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), o membro do Ministério Público ou o delegado de polícia poderá requisitar, de quaisquer órgãos do poder público ou de empresas da iniciativa privada, dados e informações cadastrais da vítima ou de suspeitos. (...) Art. 13-B. Se necessário à prevenção e à repressão dos crimes relacionados ao tráfico de pessoas, o membro do Ministério Público ou o delegado de polícia poderão requisitar, mediante autorização judicial, às empresas prestadoras de serviço de telecomunicações e/ou telemática que disponibilizem imediatamente os meios técnicos adequados como sinais, informações e outros que permitam a localização da vítima ou dos suspeitos do delito em curso. (...) 2º Na hipótese de que trata o caput, o sinal: (...) II - deverá ser fornecido pela prestadora de telefonia móvel celular por período não superior a 30 (trinta) dias, renovável por uma única vez, por igual período; III - para períodos superiores àquele de que trata o inciso II, será necessária a apresentação de ordem judicial. 3º Na hipótese prevista neste artigo, o inquérito policial deverá ser instaurado no prazo máximo de 72 (setenta e duas) horas, contado do registro da respectiva ocorrência policial. (...)

5 2) Agente de Polícia-PC/GO-CESPE-2016 A respeito do IP, assinale a opção correta. A O delegado de polícia, se estiver convencido da ausência de elementos suficientes para imputar autoria a determinada pessoa, deverá mandar arquivar o IP, podendo desarquivá-lo se surgir prova nova. B O IP é presidido pelo delegado de polícia sob a supervisão direta do MP, que poderá intervir a qualquer tempo para determinar a realização de perícias ou diligências. C A atividade investigatória de crimes não é exclusiva da polícia judiciária, podendo ser eventualmente presidida por outras autoridades, conforme dispuser a lei especial. D O IP é indispensável para o oferecimento da denúncia; o promotor de justiça não poderá denunciar o réu sem esse procedimento investigatório prévio. E O IP é peça indispensável à propositura da ação penal pública incondicionada, sob pena de nulidade, e deve assegurar as garantias constitucionais da ampla defesa e do contraditório.

6 * Características do IP a) Procedimento escrito (art. 9º, CPP) b) Sigilosidade (art. 20, CPP) Obs: Sigilo do IP e o advogado (Súmula Vinculante 14) "É direito do defensor, no interesse do representado, ter acesso amplo aos elementos de prova que, já documentados em procedimento investigatório realizado por órgão com competência de polícia judiciária, digam respeito ao exercício do direito de defesa. c) Oficialidade d) Oficiosidade e) Autoritariedade f) Indisponibilidade (art. 17, CPP) g) Dispensabilidade h) Inquisitividade Obs: Alguns autores citam a "discricionariedade" como característica do IP, pois o art. 6º do CPP seria meramente exemplificativo. Obs: Em regra, vícios ou irregularidades no IP não contaminam a futura ação penal, "salvo quando houver violações de garantias constitucionais e legais expressas e nos casos em que o órgão ministerial, na formação da opinio delicti, não consiga afastar os elementos informativos maculados para persecução penal em juízo, ocorrendo, desse modo, a extensão da nulidade à eventual ação penal ("Operação Satiagraha" - Inf. 476 do STJ HC /SP, STJ, 07/06/11 )

7 * Arquivamento do IP Obs: Art. 28, CPP: Se o órgão do Ministério Público, ao invés de apresentar a denúncia, requerer o arquivamento do inquérito policial ou de quaisquer peças de informação, o juiz, no caso de considerar improcedentes as razões invocadas, fará remessa do inquérito ou peças de informação ao procurador-geral, e este oferecerá a denúncia, designará outro órgão do Ministério Público para oferecê-la, ou insistirá no pedido de arquivamento, ao qual só então estará o juiz obrigado a atender. Obs: No âmbito da União a questão é resolvida pela Câmara de Coordenação e Revisão (art. 62 da LC 75/93). Obs: Se o juiz determina o arquivamento, não cabe ação penal privada subsidiária da pública, que só cabe no caso de inércia ou omissão do MP.

8 3) Escrivão de Polícia-PC/GO-CESPE-2016 Acerca de aspectos diversos pertinentes ao IP, assinale a opção correta. A O IP, em razão da complexidade ou gravidade do delito a ser apurado, poderá ser presidido por representante do MP, mediante prévia determinação judicial nesse sentido. B A notitia criminis é denominada direta quando a própria vítima provoca a atuação da polícia judiciária, comunicando a ocorrência de fato delituoso diretamente à autoridade policial. C O indiciamento é ato próprio da autoridade policial a ser adotado na fase inquisitorial. D O prazo legal para o encerramento do IP é relevante independentemente de o indiciado estar solto ou preso, visto que a superação dos prazos de investigação tem o efeito de encerrar a persecução penal na esfera policial. E Do despacho da autoridade policial que indeferir requerimento de abertura de IP feito pelo ofendido ou seu representante legal é cabível, como único remédio jurídico, recurso ao juiz criminal da comarca onde, em tese, ocorreu o fato delituoso.

9 * Espécies de Noticia Criminis: a) De cognição direta, imediata, espontânea ou inqualificada- É aquela em que a autoridade policial toma conhecimento por meio das atividades rotineiras (ex: veiculação pela imprensa). b) De cognição indireta, mediata, provocada ou qualificada- É aquela em que autoridade toma conhecimento por meio de um expediente formal, por escrito (ex: requisição do MP). Obs: O CESPE, na prova PM/DF-2009, distinguiu manifestação da vítima (algo informalcognição direta) de representação da vítima (algo formal cognição indireta). Trata-se de uma distinção feita por alguns autores (ex: Tourinho), mas que só serve para "noticia criminis", pois para efeito de ação penal a representação da vítima significa manifestação da vítima e não exige qualquer formalidade. c) Cognição coercitiva- É aquela que ocorre em casos de prisão em flagrante.

10 * Prazo do IP a) Regra Geral (art. 10, CPP): Em regra, o prazo do inquérito é 10 dias, se o indiciado estiver preso (não pode ser prorrogado), e de 30 dias, se o indicado estiver solto (pode ser prorrogado, quantas vezes forem necessárias). b) IP na PF (Lei nº 5010/66): O prazo para conclusão é de 15 dias, se o indiciado estiver preso (Obs: pode ser prorrogado uma vez). O prazo será de 30 dias, se estiver solto (pode ser prorrogado quantas vezes forem necessárias) c) Lei 1521/51: o prazo é de 10 dias, estando o indicado preso ou solto (não há previsão legal de prorrogação). d) Lei 11343/06: O prazo é de 30 dias, se o indicado estiver preso. O prazo será de 90 dias, se o indicado estiver solto. Ambos os prazos podem ser duplicados, isto é, prorrogados uma vez. e) Inquérito Policial Militar (IPM) - art. 20 do CPPM: O prazo é de 20 dias, se o indicado estiver preso (não pode ser prorrogado). O prazo é de 40 dias, se o indiciado estiver solto (pode ser prorrogado por mais 20 dias).

11 4) Técnico-Judiciário TJ-DF CESPE Por força de mandamento constitucional, o exercício do contraditório deve ser garantido ainda no curso do inquérito policial, não obstante a sua natureza administrativa e pré-processual.

12 5) Técnico Judiciário TJ-CE-CESPE-2014 Uma autoridade policial instaurou inquérito policial de ofício para a apuração de crime de ação penal pública. Depois de concluído o inquérito, os autos foram remetidos ao juiz competente e, em seguida, ao Ministério Público. O promotor de justiça requereu a devolução do inquérito à autoridade policial para a realização de novas diligências imprescindíveis ao oferecimento da denúncia, o que foi deferido pelo juiz. De posse novamente dos autos, a autoridade policial entendeu que não havia mais nenhuma diligência a ser feita e determinou o arquivamento dos autos de inquérito. Com base nessa situação hipotética, assinale a opção correta. a) O Ministério Público agiu incorretamente, já que deveria ter oferecido a denúncia de imediato, após a conclusão do inquérito pela autoridade policial. b) A autoridade policial agiu incorretamente, haja vista que não pode instaurar inquérito policial de ofício para apuração de crime de ação penal pública. c) A autoridade policial agiu corretamente ao arquivar o inquérito policial, uma vez que não havia mais nenhuma diligência a ser realizada. d) O juiz agiu incorretamente, visto que não poderia ter deferido a devolução do inquérito já concluído à autoridade policial. e) A autoridade policial agiu incorretamente, dado que não poderia ter determinado o arquivamento do inquérito policial.

13 6) Técnico Judiciário TJ-CE-CESPE-2014 No que diz respeito ao inquérito policial, assinale a opção correta. a) Tratando-se de crimes de ação penal pública condicionada, o inquérito policial poderá ser iniciado de ofício pela autoridade policial sem a representação do ofendido, necessária apenas para dar início à ação penal. b) Tratando-se de crimes de ação penal privada, o inquérito policial poderá ser iniciado mediante requisição do Ministério Público ou da autoridade judiciária. c) O indiciado pode requerer à autoridade policial qualquer diligência que julgue necessária. d) A autoridade policial deve nomear curador ao indiciar menor de 18 anos de idade. e) Nos crimes de ação penal pública, o inquérito policial somente poderá ser iniciado de ofício pela autoridade policial.

14 Art. 14. O ofendido, ou seu representante legal, e o indiciado poderão requerer qualquer diligência, que será realizada, ou não, a juízo da autoridade.

15 Ação Penal 1) CESPE 2016 Delegado de Polícia PC-PE Acerca da ação penal, suas características, espécies e condições, assinale a opção correta. a) A perempção incide tanto na ação penal privada exclusiva quanto na ação penal privada subsidiária da ação penal pública. b) Os prazos prescricionais e decadenciais incidem de igual forma tanto na ação penal pública condicionada à representação do ofendido quanto na ação penal pública condicionada à representação do ministro da Justiça. c) De regra, não há necessidade de a queixa-crime ser proposta por advogado dotado de poderes específicos para tal fim, em homenagem ao princípio do devido processo legal. d) Tanto na ação pública condicionada à representação quanto na ação penal privada, se o ofendido tiver menos de vinte e um anos de idade e mais de dezoito anos de idade, o direito de queixa ou de representação poderá ser exercido por ele ou por seu representante legal. e) É concorrente a legitimidade do ofendido, mediante queixa, e do MP, condicionada à representação do ofendido, para a ação penal por crime contra a honra de servidor público em razão do exercício de suas funções.

16 Art. 44. A queixa poderá ser dada por procurador com poderes especiais, devendo constar do instrumento do mandato o nome do querelante e a menção do fato criminoso, salvo quando tais esclarecimentos dependerem de diligências que devem ser previamente requeridas no juízo criminal. Súmula 714, STF: É concorrente a legitimidade do ofendido, mediante queixa, e do ministério público, condicionada à representação do ofendido, para a ação penal por crime contra a honra de servidor público em razão do exercício de suas funções.

17 2) CESPE 2016 Perito Criminal Polícia Científica - PE Considerando o que dispõe o CPP relativamente à ação penal, assinale a opção correta. a) Nos crimes que se processem mediante ação penal que exija representação, esta será retratável mesmo após o recebimento da denúncia. b) Cônjuge, ascendente, descendente ou irmã(o) tem o direito de oferecer a queixa e prosseguir na ação penal privada em caso de morte do ofendido. c) Tanto a renúncia quanto o perdão, institutos que se estendem aos corréus e extinguem a punibilidade, independentemente de aceite, são atos unilaterais de desistência do ofendido em relação à ação penal privada. d) Admite-se ação penal privada subsidiária da pública no caso de o Ministério Público manifestar-se pelo arquivamento do IP ou deixar de oferecer denúncia no prazo legal. e) Em se tratando de ação penal pública condicionada, qualquer cidadão poderá provocar a iniciativa do Ministério Público para a propositura da ação penal, fornecendo-lhe informações sobre o fato e a autoria e indicando o tempo, o lugar e os elementos de convicção.

18 Art. 25. A representação será irretratável, depois de oferecida a denúncia. Art. 31. No caso de morte do ofendido ou quando declarado ausente por decisão judicial, o direito de oferecer queixa ou prosseguir na ação passará ao cônjuge, ascendente, descendente ou irmão.

19 3) CESPE 2016 Perito Criminal Polícia Científica - PE No que se refere aos princípios da ação penal pública incondicionada, assinale a opção correta. a) O princípio da obrigatoriedade impõe ao MP o dever de promover a ação penal pública incondicionada quando este considerá-la conveniente para a sociedade. b) O princípio da indivisibilidade determina que a ação penal pública incondicionada abranja todos os crimes praticados em concurso formal. c) O princípio da intranscendência determina que a ação penal incondicionada seja sempre promovida apenas contra as pessoas a quem se impute a prática de uma infração. d) O princípio da oficialidade determina que a ação penal pública incondicionada seja intentada preferencialmente pelo MP, órgão oficial do Estado. e) O princípio da indisponibilidade determina que o MP pode desistir da ação penal pública incondicionada até a edição da sentença.

20 4) Técnico Judiciário TJ-DF-CESPE-2015 Acerca da ação penal e suas espécies, julgue o item seguinte. Em se tratando de crime que se apura mediante ação penal pública incondicionada, havendo manifestação tempestiva do Ministério Público pelo arquivamento do inquérito policial, faculta-se ao ofendido ou ao seu representante legal a oportunidade para a ação penal privada subsidiária da pública.

21 5) Técnico Judiciário TJ-DF-CESPE-2015 Acerca da ação penal e suas espécies, julgue o item seguinte. A legitimação ativa para a ação penal e a definição de sua natureza decorre da lei, sendo, de regra, ação pública, salvo se a lei expressamente a declara privativa do ofendido.

22 Art. 24. Nos crimes de ação pública, esta será promovida por denúncia do Ministério Público, mas dependerá, quando a lei o exigir, de requisição do Ministro da Justiça, ou de representação do ofendido ou de quem tiver qualidade para representá-lo.

23 6) Técnico Judiciário TJ-SE-CESPE-2014 Julgue o item subsequente, à luz do disposto no Código de Processo Penal (CPP) e do entendimento dominante dos tribunais superiores acerca da ação penal, do processo comum, do Ministério Público, das citações e das intimações. A justa causa, uma das condições para o exercício da ação penal, corresponde à existência de suporte probatório mínimo para que a acusação seja recebida e se dê prosseguimento ao processo.

24 7) Técnico Judiciário TJ-CE-CESPE-2014 Assinale a opção correta acerca de ação penal. a) Nos crimes de ação penal pública condicionada à representação, o ofendido poderá retratar-se da representação formulada antes do oferecimento da denúncia. b) Não é permitida a intervenção do Ministério Público em processo de ação penal privada. c) Entre os princípios que regem a ação penal pública incondicionada inclui-se o da disponibilidade. d) A divisibilidade consiste em um dos princípios que regem a ação penal privada. e) Tratando-se de crimes de ação penal pública incondicionada, em nenhuma hipótese será permitido ao ofendido intentar ação privada.

25

Questão 01) O inquérito policial consiste no conjunto de diligências efetuadas pela polícia judiciária para a

Questão 01) O inquérito policial consiste no conjunto de diligências efetuadas pela polícia judiciária para a Questão 01) O inquérito policial consiste no conjunto de diligências efetuadas pela polícia judiciária para a apuração de uma infração penal e de sua autoria. Tratase de procedimento investigatório de

Leia mais

PROF. Leonardo Galardo DIREITO PROCESSUAL PENAL

PROF. Leonardo Galardo DIREITO PROCESSUAL PENAL 01) O inquérito policial consiste no conjunto de diligências efetuadas pela polícia judiciária para a apuração de uma infração penal e de sua autoria. Trata se de procedimento investigatório de caráter

Leia mais

SÉRGIO MELO DIREITO PROCESSUAL PENAL

SÉRGIO MELO DIREITO PROCESSUAL PENAL SÉRGIO MELO DIREITO PROCESSUAL PENAL Aplicação da Lei Processual Penal 1) Téc. Jud. TJ/DF CESPE - 2015 Acerca da aplicabilidade da lei processual penal no tempo e no espaço e dos princípios que regem o

Leia mais

Princípios: 1 Obrigatoriedade Art. 5 o Nos crimes de ação pública o inquérito policial será iniciado: 2 Indisponibilidade Art. 17. A autoridade policial não poderá mandar arquivar autos de inquérito. 3

Leia mais

ESPÉCIES DE AÇÃO PENAL

ESPÉCIES DE AÇÃO PENAL Ação Penal ESPÉCIES DE AÇÃO PENAL 1) PÚBLICA a) Incondicionada b) Condicionada 2) PRIVADA a) Exclusivamente Privada; b) Subsidiária da Pública c) Personalíssima AÇÃO PENAL PÚBLICA Ação Penal Pública Incondicionada

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal Direito Processual Penal 01- Analise as assertivas a seguir: I. A incomunicabilidade, que não excederá de dez dias, será decretada por despacho fundamentado do Juiz, a requerimento da autoridade policial,

Leia mais

INQUÉRITO POLICIAL E SISTEMAS DE INVESTIGAÇÃO PRELIMINAR

INQUÉRITO POLICIAL E SISTEMAS DE INVESTIGAÇÃO PRELIMINAR INQUÉRITO POLICIAL E SISTEMAS DE INVESTIGAÇÃO PRELIMINAR Noções preliminares Polícia: Art. 144 - A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL I AULA DIA 04/05/2015. Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA

DIREITO PROCESSUAL PENAL I AULA DIA 04/05/2015. Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA DIREITO PROCESSUAL PENAL I AULA DIA 04/05/2015 Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA E-mail: tiago_csouza@hotmail.com 10.2.5. Características - Procedimento escrito: não se permite uma investigação verbal. Todas

Leia mais

Professor Wisley Aula 04

Professor Wisley Aula 04 - Professor Wisley www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 7 1. INDICIAMENTO É atribuir a alguém a autoria de determinada infração penal na fase

Leia mais

MARATONA EOAB XXVII EXAME. PROCESSO

MARATONA EOAB XXVII EXAME. PROCESSO MARATONA EOAB XXVII EXAME PROCESSO PENAL @vilaca_neto INQUÉRITO POLICIAL Características ESCRITO INQUISITIVO SIGILOSO DISPENSÁVEL DISCRICIONÁRIO INDISPONÍVEL OFICIAL OFICIOSO AUTORITARIEDADE INQUÉRITO

Leia mais

INQUÉRITO POLICIAL. Art. 4º ao 23 do CPP

INQUÉRITO POLICIAL. Art. 4º ao 23 do CPP INQUÉRITO POLICIAL Art. 4º ao 23 do CPP o inquérito policial é um procedimento administrativo, inquisitório e preparatório e consiste em um conjunto de diligências realizadas pela polícia investigativa

Leia mais

AÇÃO PENAL. PÚBLICA Ministério Público denúncia PRIVADA

AÇÃO PENAL. PÚBLICA Ministério Público denúncia PRIVADA AÇÃO PENAL AÇÃO PENAL PÚBLICA Ministério Público denúncia PRIVADA 1 Art. 129 da Constituição da República: São funções institucionais do Ministério Público: I promover, privativamente, a ação penal pública,

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale (continuação) Definição é o procedimento administrativo de caráter inquisitório e sigiloso, que visa buscar a materialidade e autoria acerca de uma infração penal. sequência

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL I. Princípios que Regem o Processo Penal... 002 II. Lei Processual Penal e Sistemas do Processo Penal... 007 III. Inquérito Policial... 009 IV. Processo e Procedimento... 015 V.

Leia mais

Mini Simulado GRATUITO de Direito Processual Penal. TEMA: Diversos

Mini Simulado GRATUITO de Direito Processual Penal. TEMA: Diversos Mini Simulado GRATUITO de Direito Processual Penal TEMA: Diversos 1. A prisão em flagrante deve: a) ser comunicada apenas à família do preso, sob pena de nulidade. b) ser comunicada ao juiz competente,

Leia mais

AÇÃO PENAL. PROF. VILAÇA

AÇÃO PENAL. PROF. VILAÇA AÇÃO PENAL PROF. VILAÇA NETO @vilaca_neto Persecução Penal PERSECUÇÃO PENAL: Atividade estatal de perseguir/apurar o crime. Tem 2 etapas: Investigação preliminar + Ação Penal Investigação preliminar, em

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Processual Penal. Ação Penal TRF CERT 1ª FASE. Período:

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Processual Penal. Ação Penal TRF CERT 1ª FASE. Período: CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Ação Penal TRF CERT 1ª FASE Período: 2010 2016 1) CONSULPLAN - PJ (MPE MG)/MPE MG/2012 Assinale a alternativa CORRETA. Impede o ajuizamento da ação civil para reparação

Leia mais

QUESTÕES. 11 O inquérito pode ser instaurado mediante requisição do Ministério Público.

QUESTÕES. 11 O inquérito pode ser instaurado mediante requisição do Ministério Público. QUESTÕES 1 No inquérito policial em que figure como indiciado um inimigo do delegado de polícia responsável pelas investigações, o Ministério Público oporá exceção de suspeição em relação a esse delegado.

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal Direito Processual Penal Inquérito Policial Professor Joeberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Penal INQUÉRITO POLICIAL TÍTULO II Do Inquérito Policial Art. 4º A polícia judiciária

Leia mais

06/04/2017 SERGIO MELO PROCESSO PENAL

06/04/2017 SERGIO MELO PROCESSO PENAL SERGIO MELO PROCESSO PENAL 1. (CESPE/PRF/2013) No que concerne às disposições preliminares do Código de Processo Penal (CPP), ao inquérito policial e à ação penal, julgue os próximos itens. 75 Tratando-se

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale (continuação) sequência de atos - Instauração O início do inquérito se dará quando chegar à autoridade policial a notitia criminis sequência de atos - Instauração A notitia

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Processo Penal Eleitoral. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Processo Penal Eleitoral. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Código Eleitoral Art. 355. As infrações penais definidas neste Código são de ação pública. Ac.-TSE 21295/2003: cabimento de ação penal privada subsidiária

Leia mais

a) só poderia ordenar o arquivamento se houvesse requerimento do Ministério Público nesse sentido.

a) só poderia ordenar o arquivamento se houvesse requerimento do Ministério Público nesse sentido. O concurso para o Tribunal Regional Federal da 1 região (TRF1) deverá acontecer ainda este ano. Embora não haja previsão para divulgação do edital, a preparação deve ser iniciada o quanto antes. Para auxiliar

Leia mais

Professor Wisley Aula 06

Professor Wisley Aula 06 - Professor Wisley www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 7 AÇÃO PENAL DE INICIATIVA PÚBLICA 1. PRINCÍPIOS a) PRINCÍPIO DA OBRIGATORIEDADE: presente

Leia mais

INQUÉRITO POLICIAL. Art. 20. A autoridade assegurará no inquérito o sigilo necessário à elucidação do fato ou exigido pelo interesse da sociedade.

INQUÉRITO POLICIAL. Art. 20. A autoridade assegurará no inquérito o sigilo necessário à elucidação do fato ou exigido pelo interesse da sociedade. INQUÉRITO POLICIAL CONCEITO: Um procedimento administrativo que tem por finalidade o levantamento de informações a fim de servir de base à ação penal ou às providências cautelares. Persecução penal: É

Leia mais

Professor Wisley Aula 05

Professor Wisley Aula 05 - Professor Wisley www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 5 AÇÃO PENAL 1. CONCEITO É o direito público subjetivo de provocar o Estado-Juiz a

Leia mais

Direito. Processual Penal. Inquérito Policial

Direito. Processual Penal. Inquérito Policial Direito Processual Penal Inquérito Policial Inquérito Policial Conceito / Finalidades a) Art. 4º do CPP das infrações penais Apuração da autoria b) Art.2º, 1º,Lei 12.830/13 das circunstâncias Apuração

Leia mais

AÇÃO PENAL PÚBLICA INCODICIONADA

AÇÃO PENAL PÚBLICA INCODICIONADA AÇÃO PENAL PÚBLICA INCODICIONADA * Vita Solange Juvêncio ** Vânia Maria Bemfica Guimarães Pinto Coelho * Resumo A ação penal pública incondicionada é caracterizada quando seu exercício não depende de manifestação

Leia mais

MPU Processo Penal Investigação Criminal Armando Júnior

MPU Processo Penal Investigação Criminal Armando Júnior MPU Processo Penal Investigação Criminal Armando Júnior 2013 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. INVESTIGAÇÃO CRIMINAL #1) INTRODUÇÃO à Jus puniendi à Persecução penal

Leia mais

Noções de Processo Penal Inquérito Policial. Professor Daniel Sini

Noções de Processo Penal Inquérito Policial. Professor Daniel Sini Noções de Processo Penal Inquérito Policial Professor Daniel Sini 1. Conceito: 2. Características: Peça administrativa; Escrito (art. 9, CPP); Sigiloso (art. 20, caput, CPP) Oficiosidade ou obrigatoriedade

Leia mais

XXIII EXAME DE ORDEM PROCESSO PENAL PROF CHRISTIANO GONZAGA

XXIII EXAME DE ORDEM PROCESSO PENAL PROF CHRISTIANO GONZAGA XXIII EXAME DE ORDEM PROCESSO PENAL PROF CHRISTIANO GONZAGA Princípios Devido Processo Legal Juiz Natural PRINCÍPIOS IMPORTANTES Ampla Defesa Presunção de Inocência Aplicação da lei processual Art. 2º,

Leia mais

Aula nº 09. Juizados Especiais Criminais Objetivo Aula 09 - Exercícios Comentados

Aula nº 09. Juizados Especiais Criminais Objetivo Aula 09 - Exercícios Comentados Página1 Curso/Disciplina: Juizados Especiais Criminais Objetivo Aula: Juizados Especiais Criminais Objetivo Aula 09 Professor(a): Elisa Pittaro Monitor(a): Analia Freitas Aula nº 09. Juizados Especiais

Leia mais

DISPOSIÇÕES PENAIS. CRIMES ELEITORAIS São todas condutas que, durante o

DISPOSIÇÕES PENAIS. CRIMES ELEITORAIS São todas condutas que, durante o CRIMES ELEITORAIS São todas condutas que, durante o processo eleitoral atingem ou maculam a liberdade do direito ao voto, os procedimentos das atividades eleitorais, desde o alistamento até a diplomação

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale Inquérito Policial (continuação) Inquérito Policial indiciamento Indiciamento é a atribuição da prática de uma infração a uma pessoa, no I.P., desde que haja indícios

Leia mais

AÇÃO PENAL. Noções preliminares e conceito. Características:

AÇÃO PENAL. Noções preliminares e conceito. Características: AÇÃO PENAL Noções preliminares e conceito Características: 1 Condições para o exercício da ação penal 1.1 Condições genéricas a) Possibilidade jurídica do pedido Art. 395. A denúncia ou queixa será rejeitada

Leia mais

Direito Processual Penal CERT Promotor de Justiça 6ª fase

Direito Processual Penal CERT Promotor de Justiça 6ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Processual Penal CERT Promotor de Justiça 6ª fase Período 2010-2016 1) CESPE Promotor de Justiça - MPE/TO - 2012 Jair, dirigindo de maneira imprudente, causou a

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL I. Fontes e Princípios Aplicáveis ao Direito Processual Penal... 002 II. Lei Processual Penal e Sistemas do Processo Penal... 005 III. Inquérito Policial... 006 IV. Processo e

Leia mais

Atos de Ofício Processo Penal. Professor Luiz Lima CONCURSO TJMG - BANCA CONSULPLAN

Atos de Ofício Processo Penal. Professor Luiz Lima CONCURSO TJMG - BANCA CONSULPLAN Atos de Ofício Processo Penal Professor Luiz Lima CONCURSO TJMG - BANCA CONSULPLAN Cargo Especialidade Escolaridade Vencimentos Oficial de apoio judicial Oficial Judiciário (Classe D) --- Conclusão de

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale Definição é o procedimento administrativo de caráter inquisitório e sigiloso, que visa buscar a materialidade e autoria acerca de uma infração penal. Características

Leia mais

MARATONA EOAB XXVIII EXAME. PROCESSO

MARATONA EOAB XXVIII EXAME. PROCESSO MARATONA EOAB XXVIII EXAME PROCESSO PENAL @vilaca_neto CITAÇÕES CITAÇÃO: É o ATO PROCESSUAL utilizado para cientificar o acusado dos termos da denúncia ou queixa e chamá-lo ao processo para responder as

Leia mais

Tratado nos artigos a a do d o CP C. P

Tratado nos artigos a a do d o CP C. P AÇÃO PENAL Tratado nos artigos 100 a 106 do CP. Conceito: Direito de exigir do Estado a aplicação da norma penal ao infrator. É o ius puniendi do Estado. CLASSIFICAÇÃO Conhecimento Cautelar Execução Art.

Leia mais

Aula 3: Ação Penal. Prof. Ma. Luane Lemos. São Luis,

Aula 3: Ação Penal. Prof. Ma. Luane Lemos. São Luis, Aula 3: Ação Penal Incondicionada Ação Penal Pública Condicionada Exclusiva À representação À requisição do MJ Privada Personalíssima Subsidiária da pública 4.1 Ação Penal Pública 4.1.2 Ação Penal Pública

Leia mais

]âü áw ûé x T ûé cxçtä MARQUE CERTO ( C ) OU ERRADO ( E ) PARA AS QUESTÕES DE JURISDIÇÃO E AÇÃO PENAL

]âü áw ûé x T ûé cxçtä MARQUE CERTO ( C ) OU ERRADO ( E ) PARA AS QUESTÕES DE JURISDIÇÃO E AÇÃO PENAL MARQUE CERTO ( C ) OU ERRADO ( E ) PARA AS QUESTÕES DE JURISDIÇÃO E AÇÃO PENAL 1 - (CESPE/Agente Penitenciário/1998) Embora a função jurisdicional seja função precípua do Poder Judiciário, não pode o juiz,

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal Direito Processual Penal Inquérito Policial Professor Joeberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Penal INQUÉRITO POLICIAL TÍTULO II Do Inquérito Policial Art. 4º A polícia judiciária

Leia mais

Direito Processual Penal Promotor de Justiça 4ª fase

Direito Processual Penal Promotor de Justiça 4ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Processual Penal Promotor de Justiça 4ª fase Período 2008 2015 1) VUNESP - JE - TJ RJ (2012) Assinale a alternativa correta no que concerne ao regramento que o

Leia mais

INQUÉRITO POLICIAL III INÍCIO ART. 5º,CP

INQUÉRITO POLICIAL III INÍCIO ART. 5º,CP INQUÉRITO POLICIAL III INÍCIO ART. 5º,CP CINCO MODOS: DE OFÍCIO quando a autoridade pública, tomando conhecimento da prática da infração penal de ação pública incondicionada, instaura a investigação para

Leia mais

INQUÉRITO POLICIAL - V TERMO CIRCUNSTANCIADO - ARQUIVAMENTO

INQUÉRITO POLICIAL - V TERMO CIRCUNSTANCIADO - ARQUIVAMENTO INQUÉRITO POLICIAL - V TERMO CIRCUNSTANCIADO - ARQUIVAMENTO TERMO CIRCUNSTANCIADO TERMO CIRCUNSTANCIADO -Substitui o inquérito policial, é utilizado para crimes de menor potencial ofensivo (pena máxima

Leia mais

Provas Juiz não pode proferir uma sentença condenatória somente com base nas provas coletadas na fase investigatória (art.

Provas Juiz não pode proferir uma sentença condenatória somente com base nas provas coletadas na fase investigatória (art. INQUÉRITO POLICIAL - Escrito (art. 9º do CPP) - Feito por órgãos oficiais - Conteúdo informativo, tendo valor probatório relativo - Inquisitivo - Sigiloso (art. 20 do CPP) Súmula Vinculante 14 STF: É direito

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR Inquérito Policial Militar Parte 2 Prof. Pablo Cruz Nos crimes de Desacato e Desobediência, a dispensa do inquérito militar decorre do fato de a autoria e existência do

Leia mais

CONCEITO NATUREZA DO INQUÉRITO POLICIAL

CONCEITO NATUREZA DO INQUÉRITO POLICIAL CONCEITO Inquérito Policial é todo o procedimento policial destinado a reunir elementos necessários à apuração da pratica de uma infração penal. É destinado sempre ao Ministério publico ou diretamente

Leia mais

Noções de Direito Processual Penal - PF Prof. RODRIGO DAMASCENO Aulas: 1 a 6

Noções de Direito Processual Penal - PF Prof. RODRIGO DAMASCENO Aulas: 1 a 6 Noções de Direito Processual Penal - PF Prof. RODRIGO DAMASCENO contato@rodrigodamasceno.com.br Aulas: 1 a 6 - I - INQUÉRITO POLICIAL - arts. 4º a 23 do CPP- Conceito & Natureza: Procedimento administrativo

Leia mais

AULA 08. Critérios utilizados pelo legislador para escolher que ação penal de um delito será privada.

AULA 08. Critérios utilizados pelo legislador para escolher que ação penal de um delito será privada. Turma e Ano: Regular/2015 Matéria / Aula: Processo Penal Professora: Elisa Pitarro AULA 08 Ação penal privada Critérios utilizados pelo legislador para escolher que ação penal de um delito será privada.

Leia mais

Professor Wisley Aula 07

Professor Wisley Aula 07 - Professor Wisley www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 5 AÇÃO PENAL DE INICIATIVA PRIVADA 1. INTRODUÇÃO Querelante: autor Querelado: réu Queixa-crime:

Leia mais

CURSO TROPA DE ELITE PREPARAÇÃO PARA A GUERRA

CURSO TROPA DE ELITE PREPARAÇÃO PARA A GUERRA CURSO TROPA DE ELITE PREPARAÇÃO PARA A GUERRA POLÍCIA FEDERAL 2012 AGENTE/ESCRIVÃO PROF. EMERSON CASTELO BRANCO DISCIPLINA: PROCESSO PENAL 1. INQUÉRITO POLICIAL PARTE 1 1. 1. Noções iniciais - A partir

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Direito Processual Penal p/ CLDF (Agente de Polícia Legislativa) - Pós-Edital

Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Direito Processual Penal p/ CLDF (Agente de Polícia Legislativa) - Pós-Edital Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Direito Processual Penal p/ CLDF (Agente de Polícia Legislativa) - Pós-Edital Professor: Gilberto Breder I P APRESENTAÇÃO INTRODUÇÃO ANÁLISE ESTATÍSTICA ANÁLISE

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Processo Penal Eleitoral. Prof. Karina Jaques

DIREITO ELEITORAL. Processo Penal Eleitoral. Prof. Karina Jaques DIREITO ELEITORAL Prof. Karina Jaques As infrações eleitorais submetem-se a procedimento detalhado nos arts. 355 a 364 do Código Eleitoral. Embora sejam crimes com diferentes graus de periculosidade, apenados

Leia mais

Prof. Luis Fernando Alves

Prof. Luis Fernando Alves 1 Prof. Luis Fernando Alves www.professorluisfernando.jur.adv.br 2 PARTE I - TEORIA 1º PASSO - COMPREENDENDO O PROBLEMA 1. DICAS INICIAIS 3 Compreensão do problema: é a partir dos dados nele contidos que

Leia mais

INQUÉRITO POLICIAL EXERCÍCIOS LEGISLAÇÃO JURISPRUDÊNCIA

INQUÉRITO POLICIAL EXERCÍCIOS LEGISLAÇÃO JURISPRUDÊNCIA INQUÉRITO POLICIAL EXERCÍCIOS LEGISLAÇÃO JURISPRUDÊNCIA Cupom futuropolicial30. 30% de desconto na compra de qualquer curso, válido até 23h59 de segunda-feira (23/05). 1ª QUESTÃO (CESPE) Com relação ao

Leia mais

QUESTÕES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

QUESTÕES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL QUESTÕES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL Sobre a ação penal, é correto afirmar: a) Na ação penal privada, se o ofendido for mentalmente enfermo e não tiver representante legal o direito de queixa poderá ser

Leia mais

Prisão Cautelar 1. Ano: Banca: Órgão: Prova:

Prisão Cautelar 1. Ano: Banca: Órgão: Prova: 1. Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: DPU Prova: Analista Técnico - Administrativo João, aproveitando-se de distração de Marcos, juiz de direito, subtraiu para si uma sacola de roupas usadas a ele pertencentes.

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale Inquérito Policial (continuação) Inquérito Policial sequência de atos Deverá a autoridade policial : I dirigir-se ao local, providenciando para que não se alterem o estado

Leia mais

23/09/2012 PROCESSO PENAL I. Processo penal I

23/09/2012 PROCESSO PENAL I. Processo penal I I 10ª -Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 Processo penal I 2 1 CLASSIFICAÇÃO - Quanto ao titular; A ação penal pública é condicionada sempre que houver exigência de alguma observância formal à sua

Leia mais

Inquérito Policial Esquematizado - PF

Inquérito Policial Esquematizado - PF Inquérito Policial Esquematizado - PF SUMÁRIO UNIDADE 1 Processo Penal UNIDADE 2 Persecução penal 2.1 Diferença entre Policia Administrativa e Polícia Judiciária UNIDADE 3 Conceito 3.1 Finalidade UNIDADE

Leia mais

Direito Penal e Direito Processual Penal Professor Leonardo Galardo

Direito Penal e Direito Processual Penal Professor Leonardo Galardo 01) O Ministério Público pode oferecer a denúncia ainda que não disponha do inquérito relatado pela autoridade policial. 02) Durante o inquérito policial, é necessária a autorização judicial para que um

Leia mais

Condições da Ação Penal -Possibilidade jurídica do pedido A pretensão do autor deve referir-se a providência admitida pelo direito objetivo. Para que

Condições da Ação Penal -Possibilidade jurídica do pedido A pretensão do autor deve referir-se a providência admitida pelo direito objetivo. Para que AÇÃO PENAL Ação é o direito subjetivo de se invocar do Estado- Juiz a aplicação do direito objetivo a um caso concreto. Tal direito é público, subjetivo, autônomo, específico, determinado e abstrato (TOURINHO

Leia mais

INQUÉRITO POLICIAL. Todos os testes possuem explicação sobre a resposta correta. a) O inquérito policial é a peça inicial da ação penal.

INQUÉRITO POLICIAL. Todos os testes possuem explicação sobre a resposta correta. a) O inquérito policial é a peça inicial da ação penal. DIREITO PENAL INQUÉRITO POLICIAL Todos os testes possuem explicação sobre a resposta correta. 1- Assinale a alternativa CORRETA. a) O inquérito policial é a peça inicial da ação penal. b) O inquérito policial

Leia mais

INQUÉRITO POLICIAL. Base legal: artigo 5º do Código de Processo Penal CPP: Cabe ressaltar que:

INQUÉRITO POLICIAL. Base legal: artigo 5º do Código de Processo Penal CPP: Cabe ressaltar que: INQUÉRITO POLICIAL 1-Definição: trata-se de uma das formas de investigação preliminar, pré processual, entendida como procedimento administrativo voltado para a apuração do fato criminoso e de sua autoria.

Leia mais

Aula 04. Isolar o local do crime. Inciso II:

Aula 04. Isolar o local do crime. Inciso II: Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual Penal Objetivo Aula: Direito Processual Penal Objetivo - 04 Professor(a): Elisa Pittaro Monitor(a): Beatriz Moreira Leite Aina Aula 04 INQUÉRITO POLICIAL: Instaurado

Leia mais

SUMÁRIO A ǧ.! A A ǧ

SUMÁRIO A ǧ.! A A ǧ SUMÁRIO... 19 1. Introdução e breve reconstrução histórica da função e da carreira... 19 2. Fundamento constitucional da carreira... 20 2.1 Abrangência da expressão Autoridade Policial... 20 3. Lei de

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale Definição é o procedimento administrativo de caráter inquisitório e sigiloso, que visa buscar a materialidade e autoria acerca de uma infração penal. Características

Leia mais

Professor Sandro Caldeira Inquérito Policial

Professor Sandro Caldeira Inquérito Policial Professor Sandro Caldeira Inquérito Policial PERSECUÇÃO PENAL Fases: Investigativa; Ação Penal; PRIMEIRA FASE DA PERSECUÇÃO PENAL INQUÉRITO POLICIAL INQUÉRITO POLICIAL Conceito Natureza Jurídica Finalidade

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Tutela processual civil do meio ambiente e instrumentos extrajudiciais de proteção. Inquérito civil Parte 2

DIREITO AMBIENTAL. Tutela processual civil do meio ambiente e instrumentos extrajudiciais de proteção. Inquérito civil Parte 2 DIREITO AMBIENTAL Tutela processual civil do meio ambiente e instrumentos extrajudiciais de proteção Parte 2 Professora Eliana Khader INQUÉRITO CIVIL INQUÉRITO POLICIAL Destina-se à área cível lato sensu

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA EXERCÍCIOS E EXERCÍCIOS TJ-RJ PROFESSOR: PEDRO IVO AULA 03

DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA EXERCÍCIOS E EXERCÍCIOS TJ-RJ PROFESSOR: PEDRO IVO AULA 03 AULA 03 Futuros Aprovados, Hoje veremos um tema importante e interessante: O inquérito policial. Trata-se de um assunto que, bem provavelmente, estará presente em sua PROVA. Deste modo, atenção total!

Leia mais

Direito Processual Penal Material de Apoio Professor Rodrigo Sengik.

Direito Processual Penal Material de Apoio Professor Rodrigo Sengik. COMPETÊNCIA PRA TI PERDER O MEDO!!! Art. 69. Determinará a competência jurisdicional: I - o lugar da infração: II - o domicílio ou residência do réu; 1 Direito Processual Penal Material de Apoio III -

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale Ato Normativo 314 PGJ (SP) o art. 26, I, da Lei Federal nº 8625, de 12 de fevereiro de 1993, e o art. 104, I, da Lei Complementar Estadual nº 734, de 26 de novembro de

Leia mais

EDUARDO FARIAS DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL

EDUARDO FARIAS DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL EDUARDO FARIAS DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL 1. Acerca da aplicação da lei penal, do conceito analítico de crime, da exclusão de ilicitude e da imputabilidade penal, julgue o item que se segue. A legítima

Leia mais

OBRA: GUILHERME DE SOUZA NUCCI-MANUAL DE PROCESSO PENAL E EXECUÇÃO PENAL EDITORA RT OBRA: EUGÊNIO PACELLI DE OLIVEIRA CURSO DE PROCESSO PENAL EDITORA

OBRA: GUILHERME DE SOUZA NUCCI-MANUAL DE PROCESSO PENAL E EXECUÇÃO PENAL EDITORA RT OBRA: EUGÊNIO PACELLI DE OLIVEIRA CURSO DE PROCESSO PENAL EDITORA OBRA: GUILHERME DE SOUZA NUCCI-MANUAL DE PROCESSO PENAL E EXECUÇÃO PENAL EDITORA RT OBRA: EUGÊNIO PACELLI DE OLIVEIRA CURSO DE PROCESSO PENAL EDITORA LUMEN JURIS CONCEITO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO, preparatório

Leia mais

Professor Sandro Caldeira Inquérito Policial

Professor Sandro Caldeira Inquérito Policial Professor Sandro Caldeira Inquérito Policial Inquérito Policial Histórico Origem: Surgiu em Roma Inquérito Policial Histórico O nome que é utilizado hoje veio com o Decreto 4.824, de 28 de novembro de

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale Ato Normativo 314 PGJ (SP) o art. 26, I, da Lei Federal nº 8625, de 12 de fevereiro de 1993, e o art. 104, I, da Lei Complementar Estadual nº 734, de 26 de novembro de

Leia mais

LFG MAPS. INQUÉRITO POLICIAL 08 questões. qualquer diligência, que será realizada, ou não, a juízo da autoridade.

LFG MAPS. INQUÉRITO POLICIAL 08 questões. qualquer diligência, que será realizada, ou não, a juízo da autoridade. NOÇÕES DE DIREITO PENAL Nível de importância Tema QTDE de Questões Porcentagem (%) 1 Inquérito Policial 8 32% 2 Prisões 7 28% 3 Provas 6 24% 4 Ação Penal 2 8% 5 Habeas Corpus 2 8% TOTAL 25 100% INQUÉRITO

Leia mais

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Sistema Constitucional de Segurança Pública (art. 144 CF) A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da

Leia mais

PROCESSO PENAL I 7ª - Part r e Pro r f o e f ss s o s r o : r :Ru R b u ens s Co C r o r r e r ia a Jun u ior

PROCESSO PENAL I 7ª - Part r e Pro r f o e f ss s o s r o : r :Ru R b u ens s Co C r o r r e r ia a Jun u ior PROCESSO PENAL I 7ª - Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 PROCESSO PENAL I 2 PROCESSO PENAL FORMA Será escrito art. 9 do CPP objetivando o controle dos atos e posteriormente servir de base ao processo;

Leia mais

EXERCÍCIOS DE PROCESSO PENAL

EXERCÍCIOS DE PROCESSO PENAL EXERCÍCIOS DE PROCESSO PENAL 04) UFPR PC-PR Del (2001) Julgue os itens seguintes, relativos ao inquérito policial. I Tem natureza inquisitiva, sendo-lhe inaplicáveis os princípios constitucionais do contraditório

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal Direito Processual Penal Direito Processual Penal Operação Reforço CFSd 2019 Inquérito Policial Inquérito Policial Conceito O inquérito policial é um procedimento de persecução penal com a finalidade de

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO CAPÍTULO I - FUNÇÃO E CARREIRA DO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL...

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO CAPÍTULO I - FUNÇÃO E CARREIRA DO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL... SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 15 CAPÍTULO I - FUNÇÃO E CARREIRA DO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL... 19 1. INTRODUÇÃO E BREVE RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA FUNÇÃO E DA CARREIRA...19 2. FUNDAMENTO CONSTITUCIONAL

Leia mais

PRÁTICAS PROCESSUAIS AULA I. 1º Tenente PM PACHECO

PRÁTICAS PROCESSUAIS AULA I. 1º Tenente PM PACHECO PRÁTICAS PROCESSUAIS AULA I 1º Tenente PM PACHECO PROJETO CEFS 2018 Esta disciplina tem por objetivo ensinar o conjunto de procedimentos a serem adotados, em conformidade com as formalidades previstas

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL 142 QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS POR ASSUNTOS Edição 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução total ou parcial deste material, por qualquer meio ou

Leia mais

SUMÁRIO. 1. DOS PRINCípIOS DO DIREITO PROCESSUAL PENAL 2. DO INQUÉRITO POLICIAL

SUMÁRIO. 1. DOS PRINCípIOS DO DIREITO PROCESSUAL PENAL 2. DO INQUÉRITO POLICIAL SUMÁRIO 1. DOS PRINCípIOS DO DIREITO PROCESSUAL PENAL 1.1. Princípio do Devido Processo Legal, 15 1.2. Princípio do Contraditório, 16 1.3. Princípio da Ampla Defesa, 16 1.4. Princípio da Presunção de Inocência,

Leia mais

CURSO DE GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA E PRIVADA CADERNO DE QUESTÕES INTRODUÇÃO AO DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL

CURSO DE GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA E PRIVADA CADERNO DE QUESTÕES INTRODUÇÃO AO DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL CURSO DE GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA E PRIVADA CADERNO DE QUESTÕES INTRODUÇÃO AO DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL Questões Objetivas 1. A lei penal não retroage, salvo se: A. Mais gravosa B. Mais benéfica

Leia mais

APROVA CONCURSOS. Prof. Wisley. PC SP Polícia Civil do Estado de São Paulo/Investigador. Aulas 01 e 02 Direito Processual Penal INQUÉRITO POLICIAL

APROVA CONCURSOS. Prof. Wisley. PC SP Polícia Civil do Estado de São Paulo/Investigador. Aulas 01 e 02 Direito Processual Penal INQUÉRITO POLICIAL APROVA CONCURSOS Prof. Wisley PC SP Polícia Civil do Estado de São Paulo/Investigador Aulas 01 e 02 Direito Processual Penal INQUÉRITO POLICIAL 1. CONCEITO É o procedimento administrativo inquisitivo e

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR Ação Penal Militar Parte 3 Prof. Pablo Cruz Indisponibilidade O princípio da indisponibilidade, decorrência da obrigatoriedade, informa que uma vez instaurada a ação penal

Leia mais

SUMÁRIO. Manuais das Carreiras-Brene-Lepore-Manual Delegado Policia Civil-4ed.indb 9 23/05/ :52:28

SUMÁRIO. Manuais das Carreiras-Brene-Lepore-Manual Delegado Policia Civil-4ed.indb 9 23/05/ :52:28 SUMÁRIO... 19 1. Introdução e breve reconstrução histórica da função e da carreira... 19 2. Fundamento constitucional da carreira... 20 2.1 abrangência da expressão autoridade policial... 20 3. Lei de

Leia mais

Direito Processual Penal. Aula demonstrativa. Prof. Aurélio Casali

Direito Processual Penal. Aula demonstrativa. Prof. Aurélio Casali Direito Processual Penal Aula demonstrativa Prof. Aurélio Casali 1 (SEJUS/PI 2017) Quanto a lei processual no tempo, marque a alternativa CORRETA. a) Um processo que tiver sido encerrado sob a vigência

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL Prof.ª Maria Carolina Brassanini Centa http://centaadvocacia.meuescritório.com.br centa.advocacia@onda.com.br PROCESSO CONCEITO: É O ESTUDO DE NORMAS CRIADAS PARA A APLICAÇÃO

Leia mais

INICIO DA AÇÃO PENAL

INICIO DA AÇÃO PENAL AÇÃO PENAL INICIO DA AÇÃO PENAL OFERECIMENTO DA DENÚNCIA OU QUEIXA ART.24CPPeART.129,I,CF/88 REJEIÇÃO DA DENÚNCIA OU QUEIXA- APLICA-SE AO DIREITO AO CASO CONCRETO, RESPONDENDO AO PLEITO DO INTERESSADO.

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL RESOLUÇÃO Nº 77, DE 14 DE SETEMBRO DE 2004

CONSELHO SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL RESOLUÇÃO Nº 77, DE 14 DE SETEMBRO DE 2004 CONSELHO SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL RESOLUÇÃO Nº 77, DE 14 DE SETEMBRO DE 2004 Regulamenta o artigo 8º da Lei Complementar nº 75, de 20 de maio de 1993, disciplinando, no âmbito do Ministério

Leia mais

IUS RESUMOS. Inquérito Policial Parte II. Organizado por: Max Danizio Santos Cavalcante

IUS RESUMOS. Inquérito Policial Parte II. Organizado por: Max Danizio Santos Cavalcante Inquérito Policial Parte II Organizado por: Max Danizio Santos Cavalcante SUMÁRIO I INQUÉRITO PÓLICIAL PARTE II... 3 1. Destino do Inquérito Policial... 3 2. Novas diligências requeridas pelo Ministério

Leia mais

REINALDO ROSSANO LÉO MATOS INFORMÁTICA EXERCÍCIOS QUADRIX LINUX DIREITO PROCESSUAL PENAL

REINALDO ROSSANO LÉO MATOS INFORMÁTICA EXERCÍCIOS QUADRIX LINUX DIREITO PROCESSUAL PENAL REINALDO ROSSANO LÉO MATOS INFORMÁTICA EXERCÍCIOS QUADRIX LINUX DIREITO PROCESSUAL PENAL CARGOS: OFICIAL DE JUSTIÇA E ANALISTA JUDICIÁRIO FUNÇÃO JUDICIÁRIA PROVA OBJETIVA: 9.1.3. A Prova Objetiva será

Leia mais