Roteiro. Tainá Jesus Medeiros. 20 de Abril de Profa Tainá Medeiros

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Roteiro. Tainá Jesus Medeiros. 20 de Abril de Profa Tainá Medeiros"

Transcrição

1 Roteiro Tainá Jesus Medeiros 20 de Abril de 2016

2

3 Criação de Roteiro Escrever um roteiro de um videogame é algo que oferece ao escritor alguns desafios peculiares que não são encontrados em nenhum outro lugar do reino da escrita. O primeiro desafio é que não existe nenhum método estabelecido ou padronizado de escrever um roteiro de um jogo.

4 Criação de Roteiro Muitas empresas diferentes empregam seus próprios métodos de escrita com base em seus métodos de criação de jogos. Estes métodos são frequentemente patenteados.

5 Criação de Roteiro Outro grande desafio para escrever um roteiro de jogo é que nenhuma outra disciplina de escrita tem o mesmo aspecto de interatividade.em nenhum outro tipo de escrita o escritor tem que considerar o que o público vai fazer.

6 Criação de Roteiro Um roteirista de jogo tem que levar em consideração os muitos caminhos ramificados que um jogador pode escolher do começo ao fim de um roteiro.

7 Criação de Roteiro Escrever um roteiro de videogame oferece desafios que vão muito além da esfera normal da escrita. Mas também é algo que pode ser tremendamente gratificante no âmbito da sua criatividade.

8 CUIDADO

9 Cuidado Os videogames de hoje são baseados em mundos complexos, e eles contam histórias. Um jogador não mais avança simplesmente através de telas repetitivas matando goblins e demônios numa busca em direção à meta final.

10 Cuidado O jogador agora espera progredir através de um mundo onde haja uma rica história e uma infinidade de decisões a serem tomadas. Isto aumenta a complexidade de escrever um roteiro de videogame e também contribui para a riqueza da criatividade envolvida.

11 Cuidado A primeira coisa sobre a qual você precisa pensar é que escrever um roteiro de videogame não é o mesmo que escrever um roteiro de filme. Os dois processos são semelhantes, e você realmente escreve um tipo de roteiro de filme para o seu videogame na forma de um storyboard, mas isso é apenas parte do processo.

12 VAMOS AS DICAS

13 Saiba quem vai precisar do seu roteiro Ao escrever um roteiro de um filme, você sabe que existem muitas pessoas que precisam do roteiro para seus trabalhos. Há coisas que são importantes para o diretor e há coisas que são importantes para os atores. Esta mesma coisa se aplica a roteiros de videogames.

14 Saiba quem vai precisar do seu roteiro Você tem de escrevê-lo de diferentes maneiras para os diferentes membros de uma equipe que projeta videogames.

15 Escreva um Resumo Executivo da história em prosa Esta é a parte mais importante do seu roteiro de jogo e é isto que vai afundar ou fazer flutuar o seu roteiro. Este resumo tem que contar uma história atraente e original, e deve contar a história completa, da cena de abertura (através dos passos importantes por todo o caminho) até a conclusão do jogo.

16 Escreva um Resumo Executivo da história em prosa Um resumo como este pode ser de praticamente qualquer tamanho e é muito fácil isso ter dez páginas escritas ou mais. Lembre-se de que os videogames de hoje são muito complexos e as histórias podem ser muito complexas também.

17 Escreva uma História e um Pano de Fundo do Seu Mundo Os videogames são mundos completos e os projetistas de jogos precisam saber como é o mundo e que tipo de história ele tem. Isto ajudará os projetistas a visualizarem qual será a aparência do mundo.

18 Crie um fluxograma para o jogo inteiro O seu jogo vai ser muito complexo e haverá muitas decisões que o jogador terá que tomar, e cada decisão abre todo um novo caminho para o jogador seguir. Criar um fluxograma é a melhor maneira de acompanhar todos os caminhos possíveis através do jogo.

19 Crie sub-jornadas e escreva um resumo em prosa de cada jornada Sub-jornadas podem ser simples ou complexas, mas cada uma é uma história em si e você deve contar estas histórias. Estas sub-jornadas são fortemente afetadas pelas escolhas que o seu jogador faz no jogo, e o seu fluxograma será muito importante para essas missões.

20 Crie sub-jornadas e escreva um resumo em prosa de cada jornada Será que o jogador completa todas ou algumas destas jornadas? Existem sub-jornadas que são absolutamente necessárias para mover a história do jogo para a frente? Você precisa responder a estas perguntas e fazer o fluxograma de todas as diferentes possibilidades.

21 Crie descrições e biografias para todos os personagens principais do jogo. Os projetistas de jogos precisam de uma imagem completa dos personagens do jogo. Isto não significa que você tenha que desenhar os personagens. Mas você realmente precisa dar uma descrição escrita de como você os imagina, mesmo que seja uma descrição bem básica. Isto é necessário para os modeladores e artistas de design gráfico ajudarem a trazer a sua visão à vida.

22 Crie descrições e biografias para todos os personagens principais do jogo. Como os seus personagens aparentam, como eles agem, como eles falam e quaisquer outras características que sejam importantes para você e para o jogo devem ser comunicadas aos artistas. Muitos dos personagens não-jogadores que você criar aparecerão repetidamente. E suas histórias estarão profundamente enraizadas no tecido do seu mundo. Você precisa descrever esta relação em detalhes para os projetistas do jogo

23 Escreva interações com personagens não-jogadores O seu jogo provavelmente envolverá a interação com personagens não-jogadores (NPCs do inglês, Non- Player Characters). Você deve escrever o diálogo e o fluxograma das escolhas que o jogador pode fazer. Estas interações são frequentemente críticas para a história e podem levar o jogador a caminhos bem diferentes rumo à conclusão do jogo.

24 Escreva cenas de transição Cenas de Transição, ou Cutscenes, são animações curtas ou filmes que vêm antes ou depois dos principais pontos de virada da sua história. Uma cena de transição deve sempre ser escrita para realçar ou descrever a história. Uma cena de transição também é uma recompensa dada ao jogador por atingir um marco importante no jogo.

25 Escreva o roteiro efetivo de storyboard Este é o passo final em todo o processo de escrita de roteiro de videogame, e é o mais detalhado. Você faz este passo por último porque precisa de todos os materiais de apoio para compreender e descrever isto corretamente. Esta parte é muito semelhante àquela de um roteiro de filme. Você avança através de cada cena da sua história e detalha todas as informações necessárias.

26 EXEMPLO

27 Cena 1 Locação: Uma catedral escura, com janelas de vitrais. Um NPC está ajoelhado diante de um caixão de pedra no centro do aposento principal. Música: a música de fundo de um órgão tocando introduz a cena, mas vai baixando. Personagens: O jogador principal, o NPC chamado Thomas, sete criaturas transmorfas. Objetivo do Jogador: Descobrir a localização do covil subterrâneo.

28 Cena 1 Ação: O jogador deve iniciar uma discussão com Thomas; após o primeiro contato, nós ativamos a cena de transição (1), onde Thomas se metamorfoseia em uma criatura transmorfa e convoca seus asseclas. O personagem principal deve lutar com os asseclas transmorfos e então reiniciar a discussão com o Thomas.

29 Cena 1 Fluxograma: Nenhuma decisão é tomada neste momento: Se a batalha for concluída, Thomas revela a entrada para o esconderijo subterrâneo e o jogador avança para esse nível. Se o jogador for derrotado na batalha, reverter para a cena de transição de morte (11) e passar para a tela de tentar novamente.

30 Cena 1 Observações: O jogador está preso na catedral e não há saída. O único jeito viável de sair é iniciando contato com o Thomas. Criaturas transmorfas aleatórias podem ser ativadas se o jogador explorar a catedral antes de falar com o NPC. Fim da Cena.

Game Design Document

Game Design Document GDD Tainá Medeiros Game Design Document Um Game Design Document (GDD) é um documento que descreve todos aspectos de um jogo: Ideia geral; História; Gameplay; Controles; Interfaces; Personagens; Inimigos;

Leia mais

GamePlay. Tainá Jesus Medeiros. 28 de Abril de Profa Tainá Medeiros

GamePlay. Tainá Jesus Medeiros. 28 de Abril de Profa Tainá Medeiros GamePlay Tainá Jesus Medeiros tainajmedeiros@gmail.com 28 de Abril de 2016 Definição Jogabilidade (gameplay ou playability) é um termo na indústria de jogos eletrônicos que inclui todas as experiências

Leia mais

Jogo da Tabuada. Introdução. Scratch

Jogo da Tabuada. Introdução. Scratch Scratch 2 Jogo da Tabuada All Code Clubs must be registered. By registering your club we can measure our impact, and we can continue to provide free resources that help children learn to code. You can

Leia mais

3.8ebook. Roteiro. Roteiro

3.8ebook. Roteiro. Roteiro Roteiro 3.8ebook Roteiro Roman BRuni F e r r a m e n t a s C r i a t i v a s E n g e n h a r i a d e R o t e i r o D e s e n v o l v i m e n t o d e N a r r a t i v a V i s u a l D i n â m i c a E m o

Leia mais

Caça às bruxas. PASSO 1: Crie uma bruxa voadora. Nível 1

Caça às bruxas. PASSO 1: Crie uma bruxa voadora. Nível 1 Nível 1 Caça às bruxas Introdução: Este é um jogo de caça às bruxas. Você deve clicar nas bruxas que aparecem na tela, cada vez que acertar uma delas você ganha pontos. O objetivo é ganhar o máximo de

Leia mais

Roteiro PROF. ANDRÉ GALVAN

Roteiro PROF. ANDRÉ GALVAN Roteiro PROF. ANDRÉ GALVAN Primeiro Passo: Desenvolver uma Idéia. Todo roteiro - assim como toda obra literária e toda obra de arte - começa sempre a partir de uma Idéia. Idéias valem ouro! A criatividade

Leia mais

Apoio. teteusbionic.com.br youtube.com/teteusbionic fb.com/teteusbionicoficial GAMES

Apoio. teteusbionic.com.br youtube.com/teteusbionic fb.com/teteusbionicoficial GAMES Apoio teteusbionic.com.br youtube.com/teteusbionic fb.com/teteusbionicoficial teteusbionic@gmail.com +55 11 97956-3231 GAMES Crie um jogo para a estrela fritar os planetas 1 2 3 4 5 6 E a estrela brilha

Leia mais

Manual do KSquares. Matt Williams Revisor: Eugene Trounev Tradução: Luiz Fernando Ranghetti Tradução: André Marcelo Alvarenga

Manual do KSquares. Matt Williams Revisor: Eugene Trounev Tradução: Luiz Fernando Ranghetti Tradução: André Marcelo Alvarenga Matt Williams Revisor: Eugene Trounev Tradução: Luiz Fernando Ranghetti Tradução: André Marcelo Alvarenga 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Como jogar 6 3 Regras do jogo, estratégias e dicas 7 3.1 Regras do

Leia mais

Marie van Langendonck (RA ) Superior de tecnologia em Jogos Digitais. Linguagem Audiovisual e Games. Professor Eliseu de Souza Lopes Filho

Marie van Langendonck (RA ) Superior de tecnologia em Jogos Digitais. Linguagem Audiovisual e Games. Professor Eliseu de Souza Lopes Filho PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO VOYAGE À TRAVERS L'IMPOSSIBLE Marie van Langendonck (RA00178991) Superior de tecnologia em Jogos Digitais Linguagem Audiovisual e Games Professor Eliseu de

Leia mais

Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

Que tal ilustrar a capa do seu caderno? ALFABETIZAÇÃO 2. ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna, Você está recebendo o seu terceiro DE PRODUÇÃO TEXTUAL. CADERNO Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

Antes da aula. Para mudar o idioma, no canto superior esquerdo da tela, clique no botão em forma de engrenagem. Escolha Language.

Antes da aula. Para mudar o idioma, no canto superior esquerdo da tela, clique no botão em forma de engrenagem. Escolha Language. Antes da aula A. Criar uma conta de e-mail para a turma Entre no site: https://accounts.google.com/signup para criar uma conta de e-mail. Nos campos: Nome de usuário: coloque nome da escola e número da

Leia mais

Módulo 5. Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital

Módulo 5. Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital Módulo 5 Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital 1 Sumário Aula 1... 3 Microsoft Office Power Point... 3 Modos de exibição do Power point... 3 Tema... 4 Adicionar um novo slide... 5 Reorganizar

Leia mais

Aula 01 Excel Prof. Claudio Benossi

Aula 01 Excel Prof. Claudio Benossi Aula 01 Excel 2016 Prof. Claudio Benossi São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas em ser aprovado para uma vaga onde trabalhar com

Leia mais

Transformando seu BBC micro: bit em jogo. Podemos jogar com o BBC micro:bit?

Transformando seu BBC micro: bit em jogo. Podemos jogar com o BBC micro:bit? 03 Transformando seu BBC micro: bit em jogo Podemos jogar com o BBC micro:bit? 03 Transformando seu BBC micro: bit em jogo Podemos jogar com o BBC micro:bit? Em nossa última atividade, aprendemos que os

Leia mais

ATIVIDADES PARA CASA 5º Ano

ATIVIDADES PARA CASA 5º Ano ATIVIDADES PARA CASA 5º Ano Data Profª/ Disciplina Livro; Páginas; Exercícios Prazo 19/nov Eliane - Matemática Tarefa no caderno Na sexta-feira (23/11) às 8h haverá o CHÁ LITERÁRIO do 5º Ano do Colégio

Leia mais

Ficha de trabalho nº6 Outubro de 2009

Ficha de trabalho nº6 Outubro de 2009 Estado Português Ficha de trabalho nº6 Outubro de 2009 Disciplina: Tecnologias da Informação e comunicação Curso CEF Sumário: Ambiente gráfico do Sistema operativo Windows XP/vista. Windows Movie Maker

Leia mais

Material original criado por: Vitor de Carvalho Melo Lopes e Jucimar de Souza Lima Junior

Material original criado por: Vitor de Carvalho Melo Lopes e Jucimar de Souza Lima Junior Material reorganizado e adaptado por: Suéllen Rodolfo Martinelli Disponibilizado em: www.scratchbrasil.net.br Material original criado por: Vitor de Carvalho Melo Lopes e Jucimar de Souza Lima Junior Disponibilizado

Leia mais

HANDS-ON PROGRAMAÇÃO DE JOGOS PARA CRIANÇAS

HANDS-ON PROGRAMAÇÃO DE JOGOS PARA CRIANÇAS HANDS-ON PROGRAMAÇÃO DE JOGOS PARA CRIANÇAS Hoje vamos criar nosso primeiro jogo utilizando o Scratch, trabalharemos com Labirintos, você sabe o que é? Veja nosso Robô XM, ele precisa chegar ao quadradinho

Leia mais

INTRODUÇÃO... 4 FAÇA SEU PLANEJAMENTO... 6 COLOQUE AS IDEIAS NO PAPEL... 8 ABUSE DA CRIATIVIDADE TENHA RESPONSABILIDADE...

INTRODUÇÃO... 4 FAÇA SEU PLANEJAMENTO... 6 COLOQUE AS IDEIAS NO PAPEL... 8 ABUSE DA CRIATIVIDADE TENHA RESPONSABILIDADE... INTRODUÇÃO... 4 FAÇA SEU PLANEJAMENTO... 6 COLOQUE AS IDEIAS NO PAPEL.... 8 ABUSE DA CRIATIVIDADE... 10 TENHA RESPONSABILIDADE... 12 USE SUA PERSONALIDADE... 14 A MÁGICA DA EDIÇÃO DE VIDEO.... 16 CONCLUSÃO...

Leia mais

O papel cobre a pedra

O papel cobre a pedra O papel cobre a pedra Aula 03 II - O papel cobre a pedra Significaifi ter as coisas certas antes de você escrever o código. Ter o projeto de seu site no papel p Na pré-produção também deixamos que o usuário

Leia mais

SUGESTÕES PARA ESCREVER MELHOR

SUGESTÕES PARA ESCREVER MELHOR SUGESTÕES PARA ESCREVER MELHOR Trueffelpix / Shutterstock.com A MELHOR MANEIRA DE APRIMORAR A ESCRITA É... ESCREVENDO! Nas telas seguintes você conhecerá algumas estratégias interessantes para desenvolver

Leia mais

ANEXO V TUTORIAL: SOFTWARE EDUCACIONAL VAMOS ESCREVER!: PROJETOS DE ESCRITA INTERATIVA

ANEXO V TUTORIAL: SOFTWARE EDUCACIONAL VAMOS ESCREVER!: PROJETOS DE ESCRITA INTERATIVA ANEXO V TUTORIAL: SOFTWARE EDUCACIONAL VAMOS ESCREVER!: PROJETOS DE ESCRITA INTERATIVA DOWNLOAD DO SOFTWARE: FAÇA O DOWNLOAD DO SOFTWARE VAMOS ESCREVER NO BANCO INTERNACIONAL DE OBJETOS EDUCACIONAIS DISPONÍVEL

Leia mais

TESTES. Conheça as diversas configurações de testes e como responder.

TESTES. Conheça as diversas configurações de testes e como responder. 1 TESTES Conheça as diversas configurações de testes e como responder. 2 SUMÁRIO Como iniciar e enviar um teste? Teste sem permissão de ação retroativa Teste cronometrado Teste com senha Teste com conclusão

Leia mais

TRANSFORMAMOS PUBLICIDADE EM ARTE

TRANSFORMAMOS PUBLICIDADE EM ARTE TRANSFORMAMOS PUBLICIDADE EM ARTE ou arte em publicidade? Somos um time de Publicitários, Designers, Animadores, Roteiristas e Programadores prontos para te ajudar. Somos especialistas em fazer a sua marca

Leia mais

Pai e Filho 1 Paulo Victor Batista de SOUSA 2 Francisco Giovanni Fernandes RODRIGUES 3 Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Pai e Filho 1 Paulo Victor Batista de SOUSA 2 Francisco Giovanni Fernandes RODRIGUES 3 Universidade do Estado do Rio Grande do Norte XXIII Prêmio Expocom 06 Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação Pai e Filho Paulo Victor Batista de SOUSA Francisco Giovanni Fernandes RODRIGUES Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Leia mais

Conceitos Story line. - Homem de 50 anos descobre que tem câncer e começa a produzir metanfetamina para pagar o tratamento e deixar herança caso morra

Conceitos Story line. - Homem de 50 anos descobre que tem câncer e começa a produzir metanfetamina para pagar o tratamento e deixar herança caso morra Conceitos Story line - Semente da história, ideia primária - Síntese da história - clara, direta e curta - Resumo resumido - Apresentação, desenvolvimento e solução do conflito-matriz PERSONAGEM + DESEJO

Leia mais

Ambiente de programação

Ambiente de programação EXPLORANDO O O que é o SCRATCH? O software Scratch é um ambiente para a criação de jogos, histórias e animações, usando raciocínio lógico. A partir desta ferramenta é possível exercitar conceitos de lógica

Leia mais

3ª Olimpíada de Scratch Categoria 1 (4º e 5º anos) - Total de Pontos (135 pontos)

3ª Olimpíada de Scratch Categoria 1 (4º e 5º anos) - Total de Pontos (135 pontos) 3ª Olimpíada de Scratch - 2017 Categoria 1 (4º e 5º anos) - Total de Pontos (135 pontos) Orientações: Tempo para a realização dos desafios - 2h30mim Leia atentamente os desafios Os desafios não precisam

Leia mais

CEDERJ - CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CEDERJ - CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CEDERJ - CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO CURSO: Física DISCIPLINA: Informática para o Ensino de Física CONTEUDISTA: Carlos Eduardo Aguiar

Leia mais

Capítulo 9 Metas e planos de ação

Capítulo 9 Metas e planos de ação Capítulo 9 Metas e planos de ação Objetivos de aprendizagem 1. Definir um objetivo de como você quer viver 2. Estabelecer metas para alcançar esse objetivo 3. Criar planos de ação para alcançar suas metas

Leia mais

PASSO 1: Começando o jogo...

PASSO 1: Começando o jogo... O que é Minecraft? Minecraft é um jogo criado em 2009 por Markus Notch Persoon, o jogo eletrônico é do tipo sandbox (estilo de jogos que impõe apenas limitações mínimas para o personagem) e é inteiramente

Leia mais

08 passos para RECRUTAR PELO FACEBOOK B R U N O A N D R A D E

08 passos para RECRUTAR PELO FACEBOOK B R U N O A N D R A D E 08 passos para RECRUTAR PELO FACEBOOK B R U N O A N D R A D E Saiba exatamente como aproveitar a maior rede social do planeta para garantir seu sucesso como Empreendedor Multinível a qualquer hora e de

Leia mais

Introdução: Neste jogo você deve orientar o grande peixe faminto e tentar comer todas as presas que estão nadando pelo mar.

Introdução: Neste jogo você deve orientar o grande peixe faminto e tentar comer todas as presas que estão nadando pelo mar. Nível 2 Peixe faminto Introdução: Neste jogo você deve orientar o grande peixe faminto e tentar comer todas as presas que estão nadando pelo mar. PASSO 1: Criando o peixe faminto Vamos fazer o peixe faminto

Leia mais

As imagens de Tiradentes

As imagens de Tiradentes As imagens de Tiradentes Observe a imagem abaixo: Resposta de Tiradentes à comutação da pena de morte dos Inconfidentes. Leopoldino de Faria. Vamos analisar essa imagem, partindo apenas dela mesma? Descreva-a:

Leia mais

Desenhando personagens

Desenhando personagens Desenhando personagens Vamos começar com Círculos Vou tentar começar com algumas idéias básicas sobre a construção de personages e imagens que seja para jogos. Todos os exemplos estão baseados no Inkscape.

Leia mais

Meditação Sala Verde MISSÕES NA ÁFRICA. Nome: Professor: Telefone Versículo para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional)

Meditação Sala Verde MISSÕES NA ÁFRICA. Nome: Professor: Telefone Versículo para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional) 1ª Semana Mês das Missões Meditação Sala Verde MISSÕES NA ÁFRICA Nome: Professor: Telefone Versículo para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional) Vão pelo mundo todo e preguem o

Leia mais

Em junho temos uma verdadeira festança de assuntos bem legais para você:

Em junho temos uma verdadeira festança de assuntos bem legais para você: Em junho temos uma verdadeira festança de assuntos bem legais para você: Atividades de festa junina As maiores festas juninas do mundo Monte um jogo junino social Pesquisa para junho: Festa Junina Aprenda

Leia mais

O que são e quando utilizá-las:

O que são e quando utilizá-las: Este conteúdo faz parte da série: Excel VBA Ver 6 posts dessa série Trabalhar com Excel é uma tarefa muito comum nos dias atuais, seja para uso pessoal ou profissional. Dentre a infinidade de fórmulas

Leia mais

PING & PONG. por. Lisandro Gaertner

PING & PONG. por. Lisandro Gaertner PING & PONG por Lisandro Gaertner lgaertner@gmail.com lisandrogaertner.net INT. TELA DE VÍDEO GAME Entrada de Jogo de Vídeo 8 bits. Música estridente e vibrante. Cores Básicas e explosivas. Durante a mesma

Leia mais

Você não precisa decorar nada

Você não precisa decorar nada Que aprender inglês é importante e vai mudar a sua vida você já sabe, mas como aprender inglês e como fazer isso por conta própria? Nós separamos abaixo algumas dicas inéditas e que sem dúvida vão fazer

Leia mais

Oficina de Roteiro. Oficina de Roteiro. copyright - Felipe Neves

Oficina de Roteiro. Oficina de Roteiro. copyright - Felipe Neves Oficina de Roteiro Oficina de Roteiro O que é Roteiro? Podemos definir um roteiro de diversas maneiras. A forma escrita de qualquer espetáculo áudio e/ou visual. ( Doc Comparato) 2. Planta baixa ou um

Leia mais

Manual de utilização

Manual de utilização Manual de utilização Para a utilização do sistema, podem ser usados tanto controles de XBOX 360 ligados ao computador, ou então por um teclado convencional. Ao abrir o sistema, a janela de configuração

Leia mais

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011 Manual Profissional BackOffice Mapa de Mesas v2011 1. Índice 2. INTRODUÇÃO... 2 3. INICIAR O ZSRest Backoffice... 3 1 4. Confirmar desenho de mesas...... 4 b) Activar mapa de mesas... 4 c) Zonas... 4 5.

Leia mais

Mini curso de Construct2 - PIBID. Diego Lopes Max Azevêdo Leando Almeida Sinval Vieira

Mini curso de Construct2 - PIBID. Diego Lopes Max Azevêdo Leando Almeida Sinval Vieira Mini curso de Construct2 - PIBID Diego Lopes Max Azevêdo Leando Almeida Sinval Vieira O que é uma Game Engine? É um software que funciona como um conjunto de bibliotecas que ajudam o desenvolvedor de jogos,

Leia mais

Se você ainda não tem clientes, não tem problemas! Você pode criar um Mapa de Empatia baseada em uma audiência mínima viável:

Se você ainda não tem clientes, não tem problemas! Você pode criar um Mapa de Empatia baseada em uma audiência mínima viável: MAPA DE EMPATIA O que é? O mapa de Empatia é uma ferramenta visual, que te ajuda a descrever o perfil de uma Pessoa ou de um grupo de pessoas. O Mapa de Empatia permite que você estruture Uma verdadeira

Leia mais

COMO FORMATAR O SEU ROTEIRO HUGO MOSS

COMO FORMATAR O SEU ROTEIRO HUGO MOSS COMO FORMATAR O SEU ROTEIRO HUGO MOSS (Workshop Laboratório Sundance - 1996) Os elementos do roteiro Cabeçalhos Em inglês sluglines ou scenes headers. São escritos em maiúsculas e dão três informações:

Leia mais

COMO ELABORAR O BRIEFING DO CLIENTE

COMO ELABORAR O BRIEFING DO CLIENTE COMO ELABORAR O BRIEFING DO CLIENTE Briefing COMO ELABORAR O BRIEFING DO CLIENTE Briefing 05. Etapas de um Projeto Atenção: O material está disponível apenas para este curso. É proibida cópia total ou

Leia mais

O Manual do KSquares. Matt Williams Revisão: Eugene Trounev Tradução: José Pires

O Manual do KSquares. Matt Williams Revisão: Eugene Trounev Tradução: José Pires Matt Williams Revisão: Eugene Trounev Tradução: José Pires 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Como Jogar 6 3 Regras do Jogo, Estratégias e Sugestões 8 3.1 Regras do Jogo........................................

Leia mais

Manual do Kapman. Thomas Gallinari Tradução: Paulo de Almeida Tradução: André Marcelo Alvarenga

Manual do Kapman. Thomas Gallinari Tradução: Paulo de Almeida Tradução: André Marcelo Alvarenga Thomas Gallinari Tradução: Paulo de Almeida Tradução: André Marcelo Alvarenga 2 Conteúdo 1 Introdução 6 2 Como jogar 7 3 Regras do jogo, estratégias e dicas 8 3.1 Regras............................................

Leia mais

Manual do KBreakout. Fela Winkelmolen Stephanie Whiting Tradução: José Pires

Manual do KBreakout. Fela Winkelmolen Stephanie Whiting Tradução: José Pires Fela Winkelmolen Stephanie Whiting Tradução: José Pires 2 Conteúdo 1 Introdução 6 2 Como Jogar 7 3 Regras do Jogo, Estratégias e Sugestões 8 3.1 Regras............................................ 8 3.2

Leia mais

Olá alunos do 3º ano!

Olá alunos do 3º ano! Aluno(a): Nº TRABALHO 2º BIMESTRE Disciplina: ARTE Professor(a): Vitória e Carolina Data: Turma: 3º Anos A, B e C Olá alunos do 3º ano! Podemos sentir a textura passando as mãos nas paredes, nos tecidos

Leia mais

Introdução à lógica de programação utilizando Scratch Aula 1

Introdução à lógica de programação utilizando Scratch Aula 1 Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Introdução à lógica de programação utilizando Scratch Aula 1 Juliana Sandis Cavalcante Quem somos? Estudantes do grupo PET CoCE - Computando Culturas

Leia mais

TÍTULO DO FILME. Por. Seu Nome

TÍTULO DO FILME. Por. Seu Nome TÍTULO DO FILME Por Seu Nome Todo roteiro deve ter uma página de título com apenas um endereço de contato, no canto inferior esquerdo. Sempre incluir um telefone e endereço de e-mail, se tiver um. Número

Leia mais

Dicas para a montagem da sua campanha no

Dicas para a montagem da sua campanha no Dicas para a montagem da sua campanha no #ficaadica Montar uma campanha de sucesso não é tarefa fácil. Envolve planejamento, comunicação, apresentação, divulgação e dedicação. Estas são dicas para te ajudar

Leia mais

A formatação condicional, usando cores no Excel é, sem dúvidas, um recurso que facilita muito a interpretação de planilhas.

A formatação condicional, usando cores no Excel é, sem dúvidas, um recurso que facilita muito a interpretação de planilhas. Este conteúdo faz parte da série: Excel Dicas Avançadas Ver 11 posts dessa série A formatação condicional, usando cores no Excel é, sem dúvidas, um recurso que facilita muito a interpretação de planilhas.

Leia mais

Material criado e organizado por: Suéllen Rodolfo Martinelli. Disponibilizado em:

Material criado e organizado por: Suéllen Rodolfo Martinelli. Disponibilizado em: Material criado e organizado por: Suéllen Rodolfo Martinelli Disponibilizado em: www.scratchbrasil.net.br Um jogo muito simples e viciante que foi lançado no ano de 2014 para celulares, é o jogo Flappy

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

Pequeno Grupo. maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem (Salmo 139:14)

Pequeno Grupo. maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem (Salmo 139:14) Pequeno Grupo História Bíblica: Lucas 1:26-56 Na lição de hoje as crianças aprenderão que Jesus foi um bebê que nasceu na cidade de Belém e que sua mãe era uma jovem que se chamava Maria. Aprenderão que

Leia mais

SEMANA DO ESPANHOL DE VERDADE MATERIAL DE APOIO AULA 2

SEMANA DO ESPANHOL DE VERDADE MATERIAL DE APOIO AULA 2 SEMANA DO ESPANHOL DE VERDADE MATERIAL DE APOIO AULA 2 O que você vai encontrar neste material? Hola! Neste material complementar da Aula 2 da Semana do Espanhol de Verdade eu vou te mostrar : Revisão

Leia mais

Laudo Perfeito VIVIANE FELIPPELLI

Laudo Perfeito VIVIANE FELIPPELLI Laudo Perfeito VIVIANE FELIPPELLI Olá! Seja Bem Vindo! Se você chegou até aqui já deve ter passado por uma avaliação e sabe que tem direito a comprar um carro 0km com isenção de impostos. Porém, como nós

Leia mais

Biblioteca Escolar António Bento Franco MANUAL DE UTILIZADOR WINDOWS LIVE MOVIE MAKER

Biblioteca Escolar António Bento Franco MANUAL DE UTILIZADOR WINDOWS LIVE MOVIE MAKER MANUAL DE UTILIZADOR WINDOWS LIVE MOVIE MAKER Criar o vídeo - início Para iniciar a criação de um filme, devemos em primeiro lugar criar uma pasta, onde colocaremos todos os objetos que pretendemos inserir

Leia mais

TODOS NÓS, CADA UM DE NÓS

TODOS NÓS, CADA UM DE NÓS Programa: Produção de Material Didático O Sistema Preventivo nos livros didáticos da RSE EXEMPLOS AVULSOS LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL Alfabetização UNIDADE Reprodução proibida Reproduzir livro

Leia mais

TUTORIAL WINDOWS MOVIE MAKER. Encontre o Windows Movie Maker no seu computador assim:

TUTORIAL WINDOWS MOVIE MAKER. Encontre o Windows Movie Maker no seu computador assim: TUTORIAL WINDOWS MOVIE MAKER Por Elaine Flores Encontre o Windows Movie Maker no seu computador assim: PARA INSERIR IMAGENS: - Arquivo - Selecionar as imagens (Assim, as imagens vão aparecer na pasta coleções.)

Leia mais

Comprador Inteligente

Comprador Inteligente Comprador Inteligente Se você quer se sentir rico, conte todas as coisas que tem e que o dinheiro não pode comprar. Provérbio Os alimentos e a água, roupa limpa e um lugar para viver: essas são coisas

Leia mais

FACULDADE DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGIA PUC-SP / MARQUES DE PARANAGUÁ. Julio Cesar Martins Ortiz

FACULDADE DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGIA PUC-SP / MARQUES DE PARANAGUÁ. Julio Cesar Martins Ortiz FACULDADE DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGIA PUC-SP / MARQUES DE PARANAGUÁ Julio Cesar Martins Ortiz RA00129710 CURSO: SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MENU O menu seria dividido em seções de seleção

Leia mais

Manual do Konquest. Nicholas Robbins Tradução: Stephen Killing

Manual do Konquest. Nicholas Robbins Tradução: Stephen Killing Nicholas Robbins Tradução: Stephen Killing 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Como jogar 6 3 Regras do jogo, estratégias e dicas 9 3.1 Regras............................................ 9 3.2 Estratégias e dicas......................................

Leia mais

Fonte de Imagens para adaptação: Freepick GERA CANCELAMENTO DE PEDIDOS

Fonte de Imagens para adaptação: Freepick GERA CANCELAMENTO DE PEDIDOS Fonte de Imagens para adaptação: Freepick Olá! Você verá a seguir um importante treinamento que vai facilitar suas atividades diárias! Ao acessá-lo pela primeira vez, procure assistir até o final. Caso

Leia mais

ÍNDICE INÍCIO. Sistema PLAYSTATION 4. Consulte os importantes avisos de saúde e segurança no menu Configurações.

ÍNDICE INÍCIO. Sistema PLAYSTATION 4. Consulte os importantes avisos de saúde e segurança no menu Configurações. 1 ÍNDICE INÍCIO INTRODUÇÃO CONTROLES 2 3 3 MENU PRINCIPAL MULTIPLAYER PRECISA DE AJUDA? 4 5 6 Consulte os importantes avisos de saúde e segurança no menu Configurações. INÍCIO Sistema PLAYSTATION 4 Iniciar

Leia mais

O que é o business plan

O que é o business plan O que é o business plan O business plan nada mais é do que o termo em inglês referente ao nosso tão famoso plano de. Essa é uma das melhores ferramentas para te ajudar a ter uma visão completa do seu negócio.

Leia mais

CELTX. Multimeios Setembro/2012

CELTX. Multimeios Setembro/2012 CELTX Multimeios Setembro/2012 CELTX Fabricante: Greyfirst Corp. Plataforma: Preço: GRÁTIS Site oficial: http://www.celtx.com/ Celtx é um programa de computador multi-plataforma livre, de pré-produção,

Leia mais

As técnicas de concepção

As técnicas de concepção As técnicas de concepção Acadêmicos: Bruno Amaral de Sousa Claudivan Gottardi Guilherme Assufi Dallanol Marlon Victor de Paula Objetivo Demonstrar técnicas destinadas a implementar as especificações para

Leia mais

Marco Pacheco M. Conceição Sousa M. João Pessanha Teresa Jacob

Marco Pacheco M. Conceição Sousa M. João Pessanha Teresa Jacob Marco Pacheco M. Conceição Sousa M. João Pessanha Teresa Jacob O que é o O SuperTmatik cálculo mental éum jogo de cartas destinado ao treino do cálculo mental das operações básicas da matemática. Foi

Leia mais

Introdução à Engenharia ENG1000

Introdução à Engenharia ENG1000 Introdução à Engenharia ENG1000 Aula 03 Game Design Document 2016.1 Prof. Augusto Baffa Game Design Document Um Game Design Document (GDD) é um documento que descreve todos aspectos

Leia mais

INF 1771 Inteligência Artificial

INF 1771 Inteligência Artificial Edirlei Soares de Lima INF 1771 Inteligência Artificial Aula 24 Aprendizado Por Reforço Formas de Aprendizado Aprendizado Supervisionado Árvores de Decisão. K-Nearest Neighbor (KNN).

Leia mais

Antes de você iniciar a leitura do livro

Antes de você iniciar a leitura do livro PROJETO DE LEITURA PARTE 1 PRÉ-LEITURA ATIVIDADES ANTERIORES À LEITURA INTENÇÃO: LEVANTAR HIPÓTESES SOBRE A HISTÓRIA, INSTIGAR A CURIOSIDADE E AMPLIAR O REPERTÓRIO DO ALUNO. Antes de você iniciar a leitura

Leia mais

ENGENHARIA DE USABILIDADE E INTERFACES

ENGENHARIA DE USABILIDADE E INTERFACES Unidade III Desenvolvimento de Projetos de IHC Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático desta Unidade Técnicas de Concepção Técnicas de Modelagem Objetivo Demonstrar técnicas

Leia mais

Escolhendo seu antivírus Pago x Gratuito

Escolhendo seu antivírus Pago x Gratuito Escolhendo seu antivírus Pago x Gratuito Cada vez mais os vírus de computadores e notebooks vem assombrando os usuários!! Mas eai!? Qual antivírus usar em meu equipamento!? Além da escolha entre um antivírus

Leia mais

12 Dicas Rápidas de Copywriting

12 Dicas Rápidas de Copywriting 12 Dicas Rápidas de Copywriting Caro Amigo, Aqui estão 12 dicas rápidas para você começar a entrar no mundo do copywriting. Veja, essas dicas são apenas isso... dicas. A questão é Como você usa essas dicas?

Leia mais

Manual do Klickety. Thomas Davey Hui Ni Tradução: Marcus Gama

Manual do Klickety. Thomas Davey Hui Ni Tradução: Marcus Gama Thomas Davey Hui Ni Tradução: Marcus Gama 2 Conteúdo 1 Introdução 6 2 Como Jogar 7 2.1 A Tela do Jogo........................................ 8 3 O Modo do KSame 9 4 Apresentação da interface 10 4.1 Atalhos

Leia mais

Acesse: clarify.com.br/cursos-gestao. Planejando a sua carreira em Gestao de Projetos - Nº 1 12/15

Acesse: clarify.com.br/cursos-gestao. Planejando a sua carreira em Gestao de Projetos - Nº 1 12/15 Acesse: clarify.com.br/cursos-gestao Planejando a sua carreira em Gestao de Projetos - Nº 1 12/15 Índice INTRODUÇÃO 1 O QUE FAZ EXATAMENTE UM GERENTE DE PROJETOS? 2 DICAS GERAIS 3 5 PASSOS 4 PASSO 1: INICIANDO

Leia mais

Exercício 1. Abre o programa Scratch e executa as seguintes instruções: a) Clica na categoria de comandos Movimento

Exercício 1. Abre o programa Scratch e executa as seguintes instruções: a) Clica na categoria de comandos Movimento Exercício 1 Abre o programa Scratch e executa as seguintes instruções: a) Clica na categoria de comandos Movimento b) Seleciona o bloco mova e arraste-o para a área de edição c) Faz um duplo clique sobre

Leia mais

Um método comprovado para você desenvolver os textos do seu TCC muito mais rápido e sem perder qualidade. Que tal entregar o seu trabalho antes do

Um método comprovado para você desenvolver os textos do seu TCC muito mais rápido e sem perder qualidade. Que tal entregar o seu trabalho antes do Um método comprovado para você desenvolver os textos do seu TCC muito mais rápido e sem perder qualidade. Que tal entregar o seu trabalho antes do prazo de entrega e sem travar na frente do seu computador

Leia mais

Manual do KFourInLine. Martin Heni Eugene Trounev Benjamin Meyer Johann Ollivier Lapeyre Anton Brondz Tradução: Marcus Gama Revisão: Stephen Killing

Manual do KFourInLine. Martin Heni Eugene Trounev Benjamin Meyer Johann Ollivier Lapeyre Anton Brondz Tradução: Marcus Gama Revisão: Stephen Killing Martin Heni Eugene Trounev Benjamin Meyer Johann Ollivier Lapeyre Anton Brondz Tradução: Marcus Gama Revisão: Stephen Killing 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Como jogar 6 3 Regras, estratégias e dicas do jogo

Leia mais

INF 1771 Inteligência Artificial

INF 1771 Inteligência Artificial INF 1771 Inteligência Artificial Aula 18 Aprendizado Por Reforço Edirlei Soares de Lima Formas de Aprendizado Aprendizado Supervisionado Árvores de Decisão. K-Nearest Neighbor (KNN).

Leia mais

INF INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL TRABALHO 2 LÓGICA

INF INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL TRABALHO 2 LÓGICA INF1771 - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL TRABALHO 2 LÓGICA Descrição: Após reunir os três pingentes da virtude, Link caminha em direção a Lost Woods para obter a legendaria Master Sword. Porém, ao chegar à entrada

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Resposta Escrita Para a produção deste Tutorial

Leia mais

Introdução à Programação

Introdução à Programação Nível 1 Introdução à Programação Programar é como criar uma peça de teatro. Em uma peça de teatro Você vai precisa de atores para interpretá-la. Você também pode criar fantasias para eles. Um ator pode

Leia mais

Jogos. Geralmente o oponente tentará, na medida do possível, fazer o movimento menos benéfico para o adversário.

Jogos. Geralmente o oponente tentará, na medida do possível, fazer o movimento menos benéfico para o adversário. Jogos Os jogos tem atraído a atenção da humanidade, às vezes de modo alarmante, desde a antiguidade. O que o torna atraente para a IA é que é uma abstração da competição (guerra), onde se idealizam mundos

Leia mais

Edital UFRGS EAD 23. PROPOSTA DE PROJETO LINHA C Construção de objetos de aprendizagem. Extensão da proposta: até 4 páginas

Edital UFRGS EAD 23. PROPOSTA DE PROJETO LINHA C Construção de objetos de aprendizagem. Extensão da proposta: até 4 páginas Edital UFRGS EAD 23 PROPOSTA DE PROJETO LINHA C Construção de objetos de aprendizagem Extensão da proposta: até 4 páginas ATENÇÃO! NÃO SE IDENTIFIQUE NESTE DOCUMENTO! Não se identifique, pois ao submeter

Leia mais

DINÂMICA DE GRUPO LUCIANA LINS

DINÂMICA DE GRUPO LUCIANA LINS DINÂMICA DE GRUPO LUCIANA LINS comunicação INTRODUÇÃO relacionamento Atividades em Grupo Projetos Encontros Simpósios Workshops Aulas Motivação Trabalho em grupo interação INTRODUÇÃO Kurt Lewin (1944)

Leia mais

Proteja seu PC: aprenda a criar pontos de restauração diários no Windows 10 1

Proteja seu PC: aprenda a criar pontos de restauração diários no Windows 10 1 Proteja seu PC: aprenda a criar pontos de restauração diários no Windows 10 1 Eu sei que o texto é um pouco grande. Existem muitas figuras facilitando a sua leitura. Além do que o mesmo pode salva-lo de

Leia mais

Pré-requisitos. Para começar

Pré-requisitos. Para começar Pré-requisitos Windows Live Movie Maker; Arquivos de vídeo, fotos e músicas (o que você preferir). Para começar Abrir o Windows Live Movie Maker, clique no Botão INICIAR do seu computador Preparando o

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a ToonWay M a n

Leia mais

Título do Jogo. game design document versão dia/mês/ano

Título do Jogo. game design document versão dia/mês/ano Título do Jogo game design document versão dia/mês/ano 1. Contexto 4 1.1 Mundo 4 1.2 História do jogo 4 2. Mecânica do Jogo 4 2.1 Progressão do Jogo 4 2.2 Objetos 4 2.2.1 Personagens...4 2.2.2 Itens...5

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice Índice Os Assistentes... 3! Assistente de Autoconteúdo... 3! Escolhendo uma apresentação em branco... 3! Abrir uma apresentação existente... 4 Salvando Apresentações... 4 A Janela do PowerPoint... 5 1

Leia mais